Página 2 de 6 2. Inscrições: 2.1. Serão realizadas no Centro de Integração Empresa-Escola CIEE, localizado na Rua Padre Gatone, 20, salas 102 e 104, C

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Página 2 de 6 2. Inscrições: 2.1. Serão realizadas no Centro de Integração Empresa-Escola CIEE, localizado na Rua Padre Gatone, 20, salas 102 e 104, C"

Transcrição

1 Página 1 de 6 Diário Eletrônico Administrativo nº 134 Disponibilização: Publicação: 21/06/2016 JUSTIÇA FEDERAL DE SANTA CATARINA Rua Arno Carlos Gracher, 85 - Bairro Centro - CEP Brusque - SC - EDITAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 01/2016 A Direção do Foro da Subseção Judiciária de Brusque, Seção Judiciária do Estado de Santa Catarina, torna pública a realização de processo de seleção de estagiários do curso de Direito, em cumprimento à Resolução nº. 208/2012, do Conselho da Justiça Federal, à Instrução Normativa nº 14/2014, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e à Portaria nº. 1040/2014, da Direção do Foro da Seção Judiciária de Santa Catarina, de acordo com as seguintes condições: 1. Disposições Gerais: 1.1. Local de estágio: 1ª Vara Federal de Brusque, localizada na Rua Arno Carlos Gracher, 85, Centro, Brusque/SC Tel.: (47) Número de vagas: 01 (uma), sem prejuízo das vagas que vierem a ser disponibilizadas durante a validade deste edital Requisito: os candidatos devem ser alunos regularmente matriculados no curso de Direito, freqüentando do 4º ao 7º período/fase/semestre Atividades a serem desempenhadas: análise de processos eletrônicos, expedição de mandados, cartas de intimação, minutas de atos de secretaria e despacho, movimentações de processos eletrônicos, etc Jornada de estágio: 20 horas semanais, no período vespertino Bolsa de estágio: R$ 833,00 (oitocentos e trinta e três reais) mensais a título de auxílio financeiro mais R$ 6,50 (seis reais e cinqüenta centavos) por dia trabalhado a título de auxíliotransporte Duração do estágio: até 02 anos Data estimada para o início do estágio: 30/08/ Data/hora das provas: 15/08/2016 às 14 horas (prova escrita); - 17/08/2016 às 15 horas (prova oral) Locais de realização das provas: Prova Escrita Centro de Integração Empresa-Escola CIEE Rua Padre Gatone, 20 Ed. Arnoldo Bauer - salas 102 e 104, Centro, Brusque/SC Tel.: Prova oral 1ª Vara Federal de Brusque, localizada na Rua Arno Carlos Gracher, 85, Centro, Brusque/SC Tel.:

2 Página 2 de 6 2. Inscrições: 2.1. Serão realizadas no Centro de Integração Empresa-Escola CIEE, localizado na Rua Padre Gatone, 20, salas 102 e 104, Centro, Brusque/SC, no período de a 10/08/ Serão exigidos os seguintes documentos para efetivação das inscrições: cadastro no CIEE; curriculum vitae; histórico escolar atualizado fornecido pela Instituição de Ensino; anexo ao histórico escolar, documento que destaque as notas obtidas nas seguintes disciplinas ou equivalentes, quando concluídas: a) Língua Portuguesa; b) Direito; c) Direito processual civil e penal; d) Direito Constitucional; e) Direito Civil; f) Direito Previdenciário; g) Direito Tributário. 3. Seleção: 3.1. O processo seletivo constitui-se de análise da média geral das disciplinas do curso solicitado, obtido no último semestre concluído pelo estudante, em caráter classificatório O critério de desempate será a maior nota nas disciplinas abaixo relacionadas, de acordo com a ordem apresentada: Direito Constitucional Direito Civil e Direito Processual Civil Direito Penal e Direito Processual Penal Direito Previdenciário.

3 Página 3 de Língua Portuguesa Persistindo o empate, o critério a ser utilizado será a data de inscrição, considerando-se a mais antiga Caso a instituição de ensino utilize o critério de conceitos, serão considerados equivalentes os seguintes valores: Notas 10 e 9 para os conceitos A e B, respectivamente; Nota 7,5 para o conceito C; Nota 6 para os demais conceitos Os estudantes com as maiores médias gerais aprovadas na 1ª fase seletiva serão convocados, pelo CIEE, para participar da 2ª fase da seleção no Centro de Integração Empresa-Escola CIEE, localizado na Rua Padre Gatone, 20, salas 102 e 104, Centro, Brusque/SC Para a 2ª fase da seleção, será aplicada prova escrita e/ou prova oral e/ou redação e/ou digitação, com pontuação de 0 (zero) a 10 (dez), composta por questões objetivas e/ou subjetivas, versando sobre o conteúdo discriminado no Anexo I deste Edital, na data e local designados nos itens 1.9 e 1.10 com os candidatos pré-selecionados A nota final, que determinará a ordem de classificação dos candidatos, resultará do cálculo da média aritmética de todas as provas Havendo empate entre os candidatos, recorrer-se-á aos mesmos critérios adotados no início da seleção, descritos nos itens 3.1, 3.2 e 3.3 deste Edital O resultado de cada etapa e o resultado final da seleção serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico da Justiça Federal ( CONCURSOS E ESTÁGIOS Estágios) e no quadro de avisos da 1ª Vara Federal de Brusque, em data a ser informada aos candidatos quando da realização de cada uma das etapas Os 05 (cinco) primeiros classificados aprovados na 2ª fase do processo seletivo estarão aptos a serem chamados, de acordo com a ordem classificatória, e de acordo com as vagas que vierem a ser disponibilizadas durante a validade deste edital, para realizarem o estágio ora disponibilizado. 4. Recursos: 4.1. Os recursos a cada etapa de seleção serão aceitos até 24 horas após a publicação dos resultados, devendo ser encaminhados à 1ª Vara Federal de Brusque. 5. Validade: 5.1. A presente seleção de estagiários tem validade para novas vagas de estágio que surgirem dentro do prazo de 01 (um) ano (podendo ser alterado de acordo com a necessidade da unidade solicitante) a contar da data de divulgação do resultado final deste concurso seletivo.

4 Página 4 de 6 6. Divulgação do Edital: 6.1. O presente edital será amplamente divulgado pelo CIEE nas instituições de ensino conveniadas bem como na Internet, no endereço eletrônico da Justiça Federal ( CONCURSOS E ESTÁGIOS Estágios) e no quadro de avisos da 1ª Vara Federal de Brusque. Brusque, 17 de junho de Clenio Jair Schulze Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Brusque ANEXO I Conteúdo Programático DIREITO CONSTITUCIONAL. A Constituição: conceito. Classificação. O constitucionalismo. Princípios fundamentais da Constituição Federal de Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos. Direitos sociais. Nacionalidade. Direitos políticos. Organização do Estado: União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Administração pública. Servidores civis e militares. Organização dos Poderes. Poder Legislativo: atribuições e competências do Congresso Nacional. Competências privativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Processo legislativo, fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Poder Executivo: atribuições e responsabilidades do Presidente da República. Poder Judiciário: estrutura, Órgãos, garantias dos Magistrados. Competência do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais. Emenda Constitucional nº 45, de 08/12/2004. DIREITO PREVIDENCIÁRIO. Conceituação e princípios constitucionais; seguridade social; assistência à saúde; previdência social; Leis nº 8.212/91 e 8.213/91 e legislação complementar. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Auxiliares da Justiça: Diretor de secretaria, serventuário da justiça, do oficial de justiça, perito e do assistente técnico, funções, deveres e responsabilidades. Suspeição e impedimento. Atos Processuais: forma, tempo e prazos processuais, Atos das Partes. Juiz. Atos do Juiz, Atos dos auxiliares da justiça. Lugar dos atos processuais. Prazos dos atos processuais: Verificação dos prazos. Comunicação dos atos processuais: Cartas (precatória, rogatória e de ordem), citação, intimação e notificação (conceito, forma, requisitos, espécies). Outros atos processuais: Distribuição e registro. Ministério Público. Nulidades. Capacidade processual. Despesas processuais. Partes. Procuradores. Provas: noções fundamentais - espécies, testemunhas e peritos - incapacidade, impedimentos, suspeição. Audiência de conciliação, instrução e julgamento: fases de

5 Página 5 de 6 seu desenvolvimento, finalidade. Sentenças e decisões: conceito, requisitos, preclusão, coisa julgada. Mandado de segurança. Ação cível pública. Recursos: Noções fundamentais, apelação, agravo de Instrumento, agravo retido, embargos de declaração, forma e prazos. Processo de execução. Execução contra a Fazenda Pública, remição, adjudicação, Execução fiscal (Lei nº 6.830, de 22 de setembro de 1980). Tutela antecipada. Juizado Especial Federal: Lei nº , de 12/07/2001, princípios, competência, turmas recursais. DIREITO CIVIL. Lei de Introdução ao Código Civil. Pessoas (Naturais e Jurídicas). Bens (classificação segundo o Código Civil). Atos Jurídicos. Prazos de prescrição e decadência. Posse e Propriedade (noções gerais). Obrigações de Dar, de Fazer e de não Fazer. Pagamento. Contratos: disposições gerais. DIREITO ADMINISTRATIVO. Administração Pública: Características. Conceito, natureza e fins da administração. Modos de atuação. Personalidade jurídica do Estado. Órgãos e agentes públicos. Princípios básicos da administração pública. Poderes administrativos. Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos e espécies. Controle da administração: controle administrativo, judicial e legislativo. Atos Administrativos vinculados. Atos administrativos discricionários. Invalidação dos atos administrativos. Revogação e anulação. Efeitos decorrentes. Cargos públicos. Provimento e vacância. Regime disciplinar dos servidores públicos civis. Acumulação. Deveres e direitos dos servidores públicos civis. Proibições. Responsabilidades. Penas disciplinares. Processo administrativo e sua revisão. Lei nº 8 112/90 e alterações. Atos administrativos: conceito e requisitos. LÍNGUA PORTUGUESA. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Grafia e emprego dos porquês. Homônimos e parônimos. Emprego do hífen. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Advérbios. Conjunções coordenativas e subordinativas. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da crase. Pontuação. Redação (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Intelecção de texto. PROCESSO ELETRÔNICO. Noções gerais sobre o processo eletrônico (manual e curso à distância no site da Justiça Federal ( Lei nº /2006 (Informatização Judicial). Documento assinado eletronicamente por Clenio Jair Schulze, Juiz Federal, em 16/06/2016, às 19:17, conforme art. 1º, III, "b", da Lei /2006. A autenticidade do documento pode ser conferida no site informando o código verificador e o código CRC 686A86E1.

6 Página 6 de v4

Página 2 de 5 b) Direito; c) Direito processual civil e penal; d) Direito Constitucional; e) Direito Civil; f) Direito Previdenciário; g) Direito Trib

Página 2 de 5 b) Direito; c) Direito processual civil e penal; d) Direito Constitucional; e) Direito Civil; f) Direito Previdenciário; g) Direito Trib Página 1 de 5 SEÇÃO JUDICIÁRIA DE SANTA CATARINA Rua Arno Carlos Gracher, 85 - Bairro Centro - CEP 88350-310 - Brusque - SC - www.jfsc.jus.br EDITAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Direção do Foro da

Leia mais

JUSTIÇA FEDERAL DE SANTA CATARINA Av. Vereador Abrahão João Francisco, Bairro Ressacada - CEP Itajaí - SC -

JUSTIÇA FEDERAL DE SANTA CATARINA Av. Vereador Abrahão João Francisco, Bairro Ressacada - CEP Itajaí - SC - Page 1 of 5 JUSTIÇA FEDERAL DE SANTA CATARINA Av. Vereador Abrahão João Francisco, 3655 - Bairro Ressacada - CEP 88307-900 - Itajaí - SC - www.jfsc.jus.br EDITAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS 001/2017

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ESQUEMATIZADO: ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA DE ACORDO COM O EDITAL N 1, DE 24 DE NOVEMBRO DE 201, DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, TRE-SP CONHECIMENTOS BÁSICOS

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DEFENSORIA PÚBLICA EM CAMPINA GRANDE DO SUL EDITAL N.º 043/2015

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ DEFENSORIA PÚBLICA EM CAMPINA GRANDE DO SUL EDITAL N.º 043/2015 EDITAL N.º 043/2015 Processo seletivo para ingresso no quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Campina Grande do Sul. A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO EDITAL CRMV-GO Nº 01 DE 15 DE JUNHO DE 2016. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA REGIMENTO INTERNO 1 Organização e composição do TRF 1ª Região: órgãos jurisdicionais, Corregedoria-Regional,

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONCURSO DO TRT 4a REGIÃO - RIO GRANDE DO SUL EDITAL VERTICALIZADO - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA CONHECIMENTOS BÁSICOS PORTUGUÊS Ortografia Oficial Acentuação Gráfica Flexão nominal e verbal

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

Edital 038/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO

Edital 038/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO Edital 038/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO OS DEFENSORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARANÁ NO FORO REGIONAL DE PIRAQUARA, no exercício de suas atribuições

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO/SEM ESPECIALIDADE - ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO/SEM ESPECIALIDADE - ÁREA ADMINISTRATIVA CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO TÉCNICO JUDICIÁRIO/SEM ESPECIALIDADE - ÁREA ADMINISTRATIVA PORTUGUÊS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Compreensão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO EDITAL CRMV-GO Nº 02 DE 18 DE AGOSTO DE 2016. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO O PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 003/2016

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 003/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 003/2016 O DEFENSOR PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 1 /2015 DE CONCURSO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA 1 /2015 DE CONCURSO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM SÃO PAULO EDITAL DE ABERTURA 1 /2015 DE CONCURSO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM SÃO PAULO O Defensor Público-Chefe da Defensoria Pública da União em São Paulo, no uso de suas atribuições

Leia mais

TJRJ SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Gêneros textuais: descrição, narração, dissertação expositiva e argumentativa...3

TJRJ SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Gêneros textuais: descrição, narração, dissertação expositiva e argumentativa...3 Língua Portuguesa Gêneros textuais: descrição, narração, dissertação expositiva e argumentativa...3 Tipos textuais: informativo, publicitário, didático, instrucional e preditivo...3 Marcas de textualidade:

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR ANALISTA JUDICIÁRIO

CONTROLE DE CONTEÚDO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR ANALISTA JUDICIÁRIO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial: emprego das letras; emprego da acentuação gráfica. CONTROLE DE

Leia mais

TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA 0 CONHECIMENTOS BÁSICOS Concluído Mapa Mental Revisado Observações PORTUGUÊS: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia

Leia mais

Edital 06/2015 Processo Seletivo para Estágio Remunerado

Edital 06/2015 Processo Seletivo para Estágio Remunerado Edital 06/2015 Processo Seletivo para Estágio Remunerado Torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para Estágio Remunerado na Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro a partir

Leia mais

Apostila Digital. O QR Code se repetirá em cada página em formato digital/watermark

Apostila Digital. O QR Code se repetirá em cada página em formato digital/watermark - Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/98. Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia por escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais forem

Leia mais

I CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO ÁREA JURÍDICA DA PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL EM MINAS GERAIS

I CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO ÁREA JURÍDICA DA PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL EM MINAS GERAIS I CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO ÁREA JURÍDICA DA PROCURADORIA DA FAZENDA NACIONAL EM MINAS GERAIS O Diretor do Centro de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, no Estado

Leia mais

EDITAL N.º 001/2016/DF

EDITAL N.º 001/2016/DF ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO COMARCA DE POCONÉ/MT DIRETORIA DO FÓRUM EDITAL N.º 001/2016/DF O Doutor JORGE ALEXANDRE MARTINS FERREIRA, Juiz de Direito em Substituição Legal e Diretor do Foro

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5ª REGIÃO - TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5ª REGIÃO - TJAA CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL 5ª REGIÃO - TJAA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS DE JUSTIÇA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS DE JUSTIÇA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAIS DE JUSTIÇA TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão nominal e verbal. 4 Pronomes: emprego, formas de

Leia mais

ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANEXO II Concurso Público - Edital Nº. 001/2008 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS Observação: A Legislação com vigência após a data de publicação deste Edital, bem como as alterações em dispositivos constitucionais,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL CEARÁ - TÉCNICO ADMINISTRATIVO NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. 1.1 Reforma do Serviço

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DO PARANÁ

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 035/2016 A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO: O presente edital que estabelece as instruções destinadas à seleção e contratação de estagiários para atuarem junto

Leia mais

E D I T A L D E R E T I F I C A Ç Ã O

E D I T A L D E R E T I F I C A Ç Ã O E D I T A L 1 D E R E T I F I C A Ç Ã O O Dr. Carlos Alberto França, Diretor do Foro da Comarca de Goiânia, no uso de suas atribuições legais e, CONSIDERANDO que o edital para provimento de vagas do cargo

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos, modos e aspectos verbais...

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO TJPE TODOS OS CARGOS

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO TJPE TODOS OS CARGOS CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO TJPE TODOS OS CARGOS 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Flexão

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 024/2016

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 024/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 024/2016 A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Regional do Trabalho da 13ª Região EDITAL Nº 07, DE 19 DE OUTUBRO DE 2010. A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 13ª Região, Órgão do Ministério Público do Trabalho (MPT), por determinação da Excelentíssimo Senhor Procurador-chefe,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 004/2017

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 004/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 004/2017 A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de

Leia mais

EDITAL Nº 44/ Dos requisitos 1.1. Ser estudante de Direito a partir do 5º período com matrícula ativa em instituição de ensino superior.

EDITAL Nº 44/ Dos requisitos 1.1. Ser estudante de Direito a partir do 5º período com matrícula ativa em instituição de ensino superior. EDITAL Nº 44/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ - SEDE DE GUARAPUAVA A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Município de São Pedro da Aldeia/RJ

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República no Município de São Pedro da Aldeia/RJ Edital nº 02, de 26 de maio de 2010 1º PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA A FORMAÇÃO DE QUADRO DE RESERVA DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA ALDEIA RJ I

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Defensoria Pública da União em Caruaru

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Defensoria Pública da União em Caruaru EDITAL DE ABERTURA DA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO EM CARUARU - EDITAL Nº. 01, DE 13 DE OUTUBRO DE 2010. A Defensora Pública Federal Chefe, no uso de suas

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO:

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ RESOLVE TORNAR PÚBLICO: DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N.º 115/2016 Processo seletivo para ingresso ao quadro de estagiários da Defensoria Pública do Estado do Paraná da Comarca de Matinhos. A DEFENSORIA PÚBLICA

Leia mais

exercitado redação Estudado REVISÕES Ponta da língua DISCIPLINA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO:

exercitado redação Estudado REVISÕES Ponta da língua  DISCIPLINA ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: www.estrategiasdeaprovacao.com.br Bibliografia DISCIPLINA 1 2 3 4 5 ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Estudado REVISÕES exercitado redação Ponta da língua bizu 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público

Leia mais

1. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTO

1. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº 01/2013 SANTA CRUZ DO SUL O 2º PROMOTOR DE JUSTIÇA DA

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 19 Domínio dos Mecanismos de Coesão Textual

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ASSISTÊNCIA SOCIAL (TRE-SP AJAS) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

- LÍNGUA PORTUGUESA -

- LÍNGUA PORTUGUESA - - LÍNGUA PORTUGUESA - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal 4 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação Emprego de tempos, modos e aspectos verbais 5 6 Vozes do

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 002/2017

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 002/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 002/2017 A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, torna

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ PARA ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE 7 DE SETEMBRO FA7 A FACULDADE 7 DE SETEMBRO, através do NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA,

Leia mais

JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná Subseção Judiciária de Curitiba EDITAL Nº 110/2017

JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná Subseção Judiciária de Curitiba EDITAL Nº 110/2017 EDITAL Nº 110/2017 Por ordem do MM. Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, torno pública a abertura de inscrições ao teste seletivo, a realizar-se no dia 13 de novembro de 2017, das

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PROCESSO SELETIVO PARA AS FUNÇÕES DE CONCILIADOR CRIMINAL NO ÂMBITO DOS JUIZADOS ESPECIAIS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO

Leia mais

Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF 2ª Região

Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF 2ª Região Tribunal Regional Federal da 2ª Região - TRF 2ª Região Analista Judiciário/Sem Especialidade Área Judiciária e Analista Judiciário/Oficial de Justiça Avaliador Federal - Área Judiciária VOLUME 1 Língua

Leia mais

EDITAL Nº 037/ Dos requisitos 1.1. Ser estudante de Direito a partir do 5º período com matrícula ativa em instituição de ensino superior.

EDITAL Nº 037/ Dos requisitos 1.1. Ser estudante de Direito a partir do 5º período com matrícula ativa em instituição de ensino superior. EDITAL Nº 037/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ - SEDE DE GUARAPUAVA A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício

Leia mais

EDITAL CRMV-GO Nº 03 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL CRMV-GO Nº 03 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL CRMV-GO Nº 03 DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ESTÁGIO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS ÁREA DE DIREITO E MEDICINA VETERINÁRIA O PRESIDENTE

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 085/2016

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 085/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 085/2016 A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa

SUMÁRIO. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados... 3 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais... 9 Domínio da ortografia oficial... 21 Domínio dos mecanismos de coesão textual.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 113/2016

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 113/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 113/2016 A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura

Leia mais

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra Estrutura de Itajaí EDITAL DE SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO-001/2013

Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra Estrutura de Itajaí EDITAL DE SELEÇÃO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO-001/2013 Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infra Estrutura de Itajaí Rua Heitor Liberato, nº. 1189, Bairro São Judas, Itajaí/SC CEP 88.303-101 FONE: (47) 3344-9000 www.semasaitajai.com.br EDITAL DE

Leia mais

EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO Nº01/2012 Abertura do 1º Processo Seletivo para Estágio em Direito Vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica

EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO Nº01/2012 Abertura do 1º Processo Seletivo para Estágio em Direito Vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica EDITAL DE CONCURSO DE ESTÁGIO Nº01/2012 Abertura do 1º Processo Seletivo para Estágio em Direito Vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica I DAS CONDIÇÕES RELATIVAS À EXECUÇÃO DO ESTÁGIO Art. 1º. O estágio

Leia mais

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO GABINETE DO PROCURADOR GERAL

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO GABINETE DO PROCURADOR GERAL Comunicado Edital do Procedimento de Seleção de Estagiários de Direito da Procuradoria Regional de Ribeirão Preto PR-6. O Procurador do Estado Assistente da Procuradoria Regional de Ribeirão Preto faz

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - TRT 14 Região

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - TRT 14 Região TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 14ª REGIÃO - TRT 14 Região TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA VOLUME 1 CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA Ortografia oficial.... 28 Acentuação gráfica.... 26 Flexão

Leia mais

MUNICÍPIO DE FAGUNDES VARELA

MUNICÍPIO DE FAGUNDES VARELA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO N 02/2018 Edital nº 05/2018 CLAUDIA MORESCHI TOMÉ, Prefeita Municipal de Fagundes Varela, no uso de suas atribuições legais, através da Secretaria Municipal de Administração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL MÉDIO NÍVEL MÉDIO PROFISSIONALIZANTE REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 003/07 A Secretária Geral

Leia mais

2.2 O candidato deverá estar devidamente inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas CPF, bem como possuir, no mínimo,16 (dezesseis) anos de idade e estar

2.2 O candidato deverá estar devidamente inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas CPF, bem como possuir, no mínimo,16 (dezesseis) anos de idade e estar PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº 05/2014 NÃO-ME-TOQUE O PROMOTOR DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE NÃO-ME-TOQUE,

Leia mais

FMB CONTEUDO PROGRAMATICO

FMB CONTEUDO PROGRAMATICO ANALISTA TRT PARTE I Disco 01- REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PORTUGUÊS Tipologia Textual O Texto Dissertativo Coerência e Coesão Disco 02- REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PORTUGUÊS Planejamento da

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO DNIT ANALISTA DE INFRAESTRUTURA ENGENHARIA CIVIL

CONTROLE DE CONTEÚDO DNIT ANALISTA DE INFRAESTRUTURA ENGENHARIA CIVIL 1 Ordenação de frases (compreensão textual). 2 Sintaxe: termos da oração. Pontuação. 3 Sintaxe: período composto por coordenação. Pontuação. 4 Sintaxe: período composto por subordinação. Pontuação. 5 Sintaxe:

Leia mais

EDITAL DA 6ª SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA

EDITAL DA 6ª SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EDITAL DA 6ª SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA O Procurador-Chefe da Procuradoria Federal junto à UFT, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto na Lei nº 11.788/2008 e na

Leia mais

https://sei.trf4.jus.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_...

https://sei.trf4.jus.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_... 1 de 5 16/08/2016 14:24 Diário Eletrônico Administrativo nº 182 Disponibilização: 10/08/2016 Publicação: 12/08/2016 JUSTIÇA FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Av. Brasil, 399 - Bairro Centro - CEP 98.801-700

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CURSO SUPERIOR - DIREITO EDITAL Nº 088/2017

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CURSO SUPERIOR - DIREITO EDITAL Nº 088/2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ CURSO SUPERIOR - DIREITO EDITAL Nº 088/2017 A COORDENAÇÃO DO OFÍCIO CRIMINAL E TRIBUNAL DO JURI DE CURITIBA,

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo...

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo... Língua Portuguesa Ortografia... 17 Acentuação gráfica... 26 Flexão nominal e verbal... 51 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Emprego de tempos, modos e aspectos verbais. Vozes do verbo...42

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO

PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº 01/2017 VIAMÃO A PROMOTORA DE JUSTIÇA DA 2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA CÍVEL DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 086/2016

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 086/2016 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 086/2016 A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, torna

Leia mais

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO BERNARDO Processo Seletivo Simplificado de Agente de Serviços Escolares Edital de Abertura de Inscrição

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO BERNARDO Processo Seletivo Simplificado de Agente de Serviços Escolares Edital de Abertura de Inscrição DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO BERNARDO Processo Seletivo Simplificado de Agente de Serviços Escolares Edital de Abertura de Inscrição O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região São

Leia mais

Edital Verticalizado Concurso INSS

Edital Verticalizado Concurso INSS Edital Verticalizado Concurso INSS Baseado no último concurso O Focus Concursos Online oferece aos que desejam se preparar, um curso teórico com todas as disciplinas. Assista às aulas e fique totalmente

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS Nº 001/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS Nº 001/2018 1 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS Nº 001/2018 CIEE CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA, nos termos do convênio com a Prefeitura Municipal Tabaporã, divulga abertura de inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

BANCO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO BANESTES S.A.

BANCO DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO BANESTES S.A. 1 Comunicado do Processo Seletivo Simplificado de Estagiários 01/2015 O Banco do Estado do Espírito Santo Banestes S/A, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola CIEE-ES, divulga a abertura

Leia mais

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL

Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas - TJ-AL Analista Judiciário Área Oficial de Justiça Avaliador VOLUME 1 Língua Portuguesa Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 042/2017

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 042/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL Nº 042/2017 A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: SECRETARIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS U F S C a r 2 EDITAL Nº 002/08 O Reitor da Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO

PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº 01/2014 PORTO ALEGRE O 3º PROMOTOR DE JUSTIÇA DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA ESPECIALIZADA

Leia mais

ANALISTA JUDICIÁRIO/OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR ÁREA JUDICIÁRIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAIS

ANALISTA JUDICIÁRIO/OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR ÁREA JUDICIÁRIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAIS Página 1 ANALISTA JUDICIÁRIO/OFICIAL DE JUSTIÇA AVALIADOR ÁREA JUDICIÁRIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONHECIMENTOS GERAIS LÍNGUA PORTUGUESA (PARA TODOS OS CARGOS/ÁREAS/ESPECIALIDADES): Compreensão e interpretação

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MINISTÉRIO PÚBLICO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MINISTÉRIO PÚBLICO PROMOTORIA DE JUSTIÇA CRIMINAL DE DESIGNAÇÃO EXCEPCIONAL DE CRUZ ALTA/RS PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES PARA O QUADRO DE ESTAGIÁRIOS DO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CURSO SUPERIOR DIREITO EDITAL Nº

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 18ª REGIÃO TJAA

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 18ª REGIÃO TJAA 1 Dos princípios e fontes do Direito do Trabalho. 2 Dos direitos constitucionais dos trabalhadores - direitos sociais (art. 7.ºda CF/88). CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 18ª REGIÃO

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇAO DE GOlAS - CRA-GO

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇAO DE GOlAS - CRA-GO EDITAL N2 02/2016 O CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE GOIÁS, nos termos do Contrato, divulga abertura de inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS, conforme as disposições abaixo:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 016/2017

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 016/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO EDITAL Nº 016/2017 A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais, promove a abertura de

Leia mais

CONCURSO OFICIAL ESCREVENTE

CONCURSO OFICIAL ESCREVENTE CONCURSO OFICIAL ESCREVENTE Início: 05 /11/13 Previsão de término: 20/12/2013 Período de: 7Semanas Cargos: Oficial Escrevente Horário das aulas segunda à sexta: 19h às 23:00h e possíveis finais de semana.

Leia mais

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PMGO

PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PMGO PLANO DE ESTUDO SEMESTRAL PARA PMGO - 2017 DIAS DE ESTUDOS MATÉRIAS BÁSICAS LÍNGUA PORTUGUESA 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 0,5 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais.

Leia mais

EDITAL Nº 64, DE 05 DE MAIO DE 2016 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INTERNO

EDITAL Nº 64, DE 05 DE MAIO DE 2016 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INTERNO EDITAL Nº 64, DE 05 DE MAIO DE 2016 SELEÇÃO PARA ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO INTERNO O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Ituiutaba, torna pública a abertura

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina

Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina EDITAL Nº 001/2014 DPE/CURITIBANOS PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO A, no uso de suas atribuições, COMUNICA a abertura do processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas de estágio aos alunos matriculados

Leia mais

A nossa missão é aprovar você!

A nossa missão é aprovar você! BATERIA DE EXERCÍCIOS Custas Questão 1 (Fundep/2015) A Lei Estadual nº 14.939, de 29 de dezembro de 2003, que regulamenta o recolhimento de despesas devidas ao Estado no âmbito da Justiça Estadual. De

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N. 01/2013

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N. 01/2013 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ EDITAL N. 01/2013 Teste seletivo para ingresso ao quadro de Assessor Jurídico DAS-5 do Ministério Público do Estado do Paraná. O Promotor de Justiça, Dr. JOÃO CONRADO

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO FÓRUM COMARCA DE PORTO ESPERIDIÃO CENTRAL DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO FÓRUM COMARCA DE PORTO ESPERIDIÃO CENTRAL DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL EDITAL n. 01/2016 A Excelentíssima Senhora Doutora Lílian Bartolazzi Laurindo Juíza Substituta e Diretora do Foro da Comarca de Porto Esperidião - MT, no uso de suas atribuições legais e na forma da Lei,

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA

CONTROLE DE CONTEÚDO CONCURSOS LEGISLATIVOS ÁREA ADMINISTRATIVA 1 Domínio da Ortografia Oficial. Emprego das Letras. Emprego da Acentuação Gráfica. 2 Estrutura, Formação e Representação das Palavras. 3 Emprego das Classes de Palavras. 4 Relações de coordenação e de

Leia mais

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40

SUMÁRIO. Língua Portuguesa. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Língua Portuguesa Ortografia oficial... 19 Acentuação gráfica... 29 Flexão nominal e verbal... 32 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 40 Emprego de tempos, modos e aspectos verbais...

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 001/2016 CONSIDERANDO que a Câmara de Vereadores de Corupá tomou todas as providências necessárias para o cumprimento do TAC firmado no ICP n.º 06.2011.002723-6 com a 6ª

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ SEDE PINHEIRINHO EDITAL Nº 113/2017

PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ SEDE PINHEIRINHO EDITAL Nº 113/2017 PROCESSO SELETIVO DE ESTAGIÁRIOS DE DIREITO PARA A DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ SEDE PINHEIRINHO EDITAL Nº 113/2017 A DEFENSORA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, no exercício de suas atribuições legais,

Leia mais

MJ-DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DA BAHIA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO EDITAL

MJ-DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DA BAHIA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO EDITAL MJ-DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NO ESTADO DA BAHIA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO EDITAL O DELEGADO-CHEFE DA DELEGACIA DE POLÍCIA FEDERAL EM JUAZEIRO/BA, no uso de

Leia mais