TURISMO RELIGIOSO DESLOCAMENTO MOTIVADO PELA FÉ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TURISMO RELIGIOSO DESLOCAMENTO MOTIVADO PELA FÉ"

Transcrição

1 TURISMO RELIGIOSO DESLOCAMENTO MOTIVADO PELA FÉ

2 TURISMO RELIGIOSO Diferente de todos os outros segmentos de mercado do turismo, tem como motivação fundamental a fé. Está, portanto, ligado profundamente ao calendário e acontecimentos religiosos das localidades receptoras dos fluxos turísticos.

3 O turismo religioso pode ser entendido como uma atividade desenvolvida por pessoas que se deslocam por motivos religiosos ou para participar de eventos de significado religioso. Compreendem peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado. É um segmento que pode contribuir para a valorização e a preservação das práticas espirituais, enquanto manifestações culturais e de fé que identificam determinados grupos humanos. A sustentabilidade do turismo religioso pode ser enfocada sob dois aspectos: em primeiro lugar para que a cultura religiosa não venha perder o seu sentido enquanto manifestação de fé e em segundo lugar para que essas atividades não sejam descaracterizadas pelos movimentos de massa.

4 Pelo menos em 2013, 300 milhões de pessoas fizeram turismo religioso, de acordo com dados da Organização Mundial de Turismo

5 Diferentes tipos de deslocamento motivados pela fé. A Romaria. A Peregrinação.

6 ROMARIA A romaria é uma viagem a lugares santos e de devoção, empreendida por aqueles que desejam pagar promessas, rogar por graças ou revelar sua gratidão pelos desejos realizados. O objetivo destas travessias é conquistar a graça e as benesses específicas que só Deus pode conceder aos seus fiéis. Praticamente todas as instituições religiosas contam com a romaria como ingrediente especial de seus rituais. A expressão romaria provém de uma alusão à cidade de Roma, matriz da Igreja Católica Apostólica Romana, portanto ela se aplica particularmente às viagens católicas aos recantos sagrados.

7 PEREGRINAÇÃO Uma peregrinação (do latim per agros, isto é, pelos campos) é uma jornada realizada por um devoto de uma dada religião a um lugar considerado sagrado por essa mesma religião.

8 O termo "Peregrino" aparece em nossa língua na primeira metade do século XIII, para denominar os cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa (onde atualmente se encontra o Estado de Israel e os Territórios Palestinos) para visitar os lugares sagrados aonde Jesus esteve, às vezes como penitência com o objetivo de pagar determinados pecados e outras vezes para cumprir penas canônicas. Com o impedimento dos peregrinos chegarem aos Lugares Santos, surgiria mais tarde a ideia das Cruzadas, enviadas para "reconquistar" os lugares que os cristãos consideravam sagrados e que estavam em poder de povos de outras religiões.

9 O ato de peregrinar e as peregrinações ocorrem desde os tempos mais remotos, mesmo nos chamados tempos primitivos em que predominavam os costumes ou ritos pagãos. Existem escritos de locais de peregrinação muitas vezes ofuscados pela própria religião cristã, como o caso da Catedral de Santiago de Compostela que pode ter sido construída onde passaria antes uma outra rota mais antiga, a peregrinação a Finisterra (fim-daterra), à costa Ocidental para ver o deus Sol a "morrer" no mar e que no dia seguinte ressuscitava no Oriente.

10 As primeiras peregrinações do Cristianismo datam do início do século IV (quando o Cristianismo foi tornado religio licita com o Imperador Teodósio), e tinham por destino a Terra Santa (a mais conhecida e a primeira a deixar um relato da sua peregrinação foi Etérea.

11 Para peregrinar há que ter em conta que não se trata apenas do ato de caminhar (no caso da peregrinação a pé), ou executar um trajeto com um determinado número de quilômetros; é reconhecido que peregrinar carece caminhar-se motivado "por" ou "para algo". A peregrinação tem, assim, um sentido e um valor acrescentado que é necessário descobrir a cada pessoa que a executa.

12 O turismo brasileiro apresenta, a cada ano, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. A busca por destinos de viagem religiosos tem crescido muito nos últimos anos, especialmente no Brasil, contribuindo para o incremento da economia de pequenos municípios a maioria localizada no interior do país.

13 TURISMO RELIGIOSO NO BRASIL De acordo com dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, no ano de 2014, cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo país levados pela fé. Cerca de 10 milhões fizeram viagens sem pernoitar no destino (excursionistas) e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local. As visitas às tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e Salvador estão entre os destinos mais visitados do país pelos peregrinos. A administração do Santuário Nacional de Aparecida (SP) anunciou um número recorde de visitantes do ano passado: 12,2 milhões.

14 A movimentação, no entanto, deve crescer ainda mais. Isso porque a imagem Peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida vai percorrer diversas cidades do país até 2017, quando será celebrado os 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba. Só em 2015 estão confirmadas a visita a 49 dioceses. Para a comemoração do tricentenário da aparição, o Papa Francisco já confirmou sua presença.

15 ALGUNS DESTINOS DE TURISMO RELIGIOSO NO BRASIL Bahia Salvador (Santuário da Beata Irmã Dulce dos Pobres, inúmeras igrejas históricas) Ceará Juazeiro do Norte (Padre Cícero) Goiás Trindade (Santuário do Divino Pai Eterno) Minas Gerais Caeté (Santuário Nossa Senhora da Piedade), Congonhas do Campo (Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos), Monte Sião (Santuário da Medalha Milagrosa), Catas Altas (Santuário do Caraça), igrejas históricas em Ouro Preto, Sabará, Mariana, São João Del Rei, Tiradentes, e muitas outras cidades Pará Belém (Festa do Círio de Nazaré, Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré) Santa Catarina Nova Trento (Santuário de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus) Rio Grande do Sul Farroupilha (Santuário de Nossa Senhora de Carravágio) São Paulo Aparecida (Basílica Santuário Nacional, imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida), Cachoeira Paulista (sede da comunidade católica Canção Nova, Santuário da Santa Cabeça), Guaratinguetá (terra natal de Santo Antônio de Santana Galvão, o Frei Galvão), São Paulo (Catedral da Sé, Mosteiro de São Bento, túmulo de Frei Galvão, túmulo de Madre Paulina), Pirapora do Bom Jesus

16 Dos 58,9 milhões que fizeram viagens domésticas em 2011, 2% (1,17 milhão) tiveram a religião como motivo da principal viagem anual. Entre os estrangeiros, viagens ligadas a peregrinação, fé e religião representam em média 0,3% do total.

17 O Rio é o principal destino de lazer de estrangeiros em visita ao país, segundo o Ministério do Turismo. Em 2012, entraram visitantes de outros países no Rio, de um total de 5,67 milhões de turistas. Mas, prestes a receber um dos maiores eventos religiosos do mundo, é notável a carência de roteiros específicos pelas igrejas no Rio

18 O site oficial da Riotur lista sete dicas em 57 atrações turísticas da cidade: o Cristo Redentor; a Igreja da Candelária; a Igreja de São Francisco da Penitencia, o Mosteiro de São Bento; a Catedral Metropolitana; o Outeiro da Glória; e as igrejas de N.S. de Bonsucesso e da Penha. O Guia Rio, também da Prefeitura, criou em 2013 uma área específica para a JMJ, listando algumas informações sobre algumas igrejas históricas e santuários do Rio de Janeiro, e indicando dois roteiros de fé realizados, porém, por empresas particulares: o Rio de Histórias e o advogado Ney Gerhard, que organiza passeios para grupos pequenos e caravanas para mais de 20 circuitos, entre igrejas e santuários em todo o Brasil.

19 DESAFIOS DO TURISMO RELIGIOSO NO RJ A inexistência de roteiros que levem os turistas às igrejas acarreta em uma série de problemas de modo geral. Igrejas históricas como São José, Antiga Sé, Santa Cruz dos Militares, Mosteiro de São Bento, Candelária e outras são mantidas por iniciativas privadas. Algumas pertencem as Irmandades com mais recursos. Por serem igrejas históricas e localizadas, em sua maioria, no Centro, bairro praticamente comercial, seus visitantes não são frequentes, diferentemente das paróquias de bairros como Ipanema e Leblon, cujo fluxo mensal é intenso. Se depender dos fiéis, as igrejas do Centro não conseguem se manter, sendo qualquer gasto extra um motivo de preocupação, como aconteceu durante as manifestações recentes, quando as fachadas da Igreja São José foram pichadas e as janelas da Antiga Sé apedrejadas. Os custos dessas reparações são das próprias igrejas. Questões práticas precisam ser divididas em mundo ideal e mundo real: as igrejas poderiam ficar abertas por mais tempo, o que significaria uma segunda jornada de trabalho ou hora extra de funcionários.

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS

COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 7ºs ANOS Tema: Deus se mostra as pessoas: o simbolismo nas religiões. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

1. Aventura e Ecoturismo:

1. Aventura e Ecoturismo: Nesse documento, procurou-se organizar, os principais segmentos da Estrada Real e o local onde eles são mais explorados. Sabendo-se que neste documento não se abarca o universo de que se constituem todos

Leia mais

Israel Operadora. Autoridade no Turismo Religioso. Peregrinações Religiosas no Brasil

Israel Operadora. Autoridade no Turismo Religioso. Peregrinações Religiosas no Brasil Israel Operadora Autoridade no Turismo Religioso Peregrinações Religiosas no Brasil Nossa Especialidade A Israel Operadora, empresa do Grupo Skill Supertravel é especializada em turismo religioso. Com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2017

PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2017 PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL JANEIRO 15 Nosso Senhor dos Passos 1 domingo 577-8958 15 Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa 1 domingo 2-215 29 Sagrada Família 1 domingo 61-1079 29 Santa

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017

ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 20.01.2017

Leia mais

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo

JANEIRO Tríduo da Festa de São Paulo Apóstolo ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO CALENDÁRIO ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL 2017 Consulte sempre o site da Arquidiocese, pois irão sendo registradas as alterações e complementações que ocorrerem. DIA/SEM 25.05.2017

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável.

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Vivaldo Armelin Júnior 2017 Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Nota: Mais um lançamento do Portal VivaJesusBr, o terceiro volume da série sobre Nossa Senhora da Conceição

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Ver capa do verso!

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Ver capa do verso! Vivaldo Armelin Júnior 2017 Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Ver capa do verso! Nota: Mais um lançamento do Portal VivaJesusBr, o quarto volume da série sobre Nossa

Leia mais

Programação do Ano Jubilar

Programação do Ano Jubilar Programação do Ano Jubilar Todas as celebrações do ano litúrgico, assim como as festividades dos/as padroeiros/as e eventos pastorais, estarão ligadas as celebrações dos 300 anos. FEVEREIRO Dia 22-19h

Leia mais

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO)

PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES (MAGIA E RITUAL VENATÓRIO) ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda correspondem, em seu fundamento, à mesma inquietação

Leia mais

PLANO DE MARKETING DO TURISMO RELIGIOSO DE TRINDADE. Proposta de Estratégia

PLANO DE MARKETING DO TURISMO RELIGIOSO DE TRINDADE. Proposta de Estratégia PLANO DE MARKETING DO TURISMO RELIGIOSO DE TRINDADE Proposta de Estratégia TURISMO RELIGIOSO A religiosidade é manifestação da cultura e, de acordo um o Ministério do Turismo, as viagens com motivação

Leia mais

TURISMO RELIGIOSO INCREMENTO DO TURISMO RELIGIOSO NO SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA APARECIDA DE CAMPO MOURÃO-PR.

TURISMO RELIGIOSO INCREMENTO DO TURISMO RELIGIOSO NO SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA APARECIDA DE CAMPO MOURÃO-PR. TURISMO RELIGIOSO INCREMENTO DO TURISMO RELIGIOSO NO SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA APARECIDA DE CAMPO MOURÃO-PR. NUNES, Marcelo 1 MONTEIRO, Simone Vassallo 2 O Turismo Religioso é uma das atividades

Leia mais

Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja

Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja Preto: Atividades Episcopais e do Clero Diocesano Vermelho: Feriados e Datas Comemorativas de nossa Igreja Dia 01 de janeiro: Confraternização Universal, Mãe de Deus Dia 04 de janeiro: Aniversário de Posse

Leia mais

Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte

Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte Celebrações de Natal na Arquidiocese de Belo Horizonte As paróquias e comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte preparam uma programação especial para celebrar o Natal: 23 de dezembro às 15h

Leia mais

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE http://www.soubh.com.br/pontos-turisticos/ https://www.guiabh.com.br/turismo PASSEIOS E PACOTES TURÍSTICOS (BELO HORIZONTE E REGIÃO) TOURS REGULARES - PREÇOS ESPECIAIS

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Romarias de Juazeiro do Norte: imagens Múltiplas da Devoção por Marcelo Eduardo Leite¹ ¹ Professor de Fotografia na Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Fotógrafo, Mestre

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Fé Canindé: sobre romeiros, romarias e ex-votos Fotos: Itamar de Morais Nobre 1 Texto: Beatriz Lima de Paiva 2 O ensaio fotográfico é um recorte de um projeto documental em desenvolvimento

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

29 de setembro, Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá

29 de setembro, Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá 29 de setembro, 2018 Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá 1/5 2/5 Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá Iniciativa decorre de 23 a 27 de janeiro

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 13 a 18 Curso de Educação e Diversidade Ibiúna Comissão

Leia mais

SANTUÁRIOS MARIANOS: PORTUGAL-FRANÇA-POLÔNIA

SANTUÁRIOS MARIANOS: PORTUGAL-FRANÇA-POLÔNIA SANTUÁRIOS MARIANOS: PORTUGAL-FRANÇA-POLÔNIA DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIO CRONOGRAMA 1 DIA (SÁBADO) 25/08/2018 - CURITIBA - LISBOA Embarque no aeroporto de Curitiba - PR, com destino a Lisboa. Jantar

Leia mais

Ano Jubilar e suas graças

Ano Jubilar e suas graças Ano Jubilar e suas graças O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração

Leia mais

Sumário CAPÍTULO III...50

Sumário CAPÍTULO III...50 Sumário Introdução...4 CAPÍTULO i...16 Santo Antônio...16 O Santo do Brasil...16 Nascimento de um Santo...18 Os Milagres de Santo Antônio...20 Santo Antônio no Brasil...22 Santo Antônio em Outras Expressões

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 09 a 17 Curso de Verão CESEEP Por uma cidade PUC-SP CESEEP

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

Cronograma de Atividades Pastorais

Cronograma de Atividades Pastorais Cronograma de Atividades Pastorais 2019 Ano C - São Lucas Estrutura Eclesiástica Francisco Papa Nascimento: 17/12 Ordenação Sacerdotal: 13/12/1969 Ordenação Episcopal: 27/06/1992 Eleição Pontifícia: 13/03/2013

Leia mais

Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 ITALIA-ÁUSTRIA-REPÚPLICA TCHECA E POLÔNIA 24 DIAS. MICROSOFT [Endereço da empresa]

Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 ITALIA-ÁUSTRIA-REPÚPLICA TCHECA E POLÔNIA 24 DIAS. MICROSOFT [Endereço da empresa] Jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016 ITALIA-ÁUSTRIA-REPÚPLICA TCHECA E POLÔNIA 24 DIAS. MICROSOFT [Endereço da empresa] Programa 03 Itália, Áustria, República Tcheca e Polônia. Semana Missionaria

Leia mais

Biografia e história. Santo Antônio de Santana Galvão 2017 Vol. - I 2

Biografia e história. Santo Antônio de Santana Galvão 2017 Vol. - I 2 Biografia e história Frei Galvão, como era conhecido e o é até hoje, faleceu no Convento da Luz, local construído por ele e dirigido. Seu corpo foi velado e sepultado na capela do Convento, onde permanece

Leia mais

TUTORIAL GESTÃO PASSAPORTE E CARIMBOS

TUTORIAL GESTÃO PASSAPORTE E CARIMBOS INFORMATIVO O PROJETO De Santuário a Santuário. Essa é a proposta do Caminho Religioso da Estrada Real, o CRER, que leva o peregrino, romeiro, caminhante e/ou turista do Santuário Nossa Senhora da Piedade,

Leia mais

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável.

Vivaldo Armelin Júnior Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. Vivaldo Armelin Júnior 2014 Todos os direitos reservados ao Portal VivaJesusBr e ser responsável. História de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - Parte I - 2014 Nota: Estamos lançando uma nova série

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 18/04/2014-08:35 Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia Fieis participam de Bênção do Fogo Novo e do Círio e de procissões. Confira

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS

ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO. ENSINO RELIGIOSO REVISÃO GERAL III TRIMESTRE 6ºs ANOS TEMA: OS RITOS E OS RITUAIS : OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA. CAPÍTULOS 9 AO 12 DO LIVRO DIDÁTICO (RSE). Professor: Roberto

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 13 a 18 Curso de Educação e Diversidade Ibiúna Comissão

Leia mais

6 dias / 5 noites. Santuários Marianos NOME DO PROGRAMA. Programa de visita aos principais Santuários Marianos no centro de Porugal

6 dias / 5 noites. Santuários Marianos NOME DO PROGRAMA. Programa de visita aos principais Santuários Marianos no centro de Porugal 6 dias / 5 noites Santuários Marianos NOME DO PROGRAMA Programa de visita aos principais Santuários Marianos no centro de Porugal Santurário Marianos - 6 dias / 5 noites Na maioria dos países cristãos,

Leia mais

Medjugorje Peregrinação e Roma

Medjugorje Peregrinação e Roma Viva a Vida Viagens - www.vivaavidaviagens.com.br (41) 3010-2010 3262-2001 9117-8690 Medjugorje Peregrinação e Roma Saída: 26/04/2019 - Sexta-feira Retorno: 08/05/2019 - Quarta-feira Duração da Viagem:

Leia mais

No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza de Maria em 22 de Agosto. Maria é invocada como : * Rainha dos Anjos. * Rainha dos Patriarcas.

No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza de Maria em 22 de Agosto. Maria é invocada como : * Rainha dos Anjos. * Rainha dos Patriarcas. À Santíssima Virgem foi dado o título de "Rainha" pelo papa Pio XII durante o Primeiro Ano Mariano que foi de 8 de Dezembro de 1953 a 8 de Dezembro de 1954. No Calendário Litúrgico há um Memorial da Realeza

Leia mais

Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora de Nazaré Neste final de semana nossos olhos se voltam para a grande manifestação do Círio de Nazaré em Belém do Pará. É um ponto de chegada depois de tantas celebrações e reflexões e, ao mesmo tempo, tempo de partida

Leia mais

LADAINHA LAURETANA OU LADAINHA DA SANTÍSSIMA VIRGEM

LADAINHA LAURETANA OU LADAINHA DA SANTÍSSIMA VIRGEM LADAINHA LAURETANA OU LADAINHA DA SANTÍSSIMA VIRGEM A palavra ladainha vem do grego e significa súplica. Mas desde o início da Igreja ela foi utilizada para indicar não quaisquer súplicas, mas as que eram

Leia mais

Rio Araguaia (divisa com Tocantins atravessando o Rio entramos no Município de Piçarra Sul do PA)

Rio Araguaia (divisa com Tocantins atravessando o Rio entramos no Município de Piçarra Sul do PA) Rio Araguaia (divisa com Tocantins atravessando o Rio entramos no Município de Piçarra Sul do PA) Rio Araguaia com sua beleza Travessia de Balsa no Rio Araguaia (20 minutos) Travessia de balsa no Rio araguaia

Leia mais

JUNHO CORPUS CHRIST CORPUS CHRISTI CORPUS CHRISTI

JUNHO CORPUS CHRIST CORPUS CHRISTI CORPUS CHRISTI Página 1 de 6 JUNHO CORPUS CHRIST Local: Vários locais da Cidade. Município: Senador Modestino Gonçalves Prefeitura Municipal de Senador Modestino Gonçalves / Secretaria de Cultura e Turismo Telefone:

Leia mais

E o verbo se fez carne!

E o verbo se fez carne! , dezembro de 2017. E o verbo se fez carne! Queridas irmãs Queridos irmãos, Já estamo-nos aproximando da festa de Natal. Se esta festa está cada vez mais se paganizando, para nós cristãos, discípulos de

Leia mais

SANTUÁRIOS MARIANOS 2019

SANTUÁRIOS MARIANOS 2019 SANTUÁRIOS MARIANOS 2019 DIRETOR ESPIRITUAL: IRMÃ ZÉLIA DA COPIOSA REDENÇÃO CRONOGRAMA 1 DIA (SEGUNDA) 29/04/2019 : CURITIBA - ROMA Em horário previsto, saída do aeroporto em Curitiba, jantar e café da

Leia mais

ITÁLIA MAIO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIMIR ALVES BORGES

ITÁLIA MAIO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIMIR ALVES BORGES ITÁLIA MAIO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. CLAUDIMIR ALVES BORGES RESUMO PAÍSES: Itália. LUGARES: Roma, Cassia, Assis, Turim e Pisa. Serão 10 dias de turismo, cultura e espiritualidade aliados ao conforto

Leia mais

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA

Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C.   Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA Responsável de Edição: Ir. Carolina Flores, F.C. ammintermex@yahoo.com.mx www.amminter.org Boletim N 51 MARIA MÃE DA IGREJA O Cardeal Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos

Leia mais

Ano Jubilar e suas graças

Ano Jubilar e suas graças Ano Jubilar e suas graças O Jubileu é uma comemoração religiosa da Igreja Católica, celebrada dentro de um Ano Santo, mas o que difere deste é que a celebração jubilar é feita de 25 em 25 anos. A celebração

Leia mais

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a Neste mês ocorrerá a abertura do Ano Santo da Misericórdia: O jubileu dedicado à misericórdia de Deus. O rosto da misericórdia é o título da bula pela qual o Santo Padre convoca toda a Igreja para viver

Leia mais

DIOCESE DE ITAGUAÍ RJ PARÓQUIA MARIA MÃE DA IGREJA

DIOCESE DE ITAGUAÍ RJ PARÓQUIA MARIA MÃE DA IGREJA Dezembro 2016 01 Regional PAR 03 Padroeiro Diocesano S. Francisco Xavier 03 Reunião Mensal Catequistas 04 Festival de Sorvete São Jorge após a missa 06 a 08 Tríduo da Imaculada Conceição; 09 Regional SIM

Leia mais

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ TURISTAS NO CÍRIO DE NAZARÉ TURISTAS NO CÍRIO DE NAZARÉ -PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA CÍRIO/2016 (Perfil, Gasto e Avaliação da Infraestrutura Turística);

Leia mais

Movimento MARIA, ao encontro da Humanidade Peregrina

Movimento MARIA, ao encontro da Humanidade Peregrina Movimento MARIA, ao encontro da Humanidade Peregrina Como nasceu o movimento O movimento nasceu de um sentimento de fraternidade e de admiração pela força espiritual e pela coragem que o ser cristão implica

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 04 de Janeiro Ó Deus, sede a luz dos vossos fiéis e abrasai seus corações com o esplendor

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2018

PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2018 PROGRAMAÇÃO DA CATEQUESE MATRIMONIAL 2018 JANEIRO 15 Nosso Senhor dos Passos/Sarzedo 1 domingo 577-8958 21 15 Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa domingo 442-215 28 Santa Efigênia/Nova Lima 1

Leia mais

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47 A característica principal e especifica de nossa missão na Igreja é o Culto público de Nosso Senhor Jesus Cristo verdadeira, real e substancialmente Presente na SSma. Eucaristia e solenemente exposto para

Leia mais

PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA VIAGEM DOS SONHOS - AGOSTO DE 2018

PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA VIAGEM DOS SONHOS - AGOSTO DE 2018 PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA VIAGEM DOS SONHOS - AGOSTO DE 2018 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. JOÃO MARIA CRONOGRAMA 1 DIA 13/08 (SEGUNDA) CURITIBA - LISBOA Em horário a determinar apresentação no aeroporto de

Leia mais

AGENDA PAROQUIAL 2017

AGENDA PAROQUIAL 2017 Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista Rua Felipe Camarão, Maracanã RJ Tel. () -0 e-mail. divinoessjbrj@gmail.com AGENDA PAROQUIAL 0 Janeiro 0 - Missa Santa Maria, Mãe de Deus às hs0 e ashs

Leia mais

TURISMO RELIGIOSO CATÓLICO NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM CRESCENTE SETOR ECONÔMICO

TURISMO RELIGIOSO CATÓLICO NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM CRESCENTE SETOR ECONÔMICO TURISMO RELIGIOSO CATÓLICO NO BRASIL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS DE UM CRESCENTE SETOR ECONÔMICO Pedro Augusto Ceregatti Moreno 1 RESUMO: A visita de um papa é sempre cercada de protocolos e expectativas.

Leia mais

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Dia Semana Hora Atividade Local 1 Quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

Comissão de acolhimento 28 e 29 Setembro 2018 EBP Bahia R. Comendador José Alves Ferreira, 60 - Garcia, Salvador - BA, Parte 2.

Comissão de acolhimento 28 e 29 Setembro 2018 EBP Bahia R. Comendador José Alves Ferreira, 60 - Garcia, Salvador - BA, Parte 2. Apresentação É com imensa alegria que convidamos vocês a participar da 23ª Jornada da EBP, nos dias 28 e 29 próximos. Teremos atividades Pré-Jornada já na quarta-feira, dia 26/09, com o lançamento do livro

Leia mais

I T Á L I A, F R A N ÇA & P OL ÔN I A

I T Á L I A, F R A N ÇA & P OL ÔN I A I T Á L I A, F R A N ÇA & P OL ÔN I A 2 0 1 8 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. XIAO CRONOGRAMA 1 DIA -28/05 (SEGUNDA) - CURITIBA ROMA Em horário a determinar apresentação no aeroporto de Curitiba para iniciar o

Leia mais

PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA VIAGEM DOS SONHOS - AGOSTO DE 2018

PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA VIAGEM DOS SONHOS - AGOSTO DE 2018 PORTUGAL, ESPANHA E FRANÇA VIAGEM DOS SONHOS - AGOSTO DE 2018 DIRETOR ESPIRITUAL: PE. JOÃO MARIA CRONOGRAMA 1 DIA 13/08 (SEGUNDA) CURITIBA - LISBOA Em horário a determinar apresentação no aeroporto de

Leia mais

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Atendimento à imprensa às 17h - Igreja São José - Contato: Marcos Aurélio 8819.8395 O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo,

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

Fiéis participam da Festa do Senhor do Bonfim

Fiéis participam da Festa do Senhor do Bonfim Fiéis participam da Festa do Senhor do Bonfim Com o tema Ao pé da cruz, Jesus, o Senhor do Bonfim, conduz-nos a Maria, porque não quer que caminhemos sem a proteção de uma mãe, escolhido por ocasião do

Leia mais

Agenda de Dom Bruno Gamberini 2011

Agenda de Dom Bruno Gamberini 2011 Agenda de Dom Bruno Gamberini Atenção!!! Atendimento de Dom Bruno Gamberini Arcebispo Metropolitano de Cúria Metropolitana de Rua Irmã Serafina, 88 - Bosque - - SP Telefone () 31.72 Ao povo: Terças e quintas-feiras,

Leia mais

PROFESSORES: ALEXANDRE PINTO /AMANDA CONRADO

PROFESSORES: ALEXANDRE PINTO /AMANDA CONRADO EM PARCERIA COM A PROFESSORES: ALEXANDRE PINTO /AMANDA CONRADO AGÊNCIA: FERNANDA NAMMUR PAIS/RESPONSÁVEIS: SR A. CARMEN VALE / SR A ARINÊS MONTE / SR A. DIRLENE PINTO ALUNOS: 30 (PRÉ-ADOLESCENTES) ORGANIZAÇÃO

Leia mais

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLÍTICA/ NOTAS E COMENTÁRIOS

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: POLÍTICA/ NOTAS E COMENTÁRIOS FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 25.04.17 EDITORIA: POLÍTICA/ NOTAS E COMENTÁRIOS FALTOU NO CLIPPING VEÍCULO: NOVO JORNAL DATA: 23.04.17 EDITORIA: CIDADES CONTINUAÇÃO VEÍCULO: PORTAL AGORA RN

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

Turismo Informação e animação Turística

Turismo Informação e animação Turística Turismo Informação e animação Turística MÓDULO I Conceitos e Fundamentos do Turismo ANO LETIVO 2013/2014 RAQUEL MELO 2 Conceito de Turismo Podemos então definir o turismo como a actividade, ou as actividades

Leia mais

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne

MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL. 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne MISSA SOLENE DO DIA DE NATAL 1. Nasceu o Salvador do mundo! O Verbo fez-se carne Caríssimos pequeninos, adolescentes e jovens, meninas do Lar de Santa Teresinha, irmãos e irmãs na fé, reunimo-nos como

Leia mais

PORTUGAL AGOSTO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: FREI JOÃO HENRIQUE SANTANA

PORTUGAL AGOSTO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: FREI JOÃO HENRIQUE SANTANA PORTUGAL AGOSTO/2020 DIRETOR ESPIRITUAL: FREI JOÃO HENRIQUE SANTANA RESUMO PAÍSES: Portugal. LUGARES: Lisboa, Óbidos, Nazaré, Batalha e Fátima. Serão 9 dias de turismo, cultura e espiritualidade aliados

Leia mais

NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI. VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos

NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI. VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos NOVENA EM LOUVOR A SÃO GASPAR BERTONI VII Dia, 9 de junho Fundador dos Estigmatinos Oração Inicial Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos

Leia mais

Como se chama a Lagoa do Rio? (Lagoa Rodrigo de Freitas)

Como se chama a Lagoa do Rio? (Lagoa Rodrigo de Freitas) Como se chama a Lagoa do Rio? (Lagoa Rodrigo de Freitas) Quantos metros, acima do nível médio das águas do mar, se eleva o Cristo Redentor? (700 metros) De quantos euros preciso para ter um Real? (0.40

Leia mais

MINAS GERAIS AGOSTO DE 2017

MINAS GERAIS AGOSTO DE 2017 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado em História da Arte Ação de Extensão Arte, Cultura e Patrimônio no Território do Ouro SEGUNDA EDIÇÃO MINAS GERAIS AGOSTO DE 2017 INFORMAÇÕES GERAIS

Leia mais

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça

OUTUBRO Data Dia Hora Local Âmbito 1 Segunda 2 Terça O tema do corrente ano pastoral nos Açores é-nos dado pelo bispo diocesano: a missionação a partir da comunidade paroquial. Esta intenção do bispo D. João Lavrador, que se estende a toda a diocese açoriana,

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

ESCOLA DE MINISTÉRIOS SETOR III... 9 NOVIDADES

ESCOLA DE MINISTÉRIOS SETOR III... 9 NOVIDADES Sumário NOVIDADES... 1 CALENDÁRIO DIOCESANO DE NOVEMBRO A DEZEMBRO DE 2018... 2 CALENDÁRIO DIOCESANO 2019... 5 CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 2018... 6 REUNIÃO DO GRUPO DE REFLEXÃO PASTORAL - GRP...

Leia mais

INSPIRADOS EM SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR DA FÉ, CHAMADOS A EVANGELIZAR OS POBRES E OS JOVENS

INSPIRADOS EM SÃO SEBASTIÃO, MÁRTIR DA FÉ, CHAMADOS A EVANGELIZAR OS POBRES E OS JOVENS Convidamos todos os devotos do Mártir São Sebastião para as Festividades em honra ao nosso glorioso Padroeiro, a serem celebradas na Comunidade do Morro São Sebastião, em conformidade com a caminhada pastoral

Leia mais

Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016

Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016 Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016 JANEIRO 01 SOLENIDADE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ, PADROEIRO DA ARQUIDIOCESE. 20-22 Retiro de Formação para Servos do Curso

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

Pequenos Tours Lisboa Porto Coimbra

Pequenos Tours Lisboa Porto Coimbra PEQUENOS TOURS Lisboa - 1 dia Visita às principais atrações de Lisboa como a Sé Catedral e o Castelo de São Jorge que tem uma das melhores vistas da cidade. Depois do almoço visita ao Mosteiro dos Jerónimos

Leia mais

Centro de Associação dos Salesianos. Cooperadores. Nª Sª de La Salette - Paranhos da Beira. Projecto 2016/2017

Centro de Associação dos Salesianos. Cooperadores. Nª Sª de La Salette - Paranhos da Beira. Projecto 2016/2017 Centro de Associação dos Salesianos Cooperadores Nª Sª de La Salette - Paranhos da Beira Projecto 2016/2017 Objetivo Geral Testemunhar, com Maria, a beleza do encontro com Jesus. Palavra de Deus Fazei

Leia mais

PARÓQUIA CRISTO REI PARQUE ATHENEU / CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2017

PARÓQUIA CRISTO REI PARQUE ATHENEU / CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2017 PARÓQUIA CRISTO REI PARQUE ATHENEU / CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2017 Data Horário Evento Local Responsável MARÇO 01/03 8h Missa de Cinzas San Damiano 01/03 19h30 Missa de Cinzas 04/03 15h Chá da Tarde com

Leia mais

6 dias / 5 noites. Fátima em Bicicleta NOME DO PROGRAMA. Rota religiosa e cultural desde Lisboa até Fátima para entusiastas do ciclismo

6 dias / 5 noites. Fátima em Bicicleta NOME DO PROGRAMA. Rota religiosa e cultural desde Lisboa até Fátima para entusiastas do ciclismo 6 dias / 5 noites em Bicicleta NOME DO PROGRAMA Rota religiosa e cultural desde Lisboa até para entusiastas do ciclismo é um dos mais importantes destinos religiosos do mundo. Todos os anos milhares de

Leia mais

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO

FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO FILOSOFIA - 2 o ANO MÓDULO 08 A REAÇÃO DE ROMA: O CONCÍLIO DE TRENTO Como pode cair no enem A Reforma protestante e a Contrarreforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e à forma

Leia mais

CRONOGRAMA 2018 DIOCESE DE JOINVILLE / SC

CRONOGRAMA 2018 DIOCESE DE JOINVILLE / SC SECRETARIADO DIOCESANO DE PASTORAL ASSESSORIA PASTORAL Rua Jaguaruna, 147 Centro CEP: 89201-450 Joinville/SC Telefone: (47) 3451-3730 e-mail: pastoral.assessoria@diocesejoinville.com.br CRONOGRAMA 2018

Leia mais

MARIA NO CULTO CRISTÃO

MARIA NO CULTO CRISTÃO MARIA NO CULTO CRISTÃO Pe. Julio Caprani Devoção Liturgia Religiosidade Popular Oraçã ção o e culto... Como católicos descobrimos e cultivamos muitas maneiras de rezar a Maria. As devoções marianas são

Leia mais

Peregrinação. Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado.

Peregrinação. Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado. Peregrinação Origem da palavra andar pelos campos. É uma jornada de um devoto a um lugar sagrado. Para ser uma Peregrinação o viajante precisa considerar o ato de caminhar ou executar um trajeto motivado

Leia mais

Santa Helena CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS. Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019. Balneário Terra das Águas - Foto: Prefeitura de Santa Helena

Santa Helena CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS. Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019. Balneário Terra das Águas - Foto: Prefeitura de Santa Helena Santa Helena Categoria Cidades Publicado em 30/04/2019 Balneário Terra das Águas - CONHEÇA A TERRA DAS ÁGUAS O turista que visita Santa Helena irá se encantar com a fauna, flora, além da riqueza cultural

Leia mais

Capítulo Eletivo das Irmãs Concepcionistas. 9 quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Capítulo Eletivo das Irmãs Concepcionistas. 9 quarta-feira 9h00min Conselho Presbiteral Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja O Secretariado de Pastoral publica a Agenda Pastoral da Arquidiocese de, feita em caráter provisório, pois foi construída a partir da Agenda do senhor Arcebispo. Faltam ainda o agendamento de várias atividades.

Leia mais

Arquidiocese de Campinas - SP. Festas Juninas 2017

Arquidiocese de Campinas - SP. Festas Juninas 2017 Arquidiocese de Campinas - SP Festas Juninas 2017 * Paróquia Divino Salvador Cambuí - Campinas - Telefone: (19) 3251.6433 Dia 01 de julho 18h00 - Festa Julina. * Paróquia Dom Bosco Vila Vitória - Campinas

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL Dia Semana Hora Atividade Local 1 Domingo Solenidade da Santíssima Mãe de Deus Maria ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA AGENDA PASTORAL 2017 O Secretariado de Pastoral está republicando, hoje, 25 de janeiro, a Agenda Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, com novas datas provenientes de coordenações

Leia mais

NO BRASIL A NOSSA MISSÃO TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS:

NO BRASIL A NOSSA MISSÃO TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS: A Família Comboniana, composta por leigos, irmãos, irmãs e padres compõe-se de cerca de três mil membros no mundo inteiro, tendo como principal objetivo levar o evangelho da alegria e da vida ao mundo

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

Pequena coroa de Nossa Senhora

Pequena coroa de Nossa Senhora Pequena coroa de Nossa Senhora Coleção NOVENAS E ORAÇÕES Adoração ao Santíssimo Sacramento Compaixão de Maria (A). Setenário das Dores de Nossa Senhora Devocionário de Santo Antônio: novena, trezena, orações

Leia mais

BEM-VINDO À TERRA SANTA

BEM-VINDO À TERRA SANTA BEM-VINDO À TERRA SANTA BEM-VINDO A GEMM TRAVEL A Gemm Travel é uma empresa de turismo Cristã, fundada em 1997, e uma das principais operadoras de receptivo em Jerusalém, Israel. Com mais de 17 anos de

Leia mais

ROMARIA DE TRINDADE. DIVINOpai eterno. bíblia

ROMARIA DE TRINDADE. DIVINOpai eterno. bíblia ROMARIA DE TRINDADE DIVINOpai eterno bíblia A Romaria de 2016 foi marcada por um forte sentimento de fé e entrega ao amor do Divino Pai Eterno. Cerca de 2,7 milhões de devotos passaram por Trindade, no

Leia mais

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27 O Teu nascimento, Mãe de Deus, trouxe alegria para toda a esfera terrestre, pois de Ti nasceu o Sol da Justiça, Cristo, o nosso Deus, diz um antigo hino oriental sobre o nascimento de Nossa Senhora. Seu

Leia mais

ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO

ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO ANO OLÍMPICO PARA O TURISMO DIMENSÃO DO EVENTO 42 esportes 205 países 25 mil profissionais de mídia 70 mil voluntários OPORTUNIDADE PARA O PAÍS Embora concentrados no Rio de Janeiro, a Olimpíada é uma oportunidade

Leia mais