Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas"

Transcrição

1 Aprenda como fotografar com longa exposição e obtenha fotos criativas Confira nossas dicas para fotografar com longa exposição de forma criativa. Este recurso é utilizado para fotografar cenas em que o sensor precisa de mais tempo para captar a imagem adquadamente, o que é frequente em ambientes com pouca luz. Imagem de fagulhas de esponja de aço fotografada com longa exposição (Foto: Vinicius Carvalho) O que é? Para obter uma fotografia, é preciso que a luz incida em um objeto foto sensível como o sensor das câmeras digitais ou filme das câmeras analógicas, fazendo com que aquela imagem seja captada. Para que esse objeto seja exposto corretamente (resultando em uma boa foto) são necessários três fatores: abertura do diafragma, ISO e velocidade do obturador. O obturador é o mecanismo que abre e fecha em milissegundos, permitindo que a luz entre na câmera e exponha o sensor. Se você permite que ele fique muito tempo aberto, isso se chama longa exposição. Entenda seu equipamento Leia o manual e aprenda a operar os controles de configuração para longa exposição. Modelos mais básicos, as câmeras compactas geralmente oferecem os modos fogos de artifício, luz de vela, noite com tripé ou "modo noturno", mas não são o equipamento ideal. Para obter o efeito com câmeras amadoras que não permitem o controle manual, é preciso improvisar.

2 Escolha o modo, desligue o flash e dimunua o ISO para no máximo 100. Dessa forma, a câmera vai ser obrigada a diminuir a velocidade do obturador automaticamente. Já os modelos semiprofissionais oferecem o controle do tempo de exposição. Você pode optar pelo modo manual ou pelo modo S, Prioridade pela Velocidade do Obturador ( Shutter Speed Priority ). Os modelos profissionais normalmente oferecem o modo Bulb, em que o tempo da captura da imagem é controlado manualmente, além dos modos S e Manual. À esquerda, ícones dos modos de longa exposição, ao meio, um controle seletor e à direita, um display indicando o modo "bulb" (Foto: Adriano Hamaguchi) Para longas exposições, o uso do tripé é indicado para garantir a qualidade de suas imagens. Esta é a melhor forma de fotografar usando longa exposição, mas também é possível tentar estabilizar a câmera apoiando-a em algum lugar fixo. Outro ponto importante é que o flash embutido deve ser desativado. Para uma fotografia profissional, é recomendável o uso do controle disparador. Ele permite que o fotografo dispare a câmera sem correr o risco de tremer a imagem com o movimento que faz ao apertar o botão. Esse acessório também permite travar a câmera no modo bulb. Conheça os diferentes tipos de efeitos fotográficos com o uso de longa exposição. Panning Panning é o efeito em que o objeto fotografado aparece nítido em contraste com o fundo, que mostra uma aparência arrastada.

3 Moto sendo fotografada com câmera acompanhando seu movimento (Foto: Reprodução) Para obter este efeito, o fotógrafo deve acompanhar o movimento do objeto. É preciso prática para conseguir uma imagem nítida. Esquema mostra o ângulo da câmera acompanhando o movimento da motocicleta a ser fotografada (Foto: Adriano Hamaguchi) No caso de veículos, como no exemplo acima, você pode utilizar uma velocidade entre 1/60 e 1/125 segundos. Para pessoas andando, 1/8 de segundo é suficiente. Nesses casos, é indicado usar um tripé de cabeça móvel ou um monopé para não correr o risco de tremer a imagem. Mantenha o objeto centralizado em sua composição.

4 Confira a matéria do TechTudo sobre a técnica Panning, que explica mais detalhes para compor uma fotografia com este efeito. Light Painting A técnica conhecida por Light Painting ("Pintura com Luzes", em tradução livre) consiste em utilizar uma baixa velocidade do obturador para capturar o caminho deixado pelos pontos de luz. Você pode aprender um pouco mais da técnica Light Painting no artigo do colunista Julio Preuss. Uma maneira simples de obter o efeito é utilizar uma esponja de aço amarrada a um arame, queimar e girá-la, fazendo com que suas fagulhas sejam projetadas no sentido do movimento. Com uma exposição maior que cinco segundos, abertura F11 e ISO 200, é possível capturar belas imagens. Fotografia de esponja de aço em chamas em movimentos circulares, com tempo de exposição de 39 segundos, F11 e ISO 200 (Foto: Vinicius Carvalho) Realizamos outro experimento, desta vez utilizando uma velocidade de 5 segundos, abertura F8 e ISO 80. Observe que a quantidade de evoluções e fagulhas é maior na imagem anterior.

5 Fotografia de esponja de aço em chamas em movimentos circulares, com exposição de 5 segundos, abertura F8 e ISO 80 (Foto: Adriano Hamaguchi) Capturando fantasmas É possível também criar fantasmas em suas fotografias. Utilizando o flash, você pode configurálo para uma baixa potência e dispará-lo algumas vezes durante a exposição. Para isso será necessário utilizar um flash externo.

6 Foto de longa exposição com malabares. Imagem feita com exposição de 20 segundos, F11, ISO 100 e disparos de flash externo (Foto: Vinicius Carvalho) Para fotografias sem o uso do flash, configure o tempo de exposição de 10 a 30 segundos. Para que o fantasma seja captado, mantenha o objeto imóvel na posição desejada por 1/3 do tempo total da exposição. Quanto mais tempo imóvel, mais visível será o fantasma.

7 Efeito fantasma obtido com longa exposição (Foto: Luiza Junqueira) Confira a matéria do TechTudo e aprenda a criar fantasmas com longa exposição e a obter bons resultados com e sem o uso flash. Rastro de luzes Quanto mais escuro estiver o ambiente, mais fácil será captar o movimento das luzes. Em ambientes em que há iluminação, opte por tempos de exposição menores, para que a imagem não fique superexposta. No comparativo a seguir, utilizamos duas velocidades diferentes: 4 e 8 segundos. Observe que o comprimento do rastro é proporcional ao tempo de exposição da imagem.

8 Fotografias de avenida, utilizando exposição de 8 segundos na imagem superior e de 4 segundos na imagem inferior (Foto: Adriano Hamaguchi) Outros objetos interessantes para fotografar são os de parques de diversão. A imagem abaixo foi fotografada com 4 segundos de exposição, F8 e ISO 80.

9 Fotografia de brinquedo em parque de diversão com 4 segundos de exposição, F8 e ISO 80 (Foto: Adriano Hamaguchi) Dependendo da velocidade do objeto, você também poderá utilizar velocidades maiores, ou seja, tempos de exposição menores. Com o movimento mais intenso de outro brinquedo, fizemos um comparativo entre duas fotografias obtidas com 10 e 1,6 segundos de exposição, com abertura F8 e ISO 80.

10 Fotografia de atração em um parque de diversão, utilizando velocidade de 10 segundos à esquerda e 1,6 segundos à direita (Foto: Adriano Hamaguchi) Escrevendo com a luz Usando um celular, uma laterna ou qualquer tipo de objeto luminoso, você pode desenhar formas abstratas, e até mesmo escrever durante a exposição. No exemplo abaixo, a fotógrafa utilizou uma abertura F5, 4 segundos de exposição e ISO 200.

11 Fotografia de casal ao lado das madrinhas escrevendo palavra "love" com fogos de artifício (Foto: Mary Dougherty) Este é outro exemplo criativo de escrita com luzes ( light writing ), fotografado com utilização de leds. Imagem de cidade desenhada por luzes de LED e fotografada utilizando exposição de 30 segundos (Foto: Michael Bosanko)

12 Fogos de artifício Até mesmo as câmeras compactas já oferecem o modo Fireworks. Mas caso queira configurar sua câmera, usar um ISO máximo de 100 para garantir uma imagem nítida e limpa. Se possível, utilize um tripé ou um apoio firme para garantir que suas fotos não saiam tremidas, e utilize uma velocidade de 2 a 15 segundos. Luzes dos fogos deixam um rastro na imagem (Foto: Adam Chaffins) Lembre-se que sua segurança é mais importante que qualquer fotografia. Não realize experimentos sem o acompanhamento e autorização de um responsável.

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura.

Estás pronto? Junta te a mim na próxima página, onde enfrentaremos juntos o primeiro lado do triângulo: A Abertura. Introdução A fotografia é a arte de escrever com luz. Com ela captas momentos irrepetíveis para sempre, e essa é a sua beleza. Neste livro, tentarei ajudar te a obter mais desses momentos. É possível que

Leia mais

Fotografando fogos de artifício

Fotografando fogos de artifício 15 DE JUNHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Fotografando fogos de artifício Por LINDSAY SILVERMAN Apresentando LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman O verão é a estação para ver e fotografar fogos de artifício. Todos

Leia mais

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA

TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA TÉCNICAS DE FOTOGRAFIA Seja um Profissional com conhecimentos avançados essa apostila vai abordar as mais variadas técnicas de fotografia. Esta apostila trás os principais técnicas profissionais do mundo

Leia mais

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02

Oficina de fotografia e tratamento de imagem. Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Oficina de fotografia e tratamento de imagem Facilitadora: Camila Silva Aula: 02 Funções automatizadas A câmera fotográfica é hoje um objeto comum utilizado tanto por hobby quanto para trabalho. Isto faz

Leia mais

Fotografando com um SRL Digital

Fotografando com um SRL Digital Fotografando com um SRL Digital por José Eduardo Deboni jose@eduardodeboni.com Fotografar com uma câmera digital SLR (aquelas que permitem trocar as lentes) pode ser um pouco intimidador. A quantidade

Leia mais

Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre

Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre 21 DE AGOSTO DE 2018 INICIANTE Fotografando esportes em ambientes internos e ao ar livre O corte fechado nos tacos das jogadoras de hóquei sobre a grama correndo atrás da bola mostra ação assim como o

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS

DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS DICAS DE COMO TIRAR BOAS FOTOS E POLÍTICA DE RESTRIÇÕES WEBMOTORS Tirar boas fotografias exige mais do que um simples apertar de botão, especialmente quando o assunto é carros. Por isso, veja a seguir

Leia mais

CURSO DE FOTOGRAFIA!

CURSO DE FOTOGRAFIA! CURSO DE FOTOGRAFIA Aula 1 - Profundidade de Campo By Mauricio Valadão A brincadeira aqui é determinar o que na foto estará focada e o que estará borrada fora de foco. Muito resumidamente os principais

Leia mais

Obturador. o obturador de cortina mostrado em detalhes.

Obturador. o obturador de cortina mostrado em detalhes. Obturador É o obturador que determina o resultado da sensação de movimento de uma fotografia. Essa é sua principal função, mas não a única. o obturador pode ser comparado às pálpebras e seu funcionamento

Leia mais

Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano.

Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano. 18 DE JUNHO DE 2017 INICIANTE Fotografe a família e os amigos durante as festas de fim de ano. Apresentando ELIZABETH BARBIERI, DIANE BERKENFELD, MELISSA DIBARTOLO, MICHAEL EARLEY, LINDSAY SILVERMAN &

Leia mais

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO

CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO CONCEITOS DO FOTOJORNALISMO O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens. Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através

Leia mais

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR)

Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) 10 DE JULHO DE 2017 AVANÇADO Fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) D3S, AF-S NIKKOR 14-24 mm f/2.8g ED. f/22, ISO 200, prioridade de abertura, fotometria por matriz. Basicamente, existem duas razões

Leia mais

Fotografando Longas Exposições:

Fotografando Longas Exposições: 9 DE JULHO DE 2018 AVANÇADO Fotografando Longas Exposições: Reduza a velocidade do obturador para obter imagens criativas e expressivas Apresentando DEBORAH SANDIDGE Acreditamos que quando se trata da

Leia mais

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO

ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO ILUMINAÇÃO BÁSICA PARA O RETRATO Texto de Caroline Lima dos Santos, aluna do módulo 3 Curso Fotografia de Moda Escola Focus A Luz está para a Fotografia assim como a tinta para a Pintura A técnica de iluminação

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.   FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO

LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ E ILUMINAÇÃO DE ESTÚDIO LUZ Entender a luz natural é entender como funciona o estúdio. Conhecimentos para começar a criar a própria luz e parar de copiar modelos pré-existentes. Ser um fotógrafo

Leia mais

Tema II: Ajuste Modos 01 Módulo IV. Vivaldo Armelin Júnior

Tema II: Ajuste Modos 01 Módulo IV. Vivaldo Armelin Júnior Tema II: Ajuste Modos 01 Módulo IV Vivaldo Armelin Júnior 2016 O ajuste dos modos, como noturno, paisagem, retrato, fogos de artifício, macro, P, entre outros, possibilitam melhorar a qualidade da imagem

Leia mais

Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit

Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit Como Fotografar Estrelas Usando a Lente do Kit Escuto bastantes alunos meus dizendo que não podem fazer isso ou aquilo por causa dos seus equipamentos. Existe uma expectativa enorme de que pra fazer fotos

Leia mais

FOTOGRAFIA GERAL PARTE I

FOTOGRAFIA GERAL PARTE I PARTE I FOTOGRAFIA GERAL 23 O processo de captura da imagem pela fotografia surgiu no século XIX, quando Joseph Nicéphore Nièpce conseguiu capturar imagens utilizando uma caixa vedada à luz, com um orifício

Leia mais

Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas

Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas 18 DE MAIO DE 2017 INICIANTE Dicas de fotografia Macro: Fotografando insetos e outras pequenas criaturas Apresentando DIANE BERKENFELD, KRISTINA KURTZKE & LINDSAY SILVERMAN Lindsay Silverman D300S, AF-S

Leia mais

Dicas básicas para fotos com

Dicas básicas para fotos com temas ilustrados pelo leitor Objetivas luminosas permitem desfocar o fundo e destacar o primeiro plano, como no retrato desta noiva Dicas básicas para fotos com objetivas luminosas Elas são perfeitas para

Leia mais

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico. PROFESSOR JORGE FELZ

INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico. PROFESSOR JORGE FELZ INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA O Equipamento Fotográfico PROFESSOR JORGE FELZ jorgefelz@gmail.com textos básicos TRIGO, Thales. equipamento fotográfico. São Paulo: Senac, 2006. LANGFORD, M. Fotografia básica.

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior. Foto Estudo - III Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1

Vivaldo Armelin Júnior.   Foto Estudo - III Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 2016 Vivaldo Armelin Júnior www.arteeducar.com Foto Estudo - III 2016 - Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 Neste terceiro módulo o destaque fica para a água e respostas para

Leia mais

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença.

Limpeza das lentes. Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. AULA 3 IMAGEM Limpeza das lentes Gravar um vídeo com o seu equipamento portátil não é difícil. Mas é preciso atenção e cuidado com os detalhes que farão diferença. Primeiro passo: Limpe as lentes do seu

Leia mais

Direitos Autorais. Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles

Direitos Autorais. Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles Posição da câmera, retrato ou paisagem? Essa é uma grande dúvida para a maioria daqueles ou daquelas que pretendem registrar fotograficamente monumentos arquitetônicos durante sua viagem. Quando optar

Leia mais

Dicas para fotografar. Por laurent Guerinaud

Dicas para fotografar. Por laurent Guerinaud lição de casa temas ilustrados pelo leitor Dicas para fotografar céu estrelado Por laurent Guerinaud Registrar a paisagem noturna exige um mínimo de equipamento, um bom conhecimento técnico e muita paciência.

Leia mais

No mercado atual, existem centenas de opções de câmeras digitais, desde as mais simples, as mais complexas e sofisticadas com preços altíssimos.

No mercado atual, existem centenas de opções de câmeras digitais, desde as mais simples, as mais complexas e sofisticadas com preços altíssimos. DICAS DE FOTOGRAFIAS I Apresentação: A palavra Fotografia vem do Grego "fós (luz) e "grafis (pincel), que significa desenhar com a luz. Inventada há quase dois séculos, a fotografia continua sendo o melhor

Leia mais

Light Painting 1. Juliano SILL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC.

Light Painting 1. Juliano SILL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. Light Painting 1 Juliano SILL 2 Anamaria TELES 3 Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC. RESUMO O objetivo deste trabalho foi produzir uma imagem fotográfica menos convencional usando a técnica

Leia mais

Introdução: Entendendo a distância focal

Introdução: Entendendo a distância focal 21 DE MAIO DE 2017 INICIANTE Introdução: Entendendo a distância focal Apresentando DIANE BERKENFELD, MIKE CORRADO & LINDSAY SILVERMAN A distância focal, geralmente representada em milímetros (mm), é uma

Leia mais

Câmeras digitais: escolha difícil. Teste

Câmeras digitais: escolha difícil. Teste Shutterstock/Latinstock economize R$ 747 Câmeras digitais: escolha difícil Elas são compactas só mesmo no tamanho. Dotadas cada vez mais de recursos, podem deixá-lo confuso sobre qual modelo comprar. Com

Leia mais

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO

ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA A REPRODUÇÃO ESTE MATERIAL É PARTE INTEGRANTE MATERIAL O GLOSSÁRIO DE FOTOGRAFIA DA EDUK (WWW.EDUK.COM.BR) CONFORME A LEI Nº 9.610/98, É PROIBI- DA Olá, internauta! Primeiramente, bem-vindo ao mundo da fotografia.

Leia mais

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores

Dicas rápidas para fotografar retratos melhores 23 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Dicas rápidas para fotografar retratos melhores Escolha da lente, configurações de exposição e modos de foco Apresentando GARY SMALL Gary Small D300 e lente AF-S NIKKOR

Leia mais

BELO HORIZONTE RIO DE JANEIRO CURSO LIVRE DE FLASH

BELO HORIZONTE RIO DE JANEIRO  CURSO LIVRE DE FLASH BELO HORIZONTE RIO DE JANEIRO WWW.ESCOLADEIMAGEM.COM.BR CURSO LIVRE DE FLASH ÍNDICE 1. Introdução 2. Alimentação 3. Equilíbrio de branco (WB) 4. O modo manual (M) 4.1. Lei do inverso do quadrado da distância

Leia mais

Como usar longas exposições para criar fotografias fascinantes de água em movimento

Como usar longas exposições para criar fotografias fascinantes de água em movimento 2 DE OUTUBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Como usar longas exposições para criar fotografias fascinantes de água em movimento Apresentando TONY SWEET Tony Sweet Nenhum filtro ND foi necessário para essa imagem

Leia mais

Workshop de Fotografia TRIP

Workshop de Fotografia TRIP Workshop de Fotografia TRIP Cursos e Workshops de Fotografia (Corporativos) para PAXS, Guias de Turismo, Operadoras de Turismo, Agências de Viagens, Pousadas e etc. Nosso Serviço? www.rodolfoclix.com.br

Leia mais

Configurações Avançadas de Funções

Configurações Avançadas de Funções Ligando a Câmera Uma mensagem de "Baixa Iluminação" aparecerá no monitor LCD, como um aviso para você ajustar um tipo de flash, pois a cena apresenta iluminação insuficiente para registrar uma fotografia

Leia mais

Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105

Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105 Tecnologias IXUS 130 e IXUS 105 Estabilizador de Imagem Óptico O Estabilizador de Imagem Óptico da Canon evita a desfocagem, reduzindo drasticamente os efeitos das trepidações da câmara. Em situações onde

Leia mais

Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte

Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte 27 DE NOVEMBRO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Céus incríveis: dicas e técnicas para fotografar as luzes do norte Apresentando TOM BOL & ADAM WOODWORTH Você já as viu se não pessoalmente, em filmes ou fotografias

Leia mais

Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone

Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone Especial Dia da Mãe: Melhore as suas selfies no smartphone Date : 7 de Maio de 2017 Hoje celebra-se em Portugal o Dia da Mãe. Mãe que é cada vez mais tecnológica e que não larga o seu smartphone para tirar

Leia mais

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS

TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS TUTORIAL DE COMO TIRAR FOTOS 12 DICAS Criado por Amanda Maciel de Quadros 1) Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode

Leia mais

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA 4ª aula Todos os direitos reservados a Fluxo - Escola de Fotografia Expandida CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA EXPANDIDA al m ra r o F n = ll m Fu m l 0 5 m e iagona D A distância focal da objetiva considerada

Leia mais

Tire retratos melhores

Tire retratos melhores 21 DE OUTUBRO DE 2017 INICIANTE Tire retratos melhores Aprenda os elementos de uma boa fotografia de retrato Apresentando GARY SMALL Não pode ser tão difícil, certo? Seu amigo ou cônjuge pede para você

Leia mais

Como tirar fotos incríveis do seu pet

Como tirar fotos incríveis do seu pet Como tirar fotos incríveis Seja para guardar como recordação ou para deixar o seu lar ainda mais alegre, um retrato pode se tornar uma boa lembrança, e até fazer a diferença na decoração do ambiente. Além

Leia mais

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA INSTITUCIONAL

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA INSTITUCIONAL LINGUAGEM FOTOGRÁFICA INSTITUCIONAL A fotografia institucional tem como função dar cobertura fotográfica especifica de instituições públicas ou privadas. A formação de um acervo das mais variadas modalidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CURSO DE DESIGN INICIAÇÃO À DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DIGITAL 2 Professor. Dr. Isaac A. Camargo

Leia mais

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones.

Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Conseguir tirar uma bela foto é o que todos desejam, é uma das principais funções que as pessoas mais desejam dos seus smartphones. Sabendo desse grande desejo, as empresas que fabricam os aparelhos com

Leia mais

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3 com Flávio Demarchi Bloco 01 A cor e os megapixels Bloco 02 Histograma e latitude de exposição Bloco 03 Os formatos de arquivo Bloco

Leia mais

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente. 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente

125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente. 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente 1 125 bilhões de imagens são compartilhadas pela internet anualmente 300 milhões de imagens são postadas apenas no Facebook diariamente 2 A foto tem o poder de cativar, envolver e deixar o cliente curioso

Leia mais

FOTOGRAFIA X MATEMÁTICA 1

FOTOGRAFIA X MATEMÁTICA 1 FOTOGRAFIA X MATEMÁTICA 1 ROSA, Rodrigo 2 ; CERVIESKI, Raphaela Luana Fuhrmann 3 ; MOHNSCHMIDT, Rubia Raquel 4 RESUMO: Através da fotografia evidenciamos que é possível aprender matemática, química e física

Leia mais

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática.

Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Ângulos e Planos Escrito por Francine de Mattos Pessoas que apreciam registrar seus momentos em fotografias utilizam, na maioria das vezes sem saber, a relevante ciência matemática. Matemática e fotografia,

Leia mais

Star Trail realizada por Kirihara na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em longa exposição de cerca de 2h40. Primeiros passos para explorar

Star Trail realizada por Kirihara na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em longa exposição de cerca de 2h40. Primeiros passos para explorar Dicas técnicas Star Trail realizada por Kirihara na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, em longa exposição de cerca de 2h40 Primeiros passos para explorar o céu à noite Confira o artigo de um leitor de Fotografe,

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior. Foto Estudo - IV Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1

Vivaldo Armelin Júnior.   Foto Estudo - IV Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 2016 Vivaldo Armelin Júnior www.arteeducar.com Foto Estudo - IV 2016 - Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 As árvores e plantas são um grande objeto de estudo na sala de aula

Leia mais

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO

PALESTRA - FOTOGRAFIA ARQUITETURA E DECORAÇÃO 1 EQUIPAMENTO ADEQUADO CÂMERAS: Tipos de câmera, sensores disponíveis, ergonomia 2 TAMANHO DO SENSOR O tamanho universal de um fotograma de filme para câmeras reflex ou SLR é de 35mm de largura. Este formato

Leia mais

Como fotografar um eclipse lunar

Como fotografar um eclipse lunar 13 DE AGOSTO DE 2018 AVANÇADO Como fotografar um eclipse lunar Apresentando FRED ESPENAK Eclipse lunar total de 28 de outubro de 2004, amplamente visível dos EUA. Composição de imagens captura a Lua no

Leia mais

Dicas para fotografar melhor

Dicas para fotografar melhor Dicas para fotografar melhor Prezado Integrante, Para mantermos um padrão cada vez mais eficiente e atrativo, é muito importante que tenhamos boas fotos em nossas peças de comunicação. Por isso, elaboramos

Leia mais

Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro. Esquemas de luz para fotos de

Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro. Esquemas de luz para fotos de Making of: Bia Andrade Newton Medeiros prepara o estúdio antes de cada trabalho usando o colorchecker e mede a luz com a ajuda do fotômetro Esquemas de luz para fotos de modelos e produtos O especialista

Leia mais

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia

Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia Histograma Caroline Lima dos Santos, Aluna da Focus Escola de Fotografia O Histograma é uma ajuda para a avaliação da foto, ele tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem,

Leia mais

Modo de medir a luz Multipontos: Central: Pontual:

Modo de medir a luz Multipontos: Central: Pontual: Controlando a Luz Modo de medir a luz A seleção de medida da luz pode ser: Multipontos: Faz uma avaliacção de exposição em toda a cena. Central: Faz uma avaliacção de exposição na região central da cena.

Leia mais

Destino América Latina:

Destino América Latina: 15 DE JULHO DE 2017 INTERMEDIÁRIO Destino América Latina: Dicas para capturar as cores e a beleza do Caribe, México e América do Sul Apresentando BLAINE HARRINGTON Blaine Harrington Viajantes observam

Leia mais

WEBCAM SMARTPHONE. aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido.

WEBCAM SMARTPHONE. aparelhos que gravam em full hd e possuem microfone embutido. Introdução O objetivo deste material é auxiliar você na criação de um estúdio de acordo com seu orçamento e sua vontade de expandir no meio das transmissões ao vivo. Então vamos lá! Imagem CÂMERA Item

Leia mais

Diretoria de Tecnologia

Diretoria de Tecnologia Diretoria de Tecnologia Gerência de Inovação e de Tecnologia Manual básico para produção de fotografias Sumário 1 A Importância da luz... 4 2 Organização do espaço para fotografar... 4 3 O uso da luz natural

Leia mais

Review Canon Powershot SX510Hs

Review Canon Powershot SX510Hs Review Canon Powershot SX510Hs by Admin QB - quarta-feira, janeiro 14, 2015 http://qualquerbit.com.br/2015/01/review-canon-powershot-sx510hs.html Hoje reservamos um post especial para nossos leitores.

Leia mais

Foto Estudo - I Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1

Foto Estudo - I Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 2016 Vivaldo Armelin Júnior www.arteeducar.com Foto Estudo - I 2016 - Vivaldo Armelin Júnior - ArteEducar.com - São Paulo - Brasil 1 Proposta e como realiza-la Este curso tem por objetivo o estudo mais

Leia mais

Fazer imagens de galáxias com milhões de. Escrito nas estrelas. vida de fotógrafo

Fazer imagens de galáxias com milhões de. Escrito nas estrelas. vida de fotógrafo vida de fotógrafo Fotos: Carlos Fairbairn Acima, foto da Vila Láctea refletida no lago produzida com uma lente 24-70 mm a partir de duas exposições sequenciais, uma para o céu e outra para a paisagem;

Leia mais

Workshop de Fotografia

Workshop de Fotografia Workshop de Fotografia Funcionamento de uma máquina fotográfica O princípio da fotografia reside na captação de uma imagem através da luz. Este princípio foi pela primeira vez utilizado no século XV, através

Leia mais

Promoções válidas até 31 de maio, exceto informação contrária.

Promoções válidas até 31 de maio, exceto informação contrária. MAIO 2017 Kit Tripé 290 Xtra com rótula 3 posiçoẽs - Alumínio Kit Tripé 055 3 secçoẽs com rótula 3 posiçoẽs - Alumínio MK290XTA3-3W MK055XPRO3-3W Preço: 135 + IVA Preço: 289 + IVA Kit Tripé 290 Xtra com

Leia mais

temas ilustrados pelo leitor Jorge Diehl

temas ilustrados pelo leitor Jorge Diehl Jorge Diehl Panorâmica com nuvens carregadas feita no Pantanal Sul, na região de Aquidauana (MS), pelo leitor Jorge Diehl Dicas para boas fotos em dias de chuva Tempo chuvoso não é motivo para guardar

Leia mais

FOTOMETRIA E EXPOSIÇÃO

FOTOMETRIA E EXPOSIÇÃO GRAPHOS LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM JORNALISMO GRÁFICO FOTOMETRIA E EXPOSIÇÃO FOTOGRAFIA BÁSICA: EQUIPAMENTOS Controles básicos da câmera OBTURADOR Tempo de exposição velocidade de disparo AFETA

Leia mais

Fotografia Digital. Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão. Alexandre Cruz Leão.

Fotografia Digital. Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão. Alexandre Cruz Leão. Fotografia Digital Escola de Belas Artes EBA UFMG Cursos de Extensão Alexandre Cruz Leão www.fotodearte.com.br/cursos/fotodigital e-mail: alexandre@fotodearte.com.br Junho 2016 Luiz Claudio Marigo 1950

Leia mais

instax mini 90 NEO CLASSIC CÂMERA INSTANTÂNEA Manual do proprietário

instax mini 90 NEO CLASSIC CÂMERA INSTANTÂNEA Manual do proprietário instax mini 90 NEO CLASSIC CÂMERA INSTANTÂNEA Manual do proprietário 1 2 Certificado de Garantia Nome (proprietário): RG/IE: CPF/CNPJ: Endereço: Cidade: UF: CEP: DDD/Fone: ( ) E-mail: Modelo da Câmera:

Leia mais

Retrato da atriz americana Jennifer Lawrence feito com uso de flash compacto dedicado ajustado em baixa potência

Retrato da atriz americana Jennifer Lawrence feito com uso de flash compacto dedicado ajustado em baixa potência lição de casa Retrato da atriz americana Jennifer Lawrence feito com uso de flash compacto dedicado ajustado em baixa potência Dicas básicas para dominar o flash Ele é o acessório mais complexo e controverso

Leia mais

Sua Câmera fotográfica Digital. Mód10Bas_Cs00B01. São Paulo, SP Brasil Todos os direitos reservados! Vivaldo Armelin Júnior

Sua Câmera fotográfica Digital. Mód10Bas_Cs00B01. São Paulo, SP Brasil Todos os direitos reservados! Vivaldo Armelin Júnior Sua Câmera fotográfica Digital Mód10Bas_Cs00B01 www.fotomboe.com São Paulo, SP Brasil Todos os direitos reservados! 2017 Vivaldo Armelin Júnior 2017 www.fotomboe.com Câmeras Compactas VI (Simples) Esta

Leia mais

Fotografia Digital. Conceitos básicos e aplicações práticas OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital;

Fotografia Digital. Conceitos básicos e aplicações práticas OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital; Fotografia Digital Conceitos básicos e aplicações práticas Alexandre Leão Junho - 2003 OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital; Conhecer os modelos de câmeras digitais e outros dispositivos

Leia mais

José Antonio Ramalho I23

José Antonio Ramalho I23 José Antonio Ramalho I23 Rio de Janeiro, 2016 Sobre o Autor José Antonio Ramalho é autor de 117 livros sobre tecnologia, mitologia e fotografia. Já teve suas obras traduzidas para diversos idiomas como

Leia mais

Dicas para um bom registro fotográfico

Dicas para um bom registro fotográfico Dicas para um bom registro fotográfico Manual de foto Enquadramento Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal de imagem pode fazer toda a diferença

Leia mais

Time-lapses e Hyperlapses. Por Armando Vernaglia Jr

Time-lapses e Hyperlapses. Por Armando Vernaglia Jr Time-lapses e Hyperlapses Por Armando Vernaglia Jr AULA 1 Conhecendo o autor e o conteúdo do curso AULA 2 Time-lapses e Hyperlapses: o que são e quais equipamentos precisamos para fazê-los O que veremos

Leia mais

A Greatek está sempre com você

A Greatek está sempre com você Guia CFTV Greatek A Greatek está sempre com você Com o objetivo de oferecer mais facilidade para o seu dia a dia, a Greatek reuniu neste Guia de Bolso algumas dicas úteis sobre CFTV. Tudo isso para estar

Leia mais

ANALISANDO A IMAGEM 2 EXPOSIÇÃO: D E S IMPLES FOTOS A GRA NDES IMA GENS

ANALISANDO A IMAGEM 2 EXPOSIÇÃO: D E S IMPLES FOTOS A GRA NDES IMA GENS ANALISANDO A IMAGEM Enquanto caminhava pela margem d água em Old Town Alexandria, encontrei estes papagaios passeando com o dono deles. O céu estava um pouco nublado, mas isso não me desanimou, pois sabia

Leia mais

O Melhor Possível! Dicas Práticas para Fotografar Atividades Escoteiras

O Melhor Possível! Dicas Práticas para Fotografar Atividades Escoteiras O Melhor Possível! Dicas Práticas para Fotografar Atividades Escoteiras Estêvão Salles O Melhor Possível! Dicas Práticas para Fotografar Atividades Escoteiras Ao inserir e fornecer imagens para publicação

Leia mais

Já vimos, que nos primórdios, uma fotografia levava muito tem

Já vimos, que nos primórdios, uma fotografia levava muito tem CAPITULO IV: O SISTEMA DE OBTURAÇÃO OS OBTURADORES Já vimos, que nos primórdios, uma fotografia levava muito tem po para ser exposta. Por isto as primeiras câmaras não possuiam nem precisavam de um obturador.

Leia mais

Um flash muito versátil

Um flash muito versátil Um flash muito versátil Testamos, com a ajuda do fotógrafo Richard Cheles, os flashes da linha Godox Witstro AD600, que, entre outras funções, podem ser usados com bateria recarregável Por Livia Capeli

Leia mais

FOTOGRAFIA IMOBILIÁRIA PARTE 1: INTERIORES & HDR

FOTOGRAFIA IMOBILIÁRIA PARTE 1: INTERIORES & HDR FOTOGRAFIA IMOBILIÁRIA PARTE 1: INTERIORES & HDR SUMÁRIO Números Ferramentas de fotografia e efeitos de grande ângulo Técnicas de fotografias de interiores Exposição & HDR Preto & Branco, 2D & 3D 3 6 8

Leia mais

Curso Básico de Fotografia Científica

Curso Básico de Fotografia Científica Curso Básico de Fotografia Científica INTRODUÇÃO -A palavra fotografia vem do Grego e significa escrever com a luz. -A luz é o elemento mais importante, aliada a outros elementos como: o assunto, a câmera,

Leia mais

São Paulo, SP Brasil. www.fotomboe.com EXERCÍCIO PARA PENSAR. Bas_Cs00A05. Vivaldo Armelin Júnior

São Paulo, SP Brasil. www.fotomboe.com EXERCÍCIO PARA PENSAR. Bas_Cs00A05. Vivaldo Armelin Júnior EXERCÍCIO 1. Fotografar paisagens urbanas tentando evitar os postes, fiação etc. 2. Analisar as imagens obtidas quanto ao equilíbrio, textura, cor e iluminação. PARA PENSAR Observar com extrema atenção

Leia mais

E d s o n N e r o n e

E d s o n N e r o n e E d s o n N e r o n e 2 0 1 2 Copyright 2012 por Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida, por qualquer processo, sem a permissão expressa do autor. Para mim a fotografia

Leia mais

Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático

Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático 7 DE JULHO DE 2017 AVANÇADO Benefícios de Usar o Botão AF-ON para Foco Automático Apresentando MARK ALBERHASKY, GARY SMALL & JAY WATSON Jay Watson D700 e lentes AF-S NIKKOR 300mm f/2.8g ED VR II e AF-S

Leia mais

Fotografia para totós: Conceitos básicos

Fotografia para totós: Conceitos básicos Fotografia para totós: Conceitos básicos Date : 8 de Janeiro de 2016 A fotografia é um mundo e todos os dias há quem o queira descobrir. Mas sem conhecermos os conceitos mais básicos, não é possível retirar

Leia mais

Processador o filme da era digital

Processador o filme da era digital Quantas vezes ficámos maravilhados com as fotografias de peixes nos sites da Internet, ou nas revistas da especialidade? Quantas vezes pensámos em tirar fotos aos nossos peixes mas pensámos que isso é

Leia mais

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO:

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO: Esse anexo é um complemento do material didático exclusivo do Curso de Fotografia Digital - A fotografia sob uma nova óptica e função, com Célio Ricardo, constituindo uma parte que completa o total de

Leia mais

Tecnologias IXUS 220 HS

Tecnologias IXUS 220 HS Tecnologias IXUS 220 HS Sistema HS O Sistema HS representa uma eficaz combinação de um sensor de alta sensibilidade com o elevado desempenho de processamento de imagem do DIGIC 4. Concebido para oferecer

Leia mais

sua nova PARABÉNS POR

sua nova PARABÉNS POR GUIA DE INTRODUÇÃO RÁPIDA PARABÉNS POR sua nova Este Guia de início rápido mostrará os passos básicos para capturar os momentos mais incríveis da vida com a sua GoPro. Para baixar o Manual do usuário completo,

Leia mais

VISÃO COMPUTACIONAL. Nielsen Castelo Damasceno

VISÃO COMPUTACIONAL. Nielsen Castelo Damasceno VISÃO COMPUTACIONAL Nielsen Castelo Damasceno Visão Computacional A visão computacional lida com o desenvolvimento de bases teóricas e algorítmicas para as quais informações úteis do mundo real 3D podem

Leia mais