EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 01/2016 PAAE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 01/2016 PAAE 2016"

Transcrição

1 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 01/2016 PAAE 2016 O Diretor Geral do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Portaria Nº. 820 Reitoria, de 17 de junho de 2010, combinado com o que dispõe a Lei nº 8.112/90, faz saber que, através do Serviço Social, estão abertas as inscrições para o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante PAAE 2016, aos estudantes regularmente matriculados neste campus, observando-se os critérios abaixo, referendados pelas Diretrizes da Política de Assistência Estudantil do IFBA, aprovadas no Conselho Superior em 26/10/ DO OBJETIVO Com intuito de garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso do (a)s estudante (s) do IFBA, com vistas à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar biopsicossocial, foi criado o Programa de Assistência e Apoio ao Estudante - PAAE. Este programa possui caráter seletivo, e, destina-se a assistir estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, sendo obrigatória a participação em processo de seleção socioeconômica. 2. DO PERFIL DO (A) ESTUDANTE Os (as) estudantes, candidatos (as) ao PAAE, devem estar regularmente matriculados no IFBA/Campus de Vitória da Conquista e pertencer à família em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 3. DO PROGRAMA E SUAS MODALIDADES Ao Programa de Assistência e Apoio ao Estudante caberá desenvolver ações de seleção e acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade social, podendo inseri-los, de acordo com sua demanda e vagas disponíveis, em uma das seguintes modalidades de bolsas e/ou auxílios, observando-se o perfil e a necessidade dos (as) estudantes. Descrição das Bolsas e Auxílios e do Público-Alvo

2 Bolsa Estudo: Disponibiliza auxílio financeiro mensal com vistas a contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do (a) estudante, que deverá participar do acompanhamento pedagógico, das atividades de monitoria, atendimentos do professor, dentre outras. A bolsa estudo será priorizada para estudantes selecionados (as) que possuem maior dificuldade para acumular atividades, repetentes com maior risco de afastamento, com dificuldades de aprendizagem relevantes, ingressantes, dentre outros. Valor: meio salário mínimo vigente. Bolsas vinculadas a Projetos de Incentivo à Aprendizagem - PINA: Disponibiliza auxílio financeiro e insere o (a) estudante em projetos de servidores a serem desenvolvidos no IFBA. O (a) estudante deve ter condições acadêmicas de cumprir uma carga horária de atividades de até 12 horas semanais, não estando, preferencialmente, no primeiro ano, módulo ou semestre letivo. Valor: meio salário mínimo vigente. Auxílio Transporte: Disponibiliza auxílio financeiro mensal para contribuir com custeio do deslocamento do (a) estudante no trajeto domicílio IFBA domicílio. Valor: 20% do salário mínimo vigente para estudantes que residem em Vitória da Conquista e 30% do salário mínimo vigente para os que residem em outro município ou distrito. Auxílio Moradia: Disponibiliza auxílio financeiro para contribuir com despesas mensais referentes à moradia dos (as) estudantes oriundos (as) de municípios distintos da localidade do campus e/ou que sejam naturais do município onde se localiza o campus cuja situação de convivência sociofamiliar implica em risco pessoal e social. Será exigido mensalmente o recibo de pagamento do aluguel. Valor: até meio salário mínimo vigente, não devendo, portanto, cobrir todas as despesas com a moradia. Auxílio para Aquisições: O Auxílio para Aquisições visa oferecer auxílio financeiro para custeio de material escolar, fardamento ou aquisições que contribuam para melhor desenvolvimento das atividades acadêmicas do (a) estudante. A autorização para compra do material e/ou aquisição a ser custeada pelo IFBA está sujeita a análise considerando as necessidades do (a) estudante e as específicas do seu curso, sendo indispensável à comprovação dos gastos com apresentação de notas fiscais no prazo máximo de 30 dias. O auxílio para aquisições também prevê recursos para a compra de materiais que vão compor o Almoxarifado Social, como fardamento e material escolar, os quais serão disponibilizados com a entrega do próprio item e não através da liberação de recurso financeiro.

3 Auxílio Alimentação: Oferece uma refeição diária ao estudante, completa e balanceada, com acompanhamento nutricional. O serviço é disponível de segunda a sexta-feira no refeitório do IFBA. Auxílio Cópia e Impressão: Disponibiliza cópias e impressões para os (as) estudantes bolsistas com o objetivo de contribuir com os materiais didáticos específicos do seu curso e seus estudos. O horário e critérios de atendimento são de responsabilidade exclusiva da reprografia do campus. NÚMERO DE BOLSAS E AUXÍLIOS A quantidade de bolsas e auxílios será definida pelo orçamento destinado à Política Assistência Estudantil no ano de 2016 e com base na demanda apresentada pelos (as) estudantes. Somente após as etapas do processo de seleção será divulgado o número de bolsas e auxílios. A liberação do orçamento previsto para o presente ano, o número de vagas para as referidas bolsas e auxílios poderá sofrer alterações, havendo a possibilidade de publicação de lista de resultado complementar. 4. DOS CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO A inscrição e seleção para o PAAE serão efetivadas mediante os seguintes critérios: 5.1 Estar matriculado (a) e frequentando regularmente um dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Integrado, Subsequente ou Modalidade EJA) ou Ensino Superior no IFBA/Campus de Vitória da Conquista. 5.2 Pertencer à família em situação de vulnerabilidade socioeconômica Ter renda mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio vigente, conforme disposto no decreto n 7.234, de Por renda mensal per capita entende-se o valor total dos rendimentos da família, dividido pelo número de dependentes. 5.3 Para fins de comprovação do disposto no subitem serão solicitados comprovantes de renda de todos os membros da família, inclusive pensões e aposentadorias, bem como das despesas do grupo familiar; 5.4 Os critérios dispostos no subitem 5.2 serão analisados globalmente, levando-se em consideração renda mensal, relações familiares, situação habitacional, situação de saúde, participação em Programas Sociais do Governo e trajetória escolar/acadêmica.

