ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia"

Transcrição

1 ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Aula 3 Pr. Erivelton Rodrigues Nunes

2

3 Recomendações ao estudante 1. Leia a Bíblia conhecendo seu Autor 2. A Bíblia interpreta a Bíblia 3. Dependa da fé salvadora e do Espírito Santo 4. Interprete a experiência pessoal à luz da Escritura, não a Escritura à luz da experiência; 5. O propósito da Escritura é mudar nossas vidas, não multiplicar nossos conhecimentos; 6. Todo cristão tem o direito e a responsabilidade de interpretar as Escrituras, seguindo os princípios universalmente aceitos pela ortodoxia cristã; 7. Os exemplos bíblicos só tem autoridade prática quando amparados por uma ordem que os faça mandamento geral.

4 Jesus Cristo Deus EMANUEL - Deus Conosco - Mt e Is Deus Forte, Pai da Eternidade Is. 9.6 O Senhor Justiça Nossa (Javé Tsidkenu) Jr E o Verbo era Deus Jo Deus era seu Pai, fazendo-se igual a Deus Jo 5.18 Antes que Abraão existisse, Eu Sou Jo 8.58 Eu e o Pai somos um Jo Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu - Jo 20.28

5 Jesus Cristo Deus Sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus Fp 2.6 O qual é sobre todos, Deus bendito eternamente Rm 9.5 Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade Cl 2.9 Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo Tt 2.13 Cristo... Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna I Jo 5.20

6 Jesus Cristo Deus Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso Ap 1.7-8

7 ALGUNS TEXTOS UTILIZADOS PARA NEGAR A DIVINDADE DE JESUS PELAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

8 Mateus ou Marcos Porém daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. ( 2.6 Jesus como homem esvaziou-se (Fp Como Deus, após a ressureição disse: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18) Como fica a passagem de Ap ? Deus não sabe o que está escrito? Só Jesus? E o Espírito Santo?

9 João Vou para o Pai; porque o Pai é maior do que eu. O fato de Jesus se subordinar ao Pai não nega sua divindade. Se isto fosse real Jesus também seria menor que os ( 2.9 anjos (Hb Jesus também era subordinado a José e Maria (Lc ( 2.51 Entretanto José e Maria não eram superiores a Jesus

10 I Coríntios 11.3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão a cabeça de toda mulher; e Deus a cabeça de Cristo. O texto diz que o Pai dirigiu o Filho, e Cristo dirige o homem, e o homem a mulher, o que não quer dizer que o Filho não seja Deus, se isto fosse verdadeiro, deveríamos afirmar que a mulher seria menos humana do que homem.

11 I Coríntios E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. Sujeitar nem sempre indica inferioridade. A Bíblia ensina a sermos sujeitos uns aos outros. Jesus disse que quem quisesse ser o primeiro (principal) que fosse servo de todos. A mulher é sujeita ao marido, não inferior a ele.

12 Apocalipse 3.14 E, ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. (RC) Ao anjo da igreja de Laodicéia escreva o seguinte: Esta é a mensagem do Amém, da testemunha fiel e verdadeira, daquele por meio de quem Deus criou todas as coisas. (NTLH) Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus (RA) And unto the angel of the church of the Laodiceans write; These things saith the Amen, the faithful and true witness, the beginning of the creation of God (KJV)

13 Apocalipse 3.14 Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. (NVI) To the Angel of the church in Laodicea write: These are the words of the Amen, the faithful and true witness, the ruler of God s creation. (NIV) kai tw aggelw thv en laodikeia ekklhsiav grayon tade legei o amhn o martuv o pistov kai [o] alhqinov h arch thv ktisewv tou qeou (GN) kai tô aggelô tês ab=en ab=laodikeia ekklêsias ts=laodikeôn grapson tade legei o amên o martus o pistos kai alêthinos ê archê tês ktiseôs tou theou (GT)

14 Apocalipse 3.14 No grego - he arche tes ktiseos tou theou kai tw aggelw thv en laodikeia ekklhsiav grayon tade legei o amhn o martuv o pistov kai [o] alhqinov h arch thv ktisewv tou qeou arche ( arch ) princípio, significa fonte, origem arch ( arc ) - líder, chefe. Exemplos: arcanjo (líder de anjos), arcebispo (líder de bispos) archon (arcwn) presidente, governador

15 Apocalipse arche raiz arch derivada arche archwn

16 Apocalipse 3.14 Por isso, a expressão princípio da criação de Deus revela ser Jesus a fonte e a origem de tudo o que foi criado e que existe, isto é, o Criador de tudo. No mesmo sentido de Alfa e Omega, princípio e fim. Portanto o texto de Ap 3.14 diz que Jesus não teve origem, antes: Ele é a origem de todas as coisas.

17 Marcos 1.1 Esse termo geralmente é usando para indicar a inferioridade do Filho em relação ao Pai, pois um filho não pode ser igual ou maior que seu pai. Ora, isso não faz o menor sentido, pois Jesus é chamado de Filho de Maria" (Marcos 6:3); "Filho de Davi" (Marcos 10:48); e "Filho do Homem" (Mateus 25:31), e nem por isso, ele poderia ser considerado inferior a Maria, Davi ou ao homem.

18 Marcos 1.1 Filho de Maria" tem o significado de "filho em sentido biológico. Filho de Davi pode significar descendente ou participante da linhagem real de Davi. "Filho do Homem" aponta para a humanidade assumida por Cristo, ou seja, ele participou de nossa natureza humana, "Filho de Deus" não porque seja inferior, mas porque é participante da mesma natureza divina.

19 HADES / SEOL Erivelton Rodrigues Nunes

20 Hades e Cristo Erivelton Rodrigues Nunes

21 Páscoa Judaica Morte de Cristo

22 Páscoa e Pães Asmos ( pessach ) Páscoa significa passagem 1 dia, ou seja, 14 de Abibe ( hamatzot Pães Asmos (hag 7 dias, ou seja, a partir do dia 15 de Abibe Êxodo ; 13.4 Lucas O verso 1º do capitulo 22, Lucas 22:1 "Aproximava-se a festa dos pães asmos(hag hamatzot), que se chama a páscoa (pesah)", fica claro neste texto Bíblico que estamos falando de duas festas em uma, que é a festa de pessach ou festa da páscoa.

23 Páscoa Lucas 22:7 "Ora, chegou o dia dos pães asmos(hag hamatzot), em que se devia imolar a páscoa;" o dia de sacrificar o cordeiro pascal. Lucas 22:14 "E, chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos." Esta mesa não é como hoje em dia uma mesa alta com cadeiras altas, na realidade o que aconteceu é que Jesus se reclinou a mesa, uma mesa baixa que tinha almofadas sobre os quais se reclinavam. Na época de Jesus estar em pé era a posição dos serventes, estar recostado as almofadas era a posição dos livres quando o Senhor se pois em pé e foi lavar os pés dos discípulos, Ele estava mostrando que assumia totalmente a posição de um servo, de um escravo.

24 Páscoa Lucas 22:15 "E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;" Jesus já havia participado de 32 páscoas, mas ESTA páscoa era especial, ou seja, a única verdadeiramente pelo pecado. Veja Hebreus Lucas 22:17,18,20 "Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós."

25 Páscoa Conforme o texto de Lucas existiam mais de um cálice, na verdade eram 5. O texto não entra em muitos detalhes porque para os judeus o ritual da páscoa era comum.

26 Páscoa - Origem Êxodo 12:3 "Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Ao décimo dia deste mês tomará cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família." O cordeiro era separado no 10º dia e ficava em observação até ao 14º. Pense sobre isso, o que acontece quando se coloca dentro de casa um cordeirinho de um ano de idade? As crianças começam a brincar com ele, as crianças dormem com ele, o alimentam, é como o animal de estimação da família por quatro dias. Após os quatro dias o pai pega a faca para matar o cordeiro

27 Páscoa - Origem Então as crianças se horrorizam, "Como pode papai que mal ele fez", então o pai lhes explica, "O Senhor disse que se não colocamos o sangue deste cordeirinho na porta da casa esta noite todos nós morreremos, por tanto para que nós possamos viver ele tem que morrer", imagine esta cena. O cordeiro não grita quando o estão matando, ele agüenta calado, a única coisa que faz é gemer. O pai pega a faca e diz, "Filhos ele tem que morrer para que nós possamos viver", consegue ver agora o ensinamento que há na páscoa? O ensinamento é redenção, redimir é pagar o preço para que um escravo recupere sua liberdade, os filhos de Israel estão escravos no Egito, alguém terá que pagar o preço para que eles saiam livres.

28 Páscoa - Origem Êxodo 12:8 "E naquela noite comerão a carne assada ao fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão." Onde estão os cálices de vinho??? No texto acima só são mencionados 3 elementos, ou seja, carne assada, pães asmos e ervas amargas; Os cálices não aparecem no texto mas têm sua origem em uma geração anterior a Jesus; Existiu um rabino muito importante em Israel que era descendente de Esdras, seu nome era Beit Hillel; Ele foi quem estabeleceu a ordem dos quatro cálices para ser usada na festa da páscoa;

29 Páscoa - Cálices Hillel teve em conta duas coisas para fazer desta maneira. 1º - Êxodo 2:24-25 "Então Deus, ouvindo-lhes os gemidos, lembrou-se do seu pacto com Abraão, com Isaque e com Jacó. E atentou Deus para os filhos de Israel; e Deus os conheceu." Aqui é menciona quatro coisas em relação de Deus ao seu povo, ouviu-lhes, lembrou-se, atentou Deus, Deus os conheceu. Isaías 12:3 "Portanto com alegria tirareis águas das fontes da salvação." Jesus é a tradução do nome hebreu Yeshua, ou para ser mais exato Yehoshua, Yeshua significa salvação e Yehoshua significa Ele salvará.

30 Páscoa - Cálices 2º - Por causa do nome sagrado de Deus, que está composto de quatro letras hebréias que são Então Hillel relacionou as quatro ações de Deus, com as quatro letras do nome sagrado, e dai veio a tradição dos quatro cálices de vinho, uma geração depois todos em Israel usavam os quatro cálices de vinho, que também o Senhor nosso Deus usou.

31 Páscoa - Cálices Um outro cálice de vinho se encontrava a mesa que se chama "o cálice de Elias", como Elias está relacionado com o Messias porque Elias teria que vir primeiro, Malaquias 4:5 "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;", então um cálice para Elias foi estabelecido.

32 Páscoa Pães Os pães asmos, ficam dentro do Kosher que tem três compartimentos, e em cada um desses compartimentos há um pão, tendo um total de três pães asmos, pães sem fermento.

33 Páscoa segundo Jesus Jesus nos deu duas interpretações adicionais quando estava celebrando aquela páscoa com os discípulos. 1ª - Sobre o terceiro cálice, o cálice da redenção, é um cálice diferente dos outro pois contem mais vinho do que as demais. 2ª - Sobre o pão que tomou para representar seu corpo, como já vimos há três pães, Jesus, não pegou o primeiro pão e tão pouco o terceiro, Ele pegou o pão do meio.

34 Páscoa Significado dos cálices Como já vimos se usam quatro cálices, cada uma tem seu nome. 1º - O cálice da santificação 2º - O cálice do Juízo 3º - O cálice da redenção 4º - O cálice do louvor Jesus bebeu do primeiro cálice e não disse nada, do segundo cálice e nada disse, mas quando chegou a hora do terceiro cálice, o cálice da redenção que bebe-se depois de cear, não antes, depois, por isso que sabemos que era o terceiro, então Ele deu um significado especial a este cálice de redenção, este cálice era um cálice especial, era totalmente cheio para que transbordasse.

35 Páscoa Significado dos Cálices Quando se bebia deste terceiro cálice, o cálice da redenção, se ensinavam aos filhos, da importância do sangue do cordeiro pascal colocados aos umbrais da porta da casa, e ensinavam corretamente que este sangue redimiu a eles, pagou o preço da sua liberdade, agora Jesus toma a sua mão este cálice de redenção e dá um significado adicional, ele disse, Lucas 22:20 " Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.". Jeremias 31:31 "Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,"

36 Páscoa Significado dos Pães Na época de Jesus, diziam que os três pães representavam a Abraão, Isaque, e Jacó. Jesus pegou o pão do meio e partiu em dois, no seder pascal quando se partia o pão do meio em dois, uma das parte se guarda outra vez, e é colocada no lugar mais alto que há na casa, a outra parte que sobra é partida em pedaços e se come, então este último pedaço foi o que Jesus pegou e disse, Lucas 22:19 " Isto é o meu corpo, que é dado por vós; " não foi o pão que se guarda, foi o que ficou na mão de Jesus. Ele estava dizendo que o pão de cima não é Abraão, e o pão de baixo não é Jacó, e tão pouco o pão do meio Isaque, mas este é o Pai, este é o Espirito, e Eu sou o Filho.

37 Depois de Cear Após comer a páscoa, na noite que começava o 14 de Abibe, Jesus foi com seus discípulos ao jardim do ( Oliveiras Getsêmane (Monte das Getsêmane significa prensa de óleo é de onde tiram o azeite das azeitonas, na prensa de azeite se colocam as azeitonas e são machucadas, pressionadas e amassada até sair o óleo. Jesus foi prensado e suou sangue. Então na madrugada de 14 de abibe Ele foi preso, julgado e condenado, às 9 da manhã ele foi cravado no madeiro, e isso tão pouco foi casualidade tinha que ser assim.

38 Páscoa - Semelhança Nesta mesma hora no templo, os levitas amarravam o cordeirinho pascal que iam sacrificar no altar de sacrifício, assim que na mesma hora que estava o sacerdote no templo amarrando o cordeirinho estavam crucificando o Senhor no madeiro do calvário, exatamente na mesma hora, às 3 horas da tarde do dia 14 de abibe o Senhor morreu, mas antes de morrer disse, João 19:30 " está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." E também não foi casualidade, às 3 da tarde o sumo sacerdote no templo estava degolando ao cordeirinho e estava dizendo "está consumado", então enquanto o sumo sacerdote estava no altar dizendo "está consumado", Jesus Sumo Sacerdote dos bens futuros, estava dizendo no monte Moriá, no madeiro do calvário, no altar de sacrifício do Gólgota, "Está consumado".

39 Festa dos Pães Asmos Como já vimos, imediatamente depois do dia da páscoa começa a semana dos pães asmos, o primeiro dia dos pães asmos é considerado shabbat no judaísmo, mas como é o primeiro dia de uma festa então é mais que um shabbat, se considera grande shabbat, ou seja um dia de grande solenidade, por tanto eles tinham que se apressar a sepultar a Jesus, por causa do grande shabbat, do primeiro dia da festa dos pães asmos, não o shabbat da semana, mas sim o shabbat do primeiro dia dos pães ázimos que também é considerado shabbat, que começava no pôr do sol até o outro dia ao pôr do sol.

40 A morte de Jesus Então o corpo de Jesus foi colocado na tumba ao concluir o 14 de abibe, ao concluir a páscoa, e logo era o começo da festa dos pães asmos 15 de abibe. Jesus celebrou a páscoa com os seus discípulos na noite quando começa o dia 14 de abibe, na madrugada foi julgado, às 9 horas da manhã foi colocado na cruz, às 3 horas da tarde Ele morre, dizendo "está consumado" e entregou o espirito, Jesus disse que estaria no seio da terra 3 dias e 3 noites como Jonas esteve no ventre do grande peixe, Mateus 12:40 "pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra."

41 A morte de Jesus O judaísmo considerava que só depois de 3 dias é que uma pessoa estava verdadeiramente morta, antes podia ser casualidade, mas depois de 3 dias e 3 noites o morto estava morto, não tinha alternativa. Isso se cumpriu em sua totalidade em Jesus.

42 Cronologia da Morte Tenha em mente que no calendário bíblico, com o pôr do sol termina um dia completo e começa o outro. A noite de quartafeira (15 de abibe) foi a primeira noite, a manhã de quintafeira (15 de abibe ) foi o primeiro dia, a noite de quinta-feira (16 de abibe) foi a segunda noite, a manhã de sexta-feira (16 de abibe) foi o segundo dia, a noite de sexta-feira (17 de abibe ) foi a terceira noite, e a manhã de sábado (17 de abibe) foi o terceiro dia. Ao pôr do sol em 17 de abibe conclui o shabbat semanal e começa o primeiro dia da semana e este primeiro dia da semana é por sua vez, segundo o calendário bíblico, o começo da festa de primícias (habikkurim ), a festa dos primeiros frutos, Jesus ressuscita como primícias para Deus no primeiro dia da semana, 18 de abibe.

43 Cronologia nosso calendário No dia 31 de março de 1999 quarta-feira à noite, começa o 14 de abibe, quando Jesus comeu a páscoa com os discípulos. No dia 1º de abril de 1999 (14 de abibe) quinta-feira às 9 da manhã, quando Jesus foi cravado na cruz. No dia 1º de abril de 1999 (14 de abibe) quinta-feira às 3 da tarde, quando Jesus diz "está consumado" e entrega o espírito. No dia 1º de abril de 1999 (15 de abibe) quinta-feira à noite, a primeira noite na tumba. No dia 2 de abril de 1999 (15 de abibe) sexta-feira ao dia, o primeiro dia na tumba. No dia 2 de abril de 1999 (16 de abibe) sexta-feira à noite, a segunda noite na tumba. No dia 3 de abril de 1999 (16 de abibe ) sábado ao dia, o segundo dia na tumba. No dia 3 de abril de 1999 (17 de abibe) sábado a noite, a terceira noite na tumba. No dia 4 de abril de 1999 (17 de abibe ) domingo ao dia, o terceiro dia na tumba.

44 Festa das Primícias - Ressureição Jesus ressuscita no primeiro dia da semana aos 33 anos para inaugurar a festa das primícias da ressurreição, por isso que Paulo disse, 1 Coríntios 15:20 "Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.", Jesus foi feito primícias para Deus Pai, de maneira que sendo feito assim Jesus cumpre perfeitamente o sinal de Jonas mostrando a Israel e ao mundo, que Ele é quem disse que era, que Ele não é um impostor e que Ele foi o Messias, é o Messias e será o Messias, o Alpha e Omêga, o principio e o fim.

45 Pr. Erivelton Rodrigues Nunes

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia

ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA Cristologia Aula 4 Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Recomendações ao estudante 1. Leia a Bíblia conhecendo seu Autor 2. A Bíblia interpreta a Bíblia 3. Dependa

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Três Depoimentos Três Respostas

Três Depoimentos Três Respostas Três Depoimentos Três Respostas Líderes religiosos Discípulos Jesus Blasfemo / Herege Messias / Filho de Deus Messias / Filho de Deus TIM KELLER Esta é uma questão que ouço mais frequentemente do que...

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Êxodo 12. A Instituição da Páscoa. no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.

Êxodo 12. A Instituição da Páscoa. no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa. PERDÃO Êxodo 12 O CONTEXTO A Instituição da Páscoa 1. O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito: 2. "Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês. 3. Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo

Leia mais

Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011

Apolinarianismo Como essa ideologia descreve a pessoal de Cristo? Distorções Históricas. Cristologia. Introdução à Cristologia 13/06/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Distorções Históricas O que a história da igreja primitiva fala sobre o assunto? A Igreja Primitiva Com a morte dos apóstolos, pretensos líderes cristãos se levantaram

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1 Pessach = Páscoa Abril 2016 Ivonne Muniz ivonne Muniz 1 Levíticos 23:4-6 Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: No mês primeiro, aos catorze

Leia mais

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim.

CEIA DO SENHOR. Fazei isto em memória de Mim. CEIA DO SENHOR Fazei isto em memória de Mim. Perdão Senhor Jesus é o verdadeiro Cordeiro pascal Leitura do Livro do Êxodo Ex 12, 1-8.11-14 Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés e a Aarão na terra do Egipto:

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

Orações Bíblicas da Missa

Orações Bíblicas da Missa Orações Bíblicas da Missa Cards que devem ser impressos e dobrados ao meio para ficar frente-everso, pois algumas orações começam em um card e continuam no card ao lado. Ideia original: Catholic Icing.

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

PÁSCOA: A VITÓRIA DA PAIXÃO

PÁSCOA: A VITÓRIA DA PAIXÃO PÁSCOA: A VITÓRIA DA PAIXÃO Páscoa (ou Pesach no hebraico) significa PASSAGEM. É uma cerimônia religiosa iniciada no Êxodo (1.400 a.c) como símbolo do livramento do povo de Israel de seus pecados. Nessa

Leia mais

Em dois mil anos...um dia em que ninguém creu. Slide 1 - Páscoa

Em dois mil anos...um dia em que ninguém creu. Slide 1 - Páscoa Em dois mil anos...um dia em que ninguém creu Slide 1 - Páscoa 05.04.2015 Um dia entre os dois mais incríveis dias: Um Sábado de silêncio Slide 2 - Páscoa 05.04.2015 Duas histórias de três dias Abraão

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

V. Sabendo Jesus que tinha chegado sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Aleluia.

V. Sabendo Jesus que tinha chegado sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Aleluia. Memória Facultativa O culto ao Coração Eucarístico de Jesus não difere substancialmente do culto que a Igreja tributa ao Sagrado Coração de Jesus. Ela venera com respeito, amor e gratidão, o símbolo do

Leia mais

Missa da Ceia do Senhor

Missa da Ceia do Senhor Missa da Ceia do Senhor Entrada 1: Venham comigo Vamos comer minha Páscoa Isto é meu corpo Isto também é meu sangue Eis o meu testamento Até que se cumpra o Reino de Deus 1. Todo dia é preciso lembrar

Leia mais

Jesus Prepara sua Morte

Jesus Prepara sua Morte Jesus Prepara sua Morte Texto base Marcos 14. 15-20 Introdução Jesus é ungido em Betânia Marcos 14. 3.9 Quais as características do gesto (Obra) dessa mulher: - Amor... v3 - Sacrifício... - Fé - Oportuna...

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4.

A visão do trono. Apocalipse 4:1-3, 5, Os 24 anciãos. Apocalipse 4:4. Os 4 seres viventes. Apocalipse 4:6-8. O livro selado. Apocalipse 5:1-4. Lição 4 para 26 de janeiro de 2019 Em Apocalipse encontramos quatro séries de sete: 7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas e 7 pragas. Os capítulos 4 e 5 são uma introdução para a segunda série, os sete selos.

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles.

Adão e Eva inicialmente violaram a Aliança das relações de amor e confiança que Deus tinha estabelecido entre eles. Uma Aliança é um compromisso feito por contrato entre duas pessoas ou dois grupos de pessoas. O seu sentido religioso é o de um Testa mento. No Antigo Testamento a Aliança estabelece uma nova relação,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele?

Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas O que as escrituras testemunham sobre Ele? A doutrina de Cristo segundo as escrituras Humanidade de Cristo # Conceituações Teológicas Questões Teológicas 1.Nascimento Virginal 2.Relação com o pecado 3.Necessidade da humanidade Por que o nascimento

Leia mais

Contagem para o Pentecostes.

Contagem para o Pentecostes. Contagem para o Pentecostes. Existem duas posições no seio do Judaísmo relativamente à contagem para o Pentecostes. Ambas concordam que a contagem inicia no dia das prímicias Mas divergem no que diz respeito

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 13 Sobre a Santa Ceia do SENHOR CAPÍTULO 13 Introdução Significado da Ceia do SENHOR CRISTO NOSSA PÁSCOA Os elementos da Ceia do SENHOR Página

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão

Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA. A SEMENTE REAL de Abraão A SEMENTE REAL de Abraão William Soto Santiago Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2017 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples. R.

A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma; a ordem do Senhor é segura, instrui o simples. R. 56 PRIMEIRA LEITURA Leitura do livro de Neemias: 8, 2-4. 5-6. 8-10 O sacerdote Esdras trouxe a lei diante da assembléia de homens, mulheres e de todas (as crianças) que fossem capazes de compreender. Era

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Predo por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Vitória no deserto 6 LIÇÃO Predo por: Pr. Wellington Almeida O Conflito continua esboço LIÇÃO - I TRI 2016 6 INTRODUÇÃO DOM O EMANUEL SEG

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

A PEDRA COM UM NOME NOVO. William Soto Santiago Sexta-feira, 4 de Março de 2016 Cayey - Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D.

A PEDRA COM UM NOME NOVO. William Soto Santiago Sexta-feira, 4 de Março de 2016 Cayey - Porto Rico. Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. A PEDRA COM UM NOME NOVO William Soto Santiago Sexta-feira, 4 de Março de 2016 Cayey - Porto Rico Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO O Filho de Davi. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida LIÇÃO O Filho de Davi 01 O Evangelho Mateus de esboço INTRODUÇÃO Embora Mateus fosse um desprezado, o Senhor olhou para o coração dele e o escolheu para ser discípulo.

Leia mais

Missa no Dia de Páscoa

Missa no Dia de Páscoa Missa no Dia de Páscoa LEITURA I Actos 10, 34a.37-43 «Comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse: «Vós

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo)

A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) A FESTA DO PENTECOSTES (Quinquagésimo) SHAVUOT (SEMANAS) V.Quinta - 23 Maio 10 Pentecostes significa quinquagésimo Este dia é determinado contando sete semanas e mais um dia após o primeiro Sábado semanal

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

LIÇÃO 01 O melhor presente

LIÇÃO 01 O melhor presente LIÇÃO 01 O melhor presente 2º Trimestre de 2017: Jesus, o Filho de Deus Deus usou muitos profetas para falar a seu povo que o Messias viria para salvar a humanidade. De acordo com a leitura da lição estuda

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO?

04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES. Quem é JESUS CRISTO? 04 Meus Primeiros Passos DINO ARÍ FERNANDES Quem é JESUS CRISTO? Igreja Metodista 04 Primeiros Passos: Quem é JESUS CRISTO? Que fantástica oportunidade você tem de conhecê-lo!! É o que eu mais quero...

Leia mais

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:

Leia mais

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz

Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz Venha, e veja... o desafio entre o que se fala e o que se faz ... estava João (Batista) outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Leitura do Livro do Êxodo Ex 24, 3-8 Naqueles dias, Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO PÁSCOA/2018 FILHOS DA RESSURREIÇÃO 1 CORÍNTIOS 15:1-7 PR. LUIZ CARLOS MUNIZ 1 Coríntios 15:1-7 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também

Leia mais

O Significado da Páscoa

O Significado da Páscoa O Significado da Páscoa Introdução Páscoa é a festa que marca o início do calendário bíblico de Israel e delimita as datas de todas as outras festas na Bíblia. Páscoa (Pêssarr, em hebraico) significa literalmente

Leia mais

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011

O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo. Êxodo e Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 02/01/2011 O que deve representar para nós evangélicos o Ano Novo Êxodo 12.1-2 e 23.15 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 02/01/2011 Deus ordena que o seu povo reinicie a contagem dos anos a partir da saída

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

«Simão, filho de João, tu amas-me?».

«Simão, filho de João, tu amas-me?». III Domingo da Páscoa «Simão, filho de João, tu amas-me?». Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 27-32.40-41 Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo: «Já vos proibimos formalmente

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai Guia: 2.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (01.06.2015) Dia Mundial da criança Hoje, canto a amizade Re- Que me envolve e me dá a paz que preciso.

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra

Os blocos que formam o. Pentateuco. Promessa Eleição. Livramento Aliança Lei Terra Promessa Eleição Os blocos que formam o Livramento Aliança Lei Terra Pentateuco A Aliança de Yaweh com Abraão Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela, e vai para a terra que te

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome TRÊS EM UM A Trindade, 1ª Parte Era a noite da festa da Páscoa, e os discípulos estavam reunidos com Jesus no cenáculo. Deus havia enviado Seu Filho Jesus à terra para contar as boas novas da salvação

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S

P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S P R O F E C I A S A S F E S TA S J U D A I C A S A T R A N S I Ç Ã O A S F A S E S D O M I N I S T É R I O D E C R I S T O A S F E S TA S A S F A S E S D O P L A N O D A R E D E N Ç Ã O "Tudo isso tem

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Objetivos Identificar os principais ensinos e orientações transmitidos

Leia mais

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher.

salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OQuando Deus prometeu a salvação, disse que haveria um Salvador nascido de mulher. OA salvação dependia da vinda do Salvador. www.portalebd.org.br Slide 2 O A promessa da salvação é indissociável da promessa

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Evangelho: Jo 20, 1-9 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Vida para Todos Aleluia! Aleluia! Cristo ressuscitou! Aleluia! Hoje é um dia de grande alegria, porque Jesus tinha sido morto e ressuscitou. Estivemos toda a Quaresma a prepararmonos para esta grande festa,

Leia mais

III Domingo da Páscoa

III Domingo da Páscoa III Domingo da Páscoa «Vede, sou Eu mesmo» Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 3, 13-15.17-19 Naqueles dias, Pedro disse ao povo: «O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, o Deus de nossos pais, glorificou

Leia mais

Mateus 15:18. Mateus 15:18. Mateus 15:18. Mateus 15:18. Mateus 15. Mateus 15. Mateus 15. Mateus 15

Mateus 15:18. Mateus 15:18. Mateus 15:18. Mateus 15:18. Mateus 15. Mateus 15. Mateus 15. Mateus 15 Mateus 15:18 Mateus 15:18 Mateus 15:18 Mateus 15:18 Mas as coisas que saem da boca vem do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Mas as coisas que saem da boca vem do coração, e são essas que

Leia mais

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia

AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução. Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia AS OBRAS DE JESUS CRISTO NO MEIO DE SUA IGREJA Introdução Sexta-feira, 22 de julho de 2016 Bogotá, Colômbia NOTA AO LEITOR Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus

HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus HÁ MUITO MAIS! Experimentando a justiça, a paz e a alegria do Reino de Deus 5 Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar;

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18).

Quando: No dia do Senhor (1:10). Como: Como Sumo sacerdote (1:12-18). Lição 2 para 12 de janeiro de 2019 Apocalipse começa com uma carta aberta às sete igrejas da Ásia Menor (atual Turquia). A ordem em que aparecem as igrejas corresponde à ordem ser seguida por um carteiro

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do

A bondade do Senhor... T. Pascal A nossa Páscoa... Quaresma A nossa Páscoa é Cristo... T. Pascal A vida que estava junto do Índice alfabético A bondade do Senhor........... T. Pascal...... 154 A nossa Páscoa............. Quaresma..... 131 A nossa Páscoa é Cristo........... T. Pascal...... 146 A vida que estava junto do Pai........

Leia mais

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Eucaristia, Sábado 01 de Maio de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: O senhor Ressuscitou! Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca

Leia mais

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Vida Cristã e Santificação PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Estudo do livro de Levítico Aulas Descrição Texto Bíblico Professor 01 Introdução ao livro de Levítico Lv 1-7 Francisco 02 Bases da Santificação:

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Nove As Festas (2) Afestadasprimícias, a festa de Pentecostes e a Festa dos Tabernáculos Leitura bíblica: Lv 23:9-22, 33-44 I. A festa das primícias significa o Cristo ressurreto como as primícias

Leia mais

Título: QUEM É JESUS? Autor: K. HESLOP. Traduzido de 'Who is Jesus?' Literaturas em formato digital:

Título: QUEM É JESUS? Autor: K. HESLOP. Traduzido de 'Who is Jesus?' Literaturas em formato digital: Título: QUEM É JESUS? Autor: K. HESLOP Traduzido de 'Who is Jesus?' Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais