FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ REGIMENTO. Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ REGIMENTO. Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)"

Transcrição

1 FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ REGIMENTO 2014

2 1 FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ TÍTULO I DA INSTITUIÇÃO E SEUS FINS CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º - Este Regimento define a missão e a estrutura, normatiza e disciplina as atividades da Faculdade de Medicina de Jundiaí nos planos didático, pedagógico, científico, administrativo e disciplinar. Artigo 2º - A Faculdade de Medicina de Jundiaí é um estabelecimento autárquico municipal isolado de ensino superior, com personalidade jurídica de direito público, com sede e foro no município de Jundiaí, Estado de São Paulo, criada nos termos da Lei Municipal número 1506, de 12 de março de 1968, e do Decreto Estadual número de 06 de dezembro de 1968 e reconhecida pelo Decreto Federal número , de 04 de janeiro de Parágrafo Único - A Faculdade de Medicina de Jundiaí doravante denominar-se-á neste Regimento por FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ ou simplesmente Faculdade. CAPÍTULO II DA MISSÃO E DOS FINS Artigo 3º - A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ tem por missão produzir e difundir o conhecimento na área da saúde, promover a formação integral do estudante e prestar assistência humanizada nos serviços de saúde vinculados às atividades de ensino e pesquisa. Artigo 4º - A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, para realizar sua missão, tem por fins: I. Promover, por meio dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, o ensino na área da saúde, com abertura às concepções pedagógicas mais modernas e condizentes com a realidade social e o desenvolvimento tecnológico; II. Formar profissionais de saúde comprometidos com a construção de um mundo melhor, capazes de atuar nas diferentes atividades científicas, tecnológicas, políticas e sociais de forma ética e competente; III. Prover-se de mecanismos que garantam o padrão de qualidade do ensino; IV. Desenvolver pesquisa nos diferentes níveis, buscando a excelência nas áreas de atuação; V. Prestar atendimento à saúde em serviços próprios ou conveniados; VI. Buscar intercâmbio e interações com instituições que promovam a educação, a ciência, a cultura e a arte, a fim de assegurar a sua missão pedagógica e social; VII. Estimular a formação continuada e criar condições para sua concretização. TÍTULO II DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Artigo 5º - A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ estrutura-se em órgãos executivos, colegiados e de apoio, hierarquicamente distribuídos conforme o organograma do ANEXO I. CAPITULO I DA ADMINISTRAÇÃO GERAL Artigo 6º - São órgãos administrativos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ: I. Órgãos Executivos: a) Diretoria; b) Vice-Diretoria; c) Coordenações de Curso; d) Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa; e) Secretaria Executiva; f) Departamento Administrativo.

3 2 II. Órgãos Colegiados: a) Congregação; b) Conselho Técnico-Administrativo (CTA); c) Departamentos. III. Órgãos de Apoio Técnico: a) Comissões de Apoio Técnico à Graduação; b) Comissões de Apoio Técnico à Pós-Graduação; c) Comissões de Apoio Técnico à Pesquisa; d) Comissão Permanente de Avaliação Institucional; e) Comissão de Apoio ao Estudante; f) Comissão de Ética; g) Comissão de Finanças e Recursos Humanos; h) Comissão de Bolsas e Prêmios; i) Assessorias; j) Biblioteca. IV. Órgãos de Ensino e Assistência à Saúde: a) Hospital Universitário; b) Ambulatórios. Seção I DA DIRETORIA Artigo 7º - A Diretoria é órgão executivo que superintende, coordena e fiscaliza todas as atividades da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. É representada pelo Diretor ou seu substituto legal (Vice- Diretor), de acordo com a Lei Municipal número 1.506, de 12/03/68 e suas alterações. Parágrafo Único - O Diretor, no impedimento do exercício de suas funções e nas ausências em reuniões, é substituído pelo Vice-Diretor, na forma regimental. Artigo 8º - O Diretor e o Vice-Diretor da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ são nomeados pelo Prefeito Municipal de Jundiaí, a partir da indicação de uma lista tríplice (Diretor e respectivo Vice-Diretor), encaminhada pela Congregação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. 1º - O mandato de Diretor e Vice-Diretor é de 04 (quatro) anos, podendo ser renovável por mais um mandato. 2º - Os docentes indicados pela Congregação para compor a lista tríplice deverão estar dispostos em Chapas com os nomes dos candidatos à Diretoria e seus respectivos Vice-Diretores. 3º - A escolha dos componentes das chapas de Diretores e respectivos Vice-Diretores, após consulta à comunidade acadêmica, dá-se por maioria simples de votos e é realizada em escrutínio secreto na reunião da Congregação, convocada 90 (noventa) dias antes do término do mandato da Diretoria. 4º - A consulta à comunidade acadêmica deve ter regulamento próprio e ser realizada por Comissão específica para este fim, indicada pela Diretoria e aprovada pela Congregação, no período de 30 (trinta) dias, conforme referido no 5º. 5º - A inscrição das chapas dos candidatos aos cargos de Diretor e Vice-Diretor obedece a legislação vigente e deve ser feita junto à Secretaria Executiva, no prazo máximo de 30 (trinta) dias anteriores à data da reunião da Congregação em que ocorrerá a eleição. 6º - No caso de vacância do cargo de direção, assume o Vice-Diretor, que, no prazo de 60 (sessenta) ias, deverá realizar eleição para um novo mandato, respeitadas as disposições dos parágrafos anteriores. 7º - No caso de vacância simultânea dos cargos de Diretor e Vice-Diretor, o Decano da Congregação assume interinamente o cargo de Diretor, convocando nova eleição, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, respeitadas as disposições dos parágrafos anteriores.

4 3 Artigo 9º - São atribuições do Diretor: I. Dirigir a FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; II. Representar a FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, interna e externamente, ativa e passivamente, em juízo e fora dele, no âmbito de suas atribuições; III. Promover, em conjunto com o Vice-Diretor e Coordenadores, a integração no planejamento e a harmonização na execução das atividades da Instituição; IV. Zelar pela fiel observância da legislação da Instituição; V. Participar das reuniões dos Departamentos, com direito a voz; VI. Conferir grau aos diplomados da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; VII. Assinar diplomas ou certificados dos Cursos de Graduação ou de Pós-Graduação; VIII. Exercer o poder disciplinar emanado deste Regimento; IX. Administrar as finanças e o desempenho orçamentário, apresentando relatórios anuais à Congregação; X. Convocar e presidir as reuniões da Congregação e do Conselho Técnico-Administrativo, com direito ao voto comum, além do voto de desempate; XI. Indicar os Coordenadores de Curso e o Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa; XII. Expedir atos de provimento e vacância pessoal, admitir, contratar, dar posse, licenciar, remover e dispensar recursos humanos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ na forma da lei; XIII. Decidir sobre contratação e dispensa de docentes, em caso de urgência, ad referendum da Congregação; XIV. Baixar resoluções referentes a deliberações da Congregação e do Conselho Técnico- Administrativo e outros atos normativos; XV. Firmar convênios; XVI. Constituir comissões; XVII. Resolver os casos omissos ou de urgência, que devem ser referendados pelo órgão competente no prazo de 90 (noventa) dias; XVIII. Propor alteração ou reforma deste Regimento; XIX. Autorizar pronunciamento público que envolva responsabilidade da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; XX. Exercer outras atribuições previstas no Regimento ou na legislação vigente. Seção II DA VICE-DIRETORIA Artigo 10 - A Vice-Diretoria é um órgão subordinado diretamente à Diretoria e é representada pelo Vice- Diretor, conforme estipulado no Artigo 7º deste Regimento. Artigo 11 - São atribuições do Vice-Diretor: I. Assumir as funções de Diretor nas situações descritas no Parágrafo Único do Artigo 7 o deste Regimento; II. Presidir a Comissão de Bolsas e Prêmios da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; III. Presidir Comissões de Sindicância; IV. Participar dos Órgãos Colegiados (Congregação e CTA), sem direito a voto. Seção III DAS COORDENAÇÕES DE CURSO DE GRADUAÇÃO Artigo 12 - A Coordenação de Curso de Graduação é o órgão responsável pela administração de um Curso de Graduação e pelo desenvolvimento do respectivo Projeto Pedagógico. Artigo 13 - As Coordenações de Cursos de Graduação são exercidas por seus respectivos Coordenadores de Curso, indicados pró tempore pelo Diretor. Artigo 14 - O cargo de Coordenador de Curso deve ser preenchido por membro do Corpo Docente da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, que, de preferência, que tenha titulação de doutor.

5 4 Artigo 15 - São atribuições do Coordenador de Curso: I. Coordenar as atividades administrativas e de ensino do seu respectivo Curso; II. Coordenar as ações relativas à elaboração, implementação e desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso; III. Propor o calendário anual das atividades acadêmicas do Curso; IV. Elaborar a grade horária dos semestres letivos e atividades do Curso; V. Planejar as atividades complementares do Curso; VI. Zelar pela qualidade e eficiência do ensino; VII. Promover a revisão e a atualização das ementas das disciplinas; VIII. Supervisionar o cumprimento do processo de avaliação de cada disciplina; IX. Cumprir e fazer cumprir as disposições referentes à avaliação da aprendizagem dos alunos, no âmbito de sua competência; X. Realizar análise de desempenho pedagógico dos professores do Curso; XI. Analisar e despachar requerimentos dentro dos prazos fixados; XII. Cumprir e fazer cumprir todos os prazos e determinações estabelecidos pelos Órgãos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; XIII. Despachar requerimentos de revisão de notas e freqüências; XIV. Aprovar as análises curriculares das solicitações de transferência e elaborar o Plano de Adaptação Curricular do Aluno Transferente, quando necessário; XV. Elaborar e aprovar os Planos de Estudo dos alunos com dependência curricular; XVI. Exercer o poder disciplinar no âmbito de sua competência; XVII. Elaborar e apresentar à Diretoria proposta para aquisição de material bibliográfico e de apoio didático-pedagógico; XVIII. Elaborar e encaminhar à Diretoria relatório anual de produção das atividades do Curso; XIX. Elaborar e encaminhar à Diretoria proposta de investimento e infra-estrutura para viabilização do Curso; XX. Exercer outras atribuições previstas neste Regimento ou na legislação vigente. Seção IV DA COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Artigo 16 - A Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa é o órgão executivo que superintende, coordena, incentiva e fiscaliza as atividades de Ensino de Pós-Graduação e de Pesquisa no âmbito da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. Artigo 17 - A Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa é exercida pelo Coordenador de Pós- Graduação e Pesquisa, indicado pró tempore pelo Diretor. Artigo 18 - O cargo de Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa deve ser preenchido por membro do Corpo Docente da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ com titulação mínima de doutor. Artigo 19 - Na vigência de Termo de Parceria com outra instituição de ensino para desenvolvimento de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu a indicação de sua coordenação deve ser homologada pela FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. Artigo 20 - São atribuições do Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa: I. Viabilizar a implementação e o desenvolvimento de Cursos de Pós-Graduação na Instituição; II. Promover a integração no planejamento e a harmonização na execução das atividades de pesquisa e de iniciação científica; III. Propor Cursos de Pós-Graduação e parcerias com outras Instituições de Ensino para a sua viabilização; IV. Zelar pela fiel observância da legislação específica dos órgãos reguladores das atividades de pesquisa e fomento; V. Supervisionar e orientar as atividades de pesquisa na Instituição; VI. Despachar requerimentos de sua competência; VII. Cumprir e fazer cumprir os prazos e determinações estabelecidas pelos Órgãos competentes de financiamento à pesquisa e iniciação científica; VIII. Constituir Comissões de Apoio Técnico à atividade de pesquisa;

6 5 IX. Assinar certificados e diplomas de Cursos de extensão ou atividades de sua competência; X. Encaminhar aos Órgãos competentes a solicitação de alterações da carga horária dos professores da Pós-Graduação; XI. Viabilizar projetos de melhoria da qualidade dos Cursos da Pós-Graduação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; XII. Colaborar com todos os Órgãos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ na esfera de sua competência; XIII. Exercer o poder disciplinar, no âmbito de sua competência; XIV. Exercer outras atribuições previstas neste Regimento ou na legislação vigente. Seção V DA SECRETARIA EXECUTIVA Artigo 21 - A Secretaria Executiva é o órgão responsável pelo acompanhamento da legislação educacional, pela centralização dos registros, arquivos e expedição dos documentos administrativos e de controle acadêmico. Artigo 22 - A Secretaria Executiva é administrada pelo Secretário Executivo, funcionário aprovado em concurso público específico para o cargo, de acordo com legislação vigente. Artigo 23 - São atribuições do Secretário Executivo: I. Dar suporte à Direção, Congregação, CTA, Coordenações, Assessorias, Comissões, Corpo Docente e Funcionários, no tocante aos dispositivos legais relativos à organização didática e administrativa, bem como ao cumprimento das normas e diretrizes emanadas das autoridades educacionais; II. Organizar as atividades, calendários, correspondências e obrigações sociais específicas da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; III. Convocar, secretariar e redigir as atas das reuniões da Congregação, do CTA, de outros Colegiados e Comissões, bem como da Direção; IV. Representar, sempre que necessário, o Diretor nas solenidades, recepções e visitas protocolares; V. Divulgar, no âmbito da Instituição, as decisões da Diretoria, Congregação, CTA, Coordenações e Comissões; VI. Expedir e assinar, com o Diretor, diplomas, certificados, atestados, livros de registro dos atos escolares, cheques ou outros documentos administrativos; VII. Colaborar na definição de equivalência de estudos, em caso de transferência; VIII. Auxiliar na elaboração e assessorar na interpretação de regimentos e regulamentos definidos pela FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; IX. Exercer outras atribuições previstas neste Regimento ou na legislação vigente. Seção VI DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO Artigo 24 - O Departamento Administrativo é o órgão responsável pelas funções de suporte administrativo da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, provendo recursos humanos e materiais necessários ao suprimento e a manutenção de seu funcionamento, visando o bom desenvolvimento das suas atividades fins. Artigo 25 - O Departamento Administrativo é administrado pelo Chefe do Departamento Administrativo, funcionário aprovado em concurso público específico para o cargo, de acordo com a legislação vigente. Artigo 26 - São atribuições do Chefe do Departamento Administrativo: I. Administrar as atividades da Seção de Pessoal, da Seção de Contabilidade e Finanças, da Seção Acadêmica, do Almoxarifado, do Patrimônio, de Licitações e Compras, da Informática Administrativa, da Informática Acadêmica, dos Serviços Gerais, bem como outros, criados pela FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; II. Prover recursos humanos e materiais aos demais Órgãos da estrutura funcional da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ;

7 6 III. Contribuir para o desenvolvimento das atividades da Diretoria, através do assessoramento nos assuntos relacionados à área administrativa; IV. Assegurar a manutenção da imagem positiva da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; V. Assegurar o cumprimento da legislação pertinente; VI. Assessorar a área jurídica na preparação de processos e prestação de informações em ações junto aos Tribunais ou outros Órgãos de fiscalização da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; VII. Assegurar a organização, arquivamento e manutenção dos documentos relativos à FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; VIII. Administrar todo o patrimônio da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; IX. Participar da elaboração do orçamento financeiro da Faculdade, acompanhando seu desenvolvimento; X. Fiscalizar e manter estreito controle sobre as despesas administrativas; XI. Formular e acompanhar planos relativos à segurança, à administração de pessoal, ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de pessoal; XII. Preparar e recomendar para aprovação normas e procedimentos relacionados à sua área de atuação; XIII. Exercer outras atribuições previstas neste Regimento ou na legislação vigente. Artigo 27 - São órgãos subordinados ao Departamento Administrativo: I. A Seção de Pessoal; II. A Seção de Contabilidade e Finanças; III. A Seção Acadêmica; IV. Almoxarifado; V. Patrimônio; VI. Licitações e Compras; VII. Informática Administrativa; VIII. Informática Acadêmica; IX. Serviços Gerais. Artigo 28 - As Seções subordinadas ao Departamento Administrativo têm regulamento próprio, sugerido pelo Chefe do Departamento Administrativo e aprovado pela Diretoria da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. CAPÍTULO II DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS Artigo 29 - Os Órgãos Colegiados da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ têm por atribuição deliberar e normatizar as atividades administrativas e a política institucional de ensino da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. Artigo 30 - São Órgãos Colegiados da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ: I. Congregação; II. Conselho Técnico-Administrativo (CTA); III. Departamentos. Artigo 31 - Os Órgãos Colegiados funcionam e deliberam com maioria simples de seus membros, excetuando os casos indicados no Parágrafo Único deste Artigo. Parágrafo Único - As deliberações que exigem, no mínimo, 2/3 de votos favoráveis dos membros da Congregação e do Conselho Técnico-Administrativo são: I. Alteração deste Regimento; II. Alteração de Regulamentos dos Órgãos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; III. Criação, alteração, incorporação, suspensão ou extinção de Cursos de Graduação e de Pós- Graduação Stricto Sensu; IV. Alteração do número de vagas dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu; V. Recesso das atividades escolares.

