Processo que ocorre em organismos autotróficos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Processo que ocorre em organismos autotróficos."

Transcrição

1 Processo que ocorre em organismos autotróficos. = a si próprio = alimento Os organismos autotróficos são os que conseguem fabricar o seu próprio alimento, ou seja, os seus próprios compostos orgânicos. Fazem-no a partir de substâncias minerais que captam do meio exterior. Utilizam, durante esse processo de fabrico, uma fonte de energia externa.

2 Processo que ocorre em organismos autotróficos. É realizada por organismos pertencentes a três dos reinos que já conhecemos: plantas reino Plantae algas reino Protista cianobactérias reino Monera Trata-se de um processo bastante complexo em que são produzidos compostos orgânicos a partir de dióxido de carbono e água. A fonte de energia externa utilizada pelos organismos fotossintéticos é a energia luminosa.

3 Pode representar-se o processo da fotossíntese pela seguinte equação, muito simplificada: 6CO H 2 O luz clorofilas C 6 H 12 O 6 + 6O 2 + 6H 2 O

4 Pode representar-se o processo da fotossíntese pela seguinte equação, muito simplificada: 6CO H 2 O luz clorofilas C 6 H 12 O 6 + 6O 2 + 6H 2 O dióxido de carbono água substâncias obtidas no meio ambiente; o mesmo acontece com a luz glicose é a substância mais importante produzida na fotossíntese; contém energia química (conversão da energia luminosa) oxigénio produto secundário; é libertado para o meio ambiente

5 6CO H 2 O luz clorofilas C 6 H 12 O 6 + 6O 2 + 6H 2 O clorofilas - São os principais pigmentos fotossintéticos, apresentando diversas tonalidades de verde. - Nas plantas terrestres, são os pigmentos mais abundantes. - Há, no entanto, outros pigmentos fotossintéticos, de diferentes cores, desempenhando uma função acessória no processo.

6 A tabela seguinte indica os principais pigmentos fotossintéticos, cores que apresentam e distribuição. Tipo de pigmento Cor Distribuição a plantas, algas, cianobactérias clorofilas b c verde plantas, algas verdes algas castanhas, diatomáceas d algas vermelhas carotenóides carotenos xantofilas laranja amarela plantas, algas algas castanhas, diatomáceas ficobilinas ficoeritrina ficocianina vermelha azul algas vermelhas, cianobactérias

7 Notas: São as clorofilas que dão a cor verde característica de muitas plantas, mascarando a cor dos carotenóides, que existem em menor quantidade. No Outono, contudo, em muitas plantas, após a alteração das clorofilas, a folhagem manifesta a cor dos carotenóides. É possível extrair os pigmentos fotossintéticos das folhas macerando essas folhas juntamente com um solvente, a acetona. Obtém-se, assim, uma solução de clorofila bruta. Quando se introduz um papel de filtro nessa solução, o solvente sobe por capilaridade, transportando os pigmentos. Estes ficam depositados no papel de filtro a diferentes níveis e, como tal, ficam separados. Esta técnica denomina-se cromatografia.

8 CROMATOGRAFIA

9 6CO H 2 O luz luz clorofilas C 6 H 12 O 6 + 6O 2 + 6H 2 O foto = luz - A luz é uma faixa do espectro electromagnético, que corresponde ao conjunto de todas as radiações libertadas pelo Sol, em resultado das reacções termonucleares que nele ocorrem. - De todas essas radiações emanadas do Sol, os nossos olhos só conseguem detectar aquelas que são conhecidas como luz visível ou luz branca.

10 Energia Comprimento de onda Raios gama Infravermelho Ondas de rádio Raios X Luz visível Onda curta Ultravioleta Radar

11 Energia Comprimento de onda Raios gama Raios X Ultravioleta Infravermelho Radar Onda curta Ondas de rádio Violeta Azul Verde Amarelo Laranja Vermelho Comprimento de onda (nm)

12 luz 6CO H 2 O C 6 H 12 O 6 + 6O 2 + 6H 2 O clorofilas O estudo da fotossíntese levanta-nos as seguintes questões: Onde se encontram os pigmentos fotossintéticos? Quais as radiações mais absorvidas pelos pigmentos fotossintéticos? Qual o origem do oxigénio libertado na fotossíntese? Será que a luz intervém em todas as reacções da fotossíntese? Como se processa todo o mecanismo da fotossíntese?

13 Nas plantas superiores, as folhas são os órgãos fotossintéticos mais importantes. Na maioria das células das folhas encontra-se uma grande densidade de cloroplastos.

14 Os cloroplastos são delimitados por uma dupla membrana de constituição idêntica à da membrana plasmática. A membrana interna emite para o interior do organelo várias lamelas, os tilacóides, que formam estruturas que fazem lembrar pilhas de moedas. É nas membranas dos tilacóides que se encontram os pigmentos fotossintéticos. Os tilacóides estão mergulhados num material amorfo, o estroma, onde existem partículas de amido e gotículas de lípidos.

15 Quando a luz incide sobre as folhas das plantas, pode seguir diferentes percursos. Uma parte é imediata-mente reflectida, outra é absorvida e outra, ainda, atravessa-a, sendo transmitida. As radiações não absorvidas são as que correspondem, principalmente, à cor verde. Porquê?

16 As clorofilas a e b absorvem, principalmente, as radiações do espectro visível de comprimento de onda correspondentes ao violeta-azul e ao laranja-vermelho. Os carotenóides absorvem radiações de comprimentos de onda que correspondem, aproximadamente, à faixa violeta-azul do espectro.

17 Engelmann (1881) efectuou uma experiência que permitiu concluir quais as radiações mais eficazes para a fotossíntese. Montou entre lâmina e lamela um filamento de espirogira (alga verde filamentosa), utilizando na montagem água com bactérias aeróbias. Utilizou um microscópio apetrechado com um prisma óptico no sistema de iluminação, que permitia decompor a luz solar e fazê-la atravessar a preparação. No início, as bactérias estavam dispersas uniformemente na preparação.

18 No final, a distribuição das bactérias era a seguinte: Quais são as radiações mais eficazes para a fotossíntese? Correspondem, ou não, às radiações que são mais absorvidas pelos pigmentos fotossintéticos existentes nesta alga verde?

19 Olhando atentamente para a equação global da fotossíntese, 6CO H 2 O C 6 H 12 O 6 + 6O 2 + 6H 2 O podemos considerar como possível origem do oxigénio libertado: - o dióxido de carbono captado do meio ambiente ou - a água captada do meio ambiente Qual será a origem do oxigénio libertado pelos organismos fotossintéticos?

20 Em 1930, um investigador chamado Van Niel, trabalhando com bactérias sulfurosas, verificou que: - em vez de utilizarem água, estas bactérias utilizam sulfureto de hidrogénio (H 2 S); - na presença da luz, sintetizam compostos orgânicos e libertam enxofre (S). Sendo assim, a equação que traduz o processo fotossintético nestas bactérias é a seguinte: CO 2 + 2H 2 S (CH 2 O) + 2S + H 2 O

21 Comparando as duas equações: Bactérias sulfurosas CO 2 + 2H 2 S Plantas CO 2 + 2H 2 O (CH 2 O) + 2S + H 2 O (CH 2 O) + O 2 + H 2 O Van Niel determinou o que havia de comum e de diferente nos dois processos: Comum - Diferente - CO 2 CH 2 O H 2 O H 2 S / H 2 O S / O 2

22 A partir da comparação efectuada, Van Niel terá proposto o seguinte raciocínio: Como na actividade fotossintética das bactérias sulfurosas a ruptura da molécula de sulfureto de hidrogénio ocorre na presença da luz, no caso da fotossíntese das plantas a luz também deve interferir na ruptura da molécula de água, originando hidrogénio e oxigénio, sendo este último libertado. Assim, e de acordo com esta hipótese, o oxigénio libertado na fotossíntese tem, portanto, origem na água e não no dióxido de carbono.

23 A hipótese de Van Niel explica, de modo coerente, a origem do oxigénio libertado na fotossíntese. No entanto, tal como acontece com todas as hipóteses científicas, teve de ser testada. Na década de 1940, realizaram-se experiências, recorrendo à utilização de isótopos radioactivos. Nota: o oxigénio normal, encontrado na atmosfera (O 2 ) e o que faz parte da constituição da água (H 2 O), é o oxigénio-16 ( 16 O); existe um isótopo, o oxigénio-18 ( 18 O), que é radioactivo, isto é, liberta radiações que permitem, com facilidade, detectar a sua presença.

24 Uma dessas experiências encontra-se descrita a seguir: Colocaram-se algas verdes unicelulares do género Clorella em água marcada com o isótopo 18 O, e iluminaram-se. Recolhendo o O 2 libertado na fotossíntese, verificou-se que se tratava de 18 O 2. O isótopo 18 O não foi encontrado nos compostos orgânicos sintetizados. Esta experiência comprova a origem do oxigénio libertado a partir da água. Porquê? Como se poderia provar que a origem do oxigénio não é o dióxido de carbono?

25 No início da década de 1940, Calvin e os seus colaboradores colocaram suspensões de algas verdes unicelulares, do género Clorella, num meio contendo dióxido de carbono, cujo carbono era radioactivo (o isótopo 14 C). Iluminaram a suspensão e, através de métodos apropriados para o efeito, verificaram que as substâncias orgânicas sintetizadas eram radioactivas. Que terão concluído estes investigadores? A produção das substâncias orgânicas depende da captação de dióxido de carbono e sua incorporação no processo.

26 Alguns anos depois (1951), outra equipa de investigadores chefiada por Gaffron repetiu a experiência de Calvin, mas introduziu alterações ao protocolo: Introduziram numa suspensão de algas, submetida a uma forte iluminação, dióxido de carbono radioactivo ( 14 CO 2 ). Deixaram permanecer a suspensão de algas à luz, durante 10 minutos, após o que a colocaram na obscuridade. Verificaram que o dióxido de carbono continuava a ser absorvido durante 15 a 20 segundos, na obscuridade. Também verificaram que, se a iluminação prévia não tiver ocorrido, ou tiver ocorrido durante menos de 10 minutos, não há incorporação do dióxido de carbono nem são produzidos compostos orgânicos.

27 Que poderemos concluir dos resultados obtidos? É necessária a presença de luz para que se inicie o processo fotossintético? As reacções que levam à formação dos compostos orgânicos dependem directamente da presença da luz? Algumas reacções da fotossíntese podem ocorrer na ausência da luz? A presença da luz é necessária para o desenvolvimento de todo o processo fotossintético? SIM SIM / NÃO SIM NÃO / NÃO SIM SIM / NÃO SIM NÃO / NÃO

28

29

30

31

32 1. A clorofila a do centro de reacção do fotossistema II fica reduzida ou oxidada após ter recebido energia luminosa? Justifique. 2. Como são repostos os electrões perdidos pelo P680? 3. Como são repostos os electrões perdidos pelo P700? 4. A qual dos fotossistemas está associada a fotólise da água? 5. Justifique a afirmação: O O 2 libertado pelas plantas é um produto residual da fotossíntese. 6. Qual a origem da energia necessária para a produção de moléculas de ATP? 7. Qual o aceptor final de electrões? 8. Por que razão o processo representado é designado por fotofosforilação acíclica? 9. Em que momento desta cadeia a energia luminosa é transformada em energia química?

33

34

35

36

37

38

39

40

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos Obtenção de matéria pelos seres autotróficos - Fotossíntese: seres fotoautotróficos (plantas, algas e algumas bactérias, por ex. cianobactérias) - Quimiossíntese: seres quimioautotróficos (algumas bactérias)

Leia mais

1. Pelos seres heterotróficos. 2. Pelos seres autotróficos.

1. Pelos seres heterotróficos. 2. Pelos seres autotróficos. Unidade 1 Obtenção de matéria 1. Pelos seres heterotróficos. 2. Pelos seres autotróficos. O que são seres autotróficos? Seres vivos que sintetizam matéria orgânica a partir de matéria mineral, recorrendo

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia - 10º Ano Fotossíntese

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia - 10º Ano Fotossíntese Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia - 10º Ano Fotossíntese Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: 1. Lê atentamente as seguintes afirmações relativas ao ATP e indica o respectivo

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos Obtenção de matéria pelos seres autotróficos A aquisição de matéria e energia pelos sistemas vivos é feita de formas muito variadas. Ao nível da autotrofia, a fotossíntese é o principal processo, estando

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos: Fotossíntese Quimiossíntese

Obtenção de matéria pelos seres autotróficos: Fotossíntese Quimiossíntese Obtenção de matéria pelos seres autotróficos: Fotossíntese Quimiossíntese Biologia e Geologia 10º ano Relembrando Seres heterotróficos Necessitam de obter matéria orgânica e não orgânica (água, minerais,

Leia mais

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto

Fotossíntese e Quimiossíntese. Natália Paludetto Fotossíntese e Quimiossíntese Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com Fotossíntese Os seres que a realizam são conhecidos como autotróficos. É processo pelo qual os seres clorofilados sintetizam

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 109 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ Em cavernas escuras

Leia mais

O QUE SE PRETENDE. 1. Seleccionar o material que permita extrair e separar os pigmentos fotossintéticos presentes nos cloroplastos a nível das folhas.

O QUE SE PRETENDE. 1. Seleccionar o material que permita extrair e separar os pigmentos fotossintéticos presentes nos cloroplastos a nível das folhas. O QUE SE PRETENDE 1. Seleccionar o material que permita extrair e separar os pigmentos fotossintéticos presentes nos cloroplastos a nível das folhas. 2. Descrever o procedimento efectuado na execução da

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS ORGANISMOS AUTOTRÓFICOS O 2

OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS ORGANISMOS AUTOTRÓFICOS O 2 OBTENÇÃO DE MATÉRIA PELOS ORGANISMOS AUTOTRÓFICOS O 2 2 2 SERES AUTOTRÓFICOS Usando uma fonte de energia (luz), água, dióxido de carbono e sais minerais, conseguem produzir matéria orgânica. Contém carbono

Leia mais

Citoplasma organelas energéticas

Citoplasma organelas energéticas Citoplasma organelas energéticas luz cloroplasto CO2 + H2O C6H12O6 + O2 mitocôndria ENERGIA (ATP) ATP a moeda energética das células Respiração Dicas... A primeira etapa da respiração (glicólise) é anaeróbica

Leia mais

Biologia e Geologia 10º ano

Biologia e Geologia 10º ano Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Tema 2 de Biologia Leia com atenção as perguntas que se seguem, e utilize a folha

Leia mais

Questão 5. Questão 2. Questão 3. Questão 6. Questão 7. Questão 4. 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a):

Questão 5. Questão 2. Questão 3. Questão 6. Questão 7. Questão 4. 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a): 1 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Observe a equação geral da fotossíntese para responder as questões de 01 a 04. Questão 5 Sobre o processo de fotossíntese, observe

Leia mais

Luz. Reacção geral da fotossíntese. Luz

Luz. Reacção geral da fotossíntese. Luz Os organismos fotossintéticos utilizam a luz solar como fonte de energia para a biossíntese de ATP e NADPH, que são utilizados para produção de glícidos e outros compostos orgânicos, a partir de CO 2 e

Leia mais

Fotossíntese Biologia

Fotossíntese Biologia Fotossíntese Licenciatura em Ciências Exatas Biologia 3-2017 Fotossíntese x Respiração Fotossíntese cianobactérias Bactérias vermelhas sulfurosas Plantas verdes Histórico Aristóteles: pensava que as plantas

Leia mais

http://biology-animation.blogspot.com.br/2007/01/photosynthesis.html http://www.johnkyrk.com/photosynthesis.html http://www.blinkx.com/watch-video/photosynthesis-bioflix-animation/zwvq8tsgqeg7fgsd2mwptw

Leia mais

Importância:produção de alimentos, biomassa e oxigênio (O 2 ) cianobacteria

Importância:produção de alimentos, biomassa e oxigênio (O 2 ) cianobacteria Definição: Processo fisico-quimico que ocorre em plantas, algas e alguns procariotos e que utiliza diretamente a energia luminosa para sintetizar compostos orgânicos cianobacteria Importância:produção

Leia mais

Fotossíntese 08/06/2017. Fotossíntese: Captura da Energia Luminosa. Origem do Cloroplasto. Organismos Fotossintetizantes

Fotossíntese 08/06/2017. Fotossíntese: Captura da Energia Luminosa. Origem do Cloroplasto. Organismos Fotossintetizantes Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso Engenharia Química Disciplina Bioquímica Fotossíntese: Captura da Energia Luminosa Energia solar é fonte de

Leia mais

FT - Fotossíntese 10º BG. Fotossíntese e a relação com a respiração: Localização da fotossíntese: Estrutura do Cloroplasto.

FT - Fotossíntese 10º BG. Fotossíntese e a relação com a respiração: Localização da fotossíntese: Estrutura do Cloroplasto. Fotossíntese e a relação com a respiração: Localização da fotossíntese: Estrutura do Cloroplasto Os principais acontecimentos da fotossíntese são: A absorção da energia da luz pela clorofila; Oxidação

Leia mais

Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química;

Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química; Processo pelo qual a energia luminosa é captada e convertida em energia química; Presente em procariotos e eucariotos; Mais de metade de toda a fotossíntese do planeta ocorre nas algas unicelulares. O

Leia mais

FOTOSSÍNTESE. Prof. Fabio Nogueira

FOTOSSÍNTESE. Prof. Fabio Nogueira FOTOSSÍNTESE Prof. Fabio Nogueira Definição: Processo que ocorre em plantas, algas e alguns procariotos e que utiliza diretamente a energia luminosa para sintetizar compostos orgânicos Importância:produção

Leia mais

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese.

Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Que diferenças existem entre a célula vegetal e animal? Características da célula vegetal e fotossíntese. Parte da Célula Principais diferenças: Componente Célula Animal Célula Vegatal Membrana Parede

Leia mais

Aula 10 Fotossíntese

Aula 10 Fotossíntese Aula 10 Fotossíntese A fotossíntese é um importante processo nutritivo, que ocorre desde os seres vivos mais simples, como as algas unicelulares e cianobactérias, até os organismos complexos. O processo

Leia mais

Metabolismo Energético. Professora: Luciana Ramalho 2017

Metabolismo Energético. Professora: Luciana Ramalho 2017 Metabolismo Energético Professora: Luciana Ramalho 2017 Metabolismo Energético Respiração celular Exergônica Catabolismo Produção de energia Ocorre na Mitocôndria Fotossíntese Endergônica Anabolismo Produção

Leia mais

O processo fotossintético

O processo fotossintético O processo fotossintético Comecemos por rever a equação geral da fotossíntese: Ou seja, partindo de Dióxido de Carbono e água, as plantas produzem glicose e Oxigénio. Agora a questão é: como? A fotossíntese

Leia mais

Metabolismo Celular: Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Metabolismo Celular: Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Metabolismo Celular: Respiração e Fotossíntese Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto MAR/2011 Aspectos Gerais da Fotossíntese Fotossíntese ntese: do grego, photos, luz, e syntithenai,

Leia mais

Fotossíntese. Importância da fotossíntese

Fotossíntese. Importância da fotossíntese Fotossíntese É um processo de formação de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas como CO 2 e H 2 O, realizado pela plantas, algas e algumas bactérias na presença de energia que pode

Leia mais

Fotossíntese. Seres autotróficos produzem as moléculas orgânicas a partir de material inorgânico

Fotossíntese. Seres autotróficos produzem as moléculas orgânicas a partir de material inorgânico Fotossíntese Seres autotróficos produzem as moléculas orgânicas a partir de material inorgânico As plantas são fotoautotróficas porque usam a luz como fonte de energia para produzirem moléculas orgânicas

Leia mais

Metabolismo Energético das Células. Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Celular Fermentação

Metabolismo Energético das Células. Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Celular Fermentação Metabolismo Energético das Células Fotossíntese Quimiossíntese Respiração Celular Fermentação 1. Introdução Reações endotérmicas - Característica: Precisam receber energia - Ex.:Fotossíntese e quimiossíntese

Leia mais

FOTOSSÍNTESE COLÉGIO DELTA PROFESSOR FLÁUDIO

FOTOSSÍNTESE COLÉGIO DELTA PROFESSOR FLÁUDIO FOTOSSÍNTESE COLÉGIO DELTA PROFESSOR FLÁUDIO A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico. Ela é fundamental para a manutenção

Leia mais

Aula FOTOSSÍNTESE META OBJETIVO. Introduzir os processos da fotossíntese. na formação dos carboidratos.

Aula FOTOSSÍNTESE META OBJETIVO. Introduzir os processos da fotossíntese. na formação dos carboidratos. FOTOSSÍNTESE META Introduzir os processos da fotossíntese. OBJETIVO na formação dos carboidratos. Conhecer os processos de abertura e fechamento estomático. Fisiologia Vegetal INTRODUÇÃO primariamente

Leia mais

FOTOSSÍNTESE MÓDULO 2 CITOLOGIA

FOTOSSÍNTESE MÓDULO 2 CITOLOGIA MÓDULO 2 CITOLOGIA Jovem, se você ainda não viu a aula de Respiração eu sugiro que você pare e vá dar uma olhada. Isso, pode ir agora mesmo, sem problemas. Eu espero. Isso porque a fotossíntese fica muito

Leia mais

A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos

A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos A energética celular ATP: captura e transfere energia livre nos sistemas biológicos Hidrólise do ATP: libera energia para suprir processos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. FÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGIAS.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. FÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGIAS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. FÍSICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGIAS. ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICOS DA ABSORÇÃO DE ENERGIA SOLAR NA FOTOSSÍNTESE. Professor: Thomas Braun. Graduando: Carlos Santos Costa.

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 20 PLASTOS E FOTOSSÍNTESE

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 20 PLASTOS E FOTOSSÍNTESE BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 20 PLASTOS E FOTOSSÍNTESE Como pode cair no enem? Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais.

Leia mais

Fosforilação Oxidativa e Fotossíntese são dois processos de captação de energia pelos organismos vivos relacionados pelo ciclo de energia entre os

Fosforilação Oxidativa e Fotossíntese são dois processos de captação de energia pelos organismos vivos relacionados pelo ciclo de energia entre os Fosforilação Oxidativa e Fotossíntese são dois processos de captação de energia pelos organismos vivos relacionados pelo ciclo de energia entre os organismos vivos e que apresentam semelhanças e diferenças.

Leia mais

Fisiologia Vegetal. Objetivos da aula: Fotossíntese: absorção de luz pigmentos fotossintéticos

Fisiologia Vegetal. Objetivos da aula: Fotossíntese: absorção de luz pigmentos fotossintéticos Fisiologia Vegetal Objetivos da aula: Fotossíntese: absorção de luz pigmentos fotossintéticos Bibliografia: Lehniger Principles of Biochemistry Taiz Plant Physiology Fotossíntese: Processo pelo qual a

Leia mais

Aulas Biologia 1 Professor João METABOLISMO ENERGÉTICO

Aulas Biologia 1 Professor João METABOLISMO ENERGÉTICO Professor João METABOLISMO ENERGÉTICO RESPIRAÇÃO CELULAR Processo aeróbico de produção de energia (ATP) a partir da quebra de moléculas orgânicas (ex.: glicose); A molécula de ATP (adenosina trifosfato)

Leia mais

É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico

É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico É a síntese de carboidratos com liberação de oxigênio, a partir de gás carbônico e água, na presença da luz e da clorofila. É um processo endergônico realizado pela maioria dos seres autotróficos, como

Leia mais

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N.

Ciências Naturais, 6º Ano. Ciências Naturais, 6º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Absorção. Escola: Nome: Turma: N. Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade Conteúdo: Absorção FICHA DE TRABALHO 1 transpiração pêlos radiculares capilaridade seiva bruta zona pilosa vasos condutores

Leia mais

- Granum: Um empilhamento de tilacoides (postos um sobre o outro). Isso

- Granum: Um empilhamento de tilacoides (postos um sobre o outro). Isso OS CLOROPLASTOS Os cloroplastos são uma espécie de plastos que possuem o pigmento verde (a clorofila, responsável pelo processo de fotossíntese) e outros pigmentos acessórios nesse processo, como os carotenoides.

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Fotossíntese. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Fotossíntese. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Conceitos fundamentais II Importância da fotossíntese III Como ocorre a fotossíntese? IV Fatores que influenciam a Taxa

Leia mais

2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo

2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo 2ª série do Ensino Médio Tarde e Noite Profª Luciana Mollo O que é? FOTOSSÍNTESE A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. Onde ocorre a fotossíntese?

Leia mais

TEÓRICA 2 DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático)

TEÓRICA 2 DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático) TEÓRICA 2 DOCENTES: Prof. Helena Galvão (responsável componente teórico) Prof. Margarida Reis (componente prático) Programa 1. Aula Teórica 1.1 Conceitos e definições 1.2 Dominíos de Woese e 8 novos reinos

Leia mais

FOTOSSÍNTESE 1º Semestre de 2011

FOTOSSÍNTESE 1º Semestre de 2011 FOTOSSÍNTESE 1º Semestre de 2011 FOTOSSÍNTESE - FORNECIMENTO DE ALIMENTO - BIOMASSA - COMBUSTÍVEL FÓSSIL - OXIGÊNIO - ENERGIA QUÍMICA ATP - PODER REDUTOR - NADPH FOTOSSÍNTESE - APENAS 5 % DA ENERGIA SOLAR

Leia mais

A energética celular:

A energética celular: A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos Capitulo 13 (p 427 a 444) e Capitulo 14 Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição A energética celular Como já vimos anteriormente

Leia mais

A energética celular:

A energética celular: A energética celular: o papel das mitocôndrias e cloroplastos Capitulo 13 (p 427 a 444) e Capitulo 14 Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição A energética celular Como já vimos anteriormente

Leia mais

BIJ Bases Conceituais da Energia

BIJ Bases Conceituais da Energia BIJ0207-15 Bases Conceituais da Energia Prof. Dr. José Antonio Souza Aula 3 Origem: Interações fundamentais Gravitacional Eletromagnética Nuclear Energia potencial gravitacional Energ. Potencial Eletrostática

Leia mais

Terra um planeta com Vida

Terra um planeta com Vida Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva.

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF FERMENTAÇÃO 9º ANO Processo anaeróbio (ocorre na ausência de O 2 ) de síntese de ATP; Glicose degradada em substâncias

Leia mais

Biologia. Fotossíntese. Professor Enrico Blota.

Biologia. Fotossíntese. Professor Enrico Blota. Biologia Fotossíntese Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia FOTOSSÍNTESE Processo de formação de matéria orgânica (principalmente a glicose) a partir de gás carbônico e água. Essa

Leia mais

Já que nosso planeta depende da luz, parece apropriado começar a discussão pela natureza da luz e como ela permite que a fotossíntese ocorra.

Já que nosso planeta depende da luz, parece apropriado começar a discussão pela natureza da luz e como ela permite que a fotossíntese ocorra. Fotossíntese Material proveniente da apostila USP (IFSC/LCE) A fotossíntese representa o caminho pelo qual praticamente toda a energia penetra na biosfera. Sem a existência desse fluxo de energia proveniente

Leia mais

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio. Free Powerpoint Templates

Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio. Free Powerpoint Templates Ciências Naturais 6º ano Lígia Palácio Free Powerpoint Templates 2015 https://www.youtube.com/watch?v=xe0xvlmm4ru Free Powerpoint Templates 2015 Ecossistemas ALGA LAPA ESTRELA-DO-MAR GAIVOTA Sol Fonte

Leia mais

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese

pluricelulares eucariontes são autotróficas fotossíntese Reino Plantae Reino Plantae As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue

Leia mais

Fosforilação Oxidativa e Fotossíntese são dois processos de captação de energia pelos organismos vivos relacionados pelo ciclo de energia entre os

Fosforilação Oxidativa e Fotossíntese são dois processos de captação de energia pelos organismos vivos relacionados pelo ciclo de energia entre os Fosforilação Oxidativa e Fotossíntese são dois processos de captação de energia pelos organismos vivos relacionados pelo ciclo de energia entre os organismos vivos e que apresentam semelhanças e diferenças.

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Fisiologia Vegetal FOTOSSÍNTESE

Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Fisiologia Vegetal FOTOSSÍNTESE Universidade Federal de Alagoas Campus Arapiraca Fisiologia Vegetal FOTOSSÍNTESE Unidade V Fotossíntese Taiz & Zeiger: Fisiologia Vegetal Capítulo 7: Reações luminosas. pág 139-171 Capítulo 8: Reações

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt II - A Origem da Vida Capítulo II - A origem da Vida A evolução dos organismos e tipo de atmosfera O tipo de actividade metabólica dos organismos O espectro de radiação

Leia mais

Plastos. Dra. Maria Izabel Gallão

Plastos. Dra. Maria Izabel Gallão Plastos - plastídeos organelas de células vegetais que possuem o próprio genoma. - existem vários tipos dentre eles os cloroplastos, diferem entre si em estrutura e função. - os outros plastídeos são rodeados

Leia mais

Os Reinos. Reino Monera

Os Reinos. Reino Monera A biodiversidade do planeta Terra é muito grande. Os cientistas estimam que haja de 5 a 30 milhões de espécies diferentes, mas apenas cerca de 1,5 milhão foram descritas, estudadas e classificadas. A classificação

Leia mais

Profa. Dra. Bernadete de Medeiros

Profa. Dra. Bernadete de Medeiros ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA - USP CURSO ENGENHARIA BIOQUÍMICA DISCIPLINA MICROBIOLOGIA - 2016 AULA 1 - PROTEOBACTÉRIA Profa. Dra. Bernadete de Medeiros RELAÇÃO EVOLUCIONÁRIO DOS ORGANISMOS ORIGEM DAS

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Cloroplasto e Fotossíntese

Cloroplasto e Fotossíntese Universidade de São Paulo (USP) Escola de Engenharia de Lorena (EEL) Engenharia Ambiental Cloroplasto e Fotossíntese Fotossíntese: Captura da Energia Luminosa Energia solar é fonte de toda a energia biológia

Leia mais

AGRICULTURA GERAL. O ambiente e a planta POMBAL PB

AGRICULTURA GERAL. O ambiente e a planta POMBAL PB AGRICULTURA GERAL O ambiente e a planta POMBAL PB O AMBIENTE E A PLANTA A PLANTA Grande diversidade de tamanhos e formas vegetais Tamanho: 1,0 cm até 100m de altura Formas: herbácea (melancia) até arbóreas

Leia mais

Fundamentos de Sensoriamento Remoto

Fundamentos de Sensoriamento Remoto UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: Geoprocessamento para aplicações ambientais e cadastrais Fundamentos de Sensoriamento Remoto Profª. Adriana

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 10 CÉLULAS: FOTOSSÍNTESE E QUIMIOSSÍNTESE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 10 CÉLULAS: FOTOSSÍNTESE E QUIMIOSSÍNTESE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 10 CÉLULAS: FOTOSSÍNTESE E QUIMIOSSÍNTESE ENERGIA LUMINOSA CLOROPLASTRO H 2 O CO 2 MITOCÔNDRIA respiração celular FOTOSSÍNTESE GLICOSE O 2 ATP energia química Glicose + O 2 ATP

Leia mais

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido

Prof. Francisco Hevilásio F. Pereira Cultivos em ambiente protegido A planta: características morfológicas, anatômicas e fisiológicas POMBAL PB A PLANTA Grande diversidade de tamanhos e formas vegetais Tamanho: 1,0 cm até 100m de altura Formas: herbácea (melancia) até

Leia mais

GERAÇÃO DE ENERGIA VERDE: CAPTAÇÃO DA ENERGIA DA FOTOSSÍNTESE

GERAÇÃO DE ENERGIA VERDE: CAPTAÇÃO DA ENERGIA DA FOTOSSÍNTESE GERAÇÃO DE ENERGIA VERDE: CAPTAÇÃO DA ENERGIA DA FOTOSSÍNTESE Estudantes: Guilherme R. Nascimento, Matheus A. F. Rocha, Marco T. C. Trajano Orientadores: Maísa G. da Silva, Raquel F. G. Machado, Vitor

Leia mais

BIOLOGIA Botânica 2012/2013 Departamento de Biologia Vegetal Francisco Carrapiço

BIOLOGIA Botânica 2012/2013 Departamento de Biologia Vegetal Francisco Carrapiço Aulas 7 e 8_ A BIOLOGIA Botânica 2012/2013 Departamento de Biologia Vegetal Francisco Carrapiço (fcarrapico@fc.ul.pt) http://azolla.fc.ul.pt/aulas/biologiabotanica.htm l Biologia (Botânica) 2012/13 Francisco

Leia mais

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA Bacharelado de Ciência e Tecnologia Profa. Iseli L. Nantes Universidade Federal do ABC. Fotossíntese: reações luminosas

BASES CONCEITUAIS DA ENERGIA Bacharelado de Ciência e Tecnologia Profa. Iseli L. Nantes Universidade Federal do ABC. Fotossíntese: reações luminosas Fotossíntese: reações luminosas A luz do sol é a fonte de energia mais importante para quase todos seres vivos. Com a ajuda da fotossíntese, a energia luminosa é usada para produzir substâncias orgânicas

Leia mais

Professor Fernando Stuchi. Fermentação Respiração Celular Fotossíntese

Professor Fernando Stuchi. Fermentação Respiração Celular Fotossíntese Fermentação Respiração Celular Fotossíntese Alimento e Energia ENERGIA QUIMICA (ATP) Carboidratos Lipídios Proteínas Substância pouco energética Respiração Celular Fermentação Todos alimentos energéticos

Leia mais

Conceitos Sobre Fisiologia Vegetal Fitorreguladores Relação Ambiente, Genótipo e Manejo Contexto da Sojicultura (Parte 1)

Conceitos Sobre Fisiologia Vegetal Fitorreguladores Relação Ambiente, Genótipo e Manejo Contexto da Sojicultura (Parte 1) Conceitos Sobre Fisiologia Vegetal Fitorreguladores Relação Ambiente, Genótipo e Manejo Contexto da Sojicultura (Parte 1) Equipe de Ecofisiologia Embrapa Soja Curso de Atualização em Soja da OCEPAR - Módulo

Leia mais

Fase clara. Fase escura

Fase clara. Fase escura Fotossíntese Fase clara Fase escura Hipótese Quimiosmótica (Mitchell, 1966) Explica como a fonte de energia e a síntese do ATP são acoplados, Hidrólise do ATP ou a transferência de elétrons geram: Potencial

Leia mais

Com base nos resultados do experimento e em outros conhecimentos sobre o assunto, responda:

Com base nos resultados do experimento e em outros conhecimentos sobre o assunto, responda: Atividade avaliativa de Biologia 3ª etapa/2017 1ª Série do Ensino Médio Professor (a):gláucia Rios Nome: Valor: Data: / / Data de entrega: / / N : Turma: Nota: pt. Tema/conteúdo: fotossíntese 1. (ESAL-MG)

Leia mais

Procariotos. (Bactérias e cianobactérias)

Procariotos. (Bactérias e cianobactérias) Procariotos (Bactérias e cianobactérias) Introdução Reino Monera (do grego moneres = único) Unicelulares ou coloniais procariotos Bactérias Cianobactérias Em termos evolutivos os mais antigos microorganismos

Leia mais

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a resposta ou a letra da opção correta no local da folha de respostas no final.

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a resposta ou a letra da opção correta no local da folha de respostas no final. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia 10º ano Teste de Avaliação Março 2019 Biologia Domínio 4: Obtenção de matéria pelos seres autotróficos; Transporte nas plantas Leia

Leia mais

Questões de vestibulares - Fotossíntese

Questões de vestibulares - Fotossíntese Questões de vestibulares - Fotossíntese 1. (ESAL-MG) A fotossíntese é um dos mais importantes fenômenos que ocorrem na Natureza, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo.

Leia mais

FOTOSSÍNTESE. Katia Christina Zuffellato-Ribas

FOTOSSÍNTESE. Katia Christina Zuffellato-Ribas FOTOSSÍNTESE Katia Christina Zuffellato-Ribas LUZ REAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE CLOROFILA 6 CO 2 + 6 H 2 O C 6 H 12 O 6 + 6 O 2 FOTOSSÍNTESE (REDUÇÃO DE CO 2 ) C 6 H 12 O 6 + 6 O 2 6 CO 2 + 6 H 2 O RESPIRAÇÃO

Leia mais

Disciplina de Biologia e Geologia 10º ANO Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nº: Turma:10ºB Data: 07/12/2007

Disciplina de Biologia e Geologia 10º ANO Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nº: Turma:10ºB Data: 07/12/2007 Disciplina de Biologia e Geologia 10º ANO Ficha de Avaliação Sumativa Nome: Nº: Turma:10ºB Data: 07/12/2007 Leia com atenção e responda sucintamente às questões que se seguem! Cotação (pontos) I Nenhum

Leia mais

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DOS ALVOS

COMPORTAMENTO ESPECTRAL DOS ALVOS Reflectância espectral característica da folha vegetal verde sadia, para o intervalo de comprimentos de onda entre 0,4 e 2,61μm. Os fatores dominantes que controlam a reflectância foliar são os vários

Leia mais

Figura 1 Fotossíntese Fonte: Alunos online

Figura 1 Fotossíntese Fonte: Alunos online FOTOSSÍNTESE Figura 1 Fotossíntese Fonte: Alunos online CONTEÚDOS Evolução da composição da atmosfera terrestre Processo da fotossíntese Representação química da fotossíntese Importância da fotossíntese

Leia mais

Apresenta todos os cálculos que efectuares. No final do enunciado, encontrarás um anexo com alguma informação relevante à sua realização.

Apresenta todos os cálculos que efectuares. No final do enunciado, encontrarás um anexo com alguma informação relevante à sua realização. 11ºAno Turma I Escola Secundária Filipa de Vilhena 2010/2011 Curso: Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Física e Química TESTE DE AVALIAÇÃO Módulo F3 Luz e Fontes de Luz Número: Nome: Classificação:

Leia mais

REINO MONERA. Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti

REINO MONERA. Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti REINO MONERA Capítulo 8 Sistema Poliedro de Ensino Professora Giselle Cherutti CARACTERÍSTICAS GERAIS Formado por arqueas, bactérias e cianobactérias. São seres muito simples - unicelulares e procariontes.

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Professora Priscila F Binatto Setembro/ 2016 ENERGIA Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Autótrofos Realização de fotossíntese Heterótrofos Obtenção da glicose pronta a partir de outra fonte RESPIRAÇÃO

Leia mais

Fotossíntese. Captação de energia luminosa. MsC Elwi Machado Sierra

Fotossíntese. Captação de energia luminosa. MsC Elwi Machado Sierra Captação de energia luminosa MsC Elwi Machado Sierra s Etapa luminosa Resumo Etapa de assimilação Ciclo do Calvin Benson Bassham Fotorrespiração (C2) Mecanismos de assimilação de C CO2 CO2 CO2 Captação

Leia mais

FOTOSSÍNTESE. Katia Christina Zuffellato-Ribas

FOTOSSÍNTESE. Katia Christina Zuffellato-Ribas FOTOSSÍNTESE Katia Christina Zuffellato-Ribas LUZ REAÇÃO DA FOTOSSÍNTESE CLOROFILA 6 CO 2 + 6 H 2 O C 6 H 12 O 6 + 6 O 2 FOTOSSÍNTESE (REDUÇÃO DE CO 2 ) C 6 H 12 O 6 + 6 O 2 6 CO 2 + 6 H 2 O RESPIRAÇÃO

Leia mais

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1

Ficha de trabalho. 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 Ficha de trabalho 1. Observa a figura 1 que representa as relações tróficas em dois ecossistemas. Figura 1 1.1 Relativamente ao ecossistema terrestre considerado, esquematize uma cadeia alimentar. Bactéria

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO. BIOLOGIA 9º ano Profª Renata Coelho Rodrigues

METABOLISMO ENERGÉTICO. BIOLOGIA 9º ano Profª Renata Coelho Rodrigues METABOLISMO ENERGÉTICO BIOLOGIA 9º ano Profª Renata Coelho Rodrigues METABOLISMO ENERGÉTICO PLASTOS: Organelas membranosas (células vegetais e algas eucarióticas). Tilacóides: CLOROPLASTOS Presente em

Leia mais

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos

Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Professora Priscila F Binatto Agosto/ 2015 ENERGIA Obtenção de nutrientes pelos seres vivos Autótrofos Realização de fotossíntese Heterótrofos Obtenção da glicose pronta a partir de outra fonte RESPIRAÇÃO

Leia mais

Fotossíntese. Origem do oxigênio e fotossíntese bacteriana

Fotossíntese. Origem do oxigênio e fotossíntese bacteriana Fotossíntese Material retirado do site Só Biologia (na íntegra) A fotossíntese é o principal processo autotrófico e é realizada pelos seres clorofilados, representados porplantas, alguns protistas, bactérias

Leia mais

DETEÇÃO REMOTA 2011/2012 Frequência 23 de Novembro de 2011

DETEÇÃO REMOTA 2011/2012 Frequência 23 de Novembro de 2011 DETEÇÃO REMOTA 2011/2012 Frequência 23 de Novembro de 2011 1 Na figura ao lado encontra-se representada a fração de luz dispersa em função do comprimento de onda. Note que, no eixo dos xx, se encontram

Leia mais

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE

Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro 1ª PARTE ACTIVIDADE PRÁCTICA DE SALA DE AULA FÍSICA 10.º ANO TURMA A Simulação do Espectro Contínuo emitido por um Corpo Negro Zoom escala do eixo das ordenadas 1ª PARTE Cor do corpo Definir temperatura do corpo

Leia mais

Profª Eleonora Slide de aula. Fotossíntese: As Reações da Etapa Clara ou Fotoquímica

Profª Eleonora Slide de aula. Fotossíntese: As Reações da Etapa Clara ou Fotoquímica Fotossíntese: As Reações da Etapa Clara ou Fotoquímica Fotossíntese Profª Eleonora Slide de aula Captação da energia solar e formação de ATP e NADPH, que são utilizados como fontes de energia para sintetizar

Leia mais

Organelas e suas funções. A energética celular:

Organelas e suas funções. A energética celular: Organelas e suas funções Capitulo 15- Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição A energética celular: Capitulo 13 (p 427 a 444) e Capitulo 14 Fundamentos da Biologia Celular- Alberts- 2ª edição

Leia mais

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato

Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Reino Protista (Algas e Protozoários) Profº Jeferson Mussato Introdução Constituem um grupo heterogêneo (ap. 22.000 sp), podem ser uni ou pluricelulares, micro ou macroscópicas, presentes em lagos, rios,

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular

Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Exercitando Ciências - Temas: Fotossíntese e Respiração Celular Esta lista de exercícios aborda os conteúdos curriculares: Fotossíntese e a Respiração Celular. 1) A fotossíntese inicia-se com a captação

Leia mais