Ciências Biológicas. Regulamento Institucional do Trabalho de Conclusão de Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ciências Biológicas. Regulamento Institucional do Trabalho de Conclusão de Curso"

Transcrição

1 Ciências Biológicas Regulamento Institucional do Trabalho de Conclusão de Curso Cacoal, 2011

2 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - FACIMED APRESENTAÇÃO A FACIMED tem como missão a atividade educacional formativa, desenvolvendo e preparando profissionais, cidadãos livres e conscientes, que busquem projetos de vida, participativos, responsáveis, críticos e criativos, construindo e aplicando o conhecimento para o aprimoramento contínuo da sociedade em que vivem e de futuras gerações. Como instituição de ensino superior, caracteriza-se pela oferta de programas de ensino, pesquisa e extensão orientados para a formação integral do homem, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento econômico e social da região em que se localiza e do país. O Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, segue esses parâmetros e define as características do profissional que o curso oferece ao mercado de trabalho; articulando as questões do ensino com o compromisso profissional e transformações sociais, na medida em que possibilita a formação de profissionais éticos que se antecipam aos problemas da realidade e que atendam às demandas do progresso científico, tecnológico e sócio econômico. Componente obrigatório para a formação do profissional Biólogo, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é previsto no Projeto Pedagógico do curso e regido pelo Regulamento Institucional do TCC, pelo presente e deve ainda seguir as normas do Manual para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso TCC (Artigo e Monografia).

3 Segundo o Manual do TCC: O Trabalho de Conclusão de Curso, consiste em um documento que representa o resultado de estudo sistematizado, devendo expressar conhecimento fundamentado acerca do tema/problema formulado. É um trabalho de iniciação à pesquisa, sendo desenvolvido por acadêmicos, necessariamente sob a orientação de um docente do curso. Caracteriza-se pela abordagem, originalidade, profundidade, onde são exigidos métodos específicos de pesquisa e investigação próprios à área de especialização. Deve ser escrito no idioma do país em que é defendido. Obedecendo a uma metodologia, o TCC deverá abordar um tema teórico ou teórico-prático relacionado ao Curso de Ciências Biológicas. Capítulo I Disposições preliminares Art.1º Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso, doravante designado TCC, dos acadêmicos do curso Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED, requisito obrigatório para a colação de grau. Art.2º O TCC constitui uma atividade curricular obrigatória do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, de responsabilidade do acadêmico da FACIMED, que deve ser realizado sob a orientação de um professor do curso. Art.3º O TCC é de natureza individual, onde cada acadêmico deverá desenvolver um projeto próprio, único e original.

4 Art.4º O TCC deverá seguir uma das linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas que são: a) Ecologia; b) Botânica; c) Zoologia; d) Geologia e Paleontologia; e) Política, planejamento e Gestão de Meio Ambiente; f) Educação em Ciências; g) Ciências da Saúde. Art.5º O Coordenador de Curso poderá designar um dos professores pertencentes ao colegiado do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas para coordenar as atividades atinentes a todos os trâmites do TCC, ora designado Coordenador de TCC. Capítulo II Dos objetivos Art.6º O TCC tem por objetivo, além dos explicitados no artigo 6º do Regulamento Institucional do TCC, apresentar em forma de artigo uma pesquisa dentro das normas técnicas e científicas elaboradas pela FACIMED (constante no Manual de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso TCC) e, regulamentadas pelas normas da ABNT. Capítulo III Pré-requisitos

5 Art.7º Conforme regulamentado pelo Regulamento Institucional do TCC, em seu artigo 7º, somente apresentará o TCC, o acadêmico que não tiver dependências em quaisquer disciplinas em semestres anteriores ao da realização da banca. Parágrafo único: O aluno poderá apresentar o TCC caso esteja cumprindo durante o mesmo semestre todas as disciplinas restantes para a conclusão da matriz curricular, desde que não haja choque de horários. Capítulo IV Das Etapas e Fases Art.8º A elaboração do TCC deverá ser realizada em duas etapas: 1) Elaboração do Projeto de TCC e 2) O próprio TCC. Parágrafo Único: As etapas de elaboração do TCC estão previstas na matriz curricular do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, nas disciplinas Elaboração de Trabalhos Monográficos (6º período) e TCC (8º período), respectivamente. Art.9º Cada Etapa será realizada em três Fases, correspondentes aos três módulos avaliativos do semestre, N1, N2 e N3. 1º: O acadêmico que não cumprir qualquer uma das Fases, receberá nota zero no respectivo módulo avaliativo. 2º: Não haverá provas substitutivas ou exames especiais para a recuperação de nota.

6 3º: Caso o acadêmico fique impossibilitado de cumprir uma das etapas, devidamente justificado e amparado pela legislação em vigor, poderá ser estabelecida uma nova data para o seu cumprimento a critério do Cooordenador. Art.10 A Etapa correpondente à disciplina de Elaboração de Trabalhos Monográficos deverá ser realizada em três fases, que devem ser explicitadas no plano de ensino da disciplina conforme abaixo: I. Orientação sobre normas e regimentos; definição do tema e orientador; entrega da documentação referente à orientação e termos de compromisso. Orientação sobre autorização de órgãos responsáveis (IBAMA, CEP, etc), caso necessário. Elaboração do tema, problematização, pergunta problema, objetivos, justificativa, metodologia, cronograma e orçamento. II. Entrega do Projeto Final do TCC (Banca não presencial); III. Defesa Pública do Projeto do TCC (Banca Presencial) Art.11 A Etapa correpondente à disciplina de TCC deverá ser realizada em três fases, que devem ser explicitadas no plano de ensino da disciplina conforme abaixo: I. Entrega do TCC contendo: Introdução, Metodologia, Material e Métodos e Resultados Preliminares. II. Entrega do TCC Final (Banca não presencial); III. Defesa Pública do TCC (Banca Presencial) Capítulo V Das atribuições Art.12 Compete ao Coordenador do Curso:

7 a) fornecer as orientações gerais do TCC e de todos os instrumentos que o regem aos professores orientadores e acadêmicos durante os semestres vinculados às etapas de sua elaboração; b) tomar, no âmbito de sua competência, todas as medidas necessárias ao efetivo cumprimento dos regulamentos; c) preservar as linhas de pesquisa definidas no Projeto Pedagógico do Curso e estimular o compromisso dos acadêmicos e professores no desenvolvimento dos TCC s relacionados a tais linhas; d) acompanhar o trabalho de orientação dos professores orientadores, através de fichas individuais de orientação preenchidas a cada encontro, que devem ser entregues em datas definidas no início de cada semestre e anexadas à pasta do acadêmico. e) convocar, de acordo com a necessidade, reuniões com os professores orientadores e acadêmicos matriculados em TCC; f) manter os registros e arquivos atualizados dos projetos finais de TCC, bem como qualquer outro documento, que serão expurgados após a recepção do TCC definitivo; g) organizar, juntamente com os professores de TCC e Metodologia da Pesquisa Científica, as bancas avaliadoras e os registros referentes aos procedimentos; h) homologar o resultado da avaliação do TCC pela banca examinadora e decidir sobre os recursos interpostos caso ocorram; i) providenciar o encaminhamento à biblioteca da versão final do TCC; Art.13 São atribuições do Professor da disciplina Elaboração de Trabalhos Monográficos:

8 a) preparar o plano de ensino da disciplina contendo todas as datas de entrega de cada fase da elaboração do Projeto de TCC; b) fornecer as orientações gerais para a elaboração do Projeto do TCC e de todos os instrumentos que o regem aos acadêmicos; c) encaminhar à Coordenação do Curso toda a documentação referente ao Projeto de TCC de cada acadêmico; d) auxiliar o acadêmico na escolha do orientador, segundo a linha de pesquisa de cada professor; e) definir junto com o Coordenador, a Banca Avaliadora do Projeto de TCC; f) presidir as Bancas Avaliadoras da Defesa Pública do Projeto de TCC; g) atribuir as notas referentes a cada Fase. Art.14 São atribuições do Professor da disciplina TCC: a) preparar o plano de ensino da disciplina contendo todas as datas de entrega de cada fase da elaboração do TCC; b) fornecer as orientações gerais para a elaboração do TCC e de todos os instrumentos que o regem aos acadêmicos; c) encaminhar à Coordenação do Curso toda a documentação referente ao TCC de cada acadêmico; d) acompanhar o processo de orientação do acadêmico através das fichas individuais de orientação; e) definir junto com o Coordenador, a Bancas Avaliadora do TCC;

9 f) presidir as Bancas Avaliadoras da Defesa Pública do TCC; g) atribuir as notas referentes a cada Fase. Art.15 São atribuições do Professor-orientador: a) orientar concomitantemente até o máximo de 5 (cinco) acadêmicos em cada uma das Etapas do TCC. b) orientar o acadêmico na elaboração do TCC, acompanhando-o desde a elaboração do projeto até à efetivação do trabalho de conclusão de curso. c) preencher a ficha de orientação individual a cada encontro de orientação; 1º A troca de orientador só é permitida quando outro docente assumir formalmente a orientação, mediante aquiescência expressa do professor substituído e do Coordenador de Curso. 2º Deverá o professor-orientador concomitantemente ao orientando zelar pela originalidade dos trabalhos desenvolvidos sob sua égide; 3º Uma vez detectado e comprovado o plágio o professor orientador poderá decidir por uma das seguintes opções: a) solicitar ao acadêmico nova versão impedindo-o da exposição do trabalho. b) caber a reprovação do orientando. 4º O professor orientador deve comunicar o desligamento do orientando à Coordenação de TCC, se este não comparecer ao mínimo de encontros estabelecidos.

10 Art.16 Ao acadêmico orientando compete: a) elaborar um projeto de pesquisa contendo as indicações constantes no Manual de Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso; b) fornecer toda a documentação necessária em relação a orientação e termos de compromisso, segundo as datas estipuladas pelos professores das disciplinas; c) entregar à Coordenação do Curso as fichas individuais de orientação preenchidas, nas datas estipuladas pelo professor das disciplinas de Elaboração de TCC e TCC. d) participar de todas as reuniões oferecidas pelo grupo de pesquisa, mantendo contato direto com o orientador e demais membros do grupo; e) cumprir as datas de entrega do Projeto Final e do TCC; f) apresentar ao orientador e à banca material autêntico, sob pena de reprovação se constatado plágio; g) comparecer em dia, local e hora determinados pela Coordenação de Curso para apresentação Defesa Pública do Projeto e da Versão Final do seu TCC; h) entregar à Coordenação do Curso, em datas estipuladas, três cópias impressas do Projeto de TCC e do TCC, para serem avaliados pelos membros da Banca, a versão final em 1 (uma) cópia impressa em capa dura azul e letras douradas é 1 (uma) digital em CD, para depósito na biblioteca e uma cópia impressa encadernada para a Coordenação. i) cumprir e fazer cumprir este regulamento.

11 Parágrafo Único: O orientando, a partir do momento do início de seu TCC, deverá ter no mínimo 08 (oito) encontros para orientações por Etapa, antes da apresentação em banca. Caso isto não seja cumprido, o professor orientador pode agir como determina o parágrafo 4º, alínea i, do artigo 9º, Cap. IV, do Regulamento Institucional do TCC. Capítulo VI Da aprovação e reprovação Art.17 A aprovação ou reprovação do acadêmico está ligada às notas atribuídas nas três fases avaliativas (N1, N2, N3). a) N1: A nota (0 a 10) será atribuída pelo professor da respectiva disciplina. Será atribuída nota zero caso o acadêmico não entregue a documentação necessária. b) N2: A nota (0 a 10) será atribuída pela Banca Avaliadora não presencial, sendo calculada pela média aritmética das notas de cada membro da banca. c) N3: A nota (0 a 10) será atribuída pela Banca Avaliadora presencial, sendo calculada pela média aritmética das notas de cada membro da banca. 1º Será atribuída nota zero à respectiva Fase (N1, N2 ou N3) caso seja comprovado plagio parcial ou total. 2º Será considerado plágio o uso indevido de transcrições literais de obras ou referências bibliográficas que, de forma direta ou indireta, deixem de ser referenciadas. Art.18 Para aprovação o acadêmico deve obter nota igual ou superior a 7 (sete), após o cálculo: [(N1 x 1) + (N2 x 2) + (N3 x 3)] / 6;

12 Art.19 Os resultados finais, assinados por todos os membros da Banca Avaliadora Presencial, deverão estar registrados em atas próprias, anexadas ao TCC, bem como arquivadas na Coordenação de Curso; Parágrafo único: Cabe à Banca Avaliadora presencial preencher as atas de aprovação constando os quesitos relativos à avaliação do TCC, Art.20 A Banca Avaliadora Presencial se reserva o direito de exigir alterações no TCC, quando julgar necessário; Parágrafo Único: Neste caso, a nota será atribuída no momento da entrega do TCC alterado, no prazo de até 10 dias (úteis) a partir da data da defesa; Art.21 Entregues as novas cópias do TCC, já com as alterações realizadas, ratifica-se a nota, inexistindo nova apresentação oral; Art.22 O acadêmico que entregar qualquer uma das fases do TCC comprovadamente plagiada será advertido pelo orientador. Art.23 Compete aos colegiados dos cursos analisarem os recursos impetrados em relação à Defesa Pública do Projeto de TCC ou do TCC.; Art.24 A aprovação ou reprovação é definitiva, não havendo possibilidade de recuperação da nota final atribuída ao TCC. Parágrafo Único: Caso reprovado, o acadêmico deverá reiniciar o processo de acordo com os trâmites deste regulamento; Art.25 Se reprovado, fica a critério do acadêmico continuar ou não com o mesmo tema e com o mesmo orientador, caso este julgue conveniente;

13 1º Em caso de mudança de tema, o acadêmico deve elaborar um novo projeto, que deve ser avaliado por uma Banca Presencial instituída extraordinariamente pelo Coordenador do Curso, 2º O novo projeto deve ser aprovado pela Banca Presencial no prazo máximo de 20 dias antes da entrega do TCC (N2). Capítulo VII Das Bancas Avaliadoras Art.26 A Banca Avaliadora não presencial será composta pelo professor da disciplina e por dois outros professores, sendo um obrigatoriamente do Curso de Ciências Biológicas, facultando-se a possibilidade do 2º. professor ser de outro órgão da FACIMED, desde que tenha afinidade com o tema desenvolvido e sem ônus para a Instituição. Parágrafo Único. A escolha das bancas avaliadoras fica sob a responsabilidade do Coordenador de Curso, que deve indicar a sua constituição de acordo com a área de afinidade aos temas. Art.27 A Banca Avaliadora presencial será composta pelos mesmos membros da Banca não presencial. Parágrafo Único. O presidente da banca será eleito entre os seus membros Art.28 A Banca Avaliadora presencial somente poderá executar os seus trabalhos com três membros presentes, podendo admitir o professor orientador como convidado.

14 1º. O não comparecimento de algum dos três membros indicados inicialmente para banca avaliadora deverá ser comunicado, por escrito, ao Coordenador do Curso, e nova data para apresentação deverá ser marcada, sem prejuízo do cumprimento da determinação deste parágrafo. 2º. O orientador tem sua permanência em banca permitida, mas é lhe vedada sua participação na nota, bem como influência em relação aos outros membros componentes em suas avaliações. Capítulo VIII Da apresentação do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso Art.29 As sessões de apresentação são públicas. Art.30 Na apresentação, o acadêmico tem o mínimo de 20 (vinte) e o máximo de 30 (trinta) minutos para exposição do seu trabalho. Cada componente da banca contará com 10 (dez) minutos para fazer a sua argüição caso julgue relevante, e o acadêmico disporá de 5 (cinco) minutos para responder a cada um dos examinadores. Art.31 A atribuição das notas dar-se-á após o encerramento das argüições e às suas respostas, considerando-se os quesitos padronizados (em anexo). Capítulo IX Da entrega do Trabalho de Conclusão de Curso

15 Art.32 A versão escrita a ser encaminhada para banca do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Curso para os trâmites necessários à sua avaliação. 1º Em 3 (três) cópias encadernadas em espiral transparente; 2º Com estrutura e layout determinado e pelas normas padronizadas do Manual de Normas da Instituição, bem como atendendo às determinações essenciais da ABNT; 3º Nas datas fixadas no plano de ensino da disciplina; Art.33 Após a aprovação pela Banca Avaliadora Presencial, o acadêmico terá 10 (dez) dias úteis contados a partir do dia posterior, para entrega da versão definitiva; 1º A versão definitiva deverá ser encadernada em capa dura na cor azul, em letras douradas e lombada com título e autor, seguindo normas de editoração e formatação da ABNT e aquelas emanadas do Manual de TCC; 2º A entrega da versão definitiva do TCC é requisito para a colação de grau e deve ser efetuada para ratificação da nota. Capítulo X Das disposições gerais e transitórias Art.34 Na ausência de Coordenador de Curso, as atividades a ele relacionadas serão assumidas pela Diretoria Acadêmica.

16 Art.35 Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo Coordenador de Curso em primeira instância, pelo Colegiado do Curso em segunda instância e pela Diretoria Acadêmica em última instância. Art.36 Os projetos que envolverem procedimentos metodológicos que estejam relacionados a experimentos com seres humanos devem ser submetidos à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da FACIMED e sua execução somente dar-se-á a partir da sua aprovação e do parecer do Comitê de Ética e Pesquisa da FACIMED. Art.37 Os projetos que envolverem procedimentos metodológicos que necessitem de autorização do IBAMA, somente poderão ser realizados após o consentimento da licença pelo SISBio. Art.38 Este regulamento entra em vigor após aprovação pelo Colegiado do Curso de Ciências Biológicas e pelo CEPEX, revogando-se todas as disposições anteriores.

17 A N E X O S

18 ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA NÂO PRESENCIAL QUESITOS Atribuir Nota de 0 a 1 Membro 1 Membro 2 Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea, operativa, humana) 2. Formulação do Problema e/ou questões norteadoras/hipóteses (conceituações e definições, indicadores e categorias) 3. Estrutura do Trabalho (equilíbrio em relação às partes) 3.1 Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido) 3.2 Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas) 3.3 Viabilidade (Cronograma e orçamento) Citações (uso moderado, oportunas, esclarecedoras, fundamentam) 3.4 Resultados esperados (capacidade de previsão) 3.5 Referências bibliográficas (relação com o trabalho, apresentação normatizada) 4. Normas técnicas Total Obs.: Erros ortográficos: -0,5 ponto cada erro Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero Nota final:

19 ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA PRESENCIAL QUESITOS Membro 1 Membro 2 Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea, operativa, humana) e viabilidade (Cronograma e orçamento) 2. Formulação do Problema e/ou questões norteadoras/hipóteses (conceituações e definições, indicadores e categorias) 3.1 Estrutura do Trabalho: Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido) 3.2 Estrutura do Trabalho: Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas) 3.3 Citações (uso moderado, oportunas, esclarecedoras, fundamentam) 3.4 Resultados esperados (capacidade de previsão) 4.1 Apresentação Oral: Uso equilibrado do tempo 4.2 Apresentação Oral:Recursos 4.3 Apresentação Oral:Coerência nas argumentações 4.4 Apresentação Oral:Domínio da norma culta (concordância verbal) Obs.: Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero Nota final:

20 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA NÂO PRESENCIAL QUESITOS Atribuir Nota de 0 a 1 Membro 1 Membro 2 Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea, operativa, humana) 2. Formulação do Problema e/ou questões norteadoras/hipóteses (conceituações e definições, indicadores e categorias) 3. Estrutura do Trabalho (equilíbrio em relação às partes) 3.1 Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido) 3.2 Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas) 3.3 Desenvolvimento (análise e discussão de dados) Citações (uso moderado, oportunas, esclarecedoras, fundamentam) 3.4 Conclusão (considerações finais coerentes e apresentadas de maneira sintética) 3.5 Referências bibliográficas (relação com o trabalho, apresentação normatizada) 4. Normas técnicas Total Obs.: Erros ortográficos: -0,5 ponto cada erro Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero Nota final:

21 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO BANCA PRESENCIAL QUESITOS Membro 1 Membro 2 Membro 3 1. Relevância do assunto (contemporânea, operativa, humana) e Formulação do Problema e/ou questões norteadoras/hipóteses (conceituações e definições, indicadores e categorias) 2. Estrutura do Trabalho (equilíbrio em relação às partes) 3.1 Introdução (apresenta com clareza o assunto que será desenvolvido) 3.2 Metodologia (metodologicamente correta, descrição de instrumentos e técnicas) 3.3 Desenvolvimento (análise e discussão de dados) 3.4 Conclusão (considerações finais coerentes e apresentadas de maneira sintética) 4.1 Apresentação Oral: Uso equilibrado do tempo 4.2 Apresentação Oral: Recursos 4.3 Apresentação Oral: Coerência nas argumentações 4.4 Apresentação Oral: Domínio da norma culta (concordância verbal) Obs.: Erros metodológicos Graves: -5,0 pontos Plágio: Nota zero Nota final:

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art 1 - Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - RESOLUÇÃO N.º 242/CONSEPE/UNIR, DE 24 DE SETEMBRO DE 1997.

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - RESOLUÇÃO N.º 242/CONSEPE/UNIR, DE 24 DE SETEMBRO DE 1997. REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - RESOLUÇÃO N.º 242/CONSEPE/UNIR, DE 24 DE SETEMBRO DE 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 2016 NOSSA MISSÃO Proporcionar ensino superior de qualidade com constantes melhorias, criando uma melhor relação custo/beneficio para garantir a democratização

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FAPI - TCC -

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FAPI - TCC - REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FAPI - TCC - Atualizado em 2013 2010 ÍNDICE Capítulo I - Disposições preliminares.....3 Capítulo II - Dos objetivos.....4 Capítulo III Das atribuições.....4

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL DIREÇÃO ACADÊMICA REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (cursos presenciais e à distância) CACOAL 2015 INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO INSTITUCIONAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE Capítulo I Disposições Preliminares I - DO CONCEITO E DISPOSIÇÕES

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Resolução Nº 01/LedoC/2015 13/04/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. Capítulo I Disposições preliminares

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. Capítulo I Disposições preliminares REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA Capítulo I Disposições preliminares Art.1º Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Aprovado pelo CAS Resolução nº 097/2015 1 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Art. 2 Art.

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016 1 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Conselho de Administração Superior - CAS Resolução nº 142/2016 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento tem por finalidade estabelecer as normas relativas à elaboração, acompanhamento, orientação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC RESOLUÇÃO CCCS Nº 04/2012 Regulamenta a elaboração,

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION RESOLUÇÃO Nº 01, de 30 de março de 2016. Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º. Este regulamento tem por finalidade normatizar a elaboração, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE CURSO DE NUTRIÇÃO MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNESC CRICIÚMA, 2006. 1 INTRODUÇÃO A disciplina de Monografia de Conclusão

Leia mais

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012

Universidade Estadual de Santa Cruz REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 1 REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO APROVADO PELA RESOLUÇÃO CONSEPE N 18/2012 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

Art.1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade curricular acadêmica individual e obrigatória.

Art.1º - O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é atividade curricular acadêmica individual e obrigatória. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE HISTÓRIA REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO A presente deliberação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO- ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC FUNDAÇÃO FUPAC GOVERNADOR VALADARES 2018 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTRODUÇÃO Todo aluno

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento visa normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Graduação - Bacharelado em Ciências Econômicas

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS

REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E SÓCIO-ECONÔMICAS CCA/ESAG DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO PARA ELABORAÇÃO E

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Educação Superior para Carreiras Públicas REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL hab. FOTOGRAFIA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração,

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar

Leia mais

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL FAEF REGULAMENTO N. 058/2018 REGULAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA GARÇA/SP Vanessa Zappa, Diretora da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/ DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/ DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/2017 12 DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O Decano da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no uso de suas

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico 11. REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas à disciplina de Trabalho

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 Estabelece regulamentos e normas para o Trabalho de Conclusão do Curso para o Curso de Licenciatura em Química da UEFS. O Reitor da Universidade estadual de Feira de Santana

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Hortolândia 2015 1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO

Leia mais

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Resolução Resolução CONSEPE nº 13, de 26 de março de 2008 REGULAMENTO DE MONOGRAFIA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (NTCC)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (NTCC) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (NTCC) Itamaraju/Ba 2016 2008 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso é voltado à coordenação e produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente regulamento tem

Leia mais

Programa de Monografias

Programa de Monografias REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESUV O Conselho Departamental da Escola de Estudos Superiores de Viçosa ESUV, no uso de suas atribuições, RESOLVE: I - padronizar as normas

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

NORMAS PARA DEFESA DE MONOGRAFIA. INFORMAÇÕES GERAIS Escolha do orientador e área de pesquisa: primeira quinzena de todo semestre letivo.

NORMAS PARA DEFESA DE MONOGRAFIA. INFORMAÇÕES GERAIS Escolha do orientador e área de pesquisa: primeira quinzena de todo semestre letivo. NORMAS PARA DEFESA DE MONOGRAFIA INFORMAÇÕES GERAIS 2011.2 Escolha do orientador e área de pesquisa: primeira quinzena de todo semestre letivo. DATA DA ENTREGA DE MONOGRAFIA: ENTREGA FINAL DA MONOGRAFIA:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA TÍTULO I TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CAPÍTULO

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE DIREITO Olinda/2008 1 FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DA MONOGRAFIA OU TRABALHO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÃO NORMATIVA PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao Trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS

REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS REGULAMENTO DO TCC - PROJETO EXPERIMENTAL OU MONOGRÁFICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ARTES PLÁSTICAS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA UNOESC ÁREA DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CURSO DE DESIGN MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE DESIGN São Miguel do Oeste,

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/023/2017, DE 14 DE JULHO DE 2017. 1 RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 166/2009/CONEPE Aprova Normas Específicas do Trabalho de Conclusão

Leia mais

Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED Curso de Graduação em EDUCAÇÃO FÍSIC A Bacharelado REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED Curso de Graduação em EDUCAÇÃO FÍSIC A Bacharelado REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal FACIMED Curso de Graduação em EDUCAÇÃO FÍSIC A Bacharelado REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CACOAL 2015 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS LICENCIATURA EM LETRAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA Auriflama, agosto de 2013 1 REGULAMENTO DO

Leia mais

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Portaria n.º 07/2003 Pró-Reitoria Acadêmica Regulamento interno para elaboração de Monografia de final de Curso de Graduação da Universidade Veiga de Almeida UVA O Pró-Reitor Acadêmico da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA FINAL DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA Este regulamento normatiza as atividades relacionadas com o Projeto de Monografia e a Monografia Final da

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento para Produção do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade CNEC Unaí Unaí/MG RESOLUÇÃO Nº CS/002/2009, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2009. 1 RESOLUÇÃO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2017 ALTERA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 ORIENTAÇÃO E APOIO À ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS A FEBAC dispõe de Regulamento do TCC da Faculdade de Educação de Bacabal FEBAC, discutido e aprovado em Conselho de Ensino, Pesquisa

Leia mais

NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 Universidade Metodista de São Paulo CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS / LICENCIATURA NORMAS PARA DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Disposições gerais sobre o TCC no curso de Ciências Sociais/

Leia mais

ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado

ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida ODONTOLOGIA Curso de Graduação Bacharelado REGULAMENTO DO TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Sinop - MT REGULAMENTO DO TRABALHO DE INICIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, CURSO DE PEDAGOGIA- LICENCIATURA. CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento tem por objetivo normatizar as atividades relacionadas

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Farmácia- Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp do Câmpus de Araraquara.

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos Cursos das Faculdades Integradas Hélio Alonso,

Leia mais

APÊNDICE B: REGULAMENTO SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIR CACOAL.

APÊNDICE B: REGULAMENTO SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIR CACOAL. APÊNDICE B: REGULAMENTO SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - UNIR CACOAL. CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este regulamento tem por objetivo estabelecer as

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Regula Trabalho De Conclusão de Curso TCC da Faculdade Ciências Gerenciais Alves Fortes. A Direção da Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes, no uso de

Leia mais

Aprova Normas que Regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Complementares do Curso de Graduação em História 1

Aprova Normas que Regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso e as Atividades Complementares do Curso de Graduação em História 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA N 0 001/CGHST, de 15 de maio de 2006.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO 1 RESOLUÇÃO Nº 01, de 04 de abril de 2017. Estabelece normas para a orientação, elaboração e defesa dos Trabalhos de Conclusão do Curso no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará-UFPA.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 203/2006 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 203/2006 CONEPE UNIVERSIDADE DO RESOLUÇÃO Nº 203/2006 CONEPE Normatiza o Trabalho de Conclusão de Curso TCC, do Curso de Licenciatura Plena em Computação do Campus Universitário do Vale do Teles Pires em Colíder-MT. O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2009 Estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso requisito necessário

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso TCC é uma atividade curricular obrigatória para

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o trabalho de conclusão de curso;

CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o trabalho de conclusão de curso; RESOLUÇÃO N o 03/2013 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA Normatiza o trabalho de conclusão de curso no âmbito do Curso de Graduação em Química e dá outras providências. O COLEGIADO DO CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE TECNOLOGO EM PROCESSOS GERENCIAIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normalizar

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES Licenciatura em Geografia REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR EM SAUDE COLEGIADO DE FARMACIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2011 Revoga a resolução 03/2007 e estabelece as normas referentes ao Trabalho de Conclusão

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Das disposições preliminares

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Das disposições preliminares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IFBAIANO Rua Barão de Camaçari, 118 - Catu Bahia CNPJ: 10.724.903/0005-00

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC SOBRAL - CE ÍNDICE PÁG. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 01 DO COORDENADOR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 02 DOS PROFESSORES ORIENTADORES 03 DOS ALUNOS

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVAP PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Posgrau REGULAMENTO DO ARTIGO CIENTÍFICO PARA CONCLUSÃO DE CURSO 2017 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1 Capitulo I Da Origem e Finalidade Art. 1º -

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais