INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2016"

Transcrição

1 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 06/2016 Dispõe sobre os prazos e demais regras técnicas relativas à alimentação do Sistema de Licitações e Contratos LicitaCon pelos órgãos e entidades jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. O PRESIDENTE DO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso XX do artigo 17 do Regimento Interno, aprovado pela Resolução nº 1.028, de 4 de março de 2015, considerando a necessidade do desenvolvimento de rotinas de fiscalização específicas para controle de licitações e contratos administrativos; considerando a necessidade de aperfeiçoamento do sistema de obtenção de informações dos entes jurisdicionados em meio informatizado, para conferir maior agilidade e segurança ao controle externo; considerando a Resolução nº 1.050, de 13 de novembro de 2015; e, ainda, considerando o contido no Processo nº /15-4; DETERMINA: Art. 1º A presente Instrução Normativa disciplina os prazos e procedimentos que deverão ser observados pelos jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul TCE-RS na alimentação do Sistema de Licitações e Contratos LicitaCon, nos termos da Resolução nº 1.050, de 13 de novembro de Art. 2º A alimentação do Sistema LicitaCon consiste no encaminhamento periódico ao TCE-RS dos documentos, dados e informações relativos às licitações e contratos administrativos realizados pelos jurisdicionados, incluindo a dispensa e inexigibilidade de licitação, bem como a adesão à ata de registro de preços de outro órgão e os procedimentos de credenciamento e manifestação de interesse.

2 Parágrafo único. O envio dos documentos, dados e informações relativos à dispensa de licitação de pequeno valor, prevista no artigo 24, incisos I e II, da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, será obrigatório quando dela decorrer a celebração de contrato administrativo. Art. 3º O encaminhamento de documentos, dados e informações exigidos pelo Sistema LicitaCon será realizado em conformidade com as seguintes fases do processo licitatório e etapas da contratação: I da Licitação: a) Fase Interna: compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações relativos aos eventos que antecedem à publicação ou republicação do edital; b) Edital Publicado: compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações relativos aos eventos que ocorrem a partir da publicação do edital até a abertura do certame; c) Habilitação/Propostas: compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações relativos aos eventos que ocorrem a partir da abertura até a adjudicação ou homologação do certame licitatório; d) Homologação/Adjudicação: compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações relativos aos eventos que ocorrem durante a adjudicação e/ou homologação do certame licitatório; II do Contrato: a) Contrato: compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações relativos aos eventos que ocorrem até a assinatura do contrato; b) Execução Contratual: compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações relativas aos eventos que ocorrem a partir da assinatura do contrato até o término de sua vigência.

3 1º Quando se tratar de cadastro de adesão à ata de registro de preços de outro órgão, processo de inexigibilidade ou processo de dispensa de licitação, a fase Edital Publicado será denominada Publicação e não haverá fases de Habilitação/Propostas e Homologação/Adjudicação da licitação. 2º A fase Publicação, referida no 1º deste artigo, compreende o cadastramento dos documentos, dados e informações da publicação do extrato da dispensa ou inexigibilidade de licitação ou de adesão à ata de registro de preços de outro órgão. Art. 4º O Sistema LicitaCon possui dois módulos distintos de alimentação, sendo um módulo online, denominado LicitaCon Web, e um módulo offline, denominado LicitaCon e- Validador, com as seguintes características: I a inserção dos documentos, dados e informações via módulo LicitaCon Web será realizada mediante preenchimento online do Sistema, disponível no Portal do Tribunal de Contas na rede mundial de computadores ( II a inserção dos documentos, dados e informações via módulo LicitaCon e-validador será realizada mediante remessas de arquivos digitais padronizados, em conformidade com o leiaute e manual de instruções disponibilizados no Portal institucional, devendo observar que: a) as remessas do módulo LicitaCon e-validador serão sempre cumulativas, compreendendo todos os arquivos, informações e documentos relativos às licitações e contratos em andamento na data do respectivo envio; b) as licitações e contratos já encerrados e enviados em remessa precedente não deverão ter seus arquivos, informações e documentos novamente enviados ao TCE-RS, exceto nos casos em que ocorra alteração ou inclusão de novas informações e/ou documentos; c) a critério da Direção de Controle e Fiscalização DCF poderá ser alterado o leiaute e o manual de instruções, com a prévia ciência aos jurisdicionados.

4 Art. 5 A relação dos documentos exigidos para cada modalidade licitatória estará disponível no Portal institucional, na aba Tabelas do LicitaCon Web e no Apêndice A do Manual do leiaute do LicitaCon e-validador, dividida entre documentos de envio obrigatório e facultativo. 1 O Manual do leiaute do LicitaCon e-validador, previsto no caput deste artigo, estará disponível aos jurisdicionados no Portal institucional. 2 A critério da Direção de Controle e Fiscalização DCF poderá ser alterada relação dos documentos, inclusive no que se refere à obrigatoriedade de seu envio, assegurada a prévia ciência aos jurisdicionados. Art. 6º O encaminhamento dos dados, documentos e informações relativos às licitações e contratos obedecerá à cronologia das fases do processo licitatório indicadas no artigo 3º, não sendo permitido o envio de dados relativos a uma fase sem a conclusão daquela que a antecede. Art. 7º Durante a fase Habilitação/Propostas, será exigido o cadastramento de todos os licitantes que participaram do certame, devendo ser anexados os documentos de cada proposta (orçamento e preço), exceto nos casos das modalidades Pregão Eletrônico, Pregão Presencial, Leilão e Concurso, hipóteses em que será exigido apenas o registro dos licitantes vencedores e de suas respectivas propostas, se houver. Art. 8º A alimentação do Sistema LicitaCon por parte dos jurisdicionados da esfera municipal será obrigatória a partir de 2 de maio de Art. 9º A alimentação do Sistema LicitaCon por parte dos jurisdicionados da esfera estadual será obrigatória a partir de 2 de maio de Art. 10. O jurisdicionado deverá optar pelo módulo a ser utilizado na alimentação do Sistema LicitaCon, escolhendo, no Portal institucional, uma das seguintes configurações disponíveis:

5 I subsistema licitações e subsistema contratos via módulo LicitaCon Web; II subsistema licitações e subsistema contratos via módulo LicitaCon e-validador; ou III subsistema licitações via módulo LicitaCon e-validador e subsistema contratos via módulo Licitacon Web. Parágrafo único. O jurisdicionado somente poderá alterar a forma de alimentação do Sistema LicitaCon no início do mês subsequente ao de sua última escolha. Art. 11. Deverão ser cadastrados pelos jurisdicionados da esfera municipal todas as licitações e contratos em andamento no dia 2 de maio de 2016, e, pelos jurisdicionados da esfera estadual, todas as licitações e contratos em andamento no dia 2 de maio de º As informações relativas a licitações e contratos de obras e serviços de engenharia em andamento nas datas referidas no caput deste artigo que já tenham sido objeto de cadastradamento no SISCOP Sistema de Controle de Obras Públicas, deverão permanecer sendo lançadas no mesmo SISCOP, até sua conclusão. 2º Licitações e contratos de obras e serviços de engenharia em andamento nas datas referidas no caput deste artigo e que não tenham sido objeto de cadastramento no SISCOP, bem como licitações e contratos de obras e serviços de engenharia realizados a partir dessas datas, deverão ser cadastrados no Sistema LicitaCon. Art. 12. Somente será permitido o cadastramento de contrato no Sistema LicitaCon após o respectivo cadastramento da licitação, dispensa, inexigibilidade, adesão à ata de registro de preços de outro órgão ou credenciamento que lhe deu origem, exceto nas seguintes hipóteses: I quando a data de assinatura do contrato for anterior às datas referidas no caput do artigo 11 desta Instrução Normativa;

6 II quando o contrato tiver origem em licitação compartilhada. 1 Para fins desta Instrução Normativa, entende-se como licitação compartilhada a licitação realizada por consórcio público, cujos contratos são firmados diretamente entre os licitantes vencedores e os órgãos que integram o respectivo consórcio. 2 Nas exceções previstas nos incisos I e II, serão exigidas apenas as informações relativas ao número, modalidade e ano da licitação, dispensa, inexigibilidade, credenciamento ou adesão à ata de registro de preços que deu origem ao contrato. Art. 13. Os prazos de alimentação do Sistema LicitaCon serão os seguintes: I até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da publicação do edital, para cadastro dos documentos, dados e informações exigidos na Fase Interna da licitação (artigo 3º, inciso I); II até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da republicação ou alteração do edital, quando houver, para o cadastramento das informações e inserção dos respectivos arquivos digitalizados; III até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data do evento, para o cadastramento das informações e inserção dos arquivos digitalizados referentes à suspensão e reinício da licitação, quando houver; IV até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data do julgamento, para o cadastramento das informações e inserção dos arquivos digitalizados referentes à impugnação, aos recursos da habilitação e aos recursos da proposta, quando houver; V até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da homologação ou do ato terminativo da licitação, para o registro das informações e inserção dos demais documentos relativos ao processo licitatório;

7 VI até 5 (cinco) dias úteis após a publicação do extrato na imprensa oficial, nos casos de dispensas, inexigibilidades e adesões à ata de registro de preços de outro órgão, para o cadastramento dos documentos, dados e informações relativas à fase Interna (artigo 3º, inciso I, alínea a) e à fase Publicação (artigo 3º, inciso I, alínea b); VII até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data da assinatura do contrato, para o cadastramento dos documentos, dados e informações relativas à etapa Contratos (artigo 3º, inciso II, alínea a); VIII até 5 (cinco) dias úteis, a contar da data do respectivo evento, quando houver, para o cadastramento dos documentos, dados e informações relativas à etapa Execução Contratuais (artigo 3º, inciso II, alínea b). 1º Na contagem dos prazos estabelecidos nesta Instrução Normativa, será excluído o dia do início e incluído o do vencimento. 2º Para fins deste artigo, consideram-se atos terminativos os despachos que anulam, revogam ou declaram fracassados ou desertos os processos licitatórios. 3º Nos casos de utilização do módulo LicitaCon e-validador, a observância dos prazos e demais regras arrolados neste artigo implica, obrigatoriamente, o envio de remessas semanais ao TCE-RS, exceto quando não existirem novos documentos, dados ou informações a serem cadastrados no período. 4º A inobservância dos prazos e demais regras dispostos neste artigo poderá ensejar a aplicação de multa nos termos regimentais, e/ou repercutir negativamente na apreciação ou no julgamento das contas das autoridades responsáveis. Art. 14. A inserção dos dados, documentos e informações no LicitaCon Web e as remessas semanais via LicitaCon e-validador serão realizados pelos operadores de sistemas das unidades gestoras municipais e estaduais cadastrados no Sistema de Cadastro SISCAD do TCE-RS, nos termos da resolução própria, sendo exigidas, ainda:

8 I identificação mediante emprego de certificado digital emitido por autoridade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ICP-Brasil, nas alimentações do módulo LicitaCon Web; e II identificação mediante emprego de certificado digital emitido pelo TCE-RS (e- TCEnet) para as remessas via módulo LicitaCon e-validador. Art. 15. As permissões de uso dos operadores para os subsistemas de licitações e contratos deverão ser cadastradas e gerenciadas no Sistema de Cadastro do Tribunal de Contas do Estado SISCAD. Parágrafo único. O mesmo servidor poderá ser cadastrado para operar ambos os subsistemas referidos no caput, não existindo limitação quanto ao número total de operadores cadastrados. Art. 16. Os integrantes da Unidade Central de Controle Interno dos Órgãos e Entidades da esfera municipal, o Contador e Auditor Geral do Estado, bem como os demais integrantes da CAGE, registrados no SISCAD, terão acesso ao Sistema LicitaCon, com perfil de consulta. Art. 17. O Sistema LicitaCon emitirá o RVE - Relatório de Validação e Encaminhamento dos dados, documentos e informações ali lançados no decorrer de cada período mensal. 1º No caso de utilização do módulo LicitaCon Web, o RVE será emitido sempre no quinto dia útil do mês subsequente, sendo gerado um único RVE para cada período mensal, vinculado a um protocolo gerado no e-tcers (Processo Eletrônico). 2º No caso de utilização do módulo LicitaCon e-validador, será gerado um RVE para cada remessa efetivada até o quinto dia útil do mês subsequente, todos vinculados a um único protocolo gerado no e-tcers (Processo Eletrônico).

9 3º No caso de envio, no mesmo período, pelo Órgão ou Entidade, de dados, documentos e informações de licitações via LicitaCon e-validador, e de dados, documentos e informações de contratos via LicitaCon Web, serão criados dois protocolos no e-tcers (Processo Eletrônico), sendo um para licitações e outro para contratos. 4º A partir do quinto dia útil do mês subsequente ao mês das informações prestadas, o Administrador do Órgão ou Entidade terá até 30 dias para assinar digitalmente o protocolo gerado no e-tcers (Processo Eletrônico). 5º Decorrido o prazo estabelecido no parágrafo 4º deste artigo e existindo protocolo pendente de assinatura, não será permitida a alimentação do Sistema LicitaCon até que a situação seja regularizada junto ao e-tcers (Processo Eletrônico). 6º A emissão do RVE não garante a regularidade do conteúdo informado, o que será verificado nos termos do artigo 6, parágrafo único, da Resolução nº 1.050, de 13 de novembro de Art. 18. Compete à Supervisão de Informática elaborar relatórios de análise crítica e operacional dos dados digitais recebidos na forma desta Instrução Normativa, bem como assegurar suporte técnico ao Sistema LicitaCon, a par de outras providências necessárias, a critério da Direção de Controle e Fiscalização - DCF. Art. 19. Os dados, documentos e informações cadastrados no Sistema LicitaCon serão disponibilizados no Portal institucional do TCE-RS. Parágrafo único. A disponibilização dos dados, documentos e informações referidos no caput ocorrerá apenas a partir da fase Edital Publicado, exceto no que concerne ao orçamento sigiloso, que será divulgado somente após o encerramento da licitação, sem prejuízo do disposto no 1º do artigo 3º desta Instrução Normativa. Art. 20. Esta Instrução Normativa entrará em vigor na data de sua publicação.

10 , em 27 de abril de Conselheiro Marco Peixoto, Presidente.

11 JUSTIFICATIVA A presente Instrução Normativa objetiva regulamentar a Resolução nº 1.050, de 13 de novembro de 2015, que dispõe sobre o envio e a disponibilização, por meio do Sistema de Licitações e Contratos LicitaCon, de dados, informações e documentos relativos a licitações e contratos administrativos dos poderes, órgãos e entidades jurisdicionados do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. Em conformidade com o artigo 3º da referida Resolução, esta Instrução Normativa estabelece o conteúdo, o leiaute, a periodicidade, a forma, os procedimentos de configuração e os dados, informações e documentos a serem enviados por meio do LicitaCon.

Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados

Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados Portal dos Jurisdicionados Projeto de prestação de Contas Eletrônica via INTERNET. Processo Digital Fases do Projeto 1ª ) Licitações e Contratos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SCI SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SCI SISTEMA DE CONTROLE INTERNO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SABS Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SABS Nº 001/2010-1 Unidade Responsável: Sistema de Aquisição de Bens

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a nova IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a nova Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA ÍNDICE. Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES OBJETIVO ÁREAS ENVOLVIDAS NORMAS GERAIS... 2

INSTRUÇÃO NORMATIVA ÍNDICE. Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES OBJETIVO ÁREAS ENVOLVIDAS NORMAS GERAIS... 2 ÍNDICE Página 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES... 2 1. OBJETIVO... 2 2. S ENVOLVIDAS...2 3. NORMAS GERAIS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 5. DISPOSIÇÕES FINAIS... 5 Anexos: Não há 1/5 0. HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Aborda

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório MÓD: 5 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 5: CONCLUSÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório

Leia mais

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações:

Art. 1º O Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, passa a vigorar com as seguintes alterações: DECRETO Nº 8.250, DE 23 DE MAIO DE 2014. Altera o Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013, que regulamenta o Sistema de Registro de Preços previsto no art. 15 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Leia mais

I - criação, realocação interna e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos;

I - criação, realocação interna e transformação de cargos e funções, ou de sua extinção, quando vagos; SECRETARIA DE GESTÃO INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 3, DE 12 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre o processamento de propostas de fortalecimento da capacidade institucional dos órgãos ou entidades da administração

Leia mais

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Principais Destaques: Determinações do TCU, Gratificações, Competência e Responsabilidades, Julgamento da Proposta, Preços Inexequíveis,

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO DE 2016

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO DE 2016 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO DE 2016 PRAZO OBRIGAÇÃO HISTÓRICO DISPOSIÇÃO LEGAL Tempo real (Primeiro dia útil subseqüente à data registro contábil SISTEMA adotado) do no Quando realizar procedimento

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP Como evitar os principais vícios: Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Lei Complementar nº 123/2006, Decreto

Leia mais

AUDESP FASE IV. Licitações e Contratos. João Paulo Silvério

AUDESP FASE IV. Licitações e Contratos. João Paulo Silvério AUDESP FASE IV Licitações e Contratos João Paulo Silvério Comunicado Fiorilli A Emenda Constitucional nº 93 Desde o ano de 2000, 4 (quatro) emendas constitucionais tornaram livres 20% dos recursos de um

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL Nº /03 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

DECRETO MUNICIPAL Nº /03 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DECRETO MUNICIPAL Nº 43.406/03 PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO DECRETO Nº 43.406, DE 1º DE JULHO DE 2003 Dispõe sobre o sistema eletrônico municipal de licitações, nos termos do artigo 19 da Lei nº 13.278,

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS FEVEREIRO/2019 - Informativo - Edição 02 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Enviar alterações de cadastros contábeis do mês de

Leia mais

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Objetivo e Público Tem como objetivo preparar todos os profissionais envolvidos em certames licitatórios, Órgãos Públicos e Autarquias, familiarizando-os

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PIRACICABA Praça Coronel Durval de Barros, n 52, Centro CEP: MG LEI Nº 2.323, DE 09 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO PORTAL TRANSPARÊNCIA NO ÂMBITO MUNICIPAL E DA OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Rio Piracicaba, aprovou e o Prefeito Municipal,

Leia mais

CÂMARA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

CÂMARA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). FEVEREIRO/2019 - Informativo - Edição 02 CÂMARA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Enviar alterações de cadastros contábeis do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e

Leia mais

AUTARQUIAS. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

AUTARQUIAS. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). FEVEREIRO/2019 - Informativo - Edição 02 AUTARQUIAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Enviar alterações de cadastros contábeis do mês de Dezembro de 2018 (balancetes isolados

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação e Esclarecimentos

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação e Esclarecimentos VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 3: IMPUGNAÇÃO E ESCLARECIMENTOS ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação

Leia mais

COMUNICADO GP Nº 01/2019 Utilização do Sistema Eletrônico de Informações SEI!

COMUNICADO GP Nº 01/2019 Utilização do Sistema Eletrônico de Informações SEI! COMUNICADO GP Nº 01/2019 Utilização do Sistema Eletrônico de Informações SEI! A partir do dia 28 de janeiro de 2019, a criação, gestão e tramitação de documentos e processos eletrônicos de natureza administrativa

Leia mais

Sistema AUDESP - TCESP

Sistema AUDESP - TCESP Sistema AUDESP - TCESP O projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no aperfeiçoamento do controle de gestão governamental que objetiva,

Leia mais

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06

PREFEITURA JUNHO/ Informativo - Edição 06 PREFEITURA JUNHO/2019 - Informativo - Edição 06 PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL/2017 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES ABRIL/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) Liberar informações sobre a execução orçamentária e

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS DEZEMBRO/2018 - Informativo - Edição 12 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos

Leia mais

PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017

PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017 PORTARIA Nº 72, DE 12 DE MAIO DE 2017 Altera a Portaria DENATRAN nº 15, de 18 de janeiro de 2016. O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRÂNSITO - DENATRAN, no uso das atribuições que lhe foram conferidas

Leia mais

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO, JULGAMENTO

Leia mais

AUTARQUIAS. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

AUTARQUIAS. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior SETEMBRO/2018 - Informativo - Edição 09 AUTARQUIAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores celetistas.

Leia mais

PORTARIA ANTAQ Nº 189, DE

PORTARIA ANTAQ Nº 189, DE PORTARIA ANTAQ Nº 189, DE 28-09-2016 DOU 03-10-2016 O DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS ANTAQ, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 20 do Regimento Interno

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A AESabesp através de sua Diretoria Cultural, realizará o de Licitação e Gestão de Contratos Pregão, RDC e SRP Sede da AESabesp, que será ministrado pela Prof.ª. Maryberg Braga Neto., na OBJETIVOS Capacitar

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS OUTUBRO/2018 - Informativo - Edição 10 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/10 Enviar o Questionário de Transporte relativo ao 2º

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 Ver também Alerta 001/2005 (MG de 22.03.05 ); Alerta 002/2008; IN 2/10 Estabelece normas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas Administrações

Leia mais

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital.

Aula 46 LICITAÇÃO. Qualquer interessado pode participar. A habilitação é depois do edital. Página1 Curso/Disciplina: Direito Administrativo. Aula: Modalidades de licitação. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 46 LICITAÇÃO - Modalidades de licitação Concorrência:

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 258/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 258/360 ADMINISTRATIVO INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC

Comissão de Obras Públicas COP. Construção CBIC Comissão de Obras Públicas COP da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CBIC Regime Diferenciado i de Contratações t Públicas RDC Benedicto Porto Neto Benedicto Porto Neto portoneto@porto.adv.br

Leia mais

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (Publicadas no DOU de 07/04/2009) ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 1, DE 1º DE ABRIL DE 2009. A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE SERVIÇO CONTÍNUO NÃO ESTÁ ADSTRITA AO EXERCÍCIO FINANCEIRO. REFERÊNCIA:

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil Fies referente

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RESOLUÇÃO N. 1 DE 10 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta o processo judicial eletrônico no âmbito do Superior Tribunal de Justiça. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, no uso das atribuições que

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 475, DE 21 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS JULHO/2018 - Informativo - Edição 07 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/07 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de

Leia mais

Inciso III do 1º do art. 2º da Instrução Normativa TCEMG nº 19, de 17/12/2008.

Inciso III do 1º do art. 2º da Instrução Normativa TCEMG nº 19, de 17/12/2008. CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES FEVEREIRO/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Tempo real Liberar informações (Primeiro dia útil sobre a execução subsequente à orçamentária e data do registro financeira

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 28, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre a suspensão temporária da utilização de financiamento concedido com recursos do Fundo de Financiamento

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 6, DE 8 DE MARÇO DE 2017

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 6, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Diário Oficial da União Seção 1 Edição Número 47, páginas 28 e 29, quinta-feira, de 9 de março de 2017 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 6, DE 8 DE MARÇO DE 2017 Dispõe sobre a ocupação de vagas

Leia mais

Prefeitura Municipal de Palmeiras publica:

Prefeitura Municipal de Palmeiras publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1653 Prefeitura Municipal de publica: Decreto nº112/2017-constitui o Grupo de Trabalho para levantamento, cadastramento e envio das informações requeridas pelo SIGA Sistema

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011

COMPANHIA DOCAS DO PARÁ - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011 1 - CDP AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA CDP N. 01/2011 PROCESSO ADMINISTRATIVO CDP N. 2115/2011 A - CDP, sociedade de economia mista vinculada à SECRETARIA DE PORTOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, com sede

Leia mais

Presencial. Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro - Carinhanha - Bahia

Presencial. Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro - Carinhanha - Bahia PODER EXECUTIVO BAHIA Presencial Telefone Horário Praça Deputado Henrique Brito, 344, Centro - Carinhanha - Bahia (77) 3485-3102 Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00 horas. 2

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Contratação direta para o remanescente de licitação realizada sob a modalidade de pregão eletrônico Parecer Consultoria Tributária Segmentos sob a modalidade de pregão eletrônico 07/06/2016 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas Apresentadas pelo Cliente... 3 2.1. Lei 10.520/2002... 3

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 272, DE 23 DE AGOSTO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº 272, DE 23 DE AGOSTO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº 272, DE 23 DE AGOSTO DE 2018 Dispõe sobre procedimentos orçamentários, contábeis e de prestação de contas a serem adotados pelos Conselhos Federal e Regionais de Química e dá outras providências.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de Abaré 1 Terça-feira Ano Nº 2971 Prefeitura Municipal de Abaré publica: Lei Nº 261, de - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Poder Legislativo e dá outras providências.

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

DECRETO Nº 7.379, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010.

DECRETO Nº 7.379, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010. DECRETO Nº 7.379, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2010. Dá nova redação e acresce dispositivos ao Decreto n o 6.555, de 8 de setembro de 2008, que dispõe sobre as ações de comunicação do Poder Executivo Federal e

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS. usando das atribuições que lhe DO PROCESSO LEGISLATIVO ELETRÔNICO

ESTADO DE SÃO PAULO. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS. usando das atribuições que lhe DO PROCESSO LEGISLATIVO ELETRÔNICO RESOLUÇÃO ND 1é9, DE 11 DE A60STO DE 2.015 (Projeto de Resolução oº 06/15, de autoria da Mesa da Câmara Municipal de Assis) REGULAMENTA O PROCESSO LEGISLATIVO ELETRÔNICO NO A A AMBITO DA CAMARA MUNICIPAL

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 RESOLUÇÃO NORMATIVA - RN Nº 412, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a solicitação de cancelamento do contrato do plano de saúde individual ou familiar, e de exclusão de beneficiário de contrato coletivo

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 613 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 831/2018, de 6 de abril de 2018 - Institui o Diário Oficial Eletrônico de - BA DOE, como meio oficial de comunicação, publicidade

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS ABRIL/2017 - Informativo - Edição 04 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao

Leia mais

INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA

INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA FEVEREIRO/2019 - Informativo - Edição 02 INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 01/02 Enviar alterações de cadastros contábeis do mês de Dezembro de 2018 (balancetes

Leia mais

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS MAIO/2018 - Informativo - Edição 05 SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA E EMPRESAS PÚBLICAS PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/05 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

DECISÃO NORMATIVA-TCU Nº 69, DE 2 DE AGOSTO DE 2005

DECISÃO NORMATIVA-TCU Nº 69, DE 2 DE AGOSTO DE 2005 DECISÃO NORMATIVA-TCU Nº 69, DE 2 DE AGOSTO DE 2005 Dispõe sobre o conteúdo e demais questões técnicas pertinentes à disponibilização pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO RETIFICAÇÃO Na Portaria Normativa nº 19, de 31 de outubro de 2012, publicada no DOU nº 212, de 1º 11-2012, Seção 1, página 31, leia-se: Art. 11. A Portaria Normativa

Leia mais

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93)

SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) SIMULADO LICITAÇÕES (LEI 8.666/93) 1. (CESPE / SEGER / 2013) De acordo com o princípio da impessoalidade, a conduta dos licitantes deve ser lícita e compatível com a moral, a ética e os bons costumes.

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO NORMATIVA- RN Nº 413, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a contratação eletrônica de planos privados de assistência à saúde. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN Nº 573, DE 18 DE SETEMBRO DE 2016

RESOLUÇÃO CFN Nº 573, DE 18 DE SETEMBRO DE 2016 1 de 5 15/09/2017 09:37 RESOLUÇÃO CFN Nº 573, DE 18 DE SETEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a elaboração de documentos de natureza contábil e financeira pelos Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas para

Leia mais

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial

Seção II - Da Solicitação de Exclusão de Beneficiários de Contrato Coletivo Empresarial CONTEÚDO CAPÍTULO I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Seção I - Da Solicitação de Cancelamento do Contrato do Plano de Saúde Individual ou Familiar Seção II - Da Solicitação

Leia mais

CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E

CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E TERMO DE REFERÊNCIA, PREGÃO PRESENCIAL, SISTEMA DE REGISTRO

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 28, DE 5 DE MAIO DE 1999 Estabelece regras para a implementação da homepage Contas Públicas, de que trata a Lei nº 9.755/98. O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, no uso de suas atribuições

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES E PRAZOS PARA A PREFEITURA É DE SUMA IMPORTÂNCIA ESTARMOS ATENTOS AOS PRAZOS LIMITE, PARA QUE TENHAMOS MAIOR TRANQÜILIDADE PERANTE NOSSOS CLIENTES E OS GESTORES PERANTE A SOCIEDADE,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Quijingue publica:

Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Prefeitura Municipal de Quijingue 1 Quarta-feira Ano Nº 1027 Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Lei. N. 27, de 08 de novembro de 2017 - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Terça-feira Ano V Nº 1187 Prefeitura Municipal de Laje publica: Lei nº 429 de 09 de outubro de 2017 - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município e dá outras

Leia mais

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: OS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES

Leia mais

Considerando a disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, resolve:

Considerando a disponibilidade orçamentária e financeira do Fundo Estadual de Assistência Social - FEAS, resolve: GOVERNO DA PARAIBA PORTARIA/ SEDH Nº 036 de 02 de dezembro de 2015. Dispõe sobre a forma de repasse dos recursos do cofinanciamento Estadual aos Municípios e sua prestação de contas, e dá outras providências.

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017 CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JANEIRO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) Liberar informações sobrea execução orçamentária e financeira Até dia 6 Tornar disponível na

Leia mais

PORTARIA Nº 47 DE 20 DE JUNHO DE 2017.

PORTARIA Nº 47 DE 20 DE JUNHO DE 2017. PORTARIA Nº 47 DE 20 DE JUNHO DE 2017. DISPÕE sobre o prévio credenciamento das Instituições Financeiras gestoras e ou administradoras de ativos que poderão vir a receber recursos financeiros do Fundo

Leia mais

SANDRA MARISA ROESCH BACKES, Prefeita Municipal de Sinimbu, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município,

SANDRA MARISA ROESCH BACKES, Prefeita Municipal de Sinimbu, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, DECRETO Nº. 2.276, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2017. Regulamenta a aplicação da Lei na modernização da área tributária no âmbito do ISS, normatizando sua operacionalidade, administração e fiscalização, e dá outras

Leia mais

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada.

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada. DECRETO Nº 21.756, DE 21 DE MAIO DE 2018. Aprova a Instrução Normativa SCS nº 02/2018 : O Prefeito Municipal de Colatina, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IV, artigo 99

Leia mais

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015

ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DAS PROFISSÕES LIBERAIS CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 464, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Dispõe sobre a criação de Acervos Técnicos de Pessoas

Leia mais

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

PREFEITURA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). JUNHO/2018 - Informativo - Edição 06 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 04/06 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Abril de 2018 (balancetes isolados

Leia mais

PREFEITURA. Enviar cópia da Ata de audiência pública exigida pelo art. 9º da LRF (cumprimento de metas fiscais) 3º quadrimestre/2016.

PREFEITURA. Enviar cópia da Ata de audiência pública exigida pelo art. 9º da LRF (cumprimento de metas fiscais) 3º quadrimestre/2016. ABRIL/2017 - Informativo - Edição 04 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 04/04 Enviar dados de publicação da LRF - 1º bimestre de 2017 (Relatório Resumido da Execução Orçamentária,

Leia mais

PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer nº 1844/2018 CCI/PMNR Processo Licitatório: 9/2018-013 Modalidade: Pregão Presencial SRP Forma: Menor Preço por Lote Requerente: Comissão Permanente

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Pça. Divina Pastora, 300 - Tel. (0xx75) 3456.2104 CEP 48.390-000 Cardeal da Silva Bahia. C.N.P.J. N.º 14.126.254/0001-65 DECRETO Nº. 753/2007 De

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 16, DE 1º DE SETEMBRO DE 2017 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil

Leia mais

Treinamento de compras

Treinamento de compras Treinamento de compras Fonte Programa de Trabalho Programa de Trabalho Resumido Plano Interno Dotação Usuário solicitante CADASTRAR CALENDÁRIO Continuando o processo de compra... Agora a requisição foi

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA

INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA AGOSTO/2018 - Informativo - Edição 08 INSTITUTOS DE PREVIDÊNCIA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até o 5º dia útil Efetuar o pagamento dos salários, relativos ao mês vencido, aos servidores

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA Ano II Edição n 86 Caderno 04 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: LEIS Nº 170; 171/2018 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio Fernandes Rodrigues Simões

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA GERAL SEG

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA GERAL SEG 1. Processo n.: PNO 13/00178415 2. Assunto: Processo Normativo - Projeto de Resolução - Altera a Resolução n. TC-16/94 3. Interessado(a): Salomão Ribas Junior 4. Unidade Gestora: Tribunal de Contas do

Leia mais

CÂMARA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Maio de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

CÂMARA. Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Maio de 2018 (balancetes isolados e conjuntos). JULHO/2018 - Informativo - Edição 07 CÂMARA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/07 Enviar movimento contábil isolado e conjunto do mês de Maio de 2018 (balancetes isolados e conjuntos).

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015

INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015 INSTRUÇÃO CVM Nº 566, DE 31 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a oferta pública de distribuição de nota promissória. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS CVM torna público que o Colegiado, em reunião

Leia mais

Diário Eletrônico - DPE/RS

Diário Eletrônico - DPE/RS RESOLUÇÃO DPGE nº 02/2017 Regulamenta o Diário Eletrônico da Defensoria Pública DED e dá outras providências. A DEFENSORA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL em exercício, no uso de suas competências,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 LEI Nº. 2.232, de 20 de outubro de 2011 Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município de Carmo da Cachoeira-MG, e dá outras providências. A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por seus

Leia mais

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior

PREFEITURA. Recolher o FGTS dos servidores celetistas referente à folha de pagamento do mês anterior AGOSTO/2018 - Informativo - Edição 08 PREFEITURA PRAZO OBRIGAÇÃO FORMA PRESTAÇÃO DE CONTAS LEGISLAÇÃO Até 02/08 Enviar dados das publicações das receitas e despesas do ensino (artigo 256 da CE), pareceres

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Modalidade de Licitação Professor Leandro Roitman Direito Administrativo MODALIDADE DE LICITAÇÃO CAPÍTULO II DA LICITAÇÃO Seção I DAS MODALIDADES, LIMITES E DISPENSA Art. 20. As

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MAIO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MAIO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MAIO/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Liberar informações sobre a execução orçamentária e

Leia mais

PORTARIA Nº 961, DE 18 DE SETEMBRO DE 2018

PORTARIA Nº 961, DE 18 DE SETEMBRO DE 2018 PORTARIA Nº 961, DE 18 DE SETEMBRO DE 2018 Dispõe sobre a ocupação de vagas remanescentes do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies referente ao segundo semestre de 2018. O MINISTRO

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JULHO/2017

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JULHO/2017 Tempo real (Primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil) CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES JULHO/2017 Prazo Obrigação Histórico Disposição Legal Liberar informações sobre a execução orçamentária e

Leia mais