De 1998 à PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de meninos em situação de rua, estudantes e comunidade em geral, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "De 1998 à PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de meninos em situação de rua, estudantes e comunidade em geral, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana"

Transcrição

1 Casa do estudante Universitário, em Curitiba PR. De 1998 à Oficinas permanentes de capoeira, jongo, maculelê, samba de roda, percussão, dança afro, quatro elementos da cultura hip hop, dança do ventre, contação de histórias; bolsas integrais para participação de meninos e meninas em situação de rua. Vínculo com o Grupo de Capoeira ABADÁ. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de meninos em situação de rua, estudantes e comunidade em geral, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana Contínuo DCE Reitoria, UFPR, Curitiba PR. De 2001 à Oficinas permanentes de capoeira, jongo, maculelê, samba de roda, percussão, dança afro, quatro elementos da cultura hip hop, dança do ventre, contação de histórias; pesquisas permanentes em história, sociologia, literatura, musicalização, política, artes, economia solidária; campanhas de doação de roupas; bolsas integrais para participação de meninos e meninas em situação de rua. Vínculo com o Grupo de Capoeira ABADÁ. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana Contínuo DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR Oficinas permanentes de capoeira, jongo, maculelê, samba de roda, percussão, dança afro, teatro,quatro elementos da cultura hip hop, dança do ventre, contação de histórias e pesquisas permanentes em história, sociologia, literatura, musicalização, política, artes, economia solidária; PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana - Bolsas integrais para participação de meninos e meninas em situação de rua; PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes, entre 3 e 5 crianças/adolescentes de 8 a 17 anos. - Idealização, planejamento e realização de eventos sócio-culturais em escolas, praças e eventos diversos, como os Encontros Metropolitanos de Cultura de Rua Pela Paz RAPPAZ, Aulões, Apresentações e Vivências Culturais; PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana - Capacitação, acompanhamento e supervisão do trabalho de integrantes do Centro Cultural Humaita em trabalhos sociais na vila Torres, Parolin, Pinheirinho, Santa Quitéria, Boqueirão, em Colombo, em Piraquara e no centro de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana Clube de Mães da Vila Torres, Curitiba PR. - Oficina permanente de capoeira, samba de roda, maculelê e percussão. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes cerca de 15 crianças entre 3 e 5 anos, entre 5 e 10 anos, entre 11 e 15 anos e de 15 anos em diante.

2 Maio Cambé e Ponta Grossa, PR. - Oficina de Percussão Afro-Brasileira no Projeto Fera, do Governo do Estado. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes com cerca de 60 pessoas durante uma semana. Junho Julho - Campanha de doação de roupas; - Apresentações artísticas e oficinas: dança, música, contação de histórias, capoeira, samba de roda e maculelê no 2º Encontro Estadual de Educadores e Educadoras Negras do Estado do Paraná, na Universidade do Professor, em Faxinal dos Céus - PR. PÚBLICO ALVO: cerca de 6000 educadores e educadoras negras do Estado do Paraná. 2º RAPPAZ Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz. Realização gratuita de uma tarde de atividades culturais e artísticas com (e para) a comunidade: shows, oficinas, intervenções e campanha de conscientização pela cultura da paz, usando os quatro elementos da cultura hip-hop e as culturas de matriz africana, no Ginásio de Esportes do Jardim Osasco, em Colombo PR. (O primeiro desta série de eventos que acontece todos os anos até hoje aconteceu em 2003, no Ginásio de Esportes do Jardim Osasco, Colombo PR). PÚBLICO ALVO: 150 participantes, entre rappers, bboys, bgirls, skatistas, grafiteiros, MCs, capoeiras, streetball, percussionistas e público em geral. Novembro - Colégio Estadual Pe. Antônio Vieira, em São José dos Pinhais. Organização das Atividades Culturais da Semana da Consciência Negra. PÚBLICO ALVO: Todos os educadores e alunos. - Colégio Alberto Krauze, em Almirante Tamandaré, PR. Coordenação do Projeto Cultural Afro- Brasileiro para implementação da Lei /03 que trata da História Afro-Brasileira e africana na escola. PÚBLICO ALVO: Todos os educadores e alunos. Contínuo 2007 DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR. Continuidade das ações em andamento. - Oficinas permanentes de capoeira, jongo, maculelê, samba de roda, percussão, dança afro, teatro,quatro elementos da cultura hip hop, dança do ventre, contação de histórias e pesquisas permanentes em história, sociologia, literatura, musicalização, política, artes, economia solidária; PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana Junho - Campanha de doação de roupas; - Bolsas integrais para participação de meninos e meninas em situação de rua; PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes, entre 3 e 5 crianças/adolescentes de 8 a 17 anos.

3 - Idealização, planejamento e realização de eventos sócio-culturais em escolas, praças e eventos diversos, como os Encontros Metropolitanos de Cultura de Rua Pela Paz RAPPAZ, Aulões, Apresentações e Vivências Culturais; PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana - Capacitação, acompanhamento e supervisão do trabalho de integrantes do Centro Cultural Humaita em trabalhos sociais na vila Torres, Parolin, Pinheirinho, Santa Quitéria, Boqueirão, em Colombo, em Piraquara e no centro de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes de estudantes universitários, mestrandos, doutorandos, funcionários e comunidade, entre 10 e 30 alunos, 4h/semana Janeiro e fevereiro - Caiobá e Matinhos, PR. - Oficinas de Capoeira no Projeto VivaVerão, do Governo do Estado. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes em oficinas para cerca de 15 pessoas e encerramento com aulão para 500 pessoas na beira da praia. Março - Curso de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê em Cabo Verde África. PÚBLICO ALVO: 15 dias de aula com cerca de 200 pessoas. Maio - 3º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no barracão da FAS, no Parolin, em Curitiba PR. Na época, o evento foi realizado pedindo paz, pois cerca de 03 pessoas por semana eram assassinadas nesta vila, que é a maior e mais antiga favela de Curitiba. Embora uma criança de 09 anos tenha sido morta a tiros por outra de 11 anos, em um local próximo ao local das atividades, os jornais noticiaram 03 meses sem assassinatos após o evento. PÚBLICO ALVO: Cerca de 400 crianças e adolescentes. Julho - 4º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no Ginásio de Esportes do Jardim Osasco, em Colombo PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 crianças e adolescentes. Agosto - Fórum Social do Mercosul, em Curitiba, PR. Comissão organizadora da Cultura e apresentação artística: capoeira, samba de roda, percussão, dança, maculelê e contação de histórias. PÚBLICO ALVO: Cerca de 70 adultos em vivências culturais durante 3 dias. - Oficina Samba de Roda toque, canto, história e dança no Encontro de Estudantes de Letras, UFPR, Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 40 pessoas em atividade de 4hs. - Participação e apresentação artística no Fórum Internacional de Debates do Projeto ManDU Série Brasil, para planejamento urbano focado nas crianças. Capoeira, maculelê e Samba de roda. PÚBLICO ALVO: Cerca de 40 adultos em debate e apresentação cultural. Setembro

4 - Realização do 1º Festival Pedagógico-Cultural Infantil do Centro Educacional Infantil Alfabeto Mágico, Curitiba, PR, com diversas atividades culturais e artísticas. PÚBLICO ALVO: Todos os alunos. Outubro - Festival de Cultura da UFPR, no Campus Centro Politécnico, UFPR, Curitiba, PR. Diversas Oficinas e Apresentações Culturais, de 03 à 07 de outubro. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 estudantes em vivências culturais de 2hs cada. Novembro - Palestras sobre Cultura Negra e oficina de Samba de Roda no 1º Encontro da Juventude Negra do Paraná. Colégio Estadual Paulo Leminski, Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 90 pessoas. Realização do 1º Aulão Aberto de Dança-Afro em Homenagem aos que lutaram e lutam pela liberdade, em comemoração ao dia 20 de novembro. Praça Santos Andrade, Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 30 participantes. - 1º Fórum de Capoeira sobre Ética e Responsabilidade Sócio-Cultural, de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: 8 palestrantes debatedores e cerca de 75 ouvintes. - 1º Festival de Cantigas de Capoeira, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: 20 competidores e cerca de 600 pessoas lotando o Guairinha. DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR Continuidade das ações em andamento desde Fevereiro - Curso de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê em Cabo Verde África. PÚBLICO ALVO: 15 dias de aula com cerca de 200 pessoas. Março - 1ª Mostra Nacional de Capoeira no Cinema, na Cinemateca de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Cinemateca lotada em todas as 8 sessões da Mostra. Abril - 1ª PRÉ-SEBAR Seletiva Estadual de Basquete de Rua, em parceria com a Rede Globo e a CUFA, na Praça do Atlético, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 300 pessoas entre competidores e público. Maio - 1ª SEBAR Seletiva Estadual de Basquete de Rua, em parceria com a Rede Globo e a CUFA, na Praça do Atlético, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 2000 pessoas entre competidores, artistas, intervenções culturais e público.

5 - Participação na solenidade de Registro da Capoeira e dos Saberes dos Mestres como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo IPHAN, em Salvador, BA. PÚBLICO ALVO: Diretoria. Julho - 5º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no Jardim Osasco, Colombo - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 pessoas de 3 a 80 anos. Novembro 2º Fórum Paranaense de Capoeira sobre Ética e Responsabilidade Sócio Cultural, em Curitiba, PR. Organização de palestras e de debates. Organização de um Fórum Feminino de Capoeira. Teatro Londrina, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: 12 palestrantes e cerca de 300 ouvintes. Proposição e reconhecimento da Velha Guarda da Capoeira Paranaense, com aprovação pública no 2º Fórum Paranaense de Capoeira. PÚBLICO ALVO: 7 mestres de capoeira. - 2º Festival de Cantigas de Capoeira, no Teatro Londrina, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: cerca de 20 competidores e 100 pessoas na platéia. - Prêmio Cultura e Divulgação, por ocasião do Fórum Paranaense de Capoeira sobre Ética e Responsabilidade Sócio-Cultural, recebido da Câmara dos Vereadores de Curitiba, na pessoa de seu presidente, Adegmar José da Silva, mais conhecido como Zelador Cultural Candiero. PÚBLICO ALVO: Diretoria. - 1º Festival Paranaense do Samba, em diversos espaços de Curitiba, PR. Palestras, debates, oficinas, shows e confraternizações valorizando as diversas vertentes do samba do Samba Rural ao Carnaval. 1º Fórum de Debates do Festival Paranaense do Samba, na Reitoria da UFPR, em Curitiba, PR. Temas: Vertentes do Samba, História do Carnaval Paranaense, O carnaval que queremos para os próximos anos; História do Samba Local. PÚBLICO ALVO: Cerca de 300 artistas e pensadores. Contínuo DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR Continuidade das ações em andamento desde Fevereiro - Não Jogue Lixo na Praia, Jogue Capoeira, Campanha de Conscientização Ecológica em Caiobá, PR. Campanha de conscientização e Aulão de capoeira na orla da praia de Caiobá. PÚBLICO ALVO: Cerca de 50 capoeiristas. Março - Curso de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê em Cabo Verde África. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 participantes em 15 dias de atividades.

6 Abril - 3º Fórum Paranaense de Capoeira. Realização do Fórum de Debates e do Encontro de Capoeira Angola e Manifestações Afro-Culturais, em Colorado, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 70 mestres, contra-mestres, professores, monitores e alunos de capoeira. Junho - 6º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no Jardim Osasco, Colombo - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 participantes. Julho Registro do CNPJ do Centro Cultural Humaita sob número / Data da Fundação Legal do Centro Cultural Humaita: 22 de julho de Data do início das atividades, enquanto Centro Cultural: julho de Data de início do coletivo que resultou no Centro Cultural Humaita: º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, na Praça do Verbo Divino, em São José dos Pinhais - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 800 participantes (foi o maior evento da série). Agosto - 8º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, na Praça do Skate em Campo Largo - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 160 participantes. - Aulão Aberto de Capoeira, na Casa do Estudante Universitário CEU, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 alunos de capoeira, 2 mestres e 8 professores. Setembro - 9º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no Ginásio de Esportes de Piraquara - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 250 pessoas. Outubro - Roda de Mestres, com a Velha Guarda da Capoeira Paranaense, na Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: 7 mestres e seus alunos, contra-mestres e professores. Novembro - Aulão Aberto de Dança Afro, na Praça Santos Andrade, em Curitiba PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 30 participantes. 2º Festival Paranaense do Samba. Palestras, debates, shows, oficinas e confraternizações, em diversos espaços de Antonina, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 1000 pessoas. 2º Fórum de Debates do Festival Paranaense do Samba, no Teatro Municipal de Antonina, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 30 debatedores/palestrantes.

7 - 1º Ciclo de oficinas de arte e cultura negra Brincarnaval, samba também se aprende no colégio. Escola Municipal Professor Gil Feres, em Antonina, PR. PÚBLICO ALVO: 5 oficineiros e cerca de 200 alunos. 3º Festival Paranaense do Samba, em diversos espaços de Curitiba PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 600 músicos e participantes. 3º Fórum de Debates do Festival Paranaense do Samba, na Reitoria da UFPR, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 pensadores/debatedores. - 2º Ciclo de oficinas de arte e cultura negra Brincarnaval, samba também se aprende no colégio. CEI Heitor Alencar Furtado, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: 6 oficineiros e 600 alunos. Realização da Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, em Curitiba, PR, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Atividades complementares: Culto Inter-religioso; Cortejo até o Pelourinho de Curitiba; Roda de Samba e de Capoeira; apresentações de cultura afro e cultura popular em homenagem à Padroeira dos Artistas e Preservadores das Culturas Populares: Nossa Senhora do Rosário. PÚBLICO ALVO: Cerca de 150 pessoas. Orirerê Cabeças Iluminadas, premiação às personalidades que fazem e fizeram a arte, história e cultura afro florescer no Paraná: artistas, formadores de opinião, mestres da cultura afro e cultura popular. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 pessoas, entre premiados, familiares e amigos Contínuo DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR. - Continuidade das ações em andamento desde Fevereiro - Campanha de conscientização e aulão de capoeira na orla da praia: Não Jogue Lixo na Praia, Jogue Capoeira, em Matinhos, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 capoeiristas. 4º Festival Paranaense do Samba, em diversos espaços de Tibagi, PR. O evento contou com a presença da ASSEBA Associação de Sambadores e Sambadeiras do Recôncavo da Bahia. PÚBLICO ALVO: Cerca de 60 artistas envolvidos e público de cerca de 600 pessoas. 4 º Fórum de Debates do Festival Paranaense do Samba, no Teatro Municipal de Tibagi, PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 30 pensadores/debatedores. Maio - Abolisom Ecos da Abolição da Escravatura, em Curitiba PR. Organização de palestras, debates e apresentações artísticas, em diversos espaços da cidade. Convidado especial: Nei Lopes. Palestra para Secretários de Estado, Prefeitos e Vereadores do interior do Paraná e outra para professores da Rede Estadual de Ensino, sobre seu livro História e Cultura Africana e Afrobrasileira. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 secretários de governo e servidores na Escola de Governo, mais 300 professores da SEED.

8 - Sugestão, articulação e aprovação, com o apoio vereador Waldirley Bueno, do Dia Municipal da Capoeira, em Colombo, PR. Julho - 10º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no Jardim Osasco, Colombo - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 participantes. Setembro - Sugestão, articulação e aprovação, com o apoio da deputada Beti Pavin, do Dia Estadual da Capoeira e dos Saberes dos Mestres, no Estado do Paraná. Outubro Realização de Campanha Contra o Racismo Velado e Institucional, em Curitiba, PR. PÚBLICO ALVO: Manifestação de rua com cerca de 50 manifestantes e distribuição de 50 camisetas. Novembro 5º Festival Paranaense do Samba. 24 shows em 02 palcos no Largo da Ordem, em Curitiba, PR com apoio do Fundo Municipal de Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 artistas contratados público de mais de 5000 pessoas. Realização da 2º Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário de São Benedito dos Pretos, em Curitiba, PR com o apoio da CNBB, CECAB, CEBRAS, Velha Guarda da Capoeira Paranaense. Diversas atividades paralelas. PÚBLICO ALVO: Cerca de 300 participantes. Orirerê Cabeças Iluminadas, premiação às personalidades que fazem e fizeram a arte, história e cultura afro florescer no Paraná. Homenageados: sacerdotes e sacerdotisas de 75 diferentes templos das religiões de matriz africana do todo o Estado do Paraná. PÚBLICO ALVO: Cerca de 200 pessoas entre premiados e convidados. Contínuo DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR. - Continuidade das ações em andamento. Foco no Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes. Fevereiro Mutirão Cultural pela Identidade Paranaense, em Curitiba, PR. Organização de debates e lançamento de uma campanha de resgate e valorização identitária dos paranaenses incluindo TODAS as etnias. Este trabalho visava alertar os gestores do turismo e da cultura para o intenso apagamento da comunidade afro (cerca de 3 milhões de paranaenses: 28,5% da população) realizado pelas instituições de poder em nosso Estado e Município. PÚBLICO ALVO: Cerca de 50 debatedores/pensadores. Maio - Abolisom Ecos da Abolição da Escravatura, em Curitiba PR. Organização de palestras, debates e apresentações artísticas, em diversos espaços da cidade. Convidados especiais: APP e NEAB. Tema: Desfazendo equívocos com relação às cotas raciais & Ecos da Abolição: avanços legais desde a Lei Áurea.

9 PÚBLICO ALVO: Cerca de 20 debatedores/palestrantes e 300 participantes. Setembro - 11º Encontro Metropolitano de Cultura de Rua pela Paz - RAPPAZ, no Centro Comercial do Jardim Osasco, em Colombo - PR. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 participantes. Novembro - CURITIBA AFRO. Ciclo de Atividades realizadas no mês de novembro, acompanhadas de Distribuição Gratuita de material gráfico informativo intitulado Curitiba Afro, de identificação positiva da identidade e da presença afro na capital. PÚBLICO ALVO: Cerca de 20 palestrantes/oficineiros e 200 participantes. - Prêmio Orirerê Cabeças Iluminadas, Premiação para projetos de ensino da história e cultura indígena, africana e afrobrasileira em sala de aula. Dia 18/11 na Assembléia Legislativa do Paraná. PÚBLICO ALVO: 19 instituições de ensino premiadas e cerca de 150 participantes, entre premiados, amigos e intervenções culturais. - Aulão de Dança Afro, dia 18, na Praça Santos Andrade. PÚBLICO ALVO: Cerca de 20 dançarinos participantes. - Seminário de Dança Afro, dia 19, sobre os Rumos e Desafios da Dança Afro. Local: Teatro Londrina, Memorial de Curitiba PÚBLICO ALVO: Cerca de 30 bailarinos/pensadores/debatedores. - Afoxé O Poder da Palavra, Palestra com Babalorixá Jorge Kibanazambi, Acácio Lima e Iyá Gunã. Dia 19, no Teatro Londrina, Memorial de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Cerca de 50 participantes. - Afoxé O Poder da Palavra, Oficina de Toques, Cantigas e Traduções. Dia 19, no Teatro Londrina, Memorial de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Cerca de 50 participantes de novembro - Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito (antiga Igreja dos Pretos). Culto Inter-Religioso, Lavação das Escadarias e Cortejo de Afoxé. PÚBLICO ALVO: Cerca de 600 participantes. - Show Vozes Negras. Espetáculo poét(n)ico-musical com personalidades negras da cena musical curitibana. Dia 27, no Teatro SESI - CIETEP. PÚBLICO ALVO: 40 artistas e 800 pessoas na platéia. Dezembro Intervenção Poético-musical na Missa dos Quilombos, realizada no Santuário de São Benedito da Lapa, todo dia 26 de dezembro. Representação da Congada da Lapa. PÚBLICO ALVO: Cerca de 500 pessoas presentes. Contínuo DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR. 2012

10 - Cursos permanentes de percussão sacra afrobrasileira, jongo, capoeira, samba rural; pesquisas em história, arte e cultura afrobrasileira e africana. Hip-hop. PÚBLICO ALVO: Grupos flutuantes com cerca de 30 participantes. Maio - Abolisom Ecos da Abolição da Escravatura, em Curitiba PR. Organização de palestras, debates e apresentações artísticas, com material publicado na internet, em webconferência. Convidados especiais: Instituto de Pesquisa da Afrodescendência, Movimento Negro e Universidades. Tema: Africanidades Paranaenses & Lei /03 nas Universidades. PÚBLICO ALVO: Cerca de 50 participantes. De julho a novembro Oficina de Teatro com foco em Arte e Cultura Afro para o grupo Ginga Total, no Colégiop João Bettega, em parceria com o SESI PR. PÚBLICO ALVO: 15 bailarinos. Agosto Lançamento do projeto Ecos da Abolição de Isabel à Zumbi, organização de atividades de fomento à reflexão sobre a presença da comunidade e da herança cultural afroparanaense, até novembro, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Diretoria. Setembro CURITIBA AFRO, Intervenção Poético-musical na praça Santos Andrade, dia 01. PÚBLICO ALVO: Cerca de 60 participantes. - Lançamento, dia 10, da edição 2012 do Prêmio ORIRERÊ CABEÇAS ILUMINADAS para escolas, faculdades e universidades com projetos de aplicação das Leis e , que determina a inserção da História e Cultura Indígena, Africana e Afrobrasileira em sala de aula. PÚBLICO ALVO: Cerca de 116 mil professores e quase 8000 instituições de ensino de todo o Estado. Outubro - Intervenções Poético-musicais com o Movimento Negro de Curitiba em diversos locais. PÚBLICO ALVO: Cerca de 50 instituições e seus participantes. - Oficina de História e Cultura Afrobrasileira e Intervenção Poético-musical para educadores, na APP Paranaguá, dia 12 8h. PÚBLICO ALVO: Cerca de 100 educadores/as. Novembro - Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito (antiga Igreja dos Pretos). Culto Inter-Religioso, Lavação das Escadarias, Cortejo de Afoxé e CURITIBA AFRO, Intervenção Poético-musical na Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, dia 18 de novembro. PÚBLICO ALVO: Cerca de 1000 participantes. - Intervenção Poético-musical na Câmara de Vereadores de Curitiba e na Assembléia Legislativa do Paraná, para gestores públicos, dias 20 e 21 de novembro, sobre o Dia da Consciência Negra.

11 PÚBLICO ALVO: Cerca de 25 vereadores e presentes em geral. - Prêmio Orirerê Cabeças Iluminadas, segunda edição da premiação para projetos de ensino da história e cultura indígena, africana e afrobrasileira em sala de aula. Dia 20/11 na Assembléia Legislativa do Paraná. PÚBLICO ALVO: 13 instituições de ensino premiadas e cerca de 120 participantes, entre premiados, amigos e intervenções culturais. - 2º Show Vozes Negras. Espetáculo poét(n)ico-musical com personalidades negras da cena musical curitibana Homenageiam a Diva Elza Soares e a Guerreira Negra Iansã. Dia 25, no Teatro SESI - CIETEP. PÚBLICO ALVO: 15 artistas e mais de 800 pessoas na platéia. - Primeira Votação do Feriado do dia 20 de Novembro, na Câmara de Vereadores de Curitiba, aprovado por unanimidade, dia 26 de novembro. - Juventude Viva participação em Brasília do lançamento do Programa Federal Juventude Viva, para políticas de proteção à juventude negra brasileira. Visita à SEPPIR e ao MEC/SECADI para tratar do Orirerê 2013, dias 27 e 28 de novembro. Visita à SEPPIR e MEC SECADI em Brasília para conhecer o projeto Juventude Viva, do Governo Federal, bem como solicitar apoio para ampliar a premiação Orirerê Cabeças Iluminadas para educadores todo o Brasil no Aniversário de 10 anos da Lei /03. - Recebemos da Câmara Municipal de Curitiba o Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos, pela atuação na valorização da presença negra em Curitiba e no combate ao racismo velado, estrutural e institucional, dia 29, na Câmara Municipal de Curitiba. PÚBLICO ALVO: Diretoria. Dezembro Lavação simbólica das Escadarias do Santuário de São Benedito e intervenção Poético-musical na Missa dos Quilombos, realizada na Festa de São Bendito, na Lapa-PR Representação da Congada da Lapa cancelada por falta de apoio. PÚBLICO ALVO: mais de 500 pessoas. Contínuo DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR Cursos permanentes de capoeira e dança afro em andamento; Instalação de um estúdio de gravação para fomento ao afro empreendedorismo entre artistas da música afro e do hip-hop em especial; pesquisas em história, arte e cultura afrobrasileira e africana. Janeiro Assistimos a assinatura da Lei que determina a criação do Feriado do 20 de Novembro em Curitiba. Parceria com a SEED Secretaria de Estado da Educação para comemoração dos 10 anos da Lei /03 com ampliação do Prêmio Orirerê Cabeças Iluminadas para todo o Brasil, bem como para realização do projeto ABOLISOM com participação dos professores da rede estadual de ensino: tema Intelectuais Negras Descolonizando a Educação. Março Instalação de uma sub-sede do Centro Cultural Humaita na Região Metropolitana para articular apoio às Comunidades Remanescentes de Quilombos e às Comunidades Negras Tradicionais paranaenses.

12 De março a novembro Conguinhos da Congada da Lapa recebem bolsa integral para estudar História e Cultura Negra no Centro Cultural Humaita. Abril - Realização de 04 espetáculos de Contação de História do Paraná, no Theatro São João, Lapa-PR Maio Realização do Festival do Minuto, para escolas públicas e público em geral, no Centro da Juventude e Theatro São João, Lapa PR. PÚBLICO ALVO: 700 estudantes de 12 a 17 anos. Realização do Sarau Afro, dia 13, comemorando os 125 anos da Abolição da Escravatura, com a participação de 20 artistas locais, conguinhos e mestres da cultura popular, no Theatro São João, Lapa. PÚBLICO ALVO: 100 pessoas na platéia. - Publicação do livreto Sarau Afro, para distribuição local. Realização do ABOLISOM ECOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA com participação dos professores da rede estadual de ensino: tema Intelectuais Negras Descolonizando a Educação. - Palestra e Mesa de Debates intitulada Intelectuais Negras Descolonizando a Educação, palestra Reflexões autobiográficas e as trajetórias negras no Brasil - Lançamento do Catálogo de Projetos Premiados em 2012 na Solenidade Orirerê Cabeças Iluminadas e apresentação do projeto Akpalô, nossa história, premiado no Orirerê Webconferência Perspectiva Africano Brasileira na Educação Infantil para on Núcleos Estaduais de Educação do Paraná, em parceria com o Departamento da Educação Básica. SEED. - Oficina de Contação de Histórias, de 4h, com 15 participantes. PÚBLICO ALVO: 300 professores da Rede Estadual de Educação no Evento, mais 90 pontos de webconferência nas cidades do interior do Estado. Junho - dia 12, Palestra e Vivência Intercultural com o Grupo Marista, Papel Educativo das Religiões de Matriz Africana. Duração 6h. PÚBLICO ALVO: 40 educadores de diversos Colégios Marista do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Julho Realização de Vivência de Capoeira e Cultura Afro em diversos espaços, com oficinas, mostra de filmes, visitas à biblioteca do Centro Cultural Humaita e confraternização. PÚBLICO ALVO: 15 participantes. - Organização e realização da tenda Espaço Lafaiete Rocha, com atividades culturais na Feira de Orgânicos da Lapa, aos sábados. PÚBLICO ALVO: cerca de 15 artistas envolvidos e comunidade local. Agosto Declarada Utilidade Pública Municipal e Associação Congada da Lapa, dia 27 de agosto, na Câmara Municipal da Lapa.

13 - Dia 10, Participação na Assembléia Regional de Promoção da Igualdade Racial, sendo na ocasião eleito para representar o Paraná como delegados na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em novembro na cidade de Brasília. - Participação dias 15, 16 e 17, no X Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Etnicoracial do Paraná, FPEDER-PR na cidade de Toledo-PR. Setembro Produção do Auto de Natal A Voz de Maria, a ser realizado em dezembro, no Santuário de São Benedito, o maior do mundo dedicado ao santo negro. Outubro Lançamento da Pastoral Afro no Santuário de São Benedito da Lapa-PR. - Intervenção Poético-Musical de História e Cultura Afro na Universidade da Terceira Idade, na Lapa-PR. PÚBLICO ALVO: 45 idosos/as. - Aprovação do projeto Biblioteca Quilombola Itinerante junto ao Conselho Estadual da Infância e da Adolescência, a ser realizado em 2014 e PÚBLICO ALVO: 40 Comunidades Remanescentes de Quilombos e Comunidades Negras Tradicionais paranaenses. Novembro Participação como Delegado na Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília, de 5 à 7 de novembro. Participação como Delegado na Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, de 27 de novembro à 01 de dezembro. Intervenção Poético-Musical na Escola Estadual Protásio de Carvalho em Curitiba, 2h. PÚBLICO ALVO: Todos os alunos. Oficinas, vivências e palestras de História e Cultura Afro no X Encontro Estadual de Educadoras e Educadores Negras e Negros do Paraná. PÚBLICO ALVO: Oficinas para 48 professores. Palestras e vivências com todos os cerca de 300 educadores e educadoras. Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito (antiga Igreja dos Pretos). Ato Inter-Religioso, Lavação das Escadarias, Cortejo de Afoxé e CURITIBA AFRO, Intervenção Poético-musical na Igreja do Rosário, no Largo da Ordem, dia 17 de novembro. PÚBLICO ALVO: Cerca de 500 participantes. Desfile de Moda e lançamento da Campanha CONSCIÊNCIA NEGRA. Tema Racismo é crime. Faça B.O. PÚBLICO ALVO: 20 modelos negros e negras, 15 artistas convidados e cerca de 150 participantes, na Praça Tiradentes. Lançamento dia 18 do projeto ORIRERÊ CABEÇAS ILUMINADAS NO Plenarinho da Assembléia Legislativa do Paraná, com SEPPIR, Secretaria de Educação, Fórum de Educadores, APP, Deputados, Movimento Negro, ACNAP e Rede Mulheres Negras. PÚBLICO ALVO: Universidades, Secretarias Estaduais de Educação do Brasil e Secretarias Municipais de Educação do Paraná.

14 Intervenção Poético-Musical no CAIC, Lapa-PR. PÚBLICO ALVO: 130 alunos. - dia 24, Show Vozes Negras do Rap no Teatro SESI Portão. PÚBLICO ALVO: 12 artistas negros/as da cena do rap local e público do colégio SESI Portão. - de 26 a 29 de novembro, delegado na CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA, em Brasília. Dezembro - Show Vozes Negras do Rap dia 13, no Teatro SESI São José dos Pinhais. PÚBLICO ALVO: 12 artistas negros/as da cena do rap local e público do colégio SESI São José dos Pinhais. - 2ª reunião de organização entre os parceiros do projeto ORIRERÊ CABEÇAS ILUMINADAS dia 17, na Assembléia Legislativa do Paraná. PÚBLICO ALVO: parceiros do projeto. - Realização do Auto de Natal A Voz de Maria, de 15 a 25, no Santuário de São Benedito, Lapa PR. PÚBLICO ALVO: comunidade local. Público atingido: cerca de 3500 pessoas. 2ª Lavação das Escadarias do Santuário de São Benedito e intervenção Poético-musical na Missa Afro e na Missa dos Quilombos, realizada dia 26 na Festa de São Bendito, na Lapa-PR. Novamente não houve representação da Congada da Lapa. PÚBLICO ALVO: cerca de 500 pessoas. Março - DCE da Reitoria UFPR, Curitiba PR O espaço do DCE é solicitado pela Reitoria. Fim de um período riquíssimo de intensas trocas de idéias e metodologias entre a comunidade acadêmica e a cultura popular que vinha acontecendo informalmente desde A busca por um espaço próprio iniciou no começo de Solicitamos um espaço sob o Viaduto do Capanema à Prefeitura de Curitiba, alvo de usuários de crack, para contrução de um Centro Cultural focado em cultura de rua e cultura popular, em especial para os Patrimônios da Cultura Imaterial Afrobrasileira. - Lapa, PR Após um ano de atividades nesta que é uma das mais antigas cidades do estado, nos deparamos com um índice de racismo maior do que qualquer outro que já havíamos encontrado antes. A presença negra é marcante, mas a presença do imaginário colonialista também... com todas as suas nuances. Em suma, um espaço perfeito para o nosso trabalho. Difícil, porém cujos resultados certamente serão gratificantes para as próximas gerações! Janeiro Liberação de uma banca na Feira de Domingo, no Largo da Ordem, em Curitiba, visando divulgação de materiais relativos à Consciência Negra.

15 Publico alvo: população curitibana. Fevereiro 04 de fevereiro - Assinada a permissão de uso Viaduto do Capanema. Desde então vimos buscando parcerias para a construção do novo espaço. Março Público alvo: público em geral, formadores de opinião, rede de ensino e comunidade local. - Ato inaugural do Viaduto Capanema ação de revitalização, dia 21. Público alvo: integrantes do Centro Cultural Humaita, comunidade local e parceiros. - Cultura Digital e Cultura Ancestral Projeto em parceria com a SEDS/ CEDCA/ FIA para atividades de identificação positiva da identidade afro junto à crianças e adolescentes das Comunidades Remanescentes de Quilombos e Comunidades Tradicionais Negras do Paraná, até outubro de Maio Público alvo: 100 adolescentes quilombolas e suas comunidades. - Lançamento do livro AFROLAPEANOS CRONICAS MANIFESTOS E PENSAMENTOS AZEVICHE, no Theatro São João, Lapa-PR, dia 13 em parceria com a Associação Literária Lapeana. Público alvo: comunidade lapeana. - Celebração do Dia da África no Viaduto Capanema. Dia 25, durante o dia todo. Junho Público alvo: integrantes do Centro Cultural Humaita, comunidade local e parceiros. - Oficinas RapPaz - Encontros de Cultura de Rua pela Paz O projeto está realizando oficinas de Hip-hop, teatro e Cultura Afro na Escola Estadual Hildebrando de Araújo, próxima do Viaduto. Público alvo: estudantes e educadores do 6º e 7º anos. - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos e Comunidades Tradicionais Negras da Lapa/PR. Julho - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. A parceria com o Governo Federal teve início em março de Em 12 de julho, no Viaduto Capanema, aconteceu a primeira edição do evento em Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Participação na Comissão de Organização Cultural do COPENE II Sul, Congresso Nacional de Pesquisadores Negros do Sul do Brasil. De 21 a 24, na Reitoria da UFPR. - Lançamento do livro AFROCURITIBANOS CRONICAS MANIFESTOS E PENSAMENTOS AZEVICHE, no COPENE II Sul, Congresso Nacional de Pesquisadores Negros do Sul do Brasil. Reitoria da UFPR. De 21 a 24, na Reitoria da UFPR.

16 - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos e Comunidades Tradicionais Negras da Lapa/PR. Agosto - Realização da Oficina Corporeidade, Musicalidade e Oralidade no XII Encontro do Fórum de Educação e Diversidade Etnicoracial, dias 13, 14 e 15 em Campo Largo. Carga horária: 6 horas. Público alvo: educadores da rede estadual de ensino do Paraná. - Realização do projeto EDUCOMUNICA com recursos do COMTIBA, para edu-cobertura da Conferência Municipal de Direitos da Infância e Adolescência com 20 adolescentes de 10 de agosto à 10 de outubro. Parceria com a Parafuso Educom e COMTIBA Conselho Municipal dos Direitos da Infância e Adolescência de Curitiba. Público alvo: 20 adolescentes. - Delegado na Conferência Municipal de Direitos da Infância e Adolescência, na UP Positivo, dias 20 e RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 2ª edição do evento dia 09, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Continuidade das Oficinas RapPaz - Encontros de Cultura de Rua pela Paz O projeto está realizando oficinas de Hip-hop, teatro e Cultura Afro na Escola Estadual Hildebrando de Araújo, próxima do Viaduto. Público alvo: estudantes e educadores do 6º e 7º anos. - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos e Comunidades Tradicionais Negras da Lapa/PR. Setembro - Parceria com a SEED Secretaria de Estado da Educação e a SEEC - Secretaria de Estado da Cultura para realização do Concurso Estadual Zumbi dos Palmares Herói Nacional. Público alvo: estudantes e educadores da rede pública de ensino do Estado do Paraná. - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 3ª edição do evento dia 13, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Continuidade das Oficinas RapPaz - Encontros de Cultura de Rua pela Paz O projeto está realizando oficinas de Hip-hop, teatro e Cultura Afro na Escola Estadual Hildebrando de Araújo, próxima do Viaduto. Público alvo: estudantes e educadores do 6º e 7º anos. - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras.

17 Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos e Comunidades Tradicionais Negras da Lapa/PR. Outubro - Oficina de História e Cultura Afrobrasileira e Intervenção Poético-musical para educadores, na APP Umuarama, dia 09 das 8h as 18h - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 4ª edição do evento dia 11, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Continuidade das Oficinas RapPaz - Encontros de Cultura de Rua pela Paz O projeto está realizando oficinas de Hip-hop, teatro e Cultura Afro na Escola Estadual Hildebrando de Araújo, próxima do Viaduto. Público alvo: estudantes e educadores do 6º e 7º anos. - Lançamento do Livro Historias que vi,vivi e ouvi, na Lapa-PR, pela Associação Literária Lapeana. Participação com um texto sobre Mestre Lafaete Rocha, de autoria de Mel e Candiero. Novembro Lavação das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito (antiga Igreja dos Pretos). Ato Inter-Religioso, Lavação das Escadarias, Cortejo de Afoxé e FESTA DO ROSÁRIO, no Largo da Ordem, de 18 a 20 de novembro. Público Alvo: Cerca de 500 participantes. - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 5ª edição do evento dia 8, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Continuidade das Oficinas RapPaz - Encontros de Cultura de Rua pela Paz O projeto está realizando oficinas de Hip-hop, teatro e Cultura Afro na Escola Estadual Hildebrando de Araújo, próxima do Viaduto. Público alvo: estudantes e educadores do 6º e 7º anos. - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. Edição especial do evento dia 20, na Casa Hoffman e no TUC Largo da Ordem. Público alvo: Bboys, Bgirls, Rappers, MCs, Djs e público em geral. Intervenção Poético-musical no Centro de Artes Guido Viaro Consciência Negra no Guido. Público Alvo: Cerca de 300 pessoas presentes. Desfile de Moda Yalodês Grandes Damas Negras da Sociedade. Público Alvo: 20 modelos mulheres maduras de destaque na nossa sociedade, negras, e cerca de 350 participantes, no memorial de Curitiba. - Show Vozes do Sagrado. Espetáculo poét(n)ico-musical com personalidades negras das mais diversas denominações religiosas do mundo. Dia 20, no Teatro Londrina Memorial de Curitiba. Público Alvo: cerca de 100 artistas e 180 pessoas na platéia. - Africanitude Feira de Arte, Estética e Literatura. Dias 18, 19 e 20, na Praça do Memorial de Curitiba. Público Alvo: 40 artistas/artesãos e circulação de cerca de 3000 pessoas nos 03 dias.

18 - Intervenção Poético-musical no IV Seminário da Diversidade de Pinhais, dia Exposição Consciência Negra, até dezembro no 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná. Dezembro 3ª Lavação das Escadarias do Santuário de São Benedito. Início de um novo padre e fim da Missa Afro e Missa dos Quilombos, realizada dia 26, dia de São Benedito, na Lapa-PR. Novamente não houve representação da Congada da Lapa. Este ano não houve nem a tradicional Festa de São Benedito. PÚBLICO ALVO: cerca de 150 pessoas. - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 6ª edição do evento dia 8, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Continuidade das Oficinas RapPaz - Encontros de Cultura de Rua pela Paz O projeto está realizando oficinas de Hip-hop, teatro e Cultura Afro na Escola Estadual Hildebrando de Araújo, próxima do Viaduto. Público alvo: estudantes e educadores do 6º e 7º anos. - Educomunica Curitiba. Cobertura Educomunicativa da V Conferência Municipal de Cultura de Curitiba. Parceria com o Coletivo Parafuso Educomunica. - Investidura de Adegmar J. Silva Candiero na Academia Paranaense de Letras, em 08 de dezembro. - Participação especial na Festa do Catumbi de Itapocú, em Joinvile, a convite do rei e rainha do Congo, coroados anualmente nesta secular festa afrocatarinense. Janeiro RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 7ª edição do evento dia 8, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Fevereiro Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Adrianópolis/PR. - RapPaz Encontros de Cultura de Rua pela Paz. 8ª edição do evento dia 8, no Viaduto Capanema. Público alvo: crianças, adolescentes e jovens da comunidade e participantes habituais do encontro que se repete há 10 anos. - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Março Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Adrianópolis/PR. - Sarau Afrocuritibano, na Casa Hoffman, dia 19.

19 - Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Adrianópolis/PR. Abril - Sarau Afrocuritibano, na Casa Hoffman, dia Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Guaraqueçaba,Bocaiúva e Campo Largo/PR. Maio - Projeto Click Parafuso, oficinas de fotografia com cerca de 30 adolescentes do Assentamento Contestado, até julho. Parceria com o Coletivo Parafuso Educomunica. - Sarau Afrocuritibano, na Casa Hoffman, dia Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Cerro Azul, Castro e Ponta Grossa/PR. - Centro Cultural Humaita recebe o Prêmio Papa João Paulo II na Câmara de Vereadores de Curitiba, em homenagem à ação inter-religiosa realizada todo dia 20 de novembro na Festa do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. - Posse do presidente-fundador e idealizador do Centro Cultural Humaita, Adegmar J. Silva Candiero, como Conselheiro Nacional de Políticas Culturais, representando o Setorial de Culturas Afrobrasileiras no Conselho Pleno no Conselho Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura. Junho - Sarau Afrocuritibano homenagem Laura Santos, na Casa Hoffman, dia Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Julho Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Dr Ulysses, Curiúva e Palmas/PR. - Sarau Afrocuritibano em homenagem à mulher negra latino-americana e caribenha, na Casa Hoffman, dia Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Agosto Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Ivaí, Guarapuava e Candoi/PR. - Sarau Afrocuritibano, Agosto para a Poesia Marginal de Marcio Gleide, na Casa Hoffman, dia Cultura Digital e Cultura Ancestral. Oficinas, palestras e vivências culturais afro-brasileiras. Público alvo: Comunidades Remanescentes de Quilombos de Turvo,Guaíra e São Miguel do Iguaçú/PR. Setembro - Sarau Afrocuritibano homenageia Geraldo Magela, na Casa Hoffman, dia 17.

20 Outubro - Sarau Afrocuritibaninho, no Paço da Liberdade, dia Seminário Cultura Digital e Cultura Ancestral e pré-lançamento da Biblioteca Quilombola, na Lapa-PR, realizado em parceria com o CEDCA/SEDS/FIA para valorização e visibilidade da identidade afro junto às comunidades remanescentes de quilombos e comunidades tradicionais negras do Paraná. Novembro - Festa do Rosário. Dia 20 de novembro a festa iniciou com o Ato Inter-religioso, seguiu com a tradicional Lavação das escadarias da antiga Igreja do Rosário dos Homens pretos de São Bendito e cortejo até o Marco do Pelourinho de Curitiba, passando pelas Gameleiras Sagradas da Praça Tiradentes. A tarde a festa culminou com um Festival de Cantos Sacros de diversas religiões intitulado Vozes do Sagrado, no Palco Catedral, em homenagem ao encerramento do Jubileu da Misericórdia. - Exposição Linha Preta, no Salão Paranaguá, Memorial de Curitiba. - Exposição UBUNTU: eu sou nós, no Salão Brasil, Memorial de Curitiba. - Lançamento do livro Afroparanaenses: fragmentos da presença negra na História do Paraná, dia 09, no Simpósio Internacional de Literatura Negra Ibero-americana, na UFPR. - Lançamento da Cartilha do Samba Chula, com a presença da pesquisadora Katarina Döring, dia 17, na Casa Hoffman. - Realização da oficina Oralidade, Corporeidade e Musicalidade no Seminário Reflexões, Percepções e Desafios para Superar o Racismo Institucional, da Secretaria de Estado da Educação, da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. - Realização da trajetória poética Linha Preta, no Centro Histórico de Curitiba, com diversos grupos de educadores, em datas variadas. Dezembro - Participação no lançamento do livro Cadernos Negros, em São Paulo, com textos da Coleção Oralidades Afroparanaenses, de autoria de Mel e Candiero. Fevereiro - Participação dos Batuqueiros da Fonte da Memória, do cortejo da Festa do Rosário, no desfile do Afoxé de abertura do Carnaval. Março Presidente-fundador e idealizador do Centro Cultural Humaita, Adegmar J. Silva Candiero é convidado para assumir a pasta da Promoção da Igualdade Racial do Município de Curitiba. Desligamento da presidência após dois mandatos consecutivos. - Assembleia Geral Ordinária de eleição da nova diretoria.

Descritivo do uso do espaço pretendido sob o Viaduto do Capanema:

Descritivo do uso do espaço pretendido sob o Viaduto do Capanema: Descritivo do uso do espaço pretendido sob o Viaduto do Capanema: Complemento aos protocolos 07-001215\2003 e 01-133 314/2013 do Centro Cultural Humaita solicitando à Prefeitura de Curitiba o uso em comodato

Leia mais

Edital de reconhecimento e homenagem às ações institucionais de efetivação das Leis /03 e /08.

Edital de reconhecimento e homenagem às ações institucionais de efetivação das Leis /03 e /08. Imagem extraída do site: http://negrobelchior.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/negrobelchior/sites/2/2013/09/crian%c3%a7a-negra-na-escola-revista-ra%c3%a7a-brasil Edital de reconhecimento e homenagem

Leia mais

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES

A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES Cultura Categoria O Paraná Publicado em 07/02/2019 Fotos: Banco de Imagens A CULTURA E O JEITO DE SER DOS PARANAENSES O FOLCLORE QUE NASCE DE NOSSAS RAÍZES O folclore do Paraná reúne costumes trazidos

Leia mais

Edição Índice: Página 2: Apresentação. Página 4 : Objetivos, estratégia e justificativa. Página 6 : Condições de participação

Edição Índice: Página 2: Apresentação. Página 4 : Objetivos, estratégia e justificativa. Página 6 : Condições de participação Edição 2012 Índice: Página 2: Apresentação Página 4 : Objetivos, estratégia e justificativa Página 6 : Condições de participação Página 8 : O ano de ouro da 10.639! Premiação para escolas, universidades

Leia mais

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia

Confraria do Verso. Recital de Música e Poesia VUVUVU Confraria do Verso Recital de Música e Poesia VUVUVU V Apresentação U A Confraria do Verso é uma intervenção de música e poesia realizada por artistas da palavra, atores e músicos para diversos

Leia mais

CALENDÁRIO 2018 JANEIRO D S T Q Q S S

CALENDÁRIO 2018 JANEIRO D S T Q Q S S CALENDÁRIO 2018 JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 28 30 31 01 Dia Mundial da Paz. (FERIADO) Que seja o primeiro dia de paz e confraternização entre os muitos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE DE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE DE OCA ESCOLA CULTURAL RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2º SEMESTRE DE 2012 1 QUADRO DE ATIVIDADES DIÁRIAS: HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 7:30 às 9:00 h Inclusão digital 3a idade- 10 Inclusão digital 3a

Leia mais

Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras

Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras Programação 02/07/2016 Abertura do Julho das Pretas Caminhada das Mulheres Negras Homenagem a Maria Felipa, protagonista da independência da Bahia Local: Concentração na Lapinha - Salvador Realização:

Leia mais

CALENDÁRIO 2017 JANEIRO D S T Q Q S S FEVEREIRO

CALENDÁRIO 2017 JANEIRO D S T Q Q S S FEVEREIRO CALENDÁRIO 2017 JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Dia Mundial da Paz. (FERIADO) Que seja o primeiro dia de paz e confraternização entre os muitos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA CULTURA ATENÇÃO ARTISTAS, GRUPOS, PRODUTORES CULTURAIS E DEMAIS REALIZADORES! FORAM LANÇADOS OS EDITAIS PROAC 2014. ACOMPANHE AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO! Ficha de inscrição online: disponível no site da Secretaria

Leia mais

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil

1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Direitos Humanos e a Universidade 1. O Papel Histórico das Universidades na luta pelos Direitos Humanos no Brasil Na década de sessenta, as Universidades Públicas nesse contexto histórico foi parceira

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE 2018 JANEIRO

PRIMEIRO SEMESTRE 2018 JANEIRO Férias Coletivas PRIMEIRO SEMESTRE 2018 JANEIRO FEVEREIRO 05 a 09/02 Semana Pedagógica, das 8h às 12h, no Colégio Espiritualização (Ensino Fundamental II), das 8h às 8h30min Acolhida em geral dos professores

Leia mais

Comunica Liceu. nº 09/17 TROCA DE FAIXA - JUDÔ FESTA DE ENCERRAMENTO

Comunica Liceu. nº 09/17 TROCA DE FAIXA - JUDÔ FESTA DE ENCERRAMENTO nº 09/17 Comunica Liceu 02/11 - FERIADO - Finados. 03/11 - EMENDA DE FERIADO (Não haverá aula). 15/11 - FERIADO - Proclamação da República. 20/11 - FERIADO - Dia Nacional da Consciência Negra. 22/11 -

Leia mais

CALENDÁRIO OFICIAL ANIVERSÁRIO DA CIDADE 2016

CALENDÁRIO OFICIAL ANIVERSÁRIO DA CIDADE 2016 01 SECRETARIA DA MULHER 4 de março às 10h no Auditório da Secretaria da Mulher Lançamento: Campanha Seja Humano Este movimento é uma provocação, um convite à reflexão sobre ações cotidianas que, muitas

Leia mais

CONFERÊNCIA MUNICIPAL Da sociedade civil eleito para a Conferência Territorial:

CONFERÊNCIA MUNICIPAL Da sociedade civil eleito para a Conferência Territorial: CONFERÊNCIA MUNICIPAL 2013 Município: Camaçari Território de Identidade: Região Metropolitana de Salvador Data da realização: 2 de Agosto de 2013 Número de participantes: 418 Número de delegados eleitos:

Leia mais

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO

BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO BANCO DE BOAS PRÁTICAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DO IFTO Nome do Campus/Unidade: Setor(es) responsável(eis): PROEX E PROEN Título da(s) ação(ões): I Seminário de Consciência Indígena e Afro-brasileira

Leia mais

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS

RAÇA BRASIL COLUNAS: TEMAS & CÓDIGOS & SUBCÓDIGOS Negritude Discriminação Racial 40 Negritude Entidades, instituições em favor do negro 35 Negritude Discriminação Racial Denúncias 9 Negritude Discriminação Racial Denúncias condenações realizadas 7 Cultura

Leia mais

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006

Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Curso de Formação de Conselheiros em Direitos Humanos Abril Julho/2006 Realização: Ágere Cooperação em Advocacy Apoio: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/PR Módulo III: Conselhos dos Direitos no

Leia mais

Boas práticas da Gestão Municipal da Educação

Boas práticas da Gestão Municipal da Educação Boas práticas da Gestão Municipal da Educação Seminário Regional da Educação Parceria Coordenação Técnica Iniciativa Escola e Comunidade: a leitura como potencializadora desta integração Mogeiro Parceria

Leia mais

Programação. 28 Setembro. 29 Setembro. 30 Setembro. 01 Outubro

Programação. 28 Setembro. 29 Setembro. 30 Setembro. 01 Outubro Programação 28 Setembro 10h Lançamento do Selo Alusivo aos 60 anos Local Auditório da Smed Rua dos Andradas, 680/6º andar Público Diretores e Coordenadores da Smed 29 Setembro 10h e 15h Quem não dança,

Leia mais

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS)

RAÇA BRASIL REPORTAGENS: TEMAS & CÓDIGOS GRUPOS TEMÁTICOS (2.318 REPORTAGENS / 185 TEMAS & CÓDIGOS) Personalidade Personalidade Perfil 322 Personalidade Personalidade Carreira 244 Estética Cabelos Femininos 157 Sociedade Eventos NULL 121 Estética Moda Feminina & Masculina 118 Estética Moda Feminina 107

Leia mais

MARIA LÍLIA SILVA DINIZ É Artista. Atua como Poeta, Atriz, Cantora, Dramaturga, Produtora, Gestora de Projetos e Espaços Culturais e Arte-Educadora.

MARIA LÍLIA SILVA DINIZ É Artista. Atua como Poeta, Atriz, Cantora, Dramaturga, Produtora, Gestora de Projetos e Espaços Culturais e Arte-Educadora. MARIA LÍLIA SILVA DINIZ É Artista. Atua como Poeta, Atriz, Cantora, Dramaturga, Produtora, Gestora de Projetos e Espaços Culturais e Arte-Educadora. Formação Acadêmica: Graduada em Educação Artística/Artes

Leia mais

Novembro o mês da Consciência Negra.

Novembro o mês da Consciência Negra. Novembro o mês da Consciência Negra. Mês de oportunidade para empresas que desejam fortalecer sua imagem institucional e se aproximar do seu público alvo... Projeto ETNICIDADES uma iniciativa......inédita

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica:

Prefeitura Municipal de Ourolândia publica: 1 Ano VII Nº 1623 Prefeitura Municipal de publica: Decreto n. 42/2019 - Altera o Orçamento Analítico (QDD) do exercício financeiro de 2019 e dá outras Providências Calendário Escolar 2019 Gestor - João

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL (Neabi) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente

Leia mais

Jundiaí. Se destaca como polos econômico, cultural e ambiental do Estado e ocupa a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano no Estado (2013).

Jundiaí. Se destaca como polos econômico, cultural e ambiental do Estado e ocupa a 4ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano no Estado (2013). Jundiaí Com 358 anos, Jundiaí está localizada no interior do Estado de São Paulo, a 49 km da capital paulista. A cidade com 380 mil habitantes é administrada desde 2013 pelo prefeito Pedro Bigardi (PCdoB).

Leia mais

PROPOSTAS APROVADAS NA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. EIXO 1 Implementação do Sistema Municipal de Cultura/Sistema Nacional de Cultura

PROPOSTAS APROVADAS NA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA. EIXO 1 Implementação do Sistema Municipal de Cultura/Sistema Nacional de Cultura PROPOSTAS APROVADAS NA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA EIXO 1 Implementação do Sistema Municipal de Cultura/Sistema Nacional de Cultura Foco: Impactos da Emenda Constitucional do SNC na organização

Leia mais

Programação de novembro Mês da Consciência Negra

Programação de novembro Mês da Consciência Negra Programação de novembro Mês da Consciência Negra 1º de novembro sexta-feira Sessão Consciência: Amistad 4 de novembro segunda-feira Local: Associação Amukengue 8h30 Oficina de Percussão e Capoeira com

Leia mais

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN

DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN DOCUMENTÁRIO PAZ NO MUNDO CAMARÁ PÕE HERANÇA CULTURAL AFRICANA EM DISCUSSÃO NESTA SEXTA NO FAN Exibição no CentoeQuatro inclui apresentação de capoeiristas e roda de conversa sobre os movimentos de resistência

Leia mais

Da sociedade civil eleito para a Conferência Estadual: Eurico de Freitas Neto Gordo Neto (titular) Salvador (Metropolitana de Salvador)

Da sociedade civil eleito para a Conferência Estadual: Eurico de Freitas Neto Gordo Neto (titular) Salvador (Metropolitana de Salvador) CONFERÊNCIA SETORIAL 2013 Setor: Teatro Local: Faculdade de Arquitetura da UFBA (Salvador) Data da realização: 6 de outubro de 2013 Número de participantes: 32 Número de delegados eleitos: 5 DELEGADOS:

Leia mais

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller

Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Sala Sidney Miller Cultura nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos > Objetivo: valorizar a diversidade cultural brasileira > Diversas linguagens artísticas gratuitas:

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

Comunica Liceu. 08/09 - Emenda de feriado. nº 07/17

Comunica Liceu. 08/09 - Emenda de feriado. nº 07/17 Comunica Liceu Mês da Bíblia 07/09 - FERIADO - Independência do Brasil - Não haverá aula. 08/09 - Emenda de feriado. Coisas de Santo nº 07/17 SÁBADO ESPORTIVO Imperdível! Participe já das atividades físicas

Leia mais

CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Av. Alberto Bins, Porto Alegre

CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Av. Alberto Bins, Porto Alegre CENTRO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO Av. Alberto Bins, 480 - Porto Alegre RELATÓRIO SEMESTRAL Período: OUT/16 a MAI/17 Porto Alegre, maio/2017.

Leia mais

CRONOGRAMA ESCOLAR 2019 EDUCAÇÃO INFATIL

CRONOGRAMA ESCOLAR 2019 EDUCAÇÃO INFATIL 2019 EDUCAÇÃO INFATIL 1º T 2 Q 3 Q 4 S 5 S 6 D 7 S 8 T 9 Q 10 Q 11 S 12 S 13 D 14 S 15 T 16 Q 17 Q 18 S 19 S 20 D 21 S Retorno das Férias - Auxiliares 22 T Início das atividades de Horário Especial AEC

Leia mais

Fevereiro. Março. 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Início do Integral. Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min

Fevereiro. Março. 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Início do Integral. Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min Fevereiro 04 Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio Início do Integral Reunião com os Pais do 1º ao 5º ano: turno da manhã 7h30min turno da tarde - 13h no Centro Cultural 05 Início das aulas do 1º

Leia mais

Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo Desde 1952 Educando para a Cidadania e a Paz

Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo Desde 1952 Educando para a Cidadania e a Paz Colégio Franciscano São Miguel Arcanjo Desde 1952 Educando para a Cidadania e a Paz CALENDÁRIO 2019 Importante: Este calendário está sujeito a alterações. Toda e qualquer mudança será comunicada com antecedência.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE. 10 de Novembro 2016

PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE. 10 de Novembro 2016 PROGRAMAÇÃO I AFROCOLETIVIDADE 10 de Novembro 2016 Abertura do I Festival Afrocoletividade Horário: 19h Local: Auditório da FACAPE Apresentação Cultural: Grupo de dança Ori Beni Capoeira Muzenza Mesa Institucional

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA JOÃO BATISTA BECCHI CEIA Fazenda Primavera - Córrego do Meio - PAVÃO/MG.

CENTRO EDUCACIONAL PARA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA JOÃO BATISTA BECCHI CEIA Fazenda Primavera - Córrego do Meio - PAVÃO/MG. RELATÓRIO DE ATIVIDADES Junho de 2016 De: CEIA Para: Amigos das Missões MUNICÍPIO: Pavão/MG COORDENAÇÃO GERAL DO CEIA: Irmã Anselmina Ferdani COORDENAÇÃO DE CULTURA: Jandira Cangussú EQUIPE PEDAGÓGICA:

Leia mais

Calendário Câmpus Paranaguá 2015

Calendário Câmpus Paranaguá 2015 Calendário Câmpus Paranaguá 2015 JANEIRO 01 Feriado Confraternização Universal 02 a 31 Férias Escolares 13 a 17 Período para rematrícula; solicitações de aproveitamento de estudos, certificação de conhecimentos.

Leia mais

CALENDÁRIO INSTITUCIONAL IFAC 2012

CALENDÁRIO INSTITUCIONAL IFAC 2012 CALENDÁRIO INSTITUCIONAL IFAC 2012 Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Feriado Nacional: Confraternização Universal. 07 a 12 Inscrições no SISU.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirangaba publica:

Prefeitura Municipal de Mirangaba publica: Prefeitura Municipal de Mirangaba 1 Quarta-feira Ano III Nº 1027 Prefeitura Municipal de Mirangaba publica: Calendário Escolar 2015 Mirangaba Bahia. Gestor - Dirceu Mendes Ribeiro / Secretário - Governo

Leia mais

PATROCINADOR. apresenta. Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá

PATROCINADOR. apresenta. Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá PATROCINADOR apresenta Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá O FACPIC, Festival de Arte e Cultura Popular Internacional de Cuiabá, é uma celebração das manifestações populares mundiais,

Leia mais

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019 CALENDÁRIO ESCOLAR 2019 Janeiro Dia 03 Dia 14 Início atividades 2019 - Recepção, Secretaria e Tesouraria - horário até 29/01 - das 8h às 17h Plantão de venda: material escolar e uniforme Retorno das atividades

Leia mais

500 anos Foral de Arruda RELATÓRIO JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017

500 anos Foral de Arruda RELATÓRIO JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017 500 anos Foral de Arruda 1517-2017 RELATÓRIO JANEIRO A NOVEMBRO DE 2017 ANIMAÇÕES VideoMapping 13 de janeiro Assistiram mais de 3000 pessoas ANIMAÇÕES Recital Cantus Manuelinus 15 de janeiro Assistiram

Leia mais

PROGRAMAÇÃO 27/11 A 08/12

PROGRAMAÇÃO 27/11 A 08/12 PROGRAMAÇÃO 27/11 A 08/12 27 NOVEMBRO CONCURSO DE REDAÇÃO 6º ao 9º ano: 7h10 às 8h50 (respectivas salas de aula) 3º, 4º e 5º anos: 13h (respectivas salas de aula) Ensino Médio Matutino: 14h30 (Sala da

Leia mais

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano?

ANEXO IV. VINCULAÇÃO AOS PROGRAMAS Esta proposta poderá ser vinculada a um dos programas institucionais do IF Baiano? ANEXO IV TÍTULO: Período de realização: Categoria do Evento: ( ) Novo ( ) Desdobramento de projeto de pesquisa ( ) Já realizado anteriormente ( ) Desdobramento de atividade extensionista ( ) Nacional (

Leia mais

Detalhamento do Calendário Escolar 2015 CCI & CCI Sênior

Detalhamento do Calendário Escolar 2015 CCI & CCI Sênior Muito importante para Detalhamento do Calendário Escolar 2015 CCI & CCI Sênior Data Dia da Semana Janeiro 20/12/14 a Férias Escolares e dos Professores 18/01/15 Recreadores 12/01/2015 Encontro de planejamento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 58 de 17 de dezembro de 2012

RESOLUÇÃO Nº 58 de 17 de dezembro de 2012 RESOLUÇÃO Nº 58 de 17 de dezembro de 2012 Aprova o Calendário Acadêmico para o ano de 2013 no Âmbito do Instituto Federal do Paraná. O CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições

Leia mais

Relatório das Atividades

Relatório das Atividades Relatório das Atividades - 2011 Este relatório tem o objetivo de apresentar aos associados e simpatizantes da ACOPA, as principais atividades da Associação no ano de 2011 no contexto de seus objetivos,

Leia mais

Datas do Calendário Acadêmico

Datas do Calendário Acadêmico Campus Paranaguá Datas do Calendário Acadêmico 2016 1 JANEIRO 01 Feriado Nacional Confraternização Universal. 25 a 29 29 Registro acadêmico dos novos estudantes para calouros com ingresso no primeiro e

Leia mais

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16

TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC. Seminário Avaliação / Acompanhamento Gestão 2012/16 TEATRO UNIVERSITÁRIO SECULT-ARTE UFC 1 Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno Inauguração (1965) Av. da Universidade, 2210, Benfica. Gestão atual (2011 2014) Secretaria de Cultura Artística 2015-50

Leia mais

1 2 *Início do Circuito de Férias *Berçário: Retorno

1 2 *Início do Circuito de Férias *Berçário: Retorno JANEIRO /208 2 *Início do Circuito de Férias *Berçário: Retorno 3 4 5 6 02-Circuito de Férias 02-Retorno: Berçário 7-Retorno dos Professores 7 a 26 Planejamento 23- º ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS 29- INÍCIO

Leia mais

HISTÓRICO. Histórico

HISTÓRICO. Histórico INTRODUÇÃO As universidades públicas há muito deixaram de ser centros de produção artística, ao mesmo tempo se distanciaram das comunidades que deveriam atender e passaram a formar profissionais competentes,

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Prefeitura Municipal de Mirangaba publica:

Prefeitura Municipal de Mirangaba publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IV Nº 1251 Prefeitura Municipal de publica: Calendário Escolar 2016 - Bahia. Gestor - Dirceu Mendes Ribeiro / Secretário - Governo / Editor - Ass. Comunicação - BA 2 - Ano

Leia mais

Calendário Escolar 2017

Calendário Escolar 2017 Calendário Escolar 2017 Siglas Caju Casa Marista da Juventude, em Porto Alegre Clima Curso de Liderança Marista EI Educação Infantil EF Ensino Fundamental (Anos Iniciais 1º a 5º ano EF Anos Finais 6º

Leia mais

Da sociedade civil eleito para a Conferência Territorial: Do poder público eleito para a Conferência Territorial:

Da sociedade civil eleito para a Conferência Territorial: Do poder público eleito para a Conferência Territorial: CONFERÊNCIA MUNICIPAL 2013 Município: Campo Formoso Território de Identidade: Piemonte Norte do Itapicuru Data da realização: 05 de agosto de 2013 Número de participantes: 127 Número de delegados eleitos:

Leia mais

Oficinas Apresentação do Mazuca

Oficinas Apresentação do Mazuca Oficinas Apresentação do Mazuca 2 a 17 de Agosto, SÃO PAULO Durante a primeira quinzena de agosto ofereceu Oficinas em Sorocaba, Americana, Santos, São Paulo e esteve nas festividades em comemoração aos

Leia mais

JANEIRO 2016 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO. 1 - Confraternização Universal.

JANEIRO 2016 SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO DOMINGO. 1 - Confraternização Universal. JANEIRO 2016 1 - Confraternização Universal. 2-3 - Recesso da Casa do Sonho. 4 - Retiro SDB em Campo Grande. 5 - Retiro SDB em Campo Grande. 6 - Retiro SDB em Campo Grande. 7 - Retiro SDB em Campo Grande.

Leia mais

CONEXÕES DEMOCRÁTICAS PARA UMA CIDADE EDUCADORA. Lauro de Freitas 13 a 21 Janeiro de 2018

CONEXÕES DEMOCRÁTICAS PARA UMA CIDADE EDUCADORA. Lauro de Freitas 13 a 21 Janeiro de 2018 CONEXÕES DEMOCRÁTICAS PARA UMA CIDADE EDUCADORA Lauro de Freitas 13 a 21 Janeiro de 2018 Introdução A Universidade de Verão é um projeto interdisciplinar que acontece em vários países do mundo, organizada

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TAE 2019

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ COMISSÃO DO CONCURSO PÚBLICO TAE 2019 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Edital nº 14/2018, de 20 de dezembro de 2018 A Comissão Organizadora

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 50/11. Aprova Calendário Acadêmico de RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº 50/11. Aprova Calendário Acadêmico de RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº 50/11. Aprova Calendário Acadêmico de 2012. O CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, e, tendo vista o contido no parecer exarado

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I

Programa Analítico de Disciplina DAN161 Folclore e Danças Brasileiras I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Artes e Humanidades - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

SERNEGRA 2013 PROGRAMAÇÃO

SERNEGRA 2013 PROGRAMAÇÃO SERNEGRA 2013 PROGRAMAÇÃO Domingo, 17 de novembro 17h30 Cerimonial de Abertura 17h45 - Raça Um filme sobre igualdade Documentário de Joel Zito Araújo (A negação do Brasil, Filhas do Vento) e Megan Mylan

Leia mais

CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS

CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Conselho Episcopal Regional Sul 2 CALENDÁRIO 2018 - ATIVIDADES REGIONAIS DATA REALIZAÇÃO EVENTO LOCAL JANEIRO 07 a 14 PASTORAL DA JUVENTUDE 12º ENCONTRO NACIONAL

Leia mais

EDUCAÇÃO E CLÍNICA SOCIAL

EDUCAÇÃO E CLÍNICA SOCIAL I Colóquio EDUCAÇÃO E CLÍNICA SOCIAL 05, 06 e 07 de novembro 2013 Local: CCS/UFRB e CETEP Local: /11/2013) I PROGRAMAÇÃO Colóquio Educação e Psicologia Clínica Social APRESENTAÇÃO A Educação de Jovens

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MOPa MISSÃO OESTE DO PARÁ COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Calendário Oficial

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MOPa MISSÃO OESTE DO PARÁ COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Calendário Oficial JANEIRO 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 20 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Dias Letivos: 4 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO MOPa MISSÃO OESTE DO PARÁ COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Calendário Oficial -

Leia mais

Dia 13 Reunião para reafirmar a parceria da Justiça Restaurativa no trabalho de Educação para Paz Local: Secretaria Municipal da Educação.

Dia 13 Reunião para reafirmar a parceria da Justiça Restaurativa no trabalho de Educação para Paz Local: Secretaria Municipal da Educação. Agenda Justiça Restaurativa 2015 Contatos: restauralondrina@gmail.com JANEIRO DE 2015: Dia 08 Reunião no Núcleo Regional de Educação. Dia 13 Reunião para reafirmar a parceria da Justiça Restaurativa no

Leia mais

CRONOGRAMA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

CRONOGRAMA ESCOLAR ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 2019 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 1º T 2 Q 3 Q 4 S 5 S 6 D 7 S 8 T 9 Q 10 Q 11 S 12 S 13 D 14 S 15 T 16 Q 17 Q 18 S 19 S 20 D 21 S 22 T 23 Q 24 Q 25 S 26 S 27 D 28 S 29 T 30 Q 31 Q Reunião de Pais -

Leia mais

Calendário das Atividades Escolares

Calendário das Atividades Escolares Calendário das Atividades Escolares - 2019 O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Sl 23 01. Encontro com os Professores 8h. 04. Início das aulas do 6º ano ao Ensino Médio. Encontro com os pais: do 1º

Leia mais

Introdução. Objetivos

Introdução. Objetivos TÍTULO: ABORDAGEM PRELIMINAR E INTEGRADA DE QUESTÕES DE CULTURA E MEIO AMBIENTE NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DA BOA VISTA, PE AUTORES: Oliveira B.C.R., Mendonça

Leia mais

LEGENDA Eventos já definidos na Resolução IFPR nº54/2018 (padronizado para todos os campi, por isso solicitamos não alterar as cores):

LEGENDA Eventos já definidos na Resolução IFPR nº54/2018 (padronizado para todos os campi, por isso solicitamos não alterar as cores): CALENDÁRIO GRÁFICO Janeiro Fevereiro Março 1 2 3 4 5 1 2 1 2 6 8 9 10 12 3 4 5 6 8 9 3 4 5 6 8 9 13 16 1 18 10 12 13 16 10 12 13 16 22 26 1 18 22 1 18 22 2 30 26 2 26 2 30 0 dia letivo 16 dias letivos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 052/ CEPE/UNESPAR

RESOLUÇÃO Nº 052/ CEPE/UNESPAR RESOLUÇÃO Nº 052/2018 - CEPE/UNESPAR Aprova o Calendário Acadêmico Institucional da Unespar, para o ano letivo de 2019. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Reitor, no uso de suas

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Missão VISÃO VALORES. Transformar crianças para transformar a sociedade.

Missão VISÃO VALORES. Transformar crianças para transformar a sociedade. Relatório 2012 APRESENTAÇÃO O Espaço Logos foi criado com o intuito de resgatar crianças em situação de risco pessoal e social. Acreditamos que um trabalho integral favorece o progresso das crianças. Para

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

CALENDÁRIO LETIVO INSP! 2017

CALENDÁRIO LETIVO INSP! 2017 CALENDÁRIO LETIVO INSP! 2017 INSTITUTO NOSSA SENHORA DA PIEDADE 2017 FEVEREIRO FEVEREIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 01 e 02. Reunião de Coordenação 03 e

Leia mais

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO CALENDÁRIO ACADÊMICO Campus Inconfidentes Cursos Integrados. Confraternização universal.

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO CALENDÁRIO ACADÊMICO Campus Inconfidentes Cursos Integrados. Confraternização universal. CALENDÁRIO ACADÊMICO 0 Feriados e s JANEIRO : 0 0 0 Reunião planejamento Início ano letivo Início º bimestre / º semestre FEVEREIRO : 0 0 MARÇO : 0 0 0 Confraternização universal Colação de grau e Carnaval

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO FAHOR

CALENDÁRIO ACADÊMICO FAHOR CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 - FAHOR 1º SEMESTRE Mês/semana 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado Fevereiro 8 dias letivos (com sábados, 10) Março 22 dias letivos (com sábados, 25) Abril 20

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades Relatório de Atividades Grupo Mamulengo da Bahia Região metropolitana Cidade de Salvador Griô Aprendiz: Adriana do Rosario Santos (Adriana Rosário) Griô Mestre: Elias Bomfim dos Santos(Elias Bomfim) Formação

Leia mais

ANEXO 2 ATIVIDADES ACAD ÊMICAS. Atividade

ANEXO 2 ATIVIDADES ACAD ÊMICAS. Atividade ANEXO 2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES ACAD ÊMICAS C.H. Aferida Avaliador UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES CIENTÍFICAS C.H. Aferida* Avaliador* UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ATIVIDADES CULTURAIS

Leia mais

NEGA DUDA CANTA RAINHA QUELÉ

NEGA DUDA CANTA RAINHA QUELÉ NEGA DUDA CANTA RAINHA QUELÉ A P R E S E N T A Ç Ã O : Rainhas Negras que se encontram na diversidade e no contexto em que se apresentam ao mundo, Rainha Quelé e Nega Duda dialogam entre si, independentes

Leia mais

RELATO DAS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL REALIZADAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ ANO

RELATO DAS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL REALIZADAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ ANO 2 RELATO DAS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL REALIZADAS NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ ANO 2008 O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná EMATER, atua diretamente

Leia mais

Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Itepa Faculdades. Sumário Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro

Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Itepa Faculdades. Sumário Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 1 Faculdade de Teologia e Ciências Humanas Itepa Faculdades Agenda 2018 Sumário Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2 Fevereiro 21 Quarta Letivo Abertura das

Leia mais

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO JANEIRO 01 Confraternização Universal 02 a 11 Férias Coletivas 12 a 19 Jornada Pedagógica 19 Reunião com os Pais de Alunos Novos 22 Início das Aulas 2018.1 26 Reunião Coord. Pedagógica e Psicologia - 1º

Leia mais

Selo UNICEF realiza ciclo de capacitação em todo o País

Selo UNICEF realiza ciclo de capacitação em todo o País 08 novembro de 2010 Selo UNICEF realiza ciclo de capacitação em todo o País O 3º Ciclo de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado está sendo realizado em todo o Brasil, com a participação de conselheiros

Leia mais

JANEIRO. 10 a 13 Catequese Escola Regional Bíblico - Catequética Emaús Curitiba. 26 e 27 SDRM Estágio Vocacional SDRM FEVEREIRO

JANEIRO. 10 a 13 Catequese Escola Regional Bíblico - Catequética Emaús Curitiba. 26 e 27 SDRM Estágio Vocacional SDRM FEVEREIRO JANEIRO 10 a 13 Catequese Escola Regional Bíblico - Catequética Emaús Curitiba 26 e 27 SDRM Estágio Vocacional SDRM FEVEREIRO 4 a 7 OSIB Assembleia Regional da OSIB Jacarezinho 4 a 7 Clero Retiro do Clero

Leia mais

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL ESCOLA DE COMUNICAÇÃO Departamento de Expressão e Linguagens AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA PROGRESSÃO FUNCIONAL MEMÓRIA DE CÁLCULOS DE PONTUAÇÃO OBTIDA Tabela de para Avaliação de Progressão Funcional proposta

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2018 (ATIVIDADES CULTURAIS, SOCIAIS, CÍVICAS, ESPORTIVAS, TECNOLÓGICAS E PROFISSIONAIS)

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2018 (ATIVIDADES CULTURAIS, SOCIAIS, CÍVICAS, ESPORTIVAS, TECNOLÓGICAS E PROFISSIONAIS) CALENDÁRIO ACADÊMICO 2018 (ATIVIDADES CULTURAIS, SOCIAIS, CÍVICAS, ESPORTIVAS, TECNOLÓGICAS E PROFISSIONAIS) Resumo dos Dias Letivos 2018 1º período 05/02 a 30/04-53 dias letivos 2º período 02/05 a 13/07-51

Leia mais

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum.

1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. DEFINIÇÕES CARACTERIZAÇÃO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1 - PROGRAMA Conjunto de projetos de caráter orgânico-institucional, com clareza de diretrizes e voltado a um objetivo comum. 2 - PROJETO DE EXTENSÃO Conjunto

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 13 a 18 Curso de Educação e Diversidade Ibiúna Comissão

Leia mais

NO DIA 25 DE NOVEMBRO A BAHIA É DO SAMBA DE RODA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA ALCANÇA AS 15 CIDADES QUE COMPõEM A REDE DO SAMBA DE RODA DA BAHIA

NO DIA 25 DE NOVEMBRO A BAHIA É DO SAMBA DE RODA PROGRAMAÇÃO COMEMORATIVA ALCANÇA AS 15 CIDADES QUE COMPõEM A REDE DO SAMBA DE RODA DA BAHIA 1 CASA DATA/HORA DESCRIÇÃO LOCAL 25/11, Palestras sobre Samba de Roda e Consciência Negra Colégio ACM ANTONIO CARDOSO - Casa do Samba Terreiro das Umburanas Mais informações: Paulo (75) 81318473 91570895

Leia mais

CALENDÁRIO 2018 (Sujeito a alterações)

CALENDÁRIO 2018 (Sujeito a alterações) CALENDÁRIO 2018 (Sujeito a alterações) JANEIRO 1º Segunda Dia Mundial da Paz e Santa Mãe de Deus 03 Quarta Retorno do Recesso atendimento normal na Secretaria, Recepção e Tesouraria. 09 Terça Dia de Louvor

Leia mais

CALENDÁRIO 2017 (Sujeito a alterações)

CALENDÁRIO 2017 (Sujeito a alterações) CALENDÁRIO 2017 (Sujeito a alterações) JANEIRO 1º Domingo Dia Mundial da Paz e Santa Mãe de Deus 03 Terça Retorno do Recesso atendimento normal na Secretaria, Recepção e Tesouraria. 09 Segunda Dia de Louvor

Leia mais

CEU ALVARENGA

CEU ALVARENGA CEU ALVARENGA smeceualvarenga@prefeitura.sp.gov.br Estrada do Alvarenga, 3752 - Pedreira (11) 5672-2541 / 5672-2542 AGOSTO - 2015 BLOG: http://culturaceualvarenga.blogspot.com - http://esportenoceualvarenga.blogspot.com

Leia mais

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1

As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil UNIDADE 1 As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes no Brasil As Leis 10639/03 e 11645/08: O Ensino de História e Cultura dos Povos Indígenas e dos Afrodescendentes

Leia mais

A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida. JOHN DEWEY - Educador

A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida. JOHN DEWEY - Educador A educação é um processo social. É desenvolvimento. Não é preparação para a vida, é a própria vida. JOHN DEWEY - Educador SINOPSE Apresentação do Projeto Histórico 2014-2016 OBJETIVOS 2017 Apresentação

Leia mais