PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2013 CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EDITAL DE INSCRIÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2013 CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EDITAL DE INSCRIÇÃO"

Transcrição

1 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2013 CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA EDITAL DE INSCRIÇÃO A Diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP, nos termos dos artigos 40 a 44 de seu Regimento, faz saber aos interessados que estão abertas vagas para transferência externa para o Curso de Graduação em Medicina. 1. DAS VAGAS 1.1. Estão disponíveis vagas para transferência para o Curso de Medicina em número e anos descritos no quadro abaixo: NÚMERO DE VAGAS ANO 02 (duas) 2º 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. Poderão se inscrever no Processo Seletivo de Transferência, alunos regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina em Instituições de Ensino Superior brasileiras, para o respectivo curso oferecido pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo FCMSCSP As inscrições para o Processo Seletivo de Transferência ocorrerão no período de 14/12/2012 a 09/01/2013, pelo site da Faculdade O candidato deverá apresentar, até o dia 11/01/2013, na Secretaria Geral de Cursos, localizada no 3º andar do prédio da Faculdade, situada à Rua Dr. Cesário Motta Júnior, nº. 61, Vila Buarque, São Paulo/SP, sob pena de não ser considerado inscrito no processo seletivo, os documentos relacionados abaixo: Requerimento de inscrição (impressão pelo site da Faculdade Boleto bancário quitado, referente a taxa de inscrição, no valor de R$ 550,00 (Quinhentos e cinquenta reais). (impressão pelo site da Faculdade Original ou cópia autenticada do histórico escolar oficial do curso de origem, incluindo eventuais reprovações, contendo a carga horária de cada disciplina cursada. Original ou cópia autenticada de declaração que comprove regularidade de vínculo na instituição de origem no ano letivo Programa de todas as disciplinas cursadas na Instituição de origem, cópias autenticadas pela Secretaria (com carimbo e visto). Cópia (simples) do documento de identidade RG. Não serão aceitos documentos via fax ou correio.

2 2.4. A apresentação dos documentos poderá ser feita por outra pessoa que não seja o próprio candidato, desde que esteja devidamente ciente dos procedimentos Só será admitida a inscrição de candidato sujeito à dependência, na origem, se a respectiva disciplina for lecionada no mesmo ano onde são oferecidas as vagas ou em ano posterior O regime de progressão acadêmica na FCMSCSP é seriado e por disciplinas, sem promoção por dependência. Inscrições de estudantes matriculados em Instituições de Ensino que adotem o método PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas) serão indeferidas, considerando incompatibilidade com o regime disciplinar e o Projeto Pedagógico do Curso As vagas destinadas a este Edital referem-se a alunos pagantes, não atendendo aos candidatos do Programa Universidade para Todos ProUni Não há relação para transferência em função de anos ou semestres cursados. O interessado deve verificar, inicialmente, em que ano da FCMSCSP está disponível a vaga. Em seguida confrontar as disciplinas cursadas em sua instituição com àquelas disponíveis no currículo da Faculdade, até o ano que possui a disponibilidade de vaga. Quanto mais próxima a equivalência entre disciplinas maior a probabilidade de o interessado ser aprovado para a 2ª fase do processo (Prova) Após o dia 11/01/2013 inscrições sem a entrega da documentação completa serão indeferidas. 3. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1ª fase / Eliminatória: Análise do currículo e conteúdo programático da Instituição de origem: Realizada por Comissão de Avaliação, integrada por Professores nomeados pelo Diretor, tendo em vista a compatibilidade com o currículo da FCMSCSP. 2ª fase / Classificatória: Prova de conhecimentos específicos: para os candidatos aprovados na 1ª fase. o A prova constará de 70 (setenta) questões de múltipla escolha, do conteúdo ministrado no 1º ano do curso de Medicina da FCMSCSP. Consultar planos de ensino das disciplinas no Anexo I. A classificação dos candidatos será feita pela ordem decrescente do total de pontos obtidos na prova. Em caso de empate será selecionado o candidato que possuir o histórico escolar com maior número de equivalências e as melhores notas, na ordem.

3 4. CRONOGRAMA DE SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 1ª Fase: Análise curricular 2ª Fase: Prova Realização Resultado Meio de divulgação 21 e 22/01/ /01/ após 14h 29/01/ /01/ após 14h 4.1. Da realização da prova: Horário: 10h Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas. Local: Auditório "Prof. Dr. Paulo Augusto Ayrosa Galvão" (Sala 02) R. Dr. Cesário Motta Jr., Vila Buarque - São Paulo/SP. 5. DA MATRÍCULA 5.1. Serão convocados para matrícula os candidatos classificados, assim considerados aqueles que forem aprovados e sua colocação estiver dentro do número de vagas disponíveis no curso Os candidatos aprovados deverão efetuar a matricula no dia 01/02/2013, na Secretaria Geral da Faculdade, no período das 09h às 12h, apresentando os seguintes documentos: 01 cópia autenticada do RG 01 cópia autenticada do CPF 01 cópia autenticada do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e Histórico Escolar 01 foto 3x4 (atual) Comprovante de situação regular junto ao ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Lei nº /204) Requerimento de matrícula assinado (fornecido pela Secretaria Geral da FCMSCSP) Boleto de pagamento da 1ª mensalidade (fornecido pela Secretaria Geral da FCMSCSP) 6. DAS CONDIÇÕES GERAIS 6.1. Tendo em vista a avaliação curricular realizada pela Comissão de Avaliação, composta por 3 (três) Professores indicados pelo Diretor, o estudante aprovado e matriculado tomará conhecimento, por meio de documento oficial expedido pela Secretaria Geral, das disciplinas que deverá cursar. O referido documento deverá constar o seu ciente e de acordo.

4 6.2. O cumprimento das adaptações curriculares obedecerá ao cronograma estabelecido para o curso de Medicina Inicio das aulas em 04/02/ CONSIDERAÇÕES FINAIS 7.1. Não haverá devolução da taxa de inscrição, em caso de não aprovação em nenhuma das fases Não haverá vista, revisão ou 2ª chamada para a prova Os documentos dos candidatos não classificados estarão disponíveis para devolução após a divulgação da classificação final, na Secretaria Geral da Faculdade. Os documentos não retirados no prazo de 30 (trinta) dias serão destruídos Casos omissos serão deliberados pelo Diretor da Faculdade. São Paulo, 03 de dezembro de Prof. Dr. Valdir Golin Diretor da Faculdade

5 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA ANO LETIVO 2013 Anatomia I CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA ANEXO I 1. Possibilitar a aquisição dos conceitos de planos corpóreos, de estratificação do corpo humano e seus níveis de complexidade. 2. Desenvolver a capacidade de aluno de relacionar o conhecimento teórico com o estudo prático. 3. Ensinar os conceitos teóricos da anatomia descritiva dos órgãos que compõem os diversos sistemas corpóreos. 4. Fornecer um arcabouço de conhecimento anatômico, que sirva de base para o desenvolvimento do aluno nas disciplinas clínicas e cirúrgicas. 1. Conceito e divisão da anatomia humana; nomenclatura anatômica; planos e eixos do corpo humano. 2. Conceito e delimitações dos sistemas corporais. 3. Sistema locomotor: sistema ósseo e sistema muscular. 4. Sistema digestório: tubo digestivo e suas especializações e glândulas anexas. 5. Sistema respiratório 6. Sistema urinário 7. Sistema reprodutor masculino 8. Sistema reprodutor feminino 9. Sistema endócrino Biofísica As Aulas de Biofísica do Departamento de Ciências Fisiológicas oferecem o aprendizado de conceitos de Biofísica através dos fundamentos básicos da Física e Físico-Química usados para explicar as diferentes ocorrências biológicas. Além disso, procuramos dar ênfase aos conhecimentos que embasam a incorporação de novas tecnologias à pesquisa e de métodos de diagnóstico à prática médica. Assim, nosso objetivo é aproximar o aluno de uma medicina apoiada nos conceitos da ciência e da tecnologia moderna. A disciplina está voltada à aplicação da biofísica aos sistemas biológicos relevantes à formação do médico, contendo os seguintes tópicos: - Propriedades da água e soluções. - Princípios da bioenergética. - Tratamento gráfico de dados. - Propriedades das membranas biológicas. - Transporte através de membranas biológicas.

6 - Bioeletrogênese e potencial de ação. - Tampões. - Contração Muscular. - Espectrofotometria e eletroforese. - Radiações ionizantes. - Princípios do ultra-som. - Princípios da ressonância nuclear magnética. - Princípios do raio laser. - Hemodinâmica. Bioquímica Objetivos Gerais: Transmitir conhecimentos sobre a integração e a regulação dos processos bioquímicos humanos que permitem a manutenção da vida e a reprodução da espécie, a partir da compreensão da estrutura e das propriedades das biomoléculas, estrutura e função das organelas celulares e processos de transformação e fluxo de energia. Visa, também, a compreensão do fluxo da informação genética, bem como sua regulação, transmissão e expressão. Objetivos Específicos: Levar o aluno a: - Observar as características e propriedades das principais biomoléculas, e compreender sua importância nos processos metabólicos. - Compreender a forma como as células se relacionam com o ambiente em que estão inseridas para obtenção de energia e síntese de biomoléculas de importância. - Integrar as diversas vias metabólicas discutidas no curso. - Correlacionar os processos metabólicos das células com os processos fisiológicos do organismo e suas alterações com a etiologia de doenças. - Adquirir conhecimentos na área de Biologia Molecular que incluem o fluxo da informação genética, sua regulação e alterações destes mecanismos importantes para compreender a etiologia de doenças, seu diagnóstico e tratamento. A disciplina está voltada à compreensão dos: 1. Constituintes químicos das células Carboidratos, Aminoácidos, Proteínas, Lipídeos, Eicosanóides, Nucleotídeos e moléculas derivadas destes, como os Proteoglicanos, Glicoproteínas, Lipídeos Complexos e outros. 2. As enzimas Estrutura e mecanismo de ação Cinética enzimática 3 - Armazenamento e mobilização de energia química Glicólise, Gliconeogênese Ciclo de Krebs, cadeia de transporte de elétrons e fosforilação oxidativa Glicogenólise e Glicogeneogênese Metabolismo de Frutose, galactose, via das pentoses

7 Metabolismo das lipoproteínas Síntese e Degradação de triglicerídeos, fosfolipídios, ácidos graxos Síntese de glicose e corpos cetônicos durante o jejum Gliconeogênese e oxidação de ácidos graxos Integração metabólica durante o jejum de curta duração, longa duração e pósprandial. 4 - Metabolismo de constituintes celulares Ciclo da uréia Metabolismo de nucleotídeos Metabolismo dos aminoácidos 5 - Principais fontes energéticas para o ser humano Conceito de alimentos Metabolismo energético Necessidades energéticas Composição corporal 6 - Semiótica química e comunicação celular Receptores celulares e mecanismo de ação 7 Mecanismos de detoxificação Desintoxicação 8 Biologia molecular Conceitos Básicos. Estrutura e função de DNA, RNA, proteínas Fluxo da informação genética Replicação, mutação e reparo do DNA Recombinação, transcrição Técnicas de Biologia Molecular, como sequenciamento, RNA, arrays, RFLP, PCR, etc. Tradução: Síntese de proteínas e código genético Análise de Proteínas e Proteomas (2D-PAGE, MS e MS/MS, cromatografias, arrays, imunofluorescência, imunoprecipitação, etc) Mecanismos moleculares das doenças Aplicações clínicas da Biologia Molecular Apoptose, Carcinogênese Doenças com Base Genética Noções de Engenharia Genética Ciências Sociais Aplicadas à Medicina A disciplina propõe introduzir o aluno ao estudo das abordagens das ciências sociais sobre a saúde, medicina e o processo saúde-doença, bem como sobre a percepção e linguagem das classes sociais e na arte da saúde. Demonstrar aos alunos o caráter social e histórico do processo saúde/doença, das formas de cura e das explicações, cientifica ou populares, que as sociedades

8 desenvolvem sobre esse processo, considerando os fatores de saneamento básico, sua relação com o meio ambiente, os direitos dos grupos sociais, segundo aspectos étnico-raciais, etários, de gênero e dos portadores de necessidades especiais e patológicos crônicos, degenerativos congênitos ou adquiridos. Embriologia I 1. Transmitir ao aluno conceitos de embriologia geral normal da espécie humana. 2. Desenvolver a capacidade do aluno de relacionar o conhecimento teórico com o estudo prático. 3. Fornecer conhecimentos teóricos da embriogênese dos sistemas orgânicos, que embase as disciplinas de Pediatria cirúrgica e clínica. 1. Embriologia geral: gametogênese, fecundação, mórula, blástula, gástrula humana. 2. Fases e anexos do embrião. 3. Embriogênese do sistema digestório. 4. Embriogênese do sistema respiratório. 5. Embriogênese do sistema urinário. 6. Embriogênese dos sistemas reprodutores masculino e feminino. 7. Embriogênese do sistema endócrino. Noções de Enfermagem e Primeiros Socorros Objetivo Geral: O aluno deve ser capaz de executar procedimentos técnicos selecionados, invasivos ou não, demonstrando habilidade no relacionamento com o paciente e equipe de saúde, assim como reconhecer as urgências e emergências no atendimento préhospitalar básico, selecionando e demonstrando o atendimento mais adequado em situações simuladas. Objetivos relacionados ao conhecimento: O aluno deve ser capaz de: 1. Conceituar os procedimentos que serão desenvolvidos no decorrer da disciplina. 2. Caracterizar as funções do hospital. 3. Identificar os profissionais da saúde que atuam no hospital. 4. Discorrer sobre os cuidados legais das anotações nos prontuários e relatórios dos procedimentos executados no paciente. 5. Descrever as principais reações do paciente no processo saúde-doença 6. Caracterizar os níveis de comunicação. 7. Avaliar e descrever os sinais e sintomas básicos do paciente 8. Nomear e explicar os diferentes tipos de pulso, respiração e temperatura. 9. Citar os objetivos e etapas do curativo. 10. Descrever as soluções e coberturas mais utilizadas nos curativos simples 11. Demonstrar entendimento dos princípios científicos para a execução técnica das medicações parenterais. 12. Listar as indicações das sondagens.

