Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Notarial e Registral. (Turma 6 Abril/2017)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Notarial e Registral. (Turma 6 Abril/2017)"

Transcrição

1 Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Notarial e Registral (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição na Unidade Damásio) SOBRE O CURSO PERÍODO O curso tem por objetivo fomentar, através da pesquisa e do debate, discussão enriquecedora e aprofundada acerca de temas essenciais da área. Não é demais mencionar que a análise normativa só ganha sentido na medida em que vem acompanhada de um forte estudo doutrinário e jurisprudencial, de temas tradicionais e modernos focados prioritariamente nos Tabelionatos de Notas e de Protesto de Títulos, no Registro de Imóveis, Registro Civil de Pessoas Naturais e Jurídicas, e, por que não, no Ofício de Títulos e Documentos, buscando uma abordagem e compreensão nas searas administrativa e jurisdicional. O curso, portanto, se faz não apenas útil, como necessário, a não apenas aqueles cujo objetivo é ampliar sua formação prática e jurídica, como também para os que buscam um conhecimento geral e amplo da temática, seja com viés acadêmico, seja para aprimorar conhecimentos dogmáticos para fim de concursos públicos, seja para atualização e expansão do conhecimento para atuação profissional. Presencial e Telepresencial de 27/04/2017 a 25/10/2018 Matrículas até: dia 11/05/2017 Online de 29/04/2017 a 27/10/2018 Matrículas até: dia 13/05/2017 DIAS e HORÁRIOS Presencial e Telepresencial às quintas-feiras das 08h00 às 11h40 Online aos sábados até às 18h00 IMPORTANTE: Para que o aluno tenha mais informações sobre a organização do curso e sobre as suas obrigações como pós-graduando, se faz imprescindível a leitura do MANUAL DO ALUNO, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.

2 CONTEÚDO Disciplinas, Temas e Carga-Horária Disciplinas MÓDULOS Temas Cargahorária Sistema Registral Imobiliário (abril/2017) Sistema Registral das Pessoas Naturais e Jurídicas (agosto/2017) Tabelionatos e Registros (outubro/2017) Sistema Notarial (fevereiro/2018) Metodologia do Trabalho Cientifico (online) Didática do Ensino Superior (online) Sistemas registrais imobiliários. Princípios registrais. Matrícula. Usucapião. Livros e Classificadores. Atos do Oficial. Dúvida registral. Nulidades, Anulação e retificação registral. Regularização fundiária (rural e urbana). Teoria Geral do Registro Civil. Nascimento Multiparentalidade. Casamento e União estável. Óbito. Atos Exterior. Questões especiais do Registro Civil. Teoria Geral do RCPJ. RCPJ x juntas comerciais. Protesto de títulos e outros documentos da dívida (Lei 9.492/97). Sistemas notariais e de registro. Natureza das Atividades. Impacto do Novo Código de Processo Civil (2015) na atividade notarial e registral. Função Correcional. Princípios Gerais da Atividade. Histórico/Regime Jurídico/Deontologia da Atividade. Serventias no século XXI. Responsabilidade civil. Visão Constitucional, histórico e regime jurídico. Teoria Geral da Atividade Notarial. Tabelionato de Notas. Escritura Pública. Escrituras Translativas. Mandato e Procuração. Testamento. Escritura de Divórcio (art. 733 do CPC15). Ata Notarial. Escritura de Inventário (art. 610 do CPC15). Monografia. Estrutura da Monografia. Elementos pré-textuais: Capa. Lombada. Folha De Rosto. Errata. Folha De Aprovação. Dedicatória. Agradecimentos. Citação ou Epígrafe. Declaração de isenção de responsabilidade. Resumo em português. Resumo em língua estrangeira. Lista de ilustrações. Lista de abreviaturas, siglas ou símbolos. Sumário. Elementos textuais: Introdução. Desenvolvimento do trabalho capítulos ou seções. Conclusão. Elementos pós-textuais: Referências. Glossário. Princípios da andragogia. Variáveis na aprendizagem. O professor universitário. Características do professor eficaz. O estudante universitário. Relação professor-estudante. Estratégias facilitadoras da aprendizagem. Planejando aulas. Avaliação de conteúdos. Avaliações inadequadas. Correção. Educação à distância e o uso de novas tecnologias. Equívocos. Aulas expositivas. TOTAL (*) Cronograma de aulas/temas sujeitos à alteração.

3 CORPO DOCENTE Direção, Coordenação e Professores DIRETOR PEDAGÓGICO Pedro Regazzo COORDENADORES Christiano Cassettari Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Diretor Cultural do IBDFAM/SP. Vitor Frederico Kümpel Doutor em Direito Civil pela USP. Juiz de Direito Tribunal de Justiça de São Paulo. Professor de Direito Civil. PROFESSORES Alberto Gentil Mestre. Juiz de Direito - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Arthur Del Guércio Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos Comarca Itaquaquecetuba. Especialista em Direito Notarial e Registral. Carla Modina Ferrari Especialista em Direito Notarial e Registral pelo Complexo Jurídico Damásio de Jesus. É Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas. Professora convidada da Escola Paulista de Direito, da Escola Superior da Advocacia de São Paulo. Atuou como Membro da Comissão de Comunicação Social da Associação dos Registradores de Imóveis de São Paulo. Christiano Cassettari Doutor em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Diretor Cultural do IBDFAM/SP. Cláudia do Nascimento Domingues Doutoranda em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Tabeliã Titular do Tabelionato de Notas de São Vicente/SP. Pós-graduada em Direito Notarial e Registral.

4 Daniela Rosário Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Flauzilino Araújo dos Santos Oficial Titular do 1º Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de São Paulo, Capital. Vice-Presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo ARISP. Diretor de informática e tecnologia do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil - IRIB. Mestre em Direito Civil. João Pedro Lamana Paiva Registrador e tabelião de protesto - Serviços de Registros Públicos de Sapucaia do Sul. Jussara Citroni Modaneze Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Itu; Advogada; Titular do 17º Tabelião de Notas de São Paulo; Membro da Comissão do 5º Concurso Público de Provas e Títulos para a outorga das Delegações de Notas e de Registro - Registros Públicos; Membro da Diretoria da ANOREG/SP (Associação de Notários e Registradores de São Paulo) e da Diretoria do CNB/SP (Colégio Notarial do Brasil - Seção de São Paulo); Membro do Conselho Fiscal do Colégio Notarial do Brasil SP. Karine Boselli Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Notarial e Registral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Titular do Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais do 18º Subdistrito-Ipiranga da Capital do Estado de São Paulo. Leonardo Munari de Lima Registrador Civil; Tabelião de Notas. Luís Paulo Aliende Ribeiro Doutor em Direito do Estado pela USP. Desembargador - Tribunal de Justiça de São Paulo. Professor assistente da Escola Paulista da Magistratura e docente instrutor e formador da Escola Paulista da Magistratura. Luiz Carlos Weizenmann Tabelião, Especialista em Direito Notarial e Registral, Professor, Presidente do Colégio Notarial do Brasil- Secção/RS Vice-Presidente do Colégio Notarial do Brasil Conselho Federal. Paulo Gaiger Especialista em Direito Notatarial pela Universidad de Salamanca, USAL, Espanha; Especialista em Direito Empresarial pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS; 26º Tabelião de Notas de São Paulo; Representante brasileiro na ONPI - Oficina Notarial Permanente de Intercâmbio Internacional e da

5 comissão de informática e segurança jurídica da união internacional do notariado; Autor de diversas obras jurídicas. Rafael Ricardo Gruber Mestre em Desenvolvimento Regional, ramo das Ciências Sociais que estuda a organização dos espaços urbanos e rurais, a dinâmica populacional, e a influência de Políticas Públicas e do ambiente institucional e legal na concretização do Direito de Desenvolvimento. Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil da Pessoa Jurídica de São Caetano do Sul. Rodrigo Farias Borges Titular do Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Sumaré. Tomás Olcese Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Doutorando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Professor de Direito Civil e de História do Direito. Vitor Frederico Kümpel Doutor em Direito Civil pela USP. Juiz de Direito Tribunal de Justiça de São Paulo. Professor de Direito Civil. Zeno Veloso Membro fundador e diretor nacional do IBDFAM. 1º tabelião de Notas do Estado do Pará, formou em 1969 e é professor de Direito Civil e de Direito Constitucional Aplicado na Universidade da Amazônia e na Universidade Federal do Pará. Notório Saber reconhecido pela Universidade Federal do Pará e Doutor Honoris Causa da Universidade da Amazônia. Participou da Comissão de Juristas, designada pelo Ministério da Justiça, que redigiu o Código Civil de É também membro fundador do Colégio Notarial do Brasil e foi secretário de Justiça do Estado do Pará e deputado. (*) Corpo Docente sujeito à alteração.

6 DIFERENCIAIS Material pré-aula; Atividades pós-aula para o aprofundamento do que foi tratado; Duração de 12 meses + período de Orientação e entrega de Monografia; Aulas com os maiores expoentes do Direito Notarial e Registral; Pergunte ao professor; Certificado de Conclusão emitido pela Faculdade Damásio, por força da Portaria MEC n. 921/2002 e da Portaria MEC n. 324/2013. Para os matriculados no formato online: As aulas ficarão disponíveis durante todo o curso; Os alunos poderão assistir as aulas em qualquer horário até o término do curso. REQUISITOS MÍNIMOS Ingresso no Curso O aluno deve ter colado grau até o dia 20/04/2017 (quinta-feira) e deverá apresentar os seguintes documentos: Cópias autenticadas: RG (*), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Colação de Grau (**) e Histórico Escolar; Cópia simples: Comprovante de residência; Originais: 1 (uma) foto 3x4 atual e Currículo profissional atualizado. (*) A cópia autenticada da Carteira da OAB é aceita em substituição à do RG. A cópia da CNH não é permitida em virtude da falta de dados necessários. (**) A Certidão de Colação de Grau é aceita apenas para fins de matrícula, sendo indispensável o Diploma de Graduação, para certificação ao final do curso. A documentação deve ser enviada para a Secretaria Acadêmica, junto com 1 (uma) via do contrato, impreterivelmente, até o dia 29/05/2017 (segunda-feira). Os documentos mencionados, acima, devem ser recebidos e enviados pela Unidade de Apoio para o seguinte endereço: A/C Secretaria Acadêmica Rua da Glória, 195 Liberdade - São Paulo/SP CEP: Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Conexão Internet 1mbps; Navegadores, Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão ou superior. Compatível com Iphone e Ipad; Não compatível com Firefox e Android; Plug-In Flash Player versão 11.8 ou superior; Adobe Acrobat Reader.

Pós-Graduação TURMA PERÍODO SOBRE O CURSO DISPONIBILIZAÇÃO. Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Internacionais. (Turma 6 Abril/2017)

Pós-Graduação TURMA PERÍODO SOBRE O CURSO DISPONIBILIZAÇÃO. Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Internacionais. (Turma 6 Abril/2017) Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Relações Internacionais (Turma 6 Abril/2017) TURMA Formato Curso Turma Online (inscrição na Unidade Damásio) 119 05435 SOBRE O CURSO O curso busca oferecer ao

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Eleitoral (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processo Penal. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processo Penal. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal e Processo Penal (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Unidade Paulista) 11754 05400 SOBRE O CURSO O Curso se destina a bacharéis

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Tributário (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário (Turma 1 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil e Empresarial. (Turma 6 Abril/2017)

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil e Empresarial. (Turma 6 Abril/2017) Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil e Empresarial (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIA e HORÁRIO. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIA e HORÁRIO. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Penal (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Penal. (Turma 6 Abril/2017)

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Penal. (Turma 6 Abril/2017) Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Penal (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Família e Sucessões. (Turma 6 Abril/2017)

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Família e Sucessões. (Turma 6 Abril/2017) Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Família e Sucessões (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Consumidor. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Consumidor. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Consumidor (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição

Leia mais

Pós-Graduação PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS BÔNUS. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional. Turma Fevereiro/2019* 1 de 6

Pós-Graduação PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS BÔNUS. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional. Turma Fevereiro/2019* 1 de 6 Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional Turma Fevereiro/2019* *Sujeito à formação de quórum mínimo SOBRE O CURSO PERÍODO O curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional tem por finalidade

Leia mais

Pós-Graduação PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS BÔNUS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Negócios Imobiliários. Turma Fevereiro/2019* 1 de 7

Pós-Graduação PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS BÔNUS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Negócios Imobiliários. Turma Fevereiro/2019* 1 de 7 Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito e Negócios Imobiliários Turma Fevereiro/2019* SOBRE O CURSO PERÍODO O direito privado é a base da compreensão das relações individuais. O direito civil,

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 CURSO: APOSTILAMENTO NOTARIAL E REGISTRAL E A CONVENÇÃO DE HAIA: TEORIA E PRÁTICA ** REALIZADO ** DATA: 11/03/2017 (SÁBADO) HORÁRIO:

Leia mais

Pós-Graduação 1º Semestre/2017. Direito IMOBILIÁRIO

Pós-Graduação 1º Semestre/2017. Direito IMOBILIÁRIO Pós-Graduação 1º Semestre/2017 Direito IMOBILIÁRIO ESCOLA SUPERIOR DE DIREITO: COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA ACADÊMICA Os cursos de especialização da Escola Superior de Direito são presenciais garantindo

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público. (Turma 6 Abril/2017) Formato Curso Turma Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online (inscrição

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 CURSO: APOSTILAMENTO NOTARIAL E REGISTRAL E A CONVENÇÃO DE HAIA: TEORIA E PRÁTICA ** REALIZADO ** DATA: 11/03/2017 (SÁBADO) HORÁRIO:

Leia mais

Pós-Graduação TURMA PERÍODO SOBRE O CURSO DISPONIBILIZAÇÃO. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Internacional. (Turma 6 Abril/2017)

Pós-Graduação TURMA PERÍODO SOBRE O CURSO DISPONIBILIZAÇÃO. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Internacional. (Turma 6 Abril/2017) Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Internacional (Turma 6 Abril/2017) TURMA Formato Curso Turma Online (inscrição na Unidade Damásio) 118 05467 SOBRE O CURSO PERÍODO A proposta do curso

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 LANÇAMENTO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DO SINOREG-ES E PALESTRA SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR ** SERÁ REAGENDADO

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE REDES DE COMPUTADORES

Leia mais

8º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de São Paulo.

8º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de São Paulo. 8º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registros do Estado de São Paulo. COMISSÃO DE CONCURSO Presidente: 1 Desembargador Ricardo Cintra Torres de Carvalho Juízes

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público com ênfase em Gestão Pública

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público com ênfase em Gestão Pública Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Público com ênfase em Gestão Pública (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil. (Turma 6 Abril/2017)

Pós-Graduação TURMAS PERÍODO SOBRE O CURSO. DIAS e HORÁRIOS. Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil. (Turma 6 Abril/2017) Pós-Graduação Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil (Turma 6 Abril/2017) TURMAS Formato Curso Turma Presencial (Sala Estúdio Liberdade) Telepresencial (inscrição na Unidade Damásio) Online

Leia mais

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018 VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018 A Católica do Tocantins, através do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, torna público que estão abertas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2012 TURMA 2012

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2012 TURMA 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO CSE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA http://inscricoes.etec.ufsc.br/especializacao/

Leia mais

SOBERANA FACULDADE DE SAÚDE DE PETROLINA PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA DOCENTES PETROLINA/PE

SOBERANA FACULDADE DE SAÚDE DE PETROLINA PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA DOCENTES PETROLINA/PE SOBERANA FACULDADE DE SAÚDE DE PETROLINA PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA DOCENTES PETROLINA/PE 2019.2 A SOBERANA FACULDADE DE SAÚDE DE PETROLINA divulga processo seletivo para

Leia mais

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017

ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 ESCOLA NOTARIAL E REGISTRAL DO ESPÍRITO SANTO CRONOGRAMA DE CURSOS ANO 2017 LANÇAMENTO DA NOVA IDENTIDADE VISUAL DO SINOREG-ES E PALESTRA SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR ** SERÁ REAGENDADO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 FAI

EDITAL Nº 001/2017 FAI EDITAL Nº 001/2017 FAI A FACULDADE ITAPURANGA FAI divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação em Administração e Ciências Contábeis.

Leia mais

ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO

ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO O interesse pelo Direito Imobiliário cresce na medida em que o setor foi recentemente um dos que mais cresceram no país, gerando mais oportunidades

Leia mais

3. EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

3. EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima

Leia mais

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO EM CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

EDITAL SENAI DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO EM CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA O Diretor Regional do SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional do Amazonas, Rogério Azevedo Pereira, no uso de suas atribuições regimentais, torna público o edital para

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DO ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DO ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. APRESENTAÇÃO O IDCC, concebido no segundo semestre de 1988 e fundado em 5 de janeiro de 2005, é uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado sem

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM REDES DE COMPUTADORES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até

Leia mais

EDITAL CEAD Nº 01/2017 ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA

EDITAL CEAD Nº 01/2017 ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA EDITAL CEAD Nº 01/2017 ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA Dispõe sobre a Chamada para matrícula de estudantes selecionados para o Curso de Especialização em Mídias na Educação.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO

PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO PODER JUDICIÁRIO DA BAHIA CORREGEDORIA-GERAL DA JUSTIÇA CORREGEDORIA DAS COMARCAS DO INTERIOR EDITAL DE INSCRIÇÃO CURSO DE CAPACITAÇÃO PRÁTICA EM DIREITO NOTARIAL E DE REGISTRO Des. José Olegário Monção

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO EMPRESARIAL 1º Semestre de 2018 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI 1) AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela FAVENI- Faculdade Venda Nova do Imigrante, são devidamente amparados legalmente através

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO 9ª EDIÇÃO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO 9ª EDIÇÃO DIREITO PREVIDENCIÁRIO 9ª EDIÇÃO APRESENTAÇÃO O curso de pós-graduação lato sensu em Direito Previdenciário visa capacitar os operadores do direito e agentes públicos a atuarem perante os diversos regimes

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

1 - INFORMAÇÕES GERAIS FUNDAÇÃO ADOPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARGIA FATTEP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 01/2014 DOS CURSOS DE: MBA em Gestão

Leia mais

Documentos para matrícula (comum a todos os candidatos) IMPORTANTE: ORIGINAL E CÓPIA DE CADA DOCUMENTO LISTADO

Documentos para matrícula (comum a todos os candidatos) IMPORTANTE: ORIGINAL E CÓPIA DE CADA DOCUMENTO LISTADO Documentos para matrícula (comum a todos os candidatos) IMPORTANTE: ORIGINAL E CÓPIA DE CADA DOCUMENTO LISTADO a) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; b) Histórico Escolar do Ensino

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira SEXTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

6.3 Não será possível a entrega de qualquer documento na fase de recursos.

6.3 Não será possível a entrega de qualquer documento na fase de recursos. TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS EDITAL No- 1, TJDFT/PR/REM, DE 20 DE JUNHO DE 2008 CONCURSO PÚBLICO PARA REMOÇÃO DA TITULARIDADE DOS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO NO DISTRITO FEDERAL

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira NONA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO E SEGURIDADE SOCIAL TEORIA E PRÁTICA

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROELETRÔNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROELETRÔNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROELETRÔNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

QUADRO I DO CURSO OFERECIDO ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS. Encontro Presencial Obrigatório:

QUADRO I DO CURSO OFERECIDO ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS. Encontro Presencial Obrigatório: EDITAL 2018/1 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA O Diretor Executivo da Faculdade SENAI CETIQT,

Leia mais

F A C U L D A D E S E S T

F A C U L D A D E S E S T F A C U L D A D E S E S T Edital P R O C E S S O S E L E T I V O A D I C I O N A L 2 0 1 8 1 º s e m e s t r e MESTRADO PROFISSIONAL EM TEOLOGIA Linha de atuação: Teologia na América Latina São Leopoldo

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO 100% EAD

REGULAMENTO DO CURSO 100% EAD REGULAMENTO DO CURSO 100% EAD SUMÁRIO 1. CERTIFICAÇÃO...2 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA ACESSO AO AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 2/3 3. MATRÍCULA... 3/4 4. CARGA HORÁRIA, DURAÇÃO, METODOLOGIA

Leia mais

Curso: Complementação Pedagógica

Curso: Complementação Pedagógica GUIA INFORMATIVO Curso: Complementação Pedagógica FORDOC Impressão e Editoração 31 3667-2062 / 0800 0055151 Rua Zacarias Roque - Nº 63 - Centro - Coronel Fabriciano-MG - CEP 35.170-025 Prezado (a) aluno

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência.

Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 3 Tribunal de Justiça: composição, órgãos, competência. Parte Geral Comum (05 aulas) LEI DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA E REGIMENTO INTERNO (02 aulas) 1 Divisão e organização judiciária do Estado da Bahia. 2 Comarcas. 2.1 Classificação, sede. 2.2 Distritos judiciários.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL Com um mundo em constante transformação, cenário de mudanças exponenciais e oportunidades crescentes,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA DIREÇÃO GERAL-CAMPUS BOA VISTA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-DEAD

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA DIREÇÃO GERAL-CAMPUS BOA VISTA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-DEAD EDITAL Nº 022/2017 - DEAD/IFRR, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2017. ESTABELECE NORMAS DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO AO INGRESSO DE ACADÊMICOS NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCÊNCIA DA LÍNGUA ESPANHOLA,

Leia mais

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 Gilceia Maria Lodi, diretora geral da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, no uso de suas

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LOGÍSTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LOGÍSTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LOGÍSTICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE PÓS GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais

Leia mais

ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO

ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO ABADI / AVM PÓS-GRADUAÇÃO EM EXCELÊNCIA NO DIREITO IMOBILIÁRIO O interesse pelo Direito Imobiliário vem aumentando na medida em que o setor foi recentemente um dos que mais cresceram no país, gerando mais

Leia mais

Edital Processo Seletivo PPG-MAP

Edital Processo Seletivo PPG-MAP Edital Processo Seletivo PPG-MAP Edital de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da USP para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

Chamada Pública 2015

Chamada Pública 2015 Chamada Pública 2015 VIII Oficina VideoSaúde: da ideia ao argumento Categoria: Atualização Periodicidade: Bianual Coordenação: M.Sc. Homero Teixeira de Carvalho Apoio Administrativo: Cláudia Lima de Oliveira

Leia mais

CHAMADA INTERNA 01/2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

CHAMADA INTERNA 01/2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CHAMADA INTERNA 01/2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, Dispõe sobre o processo para ingresso no Curso de Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até

Leia mais

EDITAL N 829, de 20 de dezembro de 2018.

EDITAL N 829, de 20 de dezembro de 2018. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SUZANO Av. Mogi das Cruzes, 1.501- Parque Suzano Suzano SP CEP 08673-010 Tel. 98614-1585 E-mail: drg_suzano@ifsp.edu.br

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NOS CURSOS DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PAGOS, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data início do

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 CURSO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 CURSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 121/2017 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL 89/ Podem concorrer candidatos brasileiros natos ou naturalizados.

EDITAL 89/ Podem concorrer candidatos brasileiros natos ou naturalizados. EDITAL 89/2011 Rio de Janeiro, 15 de agosto de 2011. EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA POR EXPOSIÇÃO A SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu

A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL O QUE UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEMANDA. Especialização Lato Sensu PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO A IMPORTÂNCIA DA PÓS-GRADUAÇÃO: ASCENSÃO PROFISSIONAL Com um mundo em constante transformação, cenário de mudanças exponenciais e oportunidades crescentes,

Leia mais

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES

CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO UEMANET CURSO DE MEDIAÇÃO EM EAD FORMAÇÃO DE TUTORES - REGULAMENTO PARA O ESTUDANTE - 2 SUMÁRIO TÍTULO I CAPÍTULO I DA INSCRIÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE E SAÚDE Unidade Dias e Horários

Leia mais

Certificado Digital - Pessoa Jurídica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ A ou CNPJ A3)

Certificado Digital - Pessoa Jurídica. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ A ou CNPJ A3) Certificado Digital - Pessoa Jurídica DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA PESSOA JURÍDICA (CNPJ A ou CNPJ A3) Além dos documentos da Pessoa Jurídica, são necessários, também, dois documentos de identificação do

Leia mais

Patricia André de Camargo Ferraz Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo ANOREG-SP

Patricia André de Camargo Ferraz Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo ANOREG-SP ANOREG/SP on-line - 16/11/2010 - n. 254 1ª Oficina para Implementação dos Instrumentos de Regularização Fundiária de Assentamentos Urbanos Instituídos pela Lei Federal 11.977: 21/23 de novembro em SP Evento

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

a. A tributação Brasileira no Ambiente Globalizado b. O Regime Tributário dos Investimentos do Exterior e seus Reflexos no Brasil

a. A tributação Brasileira no Ambiente Globalizado b. O Regime Tributário dos Investimentos do Exterior e seus Reflexos no Brasil EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA O 1º SEMESTRE DE 2018 DE ALUNOS PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM DIREITO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL E DESENVOLVIMENTO Área de concentração: Direito

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI DEPARTAMENTO REGIONAL DO RIO GRANDE DO SUL EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2018/1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE INDUSTRIAL

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira SETIMA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia

Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto FEA-RP Programa de Pós-Graduação em Economia Área: Economia Aplicada PROCESSO DE SELEÇÃO MESTRADO Turma

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online CIÊNCIAS JURÍDICAS Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular

Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular Diretor Acadêmico Carlos Santos da Figueira Diretor Administrativo Financeiro José Pacheco Martins Ribeiro Neto Superintendente Administrativo Financeiro e Chefe da Comissão de Vestibular Frederico Fragoso

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA NO CURSO DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. 1. DOS REQUISITOS 1.1 Ter idade mínima de 16 anos até a data

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 018/2013 Processo seletivo de alunos para o Curso de Especialização em Gestão Pública, Processo nº 23006.002203/2013-16. A - UFABC, por meio da - Proex, no uso de suas atribuições legais torna

Leia mais