4 5.5 Ainda que o (a) estudante esteja em situação de vulnerabilidade poderá não ser inserido (a) no Programa, caso a demanda seja excedente ao número de bolsas e auxílios dos recursos disponíveis. 5. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 1º Etapa: INSCRIÇÃO ONLINE Período: 17/03/2016 à 27/03/2016 O (a) candidato (a) deverá preencher a Ficha de Pré-Inscrição localizada no endereço abaixo: Não serão aceitas inscrições enviadas fora do período estabelecido nesse edital. 2º Etapa: AGENDAMENTO PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO Período: 28/03/2016 à 01/04/2016 Após o término do período da inscrição online, será divulgada no mural do Serviço Social, a lista com os nomes dos(as) candidatos(as) inscritos(as), contendo o dia, o horário e o local que deverão entregar a documentação exigida nesse edital. São de inteira responsabilidade do (a) estudante e/ou do (a) seu (sua) responsável, o acompanhamento e cumprimento dos prazos informados nesse edital e no Mural do Serviço Social, devendo, assim, verificar em qual dia e horário deverá entregar a documentação solicitada. 3º Etapa: CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO Período: 04/04/2016 à 20/04/2016 Essa etapa consiste na entrega do Formulário Socioeconômico e Termo de Responsabilidade impressos, preenchidos e assinados pelo/a candidato/a ou responsável legal para menores de 18 anos, e na entrega de todos os documentos comprobatórios (cópia e original ou cópias autenticadas) exigidos no Anexo I deste edital. Todos os documentos deverão ser entregues dentro de um envelope A4. O (a) candidato (a) somente poderá realizar a entrega no dia, horário e local estabelecidos em agendamento pelo Serviço Social. O não comparecimento implicará na eliminação do (a) candidato (a) do Processo Seletivo, salvo nos casos em que a ausência seja justificada formalmente. O (a) candidato (a) que não entregar a documentação completa dentro do prazo previsto neste edital não terá sua inscrição efetivada. Local para entrega da documentação: IFBA- Campus de Vitória da Conquista- Av. Amazonas, n Bairro Zabelê.

5 SETOR: SERVIÇO SOCIAL (Bloco B, sala 6) 4º Etapa: INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO Período: 25/04/2016 Será divulgada no mural do Serviço Social a relação das inscrições indeferidas devido à entrega de documentação incompleta pelo (a) candidato (a). 5º Etapa: ANÁLISE DOCUMENTAL, AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICOS E CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA SOCIAL. Período: 25/04 até 20/05/2016 Nessa etapa haverá a Análise documental, que consiste na verificação dos documentos entregues conforme a situação declarada, e a Avaliação dos Critérios Socioeconômicos, de acordo com o tópico 5 desse edital. Será divulgada semanalmente no Mural do Serviço Social, a relação de estudantes convocados (as) para a Entrevista Social, com o dia, o horário e o local que deverão comparecer. O não comparecimento implicará na eliminação do (a) candidato (a) do Processo Seletivo, salvo nos casos em que a ausência seja justificada formalmente. Serão realizadas visitas domiciliares nos casos em que o Serviço Social julgar os documentos apresentados e a entrevista social como insuficientes para conhecer a realidade do (a) estudante e da sua família. 6º Etapa: RESULTADO FINAL Previsão: 26/05/2016 Divulgação do Resultado Final no mural do Serviço Social e no site do IFBA, contendo os nomes dos (as) candidatos (as) contemplados (as) e os respectivos auxílios ou bolsas no qual farão parte. Cabe ao estudante ficar atento à divulgação e comparecer à reunião de apresentação do Programa e assinatura do termo de compromisso. O não comparecimento implicará em desistência. 7º Etapa: RECURSO Previsão: 26/05/2016 e 27/05/2016 Após a divulgação do resultado final, os (as) estudantes não selecionados (as) poderão interpor recurso contestando o resultado através de preenchimento de formulário que especifica as razões do recurso. O formulário do recurso se encontra no site 8º Etapa: EFETIVAÇÃO DO AUXÍLIO

6 Os (as) candidatos (as) contemplados (as) com os auxílios ou bolsas deverão comparecer à reunião de efetivação do auxílio para assinatura do Termo de Compromisso e esclarecimentos sobre a bolsa/auxílio no qual foram contemplados (as), conforme cronograma a ser divulgado no mural do Serviço Social. Os (as) contemplados (as) deverão apresentar RG no ato de assinatura do Termo, sendo que os (as) menores de 18 anos deverão comparecer com um responsável. DURAÇÃO DA BOLSA O tempo de duração das bolsas e auxílios dependerá tanto da disponibilidade financeira quanto do término do processo seletivo do PAAE 2016 e do ano e semestre letivo. Desta forma, estimamos o recebimento dos recursos em até 10 (dez) meses, do mês de março de 2016 até dezembro de Este tempo poderá ser alterado após avaliações periódicas do Serviço Social e Direção Geral, observando-se questões como: frequência dos (as) estudantes, regularidade das informações prestadas pelo (a) estudante, especificidades dos auxílios, disponibilidade financeira institucional, dentre outros. 6. DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 Na ocorrência de quaisquer alterações nas informações deste Edital, estas serão divulgadas no Mural do Serviço Social, localizado ao lado da sala 7 do bloco B e pelo site oficial do Campus ( São obrigatórias a realização de nova inscrição para o (a)s estudantes que já possuem cadastro no PAAE São de inteira responsabilidade do (a) estudante e/ou do (a) seu (sua) responsável, o acompanhamento e cumprimento dos prazos informados nesse edital, no site do IFBA (Campus Vitória da Conquista) e no Mural do Serviço Social Todos os formulários deverão estar devidamente assinados pelo (a) estudante ou pelo (a) responsável legal, no caso do (a) estudante menor de 18 anos Não serão aceitas inscrições e entrega de documentos fora do prazo, salvo em situações excepcionais, a serem avaliadas pelo Serviço Social O não comparecimento do (a) estudante no dia agendado para entrega dos documentos e para a entrevista social, sem apresentação de justificativa cabível, implica na exclusão do processo seletivo Poderão ser realizadas visita domiciliar e a solicitação de documentação complementar, no decorrer da vinculação ao PAAE, pelo (a) profissional de Serviço Social.

7 10.8 É vedada a acumulação de mais de uma bolsa ou auxílio do PAAE, exceto para a combinação de qualquer benefício com o auxílio alimentação, auxílio para aquisições e auxílio cópia e impressão, mediante emissão de parecer social e disponibilidade de recursos Caso o (a) estudante esteja inserido em outro programa ou estágio remunerado dentro ou fora do IFBA, poderá ser selecionado para o PAAE após análise e parecer social da sua situação de vulnerabilidade, de acordo com a disponibilidade de vagas O (a) estudante deve declarar a existência de qualquer atividade remunerada O (a) estudante deverá ter frequência igual ou superior a 75% das aulas, no período da permanência no Programa, podendo ser desligado (a) caso não alcance este percentual Após divulgação do resultado, o (a) estudante deverá participar da reunião de efetivação da concessão do benefício, em local e horário a serem divulgados. A não participação implicará no cancelamento da concessão do benefício O (a)s estudantes selecionado (a)s no PAAE deverão participar das atividades planejadas e desenvolvidas pelo Serviço Social do Campus, e estarão sujeitos à cobrança de comprovantes e frequência pela assistente social, relativos a cada modalidade de bolsa e auxílio O número de estudantes beneficiado (a)s e a quantidade de vagas poderão sofrer alterações de acordo com os recursos orçamentários disponíveis e a necessidade dos (as) inscritos (as) no PAAE O (a) estudante contemplado (a) com o auxílio alimentação que não fizer uso regularmente do serviço, apresentando faltas consecutivas, será convocado (a) pelo Serviço Social para justificar ausência e caso não o faça, terá o auxílio cancelado As bolsas e auxílios terão pagamentos retroativos aos meses de início do ano letivo O pagamento da bolsa e/ou auxílio ocorrerá através de depósito em conta corrente, de qualquer instituição bancária, exclusivamente em nome do (a) estudante Em casos excepcionais, poderá ser realizado o pagamento de bolsas ou auxílios através de ordem bancária (saque com apresentação de RG e CPF do (a) estudante) As informações prestadas serão inteiramente de responsabilidade do (a) estudante ou do (a) responsável legal, no caso dos menores de 18 anos Será desligado (a), automaticamente, do PAAE, o (a) estudante que perder o vínculo com a Instituição, não cumpra a frequência mínima estipulada ou a qualquer momento, o (a) estudante em que for comprovada situação de omissão ou de declaração falsa com intuito de obter os recursos do Programa, ficando sujeito (a) às medidas cabíveis, previstas nos Códigos Penal e Civil.

8 10.21 A Direção de Ensino, junto com o Serviço Social, reserva-se o direito de resolução dos casos omissos e das situações não previstas neste Edital. Março de Gabinete do Diretor Geral do IFBA CAMPUS DE VITÓRIA DA CONQUISTA, em 17 de ANEXO I

9 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA DO PAAE 2016 Para efetivar a sua inscrição no processo seletivo do PAAE 2016, o (a) estudante deverá, após enviar formulário de Pré-inscrição, entregar ao Serviço Social todos os documentos abaixo solicitados, acompanhados de Formulário Socioeconômico e Termo de Responsabilidade impressos e assinados. Todas as cópias dos documentos deverão ser entregues dentro de um envelope A4, no dia, horário e local agendados pelo Serviço Social. Os documentos deverão ser entregues em: CÓPIA AUTENTICADA OU CÓPIA COMUM ACOMPANHADA DO ORIGINAL para conferência e validação. 1. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO a) Formulário Socioeconômico preenchido e assinado, disponível no site b) Termo de Responsabilidade preenchido e assinado, disponível no site c) Duas (02) fotos 3X4 atual do (a) estudante; d) Comprovante de matrícula no IFBA do (a) estudante; e) RG e CPF do (a) estudante e de todos os membros do grupo familiar. Em caso de algum membro familiar não possuir RG, apresentar Certidão de Nascimento; 1.1 Os (as) estudantes que já foram contemplados (as) com auxílio ou bolsa no PAAE 2015, não necessitam entregar os documentos listados no item e), exceto se houver emissão de novo documento ou alteração de dados.

10 DADOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Para comprovar todos os casos/situações, devem-se apresentar os documentos abaixo listados: COMPROVAR QUEM DEVE APRESENTAR (Estudante e/ou membro(s) da família) TODOS nesta condição Caso tenha declarado falecimento de membro da família TODOS os Maiores de 18 anos OU o menor com recebimento de pensão, benefício e/ou bolsa de qualquer natureza (estágio, aprendiz, outros). ESTUDANTE que tenha declarado que cursou na rede privada de ensino com bolsa de estudo parcial ou integral. MEMBRO da família que esteja cursando qualquer nível de escolaridade na rede privada de ensino com bolsa de estudo parcial ou integral. TIPO DO DOCUMENTO QUANDO FOR O CASO: Certidão de Casamento Civil; Declaração de União Estável emitida em Cartório; Declaração de União Estável; (MODELO SITE) Termo de averbação do divórcio; Declaração de Separação. (MODELO SITE) Certidão de Óbito. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada (cópia das páginas de: identificação (foto), qualificação civil, página de registro do último contrato de trabalho e a página seguinte em branco, página com a última alteração salarial e de anotações gerais) OU Declaração de não possuir Carteira de Trabalho; (MODELO SITE) Declaração de Carteira de Trabalho retida pelo empregador. (MODELO NO SITE) OBS.: os (as) estudantes ou membros da família que possuem contrato de Jovem Aprendiz ou estágio remunerado devem apresentar a CTPS, o contrato e o contracheque. Declaração de Bolsa de estudo especificando a modalidade (parcial ou integral), emitida pela respectiva instituição.

11 PROPRIEDADE ENDEREÇO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COMPROVAR QUEM DEVE APRESENTAR (Estudante e/ou membro(s) da família) TIPO DO DOCUMENTO ESTUDANTE oriundo de outro município, que teve de mudar-se para o mesmo do Câmpus (Vitória da Conquista), em função da aprovação e depende economicamente da família, que permanece no município de origem. DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE ORIGEM: conta de água e energia, atualizada. DO/A ESTUDANTE NO ENDEREÇO ATUAL: conta de água e energia, atualizada. Obs.: não precisa estar paga. ESTUDANTE, quando residir em imóvel do grupo familiar. ATUAL: água e energia, atualizada. Obs.: não precisa estar paga. SE POSSUIR Imóvel Financiado Contrato de financiamento e boleto de pagamento; Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano de 2014 ou SE POSSUIR Imóvel de Herança SE POSSUIR Imóvel Cedido por Empresa, Órgão Governamental ou Não- Governamental ou Pessoa Física SE POSSUIR Imóvel Alugado Declaração de espólio; Inventário; Escritura Pública; Contrato de compra e venda; Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano de 2014 ou Declaração da empresa ou instituição constando o período de cessão do imóvel e o seu caráter (temporário ou permanente); Declaração de imóvel cedido com a cópia do RG do proprietário em anexo; (MODELO SITE) Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano de 2014 ou Contrato de aluguel. Caso não haja, apresentar Declaração de aluguel com a cópia do RG do proprietário em anexo; (MODELO SITE) Recibo de pagamento atualizado; Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano de 2014 ou 2015, quando for o caso.

12 SE POSSUIR Imóvel Compartilhado Declaração de imóvel compartilhado com a cópia simples do RG e CPF do(s) declarante(s) em anexo. (MODELO SITE) SE POSSUIR Imóvel sem Escritura Pública Declaração de imóvel ocupado irregularmente; (MODELO SITE) Contrato de compra e venda; Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano de 2014 ou 2015, quando houver SE POSSUIR Imóvel que possui Escritura Pública Escritura Pública; Imposto de Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do ano de 2014 ou SE POSSUIR Imóvel Rural Contrato de compra e venda; Declaração COMPLETA do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR). OBS.: apresentar, apenas, dois documentos. SE POSSUIR Veículos Automotores Imposto de Propriedade Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2014 ou A documentação de renda de todos os membros da família, maiores de 16 anos, inclusive do (a) estudante, deverá ser entregue em cópia legível, conforme a situação de vínculo empregatício ou não, apresentada no quadro a seguir.

13 RENDA (Comprovação obrigatória para maior de 18 anos ou menor que recebe remuneração) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COMPROVAR QUEM DEVE APRESENTAR (Estudante e/ou membro(s) da família) SE Trabalhador Formal/assalariado TIPO DO DOCUMENTO Contracheque ou declaração do empregado, constando cargo e salário mensal atualizado (dos três últimos meses); Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site); SE Trabalhador Informal ou Eventual Declaração de Trabalho Informal; (MODELO SITE) Declaração de Trabalho Eventual. (MODELO SITE) Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site);

14 SE em Atividade Rural Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site); Última notificação do ITR, se possuir imóvel rural; Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas; Declaração atualizada do Sindicato Rural, Associação ou Cooperativa, constando: CNPJ Endereço e telefone de sede; Nome do agricultor/pescador; Valor mensal da renda; Atividade desenvolvida. Observação 1: A declaração deve estar assinada pelo presidente da referida instituição. SE Aposentado e/ou pensionista do INSS Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente). Extrato mensal de Benefício do INSS Observação: O extrato do benefício pode ser emitido no endereço: xhtml Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site);

15 SE Autônomo e/ou Profissional Liberal SE Desempregado, Aviso Prévio ou Seguro Desemprego SE Microempreendedor Individual ou Microempresário SE POSSUIR Rendimentos de Aluguel ou Arrendamentos Bens Móveis Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site); Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Pró labore ou declaração de autônomo constando rendimento (MODELO SITE); Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoa jurídica vinculada, quando for o caso; Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento do último mês; Decore. Declaração do sindicato informando o exercício ocupacional e renda (PARA TAXISTAS). Comunicado de Aviso Prévio; Rescisão Contratual; Requerimento de Seguro-Desemprego; Declaração de desemprego. (MODELO SITE) Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site); Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site); Decore; Recibo de Declaração do MEI. Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança). Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração de Isenção (Modelo no site); Contrato de locação ou arrendamento acompanhado dos três últimos recibos. SE Bolsistas, estagiários e/ou Jovem Aprendiz Contrato de estágio ou outro equivalente; Contracheque, quando houver; Extratos bancários dos últimos três meses (conta corrente, conta salário ou poupança).

16 PROGRAMAS SOCIAIS SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SE RECEBER Pensão Alimentícia Comprovante de pagamento de pensão por morte e/ou pensão alimentícia. Observação: Caso a pensão alimentícia seja informal, apresentar declaração do responsável onde conste o valor recebido, com cópia do RG do declarante. SE RECEBER Contribuição Financeira Caso o (a) estudante possua familiar ou outra pessoa que contribua financeiramente com as despesas mensais do domicílio (mesada ou outros), deverá apresentar declaração de próprio punho emitido pelo contribuinte, com cópia do RG do declarante. Membro em Situação de Doença. Relatório Médico contendo a descrição da patologia/doença e limitações implicadas, com Código Internacional de Doenças (CID), local e data com carimbo e assinatura do médico em papel timbrado. OBS.: O relatório médico deve ser atual. COMPROVAR QUEM DEVE APRESENTAR (Estudante e/ou membro(s) da família) SE Beneficiário (a) TIPO DO DOCUMENTO Comprovante de inscrição no Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (PRONATEC); Cartão e Comprovante de recebimento do beneficio constando o valor e o nome do (a) beneficiário (a) (BOLSA FAMÍLIA); Declaração de beneficiário(a) de Programa de Assistência Estudantil da Instituição; Declaração de participação no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), PROJOVEM (adolescente, trabalhador ou urbano) e/ou outros. Contrato FIES;

17 DESPESAS BENEFÍCIOS SOCIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Pessoa com Deficiência e/ou Idosa em recebimento de amparo social Extrato de recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), que pode ser retirado em qualquer Agência da Previdência Social do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) ou no site io.xhtml Moradia Educação Contrato de locação e o recibo de pagamento; Recibo de pagamento do condomínio; Comprovante de pagamento de mensalidade escolar, cursos e outros. Saúde Comprovação de gasto com plano de saúde, medicação contínua, mediante apresentação da receita (s) médica (s) e nota (s) Fiscal (is) dos últimos três meses. Contas Fixas Empréstimos Financiamentos e/ou Comprovante de água, energia e telefone (fixo e/ou móvel) e internet e outros. Contrato de empréstimo e/ou financiamento de bens móveis e imóveis, juntamente com o comprovante de pagamento da última prestação.

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE - PAAE EDITAL Nº 005, DE 16 DE MAIO DE 2016

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE - PAAE EDITAL Nº 005, DE 16 DE MAIO DE 2016 ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE - PAAE EDITAL Nº 005, DE 16 DE MAIO DE 2016 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA 1. Estudante com cadastro no PAAE: os documentos que

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 01/2015 PAAE 2015

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 01/2015 PAAE 2015 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 01/2015 PAAE 2015 O Diretor Geral do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais, conforme lhe confere a Portaria

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 11/2013

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 11/2013 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO Nº. 11/2013 O Diretor Geral do IFBA Campus Vitória da Conquista, no uso de suas atribuições, faz saber que, através do Serviço Social, estão abertas as inscrições para o

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE) ANO DE 2013

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE) ANO DE 2013 PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE) ANO DE 2013 EDITAL nº 002, de 11 de junho de 2013. A Diretora Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2017

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2017 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 001/2017 1. Abertura O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ Anexo I VALOR DO AUXÍLIO PERMANÊNCIA (Conforme Portaria

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 06/2018

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 06/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 06/2018 1. ABERTURA A Diretora Geral do IFBA Campus Lauro de Freitas, no uso de suas atribuições, faz

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SEABRA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SEABRA PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE) ANO DE 2017 EDITAL nº 06, de 06 de abril de 2017. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 001/2018

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 001/2018 Campus Jequié Rua Jean Torres, s/n - John Kennedy Loteamento Cidade Nova Cep.: 45201-570 / Jequié-BA Telefone: (73) 3525-4536 CNPJ: 10.764.307/0012-75 campusjequie@ifba.edu.br POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Leia mais

EDITAL Nº 005/2018 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

EDITAL Nº 005/2018 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ORIENTAÇÕES Para efetivar a sua inscrição no processo seletivo do PAAE 2018, o(a) estudante ou responsável legal deverá entregar todos os documentos

Leia mais

EDITAL Nº 005/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE

EDITAL Nº 005/2018 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE O Diretor Geral do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA,, no uso de suas atribuições legais, conforme

Leia mais

EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES

EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 02/ ANO 2016 IFCE CAMPUS Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR ANEXO II Relação de documentos comprobatórios Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o

Leia mais

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 009, DE 03 DE JULHO DE 2017

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 009, DE 03 DE JULHO DE 2017 ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 009, DE 03 DE JULHO DE 2017 Os documentos devem estar de acordo com a situação declarada no Formulário Socioeconômico. 1. COMO COMPROVAR

Leia mais

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019 Bolsista: ( ) IC ( ) PIBID ( ) Outros Processo Seletivo do Prouni FICHA PEDAGÓGICA Ano 2015/ 1º Semestre de 2019 Dynamics: ( ) Social ( ) Pedagógico ( ) Psicológico O candidato deverá apresentar os documentos

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES Campus Baturité EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor do campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo;

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo; ANEXO II Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o responsável legal/financeiro deverá apresentar

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. ATENÇÃO! O atendimento somente será realizado com horário agendado. Para agendar, favor entrar em contato pelo telefone 3244-7212 ou pelo nosso e-mail setordebolsas@izabelahendrix.edu.br. DOCUMENTOS DO

Leia mais

ANEXO 1 LISTA DE DOCUMENTOS EDITAL PROAE 15/2017.2

ANEXO 1 LISTA DE DOCUMENTOS EDITAL PROAE 15/2017.2 ANEXO 1 LISTA DE DOCUMENTOS EDITAL PROAE 15/2017.2 1. DOCUMENTOS BÁSICOS 1.1. Do/a estudante 1.2. Do/a estudante e dos membros da família 2. DOCUMENTOS SOBRE DOMICÍLIO 2.1 Do núcleo familiar 2.2. Do/a

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

GRAU DE PARENTESCO IDADE SITUAÇÃO DE TRABALHO ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE

GRAU DE PARENTESCO IDADE SITUAÇÃO DE TRABALHO ESTADO CIVIL ESCOLARIDADE FORMULÁRIO 1 COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO FAMILIAR E CONDIÇÃO DE RENDA Eu,, telefone ( ) candidato ao Processo Seletivo UFV Sisu/MEC 2018, para o curso de, campus de declaro que minha família é composta de pessoas

Leia mais

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 08, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 08, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 08, DE 27 DE SETEMBRO DE 2016 Os documentos devem estar de acordo com a situação declarada no Formulário Socioeconômico. Os estudantes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL Nº 001/2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS COMUNITÁRIOS EDITAL Nº 001/2013 EDITAL Nº 001/2013 A PRÓ-REITORA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, na forma do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010 que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil

Leia mais

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS - FOTOCÓPIAS. ANÁLISE SOCIOECONÔMICA PARA SELEÇÃO DE PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS - FOTOCÓPIAS. ANÁLISE SOCIOECONÔMICA PARA SELEÇÃO DE PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS - FOTOCÓPIAS. ANÁLISE SOCIOECONÔMICA PARA SELEÇÃO DE PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL LEIA COM ATENÇÃO TODOS OS ITENS A documentação a ser apresentada é

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 157/2016, de 20/12/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2017 1º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE)

PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE) PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES (PAAE) EDITAL nº 03, de 20 de fevereiro de 2017. O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

4. DAS MODALIDADES DE AUXÍLIOS

4. DAS MODALIDADES DE AUXÍLIOS PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Sobral, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais,

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA OBSERVAÇÃO: Cabe informar ao candidato que faz-se necessária a entrega

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA.

LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. LISTA DE DOCUMENTOS RELAÇÃO DE DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS PELO REQUERENTE JUNTAMENTE COM A FICHA PREENCHIDA E ASSINADA. O Responsável Financeiro deverá entregar cópias autenticadas/ simples

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE CÂMPUS GRAVATAÍ EDITAL N. 004/2019

Leia mais

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA 1ª Siga atentamente a lista de documentos solicitados, pois na falta de algum destes, seu pedido será indeferido. 2ª Entregar toda a documentação em envelope devidamente

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA A) Para fins desse processo seletivo são considerados dependentes do grupo familiar: todas as pessoas

Leia mais

EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus de Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES

EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus de Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus de Morada Nova DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES A Diretora do campus de Morada Nova, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto;

EDITAL DE INSCRIÇÃO. Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto; EDITAL DE INSCRIÇÃO 1. REQUISITOS BÁSICOS PARA A INSCRIÇÃO Estar cursando o Ensino Médio, nas Escolas Públicas de Salto; Ter nascido nos meses de janeiro a junho de 2.001; Residir em Salto; Possuir renda

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor Geral do campus de Maracanaú, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 007/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 007/2015 Loteamento Espaço Alpha (BA522) Bairro: Limoeiro- CEP 42.808-590 Camaçari-BA Telefax: (71) 3649-8600 E-mail: camacari@ifba.edu.br Site: www.camacari.ifba.edu.br POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 1º Semestre 2013

LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 1º Semestre 2013 LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 1º Semestre 2013 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Os candidatos pré-selecionados deverão entregar cópia simples dos documentos adiante solicitados de todos aqueles que compõem a família.

Leia mais

EDITAL 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL 1º SEMESTRE DE 2012 1. INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO UNAERP Campus Guarujá PROGRAMA PRÓPRIO DE BOLSAS DA UNAERP PROCESSO SELETIVO INGRESSANTES EM 1ª ETAPA EDITAL 1º SEMESTRE DE 2012 A Universidade de Ribeirão

Leia mais

https://ufsj.edu.br/proae/declaracoes.php

https://ufsj.edu.br/proae/declaracoes.php DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS PARA CANDIDATOS QUE INGRESSARAM NO PIPAUS EM 2017 E 2018 Informe: O edital completo será lançado em agosto. Entretanto, esta documentação é parte

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 005/2016

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 005/2016 POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AOS ESTUDANTES EDITAL Nº 005/2016 1. ABERTURA O Diretor Geral do IFBA Campus Jacobina, no uso de suas atribuições, faz saber que,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 02/2017 O Diretor do Campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO O diretor de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus de Fortaleza, torna público que estão abertas as inscrições para

Leia mais

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO EMERGENCIAL/INCREMENTO Ministério da Educação Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Criada pela Lei nº 10.435, de 24 de abril de 2002 Pró - Reitoria de Graduação Diretoria de Assistência Estudantil FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 Os alunos que possuem benefício do Programa Unipoa deverão, obrigatoriamente, realizar o procedimento descrito abaixo para solicitação da renovação da bolsa de

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 71/2016, de 25/05/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2016 2º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Edital para o processo seletivo de inscrição no Curso de Educação de Jovens e Adultos EJA com gratuidade educacional/bolsa de estudo para o ano de 2018 A Sociedade Civil Casas de Educação, sediada à Rua

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 07/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 07/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 07/2018 O Diretor do Campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família

ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Página 4 de 8 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS Obrigatório para todos os membros da família Não serão analisados processos com documentação incompleta e/ou ficha socioeconômica incompleta e/ou rasurada. Nesses

Leia mais

CHECKLIST Conferência de Documentos PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo)

CHECKLIST Conferência de Documentos PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CHECKLIST Conferência de Documentos PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CANDIDATO (A): DATA: CURSO/TURNO: QUANTIDADE DE MEMBROS: DOCUMENTOS RG (Identidade) e CPF do candidato

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL INFORMATIVO O diretor de Extensão e Relações Empresariais do campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará torna público que estão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL DE CIRCULAÇÃO INTERNA 002/2012 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL 2012/2 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, através da Coordenadoria de Benefícios, torna público

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 01/2018 O Diretor Geral do Campus de Fortaleza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas,

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA) Todos os candidatos pré-selecionados para a FAMINAS-BH deverão entregar, cópias simples dos documentos relacionados abaixo (do candidato e de

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019

EDITAL Nº 01 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 EDITAL Nº 01 DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO, PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO EDUCANDO IFBA CAMPUS FEIRA DE SANTANA. A Diretoria Geral do IFBA e a

Leia mais

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior.

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior. Item 8 do Edital nº 02/2015 1 ANÁLISE DOCUMENTAL (Check-list)/ Processo Seletivo de Ingresso em Cursos de Graduação da UFT por meio do SISU para o 1º semestre de 2015 GRUPO L1:Lei nº 12.711/12; Renda Familiar

Leia mais

Utilize um envelope tamanho ofício. Coloque seu nome, CPF, curso e telefones para contato de forma legível e organize os documentos na seguinte ordem:

Utilize um envelope tamanho ofício. Coloque seu nome, CPF, curso e telefones para contato de forma legível e organize os documentos na seguinte ordem: ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTOS E COMPROVAÇÃO DE DOCUMENTOS Prezado(a) candidato(a), Por favor, fique atento às informações a seguir, as quais garantirão o bom andamento do seu processo de comprovação

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ DIRETORIA DE EXTENSÃO E RELAÇÕES EMPRESARIAIS COORDENADORIA DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL DE FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA AUXÍLIO-FORMAÇÃO Nº 02/2018 O diretor-geral do campus de Fortaleza do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE UNESC EDITAL Nº 234/2017 Dispõe sobre a Renovação de Cadastro socioeconômico dos beneficiários de Bolsa Técnico- Administrativo e Bolsa Dependente CONCEDIDAS EM

Leia mais

ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI

ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA OS CANDIDATOS APROVADOS PELA RESERVA DE VAGAS LEI 12.711 1. Não será aceita documentação incompleta. 2. Modalidade 1 Reserva de Vagas: Escola Pública, Cor/Etnia e Renda

Leia mais

1) DA CONCESSÃO: DOCUMENTOS ATUALIZADOS DE COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR:

1) DA CONCESSÃO: DOCUMENTOS ATUALIZADOS DE COMPROVAÇÃO DE RENDA FAMILIAR: 1) DA CONCESSÃO: a) Para a CONCESSÃO da Bolsa de Estudo Social será considerado como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do candidato; b) O candidato

Leia mais

CHECKLIST Conferência de Documentos - PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo)

CHECKLIST Conferência de Documentos - PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CHECKLIST Conferência de Documentos - PROUNI (O checklist não substitui a leitura do Edital Normativo) CANDIDATO (A): CURSO/TURNO: DATA: QUANTIDADE DE MEMBROS: DOCUMENTOS RG (Identidade) e CPF do candidato

Leia mais

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROCESSO SELETIVO PROUNI. 1 - Documentos de Escolaridade do Candidato (exclusivo para o candidato):

DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROCESSO SELETIVO PROUNI. 1 - Documentos de Escolaridade do Candidato (exclusivo para o candidato): Atenção Candidato! DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES PROCESSO SELETIVO PROUNI Na Fase de Comprovação você deverá apresentar cópia, acompanhada dos documentos originais abaixo solicitados. Para

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) Para realização de avaliação socieconômica é exigida à apresentação da documentação completa do grupo familiar. Observe a última página do Formulário

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2017-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (A CÓPIA DOS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS (OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENTREGUES ORGANIZADOS POR CADA MEMBRO DO GRUPO FAMILIAR) 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

Leia mais

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar.

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar. ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1.1. Documento de identidade RG (para maiores de 18 anos). 1.2. Cadastro de Pessoa

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A AUXÍLIO ESTUDANTIL 2018

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A AUXÍLIO ESTUDANTIL 2018 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A AUXÍLIO ESTUDANTIL 2018 NOTA: Os alunos beneficiados com o Auxílio Estudantil em 2017 e que desejem requerer o benefício no ano letivo de 2018, ficam dispensados

Leia mais

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE

Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM. Edital Nº SEGUNDO SEMESTRE Programa de Assistência Estudantil da UFPR PROBEM Edital Nº 02 2013 SEGUNDO SEMESTRE Processo Seletivo do PROBEM - Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino

Leia mais

Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI

Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI O candidato deverá apresentar SOMENTE CÓPIA de seus documentos e de todo grupo familiar. Declarações que vierem a ser necessárias para

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 02/2017 CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE AO NÍVEL MÉDIO

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 02/2017 CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE AO NÍVEL MÉDIO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE ENSINO SECRETARIA

Leia mais

Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI

Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI Relação de Documentos necessários para comprovação dos dados PROUNI O candidato deverá apresentar SOMENTE CÓPIA de seus documentos e de todo grupo familiar. Declarações que vierem a ser necessárias para

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 001, DE 07 DE MAIO DE 2018

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 001, DE 07 DE MAIO DE 2018 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 001, DE 07 DE MAIO DE 2018 O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA/IFBA CAMPUS JACOBINA, no uso de suas

Leia mais

Os candidatos pré-selecionados devem entrar em contato com o SAE (Serviço de Assistência ao Estudante) para agendar a entrevista.

Os candidatos pré-selecionados devem entrar em contato com o SAE (Serviço de Assistência ao Estudante) para agendar a entrevista. Os candidatos pré-selecionados devem entrar em contato com o SAE (Serviço de Assistência ao Estudante) para agendar a entrevista. Segue abaixo a relação de documentos que devem ser apresentados no dia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. EDITAL Nº 04, 02 de março de 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. EDITAL Nº 04, 02 de março de 2015. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 04, 02 de março de 2015. PROCESSO SELETIVO PARA A MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA MODALIDADE AUXÍLIO TRANSPORTE EDITAL Nº 04/2013 O Diretor Geral do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão no uso de suas

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 2º Semestre 2019

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 2º Semestre 2019 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 2º Semestre 2019 A FACULDADE FIPECAFI informa a abertura do Edital Bolsa Social para os cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu, referente ao 2º semestre

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP - Unidade Tiradentes PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

DA DOCUMENTAÇÃO. Documentos do Fiador deverão ser entregues somente no Agente Financeiro (Banco). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DA DOCUMENTAÇÃO. Documentos do Fiador deverão ser entregues somente no Agente Financeiro (Banco). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA DOCUMENTAÇÃO Prazo para entrega da documentação após inscrição realizada: Após a conclusão da inscrição no Fies, o estudante deverá: I. Validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA PRÓ-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS Somente será aceita cópia legível dos documentos. Os documentos do grupo familiar deverão ser entregues de forma organizada por membro do grupo familiar. Para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA UFRPE PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD EDITAL 01/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA UFRPE PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD EDITAL 01/2019 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLÉGIO AGRÍCOLA DOM AGOSTINHO IKAS DA UFRPE PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD EDITAL 01/2019 Seleção Pública para Programa de Apoio ao Discente nas modalidades

Leia mais

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018.

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018. Passo 1- LEITURA DO EDITAL Passo a Passo para seleção de gratuidades Disponível no site da Escola na aba de SERVIÇOS o responsável deve ler o EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017 A FACULDADE FIPECAFI informa a abertura do Edital Bolsa Social para os cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu, referente ao 1º semestre

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS INGRESSANTES

LISTA DE DOCUMENTOS INGRESSANTES LISTA DE DOCUMENTOS INGRESSANTES - 2018 GRUPO FAMILIAR é a unidade nuclear composta por uma ou mais pessoas, eventualmente ampliada por outras pessoas que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. EDITAL Nº 004, de 24 de fevereiro de 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. EDITAL Nº 004, de 24 de fevereiro de 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 004, de 24 de fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO PARA MORADIA ESTUDANTIL DA UFSM campus PALMEIRA

Leia mais

EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL

EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 015/2015. POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL POLAE PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO ESTUDANTE EM VULNERABILIDADE SOCIAL REAVALIAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS DO BENEFÍCIO PERMANENTE 2014 A Diretoria Geral

Leia mais