MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO"

Transcrição

1 EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO 1. Da organização geral: a) Unidade Proponente: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental/ Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia/Universidade Federal de Mato Grosso. b) Portarias e resoluções de aprovação do curso: Resolução CONSEPE n 118 de 09 de outubro de c) Objetivo do curso: O objetivo geral da Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento é capacitar recursos humanos, criando competências e habilidades para a resolução de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito engenharia, visando, além da obtenção da qualidade técnica, em consonância com o meio ambiente. d) Das disposições preliminares: a) Especificidades do processo seletivo: b) Referência de horário oficial: Horário de Mato Grosso c) Datas importantes: Inscrições: 21 de novembro a 14 de dezembro de 2017, até às 23h59min. Divulgação de inscrições deferidas e indeferidas: 15 de dezembro de Período para recurso: 16 de dezembro de Confirmação de inscrição: 18 de dezembro de Divulgação dos locais de realização da entrevista: 20 de dezembro de Entrevista com os candidatos: 29 de janeiro de Divulgação do desempenho na avaliação: 31 de janeiro de Divulgação do resultado final: 02 de fevereiro de Período para recurso: 06 de fevereiro de Matrícula em primeira convocação: 08 de fevereiro a 20 de fevereiro de Aula inaugural: 01 de março de 2018.

2 e) Do público-alvo: O curso pretende atender a engenheiros, arquitetos, agrônomos, biólogos, geólogos, geógrafos, químicos, tecnólogos ambientais, oceanógrafos, profissionais que atuem em concessionárias públicas e privadas, serviços municipais de água e esgotos, secretarias e autarquias estaduais e municipais, empresas de consultoria em engenharia e profissionais autônomos que pretendam atuar na área. f) Do número de vagas: a) Total de vagas: Serão ofertadas até 55 vagas. b) Das vagas sem ônus: 10% (dez por cento) das vagas do curso serão preenchidas por alunos bolsistas (mínimo de 5% para carentes e 5% para servidores), conforme aprovação no processo seletivo. g) Do investimento: R$ 440,00 (Quatrocentos e quarenta reais) mensal/18 meses h) Das inscrições para o processo seletivo: a) Orientações e procedimentos a serem seguidos: Período e local das inscrições: 21 de novembro a 14 de dezembro de 2017, no horário de 13:30 às 17:30 (Horário de Mato Grosso), na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento/Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental/UFMT Taxa de seleção: R$150,00 (Cento e cinquenta reais) e deverá ser pago exclusivamente por meio de Boleto Bancário. O Boleto Bancário para pagamento da taxa de inscrição ficará disponível na página da Fundação Uniselva ( durante o período de 21 de novembro a 14 de dezembro de 2017, até às 23h59min. Os servidores efetivos do quadro técnico-administrativo e docentes da Universidade Federal de Mato Grosso estão isentos da taxa de inscrição, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição cópia de documento comprobatório de vínculo empregatício.

3 Documentos exigidos: Formulário de inscrição (ANEXO 1 conforme Resolução nº 55, de 02 de junho de 2014); foto 3x4 recente; Currículo Lattes atualizado e documentado (cópia autenticada em cartório ou cópia para autenticação administrativa - trazer originais para comparação); Comprovante de pagamento o Boleto Bancário original com autenticação mecânica ou o Boleto Bancário com o comprovante de pagamento original emitido pelos caixas eletrônicos (não terá validade comprovante de agendamento de pagamento); Cópia de RG e CPF; Cópia do diploma de conclusão de curso de graduação reconhecido no país ou Declaração/Atestado expedido pelo órgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição, contendo data da colação de Grau, e com data de expedição inferior a 1 (um) ano. Outras informações pertinentes: As inscrições estarão sujeitas a indeferimento, em razão de: a) falta de qualquer documento exigido; b) inscrição fora do prazo; c) não atendimento de qualquer item do presente Edital; d) o candidato que apresentar documentação falsa ou ilegal será excluído do processo e responderá civil e criminalmente pelas consequências decorrentes do seu ato. b) Do indeferimento/deferimento: 15 de dezembro de 2017, serão divulgadas listagens de inscrições deferidas e indeferidas, na página da UFMT e Secretaria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento. c) Da confirmação e da divulgação dos locais da entrevista: 20 de dezembro de i) Do processo seletivo específico: a) Dos critérios de seleção: Avaliação do Currículo Lattes, entrevista e documentação exigida neste edital.

4 b) Dos candidatos que necessitam de atendimento diferenciado: deverão no ato de inscrição anexar declaração solicitando as condições de adaptabilidade necessárias para a sua participação no processo de seleção (conforme modelo ANEXO 2). c) Dos critérios para comprovação de carência financeira: O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao Sistema Eletrônico de Informação - UFMT, instruído com documentação comprobatória autenticada em cartório (ou apresentada juntamente com o documento original para autenticação administrativa) e entregue na Secretaria do Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento, no dia 21 de novembro a 14 de dezembro de 2017, das 13:30 às 17:30 (horário de Mato Grosso). Considera-se de acordo com o Decreto n , de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente: 1) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n , de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e 2) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n , de 26 de junho de d) Das avaliações do Currículo Lattes: Serão consideradas nesta análise experiência profissional e atividades acadêmico - científicas de acordo com os critérios estabelecidos no ANEXO 3 deste edital; e entrevista, no dia 31 de janeiro de e) Da classificação final no processo seletivo: 02 de fevereiro de 2018, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento, das 7:30 às 17:30 (horário de Mato Grosso). f) Outras informações pertinentes:

5 j) Dos recursos administrativos: Caberá a impetração de recurso ao resultado de seleção no prazo de 2 dias úteis a contar da data de publicação do resultado em 02 de fevereiro de k) Da divulgação do resultado final do processo seletivo: 02 de fevereiro de l) Da matrícula: a. Das orientações e procedimentos a serem seguidos: b. Período e local da matrícula: Preenchimento Formulário no Sistema de Informação da UFMT e entregue a Secretaria do Programa de Pós- Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento, juntamente com outros documentos exigidos neste edital, no período 08 de fevereiro a 20 de fevereiro de 2018, das 13:30 às 17:30 (horário de Mato Grosso). c. Documentos exigidos: Cópia do RG e CPF; Cópia do diploma de conclusão de curso de graduação reconhecido no país ou Declaração/Atestado expedido pelo órgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição, contendo a data de colação de grau, e com data de expedição inferior a 1 (um) ano, juntamente com cópia do Histórico Escolar Final da Graduação, que também deverá conter data da colação de grau; Quando se tratar de diploma obtido no exterior, apresentar cópia do diploma de graduação revalidado por instituição nacional credenciada; Outros documentos previstos no Edital do curso. d. Outras informações pertinentes: e. Da segunda chamada: 21 de fevereiro de 2018, das 13:30 às 17:30 (horário de Mato Grosso). m) Da estrutura de funcionamento do curso a) Da duração do curso: mínima de 360 horas. b) Das disciplinas e da carga horária: Disciplina Carga Horária (Horas/aula)

6 Módulo 1 - Introdução a Engenharia Hidráulica e Saneamento 15 Módulo 2 - Microbiologia Aplicada 30 Módulo 3 - Metodologia Científica 15 Módulo 4 - Qualidade e Tratamento de Água 15 Módulo 5 - Tratamento de Águas Residuárias 15 Módulo 6 - Qualidade e Controle da Poluição do Ar 15 Módulo 7 - Estatística Aplicada 30 Módulo 8 - Hidrologia Aplicada 30 Módulo 9 - Hidráulica Aplicada dos Condutos Livres 30 Módulo 10 - Drenagem Urbana 15 Módulo 11 - Sistema de Esgotamento Sanitário 15 Módulo 12 - Hidráulica Aplicada aos Condutos Forçados 30 Módulo 13 - Disposição Final de Resíduos Sólidos 30 Módulo 14 - Saneamento Rural 15 Módulo 15 - Sistema de Abastecimento de Água 30 Módulo 16 - Planejamento e Gestão Ambiental 30 Módulo 17 - Trabalho de Conclusão de Curso 15 c) Das aulas:

7 Das aulas presenciais: Local: Auditório do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental Dias e horários: As disciplinas serão ofertadas na quinta-feira e sexta-feira das 18:30 às 22:00 e no sábado de 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00, conforme cronograma abaixo.

8 DESCRIÇÃO MÊS INÍCIO MÊS FINAL Módulo 1 - Introdução a Engenharia Hidráulica e Saneamento mar/2018 mar/2018 Módulo 2 - Microbiologia Aplicada (Etapa 1) mar/2018 mar/2018 Módulo 2 - Microbiologia Aplicada (Etapa 2) abr/2018 abr/2018 Módulo 3 - Metodologia Científica abr/2018 abr/2018 Módulo 4 - Qualidade e Tratamento de Água mai/2018 mai/2018 Módulo 5 - Tratamento de Águas Residuárias mai/2018 mai/2018 Módulo 6 - Qualidade e Controle da Poluição do Ar jun/2018 jun/2018 Módulo 7 - Estatística Aplicada (Etapa 1) jun/2018 jun/2018 Módulo 7 - Estatística Aplicada (Etapa 2) jul/2018 jul/2018 Módulo 8 - Hidrologia Aplicada (Etapa 1) ago/2018 ago/2018 Módulo 8 - Hidrologia Aplicada (Etapa 2) ago/2018 ago/2018 Módulo 9 - Hidráulica Aplicada dos Condutos Livres (Etapa 1) set/2018 set/2018 Módulo 9 - Hidráulica Aplicada dos Condutos Livres (Etapa 2) set/2018 set/2018 Módulo 10 - Drenagem Urbana out/2018 out/2018 Módulo 11 - Sistema de Esgotamento Sanitário nov/2018 nov/2018 Módulo 12 - Hidráulica Aplicada aos Condutos Forçados (Etapa 1) Módulo 12 - Hidráulica Aplicada aos Condutos Forçados (Etapa 2) nov/2018 dez/2018 dez/2018 dez/2018

9 Módulo 13 - Disposição Final de Resíduos Sólidos (Etapa 1) fev/2019 fev/2019 Módulo 13 - Disposição Final de Resíduos Sólidos (Etapa 2) fev/2019 fev/2019 Módulo 14 - Saneamento Rural mar/2019 mar/2019 Módulo 15 - Sistema de Abastecimento de Água (Etapa 1) abr/2019 abr/2019 Módulo 15 - Sistema de Abastecimento de Água (Etapa 2) mai/2019 mai/2019 Módulo 16 - Planejamento e Gestão Ambiental (Etapa 1) jun/2019 jun/2019 Módulo 16 - Planejamento e Gestão Ambiental (Etapa 2) jul/2019 jul/2019 Módulo 17 - Trabalho de Conclusão de Curso ago/2019 ago/2019 Do trabalho individual de conclusão de curso: Do tipo e das características: Todos os discentes deverão ser submetidos a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, após ter concluído todos os módulos. Da apresentação: A avaliação será baseada na elaboração final e defesa oral do Trabalho de Conclusão do Curso com arguição de conhecimento na área do Programa. A data da apresentação será proposta pelo professor orientador, mediante requerimento do discente, em formulário próprio, com uma antecedência mínima de 30 dias em relação ao início da avaliação 2. Das exigências para obtenção do certificado de conclusão do curso: a) Frequência mínima correspondente a 75% da carga horária ministrada em cada disciplina;

10 b) Obtenção de nota mínima 7,0 em cada disciplina, a partir dos critérios estabelecidos pelos docentes; c) Obtenção de nota mínima 7,0 na monografia ou no trabalho individual de conclusão de curso*- este deverá ser defendido presencialmente, perante banca composta, no mínimo, pelo orientador e no mínimo mais um examinador com titulação mínima de mestre. do curso. *Entrega e defesa deverá ser realizada após conclusão dos créditos em disciplinas 3. Disposições finais: Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Programa Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento ou pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, no limite de suas atribuições. 4. Local e data: 21 de agosto de Coordenador (a) do curso

11 ANEXO 1 (Conforme Anexo VI da Resolução CONSEPE N.º 55/2014) FICHA DE INSCRIÇÃO FICHA DE INSCRIÇÃO EM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Curso de Especialização pretendido: Instituto/Faculdade: Departamento: Nome: Data de nascimento: Nacionalidade: Naturalidade: UF: CPF: RG: Data de emissão: Órgão emissor: UF: Passaporte: País: Título eleitoral: Zona: Cidade: UF: Filiação Pai: Mãe: Sexo Masculino Estado civil Solteiro Viúvo Feminino Casado Outro Endereço: Bairro: CEP: Cidade: UF: Telefone: Celular: Fax: Formação: Profissão: Instituição/Empresa onde trabalha: Telefone: Celular: Fax: Local e data: Assinatura:

12 ANEXO 2 FICHA DE ATENDIMENTO ESPECIAL Nome: CPF: RG: Tipo de deficiência: Requeiro junto a coordenação do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Hidráulica e Saneamento, as seguintes condições especiais: Nestes termos, aguardo deferimento. Cuiabá, / /. Assinatura do declarante

13 ANEXO 3 PONTUAÇÃO DE CURRÍCULO NO PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO 1. Experiência Profissional - até 60 pontos -15 pontos por semestre; 2. Participação em projetos de pesquisa até 2 pontos - 1 ponto por projeto; 3. Participação em projetos de extensão até 2 pontos -1 ponto por projeto; 4. Participação como ministrante em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares até 8 pontos-2pontos por evento; 5. Participação como ouvinte em congressos, seminários, cursos, oficinas, palestras e similares - até 4 pontos -1 ponto por evento 6. Produção bibliográfica - até 10 pontos a. Artigo nacional e internacional -1 ponto por artigo; b. Resumo simples e expandido - 0,5 pontos por resumo; c. Livro - 2 pontos por livro; d. Capítulo de livro -1 ponto por capítulo; 7. Titulação em pós-graduação - até 14 pontos a. Especialização - 2 pontos; b. Mestrado - 5 pontos; c. Doutorado -7 pontos.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia ICS/ UFMT Edital de Abertura Processo Seletivo 2014 Inscrições de 01 a 18 de Julho de 2014

Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia ICS/ UFMT Edital de Abertura Processo Seletivo 2014 Inscrições de 01 a 18 de Julho de 2014 1 Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia ICS/ UFMT Edital de Abertura Processo Seletivo 2014 Inscrições de 01 a 18 de Julho de 2014 (Publicado em 09/06/2014) A Coordenação do Curso de Pós-graduação em

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2017/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE LETRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE LETRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE LETRAS EDITAL Nº 01 LETRAS/ICHS/CUA/UFMT/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Leia mais

E D I T A L Nº 001/2016/PPGS/ICHS/UFMT SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS (Publicado em 05/02/2016)

E D I T A L Nº 001/2016/PPGS/ICHS/UFMT SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS (Publicado em 05/02/2016) Universidade Federal de Mato Grosso Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação Instituto de Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-Graduação em Sociologia E D I T A L Nº 001/2016/PPGS/ICHS/UFMT SELEÇÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM) Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

E D I T A L Nº 01/2013, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2013

E D I T A L Nº 01/2013, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PRÓ-SAÚDE

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

EDITAL DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E INTERCULTURALIDADE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação, da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO- PROPEG CAMPUS AVANÇADO

Leia mais

EDITAL Nº 149 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 149 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013 UFMT/NDS/ISC

EDITAL Nº 02/2013 UFMT/NDS/ISC 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EM SAÚDE NUCLEO DE SAÚDE MENTAL/FACULDADE DE ENFERMAGEM CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA DE FORMAÇÃO PERMANENTE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS

REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS REABERTURA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS O Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), informa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016 CRONOGRAMA 14/06/2016 Publicação do Edital de abertura

Leia mais

EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017.

EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017. EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DO IFPI-CAMPUS PICOS, torna público para conhecimento dos interessados, o regulamento

Leia mais

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015. EDITAL 16/2015. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017

EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL NEAD/UESPI N.º 06/2017 DE 26 DE ABRIL DE 2017 EDITAL RELATIVO ÀS SOLICITAÇÕES DE INGRESSO COMO PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR PARA O PERÍODO 2017.2 A Universidade Estadual do Piauí - UESPI,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM NEGÓCIOS DA MODA 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS EAD 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014. EDITAL 13/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. MESTRADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA - 2015 I - Inscrição

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção PROCESSO SELETIVO Ano Letivo de 2016 O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, em nível de Mestrado e Doutorado, comunica a abertura de

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Seleção para Alunos Especiais do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD Turma

Seleção para Alunos Especiais do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD Turma UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO MESTRADO EM DIREITOS HUMANOS Seleção para Alunos Especiais do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

FACULDADE DE INHUMAS EDITAL Nº 05/2016 REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

FACULDADE DE INHUMAS EDITAL Nº 05/2016 REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº 05/2016 REINGRESSO, TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA A Direção Acadêmica da Faculdade de Inhumas FacMais, no uso de suas atribuições regimentais e de acordo

Leia mais

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e

Coeficiente de Rendimento Pontos. 6.0 e Edital nº56 de 20 abril de 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do IFPI- Campus Teresina Central, torna público para conhecimento dos interessados,

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL nº. 001/2013-PPGEE-CP- ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE BOLSA TÉCNICO/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA PARA ATENDER AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA O da UTFPR/Câmpus Cornélio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA - UFSM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA - UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA - UFSM PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES EDITAL 01/2016 1. O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

E D I T A L Nº 001/2016/PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS

E D I T A L Nº 001/2016/PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS Universidade Federal de Mato Grosso Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação Campus Universitário de Rondonópolis Instituto de Ciências Humanas e Sociais Programa de Pós-Graduação em Educação E D I T A

Leia mais

EDITAL UEFS/TOPA - ETAPA 2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO TOPA/UEFS

EDITAL UEFS/TOPA - ETAPA 2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO TOPA/UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

EDITAL 005/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL ENTRADA 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL 005/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL ENTRADA 1º SEMESTRE DE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS Programa de Pós-Graduação em Agroenergia Mestrado Acadêmico em Agroenergia Campus Universitário de Palmas Av: NS 15 ALC NO 14, Bloco III, Sala 25-A, Palmas - TO; CEP 77020-210.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EDITAL DE RETIFICAÇÃO 2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS A ALUNO REGULAR

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 6 de agosto de 010) EDITAL PPPG Nº. 33/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Edital nº004/2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL

Edital nº004/2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL Edital nº004/2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA SAÚDE ALUNO ESPECIAL EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO PARA VAGAS DE ALUNO ESPECIAL NOS MÓDULOS DE 2017 MESTRADO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA DA

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 Poderão participar do presente processo seletivo os servidores públicos federais ativos do IFPA, regidos

Leia mais

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM - EENF DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - DAOP EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA:

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA: EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público processo de seleção de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/DIESU N 37/2015 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013 1 INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO - SELEÇÃO 2013 A inscrição para a seleção de candidatos aos Cursos de Mestrado e Doutorado do será aberta mediante Edital, a ser publicado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2017- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/1 ACORDO DE COOPERAÇÃO Nº /2015 A Coordenação do torna público que estarão abertas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 12/2017 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS PIRES DO RIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS PIRES DO RIO EDITAL 002/2017 O Diretor do Câmpus da UEG de Pires do Rio faz saber que, no período de 15 a 17 de fevereiro de 2017 (quarta-feira a sexta-feira), estarão abertas as inscrições para admissão às vagas remanescentes

Leia mais

PORTARIA REITORIA UESC Nº 1501

PORTARIA REITORIA UESC Nº 1501 PORTARIA REITORIA UESC Nº 1501 A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º - Retificar o Edital 97/2016, que abriu inscrições para seleção de candidatos

Leia mais

EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL DE ABERTURA CPD Nº 076 CONCURSO PÚBLICO, DE 30 DE AGOSTO DE 2016. A Fundação Universidade Federal de São João

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA. EDITAL FMP n.10/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA. EDITAL FMP n.10/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE FORMAÇÃO EM CUIDADOR DE IDOSOS DA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA EDITAL FMP n.10/2016 A Presidente da Faculdade e Municipal de Palhoça (CNPJ 07.933.452/0001-75),

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA MUTUM

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE NOVA MUTUM PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFISSIONAL TÉCNICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL N. 001/2014 UNEMAT - A, por intermédio do Campus Universitário de Nova Mutum-MT, no uso de

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de 2012

EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba EDITAL Nº 01/2012, de 01 junho de

Leia mais

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS

EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS EDITAL Nº 004 de 26/02/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS INTEGRADAS A UNIVERSIDADE DE CUIABÁ UNIC torna público o Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017

CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017 CHAMADA INTERNA SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE BOLSISTA - REDE ETEC BRASIL EDITAL 21/2017 A presente chamada interna visa contratar bolsista para atuar nos cursos técnicos, na modalidade educação a distância,

Leia mais

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 Gilceia Maria Lodi, diretora geral da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS DO TURMA 2016.2 A Diretoria de Pesquisa da Universidade Tiradentes, em conformidade com o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação, comunica que estão

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

ANEXO I FICHA DE CADASTRO ALUNO ESPECIAL

ANEXO I FICHA DE CADASTRO ALUNO ESPECIAL ANEXO I FICHA DE CADASTRO ALUNO ESPECIAL Código para uso da Secretaria: 1. DADOS PESSOAIS Nome: Gênero: Filiação: Pai: Mãe: Estado civil: Data de Nascimento: / / Idade: Nacionalidade: Naturalidade: UF

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

EDITAL Nº 01/2017 TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL Nº 01/2017 MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E TRANSFERÊNCIA EXTERNA PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR DO IFBA CÂMPUS IRECÊ O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR EDITAL nº 10/2016- PPGA/UNICENTRO ABERTURA DE INSCRIÇÕES DE CANDIDATOS À MATRÍCULA NA DISCIPLINA DE ESTATÍSTICA E EXPERIMENTAÇÃO AGRÍCOLA OFERTADA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016, NA CONDIÇÃO DE ALUNO ESPECIAL,

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2017 MESTRADO EM ENGENHARIA SANITÁRIA

EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2017 MESTRADO EM ENGENHARIA SANITÁRIA Edital No. 002/2016- EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO 2017 MESTRADO EM ENGENHARIA SANITÁRIA O Programa de Pós-graduação em Engenharia Sanitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz saber que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PROEX Nº 049 DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA COMPOR O BANCO DE BOLSISTAS FORMADORES EM LÍNGUAS ESTRANGEIRA PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL PPPG Nº 12/2015

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL PPPG Nº 12/2015 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº. 1192/2014) EDITAL PPPG Nº 12/2015 A PRÓ-REITORIA DEPESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES

EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES EDITAL N 02/ADM-EaD/UFSC/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS EM CARÁTER DE CADASTRO RESERVA UAB/CAPES A Coordenação do Curso de Graduação em Administração na modalidade a distância, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/2.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/2. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2014/2. O Grupo Kroton de São Luís torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 68/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 8ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o artigo 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL Nº. 01 CPGGPA/ICET/CUA/UFMT/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL Nº. 01 CPGGPA/ICET/CUA/UFMT/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº. 01 CPGGPA/ICET/CUA/UFMT/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL MODALIDADE PRESENCIAL A coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato

Leia mais

SELEÇÃO EXTERNO DE PROFESSORES. Curso de Publicidade e Propaganda EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO EXTERNO DE PROFESSORES. Curso de Publicidade e Propaganda EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO EXTERNO DE PROFESSORES Curso de Publicidade e Propaganda EDITAL DE SELEÇÃO O(a) coordenador(a) do curso de Publicidade e Propaganda, Prof(a). Alexandre Mota da Silva, nos termos das regras fixadas

Leia mais

EDITAL PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL

EDITAL PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL EDITAL PARA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL A Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso comunica a abertura de inscrições para o processo de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 33/2016 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 39 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS/MESTRADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE DOCENTE A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão UniRitter

Leia mais

Ficha de Inscrição para o Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Área: Informática

Ficha de Inscrição para o Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Área: Informática Ficha de Inscrição para o Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Área: Informática EDITAL Nº 004, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2015 Dados Pessoais: Nome

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA PPGB A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Botânica - PPGB, abre

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação - PPGIE EDITAL EXTERNO Nº 02/2017 A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017. II. ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de trabalhos científicos;

EDITAL Nº 01/2017. II. ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de trabalhos científicos; EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE BENEFICIÁRIO DE BOLSA PNPD/CAPES DE PÓS- DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faço saber aos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA CELETISTA EDITAL Nº 15/2013

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA CELETISTA EDITAL Nº 15/2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PREENCHIMENTO DE VAGA CELETISTA EDITAL Nº 15/2013 A FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA E EXTENSÃO DE SERGIPE (FAPESE), pessoa jurídica de direito privado, instituída por Escritura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO SUPERIOR EDITAL Nº O Centro Técnico e Faculdades Futurão, pessoa jurídica de direito privado, mantenedora da Faculdades Futurão,

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA ESA/OAB-AM

ESCOLA SUPERIOR DA ADVOCACIA ESA/OAB-AM EDITAL Nº 001/2017 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas-OAB/AM, por intermédio da Escola Superior da Advocacia, Seccional

Leia mais

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min)

MÓDULO PERÍODO NOTURNO QUANTIDADE DE VAGAS. (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) (19h às 21h30min) EDITAL 013/2017 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I, INGLÊS BÁSICO I, E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL BÁSICO II, (VAGAS REMANESCENTES) INGLÊS BÁSICO

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Letras

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Letras EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO DE BENEFICIÁRIO DE BOLSA PNPD/CAPES DE PÓS- DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Faço saber aos interessados

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS E PROCESSOS SUSTENTÁVEIS EDITAL Nº 01/PROPG-PPGEMPS/2014 SELEÇÃO EXTERNA DE

Leia mais