Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenadoria de Ensino e Integração

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenadoria de Ensino e Integração"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenadoria de Ensino e Integração Acadêmica Núcleo Didático-Pedagógico

2 APRESENTAÇÃO Formulário Nº 01 O Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB está integrado ao Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas. O projeto do curso foi elaborado em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Ciências Biológicas, por uma comissão de especialistas e docentes da instituição. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi criada pela Lei de 29 de julho de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia. Com sede e foro na Cidade de Cruz das Almas e unidades instaladas em outros Municípios do Estado da Bahia, é uma Autarquia com autonomia administrativa, patrimonial, financeira e didático-pedagógica, e oferece atualmente 22 cursos de graduação. De acordo com o Ministério da Educação, entre as dificuldades encontradas para a melhoria da qualidade da educação no Brasil destaca-se o preparo inadequado dos professores cuja formação de modo geral, manteve predominantemente um formato tradicional, que não contempla muitas das características consideradas, na atualidade, como inerentes à atividade docente. Destaca ainda que quanto mais o Brasil consolida as instituições políticas democráticas, fortalece os direitos da cidadania e participa da economia globalizada, mais se amplia o reconhecimento da importância da educação para a promoção do desenvolvimento sustentável e para a superação das desigualdades sociais. A esse cenário podemos ainda adicionar a carência de profissionais de ensino de ciências, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O entendimento do meio ambiente, dos fenômenos químicos, físicos e biológicos e a compreensão pelo cidadão de sua função ecológica ganham mais importância, a cada dia, tanto na vida profissional quanto cotidiana. Aquecimento global, reciclagem, economia de água e demais recursos, etc, são temas que deixaram o meio científico e estão profundamente vinculados à rotina de cada cidadão. A formação de professores de ciências biológicas comprometidos com a difusão do conhecimento e a formação de cidadãos conscientes de seu papel na condução do mundo moderno contribuirão de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida da população do Recôncavo Baiano.

3 Neste documento apresenta-se o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (PPCCB), proposto pela UFRB. Estão registrados os dados principais de sua concepção, a sistemática de condução da matriz curricular, as prioridades do curso e estratégias de ação para executá-las.

4 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Formulário Nº 02 CURSO: Ciências Biológicas HABILITAÇÃO/ÊNFASE/MODALIDADE:Licenciatura/Presencial TITULAÇÃO: Licenciado em Ciências Biológicas VAGAS OFERECIDAS: TURNO DE FUNCIONAMENTO: noturno DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA POR COMPONENTES CURRICULARES: s: s: 1972 Optativas: 238 Estágio: 8 Atividades Complementares: 200 Carga Horária total do Curso: 2818 TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO: Tempo Mínimo: 4 anos Tempo Médio: 5 anos Tempo Máximo: 8 anos FORMA DE INGRESSO: Concurso vestibular REGIME DE MATRÍCULA: Semestral PORTARIA DE RECONHECIMENTO: (data de publicação no D.O.U.)

5 JUSTIFICATIVA Formulário Nº 03 A região do Recôncavo da Bahia é uma das áreas historicamente mais antigas do território brasileiro. Caracteriza-se por apresentar uma ampla gama de ecossistemas, distribuídos pelas diversas facetas geográficas da região, além de abrigar intensa atividade cultural, diretamente relacionada aos recursos biológicos. Desde o início da colonização do solo baiano, os ecossistemas do recôncavo vêm passando por um intenso processo de degradação, com má utilização do solo, super-exploração dos recursos biológicos e desmatamento indiscriminado para formação de pastagens. Tais atividades, que perduram até os dias atuais, reduziram as áreas de mata a pequenas manchas isoladas, colocaram em risco a sobrevivência de espécies animais e vegetais e influenciaram a oferta de recursos hídricos na região. A cultura produtivista prevalecente nas comunidades do recôncavo conduziu a relação homem-ambiente para um caminho que visa quase exclusivamente o consumo. A natureza é vista como um recurso que pode e deve ser consumido indiscriminadamente, existindo por parte da população poucos critérios para o consumo ou preservação dos recursos naturais ainda existentes. A criação de processos que visem a recuperação desses ecossistemas e, sobretudo, avaliem e proponham novas estratégias de relacionamento das comunidades do recôncavo com a natureza, são urgentes e necessitam de profissionais capacitados que conciliem os conhecimentos científicos e a habilidade de interferir junto à população. A formação de educadores em Ciências Biológicas poderá funcionar com um instrumento eficiente na disseminação da consciência ambiental entre a população jovem das comunidades do recôncavo e alterar concomitantemente tais hábitos, culturalmente bastante estabelecidos. Nesse contexto, o curso de Ciências Biológicas visa contribuir para diminuir a carência de educadores nessa região, otimizando a utilização dos recursos naturais com rigor legal e sustentabilidade, atuando em conjunto com as comunidades ali presentes, participando ativamente na melhoria da qualidade de vida de sua população e desenvolvimento humano e ambiental dos municípios do recôncavo.

6 PRINCÍPIOS NORTEADORES Formulário Nº 04 O Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi elaborado em consonância com as necessidades prementes dos municípios dessa região, tendo como princípios norteadores a formação de professores de Ciências e de Biologia que possam atuar junto às questões ambientais locais, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a seu papel como parte integrante do meio em que vive, alterando-o, para melhor ou para pior. A carência de profissionais de ensino de Ciências Naturais e Biologia na região do Recôncavo Baiano influencia na relação dos seus habitantes com o ecossistema no qual estão inseridos. A falta de noções básicas de higiene, saneamento, preservação e respeito ao meio ambiente contribuem para a diminuição da qualidade de vida do cidadão e para uma degradação ainda maior dos recursos biológicos e naturais ainda existentes. O uso equivocado da água, da madeira, da energia e do solo, embora não sejam questões exclusivas desta região do estado da Bahia, certamente interfere significativamente na conservação destes recursos e na sua disponibilidade para as gerações futuras. Durante a elaboração deste documento procurou-se estruturar um projeto que possibilite ao estudante uma formação consistente nos conteúdos curriculares básicos e específicos, tanto na parte científica quanto pedagógica, a partir de uma matriz curricular sólida, e ao mesmo tempo flexível, de normas de funcionamento adequadas e claras, e de processos avaliativos eficazes, visando sempre estimulá-lo no desenvolvimento de pesquisas voltadas para as questões educativas que possam ser convertidas em benefícios para as comunidades, vinculando seus resultados a trabalhos de extensão.

7 BASE LEGAL Formulário Nº 05 A profissão de Biólogo foi reconhecida pela Lei nº 6684/79, de 03 de setembro de 1979, modificada pela Lei nº 7017/82, de 03 de agosto de 1982 e regulamentada pelo Decreto nº 88438/83, de 28 de junho de 1983, que criou CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA, da seguinte forma: Art. 1º O exercício da profissão de Biólogo é privativo dos portadores de diploma: I devidamente registrado, de bacharel ou licenciado em curso de História Natural, ou de Ciências Biológicas, em todas as suas especialidades ou de licenciado em Ciências, com habilitação em Biologia, expedido por instituição brasileira oficialmente reconhecida; II expedido por instituições estrangeiras de ensino superior, regularizado na forma da lei, cujos cursos forem considerados equivalentes aos mencionados no inciso I. Art. 2º Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biólogo poderá: I formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos; II orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade; III realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado. Segundo o Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC), Parecer CNE/CES 1.301/2001, a Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesta área do conhecimento têm papel preponderante nas questões que envolvem o conhecimento da natureza. O mesmo documento estabelece o Perfil dos Formandos, suas Competências e Habilidades, a Estrutura do Curso e os Conteúdos Curriculares.

8 Em 2002, a Resolução CNE/CES 7, de 11 de março de 2002, visando regulamentar o Parecer 1.301/2001, resolveu: Art. 1 o As Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, integrantes do Parecer 1.301/2001, deverão orientar a formulação do projeto pedagógico do referido curso. Art. 2 o O projeto pedagógico de formação profissional a ser formulado pelo curso de Ciências Biológicas deverá explicitar: I - o perfil dos formandos nas modalidades bacharelado e licenciatura; II - as competências e habilidades gerais e específicas a serem desenvolvidas; III - a estrutura do curso; IV - os conteúdos básicos e complementares e respectivos núcleos; V - os conteúdos definidos para a Educação, no caso das licenciaturas; VI - o formato dos estágios; VII - as características das atividades complementares; e VIII - as formas de avaliação. Art. 3 o A carga horária dos cursos de Ciências Biológicas deverá obedecer ao disposto na Resolução que normatiza a oferta dessa modalidade e a carga horária da licenciatura deverá cumprir o estabelecido na Resolução CNE/CP 2/2002, resultante do Parecer CNE/CP 28/2001. A Resolução CNE/CP 2/2002 institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação em nível superior. Art. 1º A carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns: I - 0 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso; II - 0 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso; III (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-

9 cultural; IV (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais. Parágrafo único. Os alunos que exerçam atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 200 (duzentas) horas. Art. 2 A duração da carga horária prevista no Art. 1º desta Resolução, obedecidos os 200 (duzentos) dias letivos/ano dispostos na LDB, será integralizada em, no mínimo, 3 (três) anos letivos. A Resolução CNE/CP 1/2002, Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, orientando, em seu artigo 4, que a concepção, no desenvolvimento e na abrangência dos cursos de formação se busque considerar o conjunto das competências necessárias à atuação profissional e adotar essas competências como norteadoras, tanto da proposta pedagógica, em especial do currículo e da avaliação, quanto da organização institucional e da gestão da escola de formação. A mesma resolução, em seu Artigo 5, orienta que o projeto pedagógico de cada curso, considerado o artigo anterior, levará em conta que: I - a formação deverá garantir a constituição das competências objetivadas na educação básica; II - o desenvolvimento das competências exige que a formação contemple diferentes âmbitos do conhecimento profissional do professor; III - a seleção dos conteúdos das áreas de ensino da educação básica deve orientar-se por ir além daquilo que os professores irão ensinar nas diferentes etapas da escolaridade; IV - os conteúdos a serem ensinados na escolaridade básica devem ser tratados de modo articulado com suas didáticas específicas; V - a avaliação deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos formadores, a autonomia dos futuros professores em relação ao seu processo de aprendizagem e a qualificação dos profissionais com condições de iniciar a carreira. Parágrafo único. A aprendizagem deverá ser orientada pelo princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta a resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas. O Art. 6º orienta que projeto pedagógico dos cursos de formação dos docentes, considere as

10 competências referentes: I ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática; II - à compreensão do papel social da escola; III - ao domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar; IV - ao domínio do conhecimento pedagógico; V - ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica; e VI - ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional. Serviram como base, ainda, durante a elaboração deste Projeto Pedagógico as orientações integrantes dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais do 3 e 4 ciclos do Ensino Fundamental e para Biologia, no Ensino Médio; e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 (LDB) que estabelecem como objeto de estudo da Biologia o fenômeno vida em toda sua diversidade de manifestações, esclarecendo que esse fenômeno se caracteriza por um conjunto de processos organizados e integrados, no nível de uma célula, de um indivíduo, ou ainda de organismos no seu meio.

11 OBJETIVOS Formulário Nº 06 O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivos formar profissionais que exerçam a atividade docente na educação básica em Ciências Naturais e Biologia, conscientes da sua responsabilidade social, com visão crítica e espírito solidário, preparados para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de atuar com responsabilidade e qualidade em prol da conservação da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, bioprospecção, biossegurança e gestão ambiental, tanto nos aspectos educacionais quanto técnico-científicos. Além disso, é objetivo desse curso, formar profissionais comprometidos com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos; compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referências éticas e legais, com capacidade de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca da melhoria da qualidade de vida e apto a atuar na multi e interdisciplinaridade, adaptável a dinâmica do mercado de trabalho e às mudanças contínuas do mesmo.

12 PERFIL DO EGRESSO Formulário Nº 07 Ao final do curso o profissional terá a capacidade de: -atuar como professor do ensino fundamental, no ensino de Ciências Naturais, e médio, no ensino de Biologia de forma plena; -utilizar os recursos didáticos de forma eficiente visando facilitar o processo ensino-aprendizagem; -elaborar um plano de curso comprometido com a realidade dos alunos aos quais leciona e que permita uma maior interação entre o conhecimento formal e o informal, manifestado pelas tradições culturais presentes na vida dos alunos; -atuar em projetos de educação ambiental; -orientar a elaboração e execução de projetos de educação ambiental e outros que visem a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente; -interagir com a comunidade na qual está inserido visando detectar necessidades e carências relacionadas a problemas ambientais, sanitários e nutricionais, propondo ações que possam reduzílos ou eliminá-los, tanto no ambiente escolar quanto extra-escolar; -elaborar e desenvolver projetos de pesquisa em educação e outras áreas das Ciências Biológicas.

13 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Formulário Nº 08 O aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades: a) ter sensibilidade para adequar os conteúdos ministrados em suas aulas à realidade de seus alunos. b) pautar-se por princípios da ética democrática, responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade; c) portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental; d) utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e políticas de educação e pesquisa; e) compreender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias; e) atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes áreas do conhecimento e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo; f) estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; g) utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente; h) desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação; i) orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas nativas e à biodiversidade; j) avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos; l) comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

14 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Quadro Curricular Formulário Nº 09 SEMESTRE I SEMESTRE II SEMESTRE III SEMESTRE IV SEMESTRE V SEMESTRE VI SEMESTRE VII SEMESTRE VIII Sociologia e Organização da Práticas Biologia celular e Estágio Estágio Histologia e Antropologia da Educ. Bras e Ecologia geral educacionais em molecular supervisionado III supervisionado IV Embriologia (68) Educação Políticas Públicas (68) ecologia (85) (102) (102) (68) (68) (68) Morfologia e anatomia de angiospermas (68) Filosofia da educação (68) Matemática para Biologia (51) Fundamentos de química (68) Anatomia humana (68) Sistemática Vegetal (85) Psicologia educacional (68) Física (51) Informática aplicada à educação (34) Bioquímica (85) LIBRAS (51) Fisiologia humana (68) Genética geral (68) Didática (68) Zoologia de invertebrados (102) Avaliação e Educação (34) Evolução (34) Zoologia dos vertebrados (85) Estágio supervisionado I (102) Optativa I (34) Atividades Complementares (200) Educação ambiental (51) Microbiologia (68) Fisiologia Vegetal (85) Estágio supervisionado II (102) Oficina de ensino em biologia (68) Geologia e Paleontologia (68) Pesquisa em educação (51) Optativa II (34) TCC (34) Optativa III (68) Optativa IV (68) CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS OPTATIVAS CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES CARGA HORÁRIA DE MONOGRAFIA CARGA HORÁRIA TOTAL

15 ELENCO DOS COMPONENTES CURRICULARES Componentes Curriculares Obrigatórios por Centro Formulário Nº 09A Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB Código Nome Função Módulo Semestre Carga Horária Total Pré-Requisitos T P E Total/ semana CCA Biologia celular e molecular S/ PRÉ-REQUISITO CCA032 Ecologia geral Sistemática vegetal e Zoologia dos invertebrados. CCA Educação ambiental Ecologia geral. CCA Evolução Genética geral. CCA Fisiologia vegetal Sistemática de vegetal e Bioquímica. CCA Genética geral Biologia celular e molecular. CCA Microbiologia Biologia celular e molecular, Bioquímica. CCA Morfologia e anatomia de angiospermas S/ PRÉ-REQUISITO CCA Práticas educacionais em ecologia Ecologia geral. CCA Sistemática Vegetal Morfologia e anatomia de plantas vasculares. CCA Zoologia de invertebrados Biologia celular e molecular. CCA Zoologia de vertebrados Zoologia de invertebrados.

16 Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - CETEC Código Nome Função Módulo Semestre Carga Horária Total Pré-Requisitos T P E Total /semana CET022 Bioquímica Fundamentos de química. CET008 Física Matemática para biologia. CET Fundamentos de química S/ PRÉ-REQUISITO CET021 Geologia e paleontologia Física e Fundamentos de química. CET Informática aplicada à educação S/ PRÉ-REQUISITO CET Matemática para biologia S/ PRÉ-REQUISITO Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Ciências da Saúde - CCS Código Nome Função Módulo Semestre Carga Horária Total Pré-Requisitos T P E Total/ semana CCS Anatomia humana S/ PRÉ-REQUISITO CCS Fisiologia humana Histologia e embriologia, Bioquímica. CCS Histologia e embriologia Biologia celular e molecular Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL Código Nome Função Módulo Semestre Carga Horária Total Pré-Requisitos T P E Total/ semana CAHL Sociologia e antropologia da Educação S/ PRÉ-REQUISITO

17 Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Formação de Professores CFP Código Nome Função Módulo Semestre Carga Horária Total/ Pré-Requisitos T P E Total/ semana CFP Avaliação e Educação S/ PRÉ-REQUISITO CFP Didática S/ PRÉ-REQUISITO CFP Estágio supervisionado I S/ PRÉ-REQUISITO CFP Estágio supervisionado II S/ PRÉ-REQUISITO CFP Estágio supervisionado III S/ PRÉ-REQUISITO. CFP Estágio supervisionado IV S/ PRÉ-REQUISITO. CFP Filosofia da educação S/ PRÉ-REQUISITO CFP Língua brasileira de sinais - Libras S/ PRÉ-REQUISITO CFP Oficina de ensino em biologia Didática. CFP Pesquisa em educação S/ PRÉ-REQUISITO CFP Organização da Educ. Bras e Políticas Públicas S/ PRÉ-REQUISITO CFP Psicologia educacional S/ PRÉ-REQUISITO

18 ELENCO DOS COMPONENTES CURRICULARES Componentes Curriculares Optativos por Centro Formulário Nº 09B Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB Código Nome Módulo Semestre Carga Horária Total Pré-Requisitos T P E Total / semana CCA Educação Sexual S/ PRÉ-REQUISITO CCA Oratória e impostação vocal S/ PRÉ-REQUISITO CCA153 Botânica econômica Sistemática vegetal CCA Ilustração para o ensino de Biologia Sistemática vegetal, Zoologia de invertebrados. CCA Projeto de Extensão Educação ambiental CCA Montagem de coleções didáticas de zoologia Zoologia de vertebrados CCA151 Poluição ambiental Fundamentos de química, Microbiologia. CCA Biogeografia Ecologia geral, Zoologia de vertebrados, Sistemática vegetal, Geologia e paleontologia CCA164 Biologia sanitária Microbiologia, Zoologia de invertebrados, Bioestatística CCA Ecossistemas Baianos Geologia e paleontologia CCA166 Zootoxicologia Zoologia de vertebrados

19 Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Ciências da Saúde - CCS Código Nome Módulo Semestre Carga Horária Total Pré-Requisitos T P E Total semana CCS Parasitologia geral Zoologia de vertebrados. CCS Higiene e saúde Zoologia de vertebrados, Ecologia geral. Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Artes, Humanidades e Letras - CAHL Código Nome Módulo Semestre Carga Horária Total/ Pré-Requisitos T P E Total semana CAHL História do recôncavo baiano S/ PRÉ-REQUISITO Quadro de Componentes Curriculares - Centro de Formação de Professores - CFP Código Nome Módulo Semestre Carga Horária Total/ Pré-Requisitos T P E Total semana CFP Tópicos em Educação I S/ PRÉ-REQUISITO CFP Tópicos em Educação II S/ PRÉ-REQUISITO CFP Tópicos em Educação III S/ PRÉ-REQUISITO

20 ELENCO DOS COMPONENTES CURRICULARES Integralização por Semestres Formulário Nº 09C DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Horas/ semana 1º SEMESTRE NATUREZA PRÉ-REQUISITO Biologia celular e molecular 85 5 S/ PRÉ-REQUISITO Morfologia e anatomia de angiospermas 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Filosofia da educação 51 3 S/ PRÉ-REQUISITO Matemática para biologia 51 3 S/ PRÉ-REQUISITO Fundamentos de química 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Total º SEMESTRE Histologia e embriologia 68 4 Biologia celular e molecular Anatomia humana 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Sistemática vegetal 85 5 Morfologia e anatomia de plantas vasculares Psicologia educacional 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Física 51 3 Matemática para biologia Total º SEMESTRE Sociologia e Antropologia da Educação 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Informática aplicada à educação 34 2 S/ PRÉ-REQUISITO Bioquímica 85 5 Fundamentos de química Língua brasileira de sinais - Libras 51 3 S/ PRÉ-REQUISITO Fisiologia humana 68 4 Histologia e embriologia, Bioquímica. Total

21 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Horas/ NATUREZA PRÉ-REQUISITO semana 4º SEMESTRE Organização da Educ. Bras e Políticas Públicas 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Genética geral 68 4 Biologia celular e molecular Didática 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Zoologia dos invertebrados 85 5 Biologia celular e molecular. Avaliação e Educação 34 2 S/ PRÉ-REQUISITO Total º SEMESTRE Ecologia geral 68 4 Sistemática vegetal e Zoologia dos invertebrados. Evolução 34 2 Genética geral Zoologia dos vertebrados Zoologia dos invertebrados Estágio supervisionado I S/ PRÉ-REQUISITO Optativa I 34 2 Total º SEMESTRE Práticas educacionais em ecologia 68 4 Ecologia geral Educação ambiental 51 3 Ecologia geral Microbiologia 68 4 Biologia celular e molecular e Bioquímica. Fisiologia vegetal 85 5 Sistemática de vegetal e Bioquímica Estágio supervisionado II S/ PRÉ-REQUISITO Total

22 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Horas/ NATUREZA PRÉ-REQUISITO semana 7º SEMESTRE Oficina de ensino em biologia 51 3 Didática Geologia e paleontologia 68 4 Física e Fundamentos de química Pesquisa em educação 68 4 S/ PRÉ-REQUISITO Estágio supervisionado III S/ PRÉ-REQUISITO Optativa II 68 4 Total º SEMESTRE Estágio supervisionado IV S/ PRÉ-REQUISITO Trabalho de Conclusão de Curso 34 2 Pesquisa em educação Optativa III 68 4 Optativa IV 68 4 Total CARGA HORÁRIA TOTAL: 2618h + 200h de Atividades Complementares = 2818 horas

23 NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO CURSO Formulário Nº 11 Atendendo à Resolução CNE/CP 2/2002 que institui 0 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso, todos os componentes curriculares de conteúdo específico terão 20% de sua carga horária dedicadas à vivências de situações práticas de ensino, onde o discente entrará em contato com estratégias adequadas de ensino do conteúdo em questão, totalizando cerca de 4 horas ao longo do curso. Pré-requisitos para Componentes curriculares: Para que os estudantes possam avançar pela matriz curricular é necessário, para alguns componentes curriculares. o cumprimento de pré-requisitos, estabelecidos por este projeto pedagógico. A existência de tais pré-requisitos está justificada pelo fato do estudo das ciências biológicas se basear nos processos evolutivos, que lida todo o tempo com relações entre organismos e/ou sistemas primitivos e complexos, que são avaliados mediante comparação em todos os componentes curriculares, ou em sua maioria, visando o melhor entendimento para o estudante. Trabalho de Conclusão de Curso: Todo estudante deverá apresentar como atividade obrigatória para a obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas ao final do referido curso e mediante uma banca examinadora um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O desenvolvimento deste trabalho deverá se iniciar pelo menos um ano antes de sua defesa e será orientado e acompanhado durante os componentes curriculares Trabalho de Conclusão de Curso I e II. As normas para elaboração e desenvolvimento do projeto e apresentação dos resultados serão definidas por regimento interno elaborado pelo colegiado ou por comissão nomeada por este. Estágio supervisionado: O estágio supervisionado obrigatório tem o objetivo de complementar a aprendizagem do aluno,

24 fazer com que ele interaja com o mercado de trabalho, reforce conhecimentos adquiridos e compartilhe experiências com os colegas e professores, discutindo questões pertinentes à formação profissional, moral e ética. As normas para execução do estágio supervisionado obrigatório serão estabelecidas por regimento elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação. Para a obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas o estudante deverá cumprir uma carga horária de 8 horas de estágio supervisionado, distribuídas preferencialmente de acordo com o proposto na matriz curricular deste documento. No entanto, a distribuição desta carga horária pode ser alterada de acordo com as possibilidades abertas pelo mercado, a carga horária atual do estudante e outras necessidades que não permitam sua execução como prevista. Atividades complementares: Para obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas o estudante deverá cumprir uma carga horária mínima de 300 horas, referente a atividades que complementem sua formação profissional, seja sob o ponto de vista ético, humanístico ou moral. A carga horária proposta visa incentivar o estudante a experimentar situações fora da rotina acadêmica, que possam, efetivamente, colocá-lo em contato com todas as vertentes da educação, sua complexidade e suas diversas matizes. Serão consideradas atividades complementares: -Eventos científicos (congressos, simpósios, seminários de pesquisa ou extensão, encontros científicos, etc): serão contabilizadas 8 horas para cada dia completo de evento e 4 horas para cada meio-dia. -Palestras: serão consideradas como atividades complementares palestras relacionadas com temas científicos atuais nas diversas áreas das ciências biológicas, contabilizando 1hora por hora de evento de acordo com o estabelecido por documentação emitida por órgão competente. -Estágios extracurriculares: além da carga horária prevista para estágio supervisionado curricular obrigatório, o estudante poderá participar de outros estágios em áreas afins com as temáticas do curso de Ciências Biológicas. Estes poderão ser computados entre as atividades complementares desde que estejam dentro das normas estabelecidas pelo regimento de estágios supervisionado

25 elaborado pela Pró-reitoria de Graduação. -Atividades de extensão: atividades desenvolvidas junto às comunidades que tenham cunho ambiental, relacionadas direta ou indiretamente com as diversas temáticas do curso de Ciências Biológicas poderão ser contabilizadas entre a carga horária de atividades complementares desde que devidamente comprovadas por órgão responsável ou atestadas por um professor competente.

26 EMENTÁRIO DE COMPONENTES CURRICULARES Formulário Nº 12 1 SEMESTRE Biologia celular e molecular CCA 85 Sem pré-requisito Organização da estrutura celular a luz da microscopia óptica e eletrônica. Análise da composição química das estruturas celulares, sua organização e função. Estudo da fisiologia das organelas celulares e relação com determinadas alterações de caráter patológico. Núcleo interfásico e em divisão. Estrutura do Gene Eucarioto e Tecnologia do DNA Recombinante. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Morfologia e anatomia de angiospermas CCA 68 Sem pré-requisito A célula vegetal: parede celular; plastídios; sistema de endomembranas; sistema vacuolar; substâncias ergásticas. Tecidos vegetais: meristemas primários, secundários e intercalar; parênquima; colênquima e esclerênquima; xilema e floema; epiderme e periderme; estruturas secretoras. Estrutura primária e secundária da raiz e do caule e adaptações funcionais; estrutura básica da folha e variações; estruturas e variação de esporângios, gametângios, flor, fruto e semente, entre grupos de plantas. Morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos de angiospermas: padrões básicos, adaptações e classificações. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Filosofia da educação CFP 68 Sem pré-requisito A filosofia antiga e sua implicação no processo de formação do homem. Princípios e conceitos éticos e a educação na antiguidade. Princípios e conceitos políticos e a educação. Filosofia e educação. A filosofia moderna e contemporânea e sua implicação no processo de formação do homem. Princípios e conceitos éticos e a educação. Princípios e conceitos políticos e a educação. Tendências Pedagógicas Liberais. Tendências Pedagógicas Progressista e Sócio-integracionista. Matemática para biologia Sem pré-requisito CET 51

27 Conjuntos e intervalos numéricos. Funções: polinomiais de 1º e 2º graus, exponenciais e logarítmicas. Geometria Analítica: distância entre dois pontos, retas. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Fundamentos de química CET 68 Sem pré-requisito Teoria da ligação de valência. Química de ácidos, bases, solventes não aquosos, elementos alcalinos, alcalinoterrosos, metais de transição, não-metais e gases nobres. Apresentação dos princípios fundamentais da Química Orgânica e sua abrangência. Aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo intermediários de reações. Correlação entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Exemplos de algumas reações químicas características dos grupos funcionais abordados e seus mecanismos gerais. Importância da Química Orgânica para a Sociedade. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. 2 SEMESTRE Histologia e Embriologia CCS 68 Biologia celular e molecular Estudo histológico e histofisiológico básico dos tecidos (epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso, linfóide e do sangue); introdução à embriologia, fecundação, implantação, gastrulação, neurulação, dobramentos e fechamento do corpo do embrião, anexos fetais, período fetal e malformações congênitas. Embriologia dos sistemas: digestivo, respiratório, urinário, cardiovascular, cabeça e pescoço. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Anatomia humana CCS 68 Sem pré-requisito Descrição e aspectos morfofuncionais dos sistemas: locomotor, digestivo, cardiorespiratório, genitourinário, endócrino e nervoso do homem. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Sistemática vegetal Morfologia e anatomia de plantas vasculares CCA 85

28 Sistemas de Classificação dos vegetais. Gimnospermas. Evolução da semente. Bases dos sistemas filogenéticos. Sistemática de Angiospermas. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Psicologia educacional CFP 68 Sem pré-requisito Aspectos psicológicos da inter-relação professor-aluno. Pressupostos norteadores dos paradigmas sobre aprendizagem e desenvolvimento humano. Variáveis que influenciam na aprendizagem. Temas atuais em desenvolvimento humano e implicações para a educação. Física CET 51 Matemática para biologia Noções de cinemática e dinâmica. Medidas de grandezas físicas. Energia: conservação e fontes. Radiações: efeitos biológicos, raio-x. Fenômenos ondulatórios: som e ultra-som, ótica, instrumentos óticos, o olho humano. Fluidos. Fenômenos elétricos e magnéticos: potencial e campo, fenômenos elétricos em células nervosas. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. 3 SEMESTRE Sociologia e Antropologia da Educação CAHL 68 Sem pré-requisito A sociologia no campo do conhecimento: Objetivos e origem histórica. Análise da realidade social. Conceitos e proposições teóricas e metodológicas para compreensão dos fenômenos sociais. Classes sociais e mudanças na sociedade. A constituição da Antropologia como ciência. A diversidade cultural e o etnocentrismo. Natureza e cultura. Informática aplicada à educação Sem pré-requisito CETEC 34

29 Conceitos básicos: informática, sistema e tecnologia da Informação, hardware e software, informatização: infraestrutura, aplicabilidades dos software e recursos humanos, a importância da informática na educação: as novas tecnologias na atual sociedade, história da informática educativa, evolução, escola, professor, aluno e tecnologia, diferentes usos da informática na educação, editores de texto, planilhas eletrônicas, pesquisa na internet e confecção de slides. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Bioquímica CET 85 Fundamentos de química Química de carboidratos, aminoácidos e proteínas, lipídios e ácidos nucléicos. Enzimas e coenzimas. Introdução ao metabolismo. Metabolismo de carboidratos. Metabolismo de lipídios. Metabolismo de aminoácidos e proteínas. Metabolismo de nucleotídeos. Integração metabólica. Bioquímica analítica qualitativa. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Língua brasileira de sinais CFP 51 Sem pré-requisito Inclusão social, a situação do deficiente auditivo na sociedade brasileira, a língua brasileira de sinais, métodos de ensino e aprendizagem. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Fisiologia humana CCS 68 Histologia e Embriologia, Bioquímica. Estudo das funções gerais dos sistemas cardíaco, respiratório e renal; mecanismos de ação hormonal, das funções do sistema endócrino, de reprodução e desenvolvimento; sistema digestivo, nutrição, regulação do metabolismo interno e da temperatura corpórea em seres humanos. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. 4 SEMESTRE Organização da Educ. Bras e Políticas Públicas Sem pré-requisito CFP 68

30 As políticas públicas de educação no contexto político, econômico e cultural de país capitalista dependente. A importância das políticas públicas na prática social da educação. Perspectivas e tendências das políticas públicas de educação expressas nas reformas educacionais. O público e o privado, a democratização e a qualidade nas políticas públicas. Genética geral CCA 68 Biologia celular Ciclos de vida. Bases da hereditariedade. Segregações, ligações, interações gênicas e mapa genético. Herança extranuclear, determinação do sexo. Herança ligada ao sexo. Mutações. Noções de citogenética e de genética quantitativa. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Didática CFP 68 Sem pré-requisito A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos. A relação professor/aluno. Planejamento de Ensino: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos, avaliação, planejamentos; tipos de planos de ensino. Zoologia de invertebrados CCA 102 Biologia celular e molecular Origem evolutiva, forma, função e diversidade dos diversos filos de invertebrados. Sua importância para a saúde pública. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Avaliação e Educação CFP 34 Sem pré-requisito O papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem, objetivos e metodologias de avaliação. Avaliação e autoavaliação na prática pedagógica do professor de Ciências Naturais e Biologia. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. 5 SEMESTRE Ecologia geral CCA 68

31 Sistemática vegetal e Zoologia dos invertebrados. O âmbito da ecologia. O ecossistema: conceito e estrutura. Estudo do ecossistema. Produção global e decomposição. Estabilidade dos ecossistemas. A energia nos sistemas ecológicos: conceitos de produtividade, cadeias alimentares, níveis tróficos. Os ciclos biogeoquímicos. Dinâmica de populações. Populações e comunidades Fatores limitantes e o ambiente. Estresse antropogênico e resíduos tóxicos. Desenvolvimento e evolução dos ecossistemas. Impactos humanos sobre a biosfera. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Evolução CCA 51 Genética geral Dinâmica dos genes nas populações humanas. Caracterização das principais teorias evolutivas. Estudo dos mecanismos que determinam as alterações genotípicas e fenotípicas ao longo das gerações; Adaptação e Especiação. Evolução no nível molecular. Evolução e co-evolução de genomas. Evolução humana. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Zoologia dos vertebrados CCA 85 Zoologia de invertebrados II Introdução ao estudo de vertebrados: noções sobre variedade de formas, funções, ambiente e modos de vida de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. 6 SEMESTRE Práticas educacionais em ecologia CCA 68 Ecologia geral Aplicação de conceitos fundamentais de ecologia do indivíduo, de populações e de comunidades animais e vegetais, sua importância na compreensão dos fenômenos ecológicos atuais e sua relação com o indivíduo. O papel da educação na visão ecológica do ser humano. Educação ambiental CCA 68

32 Ecologia geral O movimento ambientalista e a crítica à Ciência Moderna. Educação ambiental: limites e possibilidades, tendências e objetivos. Educação Ambiental e os aspectos relacionados com a natureza da ciência e com a aplicação do conhecimento científico uma primeira aproximação. Educação ambiental: as possibilidades de exploração de questões relacionadas com a natureza da ciência e com as aplicações do conhecimento científico. Práticas pedagógicas em educação ambiental. Microbiologia CCA 68 Biologia celular e molecular, Bioquímica Taxonomia, citologia bacteriana, nutrição, reprodução, metabolismo, controle de crescimento, biologia geral dos vírus e fungos. cocos Gram positivos e Gram negativos, fermentadores e não fermentadores, bacilos álcool-ácidoresistentes, víbrios. Importância da microbiologia na saúde pública. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Fisiologia vegetal CCA 85 Morfologia e anatomia de plantas vasculares, Biologia celular, Bioquímica Metabolismo e balanço hídrico dos vegetais superiores, suas interações adaptativas e aplicações; relações hídricas, nutrição mineral; metabolismo do nitrogênio; fotossíntese; fixação do carbono; mecanismos de concentração de CO2 em plantas C3, C4 e CAM; transporte floemático. Crescimento e desenvolvimento: reguladores de crescimento. Fisiologia da semente. Floração e frutificação. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. 7 SEMESTRE Oficina de ensino em biologia CFP 51 Didática Recursos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. Levantamento e análise dos recursos didáticos disponíveis nas escolas públicas e privadas para o ensino de Ciências e Biologia. Elaboração de materiais didáticos adequados à realidade regional para uso no ensino de Ciências Naturais e Biologia. Geologia e paleontologia CCA 68

33 Física e Fundamentos de química O conhecimento geológico e o estudo do processo histórico-geológico; o desenvolvimento das esferas terrestres sob o ponto de vista do tempo geológico; estudos da interação de processos terrestres e seu entendimento ao longo do passado da terra. A história geológica da Terra, grupos de organismos e sua distribuição na escala geológica. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Pesquisa em educação CCA 68 Sem pré-requisito Teoria da Pesquisa. Tipos de Pesquisa: histórica, descritiva, experimental. Métodos e técnicas de coleta de dados quantitativos. Elaboração de projetos de pesquisa. Pesquisa Qualitativa. Definições e objetivos. Função políticas e valores. Concepção, tipos e características. Organização da pesquisa. Áreas de atuação. Elaboração de projeto de pesquisa. 8 SEMESTRE Trabalho de Conclusão de Curso CCA 68 Pesquisa em educação Desenvolvimento e conclusão do projeto de pesquisa elaborado durante a disciplina Pesquisa em Educação e orientado por um professor responsável. COMPONENTES CURRICULARES OPTATIVOS Ilustração para o ensino de biologia CCAAB 34 : Profissionalizante Optativa 15 Sistemática de Fanerógamas, Zoologia de vertebrados I. A importância da ilustração para o ensino de ciências naturais e biologia. A didática da ilustração. Principais técnicas de ilustração em quadros negros e brancos. Representação de estruturas microscópicas e macroscópicas. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Ecossistemas baianos CCAAB 68 : profissional optativa Geologia e paleontologia 15

34 Estudo dos ecossistemas da Bahia, relação com o solo, clima e umidade; distribuição e características ecológicas. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Botânica econômica CCAAB 51 : Profissionalizante Optativa 15 Sistemática vegetal. Plantas tóxicas e medicinais. Plantas alimentícias. Etnobotânica brasileira. Introdução de plantas ao cultivo. Produtos vegetais: fibras, madeiras, corantes, látex, resina, ceras, óleos, e graxos, açúcares, amido e celulose. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Zootoxicologia CCAAB 68 : profissional optativa 15 Zoologia de vertebrados Animais peçonhentos na escala zoológica, glândulas de veneno, aparelhos inoculadores. Biologia das espécies conhecidas. Toxidade para o homem. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Biologia Sanitária CCAAB 68 : profissional optativa 15 Microbiologia, Zoologia de invertebrados, Bioestatística Qualidade da água, ar e solo, eutrofização, poluição e contaminação: principais causas e conseqüências; organismos aquáticos. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Montagem de coleções didáticas de zoologia CCAAB 68 : Profissionalizante Optativa 15 Zoologia de vertebrados. Técnicas de fixação, montagem e organização de coleções zoológicas voltadas para o ensino em nível médio e superior. Biogeografia CCAAB 68 : Profissionalizante Optativa 15 Ecologia geral, Zoologia de vertebrados, Sistemática vegetal, Geologia e paleontologia Métodos biogeográficos, fatores que influenciam a distribuição dos organismos terrestres e aquáticos. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. CCAAB 68

35 Poluição ambiental : Profissionalizante Optativa 15 Fundamentos de química, Microbiologia. Definição de poluição. Caracterização de poluentes. Efeitos biológicos e não biológicos da poluição. Poluição: água, ar, solo, térmica, sonora, visual. Poluição e recursos naturais, população. Necessidade de controle. Medidas preventivas e corretivas. Alterações físico-químicas do ambiente. Monitoramento. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Educação sexual CCS 34 : profissional optativa 15 Sem pré-requisito História da sexualidade e da Educação Sexual no Brasil. Fundamentos básicos da Educação Sexual. Sexo seguro e sua importância na conduta social do indivíduo. Educação Sexual para deficientes mentais e físicos. Oratória e impostação vocal CCS 68 : profissional optativa 15 Sem pré-requisito. A voz. O aparelho fonoaudiológico. Técnicas de impostação de voz. Postura diante da platéia. Exercícios vocais de relaxamento e aquecimento e desaquecimento vocal. Projeto de Extensão CCS 34 : profissional optativa Educação ambiental 15 Extensão universitária: princípios e metas. Elaboração de um projeto de extensão. Importância da extensão para a sociedade. Elaboração de projetos de extensão na área educacional. Parasitologia geral CCS 68 : profissional optativa 15 Zoologia de vertebrados Conceito de parasitismo, relação parasita-hospedeiro, ciclos biológicos, exemplos de protozoários, helmintos e artrópodes parasitas, vetores, epidemiologia das principais parasitoses de interesse médico. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. Higiene e saúde CCS 68 : profissional optativa 15 Zoologia de vertebrados, Ecologia geral.

36 Principais doenças infecto-parasitárias para a saúde pública, agentes etiológicos, vetores e reservatórios; interações parasito/hospedeiro/vetor e/ou reservatório: ciclo biológico, transmissão e patogenia, perspectivas de controle e profilaxia. Doenças emergentes e reemergentes, seus agentes etiológicos e seus determinantes econômicos-sociais e ambientais. Práticas pedagógicas relacionadas ao ensino deste componente curricular. História do recôncavo baiano CCS 34 : profissional optativa 15 Sem pré-requisito Colonização do recôncavo da Bahia. Principais eventos históricos relacionados à cultura e desenvolvimento dos municípios do recôncavo. A inserção da UFRB no recôncavo e sua influência no processo educativo. Tópicos em Educação I CCS 34 : profissional optativa 15 Sem pré-requisito Temas atuais em educação pertinentes ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas abordados por disciplinas relacionadas ministradas pelo Centro de Formação de Professores. Tópicos em Educação II CCS 68 : profissional optativa 15 Sem pré-requisito Temas atuais em educação pertinentes ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas abordados por disciplinas relacionadas ministradas pelo Centro de Formação de Professores. Tópicos em Educação III CCS 68 : profissional optativa 15 Sem pré-requisito Temas atuais em educação pertinentes ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas abordados por disciplinas relacionadas ministradas pelo Centro de Formação de Professores.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍB

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍB RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/13/2003. APROVA O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA PLENA, DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, CAMPUS I. O CONSELHO DE ENSINO,

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCA312 - MORFOLOGIA E ANATOMIA DAS ANGIOSPERMAS - Ativa desde: 16/01/2008. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina CCA312 - MORFOLOGIA E ANATOMIA DAS ANGIOSPERMAS - Ativa desde: 16/01/2008. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 5 Nível:Graduação Início: 20062 01 - - CCA312 - MORFOLOGIA E ANATOMIA DAS ANGIOSPERMAS - Ativa desde: 16/01/2008 - BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Ativa desde: CCA516GRA - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Ativa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 028, DE 27 DE NOVEMBRO DE 201 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO N 13/2010 Estabelece a Estrutura Curricular do Curso de Ciências Biológicas, modalidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO N o 43/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, modalidades

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/36/2009. APROVA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA E BACHARELADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE- CCBS, CAMPUS I,

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

5.10 MATRIZ CURRICULAR

5.10 MATRIZ CURRICULAR 5.10 MATRIZ CURRICULAR A matriz curricular do Curso de atende a Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015, ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 2º SEMESTRE DE 2017

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 2º SEMESTRE DE 2017 2º PERÍODO 1º PERÍODO CB1 - Grupo 2 13:30 às 14:20 Citologia e Histologia 14:20 às 15:10 Citologia e Histologia 1) Citologia e Histologia P23 2) Invertebrados não Celomados 1) Citologia e Histologia P23

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica básica/aplicada sobre

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico 19/06/2012-17:35:37 Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VAGAS CRÉDITOS

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA Campus de Realeza Turno Noturno 1 a 2 a 01 GCB189 Biologia Celular 02 GEX213 Matemática C 03 GEX341 Química Geral e Orgânica

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza UFV Catálogo de Graduação 2014 59 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COORDENADOR Rubens Pazza rpazza@ufv.br 60 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Grau Conferido: [x] Bacharel [ ] Licenciatura [ ] Tecnólogo Matriz Válida para Ingressos a partir do ano: 2015 Versão da

Leia mais

Ciências Biológicas - Bacharelado

Ciências Biológicas - Bacharelado Ciências Biológicas - Bacharelado Coordenador: Atuação: Turno: LUCIANO BUENO DOS REIS O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo formar e capacitar profissionais para atuar em pesquisa científica

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS. CRÉDITOS Obrigatórios: 143 Optativos: 38.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS. CRÉDITOS Obrigatórios: 143 Optativos: 38. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:14:04 Curso : CIENCIAS

Leia mais

Projeto Pedagógico. do Curso de Ciências. Biológicas

Projeto Pedagógico. do Curso de Ciências. Biológicas Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura em Ciências Biológicas Universidade Federal de Viçosa Reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares Vice-Reitor Demétrius David da Silva 2 Projeto

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS * 1º PERÍODO* Biologia Celular -------- Zoologia dos Invertebrados I -------- Morfologia Vegetal -------- Leitura e Produção de Texto -------- Metodologia do Trabalho Científico -------- Prática como curricular

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2017 2º PERÍODO 1º PERÍODO CB1 13:30 às 14:20 Citologia e Histologia 1) Botânica de algas à Pteridófitas P24 1)Anatomia Humana P23 Anatomia Humana 14:20 às 15:10 Citologia e Histologia 1) Botânica de algas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N , DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.469, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura 89 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura COORDENADOR Rafael Gustavo Rigolon rafael.rigolon@ufv.br 9 Currículos dos Cursos UFV Currículo do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO A Licenciatura

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. COORDENADOR Rubens Pazza CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COORDENADOR Rubens Pazza rpazza@ufv.br 52 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado - Ênfase em Conservação da Biodiversidade ATUAÇÃO O bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo spompolo@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 123 Licenciatura ATUAÇÃO A Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo principal

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCA137 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34

Pré-requisito Coreq Disciplina CCA137 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Obrigatoria Prática 34 Teórica 34 1 de 10 Nível:Graduação Início: 20062 Título: 01 - - CCA137 - BIOLOGIA CELULAR - Ativa desde: CCA235 - FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA - Ativa desde: 11/01/2008 CCA311 - INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Ativa

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura. COORDENADORA Mara Garcia Tavares

Currículos dos Cursos UFV. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura. COORDENADORA Mara Garcia Tavares 88 Currículos dos Cursos UFV CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura COORDENADORA Mara Garcia Tavares mtavares@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 89 Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO A Licenciatura em Ciências

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENADORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENADORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL JATAÍ COORDENADORIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GRAU BACHARELADO JATAÍ - GO MAIO/2014

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo

Currículos dos Cursos do CCB UFV. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo 118 Currículos dos Cursos do CCB UFV CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo spompolo@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 119 Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 034, DE 02 DE ABRIL DE 2007. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva UFV Catálogo de Graduação 2013 77 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado COORDENADORA Luzimar Campos da Silva luzimar@ufv.br 78 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências Biológicas

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Bacharelado. COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Bacharelado. COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo spompolo@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 115 Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo principal

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura (Integral) ATUAÇÃO A Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo principal habilitar Professores para o ensino de Ciências no Nível Fundamental

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA Campus: NORTE SHOPPING Missão A missão do curso é formar professores de Ciências e Biologia para atuar no ensino básico, cônscios de

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Fluxogramas Curriculares Baseado nas diretrizes político-pedagógicas e na definição dos conteúdos curriculares, o fluxograma extrapola a mera relação das unidades curriculares.

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado. COORDENADORA Luzimar Campos da Silva UFV Catálogo de Graduação 2015 133 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado COORDENADORA Luzimar Campos da Silva luzimar@ufv.br 134 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo principal formar e capacitar profissionais para atuar como pesquisadores, consultores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Administração Escolar Currículo: 001 Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas 0 Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Curso reconhecido pelo Decreto Federal 81, de 10/0/1978, publicado no Diário

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado ATUAÇÃO O Bacharelado em Ciências Biológicas tem como objetivo principal formar e capacitar profissionais para atuar como pesquisadores, consultores

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 23/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:01:56 Curso: Ciências Biológicas - Licenciatura - São Mateus Nível: Ensino Superior Grau Conferido: Licenciado Turno:

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura. COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo

Currículos dos Cursos do CCB UFV. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura. COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo 118 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura COORDENADORA Silvia das Graças Pompolo spompolo@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 119 Licenciatura ATUAÇÃO A Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), no uso de suas atribuições,

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO/UEPB/CONSEPE/008/2009. APROVA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS - CCBSA, CAMPUS V,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes em 2011/1 nos Turnos Vespertino e Noturno

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes em 2011/1 nos Turnos Vespertino e Noturno 1 O PERÍODO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado) Aplicada aos Ingressantes em 2011/1 nos Turnos Vespertino e Noturno BIOLOGIA CELULAR 60 3 2 1 QUÍMICA INORGÂNICA 60 3 2 1 MATEMÁTICA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SETOR DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO COMPOSIÇÃO CURRICULAR - DIURNO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SETOR DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO COMPOSIÇÃO CURRICULAR - DIURNO UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO SETOR DE REGISTRO E CONTROLE ACADÊMICO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (LICENCIATURA) CENTRO: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE/Campina

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MODALIDADE BACHARELADO - CURRÍCULO 2706 B INTEGRAL)

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MODALIDADE BACHARELADO - CURRÍCULO 2706 B INTEGRAL) ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MODALIDADE BACHARELADO - CURRÍCULO 2706 B INTEGRAL) BACHARELADO - 1º ANO 1º SEMESTRE CRÉDITOS CH ANATOMIA GERAL E HUMANA 4 60 BIOLOGIA CELULAR 4 60

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO INEP: 12916/312916

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS ICBS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS HORÁRIO DE AULA 1º SEMESTRE DE 2015 2º PERÍODO 1º PERÍODO CB1 13:30 às 14:20 Citologia e Histologia 1) Biologia de algas à Pteridófitas 2) Citologia e Histologia Introdução a formação em CB Biologia de algas à Pteridófitas Anatomia Humana

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:25:18

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:25:18 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 31/08/2017 Currículo de Cursos Hora: 10:25:18 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Ciências Biológicas - Licenciatura - Alegre Ensino Superior Licenciado Pleno

Leia mais

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS

Grade Curricular. Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARGDRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular Curso : CIENCIAS BIOLOGICAS CÓD. REGISTRO

Leia mais

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach.

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach. Equivalência Disciplinas entre o currículo vigente (2005) e o currículo 2015 para a transição curricular do Curso Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura (período INTEGRAL). Disciplinas do Currículo

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MODALIDADE LICENCIATURA Muzambinho - MG 2016 10.3 Matriz Curricular 1º período Biologia Celular e Molecular G TP 91h40min Ecologia I Ecologia

Leia mais

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR SEQUÊNCIA CURRICULAR 1º PERÍODO Anatomia Humana 30 30 60 - Biogeografia 30-30 - Biologia 30 30 60 - Fundamentos das Ciências Sociais e Comportamentais

Leia mais

BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd.

BACHARELADO I. CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) Carga Horária (CH) Total: Qtd. Créd. BACHARELADO I CURSO: Curso Superior de Graduação Ciências Biológicas Bacharelado (Matriz 1) (CH) Total: 3.320 Qtd. Créd. Total: 166 CH Disc. Obrigatórias: 3.240 Qtd. Créd. Disc. Obrig.:162 CH Atividade

Leia mais

LISTA DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR

LISTA DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A GRADE CURRICULAR Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Instituto de Ciências Exatas e da Natureza Coordenação de Licenciatura em Ciências Biológicas LISTA DAS DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A GRADE

Leia mais

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 005/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 005/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 005/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 171/2012, que altera o currículo do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura para regime seriado semestral. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 24/03/2017 Currículo de Cursos Hora: 09:45:48

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 24/03/2017 Currículo de Cursos Hora: 09:45:48 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Data: 24/03/2017 Currículo de Cursos Hora: 09:45:48 Curso: Nível: Grau Conferido: Turno: Ciências Biológicas - Bacharelado - Alegre Ensino Superior Bacharel em Ciências

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 1º PERÍODO BIOQUÍMICA EMENTA: Aspectos estruturais, metabólicos e de integração das principais biomoléculas e sua relação com o funcionamento da célula,

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CBB Fundamentos de Biologia e Bioética - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36

Pré-requisito Coreq Disciplina CBB Fundamentos de Biologia e Bioética - Ativa desde: 01/01/2014. Natureza - OBRIGATÓRIA TEÓRICA 36 1 de 5 Nível:BACHARELADO Início: 20041 01 - - CBB14101 - Fundamentos de Biologia e Bioética - Ativa desde: Natureza - OBRIGATÓRIA CBB14102 - Biologia Celular - Ativa desde: CBB14103 - Anatomia - Ativa

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema Curso de Ciências - Licenciatura

Universidade Federal de São Paulo Campus Diadema Curso de Ciências - Licenciatura REGULAMENTO GERAL DO CURSO DE CIÊNCIAS LICENCIATURA I Da organização e funcionamento do curso Artigo 1º. O Curso de Ciências Licenciatura está organizado em conformidade com: Lei 9394/96 Lei de Diretrizes

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante)

Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de em diante) Matriz Curricular do Curso de Ciências da Natureza Licenciatura em BIOLOGIA (de 2009.2 em diante) Formação e Estrutura da Vida na Terra 60 Mecânica Clássica I 60 Trabalhos Experimentais 60 Química Geral

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 03/2012 Aprova a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Biológicas

Currículo do Curso de Ciências Biológicas Currículo do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura ATUAÇÃO O Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura) da Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal, promove uma formação sólida com conhecimentos

Leia mais

Licenciatura em Biologia - Noturno

Licenciatura em Biologia - Noturno DEMONSTRATIVO DOS COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS 1º SZO 0007 Citologia, Histologia e Anatomia Microscópica Geologia e Paleontologia Zoologia de Invertebrados I 1º 04 03 01 75 Inexiste 1º 04 04 ----

Leia mais

BACHAREL OBJETIVO GERAL

BACHAREL OBJETIVO GERAL BACHAREL OBJETIVO GERAL Formar profissionais com competência técnica, compromisso político e conscientes de sua responsabilidade como Biólogo, respeitando a ética nos vários contextos de atuação profissional,

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 472/2011

RESOLUÇÃO N.º 472/2011 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 472/2011 EMENTA: Estabelece o Ajuste Curricular do curso de Graduação em Ciências Biológicas, Titulação: Licenciatura,

Leia mais

Projeto Pedagógico. do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Período Noturno

Projeto Pedagógico. do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Período Noturno do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Período Noturno Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno Universidade Federal de Viçosa Reitora Nilda Maria de Fátima Vice-Reitor Demétrius David da

Leia mais

Trilha de optativas 01 BIO Práticas Pedagógicas: Seminários em Biologia - Ativa desde: 01/02/2018. Atividade Pedagógica. Prática 67.

Trilha de optativas 01 BIO Práticas Pedagógicas: Seminários em Biologia - Ativa desde: 01/02/2018. Atividade Pedagógica. Prática 67. 1 de 5 01 BIO06101 - Práticas Pedagógicas: Seminários em Biologia - Ativa desde: BIO06102 - Lingua Portuguesa - Ativa desde: - Biologia Celular - Ativa desde: BIO06104 - Química Geral - Ativa desde: BIO06105

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura. COORDENADOR Eduardo Gusmão Pereira

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura. COORDENADOR Eduardo Gusmão Pereira UFV Catálogo de Graduação 2012 59 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Licenciatura COORDENADOR Eduardo Gusmão Pereira egpereira@ufv.br 60 Currículos dos Cursos UFV Licenciatura ATUAÇÃO O Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura)

Leia mais

Art São requisitos básicos para matrícula de aluno especial: 1. DOS COMPONENTES CURRICULARES E VAGAS DISPONÍVEIS

Art São requisitos básicos para matrícula de aluno especial: 1. DOS COMPONENTES CURRICULARES E VAGAS DISPONÍVEIS Edital para seleção de Aluno Especial para componentes curriculares do segundo semestre do primeiro e do segundo ano da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR campus Assis Chateaubriand Agosto de

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Implicações da Biologia no Processo Educativo 24.11.14 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 24.11.14 21horas Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 26.11.14

Leia mais

Considerando o disposto na Resolução CNE/CES nº 9, de 11 de março de 2002 que institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Física;

Considerando o disposto na Resolução CNE/CES nº 9, de 11 de março de 2002 que institui as Diretrizes Nacionais Curriculares para o Curso de Física; 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 15/2011 Aprova a estrutura curricular do Curso de Física,

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE)

Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Universidade Federal de Sergipe Pró-reitoria de Graduação Departamento de Apoio Didático-Pedagógico (DEAPE) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais

Leia mais

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: BIOLOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: BIOLOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR Métodos de estudo da célula animal e vegetal, composição química e estrutural, estudo da morfologia, funções exercidas

Leia mais

18 Núcleo Básico- Comum para Licenciatura e Bacharelado PRIMEIRO PERÍODO. CARGA HORÁRIA NDC132 Química Inorgânica I NDC138

18 Núcleo Básico- Comum para Licenciatura e Bacharelado PRIMEIRO PERÍODO. CARGA HORÁRIA NDC132 Química Inorgânica I NDC138 FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA E BACHARELADO LINHAS DE FORMAÇÃO: MEIO AMBIENTE E SAÚDE (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 34/2007

RESOLUÇÃO N.º 34/2007 1 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 34/2007 EMENTA: Alteração da Resolução nº 31/00, do CEP, que estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 31/2013 CEPE.

RESOLUÇÃO Nº 31/2013 CEPE. CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 31/13-CEPE 1-8 RESOLUÇÃO Nº 31/2013 CEPE. Fixa o Currículo Pleno do Curso de Ciências Biológicas, modalidade licenciatura, do Setor Palotina, da Universidade

Leia mais

15) MATRIZ CURRICULAR DO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA - LICENCIATURA

15) MATRIZ CURRICULAR DO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA - LICENCIATURA 15) MATRIZ CURRICULAR DO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA - LICENCIATURA Fase 01 Leitura e produção textual I 02 Matemática instrumental 1 a 03 Introdução à informática 04 Meio ambiente

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 04/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Aprova a estrutura curricular do Curso de Física, modalidade Licenciatura,

Leia mais

Quadro 1 - Eixos Estruturantes do Desdobramento Curricular Núcleo Comum Conteúdos Básicos

Quadro 1 - Eixos Estruturantes do Desdobramento Curricular Núcleo Comum Conteúdos Básicos A matriz curricular do curso de licenciatura dupla em Química e Biologia foi concebida de forma atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas (Parecer CNE/CES 1301/2001

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = Bacharelado h/a CURRICULO PLENO 1.

MATRIZ CURRICULAR SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS. B) TEMPO ÚTIL (Carga Horária) = Bacharelado h/a CURRICULO PLENO 1. MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS -

Leia mais

MODALIDADE DE OFERTA O curso é oferecido em caráter PRESENCIAL, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE.

MODALIDADE DE OFERTA O curso é oferecido em caráter PRESENCIAL, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE. OBJETIVO DO CURSO O curso de Agronomia tem como objetivo formar Engenheiros Agrônomos com sólida base técnico-científica, capacidade de planejar, elaborar, executar e avaliar processos tecnológicos, socioeconômicos,

Leia mais

4º S EMES TRE S UBTOTAIS

4º S EMES TRE S UBTOTAIS Matriz Curricular do Curs o de Licenciatura em com habilitação em Química, Fís ica e Biologia do IFTO Ciclo Bás ico 1º S EMES TRE Laboratório de Ensino em 20 40 80 - Introdução à Geociências 80 80 - História

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRZ CURRCULAR DO CURSO DE LCENCATURA EM CÊNCAS BOLÓGCAS Câmpus: tapuranga Curso: Ciências Biológicas Modalidade: ntegralização do Curso: Licenciatura Mínimo: 4 anos Máximo: 6 anos Carga Horária Total

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Reformulada em abril º ANO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Reformulada em abril º ANO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2013 Reformulada em abril 2015 1º ANO 1º Semestre Produção de Texto 02 40 Didática:Fundamentos da Educação 04 80 História e Filosofia da

Leia mais

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE LICENCIATURAS

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE LICENCIATURAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CENTRO DE LICENCIATURAS CENTRO DE LICENCIATURAS O Centro de Licenciaturas da Universidade Positivo engloba seis áreas do conhecimento. Os alunos dos cursos de Licenciatura da Universidade

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA 1/15 CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA Todas as UNIDADES CURRICULARES do curso de Enfermagem têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 58/2008

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 58/2008 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 58/2008 Autoriza o funcionamento do Curso de Graduação em Ciências Sociais Licenciatura O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC

CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC ANEXO 3 CHECKLIST PARA REVISÃO DO PPC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENADORIA DE PROJETOS E ACOMPANHAMENTO CURRICULAR - COPAC CHECKLIST DO PPC Esse documento foi

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL ENGENHARIA AGRONÔMICA Identificação do Curso Nome do Curso: Engenharia Agronômica Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial

Leia mais

224-1 LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO

224-1 LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Regime Regular NÚMERO MÍNIMO DE PERÍODOS 1 DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TIPO PÁGINA: 1 224-1 LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 3 2995 MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 60 OPTATIVA 3 2999 ANATOMIA ECOLÓGICA 60 OPTATIVA 7 2409 PRÁTICA DE ENSINO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I 150 OBRIGATORIA

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 33/2014

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 33/2014 O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições, de acordo com a Lei Estadual nº. 7.176/97, publicada no D.O.E. de 11 de setembro de 1997, combinada

Leia mais

Graduação Turno NÚMERO VAGAS

Graduação Turno NÚMERO VAGAS Vagas disponíveis por Disciplinas 2-2016 CURSO ADMINISTRAÇÃO Área Curso Disciplina Série / Período Turno NÚMERO VAGAS ADMINISTRAÇÃO Administração Economia II 2 Noturno 17 DIREITO Administração Metodologia

Leia mais

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum

Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum Equivalências entre as disciplinas da CNeM nos dois regimes acadêmicos: Tronco Comum 1º. Semestre Inserção à Vida Universitária 40h Inserção à Vida Universitária 15h Iniciação ao Pensamento Científico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.362, DE 5 DE AGOSTO DE 2005

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.362, DE 5 DE AGOSTO DE 2005 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 3.362, DE 5 DE AGOSTO DE 2005 Define o Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas.

Leia mais