4 Coisas que você precisa saber sobre Jesus. Ele é o caminho (João Capítulo 3) Rev. Paul Wagner

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Coisas que você precisa saber sobre Jesus. Ele é o caminho (João Capítulo 3) Rev. Paul Wagner"

Transcrição

1 4 Coisas que você precisa saber sobre Jesus. Ele é o caminho (João Capítulo 3) Rev. Paul Wagner 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3.1-3) Orar Jesus é o centro da nossa adoração, Ele é o referencial máximo para nós cristãos. Ele é o nosso SENHOR e Salvador. No mês de março mergulharemos no evangelho de João para relembrar de algumas verdades maravilhosas sobre a pessoa de Jesus. Neste mês abordaremos quatro verdades essenciais sobre Cristo: Ele é o caminho, Ele é o perdão, Ele é o sentido e Ele é o bom pastor. A mensagem de hoje nos diz que Ele é o caminho. Cristo fez esta afirmação sobre si mesmo. 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6) O dialogo de Jesus com Nicodemos é icônico, mas, quais as lições que aprendemos neste encontro sobre Ele ser o caminho? Vamos olhar para o texto com mais proximidade e profundidade para entender o que Jesus está ensinando ao Mestre Nicodemos, e como este papo tem implicações na vida da igreja. 1) O CAMINHO DA RENDIÇÃO COMPLETA. (v. 1-2) 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. (João 3.1-2)

2 Estes dois versículos passam despercebidos na leitura dessa narrativa, porém, revelam muito sobre o coração de Nicodemos. Gostaria que atentássemos para alguns detalhes que revelarão um pouco mais deste personagem. Basicamente devemos nos atentar a três informações importantes nestes versículos: a) Nicodemos era Fariseu, e um dos principais dos judeus (algumas traduções trazem o principal dos judeus) b) Nicodemos procurou Jesus durante a noite. c) Nicodemos atribuiu a Jesus a condição de Rabi (mesmo ele sendo um jovem sem nenhuma formação rabínica e teológica) Fariseu Nicodemos era um líder civil, membro do Sinédrio, a assembleia da suprema corte dos juízes hebreus. Tratava-se de um homem próspero, um fariseu devoto e reto. (Timothy Keller). Ou seja, ele era reconhecido como uma figura importante para o judaísmo daquela região, um homem importante e conhecido do povo. Rabi Este termo era destinado aos mestres, àqueles que tinham passado pelo longo processo de formação rabínica. Dentro dos padrões farisaicos, este termo jamais poderia ser usado para referir-se a alguém como Jesus. Isso revela que Nicodemos realmente o enxergava como um líder espiritual. Noite Esta é uma informação muito importante. Naquele contexto, as pessoas não costumavam sair à noite. Não era convencional, primeiro porque havia riscos; segundo, porque as pessoas de bem não andavam pelas ruas durante a escuridão da noite. Então, porque Nicodemos vai ao encontro de Jesus à noite? Nicodemos provavelmente ouviu e viu Jesus ensinando o povo e curando os enfermos. Foi impactado pelas palavras doces e confrontadoras do Rabi, teve seu coração incendiado como nunca, porém, ele tinha um status quo, era líder entre os perseguidores de Cristo, fazia parte do grupo que mais tarde crucificaria Jesus. Tendo este pano de fundo, entendemos claramente as palavras de Jesus dirigidas a Nicodemos: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3.3) Nascer de novo é uma metáfora para uma completa metamorfose, ou seja, uma mudança total de dentro para fora. Jesus está dizendo ao grande líder religioso: Você quer me ter como seu mestre, então não me procure a noite, onde ninguém o verá. Esteja disposto a viver uma rendição completa, abrindo mão de tudo que sua humanidade construiu. Jesus é o caminho da rendição completa. 2) O CAMINHO DO RELACIONAMENTO PESSOAL. (v. 4-7)

3 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espirito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. (João 3.4-6) Nos dias de Jesus o Sinédrio era composto por 72 lideres religiosos que se dividiam em dois grupos, os Saduceus e os Fariseus, e eles não se davam bem. A interpretação das Escrituras dos Saduceus era muito liberal, enquanto a dos Fariseus era bem conservadora. Os Saduceus seguiam as leis do Sumo Sacerdote e Anciãos. Para ser um Saduceu você deveria nascer nesta posição, evidentemente havia outros requisitos, mas o principal era ter essa linhagem. Para ser um Fariseu, não havia requisitos hereditários, mas exigia-se trabalho duro, era preciso estudar uma quantidade inacreditável de textos e práticas teológicas. Nicodemos era Fariseu, e para chegar a ser um mestre da Lei percorreu um caminho árduo de muito estudo e observância da Lei. Nicodemos é um nome de origem grega, é possível que ele não venha de berço Judeu, o que torna ainda mais difícil sua caminhada para torna-se um fariseu. A palavra Fariseu vem do aramaico que significa separado, o movimento teve inicio em meados de 150 a.c. seu propósito inicial era formar um grupo de Judeus fervorosos que tivessem zelo em cumprir a lei mosaica. Porém, com o passar dos séculos a sua essência se perdeu e tornou-se religiosidade sem vida. Ao que tudo indica, Nicodemos era autentico na sua busca por Deus, alguém sincero, um Mestre entre os Fariseus, contudo, em sua visão chegar até Deus demandava muito trabalho, era necessário decorar mais de trezentos preceitos da lei, ter uma retidão moral impecável e percorrer um caminho penoso. Seu relacionamento com Deus baseava-se na lei, nos rituais, nos preceitos cerimoniais. Seu encontro com Jesus foi um momento de quebrar paradigmas. O que Jesus está dizendo é: Nada do que você tem feito, tem levado você a Deus. Seus esforços religiosos e rituais são vazios e carnais, porém aqui diante de Ti está o filho de Deus pronto para relacionar-se contigo. Conheça o Filho de Deus e você conhecerá o Reino. 44 [...] Quem crê em mim crê, não em mim, mas naquele que me enviou. 45 E quem me vê a mim vê aquele que me enviou. (João )

4 Alguns se parecem com os Saduceus, nasceram em um berço cristão, mas nunca tiveram um encontro verdadeiro com Jesus. Tudo que sabem sobre Deus tem a ver com o tradicionalismo. Outros, são como os Fariseus, lutaram muito para ser um crente, vivem buscando os rituais e a religiosidade, porém, tem um coração vazio, porque não tem se relacionado com Deus, mas apenas com a religião. Colocam um julgo muito pesado sobre os irmãos, mas eles mesmos não o carregam nenhum, são hipócritas. Para os Fariseus em geral chegar até Deus era algo praticamente impossível, Nicodemos tinha este sentimento. Ele buscava na sua vida religiosa algum sentido e satisfação, mas, apenas Jesus o é. Sem Ele nossa vida é vazia, sem essência, apenas um monte de regras e rituais, mas com Ele provamos do relacionamento profundo que nos transforma, nos santifica, nos regenera e nos enche de vida abundante. 3) O CAMINHO DO AMOR SACRIFICIAL (v ) 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. (João ) As religiões trabalham com a seguinte perspectiva. Há uma divindade que precisa ser adorada, receber ofertas e sacrifícios a fim de que seja agradada, então seus adoradores serão recompensados com a sua benção. Mas o cristianismo é diferente, Jesus fez tudo, ele pagou o preço, ele se entregou, ele veio até nós. Estes dois versos fazem parte do dialogo de Jesus com Nicodemos, ainda está dentro daquele papo de nascer de novo. Nicodemos estava vivendo um turbilhão de confronto e de paradigmas sendo destruídos no seu coração. Tudo o que ele crera em toda a sua vida e carreira religiosa, agora estava indo abaixo. Por isso, ele tem tanta dificuldade para entender o que está ouvindo. Nos versos 16 e 17 Jesus é claro naquilo que tem para dizer: Nicodemos eu o amo, por isso vim até você. Seus esforços para chegar até mim são nulos, você jamais será perfeito, nunca conseguirá cumprir todos os preceitos da Lei, jamais será tornado em alguém justo diante de Deus através da sua religiosidade, por isso, eu me entregarei por amor a você. Jesus é o caminho que nos conduz até o Pai, não há outro. Não há atalhos, apenas Cristo. Muitos querem fazer o que é bom e viver uma vida reta, porque tem medo da condenação, do inferno ou de Satanás. Porém, o cristão

5 deseja viver uma vida de santidade, porque entendeu o tamanho do amor de Deus, um amor que foi até as ultimas consequências. Jesus sabe que você é incapaz de ama-lo de maneira plena e completa, Ele sabe que somos pecadores miseráveis, porém Ele nos ama. Por isso morreu na cruz, sendo humilhado e abandonado. 15 Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros. 16 Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez: Simão, filho de João, tu me amas? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse apascenta as minhas ovelhas. 17 Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas. (João ) Jesus perguntou três vezes a Pedro, tu me ágape? Ele respondeu três vezes, eu te fileo. Jesus sabia que o amor de Pedro não era o amor perfeito, sacrificial, mas ainda sim o amou e o perdoou da sua negação. Pedro foi comissionado para ser pedra fundamental na igreja de Cristo. Concluindo Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai senão por meio Dele. Nossa fé é no filho de Deus que nos amou. 13 Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. (João 15.13) A pergunta essencial esta noite é: Quem é Jesus para você? a) Ele te convida hoje para uma entrega total, não vá procura-lo às escuras, deixe que o mundo inteiro saiba que você é de Jesus. b) Ele te oferece o relacionamento pessoal, só Nele a satisfação, pare de tentar saciar seu coração em coisas, ou rituais, só Jesus pode dar o que você anseia. c) Só Ele te ama de maneira incondicional e sacrificial, sirva-o em resposta a este maravilhoso amor. Fim Orar

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens. Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro

Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens. Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro 1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite,

Leia mais

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 1 Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi,

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida.

Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre algum tema ou sobre a própria vida. Três verdades essenciais que você precisa saber Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 23/08/2009 Culto do Amigo Saber é conhecer, ser ou estar informado, tendo conhecimentos gerais ou específicos sobre

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II 1Jo 2.7-11 Um dos assuntos mais deturpados e incompreendidos até mesmo

Leia mais

A doutrina de Cristo

A doutrina de Cristo A doutrina de Cristo Ao falar da necessidade do novo nascimento Cristo demonstrou que ser judeu, fariseu, mestre ou religioso, não habilita ninguém a ter acesso ao reino de Deus. A doutrina de Cristo A

Leia mais

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe:

Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: JO Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

Rua Rômulo Zoppi, 434 Colégio Integral Domingo às 18hs

Rua Rômulo Zoppi, 434 Colégio Integral Domingo às 18hs Rua Rômulo Zoppi, 434 Colégio Integral Domingo às 18hs 10/04 - Crer Plenamente 17/04 - Render-se Totalmente 24/04 Confiar Constantemente SIGNIFICA? O QUE REALMENTE SER CRISTÃO? CRER PLENAMENTE EM QUEM

Leia mais

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ? QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Hoje é muito fácil saber quem é Jesus em nosso meio, embora não seja tão comum você encontrar pessoas que tenham uma revelação profunda de quem ele é realmente. Jesus tornou-se

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12 Lucas: o salvador do mundo Marcos: o servo sofredor João Mateus: o rei prometido Mateus Marcos Lucas Evangelhos Sinóticos João 90% de material exclusivo O que João omite e que aparece nos evangelhos sinóticos

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR 1 - Me revela quem Deus é Deus é amor. 1 João 4,8.16 2 - Me revela quem eu devo ser Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

O Reino de Deus e a Sua vontade

O Reino de Deus e a Sua vontade Versão 1.0 Ennio Gomide dos Santos Novembro de 2017 Sumário 1 Chamados para nos perdermos... 3 2 A Oferta do Pai... 4 3 O amor do Filho... 5 4 O reino entre nós... 6 5 O ensino de Jesus... 7 ii Introdução

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada que dá acesso ao caminho estreito que conduz a salvação.

Leia mais

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu

Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! - O perdão do teu passado - Um propósito para a tua vida futura - Uma morada no céu Eis-te aqui! Eis um livro com uma mensagem! Uma mensagem que vai responder à tua pergunta o que posso fazer aqui na terra? Há uma mensagem que responde a todas as tuas perguntas e dúvidas. Este livro demonstra

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos Tanto a porta larga quanto a porta estreita são acessadas por meio do nascimento: o nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas.

Por que temos que aceitar Jesus em nossas vidas. Na criação (Gn 1), Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Quando olhamos para o homem, este deveria nos remeter a Deus, ou seja, quando olhamos para você, deveríamos nos lembrar de Deus, quando

Leia mais

A última noite no CENÁCULO

A última noite no CENÁCULO A última noite no CENÁCULO na semana passada: um exemplo João 13.33-35 33 Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo:

Leia mais

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça, misericórdia

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

CEGOS PARA DEUS. Jo.9:1-16; 35-41

CEGOS PARA DEUS. Jo.9:1-16; 35-41 CEGOS PARA DEUS Jo.9:1-16; 35-41 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram: Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR #4 A ARTE DE AMAR COMO DEUS NOS AMA Henri Nouwen A volta do filho pródigo Esta é a filiação divina. E é a esta filiação que sou chamado.

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ?

A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? A Bíblia é um livro de perguntas. O primeiro diálogo entre Deus e o homem após o pecado, começou com uma pergunta: ONDE ESTÁ VOCÊ? Na Bíblia... Existem 3.298 perguntas; 2.274 no Antigo Testamento, 1.024

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

O Senhor Jesus Cristo Domingo 30/12/18

O Senhor Jesus Cristo Domingo 30/12/18 O Senhor Jesus Cristo Domingo 30/12/18 Texto: Mateus 3 Versículo chave Mateus 3.17 Este é o meu Filho amado Ensino: Nossa aula de hoje dá um destaque especial para o Grande Herói Jesus. Jesus é o principal

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de COMO ESTÃO SUAS MÃOS E O SEU CORAÇÃO? 27 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a Tua face, ó DEUS de Jacó. (Salmos 24:6) Antes de citar

Leia mais

CINCO QUALIDADES OU TRAÇOS DO CORAÇÃO QUE AS PESSOAS DESEJAM DE SEU PASTOR

CINCO QUALIDADES OU TRAÇOS DO CORAÇÃO QUE AS PESSOAS DESEJAM DE SEU PASTOR CINCO QUALIDADES OU TRAÇOS DO CORAÇÃO QUE AS PESSOAS DESEJAM DE SEU PASTOR Dan Reiland 1 As pessoas intuitivamente buscam traços ou qualidades do coração, além da competência pastoral, quando escolhem

Leia mais

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM NICODEMOS.

ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM NICODEMOS. ENCONTRO TERAPÊUTICO DE JESUS COM NICODEMOS Estudaremos, a seguir, o encontro terapêutico de Jesus com Nicodemos narrado por João no capítulo 3 versículos 1 a 21: E havia entre os fariseus um homem, chamado

Leia mais

O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5)

O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5) O chamado de ESTEVÃO (Atos 6:3-5) Introdução: Cemitério de Avião Você como um avião enferrujado Nós como juventude enfatizamos o seu chamado Se você estiver enferrujado, Deus pode te usar hoje para ser

Leia mais

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo

1. Demonstrou a Aceitação do Sacrifício Expiatório de Jesus Cristo João 20.1-10 20.1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 20.2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se

Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se Perdão Senhor Naqueles dias, Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém. Convocou os anciãos de Israel, os chefes, os juízes e os magistrados, que se apresentaram diante de Deus. Josué disse então

Leia mais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. 1ª Lei: "Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida" O amor de Deus

Leia mais

Ícones da Cultura POP

Ícones da Cultura POP Ícones da Cultura POP Creio que o que Jesus, Maomé, Buda e todos os outros disseram estava certo. As traduções é que estão erradas. John Lennon Eu vou morrer! Jesus, Alá, Buda Eu amo todos vocês! Homer

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

Princípios básicos do NT

Princípios básicos do NT Princípios básicos do NT NT109 Dr. Sid Buzzell Experience: Dean of Christian University GlobalNet I. Introdução: O que é o NT? As palavras Novo Testamento não nos dizem muita coisa sobre o conteúdo do

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas.

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. Lee Strobel Evangelhos: Mateus Marcos Lucas João Jesus foi realmente um personagem histórico?

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril

NA SANTIDADE. 2ª FEIRA 29 de abril 2ª FEIRA 29 de abril NA SANTIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Esta semana somos convidados a refletir sobre a santidade. Todos conhecemos alguns santos, talvez até um pouco da sua vida e como podem ser

Leia mais

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 3 - O CRESCIMENTO DO REINO DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O REINO DE DEUS É TEMA CENTRAL DA BÍBLIA 86 VERSÍCULOS REGISTRADOS SOBRE REINO DE DEUS LUCAS (32) MATEUS

Leia mais

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que:

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: Há uma Grande Diferença em Ser Enviado, e Enviar-se a si mesmo. Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: 1 Mateus 10:40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe

Leia mais

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14.

Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando seus leitores para a mensagem apresentada no capítulo 14. A mensagem central é que não devemos julgar aqueles que não concordam conosco em algumas questões que não fazem parte da essência da mensagem cristã. Desde o início da Epístola, o apóstolo vem preparando

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

A PROVISÃO DO EVANGELHO

A PROVISÃO DO EVANGELHO A PROVISÃO DO EVANGELHO Stephen Kaung Justificação, Santificação e Redenção. Publicação: 25/02/2012 A provisão do Evangelho é tripla: justificação, santificação e redenção. Há três coisas mencionadas nos

Leia mais

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos:

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra? É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos: Bem, hoje gostaria de falar sobre algo que talvez você não goste nem um pouco: nossa querida Língua Portuguesa Ah, fala sério pastor! Vai dar aula de Português? Obviamente não! Vou apenas compartilhar

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

Advento II Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Advento II Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Advento II Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Esse é a nossa segunda semana de Advento. Esse período é onde nos preparamos para comemorar o nascimento de Jesus

Leia mais

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES,

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES, COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Mas em todas estas coisas somos MAIS DO QUE VENCEDORES, 1 / 6 por aquele que nos amou" (Romanos 8:37) É assim que devemos

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

Escolhida. para o. Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR. Tania Rubim

Escolhida. para o. Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR. Tania Rubim Escolhida para o Altar UM MANUAL PARA A FUTURA ESPOSA DE PASTOR Tania Rubim Agradecimentos Em primeiro lugar quero agradecer ao meu soberano Deus por me dar esta oportunidade de escrever sobre um assunto

Leia mais

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital:

Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: Título: QUE DENOMINAÇÃO É ESTA? Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net O que

Leia mais

Metanoia. arrependimento

Metanoia. arrependimento Metanoia arrependimento sentimento de culpa mudança de mentalidade passado Metanoia futuro Metanoia (mudança de mentalidade) mais do que uma mudança de comportamento, crenças ou religião Metanoia nova

Leia mais

Vamos pescar? João 21:1-22

Vamos pescar? João 21:1-22 Vamos pescar? João 21:1-22 Depois disto, tornou Jesus a manifestar-se aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e foi assim que ele se manifestou: estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael,

Leia mais

Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus

Começou na eternidade, antes da Criação. I. A pre-existência de. Jesus Histórias do Natal Começou na eternidade, antes da Criação I. A pre-existência de Jesus 1. Nosso contexto Pós-modernismo e Modernidade Líquida (Zygmunt Bauman) Tudo é relativo Nada de verdades absolutas

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

Primeiro Ciclo - Nascer

Primeiro Ciclo - Nascer Primeiro Ciclo - Nascer LIÇÃO 1 O Novo Nascimento Texto Básico: João 3 Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. João 3.7 Você já nasceu de novo? Ao propor essa

Leia mais

Mensagem 21 Atos Fernando Leite

Mensagem 21 Atos Fernando Leite Mensagem 21 Atos 9.1-25 Fernando Leite 13 04 2008 1 Papel: Divino: Graça a. Estado de Paulo Enquanto isso, Saulo 1 ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO

ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO PRIMÁRIOS 4 a 8 ANOS ENCONTRO DE JESUS COM NICODEMOS FAZENDO AMIGOS! 11/09/2016 TEXTO BÍBLICO: JOÃO 3.1-36 A BÍBLIA DIZ:...Nos transforma de inimigos em amigos dele. E Deus nos deu a tarefa de fazer com

Leia mais

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018

Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 OBJETIVO Culto 6 A Palavra que convence 25 de março de 2018 As crianças entenderão que a palavra de Deus nos convence do pecado e transforma a nossa vida. BASE BÍBLICA João 17.17; Atos 9.1-19; Romanos

Leia mais

Parte 1. Não Ande Ansioso por Coisa Alguma

Parte 1. Não Ande Ansioso por Coisa Alguma Introdução Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento,

Leia mais

Recapitulando... Jesus veio para pecadores A igreja é um lugar de santos pecadores O céu existe para pecadores que aceitaram o perdão do Pai

Recapitulando... Jesus veio para pecadores A igreja é um lugar de santos pecadores O céu existe para pecadores que aceitaram o perdão do Pai Recapitulando... Jesus veio para pecadores A igreja é um lugar de santos pecadores O céu existe para pecadores que aceitaram o perdão do Pai João 10.1-18 1 Eu lhes asseguro que aquele que não entra no

Leia mais

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Afinal, Quem foi JESUS? psicólogo, líder, filósofo ou executivo? CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Talvez uma personagem CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Ou Tudo ou Nada

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.

Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. 1 Capítulo 9 A cura de um cego de nascença Jo 9:1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. Jo 9:2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

Primeira Carta de João

Primeira Carta de João Primeira Carta de João I João 2:1 16/junho/2019 3 MENTIRAS SOBRE O PECADO Eu posso viver no pecado e ter comunhão com Deus Eu não sou pecador Eu não tenho cometido pecados 3 ATITUDES PARA COM O PECADO

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

Advento I Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Advento I Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Advento I Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Nessa semana estaremos iniciando os Adventos. Esse período é onde nos preparamos para comemorar o nascimento de Jesus

Leia mais

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num ...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num breu em plena luz do dia, preocupadas apenas com suas

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19

LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19 LIÇÃO 3: Passo 2 da Esperança (Acreditar) DIA 02/04/19 89 Lição 3 Passo 2 - da Esperança - Acreditar Pense: o Passo dois é um passo de transição, ele nos coloca em uma nova direção, de onde estamos para

Leia mais