Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais"

Transcrição

1 Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais

2 Introdução Experiência na utilização de aulas práticas em laboratório, para ensino introdutório de Sistemas Operacionais. Livros-texto levantam a necessidade de praticar implementação em disciplinas teóricas. Silberschatz e Deitel Utilizam Java para elaborar exemplos e exercícios.

3 Ambientes Sistemas operacionais: Minix Desenvolvido na linguagem C para ensino de Sistemas Operacionais. Criado por Andrew S. Tanenbaum Possui código aberto e é baseado em Unix. Inspirou a criação do Linux. Com linhas de código, é simples e bem documentado. Disponível no site:

4 Ambientes Sistemas operacionais: NachOS Simulador de Sistema Operacional desenvolvido na linguagem C/C++, roda sobre uma máquina virtual MIPS. Deve ser compilado para a máquina alvo por uma compilador C++. Utiliza compilador cruzado (cross-compiler) Tipo de compilação que roda na máquina hospedeira mas gera o código para outra máquina. Maiores informações:

5 Ambientes MINIX X NachOS O MINIX é mais portável, tem forte relação com Linux e é mais real, não apenas um simulador. O NachOS é melhor em gerenciamento de memória. Mesmo considerando o prejuízo nas atividades com gerenciamento de memória, o MINIX foi escolhido para as aulas práticas.

6 Ambientes Emuladores: Instalação do MINIX de forma nativa requer partição reservada. Riscos de instabilidade e dificuldade em alterar o kernel. Solução é o uso de emuladores:

7 Ambientes Emuladores: BOCHS Possui código aberto e é altamente portável. Emula CPU, dispositivos e BIOS. Emula SO como Linux, Windows, DOS, MINIX. Executa códigos em tempo de execução, como um processador de Scripts. Disponível para Windows e Linux. Maiores informações: bochs.sourceforge.net

8 Ambientes Emuladores: QEMU Genérico e de código aberto. Desempenho por tradução dinâmica do código. Emula SO completo, incluindo processador e periféricos. É mais eficiente que o BOCHS por sua compilação dinâmica (encontrando trecho de código, converte para instruções da máquina hospedeira). Maiores informações:

9 Ambientes Emuladores são ruins para transportar arquivos internos ao emulador e externos ao SO hospedeiro. O transporte de arquivos é necessário, pois: Atividades não terminam no mesmo momento; Uso de trechos de códigos para relatório; Reaproveitamento de códigos antigos; Edição restrita de arquivos no simulador. Alteração do núcleo pode tornar o sistema instável e ocasionar perda de arquivos. Esse problema deve ser resolvido logo no início.

10 Atividades Comentários sobre as práticas de maior sucesso em aprendizado e interesse. É essencial que as aulas teóricas estejam relacionadas com as aulas práticas, com o aluno atento às duas. São feitos relatórios com as explicações. O foco é praticar o aprendido na teoria. Novas idéias e melhorias não são exigidas.

11 Trocas de contexto Alterar núcleo do sistema. Se uma tecla específica for pressionada, aparece uma mensagem. Todos os passos para realização são indicados detalhadamente. Objetivo é conhecer o ambiente. Alteração adicional. Se uma tecla específica for pressionado, imprimir o número de trocas de contexto. Aluno ignora o significado do número calculado. Depois de testes, recebe explicações sobre trocas de contexto.

12 Tabela de Processos e Chamadas ao Sistema Criar um programa que leia um número N e, usando fork, crie N processos filhos. Cada filho exibe a mensagem Processo X criado (X = id process). Espera 2 segundos (usando sleep) e exibe Filho X terminado. Processo pai espera todos os filhos terminarem (usando wait) e depois imprime Pai terminado. Trabalha com processos e chamadas de sistema. Aumentar N até que fork não consiga criar novos filhos. Testa quantos processo podem ser carregados. Usando ps, observase o limite da tabela de processos. Aumentar tamanho da tabela alterando o kernel. Aluno investiga o código-fonte, a tabela de processos e atributos.

13 Tabela de Processos e Chamadas ao Sistema Mostrar uma Fork Bomb, e analisar as conseqüências. Os alunos costumam se interessar em fazer o sistema travar. Alterar o Kernel limitando a quantidade processos que cada usuário pode criar. Aprende-se assim uma possível solução para sobrecarga.

14 Exemplo de Fork Bomb while (true) { fork(); } dispara a função, que chama a função recursivamente com um pipe para ela mesma, em background. Ou seja, vai crescer exponencialmente até estourar o limite de processos ou deixar a máquina inutilizável.

15 Alterações no Escalonador Alterar o kernel para, a desejo do usuário, acrescer ou decrescer o quantum (em milissegundos.). Fazer testes para verificar quais programas se beneficiam com a mudança. Remover o código que retira o processo do início da fila e coloca no final. Efeitos interessantes no sistema. Trocar algoritmo de Round-Robin por algoritmo garantido. Escolhe o processo que recebeu a menor fatia de CPU. Medir a eficiência do sistema. Percebe-se que pequenas alterações mudam muito o desempenho.

16 Variáveis de Bloqueio (lock) Problemas de concorrência Usa código que indica 2 threads entrando ao mesmo tempo em região crítica. É necessário combinar tempo entre as threads. Existe gasto de tempo inútil entre o lock e a atualização. O aluno percebe que o problema não foi resolvido. Alternação estrita Uma thread fora da região crítica pode impedir a entrada de outra. Códigos alternam entre região crítica e não-crítica e inclusão de gasto de tempo inútil na região não crítica de uma das threads. Percebe-se que a thread com região não-crítica mais demorada impede a outra de entrar na região crítica.

17 Problemas de concorrência Exemplo de Alternância Estrita: Uma variável indica de quem é a vez executar a seção crítica while (TRUE) { while (TRUE) { while (turn!= 0) while (turn!= 1) ; ; secao_critica(); secao_critica(); turn = 1; turn = 0; secao_nao_critica(); secao_nao_critica(); } }

18 Solução de Peterson Problemas de concorrência Independência Total do Hardware. Sofre com o Busy Waiting, como as outras. Usa-se o código da troca de contexto para analisar a quantidade ao realizar o experimento. Compara o resultado com a alternância estrita, que resolveu o problema. Semáforos Mostra que as outras idéias são resolvidas com o uso de semáforos. Usa-se algoritmo do produtor-consumidor, e jantar dos filósofos. Verifica-se comportamento dos códigos, usando mais de 2 Threads, o que acaba mostrando mais uma solução dos semáforos. Alunos que nunca usaram concorrência e threads precisam de auxílio. Se o tempo for curto, fornecem-se os códigos-fonte, e o aluno apenas testa e faz pequenas alterações.

19 Problemas de concorrência Exemplo de Solução de Peterson #define FALSE 0 #define TRUE 1 #define N 2 int turn; int interested[n]; void enter_region(int process) { int other; other = 1 process; interested[process] = TRUE; turn = process; while (turn==process && interested[other]==true) ; } void leave_region(int process) { interested[process] = FALSE; }

20 Depurador de alocações de memória Imprimir informações sobre o processo sempre que houver alocação ou liberação de memória. Criação de um Memory Bomb Criar um programa que aloque e libere memória aleatoriamente. Deve-se ser possível chegar a uma situação de falta de memória.

21 Exemplos de memory bomb while (1) { malloc(1024); } Char * buf; Buf = (char*) malloc(5*sizeof(char)); free(buf); strcmp(buf, memory bomb );

22 Inclusão de Lixeira no Sistema de Arquivos Os sistemas de arquivos, como o do Linux, não tem como desistir de uma remoção já executada. Alterar o gerenciador de arquivos, para transportar arquivos deletados para o diretório /undelete. Dificuldades quando se deletam diretórios ou arquivos de mesmo nome. Cópia do arquivo para /undelete pode ser lenta. Solução: remover o arquivo para o /undelete da própria partição onde estava. Se não existir um undelete, remove-o diretamente. Aluno trabalha com sistema de arquivos, com uma alteração prática para o dia-a-dia. Pode-se também, testar se a alteração diminui muito o desempenho do sistema de arquivos.

23 Resultados da experiência Realizadas na Disciplina de SO durante 4 anos. Semestral, com 2 aulas teóricas e 2 práticas por semana. Aumento do interesse e diminuição de reprovações. Projetos curtos, no início, são mais produtivos que projetos extensos e mais bem elaborados. Uma nova prática é realizada a cada 2 semanas, sendo a maior parte realizada em laboratório. Atividades maiores tiveram pouco resultado..com o uso do Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), constatou-se ser desnecessário o acompanhamento presencial. Mas a maneira tradicional ainda obtém os melhores resultados.

24 Conclusão Projeto Futuro: Atividades com o Kernel Linux. Prática em um sistema largamente utilizado, aumentará o interesse e criará sentimento de alteração de um sistema ainda em produção. A prática em ambientes Unix, não desgeneraliza explicações sobre outros SO, e as técnicas estudadas são empregadas em sistemas comerciais/proprietários.

25 FIM

Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operac

Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operac Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais Cassio P. de Campos Nicolas Kassalias Faculdade de Computação e Informática Universidade Mackenzie 17 de julho de 2006 Agenda 1 Introdução

Leia mais

Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais

Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais Anais do XXVI Congresso da SBC WSO l III Workshop de Sistemas Operacionais 14 a 20 de julho de 2006 Campo Grande, MS Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais Cassio P. de Campos

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Processos Exclusão Mútua Mecanismos para se Obter Exclusão MútuaM Mecanismos de Hardware: Inibição de Interrupções Instrução TSL (Test and Set Lock) Mecanismos de Software: Com Espera

Leia mais

Sistemas Operacionais Concorrência. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Concorrência. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Concorrência Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) POSIX Threads... ... POSIX Threads (2) Exercício } Executando n vezes e verificando a ordem

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação SISTEMAS OPERACIONAIS Aulas 6 Regiane Kawasaki kawasaki@ufpa.br Slides adaptados da Profa. Sarita Mazzini Bruschi

Leia mais

LabSO Gerência de Processos. Retrospectiva da aula passada... Na aula passada... Na aula passada...

LabSO Gerência de Processos. Retrospectiva da aula passada... Na aula passada... Na aula passada... LabSO Gerência de Processos Retrospectiva da aula passada... AULA 4 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Romildo Martins (romildo@romildo.net) Na aula passada... Processos Estados do processo

Leia mais

LabSO Gerência de Processos. Processos. Porque eu preciso entender este assunto?

LabSO Gerência de Processos. Processos. Porque eu preciso entender este assunto? LabSO Gerência de AULA 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Romildo Martins (romildo@romildo.net) Porque eu preciso entender este assunto? Para entender como um computador consegue executar

Leia mais

Revisão Ultima aula [1/2]

Revisão Ultima aula [1/2] SOP - TADS Comunicação Interprocessos IPC Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Revisão Ultima aula

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 03 - Sistemas operacionais: Software em segundo plano Exercícios Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. Em que consiste um sistema operacional: a. Um conjunto de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Conceito de Processos

Sistemas Operacionais. Conceito de Processos Sistemas Operacionais Conceito de Processos Processos Conceito de processo Estado de um processo Troca de contexto e PCB Fila de Processo Escalonador Comunicação entre processos Processo Um sistema operacional

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS E MEMÓRIA GRUPO ELAINE P. S. ALVES RAFAEL T. ROLDÃO VINICIUS A. ZANQUINI SAMUEL DISCIPLINA: SISTEMAS OPERACIONAIS 2º QUAD/2010 PROFº MARCELO NASCIMENTO MOTIVAÇÃO 1. Sistema de

Leia mais

Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais

Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais Atividades Práticas no Ensino Introdutório de Sistemas Operacionais Cassio P. de Campos 1, Nicolas Kassalias 1 1 Faculdade de Computação e Informática Universidade Mackenzie {cassiopc,nicolask}@mackenzie.br

Leia mais

Técnicas Avançadas de Programação

Técnicas Avançadas de Programação Sumário Técnicas Avançadas de Programação Prof. João Marcos M. da Silva Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia Universidade Federal Fluminense Agosto de 2011 Prof. João Marcos

Leia mais

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios

Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Primeira Lista de Exercícios 1ª Questão : Com base na figura ao lado, extraída do livro SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS, de Andrew S. Tanenbaum, assinale cada uma das afirmações abaixo como (C)erta ou (E)rrada. No caso da afirmativa

Leia mais

Capítulo 2 Processos e Threads

Capítulo 2 Processos e Threads Capítulo 2 Processos e Threads 2.1 Processos 2.2 Threads 2.3 Comunicação interprocesso 2.4 Problemas clássicos de IPC 2.5 Escalonamento 1 Processos O Modelo de Processo Multiprogramação de quatro programas

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 5: Exclusão Mútua Diego Passos Última Aula Programação Concorrente Programas compostos por mais de um processo ou thread. Pode trazer benefícios: Simplificar o

Leia mais

OO Engenharia Eletrônica

OO Engenharia Eletrônica OO Engenharia Eletrônica - Programação em C/C++ Slides 18B: Introdução à Multithreading. Exemplos: Programação OO Multithreading com pthreads. Aluno: Vagner Vengue Threads Orientadas a Objeto Thread Orientada

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Linux 2: Threads, Escalonamento, Gerenciamento de Memória e Sistemas de Arquivos

Sistemas Operacionais II. Linux 2: Threads, Escalonamento, Gerenciamento de Memória e Sistemas de Arquivos Sistemas Operacionais II Linux 2: Threads, Escalonamento, Gerenciamento de Memória e Sistemas de Arquivos Threads Suporte a threads no núcleo; Foi definida uma nova chamada ao sistema não presente no Unix:

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais 04 Processos Introdução Um sistema de computação quase sempre tem mais atividades a executar que o número de processadores disponíveis. Diferentes tarefas têm necessidades distintas

Leia mais

Threads. Agenda. Threads. Processo. Processo. Processo. Processo. (c) Volnys B. Bernal Versão de 22/3/2012

Threads. Agenda. Threads. Processo. Processo. Processo. Processo. (c) Volnys B. Bernal Versão de 22/3/2012 1 2005-2009 Volnys Bernal 1 2005-2009 Volnys Bernal 2 Agenda Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Interface de threads Interfaces de threads de usuário x threads de núcleo

Leia mais

Escalonamento. Eduardo Ferreira dos Santos. Abril, Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB 1 / 28

Escalonamento. Eduardo Ferreira dos Santos. Abril, Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB 1 / 28 Escalonamento Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Abril, 2016 1 / 28 Sumário 1 Multiprogramação 2 Escalonamento 3 Concorrência 2 / 28 Multiprogramação

Leia mais

Infra-Estrutura de Software. Escalonamento

Infra-Estrutura de Software. Escalonamento Infra-Estrutura de Software Escalonamento Processos Concorrentes O Modelo de Multiprogramação Multiprogramação de quatro programas Modelo conceitual de 4 processos sequenciais, independentes Somente um

Leia mais

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição

William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição William Stallings Arquitetura e Organização de Computadores 8 a Edição Capítulo 8 Suporte do sistema operacional slide 1 Objetivos e funções Conveniência: Tornar o computador mais fácil de usar. Eficiência:

Leia mais

Sistemas Operacionais Aula 7

Sistemas Operacionais Aula 7 Sistemas Operacionais Aula 7 Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação Recife - PE O que fazer

Leia mais

ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS

ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS ENADE 2011 SISTEMAS OPERACIONAIS SOs: conteúdos comuns Gerência de processos/processador Comunicação Concorrência e Sinc. de Processos Gerenciamento de Memória Alocação de Recursos e Deadlocks Sistemas

Leia mais

Sincronização e Comunicação entre Processos. Adão de Melo Neto

Sincronização e Comunicação entre Processos. Adão de Melo Neto Sincronização e Comunicação entre Processos Adão de Melo Neto 1 INTRODUÇÃO Em um sistema multitarefa os processos alternam sua execução segundo critérios de escalonamento estabelecidos pelo sistema operacional.

Leia mais

SUMÁRIO. 1.3 CONCEITOS DE SISTEMA OPERACIONAL Processos Arquivos O shell 42

SUMÁRIO. 1.3 CONCEITOS DE SISTEMA OPERACIONAL Processos Arquivos O shell 42 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 21 1.1 O QUE É O SISTEMA OPERACIONAL? 23 1.1.1 O sistema operacional como uma máquina estendida 23 1.1.2 O sistema operacional como gerenciador de recursos 24 1.2 HISTÓRIA DOS SISTEMAS

Leia mais

Estrutura deste arquivo.. Comunicação Interprocesso Parte 1 de 2 - Cap. 2. Introdução 1 CONDIÇÕES DE CORRIDA

Estrutura deste arquivo.. Comunicação Interprocesso Parte 1 de 2 - Cap. 2. Introdução 1 CONDIÇÕES DE CORRIDA Estrutura deste arquivo.. Comunicação Interprocesso Parte 1 de 2 - Cap. 2 Prof. Alexandre Beletti Ferreira 1. Condições de Corrida 2. Seções Críticas 3. Exclusão Mútua com Espera Ativa 1. Desativando Interrupções

Leia mais

Apresentação. Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D.

Apresentação. Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. GSI018 Sistemas Operacionais Apresentação Sistemas Operacionais Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala Nesta Aula Motivação acerca da disciplina;

Leia mais

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 2. Gerência de Processos

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 2. Gerência de Processos Aula 2 Gerência de Processos Gerência de Processos O que são Processos e Threads? Porque são necessários? Como são implementados? Como são controlados? Escalonamento Referências: Capítulo 4: 4.1 a 4.5

Leia mais

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia

Sistemas Operacionais. BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Sistemas Operacionais BSI / UAB 2013 Hélio Crestana Guardia Visão do SO SO: camada de software, executado diretamente sobre o hardware (físico ou virtual) Permite que hardware seja usado de forma eficiente

Leia mais

LEIC/LERC 2008/09 Primeiro Teste de Sistemas Operativos

LEIC/LERC 2008/09 Primeiro Teste de Sistemas Operativos Nome: Número: LEIC/LERC 008/09 Primeiro Teste de Sistemas Operativos de Novembro de 008 Duração: h0m Identifique o cabeçalho de todas as folhas da prova. O teste é resolvido no espaço dedicado ao efeito

Leia mais

Sincronização de Processos (2)

Sincronização de Processos (2) Sincronização de Processos (2) Tipos de Soluções (cont.) Soluções de Hardware Inibição de interrupções Instrução TSL (apresenta busy wait) Soluções de software com busy wait Variável de bloqueio Alternância

Leia mais

16. Compilação no Linux

16. Compilação no Linux 16. Compilação no Linux 16.1 Compilador X Interpretador Um código fonte pode ser compilado ou interpretado. Compiladores e interpretadores tratam o código de maneira diferente. Interpretador: Lê o código

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais Introdução aos Sistemas Operacionais Eleri Cardozo FEEC/Unicamp 1 Definição de Sistema Operacional Um sistema operacional é um gerenciador de recursos de hardware ou uma máquina virtual que oferece uma

Leia mais

Processos e Threads. Ciclo 2 AT3. Prof. Hermes Senger

Processos e Threads. Ciclo 2 AT3. Prof. Hermes Senger Processos e Threads Ciclo 2 AT3 Prof. Hermes Senger Nota O presente material foi elaborado com base no material didático do livro Sistemas Operacionais, 3ª edição, de H.M.Deitel, P.J. Deitel, D.R. Choffnes,

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Slides adaptados de Prof. Dr. Marcos José Santana e Prof. Dra. Regina Helena Carlucci Santana baseados no livro Sistemas Operacionais Modernos de A. Tanenbaum Tipos e Estrutura System

Leia mais

( ) ( ) Auto Avaliação F ( ) M ( ) D ( ) Seqüência: Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Exercícios - Dia 20/04/2011

( ) ( ) Auto Avaliação F ( ) M ( ) D ( ) Seqüência: Sistemas Operacionais - UCSAL Professor : Marco Antônio C. Câmara Exercícios - Dia 20/04/2011 Aluno(a) : A avaliação terá a duração de uma hora, portanto, seja objetivo nas respostas e procure não perder tempo. A prova deverá ser realizada sem rasuras e com caneta azul ou preta. Eventuais questões

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional

Sistemas Operacionais. Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Sistemas Operacionais Prof. Pedro Luís Antonelli Anhanguera Educacional Processador INTRODUÇÃO Projetado apenas para executar instruções Não é capaz de distinguir qual programa está em execução Processo

Leia mais

Conceito de Processo. Estados de Processos. Diagrama de Estados de Processos

Conceito de Processo. Estados de Processos. Diagrama de Estados de Processos Conceito de Processo Módulo 4: Processos Um Sistema Operacional executa uma variedade de programas: Sistemas de processamento em lotes (batch) processa jobs Sistemas de tempo partilhado (time shared) roda

Leia mais

Processos. Processo (1) Processo (2) Processo (3) Conceitos Básicos

Processos. Processo (1) Processo (2) Processo (3) Conceitos Básicos Processos Conceitos Básicos Processo (1) Abstração usada pelo S.O. para designar a execução de um programa. É caracterizado por uma thread de execução, um estado corrente e um conjunto associado de recursos

Leia mais

Processos. Conceitos Básicos

Processos. Conceitos Básicos Processos Conceitos Básicos Processo (1) Abstração usada pelo S.O. para designar a execução de um programa. É caracterizado por uma thread de execução, um estado corrente e um conjunto associado de recursos

Leia mais

Informática I. Aula Aula 18-19/06/06 1

Informática I. Aula Aula 18-19/06/06 1 Informática I Aula 18 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 18-19/06/06 1 Correção da Prova 1 1. Qual dispositivo é considerado o primeiro ancestral do computador? Que operações podem ser realizadas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 11 - Threads e Concorrência

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 11 - Threads e Concorrência Aula 11 - Threads e Concorrência Conteúdo Programático desta aula Apresentar os Conceitos de Threads, Concorrência e Sincronização. Verificar a aplicabilidade destes conceitos no mercado, bem como sua

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Escalonamento CPU Um vez escalonado, o processo utiliza o processador, de modo: Não preemptivo (FIFO, SJF, Cooperativo) Término

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Edital 20/2015 Campus Rio Pomba FOLHA DE PROVA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO Edital 20/2015 Campus Rio Pomba FOLHA DE PROVA Tema 01: CONCORRÊNCIA ENTRE PROCESSOS Descreva os problemas que podem existir entre os processos concorrentes e os mecanismos para solução desses problemas utilizados por Sistemas Operacionais atuais.

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

ARQUITETURA DE COMPUTADORES 01001111 01110010 01100111 01100001 01101110 01101001 01111010 01100001 11100111 11100011 01101111 00100000 01100100 01100101 00100000 01000011 01101111 01101101 01110000 01110101 01110100 01100001 01100100

Leia mais

Sistemas Distribuídos Aula 3

Sistemas Distribuídos Aula 3 Sistemas Distribuídos Aula 3 Aula passada Processos IPC Características Ex. sinais, pipes, sockets Aula de hoje Threads Kernel level User level Escalonamento Motivação: Servidor Web Considere Servidor

Leia mais

6. Mostre os principais modelos de organização interna de um sistema operacional.

6. Mostre os principais modelos de organização interna de um sistema operacional. Trabalho 1 Sistemas Operacionais Embarcados Engenharia Elétrica Prof. Carlos Marcelo Pedroso 1 Problemas 1. O IBM 360 modelo 75 é cerca de 50 vezes mais rápida do que o IBM 360 modelo 30. Todavia, o tempo

Leia mais

Sistemas Operacionais: Sincronização entre processos

Sistemas Operacionais: Sincronização entre processos Sistemas Operacionais: Sincronização entre processos Sincronização Programa concorrente Executado por diversos processos Acesso concorrente a dados Paralelismo real x Paralelismo aparente Multiprocessadores:

Leia mais

Sincronização e comunicação entre entidades de processamento. Mutex Volnys Bernal 1. Tópicos. Exclusão Mútua (mutex) Exclusão Mútua (Mutex)

Sincronização e comunicação entre entidades de processamento. Mutex Volnys Bernal 1. Tópicos. Exclusão Mútua (mutex) Exclusão Mútua (Mutex) 2004-2013 Volnys Bernal 1 2004-2013 Volnys Bernal 2 Tópicos Exclusão Mútua (mutex) Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br http://www.lsi.usp.br/~volnys Exclusão Mútua () Objetivo, utilidade, requisitos

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS. 1ª. Lista de Exercícios

SISTEMAS OPERACIONAIS. 1ª. Lista de Exercícios SISTEMAS OPERACIONAIS Prof a. Roberta Lima Gomes (soufes@gmail.com) 1ª. Lista de Exercícios Data de Entrega: não há. O objetivo da lista é ajudar no estudo individual dos alunos. Soluções de questões específicas

Leia mais

Processos Volnys B. Bernal Versão de 20/03/2015. Agenda. Processos. Programa x Processo. Programa x Processo. Programa.

Processos Volnys B. Bernal Versão de 20/03/2015. Agenda. Processos. Programa x Processo. Programa x Processo. Programa. 1 2000-2015 - Volnys Bernal 1 2000-2015 - Volnys Bernal 2 Agenda Volnys Borges Bernal volnys@lsi.usp.br Departamento de Sistemas Eletrônicos (PSI) Escola Politécnica da USP x Concorrência x Paralelismo

Leia mais

Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR

Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR Programação: Compiladores x Interpretadores PROF. CARLOS SARMANHO JR Introdução Compiladores e interpretadores são formas de tradução de um código geralmente de alto nível (escrito em uma linguagem de

Leia mais

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 5. Implementação de Exclusão Mútua

Sistemas Operacionais. Universidade Federal de Minas Gerais. Aula 5. Implementação de Exclusão Mútua Aula 5 Implementação de Exclusão Mútua Implementando Exclusão Mútua Via software Propriedades; Dois processos; Múltiplos processos Via hardware Desabilitando interrupções; read-modify-write test & set

Leia mais

Virtualização. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais

Virtualização. Pedro Cruz. EEL770 Sistemas Operacionais Virtualização Pedro Cruz EEL770 Sistemas Operacionais Aulas passadas não movem moinhos Processos Gerenciamento de recursos Exclusão mútua Impasses Gerenciamento de memória Paginação Sistemas de arquivos

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

SOP - TADS Escalonamento de Processos

SOP - TADS Escalonamento de Processos SOP - TADS Escalonamento de Processos Prof. Ricardo José Pfitscher dcc2rjp@joinville.udesc.br Material cedido por: Prof. Rafael Rodrigues Obelheiro Prof. Maurício Aronne Pillon Cronograma Conceito de Escalonamento

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Sistemas Operacionais Escalonamento. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca

Sistemas Operacionais Escalonamento. Carlos Ferraz Jorge Cavalcanti Fonsêca Sistemas Operacionais Escalonamento Carlos Ferraz (cagf@cin.ufpe.br) Jorge Cavalcanti Fonsêca (jcbf@cin.ufpe.br) Copyright Carlos Ferraz Cin/UFPE Escalonamento Processos Concorrentes O modelo de multiprogramação

Leia mais

Introdução OpenMP. Nielsen Castelo Damasceno

Introdução OpenMP. Nielsen Castelo Damasceno Introdução OpenMP Nielsen Castelo Damasceno Computação de auto desempenho Processamento Paralelo Memória Distribuída e Compartilhada Modelo de programação OpenMP Métricas de Desempenho Computação de auto

Leia mais

SO: Escalonamento. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io)

SO: Escalonamento. Sistemas Operacionais Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) SO: Escalonamento Sistemas Operacionais 2017-1 Flavio Figueiredo (http://flaviovdf.github.io) 1 Aonde Estamos Processos Chapt 3 Threads Chapt 4 Vamos pular o Chapt 5 brevemente Sincronização e comunicação

Leia mais

Notas da Aula 2 - Fundamentos de Sistemas Operacionais

Notas da Aula 2 - Fundamentos de Sistemas Operacionais Notas da Aula 2 - Fundamentos de Sistemas Operacionais 1. Ciclo de Vida de um Processo Todo processo passa por 3 fases durante sua vida: criação, execução e término. Um processo pode ser criado por outro

Leia mais

Gerência de Processos. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela

Gerência de Processos. Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Gerência de Processos Instituto Federal da Bahia Campus Salvador INF009 - Sistemas Operacionais Profª Flávia Maristela Quantas operações você realiza simultaneamente no seu computador? Processos O que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE THREADS NO DESEMPENHO DE APLICAÇÕES

A IMPORTÂNCIA DE THREADS NO DESEMPENHO DE APLICAÇÕES A IMPORTÂNCIA DE THREADS NO DESEMPENHO DE APLICAÇÕES Euzébio da Costa Silva 1, Victor Pereira Ribeiro 2, Susana Brunoro Costa de Oliveira 3 1 29520-000, euzebioprogramacao@gmail.com 2 29520-000, victor3ifes@gmail.com

Leia mais

Agendador. Agendador de Processos (Escalonador de Processos) Critérios de Agendamento. Agendador

Agendador. Agendador de Processos (Escalonador de Processos) Critérios de Agendamento. Agendador Agendador Agendador de Processos (Escalonador de Processos) Prof. Alexandre Beletti Ferreira Quando mais de um processo é executável O SO deve decidir a ordem de execução dos mesmos Quem decide isso é

Leia mais

Processos. Conceitos Básicos

Processos. Conceitos Básicos Processos Conceitos Básicos Processo Abstração usada pelo S.O. para designar a execução de um programa. (1) É caracterizado por uma thread de execução, um estado corrente e um conjunto associado de recursos

Leia mais

Sistemas Operacionais II. Windows: Gerenciamento de Memória

Sistemas Operacionais II. Windows: Gerenciamento de Memória Sistemas Operacionais II Windows: Gerenciamento de Memória Espaço de Endereçamento Em máquinas de 32 bits, o espaço de endereçamento virtual é de 4 GB dividido assim: 2 GB inferiores (menos 256 MB) para

Leia mais

COMPILAÇÃO. Ricardo José Cabeça de Souza

COMPILAÇÃO. Ricardo José Cabeça de Souza COMPILAÇÃO Ricardo José Cabeça de Souza www.ricardojcsouza.com.br Programas Código-fonte escrito em linguagem de programação de alto nível, ou seja, com um nível de abstração muito grande, mais próximo

Leia mais

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads

AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS. Threads AULA Nº 08 SISTEMAS OPERACIONAIS Threads Contextualizando Na aula passada Sincronização de Processos Aula de hoje Threads O Modelo de Processo 1) Utilizado para agrupar recursos 2) Um espaço de endereço

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Desktop

Desenvolvimento de Aplicações Desktop Desenvolvimento de Aplicações Desktop Conceitos Básicos de Programação Professor: Charles Leite O Desenvolvimento de Programas A programação consiste em indicar como o computador (hardware) deve trabalhar

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operativos

Arquitetura de Sistemas Operativos Arquitetura de Sistemas Operativos Sistemas Operativos 2011/2012 1 Threads Conceito Um processo é um programa em execução. A execução de um processo é sequencial: pode-se caracterizar um processo pelo

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Gerência de Processos Componentes do Sistema Um programa não faz nada a não ser que suas instruções sejam executadas

Leia mais

Sistemas de Computação. Processos e escalonamento

Sistemas de Computação. Processos e escalonamento Processos e escalonamento Sistema operacional Programa que age como intermediário entre o usuário de um computador e o hardware Objetivos: Executar programas do usuário e facilitar a resolução de problemas

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br Análise e Desenvolvimento de Sistemas IFPE Recife - PE 1/26 Créditos Professor: Anderson L. S. Moreira Disciplina: Sistemas

Leia mais

Processos. Escalonamento de Processos

Processos. Escalonamento de Processos Processos Escalonamento de Processos Objetivos do Escalonamento Maximizar a taxa de utilização da UCP. Maximizar a vazão ( throughput ) do sistema. Minimizar o tempo de execução ( turnaround ). Turnaround:

Leia mais

Processos. Objetivos do Escalonamento. Políticas de Escalonamento. Algoritmos de Escalonamento. Maximizar a taxa de utilização da UCP.

Processos. Objetivos do Escalonamento. Políticas de Escalonamento. Algoritmos de Escalonamento. Maximizar a taxa de utilização da UCP. Objetivos do Escalonamento Maximizar a taxa de utilização da UCP. Processos Maximizar a vazão ( throughput ) do sistema. Minimizar o tempo de execução ( turnaround ). Turnaround: tempo total para executar

Leia mais

Processos. Adão de Melo Neto

Processos. Adão de Melo Neto Processos Adão de Melo Neto 1 Processos Introdução Para se poder controlar o uso concorrente (ao mesmo tempo) do processador, da memória e dos dispositivos de E/S, um programa deve sempre estar sempre

Leia mais

Cadeira de Sistemas Operativos. Frequência 1º Semestre. 8 de Fevereiro de 2006

Cadeira de Sistemas Operativos. Frequência 1º Semestre. 8 de Fevereiro de 2006 Cadeira de Sistemas Operativos 8 de Fevereiro de 2006 Leia atentamente as perguntas seguintes e responda de forma breve e precisa. Pode acompanhar a suas respostas com figuras de forma a torná-las mais

Leia mais

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Sistemas Operacionais) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome:

ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Sistemas Operacionais) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome: ICET CURSO: Ciência da Computação e Sistemas de Informação (Sistemas Operacionais) Estudos Disciplinares Campus: Data: / / Nome: RA: Turma: Questão 1 Ao ligar o computador o usuário misterioso da figura

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 19: Memória Virtual: Introdução Diego Passos Última Aula Paginação Método de gerenciamento de memória mais usado hoje. Espaço de endereçamento de um processo é

Leia mais

Processos. Conceitos Básicos

Processos. Conceitos Básicos Processos Conceitos Básicos Processo (1) Abstração usada pelo S.O. para designar a execução de um programa. É caracterizado por uma thread de execução, um estado corrente e um conjunto associado de recursos

Leia mais

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé Métodos de implementação de linguagens Kellen Pinagé Sumário Métodos de implementação de linguagens Compilação Interpretação pura Híbrido Métodos de implementação de linguagens Principais componentes de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I SEM/12 PROVA I. Tempo de Prova: 100 minutos / Escore Máximo: 300 pontos

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I SEM/12 PROVA I. Tempo de Prova: 100 minutos / Escore Máximo: 300 pontos DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I - 1 0 SEM/12 PROVA I Tempo de Prova: 100 minutos / Escore Máximo: 300 pontos Aluno: G A B A R I T O Escore: Responda às perguntas de forma

Leia mais

Processos. Escalonamento de Processos

Processos. Escalonamento de Processos Processos Escalonamento de Processos Objetivos do Escalonamento Maximizar a taxa de utilização da UCP. Maximizar a vazão ( throughput ) do sistema. Minimizar o tempo de execução ( turnaround ). Turnaround:

Leia mais

Sistemas Operacionais (SO)

Sistemas Operacionais (SO) Sistemas Operacionais (SO) Fundamentos Prof. Eduardo Abordagens SO Moderno (importância) Funções básicas Definição Componentes de um SC Objetivos de um SO Serviços de um SO Abstrações Tipos de SO Estudo

Leia mais

Concorrência em Processos

Concorrência em Processos Concorrência em Processos Anderson L. S. Moreira anderson.moreira@recife.ifpe.edu.br http://dase.ifpe.edu.br/~alsm Baseado nas aulas do professor Alberto Costa Neto da UFS 1 O que fazer com essa apresentação

Leia mais

E S C O L A T É C N I C A E S T A D U A L R E P Ú B L I C A

E S C O L A T É C N I C A E S T A D U A L R E P Ú B L I C A 1. COMPETÊNCIAS GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Conhecer as partes integrantes de um sistema de informação e suas respectivas funções. Analisar as necessidades do usuário e definir o sistema operacional

Leia mais

Sincronização e Comunicação

Sincronização e Comunicação Sincronização e Comunicação Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2017 1 / 28 Sumário 1 Concorrência 2 Sistemas Multiprogramáveis Troca de mensagens

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 8 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 8-28/09/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word Tutorial:

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 6: Monitores, Troca de Mensagens e Deadlock Diego Passos Última Aulas Mecanismos de Exclusão Mútua Operações atômicas. Protocolos de controle de acesso. Spin-locks.

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

Questões de Provas de Períodos Anteriores

Questões de Provas de Períodos Anteriores Sistemas Operacionais 2010/1 Questões de Provas de Períodos Anteriores 1) Dois importantes conceitos encontrados no sistema operacional Unix são: (i) modo de execução ( execution mode ); e (ii) contexto

Leia mais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação. Sistemas Operacionais Sistemas de Informação Sistemas Operacionais Apresentação Prof. Bruno de Souza Toledo bruno.toledo@ifmg.edu.br Sistemas Operacionais Carga horária: 80 horas/aula Habilidades e Competências A disciplina

Leia mais

Unidade 2. Processos Threads Concorrência em Java

Unidade 2. Processos Threads Concorrência em Java Unidade 2 Programação Concorrente Processos Threads Concorrência em Java Processos Definição Um programa em execução em uma máquina. Identificado pelo seu PID (Process Identifier). A unidade de processamento

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

6 ESCALONAMENTO DE CPU

6 ESCALONAMENTO DE CPU 6 ESCALONAMENTO DE CPU O escalonamento de CPU é ponto chave da multiprogramação. Ela permite que haja mais de um processo em execução ao mesmo tempo. Em ambientes com um único processador, o escalonador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO IM DCC CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I 2010/2 PROGRAMA DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO IM DCC CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I 2010/2 PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO IM DCC CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS OPERACIONAIS I 2010/2 Código: MAB366 Créditos: 04 Carga Horária: 60 horas Professor: Antonio Carlos Gay Thomé thome@nce.ufrj.br

Leia mais

Davidson Rodrigo Boccardo

Davidson Rodrigo Boccardo Fundamentos em Sistemas de Computação Davidson Rodrigo Boccardo flitzdavidson@gmail.com Componentes de um SO Gerenciamento de Processos Sistema de Arquivos Gerenciamento de Entrada/Saída Gerenciamento

Leia mais