8 7 Artigo 32 - É obrigatório o comparecimento dos membros à reunião dos seus respectivos Colegiados, prevalecendo sobre qualquer outra atividade acadêmica. Parágrafo Único - A ausência injustificada de qualquer membro do Colegiado a 02 (duas) reuniões consecutivas, ou a 04 (quatro) alternadas, é considerada infração disciplinar e nos cargos eletivos implica na perda do mandato. Artigo 33 - Na ausência ou impedimento do Presidente do Colegiado, a Presidência das reuniões é exercida por seu substituto regimental, e, na ausência deste, cabe a presidência ao docente presente mais antigo na Instituição ou, ocorrendo empate, ao docente mais idoso. Parágrafo Único - Não são admitidas representações ou procurações ou outras substituições de membros dos Colegiados. Artigo 34 - Quando se tratar de assunto de interesse pessoal ou de ordem ética de membro do Colegiado, a votação é secreta e dela não participa o interessado, embora tenha o direito de participar do debate prévio. Artigo 35 - De cada sessão do Colegiado lavra-se ata, que é assinada pelo Presidente, pelo Secretário e pelos presentes, após leitura e aprovação na reunião subseqüente. Artigo 36 - As deliberações da Congregação e do Conselho Técnico-Administrativo que possuam caráter normativo assumem forma de Resolução. Artigo 37 - De ato ou deliberação do CTA cabe pedido de reconsideração ou recurso à Congregação, assim como, de ato ou deliberação da Congregação, cabe pedido de reconsideração ou recurso ao Órgão Estadual competente, por estrita argüição de ilegalidade. Seção I DA CONGREGAÇÃO Artigo 38 - A Congregação é o Órgão superior da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ composto pelos seguintes representantes: I. Diretor, como seu presidente; II. Os Professores Titulares como membros natos; III. Os Coordenadores dos Cursos; IV. O Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa; V. O Secretário Executivo, como seu secretário; VI. 02 (dois) representantes docentes de cada categoria: Professor Associado, Professor Adjunto, Professor Assistente e Professor Auxiliar, escolhidos entre seus pares; VII. 01 (um) representante discente por Curso de Graduação; VIII. 01 (um) representante discente dos Cursos de Pós-Graduação; IX. 02 (dois) representantes da Sociedade Civil; X. Os Professores Eméritos, apenas com direito a voz. 1º - Os representantes docentes são eleitos pelos pares e têm mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para mais um mandato. 2º - Os representantes da Sociedade Civil são eleitos pela Congregação em pleito definido em regulamento próprio, convocado pela Diretoria com essa finalidade e têm mandato de dois anos, permitida a recondução por mais um mandato. 3º - Os representantes discentes são eleitos pelos seus pares em pleito organizado pelo Diretório Acadêmico para um mandato de um ano, podendo ser reconduzidos por mais um mandato. 4º - Os representantes docentes e discentes, eleitos pelos pares não podem representar simultaneamente a categoria nos dois Colegiados: Congregação e CTA. 5º - Nos termos da legislação vigente fica assegurado que os docentes ocuparão 70% dos assentos da Congregação, no mínimo, sem ferir o princípio da gestão democrática prevista.

9 8 Artigo 39 - Compete à Congregação: I. Formular a política geral e estabelecer as diretrizes institucionais da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; II. Estabelecer normas gerais para a organização do processo seletivo dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação; III. Zelar pelo patrimônio moral e cultural e pelos recursos materiais colocados à disposição da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; IV. Aprovar o planejamento geral da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, respeitando os parâmetros orçamentários estabelecidos pela Instituição; V. Propor, criar, desmembrar, fundir e extinguir órgãos ou cargos da Administração Geral; VI. Deliberar sobre a reforma e alteração do Regimento; VII. Deliberar sobre a criação, alteração, incorporação, suspensão ou extinção de Cursos de Graduação, Residências e Cursos de Pós-Graduação, ouvida a Unidade interessada; VIII. Aprovar os Regulamentos dos Órgãos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; IX. Apurar a responsabilidade do Diretor, do Vice-Diretor, dos Coordenadores de Curso, do Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, do Secretário Executivo e dos outros Órgãos, quando estes, por omissão ou tolerância, permitirem ou favorecerem o não cumprimento da legislação do ensino, deste Regimento, ou de outras normas complementares; X. Deliberar sobre representações ou recursos; XI. Intervir, esgotadas as vias ordinárias, nos demais Órgãos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; XII. Instituir símbolos, bandeiras e flâmulas no âmbito da Instituição; XIII. Interpretar o presente Regimento e resolver os casos omissos, ouvido o Órgão interessado; XIV. Superintender as atividades de ensino e pesquisa; XV. Deliberar sobre alteração do número de vagas dos Cursos de Graduação e de Pós- Graduação; XVI. Estabelecer diretrizes gerais sobre as atividades de pesquisa; XVII. Deliberar sobre concursos para Professores Titulares, contratação e dispensa desses professores; XVIII. Exercer o poder disciplinar em grau de recurso; XIX. Exercer as demais competências que estejam previstas neste Regimento ou que por sua natureza lhe sejam conferidas. Artigo 40 - A Congregação reúne-se, ordinariamente, 2 (duas) vezes por semestre, seguindo calendário anual, ou extraordinariamente por convocação do Diretor ou de dois terços de seus membros. 1º - Extraordinariamente a Congregação pode se reunir sempre que necessário. 2º - A reunião da Congregação é instalada com a presença de mais da metade de seus membros. 3º - A convocação dos membros da Congregação é realizada pela Secretaria Executiva através de carta contendo a pauta da reunião, com antecedência mínima de 72 horas, exceto nas convocações extraordinárias. 4º - A ausência de determinada categoria ou classe de representantes não impede o funcionamento da Congregação, nem invalida as decisões, desde que mantido o quorum regimental exigido. Seção II DO CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO Artigo 41 - O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) é o Órgão Colegiado da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, de natureza normativa, deliberativa, jurisdicional e consultiva destinado a orientar e supervisionar as atividades de ensino desenvolvidas no âmbito da Instituição, constituído pelos seguintes membros: I. O Diretor, como seu presidente; II. Os Coordenadores de Cursos; III. O Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa; IV. O Secretário Executivo, como seu secretário; V. O Gerente de Administração;

10 9 VI. Os Coordenadores dos Departamentos; VII. 01 (um) representante docente de cada categoria: Professor Titular, Professor Associado, Professor Adjunto, Professor Assistente e Professor Auxiliar; VIII. 2 (dois) representantes discentes de cada Curso de Graduação; IX. 1 (um) representante discente dos Cursos de Pós-Graduação. 1º - Os representantes docentes são eleitos pelos pares e têm mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos para mais um mandato. 2º - Os representantes discentes são eleitos pelos seus pares em pleito organizado pelo Diretório Acadêmico para o mandato de um ano, podendo ser reconduzidos por mais um mandato. 3º - Os representantes docentes e discentes, eleitos pelos pares não podem representar simultaneamente a categoria nos dois Colegiados: Congregação e CTA. Artigo 42 - São atribuições do CTA: I. Deliberar sobre currículos dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como suas alterações, em consonância com os respectivos Projetos Pedagógicos e Linhas de Pesquisa; II. Regulamentar, segundo diretrizes gerais dos Órgãos competentes, as Residências, os Trabalhos de Conclusão de Curso, as Dissertações e Teses; III. Deliberar sobre criação, incorporação, suspensão ou fechamento de modalidades de Cursos; IV. Deliberar sobre criação e alteração dos currículos dos Cursos de Graduação e de Pós- Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu; V. Deliberar a regulamentação dos Cursos de Graduação, Residências e de Pós-Graduação; VI. Aprovar o Projeto Pedagógico dos Cursos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, de acordo com as diretrizes institucionais; VII. Aprovar o calendário escolar e o horário de funcionamento dos Cursos; VIII. Aprovar normas e homologar Bancas de concurso para docentes; IX. Aprovar normas para processo seletivo dos Cursos de Graduação e processo seletivo para ingresso nos Cursos de Pós-Graduação, incluindo Residência; X. Aprovar critérios para estabelecimento de bolsas de estudos na FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; XI. Estabelecer valores correspondentes às anuidades escolares, taxas e emolumentos. Artigo 43 - O CTA reúne-se, ordinariamente, uma vez por bimestre, seguindo calendário anual, ou extraordinariamente por convocação do Diretor ou de dois terços de seus membros. 1º - Extraordinariamente o CTA pode se reunir sempre que necessário. 2º - A reunião do CTA é instalada com a presença de mais da metade de seus membros. 3º - A convocação dos membros do CTA é realizada pela Secretaria Executiva, através de carta contendo a pauta da reunião, com antecedência mínima de 72 horas, exceto nas convocações extraordinárias. 4º - A ausência de determinada categoria ou classe de representantes não impede o funcionamento do CTA, nem invalida as decisões, desde que mantido o quorum regimental exigido. Seção III DOS DEPARTAMENTOS Artigo 44 - Os Departamentos constituem a menor estrutura acadêmica da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, sendo responsáveis pela elaboração do conteúdo programático das disciplinas e pela execução do ensino das mesmas nos diferentes Cursos de Graduação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. Artigo 45 - Os Departamentos são constituídos por disciplinas que agrupam campos de conhecimento definidos e podem ser modificados em função do surgimento de novas áreas de conhecimento.

11 10 Parágrafo Único - Na institucionalização de novos Cursos de Graduação na FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, a constituição de novos Departamentos deve privilegiar as disciplinas específicas da área do conhecimento, procurando agregar as demais, sempre que possível, nos Departamentos já existentes. Artigo 46 - São Departamentos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ: I. Morfologia e Patologia Básica; II. Biologia e Fisiologia; III. Saúde Coletiva; IV. Clínica Médica; V. Cirurgia; VI. Tocoginecologia; VII. Pediatria; VIII. Enfermagem. Artigo 47 - Cada Departamento é dirigido por um Conselho Departamental (CD), constituído por todos os docentes e coordenado por um docente, eleito por seus pares para um mandato de dois anos, podendo ser reeleito para um novo período. 1º - Um Vice-Coordenador é eleito para substituir o Coordenador em suas ausências ou impedimentos. 2º - O Coordenador e o Vice-Coordenador são eleitos a partir de uma lista de três docentes elaborada pelos Professores Titulares do Departamento. 3º - O Departamento tem representação de alunos dos Cursos Graduação em número máximo de um quinto de seus demais membros. 4º - Fica garantida a representação mínima de um aluno para os Departamentos com menos de cinco docentes. 5º - Os representantes discentes são indicados pelo Diretório Acadêmico para mandato de um ano, podendo ser reconduzidos por mais um mandato. 6º - O Departamento reúne-se, ordinariamente, uma vez por bimestre, seguindo calendário anual, ou extraordinariamente por convocação do Coordenador do Departamento ou de dois terços de seus membros. 7º - Extraordinariamente o Departamento pode se reunir sempre que necessário. 8º - A reunião do Conselho Departamental é instalada com a presença de mais da metade de seus membros. Artigo 48 - São atribuições dos Departamentos: I. Definir conteúdo mínimo de cada disciplina no âmbito de sua competência, respeitando a ementa e o conteúdo programático dos Cursos de Graduação; II. Atribuir carga horária aos docentes, nas diferentes disciplinas e em cada Curso; mediante grade horária definida pelas respectivas Coordenações de Curso; III. Analisar relatório de avaliação docente proveniente das Coordenações de Curso, deliberando em reunião, as formas de incentivo para a manutenção do bom desempenho, bem como as providências nos casos de desempenho abaixo do nível de exigência da Instituição; IV. Fazer-se representar no Conselho Técnico-Administrativo e nas demais reuniões de trabalho convocadas pelas Coordenações de Curso de Graduação, Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa e Diretoria; V. Realizar, no mínimo, seis reuniões anuais com os integrantes do Conselho Departamental, de acordo com o calendário previamente aprovado; VI. Responsabilizar-se pelo cumprimento dos Planos de Ensino das disciplinas ministradas nos diferentes Cursos de Graduação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; VII. Propor contratação ou dispensa de docente para as disciplinas integrantes do Departamento; VIII. Sugerir títulos de livros e periódicos para compor a Biblioteca da Instituição;

12 11 IX. Indicar docentes para ocupar a função de Professor Colaborador na Instituição; X. Indicar bancas examinadoras para processos seletivos e para concursos de Professor Auxiliar e Professor Titular. Artigo 49 - São atribuições do Coordenador do Departamento: I. Representar o Departamento nas diferentes instâncias da Instituição; II. Convocar e presidir reuniões do Departamento; III. Executar e, fazer executar, no âmbito do Departamento, as deliberações dos Órgãos hierarquicamente superiores da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; IV. Atender, na área do Departamento, às solicitações da Diretoria e demais Órgãos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ; V. Apresentar à Diretoria, relatório mensal de freqüência e relatório semestral de atividades do Departamento e dos docentes; VI. Estimular a produção científica entre professores do Departamento e o uso de metodologias adequadas ao ensino dos conteúdos das disciplinas nos Cursos de Graduação da Instituição; VII. Exercer outras atribuições previstas neste Regimento ou na legislação vigente. CAPÍTULO III DOS ÓRGÃOS DE APOIO TÉCNICO Artigo 50 - Os Órgãos de Apoio Técnico são responsáveis pelo suporte e apoio às atividades da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ e têm sua composição e seu funcionamento definidos em regulamento próprio, aprovado pelo CTA. Seção I DAS COMISSÕES DE APOIO TÉCNICO À GRADUAÇÃO Artigo 51 - As Comissões de Apoio Técnico à Graduação são núcleos de discussão e proposição de diretrizes para formulação e implementação da política educacional da Instituição. Seção II DAS COMISSÕES DE APOIO TÉCNICO À PÓS-GRADUAÇÃO Artigo 52 - As Comissões de Apoio Técnico à Pós-Graduação são núcleos de discussão e proposição de diretrizes para formulação e implementação da política de Pós-Graduação da Instituição. Seção III DAS COMISSÕES DE APOIO TÉCNICO À PESQUISA Artigo 53 - As Comissões de Apoio Técnico à Pesquisa são responsáveis: I. Pelo suporte técnico operacional das atividades de pesquisa desenvolvidas na FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, sejam elas realizadas no âmbito da Graduação ou da Pós- Graduação; II. Pela organização do processo de seleção das propostas de projetos de iniciação científica da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ e pelo monitoramento dos projetos em andamento, oferecendo suporte técnico aos docentes e discentes envolvidos no desenvolvimento de pesquisa. Seção IV DA COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Artigo 54 - A Comissão Permanente de Avaliação Institucional é responsável por promover o processo permanente de avaliação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, identificando problemas e propondo melhorias para o aperfeiçoamento da qualidade de seu trabalho interno e dos serviços prestados à comunidade. Artigo 55 - São atribuições da Comissão Permanente de Avaliação Institucional:

13 12 I. Definir prioridades e metas para a formulação da política de avaliação institucional; II. Elaborar planos de trabalho e propor os ajustes necessários; III. Definir e aplicar os instrumentos de avaliação institucional; IV. Articular-se com os demais órgãos de apoio envolvidos no processo; V. Manter intercâmbio com outras instituições para compartilhar experiências e sugerir ações de promoção do ensino da Instituição; VI. Desempenhar outras funções que lhe forem atribuídas pela Diretoria. Seção V DA COMISSÃO DE APOIO AO ESTUDANTE Artigo 56 - A Comissão de Apoio ao Estudante tem por atribuição atuar junto ao aluno no atendimento de suas necessidades psicopedagógicas e de saúde, no que se refere à orientação e encaminhamento. Seção VI DA COMISSÃO DE ÉTICA Artigo 57 - A Comissão de Ética tem por atribuição recomendar preceitos éticos tendo em vista a convivência harmônica, o respeito à cidadania e o bem comum além de sugerir formas de atuação frente às questões éticas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem atribuindo a elas caráter didático de discussão e avaliar medidas disciplinares, quando necessário. Seção VII DA COMISSÃO DE FINANÇAS E RECURSOS HUMANOS Artigo 58 - A Comissão de Finanças e Recursos Humanos tem por atribuição a adequação do orçamento às prioridades financeiras da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, aos planos de carreira e a política salarial da Instituição. Seção VIII DAS COMISSÕES DE BOLSAS E PRÊMIOS Artigo 59 - As Comissões de Bolsas e Prêmios têm por atribuição definir os escolhidos para receber bolsas e prêmios oficiais da Instituição, sendo constituídas no âmbito da respectiva instância geradora da bolsa ou prêmio. Seção IX DAS ASSESSORIAS Artigo 60 - As Assessorias são órgãos responsáveis por assessorar, oferecer assistência e apoio técnico à Direção e Coordenações no planejamento, coordenação, execução, supervisão e controle das atividades de interesse da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. Artigo 61 - As Assessorias são exercidas pelos seus respectivos Assessores, indicados pró tempore pelo Diretor. Artigo 62 - O cargo de Assessor pode ser preenchido por membro do Corpo Docente da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ ou por profissional contratado especificamente para esta função, que tenha formação na categoria profissional e comprovada experiência na sua área de atuação. Subseção I DA ASSESSORIA PEDAGÓGICA Artigo 63 - A Assessoria Pedagógica tem por atribuição assessorar e oferecer apoio didático-pedagógico aos Cursos de Graduação e oferecer suporte técnico relativo ao currículo, às metodologias e à avaliação do processo ensino-aprendizagem. Artigo 64 - A Assessoria Pedagógica desenvolve suas atividades em conjunto com os Coordenadores de Curso, com as Comissões de Apoio Técnico à Graduação ou com outras Comissões de Apoio Técnico, sempre tendo em vista o cumprimento de suas atribuições.

14 13 Subseção II DA ASSESSORIA DE INFORMÁTICA Artigo 65 - A Assessoria de Informática tem por atribuição a organização, o processamento e a disseminação de tecnologias digitais bem como o oferecimento de suporte, operação de sistemas e recursos de informática à Comunidade Acadêmica. Artigo 66 - A Assessoria de Informática desenvolve suas atividades em conjunto com os Coordenadores de Curso, Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa, e com as Comissões de Apoio Técnico, sempre tendo em vista o cumprimento de suas atribuições. Subseção III DA ASSESSORIA JURÍDICA Artigo 67 - A Assessoria Jurídica tem por atribuição assistir a FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ nos assuntos de natureza jurídica, representando e defendendo seus interesses em processos judiciais e administrativos, bem como outras atribuições previstas na legislação vigente. Subseção IV DAS ASSESSORIAS FINANCEIRA E CONTÁBIL Artigo 68 - As Assessorias Financeira e Contábil têm por atribuição assistir a FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ no planejamento, desenvolvimento e controle das atividades financeiras e contábeis. Artigo 69 - A Assessoria Contábil desenvolve suas atividades em conjunto com a Comissão de Finanças e Recursos Humanos, sempre tendo em vista o cumprimento de suas atribuições. Subseção V DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇAO E IMPRENSA Artigo 70 - A Assessoria de Comunicação e Imprensa tem por atribuição analisar o sistema de comunicação interna e externa, com vistas ao seu permanente aprimoramento, além de redigir boletins de interesse da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, divulgar notícias, eventos científicos e participar da editoração de publicações. Seção X DA BIBLIOTECA Artigo 71 - É o órgão da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ que tem por atribuição oferecer suporte às atividades de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão fornecendo e promovendo o acesso às publicações atualizadas na área de ciências da saúde. Artigo 72 - A Biblioteca é coordenada por bibliotecário devidamente habilitado e desenvolve suas atividades em parceria com as Coordenações de Curso e Departamentos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. CAPÍTULO IV DOS RECURSOS FINANCEIROS E MATERIAIS Seção I DO REGIME FINANCEIRO Artigo 73 - Para custeio dos serviços educacionais a seu encargo, atividades de pesquisa, prestação de serviços à comunidade e outras atribuições que venham a ser estabelecidas, conta a FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ com os seguintes recursos orçamentários e extra-orçamentários: I. Dotação anual da Prefeitura Municipal de Jundiaí, consignada no seu orçamento;

15 14 II. Dotações atribuídas nos orçamentos da União, do Estado de São Paulo e de outros Municípios; III. Subvenções e doações; IV. Rendas da aplicação de bens e valores patrimoniais; V. Anuidades escolares e taxas; VI. Rendas provenientes da prestação de serviços de saúde; VII. Rendas eventuais e fundos específicos. Artigo 74 - É atribuição do CTA a fixação de valores correspondentes às anuidades escolares, taxas e emolumentos, com base na legislação vigente. Artigo 75 - Constituem recursos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ aqueles provenientes de fundos estabelecidos com finalidade específica, obedecida à legislação vigente. Parágrafo Único - Os fundos têm escrituração própria e os saldos apurados anualmente têm a sua destinação estabelecida de acordo com as normas que os instituíram. Artigo 76 - O orçamento anual é elaborado de acordo com a legislação e as normas estabelecidas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pelos Órgãos Municipais competentes. Artigo 77 - A proposta orçamentária da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, fundamentada em parecer do CTA, é homologada pela Congregação e aprovada pelo Executivo Municipal, que a incluirá no Orçamento Geral do Município. Parágrafo Único - Os Departamentos devem enviar à Diretoria da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, em tempo hábil, as propostas de recursos humanos e materiais, com base nas necessidades do ensino, da pesquisa e dos serviços a serem prestados à comunidade, para elaboração da proposta orçamentária. Artigo 78 - A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ presta contas anualmente da receita arrecadada e das despesas realizadas, de acordo com o estabelecido por este Regimento e pela legislação vigente. Seção II DO PATRIMÔNIO Artigo 79 - Constituem patrimônio da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ suas instalações, móveis e imóveis, recursos financeiros, direitos e obrigações por ela registrados na forma legal. Parágrafo Único - Em caso de extinção ou encerramento de suas atividades, o acervo patrimonial da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ reverterá à Prefeitura Municipal de Jundiaí. CAPÍTULO V DAS SOLICITAÇÕES DE RECONSIDERAÇÃO ÀS DECISÕES ADMINISTRATIVAS Artigo 80 - São considerados recursos todas as solicitações de reconsideração interpostas às decisões da Administração Geral, dos Órgãos Colegiados ou de seus membros. Artigo 81 - O recurso deve ser interposto no prazo de até 10 (dez) dias úteis após a comunicação ou publicação do ato ou deliberação em lugar público da Instituição. Parágrafo Único - O recurso deve tramitar e ser julgado no prazo máximo de 60 (sessenta) dias. Artigo 82 - O fluxo para solicitação de reconsideração ou recurso segue indicado nos itens deste artigo: I. Do Diretor à Congregação; II. Do Vice-Diretor ao Diretor; III. Dos Coordenadores de Curso e Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa para o Diretor; IV. Dos Professores e Coordenadores de Departamentos aos Coordenadores de Curso; V. Dos alunos ao respectivo Coordenador de Curso; VI. Dos funcionários ao Departamento Administrativo.

16 15 Parágrafo Único - Na hipótese da não tramitação do recurso pelas instâncias imediatamente superiores no prazo estipulado, o solicitante poderá impetrar o recurso diretamente ao Órgão Colegiado competente. TITULO III DO ENSINO E PESQUISA Artigo 83 - A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ pode ministrar, de acordo com a legislação, sob a forma presencial, Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Artigo 84 - O ensino na FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ é ministrado nas seguintes modalidades de Curso: I. Graduação de Medicina e Enfermagem; II. Residência e Pós-Graduação Lato Sensu. 1º - As diferentes modalidades de Cursos da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ são regulamentadas pelo CTA. 2º - A FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ pode ministrar Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu destinados à formação de Mestres e Doutores, de acordo com a legislação vigente. CAPÍTULO I DO ENSINO Seção I DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Artigo 85 - Os Cursos de Graduação são abertos aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e obtiverem classificação em processos seletivos próprios respeitado o limite de vagas pré-fixadas e têm por finalidade habilitar o aluno na obtenção de graus acadêmicos. Artigo 86 - Os Cursos de Graduação são estruturados em currículos adequados à conquista de determinada qualificação acadêmica, aprovados em seu conteúdo e tempo para integralização pelo CTA, observadas as disposições da legislação competente. 1º - O currículo de cada Curso compreende seqüência hierarquizada de disciplinas ou conjunto de disciplinas a serem cumpridas para obtenção do respectivo diploma. 2º - Entende-se como disciplina o conjunto delimitado de estudos de uma determinada área do conhecimento, com atividades pedagógicas que, no contexto da estrutura curricular acadêmica, corresponde a um Plano de Ensino e a um programa desenvolvido no período letivo, com carga horária definida. 3º - As alterações curriculares aprovadas pelos Órgãos internos competentes e pelo Conselho Estadual de Educação têm aplicação no ano acadêmico seguinte ao de sua aprovação. Seção II DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Artigo 87 - Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, de Especialização e de Residência, destinados a graduados em Curso Superior têm por finalidade preparar especialistas em setores específicos de áreas de atuação profissional, atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho. Parágrafo Único - Os candidatos aos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, de Especialização e de Residência são selecionados por mérito, de acordo com os critérios de seleção definidos pela Instituição e pela legislação vigente.

17 16 Artigo 88 - Os Programas e Cursos de Pós-Graduação são aprovados pelo CTA, observadas as disposições dos Órgãos Federal e Estadual competentes. Seção III DA MATRÍCULA Artigo 89 - O ingresso na FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ é efetivado mediante matrícula nos seus Cursos pelos candidatos aprovados e classificados no processo seletivo ou na forma da legislação vigente. 1º - A matrícula pressupõe o conhecimento e aceitação por parte do aluno do Regimento da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ e da matriz curricular do Curso de sua opção. 2º - As vagas na primeira série de cada Curso de Graduação são preenchidas com candidatos aprovados para os respectivos Cursos, conforme classificação no processo seletivo. 3º - As inscrições para o processo seletivo são abertas por edital, do qual constarão os cursos oferecidos com as respectivas vagas, os prazos de inscrição, a documentação necessária para a inscrição, os critérios de classificação e desempate e demais informações úteis ao candidato, incluindo as provas e a amplitude do conhecimento que será exigida, bem como a relação de documentos exigidos para matrícula. Artigo 90 - A matrícula dos Cursos de Graduação nas séries subseqüentes obedece aos critérios de aprovação vigentes na FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ. 1º - O aluno reprovado em disciplinas que ultrapassem 10% da carga horária anual da respectiva série está impedido de efetuar matrícula na série subseqüente, podendo requerer matrícula para a mesma série, sendo dispensado das disciplinas em que foi aprovado. 2º - O aluno reprovado em disciplinas que não ultrapassem 10% da carga horária anual da respectiva série pode efetuar a matrícula na série subseqüente, mantendo-se em regime de dependência e cursando as disciplinas em horário extracurricular. 3º - As matrículas no 5 o ano do Curso médico e no 7 o semestre do Curso de enfermagem são permitidas somente aos alunos aprovados em todas as disciplinas das séries anteriores. Artigo 91 - A matrícula dos Cursos de Graduação é efetivada na série subseqüente, dentro do prazo estipulado no calendário escolar da Faculdade, através de requerimento próprio e comprovante de quitação da primeira parcela da anuidade. Parágrafo Único - A matrícula fora do prazo estipulado no calendário escolar implica na análise e na aceitação das justificativas pela Diretoria da Faculdade. Artigo 92 - A matrícula dos Cursos de Graduação nas séries subseqüentes não é permitida nas seguintes situações: I. Após dois trancamentos sucessivos de matrícula; II. Após duas reprovações consecutivas em disciplina dependente, seja esta motivada por freqüência ou por rendimento escolar; III. Por débito junto a Tesouraria da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, de acordo com a legislação vigente; IV. Por impossibilidade de integralização do currículo dentro do prazo máximo estipulado no Projeto Pedagógico do Curso. Artigo 93 - A matrícula nos Cursos de Pós-Graduação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ obedece às normas específicas estabelecidas pela Coordenação de Pós-Graduação e Pesquisa. Artigo 94 - A matrícula de alunos estrangeiros nos Cursos de Pós-Graduação, resultado de convênios culturais, institucionais ou governamentais, é precedida de processo seletivo próprio.

18 17 Artigo 95 - A matrícula de Portadores de Diplomas de Curso Superior e de Alunos Transferentes é regulamentada pelo CTA. Seção IV DO TRANCAMENTO DA MATRÍCULA Artigo 96 - O trancamento da matrícula pode ser requerido pelo aluno a partir do terceiro mês de aula de cada série, desde que regularizada a situação financeira junto à Instituição. 1º - É vedado aos alunos o trancamento da matrícula no primeiro semestre do Curso de Graduação. 2º - O trancamento da matrícula pode ser efetivado por até 02 (duas) vezes consecutivas. Artigo 97 - O trancamento da matrícula é valido até o final do semestre ou ano letivo em que foi requerido, sob pena de cancelamento. Artigo 98 - O período de trancamento da matrícula não é computado na contagem de tempo para integralização curricular. Artigo 99 - O trancamento da matrícula implica na obrigatoriedade do cumprimento integral da disciplina, módulo ou série não concluídos para continuação do Curso. Artigo O aluno com a matrícula trancada pode retornar à FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ mediante requerimento de rematrícula nos períodos previstos no calendário escolar. Seção V DO CANCELAMENTO DA MATRÍCULA Artigo A matrícula do aluno de Graduação, além dos casos previstos na legislação, pode ser cancelada nas seguintes situações: I. Por solicitação do próprio aluno; II. Por ato da Diretoria, quando: a) Não houver rematrícula após 2 (dois) períodos de trancamento; b) O aluno faltar mais de 90 (noventa) dias consecutivos, sem a devida justificativa; c) O aluno for reprovado 03 (três) vezes na mesma série; d) O aluno ultrapassar o tempo máximo para integralização curricular; e) A matrícula não for efetuada no período previsto no calendário escolar; f) Da aplicação de pena disciplinar. 1º - O cancelamento implica na reprovação da disciplina ou série que o aluno estiver cursando. 2º - O aluno cuja matrícula for cancelada pode retornar à FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ mediante novo processo seletivo, exceto quando este cancelamento resultar da aplicação de pena disciplinar. Seção VI DAS TRANSFERÊNCIAS Artigo Os alunos matriculados nos Cursos de Graduação da FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ podem requerer guia de transferência quando satisfeitas as exigências legais e da Instituição. Artigo As matrículas de alunos transferidos de outras Instituições de Ensino Superior podem ser efetivadas pela Seção Acadêmica após a comprovação das seguintes condições: I. Regularidade de matrícula em Curso de Graduação igual ao requerido, em Instituição de Ensino Superior brasileira, reconhecida pelo Órgão competente; II. Existência de vaga na série pretendida;

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 21/2007 RESOLUÇÃO Nº 21/2007 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 25.154/2007-18 CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE); CONSIDERANDO

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DE CURSO CAPITULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º. O Colegiado de Curso, previsto no Regimento Geral da Faculdade Guairacá é órgão da Coordenação Didática, destinado a

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ BREVES FACULDADE DE MATEMÁTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ BREVES FACULDADE DE MATEMÁTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ BREVES FACULDADE DE MATEMÁTICA REGIMENTO INTERNO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO MARAJÓ BREVES, UFPA.

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL

REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO Nº. 073/12-COGEP de 07/12/12 Curitiba

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS OSASCO DA UNIFESP Dispõe sobre as atribuições da Câmara de Graduação do da UNIFESP, sua composição e condução dos trabalhos. DA NATUREZA Artigo 1. A Câmara

Leia mais

o artigo 13, VIII do Estatuto da UEPG;

o artigo 13, VIII do Estatuto da UEPG; Certifico que a presente Resolução foi disponibilizada neste local no dia 05/12/2014 Graziela de Fátima Rocha Secretaria da Reitoria RESOLUÇÃO UNIV. N o 43, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014. Aprova o Regimento

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO

REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO REGULAMENTO DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE FRUTAL FAF TÍTULO I DO REGULAMENTO E DO ÓRGÃO Art. 1º Este Regulamento Interno disciplina as normas relativas ao funcionamento da Comissão Própria

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º O Colegiado de Curso é órgão consultivo, normativo, de planejamento acadêmico e executivo, para os assuntos de política de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Comissão Permanente de Propriedade Intelectual RESOLUÇÃO Nº 021/2007 DO CONSELHO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei:

Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte lei: LEI Nº 1512/2009 SÚMULA: Cria o Conselho Municipal da Educação. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha, Estado do Paraná aprovou e eu, ALBARI GUIMORVAM FONSECA DOS SANTOS, sanciono a seguinte

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização

Leia mais

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001

FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL Credenciada pela Portaria MEC nº 381/2001, de 05/03/2001 D.O.U. 06/03/2001 RESOLUÇÃO Nº.06/2008 Dispõe sobre a Normatização do Programa. de Cursos de Pós-Graduação Lato

Leia mais

Do Colegiado de Curso. Da Constituição do Colegiado

Do Colegiado de Curso. Da Constituição do Colegiado REGULAMENTO INTERNO DO COLEGIADO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS - UNITINS Do Colegiado de Curso Art. 1º. O Colegiado de Curso é a instância básica dos cursos de graduação, responsável

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE

REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE TÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DAS COMPETÊNCIAS CAPÍTULO I - DA COMPOSIÇÃO Art. 1º O CONSEPE é o órgão colegiado superior que supervisiona e

Leia mais

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos

Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores. Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos Mais do que faculdade, uma escola de empreendedores Regulamento do Colegiado de curso da Faculdade Montes Belos São Luís de Montes Belos, novembro de 2011 REGULAMENTO COLEGIADO DE CURSOS REGULAMENTO INTERNO

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 368/2002

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 368/2002 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 368/2002 Institui o Conselho de Cirurgia do Departamento de Medicina e aprova seu regulamento. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA, na conformidade do Processo nº MED-144/02, aprovou

Leia mais

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências.

Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo e dá outras providências. RESOLUÇÃO CoCEx nº 6667, de 19 de dezembro de 2013. (D.O.E. 21.12.13) (Protocolado 11.5.2443.1.5). Regulamenta e estabelece normas sobre os Cursos de Extensão Universitária da Universidade de São Paulo

Leia mais

REGIMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

REGIMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGIMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Sumário TÍTULO I - DA ESCOLA DE ENGENHARIA E SEUS FINS TÍTULO II - DOS ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA CAPÍTULO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte - RS/UFSM Departamento de Enfermagem

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte - RS/UFSM Departamento de Enfermagem Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte - RS/UFSM Departamento de Enfermagem REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE ENFERMAGEM UFSM/CESNORS TÍTULO I: DO REGIME

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, SEDE, DURAÇÃO E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Municipal do Idoso CMI de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº 1754,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que

RESOLUÇÃO Nº 263. Pôr em vigência, a partir da presente data, o REGIMENTO. DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, que RESOLUÇÃO Nº 263 PÕE EM VIGÊNCIA O REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU O Reitor da Universidade Católica de Pelotas, no uso de suas atribuições, considerando os termos da proposta encaminhada

Leia mais

REGIMENTO DO CENTRO DE GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

REGIMENTO DO CENTRO DE GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS REGIMENTO DO CENTRO DE GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS TÍTULO I DO CENTRO E SEUS FINS Artigo 1 O Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos é um órgão auxiliar, de natureza técnica e científica,

Leia mais

NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Texto Aprovado CONSEPE Nº 2006-02 - Data: 19/04/2006 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO INSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NI-EAD) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1º O Núcleo Institucional

Leia mais

PROPOSTAS DA COMISSÃO REPRESENTATIVA DE PROFESSORES PARA A REFORMA ESTATUTÁRIA DA ULBRA

PROPOSTAS DA COMISSÃO REPRESENTATIVA DE PROFESSORES PARA A REFORMA ESTATUTÁRIA DA ULBRA PROPOSTAS DA COMISSÃO REPRESENTATIVA DE PROFESSORES PARA A REFORMA ESTATUTÁRIA DA ULBRA Preâmbulo: - Considerando que a educação é um bem público e, conforme dispõe o art. 209 da carta constitucional,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS

REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS REGULAMENTO DOS COLEGIADOS DOS CURSOS SUPERIORES DO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS Aprovado pelo Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas em 26/03/2014. Aprovado pelo Colegiado do Curso de

Leia mais

Programa de Mestrado em Informática 1

Programa de Mestrado em Informática 1 Programa de Mestrado em Informática 1 REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM INFORMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS I - OBJETIVOS DO CURSO ART. 1º - O Curso de

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI

Regimento Interno da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - CAGPPI Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Farroupilha Regimento Interno da Comissão de Avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E CONTABILIDADE REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO EM SAÚDE MODALIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Norma para realização dos Cursos de Extensão Universitária (Especialização, Aperfeiçoamento, Atualização e Difusão) no âmbito da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP (Aprovada na 348ª

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 056/2013 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

REGULAMENTO DO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO DO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET BARBACENA 2010 CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES O presente regulamento disciplina as atribuições e o funcionamento

Leia mais

FACULDADE IBMEC-MG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGIMENTO INTERNO

FACULDADE IBMEC-MG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGIMENTO INTERNO FACULDADE IBMEC-MG COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Ibmec-MG é o órgão responsável pela

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL DO FUNDO DE APOSENTADORIA E PENSÃO DO SERVIDOR- FAPS CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1.º - O Conselho Fiscal do Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor- FAPS, criado

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná.

RESOLUÇÃO. Artigo 1º Fica aprovado, conforme anexo, o Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná. RESOLUÇÃO CONSEPE 14/2006 Referenda a aprovação do Regulamento da Coordenação de Ensino a Distância do Centro Universitário Franciscano do Paraná. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM. REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM. REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM REGULAMENTO DO CENTRO DE ENSINO DE LÍNGUAS (CELi) Pouso Alegre MG Junho/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA LINGUAGEM REGULAMENTO DO CENTRO

Leia mais

CAPÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO

CAPÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO CAPÍTULO I DA IDENTIFICAÇÃO Art. 1º O Laboratório de Línguas é um órgão complementar de fomento ao ensino, pesquisa, extensão, e prestação de serviços vinculado ao Centro de Letras e Ciências Humanas sob

Leia mais

AGUARDANDO APROVAÇÃO DO COUNI

AGUARDANDO APROVAÇÃO DO COUNI Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional REGULAMENTO DO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA UTFPR RESOLUÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB REGIMENTO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB REGIMENTO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ÍTALO BOLOGNA - FATECIB REGIMENTO COLEGIADO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL OUTUBRO DE 2008 REGULAMENTO DO COLEGIADO DO CURSO SUPERIOR DE EM AUTOMAÇÃO

Leia mais

REGIMENTO DA EDITORA UFJF. TÍTULO I Da Instituição e seus fins

REGIMENTO DA EDITORA UFJF. TÍTULO I Da Instituição e seus fins REGIMENTO DA EDITORA UFJF TÍTULO I Da Instituição e seus fins Art. 1º - A Editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora UFJF), órgão suplementar vinculado à Reitoria da UFJF, tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DOS OBJETIVOS DA COORDENAÇÃO

REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DOS OBJETIVOS DA COORDENAÇÃO REGULAMENTO DA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DOS OBJETIVOS Art. 1º - A Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (CPG-M) é o órgão da PPG ao qual

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I

Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS Artigo 1º 1. O Departamento de Educação, adiante

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015

RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CSA N.º 03, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2015 Aprova o regulamento do Núcleo de Direitos Humanos das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho Superior de Administração das Faculdades Ponta

Leia mais

Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado

Universidade de Caxias do Sul Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO Sumário CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 CAPÍTULO II DA ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA...2 CAPÍTULO III DO CORPO DOCENTE,

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DO CONSELHO, ATRIBUIÇÕES E SUA COMPOSIÇÃO Art. 1.º- O Conselho Municipal de Educação de Carlos Barbosa, criado pela Lei Municipal nº1.176 de

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

Regulamento Geral das Atividades Complementares do CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT ANNA

Regulamento Geral das Atividades Complementares do CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT ANNA Regulamento Geral das Atividades Complementares do CENTRO UNIVERSITÁRIO SANT ANNA São Paulo - 2010 CAPÍTULO I DA NATUREZA E DEFINIÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares, com a sigla ACs, de todos os

Leia mais

REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO REGIMENTO INTERNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA ESCOLA DO PARLAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO Sumário TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 CAPÍTULO I Da Caracterização do Curso... 3 CAPÍTULO

Leia mais

CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO

CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º. O Conselho de Órgãos Municipais Integrados

Leia mais

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO 2013 CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO

Leia mais

Regulamento do Colegiado dos Cursos da Faculdade Católica Santa Teresinha (Aprovado pela Resolução 005/2010-DG/FCST, datado de 20/12/2010)

Regulamento do Colegiado dos Cursos da Faculdade Católica Santa Teresinha (Aprovado pela Resolução 005/2010-DG/FCST, datado de 20/12/2010) 0 Regulamento do Colegiado dos Cursos da Faculdade Católica Santa Teresinha (Aprovado pela Resolução 005/2010-DG/FCST, datado de 20/12/2010) CAICÓ-RN 2010 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I: DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º Este Regulamento estabelece a normatização das disciplinas

Leia mais

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA REGULAMENTO DA MONOGRAFIA CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA A Monografia Final consiste em pesquisa individual orientada, em qualquer área do conhecimento no âmbito do Curso de Graduação, constituindo atividade

Leia mais

REGIMENTO DO COLEGIADO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGIMENTO DO COLEGIADO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS APROVADO na 27ª reunião do Conselho Superior realizada em 18/12/2013. REGIMENTO DO COLEGIADO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Art. 1º - Ao Colegiado da Graduação compete: I. apreciar, discutir

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA Capítulo I Do Regulamento Art. 1º. O presente Regulamento define e regula a Política de Formação e Desenvolvimento

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CADCAM/C/UNICENTRO, DE 04 DE MAIO DE 2015. Aprova o Regulamento da Farmácia Escola do Campus Cedeteg, UNICENTRO-PR. O PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DO CAMPUS CEDETEG, UNIDADE UNIVERSITÁRIA

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU R E G I M E N T O G E R A L PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regimento Geral PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Este texto foi elaborado com as contribuições de um colegiado de representantes da Unidades Técnico-científicas,

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 008, de 30 de junho de 2003

RESOLUÇÃO N o 008, de 30 de junho de 2003 RESOLUÇÃO N o 008, de 30 de junho de 2003 Aprova Regimento do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras Teoria Literária e Crítica da Cultura da UFSJ O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO SUPERIOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO. I Da Proposta do Curso e seus Objetivos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO. I Da Proposta do Curso e seus Objetivos UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO AMBIENTAL REGIMENTO I Da Proposta do Curso e seus Objetivos Art. 1. O Curso de Pós-Graduação latu sensu Especialização

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC -

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE METROPOLITANA DE CAMAÇARI FAMEC - REGULAMENTO PARA OS PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FAMEC CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Faculdade de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia

Leia mais

Portaria nº 69, de 30/06/2005

Portaria nº 69, de 30/06/2005 Câmara dos Deputados Centro de Documentação e Informação - Legislação Informatizada Portaria nº 69, de 30/06/2005 O PRIMEIRO-SECRETÁRIO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS, no uso das atribuições que lhe confere o

Leia mais

REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MODELAGEM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E OBJETIVOS

REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MODELAGEM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E OBJETIVOS REGIMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MODELAGEM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática da UNIJUÍ Universidade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

REGIMENTO INTERNO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIMENTO INTERNO DO HOSPITAL VETERINÁRIO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS APROVADO PELO CONSELHO DIRETOR EM SESSÃO DE 15/12/2011 TÍTULO I DA POLÍTICA, DOS OBJETIVOS

Leia mais

Farmácia Universitária

Farmácia Universitária Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG Faculdade de Ciências Farmacêuticas Farmácia Universitária Regimento Interno Título I Da Farmácia Universitária Art. 1o A Farmácia Universitária da UNIFAL-MG,

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 05, DE 14 DE ABRIL DE 2015

RESOLUÇÃO CSA N.º 05, DE 14 DE ABRIL DE 2015 RESOLUÇÃO CSA N.º 05, DE 14 DE ABRIL DE 2015 Altera o Regimento Interno da Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho Superior de Administração das Faculdades

Leia mais

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU DO COLEGIADO DE CURSO

REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU DO COLEGIADO DE CURSO REGIMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR VALE DO IGUAÇU DO COLEGIADO DE CURSO Art. 1º O colegiado de curso é órgão consultivo da Coordenação de Curso, destinado a subsidiar a

Leia mais

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial, de 07/07/2011

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial, de 07/07/2011 Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial, de 07/07/2011 LEI Nº 810 DE 6 DE JULHO DE 2011. Dispõe sobre a reorganização dos Conselhos Escolares do Sistema Estadual de Ensino e dá

Leia mais

RESOLUÇÃO N 012, de 02 de dezembro de 2008

RESOLUÇÃO N 012, de 02 de dezembro de 2008 CONSUC Parecer 12/2008 Aprovado em 02/12/2008 RESOLUÇÃO N 012, de 02 de dezembro de 2008 Cria o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e aprova seu Regimento Interno O DIRETOR GERAL DA FACULDADE DAS AMÉRICAS,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO

REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º O Colegiado Estadual de Procuradores e Advogados Municipais de Santa Catarina, que passará a utilizar com exclusividade a denominação

Leia mais

Universidade Positivo Resolução n o 04 de 16/04/2010 Normas Acadêmicas do Stricto Sensu

Universidade Positivo Resolução n o 04 de 16/04/2010 Normas Acadêmicas do Stricto Sensu RESOLUÇÃO N o 04 de 16/04/2010 - CONSEPE Dispõe sobre as normas das atividades acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Positivo. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG

RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG RESOLUÇÃO Nº 044/2015, DE 13 DE ABRIL DE 2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS REGULAMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E DAS FINALIDADES Art. 1º. A pós-graduação do Instituto

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO CAPÍTULO I DA NATUREZA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO Art. 1º - O Conselho Municipal de Planejamento Urbano, criado pela Lei Complementar nº 510,

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO

REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO REGIMENTO DO CONSELHO CONSULTIVO DO AUDIOVISUAL DE PERNAMBUCO CAPITULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - O Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco, órgão colegiado permanente, consultivo e

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI REGULAMENTO NO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FEATI NUPEFE Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti FEATI SEÇÃO I Da Natureza e Missão Art. 1 O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FEATI

Leia mais

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO

Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural Comitê Gestor REGIMENTO INTERNO (aprovado na 49ª Reunião do Comitê realizada em 11 de abril de 2013) CAPÍTULO I Do

Leia mais

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO

ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO ESCOLA DE ENFERMAGEM REGIMENTO Organização Administrativa e Técnica TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E TÉCNICA CAPÍTULO I DA ESTRUTURA FUNCIONAL Art. 7º A organização administrativa e técnica da

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemeatica em Rede Nacional Capítulo I Objetivos Artigo 1º - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar formação

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas no uso de suas atribuições legais e regimentais;

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas no uso de suas atribuições legais e regimentais; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas MG. CEP 37130-000 Fone (35)3299-1350 A Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Leia mais

CAPÍTULO III DA REESTRUTURAÇÃO

CAPÍTULO III DA REESTRUTURAÇÃO LEI N 3934 DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO E REORGANIZAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E DÁ OUTRA PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim,

Leia mais

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas;

PROFMAT - Programa de Mestrado Profissional em Matemática. Regimento. Coordenação do ensino de matemática nas escolas; Capítulo I Objetivos Regimento Artigo 1º - O Objetivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é proporcionar ao aluno formação matemática aprofundada, relevante ao exercício

Leia mais

Adendos do Curso de Zootecnia aos Regulamentos de Estágios da UFPel

Adendos do Curso de Zootecnia aos Regulamentos de Estágios da UFPel Adendos do Curso de Zootecnia aos Regulamentos de Estágios da UFPel MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS COLEGIADO DO CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA ADENDOS DO CURSO DE ZOOTECNIA AS

Leia mais

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) -

CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Exemplo de Atribuições: Condições de Trabalho: Requisitos para preenchimento do cargo: b.1) - CARGO: PROFESSOR Síntese de Deveres: Participar do processo de planejamento e elaboração da proposta pedagógica da escola; orientar a aprendizagem dos alunos; organizar as atividades inerentes ao processo

Leia mais

REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO.

REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO. REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS - CAMPUS DE OSASCO. CAPITULO I DA NATUREZA, FINALIDADES E OBJETIVOS DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO Seção I DA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 18/00 - CEPE R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 18/00 - CEPE R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 18/00 - CEPE Aprova as normas básicas da atividade acadêmica dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação à Distância da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA

Leia mais

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação.

das demais previsões relativas ao estágio previstas no Projeto Pedagógico do Curso, no Regimento Interno e na Legislação. DIRETRIZES E NORMAS PARA O ESTÁGIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL DOS OBJETIVOS Art. 1 O Sistema de Estágio da FACULDADE REDENTOR DE PARAÍBA DO SUL terá por objetivos gerais:

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO

REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO SÃO PAULO 2010 Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º - Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são:

RESOLVE: CAPÍTULO I PRINCÍPIOS GERAIS. Os objetivos gerais da EAD na Universidade Federal do Paraná (UFPR) são: RESOLUÇÃO Nº 28/08-CEPE Fixa normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do

Leia mais

CAPÍTULO I Das definições preliminares, das e dos objetivos.

CAPÍTULO I Das definições preliminares, das e dos objetivos. Resolução n.º 03/2010 Regulamenta os Cursos de Pós-Graduação da Faculdade Campo Real. O CONSU Conselho Superior, por meio do Diretor Geral da Faculdade Campo Real, mantida pela UB Campo Real Educacional

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO DO PROGRAMA BOLSA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º- O presente Regulamento destina-se a fixar diretrizes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Homeopatia Veterinária CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP.

Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. RESOLUÇÃO UNESP Nº 30, DE 17 DE JUNHO DE 2010. Texto consolidado Dispõe sobre o Regimento Geral de Pós-graduação da UNESP. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo em vista

Leia mais