gabinete case caixa chassis carcaça torre SECC aço eletrogalvanizado, laminado a frio, e bobina servidores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "gabinete case caixa chassis carcaça torre SECC aço eletrogalvanizado, laminado a frio, e bobina servidores"

Transcrição

1 Gabinetes Um gabinete de computador, também conhecido como case, caixa, chassis, carcaça ou torre, é o compartimento que contém a maioria dos componentes de um computador (normalmente, excluindo o monitor, teclado e mouse). Cases, geralmente, são construídos em aço (muitas vezes, SECC aço eletrogalvanizado, laminado a frio, e bobina) ou alumínio. Plástico é, por vezes, utilizado, e outros materiais, como madeira aparecem em cases construídos em casa. Cases podem vir em diversos tamanhos (conhecido como fatores de forma). O tamanho e a forma de um gabinete de computador é geralmente determinada pelo fator de forma da placa-mãe, uma vez que é o maior componente da maioria dos computadores. Consequentemente, os fatores de forma de um computador normalmente especificam apenas as dimensões internas e o layout do case. Os gabinetes de servidores podem incluir precisas dimensões externas, já que, nestes, devem-se ajustar em compartimentos específicos. ATX O ATX é um padrão para gabinetes, fontes e placas-mãe, que marca o início de uma. O ATX foi desenvolvido pela Intel e introduzido juntamente com os primeiros micros Pentium II. O

2 formato ATX trouxe um conjunto de modificações importantes. A mais visível delas é o painel traseiro, que concentra os conectores do teclado, mouse, porta serial, portas USB e também os conectores do vídeo, som e rede onboard. Junto com o formato ATX, foi introduzido um novo padrão de fontes de alimentação, em que a fonte passou a fornecer também a tensão de 3.3V, utilizada por diversos componentes e não mais apenas os 12V e 5V das fontes AT. O formato do conector foi alterado e as fontes ATX incorporaram contatos adicionais, que permitem que a fonte seja ligada e desligada via software. Os cases vêm em tamanhos mini-tower, mid-tower e big-tower/full-tower. Cases fulltower têm, tipicamente, 22 polegadas ou mais de altura e são destinados a ficar no chão. Em qualquer lugar, têm de seis a dez baias acessíveis externamente, com baias mais acessíveis apenas internamente. Os gabinetes mid-tower são menores, com aproximadamente 18 polegadas de altura e com duas a quatro baias externas. Um case mini-tower, normalmente, tem apenas uma ou duas baias externas e de 14 a 16 polegadas de altura. Mini-tower

3 Mid-tower big-tower/full-tower

4 Gabinete BTX O gabinete BTX foi criado para otimizar o fluxo de ar, facilitando a refrigeração do sistema e para tentar padronizar formatos de placas-mãe de tamanho reduzido. No formato ATX, a placa-mãe é instalada no lado direito do gabinete enquanto no formato BTX, ela se encontra no lado esquerdo. Os chipsets e os slots foram reorganizados com o objetivo de otimizar a dissipação do calor gerado pelos dispositivos que estão usando clocks mais altos e, consequentemente, gerando mais calor. Também foram reorganizados para melhorar o desempenho do sistema. Gabinete ITX A um tempo atrás publicamos um artigo que elencava 5 placas-mãe incríveis que utilizam o formato mini-itx, que atualmente vem ganhando mais notoriedade devido principalmente as tão badaladas Steam Machine, que é a iniciativa da Steam em trazer um novo "player" para rivalizar com os consoles, já que o projeto baseia-se em um PC com medidas mais compactas equipados com o Stem OS, além do Steam Controller controlando a jogatina. Além das Steam Machine, investir em componentes mais compactos como esses que estamos apresentando podem dar uma ajudinha para a montagem de mini-computadores que possam ser transportados com ainda mais facilidade, além dos HTPCs, que é uma opção que acaba enveredando mais pelo viés multimídia, muito utilizado por exemplo para ser uma verdadeira central de gerenciamento de conteúdo audiovisual. I ndependente da abordagem que você pretenda utilizar é sempre bom estar por dentro das mais variadas opções presentes no mercado, e no artigo de hoje iremos listar 5 gabinetes

5 incríveis que são do formato mini-itx e que casam perfeitamente com as placas do artigo anterior. O formato mini-itx foi introduzido pela Via Technologies em 2001 (quem lembra dos computadores com os processadores Via C3 integrado?), porém só nos últimos anos acabou ganhando mais visibilidade, devido principalmente a onda dos mini-pcs e agora com as Steam Machines. E claro que essa ascensão acabou por trazer ainda mais opções para o consumidor final, o que é sempre bem-vindo :) No caso das placas-mãe, assim como em qualquer outro formato as conexões e possibilidades em termos de tecnologias é o grande diferencial na hora da escolha. Já com os gabinetes, o espaço, design e recursos extras ligados a ventilação são essenciais para um bom projeto. Vamos à lista! Corsair Graphite 380T:

6 Começamos a nossa seleção com o Graphite 380T, da americana Corsair. A Corsair que entrou para o mercado de gabinetes do formato mini-itx, em 2014, com o lançamento do Obsidian 250D, já ostenta boas opções no mercado, e uma delas é o Graphite 380T com dimensões de 393mm x 292mm x 356mm e que conta com um dos designs mais diferenciados do mercado, além de um belo espaço interno para os componentes. Há também dois fans de fábrica, um dianteiro (com LED) de 140 mm, e um traseiro de 120 mm, com a possibilidade de instalação de mais duas ventoinhas. Além é claro de ser compatível com diversos watercoolers da própria Corsair, como por exemplo o H75, H80i e H100i.

7 O Graphite 380T ainda permite a instalação de placas de vídeo de até 290 mm e fonte de 160 mm, e em relação aos compartimentos para unidades a Corsair incluiu duas baixas 2,5 polegadas e outras duas para unidades de 3,5 polegadas. Na parte superior ainda há uma alça de transporte embutida além de 2 x portas USB 3.0, de controlador de fan, conector para microfone e Headphone. Cougar QBX: Nossa segunda opção é um gabinete mais discreto que poderia facilmente ser colocado na sala de estar em uma estante sem destoar do resto da decoração. Com dimensões totais de 178 x 260 x 368 mm, o Cougar QBX oferece suporte a placas de vídeo de até 350 mm, fontes de 140 mm e conta com um fan traseiro de 90 mm, além da possibilidade de instalação de um fan de 80 mm na parte frontal, dois fans de 120 mm no topo, e dois fans de 120 mm no fundo, além de permitir a instalação de watercoolerr com radiador de 240 mm.

8 Em relação as baixas, há 5 opções, uma destinada para unidades de 3,5 polegadas e quatro para unidades de 2,5 polegadas. Na lateral do QBX, ainda há os conectores para microfone e headphone além de duas portas USB 3.0, BitFenix Prodigy:

9 Nossa terceira opção é o Prodigy da Bitfenix que é uma marca não muito conhecida no Brasil, mas que também conta com bons produtos, como esse gabinete mini-itx, que começa chamando atenção pela suas alças de transporte e design clean. O Prodigy que conta com dimensões totais As dimensões totais de 250x404x359mm, oferece dois fans pré-instalados de 120 mm pré-instalado, um na parte frontal e outro na parte traseira. As possibilidades a nível de instalação de unidades de armazenamento são bem variadas, é possível instalar até cinco unidades de 3,5 polegadas ou nove com 2,5 polegadas. Há também uma baia óptica e customizações internas como a retirada das gaiolas dos HDs para que uma placa de vídeo de até 320 mm possa ser acomodada. Na lateral ainda há duas portas USB 3.0, e conector para microfone e headphone. O Prodigy é uma das opções que oferece o maior tipo de variedade em relação a cores, são 6 tipos diferentes, porém no mercado os modelos que são mais encontrados são o Midnight Black e o Arctic White Cooler Master Elite 130:

10 O Elite 130 da Cooler Master além de ser uma excelente opção de gabinete mini-itx, é um dos modelos mais custo x benefício que pode ser encontrado no Brasil, já que o seu preço em média é de R$ 200. Suas medidas são 240 x x mm e dentre suas principais features, destacam-se a possibilidade de instalação de placas de vídeo de até 343 mm, e fontes do formato ATX (180mm) e suas nove baias, divididas entre 1x 5,25, 3x de 3,5, e 5x de 2,5.

11 Na parte frontal há um fan de de 120 mm além de um outro fan interno de 80 mm. Há também a possibilidade de instalação de watercoolers com radiador de até 120mm. Na parte frontal ainda há entrada para microfone, headphone e três portas USB, sendo que duas são 3.0 e a outra é 2.0. Fractal Design Node 304: Vamos encerrar a nossa seleção com o Node 304, da Fractal Design, uma boa marca mas que infelizmente está fora do nosso país. Esse modelo é uma outra grande opção caso o desejo seja transportar o computador para a sala de estar, já que o seu design lembra bastante a um subwoofer de um Home Theater por exemplo. Com dimensões de 250 x 210 x 374 mm, o Node 34 conta com um belo espaço interno para acomodar placas de vídeo de até 310 mm e fontes ATX de até 160 mm. Há três fans incluídos, sendo que dois são de 92 mm e um é de 140 mm. A Fractal Design ainda incluiu um controlador de fan para as três ventoinhas incluídas. Para as unidades de armazenamento o Node 34 conta com 6 baias que comportam tanto HDs de 3,5 polegadas como SSDs de 2,5 polegadas. Na lateral do gabinete ainda há o conector para microfone e headphone, além de duas portas USB 3.0.

12 Gabinete NLX

13 Gabinete LPX

14

15 Os melhores Gabinetes uando é iniciada a montagem de um novo PC, muitas vezes a escolha do modelo do gabinete é deixada por último, levando-se em consideração apenas o seu lado estético. Muitos sabem que essas não são simples caixas com as peças do seu computador, e que alguns modelos são importantíssimos para o desempenho da sua máquina. Pensando nisso, resolvemos mostrar alguns exemplos dos melhores gabinetes disponíveis no mercado atualmente. Os quatro primeiros são mais indicados para computadores com ênfase nos games e no uso intenso dos componentes da máquina, e o restante para aqueles que querem um gabinete silencioso para poderem usar o computador com tranquilidade. 1) Cooler Master Cosmos II (Fonte da imagem: Divulgação/Cooler Master) Nada como começar com os dois pés no peito. O Cosmos II foi apresentado no começo do ano e mostrado durante a Campus Party O gabinete é robusto, tendo um espaço enorme que comporta até três placas de vídeo, suporte para até 13 HDs, portas com USB 3.0, conector esata e até dez ventoinhas para maximizar o fluxo de ar. O seu problema? Chegar às lojas brasileiras com o preço indicado de R$ 1,2 mil. 2) Thermaltake Level 10 GT LCS

16 Divulgação/Thermaltake) (Fonte da imagem: Possuindo um design arrojado, produzido com a ajuda de engenheiros da BMW, o Thermaltake Level 10 GT LCS tem como diferencial a disposição dos componentes dentro de si. Cada peça fica em um compartimento separado, que pode ser acessado facilmente. O gabinete conta com um microventilador traseiro, e outro para os discos rígidos. 3) Cooler Master HAF X

17 (Fonte da imagem: Divulgação/Cooler Master) Mais um produto da Cooler Master, o HAF X apresenta um visual impressionante, com uma janela de acrílico onde você pode observar os seus componentes trabalhando. Espaçoso e robusto (pesando aproximadamente 16 kg), o HAF X conta com vários slots para expansão, sistema de refrigeração, conexões com USB 3.0 e dock para SATA. Considerado um dos melhores gabinetes dos últimos 12 meses, esse modelo é uma boa pedida até para os gamers mais exigentes. 4) SilverStone Temjin TJ11

18 (Fonte da imagem: Divulgação/SilverStone) O Temjin TJ11, da SilverStone, é um gabinete forte, direto e visualmente intimidador. Possuindo nove gavetas para drives, conectores com USB 3.0 e um sistema de resfriamento interno com cinco ventoinhas, o modelo é indicado àqueles que pretendem utilizá-lo para abrigar os melhores componentes para games. 5) Thermaltake VN 10001w2N Level 10 GT

19 (Fonte da imagem: Divulgação/Thermaltake) Novamente a Thermaltake aparece por aqui, dessa vez com um gabinete que utiliza o design da linha Level 10 GT para minimizar os ruídos emitidos pelo computador. Com os componentes separados, é possível focar em qual sessão suprimir os sons sem perder o desempenho e resfriamento dos componentes. O gabinete ainda conta com conectores USB 3.0, esata e áudio digital. 6) NZXT H2 Silent Midtower

20 (Fonte da imagem: Divulgação/NZXT) Unindo estilo e funcionalidade, o NZXT H2 usa o seu design interno para não só dissipar o calor como também os ruídos produzidos pelo computador durante o uso. Seu único problema é ter o espaço um pouco reduzido para gabinetes desse estilo. Conta com conectores USB 3.0 e dock para SATA. 7) Cooler Master Silencio 550

21 (Fonte da imagem: Divulgação/Cooler Master) Mais um gabinete da Cooler Master, o Silencio 550 já mostra no nome o seu real objetivo. Com um design incrivelmente limpo, o seu interior consegue suprimir grande parte dos ruídos do computador, utilizando duas ventoinhas (dianteira, sugando o ar para dentro do gabinete, uma traseira, que joga o ar quente para fora) que devem ser instaladas posteriormente. O Silencio 550, exibe por trás de sua porta, entradas USB 3.0 e um leitor de cartões SD.... É importante lembrar que esses gabinetes são alguns dos melhores na atualidade, o que significa que nos próximos meses outros modelos devem ser lançados, com muito mais funções e sendo mais eficazes. Por isso, o mais interessante é sempre realizar pesquisas periódicas, tentando encontrar aquele gabinete que mais se encaixa melhor às suas necessidades e ao seu bolso.

22

Nanoxia profundo silêncio uma caixa de PC com baixo ruído

Nanoxia profundo silêncio uma caixa de PC com baixo ruído Nanoxia profundo silêncio uma caixa de PC com baixo ruído O Silêncio de uma caixa PC Nanoxia oferece a combinação perfeita de um grande sistema de arrefecimento em níveis extremamente baixos de ruído.

Leia mais

VERSÕES DO GABINETE. VG6-W RGB (3x ventoinhas LED RGB endereçáveis) VG6-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Red (3x 120 mm ventoinha LED)

VERSÕES DO GABINETE. VG6-W RGB (3x ventoinhas LED RGB endereçáveis) VG6-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Red (3x 120 mm ventoinha LED) VERSÕES DO GABINETE VG6-W (3x ventoinhas LED endereçáveis) VG6-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Red (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Green (3x 120 mm ventoinha LED) DESIGN COMPACTO Além da sua aparência

Leia mais

VERSÕES DO GABINETE. VG7-W RGB (3x ventoinhas LED RGB endereçáveis) VG7-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG7-W Red. VG7-W Green

VERSÕES DO GABINETE. VG7-W RGB (3x ventoinhas LED RGB endereçáveis) VG7-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG7-W Red. VG7-W Green VERSÕES DO GABINETE VG7-W (3x ventoinhas LED endereçáveis) VG7-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG7-W Red (3x 120 mm ventoinha LED) VG7-W Green (3x 120 mm ventoinha LED) DESIGN COMPACTO O gabinete VG7-W

Leia mais

VERSÕES DO GABINETE. VG6-W RGB (3x ventoinhas LED RGB endereçáveis) VG6-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Red (3x 120 mm ventoinha LED)

VERSÕES DO GABINETE. VG6-W RGB (3x ventoinhas LED RGB endereçáveis) VG6-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Red (3x 120 mm ventoinha LED) VERSÕES DO GABINETE VG6-W (3x ventoinhas LED endereçáveis) VG6-W Blue (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Red (3x 120 mm ventoinha LED) VG6-W Green (3x 120 mm ventoinha LED) DESIGN COMPACTO Além da sua aparência

Leia mais

CONTROLADOR RGB DE 8 PORTAS ENDEREÇÁVEL.

CONTROLADOR RGB DE 8 PORTAS ENDEREÇÁVEL. VERSÕES DO GABINETE É HORA DO SHOW O painel frontal do gabinete tem um design completamente minimalista, atraindo o foco para os componentes instalados no interior do gabinete vistos através do painel

Leia mais

CA200 ATX PC CASE SERIES

CA200 ATX PC CASE SERIES CA200 ATX PC CASE SERIES VERSÕES DO GABINETE O gabinete CA200 ATX da série ELITE SHARK foi projetado com diversas aplicações e está disponível em duas versões. O CA200G possui o painel frontal em vidro

Leia mais

Versões do Gabinete. NIGHT SHARK RGB (3x 120 mm ventoinhas LED RGB) NIGHT SHARK Blue (3x 120 mm ventoinhas LED)

Versões do Gabinete. NIGHT SHARK RGB (3x 120 mm ventoinhas LED RGB) NIGHT SHARK Blue (3x 120 mm ventoinhas LED) Versões do Gabinete NIGHT SHARK (3x 120 mm ventoinhas LED ) NIGHT SHARK Blue (3x 120 mm ventoinhas LED) NIGHT SHARK Red (3x 120 mm ventoinhas LED) NIGHT SHARK Lite (Ventoinhas opcional) Hub de 8 portas

Leia mais

As partes do computador

As partes do computador Gabinetes 1 As partes do computador A maioria dos microcomputadores são mais ou menos parecidos. Provavelmente o computador que você está usando agora tem um gabinete, um monitor, um teclado e um mouse,

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher.

Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. 28/06/2017. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Diferenças entre Placa Mãe AT e ATX. Placa-mãe AT ou ATX? Entenda as diferenças entre as tecnologias. Prof. Fabricio Alessi Steinmacher. Apesar de muita gente não considerar placas mãe importantes na hora

Leia mais

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Página 1 de 1 Fornecedor Classificação Vlr.Un. -------Em haver------- 13 15392 Adaptador de Energia Power Over Ethernet (POE) TP-LINK/TL-POE150SSuporte Manutenção para Computadores -1 117,50 40 40 4.700,00

Leia mais

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira

O Gabinete e seus componentes [6] Manutenção de. Prof.: Ari Oliveira Manutenção de Prof.: Ari Oliveira O gabinete ou torre de computador é utilizado para abrigar as peças fundamentais do computador, protegendo-as contra poeira, água ou qualquer outra coisa que possa danificar

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES AUTORES: Prof. Anderson Paulo da Cruz Prof. Carlos José Giudice dos Santos Prof. Fábio José Marques Barbosa Gabinetes e Conectores

Leia mais

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO

4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 4ª AULA OBJETIVOS: TIPOS DE GABINETES CONECTORES DA PARTE TRASEIRA DO MICRO TIPOS DE GABINETES APOSTILA PÁGINAS: 43 A 46.

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Montagem e Manutenção de Computadores FONTES DE ALIMENTAÇÃO TIPOS DE CORRENTES TIPOS DE CORRENTES No Computador Corrente Contínua Na Tomada Corrente Alternada CONVERSÃO Corrente

Leia mais

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1 Sumário Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI Sumário... VII Parte I: O Que Comprar...1 Capítulo 1: Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar...

Leia mais

TAMANHO PERFEITO PARA SEU ESPAÇO

TAMANHO PERFEITO PARA SEU ESPAÇO TAMANHO PERFEITO PARA SEU ESPAÇO é um versátil PC ultracompacto, redefine o Desktop em termos de tamanho, com um formato pequeno o suficiente para caber na palma da sua mão. TAMANHO PERFEITO PARA SEU

Leia mais

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades

Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Unidades Profª. Janaide Nogueira Unidades Básicas de Medidas bit: menor unidade de dado; apresenta os valores 0 ou 1. byte : conjunto de 8 bits; representa um caractere; Instalação e Manutenção de Computadores

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7. Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/

Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7. Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/ Escola Básica Secundaria Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas SDAC M7 Augusto Nóbrega Nº1 e Vítor H. Nº9 12º4 2017/2018 03-11-2017 Introdução O presente trabalho é sobre os diversos tipos de motherboards,

Leia mais

Conector ATX principal

Conector ATX principal Placa Mãe Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador

Leia mais

TAMANHO PERFEITO PARA SEU ESPAÇO

TAMANHO PERFEITO PARA SEU ESPAÇO TAMANH PERFEIT PARA SEU ESPAÇ é um versátil PC ultracompacto, redefine o Desktop em termos de tamanho, com um formato pequeno o suficiente para caber na palma da sua mão. TAMANH PERFEIT PARA SEU ESPAÇ

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

SP (19)

SP (19) SP (19) 9979-73632 FITA ARGB INCLUSA O painel frontal com VIDRO TEMPERADO e uma fita ARGB LED traz um incrível efeito de iluminação e ilusão óptica de espaço infinito. Galaxy Cor disponível 423,6mm(C)

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa-Mãe A placa-mãe

Leia mais

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

À Todas as Empresas Participantes da Licitação PREGÃO PRESENCIAL nº 008/2008 REGISTRO DE PREÇOS de Equipamento de Informática PROCESSO nº 0746/2008

À Todas as Empresas Participantes da Licitação PREGÃO PRESENCIAL nº 008/2008 REGISTRO DE PREÇOS de Equipamento de Informática PROCESSO nº 0746/2008 Carta CPL N 074/2008 SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL INSTITUTO EUVALDO LODI FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS NO ESTADO DE MATO GROSSO CONDOMÍNIO CASA DA INDÚSTRIA DO ESTADO

Leia mais

Novo Inspiron All in one

Novo Inspiron All in one Opções para o escritório: Novo Inspiron 20 3000 All in one http://www.dell.com/br/empresa/p/inspiron-20-3064- aio/pd?oc=cai3064w10181905brp005w&model_id=inspiron-20-3064- aio#overrides=cai3064w10181905brp005w:29~bnbd3

Leia mais

SENTEY CASES SLIM SERIES 2 SLIM SERIES 2

SENTEY CASES SLIM SERIES 2 SLIM SERIES 2 O Gabinete Sentey possui a melhor estrutura interna, um acabamento de alta qualidade, fonte na parte inferior frontal, ventilação lateral e cooler traseiro. -- Baia 3.5 exterior: 1 -- Baia 3.5 interior:

Leia mais

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC PLACA-MÃE Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ PADRÕES DA INDÚSTRIA Na indústria, existem alguns padrões para gabinetes, fontes

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset

Divisão Básica do Computador. Placas Mãe Chipset Aula 08 Placa Mãe Divisão Básica do Computador Placas Mãe Chipset É responsável pela interconexão de todos os componentes de um computador, tais como, processador, memórias, placas de expansão e disco

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

Especificações completas do Dell Inspiron 560s

Especificações completas do Dell Inspiron 560s Especificações completas do Dell Inspiron 560s Este documento fornece informações que podem ser necessárias para configurar e atualizar drivers e o computador. NOTA: As ofertas podem variar de acordo com

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO O QUE SÃO? O QUE FAZEM? A fonte de alimentação é o dispositivo responsável por converter corrente alternada, que chega pela rede elétrica, em corrente contínua e alimentar o computador

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Unidade 6 - Placa-mãe Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACA-MÃE... 3 FABRICANTES... 3 PLACA-MÃE ON-BOARD... 3 PLACA-MÃE OFF-BOARD... 4 PADRÕES DE PLACAS-MÃE... 4 PADRÃO AT...

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Trabalho de Arquitetura de Computadores (ADC)

Trabalho de Arquitetura de Computadores (ADC) Trabalho de Arquitetura de Computadores (ADC) Aluno: Jeff Macelan Prontuário: 1715321 Aluno: Igor Augusto Prontuário: 1715267 Estação padrão: para trabalhos com software de escritório (office): Novo Inspiron

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Identificar os recursos de Hardware necessários para execução do software planejado na unidade curricular de Programação Orientada a Objetos e Laboratório de Redes

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas ICCRLRI Hardware de Redes 0 Aparelhos e instrumentos utilizados nas instalações. 0 Bastidores; 0 Racks; 0 Patch Panel; 0 UPS / Non Breack; 3 0 Bastidores. 0 Os distribuidores são,

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

Ventilação do Computador

Ventilação do Computador Ventilação do Computador 28/02/2013 1 Ventilador da Fonte A fonte de alimentação possui um ventilador traseiro (exaustor) que expulsa o ar quente para a parte traseira do computador. Este exaustor não

Leia mais

Dell Inspiron 560/570: Especificações Completas

Dell Inspiron 560/570: Especificações Completas Dell Inspiron 560/570: Especificações Completas Este documento fornece informações que podem ser necessárias à configuração e actualização do computador, bem como à actualização dos respectivos controladores.

Leia mais

Visualizações. Especificações

Visualizações. Especificações 3647 Copyright 2013-2014 Dell Inc. Todos os direitos reservados. Este produto está protegido por leis de copyright e propriedade intelectual dos EUA e internacionais. Dell e o logótipo da Dell são marcas

Leia mais

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Apostila Hardware Básico I Capítulo 4 Conexões elétricas da fonte Componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este dispositivo é responsável por fornecer energia elétrica aos

Leia mais

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

CONFIGURAÇÃO SUGERIDA PARA WORKSTATION DE ALTO RENDIMENTO

CONFIGURAÇÃO SUGERIDA PARA WORKSTATION DE ALTO RENDIMENTO CONFIGURAÇÃO SUGERIDA PARA WORKSTATION DE ALTO RENDIMENTO Computador DELL XPS 8700 Computador equipado com processador Core i7 de 4ª geração, memória RAM de 8GB, HD de 1TB, placa de vídeo Nvidia Geforce

Leia mais

Dell Vostro 3300/3400/3500/3700

Dell Vostro 3300/3400/3500/3700 Dell Vostro 3300/3400/3500/3700 Informações sobre configuração e recursos Sobre Advertências ADVERTÊNCIA: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, de lesões corporais ou mesmo de morte.

Leia mais

Escolhi este processador pois como e um computador para trabalhos leves creio q não necessitara de um processamento elevado.

Escolhi este processador pois como e um computador para trabalhos leves creio q não necessitara de um processamento elevado. Processador: Intel Core I3 4170 3.70GHz Escolhi este processador pois como e um computador para trabalhos leves creio q não necessitara de um processamento elevado. Clock: 3.7 GHz Cache L2: 3MB Núcleos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES TECNOLOGIAS EM REDES DE COMPUTADORES Semestre 2015.2 Prof. Dsc. Jean Galdino Arquitetura de Computadores Aula 03 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

Redigido por: matte18

Redigido por: matte18 Redigido por: matte18 INTRODUÇÃO O PlayStation 2 é o antecessor do novo PlayStation 3, e foi exibido pela primeira vez ao público em 1999. Throughtout dos anos, o console foi melhorado em muitas maneiras,

Leia mais

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR

Aula 02 Organização de. computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR Arquitetura de Computadores Aula 02 Organização de computadores DEFINIÇÕES BÁSICAS e PARTES DE UM COMPUTADOR 11/04/2016 Prof. Dsc. Jean Galdino 1 Definições Básicas Hardware: Qualquer equipamento eletrônico,

Leia mais

O que é um computador?

O que é um computador? O que é um computador? É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem os relógios de forma geral, o ábaco, a régua

Leia mais

Inspiron Small Desktop Marca: Dell Processador: Intel Core i de 4ª geração (cache de 3M, 3,7 GHz). Memoria Ram: 4GB, Single Channel DDR3,

Inspiron Small Desktop Marca: Dell Processador: Intel Core i de 4ª geração (cache de 3M, 3,7 GHz). Memoria Ram: 4GB, Single Channel DDR3, Inspiron Small Desktop Marca: Dell Processador: Intel Core i3-4170 de 4ª geração (cache de 3M, 3,7 GHz). Memoria Ram: 4GB, Single Channel DDR3, 1600MHz (4GB x 1). Sistema Operacional: Windows 10 Home,

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO Montagem e Manutenção de Montagem Manutenção de Microcomputadores (MMM) Microcomputadores (MMM). Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ FONTES As fontes são

Leia mais

CONHEÇA A EDELTEC SOMOS IMPORTADORES NOSSOS DIFERENCIAIS NOSSOS FORNECEDORES

CONHEÇA A EDELTEC SOMOS IMPORTADORES NOSSOS DIFERENCIAIS NOSSOS FORNECEDORES CATÁLOGO 2019 CONHEÇA A EDELTEC 2008 2016 2018 2019 Fundação Ampliação da sede Linha de Informática Gamer e Office E-commerce Loja Edeltec SOMOS IMPORTADORES NOSSOS DIFERENCIAIS Agilidade na expedição

Leia mais

Características do Gabinete

Características do Gabinete GABINETE O gabinete de nosso exemplo é um Cavalier T03 da Cooler Master. Este gabinete possui 5 drives de 5,25 polegadas, como gravadores de DVD e 5 para dispositivos de 3,5 polegadas, como discos rigidos.

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Professor : Kleber Manrique Trevisani Aluno: Lourival da Silva Souza 1470302 Orçamento computador de Alta performance Foto Nova imagem Lourival da Silva Souza ME. CNPJ:13.225.708/1000

Leia mais

ORÇAMENTO - ESTAÇÕES DE TRABALHO 2015

ORÇAMENTO - ESTAÇÕES DE TRABALHO 2015 Estação de Trabalho 1 Inspiron Small Desktop: Principais Características: PROCESSADOR:Processador Intel Pentium G3250 (3.20 GHZ, 3 MB de Cache); SISTEMA OPERACIONAL:UBUNTU; MEMÓRIA RAM:4 GB de SDRAM DDR3

Leia mais

1- ORÇAMENTO ESTAÇÃO DE TRABALHO PADRÃO. Processador: 4ª Geração do Processador Intel Core i5-4590t (2.0GHz, 6Mb Cache, com gráficos Intel HD 4600);

1- ORÇAMENTO ESTAÇÃO DE TRABALHO PADRÃO. Processador: 4ª Geração do Processador Intel Core i5-4590t (2.0GHz, 6Mb Cache, com gráficos Intel HD 4600); 1- ORÇAMENTO ESTAÇÃO DE TRABALHO PADRÃO Estação Padrão OptiPlex 3020 Micro - DELL Preço Total: R$ 2.491,00 Processador: 4ª Geração do Processador Intel Core i5-4590t (2.0GHz, 6Mb Cache, com gráficos Intel

Leia mais

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe Cap. 2 - Placas mãe Arquitectura de Computadores 2010/2011 Licenciatura em Informática de Gestão Dora Melo (Responsável) Originais cedidos gentilmente por António Trigo (2009/2010) Instituto Superior de

Leia mais

Teclado Teclado com fio da Dell KB113 em Português (Brasil) e Mouse Óptico USB Dell MS111.

Teclado Teclado com fio da Dell KB113 em Português (Brasil) e Mouse Óptico USB Dell MS111. Especificação de estações de trabalho (hardware) para uma empresa: Orçamento 1 : Estação de trabalho padrão. Inspiron Small Desktop. Processador Processador Intel Pentium G3250 (3.20 GHZ, 3 MB de Cache).

Leia mais

TOTALMENTE MODULAR E COMPATÍVEL COM RYZEN

TOTALMENTE MODULAR E COMPATÍVEL COM RYZEN TOTALMENTE MODULAR E COMPATÍVEL COM RYZEN Devido ao sistema de cabos totalmente modular, somente os cabos que são usados na fonte de alimentação são os cabos necessários para conectar o hardware e os periféricos.

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Aula Anterior Componentes de um computador Exercícios de fixação Esta Aula Especificando um Computador Montando um Computador Placa Mãe e

Leia mais

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s:

Montagem & Manutenção Oficina de Informática - 1 - GABINETE. O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s: GABINETE - 1 - O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto, a escolha de um gabinete adequado aos componentes que serão

Leia mais

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros

Componentes de Hardware. Alberto Felipe FriderichsBarros Componentes de Hardware Alberto Felipe FriderichsBarros Configuração A configuração de um computador é, nada mais, que a receita do computador, ou seja, a listagem dos equipamentos que o formam. Qual das

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 17:11 horas do dia 21 de novembro de 2011, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, designado pela portaria 010/2013 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

Dell OptiPlex 780 Ultra Small Form Factor Folha técnica de informação sobre configuração e funções

Dell OptiPlex 780 Ultra Small Form Factor Folha técnica de informação sobre configuração e funções Acerca dos avisos ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA alerta para a possibilidade de danos materiais, ferimentos pessoais ou morte. Dell OptiPlex 780 Ultra Small Form Factor Folha técnica de informação sobre

Leia mais

Capítulo 18. Conexões mecânicas

Capítulo 18. Conexões mecânicas Capítulo 18 Conexões mecânicas Montar um computador não consiste apenas em encaixar e aparafusar peças. Mesmo assim, saber executar essas etapas mecânicas corretamente é muito importante. Este capítulo

Leia mais

XPS Visão. Especificações

XPS Visão. Especificações XPS 8900 Visão Copyright 2015 Dell Inc. Todos os direitos reservados. Este produto é protegido por leis de direitos autorais e propriedade intelectual dos EUA e internacionais. Dell TM e o logotipo Dell

Leia mais

Dell OptiPlex Informações sobre configuração e recursos. Minitorre Visão frontal e traseira. Sobre as Advertências

Dell OptiPlex Informações sobre configuração e recursos. Minitorre Visão frontal e traseira. Sobre as Advertências Dell OptiPlex 9020 Informações sobre configuração e recursos Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de vida.

Leia mais

BIOS: BOOT, POST e CMOS

BIOS: BOOT, POST e CMOS BIOS: BOOT, POST e CMOS Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates BIOS BIOS é um acrônimo Basic Input/Output System (sistema básico de entrada/saída) é o nível mais

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

Estação de Trabalho para utilização de Softwares. Computador Positivo Premium DR7560

Estação de Trabalho para utilização de Softwares. Computador Positivo Premium DR7560 Estação de Trabalho para utilização de Softwares Computador Positivo Premium DR7560 R$: 1.999,00 Processador Intel Core i3-4160 Dual Core 3.6 GHz Cache 3 MB Memória RAM 4 GB Sistema operacional Windows

Leia mais

SENTEY CASES PROFESSIONAL SERIES 1 PROFESSIONAL SERIE 1

SENTEY CASES PROFESSIONAL SERIES 1 PROFESSIONAL SERIE 1 PROFESSIONAL SERIE 1 O Gabinete Sentey possui a melhor estrutura interna, um acabamento de alta qualidade, um display LCD para monitorar a temperatura interna, regulagem automática de fan lateral de 120

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

Análise ao monitor gaming AOC AGON AG271QX

Análise ao monitor gaming AOC AGON AG271QX Análise ao monitor gaming AOC AGON AG271QX Date : 6 de Fevereiro de 2017 Quem gosta de jogar sabe melhor que ninguém da influência que um bom monitor tem na experiência de jogo. As ofertas não param de

Leia mais

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes

HARDWARE. Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes HARDWARE Objetivo desta aula Detalhar a parte física do computador e seus principais componentes Tópicos abordados Conceito de Hardware Periféricos de entrada Periféricos de saída Periféricos de entrada

Leia mais

Dell Latitude E6410/E6410 ATG

Dell Latitude E6410/E6410 ATG Dell Latitude E6410/E6410 ATG Informações sobre configuração e recursos Sobre as advertências ADVERTÊNCIA: Uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo

Leia mais

AGP/SA SERVICO AUT. AGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA Pag GES LPRCMEDL Processo de Compra/Licitacao

AGP/SA SERVICO AUT. AGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA Pag GES LPRCMEDL Processo de Compra/Licitacao AGP/SA SERVICO AUT. AGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA Pag. 0001 LOTE: 1 LISTAGEM POR ORDEM DE CODIGO DO PRODUTO 1 11,0000 UNIDADE 85 MICRO COMPUTADOR COM AS SEGUINTES CONFIGURACOES MINIMAS: - PROCESSADOR SOQUETE

Leia mais

Informática. Hardware & Software

Informática. Hardware & Software Informática Hardware & Software Hardware & Software Hardware: Parte física. Sinais Elétricos. Computadores, automóveis, aviões, ônibus, celulares, tablets, entre outros. Software: Parte lógica. Bytes.

Leia mais

Aurora R5 Configuração e especificações

Aurora R5 Configuração e especificações Aurora R5 Configuração e especificações Modelo do computador: Alienware Aurora R5 Modelo normativo: D23M Tipo normativo: D23M001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

Ficha de Trabalho: Pesquisa sobre Componentes de Computador

Ficha de Trabalho: Pesquisa sobre Componentes de Computador 11.3.7 Ficha de Trabalho: Pesquisa sobre Componentes de Computador Imprima e complete esta actividade. Nesta actividade, utilizará a Internet, um jornal ou um estabelecimento comercial local para reunir

Leia mais

Montagem de PCs. Christian César de Azevedo

Montagem de PCs. Christian César de Azevedo Montagem de PCs Christian César de Azevedo Material Necessário Gabinete com fonte de alimentação Processador Placa-mãe compatível com o processador Memória RAM compatível com o FSB da placa-mãe. Placa

Leia mais

Aula 07. Discos e Drives Parte II e III

Aula 07. Discos e Drives Parte II e III Aula 07 Discos e Drives Parte II e III Conectando a fonte no HD A fonte de alimentação tem vários conectores como o mostrado ao lado, que servem para ligar no disco rígido. Você pode ligar qualquer um

Leia mais

O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s.

O mercado disponibiliza os seguintes modelos de gabinete para integração de PC s. Sua Oficina Virtual Apostila totalmente Gratuita Edição 2002 2 Gabinete O gabinete é considerado a estrutura do PC porque é nele que todos os componentes internos serão instalados e fixados. Portanto,

Leia mais

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos

Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos Hardware Hardware pode ser definido como sendo um conjunto de equipamentos que integram o computador como placas, drives, monitor, equipamentos periféricos como impressoras, scanner, etc. Unidades Periféricas

Leia mais

Aurora R6 Configuração e especificações

Aurora R6 Configuração e especificações Aurora R6 Configuração e especificações Modelo do computador: Alienware Aurora R6 Modelo normativo: D23M Tipo normativo: D23M001 Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes

Leia mais

7 Placas-Mãe - Principais características

7 Placas-Mãe - Principais características 7 Placas-Mãe - Principais características Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD,

Leia mais

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho

Introdução à Informática. Por Edivaldo Laureano Pires Filho Introdução à Informática Por Edivaldo Laureano Pires Filho Definição de sistema Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado

Leia mais

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES TRABALHO AVALIATIVO SOBRE CONFIGURAÇÃO E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 1) Como descobrir quais dispositivos de hardware estão sem drivers? ( ) A Basta clicar em Meu Computador e checar na parte esquerda da

Leia mais

Dell Latitude E7240/E7440

Dell Latitude E7240/E7440 Dell Latitude E7240/E7440 Informações sobre configuração e recursos Sobre as Advertências ATENÇÃO: uma ADVERTÊNCIA indica um potencial de danos à propriedade, risco de lesões corporais ou mesmo risco de

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV5000 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais