EDITAL Nº. 006/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº. 006/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE"

Transcrição

1 EDITAL Nº. 006/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A (SCI), a Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenação Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras, abrem inscrições para o processo de seleção de estudantes de graduação, interessados em participar do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na modalidade Graduação Sanduiche. 1. DA PARTICIPAÇÃO 1.1. O Processo de inscrição ao qual se refere este Edital, tem a finalidade de homologar as candidaturas de alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação da UNIFEI, junto ao Programa CsF, não tendo nenhuma implicação em sua seleção final, feita pelo Programa CsF A lista dos cursos elegíveis encontra-se nos editais publicados no Portal Os cursos da UNIFEI contemplados são: Ciência da Computação; Ciências Atmosféricas; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia da Mobilidade; Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Energia; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia de Saúde e Segurança; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Hídrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Mecânica Aeronáutica; Engenharia Química, Física Bacharelado; Matemática Bacharelado, Química Bacharelado e Sistemas de Informação As chamadas contempladas pelo Programa CsF são: a) N o 157 Alemanha, N o 172 Austrália(ATN), N o 167, Austrália (Go8), N o 166 Áustria, N o 175 Bélgica (CIUF), N o 176 Bélgica (VLUHR), N o 171 Canadá (Caldo), N o 168 Canadá (CBIE), N o 163 China, N o 169 Coréia do Sul, N o 178 Espanha, N o 156 Estados Unidos, N o 173 Finlândia, N o 158 França, N o 177 Holanda, N o 164 Hungria, N o 162 Irlanda, N o 159 Itália, N o 165 Japão, N o 161 Noruega, N o 174 Nova Zelândia, N o 170 Reino Unido e N o 160 Suécia Não poderão se inscrever nesta chamada, os alunos: que já foram contemplados em programas de mobilidade, pelos órgãos de financiamento CAPES ou CNPq. que não cursaram um semestre letivo na UNIFEI, após seu retorno de processo de mobilidade acadêmica internacional que tenha participado, sem financiamento oficial. que já se encontram afastados em intercâmbio, seja qual for a natureza; que foram selecionados no processo seletivo de Mobilidade Acadêmica BRAFITEC, com saída prevista para o 2 semestre de 2014 (2/2014) a menos que retirem oficialmente sua candidatura; com saída para Mobilidade Acadêmica, consolidada no segundo semestre/2014 com previsão de permanência de um ano; que estão com a matrícula trancada na UNIFEI. que, somado o tempo em mobilidade, não tiver tempo hábil para conclusão do curso. 2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO Além dos requisitos para participação no Programa Ciência sem Fronteiras especificadas no edital das Chamadas listadas no item 3, os alunos deverão considerar os seguintes requisitos para sua homologação pela UNIFEI:

2 2.1. Ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro e segundo período do curso, na época da homologação Ter integralizado no mínimo 40% do curso, na época da viagem, para a chamada da Noruega/ Ter integralizado no mínimo 60% do curso, na época da viagem, para a chamada da Suécia/ Estar matriculado, na época da inscrição, até no oitavo período, nos cursos com duração mínima de 5 anos, com no máximo duas dependências, exceto para o primeiro e segundo período. O aluno que tiver aproveitamento de estudos (*) deverá ter a análise diferenciada de dependência em disciplina. Neste caso, o aluno deverá apresentar recurso ao coordenador Estar matriculado, na época da inscrição, até no sétimo período para os cursos com duração inferior a 5 anos, com no máximo duas dependências, exceto para o primeiro e segundo período. O aluno que tiver aproveitamento de estudos (*) deverá ter a análise diferenciada de dependência em disciplina. Neste caso, o aluno deverá apresentar recurso ao coordenador. (*) Aproveitamento de estudos: quando o aluno solicita análise de disciplinas cursadas anteriormente (em outra instituição, em outro curso ou em período anterior ao novo ingresso na UNIFEI), ganha as disciplinas requeridas e é enquadrado em período maior que o primeiro. A verificação dos itens acima e seus casos excepcionais, serão avaliados pelo coordenador do curso Ter o coeficiente de desempenho acadêmico geral maior ou igual a DOS PROCEDIMENTOS E PRAZOS PARA INSCRIÇÃO 3.1. O candidato deverá realizar sua inscrição online, no período de 01 de novembro a 17 de novembro de As inscrições deverão ser feitas no Portal Acadêmico, seguindo o Menu: Graduação Alunos - Mobilidade - Processo Seletivo Antes ou após sua inscrição no link da UNIFEI, o candidato deverá se inscrever no Programa CsF, no site até o dia 29 de novembro de É obrigatória a inscrição tanto no site do Programa CsF como no Portal Acadêmico da UNIFEI. 4. DA HOMOLOGAÇÃO Considere os seguintes requisitos para a Homologação: 4.1. A homologação será feita pelos coordenadores de curso em conjunto com o coordenador institucional do programa CsF. Prazo para a publicação da homologação antes da análise de recursos, pela UNIFEI. De 25/11/2013 a 27/11/ A homologação das candidaturas junto ao Programa CsF somente acontecerá se o candidato estiver inscrito nos dois processos (CsF e UNIFEI) e atender os critérios estabelecidos nas respectivas chamadas públicas do Programa CsF e neste Edital Somente as candidaturas homologadas pela UNIFEI serão consideradas válidas pelo Programa CsF.

3 5. DOS RECURSOS 5.1. O candidato não classificado que desejar interpor recurso deverá: a) Alunos do Campus de Itabira: Protocolar o anexo I deste edital para o coordenador do seu curso, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro de Este Anexo deverá ser entregue na Secretaria de Extensão, Sala 206 ou enviado para o martinellymartins@unifei.edu.br até às 17h do dia 16 de dezembro de b) Alunos do Campus de Itajubá: Protocolar o anexo I deste edital para o coordenador do seu curso, no período de 28 de novembro a 16 de dezembro de Este Anexo deverá ser entregue na ou enviado para o aci@unifei.edu.br até às 17h do dia 16 de dezembro de Não será aceito recurso fora do prazo, nem pedido de revisão de recurso já indeferido anteriormente O candidato que entrar com recurso deverá fazer sua justificativa de forma clara, consistente e objetiva O resultado da homologação após análise dos recursos será publicado até o dia 19 de dezembro de 2013, no site: 6. IMPLEMENTAÇÃO DAS BOLSAS 6.1. A permanência do aluno será custeada pela CAPES ou CNPq, pelo período de até 12 (doze) meses para realização de estudos acadêmicos. A permanência poderá ser estendida por até 6 (seis) meses, caso haja necessidade de curso de aperfeiçoamento linguístico. Parte deste período poderá ser dedicada a estágio profissional e/ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa quando disponível, a critério da CAPES ou CNPq. 7. COMPROMISSOS DO BOLSISTA CONTEMPLADO 7.1. Providenciar com recursos próprios, e em tempo hábil, a emissão do passaporte, exames de proficiência e a obtenção do visto Providenciar a tradução juramentada de seus históricos Manter a informada de toda e qualquer comunicação recebida relativa à sua seleção e classificação nas etapas posteriores Apresentar os documentos abaixo relacionados, após a divulgação dos resultados pelo Programa CsF. a) Comprovante de aceite da instituição de destino. b) Formulário de Mobilidade Internacional (Anexo II), contendo a lista das disciplinas a serem cursadas e/ou estágio a ser realizado. A documentação acima (a e b) deverá ser entregue: a) No campus de Itabira: Secretaria de Extensão, sala 206 ou pelo martinellymartins@unifei.edu.br. b) No campus de Itajubá: ou pelo aci@unifei.edu.br.

4 7.5. Enviar o plano de estudos devidamente assinado para o coordenador de seu curso no prazo de 30 dias, a contar do início das atividades acadêmicas no exterior. A ausência deste plano colocará o bolsista em situação irregular perante o Programa, passível de suspensão, cancelamento de bolsa e devolução dos recursos concedidos. A CAPES ou CNPq poderá requisitar o plano de estudo ao bolsista ou ao Coordenador Institucional do Programa na IES brasileira a qualquer momento, a partir do início das atividades. O plano de estudo, cujo modelo ficará disponível no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras, é o documento que define as disciplinas e respectivas cargas horárias a serem cursadas pelo bolsista em cada período acadêmico e deverá ser mantido sob sua guarda durante toda a vigência da bolsa Dedicar-se às atividades acadêmicas e de estágio previstas e apresentar desempenho satisfatório durante a vigência da bolsa. O candidato deverá cumprir 60% da carga horária prevista no plano de estudos. O não cumprimento das atividades ou a apresentação de desempenho insatisfatório será passível de devolução do investimento feito pela CAPES e/ou CNPq em sua formação Elaborar relatórios parciais de atividades a cada seis meses durante o período em que estiver no exterior (ANEXO III) Apresentar um relatório técnico, ao coordenador de seu curso, das atividades desenvolvidas durante o intercâmbio. Tal relatório deverá ser apresentado no prazo máximo até 30 dias, após o retorno ao Brasil. 8. DESISTÊNCIA DA BOLSA 8.1. O aluno que desistir da candidatura por motivos pessoais em qualquer etapa da seleção, após sua candidatura ter sido homologada pela UNIFEI não poderá candidatar-se novamente por dois semestres. Será considerada justificativa por escrito em prazo a ser determinado, apresentada na Secretaria de Cooperação Institucional (SCI), em eventual nova candidatura O bolsista deverá ressarcir a CAPES e/ou o CNPq todo o investimento feito em sua formação, na eventualidade de ocorrência de desistência do curso após a implementação da bolsa, salvo em caso fortuito ou força maior, desde que previamente solicitado e aprovado pela CAPES e/ou pelo CNPq; ou na anulação do ato de concessão, por ação ou omissão dolosa ou culposa do bolsista (Item 9.4. Edital do Programa CsF). 9. DISPOSIÇÕES FINAIS 9.1. A não é responsável pela tradução de documentos e não os fornecerá. Esta etapa será de responsabilidade exclusiva dos candidatos Os anexos deste edital encontram-se também publicados na página da Secretaria de Cooperação Institucional: A seleção final será realizada pelo comitê do Programa Ciência sem Fronteiras junto a CAPES e ao CNPq, que também escolherá a universidade de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições que aderirem ao programa. Os resultados serão divulgados de acordo com os calendários das chamadas públicas A CAPES e o CNPq poderão, em função de aspectos formais e normas existentes nas legislações brasileiras e dos países participantes e a seu único e exclusivo critério, alterar ou encerrar esta chamada independentemente do calendário estabelecido.

5 9.5. A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras Fale Conosco ( escolhendo a opção Ciência sem Fronteiras e posteriormente Bolsas no Exterior /Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone , opção 0 e subopção 1, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 20h00, horário oficial de Brasília /DF Casos omissos a esse edital serão julgados pela. 10. Calendário das Atividades Período Atividade 31 de outubro de Lançamento do edital complementar da UNIFEI n De 01 de novembro a 17 de novembro de Inscrição dos candidatos no Portal Acadêmico: Menu: Graduação Alunos - Mobilidade - Processo Seletivo. De 25 de novembro a 27 de novembro de Publicação do primeiro resultado no site: Até 29 de novembro de Inscrição dos candidatos no Portal do Programa Ciência sem Fronteiras. De 28 de novembro a 16 de dezembro de Período para o candidato entrar com recurso. Até 19 de dezembro de Publicação do resultado final, no site: Até 23 de dezembro de Prazo para homologação das instituições no portal do Programa Ciência sem Fronteiras. Itajubá, 31 de outubro de Prof. Maurílio Pereira Coutinho Secretário de Cooperação Institucional Márcia Cristina Grilo de Souza Balestrassi Coordenadora Institucional do Programa CsF

6 Anexos Procedimentos para preenchimento: Anexo I Solicitação de Recurso Alunos do campus de Itabira: Este anexo poderá ser entregue na Secretaria de Extensão, Sala 206 ou enviado para o martinellymartins@unifei.edu.br. Alunos do campus de Itajubá: Este anexo poderá ser entregue na Secretaria de Cooperação Institucional ou enviado para o aci@unifei.edu.br. Anexo II Mobilidade Internacional Antes de preencher este formulário, verifique se existe acordo aprovado pelo CEPEAd entre a UNIFEI e a universidade de destino para o Programa de Duplo Diploma. Havendo acordo, o aluno deverá solicitar inscrição no Programa de Dupla Diplomação de acordo com a norma da UNIFEI Antes do período da matrícula, o aluno deverá enviar este formulário para o do seu coordenador de curso, solicitando o parecer O coordenador encaminhará este formulário à PRG. O mesmo será assinado e devolvido para o e- mail do aluno No ato da matrícula, o aluno deverá inserir no Portal Acadêmico este formulário assinado, a carta de aceite da instituição de destino e o plano de estudo. Anexo III - Relatório de Estudo Parcial 1) Este formulário deverá ser, obrigatoriamente, enviado para o coordenador do curso, com cópia para aci@unifei.edu.br 2) Os Alunos do curso de Engenharia Mecânica (campus Itajubá), poderão enviar este formulário para mobilidade.eme.itajuba@unifei.edu.br (coordenador de mobilidade) com cópia para aci@unifei.edu.br.

7 ANEXO I SOLICITAÇÃO DE RECURSO Nome: CPF: Nº Matrícula: Curso: Período: Telefone Fixo: Telefone Celular: País: Justificativa: Itajubá, de de 20. Assinatura do Candidato

8 ANEXO II Mobilidade Internacional Instruções Gerais: 1- É obrigatório que exista acordo, aprovado pelo CEPEAd, entre a UNIFEI e a universidade de destino para Programa de Duplo Diploma. 2- O aluno deve enviar este formulário, por correio eletrônico, ao coordenador de curso para seu parecer antes do período de matricula. 3- O coordenador encaminhará este formulário à PRG. O mesmo será assinado e devolvido para o aluno no correio eletrônico indicado no formulário. 4- No ato da matrícula, o aluno deverá inserir no Portal Acadêmico este formulário assinado pelo Coordenador do Curso e pela Pró- Reitoria. MATRÍCULA REFENTE AO ( ) Primeiro ( ) Segundo SEMESTRE DE... (ano) Aluno: Campus: Curso UNIFEI: Número de matrícula: Período: Correio Eletrônico: Universidade de destino: ( ) Duplo diploma Período máximo: 24 meses Início: Se houve Prorrogação, nova data de retorno: Assinale com um x o tipo de Programa/Convênio: ( ) Convênio firmado pela UNIFEI Período máximo: 12 meses Período do Afastamento Coeficiete de Desempenho (Geral): Término (programação inicial): País: ( ) Programa Ciência sem Fronteiras Período máximo: 12 meses 01 Atividades acadêmicas a serem desenvolvidas na instituição de destino no presente semestre Data: Assinatura: PARECER DO COORDENADOR Data: Assinatura: PARECER DA PRG Data: Assinatura:

9 ANEXO III RELATÓRIO DE ESTUDO PARCIAL Nome: Universidade de Destino: País: Relatório: 1º 2º Prorrogação O relatório deve obedecer a seguinte estrutura: 1. Atividades desenvolvidas (cursos, estágios, pesquisas ou projetos). 2. Desempenho nas atividades desenvolvidas (aprovações ou certificados). 3. Expectativas para o próximo semestre (disciplinas a serem cursadas, estágio ou pesquisa). 4. Cronograma ajustado. Itajubá, de de 20. Assinatura do Candidato

Edital Complementar ARI nº 03/ Graduação Sanduíche Chamadas Públicas do Programa Ciência sem Fronteiras

Edital Complementar ARI nº 03/ Graduação Sanduíche Chamadas Públicas do Programa Ciência sem Fronteiras Edital Complementar ARI nº 03/2013 - Graduação Sanduíche Chamadas Públicas do Programa Ciência sem Fronteiras Alemanha (nº 144/2013) - Austrália (nº 148 e 153/2013) - Canadá (nº 147,149 e 152/2013) - Coréia

Leia mais

EDITAL Nº015/ 2013 ARII/REITORIA

EDITAL Nº015/ 2013 ARII/REITORIA EDITAL Nº015/ 2013 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 07 de dezembro de 2012 complementar às Chamadas Públicas n 118 a 135 Graduação-Sanduíche Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Reino Unido, Espanha,

Leia mais

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA

SELEÇÃO DE CANDIDATURAS DE ALUNOS DA UFCSPA Edital conjunto da PROGRAD e PROPPG nº 03 de 10 de junho de 2013, complementar às Chamadas Públicas n 143 a 146 e 148 a 154 do Programa Ciência sem Fronteiras Graduação-Sanduíche na Alemanha, Austrália,

Leia mais

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE

EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE EDITAL Nº. 003/2013 EDITAL COMPLEMENTAR ÀS CHAMADAS PÚBLICAS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE A (SCI) e a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Itajubá, abrem inscrições

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO 01/2012

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO 01/2012 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NO IFBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

Leia mais

De acordo com os editais vigentes do programa Ciência sem Fronteiras, podem se candidatar os alunos dos seguintes cursos de graduação da UFRGS:

De acordo com os editais vigentes do programa Ciência sem Fronteiras, podem se candidatar os alunos dos seguintes cursos de graduação da UFRGS: Edital complementar às chamadas públicas Programa Ciência sem Fronteiras nº 143, 144, 145, 146, 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154/2013 - graduação sanduíche na Alemanha, Austrália ATN, Austrália G8, Canadá

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL EDITAL MEC/CAPES Nº 017/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 02/2013

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL EDITAL MEC/CAPES Nº 017/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 02/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014/SRI/UFRN, DE 18 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL Nº 01/2014/SRI/UFRN, DE 18 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL Nº 01//SRI/UFRN, DE 18 DE AGOSTO DE. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI), no uso de suas atribuições, considerando

Leia mais

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 14/2018 Edital para o Programa ACTIA promovido pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA)

EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 14/2018 Edital para o Programa ACTIA promovido pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) EDITAL DE MOBILIDADE UNISINOS 14/2018 Edital para o Programa ACTIA promovido pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) O Magnífico Reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos),

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PARA

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL/PROPEPG nº 13 de 27 de novembro de 2012

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL/PROPEPG nº 13 de 27 de novembro de 2012 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES E CNPq) EDITAL/PROPEPG nº 13 de 27 de novembro de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

EDITAL Nº002 / 2013 PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MARÇO/2013

EDITAL Nº002 / 2013 PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MARÇO/2013 EDITAL Nº002 / 2013 PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UFAM PARA PARTICIPAR DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS MARÇO/2013 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, através da Assessoria

Leia mais

1. Apresentação. 2. Cursos elegíveis na UFRGS

1. Apresentação. 2. Cursos elegíveis na UFRGS Edital complementar às chamadas públicas Programa Ciência sem Fronteiras nº118-135/2012 - graduação sanduíche na Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria,

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 18 /2013 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 14/2016/CAINT/UFOP, DE 24 DE OUTUBRO DE 2016 PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA UFOP / UNIPA A

Leia mais

EDITAL Nº , DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA GLOBAL STUDY FACENS SEM FRONTEIRAS BOLSA FÓRMULA SANTANDER 1º SEMESTRE DE 2017

EDITAL Nº , DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA GLOBAL STUDY FACENS SEM FRONTEIRAS BOLSA FÓRMULA SANTANDER 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 4-2017, DE 26 DE JUNHO DE 2017 PROGRAMA GLOBAL STUDY FACENS SEM FRONTEIRAS BOLSA FÓRMULA SANTANDER 1º SEMESTRE DE 2017 A FACENS Faculdade de Engenharia de Sorocaba, por meio do Departamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 1-2013 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Magnífica Reitora, Dra. Valéria

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 07/2012 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 07/2012 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto 07/2012 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Alemanha, Austrália, Canadá,

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL NORMAS DO PROGRAMA SANTANDER DE APOIO PARA MOBILIDADE INTERNACIONAL EDIÇÃO 2018 A inscrição dos alunos de graduação no processo de seleção do Programa Santander de Apoio para Mobilidade Internacional Edição

Leia mais

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES

EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES EDITAL MOBILIDADE INTERNACIONAL AMÉRICA LATINA Edital N 05/2014 DRI/PROAES Dispõe sobre o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense que

Leia mais

EDITAL Mobilidade Estudantil Brasil França. CAPES BRAFITEC Projeto 147/13

EDITAL Mobilidade Estudantil Brasil França. CAPES BRAFITEC Projeto 147/13 EDITAL Mobilidade Estudantil Brasil França CAPES BRAFITEC 2015 - Projeto 147/13 Encontra-se aberto o processo seletivo para mobilidade acadêmica na França dentro do acordo BRASIL/FRANÇA - BRAFITEC, Projeto

Leia mais

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da

O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da O Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da

Leia mais

EDITAL Nº 8 /2014 DEGRAD / DEPEAD - IFAL

EDITAL Nº 8 /2014 DEGRAD / DEPEAD - IFAL A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas (IFAL) faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes dos cursos de graduação em Hotelaria

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI) EDITAL Nº008/2012 EDITAL FURG 001/2012

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS (PLI) EDITAL Nº008/2012 EDITAL FURG 001/2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES

EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES EDITAL 1/2013 DE SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS CNPq/CAPES A Universidade Católica de Brasília é participante do Programa Ciência

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 10/2017/CAINT/UFOP, DE 20 DE NOVEMBRO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA UFOP / UNIPA A COORDENADORIA

Leia mais

Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011

Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011 Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011 Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense às Bolsas Sanduíche no Exterior para Graduação (SWG) da Capes e do CNPq no Programa Ciência

Leia mais

EDITAL N. I. nº 006/2013

EDITAL N. I. nº 006/2013 EDITAL N. I. nº 006/2013 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRA Graduação Sanduíche no Exterior Regulamenta normas de pré-seleção e aproveitamento de estudos para participação de alunos da Unaerp campus Ribeirão

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI FRANÇA EDITAL MEC/CAPES Nº 016/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 01/2013

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI FRANÇA EDITAL MEC/CAPES Nº 016/2013 EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS FURG/PROGRAD 01/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE-FURG PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Av. Itália, Km8 Campus Carreiros Rio Grande, RS Brasil 96201-900 fone: 53.32336772 e-mail:prograd@furg.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO REITORIA COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL 14/2015/CAINT/UFOP, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA UFOP / UNIPA A (CAINT) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), considerando o convênio específico de cooperação acadêmica

Leia mais

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o 01/2012 PROPI/ SELEÇÃO DE ESTUDANTES CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ ACCC N 107/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do

Leia mais

EDITAL Nº007/ 2014 ARII/REITORIA

EDITAL Nº007/ 2014 ARII/REITORIA EDITAL Nº007/ 2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE O PROCESSO PRÉ-SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE GRADUAÇÃO SANDUICHE NO EXTERIOR NO ÂMBITO DO PROGRAMA CIÊNCIA

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL Nº 036/2012-PRPI

EDITAL Nº 036/2012-PRPI EDITAL Nº 036/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

Edital N 19/ DRI

Edital N 19/ DRI Edital N 19/2013 - DRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2014 e primeiro de 2015. A Diretoria de Relações

Leia mais

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o 01/2011 PROPI/ SELEÇÃO DE ESTUDANTES CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE NOS EUA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte,

Leia mais

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL

Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Edital N 05/2017 SRI Programa BRACOL Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRACOL de Intercâmbio de Estudantes Brasil- Colômbia

Leia mais

Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex

Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex Edital Conjunto N 04/2013 DRI/PROGRAD Programa Bramex Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa Bramex de Intercâmbio de Estudantes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 25, DE 05 DE ABRIL DE 2019 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação

Leia mais

EDITAL Nº 032/2012-PRPI

EDITAL Nº 032/2012-PRPI EDITAL Nº 032/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

1.3 O Programa Ciência sem Fronteiras, no âmbito deste edital, tem como objetivos específicos:

1.3 O Programa Ciência sem Fronteiras, no âmbito deste edital, tem como objetivos específicos: COORDENAÇÃO GERAL DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E INTERNACIONAIS Edital Complementar nº 004/2012 A Coordenação Geral de Relações Institucionais e Internacionais, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

Secretaria Geral de Relações Internacionais

Secretaria Geral de Relações Internacionais Secretaria Geral de Relações Internacionais EDITAL SRInter nº 03/14 Mobilidade acadêmica 2014/2015 Graduação para a Universidade de Picardie Jules Verne França A Secretaria Geral de Relações Internacionais

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 03/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 03/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 03/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras países de destino: Áustria,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DIRETORIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DIRETORIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS EDITAL N º 01/2019 - CC PROGRAMA DE ACOLHIMENTO E INCENTIVO À PERMANÊNCIA PAIP (EDITAL 50/2018/CGPA/PROGRAD) BOLSA DE MONITORIA NO PROJETO ACOMPANHAMENTO DISCENTE DO CENTRO DE CIÊNCIAS A Coordenadora de

Leia mais

EDITAL Nº 011/2012-PRPI

EDITAL Nº 011/2012-PRPI EDITAL Nº 011/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL 15/2015 PROEN, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL CONVÊNIO ANDIFES/SANTANDER

EDITAL 15/2015 PROEN, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL CONVÊNIO ANDIFES/SANTANDER EDITAL 15/2015 PROEN, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA NACIONAL CONVÊNIO ANDIFES/SANTANDER A Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco,

Leia mais

Edital N 02/2017 SRI/UFF

Edital N 02/2017 SRI/UFF Edital N 02/2017 SRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense Bolsas da Eberhard Karls Universität Tübingen Alemanha.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 02/2017 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander Universidades 2017 O Banco Santander, por meio do

Leia mais

EDITAL Nº 037/2012-PRPI

EDITAL Nº 037/2012-PRPI EDITAL Nº 037/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 3-2012 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Magnífica Reitora, Valéria Heloisa Kemp, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público este Edital de

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS APRESENTAÇÃO

PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS APRESENTAÇÃO PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS Edital complementar Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) - UFPel Nº. 15/2013 às chamadas públicas Programa Ciência sem Fronteiras nº 143, 144, 145, 146, 148,

Leia mais

PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016

PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016 PROGRAMA FACENS SEM FRONTEIRAS - FsF MOBILIDADE ACADÊMICA Edital Coventry 01 Junho de 2016 1 DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 O Programa FACENS sem Fronteiras objetiva propiciar a complementação da formação dos

Leia mais

Edital N 09/ DRI

Edital N 09/ DRI Edital N 09/2013 - DRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2013 e primeiro de 2014 A Diretoria de Relações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL Nº01 2011 CHAMADA INTERNA PRÓ-REITORIA DE ENSINO-

Leia mais

EDITAL SEI DRII Nº 8/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA COM O GRUPO INSA 2019/2 ÍNDICE

EDITAL SEI DRII Nº 8/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE DUPLO DIPLOMA COM O GRUPO INSA 2019/2 ÍNDICE UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Diretoria de Relações Internacionais e Interins tucionais Av. João Naves de Ávila, nº 2121, Bloco 3P, Térreo - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 Telefone:

Leia mais

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras

Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras Edital Conjunto DRI/Proppi/Prograd 13/2013 Ciência sem Fronteiras Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense ao Programa Ciência sem Fronteiras país de destino: Nova Zelândia

Leia mais

EDITAL Nº 026/2012-PRPI

EDITAL Nº 026/2012-PRPI EDITAL Nº 026/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, torna público que estão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL N o 012/2018/PRE/UFV PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA SELEÇÃO DE BOLSISTA

EDITAL N o 012/2018/PRE/UFV PROGRAMA ANDIFES/SANTANDER DE MOBILIDADE ACADÊMICA SELEÇÃO DE BOLSISTA M I N I S T É R I O D A E D U C AÇ ÃO U N I V E R S I DA D E F E D E RA L D E V I Ç O S A PRÓ - REITORIA DE ENSINO Campus Universitário - Viçosa, MG - 36570-900 - Telefone: (31) 3899-3475 - e-mail: mobilidade.pre@ufv.br

Leia mais

EDITAL Nº 02/PPGOCEANO/2018, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018

EDITAL Nº 02/PPGOCEANO/2018, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE CEP: 88.040-900

Leia mais

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo PPGCOM Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CHAMADA PARA INSCRIÇÃO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS AOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, EM CONFORMIDADE COM A CHAMADA PÚBLICA CAPES n o 01/2011 Graduação Sanduíche

Leia mais

Edital N 07/ SRI

Edital N 07/ SRI Edital N 07/2016 - SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Ibero- Americanas Santander Universidades 2017.1 e 2017.2 A Superintendência

Leia mais

EDITAL Mobilidade Estudantil Brasil França CAPES BRAFITEC 2015

EDITAL Mobilidade Estudantil Brasil França CAPES BRAFITEC 2015 EDITAL Mobilidade Estudantil Brasil França CAPES BRAFITEC 2015 Encontra-se aberto na, o processo seletivo para mobilidade acadêmica na França dentro do acordo BRASIL/FRANÇA BRAFITEC com as universidades:

Leia mais

EDITAL Nº 001/ REITORIA

EDITAL Nº 001/ REITORIA EDITAL Nº 001/2015 - REITORIA SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI/PORTUGAL, CONFORME EDITAL Nº074/2014/CAPES, E A PROPOSTA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ QUE ENVOLVE

Leia mais

4.2 Serão ofertadas 03 (três) vagas no total, sendo 01 (uma) vaga por instituição.

4.2 Serão ofertadas 03 (três) vagas no total, sendo 01 (uma) vaga por instituição. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES EDITAL 13/2018-PROINT/UNILA Regulamenta o processo das inscrições para as vagas remanescentes do Programa de Mobilidade Internacional Unila para o segundo semestre letivo

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (CAPES-CNPq) EDITAL PROPEPG Nº 09 de 09 de Agosto de 2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação vêm através deste Edital, divulgar no âmbito da Instituição

Leia mais

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS

PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS PROGRAMA DE MOBILIDADE INTERNACIONAL URI INTERCÂMBIOS CHAMADA PARA ITÁLIA - SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL 2019 EDITAL/PROPEPG Nº 08 de 11 de Março de 2019 A

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS EDITAL Nº 012/2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS EDITAL Nº 012/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS EDITAL Nº 012/2015 A Coordenadora de Registros Acadêmicos informa que estará aberto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA REITORIA EDITAL Nº 13, DE 14 DE JANEIRO DE 2019.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UniEVANGÉLICA REITORIA EDITAL Nº 13, DE 14 DE JANEIRO DE 2019. EDITAL Nº 13, DE 14 DE JANEIRO DE 2019. O REITOR DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS UniEVANGÉLICA, no uso de suas atribuições, torna público, por intermédio deste Edital, abertura de inscrições para acadêmicos

Leia mais

Envie um para Ou vá pessoalmente até a equipe da Central de Carreiras e Mercado de Trabalho.

Envie um  para Ou vá pessoalmente até a equipe da Central de Carreiras e Mercado de Trabalho. PERGUNTAS FREQUENTES Esclareça suas dúvidas! Como tiro dúvidas sobre os programas de intercâmbio na Una? Para esclarecer as suas dúvidas, siga os passos abaixo: Leia o edital CUIDADOSAMENTE ; Leia este

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA EDITAL Nº 04/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE COOPERAÇÃO E RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS - PROCRI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE COOPERAÇÃO E RELAÇÕES INTERINSTITUCIONAIS - PROCRI EDITAL Nº 07/2013/PROCRI/UNIFAP, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013. A Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais da Universidade Federal do Amapá - PROCRI torna público o presente Edital para inscrição

Leia mais

EDITAL Nº02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES

EDITAL Nº02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES EDITAL Nº02/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR CAPES O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), no uso de suas atribuições e tendo em vista o que estabelece

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017

EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 EXTRATO DO EDITAL N 025/2017 UEPA CIENTÍFICA PARA O ENSINO MÉDIO 2017 A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas

Leia mais

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI CAPES/FSA 2012 E D I T A L N.º 01/ 2012

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI CAPES/FSA 2012 E D I T A L N.º 01/ 2012 PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI CAPES/FSA 2012 E D I T A L N.º 01/ 2012 A Fundação Santo André torna público o Edital N.º 01/2012 referente a formação de cadastro reserva de alunos para atuação

Leia mais

Edital N 08/2017 SRI/Coordenação do curso de Medicina Veterinária

Edital N 08/2017 SRI/Coordenação do curso de Medicina Veterinária Edital N 08/2017 SRI/Coordenação do curso de Medicina Veterinária Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense

Leia mais

EDITAL N. I. nº 002/2014

EDITAL N. I. nº 002/2014 EDITAL N. I. nº 002/2014 PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS Graduação Sanduíche no Exterior Regulamenta normas de pré-seleção para participação de alunos da Unaerp campus Ribeirão Preto e campus Guarujá no

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro

EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro EDITAL Nº 01/2017 REARI/RJ Rede de Assessorias Internacionais do Estado do Rio de Janeiro Dispõe sobre Programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação das instituições do REARI, participantes

Leia mais

EDITAL Nº 035/2016-UEPA

EDITAL Nº 035/2016-UEPA A Universidade do Estado do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) torna pública a seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

EDITAL Nº 03/2015 UERGS SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

EDITAL Nº 03/2015 UERGS SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES EDITAL Nº 03/2015 UERGS SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL Nº 02, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO EDITAL Nº 02, DE 25 DE SETEMBRO DE 2017 A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL PROMEC N.º 03/2019 INGRESSO COMO ALUNO ESPECIAL

EDITAL PROMEC N.º 03/2019 INGRESSO COMO ALUNO ESPECIAL PROCESSO DE INGRESSO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL NA MODALIDADE DE ALUNO ESPECIAL EDITAL PROMEC N.º 03/2019 INGRESSO COMO ALUNO ESPECIAL

Leia mais

O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO

O QUE É REQUISITOS PARA O CANDIDATO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias Diretoria de Relações Interinstitucionais PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 25, DE 05 DE ABRIL DE 2019 O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

Edital UFSCar - Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche. Bolsas para Alemanha, Hungria para Janeiro 2014, Japão para Abril 2014 e

Edital UFSCar - Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche. Bolsas para Alemanha, Hungria para Janeiro 2014, Japão para Abril 2014 e Edital UFSCar - Programa Ciência sem Fronteiras Graduação Sanduíche Bolsas para Alemanha, Hungria para Janeiro 2014, Japão para Abril 2014 e Estados Unidos para Janeiro, Março, Julho e Agosto/Setembro

Leia mais

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UFRJ Prof. Ricardo M Naveiro. Modalidade: Graduação-Sanduíche

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UFRJ Prof. Ricardo M Naveiro. Modalidade: Graduação-Sanduíche CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS UFRJ Prof. Ricardo M Naveiro Modalidade: Graduação-Sanduíche Equipe Prof. Ricardo M. Naveiro Coordenador do CsF - UFRJ Rogério Nascimento Responsável Administrativo do CsF - UFRJ

Leia mais

Edital N 001/ Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA

Edital N 001/ Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA Belém-PA, 23 de janeiro de 2018 Edital N 001/2018 - Assessoria de Cooperação Interinstitucional e Internacional da UFRA 1. APRESENTAÇÃO: Dispõe sobre a SELEÇÃO de estudantes para o Programa de Bolsas de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO 3-2013 PRÉ-SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Magnífica Reitora, Dra. Valéria Heloisa Kemp, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITER1ANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITER1ANA MACKENZIE DOCUMENTO INFORMATIVO 81/2012 06 de dezembro de 2012 Comunica a abertura de Inscrições ao Processo Seletivo para eleger candidatos às Novas Chamadas Públicas 125/2012 a 134/2012 e ao 2º Cronograma das

Leia mais

EDITAL Nº 10, DE 30 DE MARÇO DE 2017

EDITAL Nº 10, DE 30 DE MARÇO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO EDITAL Nº 10, DE 30 DE MARÇO DE 2017 A Pró-Reitoria

Leia mais

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC)

INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) Dúvidas Gerais 1. Onde encontro os editais e informações sobre os programas de Iniciação Científica? As informações estão disponíveis na página da Diretoria de Pesquisa e Inovação

Leia mais

RETIFICAÇÃO - EDITAL Nº 015/2012-PRPI

RETIFICAÇÃO - EDITAL Nº 015/2012-PRPI RETIFICAÇÃO - EDITAL Nº 015/2012-PRPI A Pró-reitora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, no uso de suas atribuições, resolve RETIFICAR o Edital

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais