VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO"

Transcrição

1 VI CONGRESSO DOS SOLICITADORES REGULAMENTO Capítulo I Objetivos, data e local de realização Artigo 1.º Objetivos O Congresso tem como objetivos pronunciar-se sobre o exercício da solicitadoria, sobre questões de ordem jurídica e as suas consequências sobre os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, nomeadamente propondo medidas legislativas que se considerem adequadas e apresentando recomendações aos órgãos da Câmara suscetíveis de promover uma melhor regulamentação da atividade profissional. Artigo 2.º Local O VI Congresso dos Solicitadores decorre em Aveiro, de 16 a 18 de outubro de Capítulo II Organização Secção I Comissão Organizadora Artigo 3.º Composição A preparação e a organização do Congresso cabe à Comissão Organizadora. Secção II Secretariado Artigo 4.º Designação e composição 1 A Comissão Organizadora designa o Secretariado do Congresso. 2 O Secretariado do Congresso pode ser constituído por pessoas exteriores à Comissão Organizadora, convidadas a participar nas reuniões desta, por deliberação do Presidente. Secção III

2 Comissão de Honra Artigo 5.º Composição A Comissão de Honra do Congresso é constituída por personalidades de relevo no universo judiciário, por solicitadores de mérito, antigos presidentes do Conselho Geral e outras entidades oficiais, a convite do Presidente da Câmara dos Solicitadores. Secção IV Constituição do Congresso Artigo 6.º Composição 1 O Congresso é constituído nos termos do n.º 3 do artigo 45.º do Estatuto da Câmara dos Solicitadores. 2 Os solicitadores que não sejam eleitos delegados podem participar no congresso a título de observadores, podendo usar da palavra na secção que lhes for atribuída e no plenário, mas sem direito a voto, nem direito às eventuais compensações dos delegados ao Congresso. 3 Os agentes de execução que sejam advogados podem assistir ao congresso a título de observadores, podendo usar da palavra, exclusivamente, na primeira e segunda secção de trabalhos. Secção V Da eleição dos delegados ao Congresso Artigo 7.º Capacidade eleitoral 1 Só podem eleger e ser eleitos como delegados os solicitadores com inscrição em vigor. 2 Os membros dos órgãos nacionais e regionais e os membros do conselho de especialidade de agentes de execução não podem ser eleitos. Artigo 8.º Número de delegados elegíveis 1 Os delegados são eleitos por círculo judicial, na proporção de 1 delegado por cada 20 solicitadores com domicílio profissional no respetivo círculo à data de 30 de maio de Nos círculos com menos de 20 solicitadores é sempre eleito um delegado.

3 Artigo 9.º Eleição de delegados 1 A eleição dos delegados ao Congresso depende da apresentação de propostas de candidatura ao Presidente do Conselho Geral. 2 As candidaturas podem incluir as propostas de temas que os candidatos pretendam abordar, podendo ainda indicar as eventuais moções que pretendam apresentar aos temas mencionados no artigo 16.º, as quais são disponibilizadas no sítio eletrónico da Câmara dos Solicitadores com referência à respetiva lista. 3 As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia definido por convocatória da Comissão Organizadora. 4 As propostas de candidatura devem ser subscritas pelos próprios candidatos a delegados. 5 Cada lista concorrente deve conter o número de candidatos igual ao dos delegados a eleger, podendo conter candidatos a delegados suplentes até um terço destes. 6 São também consideradas as listas de candidatos que contenham um número inferior ao de candidatos elegíveis no círculo, desde que apresentem, pelo menos, 3 candidatos, não podendo indicar nenhum como suplente. 7 A eleição realiza-se por um sistema proporcional, de acordo com o método da média mais alta de Hondt. 8 Caso as listas de candidatos contenham um número inferior ao de candidatos elegíveis no círculo e se pela aplicação do método da média mais alta de Hondt lhes couberem mais mandatos do que o número de candidatos apresentados, não são considerados os votos obtidos em excesso por essas listas para apuramento dos demais delegados. 9 As candidaturas podem designar um solicitador mandatário, através de documento subscrito por todos os candidatos. 10 Na falta de designação, considera-se como mandatário o primeiro candidato da lista. 11 O Secretariado do congresso sorteia, entre as diversas candidaturas, a letra que deve ser atribuída a cada uma, a ser inscrita nos boletins de voto. 12 O Secretariado envia, a todos os solicitadores da área da respetiva eleição, cópia das listas de candidatos, os boletins de votos e as instruções para votação, disponibilizando, no site da Câmara dos Solicitadores, na secção do Congresso, as eventuais moções ou propostas que as listas de candidatos tenham apresentado.

4 13 No caso de apresentação de uma só lista, pode o Secretariado do Congresso solicitar à Comissão Organizadora a dispensa de votação. Artigo 10.º Contagem de votos 1 A contagem de votos decorre em data a definir pela Comissão Organizadora. 2 O Secretariado do Congresso designa a Mesa Eleitoral. 3 O escrutínio realiza-se nas instalações do Conselho Geral, com a presença obrigatória de um representante de cada um dos conselhos regionais. 4 Qualquer candidato pode assistir à contagem dos votos, podendo ainda apresentar recurso das decisões da Mesa Eleitoral para a Comissão Organizadora do Congresso. Artigo 11.º Forma de votação 1 A votação é efetuada por correspondência. 2 São nulos os votos que tenham qualquer desenho, rasuras ou palavras escritas. 3 São aceites os boletins de voto recebidos por correspondência até à data da realização da contagem de votos. Artigo 12.º Votação por correspondência 1 A identificação do eleitor por correspondência é efetuada pela aposição do carimbo profissional, ou por identificação de órgão da Câmara, sendo considerados equivalentes: a aposição de selo de autenticação, a indicação do número do cartão de cidadão ou bilhete de identidade com a indicação de data de caducidade, o reconhecimento presencial da assinatura ou a remessa de cópia da cédula profissional. 2 Os boletins de voto recebidos por correspondência são guardados diariamente em local de acesso reservado, em caixa inviolável e lacrada, pelo responsável do Departamento de Administração Geral da Câmara dos Solicitadores. 3 Declarada aberta a votação presencial, a mesa pode iniciar a separação do destacável de identificação dos impressos de voto recebidos por correspondência e, caso estejam em conformidade, recoloca-os nas urnas respetivas, após a descarga no caderno eleitoral referido no n.º 5 do artigo anterior.

5 Artigo 13.º Procedimento em caso de empate Em caso de empate na votação, é considerado eleito em primeiro lugar o solicitador com o número de inscrição nacional mais baixo. Artigo 14.º Organização das listas de delegados efetivos e suplentes 1 Cabe à Mesa Eleitoral organizar a lista dos delegados efetivos e suplentes ao Congresso. 2 Os delegados eleitos são contactados, no prazo de dez dias a decorrer da contagem dos votos, pela Mesa Eleitoral, para indicarem a sua disponibilidade para participarem no Congresso. 3 Em caso de impedimento, ou falta de resposta, são convocados os suplentes pela ordem de listagem. Artigo 15.º Comunicações ao Congresso Com o boletim de voto, a Mesa Eleitoral envia, em simultâneo, a indicação dos temas propostos para que qualquer solicitador, ou grupo de solicitadores do respetivo círculo judicial, elabore tese ou comunicação a apresentar ao Congresso. Capítulo III Organização dos Trabalhos Secção I Secções e Temas Artigo 16.º Secções 1 O Congresso é composto por 3 secções. 2 As secções apresentarão os seguintes temas: a) 1.ª Secção DEONTOLOGIA/TRANSPARÊNCIA/INTERNACIONALIZAÇÃO; b) 2.ª Secção CONSOLIDAR A EXECUÇÃO/EFICÁCIA DA PROXIMIDADE; c) 3.ª Secção FUTURO DA SOLICITADORIA: QUALIDADE COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE. 3 Os subtemas em cada secção são definidos pela Comissão Organizadora, tomando em consideração as teses ou trabalhos apresentados.

6 4 Cada delegado eleito indica preferencialmente a secção onde pretende participar, cabendo à Comissão Organizadora a sua distribuição em função de uma presença equitativa em todos os trabalhos, distribuindo uma credencial identificadora. Artigo 17.º Organização das secções Cada Secção tem uma Mesa, composta por um Presidente, um Relator e um Secretário, a indicar pela Comissão Organizadora do Congresso. Artigo 18.º Data para envio das teses ou comunicações 1 - As teses ou comunicações subordinadas aos temas previstos no artigo 16.º devem ser remetidas ao Secretariado do Congresso até ao dia 31 de julho de 2014, devendo conter, de forma clara, a identificação do subscritor. 2 - Por deliberação fundamentada da comissão organizadora podem ser aceites teses ou comunicações remetidas após a data referida no número anterior. Artigo 19.º Verificação O Secretariado verifica se as teses ou comunicações estão integradas num dos temas referidos no artigo 16.º e se são subscritas por solicitador identificado com o número de cédula profissional. Artigo 20.º Relatores Os Relatores devem apresentar as conclusões relativas ao tema da sua Secção. Artigo 21.º Votação das conclusões 1 A Mesa de cada Secção submete à votação as conclusões do respetivo debate, sendo apresentadas, em sessão plenária, todas as propostas que tenham uma votação favorável superior a 40% dos Delegados presentes. 2 Não é admitido o voto por procuração.

7 Secção II Plenário Artigo 26.º Composição e competências 1 O Plenário é presidido pelo Presidente do Congresso e, na sua falta ou impedimento, pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral. 2 Constituem ainda a Mesa do Plenário os Relatores das Secções. 3 No âmbito do Plenário, são submetidas a discussão e votação as conclusões aprovadas nos termos do artigo 27.º. 4 À votação no plenário aplica-se o disposto no n.º 2 do artigo anterior. 5 Em caso de dúvida na condução dos trabalhos, a Mesa delibera, havendo direito de recurso para o Plenário. Capítulo IV Conclusões Artigo 27.º Aprovação 1 Incumbe à Mesa e aos Relatores a organização do resumo das conclusões, a ser apresentado na sessão solene de encerramento pelo Presidente da Câmara dos Solicitadores e divulgado aos Órgãos de Comunicação Social. 2 A Mesa e os Relatores devem ainda remeter, ao Conselho Geral e à Mesa da Assembleia-Geral, as conclusões de carácter interno que devam ser submetidas a estes órgãos. Artigo 28.º Ratificação das Recomendações As recomendações internas aprovadas nas conclusões do Congresso só são de aplicação obrigatória depois de ratificadas pelo órgão competente. Capítulo V Disposições finais Artigo 29.º Interpretação e integração de lacunas

8 Em caso de lacuna ou dúvida na interpretação do presente regulamento, compete ao Secretariado do Congresso a decisão, com recurso para a Comissão Organizadora. Aprovado pela Comissão Organizadora do Congresso em 28 de maio de 2014, nos termos do n.º 5 do Artigo 46.º do Estatuto da Câmara dos Solicitadores. O Presidente do Congresso a) José Carlos Resende

VII CONGRESSO DOS SOLICITADORES E DOS AGENTES DE EXECUÇÃO REGIMENTO

VII CONGRESSO DOS SOLICITADORES E DOS AGENTES DE EXECUÇÃO REGIMENTO VII CONGRESSO DOS SOLICITADORES E DOS AGENTES DE EXECUÇÃO REGIMENTO Preâmbulo: Nos termos do Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (EOSAE) o Congresso tem como objetivos pronunciar-se

Leia mais

Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira

Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVI Congresso Regional do PSD/Madeira -aprovado em Conselho Regional de 5 de novembro de 2016- Capitulo I Eleição da Comissão Política

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESCOLAS PROFISSIONAIS (Aprovado pela Assembleia Geral, em 30.Novembro.2017) --------- --------- CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA ELEITORAL

Leia mais

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Proposta de Regulamento Eleitoral das eleições primárias abertas a militantes e simpatizantes do PS para a designação do candidato do PS ao cargo do Primeiro-Ministro CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL. Artigo 1º Enquadramento Legal

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL. Artigo 1º Enquadramento Legal REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL Artigo 1º Enquadramento Legal 1- O processo eleitoral do Conselho Geral para o quadriénio 2017/2021 obedece ao seguinte enquadramento legal:

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO CONGRESSO DA FEDERAÇÃO Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1º - Âmbito do presente Regulamento

Leia mais

Regulamento Eleitoral. Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira

Regulamento Eleitoral. Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira Regulamento Eleitoral Primeira Eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA Madeira 1. Objetivo 1.1. O presente regulamento tem como objetivo regulamentar o processo de eleição dos Órgãos Sociais do Clube ANA

Leia mais

Ato eleitoral (Pessoal Docente) Ato eleitoral (Pessoal Não Docente) Artigo 1º Objeto

Ato eleitoral (Pessoal Docente) Ato eleitoral (Pessoal Não Docente) Artigo 1º Objeto 11 a 18 de setembro de 2017 Prazo para reclamação relativa aos cadernos eleitorais 25 de setembro de 2017 Publicitação dos cadernos eleitorais definitivos. Até 3 de outubro de 2017 Prazo para entrega de

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DEPARTAMENTO NACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO DNMS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA-

Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Regulamento para a eleição dos Diretores de Departamento da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente -ECVA- Capítulo I Âmbito de aplicação e Princípios Artigo 1.º Âmbito de aplicação 1. O presente regulamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL

ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO DE AUDITORES DOS CURSOS DE DEFESA NACIONAL REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1. - Objecto O presente Regulamento Eleitoral estabelece as normas a que deve obedecer o Processo Eleitoral para os Órgãos

Leia mais

Regulamento eleitoral

Regulamento eleitoral Regulamento eleitoral O Estatuto da Câmara dos Solicitadores determina no seu art.º 30.º a possibilidade de ser aprovado um regulamento eleitoral. O regulamento em vigor carece de ser actualizado face

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS. Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de

REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS. Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de REGULAMENTO DA COMISSÃO ELEITORAL DO PEN CLUBE PORTUGUÊS Aprovado na Assembleia Geral do PEN Clube Português de 30.3.2011 ÍNDICE I ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS Artigo 1º Eleição Artigo 2º Convocatória

Leia mais

Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral

Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral Regulamento Eleitoral para Constituição do Conselho Geral CAPÍTULO I Objeto e Composição Artigo 1.º Objeto O presente regulamento rege-se pelas normas consagradas no Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril,

Leia mais

REGULAMENTO. Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão

REGULAMENTO. Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão REGULAMENTO Eleitoral do Conselho Pedagógico e Assembleia de Representantes Elaborado por: Aprovado por: Versão Reitor GAR (Professor Doutor Rui Oliveira) 1.2 Revisto e confirmado por: Data de Aprovação

Leia mais

REGULAMENTO DO C0NGRESSO

REGULAMENTO DO C0NGRESSO CAPÍTULO I DO CONGRESSO Art.º 1º Congresso A realização do Congresso tem origem nos Estatutos do Sindicato dos Funcionários Judiciais, do qual é órgão Nacional. Artº2º Dos Princípios O Congresso, quer

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia Eleitoral

Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia Eleitoral Regulamento Eleitoral para a eleição dos Órgãos Sociais da APM CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º Assembleia Eleitoral 1 - Em cumprimento do disposto no capítulo sexto dos Estatutos da APM, o presente

Leia mais

Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia

Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia Universidade do Minho, julho 2016 Universidade do Minho Regulamento Eleitoral para o Conselho de Gestão da Escola de Engenharia O

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL REPUBLICAÇÃO ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL (2017/2021) Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto- Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Representantes dos alunos no Conselho Geral

REGULAMENTO ELEITORAL. Representantes dos alunos no Conselho Geral REGULAMENTO ELEITORAL Representantes dos alunos no Conselho Geral 1 Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento contém as normas a que devem obedecer o processo eleitoral para a eleição dos representantes

Leia mais

REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA

REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA REGULAMENTO DO XV CONGRESSO DA JS-MADEIRA Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1º (Âmbito) O Congresso Regional é o órgão deliberativo máximo da JS-Madeira, sendo constituído por delegados eleitos em Assembleia

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º Âmbito 1. O presente Regulamento contém as normas e procedimentos a que obedecerá o processo eleitoral para a Mesa da Assembleia-Geral, para

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL da "ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO"

REGULAMENTO ELEITORAL da ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL da "ASSOCIAÇÃO CONQUISTAS DA REVOLUÇÃO" Artigo 1º Organização das Eleições A organização do processo eleitoral compete a uma Comissão Eleitoral constituída pela Mesa da Assembleia

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL Para a eleição e cooptação dos membros do Conselho Geral do ISCTE-IUL (Secção I do Capítulo II dos Estatutos do ISCTE-IUL)

REGULAMENTO ELEITORAL Para a eleição e cooptação dos membros do Conselho Geral do ISCTE-IUL (Secção I do Capítulo II dos Estatutos do ISCTE-IUL) REGULAMENTO ELEITORAL Para a eleição e cooptação dos membros do Conselho Geral do ISCTE-IUL (Secção I do Capítulo II dos Estatutos do ISCTE-IUL) De acordo com o artigo.º dos Estatutos do ISCTE Instituto

Leia mais

Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Pedagógico [Alterações aprovadas na reunião nº 9/2013 de 30 de outubro]

Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Pedagógico [Alterações aprovadas na reunião nº 9/2013 de 30 de outubro] ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Pedagógico [Alterações aprovadas na reunião nº 9/2013 de 30 de outubro] Página2 Capítulo I Disposições Gerais

Leia mais

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 37.º CONGRESSO NACIONAL

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 37.º CONGRESSO NACIONAL REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 37.º CONGRESSO NACIONAL CAPÍTULO I ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL Artigo 1.º (Eleição do Presidente da CPN)

Leia mais

Regulamento Eleitoral para a. Eleição dos Órgãos Sociais da. Associação de Professores de Matemática

Regulamento Eleitoral para a. Eleição dos Órgãos Sociais da. Associação de Professores de Matemática Regulamento Eleitoral para a Eleição dos Órgãos Sociais da CAPÍTULO I Dos Princípios Gerais Artigo 1.º Assembleia Eleitoral 1 Em cumprimento do disposto no capítulo sétimo dos Estatutos da Associação de

Leia mais

REGULAMENTO DO VII CONGRESSO DOS ADVOGADOS

REGULAMENTO DO VII CONGRESSO DOS ADVOGADOS REGULAMENTO DO VII CONGRESSO DOS ADVOGADOS PORTUGUESES 1 I DA COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO Artigo 1 1 - O VII Congresso dos Advogados Portugueses tem lugar na, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO REGULAMENTO ELEITORAL PARA A CONSTITUIÇÃO DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº 2 DE LOURES 1. OBJETO O presente Regulamento rege a eleição para o Conselho Geral dos representantes do pessoal

Leia mais

REGULAMENTO DO XIX CONGRESSO REGIONAL DA JSD/AÇORES

REGULAMENTO DO XIX CONGRESSO REGIONAL DA JSD/AÇORES XIX Congresso Regional da JSD/Açores REGULAMENTO DO XIX CONGRESSO REGIONAL DA JSD/AÇORES (Aprovado em Conselho Regional da JSD/Açores do dia 4 de Fevereiro de 2017) Artigo 1º (Local e data) O XIX Congresso

Leia mais

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 36.º CONGRESSO NACIONAL

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 36.º CONGRESSO NACIONAL REGULAMENTO DA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL E DO 36.º CONGRESSO NACIONAL CAPÍTULO I ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA COMISSÃO POLÍTICA NACIONAL Artigo 1.º (Eleição do Presidente da CPN)

Leia mais

Processo Eleitoral Conselho Geral 2018/2022

Processo Eleitoral Conselho Geral 2018/2022 ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DO HOSPITAL PARA O QUADRIÉNIO 2018/2022 Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1.º (Objeto) 3 Artigo 2.º (Princípios gerais) 3 Artigo 3.º (Capacidade eleitoral ativa) 3 Artigo 4.º (Recenseamento dos simpatizantes) 3 Artigo 5.º (Reclamações

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DO(A) PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DO(A) PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÃO DO(A) PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1º - Âmbito do(a) Presente Regulamento... 3 Artigo

Leia mais

Agrupamento de Escolas José Estêvão. Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral

Agrupamento de Escolas José Estêvão. Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Agrupamento de Escolas José Estêvão Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Representantes do Pessoal Não Docente no Conselho Geral

REGULAMENTO ELEITORAL. Representantes do Pessoal Não Docente no Conselho Geral REGULAMENTO ELEITORAL Representantes do Pessoal Não Docente no Conselho Geral 1 Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento contém as normas a que devem obedecer o processo eleitoral para a eleição dos representantes

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Representantes do Pessoal Docente no Conselho Geral

REGULAMENTO ELEITORAL. Representantes do Pessoal Docente no Conselho Geral REGULAMENTO ELEITORAL Representantes do Pessoal Docente no Conselho Geral 1 Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento contém as normas a que devem obedecer o processo eleitoral para a eleição dos representantes

Leia mais

Academia Olímpica de Portugal Regulamento Eleitoral

Academia Olímpica de Portugal Regulamento Eleitoral Comité Olímpico de Portugal Academia Olímpica de Portugal Regulamento Eleitoral CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Normas aplicáveis 1. As eleições para o Conselho Diretivo da Academia são reguladas

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DA UPORTO. Introdução

REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DA UPORTO. Introdução Regulamentos REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO E COOPTAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DA UPORTO Aprovado pelo Conselho Geral em 27 de Novembro de 2009 Introdução Nos termos e para efeito do estipulado no artigo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Raul Proença

Agrupamento de Escolas Raul Proença Agrupamento de Escolas Raul Proença Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos

Leia mais

20, 21 e 22 de Março de 2015 Teatro Ribeiragrandense. Ribeira Grande. do XXI Congresso Regional

20, 21 e 22 de Março de 2015 Teatro Ribeiragrandense. Ribeira Grande. do XXI Congresso Regional 20, 21 e 22 de Março de 2015 Teatro Ribeiragrandense Ribeira Grande Regulamento do XXI Congresso Regional do PSD-Açores 1 Regulamento do XXI Congresso Regional do PSD-Açores Artigo 1º (Local e data) O

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA ELEIÇÃO DO DIRETOR [Proposta aprovada a 19 de Janeiro de 2011 em reunião de Assembleia de Escola da ESDRM] ASSEMBLEIA DE ESCOLA 1 REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Capítulo I Do Processo Eleitoral Artigo 1º A eleição dos Órgãos Sociais do Lar Santa Isabel, adiante designado pela sigla LSI, ocorre em Assembleia Geral Ordinária a realizar durante

Leia mais

Regulamento Eleitoral

Regulamento Eleitoral Anexo à Deliberação n.º 6/2018, de 25 de junho, do Conselho Geral: (Republicação do Regulamento Eleitoral aprovado pela Deliberação n.º 8/2016, de 27 de junho, com as alterações introduzidas pela Deliberação

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Aprovado em Assembleia Geral Extraordinária 13 Setembro de 2014 Regulamento Eleitoral Página 1 de 8 Artigo 1º Objeto 1º O presente regulamento estabelece os princípios reguladores

Leia mais

UNIVERSIDADE DOS AÇORES

UNIVERSIDADE DOS AÇORES UNIVERSIDADE DOS AÇORES Regulamento Eleitoral para o Conselho Geral da Universidade dos Açores Artigo 1.º Âmbito O presente regulamento disciplina o processo eleitoral do conselho geral da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA

REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA REGULAMENTO ELEITORAL DO CONSELHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO DE IDANHA-A-NOVA Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento destina-se à eleição dos representantes dos docentes e dos

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho, o Conselho Geral da

Leia mais

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS

C O N S E L H O G E R A L. Regulamento Eleitoral AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LAPIÁS REPRESENTANTES NÃO DOCENTES NO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL A Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Lapiás, vem, nos termos dos artigos 14º,15º

Leia mais

Regulamento Eleitoral da SPOT. (aprovado na Assembleia Geral de 18 de Outubro de 2012)

Regulamento Eleitoral da SPOT. (aprovado na Assembleia Geral de 18 de Outubro de 2012) Regulamento Eleitoral da SPOT (aprovado na Assembleia Geral de 18 de Outubro de 2012) Artigo 1º O presente regulamento estabelece as regras pelas quais se regerá o processo eleitoral e a eleição dos órgãos

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL (2014/2018) Nos termos do artigo 15º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de Julho, o Conselho

Leia mais

REGIMENTO DO VIII CONGRESSO DOS ADVOGADOS PORTUGUESES

REGIMENTO DO VIII CONGRESSO DOS ADVOGADOS PORTUGUESES REGIMENTO DO VIII CONGRESSO DOS ADVOGADOS PORTUGUESES REGIMENTO DO VIII CONGRESSO DOS ADVOGADOS PORTUGUESES I DA COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CONGRESSO Artigo 1 1 - O VIII Congresso dos Advogados Portugueses

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES PARA O CONSELHO DA ESCOLA E PARA O CONSELHO PEDAGÓGICO 12

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES PARA O CONSELHO DA ESCOLA E PARA O CONSELHO PEDAGÓGICO 12 Escola de Medicina REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DOS ESTUDANTES PARA O CONSELHO DA ESCOLA E PARA O CONSELHO PEDAGÓGICO Aprovado em reunião do Conselho da Escola de Medicina (CE)

Leia mais

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV PROPOSTA

Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV PROPOSTA Regulamento e Calendário Eleitoral para a Eleição do Conselho Geral do IPV 2017-2021 PROPOSTA Nos termos do disposto no artigo 22.º dos Estatutos do Instituto Politécnico de Viseu homologados pelo Despacho

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO

REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO REGULAMENTO ELEITORAL MANDATO 2008/2010 Apreciado na 33.ª reunião plenária do CDN, em 20 de Março de 2007 e pelo Conselho Nacional de Delegados no dia 31 de Março de 2007. Aprovado em reunião plenária

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL E DE FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO FAPPC 2014

REGULAMENTO ELEITORAL E DE FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO FAPPC 2014 REGULAMENTO ELEITORAL E DE FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO FAPPC 2014 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Artigo 1º - Do âmbito do presente regulamento... 4 Artigo 2º - Do Congresso da Federação... 4

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DOS(AS) DELEGADOS(AS) AO XXII CONGRESSO NACIONAL DO PS Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I 3 DISPOSIÇÕES GERAIS 3 Artigo 1º - Âmbito do presente

Leia mais

CONSELHO GERAL PROCESSO ELEITORAL Regulamento

CONSELHO GERAL PROCESSO ELEITORAL Regulamento CONSELHO GERAL PROCESSO ELEITORAL 2017-2021 Regulamento Conselho Geral O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do Agrupamento,

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA de BILHAR

REGULAMENTO ELEITORAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA de BILHAR REGULAMENTO ELEITORAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA de BILHAR Artigo 1.º Objecto 1 O presente regulamento estabelece os princípios reguladores do processo eleitoral da Federação Portuguesa de Bilhar (adiante

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO

REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO REGULAMENTO ELEITORAL INTERNO PARTIDO NACIONAL RENOVADOR Artigo 1º Princípios gerais 1. As eleições para a Mesa da Convenção Nacional, Comissão Política Nacional, Comissão de Jurisdição Nacional e para

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1.º (Objecto)

REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1.º (Objecto) REGULAMENTO ELEITORAL Capítulo I Disposições Gerais Artigo 1.º (Objecto) 1. O regulamento eleitoral, adiante designado por regulamento, estabelece, ao abrigo do disposto no artigo 25.º dos estatutos, o

Leia mais

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral

CAPÍTULO I. Dos princípios gerais. Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1 CAPÍTULO I Dos princípios gerais Artigo 1º. Assembleia eleitoral 1- Em cumprimento dos Estatutos do Centro Social da Lapa dos Dinheiros, doravante também designado Instituição, o presente Regulamento

Leia mais

Regulamento Eleitoral do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova

Regulamento Eleitoral do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova Regulamento Eleitoral do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova Artigo 1º Âmbito de Aplicação O presente regulamento destina-se à eleição dos representantes dos docentes e dos

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VISCONDE DE CHANCELEIROS Agrupamento de Escolas Visconde Chanceleiros Agrupamento

Leia mais

Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral

Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Regulamento da Eleição e Designação dos Membros do Conselho Geral Secção I Disposições gerais Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as condições e procedimentos relativos ao processo de eleição

Leia mais

Conselho Geral 2016/2020. Processo Eleitoral Regulamento

Conselho Geral 2016/2020. Processo Eleitoral Regulamento Conselho Geral 2016/2020 Processo Eleitoral Regulamento Artigo 1.º Enquadramento legal 1. O processo eleitoral do Conselho Geral para o quadriénio 2016/20 obedece aos seguintes normativos legais: a) Regime

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO(A) SECRETÁRIO(A)-GERAL

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO(A) SECRETÁRIO(A)-GERAL REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO(A) SECRETÁRIO(A)-GERAL Comissão Nacional de 13 de janeiro de 2018 1 ÍNDICE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Artigo 1º - Âmbito do Presente Regulamento... 3 Artigo

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I ASSEMBLEIA DA FACULDADE E CONSELHO PEDAGÓGICO. Artigo 1.º. (Edital e cadernos eleitorais)

REGULAMENTO ELEITORAL CAPÍTULO I ASSEMBLEIA DA FACULDADE E CONSELHO PEDAGÓGICO. Artigo 1.º. (Edital e cadernos eleitorais) REGULAMENTO ELEITORAL No cumprimento do disposto na alínea f) do n.º 1 do artigo 5.º dos Estatutos da Faculdade de Direito, a Assembleia de Faculdade aprova o presente Regulamento Eleitoral, que define

Leia mais

XVI CONGRESSO REGIONAL PARTIDO SOCIALISTA/AÇORES REGULAMENTO

XVI CONGRESSO REGIONAL PARTIDO SOCIALISTA/AÇORES REGULAMENTO XVI CONGRESSO REGIONAL PARTIDO SOCIALISTA/AÇORES REGULAMENTO SECÇÃO I NORMAS GERAIS Artigo 1º Local, data e Ordem de Trabalhos O XVI Congresso Regional do Partido Socialista/Açores, realiza-se na ilha

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DO PARTIDO

REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DO PARTIDO REGULAMENTO ELEITORAL DOS ÓRGÃOS REGIONAIS DO PARTIDO Índice Artigo 1º - Princípios Gerais... 2 Artigo 2º - Âmbito de aplicação... 2 Artigo 3º -Comissão Organizadora das Eleições... 2 Artigo 4º - Apresentação

Leia mais

DELIBERAÇÃO IPP/CG-03/2010

DELIBERAÇÃO IPP/CG-03/2010 DELIBERAÇÃO IPP/CG-03/2010 Assunto REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS PRESIDENTES DAS ESCOLAS DO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ELEIÇÃO DIRECTA Ao abrigo do disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 17.º dos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Ténis de Mesa MODALIDADE OLÍMPICA CAPITULO I Princípios Gerais Artigo 1º (Objeto) 1. O presente regulamento estabelece os princípios reguladores do processo eleitoral da Federação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV VILA DO CONDE CAPÍTULO I OBJETO

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV VILA DO CONDE CAPÍTULO I OBJETO REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. PEDRO IV VILA DO CONDE CAPÍTULO I OBJETO Artigo 1º Objeto 1. O presente regulamento aplica-se, exclusivamente, ao processo

Leia mais

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PÓVOA DE SANTA IRIA

REGULAMENTO DA ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PÓVOA DE SANTA IRIA REGULAMENTO DA ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PÓVOA DE SANTA IRIA Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece os procedimentos necessários à eleição

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CUIDADOS PALIATIVOS REGULAMENTO ELEITORAL APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA 5 de Novembro de 2011 REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1º Considerações Gerais 1. O presente Regulamento:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ESTRUTURAS DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS DO PSD

REGULAMENTO DAS ESTRUTURAS DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS DO PSD REGULAMENTO DAS ESTRUTURAS DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS DO PSD CAPÍTULO I FUNCIONAMENTO DAS ESTRUTURAS DO PSD NO ESTRANGEIRO Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Regulamento define as normas que regulam o funcionamento

Leia mais

MECODEC. NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL RELATIVO À ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DE 10 e

MECODEC. NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL RELATIVO À ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DE 10 e MECODEC NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL RELATIVO À ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL DE 10 e 11.04.2019 - Eleição da Mesa Coordenadora dos Órgãos Deliberativos Centrais, da Direção e dos Delegados ao Congresso do

Leia mais

Regulamento do. Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato. Processo. Eleitoral. para o. Conselho Geral

Regulamento do. Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato. Processo. Eleitoral. para o. Conselho Geral Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato Regulamento do Processo Eleitoral para o Conselho Geral Julho de 2017 Artigo 1º Objeto 1. O presente Regulamento aplica-se, exclusivamente, ao processo eleitoral

Leia mais

REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico

REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico REGULAMENTO Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico ESTSP.008.RG.14 ESTSP.008.RG.14 Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico Considerando o disposto no artigo 20º e

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL ENA - AGÊNCIA DE ENERGIA E AMBIENTE DA ARRÁBIDA REGULAMENTO ELEITORAL --------- --------- CAPÍTULO I CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ASSEMBLEIA ELEITORAL Artº 1º Constituição da Assembleia Eleitoral A

Leia mais

Artigo 3º (Convocação da Assembleia)

Artigo 3º (Convocação da Assembleia) Regulamento Eleitoral Eleição das Comissões Politicas de Freguesia (Aprovado em Conselho Regional de 18 de Novembro de 2017) Artigo 1º (Princípios gerais) 1. As eleições para as Comissões Politicas de

Leia mais

Abertura do Processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Barreiro. Regulamento Eleitoral

Abertura do Processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Barreiro. Regulamento Eleitoral Abertura do Processo de eleição do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas do Barreiro Regulamento Eleitoral Art.º 1 Processo eleitoral 1. A assembleia eleitoral para o Conselho Geral realiza-se por sufrágio

Leia mais

Instituto Superior Técnico. Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico do IST. SECÇÃO I (Comissão Eleitoral)

Instituto Superior Técnico. Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico do IST. SECÇÃO I (Comissão Eleitoral) Instituto Superior Técnico Regulamento Eleitoral para a constituição do Conselho Pedagógico do IST SECÇÃO I (Comissão Eleitoral) Artigo 1.º Constituição e Competência 1. O Presidente do IST designará,

Leia mais

REGIMENTO DO VI CONGRESSO DO LIVRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGIMENTO DO VI CONGRESSO DO LIVRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGIMENTO DO VI CONGRESSO DO LIVRE CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º (Âmbito do regimento) Este Regimento aplica- se ao funcionamento do VI Congresso do LIVRE. Art. 2º (Local e data) O VI Congresso

Leia mais

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO

ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO ABERTURA DO PROCESSO ELEITORAL DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO REGULAMENTO DE ELEIÇÃO E DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº2 DE BEJA Artigo 1.º Objeto 1 - O

Leia mais

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 9 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, manda o Governo, pelo Ministro da Saúde, o seguinte:

Assim, ao abrigo do disposto no n.º 9 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 7/2017, de 9 de janeiro, manda o Governo, pelo Ministro da Saúde, o seguinte: PROJETO DE PORTARIA QUE REGULAMENTA O PROCESSO ELEITORAL DOS MEMBROS REPRESENTANTES DOS BENEFICIÁRIOS TITULARES DA ADSE PARA O CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO DA ADSE, I.P. O Instituto de Proteção e Assistência

Leia mais

Regulamento para eleição do Conselho Geral C O N S E L H O G E R A L T R A N S I T Ó R I O 2014/2018

Regulamento para eleição do Conselho Geral C O N S E L H O G E R A L T R A N S I T Ó R I O 2014/2018 AE P E D R O A L E X A N D R I N O - P ó v o a d e S a n t o A d r i ã o C O N S E L H O G E R A L T R A N S I T Ó R I O 2014/2018 Regulamento para eleição do Conselho Geral A E P E D R O A L E X A N D

Leia mais

Regulamento Eleitoral Juventude Popular REGULAMENTO ELEITORAL JUVENTUDE POPULAR

Regulamento Eleitoral Juventude Popular REGULAMENTO ELEITORAL JUVENTUDE POPULAR REGULAMENTO ELEITORAL JUVENTUDE POPULAR Aprovado no XXII Congresso Nacional da Juventude Popular // Braga, 27 e 28 de Janeiro de 2018 CAPÍTULO I: Disposições Gerais Art. 1.º Âmbito de Aplicação O presente

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS CARGOS SOCIAIS DA FENACAM - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS CAIXAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO, FCRL. Artigo 1º

REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS CARGOS SOCIAIS DA FENACAM - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS CAIXAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO, FCRL. Artigo 1º V.3-01.11.2012 REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS CARGOS SOCIAIS DA FENACAM - FEDERAÇÃO NACIONAL DAS CAIXAS DE CRÉDITO AGRÍCOLA MÚTUO, FCRL Através da vontade expressa dos seus membros em Assembleia-geral de

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL REGULAMENTO ELEITORAL Eleição dos Representantes dos Pais e Encarregados de Educação para o Conselho Geral do Agrupamento Vertical de Escolas de Fragoso Aprovado pelo Conselho Geral em 4 de abril de 2017

Leia mais

PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O

PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O O QUE É? O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.º ciclos

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO SER + PESSOA CAPITULO I REGIME DA ELEIÇÃO

REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO SER + PESSOA CAPITULO I REGIME DA ELEIÇÃO REGULAMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO SER + PESSOA CAPITULO I REGIME DA ELEIÇÃO 1º O presente regulamento visa, nos termos e para os efeitos consignados nos Estatutos da Associação Ser + Pessoa, disciplinar

Leia mais

REGULAMENTO PARA A ELEIÇAO DOS DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. Artigo 1º (Âmbito) (Princípios)

REGULAMENTO PARA A ELEIÇAO DOS DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO. Artigo 1º (Âmbito) (Princípios) REGULAMENTO PARA A ELEIÇAO DOS DIRETORES DOS DEPARTAMENTOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO Artigo 1º (Âmbito) O presente Regulamento define os trâmites para as eleições dos Diretores dos Departamentos do Instituto

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO Despacho Presidente n.º 2015/39 Calendário eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral e no Conselho Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem do Porto Considerando o

Leia mais