Contraluz, High Key e Low Key

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contraluz, High Key e Low Key"

Transcrição

1 Iluminação de pessoas: Contraluz, High Key e Low Key MELISSA SZYMANSKI

2 Sumário ILUMINAÇÃO DE PESSOAS: CONTRALUZ, HIGH KEY E LOW KEY INTRODUÇÃO...3 AULA 1: CONHECENDO A EXPERT E O CONTEÚDO DO CURSO...4 AULA 2: QUANDO USAR O CONTRALUZ?...5 AULA 3: MONTAGEM DO SET CONTRALUZ...6 AULA 4: MEDINDO A LUZ CONTRALUZ...7 AULA 5: O CLIQUE CONTRALUZ...8 AULA 6: QUANDO USAR O HIGH KEY?...11 AULA 7: MONTAGEM DO SET HIGH KEY...12 AULA 8: MEDINDO A LUZ CONTRALUZ...13 AULA 9: CLIQUE HIGH KEY...14 AULA 10: QUANDO USAR O LOW KEY...16 AULA 11: MONTAGEM DO SET LOW KEY...17 AULA 12: MEDIÇÃO DA LUZ LOW KEY...18 AULA 13: CLIQUE LOW KEY...18 PARA CONTINUAR SEUS ESTUDOS NA EDUK...19

3 Introdução ILUMINAÇÃO DE PESSOAS: CONTRALUZ, HIGH KEY E LOW KEY Aqui você vai encontrar as principais informações que foram pontuadas pela Melissa durante as aulas, além das fotos que ela fez e das dicas para conseguir chegar nessas imagens. Vale ressaltar que por mais bacana que seja essa apostila, ela não consegue passar tudo o que foi falado durante o curso, por isso é importante que você assista as aulas para conseguir reproduzir os tipos de iluminação ensinados. BONS ESTUDOS!

4 - 4 - Aula 1: Conhecendo a expert e o conteúdo do curso Melissa Szymanski é fotógrafa formada e pós-graduada pela FASM (Faculdade Santa Marcelina), participou de diversos cursos em Milão nas áreas de Fotografia de moda e still life (natureza-morta) e trabalhou na revista italiana Moda Pelle na execução de editorias e publicidade. Atua como docente de Fotografia na FASM, no IED (Istituto Europeo di Design) e no MIS (Museu da Imagem e do Som) no projeto Pontos MIS. Ministrou durante sete anos aulas de fotografia na Escola São Paulo nas áreas de Moda, coordenou o Workshop de Fotografia: Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral pelas Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e recentemente foi convidada no primeiro congresso on-line de Fotografia de moda, abordando o tema: A Fotografia de moda no Brasil: criação ou cópia? Melissa Desenvolve seu trabalho como fotógrafa para diversas agências de modelos, marcas, sites e reportagens. Aqui nesse curso ela vai ensinar como fazer três tipos de iluminação com bastante personalidade para pessoas: a contraluz, o high key e o low key.

5 - 5 - Aula 2: Quando usar a contraluz? Contraluz é uma luz que vem por trás da modelo e a abraça, que vaza para frente, apaga os limites e lava o contraste. Veja alguns exemplos:

6 - 6 - Aula 3: Montagem do set contraluz Para esta foto precisaremos de um fundo branco. Aqui usaremos o fundo branco de papel em rolo. Para que ele fique perfeito, é importante prender o rolo com uma garra (assim ele não escorrega ou deforma a curva) por isso, não economize na fita crepe para prendê-lo no chão, isso evita que a modelo ou alguém que está no set tropece e cause uma pequena catástrofe. A modelo é importante nesse momento para medir a altura da luz. Para esta foto usaremos uma única tocha de estúdio com potência de 320w e um soft box de 80x80cm posicionados em um fundo branco de acordo com o mapa abaixo.

7 - 7 - Aula 4: Medindo a luz contraluz Antes de medir, precisamos entender para que serve o fotômetro externo da câmera. O que estamos usando aqui é um clássico Minolta e ele tem o uso parecido com todos os outros modelos. Ele ajuda a entender e medir a luz do flash o que não é possível medir com o fotômetro da câmera, que trabalha apenas com a luz contínua. No fotômetro de mão trabalhamos também com as três variáveis da fotografia: ISO, obturador e diafragma. Mas como ele funciona? Precisamos colocar algumas informações no fotômetro: o ISO que queremos usar e que colocaremos na câmera e a velocidade do obturador que usaremos aqui é importante respeitar a velocidade de sincronismo do flash. Feito isso, posicionamos o fotômetro no ponto correto de medição da luz, disparamos o flash e ele nos informa o diafragma necessário para aquela imagem. Nesse caso as medições foram: f /2.8 no rosto e f /32 na parte de trás da cabeça. Mas, nesse caso precisaremos interpretar essa informação: como a nossa referência de imagem é algo muito mais claro que o cinza médio, a ideia é abrir um ou mais pontos no diafragma.

8 - 8 - Aula 5: O clique contraluz Clique: f /11 sem leitura no rosto Clique: f /8 Abre um pouco, mas a luz está invadindo muito na parte de cima, precisamos ajustar a altura do softbox Clique 3: f /8 com o softbox mais baixo

9 - 9 - Seguimos abrindo o diafragma pra chegar na iluminação desejada na imagem. O ideal aqui foi o f /6.3 f/5.6 Variação: acrescentando magenta nos ajustes do JPEG

10 Variação: acrescentando uma luz gêmea na frente. A única diferença é que em vez de um softbox, colocamos um octa. Nesse caso a leitura do fotômetro é essencial, porque temos uma luz na frente. No exemplo abaixo usamos f/16 Abrindo ainda mais o diafragma: f/11 Assista ao vídeo para ver como deixar a foto azulada usando o ajuste de WB errado.

11 Aula 6: Quando usar o high Key? Por definição, high key significa uma quantidade grande de luz bastante espalhada, com pouco contraste, com sombras mais sutis. Veja alguns exemplos:

12 Aula 7: Montagem do set High Key Para esta foto usaremos o mesmo fundo branco da anterior, mas dessa vez usaremos duas tochas de estúdio com 500w de potência sem nenhum acessório para o fundo, outras duas tochas com 320w de potência com softbox para a frente, dispostas como no mapa abaixo:

13 Aula 8: Medindo a luz contraluz Como já aprendemos a usar o fotômetro na aula 4, nessa vamos nos concentrar em mostrar onde essa medição deve ser realizada e como devemos interpretar a informação. Primeiro cuidado: Não se posicione na frente do flash para medir. Começamos medindo o fundo e a ideia é que ele fique entre 1 ponto e 1 e ½ ponto de diafragma mais fechado que na frente. Idealmente fazemos a medição em diferentes pontos do fundo para ver se a luz está homogênea. Aqui ficamos com f/22. Depois precisamos medir a luz nas costas da modelo, o retorno, e idealmente ela deve estar meio ponto mais clara que o fundo. Podemos afastar ou aproximar a modelo do fundo para ajustar essa relação. Aqui ficamos com f/19. Por último, medimos a luz na frente da modelo, aqui ficamos com f/16. É esse ajuste que precisamos colocar no fotômetro, mas não se esqueça da relação com o fundo!

14 Aula 9: Clique high key

15 Variação: Abrindo o diafragma para f/13 Variação: desligando as tochas do fundo e mantendo a fotometria da frente (Descaracteriza o high Key) Variação: Fazendo high Key com uma tocha só modelo encostada no fundo branco Precisamos medir a iluminação de novo e usamos o diafragma entre f/14 e f/16

16 Aula 10: Quando usar o Low Key Podemos dizer que o low key é o oposto do high key: uma iluminação concentrada, que chega na modelo de maneira pontual, tem muitas sobras e bastante contraste. Veja alguns exemplos:

17 Aula 11: Montagem do set low key Agora precisaremos de um fundo escuro preferencialmente preto ou cinza e uma única tocha de luz com 320w e um snoot, de acordo com o mapa abaixo:

18 Aula 12: Medição da luz low key Aqui é importante saber o ponto onde medir a luz: Na parte onde a luz está chegando. É interessante medir nas laterais da modelo partes escuras só pra ter uma noção de como será a transição. Aqui precisaremos respeitar a medição do fotômetro na parte iluminada do rosto da modelo, nesse caso, usamos o f/10 (depois de apagarmos as luzes do estúdio). Aula 13: Clique low key Aqui é importante saber o ponto onde medir a luz: Na parte onde a luz está chegando. É interessante medir nas laterais da modelo partes escuras só pra ter uma noção de como será a transição. Aqui precisaremos respeitar a medição do fotômetro na parte iluminada do rosto da modelo, nesse caso, usamos o f/10 (depois de apagarmos as luzes do estúdio). Clique 1: respeitando o fotômetro com o snoot Variação: acrescentando a colmeia no snoot (sem degrade na foto e suavizando o contraste do rosto) Variação: trocando o snoot por um soft box sub expondo em f/13 e f/11 Variação: acrescentando uma tapadeira (rebatedor preto) para cortar a luz do fundo

19 Para continuar seus estudos na eduk: LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO com Flávio Demarchi MEU PRIMEIRO ESTÚDIO FOTOGRÁFICO com Diego Rousseaux CONTROLANDO A LUZ NO ESTÚDIO com Diego Rousseaux FOTOGRAFIA DE BELEZA COM TRATAMENTO DE PELE EM PHOTOSHOP com Clicio Barroso Filho BOOK FEMININO: ILUMINAÇÃO, DIREÇÃO, PÓS-PRODUÇÃO E VENDA com Newton Medeiros SETS DE ILUMINAÇÃO: UM GUIA PRÁTICO PARA FOTOGRAFAR PESSOAS com Feco Hamburger FOTOGRAFIA DE MODA NA PRÁTICA com Feco Hamburger

Fotografia de produtos. com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX

Fotografia de produtos. com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX Fotografia de produtos com traquitanas DIEGO ROUSSEAUX Sumário FOTOGRAFIA DE PRODUTOS COM TRAQUITANAS - 2 - AULA 1: CONHECENDO A EXPERT E O CONTEÚDO DO CURSO...3 AULA 2: ENTENDENDO A FOTOGRAFIA DE PRODUTOS...4

Leia mais

luz natural e câmeras simples

luz natural e câmeras simples - 1 - Fotografia de Gastronomia: luz natural e câmeras simples DIEGO ROUSSEAUX - 2 - Sumário INTRODUÇÃO...3 BLOCO 1: PRODUÇÃO E ILUMINAÇÃO AULA 1: CONHECENDO O EXPERT E O CONTEÚDO DO CURSO... 4 AULA 2:

Leia mais

Manual básico de Fotometria

Manual básico de Fotometria Por Erico de Sá Nossos olhos são as máquinas fotográficas mais poderosas que existem. Somos capazes de identificar informações mesmo nas cenas mais contrastadas, tanto nas sombras, quanto nas áreas iluminadas.

Leia mais

Aluguel de Estúdio em SP

Aluguel de Estúdio em SP 1 Aluguel de Estúdio em SP Rodolfo Clix Foto desenvolvida e executada no estúdio Espaço Luminous Olá! Somos o Espaço Luminous, e estamos aqui para trazer uma experiência incrível com nossa locação de Estúdio

Leia mais

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ Entender a luz natural é entender como funciona o estúdio. Conhecimentos para começar a criar a própria luz e parar de copiar modelos pré-existentes. Ser um fotógrafo

Leia mais

PRINCIPAIS ESQUEMAS DE ILUMINAÇÃO

PRINCIPAIS ESQUEMAS DE ILUMINAÇÃO PRINCIPAIS ESQUEMAS DE ILUMINAÇÃO Luz divida É impossível falar de fotografia sem pensar em luz. Padrão de iluminação é o modo como as sombras atuam por todo o rosto e criam as mais diferentes formas nos

Leia mais

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia O Histograma é uma ajuda para a avaliação da foto, ele tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem,

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Funções automatizadas A câmera fotográfica é hoje um objeto comum utilizado tanto por hobby quanto para trabalho. Isto faz

Leia mais

Workshop de Fotografia TRIP

Workshop de Fotografia TRIP Workshop de Fotografia TRIP Cursos e Workshops de Fotografia (Corporativos) para PAXS, Guias de Turismo, Operadoras de Turismo, Agências de Viagens, Pousadas e etc. Nosso Serviço? www.rodolfoclix.com.br

Leia mais

Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro. Esquemas de luz para fotos de

Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro. Esquemas de luz para fotos de Making of: Bia Andrade Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro Esquemas de luz para fotos de modelos e produtos O especialista

Leia mais

FOToGRAFIA DE PESSOAS:

FOToGRAFIA DE PESSOAS: 7 TÉCNICAS de iluminação para ambiente externo danilo russo Danilo Russo O FOTÓGRAFO Nascido em Gênova, Itália, mora no Brasil há 15 anos onde dirige o Instituto Internacional de Fotografia. Ele atua como

Leia mais

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do módulo 3 Curso Fotografia de Moda Escola Focus A Luz está para a Fotografia assim como a tinta para a Pintura A técnica de iluminação

Leia mais

Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal. Ensaio sensual, book new face e negócios

Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal. Ensaio sensual, book new face e negócios com Adriana Líbini Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio pessoal Ensaio sensual, book new face e negócios Ensaio plus size: dicas para fotografar catálogos de moda e ensaio

Leia mais

BELO HORIZONTE RIO DE JANEIRO CURSO LIVRE DE FLASH

BELO HORIZONTE RIO DE JANEIRO  CURSO LIVRE DE FLASH BELO HORIZONTE RIO DE JANEIRO WWW.ESCOLADEIMAGEM.COM.BR CURSO LIVRE DE FLASH ÍNDICE 1. Introdução 2. Alimentação 3. Equilíbrio de branco (WB) 4. O modo manual (M) 4.1. Lei do inverso do quadrado da distância

Leia mais

8 esquemas para bombar em. Por Livia Capeli

8 esquemas para bombar em. Por Livia Capeli Making of: Livia Capeli O fotógrafo Newton Medeiros usa o target do ColorChecker para criar um padrão de cores perfeito em todas as fotos 8 esquemas para bombar em fotos de produtos Seja para sites, e-commerce,

Leia mais

MÓDULOS 1 DESENVOLVER O VERDADEIRO OLHAR FOTOGRÁFICO CRIATIVO DOMINAR A SUA CÂMERA E EXPERIMENTAR TÉCNICAS

MÓDULOS 1 DESENVOLVER O VERDADEIRO OLHAR FOTOGRÁFICO CRIATIVO DOMINAR A SUA CÂMERA E EXPERIMENTAR TÉCNICAS COM DANIEL FARJOUN MÓDULOS 1 DESENVOLVER O VERDADEIRO OLHAR FOTOGRÁFICO CRIATIVO 2 DOMINAR A SUA CÂMERA E EXPERIMENTAR TÉCNICAS 3 DOMINAR A LUZ E SER CONFIANTE EM QUALQUER SITUAÇÃO 4 TRASFORMAR IMAGENS

Leia mais

5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube

5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube 5 dicas de como gravar vídeos com celular para o Youtube Se você está pensando em como gravar vídeos com celular para o youtube, você ainda não deve ter muitos equipamentos especializados para gravação,

Leia mais

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3 com Flávio Demarchi Bloco 01 A cor e os megapixels Bloco 02 Histograma e latitude de exposição Bloco 03 Os formatos de arquivo Bloco

Leia mais

Direitos Autorais. Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles

Direitos Autorais. Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles ou daquelas que pretendem registrar fotograficamente monumentos arquitetônicos durante sua viagem. Quando optar

Leia mais

PROGRAMA COMPLETO PROGRAMA COMPLETO DE ENSINO DA FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

PROGRAMA COMPLETO PROGRAMA COMPLETO DE ENSINO DA FOTOGRAFIA PROFISSIONAL DE ENSINO DA FOTOGRAFIA PROFISSIONAL ATENÇÃO! SE VOCÊ... Quer aprender fotografia para ganhar dinheiro em 1 semana; Quer alterar o nome do facebook para Fulano Fotógrafo em pouco tempo; Acha que produzir

Leia mais

Dicas básicas para fotos com

Dicas básicas para fotos com temas ilustrados pelo leitor Objetivas luminosas permitem desfocar o fundo e destacar o primeiro plano, como no retrato desta noiva Dicas básicas para fotos com objetivas luminosas Elas são perfeitas para

Leia mais

Fotografando com um SRL Digital

Fotografando com um SRL Digital Fotografando com um SRL Digital por José Eduardo Deboni jose@eduardodeboni.com Fotografar com uma câmera digital SLR (aquelas que permitem trocar as lentes) pode ser um pouco intimidador. A quantidade

Leia mais

Dica: Como tirar uma foto à "Instagrammer"!

Dica: Como tirar uma foto à Instagrammer! Dica: Como tirar uma foto à "Instagrammer"! Date : 21 de Abril de 2016 Para quem tem os gostos da fotografia e das redes sociais, o Instagram é uma das aplicações quase obrigatórias no smartphone. Há quem

Leia mais

Converse: Liberte sua imaginação 1

Converse: Liberte sua imaginação 1 Converse: Liberte sua imaginação 1 Renata Scholles 2 Laiana Rhoden 3 Gustavo Froelich 4 Michele Ferreira 5 Taís Spier 6 Professor Raul Graf de Miranda, M.S.3 7 Universidade Feevale Novo Hamburgo RS RESUMO

Leia mais

Tire retratos melhores

Tire retratos melhores 21 DE OUTUBRO DE 2017 INICIANTE Tire retratos melhores Aprenda os elementos de uma boa fotografia de retrato Apresentando GARY SMALL Não pode ser tão difícil, certo? Seu amigo ou cônjuge pede para você

Leia mais

DIREÇÃO DE MODELOS E PADRÕES DE ILUMINAÇÃO

DIREÇÃO DE MODELOS E PADRÕES DE ILUMINAÇÃO FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA DIREÇÃO DE MODELOS E PADRÕES DE ILUMINAÇÃO KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 3 do curso de Fotografia. Joinville, SC

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

WEBCAM SMARTPHONE. aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido.

WEBCAM SMARTPHONE. aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido. Introdução O objetivo deste material é auxiliar você na criação de um estúdio de acordo com seu orçamento e sua vontade de expandir no meio das transmissões ao vivo. Então vamos lá! Imagem CÂMERA Item

Leia mais

trabalhos de autor. Mais que a formação de base, ou atualizações contínuas de conhecimentos, a 5ª edição da

trabalhos de autor. Mais que a formação de base, ou atualizações contínuas de conhecimentos, a 5ª edição da A formação é um instrumento determinante na busca do domínio técnico e ganhos de produtividade, não só pela qualificação dos recursos humanos mas pela capacidade de melhoria no desempenho e produção de

Leia mais

Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos

Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos Uma clássica fotografia de beleza, para a área comercial, pede ombros descobertos 38 Fotografe Melhor n o 255 A fotografia dirigida para editorial de beleza permite o uso de acessórios e roupas com mais

Leia mais

Material de apoio. Por Chris Dornellas.

Material de apoio. Por Chris Dornellas. Material de apoio Por Chris Dornellas Fotógrafo Referência #1: Claudio Edinger www.claudioedinger.com O que é Observar? "A verdadeira viagem da descoberta consiste não em enxergar novas paisagens, mas

Leia mais

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL

FOTOGRAFIA PROFISSIONAL FOTOGRAFIA PROFISSIONAL FOTOGRAFIA PROFISSIONAL 1 Introdução a Fotografia de Produtos Chama-se Fotografia de Produtos a fotografia de OBJETOS ESTÁTICOS STILL. Através da ILUMINAÇÃO, do CUIDADO COM DETALHES,

Leia mais

Flash TTL: seu grande aliado. Raphael Fraga

Flash TTL: seu grande aliado. Raphael Fraga Flash TTL: seu grande aliado Raphael Fraga 1 1 - A relação fotógrafo-flash Imprecisão nos resultados Receio de utilização Entender como ele funciona!!! 1 - A relação fotógrafo-flash Como você tem utilizado

Leia mais

CANAL DA FOTO - Por Daniel Farjoun PARA QUEM...

CANAL DA FOTO - Por Daniel Farjoun PARA QUEM... PARA QUEM... Está cansado(a) de fazer foto na tentativa e erro; Não sabe corrigir o que está errando; Faz fotos comuns que não impressionam; Quer aprender fotografia, mas começa a achar que não nasceu

Leia mais

O CANAL DA FOTO ACADEMY NÃO É PARA VOCÊ!

O CANAL DA FOTO ACADEMY NÃO É PARA VOCÊ! ATENÇÃO! SE VOCÊ... Quer aprender fotografia para ganhar dinheiro em 1 semana; Acha que produzir fotos perfeitas será alcançado em 1 semana Quer usar a fotografia para obter vantagens ilícitas ou imorais;

Leia mais

Usando o ImageJ para calcular a área foliar Elaborado por Julia Caram Sfair

Usando o ImageJ para calcular a área foliar Elaborado por Julia Caram Sfair Universidade Federal de Pernambuco Laboratório de Ecologia Vegetal 7 de Novembro de 2012 Com modificações em 2 de julho de 2016 Usando o ImageJ para calcular a área foliar Elaborado por Julia Caram Sfair

Leia mais

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores 23 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Dicas rápidas para fotografar retratos melhores Escolha da lente, configurações de exposição e modos de foco Apresentando GARY SMALL Gary Small D300 e lente AF-S NIKKOR

Leia mais

ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL. Ingresso Janeiro Informações: (51)

ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL. Ingresso Janeiro Informações: (51) ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL Ingresso Janeiro 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL Capacitar os alunos nas técnicas e nos

Leia mais

O chamado 1. Denise Moraes PINHO 2 Márcia Morais MOLINA 3 Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

O chamado 1. Denise Moraes PINHO 2 Márcia Morais MOLINA 3 Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS O chamado 1 Denise Moraes PINHO 2 Márcia Morais MOLINA 3 Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS RESUMO: Quando vamos a uma locadora, sem saber exatamente qual filme queremos ver a primeira

Leia mais

Dicas para um bom registro fotográfico

Dicas para um bom registro fotográfico Dicas para um bom registro fotográfico Manual de foto Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal de imagem pode fazer toda a diferença

Leia mais

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA 4ª aula Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA al m ra r o F n = ll m Fu m l 0 5 m e iagona D A distância focal da objetiva considerada

Leia mais

book externo de cães Dicas para fazer Dicas profissionais

book externo de cães Dicas para fazer Dicas profissionais Dicas para fazer Em ensaios externos com cachorros, você pode usar um banco de jardim... book externo de cães Fotos: Johnny Duarte O especialista Johnny Duarte ensina os truques para conseguir bons registros

Leia mais

Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual

Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual Dicas de como posar para um Ensaio Fotográfico Individual Hoje em dia muitas pessoas procuram fotógrafos profissionais para registrar várias fases da vida. É cada vez mais comum fazer ensaios de namorados,

Leia mais

CONTEÚDO INTERATIVO EXCLUSIVO CONTEÚDO SEQUENCIAL INTERAÇÃO COM OUTROS ALUNOS

CONTEÚDO INTERATIVO EXCLUSIVO CONTEÚDO SEQUENCIAL INTERAÇÃO COM OUTROS ALUNOS A ESCOLHA CERTA DOS INICIANTES 100% ONLINE VOCÊ ASSISTE AO CONTEÚDO DE QUALQUER LUGAR (com acesso à internet) SEMPRE QUE PRECISAR! CONTEÚDO INTERATIVO EXCLUSIVO VOCÊ PRATICA E ENTENDE OS CONCEITOS ATÉ

Leia mais

Técnicas de Iluminação Prof. Dr. Isaac A. Camargo

Técnicas de Iluminação Prof. Dr. Isaac A. Camargo Técnicas de Iluminação Prof. Dr. Isaac A. Camargo a- Luz e fotografia: iluminação natural e artificial b- Estúdio e iluminação: técnicas e equipamentos Luz e fotografia: iluminação natural e artificial

Leia mais

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente. 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente. 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente 1 125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente 2 A foto tem o poder de cativar, envolver e deixar o cliente curioso

Leia mais

Oficina de Fotografia II Retratos e Estúdio

Oficina de Fotografia II Retratos e Estúdio INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Oficina de Fotografia II Retratos e Estúdio Oficina de Comunicação Fotografia Digital Etapa / Módulo II Retratos e Estúdio Entre as Etapas... Como foram de atividades com os

Leia mais

Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas

Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas 18 DE MAIO DE 2017 INICIANTE Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas Apresentando DIANE BERKENFELD, KRISTINA KURTZKE & LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman D300S, AF-S

Leia mais

Viver de Contrabaixo

Viver de Contrabaixo Viver de Contrabaixo Encare o desafio e realize o seu sonho. Olá, Tudo bem? Você é daqueles baixistas que tem dúvidas sobre o seu futuro profissional? Fica sempre na corda bamba quando o assunto é viver

Leia mais

Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105

Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105 Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105 Estabilizador de Imagem Óptico O Estabilizador de Imagem Óptico da Canon evita a desfocagem, reduzindo drasticamente os efeitos das trepidações da câmara. Em situações onde

Leia mais

Retrato da atriz americana Jennifer Lawrence feito com uso de flash compacto dedicado ajustado em baixa potência

Retrato da atriz americana Jennifer Lawrence feito com uso de flash compacto dedicado ajustado em baixa potência lição de casa Retrato da atriz americana Jennifer Lawrence feito com uso de flash compacto dedicado ajustado em baixa potência Dicas básicas para dominar o flash Ele é o acessório mais complexo e controverso

Leia mais

Macrodetalhes 1 RESUMO

Macrodetalhes 1 RESUMO Macrodetalhes 1 Ana Cecilia Silva de Sousa 2 Ana Flávia Siqueira Chagas 3 Priscila Soares Luz 4 Vitor José Braga Mota Gomes 5 Universidade Federal de Sergipe RESUMO Em tempos de Photoshop, é um tanto quanto

Leia mais

CURSO DE FOTOGRAFIA!

CURSO DE FOTOGRAFIA! CURSO DE FOTOGRAFIA Aula 1 - Profundidade de Campo By Mauricio Valadão A brincadeira aqui é determinar o que na foto estará focada e o que estará borrada fora de foco. Muito resumidamente os principais

Leia mais

ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL. Ingresso: janeiro Informações: (51)

ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL. Ingresso: janeiro Informações: (51) ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL Ingresso: janeiro 2018. Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/cursosdeferias ILUMINAÇÃO PROFISSIONAL COM FLASH PORTÁTIL Capacitar os alunos nas técnicas e

Leia mais

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones.

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Sabendo desse grande desejo, as empresas que fabricam os aparelhos com

Leia mais

Fotografia para totós: Conceitos básicos

Fotografia para totós: Conceitos básicos Fotografia para totós: Conceitos básicos Date : 8 de Janeiro de 2016 A fotografia é um mundo e todos os dias há quem o queira descobrir. Mas sem conhecermos os conceitos mais básicos, não é possível retirar

Leia mais

Publicidade em CorelDraw X3

Publicidade em CorelDraw X3 Publicidade em CorelDraw X3 Vamos abrir essa imagem em CorelDraw. Para isso basta ir no menu arquivo, importar e abrir a imagem escolhida. Vamos deixar nossa folha num formato mais adequado para uma publicidade.

Leia mais

Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas

Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas Confira nossas dicas para fotografar com longa exposição de forma criativa. Este recurso é utilizado para fotografar cenas em que o

Leia mais

Workshop de Fotografia

Workshop de Fotografia Workshop de Fotografia Funcionamento de uma máquina fotográfica O princípio da fotografia reside na captação de uma imagem através da luz. Este princípio foi pela primeira vez utilizado no século XV, através

Leia mais

Obturador. o obturador de cortina mostrado em detalhes.

Obturador. o obturador de cortina mostrado em detalhes. Obturador É o obturador que determina o resultado da sensação de movimento de uma fotografia. Essa é sua principal função, mas não a única. o obturador pode ser comparado às pálpebras e seu funcionamento

Leia mais

Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte

Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte 27 DE NOVEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte Apresentando TOM BOL & ADAM WOODWORTH Você já as viu se não pessoalmente, em filmes ou fotografias

Leia mais

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Seja um Profissional com conhecimentos avançados essa apostila vai abordar as mais variadas técnicas de fotografia. Esta apostila trás os principais técnicas profissionais do mundo

Leia mais

Cinco Dicas Fáceis de Composição

Cinco Dicas Fáceis de Composição 18 DE MARÇO DE 2017 INICIANTE Cinco Dicas Fáceis de Composição Apresentando DIANE BERKENFELD Você pode não perceber, mas sempre que trazemos a câmera para perto dos olhos, estamos tomando decisões sobre

Leia mais

TÉCNICAS E USO DO FLASH

TÉCNICAS E USO DO FLASH FOCUS ESCOLA DE FOTOGRAFIA TÉCNICAS E USO DO FLASH KAREN LYNNE DEJEAN Relatório apresentado como parte das exigências para conclusão do Módulo 2 do curso de Fotografia. Joinville, SC Julho de 2017 O Flash

Leia mais

7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone

7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone ebook 7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone 7 Dicas para tirar boas fotografias de imóveis com o seu Smartphone Uma imagem vale mais do que mil palavras! No setor imobiliário

Leia mais

Paloma Schell. Guia prático para fotografar NEWBORN

Paloma Schell. Guia prático para fotografar NEWBORN Paloma Schell Guia prático para fotografar NEWBORN 3 Copyright 2015 by iphoto Editora Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja

Leia mais

Guia de fotos: Propriedades Booking Home

Guia de fotos: Propriedades Booking Home Guia de fotos: Propriedades Booking Home Estamos felizes que você seja nosso parceiro Booking.com. As fotos têm um papel essencial em ajudar os visitantes a reservar acomodações on-line. Como eles não

Leia mais

Modalidade: Outras formas de formação não inseridas no CNQ. Objectivos

Modalidade: Outras formas de formação não inseridas no CNQ. Objectivos Modalidade: Outras formas de : 100h Estrutura: 12 Módulos Local: Fábrica das Cores Formadores: António Rendeiro ; Andreia Nunes Objectivos Gerais 1. Adquirir competências técnicas de fotografia em contexto

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE CONTROLANDO A LUZ NO ESTÚDIO DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE DO CURSO ONLINE CONTROLANDO A LUZ NO ESTÚDIO DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBIDA A Luz É radiação eletromagnética; A luz que podemos enxergar é apenas uma parte do espectro eletromagnético: A luz branca constitui a região visível, mas na verdade ela pode ser decomposta em sete componentes,

Leia mais

Newborn FERNANDA ABREU - FOTOS DE AMOR

Newborn FERNANDA ABREU - FOTOS DE AMOR WORKSHOP Newborn FERNANDA ABREU - FOTOS DE AMOR Newborn O mundo dos recém-nascidos é cheio de mistérios e segredos. Não basta saber fotografar e ter o melhor equipamento, para realizar esse tipo de ensaio

Leia mais

MASTER EM FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE

MASTER EM FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE MASTER EM FOTOGRAFIA DE MODA E PUBLICIDADE Ser fotógrafo de moda e publicidade é perceber as vanguardas e conseguir criar e comunicar valor acrescido para as marcas e criadores. O Master em Fotografia

Leia mais

Sensibilizar os alunos para uma abordagem à imagem fotográfica, desde o aparecimento da fotografia até à actualidade.

Sensibilizar os alunos para uma abordagem à imagem fotográfica, desde o aparecimento da fotografia até à actualidade. FOTOGRAFIA [11801] GERAL Regime: Semestre: OBJETIVOS Sensibilizar os alunos para uma abordagem à imagem fotográfica, desde o aparecimento da fotografia até à actualidade. Conhecer e explorar as relações

Leia mais

S U M Á R I O. 1 Sobre o autor. 2 O que é um HDR. 3 Primeiros passos. 4 Dentro do Lightroom. 5 Uma nova tela se abrirá!!

S U M Á R I O. 1 Sobre o autor. 2 O que é um HDR. 3 Primeiros passos. 4 Dentro do Lightroom. 5 Uma nova tela se abrirá!! FOTOGRAFIA COMO FAZER UM HDR REALÍSTICO POR RODRIGO CARLETTI ENSINA S U M Á R I O 1 Sobre o autor 2 O que é um HDR 3 Primeiros passos 4 Dentro do Lightroom 5 Uma nova tela se abrirá!! 6 Pronto, seu HDR

Leia mais

Assédio na fotografia. como agir de maneira ética com modelos. comportamento

Assédio na fotografia. como agir de maneira ética com modelos. comportamento Assédio na fotografia como agir de maneira ética com modelos Acusações de modelos contra profissionais renomados no mundo da moda colocam em pauta a discussão sobre a relação entre fotógrafo e fotografado.

Leia mais

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura.

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura. Introdução A fotografia é a arte de escrever com luz. Com ela captas momentos irrepetíveis para sempre, e essa é a sua beleza. Neste livro, tentarei ajudar te a obter mais desses momentos. É possível que

Leia mais

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa de curso

INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1. Programa de curso INSTITUTO CASA DA PHOTOGRAPHIA CURSO REFERENCIAL 1 2014 Programa de curso "A beleza pode ser vista em qualquer lugar. Compor a beleza é o que separa o instantãneo da fotografia." - Matt Hardy INSTITUTO

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

Time-lapses e Hyperlapses. Por Armando Vernaglia Jr

Time-lapses e Hyperlapses. Por Armando Vernaglia Jr Time-lapses e Hyperlapses Por Armando Vernaglia Jr AULA 1 Conhecendo o autor e o conteúdo do curso AULA 2 Time-lapses e Hyperlapses: o que são e quais equipamentos precisamos para fazê-los O que veremos

Leia mais

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias.

TUTORIAL DO HQ. - Para facilitar seu trabalho, crie a história na seguinte seqüência: cenário, personagens, balões, falas, onomatopéias. TUTORIAL DO HQ O Software Educativo Hagáquê - Versão Original O HagáQuê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Tratase de um editor de histórias com um banco

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FOTO DICAS BRASIL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FOTO DICAS BRASIL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FOTO DICAS BRASIL MÓDULO 01 VISÃO GERAL DO PHOTOSHOP 1.1 1.2 1.3 1.4 Baixando o Photoshop Preferências Área de Trabalho e Painel de Ferramentas Como Abrir, salvar e fechar uma foto

Leia mais

Condições de Venda C O N D I Ç Õ E S D E V E N D A E M P R E S A C O N S E R T O S E D E V O L U Ç Õ E S D A D O S B A N C Á R I O S

Condições de Venda C O N D I Ç Õ E S D E V E N D A E M P R E S A C O N S E R T O S E D E V O L U Ç Õ E S D A D O S B A N C Á R I O S CATÁLOGO ILUSTRADO 2018 Condições de Venda E M P R E S A Equifoto Comercial e Importadora Ltda Rua Dronsfield, 381 - Lapa CEP: 05074-000 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3641-0666 Internet: E-mail: CNPJ:

Leia mais

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO O QUE VAMOS APRENDER AULA 1 Conhecendo a luz e seus efeitos AULA 7 Luz principal, de efeito e compensação AULA 2 Características da luz, Intensidade e Fotômetro AULA 3 Direção

Leia mais

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA DESIGN:BCICLETA.COM.BR CURSOS 2017 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA WWW.F.COM.BR POR QUE O CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM FOTOGRAFIA? São 7 anos formando profissionais completos e preparados Professores

Leia mais

Dúvidas sobre como dirigir o casal em book de noivossão as primeiras da lista apontadas pelo especialista FOTOGRAFIA DE CASAMENTO 10

Dúvidas sobre como dirigir o casal em book de noivossão as primeiras da lista apontadas pelo especialista FOTOGRAFIA DE CASAMENTO 10 Dúvidas sobre como dirigir o casal em book de noivossão as primeiras da lista apontadas pelo especialista FOTOGRAFIA DE CASAMENTO 10 grandes dúvidas RESPONDIDAS POR UM ESPECIALISTA Confira as principais

Leia mais

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus

DICAS DE POSES. Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus DICAS DE POSES Texto de Carolina Lima de Souza, aluna do módulo 3. Curso de Fotografia de Moda da Escola Focus Expressões faciais também são partes das poses Para se mover verdadeiramente e sem inibição

Leia mais

18/11/2013. Com Simone Silvério. Aula 1. O Bebê

18/11/2013. Com Simone Silvério. Aula 1. O Bebê Com Simone Silvério Aula 1 O Bebê 1 Recém-Nascidos 5 a 15 dias Têm sono profundo, dormem mais tempo, são mais flexíveis e ainda não tem cólicas. Recém-Nascidos 15 a 30 dias A partir do 15º dia começam

Leia mais

Por Livia Capeli. âmeras digitais com Wi-Fi são cada. trás os cabos de sincronismo para. usar radiotransmissores da própria

Por Livia Capeli. âmeras digitais com Wi-Fi são cada. trás os cabos de sincronismo para. usar radiotransmissores da própria Estúdio wireless iluminação sem fio Esqueça os cabos: Fotografe preparou três opções de estúdio para quem quer ter liberdade de movimento na hora de trabalhar com flashes Por Livia Capeli C âmeras digitais

Leia mais

Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre

Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre 21 DE AGOSTO DE 2018 INICIANTE Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre O corte fechado nos tacos das jogadoras de hóquei sobre a grama correndo atrás da bola mostra ação assim como o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN FOTOGRAFIA Prof. Dr. Isaac A. Camargo ILUMINAÇÃO Luz e fotografia: iluminação

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera:

Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera: Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera: A. CÂMERA (você) move-se ao redor do objeto. Para um objeto

Leia mais

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva.

5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO. Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. 5 DICAS PARA APRENDER A DESENHAR DO ZERO Descubra como aprender a desenhar de forma simples e objetiva. INTRODUÇÃO OLÁ, OLÁ, OLÁ... Eu sou o Ivan Querino, ilustrador, professor e empreendedor, escrevi

Leia mais

1. Ajustando a iluminação. 2. Posição da câmera e da pessoa a ser fotografada

1. Ajustando a iluminação. 2. Posição da câmera e da pessoa a ser fotografada Diretriz para a produção de fotos digitais de qualidade para utilização no Sistema de Gestão e Controle de Pessoal - GECOPE do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, através do SISGESEC Orientações

Leia mais

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS MATERIAIS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS tutoriais tutoriais COMO FAZER Você vai precisar de: MATERIAIS: 2 folhas de papel paraná; 2 folhas de papel pluma ou papel isopor ou EVA; 1 bateria de 3 volts; Folhas de

Leia mais

FOTOGRAFIA NA U.PORTO

FOTOGRAFIA NA U.PORTO FOTOGRAFIA NA U.PORTO Data: entre fevereiro e abril de 2012 Concepção e monitorização dos workshops: Pedro Brum Composição dos grupos de participantes: Cada workshop deverá ter no mínimo 10 participantes.

Leia mais