MeoEnergy As TIC ao serviço da redução da pegada de carbono

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MeoEnergy As TIC ao serviço da redução da pegada de carbono"

Transcrição

1 MeoEnergy As TIC ao serviço da redução da pegada de carbono Sustentabilidade na oferta comercial This document is intellectual property of PT and its use or dissemination is forbidden without explicit written consent.

2 1. As TIC ao serviço da redução da pegada de carbono Enquadramento Conquistar sustentabilidade na cadeia de valor a montante e a jusante da sua atividade é um dos desígnios da PT; Racionalizar a sua pegada de carbono e contribuir para a racionalização da pegada de carbono dos seus clientes é uma das metas a alcançar durante o presente triénio; O consumo de energia é, cada vez mais, uma questão importante para as empresas e para as famílias, quer pelo seu custo quer pela respetiva pegada de carbono. Conceito Desenvolver soluções e serviços que permitam aos clientes gerir de forma racional os seus consumos energéticos induzindo simultaneamente poupanças no orçamento e na respetiva pegada de carbono; Incorporar soluções Green IT na oferta comercial da PT. Objetivo Criar, desenvolver, testar, promover e comercializar uma solução de comunicação que induzirá poupançasdecercade20% a40%noconsumodeenergiaelétricadasfamílias; A solução é baseada num equipamento e num serviço interativo associado à oferta triple play da PT MEO,que evidenciará osgastosdeenergia emcasadocliente,bemcomo,asáreassuscetíveis de maiores poupanças; A solução aqui apresentada é designada por MEO Energy.

3 2. MEO Energy O que é? O Energy é um novo serviço, suportado num equipamento que se liga ao quadro elétrico e que permite visualizar na TV- MEO Interativo- o consumo de eletricidade de casa, fornecendo informações sobre: Consumos de energia em diferentes períodos de tempo; Previsão de custos, em função do consumo realizado; Qualomelhorplanotarifário,paraoperfildeconsumodeeletricidadedoseular. Com o MEO Energy o consumidor pode adotar as melhores práticas de poupança energética no lar: Poupando nos consumos e redução de desperdícios; Conhecendo e controlando os consumos de eletricidade, sem prejuízo do conforto; Escolhendo a potência elétrica e o tarifário mais adequados ao lar; Seguindo conselhos e recomendações sobre poupança energética. O MEO Energyéuma solução inovadora de gestão da pegada de carbono no lar e do orçamento familiar!

4 3. MEO Energy Características da solução É constituído por: Um medidor de corrente elétrica, com um transmissor sem fios, para colocação no quadro elétrico; Um dispositivo que recolhe dados e faz a ligação ao Router MEO do cliente; Um Mostrador Digital LCD, para visualização imediata dos consumos. Após ter o equipamento instalado, o cliente tem de se registar em Nome e a morada onde o equipamento está instalado; O endereço de ; A potência elétrica e a tarifa que tem contratado com o fornecedor de energia elétrica; O identificador(id) do equipamento.

5 4.MEO Energy Vantagens do serviço O MEO Energy apresenta 4 categorias de informação (navegação vertical): Consumos Tarifários Recomendações Definições Permite conhecer como está a ser consumida a energia pelos diversos equipamentos e pela iluminação da casa; Deste modo, é mais fácil alterar hábitos de consumo, aumentando as poupanças orçamentais e de pegada de carbono nos lares. O MEO Energy apresenta gráficos sobre os consumos de eletricidade em 4 períodos: Ao dia hora a hora; À semana de 2ª feira até domingo; Ao mês dia a dia; Ao ano mês a mês. Para cada período, é possível ver : O consumo em Euros; O consumo em kwh; A correspondente Pegada de Carbono.

6 5.MEO Energy Gerir a pegada de carbono Com esta funcionalidade, o consumidor pode visualizar: O valor da emissão de Dióxido de Carbono (em kg CO2), associado ao seu consumo de energia elétrica; O número de árvores necessárias para anular o efeito da emissão de CO2; Uma barra de cores, posicionando o consumo do lar. O MEO Energy, permite ao consumidor avaliar o impacto ambiental dos seus consumos e: Criar uma maior consciência ambiental e um consumo mais responsável; Contribuir para a redução da pegada de carbono das famílias; Dinamizar uma sociedade com maior sustentabilidade ambiental. A A PT, com este serviço, procura reforçar a sua responsabilidade ao nível ecológico e ambiental e fomentar o consumo responsável por parte das famílias.

7 6.MEO Energy Gerir o orçamento familiar O consumidor pode aceder a um quadro comparativo que apresenta, para os diferentes períodos (dia, semana, mês e ano): 1- Os valores do consumo atual; 2-Os valores do consumo medido no período anterior; 3-A previsão linear de consumo até ao final de cada período. A opção Tarifários, permite ao consumidor simular a previsão de custos mensais para cada tipo de tarifário do seu fornecedor de eletricidade, e deste modo, optar pela tarifa mais económica. O MEO Energy, permite ao consumidor avaliar o desvio dos consumos atuais face aos que habitualmente faz e estimar os valores para o final de cada período em análise. E, assim pode: Fazer uma gestão orçamental familiar baseada no conhecimento; Dinamizar uma melhor sustentabilidade económica familiar. A A PT, com este serviço, procura reforçar a sua responsabilidade ao nível social e ambiental e fomentar o consumo responsável por parte das famílias.

8 7.MEO Energy Identificar áreas com potencial de redução de consumo O MEO Energyapresenta várias recomendações para redução do consumo de eletricidade no lar com a consequente poupança da pegada de carbono. Redução dos consumos: Em casa; Quando está fora de casa. Iluminação: Cuidados com a iluminação; Tipos de iluminação. Eletrodomésticos: Máquina de lavar louça, lavar/secar roupa; Forno/placa e micro-ondas; Frigorífico/arca congeladora; Pequenos eletrodomésticos. Climatização: Cuidados com o isolamento; Tipos de aquecimento.

9 8.MEO Energy Testemunho de uma família Família: Casal e 1 filho. Características Apartamento: T2 na periferia da cidade. Principais equipamentos elétricos: Forno, placa vitrocerâmica, micro-ondas, máquina de café, frigorifico, 2 Tvscom MEO, aquecimento elétrico, máquina de lavar/secar roupa, máquina de lavar louça, 2 pcs, leitor DVD. A utilização do MEO Energy Ajudou a otimizar os hábitos de consumo. Progressivamente, passaram a: Utilizar as máquinas de lavar/secar a roupa e lavar loiça de forma mais regrada, com utilização apenas quando cheias e com programas de menor duração e temperatura; Regular a temperatura do frigorífico e evitar colocar os alimentos ainda quentes no frigorífico; Descongelar os alimentos à temperatura ambiente, evitando usar o micro-ondas para tal; Cozinhar de cada vez uma maior quantidade de comida que pode ser consumida em mais do que 1 dia, como sopa, com reaquecimento posterior; Utilizar o forno de forma mais regrada; Utilizar o micro-ondas para aquecer o leite do bebé, em vez do fervedor ou placa; Abrir mais vezes as janelas para circulação do ar, no Verão, evitando ligar abusivamente o ar condicionado; Desligar as luzes sempre que deixam uma divisão; Só aquecer as divisões da casa onde estão e quando necessário; Desligar das tomadas, todos os equipamentos com stand byque não são usados frequentemente; Trocar as lâmpadas por lâmpadas económicas e maximizar a utilização da luz solar.

10 10.MEO Energy Resultados obtidos Nos meses anteriores à instalação do MEO Energy, o consumo médio foi de 210 kwh/mês, atualmente são cercade135kwh/mês(-36%). Com o MEO Energy estimam-se se poupanças no consumo de energia e na consequente pegada de carbono, de 20 a 40%, para um utilizador médio.

ssssssfdsf Alexandre Cruz

ssssssfdsf Alexandre Cruz ssssssfdsf Alexandre Cruz SMA Solar Technology AG 2 O inversor é o "coração" de todo o sistema fotovoltaico 1 Corrente contínua (CC) Inversor solar Corrente alternada (CA) 3 2 Funções adicionais do inversor

Leia mais

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia

Casa Eficiente f. Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia 1 2 FICHA TÉCNICA Título 6.f Instalação de sistemas de gestão de consumos de energia Coleção Casa Catálogo de soluções técnicas Edição Programa

Leia mais

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016

Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Copyright Lemke 2016 Guia da Melhor Prática de Economia de Energia em Casa Economia de Energia em casa Como fazer o uso eficiente da energia elétrica É importante ressaltar que a energia elétrica é uma ferramenta para servir

Leia mais

síntese dos resultados obtidos

síntese dos resultados obtidos síntese dos resultados obtidos a. consumos de energia A análise detalhada dos consumos energéticos incluiu uma visita técnica realizada no dia 10 de julho de 2013, a análise das faturas de eletricidade

Leia mais

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética;

Energia e Ambiente. Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Energia e Ambiente Desenvolvimento sustentável; Limitação e redução dos gases de efeito de estufa; Estímulo da eficiência energética; Investigação de formas novas e renováveis de energia; Potenciar as

Leia mais

O papel dos comportamentos na utilização racional de energia. Projeto EcoFamílias. Coimbra, 19 de novembro de 2013

O papel dos comportamentos na utilização racional de energia. Projeto EcoFamílias. Coimbra, 19 de novembro de 2013 O papel dos comportamentos na utilização racional de energia Projeto EcoFamílias Coimbra, 19 de novembro de 2013 Projeto iniciado em 2008, com a colaboração da Quercus. 79 famílias abrangidas, desde 2008.

Leia mais

kit de eficiência energética

kit de eficiência energética www.ecosist.net kit de eficiência energética Bem-vindo Conteúdo... Este guia contém informações e ideias para adoptar uma utilização racional da energia, isto é, adoptar hábitos que permitam poupar energia

Leia mais

Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES

Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA Laboratório 5 AVALIAR CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTERNAS AVALIAR O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM INSTALAÇÕES OBJETIVOS:

Leia mais

USO EFICIENTE DA ENERGIA

USO EFICIENTE DA ENERGIA Matriz Energética Cenário Atual Uso da Energia Elétrica com Eficiência Dicas de Uso Eficiente e Seguro da Energia MATRIZ ENERGÉTICA Matriz Energética Brasileira Eólica 3,8% 5,5% Biomassa Termoelétrica

Leia mais

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO

APOIO AO PROFESSOR DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO DICAS USO EFICIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR E COMBATE AO SEU DESPERDÍCIO 1 COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO LAR. A cada ano que passa, o consumo de energia elétrica vem aumentando no Brasil

Leia mais

MANUAL DO SIMULADOR DE POTÊNCIA CONTRATADA

MANUAL DO SIMULADOR DE POTÊNCIA CONTRATADA MANUAL DO SIMULADOR DE POTÊNCIA CONTRATADA Cozinha Lavagem & Secagem Aquecimento & Arrefecimento Sala & Escritório Iluminação Mobilidade elétrica Outros maio 2019 1 Ficha Técnica: Título: Manual de simulador

Leia mais

ENERGIA PARA POUPAR MANUAL PRÁTICO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ENERGIA PARA POUPAR MANUAL PRÁTICO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENERGIA PARA POUPAR MANUAL PRÁTICO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMO REDUZIR O CUSTO COM A ENERGIA? 87 ENERGIA PARA TODOS COMO REDUZIR O CUSTO COM A ENERGIA? O COMERCIALIZADOR, A FATURA, O TARIFÁRIO E A

Leia mais

ENERGIA PARA POUPAR MANUAL PRÁTICO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

ENERGIA PARA POUPAR MANUAL PRÁTICO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENERGIA PARA POUPAR MANUAL PRÁTICO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA 15 COMO CONSUMIR APENAS A ENERGIA NECESSÁRIA EM CASA? GERIR MELHOR ENERGIA PARA TODOS GERIR MELHOR A quantidade de energia que usamos em casa

Leia mais

A Conservação da Energia na Área Residencial como Prioridade. Francisco Ferreira

A Conservação da Energia na Área Residencial como Prioridade. Francisco Ferreira A Conservação da Energia na Área Residencial como Prioridade Francisco Ferreira Situação Actual em Portugal Em média, o aumento anual do consumo de energia é de 5,7% (relativamente aos anos entre 2000

Leia mais

Custos Padrão por Tecnologias aplicáveis: Sim, para a(s) tipologia(s) de intervenção previstas no Anexo II do Aviso: Envolvente opaca

Custos Padrão por Tecnologias aplicáveis: Sim, para a(s) tipologia(s) de intervenção previstas no Anexo II do Aviso: Envolvente opaca Anexo I (alterado a 14 de dezembro de 2017) Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Requisitos das medidas Despesas Elegíveis

Leia mais

CLIENTES Redução da pegada de carbono e maior eficiência energética no uso das TIC, em casa dos clientes

CLIENTES Redução da pegada de carbono e maior eficiência energética no uso das TIC, em casa dos clientes CLIENTES Redução da pegada de carbono e maior eficiência energética no uso Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita.

Leia mais

Semáforos de LED. Sector Público PPEC

Semáforos de LED. Sector Público PPEC Sector Público Medida Financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2017/18, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos 1 Pela sexta edição consecutiva,

Leia mais

ÍNDICE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E NOS LARES PORTUGUESES. Resultados Nacionais Carlos López Navaza UNION FENOSA

ÍNDICE DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E NOS LARES PORTUGUESES. Resultados Nacionais Carlos López Navaza UNION FENOSA ENERGÉTICA NA INDÚSTRIA E NOS LARES PORTUGUESES Resultados Nacionais 2008 Carlos López Navaza UNION FENOSA Lisboa, 23 Março 2009 ERSE 1. Resumo 2. Resultados do Índice Doméstico 3. Resultados do Índice

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Titular do Contrato Identifica os dados do titular do contrato: Nome, n.º de cliente, NIF, morada de fornecimento e CPE (Código do Ponto de Entrega é o número que identifica a instalação elétrica e é, por

Leia mais

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES

SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES SUSTENTABILIDADE NAS UNIDADES ESCOLARES JUSTIFICATIVA Evitar o desperdício e otimizar o consumo de água e energia minimiza o estresse hídrico, ampliando a disponibilidade de recursos para as gerações

Leia mais

EcoFamílias. Francisco Ferreira, Ana Rita Antunes, Filipa Alves, Aline Delgado, Rui Milagre, Sara Ramos

EcoFamílias. Francisco Ferreira, Ana Rita Antunes, Filipa Alves, Aline Delgado, Rui Milagre, Sara Ramos EcoFamílias Do potencial de redução à acção Francisco Ferreira, Ana Rita Antunes, Filipa Alves, Aline Delgado, Rui Milagre, Sara Ramos Divulgação de Informação www.ecocasa.org Sensibilização ambiental

Leia mais

Iluminação Pública com LEDs

Iluminação Pública com LEDs Sector Público Medida Financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2017/18, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos 1 Pela sexta edição consecutiva,

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Contactos Saiba os contactos a utilizar em caso de avaria ou se necessitar de informações acerca do seu contrato e/ou serviço. Envio de leituras Neste campo são indicados quais contactos através dos quais

Leia mais

PERÍODOS HORÁRIOS. na energia elétrica em Portugal

PERÍODOS HORÁRIOS. na energia elétrica em Portugal PERÍODOS HORÁRIOS na energia elétrica em Portugal ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO...3 2. PERÍODOS HORÁRIOS EM PORTUGAL CONTINENTAL... 4 2.1 Ciclo Semanal para fornecimentos em BTN em Portugal Continental...4 2.2

Leia mais

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control

SOLIUS Manager Intelligent Energy Control SOLIUS Manager Intelligent Energy Control Intelligent Energy Control Controlo avançado de Sistemas Integrados de Energia, capaz de interligar os vários dispositivos e equipamentos técnicos da marca Solius

Leia mais

COMPARE O DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS SEUS PRODUTOS

COMPARE O DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS SEUS PRODUTOS A B C D COMPARE O DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS SEUS PRODUTOS E F G COMPARE O DESEMPENHO ENERGÉTICO DOS SEUS PRODUTOS COMPARAR É POUPAR ENERGIA O SEEP, Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos, é um sistema

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Leituras Saiba qual o período aconselhável para o envio das suas leituras, bem como a respetiva referência a indicar e contactos a utilizar (número de telefone e site). Nota - Se enviar as suas leituras

Leia mais

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em colaboração com a sociedade civil, o Município de Palmela elaborou o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP)

Leia mais

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro

Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Frigorífico 2 Energias renováveis 22 Iluminação 14 Arrefecimento 18 Resíduos 24 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Como poupar energia, o ambiente e o seu dinheiro Em

Leia mais

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SAIBA O QUE É EFICIÊNCIA ENERGÉTICA De maneira geral a eficiência energética mede a qualidade no uso da energia para os fins a que ela serve à sociedade. Qualquer atividade atualmente exercida pela sociedade

Leia mais

Estudo dos consumos e faturação da energia elétrica no município de Monforte de Lemos. Pedro Moreira - Eixoecologia

Estudo dos consumos e faturação da energia elétrica no município de Monforte de Lemos. Pedro Moreira - Eixoecologia Estudo dos consumos e faturação da energia elétrica no município de Monforte de Lemos Pedro Moreira - Eixoecologia ÍNDICE Energia Componentes da faturação elétrica Enquadramento do estudo Consumos e faturação

Leia mais

Proteu a pensar no seu conforto

Proteu a pensar no seu conforto Fotovoltaico Catálogo 1/2015 Proteu a pensar no seu conforto Autoconsumo Com a aprovação do diploma do auto consumo, que é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis,

Leia mais

Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - 24 de novembro de 2016

Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - 24 de novembro de 2016 Potencial de poupança energética e principais medidas identificadas em Quarteis de Bombeiros pela AREANATejo - EcoBombeiros - Área de Atuação Diagnósticos/ Auditorias Energéticas Simplificadas a Quartéis

Leia mais

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas.

Guia de eficiência energética da sua empresa. Boa energia gera Boas dicas. Guia de eficiência energética da sua empresa Boa energia gera Boas dicas. 1 2 Dê as boas-vindas à eficiência energética Para a produção de energia elétrica, a EEM recorre a um mix energético composto por

Leia mais

Substituir o gasóleo pela eletricidade Água e Energia

Substituir o gasóleo pela eletricidade Água e Energia Água e Energia 1 No Grupo Jerónimo Martins trabalhamos diariamente para nos tornarmos mais eficientes, procurando formas ativas de combater o desperdício em todas as frentes. Encaramos as ações com vista

Leia mais

Anexo V. Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação

Anexo V. Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Anexo V Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Requisitos das medidas Despesas Elegíveis Intervenções que visem o aumento

Leia mais

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza /

Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica. https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza / Atividade: Combate ao desperdício de energia elétrica https://pixabay.com/pt/prote%c3%a7%c3%a3o-ambiental-ambiente-natureza-544198/ I. Introdução A energia elétrica é um bem precioso, indispensável para

Leia mais

A eficiência energética das instalações elétricas

A eficiência energética das instalações elétricas A eficiência energética das instalações elétricas José Caldeirinha ISEL, 14 de Dezembro 2010 P 1 As RTIEBT Estará a regulamentação técnica ao serviço da eficiência energética? O que trouxeram as RTIEBT

Leia mais

Caracterização de consumos

Caracterização de consumos Caracterização de consumos Cláudio Monteiro Nuno Fidalgo 1 de consumidores Para que servem? Conhecer evolução (diária, sazonal, etc.) do consumo dos diferentes tipos de consumidores Contribuição para melhorar

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Fatura / Recibo Identificação do valor total a pagar pela eletricidade consumida, número e data da fatura (a utilizar caso exista alguma dúvida ou sejam necessários esclarecimentos adicionais) e data limite

Leia mais

LISTA PRÉ-ENEM FÍSICA ELÉTRICA PROF. ORLANDO

LISTA PRÉ-ENEM FÍSICA ELÉTRICA PROF. ORLANDO LISTA PRÉ-ENEM FÍSICA ELÉTRICA PROF. ORLANDO 01 - (ENEM) Entre as inúmeras recomendações dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: - Substitua lâmpadas incandescentes

Leia mais

Soluções Combinadas de Iluminação Eficiente para Edifícios Públicos

Soluções Combinadas de Iluminação Eficiente para Edifícios Públicos Soluções Combinadas de Iluminação Eficiente Setor Público Medida Financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2017/18, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços

Leia mais

A quem se destina. Principais Benefícios. Empresas que pretendam reduzir os seus consumos energéticos localização: Norte Centro

A quem se destina. Principais Benefícios. Empresas que pretendam reduzir os seus consumos energéticos localização: Norte Centro FORMAÇÃO FORMAÇÃO A quem se destina Empresas que pretendam reduzir os seus consumos energéticos localização: Norte Centro Principais Benefícios Conhecimento do perfil energético da empresa; Verificação

Leia mais

Router Wi-Fi 5.0 Guia de instalação rápida

Router Wi-Fi 5.0 Guia de instalação rápida Router Wi-Fi 5.0 Guia de instalação rápida Índice Apresentação Como ligar o router Serviço de internet Serviço de telefone Instalação e configuração Wi-Fi 5 5 6 Apresentação Router Wi-Fi 5.0 Principais

Leia mais

NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS

NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS A TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL A bomba de calor NUOS é uma solução sustentável e inovadora para a produção de água quente para a lar. NUOS utiliza uma fonte de energia natural

Leia mais

Algoritmo. O algoritmo foi desenvolvido tendo em conta os 2 principais motivos para o funcionamento dos electrodomésticos:

Algoritmo. O algoritmo foi desenvolvido tendo em conta os 2 principais motivos para o funcionamento dos electrodomésticos: Algoritmo O algoritmo foi desenvolvido tendo em conta os 2 principais motivos para o funcionamento dos electrodomésticos: Horário de permanência do utilizador na casa e/ou horário com diferentes preços

Leia mais

NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS

NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS NUOS: A SUA BOMBA DE CALOR PARA AQS A TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL As bombas de calor são uma solução sustentável e inovadora para a produção de água quente para a lar. As mesmas utilizam uma fonte de energia

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIAL. LEANDRO KAZUAKI TSURUDA Coordenador e autor do Projeto

A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIAL. LEANDRO KAZUAKI TSURUDA Coordenador e autor do Projeto A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOCIAL LEANDRO KAZUAKI TSURUDA Coordenador e autor do Projeto Realização Governador do Estado de Goiás MARCONI FERREIRA PERILLO JÚNIOR

Leia mais

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura.

Economix no seu. dia a dia. Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Economix no seu dia a dia Aprenda a usar a energia elétrica de forma inteligente, eficiente e segura. Leia esta cartilha com atenção. As escolhas do seu dia a dia fazem toda a diferença. Nesta cartilha

Leia mais

Sabe onde você gasta mais energia? Sabe como reduzir o seu consumo e manter o conforto e produtividade? Sabe como reduzir a sua pegada ecológica?

Sabe onde você gasta mais energia? Sabe como reduzir o seu consumo e manter o conforto e produtividade? Sabe como reduzir a sua pegada ecológica? Sabe onde você gasta mais energia? Sabe como reduzir o seu consumo e manter o conforto e produtividade? Sabe como reduzir a sua pegada ecológica? To measure is to know... If you can not measure it, you

Leia mais

Prefeitura Municipal de Valença publica:

Prefeitura Municipal de Valença publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 3492 Prefeitura Municipal de publica: Edição Publicada por: Serviço Autônomo de Água e Esgoto SAAE Portaria/SAAE/VAL n. º 079/2018- Estabelece boas práticas de gestão

Leia mais

Reduzir a pegada carbónica à boleia da eficiência energética

Reduzir a pegada carbónica à boleia da eficiência energética Reduzir a pegada carbónica à boleia da eficiência energética 1 A estratégia 2M - menos resíduos, menos carbono, enquadra-se no compromisso da LIPOR com a sustentabilidade. Face ao objetivo de redução em

Leia mais

Universidade de Aveiro Maio,

Universidade de Aveiro Maio, Universidade de Aveiro sgtl-sga@ua.pt MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA UM CONSUMO DE ENERGIA SUSTENTÁVEL Resumo Executivo O presente Manual de Boas Práticas enquadra-se no âmbito da implementação de um Sistema

Leia mais

Projetos Elétricos. Estimativas de Cargas ou Potência Instalada e Demanda.

Projetos Elétricos. Estimativas de Cargas ou Potência Instalada e Demanda. Projetos Elétricos Estimativas de Cargas ou Potência Instalada e Demanda. Julho 2016 01/07/2016 1 / 30 Introdução Estimativas de iluminação; Estimativa de tomadas; Demanda de energia; Dimensionamento da

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA

INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA INTRODUÇÃO AO NOVO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DO PBE EDIFICA ENERGIA PRIMÁRIA CONCEITO Forma de energia disponível na natureza que não foi submetida a qualquer processo de conversão ou transformação. É a energia

Leia mais

ANEXO 1. Ranking mundial da utilização de energias renováveis, 2007

ANEXO 1. Ranking mundial da utilização de energias renováveis, 2007 ANEXOS ANEXO 1. Ranking mundial da utilização de energias renováveis, 2007 Ranking País Eólica Solar Biomassa 1 EU 74 75 66 2 Alemanha 64 74 67 3 Índia 66 61 60 4 Espanha 64 71 57 5 Inglaterra 64 50 58

Leia mais

entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com consumo médio a partir de 500 kwh ou novos clientes.

entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com consumo médio a partir de 500 kwh ou novos clientes. entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com consumo médio a partir de 500 kwh ou novos clientes. TARIFA BRANCA O qué é? Quando entra em vigor? Quem pode aderir?

Leia mais

TERMOACUMULADORES HÍBRIDOS

TERMOACUMULADORES HÍBRIDOS TERMOS HÍBRIDOS GOOD DESIGN AWARD COERÊNCIA ENERGÉTICA Um termoacumulador elétrico convencional pode representar 25% do consumo de eletricidade de uma casa, o mesmo que um frigorifico ou ar condicionado.

Leia mais

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO.

DIREÇÃO DE MARCA E COMUNICAÇÃO. Hoje vamos falar de... ENERGIA A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. A ENERGIA ESTÁ EM TODO O LADO. OS CARROS ANDAM COM A ENERGIA ARMAZENADA NA GASOLINA MUITOS BRINQUEDOS SÃO MOVIDOS COM A ENERGIA ARMAZENADA

Leia mais

PIEE IPSS - Programa Integrado de E ciência Energética para as IPSS

PIEE IPSS - Programa Integrado de E ciência Energética para as IPSS PIEE IPSS Familiares de Utentes PERGUNTAS RESPOSTAS 223 Secção 1 de 4 PIEE IPSS - Programa Integrado de E ciência Energética para as IPSS A RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional)

Leia mais

Seminário Hospitais Saudáveis SHS 2016

Seminário Hospitais Saudáveis SHS 2016 Seminário Hospitais Saudáveis SHS 2016 Setembro 2016 Linha do Tempo 1943 O governo requisita o prédio do Hospital para instalar a Escola de Cadetes 1992 Inauguração do Bloco C 2007 Certificação pela Joint

Leia mais

CAPÍTULO 2 AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA ENERGIA

CAPÍTULO 2 AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA ENERGIA CAPÍTULO 2 AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA ENERGIA Versão 2.0 Dirreitos Reservados PROCOBRE 2009 INTRODUÇÃO O custo da energia elétrica é um fator importante na economia de uma familia, comércio e indústria.

Leia mais

AQUECIMENTO ELÉTRICO

AQUECIMENTO ELÉTRICO AQUECIMENTO ELÉTRICO 112 UMA SOLUÇÃO SIMPLES E EFICAZ CALISSIA ONIRIS F17 2012 AQUECIMENTO ELÉTRICO UMA SOLUÇÃO SIMPLES E EFICAZ O Groupe Atlantic, fiel ao seu compromisso constante de proporcionar o maior

Leia mais

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo PPEC_08

Plano de Promoção da Eficiência no Consumo PPEC_08 Plano de Promoção da Eficiência no Consumo _08 Novembro de 2007 Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos 1 Agenda 4 Importância da promoção da eficiência no consumo 4 O Plano de Promoção da Eficiência

Leia mais

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA

VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA VAMOS ECONOMIZAR! GUIA DE BOAS PRÁTICAS NA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA E ÁGUA AdEPorto Agência de Energia do Porto Associação privada sem fins lucrativos que atua no território da Área Metropolitana do Porto

Leia mais

Anexo I Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação

Anexo I Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Anexo I Requisitos das medidas e Despesas Elegíveis em Eficiência Energética e Energias Renováveis, por tipologia de operação Requisitos das medidas Despesas Elegíveis a) Intervenções que visem o aumento

Leia mais

PEA3496- Energia e Meio Ambiente

PEA3496- Energia e Meio Ambiente PEA3496- Energia e Meio Ambiente Título Alex Sion Turkie Farina Número USP: 9350709 Lorenzo Omodeo Vanone Número USP: 9960745 Thomas Fassi Número USP: 9481171 Junho de 2017 Especificação física da residência:

Leia mais

SAÚDE E SUSTENTABILIDADE IMPACTO NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS

SAÚDE E SUSTENTABILIDADE IMPACTO NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS SAÚDE E SUSTENTABILIDADE IMPACTO NA GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS Agosto 2016 Linha do Tempo 1943 O governo requisita o prédio do Hospital para instalar a Escola de Cadetes 1992 Inauguração do Bloco C 2007

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz

COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz COMO ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA EM CASA Aprenda de uma vez por todas como reduzir sua conta de luz Capítulos 1. Introdução...03 2. Saiba como economizar: I Através de Lâmpadas...06 II Através da Televisão...07

Leia mais

RECUPERADORES A ÁGUA

RECUPERADORES A ÁGUA RECUPERADORES A ÁGUA (LENHA) Os recuperadores de aquecimento central a água são a solução ideal para o conforto da sua casa. Se tem uma lareira ou se pretende ter uma e simultaneamente aquecer toda a casa

Leia mais

PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018

PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018 PRESIDENTE DA COMISSÃO DIRETIVA DO PO SEUR: HELENA PINHEIRO DE AZEVEDO AUDITÓRIO DO IPO DE COIMBRA - 24 JANEIRO 2018 PO SEUR NA ÁREA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CENTRAL EFICIÊNCIA

Leia mais

POUPANÇA DE ENERGIA NOS HOSPITAIS IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR

POUPANÇA DE ENERGIA NOS HOSPITAIS IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR POUPANÇA DE ENERGIA NOS HOSPITAIS IMPLEMENTAÇÃO DE UMA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO E PERCEÇÃO DOS COLABORADORES DE UM CENTRO HOSPITALAR ARMINDA DO PAÇO, UNIVERSITY OF BEIRA INTERIOR, PORTUGAL Introdução Importância

Leia mais

S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E

S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E TERMOACUMULADORES ELÉCTRICOS S O L U Ç Õ E S D E Á G U A Q U E N T E Índice Conforto garantido 03 Compatibilidade solar e selecção de capacidade 04 Gama PrimeAqua 05 Gama EasyAqua 06 Gama NaturaAqua 07

Leia mais

Como ler a sua fatura da

Como ler a sua fatura da Código de identificação do local de consumo Informação relativa à identificação de local de consumo, ponto de entrega e zona de qualidade de serviço. Estes dados são essenciais para a identificação da sua

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Aproveite a energia do sol

Aproveite a energia do sol Aproveite a energia do sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética e

Leia mais

Desligar sempre o interruptor geral antes de efetuar a instalação ou alterações posteriores.

Desligar sempre o interruptor geral antes de efetuar a instalação ou alterações posteriores. Indicações: Desligar sempre o interruptor geral antes de efetuar a instalação ou alterações posteriores. Colocar 1 sensor no caso de instalações monofásicas ou 3 sensores em instalações trifásicas, nos

Leia mais

a Tarifa Branca entenda e Veja se é vantagem pra você.

a Tarifa Branca entenda e Veja se é vantagem pra você. entenda a Tarifa Branca e Veja se é vantagem pra você. Válido apenas para clientes com média anual de consumo superior a 500 kwh por mês ou novos clientes. TARIFA BRANCA O qué é? Quando entra em vigor?

Leia mais

RECUPERADORES A ÁGUA (LENHA)

RECUPERADORES A ÁGUA (LENHA) RECUPERADORES A ÁGUA (LENHA) RECUPERADORES A ÁGUA (LENHA) Os recuperadores de aquecimento central a água são a solução ideal para o conforto da sua casa. Se tem uma lareira ou se pretende ter uma e simultaneamente

Leia mais

Weglobenergy. Sistemas Energéticos em Piscinas

Weglobenergy. Sistemas Energéticos em Piscinas Weglobenergy Sistemas Energéticos em Piscinas Weglobenergy Empresa de Engenharia Integradora de Serviços: Projectos Fiscalização Auditorias Certificações Energéticas e QAI Implementação de medidas de melhoria

Leia mais

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico

PROGRAMA. 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions. 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico ROGRAMA 14h30_ Apresentação Rexel Energy Solutions 14h45_ Balanço de potências nas Instalações com Autoconsumo Fotovoltaico 15h20_ Acesso aos rogramas Operacionais Financiados _Apresentação da Status Valor

Leia mais

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz.

MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. MANUAL DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. Veja se você está aproveitando a energia com todo o conforto e segurança que ela traz. QUANDO VOCÊ UTILIZA ENERGIA DE FORMA EFICIENTE, TODO MUNDO SAI GANHANDO.

Leia mais

A Manutenção da Sustentabilidade Energética

A Manutenção da Sustentabilidade Energética A Manutenção da Sustentabilidade Energética Emanuel Sá AdEPorto 2006 O Município do Porto submeteu uma candidatura conjunta com Bordéus, Latina, Múrcia, Porto e Riga ao IEE para criar 5 agências de energias.

Leia mais

O Papel dos Comportamentos na Utilização Racional de Energia Coimbra, 19 de Novembro de 2013

O Papel dos Comportamentos na Utilização Racional de Energia Coimbra, 19 de Novembro de 2013 O Papel dos Comportamentos na Utilização Racional de Energia Índice Enquadramento O projeto Objetivo A equipa / resultados: Avaliar a influência do comportamento Desenvolvimento do simulador Desenvolvimento

Leia mais

Dê as boas-vindas à eficiência energética

Dê as boas-vindas à eficiência energética Dê as boas-vindas à eficiência energética Para a produção de energia elétrica, a EEM recorre a um mix energético composto por fontes de energia renováveis e não renováveis (fóssil). Comparativamente com

Leia mais

Ligue tudo lá em casa ao sol

Ligue tudo lá em casa ao sol Ligue tudo lá em casa ao sol A energia do sol chegou a sua casa. Agora, com as soluções de energia solar edp já pode produzir e consumir a sua própria eletricidade. Assim, reduz a sua fatura energética

Leia mais

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA

ações somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense que CARTILHA DA ECONOMIA CARTILHA DA ECONOMIA ações que somam Campanha de Uso Racional Unimed Leste Fluminense Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Daí a necessidade

Leia mais

Conforto para a vida. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 270 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico. agosto 2013.

Conforto para a vida. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 270 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico. agosto 2013. Supraeco W Bombas de calor para produção de a.q.s. 0 litros com ou sem serpentina e apoio elétrico Água Quente agosto 0 ª GERAÇÃO Conforto para a vida Características principais: ª GERAÇÃO Supraeco W Para

Leia mais

Eco.AP Barómetro 2.0 Definição de Requisitos

Eco.AP Barómetro 2.0 Definição de Requisitos Eco.AP Barómetro 2.0 Definição de Requisitos Requisitos Página Inicial Informação atualizada sobre o Barómetro 2.0. Login/Registo: Caracterização do GLE; Definição de 3 níveis de acesso: Requisitos Caracterização

Leia mais

Algoritmo. Condições para ligar aparelho. Horário Temperatura Luminosidad. Retoma de condições para ligar o aparelho. Presença

Algoritmo. Condições para ligar aparelho. Horário Temperatura Luminosidad. Retoma de condições para ligar o aparelho. Presença Algoritmo Condições para ligar aparelho Horário Temperatura Luminosidade Retoma de condições para ligar o aparelho Horário Temperatura Luminosidad e Iluminação - - Liga/ajusta quando a iluminação pelo

Leia mais