REGULAMENTO INTERNO. Bibliotecas Fernando Gay da Fonseca BLIOTECA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO INTERNO. Bibliotecas Fernando Gay da Fonseca BLIOTECA"

Transcrição

1 1 Art. 1º Este Regulamento tem CAPÍTULO por objetivo I DOS estabelecer OBJETIVOS normas de funcionamento do Sistema de REGULAMENTO INTERNO Bibliotecas Fernando Gay da Fonseca. Art. 2º O s CAPÍTULO Fernando II - DA ORGANIZAÇÃO Gay da Fonseca DA BIBLIOTECA BLIOTECA cultural gerenciada e de por apoio profissional à Universidade devidamente Guarulhos-UnG habilitado, e que e à comunidade seu funcionamento é em um geral, órgão norteado vinculada de natureza pelo à presente Reitoria, técnica, Regulamento, Atendimento. abrangendo todas as Bibliotecas do sistema, sejam Centrais, Setoriais ou Postos de provimento técnico-científica, Tem e suporte como literária objetivo, informacional e artística de forma aos entre programas integrada os pesquisadores; de à ensino, política pesquisa educacional e desenvolver e extensão; e administrativa serviços estimular e a produtos da colaboração UnG que dar atendam Art. as 3º exigências O Sistema de relevância de Bibliotecas e rapidez é junto depositária aos usuários legal da de Instituição. organizada da seguinte forma: todo material bibliográfico e está técnico de (classificação, I Setor de tratamento catalogação, da informação, indexação, abastecimento responsável pela de execução base de dados dos serviços e preparo de para processamento princípios livros, produção acadêmica, documentos eletrônicos e outros materiais, acordo com circulação) inerentes ao biblioteconômicos; setor; serviços normalização técnica, além de desenvolver outras atividades normas e empréstimos, serviços II - Setor renovações, de atendimento reservas e e circulação, devoluções; responsável pela prestação pelo atendimento de informações aos usuários, sobre as realizando ou da atendimento Biblioteca; diferenciado; pelo encaminhamento pelo auxílio ao aos profissional usuários na bibliotecário localização de o usuário materiais que bibliográficos demande normas nas um e estantes; execução pela de atividades reposição, auxiliares organização que lhe e for remanejamento atribuída; de materiais bibliográficos nas estantes; e pela de coleções, desenvolver III processamento Setor outras de atividades desenvolvimento técnico inerentes e distribuição), de ao coleções, setor. processos responsável de comutação por periódicos e intercâmbio (aquisição, bibliográfico, controle além das

2 CAPÍTULO III - DA COMPETÊNCIA DA BIBLIOTECA BLIOTECA 2 elaborar, Art. executar 4º Compete e controlar ao s Fernando Gay da Fonseca planejar, coordenar, REGULAMENTO as atividades de INTERNO desenvolvimento sinalização e preservação de coleções; dos serviço acervos; de e referência; serviços de serviço processamento registro, de circulação catalogação, técnico e empréstimo; classificação (serviços de armazenagem, e seleção inventário bibliográfico) administrar desenvolvimento toda e disponibilização dos a documentação acervos, de processamento dos relacionada acervos bibliográficos com técnico a e memória de disseminação da Universidade institucional; e recuperação estabelecer Guarulhos; da organizar políticas informação, e em funcionamento consonância específico com as da políticas biblioteca globais e dos serviços Mantenedora nela oferecidos, e da de Mantida; acordo estabelecer com as normas diretrizes gerais desenvolvidos em registradas consonância neste com Regulamento a Universidade Interno; Guarulhos, e propor objetivando programas o aperfeiçoamento e projetos técnicos e a melhoria a serem de da qualidade dos serviços prestados pelo setor. Art. 5º A biblioteca obedece CAPÍTULO aos seguintes IV - DO horários FUNCIONAMENTO Campi Centro, Dutra e Itaquaquecetuba: Segunda a Sexta-Feira de atendimento: Sábados das 8h15 às 15h45 das 7h30 às 21h45 Campi São Paulo-Centro: Segunda Sábados a das Sexta-Feira 9h15 às 15h45 das 12h40 às 20h45 funcionar pela Mantenedora 1º em horário Em e/ou dias diferenciado, Reitoria. de recesso deliberado alunos pela e professores, Coordenação e em do situações Sistema especiais, de Bibliotecas a Biblioteca e autorizado poderá Biblioteca atividades 2º da online Biblioteca, Os devem serviços por ser de respeito finalizados empréstimos, ao horário até devoluções, 15 (quinze) trabalho renovações, minutos dos funcionários. antes reservas do horário e uso de dos encerramento computadores das presente Art. Regulamento. 6º s pode ser utilizado pelos usuários descritos no Capítulo VI do 1º O usuário tem livre acesso ao acervo.

3 se identificar 2º Para o acesso às áreas da Biblioteca e uso dos seus produtos e serviços, todo usuário deve 3 3º A apresentando Biblioteca é documento equipada oficial com foto. REGULAMENTO com dispositivo INTERNO evitando passo deverá interferência solicitar no ao funcionamento funcionário o de encaminhamento tal aparelho. antifurto. a um O usuário local alternativo portador de de aparelho entrada de ou marca- saída, pesquisa, Art. é fundamental 7º Para o bom que o atendimento usuário colabore, e manutenção no sentido de de: um ambiente favorável para o estudo e a I -- Obedecer Manter silêncio aos horários em todas de as atendimento dependências; constantes no Cap. IV, Art. 5º do presente Regulamento. IV III - Não fumar; V - Não usar consumir, telefones ou mesmo celulares portar, e congêneres; alimentos recomenda-se ou bebidas no interior que os aparelhos da Biblioteca; modo silencioso ou vibratório, e atendidos fora do recinto Biblioteca; sejam colocados no VII - Não Não usar utilizar, equipamentos ou mesmo que portar, emitam material sons perfurocortante, no recinto da Biblioteca; perturbar geral, os usuários o ambiente, e os danificar funcionários o material da Biblioteca; bibliográfico, colocar em risco ou qualquer as instalações, outro objeto o patrimônio que venha em a IX VIII - Tratar Não entrar com civilidade com animais, os professores, exceto cão-guia, colegas nas acadêmicos dependências e funcionários; da Biblioteca; -- Observar Não comercializar as legislações quaisquer vigentes; XIII Manter os dados cadastrais produtos constantemente nas dependências atualizados; da Biblioteca; XV XIV - Não Não filmar permitir ou a fotografar permanência o interior de crianças das Bibliotecas sem acompanhamento sem autorização do da responsável; de Bibliotecas Coordenação do Sistema

4 4 XVII -- Ler Respeitar os s as demais corporativos, regras canal transmitidas utilizado pelos pela funcionários. Biblioteca para comunicação com os usuários. REGULAMENTO INTERNO ao estudo. Art. 8º Os usuários devem ingressar na Biblioteca apenas com cadernos e materiais necessários livros ser guardados particulares, 1º em Os local bolsas, funcionários apropriado pastas, fiscalizarão sacolas, para este mochilas, o fim. ingresso malas, dos materiais fichários sendo abertos vetados, ou fechados, entre outros, os quais apostilas, devem devolução 2º dos materiais É da competência impedir a dos retirada funcionários dos não da autorizados. Biblioteca vistoriar, na saída do recinto, a data de manutenção incômodo Art. aos 9º da demais A ordem qualquer usuários, e da momento segurança, aos funcionários, o funcionário e será e convidado ao poderá ambiente. solicitar a retirar-se a identificação da Biblioteca do usuário aquele para que fins causar de sem equipamentos, a efetivação Único O do empréstimo, que for surpreendido ou ainda danificando tentando retirar materiais material bibliográficos, do acervo de forma mobiliários irregular, quando do cumprimento ou aquele das que desacatar, normas estabelecidas agredir ou tratar no presente de forma Regulamento, ofensiva os funcionários terá seu caso da Biblioteca levado ou Coordenação da Biblioteca para que sejam apurados os fatos e tomadas as medidas cabíveis. à ficam formalizado condicionadas Art. 10 via As visitas à com prévia monitoradas, 24 comunicação (vinte e quatro) bem à Coordenação como horas as antecedência. aulas do ministradas s, nas dependências com o pedido da Biblioteca, para tal Art. 11 O acervo do Sistema de CAPÍTULO Bibliotecas V - DO Fernando ACERVO periódicos, multimídia, entre monografias outros. de especialização, dissertações, teses, Gay obras da Fonseca de referência, é composto mapas, por material livros, ( 1º A pesquisa que de permite todo pesquisas material do por acervo autor, título, bibliográfico assunto está ou palavra-chave. disponível em catálogo online 2º Em relação ao acervo o usuário deve:

5 danificando, I Zelar pela integridade das obras sob sua responsabilidade visando a sua preservação, não 5 - Não sublinhando extrair cópias ou fazendo desnecessárias anotações nos materiais; REGULAMENTO e as não INTERNO III - Tratar com cuidado e zelo todo o material e permitidas; IV Deixar o material consultado nas mesas ou instalações entregar no da balcão Biblioteca; pessoal de apoio proceda a sua guarda, evitando reposições indevidas nas estantes. de atendimento, para que o Art. 12 São considerados usuários CAPÍTULO do Sistema VI - DOS de USUÁRIOS administrativos, regularmente matriculados egressos, pessoas nos cursos matriculadas de graduação no programa e pós-graduação, Bibliotecas Universidade Fernando corpo Aberta docente, Gay da Terceira funcionários da Fonseca Idade técnico- (UATI) alunos e EM) alunos da Universidade inscritos no Guarulhos. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBICempréstimos Art. 13 domiciliares Os usuários realizados de outras somente instituições por meio têm acesso do sistema para de consulta Empréstimo e pesquisa entre Bibliotecas no local, sendo (EEB). os Art. 14 Os usuários das categorias CAPÍTULO corpo VII - DA discente INSCRIÇÃO admitidos e/ou matriculados, têm inscrição automática no Sistema e de docente, Bibliotecas. egressos e UATI, assim que exigida, Art. conforme 15 - Os segue: demais usuários poderão fazer o cadastro mediante apresentação da documentação II I Funcionários: PIBIC-EM: documento identidade oficial funcional com (crachá). Art. 16 Os docentes ou funcionários foto, que acompanhado venham a se de matricular cópia do em termo cursos de compromisso. pós-graduação, somente um cadastro ou ainda no Sistema alunos de que Bibliotecas. venham a atuar como estagiários na Instituição de graduação devem manter e/ou

6 ou estiver Art. 17 A inscrição terá vigência durante o período que, efetivamente, o usuário frequentar o curso 6 Art. contratado 18 O cancelamento na Instituição, não sendo necessária a renovação periódica. REGULAMENTO da inscrição ocorrerá INTERNO I- Para aluno com trancamento, cancelamento nas seguintes da situações: do curso para outra Instituição; matrícula, desistência ou transferência rescisão Bibliotecas. do contrato II - Para de o trabalho, docente, o funcionário que implica e na estagiário, confirmação o cancelamento de inexistência da inscrição de débitos ocorrerá com o Sistema mediante de a Art Os parâmetros CAPÍTULO de VIII empréstimo - DO EMPRÉSTIMO domiciliar DOMICILIAR estão apresentados especificados por categoria de usuário, conforme segue: por modalidade e corridos; I Aluno da graduação, UATI, funcionário e estagiário - 03 (três) itens pelo prazo de 7 (sete) dias 15 (quinze) II Aluno dias corridos; de pós-graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu) e professor - 5 (cinco) itens pelo prazo de III 1º Egressos, No total de UATI itens e emprestados PIBIC-EM 2 são (dois) considerados itens pelo prazo os volumes de 7 (sete) retirados dias corridos Sistema de em seus campus. conjunto compõem o empréstimo 2º de Biblioteca qualquer modalidade poderá, a qualquer por meio momento, de biometria. solicitar ao usuário o cadastro de suas digitais para como assinatura 3º utilização uma vez do que empréstimo a digital é única por biometria e intransferível. digital do usuário no ato do empréstimo, terá valor utilização da 4º biometria A Biblioteca documento poderá, oficial a qualquer com foto. momento, solicitar no ato do empréstimo mesmo com a Art É vedado o empréstimo de obras idênticas ao mesmo usuário.

7 terceiros. 1º A Biblioteca não se responsabiliza pelo uso indevido de documentos de identificação por 7 2º - Nos casos especiais, REGULAMENTO amparados pelos INTERNO fazer empréstimo, uma procuração autenticada, uma pessoa Decretos-Lei de sua confiança 1.044/69 e para 6.202/95, retirar o materiais usuário pode dos dados constantes em seu nome. na procuração. Esta pessoa Esta deverá exceção apresentar é prevista documento nos seguintes oficial casos: com foto para comprovação por I - Doenças Gravidez: infectocontagiosas; III - Acidentados licença-maternidade; Art Excluem-se politraumatizados. I Documentos institucionais, empréstimo obras domiciliar: - Periódicos; de referência, entre elas, dicionários, enciclopédias; III IV Obras Monografias raras, de clássicas especialização, e as esgotadas, dissertações sem condições e teses; V - Exemplar permanente de obras que compõem bibliografia de reposição; identificados na lombada com uma tarja amarela. básica (reserva de bibliografia), usuário conservação Art. que 22 o do retirou - acervo. O material da Biblioteca, emprestado a quem é intransferível cabe zelar pelo e a cumprimento sua guarda é dos de prazos total responsabilidade de empréstimos do e a finalidade saída Art. de de 23 qualquer possibilitar - À Biblioteca obra, um melhor reserva-se desde atendimento que o assim direito determinem ou alterar preservar prazos, as orientações patrimônio solicitar a devolução da didático-pedagógicas, Biblioteca. do material ou com vetar critério da Universidade. Art. Coordenação 24 - Durante do o Sistema processo de de Bibliotecas, inventário desde do acervo, que autorizado o empréstimo pela domiciliar Mantenedora será e/ou suspenso Reitoria a

8 8 DO EMPRÉSTIMO CAPÍTULO ESPECIAL IX REGULAMENTO INTERNO materiais Regulamento, Art. que 25 não O empréstimo estão disponíveis especial para compreende empréstimo o empréstimo domiciliar, por constantes tempo diferenciado, no Art. 21 e se do aplica presente aos nos atendimento finais Art. de 26 semana - Os materiais e vésperas pertencentes de feriados, à coleção desde de que reserva a retirada bibliografia ocorra durante poderão a ser última emprestados do dia de reabertura que antecede do setor o fechamento ao atendimento, da Biblioteca, sendo permitido com devolução o empréstimo impreterível de 1 (um) durante item por a primeira usuário. hora hora de Bibliotecas. 1º As condições de empréstimo especial serão definidas pela Coordenação do Sistema de multa por 2º hora O de usuário atraso, que conforme não devolver - Cap. o XIII material DAS emprestado SANÇÕES no Art. prazo 36º. determinado será penalizado com divulgado Art. no 27 site - Nos da biblioteca períodos de férias serão realizados empréstimos com prazos especiais de devolução, DO EMPRÉSTIMO CAPÍTULO X Art O empréstimo por prazo indeterminado POR PRAZO ou cessão INDETERMINADO do técnicas acervo da do Universidade Sistema de Guarulhos. Bibliotecas é prerrogativa exclusiva das unidades permanente acadêmicas, de materiais administrativas informacionais e empréstimo 1º ou Os cessão materiais de que informacionais trata esse artigo. em reserva de bibliografia e obras raras não serão objeto de acadêmica. 2º material será emprestado desde que comprovado não afetar o atendimento à comunidade pelo órgão 3º interessado. O empréstimo ou cessão será feito mediante requisição justificada do diretor ou do responsável

9 devem confirmar 4º Anualmente os órgãos beneficiados por empréstimo indeterminado ou cessão permanente 9 5º Todo a e continuidade qualquer material do interesse pelo material que detêm. REGULAMENTO objeto tipo INTERNO apresentação à Biblioteca, sempre que requerido. de empréstimo de que trata este artigo está sujeito à DO EMPRÉSTIMO CAPÍTULO ENTRE XI Art Empréstimo entre Bibliotecas (EEB) é o que BIBLIOTECAS se realiza mediante (EEB) de à outras instituições afins e que possibilita a solicitação de um documento não existente convênios com nosso Fernando biblioteca, Gay da Fonseca bem como a usuários o empréstimo vinculados de material a outras bibliográfico instituições. pertencente ao s acervo a outras 1º bibliotecas, Para o Sistema estipula-se de Bibliotecas que: da UnG solicitar documentos que não fazem parte de seu acervo estejam I com - O serviço o vínculo pode ativo ser com solicitado a Universidade; por alunos, professores, funcionários e pesquisadores da UnG que a) II - Para Apresentar solicitação documento deste serviço oficial o de usuário identificação deve: b) Não possuir pendência(s) com o Sistema Bibliotecas. com foto; formulário pelo registro III de - Mediante no empréstimo Conselho esses Regional devidamente requisitos Biblioteconomia; o preenchido, usuário deve carimbado solicitar, e no assinado balcão por de atendimento um Bibliotecário, da Biblioteca, identificado o Bibliotecas, que deverá IV - devolvê-la uma Serão para entregues ser à Biblioteca entregue ao quando à usuário Biblioteca da solicitante devolução cedente e definitiva duas a outra vias para do do material controle formulário à do Biblioteca usuário de Empréstimo-Entre- cedente; vinculado à UnG, disponibilidade do material V na É Biblioteca de títulos, responsabilidade solicitada quantidades e sua autorizadas devolução usuário para no solicitante prazo EEB estipulado e verificar prazos de pela junto devolução, mesma; à Biblioteca bem como conveniada a retirada a

10 material 10 Biblioteca VI no conveniada; - prazo usuário estipulado, deve obedecer evitando rigorosamente a suspensão o do regulamento serviço, temporária da Biblioteca ou definitivamente, cedente e devolver junto à o REGULAMENTO INTERNO 30 dias para 1º O empréstimos atraso na devolução no Sistema de de itens Bibliotecas emprestados Fernando por Gay EEB da implicará Fonseca. na suspensão do usuário por Bibliotecas, VII - estipula-se Para a UnG que: ceder documentos que fazem parte do acervo do s a outras a outras a) Instituições - serviço afins; pode ser solicitado por alunos, professores, funcionários e pesquisadores vinculados alunos usuários da b) externos; UnG O Empréstimo-Entre-Bibliotecas como bibliografia básica, bem é como restrito as aos obras livros; com as exemplar obras indicadas único, não pelos serão professores emprestadas aos a neste dias corridos, caso, c) Cada poderá podendo Instituição ser o solicitada prazo terá ser direito via prorrogado , ao empréstimo no uma prazo única de de vez, 24 1 (uma) (vinte desde obra e que quatro) por não usuário, horas exista antes reserva. pelo prazo da A data renovação, de prevista 7 (sete) para devolução; unidade Instituição VIII de Biblioteca Para solicitante, retirar onde o endereço item a obra solicitado está e telefone alocada, o usuário para munido externo contato; do formulário deverá o formulário se para dirigir deverá empréstimo ao balcão estar preenchido de com atendimento, a identificação com na informações bibliotecário responsável, de título, autor com e a identificação número chamada legível do da registro obra do solicitada, profissional assinado no Conselho e carimbado Regional pelo de as Biblioteconomia; rasurados; IX Não serão aceitos, em hipótese alguma, formulários em branco, com dados incompletos ou danificados. Fonseca X indicará A Caso Instituição outro a obra título solicitante esteja para esgotada, substituição; será responsável um bibliotecário pela reposição do Sistema de itens de não Bibliotecas devolvidos, Fernando extraviados Gay da ou conveniada XI junto O atraso ao serviço na devolução Empréstimo-Entre-Bibliotecas, de itens retirados por obedecendo EEB implicará aos na seguintes suspensão critérios: da Instituição a) até uma semana de atraso: suspensão de 15 (quinze) dias

11 b) após definitiva uma do semana convênio. de atraso: suspensão de 30 (trinta) dias ou, dependendo do caso, suspensão 11 Sistema Biblioteca REGULAMENTO INTERNO DA DEVOLUÇÃO CAPÍTULO E RENOVAÇÃO XII I Art. 30 entrega - A devolução dos materiais de materiais no balcão se efetiva de empréstimo; mediante: II Art. A 31 respectiva - A devolução baixa do poderá material ser no feita sistema pelo automatizado. apresentação de documento de identificação, na Biblioteca usuário de qualquer cadastrado, campus. por terceiros, ainda que sem a processo, 1º o usuário Não é será permitido o responsável deixar o pelo material material sobre emprestado. o balcão de atendimento, pois até a conclusão do dependências devolvidos. 2º da Biblioteca UnG e/ou não com se responsabiliza pessoas não por autorizadas materiais emprestados a receber os e materiais deixados que pelo estão usuário sendo nas preferencialmente 3º A devolução na unidade poderá onde ser emprestou. feita na Biblioteca de qualquer campus, mas sugere-se que ocorra de automáticas sistema 4º anti-spam para Com o endereço a estão finalidade sujeitos eletrônico de a alertar não cadastrado receber sobre a pelo o referida prazo usuário, mensagem. de devolução, advertindo-se serão que os expedidas s que mensagens dispõem no prazo previsto. 5º O não recebimento da mensagem eletrônica não serve como justificativa para a não devolução balcão da data da Art. do biblioteca 32 vencimento, - A renovação catálogo de empréstimo on line deve em: ser realizada via web, até Não 24 (vinte é permitido e quatro) renovação horas antes no 1º Não é permitida a renovação de obras reservadas.

12 Empréstimo 2º Não será realizada a renovação por telefone, exceto para o corpo docente e quando do 12 3º entre Na renovação Bibliotecas. on REGULAMENTO line, impedimentos INTERNO material e/ou não isentam o usuário do pagamento da tecnológicos multa gerada. não justificam o atraso na entrega do eletrônico sujeitos a não 4º cadastrado Confirmada receber pelo a referida a usuário, renovação mensagem. advertindo-se on line, será que os expedida s mensagem que dispõem automática de sistema para anti-spam o endereço estão deverão Art. ser respaldadas, 33 - Quaisquer necessariamente, reclamações decorrentes pelo comprovante de problemas impresso. relativos aos serviços automatizados temporariamente, de telecomunicações. Art. 34 em Os caso serviços de problemas on line de ordem oferecidos técnica pela interna Biblioteca ou externa, poderão nas áreas deixar rede elétrica funcionar ou DAS CAPÍTULO SANÇÕES XIII usuários Art. no 35 cumprimento - Com o objetivo dos compromissos de tornar igualitário firmados o direito com a de Biblioteca, acesso às aplicar-se-ão fontes de informação as seguintes e educar sanções: os pagamento feriados, 1º de Empréstimo multa no valor domiciliar de R$ - a 4,00 não (quatro devolução reais) da(s) por obra(s), dia atraso dentro (incluindo prazo estipulado, sábados, domingos implica em emprestada. plena concordância com o calendário escolar determinado pela Instituição) e por obra e I 2º - Devolução Empréstimo com especial: emprestado, por dia de atraso, incluindo de até 01 sábados, (uma) hora: domingos valor da e multa feriados. vigente, considerando-se cada item item emprestado, II - Devolução por após dia de 01 atraso, (uma) hora: incluindo 3 (três) sábados, vezes domingos o valor da e multa feriados. vigente, considerando-se cada considerando-se III - Devolução cada com item atraso emprestado, por dia: por 5 dia (cinco) de atraso, vezes incluindo o valor da sábados, multa vigente domingos por e dia feriados. de atraso,

13 determinado 13 usuário o comprovante 3º Para quitação data de pagamento vencimento da multa, a do estabelecida. Biblioteca débito para emitirá A baixa Biblioteca um do documento mesmo. poderá, a a ser qualquer pago no momento, Banco previamente solicitar ao REGULAMENTO INTERNO 4º 5º O Nenhuma débito não categoria quitado de será usuário lançado está na isenta ficha financeira do pagamento do aluno. materiais emprestados. de multa por atraso na devolução de pagos em 6º livros As cuja multas referência acima de será R$ indicada 50,00 (cincoenta pela Biblioteca. reais) terão 50% de desconto sendo os outros 50% comunicação 7º Em à Biblioteca caso de perda, onde extravio, efetuou roubo o empréstimo ou dano físico para constatado interrupção no de material, contabilização deve haver de multa a imediata ou e a necessária reposição, observando os seguintes critérios: mesma obra (autor, título, data e edição diária, Bibliotecas, superior); obra similar (em caso obra esgotada); obra definida conforme a política do Sistema igual usuário responsável no prazo pelo máximo empréstimo. de 10 (dez) dias. As despesas pela reposição do material ficam a cargo do de a devolução 8º Na seja hipótese feita no primeiro de fechamento dia útil imprevisto de sua abertura. da Biblioteca não haverá cobrança de multa, desde que 9º 10º Não Caso é responsabilidade o usuário não devolva da Biblioteca a obra a na comunicação data prevista de e atrasos não respeite de devoluções o disposto aos no usuários. Artigo, não devolvida após 30 mais dias 30% de atraso, referente a Biblioteca a custas administrativas, poderá cobrar, via ficando boleto este bancário, débito na o valor ficha financeira de mercado do 7º da aluno. deste obra outros, serviços quando Art. prestados 36 - expirado Ficam pela suspensos Biblioteca, o prazo para tais automaticamente cumprimento como Empréstimo da pelo obrigação Sistema entre Bibliotecas, prevista de Bibliotecas no Comutação parágrafo novos 7º Bibliográfica, empréstimos do Art. 37, entre até e os pagamento da multa e a devolução, reposição ou pagamento do material não devolvido. o Coordenação 1º do Os Sistema casos omissos, de Bibliotecas. suscetíveis de suspensão de empréstimo, serão solucionados pela Art. 2º 37 O usuário, - Terá direito mesmo a suspenso tratamento dos especial serviços, o usuário terá acesso que apresentar ao acervo para atestado consulta médico local. familiar a data de (pai, devolução. mãe, filho, cônjuge), desde que o período de afastamento e/ou ocorrência seja coincidente ou óbito com

14 14 DA UTILIZAÇÃO CAPÍTULO DOS COMPUTADORES XIV REGULAMENTO INTERNO egressos Art. da 38 Universidade - O setor on Guarulhos line é uma mediante extensão apresentação da Biblioteca, de facultado documento a todos oficial os com usuários foto. vinculados ou 1º 2º É O proibida usuário a deverá permanência respeitar de acompanhantes a fila de espera no e local. espera. aguardar a chamada de sua vez na sala de usuário deve Art. 39 priorizar - O uso o tempo dos equipamentos na máquina para é exclusivamente esse fim. para pesquisas e trabalhos acadêmicos; o podendo equipamento Art. ser 40 por prorrogado outro A Biblioteca usuário. por mais poderá 30 limitar (trinta) o minutos, acesso ao exceto setor quando on line houver pelo período espera de para 1 (uma) o uso hora, do responsabilizam em discos Art. próprios. 41 pela Ao utilizar O integridade Sistema os computadores dos de Bibliotecas arquivos o deixados usuário e o Setor deverá nos diretórios gravar Tecnologia os de resultados uso da geral. Informação de busca da e/ou UnG trabalhos não se blogs, finalidade Art. páginas de 42 trabalho - É de vedado jogos acadêmico, o on acesso line bem às ou como salas off line, a de sites bate-papo, transferências pornográficos comunicadores de ou programas inadequados. instantâneos (downloads), como icq, s orkut, sem bases universitária, de Art. dados 43 sendo e - Internet. Os terminantemente equipamentos proibida, disponíveis ao na público Biblioteca externo, são a utilização uso exclusivo do serviço da de comunidade acesso às Art. Único 44 - A Não Biblioteca infringir não os direitos oferece autorais serviço de relativos impressão, aos conteúdos o qual poderá, das bases a critério de dados. por empresas terceirizadas (copiadoras) disponíveis na UnG. do usuário, ser feito da dias. Biblioteca; Art. 45 em - O caso usuário de reincidência, que infringir qualquer poderá acarretar um dos artigos na suspensão acima poderá do uso ser do advertido serviço pelo pelo prazo funcionário de 30

15 15 DA UTILIZAÇÃO CAPÍTULO DAS SALAS XV DE ESTUDOS REGULAMENTO INTERNO Art. I - 46 utilização - Para a será utilização por até de 2 sala (duas) de horas estudo diárias, em grupo mediante impõe-se agendamento; a observância das seguintes regras: outro grupo II A poderá tolerância agendar de atraso e utilizar permitido a sala; para ocupação será de ½ (meia) hora; decorrido este período, III IV -- Cada Para grupo atender (ou à seus demanda integrantes) de espaço, terá direito será autorizada a um (01) agendamento a utilização como diário; aulas do Sistema curriculares de Bibliotecas, (turma acompanhada o pedido pelo para docente), tal feito com condicionada 24 (vinte e à quatro) prévia horas comunicação de antecedência. ponto à de Coordenação apoio para V Único - Estando - Na a utilização sala sem agendamento, de sala de estudo o uso em é livre grupo para será estudos passível individuais de punição ou em e ressarcimento grupo. danos causados a prática das seguintes ações: dos I -- Danificar Retirar ou móveis acrescentar e/ou deixar cadeiras lixo; III A não observância às regras de previamente utilização da existentes; Biblioteca dispostas no Art. 8º. DA UTILIZAÇÃO CAPÍTULO DO GUARDA XVI Art Os usuários terão direito ao uso RDA-VOLUMES guarda-volumes, permanência nas dependências da Biblioteca, sendo liberado para cada usuário exclusivamente, apenas um guarda-volume. durante sua armazenados pelo funcionário, 1º no Os armário o pertences cartão guarda-volumes do do guarda-volume tipo: bolsas, antes que do malas, usuário ficará mochilas, entrar em poder no pastas, acervo do usuário da sacolas, Biblioteca, e será livros, sendo de deverão sua entregue, inteira ser responsabilidade.

16 ficará em 2º Para utilização dos armários é necessário solicitar uma chave no balcão de atendimento, que 16 Art. poder 48 - do A Biblioteca usuário e será não de sua inteira responsabilidade. REGULAMENTO se responsabiliza pelos INTERNO armários guarda-volumes, bem como no interior da Biblioteca. materiais ou qualquer objeto de valor deixado nos guarda-volumes, imposição Art. de 49 multa deixando No diária, caso em do material usuário razão e do se não depósito. ausentar procedendo da Biblioteca, a devida reter desocupação ou extraviar do armário, a chave ficará ou o cartão sujeito do à por atraso Único na devolução A multa de diária materiais a que (Art. se 37), refere ressalvada este artigo que, será neste computada caso, é defesa nos mesmos a negociação. moldes da multa DOS SERVIÇOS CAPÍTULO OFERECIDOS XVII Art A Biblioteca oferece aos seus usuários internos anteriormente: outros serviços além dos elencados dissertações Extensão I da Revisão UnG; de mestrados e correção e teses de de referências doutorado bibliográficas defendidas no e elaboração Centro de Pós-Graduação, de ficha catalográfica Pesquisa para e apresentações, busca II Capacitação em sala de de aula usuários ou in mediante loco, sobre agendamento a utilização solicitado dos serviços por docentes: Biblioteca a e Biblioteca de recursos realiza treinamento disponíveis para melhor em bases utilização de dados dos recursos bibliográficas; bibliográficos; também são oferecidas visitas monitoradas, com de página elaboração III eletrônica - Apoio à da elaboração Biblioteca, de do trabalhos Manual acadêmicos de Normalização com a disponibilização, (Diretrizes de normalização mediante a inserção técnica acesso pelo endereço trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, utilizando os padrões ABNT e Vancouver); na exclusivamente IV - A aos elaboração docentes, de para pesquisas subsidiar e as de atividades levantamentos de ensino. bibliográficos são serviços oferecidos

17 17 DO SERVIÇO DE CAPÍTULO COMUTAÇÃO XVIII BIBLIOGRÁFICA REGULAMENTO INTERNO (artigos técnico-científica Art. de revistas, 51 - mediante A Comutação dissertações, a obtenção Bibliográfica teses, de anais cópias é o de serviço de congressos, documentos, que permite entre em o outros), todas acesso as estrangeiros sistemático áreas do conhecimento à e informação localizados nas bibliotecas participantes da rede. nacionais, Fonseca Art. está 52 conveniada - Para a à prestação BIREME deste e ao IBICT, serviço na o categoria Sistema de de Bibliotecas Solicitante. Biblioteca Fernando Gay da SCAD ciência - da I Serviços - BIREME saúde Cooperativos de - qualquer Sistema Latino-Americano de biblioteca Acesso pela do Documento, Internet, e do Caribe recebendo os usuários de Informação o documento têm acesso em Ciências via a documentos correio, da Saúde: fax, da área com da ou o software. Comutação de monografias II - IBICT Bibliográfica, existentes - Instituto são em Brasileiro fornecidas bibliotecas de cópias Informação e centros de artigos de em documentação Ciência de periódicos, e Tecnologia: em partes todo o pelo de território dissertações, COMUT nacional. Programa de teses de e responsáveis que esse Art. serviço 53 pelo - não A serviço. obtenção tem fins Os lucrativos. valores de cópias estabelecidos está sujeita cobrem ao pagamento apenas as de despesas taxas cobradas operacionais, pelos uma órgãos vez Art. I O 54 usuário - Para deverá a utilização ter a do referência serviço bibliográfica impõe-se a observância e fonte (base dos de seguintes dados consultada) procedimentos: a) artigos de periódicos: autor, título do artigo, título do periódico, volume, número do do fascículo, documento: e páginas do artigo; ano b) c) anais, tese e proceedings, dissertação: autor, conferência: título, ano título e nome da conferência, da Universidade promotor onde do foi evento, defendida; evento, publicador, local de publicação, ano, volume, parte, páginas, autor e título artigo; data de realização do d) e) relatórios: publicações número oficiais: do país relatório, ou estado, autor, órgão, título, autor local de e título, publicação, local de publicador publicação, e ano; publicador e ano;

18 Guarulhos II O usuário deverá solicitar esse serviço junto ao Setor de Desenvolvimento de Coleções (campus 18 III Centro) É obrigatória e no balcão a apresentação de atendimento, nas demais unidades; REGULAMENTO de documento INTERNO do vínculo do usuário com a Universidade, e assinatura do Termo identificação Compromisso; oficial com foto, para comprovação V IV O Não prazo há limites médio para atendimento a solicitação das de artigos; - A forma de recebimento e envio do material solicitações solicitado é de poderá 15 (quinze) ser impresso dias úteis; - O usuário solicitante será avisado pela Biblioteca quando da chegada do material; ou eletrônico; material VIII requerido, Perderá ou o não direito efetuar a novos os pagamentos pedidos de devidos. Comutação Bibliográfica o usuário que deixar de retirar o CAPÍTULO XIX Art. 55 Objetos, documentos DAS e materiais DISPOSIÇÕES pessoais, FINAIS deixados IS encaminhados ao Setor de Achados e Perdidos da Universidade. no recinto da Biblioteca, serão Acadêmica local, devendo Art. 56 o - Os profissional usuários Bibliotecário que infringirem responsável as regras comunicar previstas por o fato este para Regulamento a Instância serão Administrativa retirados do correspondentes. Superior, sujeitando-se os infratores às normas disciplinares regimentais e estatutárias e multas e Art. Único Alegar Os casos desconhecer omissos o Regulamento e as decisões não isenta administrativas o usuário das relativas penalidades ao que nele consta constantes. em Regulamento, grau de recurso, serão à solucionados Reitoria. pela Coordenação do Sistema de, neste CONSUN, Guarulhos Art. revogadas - 58 Biblioteca - O presente as ( disposições Regulamento em contrário, entra em e será vigor publicado após aprovação na página para do eletrônica Conselho que os da usuários Universitário Universidade tomem - conhecimento de seu teor.

REGULAMENTO INSTITUCIONAL

REGULAMENTO INSTITUCIONAL UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DA BIBLIOTECA KOSHITY NARAHASHI São Paulo 2010 SEÇÃO I DA COMPETENCIA Artigo 1º - À Biblioteca compete planejar, coordenar,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA UAB DE ÁGUAS LINDAS. Capítulo I Da Finalidade

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA UAB DE ÁGUAS LINDAS. Capítulo I Da Finalidade REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA UAB DE ÁGUAS LINDAS Capítulo I Da Finalidade Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normalizar o serviço de circulação de obras da Biblioteca UAB de Águas Lindas,

Leia mais

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO São Paulo 2014 CONSULTA E EMPRÉSTIMO DO MATERIAL BIBLIOGRÁFICO DAS FINALIDADES Art. 1º -

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO 1 Art.1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE O Sistema de Bibliotecas da Anhembi Morumbi - SISBAM, órgão vinculado à Pró-reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Planejamento e Suporte Acadêmico,

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIPAMPA SISBI REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIPAMPA

SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIPAMPA SISBI REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIPAMPA SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIPAMPA SISBI REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNIPAMPA Art. 1º Este regulamento fixa normas e procedimentos para o serviço circulação das coleções pertencentes às bibliotecas

Leia mais

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível Biblioteca Mercedes Silva Pinto Manual da Biblioteca Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível REGULAMENTO COMPLETO DA BIBLIOTECA I. Regulamento do Uso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CAPIXABA DA SERRA

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CAPIXABA DA SERRA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CAPIXABA DA SERRA SERRA SUMÁRIO REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CAPIXABA DA SERRA... 2 DOS OBJETIVOS:... Erro! Indicador não definido. DO HORÁRIO

Leia mais

FACULDADE PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Faculdade PIAGET SERVIÇO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO SDI REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DO ACESSO E DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

MANUAL INTERNO DA BIBLIOTECA

MANUAL INTERNO DA BIBLIOTECA As Bibliotecas da Universidade Braz Cubas são destinadas ao Corpo Docente, Discente e aos funcionários administrativos. As Bibliotecas utilizam o sistema Informatizado Pergamum, onde o aluno tem a comodidade

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema Integrado de Bibliotecas da Sociedade de Educação Tiradentes - SIB, tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa

Leia mais

BIBLIOTECA REGULAMENTO

BIBLIOTECA REGULAMENTO BIBLIOTECA REGULAMENTO Agosto, 2010 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS... 3 DAS FINALIDADES... 4 DA CONSULTA AO ACERVO... 4 DO EMPRÉSTIMO... 5 DOS TIPOS DE EMPRÉSTIMO... 5 DA RENOVAÇÃO... 6 DA RESERVA DE LIVROS...

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA GEORGE ALEXANDER. Capítulo I Disposições Preliminares

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA GEORGE ALEXANDER. Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA GEORGE ALEXANDER Capítulo I Disposições Preliminares Art. 1º Este regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca George Alexander

Leia mais

RESOLUÇÃO N 002/2007 - DG. Regulamenta Procedimentos para o Funcionamento da Biblioteca da FCV.

RESOLUÇÃO N 002/2007 - DG. Regulamenta Procedimentos para o Funcionamento da Biblioteca da FCV. RESOLUÇÃO N 002/2007 - DG Regulamenta Procedimentos para o Funcionamento da Biblioteca da FCV. O Conselho Superior - CONSU, aprovou em 30 de março de 2007, e eu, Prof. José Carlos Barbieri, Diretor da

Leia mais

Resolução Congregação 01/2007

Resolução Congregação 01/2007 Resolução Congregação 01/2007 Dispõe sobre os procedimentos da Biblioteca da FEAD. O Presidente da Congregação, no uso de suas atribuições regimentais, e considerando: a) a necessidade de adequar normas

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1. Funcionamento 1.1 A Biblioteca funciona de acordo com o calendário institucional. 1.2 Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 22h20. A partir das 22h,

Leia mais

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA CAICÓ-RN 1. DO OBJETIVO Art.1º - As NORMAS DE ATENDIMENTO regulam horário, consultas, empréstimo, renovação e cópias, compreendendo

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Art. 1º - A Biblioteca poderá ser utilizada por professores, alunos e funcionários da UNIESP.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Art. 1º - A Biblioteca poderá ser utilizada por professores, alunos e funcionários da UNIESP. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA A Direção da UNIESP estabelece normas disciplinando o funcionamento da Biblioteca, no ano de 2013/1. CAPÍTULO I DO USO DA BIBLIOTECA Art. 1º - A Biblioteca poderá ser utilizada

Leia mais

REGULAMENTO I. FINALIDADE

REGULAMENTO I. FINALIDADE REGULAMENTO I. FINALIDADE Art. 1º As Bibliotecas do Centro Universitário Assunção UNIFAI, dispõe de 2 unidades distribuídas no Ipiranga e na Vila Mariana. Para melhor atender a todos que delas usufruem,

Leia mais

REGULAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE CRICIÚMA - ESUCRI

REGULAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE CRICIÚMA - ESUCRI REGULAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE CRICIÚMA - ESUCRI Capítulo I DO REGULAMENTO Art. 1º - Institui o regulamento da Biblioteca, com o objetivo de definir normas para prestação

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA ALCIDES VIEIRA CARNEIRO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais

REGULAMENTO BIBLIOTECA ALCIDES VIEIRA CARNEIRO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais REGULAMENTO BIBLIOTECA ALCIDES VIEIRA CARNEIRO FACULDADE CNEC ILHA DO GOVERNADOR Dispõe sobre o Funcionamento da Biblioteca da Faculdade CNEC Ilha do Governador. CAPÍTULO I Das Disposições Gerais Art.

Leia mais

Regulamento Interno das Bibliotecas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim

Regulamento Interno das Bibliotecas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim Regulamento Interno das Bibliotecas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim Capítulo I DA ESTRUTURA E DA FINALIDADE Art. 1º Este regulamento disciplina o funcionamento

Leia mais

CESMAR- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARILIA CNPJ: 07.064.432/0001-05 FACULDADE DE SÃO CARLOS

CESMAR- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARILIA CNPJ: 07.064.432/0001-05 FACULDADE DE SÃO CARLOS CESMAR- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARILIA CNPJ: 07.064.432/0001-05 FACULDADE DE SÃO CARLOS REGULAMENTO BIBLIOTECA SÃO CARLOS/SP - 2013 FACULDADE DE SÃO CARLOS Mantida pela CESMAR Centro de Ensino Superior

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Dr. Wladimir de Rezende Pinto

FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Dr. Wladimir de Rezende Pinto FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Dr. Wladimir de Rezende Pinto Missão: Promover o desenvolvimento humano e social através da difusão de conhecimento, da formação ética, da competência

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAMILLO PEREIRA CARNEIRO BURLE CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAMILLO PEREIRA CARNEIRO BURLE CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS SUMÁRIO CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS CAPÍTULO II DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO CAPÍTULO III DOS USUÁRIOS CAPÍTULO IV DO EMPRÉSTIMO CAPÍTULO V DAS PENALIDADES CAPÍTULO VI DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Rodovia Washigton Luis km 173,3, s/n, Chácara Lusa Centro CEP: 13501600 - Rio Claro SP Inscr. Estadual: Isento CNPJ nº 05.143.

Rodovia Washigton Luis km 173,3, s/n, Chácara Lusa Centro CEP: 13501600 - Rio Claro SP Inscr. Estadual: Isento CNPJ nº 05.143. SUMÁRIO CAPÍTULO I: CONSTITUIÇÃO, FINALIDADES E COMPETÊNCIAS... 2 CAPÍTULO II: DO CADASTRO DE USUÁRIOS... 3 CAPÍTULO III: DA CONSULTA AO ACERVO... 4 CAPÍTULO IV: DOS EMPRÉSTIMOS... 5 CAPÍTULO V: DO ATRASO

Leia mais

BIBLIOTECA FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL: NORMAS DE UTILIZAÇÃO

BIBLIOTECA FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL: NORMAS DE UTILIZAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL: NORMAS DE UTILIZAÇÃO CAXIAS DO SUL, 2015 SUMÁRIO 1 NORMAS DE UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA... 3 1.1 Horários... 3 1.2 Contatos... 3 1.3 Catálogo online... 3 1.4

Leia mais

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB

REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB REGULAMENTO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCB 1. INTRODUÇÃO O Sistema de Bibliotecas da UCB possui um acervo com mais de 200.000 volumes possibilitando o acesso dos usuários aos livros, sistemas de consulta,

Leia mais

FUNDAÇÃO BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS BIBLIOTECA PROF. LUIZ AUGUSTO NUNES TEIXEIRA

FUNDAÇÃO BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS BIBLIOTECA PROF. LUIZ AUGUSTO NUNES TEIXEIRA FUNDAÇÃO BENEDITO PEREIRA NUNES FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS BIBLIOTECA PROF. LUIZ AUGUSTO NUNES TEIXEIRA REGIMENTO INTERNO DISCIPLINAR DA BIBLIOTECA PROF. LUIZ AUGUSTO NUNES TEIXEIRA DA FACULDADE DE

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR JOSÉ LOUREIRO FERNANDES SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CURITIBA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR JOSÉ LOUREIRO FERNANDES SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CURITIBA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR JOSÉ LOUREIRO FERNANDES SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CURITIBA ALS.ADM15.FOR.03.03 Página 1 de 6 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. JOSÉ LOUREIRO FERNANDES, DA IRMANDADE

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca SANTA CRUZ DO RIO PARDO SP 2015 I. Do regulamento e sua aplicação Art. 01. O presente Regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados pela

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS FESB REGULAMENTO DA BIBLIOTECA WALDEMAR FERREIRA I DA FINALIDADE II DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO III DAS CONSULTAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS FESB REGULAMENTO DA BIBLIOTECA WALDEMAR FERREIRA I DA FINALIDADE II DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO III DAS CONSULTAS FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS FESB REGULAMENTO DA BIBLIOTECA WALDEMAR FERREIRA I DA FINALIDADE Art 1º - O regulamento da Biblioteca Waldemar Ferreira tem como finalidade disciplinar, normalizar os serviços

Leia mais

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca.

Regulamento da Biblioteca. Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo Regulamento da Biblioteca Este Regulamento define normas para a prestação e utilização dos serviços da Biblioteca. Usuários da Biblioteca Alunos

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca Clarice Lispector tem como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores e servidores do Instituto

Leia mais

Regulamento Interno da Biblioteca da Estácio FAL CAPÍTULO I DO OBJETIVO

Regulamento Interno da Biblioteca da Estácio FAL CAPÍTULO I DO OBJETIVO Regulamento Interno da Biblioteca da Estácio FAL CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º - Este regulamento tem como objetivo definir normas para prestação e utilização dos serviços da Biblioteca da FAL - Faculdade

Leia mais

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. PÍNDARO MACHADO SOBRINHO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. PÍNDARO MACHADO SOBRINHO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. PÍNDARO MACHADO SOBRINHO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. Este regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca Prof.

Leia mais

POLÍTICA DE USO DA BIBLIOTECA MATILDE CARVALHO

POLÍTICA DE USO DA BIBLIOTECA MATILDE CARVALHO POLÍTICA DE USO DA BIBLIOTECA MATILDE CARVALHO 1 DISPOSIÇÕES GERAIS A Biblioteca Matilde Carvalho - BMC tem por finalidade facilitar e estimular o estudo e a pesquisa bibliográfica científico-cultural

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 80, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 80, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 80, DE 05 DE NOVEMBRO DE 2013. A DIRETORA EM EXERCÍCIO DO CÂMPUS DE PARANAÍBA da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve:

Leia mais

Norma Guarda volumes SIB UNP

Norma Guarda volumes SIB UNP Norma Guarda volumes SIB UNP Em 2010.2, o Sistema Integrado de Biblioteca SIB passou por reformulação na sua forma de acesso ao espaço físico visando agilizar a guarda de volumes. Abaixo segue critérios

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH Belo Horizonte 2014 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACISABH 1 Da Finalidade da Biblioteca A Biblioteca FacisaBH tem como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento estabelece normas de uso e funcionamento da biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FAM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FAM Capítulo I NATUREZA E FINALIDADE Art.1º As Bibliotecas da Faculdade das Américas, Campus Augusta e Campus Paulista, são de Acesso livre, tem por finalidade oferecer suporte aos programas de ensino, pesquisa

Leia mais

NORMAS DE ATENDIMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS

NORMAS DE ATENDIMENTO DA REDE DE BIBLIOTECAS 1. OBJETIVO As presentes NORMAS DE ATENDIMENTO regulam os procedimentos para utilização do espaço físico e acervo das Bibliotecas da Estácio. 2. DEFINIÇÕES Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas utilizado

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO... 3 3 - DAS INSCRIÇÕES... 3 4 - DO ACERVO... 3 5 - DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES... 4 6 - DA

Leia mais

BIBLIOTECA MÈRE BLANCHOT REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA. Capítulo I - DISPOSIÇÕES GERAIS

BIBLIOTECA MÈRE BLANCHOT REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA. Capítulo I - DISPOSIÇÕES GERAIS BIBLIOTECA MÈRE BLANCHOT REGULAMENTO PARA UTILIZAÇÃO DA BIBLIOTECA Capítulo I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Dos Clientes A Biblioteca Mère Blanchot presta serviços à comunidade acadêmica da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da Univás estão a serviço da comunidade, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

Regulamento da Biblioteca João Maria Stevanatto

Regulamento da Biblioteca João Maria Stevanatto Regulamento da Biblioteca João Maria Stevanatto Biblioteca Etec João Maria Stevanatto Regulamento Art.-1º USUÁRIOS BENEFICIADOS I - A biblioteca atende a todos os alunos matriculados, professores e funcionários.

Leia mais

SCIELO, BIREME, PERIODICOS CAPES, PUBMED, MEDLINE, DOAJ,

SCIELO, BIREME, PERIODICOS CAPES, PUBMED, MEDLINE, DOAJ, Apresentação: BIBLIOTECA DAS FIO A Biblioteca/FIO é um setor das Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) que possui no seu acervo obras de várias áreas do conhecimento, com a finalidade de dar suporte

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I Dos usuários e das inscrições

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. CAPÍTULO I Dos usuários e das inscrições 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CIDADE LUZ FACILUZ TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Este regulamento disciplina as normas que regem o funcionamento da biblioteca e as relações funcionais

Leia mais

BIBLIOTECA FESPSP REGULAMENTO. São Paulo

BIBLIOTECA FESPSP REGULAMENTO. São Paulo BIBLIOTECA FESPSP REGULAMENTO São Paulo 2015 REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA FESPSP I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO 3 II USUÁRIOS 3 III DO ACERVO 4 IV DO PRAZO DE EMPRÉSTIMO E QUANTIDADES DE VOLUMES 5

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UNIPAR

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UNIPAR REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UNIPAR 1 INTRODUÇÃO 1.1 Este regulamento estabelece condições de acesso e utilização de cada Biblioteca da UNIPAR, seja a Biblioteca Central, localizada no Campus Sede, sejam

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS Este regulamento visa estabelecer padrões e normas referentes ao funcionamento do Sistema de Bibliotecas do Centro Universitário Lusíada

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA A Biblioteca da ESIC - Business & Marketing School tem por objetivo principal reunir informações necessárias ao aprimoramento profissional, educacional e pessoal, preparando-as

Leia mais

REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO

REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO REGIMENTO INTERNO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO 2015 REGIMENTO REDE DE BIBLIOTECAS FACULDADE PADRÃO Título I Das Disposições Preliminares Capítulo I Das Disposições Gerais Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

Normas de Funcionamento da Biblioteca. Horário de atendimento: segunda a sexta: 07:30h às 22:30h / sábado: de 8:00h às 12:00h das 14:00h às 18:00h

Normas de Funcionamento da Biblioteca. Horário de atendimento: segunda a sexta: 07:30h às 22:30h / sábado: de 8:00h às 12:00h das 14:00h às 18:00h Normas de Funcionamento da Biblioteca Horário de atendimento: segunda a sexta: 07:30h às 22:30h / sábado: de 8:00h às 12:00h das 14:00h às 18:00h Inscrição de Usuários: Para inscrever-se na Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA FAIT

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA FAIT REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E AGRÁRIAS DE ITAPEVA FAIT 0 SUMÁRIO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 02 TÍTULO II DOS USUÁRIOS... 02 TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO... 02

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Autarquia Municipal ANEXO ÚNICO

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Autarquia Municipal ANEXO ÚNICO ANEXO ÚNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO AUTARQUIA MUNICIPAL 1. ACERVO DA BIBLIOTECA 1.1 A Biblioteca da Faculdade de Direito São Bernardo do Campo é dotada

Leia mais

Sistema Integrado de Bibliotecas. Sistema Integrado de Bibliotecas

Sistema Integrado de Bibliotecas. Sistema Integrado de Bibliotecas Sistema Integrado de Bibliotecas Sistema Integrado de Bibliotecas Responsável: Cassiana Souza Coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas FAEL CRB - 9/1501 Projeto Gráfico e Capa: Bruna Maria Cantador

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP SUMÁRIO DESCRIÇÃO PÁGINA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 02 TÍTULO II DOS USUÁRIOS 02 TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA DAMA E FACULDADE DAMA Regulamento Biblioteca DAMA

ESCOLA TÉCNICA DAMA E FACULDADE DAMA Regulamento Biblioteca DAMA ESCOLA TÉCNICA DAMA E FACULDADE DAMA Regulamento Biblioteca DAMA 1 INFORMAÇÕES GERAIS A Biblioteca DAMA é um órgão suplementar da Escola Técnica DAMA e Faculdade DAMA, com regulamento próprio, conforme

Leia mais

Regulamento das Bibliotecas

Regulamento das Bibliotecas Regulamento das Bibliotecas Agosto 2009 1 SUMÁRIO 1. Do objetivo... 3 2. Dos usuários... 3 3. Da movimentação do acervo... 3 4. Das modalidades de empréstimo... 3 5. Do serviço de empréstimo... 3 6. Dos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS

REGIMENTO INTERNO BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS REGIMENTO INTERNO BIBLIOTECA MACHADO DE ASSIS Aprova o Regimento da Biblioteca do Colégio Cenecista Dr. Julio Cesar Ribeiro Neves e dá outras providências. A Diretora do Colégio Cenecista Dr. Julio Cesar

Leia mais

Aprova o Regulamento da Biblioteca do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Aprova o Regulamento da Biblioteca do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR). RESOLUÇÃO Nº 001/2012 DA DIREÇÃO GERAL Aprova o Regulamento da Biblioteca do Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O Diretor Geral, no uso de suas atribuições, resolve disciplinar as normas

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SATC

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SATC REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SATC 1 OBJETIVOS Este documento tem por objetivo regulamentar os direito e deveres dos usuários da biblioteca para que todos estejam cientes do seu papel como usuários dos serviços

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE E ESCOLA TÉCNICA NOVO RUMO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE E ESCOLA TÉCNICA NOVO RUMO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE E ESCOLA TÉCNICA NOVO RUMO SUMÁRIO TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 3 DA INSTITUIÇÃO BIBLIOTECA... 3 DA FINALIDADE DESTE REGULAMENTO... 3 PRINCÍPIOS DA BIBLIOTECA...

Leia mais

REGIMENTO BIBLIOTECA FANOR

REGIMENTO BIBLIOTECA FANOR REGIMENTO BIBLIOTECA FANOR FACULDADES NORDESTE Direção Geral Marcelo Adler Coordenação Geral Acadêmica Humberto Barroso da Fonseca Supervisão da Biblioteca Francisca Carla Pereira Pinto Bernardo I. DA

Leia mais

RESOLUÇÃO 001/2013-CD. Aprovar o Regulamento da Biblioteca da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, conforme anexo.

RESOLUÇÃO 001/2013-CD. Aprovar o Regulamento da Biblioteca da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná, conforme anexo. RESOLUÇÃO 001/2013-CD O Diretor da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná FACINOR Professor Agenor de Oliveira Duarte, tendo em vista a decisão do Conselho Departamental desta Instituição de Ensino

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA Revisão 00 31/08/2009 Edição inicial Revisão 01 29/06/2011 - Nova redação para o Cap. I,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE BÍBLICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS FABAD PINDAMONHANGABA, SP, 2012 1 INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BIBLIOTECA Função: Atender à comunidade acadêmica em suas necessidades bibliográficas

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS: CENTRAL E INFANTIL DA NATUREZA Art. 1º - A Biblioteca do Colégio Catarinense, apresentando características inovadoras, alicerçada no conhecimento e na qualidade na prestação

Leia mais

Regulamento Interno da Biblioteca do Instituto Superior do Ministério Público RJ

Regulamento Interno da Biblioteca do Instituto Superior do Ministério Público RJ Regulamento Interno da Biblioteca do Instituto Superior do Ministério Público RJ CAPÍTULO I DO OBJETIVO Art. 1º Este regulamento tem como objetivo definir normas para prestação e utilização dos serviços

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO IBMEC 1. Do objetivo a) Este Regulamento estabelece as normas de funcionamento e dos serviços prestados pelas Bibliotecas do Ibmec. b) As normas prescritas neste documento

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ Art. 1º - A Biblioteca Prof. Dr. João Francisco Gonsalez da Faculdade Catuaí é um órgão com administração própria, subordinada diretamente à

Leia mais

3.1. Os alunos estarão automaticamente cadastrados como usuários após a efetivação da matrícula e a confecção da carteira de estudante.

3.1. Os alunos estarão automaticamente cadastrados como usuários após a efetivação da matrícula e a confecção da carteira de estudante. 1. A Biblioteca A Biblioteca é um órgão suplementar do UNIPINHAL, que tem como objetivo dar suporte informacional aos professores, alunos e funcionários, podendo ser utilizada pelo público em geral. 2.

Leia mais

Art. 1. O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados pelas Bibliotecas da Faculdade FORTIUM.

Art. 1. O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados pelas Bibliotecas da Faculdade FORTIUM. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE FORTIUM I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1. O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados pelas Bibliotecas

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 129, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 129, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 Publicada no Boletim de Serviço nº 12, de 7 dez. 2011, p. 7-11 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 129, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011 Dispõe sobre o funcionamento da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal do Supremo Tribunal

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA RESOLUÇÃO N.º 04 O Diretor Geral das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, no uso de suas atribuições regimentais, estabelece o regulamento da Biblioteca das FARESC. A

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DO VALE DO ITAPECURU Este regulamento visa estabelecer padrões e normas referente ao funcionamento da Biblioteca da Faculdade do Vale do Itapecuru - FAI, objetivando

Leia mais

Manual de uso e Regras da Biblioteca

Manual de uso e Regras da Biblioteca Manual de uso e Regras da Biblioteca A Biblioteca é parte integrante do processo educativo da ETEC Dr. Emílio Hernandes Aguilar, de forma a alcançar o desenvolvimento das competências de informação, ensino,

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA DA FACULDADE FIP / MAGSUL DE PONTA PORÃ

REGULAMENTO BIBLIOTECA DA FACULDADE FIP / MAGSUL DE PONTA PORÃ REGULAMENTO BIBLIOTECA DA FACULDADE FIP / MAGSUL DE PONTA PORÃ Este regulamento visa estabelecer padrões e normas referentes ao funcionamento da Biblioteca das Faculdades MAGSUL, objetivando sempre o aperfeiçoamento

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS KROTON EDUCACIONAL SA

REGULAMENTO INTERNO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS KROTON EDUCACIONAL SA REGULAMENTO INTERNO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS KROTON EDUCACIONAL SA CONTROLE DE REVISÕES* Editadoem: Revisado em: Revisado por: Históricoda revisão: 04/07/2014 - - Primeira versão corporativa. * As atualizações

Leia mais

CAPÍTULO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO

CAPÍTULO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO 1 CAPÍTULO I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art.1º - Institui o regulamento da BIBLIOTECA DA FACULDADE UNISSA DE SARANDI, com o objetivo de definir normas para prestação e utilização dos serviços e garantir

Leia mais

Capítulo II DOS USUÁRIOS REGULARES E EVENTUAIS

Capítulo II DOS USUÁRIOS REGULARES E EVENTUAIS RESOLUÇÃO DA VRG Nº 03/2008 DISPÕE SOBRE O SERVIÇO DE ATENDIMENTO E FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA MARIO OSORIO MARQUES DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL -

Leia mais

Regulamento da Biblioteca:

Regulamento da Biblioteca: Regulamento da Biblioteca: Professor Paulo Petrola CAPÍTULO I Do Regulamento Art. 1º O presente Regulamento normaliza o funcionamento da Biblioteca. CAPÍTULO II Do Funcionamento Art. 2º A Biblioteca funciona

Leia mais

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008.

PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. PORTARIA FATEC / PRESIDENTE PRUDENTE Nº 18/2008 DE 23 DE JUNHO DE 2008. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente. O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA Revisão 00 31/08/2009 Edição inicial Revisão 01 29/06/2011 Nova redação para o Cap. I, art.

Leia mais

Art. 2º. A Biblioteca oferece aos seus usuários salas de estudo em grupo, cabines de estudo individuais e terminais de consulta e pesquisa.

Art. 2º. A Biblioteca oferece aos seus usuários salas de estudo em grupo, cabines de estudo individuais e terminais de consulta e pesquisa. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES FACULDADE METROPOLITANA Este regulamento visa estabelecer padrões e normas referentes ao funcionamento da Biblioteca Cecília Meireles da Faculdade Metropolitana,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DR. LUIZ FLÁVIO GOMES UNIDADE TATUAPÉ - TT

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DR. LUIZ FLÁVIO GOMES UNIDADE TATUAPÉ - TT REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DR. LUIZ FLÁVIO GOMES UNIDADE TATUAPÉ - TT DA BIBLIOTECA Art. 1 A missão da Biblioteca Dr. Luiz Flávio Gome s é disponibilizar a informação, apoiando as atividades de ensino,

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005/2012 - DG. Altera a Resolução n 002/2007-DG,que Regulamenta Procedimentos para o Funcionamento da Biblioteca da FCV

RESOLUÇÃO N 005/2012 - DG. Altera a Resolução n 002/2007-DG,que Regulamenta Procedimentos para o Funcionamento da Biblioteca da FCV RESOLUÇÃO N 005/2012 - DG Altera a Resolução n 002/2007-DG,que Regulamenta Procedimentos para o Funcionamento da Biblioteca da FCV Considerando o disposto na Resolução n o 002/07-DG e Considerando o parecer

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Estabelece procedimentos para o uso do espaço físico das Bibliotecas das Faculdades Ponta Grossa e dos serviços prestados pelas mesmas. CAPÍTULO I COMPOSIÇÃO E FINALIDADE Art.

Leia mais

REGULAMENTOS DA BIBLIOTECA

REGULAMENTOS DA BIBLIOTECA REGULAMENTOS DA BIBLIOTECA Na Biblioteca da Faculdade Herrero é possível encontrar materiais adquiridos, selecionados, tratados tecnicamente e fisicamente, armazenados e disponíveis para consulta e empréstimo,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 03/2012 DO CONSELHO DIRETOR Aprova o Regulamento do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO DIRETOR DA, no uso da competência prevista nos arts. 14, do Estatuto,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Art. 1º A Biblioteca da Faculdade de Tecnologia e Negócios será regida pelo presente Regulamento.

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA. Art. 1º A Biblioteca da Faculdade de Tecnologia e Negócios será regida pelo presente Regulamento. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Art. 1º A Biblioteca da Faculdade de Tecnologia e Negócios será regida pelo presente Regulamento. CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. º A biblioteca é uma unidade subordinada,

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA

FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008 REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA Revisão 00 31/08/2009 Edição inicial Revisão 01 29/06/2011 - Nova redação para o Cap. I,

Leia mais

Capítulo I. Da Finalidade

Capítulo I. Da Finalidade Dispõe sobre o Regulamento do Serviço de Circulação do Sistema de Bibliotecas (SiBi), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovado em Reunião de Chefias em 26 de fevereiro de 2015. Capítulo I Da Finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 1. USO DA BIBLIOTECA...3 2. ACERVO...3 3. ATENDIMENTO AO PÚBLICO...3 4. USUÁRIOS...3 5. INSCRIÇÃO...3 5.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA...4 6. SERVIÇOS...4 6.1

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 003/2011 CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 003/2011 CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 003/2011 CONSU/UEAP Normatiza os serviços disponibilizados pelas Bibliotecas da Universidade do Estado do Amapá-UEAP. A Presidente

Leia mais

RESOLUÇÃO CEP 01/2015. CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

RESOLUÇÃO CEP 01/2015. CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, RESOLUÇÃO CEP 01/2015 12 de fevereiro de 2015 Aprova o Regulamento da Biblioteca Prof. Píndaro Machado Sobrinho. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO:

REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO: REGULAMENTO UNIDADE PAULISTA ATENÇÃO: 1) Este regulamento SÓ se aplica aos contratos celebrados na unidade Paulista, por alunos matriculados nos cursos preparatórios para concursos públicos semestrais

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIESP Unidade de Marília

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIESP Unidade de Marília REGULAMENTO DA BIBLIOTECA UNIESP Unidade de Marília I MISSÃO Disseminar a informação de forma a apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. II DA INSCRIÇÃO Art. 1º Todos os alunos, docentes e

Leia mais