UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão."

Transcrição

1 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, EAD Aprovado pela Resolução CONSEPE nº 1276, de 05 de maio/2015 E D I T AL PPPG Nº 45 /2015 A (PPPG), o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Núcleo de Educação a Distância (NEaD/UFMA), tornam públicas as normas que regerão o Processo Seletivo para o CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO na Modalidade a Distância, com carga horária total de 360 (trezentos e sessenta horas), sendo 270 (duzentos e setenta horas) presenciais e 90 (noventa horas) em atividades online. Trata-se de um curso integrante do Programa Rede de Educação para a Diversidade, oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECADI- MEC). 1. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O processo seletivo de que trata este documento será desenvolvido de acordo com as regras da PPPG/UFMA. 1.2 Serão ofertadas 52 (cinquenta e duas) vagas para o Campus III - Bacabal. 1.3 O Curso de Especialização em Educação do Campo será ofertado na modalidade Educação a Distância, com encontros presenciais ao longo do mesmo, conforme Projeto Político Pedagógico do Curso. 1.4 O Curso é destinado a educadores (as) que já possuem formação em nível superior completo e terá duração de 18 (dezoito) meses e carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas mais o Trabalho de Conclusão de Curso. 1.5 Para efeito do presente edital, define-se como educador (a) do campo o(a) profissional da educação: professor(a), gestor(a), monitor(a), instrutor(a) e coordenador(a) pedagógico(a) com atuação em escolas situadas nas áreas rurais, em movimentos sociais ou projetos sociais vinculados à educação do campo. 1.6 O (a) candidato (a) que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações estabelecidas será automaticamente eliminado (a) do processo de seleção. 1.7 O Curso de Especialização em Educação do Campo integra uma ação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus III - Bacabal. 1.8 As inscrições, matrícula e o Curso são gratuitos. 1.9 O (a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) se comprometerá a cumprir as suas atividades, participar dos encontros presenciais e realizar as avaliações propostas, de acordo com as normas e o cronograma do curso.

2 2. DAS VAGAS 2.1 Serão ofertadas 52 (cinquenta e duas vagas) vagas, que serão destinadas à Comunidade, mediante processo seletivo, para ingresso no Curso de Especialização em Educação do Campo, destinadas prioritariamente, a educadores (as) que atuam na educação básica do campo ou em atividades relacionadas à Educação do Campo, no âmbito do Estado do Maranhão. 3. DOS CANDIDATOS 3.1 São requisitos para inscrição no presente processo seletivo: a) ser graduado(a); b) exercer atividade profissional como educador(a) na educação básica; c) ter conhecimento de informática básica. 3.2 A(O) candidata(o) que desejar concorrer como Pessoa com Deficiência deverá indicar no ato da inscrição. 3.3 Para os fins previstos por este Edital, o candidato com Deficiência é o que está enquadrado nas categorias discriminadas no artigo 4º. do Decreto nº /1999, com as alterações introduzidas pelo Decreto nº 5.296/2004, conforme o que segue: I deficiência física alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004); II deficiência auditiva perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (db) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004); III deficiência visual visão monocular; cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004; Súmula 45, de 14/09/09, da AGU);

3 IV deficiência mental funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: a) comunicação; b) cuidado pessoal; c) habilidades sociais; d) utilização dos recursos da comunidade (Redação dada pelo Decreto nº 5.296, de 2004); e) saúde e segurança; f) habilidades acadêmicas; g) lazer; h) trabalho; V deficiência múltipla associação de duas ou mais deficiências. 4. DAS INSCRIÇÕES 4.1 O período de inscrição será de 21 de setembro a 07 de outubro de As inscrições serão realizadas via internet até as 23h59 do dia 07 de outubro de 2015, ou no Campus III de Bacabal na Av. Gov. João Alberto, s/nº, Bambu Bacabal/MA, na sala da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 07 de outubro de Para realizar a inscrição, via internet o (a) candidato (a) deverá preencher a ficha em ANEXO D e enviar para o especializacaodocampoufma@gmail.com. 4.3 Ao se inscrever presencialmente o(a) candidato(a) deverá entregar cópias dos documentos a seguir (com comprovação de acordo com os originais). a) ficha de inscrição assinada (ANEXO D) b) 1 foto 3x4 recente; c) cópia da Carteira de Identidade; d) cópia do CPF; e) cópia de diploma de Curso superior, no caso de candidatos ao Curso de Especialização ou de declaração ou certificado de conclusão do curso; f) documentos comprobatórios de exercício profissional; g) currículo vitae devidamente comprovado Para validação da inscrição via internet, o candidato, ou seu representante legal, deverá apresentar à Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h até o dia 25 de outubro de 2015, todos os documentos exigidos no item 4.3 em horário anterior a realização da prova discursiva Para efeito de comprovação de exercício profissional na educação básica, somente serão aceitos os documentos a seguir: ato de nomeação ou contrato de trabalho ou contracheque ou registro na carteira de trabalho ou recibo do empregador(a), acompanhados de declaração (original e atualizada) assinada pelo empregador(a), constando o tipo de atividade e local de exercício.

4 4.6 Para comprovação de atuação em projetos e movimentos sociais do campo, o (a) candidato (a) deve apresentar declaração da instituição (original e atualizada). 4.7 No ato da inscrição o candidato declara conhecer e aceitar as condições estabelecidas neste Edital e se compromete a tomar conhecimento de eventuais termos aditivos e avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico dos quais não poderá alegar desconhecimento. 4.8 As informações prestadas na Inscrição são de total responsabilidade do (a) candidato (a). 4.9 O (a) candidato (a) declara conhecer e concordar que deverá frequentar os encontros presenciais do curso no Campus III Bacabal/MA, conforme o cronograma a ser apresentado no início do curso e que as atividades serão realizadas na modalidade à distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 5. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 5.1 O Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação do Campo será realizado presencialmente através de uma prova discursiva e análise do currículo. 5.2 As inscrições e documentos serão analisados e avaliados por comissão a ser constituída pela coordenação do Curso de Especialização em Educação do Campo. 5.3 Serão eliminados os candidatos que não entregarem a documentação completa exigida no item 4.3 ou que usar de fraude. 5.4 Os critérios utilizados serão compostos por: a) Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, com no mínimo 2 laudas sobre um dos pontos estabelecidos no ANEXO C; b) Análise do Curriculum Vitae no modelo da Plataforma Lattes, conforme critérios do ANEXO B por uma Comissão Constituída por Professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus III Bacabal/MA. 6. DA PROVA DISCURSIVA (Eliminatória) 6.1 A Prova discursiva será realizada no dia 25 de outubro de 2015 às 13h (devendo o candidato comparecer com uma hora de antecedência, apresentando documento de identificação oficial com foto). 6.2 A prova discursiva deverá ter duração máxima de 4 horas. 6.3 No ato da Prova discursiva, o candidato (a) só poderá utilizar caneta esferográfica tinta preta ou azul. 6.4 Será eliminado o candidato que: a) Faltar à prova; b) Obtiver nota inferior à nota 7,0; c) Utilizar meios ilícitos para responder a prova; d) Prestar declarações falsas; e) Apresentar conduta incompatível com o Edital de seleção.

5 6.5 O texto dissertativo será avaliado, considerando os campos conteúdo e forma, expressos pelos quesitos, com as pontuações correspondentes, apresentados no quadro a seguir: CONTEÚDO FORMA QUESITOS PONTOS QUESITOS PONTOS Título 1,0 Tipologia 1,0 Relevância do Tema 2,0 Modalidade Gramatical 2,0 Coerência 2,0 Coesão 2,0 6.6 O preenchimento das vagas dar-se-á por meio de processo classificatório, obedecida à ordem decrescente da pontuação de cada candidato, constituída pela SOMA da NOTA DA PROVA DISCURSIVA com a NOTA obtida no CURRICULUM VITAE; 6.7 Após a correção da Prova discursiva de que trata o item 6.1, e da análise de currículos de que trata o item 5.4.b, será gerada a Lista Oficial preliminar de aprovados e classificados. a) Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: I) O maior número de pontos obtidos na prova escrita; II) O maior número de pontos obtidos na análise do currículo; III) O candidato de maior idade. b) Em caso de presença de candidatos idosos empatados, a maior idade deverá ser utilizada como primeiro critério de desempate, com base no Art. 27 do Estatuto do Idoso (Lei nº /2003). 6.8 A UFMA divulgará, em seu sítio oficial na Internet ( os Resultados Oficiais Finais do Processo Seletivo para O Curso de Especialização em Educação do Campo 2015, por meio de Edital da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação, no qual constará a relação integral dos candidatos aprovados e classificados no Processo Seletivo. 7. DOS RECURSOS 7.1 Caberá recurso, devidamente fundamentado, com indicação da bibliografia utilizada, de preferência anexada, dentro de 2 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subsequente ao da divulgação do RESULTADO provisório, formulado em 02 (duas) vias, interposto na Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus III - Bacabal ou via Divisão de Expedientes, Protocolo e Arquivo/DEPA da Universidade Federal do Maranhão, das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas (observado horário local de São Luís/MA). 7.2 Caberá recurso da análise do currículo, devidamente fundamentado, seguindo os critérios do subitem 7.1

6 7.3 O recurso só poderá ser feito pessoalmente pelo candidato, ou por procuração, na forma da lei, mediante entrega do respectivo mandato e apresentação do documento de identidade legal do procurador. 8. DO RESULTADO 8.1 A UFMA divulgará a listagem dos (as) classificados (as) até o dia 13 de novembro de 2015 nos sites ( e nos murais do Campus III Bacabal, na Av. Gov. João Alberto, s/nº, Bambu Bacabal/MA. 9. DA COMPROVAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATRÍCULA 9.1 O (a) candidato classificado, cuja documentação estiver correta terá sua matrícula efetivada no período de 16 a 20 de novembro de O (a) candidato (a) que estiver inscrito em mais de um curso da Universidade Aberta do Brasil (UAB) terá que optar por apenas um no ato da comprovação de documentos e matrícula. 9.3 Para comprovação da condição de jovem ou adulto morador de comunidades rurais, o candidato deverá apresentar declaração original e atualizada, emitida pelo sindicato de trabalhadores rurais ou, no caso de moradores de área de assentamento, documento emitido pelo órgão responsável (INCRA ou ITERMA). 10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 10.1 A Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus de Bacabal da UFMA é o setor responsável pela execução das tarefas e atribuições necessárias à realização do Processo Seletivo do Curso de Especialização em Educação do Campo Na hipótese de força maior impeditiva do cumprimento dos prazos deste edital, as mudanças nele introduzidas serão amplas e previamente divulgadas no site oficial da Universidade Para mais informações, ou em caso de dúvida, o (a) candidato (a) deve entrar em contato com o a Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, localizada no Campus III, Bacabal/MA, na Av. Governador João Alberto, S/Nº, Bambu, Bacabal/MA ou pelo procampoufma@ufma.br. Ou entrar em contato pelo telefone (98) A não observância das disposições e instruções contidas neste Edital poderá acarretar a eliminação do (a) candidato(a) do presente Processo Seletivo As relações dos (as) candidatos(as) classificados(as) e dos(as) candidatos(as) cujas matrículas forem deferidas, serão divulgadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, nos sites e nos murais do Campus III, Bacabal; 10.6 A Coordenação do curso, juntamente com a equipe do curso irá contactar os (as) selecionados(as) (através de s) para divulgar cronograma, site, login e senha

7 de acesso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), dentre outras informações referentes ao início do Curso, logo após a divulgação das matrículas deferidas Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo. São Luís, 21 de setembro de FERNANDO CARVALHO SILVA Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

8 ANEXO A CRONOGRAMA DO SELETIVO ATIVIDADE DATAS PREVISTAS Inscrição: online e presencial 21 de setembro a 07 de outubro de 2015 Apresentação da documentação original para 21 de setembro a 25 de outubro de validação das inscrições online 2015 Divulgação das inscrições deferidas 09 de outubro de 2015 Recursos das inscrições 12 e 13 de outubro de 2015 Resultado do julgamento dos recursos das 16 de outubro de 2015 inscrições Realização da prova discursiva 25 de outubro de 2015 Resultado da prova discursiva 30 de outubro de 2015 Recebimento de recurso da prova discursiva 03 e 04 de novembro de 2015 Resultado do julgamento dos recursos da prova 04 de novembro de 2015 discursiva Análise de currículo 05 e 06 de novembro de 2015 Divulgação do resultado da análise de currículo 09 de novembro de 2015 e da Lista Oficial preliminar de aprovados e classificados Recebimento de recurso do resultado da análise 10 e 11 de novembro de 2015 de currículo e da Lista Oficial preliminar de aprovados e classificados Resultado do julgamento dos recursos e 13 de novembro de 2015 Resultado Final Período de matrículas 16 a 20 de novembro de 2015 Aula inaugural (presencial) 28 de novembro de 2015

9 ANEXO B -CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS CRITÉRIOS TEMPO MÁXIMO SER CONTADO PONTOS PONTUAÇÃO MÁXIMA OBTIDA NOTA CORRESPONDENTE Experiência profissional em docência em escolas do campo Até 3 anos 10 pontos por ano 30 pontos 3,0 Experiência profissional em projetos sociais ou trabalhos comunitários ou em movimentos sociais do campo Até 3 anos 10 pontos por ano 30 pontos 3,0 Formação de nível superior em Licenciatura plena em educação do campo 20 pontos 20 pontos 2,0 Formação de nível superior em áreas afins. 10 pontos 10 pontos 1,0 Produção acadêmica 1,0 (artigos, resumos, Até 10 apresentação de trabalhos, pontos Até 10 pontos etc) NOTA MÁXIMA 100 pontos 10,0

10 ANEXO C PONTOS REFERENTES À PROVA ESCRITA 1. Concepções e conceitos em Educação do Campo: Educação Rural x Educação do Campo; 2. Movimentos Sociais do Campo: história e luta pela educação do Campo; 3. Políticas Públicas de Educação para o Campo; 4. As contribuições da pesquisa para a Educação do Campo; 5. Fundamento e princípios da Educação do Campo: trabalho como princípio educativo; 6. Organização do trabalho pedagógico em escolas do campo; 7. Gestão pedagógica da educação escolar no campo; 8. A Pedagogia da alternância e a organização do trabalho pedagógico em escolas do campo; 9. A soberania alimentar no contexto da luta pela terra; 10. A questão ambiental como possibilidade de valorização da cultura camponesa.

11 ANEXO D FICHA DE INSCRIÇÃO Siga as instruções: 1) Preencha a ficha de inscrição e salve a Ficha; 2) Imprima a ficha e leve junto com a sua documentação nos locais de inscrição conforme Edital; 3) Para realização da prova escrita apresente o comprovante de inscrição e o documento original de identidade. ANEXO D- FICHA DE INSCRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. E D I T AL PPPG Nº 32/2011. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (Aprovado pela Resolução CONSEPE nº 827 de 14 de abril de 2011) A Pró-Reitoria de Pesquisa

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM FILOSOFIA DAS - CIÊNCIAS HUMANAS Aprovado pela Resolução CONSEPE nº Nº 1450, DE 24 DE JUNHO DE 2016.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM FILOSOFIA DAS - CIÊNCIAS HUMANAS Aprovado pela Resolução CONSEPE nº Nº 1450, DE 24 DE JUNHO DE 2016. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM FILOSOFIA DAS - CIÊNCIAS HUMANAS Aprovado pela Resolução CONSEPE nº Nº 1450, DE 24 DE JUNHO DE 2016. EDITAL PPPGI Nº 03/2018. Retificado em 08/02/2018 A Pró-Reitoria

Leia mais

MATRÍCULAS HORÁRIO. CURSOS MÉDIO INTEGRADO 09 a 10/01/ :00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

MATRÍCULAS HORÁRIO. CURSOS MÉDIO INTEGRADO 09 a 10/01/ :00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º SEM. 2017 CAMPUS SERRA TALHADA LOCAL DE MATRÍCULA: SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO MATRÍCULAS HORÁRIO CURSOS MÉDIO INTEGRADO 09

Leia mais

1 - RETIFICAÇÃO QUANTO A LEGENDA DAS VAGAS OFERECIDAS ANEXO I

1 - RETIFICAÇÃO QUANTO A LEGENDA DAS VAGAS OFERECIDAS ANEXO I PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EAD PARA O INGRESSO EM 2016.2 Edital nº. 45, de 07 Novembro de 2016. 1 - RETIFICAÇÃO

Leia mais

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS

ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS ANEXO I DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA MATRÍCULA TODOS OS CANDIDATOS O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula, original e fotocópia: a) Uma foto recente 3x4. b) CPF próprio (original

Leia mais

Retificação N 01/2017 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DE TURMAS INGRESSANTES - SiSU

Retificação N 01/2017 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DE TURMAS INGRESSANTES - SiSU Retificação N 01/2017 CALENDÁRIO DE MATRÍCULA DE TURMAS INGRESSANTES - SiSU 1º e 2 SEMESTRE DE 2017 CAMPUS PETROLINA LOCAL DE MATRÍCULA: SECRETARIA DE CONTROLE ACADÊMICO MATRÍCULAS SITUAÇÃO DATA HORÁRIO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017/1, CAMPUS RIO VERDE ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS

PROCESSO SELETIVO 2017/1, CAMPUS RIO VERDE ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PROCESSO SELETIVO 2017/1, CAMPUS RIO VERDE ANEXO I REQUERIMENTO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS O candidato deverá enviar exclusivamente via SEDEX, o original deste requerimento devidamente preenchido, juntamente

Leia mais

SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E EXTENSÃO RURAL

SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E EXTENSÃO RURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA FACULDADE DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO CAMPO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E EXTENSÃO RURAL EDITAL Nº 01/2017 SELEÇÃO

Leia mais

DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO

DO ESTADO DE PERNAMBUCO ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO 1. DADOS PESSOAIS ANEXO II FICHA DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO Nº DO DOC. DE IDENTIDADE ÓRGÃO EXP. UF SEXO F M Nº DO CPF/CIC DO CANDIDATO - ENDEREÇO (RUA, AVENIDA, PRAÇA) NÚMERO APTO BAIRRO CIDADE UF

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 016/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 5

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 5 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - 2018 NOTA OFICIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO EDITAL NURUNI/PPGSA/UFMA Nº01/2015 O Núcleo de Extensão e Pesquisa com Populações e Comunidades Rurais, Negras Quilombolas e Indígenas (NURUNI) do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente (PPGSA)

Leia mais

Acesso de Pessoas com Deficiência ao Ensino Superior

Acesso de Pessoas com Deficiência ao Ensino Superior Acesso de Pessoas com Deficiência ao Ensino Superior Lei 13146 Estatuto da Pessoa com Deficiência (PcD) Estabelece a prioridade, o atendimento e os direitos. Os artigos 27 e 28 garantem o direito à educação.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 79, DE 15 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre a reserva de vagas em concursos públicos para provimento de cargos na carreira de Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. O PROCURADOR-GERAL DO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROEAD

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROEAD UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PRPGP PRÓ-REITORIA DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROEAD A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), torna públicas

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EDITAL PPPG Nº 27 /2015.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO EDITAL PPPG Nº 27 /2015. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Aprovado pela Resolução CONSEPE nº 1276, de 05 de maio/2015 EDITAL PPPG Nº 27 /2015. A (PPPG), o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Núcleo

Leia mais

2. Vagas disponíveis: 2.1. Foram disponibilizadas vagas nas seguintes disciplinas eletivas (2/2013), conforme quadro abaixo:

2. Vagas disponíveis: 2.1. Foram disponibilizadas vagas nas seguintes disciplinas eletivas (2/2013), conforme quadro abaixo: EDITAL 12/2013 PROCESSO SELETIVO PARA SELECAO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE POS-GRADUACAO INTERDISCIPLINAR EM DESENVOLVIMENTO COMUNITARIO PPGDC - NIVEL MESTRADO SEMESTRE 2/2013 A Comissão de Seleção

Leia mais

CARTILHA TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAPEVI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

CARTILHA TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAPEVI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO 4ª Promotoria de Justiça de Itapevi CARTILHA TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAPEVI PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA Rua Bélgica, 405 - Jardim Santa Rita - CEP. 06690-280 Telefone:

Leia mais

EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR

EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO DE VAGAS NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENÇÃO DOMICILIAR EDITAL N 002/2017/SPB/UFSC PROCESSO SELETIVO DE COMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Edital n 12, de 15 de setembro de 2017.

Edital n 12, de 15 de setembro de 2017. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU Edital n 12, de 15 de setembro de 2017. PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO,

Leia mais

EDITAL MATRÍCULA VESTIBULAR ACAFE VERÃO N 021/2011 PROEN

EDITAL MATRÍCULA VESTIBULAR ACAFE VERÃO N 021/2011 PROEN EDITAL MATRÍCULA VESTIBULAR ACAFE VERÃO N 021/2011 PROEN O PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE da UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, no uso de suas atribuições regimentais,

Leia mais

EDITAL Nº 50/2011 PROEN. Regulamento de Ingresso no Curso de Graduação à Distância da UAB/UFMA

EDITAL Nº 50/2011 PROEN. Regulamento de Ingresso no Curso de Graduação à Distância da UAB/UFMA EDITAL Nº 50/2011 PROEN Regulamento de Ingresso no Curso de Graduação à Distância da UAB/UFMA O PRÓ-REITOR DE ENSINO da Universidade Federal do Maranhão em exercício e o Núcleo de Educação à Distância,

Leia mais

Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017

Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CENTRO DE EDUCAÇÃO CEDU Edital PROEX n 12, de 11 dezembro de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO

Leia mais

Processo de Seleção de Alunos para provimento das vagas existentes no curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância

Processo de Seleção de Alunos para provimento das vagas existentes no curso de Especialização em Mídias na Educação, na modalidade a distância MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU, modificado pela Res. 022/11 e 061/11 CONSU Processo de Seleção de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL PPPG Nº 12/2015

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL PPPG Nº 12/2015 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº. 1192/2014) EDITAL PPPG Nº 12/2015 A PRÓ-REITORIA DEPESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL 07/2017 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2018 DO PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMNINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS O Coordenador do Programa Mestrado em Administração e Ciências Contábeis, no uso

Leia mais

SEGUNDO REMANEJAMENTO CAMPUS SALGUEIRO MODALIDADES: MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE

SEGUNDO REMANEJAMENTO CAMPUS SALGUEIRO MODALIDADES: MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE SEGUNDO REMANEJAMENTO CAMPUS SALGUEIRO MODALIDADES: MÉDIO INTEGRADO E SUBSEQUENTE O DIRETOR GERAL DO CAMPUS SALGUEIRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, divulga

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica EDITAL Nº /2017 A Universidade

Leia mais

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

NAGEH Pessoas 15/03/2017

NAGEH Pessoas 15/03/2017 NAGEH Pessoas 15/03/2017 O sucesso deste grupo (NAGEH Pessoas) dependerá da maneira de como empregamos o nosso... Talento: habilidades inatas das pessoas, ou capacidade natural para realizar determinadas

Leia mais

DECRETO Nº de 14 de abril de 2016.

DECRETO Nº de 14 de abril de 2016. DECRETO Nº 33369 de 14 de abril de 2016. Regulamenta a Lei Municipal nº 7.455, de 7 de Janeiro de 2016, que dispõe sobre a instituição do BILHETE ÚNICO ESPECIAL, que concede isenção no pagamento da tarifa

Leia mais

E D I T A L 002/ EAD/ UFSC CSE-CCN / 2009

E D I T A L 002/ EAD/ UFSC CSE-CCN / 2009 E D I T A L 002/ EAD/ UFSC CSE-CCN / 2009 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais

EDITAL PPPGI Nº 21/2017, retificado em 18/07/2017

EDITAL PPPGI Nº 21/2017, retificado em 18/07/2017 CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO EM SAÚDE DO PNAP, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (Aprovados pelas Resoluções nº 1586/2017; 1585/2017 e 1584/2017) EDITAL

Leia mais

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999

DECRETO N , DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 DECRETO N. 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999 Regulamenta a Lei n.º 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas

Leia mais

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015

Inscrição ao processo seletivo 23/11/2015 a 07/12/2015 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas 09/12/2015 CÂMPUS IPORÁ EDITAL LATO SENSU Nº 001/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU LETRAMENTO, PRODUÇÃO DE SENTIDOS E ESCRITA Nº 01/2015 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL. XXIX C u r s o d e E s p e c i a l i z a ç ã o l a t o s e n s u ( h ) e m E d u c a ç ã o F í s i c a E s c o l a r

EDITAL. XXIX C u r s o d e E s p e c i a l i z a ç ã o l a t o s e n s u ( h ) e m E d u c a ç ã o F í s i c a E s c o l a r Universidade Federal Fluminense Instituto de Educação Física Departamento de Educação Física e Desportos Programa de Pós-Graduação EDITAL XXIX C u r s o d e E s p e c i a l i z a ç ã o l a t o s e n s

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA EDITAL A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da (FE), em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Nº DE INSCRIÇÃO Município de concorrência 1. Nome do Candidato 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF 5. Nascimento 6. Sexo 7. CPF 1. Masculino 2. Feminino

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 4

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NOTA OFICIAL Nº 4 UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO - 2018 NOTA OFICIAL

Leia mais

Nº 0001/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º

Nº 0001/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º UNIMES Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância EDITAL Nº 0001/2016 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º Semestre de 2016 Modalidade: Educação a Distância A Profª. Drª RENATA

Leia mais

EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS

EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO PPPG Nº 66/2014

CHAMADA DE SELEÇÃO PPPG Nº 66/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (Aprovado pela Resolução Nº 866 CONSEPE 14 de outubro de 2011) CHAMADA DE SELEÇÃO PPPG Nº 66/2014 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Publicado em DOE de 05/12/2017

Publicado em DOE de 05/12/2017 Publicado em DOE de 05/12/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 DE 27-4-1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19.12.86 Recredenciada

Leia mais

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/

1.7 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico https://unbeducacaopobreza.wordpress.com/ EDITAL EPDS/UNB N. 01/2017, DE 13 DE OUTUBRO DE 2017 PARA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL. O Coordenador

Leia mais

Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde. 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini

Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde. 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini Cuidado Integral à Saúde de todos os Trabalhadores: desafio do profissional de saúde 23/03/2013 Dra. Marcia Bandini 1 Questões Centrais Quem é e o que faz o(a) médico(a) do trabalho? Embasamento teórico

Leia mais

EDITAL nº 17 de 05 de fevereiro de 2018.

EDITAL nº 17 de 05 de fevereiro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRO REITORIA DE PESQUISA PÓS- GRADUAÇÃO E INOVACAO EDITAL nº 17 de

Leia mais

EDITAL Nº 18/2016 IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA

EDITAL Nº 18/2016 IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA EDITAL Nº 18/2016 IFPR CAMPUS AVANÇADO ASTORGA A Diretora do Campus Avançado Astorga, Jackeline Tiemy Guinoza Siraichi, nomeada por força da Portaria IFPR nº 1183, 07 de agosto de 2014, no exercício de

Leia mais

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - São Luís/MA -

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - São Luís/MA - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - São Luís/MA - CHAMADA PÚBLICA PARA PROFESSORES FORMADORES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) - EDITAL Nº 001/01, DE 03 DE JANEIRO

Leia mais

EDITAL Nº 035/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

EDITAL Nº 035/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL Nº 035/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS - CAMPUS OURO PRETO, nomeada

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: processo ensinoaprendizagem

Leia mais

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 15/2017

EDITAL DE EXTENSÃO Nº 15/2017 EDITAL DE EXTENSÃO Nº 15/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC Campus Resende Inglês Aplicado a Serviços Turísticos O Reitor e o Pró-Reitor de Extensão do Instituto

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica EDITAL Nº /2017 A Universidade

Leia mais

EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA

EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS-FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - PPGF UERN Campus Universitário Central Rua Prof. Antonio Campus, s/n Br

Leia mais

Nº 0001/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º

Nº 0001/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º UNIMES Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância EDITAL Nº 0001/2014 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º Semestre de 2014 Modalidade: Educação a Distância A Prof. Dr. DANIEL

Leia mais

GRATUIDADE - RIOCARD

GRATUIDADE - RIOCARD GRATUIDADE - RIOCARD Coordenação de Reabilitação da Pessoa com Deficiência - CR S/SUBPAV/SAP/CR Cida Vidon Lilian Canedo Beatriz Werneck Andrea Marcolino CONHECER O DECRETO 41.575 DE 18/4/16 RIOCARD CADASTRADO

Leia mais

13/10/2017 Publicação do edital 13/10 a 17/12/2017 Período de inscrições. Divulgação do resultado final. Período para interposição de recursos

13/10/2017 Publicação do edital 13/10 a 17/12/2017 Período de inscrições. Divulgação do resultado final. Período para interposição de recursos PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE SEMIPRESENCIAL PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES O Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº018/2014 DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CAPACITASUAS UFAL EDITAL N 02/2018, DE 31 DE JANEIRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CAPACITASUAS UFAL EDITAL N 02/2018, DE 31 DE JANEIRO DE 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS UFAL PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO PROEX CAPACITASUAS UFAL EDITAL N 02/2018, DE 31 DE JANEIRO DE 2018 SELEÇÃO DE FACILITADORES PARA O CAPACITASUAS NO ESTADO DE ALAGOAS A Pró-Reitoria

Leia mais

Edital para Seleção de Cursistas

Edital para Seleção de Cursistas EDITAL n 055 / 2014 Edital para Seleção de Cursistas CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MODALIDADE ENSINO À DISTÂNCIA. A Universidade

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

2.2. Não havendo inscrições em número igual ou superior às vagas descritas nos itens TVRP e TVI as vagas remanescentes serão acrescidas à oferta TVAC.

2.2. Não havendo inscrições em número igual ou superior às vagas descritas nos itens TVRP e TVI as vagas remanescentes serão acrescidas à oferta TVAC. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MURICI COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA

EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA EDITAL DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, NO CÂMPUS CURITIBA Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) 1. SITE OFICIAL DO PROGRAMA:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL- REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 014/2014/REITORIA/NEAD PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

EDITAL Nº 024/2017 de 15 de agosto de 2017

EDITAL Nº 024/2017 de 15 de agosto de 2017 EDITAL Nº 024/2017 de 15 de agosto de 2017 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA ACESSO AO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS APÓS CONCLUSÃO DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS A DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO TÉCNICO EM EVENTOS INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - CAMPUS JOÃO PESSOA 2016 Programa Nacional de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação

Leia mais

EDITAL Nº 02/ D A

EDITAL Nº 02/ D A EDITAL Nº 02/2018.1-D A Dispõe sobre o Processo Seletivo, para ingresso na carreira docente do Curso Direito do Instituto Florence de Ensino Superior. A Diretora Acadêmica do Instituto Florence Ensino

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 07/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002 NEAD/CEPEAD/UEMG/2013

EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002 NEAD/CEPEAD/UEMG/2013 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 002 NEAD/CEPEAD/UEMG/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - PNAP

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF

ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 1. Nome do Candidato 2. Número doc. de Identidade 3. Órgão Expedidor 4. UF 5. Nascimento 6. Sexo 7. CPF 1.Masculino 2.Feminino 8. Endereço Permanente (rua/avenida, nº)

Leia mais

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Edital nº 027/2017 Coordenadoria Geral de Extensão

PROCESSO SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE INSTRUTORES DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Edital nº 027/2017 Coordenadoria Geral de Extensão INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS Rodovia Machado Paraguaçu Km 03, Bairro Santo Antônio - Machado-MG-37.750-000 Fone: (35) 32959700 e-mail: extensao.machado@ifsuldeminas.edu.br PROCESSO SIMPLIFICADO

Leia mais

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós-

O curso de especialização em Gestão Escolar tem por objetivo formar, em nível de pós- EDITAL CEAD/UFOP N 35/2014 Dispõe sobre o procedimento de seleção de candidatos para o Curso de Especialização em Gestão Escolar (Pós-Graduação lato sensu), oferecido pelo Centro de Educação Aberta e a

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MURICI COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MURICI COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS MURICI COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM

Leia mais

Parágrafo único - Sem prejuízo do cumprimento integral das atividades práticas, eventuais faltas deverão ser devidamente justificadas.

Parágrafo único - Sem prejuízo do cumprimento integral das atividades práticas, eventuais faltas deverão ser devidamente justificadas. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA PRÁTICA PROFISSIONALIZANTE EM MEDICINA VETERINÁRIA - ANESTESIOLOGIA EDITAL FZEA nº 44/2017

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95)

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM

Leia mais

EDITAL 06/2016 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO

EDITAL 06/2016 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO EDITAL 06/2016 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2017 DO PROGRAMA DE DOUTORADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO O Coordenador do Programa de Doutorado e Mestrado em Ciências Contábeis e Administração,

Leia mais

Nº 02/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º

Nº 02/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º UNIMES Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância EDITAL Nº 02/2016 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º Semestre de 2017 Modalidade: Educação a Distância A Magnífica Reitora da

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (Aprovado pela Resolução Nº 993 CONSEPE, de 11/03/2012).

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (Aprovado pela Resolução Nº 993 CONSEPE, de 11/03/2012). UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA PESSOA IDOSA

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA- TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA- TURMA 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO E SAUDE COLETIVA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL PALMITOS - SEPAL

SOCIEDADE EDUCACIONAL PALMITOS - SEPAL SOCIEDADE EDUCACIONAL PALMITOS - SEPAL FACULDADE REGIONAL PALMITOS FAP FACULDADE SANTA RITA DE PALMITOS Instituição vinculada ao Sistema Federal de Educação. Credenciada pela Portaria Ministerial nº 222,

Leia mais

EDITAL - PROCESSO SELETIVO

EDITAL - PROCESSO SELETIVO PósARTCULT EDITAL - PROCESSO SELETIVO - 2016 APRESENTAÇÃO O Centro Multidisciplinar de Santa Maria da Vitória da Universidade Federal do Oeste da Bahia torna pública, por meio deste Edital, a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS. EDITAL N. 003/2016 UEG/Câmpus Inhumas, 15 de dezembro de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS. EDITAL N. 003/2016 UEG/Câmpus Inhumas, 15 de dezembro de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS INHUMAS EDITAL N. 00/016 UEG/Câmpus Inhumas, 15 de dezembro de 016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-3772 EDITAL N

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2017/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>.

1. DO CURSO. 1.6 O cronograma do curso será disponibilizado no endereço eletrônico <http://educacaopobrezaedesigualdadesocial.nute.ufsc.br>. EDITAL N. o 13/2014 /EED/CED/UFSC, DE 02 DE SETEMBRO DE 2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL, MODALIDADE A DISTÂNCIA O Coordenador

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica EDITAL Nº /2017 A Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - ESPANHOL EDITAL Nº 05/2018 A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública, a abertura das inscrições e as normas que regerão o

Leia mais

ESAB ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL

ESAB ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL ESCOLA SUPERIOR ABERTA DO BRASIL E D I T A L 05/2013 PROCESSO SELETIVO 2014 / FEVEREIRO A Escola Superior Aberta do Brasil, credenciada pela Portaria MEC nº 717 de 8 de agosto de 2013, sediada à Avenida

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL INTERMEDIÁRIO REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 003/2017 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

EDITAL PRPG 021/2016 CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS

EDITAL PRPG 021/2016 CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS Ministério da Educação Universidade Federal de Campina Grande Pró-Reitoria de Pós-Graduação EDITAL PRPG 021/2016 CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS O Coordenador

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017

CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 Tecnologias Emergentes - 1 CURSO DE EXTENSÃO TECNOLOGIAS EMERGENTES A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM Edital Nº 01/2017 A coordenadora do Projeto de Extensão TECNOLOGIAS EMERGENTES A SEVIÇO DA APRENDIZAGEM, aprovado

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais