SENHOR, ESTÁ ENFERMO AQUELE A QUEM AMAS João 11:3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SENHOR, ESTÁ ENFERMO AQUELE A QUEM AMAS João 11:3"

Transcrição

1 A Ressurreição de Lázaro SENHOR, ESTÁ ENFERMO AQUELE A QUEM AMAS João 11:3 TRÊS DIÁLOGOS NO TEXTO 1º - Jesus conversa com os discípulos (Para alcançar os da fé). Vr. 7:16 2º - Jesus conversa com Marta e Maria (Para alcançar a família). Vr e 32 3º - Jesus conversa com o Pai (Para alcançar os de fora). Vr. 41 e 42 Durante a visita... 1º - Jesus fala com Marta, com Maria, com o Pai, com Lázaro e com os presentes (com todos). 2º - Marta fala com Jesus e com Maria 3º - Maria fala com Jesus (uma só frase). vr. 32 4º - Os discípulos não falavam. ROTEIRO - Senhor, está enfermo aquele a quem amas 1 - Leitura de João 11:3 b. 2 - Introdução (pág. 1). 3 - Entrar no texto de forma panorâmica. 4 - Os três diálogos de Jesus (Folha Rosto) 5 - O amor de Jesus pelos que choram (pág. 2). (vr. 3) - Família, - os da fé, - os de fora. 6 - O Senhor Jesus Cristo quer ser glorificado numa enfermidade. (pág. 2) (vr. 4) 7 - (vr. 5) O Senhor Jesus Cristo pode estar presente através de um grupo de visitas (pág....) 8 - (vr. 6) O Senhor Jesus Cristo sabe o tempo certo de fazer a visita (pág. 3). 9 - (vr. 7-16) O diálogo de Jesus com seus discípulos (pág. 3). o culto profético (pág. 3 e 4) 10 - (vr. 8 e 12) a resistência / oposição dos discípulos (pág. 4) (vr. 16) após a revelação completa, eles (discípulos) acompanharam o Senhor Jesus Cristo (pág....) só devemos sair com a revelação completa (vr. 19) muitos, gente, multidão, povo. representantes de todas as classes e religiões. (pág. 5) (vr. 20) Marta e Maria, intercessoras pelo parente - família tem que fazer a sua parte (pág. 5) 14 - Comparação entre Marta e Maria (pág. 6) tipos diferentes de visitados (vr ) a comoção e o choro do Senhor Jesus Cristo. (pág. 6 e 7) a compaixão divina em nós pelos aflitos chorai com os que choram 16 - (vr. 37) não podia ele... não era crente? Ver nota fl. 2 (pág. 7) 17 - (vr. 38) Uma pedra (incredulidade) dificuldade. Tirai a pedra (pág. 7) Parte do homem. A Importância do crer para: Família (vr. 40 a 42) os da fé (pág. 8) os de fora 18 - (vr ) 1 - Tirai a pedra o trabalho do homem 2 - Desatai-o 19 - (vr. 45 e 46) Resultado final da visita ao lar: Definição (pág. 8). Muitos creram nele outros foram ter com fariseus.

2 OBJETIVO: Dar continuidade ao assunto chorai com os que choram. TEXTO: O texto mostra a visita de Jesus e seus discípulos a um lar conhecido (Jesus se hospedava lá com freqüência) onde um amigo, Lázaro, havia morrido. APLICAÇÃO: Buscar no texto exemplos de como devemos assistir ao enfermo (ou quando vier a falecer, ou ainda, quando já falecido), e sua família. ROTEIRO: O texto mostra uma seqüência de fatos que nos orientam como agir com cada pessoa envolvida na visita. PERSONAGENS: São os tipos de pessoas O Senhor que estamos sujeitos a Jesus: encontrar numa visita. Os discípulos: A Família: Precisamos conhecer o lar Marta e Maria: e as pessoas que serão Lázaro: visitados (oração, jejum, Os Judeus: dons, etc.) Os Fariseus: O próprio. Nós, a igreja do Senhor o grupo que visita. Os queridos, parentes do enfermo, morto. O enfermo, morto. Gente, povo, multidão, Pessoas indefinidas espiritualmente. A religião. SIGNIFICADO DOS NOMES. Jesus - Salvador (heb) Lázaro - Deus, meu socorro (heb) Eleazar Marta - Senhora (aramaico), Dona Maria - Amada (vocábulo egípcio..., mas há dúvidas) Betânia Rebelião (forma contra de amar) Jerusalém - A casa do Ribeiro - Cidade dos homens de paz. Vr. 3 Não mandaram chamá-lo urgente. Apenas o avisaram porque sabiam que o Senhor Jesus Cristo saberia o que fazer. Não disseram Vem, porquanto, Aquele que ama precisa apenas saber. O AMOR DE JESUS É DESTACADO NO TEXTO: 1 - Pelo testemunho da família (família)... aquele a quem amas (vr. 3). 2 - Pelo testemunho do Evangelista João (os da fé) Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã e a Lázaro. (vr. 5). 3 - Pelo testemunho dos Judeus (os de fora)... vede quanto o amava (vr. 36) É O AMOR DE JESUS QUE NOS IMPULSIONA A REALIZARMOS UM TRABALHO DESSES DE CHORAR COM OS QUE CHORAM.

3 Nota: Aqueles a quem Cristo ama, não estão mais isentos do que os outros de sua parte nas tribulações e angústias terrenas. Quem ama basta saber da necessidade para que faça tudo quanto é possível para ajudar aquele a quem ama. Vr. 4 - A situação de Lázaro e sua família tinha um objetivo: a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. O SENHOR JESUS QUER SER GLORIFICADO NUMA ENFERMIDADE: Pelo próprio doente Pela família Pelos que assistem, visitam Por aqueles que compreendem o motivo que o Senhor permitiu. Vr. 5 - O Senhor amava toda a família. Se um está enfermo na igreja, todos sofrem. O Senhor Jesus precisa estar presente. O Senhor Jesus pode estar presente através de um grupo que vai assistir ao Enfermo. Vr. 6 - O Senhor se demorou dois dias. O Senhor sabia o momento exato para chegar ao local. O tempo de Deus! O DIÁLOGO DE JESUS COM OS DISCÍPULOS Vr. 7 - Vamos outra vez para a Judéia. Aquele lar precisava de outra visita, embora Jesus já estivesse lá por outras vezes, agora seira para Deus ser glorificado por muitos. Vr. 8 - A oposição dos discípulos.... ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá? Vr. 9 - Se alguém andar de dia, não tropeça, porque a vê a luz deste mundo, (JESUS É A LUZ DO MUNDO) Vr Mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. Jesus estava mostrando aos discípulos que estava indo visitar Lázaro por uma revelação. Vr Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou despertá-lo. Vr Se dorme, estará salvo Não precisamos ir lá (paráfrase) Vr Lázaro morreu. Vr mas por vossa causa, me alegro de que lá não estivesse, para que possais crer, mas vamos ter com ele. Vr Vamos também ter nós para morrermos com ele. Jesus sabe o que fazer, ele vai nos revelar. Ele vai saber

4 Observemos nos vr. 7 ao 16, a seqüência do diálogo do Senhor Jesus Cristo com os discípulos: Ele conduz os discípulos por meio de metáforas. 12 horas do dia Andar de dia Luz deste mundo Tropeçar no caminho Noite Adormeceu, mas vou despertá-lo Lázaro morreu! Podemos admitir que o Senhor Jesus Cristo estava revelando aos poucos, através de metáforas, a realidade dos fatos, a necessidade da visita e como encontrariam o lar ao chegarem lá. Isto se chama reunião do Culto Profético ou Reunião para a visita profética antes de uma visita, de um culto, onde. É necessário sairmos com todas as informações para a visita. Observemos também a resistência dos discípulos, a princípio. Vr. 8 - os judeus procuravam apedrejar-te, e voltas para lá? Vr Se dorme estará salvo. Existe em nós uma oposição natural para assistirmos ao doente. Entretanto, quando o Senhor completa a revelação, há uma disposição: (só devemos sair para visitarmos com a revelação completa. Vr Vamos também nós para morrermos com ele. Tomé demonstra grande coragem. Tomé era um inquisidor intenso da verdade Os discípulos saem com Jesus com um objetivo definido: * Jesus vai despertar a Lázaro para que os discípulos possam crer. (um sinal) Primeiramente, a visita ao enfermo tem por objetivo fortalecer a nossa fé e crermos em Jesus como um Deus que tudo pode. Vr Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria para as consolar, a respeito de seu irmão. O povo, gente, multidão, judeus, já estavam lá, são representantes de todas as religiões, chegam primeiro, conhecem tudo a respeito de funeral, vela, velório, etc. Eram muitos, Jesus e os discípulo eram poucos. Foram consolar as irmãs, gente sabe fazer o social mas não pode consolar, porque só pode consolar quem tem o Consolador, somente o Consolador tem a revelação! Vr Marta e Maria - Suplicam em favor de Lázaro. Representam as intercessoras que oram em favor do necessitado da família, a família tem que fazer a sua parte.

5 A Vr Se estiveras aqui, não teria morrido meu intercessão irmão. de Marta. Vr Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto Jesus pedires a Deus, Deus to concederás. responde a Vr há de ressurgir no último dia todas as Vr eu tenho crido que Tu és o Cristo... suas dúvidas (aplicar) Marta era uma serva conhecida... e cria no Senhor Jesus Cristo Maria também intercede: Se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido Dois tipos diferentes de familiares, com reações diferentes. MARTA Contundente Ao ver Jesus, questionou-o e continuou o diálogo (vr. 21 a 27) Senhora, tem o controle da casa sabe quando Jesus chega soube que vinha Jesus (vr. 20), vai chamar Maria, etc. Eu sei Cheia de trabalho e atividade; preocupada, impaciente, precipitada MARIA De poucas palavras Ao ver Jesus, lançou-se-lhe aos pés e após questionou-lhe (vr. 32) Caseira, fica em casa chorando o seu morto. (vr. 20) Representa a alma faminta que para ouvir o Mestre e/ou deixá-lo operar. Não se apressava. O que crê não se apressa. (Is. 28:16) É importante que sejamos algo, antes de tentarmos fazer algo. (Maria) - Onde o for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua (Mt. 26:13). (Vr ) Marta não conseguiu, mas Maria comoveu o coração do Senhor Jesus (com as emoções mais profundas). Jesus chorou (vr. 35) - é o versículo mais breve de todo o N.T. O Autor da vida estava diante de um quadro de morte; a mesma morte que ele enfrentaria. Jesus ficou agitado e comovido por causa do energético conflito com a morte, o maldoso adversário do homem, Jesus chorou - se entristeceu como os homens se entristecem, e que, ao olhar para aquele grupo de homens miseráveis, pensou no corpo de Lázaro em decomposição, no sepulcro e então, repentinamente, foi acometido por um súbito senso de tristeza e de desespero humanos, dos corações humanos partidos, dos sonhos humanos despedaçados, do pecado, e da dor, que assediam o gênero humano.

6 Ele rompeu em lágrimas. Aquele que visita, deve ser movido da profunda compaixão divina para viver com os aflitos a sua aflição. Chorai com os que choram. Vr Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer que esse não morresse? Alguns pensam: Ele não era crente? Por que aconteceu isso com ele? (ver nota fl. 2) Vr Tinham posto uma pedra. Para o mundo, não tem mais jeito, está morto, põe a pedra. Tudo acabou. Não tem a Palavra da vida, não crê na ressurreição, não tem mais recursos. Vr. 39 -Jesus se aproxima e ordena: Tirai a pedra Palavra imperativa de autoridade do Senhor, A pedra pode significar uma dificuldade, ou incredulidade. Tem que ser tirada! (Jejum, oração, louvor) O Senhor Jesus empregou meios naturais para remover obstruções naturais, a fim de que o seu poder divino tivesse que enfrentar face a face o elemento sobrenatural. Ele exibiu poder sobrenatural a fim de fazer justamente aquilo que nenhum poder humano poderia realizar. Vr Se creres verás... FAMÍLIA Vr. 41, 42 - PAI, graças te dou porque me ouviste (humildade, submissão). Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam (judeus) que tu me enviaste. Lembrar: Vr. 15 -para que possais crer (discípulos) Novamente notamos que o objetivo da visita é demonstrar o amor de Jesus aos discípulos, à família, e aos ouvintes presentes. Eles precisavam crer em Jesus (repetir os textos acima) Vr Lázaro, vem para fora Jesus gritou Lázaro, aqui! Para fora! Vr. 44 -O momento principal da visita. O sinal, o milagre. A revelação entregue e o resultado imediato: o morto levantou. Vr. 44 -Desatai-o, tirai a pedra, parte do homem, deixai-o ir. (Talvez) o trabalho de integração. Vr. 45 e 46 - Resultado da visita ao lar: DEFINIÇÃO Vr Muitos, dentre os judeus... creram nele. Vr Outros, foram ter com os fariseus (RELIGIÃO).

Capítulo 11 Aressurreição de Lázaro Jo 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.

Capítulo 11 Aressurreição de Lázaro Jo 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. 1 Capítulo 11 Aressurreição de Lázaro Jo 11:1 Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. Jo 11:2 E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento,

Leia mais

MENSAGENS SERIE PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES A PEDAGOGIA DO MILAGRE DE JESUS

MENSAGENS SERIE PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES A PEDAGOGIA DO MILAGRE DE JESUS SERIE MENSAGENS PARA VOCÊ HERNANDES DIAS LOPES A PEDAGOGIA DO MILAGRE DE JESUS 2010 Hernandes Dias Lopes Preparação Gecy Soares de Macedo Revisão João Guimarães Capa Maquinaria Studio Diagramação Sandra

Leia mais

130 TEMPO DA QUARESMA A minha alma espera pelo Senhor, mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor está a misericórdia e com Ele abundante

130 TEMPO DA QUARESMA A minha alma espera pelo Senhor, mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor está a misericórdia e com Ele abundante 129 DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei

Leia mais

V Domingo da Quaresma. Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá.

V Domingo da Quaresma. Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá. V Domingo da Quaresma Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá. V Domingo da Quaresma Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem acredita em Mim nunca morrerá.

Leia mais

- Rabi, ainda agora os judeus procuravam te apedrejar e voltas para lá?

- Rabi, ainda agora os judeus procuravam te apedrejar e voltas para lá? Jesus a seus discípulos: - Vamos outra vez para Judéia. Disseram-lhe eles: - Rabi, ainda agora os judeus procuravam te apedrejar e voltas para lá? Respondeu Jesus: - Não são doze as horas do dia? Se alguém

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Santa Marta - João 11, 19-27 - EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração João 11, 19-27- SANTA MARTA Ó Deus, sede generoso

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

O Amor que Ressuscita

O Amor que Ressuscita São três os elementos de um milagre: 1 A Palavra de Deus, que é a Sua vontade. Portanto deve ser lida, meditada, provada, praticada, vivida, saboreada, digerida, amada, desejada... 2 O poder de Deus, que

Leia mais

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai!

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai! Nº20A Domingo V da Quaresma - 6.4.2014 Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos

Leia mais

EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho

EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho V QUARESMA 10 abril 2011 EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA Comentário de Pe. Alberto Maggi OSM ao Evangelho Jo 11,1-45 Naquele tempo, havia um doente, Lázaro, que era de Betânia, o povoado de Maria e de Marta,

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45) 5º DOMINGO DA QUARESMA (ANO A) 6 de Abril de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45) 1 Estava doente um homem chamado Lázaro, de Betânia, terra de Maria e de Marta, sua

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que se pode ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata mais uma maravilha

Leia mais

KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 10 A 16 DE FEVEREIRO DE 2019

KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: estação DE 10 A 16 DE FEVEREIRO DE 2019 ROTEIRO PGM INFANTIL DE 10 A 16 DE FEVEREIRO DE 2019 estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de 3 a 8 anos *Tempo Lúdico: Jogos, brincadeiras bíblicas e parque.

Leia mais

LEITURAS EUCARISTIA 2 ABRIL

LEITURAS EUCARISTIA 2 ABRIL LEITURAS EUCARISTIA 2 ABRIL 5º Domingo da Quaresma ANO A LEITURA I Ez 37,12-14 Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar, ó meu

Leia mais

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7

No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 21.08.16 Introdução No entanto o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima. Jó 5.7 O homem nascido de mulher vive pouco tempo e passa por muitas dificuldades. Jó 14.1

Leia mais

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Bem-vindos à 4ª semana da Quaresma. 2ª FEIRA 27 DE MARÇO TER JESUS POR AMIGO Esta é a nova imagem que podem ver no pórtico do bar. Retrata o evangelho do próximo domingo que relata a Ressurreição de Lázaro.

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta JESUS E

Bíblia para crianças apresenta JESUS E Bíblia para crianças apresenta JESUS E LÁZARO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

O"que"há"de"errado"com"o"mundo?"

Oquehádeerradocomomundo? O"que"há"de"errado"com"o"mundo?" Não temos como seguir em frente e começar a falar do que deveríamos fazer para tornar o mundo melhor a menos que compreendamos com clareza o que há de errado com ele. Quem"é"essa"figura"central"

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA Em vez das leituras a seguir indicadas, podem utilizar-se as do ano A, se for mais oportuno: ver adiante, pp. 151-157 LEITURA I Jer 31, 31-34 Leitura do Livro de Jeremias «Estabelecerei

Leia mais

SOBRE A RESSURREIÇÃO DA CARNE

SOBRE A RESSURREIÇÃO DA CARNE SOBRE A RESSURREIÇÃO DA CARNE Ela pode existir? Existe a Ressurreição da carne ou a ressuscitarão da carne? Escrito por: Carlos Fernando Caetano Moraes (Pastor e co-fundador da ICEU) SOBRE A RESSURREIÇÃO

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45) 5º DOMINGO DA QUARESMA ANO A 2 de Abril de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 11, 1-45) Estava doente um homem chamado Lázaro, de Betânia, terra de Maria e de Marta, sua irmã.

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula

Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Sejam todos bem vindos! Que estejamos sempre em oração para que Deus esteja presente em todo momento durante nossa Aula Amizades, dentro e fora da igreja... E aí? Salmos 1:1-3 Bem-aventurado o homem que

Leia mais

Escrito por Hélio Clemente Ter, 02 de Setembro de :50 - Última atualização Ter, 02 de Setembro de :57

Escrito por Hélio Clemente Ter, 02 de Setembro de :50 - Última atualização Ter, 02 de Setembro de :57 Os ensinamentos de Jesus são surpreendentes, ou será que a expectativa das pessoas está voltada para o lado errado? Todos estão acostumados a valorizar o trabalho e as realizações acima das outras coisas,

Leia mais

Milagres de Cristo O que ações de Cristo testemunham sobre Ele?

Milagres de Cristo O que ações de Cristo testemunham sobre Ele? A doutrina de Cristo segundo as escrituras Milagre é o ato especial de Deus que interrompe o curso natural dos eventos Milagre é um gênero menos comum da atividade divina, pela qual Deus desperta a admiração

Leia mais

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 1 Capítulo 12 Maria unga com ungüanto os pés de Jesus Jo 12:1 Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Jo 12:2 Fizeram-lhe,

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Maria Madalena foi ao sepulcro e viu a pedra removida do sepulcro - João 20, 1-2.11-18 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1)

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

Invocai o nome de Deus, nosso libertador

Invocai o nome de Deus, nosso libertador Invocai o nome de Deus, nosso libertador www.facebook.com/mensageiro sdeanguera Paz e Fogo, amados irmãos! Chegamos ao capítulo 12 do livro de Isaías, vemos aqui que o profeta louva a Deus pela libertação.

Leia mais

NOSSA SENHORA APARECIDA

NOSSA SENHORA APARECIDA NOSSA SENHORA APARECIDA Denilson Aparecido Rossi Nossa Senhora Aparecida 1 REFLETINDO No corrente ano de 2017, estamos celebrando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Lembramos que essa

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SABADO da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus, atendei

Leia mais

O Poder das Boas Notícias

O Poder das Boas Notícias O Poder das Boas Notícias Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas, que proclamam a paz, que trazem boas notícias, que proclamam salvação, que dizem a Sião: O seu Deus reina. (Isaías

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS, O.CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 1ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

O milagre da ressurreição de Lázaro

O milagre da ressurreição de Lázaro O milagre da ressurreição de Lázaro O milagre da ressurreição de Lázaro é grandioso, mas a confissão de Marta é superior. O milagre da ressurreição de Lázaro E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência. Espirito Santo VIII Série Crescimento Espiritual Espírito Santo Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o, não muito depois destes dias.

Leia mais

Amar como Jesus amou

Amar como Jesus amou Amar como Jesus amou Jesus amou, dando importância a todas as pessoas, mesmo àquelas que nesse tempo eram desprezadas. Jesus amou, ocupando-se dos que sofriam, curando os doentes de toda a espécie de males

Leia mais

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO?

O QUÊ DEUS ESTÁ FALANDO? A história fantástica de Deus continua do Velho Testamento até o Novo Testamento. Nós começamos ouvindo como as profecias da promessa de um Salvador foram totalmente cumpridas quando Deus mandou Seu Filho,

Leia mais

Os discursos de despedida de Jesus Estudo 2 Cuidando de um coração aflito

Os discursos de despedida de Jesus Estudo 2 Cuidando de um coração aflito Os discursos de despedida de Jesus Estudo 2 Cuidando de um coração aflito Corações aflitos 1. A incerteza do futuro imediato 2. A incerteza do futuro final 3. A incerteza sobre Deus 4. A incerteza sobre

Leia mais

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12

Lucas: Marcos: o salvador do mundo. o servo sofredor. Mateus: João. o rei prometido. segunda-feira, 10 de setembro de 12 Lucas: o salvador do mundo Marcos: o servo sofredor João Mateus: o rei prometido Mateus Marcos Lucas Evangelhos Sinóticos João 90% de material exclusivo O que João omite e que aparece nos evangelhos sinóticos

Leia mais

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino

Voltado a Deus I. O Imperativo Divino Deus trabalha movido por oração. Quando Deus quer fazer certa coisa, Ele inspira oração para que Ele possa agir. Ele somente trabalha desta forma. Em Gênesis 20 lemos a primeira estória sobre cura narrada

Leia mais

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

Meu bem querer. Ao Único. 02 ME Bené Carlos Gomes

Meu bem querer. Ao Único. 02 ME Bené Carlos Gomes 01 Meu bem querer ME-7036219-8 - Marcos Góes Que bom é Ter você comigo Deitar no Teu colo e receber carinho Lá fora o mundo tenta me tragar Estando Contigo eu posso crer e descansar Tu És meu bem amado,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

domingo, 10 de novembro de 13

domingo, 10 de novembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s João 14:26,27 Livres da religião do medo e das maldições João 14:26,27 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas João

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA domingo v 147 DOMINGO V DA QUARESMA Em vez das leituras a seguir indicadas podem utilizar-se as do ano A, se for mais oportuno: ver adiante, p. 151-158 LEITURA I Is 43, 16-21 «Vou realizar uma coisa nova:

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

Domingo da Divina Misericórdia

Domingo da Divina Misericórdia Domingo da Divina Misericórdia «Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé, uma multidão de homens e mulheres» Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 12-16 Pelas mãos dos Apóstolos realizavam-se muitos

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO

Leia mais

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES

A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando os caminhos aos filhos seus Ah, ah,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

VAMOS CONHECER OS MILAGRES DE JESUS. OBJETIVO: Que as crianças aprendam que Jesus é poderoso.

VAMOS CONHECER OS MILAGRES DE JESUS. OBJETIVO: Que as crianças aprendam que Jesus é poderoso. REVISTA MATERNAL CPAD 3 e 4 anos TEMA DO TRIMESTRE: VAMOS CONHECER OS MILAGRES DE JESUS LIÇÃO 05 O MEU AMIGO FAZ UM MORTO REVIVER LEITURA BÍBLICA: LUCAS 7.11-16 OBJETIVO: Que as crianças aprendam que Jesus

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES

Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Bíblia para crianças apresenta A MENINA QUE VIVEU DUAS VEZES Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Igreja: Uma face em construção - X Adoração na vida e mensagem de um apóstolo

Igreja: Uma face em construção - X Adoração na vida e mensagem de um apóstolo Igreja: Uma face em construção - X Adoração na vida e mensagem de um apóstolo Uma adoração consistente I. Adoração que nasce de um coração transformado II. Adoração na integridade do ensino da Palavra

Leia mais

A Narração da História.

A Narração da História. 1 Amor e Perdão Lc 7.36-50 Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso que fora curado por Ele; fora convidado por Simão para um jantar. A gratidão e o reconhecimento de Jesus como o Messias fez

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

1ª Leitura - Hb 12,1-4

1ª Leitura - Hb 12,1-4 1ª Leitura - Hb 12,1-4 Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto. Leitura da Carta aos Hebreus 12,1-4 Irmãos: 1Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de

Leia mais

Os evangelhos. Sinóticos. Mateus, Marcos e Lucas

Os evangelhos. Sinóticos. Mateus, Marcos e Lucas Os evangelhos Sinóticos Mateus, Marcos e Lucas INTRODUÇÃO AOS EVANGELHOS SINÓTICOS Evangelho euangellion = boas novas, boa notícia Sinótico Sin = Mesma Óptico = Visão Mesma visão sobre a história de Jesus

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

O LIVRO SEM PALAVRAS

O LIVRO SEM PALAVRAS Momento com Deus NOME: DATA: 13/07//2014 O LIVRO SEM PALAVRAS Versículos para Decorar: 1. Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o

Leia mais

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO

NÃO TEMAS CONFIAR EM DEUS, COM D. BOSCO! 1º CICLO 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO DE 2018 Caseta de D. Bosco Bom Dia! Durante este mês de Janeiro, dedicado especialmente a São João Bosco, vamos viajar pelos sítios onde este santo, fundador dos salesianos, viveu,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 3ª Semana do Advento 1) Oração O Evangelho

Leia mais

Nº 18 C - Domingo de Páscoa

Nº 18 C - Domingo de Páscoa Nº 18 C - Domingo de Páscoa-27.3.2016 Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma

Leia mais

Sexto Domingo do Tempo Comum Ano B 15 de fevereiro de 2015

Sexto Domingo do Tempo Comum Ano B 15 de fevereiro de 2015 Sexto Domingo do Tempo Comum Ano B 15 de fevereiro de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: A Lei Mosaica e os contemporâneos de Jesus consideravam a lepra qualquer tipo de mancha na pele como consequência do

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada que dá acesso ao caminho estreito que conduz a salvação.

Leia mais

Comemoração dos Fiéis Defuntos. 02 de nov. de 2014

Comemoração dos Fiéis Defuntos. 02 de nov. de 2014 Comemoração dos Fiéis Defuntos 02 de nov. de 2014 Caríssimos irmãos, o rito da morte é um fenômeno universal. Em todas as culturas, mesmo as mais primitivas, o cerimonial gravitava em torno da agonia,

Leia mais

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões.

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. ATOS 10 Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. Nem sempre as reuniões atuais são das melhores: As vezes deficiência do pregador.

Leia mais

Sejam bem-vindos a nossa série de mensagens baseada no Evangelho de Jesus, narrado pelo evangelista João.

Sejam bem-vindos a nossa série de mensagens baseada no Evangelho de Jesus, narrado pelo evangelista João. Série: Encontros com Jesus O ENCONTRO DE JESUS COM OS DISCÍPULOS (06/07) Sejam bem-vindos a nossa série de mensagens baseada no Evangelho de Jesus, narrado pelo evangelista João. Aqui no Evangelho original

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 28/01 A 02/02 DE 2019 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico de

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS É já esta semana que celebramos a Festa da Santidade Juvenil Salesiana. Já muito foi falado sobre como poderemos atingir a Santidade e, de facto, sabemos que é algo

Leia mais

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA

MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA MANUAL DE CÉLULAS PASTOR TONY SILVEIRA 2000 Tony Silveira Todos os Direitos reservados. Proibida a Reprodução não Autorizada PRINCÍPIOS DE ORAÇÃO INDICE 1. ORAÇÃO EFICAZ 3 2. ORAÇÃO POR NÓS PRÓPRIOS 4

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12) 5º DOMINGO DA PÁSCOA (ANO A) 18 de Maio de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12) 1 «Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. 2 Na casa

Leia mais

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 2 PARA OUVIR E ANUNCIAR A PALAVRA DE DEUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO ANUNCIANDO A PALAVRA DE DEUS Os discípulos de Cristo formam a igreja e imperativamente segundo a ordenança

Leia mais

O Paralítico no Tanque de Betesda

O Paralítico no Tanque de Betesda JO Depois disso havia uma festa dos judeus. E Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia

Leia mais

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 A ORDEM SUPREMA DE CRISTO JESUS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A EVANGELIZAÇÃO SIMPLES Todo o poder e autoridade no céu e na terra foi dada ao Senhor Jesus, e esta autoridade o

Leia mais

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés.

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés. Na expectativa de concluirmos este nosso estudo, a fim de que sejamos instrumentos nas mãos de Deus para a salvação dos perdidos, em especial os de nossa família, devemos agir como o Paulo, que fez de

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

2ª FEIRA 23 DE ABRIL

2ª FEIRA 23 DE ABRIL 2ª FEIRA 23 DE ABRIL INTRODUÇÃO Bom dia a todos. Iniciamos esta semana escutando o evangelho que fala de Jesus, Bom Pastor. No final, teremos uma proposta para cada um de nós. Por agora, escutemos a mensagem

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO

Confira o roteiro de pregações dos Retiros de Carnaval 2016: 1. INTRODUÇÃO Para os retiros de Carnaval, o Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil preparou um roteiro a fim de orientar as pregações dos Encontros que acontecem na próxima semana em todo o país. As orientações

Leia mais

VidaePalavra.Comunidade(s)

VidaePalavra.Comunidade(s) VidaePalavra.Comunidade(s) Unidade Pastoral da Cidade PVZ S. JOSÉ RIBAMAR III Domingo do Advento Ano B n.º 255 17/12/2017 Página 1 LITURGIA DA PALAVRA III DOMINGO DO ADVENTO ANO B 1ª Leitura: Is 61, 1-2a.10-11

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais