PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2009"

Transcrição

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2009 O da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção ao Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. O Programa de Pós-Graduação, com área de concentração em Ciências Sociais, terá início no primeiro semestre de 2009 com as seguintes linhas de pesquisa: Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo e Diversidade Cultural no Brasil. 1. Do Curso Identificação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Programa: Ciências Sociais Curso: Ciências Sociais (doutorado) Área de Concentração: Ciências Sociais Área de Avaliação: Sociologia Áreas Afins: Sociologia, Antropologia e Ciência Política Linhas de Pesquisa: - Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo - Diversidade Cultural no Brasil Estrutura Curricular e Disciplinas Condições necessárias para a obtenção do título de doutor: O estudante deverá obter um mínimo de 50 créditos, assim distribuídos: a) Até 27 créditos poderão ser aproveitados do curso de mestrado, a critério do orientador; b) 4 créditos obtidos na disciplina Seminário de Tese ; c) 4 créditos obtidos na disciplina Estudo Dirigido ; d) Um mínimo de 15 créditos, distribuídos da seguinte forma: d.1) 12 créditos obtidos entre as disciplinas obrigatórias ou eletivas da sua linha de pesquisa; d.2) 3 créditos obtidos em disciplina da linha de pesquisa conexa. Obs: O aluno oriundo de outros programas deverá obter um mínimo de 8 créditos entre as disciplinas: Teoria Social e Teorias do Brasil I e II. e) Após a conclusão dos créditos necessários o(a) aluno(a) deverá, também:

2 e.1) ser aprovado no exame de qualificação por uma banca formada por seu orientador e um mínimo de mais dois professores, um dos quais de fora da Universidade. Neste exame deverá ficar claro o desenvolvimento avançado de sua proposta de tese. O aluno que não for aprovado deverá reelaborar sua proposta, defendê-la e aprová-la, obrigatoriamente, até o segundo mês do semestre seguinte. e.2) O(a) aluno(a) deverá apresentar, defender e ser aprovado em tese de doutorado (CIS 3004). Disciplinas: Disciplinas Obrigatórias: CIS 2110 Teoria Social 4 créditos CIS 2111 Teorias do Brasil I 4 créditos CIS 2112 Teorias do Brasil II 4 créditos CIS 3001 Seminário de Tese 4 créditos CIS 3002 Estudo Dirigido 4 créditos CIS 3003 Exame de Qualificação 0 crédito CIS 3004 Tese de Doutorado 0 crédito Disciplinas Eletivas (3 créditos cada): CIS 2113 Seminários Especiais V CIS 2114 Seminários Especiais VI CIS 2115 Seminários Especiais VII CIS 2116 Seminários Especiais I CIS 2117 Seminários Especiais II CIS 2118 Seminários Especiais III CIS 2119 Seminários Especiais IV CIS 2120 Seminários Especiais CIS 2121 Tópicos Especiais em Questões Sociais CIS 2130 Estado, Direito e Participação Social CIS 2131 Público/Privado, intermediação de interesses CIS 2132 Mercado, Estado e Democracia CIS 2133 Questão Urbana e Cidadania no Brasil CIS 2134 Religião e Sociedade CIS 2135 Espaço Público e Cidadania CIS 2136 Marcos Institucionais do Brasil Contemporâneo CIS 2137 Centro e Periferia na Música Popular Carioca CIS 2138 Cidade e Raça : Relações Raciais em Contextos Urbanos CIS 2139 Culturas Jovens e Novas Sensibilidades CIS 2140 Globalização e Brasil CIS 2150 Metodologia de Pesquisa Qualitativa CIS 2151 Metodologia de Pesquisa Quantitativa CIS 2126 Pobreza e Desigualdades Sociais CIS 2127 Movimentos Sociais, Sociedade Civil e Participação CIS 2128 Cultura, Antropologia do Gênero e da Sexualidade CIS 2129 Antropologia do Corpo e das Emoções CIS 2141 Família Contemporânea e Sociedade Brasileira: Novos Códigos Relacionais, Identitários e Afetivos CIS 2142 Concepções Modernistas e Modernas na Música Brasileira CIS 2143 Produção e Reprodução da Desigualdade Social em Sistemas Federais CIS 2144 Política e Economia no Brasil Contemporâneo CIS 2145 Assimetrias Políticas e Incrementos Democráticos CIS 2146 Metrópole, Direito e Sociabilidade CIS 2147 Teoria Social Clássica CIS 2148 Cidade Moderna: Almas e Formas CIS 2149 Sociologia dos Intelectuais: Modos de Usar

3 Disciplinas Especiais (obrigatórias somente para bolsistas CAPES) CIS 3201 Estágio de Docência na Graduação I 1 crédito CIS 3202 Estágio de Docência na Graduação II 2 créditos 2. Das Inscrições 2.1) As inscrições deverão ser realizadas até 20 de outubro de 2008 (2ª. Feira), na Diretoria de Admissão e Registro (DAR) da PUC-Rio: Prédio Cardeal Leme, Térreo Horário: 9:30h às 20:00 h 2.2) Poderão inscrever-se para o Curso de Doutorado em Ciências Sociais aqueles que já concluíram o curso de mestrado acadêmico na área de Ciências Humanas. 2.3) Os documentos necessários para a inscrição dos candidatos ao Curso de Doutorado são: a) Diploma e Histórico Escolar do curso de mestrado (cópias xerox); b) Comprovante da Instituição onde o Mestrado foi concluído e cópia da dissertação; c) Anteprojeto de pesquisa para tese de doutorado, conforme as seguintes especificações: c.1) O anteprojeto deverá ser apresentado em cinco vias e ter, no máximo, 15 páginas, em espaço duplo, papel tamanho A4 (fonte sugerida: Times New Roman tamanho 12); c.2) o anteprojeto deverá versar sobre temas relacionados às linhas de pesquisas do programa de pósgraduação em Ciências Sociais da PUC-Rio (Desigualdades Sócio-Econômicas e Políticas no Brasil Contemporâneo / Diversidade Cultural no Brasil) o candidato deverá indicar com clareza a linha de pesquisa onde seu trabalho se insere; c.3) O anteprojeto de tese deverá ter como partes obrigatórias: c.3.1) identificação do tema e do candidato; c.3.2) identificação da linha de pesquisa; c.3.3) objetivos gerais e específicos do anteprojeto de pesquisa; c.3.4) metodologia e bibliografia empregadas; c.3.5) cronograma de execução. d) Curriculum Vitae comprovado; e) Certidão de Nascimento ou casamento (cópia xerox); f) Duas fotografias 3/4; g) Duas cartas de referência de profissionais da área de sua formação acadêmica que não pertençam ao Quadro de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio e que não tenham vínculo de parentesco com o candidato (Formulário de Referência - modelo PUC - disponível no site (Processo Seletivo) ou na Diretoria de Admissão e Registro -DAR); h) Formulário de Admissão devidamente preenchido (modelo PUC), também disponível no site (Processo Seletivo) ou na Diretoria de Admissão e Registro (DAR). Obs.: Os candidatos de outros estados da federação poderão enviar o material de sua inscrição pelo correio até a data limite de 20 de outubro do corrente ano. O pagamento da respectiva taxa de inscrição poderá ser feito na forma de cheque nominal em favor de Faculdades Católicas e deverá ser endereçado à Diretoria de Admissão e Registro (DAR) como consta no Formulário Pedido de Admissão. 2.4) Taxa de Inscrição:

4 R$ 50,00 (cinqüenta reais) ex-aluno da PUC-Rio e R$ 100,00(cem reais) candidatos externos. 3. Da Seleção O Processo Seletivo constará de três etapas, segundo o seguinte calendário: 3.1) Exame preliminar, de caráter eliminatório, dos currículos e dos anteprojetos apresentados. Serão consideradas tanto a qualidade dos textos quanto a adequação temática com os projetos de pesquisa dos professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio. O resultado desse exame preliminar será divulgado no dia 07 de novembro de 2008 (6ª. Feira), no. Somente os candidatos aprovados nesse etapa, serão chamados para as etapas seguintes. 3.2) Exame de duas línguas estrangeiras (habilitação) Inglês e Francês. O referidos exames serão realizados no dia 14 de novembro de 2008, de 14h às 17h (6ª. Feira). Será permitido o uso de dicionário do mesmo idioma escolhido (Inglês-Inglês, Francês-Francês). Local : PUC-Rio. 3.3) O Resultado do exame de línguas estrangeiras será divulgado no dia 24 de novembro de 2008 (2ª feira) no da PUC-Rio. 3.4) A Prova de Entrevista, eliminatória, com os candidatos aprovados nas etapas anteriores, será realizada no dia 03 de dezembro de 2008 (4ª feira) no da PUC-Rio. A entrevista será realizada por uma banca composta por professores do Quadro Principal do Departamento. 3.5) A divulgação do Resultado Final será no dia 05 de dezembro de 2008 (6ª feira), no Departamento de Sociologia e Política. 4. Do Exame Preliminar dos currículos e dos anteprojetos apresentados Essa primeira etapa será eliminatória e serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) escala de 0 a 7,0. 5. Do Exame de Línguas Estrangeiras O Exame de línguas estrangeiras terá caráter de habilitação e serão chamados à prova de entrevista, os candidatos considerados habilitados no exame de línguas estrangeiras. 6. Da Prova de Entrevista A entrevista consiste em: a) esclarecimento do currículo do candidato; b) questionamentos gerais acerca da potencialidade acadêmica do candidato; c) informações acerca da dedicação ao Curso de Doutorado; d) informações a respeito do anteprojeto apresentado; e) questionamento sobre a formação teórica do candidato.

5 Para efeito de classificação, a entrevista será objeto de nota e serão aprovados somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). 7. Da Classificação Final Serão considerados aprovados no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em nível de Doutorado, com início previsto para o primeiro semestre de 2009, os 05 (cinco) primeiros candidatos classificados no computo geral das etapas do processo seletivo. 8. Informações Complementares 8.1) Não haverá revisão de provas; 8.2) À Banca Examinadora caberá decidir sobre as questões não previstas no presente Edital. 8.3) Os candidatos não aprovados terão prazo de até 30 (trinta) dias, contados a partir da data do Resultado Final do Processo de Seleção, para a retirada dos seus documentos. Ao fim desse período o referido material será descartado pela Secretaria do. 8.4) Maiores Informações: / PUC-Rio Rua Marquês de São Vicente, Vila dos Diretórios, Casa XVIII Gávea RJ CEP Telefones : (0XX21) / Secretária: Ana Roxo Prof. Eduardo de Vasconcelos Raposo Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais / PUC-Rio raposo@puc-rio.br

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2016 O Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2019 O da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para as provas de seleção

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2018

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - CURSO DE DOUTORADO - E D I T A L 2018 O Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2012 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2012 O da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das inscrições para a seleção ao Programa de

Leia mais

1.2. Ser aprovado em um exame de língua estrangeira (inglês ou francês);

1.2. Ser aprovado em um exame de língua estrangeira (inglês ou francês); PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO 2018 O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio) torna pública

Leia mais

Departamento de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Doutorado em Teologia. Edital 2018/1

Departamento de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Doutorado em Teologia. Edital 2018/1 Departamento de Teologia Programa de Pós-Graduação em Teologia Doutorado em Teologia DOUTORADO EM TEOLOGIA Este edital se destina especificamente a candidatos ao Doutorado em Teologia, para início do curso

Leia mais

EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR EM CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO

EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR EM CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO 2015 O Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC Rio) torna pública

Leia mais

1. EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR EM CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO Completar 48 créditos, assim distribuídos:

1. EXIGÊNCIAS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE DOUTOR EM CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO Completar 48 créditos, assim distribuídos: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO 20 17 O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio) torna

Leia mais

1.4. Apresentar, defender e ser aprovado em dissertação de mestrado. (EDU 3000);

1.4. Apresentar, defender e ser aprovado em dissertação de mestrado. (EDU 3000); PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL MESTRADO - SELEÇÃO 2020 O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio) torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL Nº 187 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2015

EDITAL Nº 187 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2015 EDITAL Nº 187 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM CIÊNCIAS CRIMINAIS PROCESSO SELETIVO 2019

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM CIÊNCIAS CRIMINAIS PROCESSO SELETIVO 2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM CIÊNCIAS CRIMINAIS PROCESSO SELETIVO 2019 Instituição Promotora: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O F A C U L D A D E D E D I R E I T O C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O F A C U L D A D E D E D I R E I T O C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O EDITAL FD/PÓS nº 03/2007 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA USP PARA 2008. A Comissão de Pós-Graduação (CPG) da FDUSP, no uso de sua competência fixada

Leia mais

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio) torna pública a abertura das inscrições

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio) torna pública a abertura das inscrições PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO EDITAL DOUTORADO - SELEÇÃO 2020 O Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGE/PUC-Rio)

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DOUTOR ASSISTENTE (40 HORAS) DO DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO CHAMADA DE SELEÇÃO SER 01/2015 1.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG)

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA (PPGG) SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA: CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO 2017.2 1 O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-RIO

REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-RIO REGIMENTO INTERNO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC-RIO Este regimento é complementar ao Regulamento Geral da PUC-Rio, descrito no documento Regulamento dos Cursos de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2014/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOUTORADO EM DIREITO Edital do Exame de Seleção para o 2º semestre de 2006

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOUTORADO EM DIREITO Edital do Exame de Seleção para o 2º semestre de 2006 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOUTORADO EM DIREITO Edital do Exame de Seleção para o 2º semestre de 2006 O Coordenador Acadêmico do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO comunica a abertura do processo

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE MESTRADO E DOUTORADO REGIMENTO INTERNO O regulamento aqui exposto Regimento Interno - é complementar ao Regulamento Geral da PUC-Rio,

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Programa de Mestrado em Direito

Programa de Mestrado em Direito Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 19/2011-MDIR Estabelece o número de vagas e os procedimentos para admissão de Alunos Especiais (não regulares) no Programa de Mestrado em Direito Área de Concentração:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 TURMA 2011 DOUTORADO O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU)

UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) 1 UFF IBICT EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2007 DOUTORADO (STRICTO SENSU) A Universidade Federal Fluminense (UFF) torna público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2012/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006) Área de Concentração: Sociologia Política Centro de Ciências do Homem - CCH Universidade Estadual

Leia mais

I. Apresentação. II. Características da presente seleção

I. Apresentação. II. Características da presente seleção PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DO QUADRO PRINCIPAL (ASSISTENTE 40 HORAS), ÁREA DE HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA ÊNFASE EM HISTÓRIA MODERNA - DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA PUC-RIO I. Apresentação

Leia mais

EDITAL Nº 084/ Do curso, do número de vagas, do turno de funcionamento e dos atos de autorização e credenciamento

EDITAL Nº 084/ Do curso, do número de vagas, do turno de funcionamento e dos atos de autorização e credenciamento EDITAL Nº 084/2010 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE BELO HORIZONTE,

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O F A C U L D A D E D E D I R E I T O C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O F A C U L D A D E D E D I R E I T O C U R S O D E P Ó S - G R A D U A Ç Ã O EDITAL FD/PÓS/SEL. nº 01/2008 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO DA USP PARA 2009. A Comissão de Pós-Graduação (CPG) da FDUSP, no uso de sua competência

Leia mais

EDITAL Nº 476 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2016

EDITAL Nº 476 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2016 EDITAL Nº 476 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2016 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO EDITAL 2019 1) PREÂMBULO: O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna público

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO E D I T A L 2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO E D I T A L 2019 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE DOUTORADO E D I T A L 2019 O Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura das

Leia mais

Edital 2018/2 (vagas remanescentes)

Edital 2018/2 (vagas remanescentes) Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito nas Relações Econômicas e Sociais Recomendado pela CAPES Conceito 3 Edital 2018/2 (vagas remanescentes) A

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA POLÍTICA (Recomendação CAPES CTC/CAPES nº 458/11, em 14/07/2006) Área de Concentração: Sociologia Política Centro de Ciências do Homem - CCH Universidade Estadual

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO 2018.1 1 O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO O da Faculdade de Direito da UFRGS (PPGD/UFRGS) torna público a abertura das inscrições para Processo Seletivo de ingresso no Curso de Pós-Graduação em Direito, para MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO, conforme

Leia mais

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017 Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2016/2017 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e o

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2017/01

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2017/01 1 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2017/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SELECÃO E ADMISSÃO AO DOUTORADO AO PPGEC PARA INGRESSO EM 2017.2 NORMAS COMPLEMENTARES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna públicas as Normas Complementares do Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2015 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC.

Portadores de Diploma de Graduação de curso reconhecido pelo MEC. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber, por meio

Leia mais

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite)

Período: 11 a 14/06/2018. Obs. Também serão aceitas inscrições realizadas pelo correio (postadas até a data limite) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal EDITAL - 2018 A em

Leia mais

EDITAL Nº071/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

EDITAL Nº071/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO EDITAL Nº071/2013 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPACIAL, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS,

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/2

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/2 EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/2 Admissão A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para o MESTRADO serão aceitas de 16 a 24/07/2014.

Leia mais

Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito nas Relações Econômicas e Sociais Recomendado pela CAPES Conceito 3 Edital 2019/1 A Diretora de Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 07/2015-MDIR

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 07/2015-MDIR Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 07/2015-MDIR Estabelece o número de vagas e os procedimentos para admissão de Alunos Especiais (não regulares) no Programa de Mestrado em Direito Área de Concentração:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUEOLOGIA EDITAL DE SELEÇÃO A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco torna público

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011

EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CULTURA E ARTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO MESTRADO EM COMUNICAÇÃO EDITAL N 01/2011 SELEÇÃO PARA O MESTRADO

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGEDU/UPF INGRESSO 2017

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGEDU/UPF INGRESSO 2017 EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGEDU/UPF INGRESSO 2017 O Conselho de Pós-Graduação em Educação (CPG), no uso de suas atribuições e em conformidade com

Leia mais

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016 Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2015/2016 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2013 E PRIMEIRO SEMESTRE DE

Leia mais

Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES

Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES Edital Nº 03/2013 do PGCS-UFES para Seleção Bolsista PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PGCS) da UFES torna público o processo de seleção para 01 (uma) bolsa oferecida pelo do

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO E D I T A L 2 0 1 9 ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

Edital de Abertura de Vagas para Doutorado em Bioengenharia

Edital de Abertura de Vagas para Doutorado em Bioengenharia Edital de Abertura de Vagas para Doutorado em Bioengenharia A Presidente da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia (PPGIB-USP),, da Universidade de São Paulo,

Leia mais

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 11/2017-MDIR

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 11/2017-MDIR Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 11/2017-MDIR Estabelece o número de vagas e os procedimentos para admissão de Alunos Especiais (não regulares) no Programa de Mestrado em Direito Área de Concentração:

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 005/2011 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 005/2011 SELEÇÃO Recomendado pela CAPES Programa de Pós-Graduação em Direito EDITAL Nº 005/2011 SELEÇÃO 2012 Abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Programa de Pós- Graduação em Direito da URI MESTRADO Recomendado

Leia mais

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 10/2018-MDIR

Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 10/2018-MDIR Programa de Mestrado em Direito EDITAL Nº 10/2018-MDIR Estabelece o número de vagas e os procedimentos para admissão de Alunos Especiais (não regulares) no Programa de Mestrado em Direito Área de Concentração:

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM CIÊNCIA POLÍTICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA 1 EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO 2014 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2014/01 - A

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2014/01 - A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL 2014/01 - A O DIRETOR DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

Edital de Abertura de Inscrições. Seleção para turma 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO

Edital de Abertura de Inscrições. Seleção para turma 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO Edital de Abertura de Inscrições Seleção para turma 2013 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - MESTRADO O Vice-Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que as inscrições para a Seleção

Leia mais

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95)

CURSO DE MESTRADO EM SAÚDE E AMBIENTE. (Aprovado pela Resolução CONSEPE N. 13/95) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO CURSO DE MESTRADO EM

Leia mais

EDITAL Nº 070/ Do curso, do número de vagas, do turno de funcionamento e dos atos de autorização e credenciamento

EDITAL Nº 070/ Do curso, do número de vagas, do turno de funcionamento e dos atos de autorização e credenciamento EDITAL Nº 070/2011 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS, NÍVEL DOUTORADO, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE BELO HORIZONTE,

Leia mais

Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito nas Relações Econômicas e Sociais Recomendado pela CAPES Conceito 4 Edital 2016/2 A Coordenadora Geral do

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Letras

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Letras EDITAL Nº 02/2019 PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Acham-se abertas as inscrições para

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto

Campus de São José do Rio Preto EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2018 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 01 de agosto a 31 de agosto de 2017

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO 2019.1 1 O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura

Leia mais

TRANSFERÊNCIA EXTERNA (EXTERIOR)

TRANSFERÊNCIA EXTERNA (EXTERIOR) EDITAL COMPLETO PARA INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA (EXTERIOR) PERÍODO DE INGRESSO 2017.1 INÍCIO DAS AULAS 07 de março de 2017 PRAZO PARA SOLICITAÇÃO 13 de outubro a 16 de novembro de 2016 Local: Setor

Leia mais

CHAMADA INTERNA 01/ 2019

CHAMADA INTERNA 01/ 2019 CHAMADA INTERNA 01/ 2019 CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM (PRODEMA) MESTARDO E DOUTORADO - ENTRADA 2019.1 As Coordenações do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGEDU/UPF INGRESSO 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGEDU/UPF INGRESSO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DO PPGEDU/UPF INGRESSO 2018 O Conselho de Pós-Graduação em Educação (CPG), no uso de suas atribuições e em conformidade com

Leia mais

Edital 002/2012. Processo Seletivo Mestrado e Doutorado

Edital 002/2012. Processo Seletivo Mestrado e Doutorado Edital 002/2012 Processo Seletivo Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria torna público que receberá a documentação dos candidatos ao processo de seleção para

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DOUTOR DO QUADRO PRINCIPAL (ASSISTENTE 40 HORAS), ÁREA DE TEORIA DA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA PUC-RIO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DOUTOR DO QUADRO PRINCIPAL (ASSISTENTE 40 HORAS), ÁREA DE TEORIA DA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA PUC-RIO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR DOUTOR DO QUADRO PRINCIPAL (ASSISTENTE 40 HORAS), ÁREA DE TEORIA DA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA PUC-RIO I. Apresentação O Departamento de História da PUC-Rio

Leia mais

Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu

Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Faculdade de Direito Milton Campos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado em Direito nas Relações Econômicas e Sociais Recomendado pela CAPES Conceito 3 Edital 2018/2 A Diretora de Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2015/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/1 EDITAL PARA INGRESSO NO PPGEQ SEMESTRE 2014/1 Admissão A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para o MESTRADO serão aceitas de 01/11/2013 a

Leia mais

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.077, de 31 de agosto de 2012, publicada no Diário Oficial da União em 3 de setembro de 2012, Seção 1, p. 12. 1 Da abertura EDITAL 009/2015 SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO

Leia mais