1 Introdução. 1.1 Características do Produto REQUISITOS DO SISTEMA ANTES DE COMEÇAR CONECTANDO SEU ADAPTADOR NO COMPUTADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Introdução. 1.1 Características do Produto 1.1.1 REQUISITOS DO SISTEMA 1.1.2 ANTES DE COMEÇAR 1.1.3 CONECTANDO SEU ADAPTADOR NO COMPUTADOR"

Transcrição

1

2 - 2 - Índice 1 Introdução Características do Produto Requisitos do Sistema Antes de Começar Conectando seu Adaptador no Computador Conheça o adaptador USB Wireless Instalação do Driver Configuração da Rede Wireless Utilidade do Ícone Modo Cliente Controle do Dispositivo Configurações Gerais Configuração do Perfil Configuração Rede Disponível Status Estatística Wi-Fi Protected Setup - WPS Solução de Problemas Perguntas Frequêntes

3 - 3-1 Introdução Parabéns pela compra de mais um produto ELSYS. Dispondo da mais nova tecnologia wireless, esse adaptador USB foi projetado para funcionar em ambientes de grande demanda com altas taxas de transmissão de dados. A antena também foi especialmente desenvolvida para atingir maior alcance ao usuário, podendo conectar-se em redes distantes. Siga passo-a-passo este guia rápido para garantir a instalação do produto. 1.1 Características do Produto REQUISITOS DO SISTEMA Sistema Windows: 2000, XP 32/64, Vista 32/64, 7 32/ ANTES DE COMEÇAR Confira o conteúdo da embalagem: Adaptador USB Antena 5dBi CD com driver e manual Guia Rápido de Instalação CONECTANDO SEU ADAPTADOR NO COMPUTADOR Instale o driver antes de conectar seu Adaptador para facilitar a instalação e garantir o funcionamento. A colocação do adaptador USB antes da instalação do driver pode acarretar em problemas ou mau funcionamento do dispositivo CONHEÇA O ADAPTADOR USB WIRELESS Conector USB 2.0 Conector para antena externa padrão SMA Mini LED na cor azul o LED pisca lentamente quando adaptador USB está buscando redes o LED pisca rapidamente quando adaptador USB está transmitindo dados.

4 - 4-2 Instalação do Driver Siga rigidamente os passos a seguir para garantir o sucesso de instalação de seu adaptador. NOTA: Não conecte o adaptador na porta USB de seu computador antes de fazer a instalação do Driver. Não abafe o adaptador a fim de evitar sobreaquecimento durante sua utilização. Passo 1: Insira o CD no seu computador. Caso o programa não se inicie automaticamente, clique duas vezes sobre o ícone do drive de CD do seu computador. Uma tela como o exemplo abaixo deverá aparecer: Passo 2: Clique primeiramente em Instalar Driver. Em seguida escolha o idioma de instalação e pressione Avançar conforme figura abaixo:

5 - 5 - Aguarde a preparação de instalação conforme figura abaixo: Clique em avançar conforme figura abaixo:

6 - 6 - Clique em Instalar conforme figura abaixo para iniciar o processo: Aguarde a instalação dos drivers:

7 - 7 - Passo 3: Reinicie seu computador para que a instalação seja concluída com sucesso.

8 - 8-3 Configuração da Rede Wireless Um software de gerenciamento do adaptador USB acompanha a instalação do driver. Quando inserido o adaptador USB em um laptop ou desktop, o ícone do programa aparece automaticamente no canto inferior direito da tela do seu computador. 3.1 Utilidade do Ícone Ao inserir o adaptador em seu computador, o software reconhece e abre automaticamente o software de gerenciamento. O ícone na barra de tarefas indica a situação do software. O ícone na figura abaixo indica que o software está em modo espera aguardando conexão do dispositivo. A figura abaixo mostra que o adaptador está conectado em uma rede. As barras verdes indicam o nível de sinal. Quanto mais barras verdes, mais forte o sinal. Quando não há barras verdes, como na figura abaixo, o adaptador não encontrou nenhuma rede, portanto não conseguindo se conectar. 3.2 Modo Cliente CONTROLE DO DISPOSITIVO Mostrar ícone da bandeja Selecione se deseja que o ícone apareça na barra de notificações Radio desligado Interrompe o sinal wireless Desabilitar adaptador Desconecta o dispositivo Configuração zero do windows Selecione para voltar às configurações de fábrica CONFIGURAÇÕES GERAIS Uma vez que o dispositivo está instalado, clique duplamente sobre o ícone na barra de tarefas. A janela de configuração se abrirá conforme figura abaixo. Quando estiver conectado em alguma rede, os dados dessa rede serão mostrados juntamente com a intensidade e a qualidade do sinal da conexão nas barras de níveis. Qualidade de conexão é uma medida de recepção e transmissão dos rádios, quanto maior o valor, maior a velocidade de transmissão de dados. Em Endereço de rede pode se ver o MAC Address do dispositivo, o Endereço IP, a Máscara de sub-rede e o Gateway. Clique no botão Renovar IP para atualizar o endereço IP que foi alocado para esse dispositivo.

9 CONFIGURAÇÃO DO PERFIL Na aba Perfil, você pode Adicionar, Remover, Editar, Duplicar e Definir padrão para manipular o conteúdo do perfil manualmente. Aqui se mantém salvo às informações de suas conexões anteriores como também eventuais conexões que se deseja criar manualmente. Se está usando pela primeira vez o dispositivo, necessitará conectar-se em alguma rede wireless através da aba Rede disponível ou criar alguma configuração de rede manualmente.

10 CONFIGURAÇÃO REDE DISPONÍVEL Clique na aba Rede Disponível para visualizar todas as redes que o adaptador USB consegue captar. Selecione o SSID e BSSID que você deseja se conectar. Clique no botão Atualizar para atualizar a lista de redes disponíveis. Selecione um dos SSID e clique em Adicionar ao Perfil para criar um perfil e configurar outros parâmetros de configuração da rede wireless. Abrirá uma nova janela como representado abaixo para que você possa editar o Nome do Perfil, configurar as chaves de segurança conforme solicitado (WEP,WPA,WPA2, 802.1x etc). Depois de terminar a configuração, clique em OK para salvar as configurações. NOTA: Se não souber as configurações da rede na qual se deseja conectar, comunique-se com o administrador de redes para lhe passar detalhes da conexão. Se deseja criar uma rede sem Access Points (Ad-Hoc) com conexão direta entre usuários, habilite a função Ad-Hoc, defina um nome em SSID, escolha um canal, configure sua criptografia se assim desejar e peça aos companheiros que se conectem em sua rede com os dados que você acaba de configurar.

11 STATUS Nesta página, visualiza-se detalhes, redes e versão do driver do adaptador USB

12 ESTATÍSTICA A aba Estatística mostra em tempo real os contadores relativos TX / RX para checar ou avaliar o desempenho da rede wireless na qual está conectado. Clique no botão Reset para zerar o contador WI-FI PROTECTED SETUP - WPS É uma solução de configuração fácil e segura para rede Wi-Fi. Pressione o botão Configuração de entrada de PIN para que lhe seja fornecido um PIN. Com o PIN em mãos, contacte seu administrador de redes para que ele libere seu acesso. Se tiver acesso ao Access Point no qual está conectado, pressione o botão de configuração PBC e dirija-se ao AP para pressionar o botão físico WPS. Se esse não possuir, deve-se entrar nas configurações do AP para permitir manualmente a configuração do PIN.

13 - 13 -

14 Solução de Problemas Dúvida: O led está apagado. Solução : Verifique se o adaptador USB foi inserido corretamente na porta USB. Dúvida : Solução : Dúvida : Solução : Dúvida : Solução : Dúvida : Solução : O Led pisca aleatoriamente, mas não consigo conectar em nenhuma rede. Certifique que você tenha instalado o driver que se encontra no CD corretamente. O dispositivo só funcionará com o driver original. O LED pisca intermitentemente, mas o ícone do programa não aparece na bandeja de ícone. Certifique-se que instalou o software a partir do CD que acompanha o produto ou do site da Elsys em O adaptador USB está funcionando e estou conectado à rede, mas não consigo compartilhar arquivos e impressoras. Verifique se os arquivos ou a impressora a ser compartilhada está habilitado para compartilhamento. Você pode habilitar a função em Meu Computador / Painel de Controle / Rede / Arquivo e compartilhamento de impressora. Também deve verificar o WORKGROUP no qual seu Sistema Operacional está configurado, pois os computadores devem estar sempre na mesma WORKGROUP. Em modo Ad-Hoc a conexão fica lenta ou com desempenho ruim. Tente selecionar outro canal de comunicação para o grupo ou mover o dispositivo mais próximo do ponto no qual quer se conectar.

15 Perguntas Frequêntes 1. Padrão IEEE O IEEE Wireless LAN é um padrão de formulação de normas Wireless para indústria. 2. Access Point Um dispositivo que transforma redes com fio em wireless. 3. Ad Hoc Na modalidade Ad-hoc, também chamada Peer-to-peer (P2P) ou Independent Basic Service Set (IBSS), não existem pontos de acesso central (Access Point). Dispositivos dentro de uma área designada podem se descobrir e comunicar diretamente um com o outro. É usado em hotéis, aeroporto, reuniões e transferência de arquivos entre micros. 4. BSSID É um endereço de seis bytes que distingue um ponto de acesso particular de outros. Também é conhecido apenas como SSID. Serve como um ID ou um nome da rede. 5. DHCP Dynamic Host Configuration Protocol - um método no qual os endereços IP são atribuídos dinamicamente pelo servidor aos clientes na rede. DHCP é usado para o endereçamento IP dinâmico e requer um servidor DHCP dedicado na rede. 6. Direct Sequence Spread Spectrum(DSSS) DSSS (Direct Sequence Spread Spectrum) é a sequência direta de espalhamento do espectro.a técnica da modulação do espectro de propagação é usada extensamente em aplicações militares. Fornece uma densidade espectral da potência muito baixa espalhando a potência do sinal sobre uma faixa de freqüência muito larga. Este tipo de modulação requer, conseqüentemente, uma largura de faixa muito grande para transmitir diversos Mbits/s. 7. ESSID A Extended Service Set ID (ESSID) é o nome da rede que você deseja acessar. Ela é utilizada para identificar diferentes redes sem fio. 8. Ethernet Ethernet é uma rede 10/100 Mbps utilizado na maioria das redes cabeadas. O usuário deve estar conectado fisicamente à rede em todos os momentos para ter acesso. 9. Gateway Um gateway é uma porta de acesso para uma rede muito maior, como a internet. Geralmente, um gateway é usado para que somente um IP seja visto pela internet, não importando quantos computadores estejam conectados à esse gateway. 10. IEEE Institute of Electrical and Electronics Engineers Infrastructure. Órgão que criou e certifica o padrão universal de Comunicação e modulação ISM Band ISM é sigla para Industrial, Scientific and Medical. São freqüências de rádio que a Federal Communications Commission (FCC) autorizou para uso de WLANs. Estão localizadas nas faixas

16 /- 13 MHz, /- 50 MHz e /- 75 MHz. Essas faixas são as mesmas que a Anatel considera como livre. 12. Local Area Network (LAN) A LAN é um grupo de computadores, cada um equipado com o cartão apropriado da placa de rede ligados por cabo e wireless, que compartilha aplicativos, dados e periféricos. Todas as ligações são feitas via cabo ou wireless, uma LAN não usa serviços de telefonia. Ele normalmente cobre um único edifício ou campus. 13. Network ( Rede ) A rede é um sistema de computadores que está interligado. Os dados, arquivos e mensagens podem ser transmitidos pela rede. As redes podem ser locais ou redes de ampla área, como a própria internet. 14. Protocolo Um protocolo é um conjunto padronizado de regras que especificam como uma conversa tem lugar, incluindo o formato, temporização, sequência e / ou verificação de erros. 15. SSID O Network ID de uma rede, ou seja, o nome da rede. Somente os clientes e pontos de acesso que compartilham o mesmo SSID são capazes de comunicar uns com os outros. Essa seqüência é sensível a letras maiúsculas e minúsculas. 16. Endereçando IP Estático Um método para atribuir endereços IP a clientes na rede. Nas redes com endereço IP estático, o administrador de rede atribui manualmente um endereço IP de cada computador. Depois que um endereço IP estático é atribuído, um computador usa o mesmo endereço IP cada vez que reinicia e registra na rede, a menos que seja alterado manualmente. 17. Temporal Key Integrity Protocol (TKIP) O TKIP, pronunciado T-Kip, é a próxima geração de WEP. Ele é utilizado para garantir a segurança em redes wireless. O TKIP usa uma mistura de chave por pacote, uma verificação de integridade da mensagem e um mecanismo de rechaveamento, consertando vários problemas encontrados no padrão WEP. 18. Transmission Control Protocol / Internet Protocol (TCP/IP) TCP / IP é o conjunto de protocolos desenvolvido pela Advanced Research Projects Agency (ARPA). É amplamente utilizado em obras de Internet corporativa, devido ao seu design superior para WANs. O termo "TCP / IP" é muitas vezes usado genericamente para se referir a todo o conjunto de protocolos. 19. Transmit / Receive A taxa de transferência sem fio em bytes por segundo, em média de dois segundos. 20. Wi-Fi Alliance O Wi-Fi Alliance é uma associação sem fins lucrativos internacional formada em 1999 para certificar a interoperabilidade dos produtos wireless. O objetivo dos membros da Wi-Fi Alliance é melhorar a experiência do usuário através da interoperabilidade de produtos. A organização era conhecida anteriormente como WECA.

17 Wi-Fi Protected Access (WPA) O WPA é a evolução da criptografia WEP, que serve para proteger a transmissão de informações confidenciais. 22. Wide Area Network (WAN) Uma WAN consiste em múltiplas LANs que são ligadas entre si através de serviços de telefonia e / ou cabos de fibra óptica. WANs podem abranger uma cidade, um estado, um país, ou mesmo o mundo. 23. Wired Equivalent Privacy (WEP) WEP é a sigla para Wired Equivalent Privacy. Serve para dar segurança durante o processo de autenticação e confiabilidade na comunicação entre os dispositivos wireless. Funciona de maneira que o Acess Point e os dispositivos wireless compartilham uma chave de segurança para criptografar as mensagens e fazer a verificação, assegurando que o pacote de informação não é modificado em trânsito. 24. Wireless LAN (WLAN) A LAN sem fio não utiliza cabos para transmitir os sinais, mas usa de freqüência de rádio ou infravermelho para transmitir pacotes através do ar. Rádio Freqüência (RF) e infravermelho são os tipos usados de transmissão sem fio. A maioria das LANs sem fio usam tecnologia spread spectrum. Ele oferece largura de banda limitada, geralmente sob a 11Mbps, e que os usuários compartilhem a largura de banda com outros dispositivos no espectro. 25. Fragment Threshold Esse protocolo serve para limitar o tamanho dos pacotes enviados/recebidos. Se você perceber que os pacotes estão chegando corrompidos, você pode tentar resolver o problema diminuindo o liminar de fragmentação. Os pacotes menores podem ser re-enviados mais rapidamente do que pacotes maiores, úteis quando pacotes chegam corrompidos e precisam ser re-enviados. 26. RTS(Request To Send) Threshold O RTS (Request To Send) Threshold é o limite definido para o tamanho de pacotes transmitidos. Já que pacotes menores têm menos chance de colidir o padrão IEEE permite que pacotes pequenos sejam transmitidos sem necessidade de autorização. Quando se tem muitos clientes com muito trânsito de dados acontecendo há a propensão para colisões, portanto ao diminuir o RTS (Request To Send) Threshold aumenta-se o desempenho da rede. Por outro lado, quando há poucos clientes, diminuir o RTS fará com que o desempenho da rede caía já que o Access Point terá que enviar um frame adicional, pedindo autorização para transmitir pacotes de dados. 27. Beacon Interval O beacon é um frame de sincronismo enviado periodicamente pelo ponto de acesso. Ele serve para avisar os clientes de que a rede está presente, informar sobre frames aguardando transmissão no buffer do access point e para sincronizar a transmissão dos dados. Geralmente o beacon é transmitido a cada 100 milisegundos, mas é possível especificar qualquer valor entre 10 e 1000 milisegundos. A desvantagem de um intervalo curto (menor que 100) é o gasto de energia e uma sutil redução da taxa de transmissão da rede. Porém, ao usar a rede para jogos é recomendável abaixar o intervalo para 20, pois isso reduz o tempo de latência. Um intervalo mais curto também é recomendado em ambientes com muito ruído ou em links de longa distância. 28. Tipo de Preâmbulo

18 O preâmbulo é um tempo de espera e sincronismo que precede a transmissão de cada frame. Ele é importante para a confiabilidade de transmissão, evitando diversos tipos de problemas, mas em compensação reduz levemente a taxa de transmissão, já que durante o preâmbulo não são transmitidos dados. Tem dois tipos de preâmbulo no padrão IEEE 802: longo e curto. O longo serve para reduzir o volume de erros em ambientes com muito ruído, ou com sinal fraco, resultando em uma conexão mais estável, enquanto o preâmbulo curto resulta em um melhor desempenho quando o sinal está bom, embora em ambos os casos a diferença seja pequena. Muitos pontos de acesso oferecem também a opção "mix", ou "mixed", onde o AP mistura frames com o preâmbulo curto e longo, dando preferência a um ou outro tipo, de acordo com o volume de erros e outras informações coletadas durante cada transferência. 29. WPA2 O WPA2 é a evolução do WPA x Authentication 802.1x é um quadro de controle autenticação- MAC de nível de acesso, define Extensible Authentication Protocol (EAP) sobre LANs (Wapol). O padrão incorpora e aproveita muito do PAA, que foi definida para autenticação dial-up com o Point-to-Point Protocol na RFC Além de encapsular pacotes EAP, o padrão 802.1x define também EAPOL, mensagens que transmitem as informações compartilhadas por chave essencial para a segurança sem fio. 31. Advanced Encryption Standard (AES) O Advanced Encryption Standard (AES) é um algoritmo de criptografia criado pelo governo Americano para proteger a integridade de redes wirelesss.

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão Página 1 de 5 Guia de conexão Sistemas operacionais suportados Com o CD de Software e documentação, você pode instalar o software da impressora nos seguintes sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7

Leia mais

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem

1. Introdução. 2. Conteúdo da embalagem 1 1. Introdução / 2. Conteúdo da embalagem 1. Introdução O Repetidor WiFi Multilaser é a combinação entre uma conexão com e sem fio. Foi projetado especificamente para pequenas empresas, escritórios e

Leia mais

Configurações do adaptador W-U3300nL

Configurações do adaptador W-U3300nL Configurações do adaptador W-U3300nL Introdução Obrigado por adquirir o adaptador para rede sem fio C3 Tech. Apresentando o que há de melhor em Tecnologia Wireless, o Adaptador para Rede Sem Fio C3 Tech

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0 WPS Roteador Wireless 300N GWA-101 5dBi Bi-Volt GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0 Roteador Wireless 300Mbps Guia de Instalação Rápida REV. 2.0 1. Introdução: O Roteador Wireless 300Mbps, modelo 682-0

Leia mais

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações Exigências de Sistema 1. Processador Pentium 200MHZ ou mais 2. Windows 98SE, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. 3. 64MB de RAM ou mais. 4. 25MB de espaço livre no disco Significado

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

1 Introdução... 4. Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5. 2 Conhecendo o dispositivo... 6

1 Introdução... 4. Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5. 2 Conhecendo o dispositivo... 6 Índice 1 Introdução... 4 Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5 2 Conhecendo o dispositivo... 6 Verificação dos itens recebidos... 6 Painel Frontal... 7 Painel Traseiro... 8 3 Conectando o

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

Índice. 1. Conexão do Hardware...03. 2. Configuração do computador...05. 2.1. Sistema Operacional Windows 2000 ou Windows XP...05

Índice. 1. Conexão do Hardware...03. 2. Configuração do computador...05. 2.1. Sistema Operacional Windows 2000 ou Windows XP...05 Índice 1. Conexão do Hardware...03 2. Configuração do computador...05 2.1. Sistema Operacional Windows 2000 ou Windows XP...05 2.2. Sistema Operacional Windows Vista ou Windows 7...07 3. Assistente de

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação

Leia mais

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX

Sumário. 4. Clique no botão Salvar & Aplicar para confirmar as alterações realizadas no. Reiniciar o SIMET- BOX Manual do usuário Sumário Introdução... 3! Instalar o SIMET-BOX... 4! Primeiro acesso ao SIMET-BOX... 5! Estado Atual... 7! Visão Geral... 7! Gráficos... 8! Rede... 9! Rede sem fio... 9! Ativar rede sem

Leia mais

Roteador N300 WiFi (N300R)

Roteador N300 WiFi (N300R) Easy, Reliable & Secure Guia de Instalação Roteador N300 WiFi (N300R) Marcas comerciais Nomes de produtos e marcas são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos proprietários.

Leia mais

Aula Prática 10 - Configuração Básica de Rede Wi-Fi

Aula Prática 10 - Configuração Básica de Rede Wi-Fi Aula Prática 10 - Configuração Básica de Rede Wi-Fi Equipamento: O equipamento utilizado nesta demonstração é um roteador wireless D-Link modelo DI-524, apresentado na figura abaixo. A porta LAN desse

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1

MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 MANUAL DE INSTALAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CONVERSOR - IP / USB / SERIAL - 317 RV1 SÃO CAETANO DO SUL 06/06/2014 SUMÁRIO Descrição do Produto... 3 Características... 3 Configuração USB... 4 Configuração... 5 Página

Leia mais

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp

Manual de utilização do módulo NSE METH-8RL/Exp INSTALAÇÃO 1 - Baixe o arquivo Software Configurador Ethernet disponível para download em www.nse.com.br/downloads-manuais e descompacte-o em qualquer pasta de sua preferência. 2 - Conecte a fonte 12Vcc/1A

Leia mais

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150

Guia de Instalação Rápida. Guia de Instalação Rápida. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150. Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc. Todos os direitos reservados. CAPA Adaptador PCI-E Sem Fio N300/N150 Encore Electronics, Inc.

Leia mais

Adaptador USB 2.0 Wifi N - 150 Mbps (1T1R)

Adaptador USB 2.0 Wifi N - 150 Mbps (1T1R) Adaptador USB 2.0 Wifi N - 150 Mbps (1T1R) Mod. WN9183 Guia Rápido de Instalação Introdução Obrigado por comprar um Adaptador USB 2.0 Wireless N Comtac. Através dele é possível conectar seu notebook ou

Leia mais

A. Modos de operação. Introdução. 1.1 - Repetidor Wireless N. Configurações mínimas. 1.2 - Repetidor Wireless N + cabo RJ-45. A embalagem contém

A. Modos de operação. Introdução. 1.1 - Repetidor Wireless N. Configurações mínimas. 1.2 - Repetidor Wireless N + cabo RJ-45. A embalagem contém Introdução O Repetidor Wi-Fi N - 300 Mbps com 2 portas de rede (1 porta LAN + 1 porta WAN/LAN) Comtac modelo WN9254 foi desenvolvido para usuários que buscam ampliar a cobertura de uma rede Wireless existente

Leia mais

Repetidor / Access Point Wi Fi N - 300 Mbps WN9255. Guia Rápido de Instalação

Repetidor / Access Point Wi Fi N - 300 Mbps WN9255. Guia Rápido de Instalação Repetidor / Access Point Wi Fi N - 300 Mbps WN9255 Guia Rápido de Instalação Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Comtac. Antes que você possa utilizar o Repetidor /

Leia mais

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW Guia Rápido de Instalação Modelo M151RW 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 DICAS DE INSTALAÇÃO 3 CONFIGURAÇÃO 4 3 Parabéns! Você acaba de adquirir o Roteador M151RW2 com qualidade e garantia Pixel TI. Este guia rápido

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700.

STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. STK (Start Kit DARUMA) Utilizando conversor Serial/Ethernet com Mini-Impressora DR600/DR700. Neste STK mostraremos como comunicar com o conversor Serial/Ethernet e instalar o driver Genérico Somente Texto

Leia mais

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento

QUAL O PROCEDIMENTO PARA CONFIGURAR AS IMPRESSORAS DE REDE BROTHER EM UM SISTEMA DEC TCP / IP para VMS (UCX) Procedimento Procedimento Visão geral Antes de usar a máquina Brother em um ambiente de rede, você precisa instalar o software da Brother e também fazer as configurações de rede TCP/IP apropriadas na própria máquina.

Leia mais

Para isso, selecione as duas interfaces no "Painel de Controle > Conexões de rede" e ative a opção "Conexões de ponte":

Para isso, selecione as duas interfaces no Painel de Controle > Conexões de rede e ative a opção Conexões de ponte: Para criar uma rede ad-hoc no Windows XP, acesse o "Painel de Controle > Conexões de rede". Dentro das propriedades da conexão de redes sem fio, acesse a aba "Redes sem fio" e clique no "adicionar". Na

Leia mais

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO

PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO V1.00 MANUAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO Rua Coronel Botelho, 64 - Alto da Lapa - CEP: 05088-020 São Paulo - SP - Brasil +55 (11) 3832-6102 PÉGASUS (ETHERNET POCKET) STUDIO

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NO WINDOWS Se todos os computadores da sua rede doméstica estiverem executando o Windows 7, crie um grupo doméstico Definitivamente, a forma mais

Leia mais

Guia de configuração

Guia de configuração Guia de configuração Este guia fornece informações para configurar uma conexão de rede para a impressora. Conexão de rede Conexão sem fio Preparação para a conexão Configuração da impressora Seleção do

Leia mais

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0

Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Guia do usuário do PrintMe Mobile 3.0 Visão geral do conteúdo Sobre o PrintMe Mobile Requisitos do sistema Impressão Solução de problemas Sobre o PrintMe Mobile O PrintMe Mobile é uma solução empresarial

Leia mais

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows XP O Express Fast Net x5 Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório em rede (até 5 usuários) para compartilhar recursos, arquivos e dispositivos,

Leia mais

Roteador Wireless N 300MBPS

Roteador Wireless N 300MBPS Roteador Wireless N 300MBPS Manual do Usuário IP: 192.168.1.1 Login: admin Senha: admin Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste

Leia mais

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende:

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: 1 1- Para configurar o DPR-1260 conecte um cabo de rede na porta LAN do DPR-1260 até

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para Windows OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para Windows OS) Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para Windows OS) Modelo:FI8904W Modelo:FI8905W ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação Rápida Conteúdo da Embalagem 1) Câmera

Leia mais

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7.

Obs: É necessário utilizar um computador com sistema operacional Windows 7. Instalando os Pré-Requisitos Os arquivos dos 'Pré-Requisitos' estão localizados na pasta Pré-Requisitos do CD HyTracks que você recebeu. Os arquivos também podem ser encontrados no servidor. (www.hytracks.com.br/pre-requisitos.zip).

Leia mais

Wireless LAN (IEEE 802.11x)

Wireless LAN (IEEE 802.11x) Wireless LAN (IEEE 802.11x) WLAN: Wireless LAN Padrão proposto pela IEEE: IEEE 802.11x Define duas formas de organizar redes WLAN: Ad-hoc: Sem estrutura pré-definida. Cada computador é capaz de se comunicar

Leia mais

Access Point Router 150MBPS

Access Point Router 150MBPS Access Point Router 150MBPS Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

Guia de Instalação do WiFi Booster para dispositivos móveis WN1000RP

Guia de Instalação do WiFi Booster para dispositivos móveis WN1000RP Guia de Instalação do WiFi Booster para dispositivos móveis WN1000RP Suporte Agradecemos por escolher os produtos NETGEAR. Com o dispositivo instalado, localize o número de série no rótulo do produto para

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS

Procedimentos para configuração em modo WDS Procedimentos para configuração em modo WDS 1- WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1353 com o outro DAP-1353 de um modo padronizado. Dessa forma pode simplificar a infraestrutura

Leia mais

Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150

Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150 Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150 Para começar a configurar sua rede sem fio, conecte o cabo de rede do seu computador ao roteador em uma porta LAN, e outro cabo do seu modem

Leia mais

ROTEADOR WIRELESS N 300 ADSL2+ DSL-2740E GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA

ROTEADOR WIRELESS N 300 ADSL2+ DSL-2740E GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA ROTEADOR WIRELESS N 300 ADSL2+ GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CONTEÚDO DA EMBALAGEM CONTEÚDO ROTEADOR WIRELESS N 300 ADSL2+ ADAPTADOR DE ENERGIA ADAPTADOR CABO ETHERNET (CABO RJ-45) CONECTE O MODEM NO COMPUTADOR

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1

Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Guia de instalação Command WorkStation 5.5 com o Fiery Extended Applications 4.1 Sobre o Fiery Extended Applications O Fiery Extended Applications (FEA) 4.1 é um pacote dos seguintes aplicativos para uso

Leia mais

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração

Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Mac OS X 10.6 Snow Leopard Guia de instalação e configuração Leia este documento antes de instalar o Mac OS X. Ele inclui informações importantes sobre como instalar o Mac OS X. Requisitos do sistema Para

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO Índice Conteúdo Página Legendas 3 1.0 Primeiro acesso 5 2.0 Cadastro de login e senha 6 3.0 Configuração do Blocker 7 3.1 Senha de acesso 8 3.2 Grade de Horário 9 3.2.1 Configurando

Leia mais

Receptor Wi-Fi 11N USB com Antena Destacável

Receptor Wi-Fi 11N USB com Antena Destacável Receptor Wi-Fi 11N USB com Antena Destacável Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas

Leia mais

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX

TUTORIAL INSTALAÇÃO DA ROTINA 2075 NO LINUX Apresentação O departamento de varejo da PC Sistemas inovou seu produto de frente de caixa, permitindo seu funcionamento no sistema operacional do Linux com a distribuição Ubuntu. O cliente poderá usar

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP MANUAL DE INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO VOIP 1 INDICE 1. Identifique seu tipo de conexão à internet:... 3 1.1 Como Identificar sua Conexão Banda Larga... 3 1.1.1 Conexão ADSL... 3 1.1.2 Conexão a Cabo... 3

Leia mais

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows 98/98SE

Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows 98/98SE Guia DFEE-500 para sistema operacional Windows 98/98SE O Express Fast Net x5 Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório em rede (até 5 usuários) para compartilhar recursos, arquivos e dispositivos,

Leia mais

MOR600 - Guia de Instalação Rapida

MOR600 - Guia de Instalação Rapida MOR600 - Guia de Instalação Rapida 1. Conteúdo O Roteador portatil MOR600 deve conter os itens relacionados abaixo. Caso se verifique alguma falta, favor contatar a revenda que lhe forneceu oproduto. Roteador

Leia mais

2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover

2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover 2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover 2011 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do produto

Leia mais

Enviar imagens para um serviço da Web registrado

Enviar imagens para um serviço da Web registrado Observe que, neste documento, as páginas no manual Wi-Fi do produto são referenciadas. Consulte o site da Canon para baixar o PDF completo. O procedimento geral para enviar imagens para um serviço da Web

Leia mais

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN

TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN TeamViewer 9 Manual Wake-on-LAN Rev 9.2-12/2013 TeamViewer GmbH Jahnstraße 30 D-73037 Göppingen www.teamviewer.com Sumário 1 Sobre Wake-on-LAN... 3 2 Requisitos... 4 3 Configuração do Windows... 5 3.1

Leia mais

Manual do Usuário - Repetidor M300EW

Manual do Usuário - Repetidor M300EW ÍNDICE 1. Introdução... 1 1.1.Sobre o Repetidor Wireless M300EW... 1 1.2..Ethernet / Fast Ethernet... 1 1.3.Wireless LAN... 1 1.4..Conteúdo da Embalagem... 1 1.5.Características... 1 1.6..Requisitos de

Leia mais

WinGate - Passo a passo

WinGate - Passo a passo WinGate - Passo a passo Configurando os Computadores de sua rede Nesta etapa, mostraremos como preparar os computadores de sua rede para a instalação do WinGate. 1ª Parte É necessário que os computadores

Leia mais

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1

Caro cliente. Guia do cliente. Página 1 Caro cliente. Os procedimentos a seguir se destinam somente em resolver problemas referentes á internet, não servindo para resolver qualquer outro problema no computador, como por exemplo, um computador

Leia mais

6.8.3.10 Lab - Configurar o Roteador Sem Fio no Windows XP

6.8.3.10 Lab - Configurar o Roteador Sem Fio no Windows XP IT Essentials 5.0 6.8.3.10 Lab - Configurar o Roteador Sem Fio no Windows XP Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router Dynamic IP

Procedimentos para configuração em modo Router Dynamic IP O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém Introdução Obrigado por adquirir o Repetidor / Roteador Wi-Fi N High Power - 150 Mbps (1T1R) Comtac. Utilizado principalmente para aumentar a cobertura da rede Wi-Fi em locais distantes do roteador principal.

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 ÍNDICE Capítulo 1: Iniciando em redes Redes domésticas...3 Redes corporativas...5 Servidor...5 Cliente...6 Estação de

Leia mais

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira INTRODUÇÃO Os Access Points ou ponto de acesso wi-fi são os equipamentos empregados na função de interconexão das redes sem fio e com fio (infraestrutura).

Leia mais

W-R2000nl Guia de instalação

W-R2000nl Guia de instalação W-R2000nl Guia de instalação Sumário Introdução...3 Instalação...5 Configurando seu computador...6 Acessando a tela de configurações...7 Configuração de Roteamento...8 Trocando senha de sua rede sem fio...13

Leia mais

Experiência 05: CONFIGURAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE. Objetivo Geral Criar uma rede ponto-a-ponto com crossover e utiizando switch.

Experiência 05: CONFIGURAÇÃO BÁSICA DE UMA REDE. Objetivo Geral Criar uma rede ponto-a-ponto com crossover e utiizando switch. ( ) Prova ( ) Prova Semestral ( ) Exercícios ( ) Prova Modular ( ) Segunda Chamada ( ) Exame Final ( ) Prática de Laboratório ( ) Aproveitamento Extraordinário de Estudos Nota: Disciplina: Turma: Aluno

Leia mais

Configurando 500B (Router) 1. INSTALE SEU MODEM

Configurando 500B (Router) 1. INSTALE SEU MODEM Configurando 500B (Router) A GVT pensa em você, por isso criou um passo a passo que facilita a instalação e configuração do seu modem ADSL DLink 500B. Você mesmo instala e configura, sem a necessidade

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito

GUIA RÁPIDO. DARUMA Viva de um novo jeito GUIA RÁPIDO DARUMA Viva de um novo jeito Dicas e Soluções para IPA210 Leia atentamente as dicas a seguir para configurar seu IPA210. Siga todos os tópicos para que seja feita a configuração básica para

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Uma Rede de Computadores consistem em dois ou mais dispositivos, tais como computadores, impressoras e equipamentos relacionados, os

Leia mais

2011 Encore Electronics, Inc.

2011 Encore Electronics, Inc. 2011 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do produto pode variar dos aqui descritos. Todas as marcas e nomes

Leia mais

GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014

GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014 GUIA PARA HABILITAÇÃO DAS BIOMETRIAS LINEAR (SÉRIE LN) NO SOFTWARE HCS 2010 V9.0 (BETA 3) 11/06/2014 A partir da versão 9.0 (BETA 3) do Software HCS 2010 é possível monitorar e gerenciar as biometrias

Leia mais

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2

Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 Guia de instalação Command WorkStation 5.6 com o Fiery Extended Applications 4.2 O Fiery Extended Applications Package (FEA) v4.2 contém aplicativos do Fiery para realizar tarefas associadas a um Fiery

Leia mais

NETALARM GATEWAY Manual Usuário

NETALARM GATEWAY Manual Usuário NETALARM GATEWAY Manual Usuário 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos de Instalação... 3 3. Instalação... 3 4. Iniciando o programa... 5 4.1. Aba Serial... 5 4.2. Aba TCP... 6 4.3. Aba Protocolo...

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

Gateway TT211S/S+/O/O+/SO/SO+

Gateway TT211S/S+/O/O+/SO/SO+ Guia Rápido de Instalação TT211S/S+/O/O+/SO/SO+ v120511 Índice Introdução 2 Procedimentos para Instalação 2 Conectando o Hardware 2 Configuração Inicial 3 Configuração Network 3 Configuração do DNS (Domain

Leia mais

Guia de Instalação do WiFi Range Extender WN2000RPT

Guia de Instalação do WiFi Range Extender WN2000RPT Guia de Instalação do WiFi Range Extender WN2000RPT Introdução O NETGEAR WiFi Range Extender amplia a distância de uma rede WiFi, melhorando o sinal de WiFi existente bem como a qualidade geral do sinal

Leia mais

04W FI8905W. Modelo:FI8904. Modelo:FI8905W. Modelo:FI8904W. ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd

04W FI8905W. Modelo:FI8904. Modelo:FI8905W. Modelo:FI8904W. ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Modelo:FI8904 04W FI8905W Manual de Instalaçã ção Rápida Modelo:FI8904W Modelo:FI8905W Para Windows OS ------1 Para MAC OS ------13 ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalaçã ção

Leia mais

Na implantação de um projeto de rede sem fio existem dois personagens:

Na implantação de um projeto de rede sem fio existem dois personagens: Redes Sem Fio Instalação Na implantação de um projeto de rede sem fio existem dois personagens: O Projetista é o responsável: Cálculo dos link e perdas Site survey (levantamento em campo das informações)

Leia mais

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1 Segurança na Web Capítulo 8: Segurança de Redes Sem Fio Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW Page 1 Introdução Uma Wireless LAN (WLAN) é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11.

Leia mais

É altamente recomendável testar as conexões usando o programa PING (será visto posteriormente).

É altamente recomendável testar as conexões usando o programa PING (será visto posteriormente). Redes Ponto a Ponto Lista de checagem É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores

Leia mais

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO

BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO 1 BEM VINDO (A) À ACTVS SOFTWARE E APOIO A GESTÃO Este guia foi desenvolvido com a finalidade de explicar de forma simples e dinâmica os procedimentos básicos de utilização de nossa rede e seus recursos.

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA 5dBi BIVOLT Roteador Wireless 150 Mbps GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.: 6813-0 1. Introdução: O Roteador Wireless 150 Mbps, modelo GWR-110 é um dispositivo que combina redes com/sem fio e foi projetado

Leia mais

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela?

Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? HP Easy Printer Care Perguntas freqüentes Como posso usar o HP Easy Printer Care através de USB ou conexão paralela? O HP Easy Printer Care só pode ser usado através de USB ou de uma conexão paralela se

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto W-R2000g v1.1 Nº. 003/2010 Referência Configuração do roteador Responsável Leandro Martins Data 23.Abril.2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do roteador C3Tech W-R2000g

Leia mais

Guia de instalação Router Sem Fio inteligente R6200v2

Guia de instalação Router Sem Fio inteligente R6200v2 Marcas comerciais NETGEAR, o logotipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registradas e/ou marcas comerciais registradas da NETGEAR, Inc. e/ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Conexão Sem Fio Guia do Usuário

Conexão Sem Fio Guia do Usuário Conexão Sem Fio Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. Bluetooth é marca comercial dos respectivos

Leia mais

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13

FileMaker Pro 13. Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 FileMaker Pro 13 Utilização de uma Conexão de Área de Trabalho Remota com o FileMaker Pro 13 2007-2013 FileMaker Inc. Todos os direitos reservados. FileMaker Inc. 5201 Patrick Henry Drive Santa Clara,

Leia mais

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP)

Conexões e Protocolo Internet (TCP/IP) "Visão geral da configuração da rede" na página 3-2 "Escolhendo um método de conexão" na página 3-3 "Conectando via Ethernet (recomendado)" na página 3-3 "Conectando via USB" na página 3-4 "Configurando

Leia mais

2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover

2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover 2010 Encore Electronics, Inc. All rights reserved.cover 2011 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do produto

Leia mais

Guia p/ acesso Rede WiFi

Guia p/ acesso Rede WiFi Guia p/ acesso Rede WiFi Campus VIII Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Campus VIII: Franciscarlos Nascimento de Ávila Técnico em Tecnologia da Informação. Rodrigo Franklin

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.

IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc. Endereços IP Endereços IP IP significa Internet Protocol. A Internet é uma rede, e assim como ocorre em qualquer tipo de rede, os seus nós (computadores, impressoras, etc.) precisam ter endereços. Graças

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

IP Sem/Com Fio. Câmera. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W. Branca. lor: lor:preta

IP Sem/Com Fio. Câmera. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W. Branca. lor: lor:preta Modelo:FI8916W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalaçã ção Rápida Modelo:FI8916W Colo lor:preta Modelo:FI8916W Colo lor: Branca Para Windows OS ------1 Para MAC OS ------14 ShenZhen Foscam Intelligent

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. Projeto de Redes de Computadores. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2014-1

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR. Projeto de Redes de Computadores. 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação GOIÂNIA 2014-1 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS PROJETO INTEGRADOR Projeto de Redes de Computadores 5º PERÍODO Gestão da Tecnologia da Informação Henrique Machado Heitor Gouveia Gabriel Braz GOIÂNIA 2014-1 RADIUS

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais