REGULAMENTO DO 13 SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVALE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DO 13 SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVALE"

Transcrição

1 REGULAMENTO DO 13 SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVALE A Assessoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público os objetivos, o regulamento e estabelece normas relativas à submissão de trabalhos ao 13 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica, bem como à apresentação destes. 1. OBJETIVO GERAL Suscitar um espaço que proporcione a discussão de trabalhos científicos produzidos e realizados na UNIVALE e em outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa da região. 2. ESPECÍFICOS Oferecer à comunidade acadêmica e científica a oportunidade de: a) divulgar os resultados de seus trabalhos de pesquisa concluídos ou em andamento; b) divulgar os resultados das ações extensionistas da universidade; c) introduzir alunos de graduação na prática da pesquisa científica, estimulando a iniciação científica e a participação em grupos de pesquisa institucionais, familiarizando-os com o exercício do debate e da crítica; d) contribuir na formação de graduados, especialistas, mestres e doutores, através de um espaço para apresentação dos resultados de trabalhos científicos; e) estimular a criação e/ou fortalecimento de linhas de pesquisa que promovam o desenvolvimento da região do Vale do Rio Doce; f) promover o intercâmbio entre os estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento; g) fortalecer a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão. 3. NORMAS PARA INSCRIÇÕES 2015 Os participantes poderão participar como Ouvinte ou como Apresentadores de trabalhos conforme modalidades e normas abaixo especificadas.

2 3.1. Normas para confecção dos resumos: A elaboração dos resumos dos trabalhos nas modalidades de Comunicação Oral, Banner, Documentário e Projeto de Inovação, deverá observar as seguintes normas: Formatação: a) Digitação em arquivo Word b) Fonte Times New Roman ou Arial c) Tamanho 12 d) Espaço 1,5 entre linhas e) Margens 2,5 cm f) Corpo do resumo: entre 1500 a 2000 caracteres com espaço g) O texto não poderá ser redigido com a tecla CAPS LOCK acionada h) O texto deve ser sem parágrafos ou tabulações i) Não deve conter gráficos, figuras, tabelas ou bibliografias Elaboração: a) Título completo do trabalho com apenas a primeira letra em maiúscula, justificado, negritado. Ex.: A influência da guerra do século XIX. b) Nome dos autores do trabalho, sem abreviaturas, escritos na sequência prenome + sobrenome. Ex.: Luís Gustavo da Silva; Maria Adelaide Ferreira. c) É importante considerar que na ordem de aparecimento dos autores, o primeiro nome refere-se ao autor do trabalho, acompanhado dos coautores. Caso tenha participação do orientador este deverá vir por último, acrescido entre parênteses da indicação. Ex.: Luis Gustavo da Silva; Anderson Soares; Maria Alice Souza Matos (Orientadora). d) Instituição de vínculo do autor. e) Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5. f) Denominação e código da Subárea do Conhecimento (conforme CNPq). g) Corpo do resumo: entre 1500 a 2000 caracteres com espaço, justificado, não negritado, contendo Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões. Cada uma dessas partes deverá estar identificada pelo subtítulo (Ver modelo).

3 h) Apoio: Sigla das instituições de fomento que contribuíram com o projeto de pesquisa e com bolsas de iniciação científica quando for o caso. i) Endereço eletrônico do autor do trabalho Normas para apresentação dos trabalhos: A apresentação dos trabalhos deverá observar as seguintes normas: Comunicação Oral A Comunicação Oral é uma modalidade que tem como característica a apresentação na forma expositiva. O inscrito/apresentador explana as etapas da realização de sua pesquisa e/ou trabalho para o público, principalmente os resultados. O tempo total para apresentação das comunicações orais é de 20 minutos, sendo 15 para apresentação oral e 5 para discussão e participação dos ouvintes. O apresentador do trabalho deverá comparecer ao local especificado na Programação do Evento, divulgado no site e mural da APPG, com antecedência mínima de 10 minutos do início da sessão de apresentações nos turnos vespertino e noturno, quando deverá se apresentar ao coordenador da sala. Caso vá utilizar apresentação visual em Power Point, entregar ao coordenador o arquivo para verificação e organização das apresentações Banner O Banner (Painéis) é uma modalidade em que o trabalho é afixado no local indicado e o inscrito/apresentador expõe a proposta do seu trabalho aos interessados. Os painéis deverão medir 110 cm de altura x 90cm de largura e conter obrigatoriamente os seguintes itens: a) Instituição de vínculo; b) Órgão financiador (se houver); c) Título; d) Nome dos autores; e) Corpo do texto: Introdução; Objetivos; Método; Resultados; Conclusões; f) A inserção de gráficos, fotos, tabelas ou afins fica a critério do autor.

4 O apresentador do trabalho deverá afixar o banner no dia indicado na Programação do Evento, divulgado no site e mural da APPG, às 15 horas, e recolher até 22 horas Documentário O Documentário tem como característica mostrar a importância de um determinado acontecimento ou pessoa. Ele costuma abordar questões sobre as quais existam interesses sociais ou debates e sempre busca sustentar algum acontecimento real. O tempo total para apresentação dos documentários é de 20 minutos, sendo 15 para considerações iniciais e exibição do trabalho e 5 para discussão e participação dos ouvintes. O apresentador do trabalho deverá comparecer ao local especificado na Programação do Evento, divulgado no site e mural da APPG, com antecedência mínima de 10 minutos do início da sessão de apresentações nos turnos vespertino e noturno, quando deverá se apresentar ao coordenador da sala para entregar o arquivo para verificação e organização das apresentações Projeto de Inovação Inovação é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços. Assim, a apresentação de um projeto de inovação é uma proposta de trabalho com algo inovador, algum tipo de produto que traga benefício para a sociedade. O responsável pela apresentação do projeto de inovação se encarregará da preparação do local, bem como pela aquisição de equipamentos e recursos necessários. De igual modo, deverá se responsabilizar pela guarda e retirada de todo o material utilizado. O local deve ser previamente discutido com os organizadores do Evento. Para tanto, fazer contato pelo simposio@univale.br Qualquer outra especificação ou solicitações, encaminhar demanda para simposio@univale.br, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

5 3.3. Normas para elaboração de resumos de Mesa Redonda: Mesa redonda é uma modalidade em que um grupo de 3 a 5 pessoas discute a respeito de um determinado tema. A apresentação dessa modalidade poderá ser coordenada por um ou mais professores, conforme designação do proponente. A elaboração dos resumos de Mesa Redonda deverá observar as seguintes normas: Formatação: a) Fonte Times New Roman b) Tamanho 12 c) Espaço 1,5 entre linhas d) Margens 2,5 cm e) Corpo do resumo deverá conter entre 3500 a 4000 caracteres com espaço f) O texto não poderá ser redigido com a tecla CAPS LOCK acionada Elaboração: a) Título da mesa redonda (Título completo com apenas a primeira letra em maiúscula, justificado, negritado. Ex.: A influência da guerra do século XIX) b) Coordenador(a) e integrantes da mesa (Nome do autor e coautores do trabalho, sem abreviaturas, escritos na sequencia prenome + sobrenome. Ex.: Luís Gustavo da Silva; Maria Adelaide Ferreira) c) Instituição de vínculo do autor. d) Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5. e) Denominação e código da Subárea do Conhecimento (conforme CNPq). f) Corpo do resumo: entre 3500 a 4000 caracteres com espaço, justificado, não negritado, contendo Apresentação, Desenvolvimento e Conclusão. Cada uma dessas partes deverá estar separada, e identificada pelo subtítulo. g) Apoio: sigla das instituições de fomento que contribuíram com o projeto de pesquisa e com bolsas de iniciação científica quando for o caso Normas para apresentação das Mesas Redondas: A apresentação das mesas deverá considerar os seguintes critérios:

6 a) O tempo total para apresentação da mesa-redonda é de 90 minutos, sendo 5 para considerações iniciais, 5 para finais a serem feitas pelo proponente, 20 para cada integrante, e 20 para discussão e participação dos ouvintes. b) Somente será aceito o resumo contendo a apresentação geral da mesa. Caberá ao coordenador, com base nos resumos individuais dos integrantes da mesa, elaborar a proposta da mesa, para fins de inscrição nos termos aqui definidos. c) O(a) proponente da mesa deverá possuir titulação mínima de Mestre. d) Os resumos que não atenderem tais orientações serão recusados e a inscrição será automaticamente convertida para ouvinte sem apresentação de trabalho. e) Em nenhuma hipótese será feita devolução da taxa de inscrição. 4. IMPORTANTE: a) Independentemente da modalidade, os resumos que não atenderem as normas estabelecidas neste Regulamento serão recusados e a inscrição será automaticamente convertida para Ouvinte sem apresentação de trabalho. b) O primeiro autor do trabalho, preferencialmente, deve ser o apresentador do trabalho, uma vez que a certificação segue a ordem de autores mencionada no resumo e o certificado de apresentação é enviado eletronicamente ao primeiro autor/inscrito. c) O boleto bancário pode ser pago em agências bancárias e/ou lotéricas. d) É imprescindível que o(a) inscrito(a) preserve em segurança o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser solicitado a qualquer tempo pela Comissão Organizadora do Evento. e) Em nenhuma hipótese será feita devolução da taxa de inscrição. f) As dúvidas podem ser dirimidas pelo simposio@univale.br 5. INSCRIÇÕES VIA INTERNET Para participar do evento, seja como ouvinte ou apresentador de trabalho, é preciso preencher os seguintes campos no site do evento: a) Nome b) Telefone c) d) Cidade

7 e) Bairro f) Rua e número g) Status: (A escolha da categoria determina os campos subsequentes) Estudante de Graduação da UNIVALE Estudante Egresso da UNIVALE Estudante de Graduação com BIC FAPEMIG Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu Estudante de Pós-Graduação Stricto Sensu Professor-Pesquisador Profissional Outro: h) Instituição de Vínculo i) Faculdade j) Curso k) Período l) Participação: (A escolha da categoria determina os campos subsequentes) Ouvinte Apresentador de Trabalho Comunicação Oral Apresentador de Trabalho Banner Apresentador de Trabalho Inovação Apresentador de Trabalho Documentário Proponente de Mesa Redonda m) Título do Trabalho n) Autores o) Professor Orientador p) Palavras-chave q) Denominação da Subárea do Conhecimento r) Código da Subárea do Conhecimento s) Introdução t) Objetivo

8 u) Método v) Resultados w) Conclusões (O resumo deve contemplar os cinco itens em negrito e conter entre 1500 e 2000 caracteres com espaço) x) Apoio: FAPEMIG CNPq CAPES UNIVALE Nenhum Outros: y) Quando Bolsista: PIBIC FAPEMIG CAPES

9 Modelo de Resumo: A proficiência na língua inglesa e sua relação com o sucesso econômico na experiência migratória de brasileiros nos Estados Unidos Rafael Barbosa Lucas, Ana Paula Lopes de Souza, Sueli Siqueira (Orientadora) Universidade Vale do Rio Doce UNIVALE Palavras-Chave: Migração internacional, proficiência na língua inglesa, mercado de trabalho. Área de conhecimento: Linguística Introdução: O emigrante vivencia em sua experiência migratória para os Estados Unidos, várias dificuldades relacionadas à adaptação à nova cultura, entre as quais a língua é uma das principais. Não ter o domínio da fala, escrita e compreensão da língua com a qual se depara limita sua relação com a sociedade de destino e interfere em sua ocupação no mercado de trabalho. Junto a esses, aparecem os filhos de emigrantes, geração que possui o aprendizado formal da língua. Objetivos: Apresentar o significado de proficiência na língua inglesa a partir da experiência desses imigrantes e analisar a relação entre proficiência e ocupação laboral no mercado de trabalho estadunidense. Metologia: Pesquisa qualitativa utilizando entrevistas em profundidade do banco de dados do Núcleo de Estudos Multidisciplinar Sobre o Desenvolvimento Regional (NEDER). Resultados: Nesse estudo, o significado de proficiência desses emigrantes se dá de dois modos: para os da primeira geração, a habilidade linguística é autopercebida a partir do sucesso na comunicação; para os da geração 1.5 (emigraram na primeira infância) e da geração 2.0 (nascidos nos EUA), que passaram pela escola, o seu domínio supera o dos seus pais. Nota-se ainda que a língua não é determinante para a entrada no mercado de trabalho, mas ter o domínio da língua é fundamental para obtenção de melhores salários e evitar a subcontratação. Para a geração 2.0, bilíngue, a ampliação das possibilidades no progresso educacional e socioeconômico nos EUA está diretamente ligada à documentação. Conclusões: Enquanto a proficiência dos emigrantes da primeira geração é baseada no sucesso comunicativo, a proficiência dos emigrantes das gerações 1.5 e 2.0 é obtida no ensino formal. Para esses três grupos de emigrantes, o domínio da língua é fundamental para uma melhor posição no mercado de trabalho norte-americano. Apoio: BIC UNIVALE. rafaelb.lucas@hotmail.com

10 MODELO DE RESUMO DE MESA REDONDA: Os estudos territoriais: campo de conhecimento e tipos de estudos. Haruf Salmen Espindola Universidade Vale do Rio Doce Palavras Chaves: Território, Territorialidade, Gestão do Território, Abordagem Territorial, Diversidade Cultural. Área do conhecimento: História Introdução: A revolução tecnológica, as mudanças globais e o neoliberalismo inviabilizaram as políticas nacionalistas, a capacidade de intervenção econômica e, consequentemente, fragilizaram o Estado. A redução da capacidade de intervenção estatal provocou o abandono dos paradigmas que regiam as políticas de desenvolvimento e planejamento regional. A emergência da abordagem territorial decorre da crítica ao conceito de região, estando ligada à constatação de que é no território que ocorrem as relações sociais, econômicas, políticas e institucionais e que é nele que se devem encontrar as respostas para os problemas existentes. Desenvolvimento: A nova abordagem parte da constatação de que a diversidade cultural das comunidades territorialmente localizadas é fator poderoso de desenvolvimento. A diversidade cultural constitui dimensão fundamental dos estudos territoriais, entendida como práticas sociais (sistemas de produção, sistemas de regulação social e sistemas de transmissão de conhecimento); como modos de viver e organizar a vida social (sistemas sociais, instituições, sistemas legais); como sistemas simbólicos (religião, ética e concepções do mundo); como técnica e conhecimento; como linguagem; como relação sociedade-natureza (atitudes e valores, sagrado relacionado à natureza, os sentidos de purificação e contaminação, energia e fonte de poder: símbolos, mito e rituais, impactos sócio-ambientais, salubridade, saúde, sustentabilidade); e, finalmente, como expressões artísticas (arte, arquitetura, literatura e música). Conclusões: Os estudos territoriais examinam as instituições sociais e políticas que governam e gerenciam o território, formais e informais, nas diferentes escalas. Governança, regulação e gestão são fundamentais para se entender o uso, o acesso e o controle nas variadas de escalas. O ponto de partida é entender que o território é produzido por sistemas sociais e políticos, portanto constitui um produto da história, mas também das relações sociais e políticas complexas do presente. Apoio: CAPES, CNPq, FAPEMIG.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS A elaboração dos trabalhos (resumos e trabalhos completos) a serem submetidos ao 15º Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica deverá obedecer às normas específicas

Leia mais

REGULAMENTO PARA O ENVIO DOS RESUMOS DE TRABALHOS PARA O VIII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica 2016 (SPIC)

REGULAMENTO PARA O ENVIO DOS RESUMOS DE TRABALHOS PARA O VIII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica 2016 (SPIC) REGULAMENTO PARA O ENVIO DOS RESUMOS DE TRABALHOS PARA O VIII Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica 2016 (SPIC) O resumo científico a ser submetido ao VIII SPIC deverá constar, explícita e obrigatoriamente,

Leia mais

NORMAS PARA RESUMO E PAINEL - COMUNICAÇÃO

NORMAS PARA RESUMO E PAINEL - COMUNICAÇÃO NORMAS PARA RESUMO E PAINEL - COMUNICAÇÃO Observações Gerais Recomenda-se que o orientador assista à apresentação de seus orientandos. Recomenda-se que o orientador assista à apresentação de seus orientandos.

Leia mais

VII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 20/10/2015 e 21/10/2015

VII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 20/10/2015 e 21/10/2015 VII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 20/10/2015 e 21/10/2015 1. Apresentação O Salão de Extensão constitui-se em espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento dos projetos de extensão no campus

Leia mais

Relações Federativas e a Construção do Sistema Nacional de Educação (SNE): qualidade da educação brasileira. Universidade Católica Dom Bosco

Relações Federativas e a Construção do Sistema Nacional de Educação (SNE): qualidade da educação brasileira. Universidade Católica Dom Bosco Relações Federativas e a Construção do Sistema Nacional de Educação (SNE): qualidade da educação brasileira Universidade Católica Dom Bosco Campo Grande - MS Região Centro Oeste NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

Leia mais

Extensão do IFRJ, II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense e III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ Pinheiral.

Extensão do IFRJ, II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense e III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ Pinheiral. EDITAL INTERNO Nº 11/2017 I Seminário de Pesquisa e Extensão do IFRJ II Seminário de Pesquisa e Extensão do Sul Fluminense III Seminário de Pesquisa e Extensão IFRJ- Pinheiral A Pró-Reitora de Pesquisa,

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CARIRI SOFRIMENTO PSÍQUICO: A ÉTICA NO CUIDADO EDITAL 03/2018

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CARIRI SOFRIMENTO PSÍQUICO: A ÉTICA NO CUIDADO EDITAL 03/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS III CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CARIRI SOFRIMENTO PSÍQUICO: A ÉTICA NO CUIDADO EDITAL 03/2018 A Comissão Científica do III Congresso de Psicologia do Cariri

Leia mais

1.3 Poderão submeter trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação, graduados, pós- graduados e pesquisadores.

1.3 Poderão submeter trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação, graduados, pós- graduados e pesquisadores. REGULAMENTO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 A submissão de trabalhos poderá ser feita até 13/10/2017, exclusivamente pelo endereço eletrônico sep@famam.com.br, na forma de resumo, e deverá

Leia mais

46 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS

46 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS 46 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS CRONOGRAMA Período Descrição Destinado 24/04/2019 a 21/05/2019 24/04/2019 a 21/05/2019 24/04/2019 a 05/06/2019 27/05/2019 03/06/2019 a 05/06/2019 28/05/2019

Leia mais

V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ. TEMA: Amazônia e Políticas Públicas.

V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ. TEMA: Amazônia e Políticas Públicas. V SEMANA ACADEMICA INTEGRADA DA FAMAZ TEMA: Amazônia e Políticas Públicas. I NORMAS PARA ENVIO DE TRABALHOS Os participantes poderão inscrever trabalhos que serão apreciados pelo Comitê Técnico Científico

Leia mais

1. CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO Você poderá inscrever-se nas categorias: OUVINTE ou APRESENTADOR DE TRABALHO.

1. CATEGORIAS DE INSCRIÇÃO Você poderá inscrever-se nas categorias: OUVINTE ou APRESENTADOR DE TRABALHO. REGULAMENTO DO 17 SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA UNIVALE Políticas Públicas e os desafios da pesquisa no Brasil 25 a 27 de setembro de 2019 A inscrição no Simpósio implica na aceitação integral

Leia mais

EDITAL SUBCOMISSÃO DE COMUNICAÇÕES E PAINÉIS DA 29ª SEMANA DE LETRAS - UNESP/ IBILCE

EDITAL SUBCOMISSÃO DE COMUNICAÇÕES E PAINÉIS DA 29ª SEMANA DE LETRAS - UNESP/ IBILCE EDITAL SUBCOMISSÃO DE COMUNICAÇÕES E PAINÉIS DA 29ª SEMANA DE LETRAS - UNESP/ IBILCE A Comissão Organizadora da 29ª SEMANA DE LETRAS declara que está aberto a partir de 17/04/2017 o período para a submissão

Leia mais

XII Seminário Internacional de Educação Educação e Tecnologia: Significados e Tendências na construção do conhecimento

XII Seminário Internacional de Educação Educação e Tecnologia: Significados e Tendências na construção do conhecimento XII Seminário Internacional de Educação Educação e Tecnologia: Significados e Tendências na construção do conhecimento Regulamento 1. Disposições Gerais O Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes,

Leia mais

FÓRUM EMPRESARIAL DO SUL DA BAHIA EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

FÓRUM EMPRESARIAL DO SUL DA BAHIA EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS FÓRUM EMPRESARIAL DO SUL DA BAHIA EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS O Fórum Empresarial do Sul da Bahia, edição 2019, evento realizado pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis, da

Leia mais

17ª Semana de Psicologia da UNIT SUBMISSÃO DE PROPOSTAS MODALIDADES DE TRABALHO

17ª Semana de Psicologia da UNIT SUBMISSÃO DE PROPOSTAS MODALIDADES DE TRABALHO 17ª Semana de Psicologia da UNIT SUBMISSÃO DE PROPOSTAS Estamos recebendo propostas de apresentação de trabalhos na 17ª Semana de Psicologia da UNIT. MODALIDADES DE TRABALHO Os trabalhos deverão ser inscritos

Leia mais

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA

MOSTRA DE TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS, ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE BIOENERGIA E BIOMASSA 1. APRESENTAÇÃO: Entende-se como trabalho técnico aquele apresentado durante as sessões técnicas do 3º Congresso Internacional de Bioenergia. A coordenação do evento receberá trabalhos técnicos que serão

Leia mais

VIII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 17 e 18 de outubro de 2016

VIII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 17 e 18 de outubro de 2016 VIII SALÃO DE EXTENSÃO Unidade de Canoas 17 e 18 de outubro de 2016 1. Apresentação O Salão de Extensão constitui-se em espaço para a divulgação, promoção e acompanhamento dos projetos de extensão no campus

Leia mais

V MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO UNASP-SP EDITAL

V MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO UNASP-SP EDITAL 1 XVIII ENAIC - ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO UNASP-SP EDITAL I - APRESENTAÇÃO: O ENAIC e a Mostra de Extensão abrem espaço para a divulgação, no meio acadêmico,

Leia mais

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS 1 DAS NORMAS GERAIS 1.1 A inscrição poderá ser feita até 30/09/2015, exclusivamente pelo endereço eletrônico sep@famam.com.br e deverá ser dirigida a uma das seguintes

Leia mais

III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO)

III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO) III Congresso Regional de Emergências Médicas (CREMED-CO) EDITAL PARA SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Este edital é referente ao envio de trabalhos para o III Congresso Regional de Emergências

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH I NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DCH I NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO NUPE REGULAMENTO 10ª JORNADA DE INCENTIVO À PESQUISA E EXTENSÃO JOINPE 1ª JORNADA DE PESQUISA E EXTENSÃO DO DCH1 - UNEB CAPÍTULO I DA REALIZAÇÃO Art. 1º. A 10ª JOINPE e a 1ª Jornada de Pesquisa e Extensão do

Leia mais

Edital nº58/2018 Regulamento do XV Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC )

Edital nº58/2018 Regulamento do XV Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC ) Edital nº58/2018 Regulamento do XV Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC - 2018) A comissão organizadora do XV Encontro Anual de Produção Científica da UNIUV, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

4. A submissão de trabalhos prevê as seguintes categorias: É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores.

4. A submissão de trabalhos prevê as seguintes categorias: É um trabalho único, que pode ser organizado por um ou mais autores. NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO 1. Inscrições no site: http://unisal.br/seminariointernacional 2. A inscrição confirmada dará direito à participaç ão nas atividades do evento e à submissão e apresentação de 04

Leia mais

43 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos 30 de maio a 01 de junho de 2016

43 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos 30 de maio a 01 de junho de 2016 43 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS CRONOGRAMA Período Descrição Destinado 09/03/2016 a 22/04/2016 21/03/2016 a 22/04/2016 18/04/2016 a 30/05/2016 Envio de Resumos para Comunicação Oral Envio

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Secretaria Municipal de Saúde torna público o presente edital de seleção de trabalhos científicos a serem apresentados no I Simpósio

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS VI ENCONTRO DOS EDUCADORES CONHECIMENTO CIENTÍFICO, POLÍTICA EDUCACIONAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS: velhos dilemas e desafios contemporâneos NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE

Leia mais

Edital nº 62/2016 Regulamento do XIII Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC )

Edital nº 62/2016 Regulamento do XIII Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC ) Edital nº 62/2016 Regulamento do XIII Encontro Anual de Produção Científica (EnAProC - 2016) A comissão organizadora do XIII Encontro Anual de Produção Científica da UNIUV, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

NORMAS E PROCEDIMENTOS GERAIS - IES

NORMAS E PROCEDIMENTOS GERAIS - IES NORMAS E PROCEDIMENTOS GERAIS - IES Para envio de trabalhos a serem apresentados durante a Primeira Mostra Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão (I MIEPEX) deverão ser observadas as seguintes

Leia mais

IV JORNADA CIENTÍFICA E IV SIMPÓSIO CAMINHOS DA EXTENSÃO DO IFMT CAMPUS RONDONÓPOLIS I SEMANA DO CURSO DE SECRETARIADO APRESENTAÇÃO

IV JORNADA CIENTÍFICA E IV SIMPÓSIO CAMINHOS DA EXTENSÃO DO IFMT CAMPUS RONDONÓPOLIS I SEMANA DO CURSO DE SECRETARIADO APRESENTAÇÃO IV JORNADA CIENTÍFICA E IV SIMPÓSIO CAMINHOS DA EXTENSÃO DO IFMT I SEMANA DO CURSO DE SECRETARIADO Local do evento: IFMT Campus Rondonópolis Quadra de Esportes Eventos Coletivos Salas de Aula Mini curso

Leia mais

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS II JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM XI JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL II ENCONTRO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO E LETRAS 5 a 8 de outubro de 2016 TEMA: A BASE NACIONAL CURRICULAR

Leia mais

Manual de submissão de trabalhos ao VI ENIEDUC

Manual de submissão de trabalhos ao VI ENIEDUC Manual de submissão de trabalhos ao VI ENIEDUC Como submeter um trabalho ao VI ENIEDUC É importante que leia atentamente as normas para submissão e os procedimentos e os sigam corretamente afim de evitar

Leia mais

V ENCONTRO CIENTÍFICO DE HOSPITALIDADE HOTEC 28 de outubro de 2017

V ENCONTRO CIENTÍFICO DE HOSPITALIDADE HOTEC 28 de outubro de 2017 Apresentação A quinta edição do Encontro Científico de Hospitalidade da Faculdade HOTEC visa o apoio à pesquisa na área da Hospitalidade e à discussão, de forma democrática e construtiva, das produções

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 06/2016

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 06/2016 DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 06/2016 APRESENTA AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA XIII JORNADA ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA I- DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

XVII SEMANA ACADÊMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO I SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DEDC XII

XVII SEMANA ACADÊMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO I SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DEDC XII UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XII GUANAMBI XVII SEMANA ACADÊMICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO I SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO DEDC XII TEMA: UNIVERSIDADE E COMUNIDADE:

Leia mais

44 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos 24 a 26 de maio de 2017

44 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos 24 a 26 de maio de 2017 44 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS CRONOGRAMA Período Descrição Destinado 06/03/2017 a 24/04/2017 20/03/2017 a 24/04/2017 17/04/2017 a 24/05/2017 Envio de Resumos para Comunicação Oral Envio

Leia mais

REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS VI JORNADA DE CONTABILIDADE DA FCST

REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS VI JORNADA DE CONTABILIDADE DA FCST REGULAMENTO PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS VI JORNADA DE CONTABILIDADE DA FCST Este Regulamento tem como objetivo comunicar as orientações, normas e demais informações pertinentes à submissão de artigos da

Leia mais

NORMAS CIENTÍFICAS 1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO:

NORMAS CIENTÍFICAS 1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO: NORMAS CIENTÍFICAS 1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO: 1ª chamada: O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 10 de SETEMBRO de 2017 até as 23:59 do dia 11 de OUTUBRO

Leia mais

I Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

I Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS I Colóquio Técnico e Científico da Medicina Veterinária do UniBH EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 20188 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO EXPANDIDO DO I COLÓQUIO TÉCNICO CIENTÍFICO DA MEDICINA

Leia mais

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS 1 NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS O evento oferece as seguintes possibilidades de envio de trabalhos: mesa-redonda, comunicação e pôster. Cada proponente poderá inscrever-se como autor principal

Leia mais

XIX CIC II MOSTRA CIENTÍFICA

XIX CIC II MOSTRA CIENTÍFICA XIX CIC II MOSTRA CIENTÍFICA - 2010 I - REGULAMENTO GERAL 1.1. Quem pode participar do XIX CIC (CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA) e da II MC (MOSTRA CIENTÍFICA) Alunos de instituições de ensino superior,

Leia mais

Instruções para Envio de Trabalhos

Instruções para Envio de Trabalhos Instruções para Envio de Trabalhos Antes da elaboração e submissão do trabalho é importante atentar-se aos seguintes itens: 1. As propostas devem ser apresentadas por via eletrônica e em língua portuguesa.

Leia mais

UNIVERSIDADE E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REGULAMENTO

UNIVERSIDADE E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO REGULAMENTO UNIVERSIDADE E PLURALIDADE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 27 a 30 de outubro de 2015. Local: Campus I UCPel REGULAMENTO O Salão Universitário é um espaço para divulgação de trabalhos e discussão de práticas

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) EDITAL PARA INSCRIÇÃO DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - 2018 1. A Mostra Científica da Semana Pedagógica do Centro de Educação

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS III JORNADA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFMA III JAEP UFMA

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS III JORNADA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFMA III JAEP UFMA NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS III JORNADA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFMA III JAEP UFMA A pedagogia na contemporaneidade maranhense: entrelaçando saberes, conhecimentos e experiências

Leia mais

V ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES

V ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES V ENCONTRO GEPEIF DE PESQUISA E EXTENSÃO PRÁTICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS UNIVERSIDADES EDITAL 03/2016- PARA INSCRIÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS. A comissão organizadora do V ENCONTRO GEPEIF

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO PIRIPIRIENSE DE ENSINO SUPERIOR APES CHRISTUS FACULDADE DO PIAUÍ - CHRISFAPI NÚCLEO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EXTENSÃO E PÓS-GRADUAÇÃO - NICEP EDITAL Nº 001/2014 V SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL SANTO AGOSTINHO COORDENADORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (COPEX)

INSTITUTO EDUCACIONAL SANTO AGOSTINHO COORDENADORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (COPEX) INSTITUTO EDUCACIONAL SANTO AGOSTINHO COORDENADORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (COPEX) A COORDENADORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (COPEX) das Faculdades Santo Agostinho em Vitória da Conquista,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO DIRETORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO XIX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E VI MOSTRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DO UNASP/SP EDITAL 1. APRESENTAÇÃO

Leia mais

VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS

VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS Núcleo de Pesquisa VIII SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORMAS 1. INSCRIÇÕES: 1.1. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas por 1 (um) de seus autores, no link que estará disponível no site da FACIMED

Leia mais

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SAÚDE DO TRABALHADOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Comunicamos à comunidade acadêmica e científica que se encontram abertas as inscrições para submissão

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CARIRI EDITAL 02 / 2016

PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CARIRI EDITAL 02 / 2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS CONGRESSO DE PSICOLOGIA DO CARIRI EDITAL 02 / 2016 A Comissão Científica do Congresso de Psicologia do Cariri no uso de suas atribuições torna público o presente

Leia mais

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CRITÉRIOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os autores são responsáveis pelo contexto científico, pelos aspectos legais e textuais dos artigos submetidos. Há duas modalidades de apresentação de trabalhos: comunicação

Leia mais

2.1. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem relacionados com a temática do evento.

2.1. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem relacionados com a temática do evento. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO NO I SIMPÓSIO ALAGOANO DE DOENÇAS MATERNO-FETAIS. Fatores que acometem o binômio materno-fetal e seus respectivos efeitos congênitos. A comissão organizadora do evento torna

Leia mais

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PÔSTERES

EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PÔSTERES EDITAL PARA SUBMISSÃO DE PÔSTERES Convite para participação da Chamada para Submissão de Pôsteres no CONGRESSO PIAUIENSE DE CIÊNCIAS CRIMINAIS. THE/PI O CPCC/THE-PI tem o prazer de lhes convidar para participar

Leia mais

Avenida Boa Vista nº700 - Bairro: São Francisco, CEP: , Timon MA Fone: Horário: 13h30 às 20h00

Avenida Boa Vista nº700 - Bairro: São Francisco, CEP: , Timon MA Fone: Horário: 13h30 às 20h00 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO, Credenciado pela Portaria n 2.535 de 19/08/04 - MEC CNPJ 05.379.062/0001-70, Avenida Boa Vista nº700 - Bairro: São Francisco, CEP: 65631-350, Timon - MA Fone: 99

Leia mais

EDITAL DO V SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA- V SEMIC TEMA: O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, PRÁTICA E LUGARES

EDITAL DO V SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA- V SEMIC TEMA: O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, PRÁTICA E LUGARES EDITAL DO V SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA- V SEMIC TEMA: O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, PRÁTICA E LUGARES APRESENTAÇÃO 7 a 9 de novembro de 2017 Santo Antonio de Jesus -

Leia mais

REGULAMENTO DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA

REGULAMENTO DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA REGULAMENTO DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA CAPÍTULO I Dos Objetivos e da Inscrição Art. 1º A XVI Mostra Científica e Cultural da BAHIANA (MCC16) envolve os seguintes eventos satélites:

Leia mais

EDITAL DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

EDITAL DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) EDITAL DA MOSTRA CIENTÍFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - 2017 1. A Mostra Científica da Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE

Leia mais

Edital de Chamada de Trabalhos do I Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal

Edital de Chamada de Trabalhos do I Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal Edital de Chamada de Trabalhos do I Encontro de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Castanhal A Diretoria Acadêmica e a Coordenação Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Estácio de Castanhal,

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 07/2018 XII JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

EDITAL INTERNO Nº 07/2018 XII JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EDITAL INTERNO Nº 07/2018 XII JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS XXII ECAM/I COGEM

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS XXII ECAM/I COGEM EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS XXII ECAM/I COGEM 1) DISPOSIÇÕES GERAIS Poderão ser inscritos no XXII Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXII ECAM) e I Congresso Goiano de Ética

Leia mais

IV Congresso Brasileiro de Educação. Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. 25/06 a 28/06 de 2013

IV Congresso Brasileiro de Educação. Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares. 25/06 a 28/06 de 2013 IV Congresso Brasileiro de Educação Ensino e Aprendizagem na Educação Básica: desafios curriculares 25/06 a 28/06 de 2013 UNESP Faculdade de Ciências Departamento de Educação I- CRONOGRAMA DO PROCESSO

Leia mais

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO (PROPESP) 10ª JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A 10ª Jornada de Iniciação

Leia mais

V SEMANA DO ECONOMISTA E V ENCONTRO DE EGRESSOS 22 a 24 de setembro de Transformações Regionais: 50 anos do Curso de Ciências Econômicas da UESC

V SEMANA DO ECONOMISTA E V ENCONTRO DE EGRESSOS 22 a 24 de setembro de Transformações Regionais: 50 anos do Curso de Ciências Econômicas da UESC Transformações Regionais: 50 anos do Curso de Ciências Econômicas da UESC CONVOCATÓRIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES O Departamento Ciências Econômicas (DCEC) e o Programa de Apoio aos Egressos do Curso de Economia

Leia mais

EDITAL - 55/2017 FACULDADE MARINGÁ EDITAL DE CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS NO XIX SIMPÓSIO JURÍDICO DA FACULDADE MARINGÁ

EDITAL - 55/2017 FACULDADE MARINGÁ EDITAL DE CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS NO XIX SIMPÓSIO JURÍDICO DA FACULDADE MARINGÁ 1 EDITAL - 55/2017 FACULDADE MARINGÁ EDITAL DE CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E RESUMOS EXPANDIDOS NO XIX SIMPÓSIO JURÍDICO DA FACULDADE MARINGÁ A Comissão Científica do XIX Simpósio Jurídico da Faculdade

Leia mais

A cada inscrição, será aceito apenas 1 (um) trabalho.

A cada inscrição, será aceito apenas 1 (um) trabalho. NORMAS PARA TRABALHOS 1 PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO: INSCRIÇÃO NO EVENTO Para a inscrição no evento, os participantes deverão: a) Preencher a ficha de inscrição b) Pagar a taxa de inscrição do evento INSCRIÇÃO

Leia mais

Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos Trabalhos Científicos A Comissão Científica da II JORNADA ACADÊMICA DA FACULDADE MONTES BELOS divulga o modelo a ser seguido de TRABALHOS CIENTÍFICOS: APRESENTAÇÃO EM PÔSTERES e APRESENTAÇÃO ORAL. PROGRAMA

Leia mais

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC

Instituto Educacional Santo Agostinho Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas II FASATEC EDITAL PARA O DESENVOLVIMENTO, SUBMISSÃO E SELEÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA O PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENGENHARIA CIVIL, ENGENHARIA AMBIENTAL E

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD Programa de Bolsas EAD (Território e Trabalho)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD Programa de Bolsas EAD (Território e Trabalho) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UNIRIO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CEAD Programa de Bolsas EAD (Território e Trabalho) REGULAMENTO DA JORNADA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - JEDI

Leia mais

EDITAL Nº 14/2016. II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da FISMA.

EDITAL Nº 14/2016. II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da FISMA. EDITAL Nº 14/2016 II Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da FISMA. A Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Diretoria Acadêmica da Faculdade Integrada de Santa Maria realizarão do

Leia mais

IV SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE DO PPGP SEXUAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES.

IV SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE DO PPGP SEXUAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA LINHA DE PESQUISA: PSICANÁLISE, TEORIA E CLÍNICA IV SIMPÓSIO DE PSICANÁLISE DO PPGP SEXUAÇÃO,

Leia mais

XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (24 a 26 de setembro de 2019)

XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (24 a 26 de setembro de 2019) XXIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IX ENCONTRO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO (24 a 26 de setembro de 2019) NORMAS E PRAZOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 1) Informações Gerais

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 XX ENCONTRO DE EXTENSÃO EDITAL 02/2011

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 XX ENCONTRO DE EXTENSÃO EDITAL 02/2011 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 XX ENCONTRO DE EXTENSÃO EDITAL 02/2011 A Pró-Reitoria de Extensão torna pública a abertura de inscrições para o XX Encontro de Extensão que será realizado

Leia mais

EDITAL 01/2018 EVENTO. XVI Encontro de Graduação e V Encontro de Pós-Graduação da Embrapa Agroindústria Tropical

EDITAL 01/2018 EVENTO. XVI Encontro de Graduação e V Encontro de Pós-Graduação da Embrapa Agroindústria Tropical EDITAL 01/2018 EVENTO XVI Encontro de Graduação e V Encontro de Pós-Graduação da Embrapa Agroindústria Tropical 22 a 26 de Outubro de 2018 Fortaleza/CE A Embrapa Agroindústria Tropical, por meio de sua

Leia mais

A Economia Brasileira entre Crises e Reformas CONVOCATÓRIA

A Economia Brasileira entre Crises e Reformas CONVOCATÓRIA CONVOCATÓRIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES O Departamento de Ciências Econômicas (DCEC) e o Programa de Apoio aos Egressos do Curso de Economia da UESC (PAECE), em conjunto com o Colegiado do Curso de Ciências

Leia mais

7ª REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq - FSL

7ª REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq - FSL 7ª REUNIÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/CNPq - FSL Dias 10 e 11 de setembro de 2015 - FACULDADE SÃO LUCAS PORTO VELHO/RO A Direção Geral da Faculdade São Lucas e o Comitê Institucional do Programa Institucional

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2016 DO IFG-ITUMBIARA

INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2016 DO IFG-ITUMBIARA INSTRUÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO NA SECITEC 2016 DO IFG-ITUMBIARA - As instruções e orientações a seguir devem ser rigorosamente observadas quanto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ HOSPITAL SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ HOSPITAL SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ HOSPITAL SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA I SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DA REGIÃO DOS CAETÉS: Saúde & Sociedade

Leia mais

REDE LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE X ENCONTRO DA REDE ESTRADO BRASIL

REDE LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE X ENCONTRO DA REDE ESTRADO BRASIL REDE LATINOAMERICANA DE ESTUDOS SOBRE TRABALHO DOCENTE X ENCONTRO DA REDE ESTRADO BRASIL Autonomia do trabalho docente: caminhos para sua organização política-pedagógica Recife, 19 a 21 de setembro de

Leia mais

cada inscrição dará direito ao apresentador de submeter até dois trabalhos, sendo:

cada inscrição dará direito ao apresentador de submeter até dois trabalhos, sendo: Regulamento I - REGULAMENTO GERAL 1.1. Quem pode participar no XVIII CIC/XI ENPOS/I MC Alunos de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais e do exterior; membros de órgãos de pesquisa,

Leia mais

SUBMISSÃO DE TRABAHOS PARA O IX CNEF

SUBMISSÃO DE TRABAHOS PARA O IX CNEF SUBMISSÃO DE TRABAHOS PARA O I CNEF ORIENTAÇÕES GERAIS: 1. As sessões científicas serão realizadas nos dias 09 e 11 de novembro de 2017, com vistas a receber trabalhos acadêmicos provenientes de estudos,

Leia mais

IV FÓRUM RONDONIENSE DE PESQUISA - CEULJI 2018

IV FÓRUM RONDONIENSE DE PESQUISA - CEULJI 2018 IV FÓRUM RONDONIENSE DE PESQUISA - CEULJI 2018 1. APRESENTAÇÃO O IV Fórum Rondoniense de Pesquisa do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná tem por finalidade reunir profissionais, professores, pesquisadores

Leia mais

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS O Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina torna pública a chamada para submissão de trabalhos na II Semana Acadêmica de Matemática da

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER. Inscrição

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER. Inscrição NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: COMUNICAÇÃO ORAL E PÔSTER Inscrição QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO AUTOR PRINCIPAL: 1 (um). QUANTIDADE MÁXIMA DE TRABALHOS COMO COAUTOR: 1 (um). QUANTIDADE MÁXIMA

Leia mais

13ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016 CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL

13ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2016 CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL EDITAL 22/2016 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO VII SIMPÓSIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO E VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA 13ª SEMANA NACIONAL

Leia mais

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos

TECNOLOGIA: dados, materiais e processos 1. INSCRIÇÃO 1.1 O autor deverá preencher os formulários Ficha de Inscrição (Anexo A) e Resumo do Trabalho (Anexo B) e entregá-los na Recepção da UNDB, em UMA VIA DIGITAL GRAVADA EM CD-ROM, EXTENSÃO DOC,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 01/2018

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 01/2018 DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL 01/2018 APRESENTA AS NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA XIV JORNADA ACADÊMICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA I- DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

12ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2015 LUZ, CIÊNCIA E VIDA

12ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2015 LUZ, CIÊNCIA E VIDA EDITAL 31/2015 NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO NO VI SIMPÓSIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO E V SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS - CAMPUS BARBACENA 12ª SEMANA NACIONAL

Leia mais

NORMAS PARA SUBMISSÃO

NORMAS PARA SUBMISSÃO 1. REGRAS NORMAS PARA SUBMISSÃO O IV Congresso Internacional Multiprofissional em Saúde (IV CIMS) teve a data para submissão de trabalhos científicos prorrogada para o dia 30/09/2017 às 00h. O envio dos

Leia mais

XVIII JONUB - Jornada de Nutrição da UNESP de Botucatu 16, 17 e 18 de Maio de 2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO

XVIII JONUB - Jornada de Nutrição da UNESP de Botucatu 16, 17 e 18 de Maio de 2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO XVIII JONUB - Jornada de Nutrição da UNESP de Botucatu 16, 17 e 18 de Maio de 2019 REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO ARTIGO 1 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: 1.1. Poderão ser inscritos na XVIII Jornada de Nutrição

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS A Comissão Científica do II Congresso de Urgência e Emergência de Sergipe torna público o presente edital de submissão de trabalhos científicos,

Leia mais

EDITAL Nº 13/2019, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - X CONIC DA FACULDADE DIREITO DE FRANCA - ANO LETIVO DE 2019

EDITAL Nº 13/2019, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - X CONIC DA FACULDADE DIREITO DE FRANCA - ANO LETIVO DE 2019 EDITAL Nº 13/2019, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 X CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - X CONIC DA FACULDADE DIREITO DE FRANCA - ANO LETIVO DE 2019 O Prof. Dr. Décio Antônio Piola, Diretor da Faculdade de

Leia mais

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico.

NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN. 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. NORMASDO I SIMPÓSIO DE BIOMEDICINA DA FACENE/RN ORIENTAÇÕES GERAIS: 01. Trabalho completo deverá ser estruturado na modalidade de artigo científico. 02. O artigo deverá ser redigido de maneira coerente,

Leia mais

REGULAMENTO DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA

REGULAMENTO DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA REGULAMENTO DA XIV MOSTRA CIENTÍFICA E CULTURAL DA BAHIANA CAPÍTULO I Dos Objetivos e da Inscrição Art. 1º - A XIV Mostra Científica e Cultural da BAHIANA (MCC14), envolve os seguintes eventos satélites:

Leia mais

VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB

VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB VI SEMANA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: EXTENSÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS DIVERSAS FORMAS DE POBREZA UEPB Período: 18 a 21 DE OUTUBRO de 2011 Campus I da UEPB ASSUNTO:

Leia mais

XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENPOS 2014 REGULAMENTO GERAL

XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENPOS 2014 REGULAMENTO GERAL XVI ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENPOS 2014 REGULAMENTO GERAL O XVI Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (ENPOS), a ser realizado no período de 08 a 12 de setembro de 2014, rege-se

Leia mais

40 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos 05 a 07 de junho de 2013

40 Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos 05 a 07 de junho de 2013 40 ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS RURAIS E URBANOS CRONOGRAMA Período Descrição Destinado 18/03/2013 a 03/05/2013 18/03/2013 a 03/05/2013 18/03/2013 a 07/06/2013 Envio de Resumos para Comunicação Oral Envio

Leia mais

I SEMINÁRIO INTEGRADO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO DA UFPA - SIEPE/ , 31 de outubro e 01 de novembro/2017

I SEMINÁRIO INTEGRADO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO DA UFPA - SIEPE/ , 31 de outubro e 01 de novembro/2017 I SEMINÁRIO INTEGRADO ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO DA UFPA - SIEPE/2017 30, 31 de outubro e 01 de novembro/2017 SEMINÁRIO DE PROJETOS EDUCACIONAIS DA UFPA - SEPEDUC/UFPA TEMA: a interlocução entre ensino,

Leia mais

REGULAMENTO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS. 2. OBJETIVOS 2.1. Geral: 2.2. Específicos: 3. QUEM PODERÁ PARTICIPAR? 4. INSCRIÇÕES

REGULAMENTO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS. 2. OBJETIVOS 2.1. Geral: 2.2. Específicos: 3. QUEM PODERÁ PARTICIPAR? 4. INSCRIÇÕES REGULAMENTO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O Workshop PROEXT é um evento promovido pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, inserido no Universo IFMA

Leia mais