EDITAL N.º 24/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNILASALLE CANOAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL N.º 24/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNILASALLE CANOAS"

Transcrição

1 EDITAL N.º 24/2016 SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNILASALLE CANOAS O Reitor do Centro Universitário La Salle Unilasalle Canoas, no uso das suas atribuições legais e regimentais, torna público o presente Edital para acadêmicos interessados em atuar como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), conforme Edital CAPES Nº 061/ Disposições gerais Esta seleção visa cumprir o suprimento de vagas e cadastro reserva para a continuidade de execução do Projeto Pibid/Capes Unilasalle Canoas. Para tanto, serão oferecidas 10(dez) bolsas de iniciação à docência para acadêmicos dos cursos de licenciatura constantes neste Edital. 2. Objetivos Este Programa, promovido com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo principal proporcionar um incremento qualitativo aos processos de formação inicial dos licenciandos para atuarem na Educação Básica. Uma apresentação mais detalhada do PIBID está disponível na página da CAPES (http://www.capes.gov.br/). 3. Das licenciaturas e das vagas Poderão se candidatar às bolsas de iniciação à docência, acadêmicos dos seguintes cursos de licenciatura do Centro Universitário La Salle UNILASALLE CANOAS: Curso Superior de Licenciatura em Química Cadastro Reserva Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas- 02 vagas Curso Superior de Licenciatura em Letras- Português Cadastro Reserva Curso Superior de Licenciatura em Letras- Língua Inglesa Cadastro Reserva Curso Superior de Pedagogia- 02 vagas Curso Superior de Educação Física-Licenciatura 06 vagas Curso Superior de História Licenciatura- Cadastro Reserva 4. Das bolsas 4.1 Atualmente o Projeto Pibid está sendo regido pela Portaria CAPES Nº 096/2013, sendo assim, o prazo de duração da bolsa e seu respectivo valor é regido pela legislação da CAPES, que regulamenta o Pibid, conforme editais da Capes. 5. Definição e Requisitos dos Bolsistas de iniciação à docência Poderão se candidatar às bolsas de iniciação à docência- ID, acadêmicos dos cursos de licenciatura do Unilasalle Canoas e que atendam aos seguintes requisitos: a) ser brasileiro, ou possuir visto permanente no País; Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.1.

2 b) estar em dia com as obrigações eleitorais; c) não acumular bolsas de outra fonte pública. Ex: (CNPq, FAPERGS). d) estar regularmente matriculado em curso de licenciatura nas áreas abrangidas pelo PIBID/UNILASALLE CANOAS; e) estar apto a iniciar as atividades relativas ao Projeto imediatamente após ser aprovado pela CAPES; f) ser selecionado pela Comissão de Acompanhamento do Pibid - CAP; g) ter disponibilidade de 32 horas mensais (8 horas semanais) para as atividades relacionadas ao Projeto Pibid. 6. Calendário da seleção 6.1 Lançamento do Edital de seleção Nº 24: 01 de setembro de Inscrição dos candidatos: de 02 a 09 de setembro de 2016 na coordenação do respectivo curso do candidato. 6.3 Seleção: de 09 a 12 de setembro de Divulgação dos resultados: 13 de setembro de 2016, por meio eletrônico de acesso público (site do Unilasalle Canoas). 7. Documentos necessários à inscrição: a) cópia da cédula de identidade; b) cópia do CPF (ou Comprovação de situação cadastral do CPF - pode ser obtido do no sítio: c) cópia do título eleitor e comprovante da última votação; d) histórico escolar atualizado do Unilasalle Canoas; e) ficha de inscrição preenchida (Anexo 1) f) termo de compromisso (Anexo 2) g) declaração de horários disponíveis (Anexo 3) h) plano de ação preenchido (anexo 4) i) Comprovante dos dados bancários: cópia de extrato de conta corrente ou de folha de cheque ou de cartão do Banco 7. Do processo de seleção 7.1 O processo de seleção consiste de análise da documentação, do plano de ação (anexo 4) - a partir do projeto da área (disponível em: 7.2 Em caso de o número de candidatos classificados ser superior ao número de vagas terão preferência: a) alunos que tenham cursado maior quantidade de disciplinas pedagógicas; b) alunos com melhor desempenho acadêmico (média entre as notas das disciplinas cursadas); c) alunos sem experiência docente. 8. Das obrigações dos selecionados Os candidatos selecionados comprometem-se a desenvolver o plano de trabalho de seu curso, aprovado pela Comissão de Acompanhamento do Pibid CAP e: a) executar o plano de atividades sob orientação do coordenador de área e do supervisor; Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.2.

3 b) apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho na escola, divulgando-os na instituição onde estuda, em eventos de iniciação à docência promovidos pela instituição e em ambiente virtual do PIBID, organizado pela CAPES; c) adotar uma postura ética e profissional ao exercitar a docência nos espaços da escola; d) assumir seu compromisso e responsabilidade com a ação desenvolvida como bolsista, nas relações estabelecidas com o professor bolsista supervisor, coordenadores e comunidade escolar. 9. Das substituições O não atendimento às disposições deste edital e comprovada a inadequação da conduta do bolsista para assumir ou manter a bolsa de iniciação à docência, implicarão em substituição, bem como em devolução da bolsa, se for o caso. 10. Dos casos não previstos Casos omissos e não expressamente previstos neste Edital serão avaliados pela Comissão de Acompanhamento do Pibid CAP, presidida pelo coordenador institucional. Canoas, 01 de setembro de Prof. Dr. Paulo Fossatti, fsc Reitor Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.3.

4 ANEXO 1 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DOS ALUNOS Nome completo: Data de nascimento: N. de matrícula: RG: CPF: Título de eleitor: End. completo: CEP... Telefones: ( ) ( ) ( ) Curso e semestre: Cód. Curso: Horários em que está matriculado no semestre atual: Turnos disponíveis: Previsão de ano de conclusão do Curso: Nome do banco Código do banco Nº da conta corrente Nome da agência Nº da agência com DV Recebe alguma bolsa? ( ) Sim ( ) Não. Qual? Observação: * Conta Corrente (não pode ser conta investimento, poupança ou salário. Caso seja conta conjunta, o bolsista deve ser o titular) Assinatura Data: / / 201 No ato da inscrição, o candidato deverá entregar: - cópia da cédula de identidade; - cópia do CPF; - cópia do título eleitor e comprovante da última votação; - histórico escolar atualizado; - termo de compromisso (Anexo2) - Xerox do Cartão do Banco onde constem os dados relativos à conta bancária Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.4.

5 ANEXO 2 DECLARAÇÃO DO ALUNO BOLSISTA Declaro: (1) conhecer o Edital PIBID/UNILASALLE CANOAS N.º 024/2016 expedido pelo UNILASALLE CANOAS, especificando os requisitos exigidos para o presente processo pré-seletivo; (2) ter entregado toda documentação exigida no Edital; (3) saber que a documentação apresentada no ato da inscrição será submetida à pré-análise para posterior deferimento ou não pela Coordenação Institucional do PIBID/UNILASALLE CANOAS (4) ter disponibilidade de, no mínimo, 32 horas mensais para dedicar-me às atividades do PIBID/UNILASALLE CANOAS desenvolvidas na escola, em combinação com o coordenador de área e com o professor bolsista supervisor da escola em que atuarei e para participar das reuniões e de outras atividades de estudo propostas pelo Projeto do Curso ao qual estou me candidatando para a bolsa de iniciação à docência. (5) ter ciência de que a participação neste processo seletivo não implica em minha imediata chamada para integrar o PIBID/UNILASALLE CANOAS tendo, portanto o caráter de préseleção. ACEITE DO/A ALUNO/A Confirmo a veracidade das informações contidas no formulário de inscrição e declaro ter ciência das condições para participação no PIBID/UNILASALLE CANOAS. Assim sendo, aceito submeter-me integralmente ao disposto neste edital para todos os efeitos avaliativos e seletivos., / / Nome completo do Candidato Assinatura do Candidato Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.5.

6 ANEXO 3 DECLARAÇÃO DE HORÁRIOS Informar no quadro abaixo os horários de suas atividades utilizando as seguintes siglas: (PIBID), para os horários que serão reservados para o Programa; (AULA), para os horários de aula no Unilasalle Canoas; (TRABALHO), para os horários nos quais exerce atividade profissional, se for o caso. Manhã Tarde Noite 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira Sábado Declaro para fins de organização das atividades, que esses horários poderão ser adequados às condições do grupo de bolsistas das referidas áreas e escolas, sem prejuízo aos horários de aula no UNILASALLE CANOAS. Nome completo do Candidato Assinatura do Candidato Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.6.

7 ANEXO 4 PLANO DE AÇÃO (replique os itens conforme a quantidade de atividades propostas) Atividade: Objetivo: Avaliação (o que será considerado satisfatório na realização da atividade): Edital 24/2016 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. - 01/09/ p.7.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL N.º 001/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID UFES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS EDITAL N.º 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID A Direção Acadêmica e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS tornam público a abertura

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID FEEVALE Nº. 06/2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID FEEVALE Nº. 06/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID FEEVALE Nº. 06/2013 A Pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº 02/ Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNIFRA -

EDITAL Nº 02/ Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNIFRA - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 02/2011 - Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNIFRA - O Centro Universitário Franciscano, por

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO Edital N 001/2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE LICENCIANDOS PIBID/ IFAL INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DAS LICENCIATURAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DAS LICENCIATURAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DAS LICENCIATURAS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES-IFCE Edital para Seleção de Alunos Bolsistas-CADASTRO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/CAPES EDITAL Nº 01/2014 Subprojeto PIBID/História /UFOPA SELEÇÃO DE DISCENTES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO Edital N 003/2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE LICENCIANDOS PIBID/ IFAL

Leia mais

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO SOCIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SUBPROJETO SOCIOLOGIA EDITAL 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL PIBID Nº 01/2016 RETIFICAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID Nº 01/2016 RETIFICAÇÃO SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID Nº 01/2016 RETIFICAÇÃO

Leia mais

Edital PIBID n. 002/2016 Alunos de iniciação à docência subprojeto Ciências Biológicas CADASTRO DE RESERVA

Edital PIBID n. 002/2016 Alunos de iniciação à docência subprojeto Ciências Biológicas CADASTRO DE RESERVA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES A Pró-Reitoria de Ensino

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ-UESPI PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS PREX EDITAL PREX Nº 09/2017 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, torna pública a abertura das inscrições para seleção de estagiários

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES-IFCE Edital para Seleção de Alunos Bolsistas Edital

Leia mais

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP - 2015 A Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG- UNESP, torna público o processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 007/2016 PIBID/UNESPAR - Campus Apucarana ABERTURA DE SELEÇÃO (E LISTA DE ESPERA) DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DE APUCARANA NAS ÁREAS DE LETRAS INGLÊS, LETRAS

Leia mais

EDITAL PIBID-UFOB Nº 01/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS

EDITAL PIBID-UFOB Nº 01/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA UFOB tornam público a abertura de seleção para bolsistas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ - REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID/UPE Nº 004/2014, DE 13 DE MARÇO DE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE VAGAS

Leia mais

1. Das vagas. 2. Das inscrições

1. Das vagas. 2. Das inscrições MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO PIBID-DIVERSIDADE/UFPI

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 01/2016 PIBID UFPB Retificado PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 03/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 03/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - CAPES CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 03/2013 - Processo Seletivo de Bolsistas para o PIBID/UNIFRA - O Centro Universitário Franciscano, por

Leia mais

EDITAL PIBID-UFOB Nº 01/ FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

EDITAL PIBID-UFOB Nº 01/ FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PIBID-UFOB Nº 01/2016 - FORMAÇÃO DO CADASTRO DE RESERVA PARA O - PIBID A Pró-Reitoria de Graduação e Ações Afirmativas, mediante a Coordenação Institucional do PIBID DA UFOB torna público o processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS ALUNOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS ALUNOS DE GRADUAÇÃO PROJETO: Rede colaborativa de práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 20/ PROGRAD

EDITAL Nº 20/ PROGRAD EDITAL Nº 20/2015 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO DE FLUXO CONTÍNUO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID-UFAC PROGRAMA ESPECIAL EM MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UNIFESP CAMPUS GUARULHOS. Subprojeto Pedagogia

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UNIFESP CAMPUS GUARULHOS. Subprojeto Pedagogia SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA ATUAREM NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/UNIFESP CAMPUS GUARULHOS Subprojeto Pedagogia EDITAL PROGRAD Nº. 10, de 26 de julho de 2016 A PRÓ-REITORA

Leia mais

EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 01/2015, DE 09 DE MARÇO DE 2015.

EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 01/2015, DE 09 DE MARÇO DE 2015. EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 01/2015, DE 09 DE MARÇO DE 2015. EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),

Leia mais

DEVERES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

DEVERES DOS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E BOLSA DE PROFESSOR SUPERVISOR NA ESCOLA PARCEIRA PIBID/CAPES/UNESP - 2016 A Coordenação do subprojeto Matemática/FC

Leia mais

PRORROGAÇÃO DO EDITAL Nº 002/2012/PIBID-UFOPA

PRORROGAÇÃO DO EDITAL Nº 002/2012/PIBID-UFOPA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO/PROGRAMA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE

Leia mais

Edital N.º 03/UNOESC-R/2013 Abre processo de seleção de estudantes bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid.

Edital N.º 03/UNOESC-R/2013 Abre processo de seleção de estudantes bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid. Edital N.º 03/UNOESC-R/2013 Abre processo de seleção de estudantes bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid. O Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Prof.

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PIBID-UNICRUZ/CAPES EDITAL PIBID-UNICRUZ Nº 41/2016

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PIBID-UNICRUZ/CAPES EDITAL PIBID-UNICRUZ Nº 41/2016 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PIBID-UNICRUZ/CAPES EDITAL PIBID-UNICRUZ Nº 41/2016 Processo Seletivo de Bolsistas de Iniciação à Docência (atendendo

Leia mais

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS

FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS FACULDADES ADAMANTINENSES INTEGRADAS EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CIENTÍFICA (PIBID/CAPES/FAI/ 2012/2013) BOLSAS REMANESCENTES EDITAL N O

Leia mais

EDITAL PIBID/UFMS Nº 01/2016, DE 20 DE JUNHO DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

EDITAL PIBID/UFMS Nº 01/2016, DE 20 DE JUNHO DE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EDITAL PIBID/UFMS Nº 01/2016, DE 20 DE JUNHO DE 2016. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/UFMS O COORDENADOR INSTITUCIONAL

Leia mais

EDITAL UEFS/TOPA - ETAPA 2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO TOPA/UEFS

EDITAL UEFS/TOPA - ETAPA 2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO TOPA/UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX/DIESU N 37/2015 A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlândia, no uso de suas atribuições,

Leia mais

SUBPROJETO CAMPUS BOLSAS 1 Biologia Patos 01 Total de Bolsas 01

SUBPROJETO CAMPUS BOLSAS 1 Biologia Patos 01 Total de Bolsas 01 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID Nº 10/2016 SELEÇÃO PÚBLICA

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID/UCDB 02/2014

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID/UCDB 02/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID/UCDB 02/2014 A Pró-Reitoria de Ensino e Desenvolvimento da Universidade Católica Dom Bosco UCDB,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID-LETRAS Nº 01/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISOR(A) A coordenação do subprojeto

Leia mais

EDITAL Nº 01/PIBID-Diversidade/UFSC/2012 DE 09 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL Nº 01/PIBID-Diversidade/UFSC/2012 DE 09 DE OUTUBRO DE 2012 EDITAL Nº 01/PIBID-Diversidade/UFSC/2012 DE 09 DE OUTUBRO DE 2012 O Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID- Diversidade) da Universidade Federal de

Leia mais

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Educação de qualidade ao seu alcance EDITAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID/2014 EDITAL Nº 01/2014- SELEÇÃO DE BOLSISTAS SUPERVISORES PARA O PIBID. O Núcleo de Pesquisa da Faculdade de Ciências Humanas e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID Edital nº. 01 de 2015 O Reitor da Universidade de Rio Verde representado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 002/2015 PIBID/UNESPAR ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS

Leia mais

EDITAL PROPESQ/PIBID N 3, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS DO PIBID/IFAP

EDITAL PROPESQ/PIBID N 3, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS DO PIBID/IFAP SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ EDITAL PROPESQ/PIBID N 3, DE 19 DE AGOSTO DE 2015 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS DO PIBID/IFAP 1. APRESENTAÇÃO A COMISSÃO

Leia mais

VAGA VOLUNTÁRIO 1 FÍSICA Cajazeiras 01 Total de VAGAS 01

VAGA VOLUNTÁRIO 1 FÍSICA Cajazeiras 01 Total de VAGAS 01 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº. 37 /2013 PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES-BOLSISTAS PIBID

EDITAL PROGRAD Nº. 37 /2013 PROCESSO SELETIVO PARA SUPERVISORES-BOLSISTAS PIBID SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL PROGRAD

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 001/2016 PIBID/UNESPAR ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS DE Paranavaí, NA ÁREA DE MATEMATICA, CIÊNCIAS

Leia mais

EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 02/2014, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014.

EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 02/2014, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. EDITAL PIBID/UNISINOS Nº 02/204, DE 7 DE FEVEREIRO DE 204. EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Universidade do Vale do Rio

Leia mais

EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS

EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS EDITAL Nº. 02 CCNE/DEPT. BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR/UFSM SELEÇÃO DE BOLSITAS A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do projeto Institucional FIEX, torna pública a abertura de inscrições

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ UESPI EDITAL Nº 026 /2014 A Universidade Estadual do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários - PREX, MEMO DGP/Nº 050/2014, torna pública a abertura das inscrições para

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / PEDAGOGIA - PROGRAD Nº.83/2013

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL PET / PEDAGOGIA - PROGRAD Nº.83/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD EDITAL PET / PEDAGOGIA - PROGRAD Nº.83/2013 A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Graduação PROGRAD, torna público

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB EDITAL Nº. 01/2014 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Edital 02/2016 DLES

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Edital 02/2016 DLES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Edital 02/2016 DLES Seleção dos Candidatos para Bolsas de Iniciação à Docência- Campus de São Cristóvão. VAGAS REMANESCENTES E CADASTRO DE RESERVA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL 05/2013-PIBID/UFRR Boa Vista, 04 de março de 2013. PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL Nº. 2, DE 24 DE ABRIL DE 2017

Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul EDITAL Nº. 2, DE 24 DE ABRIL DE 2017 EDITAL Nº. 2, DE 24 DE ABRIL DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA MONITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CATEGORIA BOLSISTA/VOLUNTÁRIO O DIRETOR DO INSTITUTO DE QUÍMICA da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,

Leia mais

EDITAL 01/2016 DIRETORIA GERAL EDUCACIONAL

EDITAL 01/2016 DIRETORIA GERAL EDUCACIONAL EDITAL 01/2016 DIRETORIA GERAL EDUCACIONAL Dispõe de Processo de Seleção Docente para formação de cadastro de reserva 2017. A Direção Geral do Colégio Dom Bosco, no uso de suas atribuições legais, torna

Leia mais

EDITAL PIBID No05 /2014

EDITAL PIBID No05 /2014 EDITAL PIBID No05 /2014 O Centro Universitário Serra dos Órgãos UNIFESO, por intermédio da Pró-Reitoria Acadêmica - PROAC, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo

Leia mais

EDITAL Nº 34/ PROGRAD

EDITAL Nº 34/ PROGRAD EDITAL Nº 34/2016 - PROGRAD PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID-UFAC SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (RIO BRANCO) 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL PIBIC 2015/2016

EDITAL PIBIC 2015/2016 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO Credenciado pela Portaria n 2.535 de 19/08/04 - MEC CNPJ 05.379.062/0001-70 Avenida Boa Vista nº700 - Bairro: São Francisco CEP: 65631-350 Timon/MA Fone: 99 3212-2185

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 02, DE 18 DE JANEIRO DE 2017.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 02, DE 18 DE JANEIRO DE 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 02, DE 18 DE JANEIRO DE 2017. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL PIBID DIVERSIDADE - UFGD Nº. 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A DIVERSIDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL PIBID DIVERSIDADE - UFGD Nº. 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A DIVERSIDADE EDITAL - UFGD Nº. 01/2014 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A DIVERSIDADE A Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade na UFGD,

Leia mais

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016

Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Edital FUNIARP / MONITORIA nº 024/2016 Dispõe sobre a abertura das inscrições para o Programa de Monitoria do Curso de Engenharia Civil da UNIARP. A REITORIA DA UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE,

Leia mais

EDITAL Nº 03 /2014 SELEÇÃO INTERNA DE LICENCIANDOS PARA O PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

EDITAL Nº 03 /2014 SELEÇÃO INTERNA DE LICENCIANDOS PARA O PROJETO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE PRÁTICA DISCENTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID

Leia mais

EDITAL N.º 170/2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA

EDITAL N.º 170/2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA EDITAL N.º 170/2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 PARA BOLSISTAS DO PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais, informa aos

Leia mais

Dispõe sobre o Programa Institucional de Mentoria para Calouros, Alunos Estrageiros e Visitantes Unigranrio.

Dispõe sobre o Programa Institucional de Mentoria para Calouros, Alunos Estrageiros e Visitantes Unigranrio. Duque de Caxias, 18 de abril de 2016 Edital N 005 /2016 Dispõe sobre o Programa Institucional de Mentoria para Calouros, Alunos Estrageiros e Visitantes Unigranrio. A Pró-Reitoria Comunitária e de Extensão

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância

EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR. Cursos de Aperfeiçoamento a Distância EDITAL Nº 04/2012 SELEÇÃO PARA PROFESSOR EXECUTOR Cursos de Aperfeiçoamento a Distância A Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia abre inscrições para o processo de seleção de Professores

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC

PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC PROCESSO DE SELEÇÃO DE PROFESSORES FORMADORES PARA O PNAIC A Coordenação do PNAIC/UFMA faz saber que estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de 40 (quarenta) Professores Formadores para

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFMA

SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFMA SELEÇÃO DE MONITORES VOLUNTÁRIOS PARA A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFMA O Presidente da Comissão Própria de Avaliação UFMA torna público a todos os interessados, que estão abertas as inscrições

Leia mais

Serão exigidos os seguintes requisitos para se candidatar a Tutor Presencial com vistas à atuação nos Polos de Apoio Presencial:

Serão exigidos os seguintes requisitos para se candidatar a Tutor Presencial com vistas à atuação nos Polos de Apoio Presencial: EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL POLOS DE CAMAÇARI JOÃO PESSOA CAMPINA GRANDE - CONDE EDITAL Nº 01/14 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA TUTOR PRESENCIAL PARA PREENCHIMENTO

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA CURSO DE BACHARELADO EM FAMÁCIA GESTÃO ESTÁGIOS EDITAL Nº. 02/2014

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA CURSO DE BACHARELADO EM FAMÁCIA GESTÃO ESTÁGIOS EDITAL Nº. 02/2014 INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA CURSO DE BACHARELADO EM FAMÁCIA GESTÃO ESTÁGIOS EDITAL Nº. 02/2014 INSCRIÇÃO PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA REDE DE FARMÁCIAS PAGUE MENOS A Coordenação do Curso de Bacharelado

Leia mais

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANT ANA FACULDADE SANT ANA Recredenciada pela Portaria MEC nº 1473 de 07 de Outubro de 2011. INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SANT ANA Credenciado pela Portaria MEC nº 2812

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA NA MODALIDADE, PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (campus Bagé)

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA NA MODALIDADE, PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (campus Bagé) CHAMADA PÚBLICA SELEÇÃO DE BOLSISTA PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO _ EDITAL CAPES Nº 049/2012 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA NA MODALIDADE, PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS (campus Bagé)

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS

EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS 1 EDITAL Nº 01/2017 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO E APOIO AO EDUCANDO SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA O CURSO DE EXTENSÃO ENEM PARA TODOS PUBLICADO EM: 19/05/2017. 2 A Coordenação de Extensão e Apoio ao Educando do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB AUTORIZAÇÃO: DECRETO Nº92937/86, DOU RECONHECIMENTO: PORTARIA Nº909/95, DOU ANEXO 2 DO EDITAL PIBID UNEB CAPES Nº. 010/2014 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Candidato (a) Matrícula Curso / Depto. UNEB (iniciação à docência) Escola (supervisão) ENDEREÇO:...Nº... BAIRRO:...CIDADE:... CEP.:...

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Edital 23/2016 PROGRAD/UEPB SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORAL (PET) CAMPUS I CAMPINA GRANDE A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba, torna

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE SUPERVISÃO PIBID-UFAC

EDITAL PROGRAD Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE SUPERVISÃO PIBID-UFAC EDITAL PROGRAD Nº 29/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA COMPOSIÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA DE BOLSAS DE SUPERVISÃO PIBID-UFAC 1. APRESENTAÇÃO 1.1. A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

PROJETO CONSULTÓRIO ITINERANTE DE ODONTOLOGIA

PROJETO CONSULTÓRIO ITINERANTE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EDITAL Nº 001/2014 O Diretor da Faculdade de Odontologia da UFPA e a coordenação do Projeto consultório itinerante de odontologia torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMITÊ LOCAL DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO CLAA EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PET CONEXÕES LICENCIATURAS O tutor do Grupo PET-Conexões Licenciaturas, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

EDITAL PROEN/ PIBID DIVERSIDADE Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS AO PIBID DIVERSIDADE

EDITAL PROEN/ PIBID DIVERSIDADE Nº 03/2014 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS AO PIBID DIVERSIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ IFPA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR CAPES PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL PROEN/ PIBID DIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTAS ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA PARA VAGAS REMANESCENTES DO PIBID/IFPR 2014 CAMPUS PALMAS PEDAGOGIA/LETRAS - INGLÊS

SELEÇÃO DE BOLSISTAS ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA PARA VAGAS REMANESCENTES DO PIBID/IFPR 2014 CAMPUS PALMAS PEDAGOGIA/LETRAS - INGLÊS EDITAL Nº 12/2014 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ESTUDANTES DE CURSOS DE LICENCIATURA PARA VAGAS REMANESCENTES DO PIBID/IFPR 2014 CAMPUS PALMAS PEDAGOGIA/LETRAS - INGLÊS A Coordenação Institucional do Programa de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE ARTES E LETRAS DEPARTAMENTO DE LETRAS VERNÁCULAS EDITAL Nº 002/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS VOLUNTÁRIOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO

Leia mais

EDITAL SIMPLICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO: Educação Nutricional na Escola: uma estratégia para promoção da saúde

EDITAL SIMPLICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO: Educação Nutricional na Escola: uma estratégia para promoção da saúde EDITAL SIMPLICADO PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO: PREÂMBULO Em cumprimento ao Edital PROEX 01/2015 vimos por meio deste tornar pública a abertura de inscrições para a seleção

Leia mais

EDITAL N 052/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE GESTOR DE POLO PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS

EDITAL N 052/2014 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE GESTOR DE POLO PARA O PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS Secretaria da Educação do Estado da Bahia Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior CODES Coordenação de Ações Afirmativas CAA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB Pró-Reitoria de

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO Gênero e diversidade na escola: sexualidade, violência, olhares sobre práticas contemporâneas. Modalidade a Distância Ministério da Educação Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

EDITAL Nº 42/2013 IFRS-BG EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES - PORTUGAL

EDITAL Nº 42/2013 IFRS-BG EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES - PORTUGAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CÂMPUS BENTO GONÇALVES EDITAL Nº 42/2013 IFRS-BG EDITAL

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016 São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, através da Coordenação de Extensão, torna público este Edital que estabelece

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Instituto de Ciências Humanas ICH Campus Marabá. EDITAL n.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Instituto de Ciências Humanas ICH Campus Marabá. EDITAL n. EDITAL n.º 001 / 2016 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIOS (AS) (ICH) O da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, amparada pela legislação vigente, em especial pela Lei n.º 11.788/2008, a Orientação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Universidade Aberta do Brasil Edital nº 01/2012 CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEL

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016.

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, por meio da sua Coordenação de Extensão, torna público o presente Edital que estabelece

Leia mais

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016.

EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL Nº 07-DE, de 01 de Agosto de 2016. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SOLICITAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA PARA OS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES DO IFRS CAMPUS VIAMÃO O do Instituto

Leia mais