9 Objetivos relacionados à habilidades O aluno de ser capaz de: 1. Proteger-se das situações que coloquem em risco sua saúde, no desempenho dos procedimentos terapêuticos. 2. Abordar os pacientes internados relacionando as reações do indivíduo frente ao processo saúde doença. 3. Manusear com habilidade os prontuários dos pacientes. 4. Registrar com redação clara e objetiva, os procedimentos executados nos pacientes. 5. Aferir adequadamente a pressão arterial identificando as principais alterações. 6. Verificar e identificar os pulsos periféricos nos colegas e pacientes. 7. Realizar adequadamente curativos simples, em simuladores e nos pacientes. 8. Preparar cuidadosamente a medicação prescrita aos pacientes. 9. Fazer cálculo de medicação considerando a disponível no hospital e a prescrita aos pacientes. 10. Aplicar medicação nos pacientes por vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, intradérmica sempre que houver a possibilidade, após desenvolver habilidade em laboratório. 11. Proteger e imobilizar segmentos distais do corpo utilizando ataduras de crepe e faixas triangulares. 12. Passar sonda vesical em simulador masculino e feminino. Objetivos comportamentais: O aluno dever ser capaz de: 1. Desenvolver atitudes interpessoais e éticas condizentes com esse momento da formação. 2. Assumir os compromissos acordados individualmente e em grupo. 3. Respeitar o ambiente hospitalar. 4. Vestir-se adequadamente nas diversas situações que o identifiquem como aluno desenvolvendo por antecipação o papel de um profissional. 5. Portar o material exigido para a prática hospitalar. 6. Valorizar o desempenho dos diferentes profissionais da saúde. 7. Assumir os próprios erros ou atitudes inadequadas. 8. Respeitar os direitos do paciente. 9. Colaborar para o controle e prevenção da infecção hospitalar. 1. Conhecendo a Santa Casa. 2. Profissionais da Saúde. 3. Biossegurança. 4. Prevenção e controle da infecção hospitalar. 5. Indivíduo no ambiente hospitalar. 6. Comunicação, registro, prontuário. 7. Cuidados médicos hospitalares. 8. Medidas terapêuticas dispensadas aos pacientes.

10 Epidemiologia e Bioestatística I Objetivos: Oferecer aos alunos os fundamentos da epidemiologia, caracterizar o seu objeto e reconhecer seus principais usos. Conhecer as principais medidas de ocorrência de doenças e agravos à saúde. Identificar e analisar as principais fontes de informação para estudos epidemiológicos. Aprender a coletar, processar e apresentar dados de interesse epidemiológico, inclusive sob a forma de relatórios técnicos. Conhecer os principais problemas de saúde do Brasil Realizar diagnóstico de saúde da área central do município de São Paulo. 1. Conceituação e principais usos da epidemiologia. 2. Definição de problema epidemiológico 3. Principais medidas de ocorrência dos eventos em saúde 4. Diagnóstico de Saúde 5. Fontes de informação 6. Construção de tabelas e gráficos 7. Epidemiologia descritiva: tempo, lugar e pessoa. 8. Problemas de saúde do Brasil Histologia e Citologia 1. Desenvolver a capacidade do aluno de relacionar o conhecimento teórico com o estudo prático. 2. Ensinar os conceitos teóricos básicos da citologia dos procariontes e animais eucariontes. 3. Fornecer um arcabouço de conhecimento da histologia normal dos órgãos dos sistemas corpóreos servindo de base para disciplinas de Fisiologia, Patologia Clínica, Parasitologia e Imunologia. 1. Citologia geral. 2. Tecidos epitelial, conjuntivo, cartilaginoso, ósseo, nervoso, muscular, sanguíneo e hemopoético. 3. Sistema imune e histologia dos órgãos linfóides. 4. Histologia dos órgãos do sistema digestório. 5. Histologia dos órgãos do sistema respiratório. 6. Histologia dos órgãos do sistema urinário. 7. Histologia dos órgãos dos sistemas reprodutores masculino e feminino. 8. Histologia dos órgãos do sistema endócrino.

11 História da Medicina O objetivo central do curso é discutir as transformações do conhecimento, os fatores determinantes das causas das doenças, a prática médica, a posição social do médico e o perfil epidemiológico dos diferentes períodos históricos, centrados fundamentalmente na chamada medicina ocidental, incluindo o estudo da medicina no Brasil até o final do século XIX. A introdução da disciplina de História da Medicina no currículo nas Escolas Médicas do Brasil é recente embora na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tenham herdado desde o início da sua formação o legado do Prof. Otacílio Lopes, o primeiro a ministrar a disciplina, teve inserção no curso do primeiro ano e cumpre o papel de pré-requisito para a Disciplina de Ciências Sociais Aplicadas a Medicina, oferecendo ao estudante do primeiro ano o contexto com as abordagens das ciências sociais (história, sociologia, economia, antropologia) que oferece a prática médica, a reorganização serviços de saúde e as determinantes do processo saúde-doença numa dada sociedade. A visão histórica ainda permite ao estudante identificar rupturas e continuidades do desenvolvimento da medicina, relacionados à problemática da contemporânea. Propedêutica Clínica I O objetivo é obter dados da ficha médica em todos os seus itens. Conhecer a terminologia médica e os principais sinais e sintomas explorados durante a anamnese. A cada sinal ou sintoma saber o que perguntar sobre ele. A partir da queixa principal a anamnese deve ter uma sequência com início meio e fim. O diagnóstico não é o objetivo no momento, mas a clareza da anamnese, e as informações sobre os principais sinais e sintomas. 1. Introdução estrutura da ficha médica 2. Relação Médico-Paciente 3. Ficha médica identificação, queixa e duração, história pregressa da moléstia atual, interrogatório dos diferentes aparelhos, antecedentes pessoais e familiares 4. Terminologia médica 5. Sinais vitais 6. Aulas práticas

12 Psicologia Médica I Objetivo Geral: A literatura médica tem relatado que os estudantes de medicina experimentam considerável estresse e ansiedade durante sua educação e treinamento médico. Vários autores apontam que grande parte deste estresse gira em torno de preocupações com sobrecarga de informação, exigências de bom desempenho e falta de tempo para atender todos os compromissos. Essas situações podem constituir-se em sensível ameaça à conquista de metas significativas, como autoconsideração, a obtenção de status profissional, etc. O curso de Psicologia Médica I tem o objetivo de trabalhar com o estresse emocional do aluno, frente a experiências como a passagem pelo vestibular, a entrada na faculdade, o trote, as mudanças no sistema de ensino, o contato com o ambiente hospitalar, as experiências com animais de laboratório, o contato com as peças de anatomia, o trabalho de assistência de enfermagem e as primeiras atividades na propedêutica, experiências estas que são marcantes para o desenvolvimento do papel profissional do estudante do primeiro ano. O curso de Psicologia Médica I terá a duração de um ano, com carga horária total de 120 horas/aula. As aulas serão administradas às quartas-feiras, e a classe será dividida em duas turmas: manhã e tarde. Os alunos serão avaliados através das atividades em classe, relatórios, trabalhos e provas semestrais. Ementa 1. A escolha da Profissão Médica. 2. Reações emocionais do estudante de medicina. 3. O comportamento na Faculdade. 4. Entrevistas com profissionais da saúde. 5. Pesquisa e experimentação na Faculdade. 6. A morte. Doenças fatais 7. O doente. 8. Introdução ao estudo das escolas psicológicas

PROGRAMA DE DISCIPLINA: BIOQUÍMICA

PROGRAMA DE DISCIPLINA: BIOQUÍMICA PROGRAMA DE DISCIPLINA: BIOQUÍMICA Departamento de Ciências Fisiológicas Carga horária total: 188h Ano letivo: 2012 - Série: 1º ano - Curso de Medicina Coordenador: Professor Doutor Wagner Ricardo Montor

Leia mais

Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.

Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12. Rua Moreira e Costa, 531 Ipiranga CEP 04266 010 São Paulo SP Tel.: (11) 3013 0320 Fax: (11) 3013 0366 www.sanfra.g12.br M I S S Ã O O Colégio São Francisco Xavier, da Rede Jesuíta de Educação, tem como

Leia mais

Treinamento em Clínica Médica 2014. do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE)

Treinamento em Clínica Médica 2014. do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Treinamento em Clínica Médica 2014 do Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica São Paulo - 2014/2016 Coordenador: Dr. Norton Wagner Ferracini O IBEPEGE

Leia mais

Serão oferecidas 2 (duas) vagas para o Programa de Especialização em Otorrinolaringologia, com duração de três anos.

Serão oferecidas 2 (duas) vagas para o Programa de Especialização em Otorrinolaringologia, com duração de três anos. O Dr. Antonio Celso Nunes Nassif Filho, coordenador do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital da Cruz Vermelha e atendendo a solicitação da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia, FAZ SABER,

Leia mais

EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015.

EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos:

Serão ofertadas vagas para novos alunos, conforme disponibilidade e critérios da Instituição, nas turmas/turnos: Avenida Serrana, 511 Serrano Belo Horizonte MG 30.882-370 Telefone: (31)3476-1405 I N S T I T U I Ç Ã O P A R C E I R A INFORMAÇÕES SOBRE A ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS NA ESCOLA EDUCAR E CRONOGRAMA DE DATAS

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h)

Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementário: Disciplina: FISIOLOGIA CELULAR CONTROLE DA HOMEOSTASE, COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO DO CORPO HUMANO (10h) Ementa: Organização Celular. Funcionamento. Homeostasia. Diferenciação celular. Fisiologia

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE FUNDAÇÃO CASA EDITAL DE CREDENCIAMENTO A Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de São Vicente em atendimento às disposições da Resolução SE

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA EDITAL N.º 005/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA TUTORES DS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE AMERICANA A Direção Geral da Faculdade de Americana - FAM torna público que até às 12 horas do dia 12 de janeiro

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM/2015

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM/2015 EDITAL Nº 01/2014 Com este edital, o Dr. Heraldo Belmont Rosas, responsável pelo Programa de Especialização

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015

EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 EDITAL CPG/IE-Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA DO TRABALHO E SINDICALISMO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº. 03/2014 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho PRÉ- VESTIBULAR/PROEX/UFGD

EDITAL Nº. 03/2014 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho PRÉ- VESTIBULAR/PROEX/UFGD EDITAL Nº. 03/2014 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho PRÉ- VESTIBULAR/PROEX/UFGD O Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho Pré-Vestibular, TORNA PÚBLICA A ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO SANITÁRIO ANO 2010 PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INCRIÇÕES

PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO SANITÁRIO ANO 2010 PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO SANITÁRIO ANO 2010 PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE INCRIÇÕES A Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, por meio da Escola de Saúde Pública, em parceira

Leia mais

Regulamento do Curso de Especialização em Sanidade Animal

Regulamento do Curso de Especialização em Sanidade Animal Regulamento do Curso de Especialização em Sanidade Animal DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º - O curso de Especialização em Sanidade Animal destina-se à qualificação de profissionais fornecendo elementos de capacitação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE

PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE PROCESSO SELETIVO PARA DOCENTES CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NÚCLEO BELO HORIZONTE O Núcleo BELO HORIZONTE divulga processo seletivo para Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016

EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015. PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 EDITAL CPG/IE-Nº 04/2015 PROCESSO SELETIVO Curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 732 em 23 de março de 2010) CHAMADA INTERNA PPPG Nº 10/2014 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA

Leia mais

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016.

Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Faculdade de Ciências e Letras de Assis UNESP Edital nº 008/2015 DTA/STG Processo Seletivo de Transferência para o ano letivo de 2016. Estarão abertas, nos dias 20, 21 e 22/01/2016, as inscrições para

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados

EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados EDITAL Nº. 01/2014 Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados A Coordenação do Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal da Grande Dourados, no

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 EDITAL Nº 01/2011 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO POPULAR PREPARATÓRIO ENEM 2011 A Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira torna público o edital que regulamenta a seleção de alunos para ingresso

Leia mais

EDITAL CEPS 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1

EDITAL CEPS 002/2016 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO 2016/1 O Presidente da Comissão de Processo Seletivo Especial Unificado, torna público por meio do presente Edital, que serão

Leia mais

Curso de Graduação em Medicina

Curso de Graduação em Medicina Curso de Graduação em Medicina Disciplina: Histologia e Citologia Ano: 2012 Série: 1º ano Carga Horária: 172 horas teórico-práticas Departamento: ogia Coordenador: Profa. Duarte Barros Considerações: A

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NAS DOENÇAS CRÔNICAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITOR NÍVEL I EDITAL Nº 02/2014/DEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITOR NÍVEL I EDITAL Nº 02/2014/DEM UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE MEDICINA E ENFERMAGEM SELEÇÃO DE MONITOR NÍVEL I EDITAL Nº 02/2014/DEM 1. A Universidade Federal de Viçosa, através do presente edital,

Leia mais

II. Inscrição 3. As inscrições para o Vestibular estarão abertas no período de 6 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2015 e poderão ser feitas:

II. Inscrição 3. As inscrições para o Vestibular estarão abertas no período de 6 de janeiro de 2015 a 28 de fevereiro de 2015 e poderão ser feitas: EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC VESTIBULAR AGENDADO 2015 (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Hospitalar, Nutrição, S. Ambiental e T. Ocupacional) A Faculdade de Medicina

Leia mais

TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia

TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia TABELA DE EQUIVALÊNCIA Curso de Odontologia Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 64823 MICROBIOLOGIA GERAL 17/34 ODONTOLOGIA MICROBIOLOGIA

Leia mais

EDITAL PROACAD N.º 16/2014 SELEÇÃO DE DOCENTES - PRONATEC/UNIFENAS

EDITAL PROACAD N.º 16/2014 SELEÇÃO DE DOCENTES - PRONATEC/UNIFENAS EDITAL PROACAD N.º 16/2014 SELEÇÃO DE DOCENTES - PRONATEC/UNIFENAS A Pró-reitoria Acadêmica da UNIFENAS torna pública a abertura de inscrições para Seleção de Docentes destinados ao provimento de professores

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016)

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO NEWTON PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016 (INÍCIO DAS AULAS EM FEVEREIRO DE 2016) O Reitor do Centro Universitário Newton Paiva em Belo Horizonte,

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - 2013

EDITAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - 2013 EDITAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO - 2013 O Servido de Diagnóstico por Imagem da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo ISCMSP faz saber que estarão abertas as inscrições para a realização do

Leia mais

CURSO DE FORMADORES EM ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

CURSO DE FORMADORES EM ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO * EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2014 CURSO DE FORMADORES EM ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Professor Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC)

Leia mais

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016

EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 EDITAL CPG/IE-Nº 01/2016 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO INSTITUTO DE ECONOMIA 2016 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Instituto de Economia da

Leia mais

3. TAXA DE INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

3. TAXA DE INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO Credenciada pela: 2016 O Dr. Vinicius Ribas Fonseca, Coordenador da Especialização de Otorrinolaringologia Otorrinos - Hospital da Cruz Vermelha Brasileira - Filial do Estado do Paraná, atendendo à solicitação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.840 H/AULA CURRÍCULO PLENO 1.

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = 3.840 H/AULA CURRÍCULO PLENO 1. MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: NUTRIÇÃO BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO = 7 (SETE)

Leia mais

EDITAL Nº 029/2015 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ELETIVAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE MEDICINA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015

EDITAL Nº 029/2015 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ELETIVAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE MEDICINA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 EDITAL Nº 029/2015 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ELETIVAS OBRIGATÓRIAS DO CURSO DE MEDICINA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo Seletivo para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de Nível Médio (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa Brasil

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA A Universidade do Estado do Pará UEPA, através do Centro de Ciências Sociais e da Educação,

Leia mais

FACULDADE FASIPE EDITAL VESTIBULAR E PROCESSO SELETIVO 2014/1

FACULDADE FASIPE EDITAL VESTIBULAR E PROCESSO SELETIVO 2014/1 FACULDADE FASIPE EDITAL VESTIBULAR E PROCESSO SELETIVO 2014/1 A Faculdade FASIPE, localizada no Município de Sinop - MT, autorizada através da Portaria PELA PORTARIA MEC Nº 1.175, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2007

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Meta - FAMETA, Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

EDITAL Nº 06/2015 PROGRAMA DE MONITORIA

EDITAL Nº 06/2015 PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 06/2015 PROGRAMA DE MONITORIA Seleção de monitores para o Programa de Monitoria Acadêmica da Faculdade de Quatro Marcos - FQM 1. ABERTURA A Faculdade de Quatro Marcos FQM, em São José dos Quatro

Leia mais

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Analise e Desenvolvimento de Sistemas EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 01/2015 DE 22 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 367/UFFS/2013 - PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA ALIMENTAR

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS. Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS. Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011 A Coordenação do Programa em Associação Ampla de Pós Graduação em Bioética,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Tutor para os Cursos de Especialização em Educação Especial A Reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL 01 DE PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA/2012

EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL 01 DE PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA/2012 DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A EDITAL DE CONVOCAÇÃO EDITAL 01 DE PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA/2012 A DIAGNÓSTICOS DA AMÉRICA S/A torna público através do presente EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB Dispõe sobre as normas referentes ao Processo Seletivo 2015, para o preenchimento de vagas para os cursos de graduação, na modalidade de Ensino Educação a Distância, do CENTRO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE CONCURSO PARA PROGRAMA DE MONITORIA N O 02/2015 1 A Coordenação do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco, no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Art. 5 o do Regulamento de Monitoria, Anexo da Resolução de 21 de dezembro

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Edital ATAc 24/2014 Processo Seletivo para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da da Universidade de São Paulo 2º semestre de 2014 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2015 de 13 de janeiro de 2015

Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo. Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2015 de 13 de janeiro de 2015 Edital Interno / Externo de Transferência nº 01/2015 de 13 de janeiro de 2015 Transferência ou Matrícula 1º Semestre/2015 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim - Arthur de Azevedo, no uso

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI DIRETORIA DE EXTENSÃO

FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI DIRETORIA DE EXTENSÃO FACULDADE DE SAÚDE IBITURUNA FASI DIRETORIA DE EXTENSÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE MONITORIA ACADÊMICA 05/23 A Diretoria de Extensão e a Coordenação do Curso de Graduação em Farmácia, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba

Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba Edital de Abertura n. 05/11 para Inscrições para Transferência Externa, do 1.º Semestre de 12, para os cursos da Fatec de Carapicuíba. A Faculdade de Tecnologia de

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2015/1 Edital nº 01/2015

SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2015/1 Edital nº 01/2015 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 25/1 Edital nº /25 O Diretor Acadêmico da FAESA torna pública a abertura de inscrição, para seleção de professores de educação superior com titulação de doutor, mestre ou especialista,

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUIS ESTÁCIO SÃO LUIS divulgam processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica. Dúvidas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 E PRIMEIRO DE 2011 EDITAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM OFTALMOLOGIA - 2014 CURSO CREDENCIADO PELO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA - CBO EDITAL O Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), no uso das atribuições legais,

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 08

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 08 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2015.2A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO 2015.2A EDITAL Nº 08 TERESINA, 2015 Edital nº 02 - Admissão de alunos para os cursos de Pós-Graduação

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em

1. CURSOS / ATOS LEGAIS / TURNOS / VAGAS. Administração¹ Linha de Formação em Marketing e Entretenimento. Comunicação Social¹ com Habilitação em Edital de Convocação para Ingresso nos cursos da Graduação em 2013/2 através de Transferência Interna de Curso e Transferência Externa entre Faculdades A Diretora Geral da Escola Superior de Propaganda

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA AMBIENTAL.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA AMBIENTAL. PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO CURSO DE. A Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Física Ambiental, da UFOPA, torna público aos interessados que estarão abertas

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: O Centro Universitário Estácio de Brasília Estácio Brasília divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação tecnológica.

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO

SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES. Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES Curso de Medicina EDITAL DE SELEÇÃO A coordenadora do curso de Medicina, Profa. Alessandra Duarte Clarizia, nos termos das regras fixadas pela Pró-Reitoria de Graduação do

Leia mais

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015

EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 EDITAL DO1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade FAPAN Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão de qualidade

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013

EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013 EDITAL PROCESSO SELETIVO Nº 001/2013 O Instituto Agropolos do Ceará, entidade de direito privado e sem fins econômicos, inscrito no CNPJ sob nº 04.867.567/0001-10, qualificado como Organização Social através

Leia mais

EDITAL nº 01, de 26/05/2015

EDITAL nº 01, de 26/05/2015 EDITAL nº 01, de 26/05/2015 A ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PARQUE DA JUVENTUDE, município de São Paulo, atendendo o disposto no 3º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual

Leia mais

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI

ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS DIRETOR GERAL: RUBENSMIDT RIANI CREDENCIAMENTO DE DOCENTE ESP-MG Nº 23 /2014 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICACAO E SAÚDE

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às

CURSO: ENFERMAGEM. Objetivos Específicos 1- Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às CURSO: ENFERMAGEM Missão Formar para atuar em Enfermeiros qualificados todos os níveis de complexidade da assistência ao ser humano em sua integralidade, no contexto do Sistema Único de Saúde e do sistema

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA - TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA - TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA JURÍDICA

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE DOCENTE PARA O CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE: ADMINISTRAÇÃO, BIOMEDICINA, DIREITO, ENFERMAGEM, ENGENHARIAS, FISIOTERAPIA, NUTRIÇÃO, PSICOLOGIA, RADIOLOGIA, SEGURANÇA NO TRABALHO, EDUCAÇÃO FÍSICA UNIDADE: CAMPINA GRANDE A Faculdade

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS - CESCAGE FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS MANUAL DE MONITORIA ACADÊMICA Com base na Resolução CSA 02/07, que estabelece Monitoria Acadêmica Centro de

Leia mais

EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL A Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2013 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho Pré- Vestibular/PROEX/UFGD

EDITAL Nº. 01/2013 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho Pré- Vestibular/PROEX/UFGD EDITAL Nº. 01/2013 Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho Pré- Vestibular/PROEX/UFGD A Coordenação do Projeto de Extensão Tentáculos Cursinho Pré- Vestibular/PROEX/UFGD, no uso das atribuições legais,

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Unidade

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 04 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015

EDITAL PROGRAD Nº 04 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAL PROGRAD Nº 04 DE 13 DE FEVEREIRO DE 2015 SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA EM S ISOLADAS - ALUNO ESPECIAL 2015.1 A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL DIREÇÃO N.º 01 /2014

EDITAL DIREÇÃO N.º 01 /2014 EDITAL DIREÇÃO N.º 01 /2014 DISPÕE SOBRE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE PROJETOS DE GRUPOS DE ESTUDOS DOS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BACHARELADO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE FLÓRIANÓPOLIS.

Leia mais

EDITAL Nº. 02/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 02/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 02/09 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA

REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no uso de

Leia mais

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link:

2.1. As inscrições deverão ser realizadas através do preenchimento do formulário de inscrição previsto no seguinte link: A FACULDADE ESTÁCIO DE CURITIBA ESTÁCIO CURITIBA CAMPUS CURITIBA divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação e/ou graduação

Leia mais

VESTIBULAR 2014.1 PROVA EM 1/2/2014

VESTIBULAR 2014.1 PROVA EM 1/2/2014 VESTIBULAR 2014.1 PROVA EM 1/2/2014 EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO REFERENTE AO 1 o SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2014 O Diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº. 73/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I

EDITAL Nº. 73/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I EDITAL Nº. 73/14 - DG TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR I O Diretor Geral das Faculdades Integradas do Brasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo

Leia mais

- A apresentação da xérox e documento original de identidade (RG ou carteira de trabalho, Reservista ou Habilitação);

- A apresentação da xérox e documento original de identidade (RG ou carteira de trabalho, Reservista ou Habilitação); INSCRIÇÕES Locais de Inscrição Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF. Rua Nogueira Paranaguá, 508, Manguinha Datas e Horários As inscrições para o Processo Seletivo 2010.2-B da FAESF poderão

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração NEA Núcleo de Extensão em Administração EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 04/2016 PARA SELEÇÃO, INSCRIÇÃO E MATRÍCULA PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS. A Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da

Leia mais