Serão oferecidas 05 vagas exclusivamente para a área de Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares CTRN, para os seguintes projetos:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Serão oferecidas 05 vagas exclusivamente para a área de Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares CTRN, para os seguintes projetos:"

Transcrição

1 Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear - CDTN Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais Av. Presidente Antônio Carlos, Campus da UFMG - Pampulha -CEP Belo Horizonte, MG - Brasil Fone/Fax: pgcdtn@cdtn.br - Home Page: EDITAL DE SELEÇÃO PARA A ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE REATORES NUCLEARES DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS RADIAÇÕES, MINERAIS E MATERIAIS O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (PGCDTN) faz saber que, no período de 30 de dezembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos para a área de concentração em Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares do curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais. O Processo Seletivo será realizado pela Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, CDTN, telefone , e- mail: pgcdtn@cdtn.br, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, no Campus da UFMG, Pampulha, Belo Horizonte, MG, CEP As inscrições deverão ser feitas no endereço acima citado, ou via Correio, por SEDEX, condicionada ao recebimento pela Secretaria Acadêmica do PG CDTN, até o último dia de inscrição. O Programa não se responsabiliza por atrasos ocorridos na entrega postal. I. Público Alvo Graduados em Engenharias, Matemática, Física, Química e Estatística, diplomados em cursos reconhecidos pelo MEC, com carga horária igual ou superior a duas mil e cem horas. II. Das Vagas Serão oferecidas 05 vagas exclusivamente para a área de Ciência e Tecnologia de Reatores Nucleares CTRN, para os seguintes projetos: (1). Investigação Numérico-Experimental da Circulação Natural em Reatores Nucleares de Piscina Orientador: Prof. Dr. Amir Zacarias Mesquita (amir@cdtn.br) (2). Simulação Numérica da Distribuição de Temperaturas na Piscina de um Reator Nuclear de Pesquisa Utilizando Fluidodinâmica Computacional Orientador: Prof. Dr. Amir Zacarias Mesquita (amir@cdtn.br) (3). Desenvolvimento de Metodologias para Melhorias no Controle, Segurança e Licenciamento Nuclear e Ambiental de Centrais Nucleares Orientador: Prof. Dr. Amir Zacarias Mesquita (amir@cdtn.br)

2 (4). Estudos de técnicas de redução das tensões residuais em soldas dissimilares envolvendo aço carbono ferrítico e aço inoxidável austenítico com adição das ligas de níquel 82/182 e 52: Aspectos Teóricos e Experimentais sobre Análise de Tensões Orientador: Prof. Dr. Emerson Giovani Rabello (egr@cdtn.br) (5). Estudos de técnicas de redução das tensões residuais em soldas dissimilares envolvendo aço carbono ferrítico e aço inoxidável austenítico com adição das ligas de níquel 82/182 e 52: Características Microestruturais e Mecânicas Orientador: Prof. Dr. Emerson Giovani Rabello (egr@cdtn.br) III. Local e Duração do Curso O curso, em regime integral, será ministrado no CDTN, em Belo Horizonte, MG, Brasil, com duração mínima de doze meses e duração máxima de vinte e quatro meses. IV. Dos Requisitos para a Inscrição É exigida a seguinte documentação para inscrição: a) Formulário de Inscrição, disponível na Secretaria Acadêmica ou na internet (página b) Cópias da carteira de identidade, CPF e passaporte (no caso de estrangeiro sem visto permanente); c) Cópia do título de eleitor, comprovações de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para brasileiros); d) Cópia do diploma de graduação devidamente registrado, ou do certificado de conclusão do curso de graduação, ou comprovação de que o candidato está em condições de concluir o curso de graduação antes do início do primeiro semestre letivo de 2014 do PGCDTN; e) Cópia do histórico escolar da graduação; f) Curriculum Vitae da Plataforma Lattes (página lattes.cnpq.br na internet) acompanhado dos devidos comprovantes; g) Comprovante de proficiência em Língua Inglesa. h) Comprovante de proficiência em Língua Portuguesa, para candidatos estrangeiros. i) Duas cartas de recomendação, preferencialmente emitidas por professores, orientadores ou supervisores de estágio, com caráter sigiloso, em envelopes lacrados, no modelo adotado pelo PGCDTN (disponível na Secretaria Acadêmica ou na página da internet j) Outros documentos que o candidato julgue importantes para a sua avaliação. Nenhum documento sem a devida comprovação será considerado para a pontuação do candidato. Caso o candidato apresente comprovação de que está em condições de concluir o curso de graduação antes do início do primeiro semestre letivo do curso de mestrado, conforme previsto no item d acima, a cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso deverá ser apresentada quando da matrícula. Os candidatos poderão também apresentar o certificado de proficiência em línguas até a data da matrícula.

3 V. Da Homologação das Inscrições As inscrições recebidas serão analisadas pela Comissão de Seleção. A relação das inscrições aceitas e homologadas será divulgada pela Secretaria Acadêmica e na internet na página até 03 de fevereiro de VI. Da Comissão de Seleção A Comissão de Seleção é formada pelos seguintes docentes: Dr. Amir Zacarias Mesquita Dr. Emerson Giovani Rabello - Presidente da Comissão de Seleção Dra. Mônica Maria de Abreu Mendonça Schvartzman Dr. Silvério Ferreira da Silva Júnior Dr. Tanius Rodrigues Mansur Dr. Teógenes Augusto da Silva VII. Do Processo Seletivo O Processo Seletivo constará de duas etapas. Somente serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem um total de pelo menos sessenta pontos na soma das duas etapas. 1. Primeira Etapa - Prova de Conhecimentos Técnicos e Comprovação de Proficiência em Línguas 1.1 Prova de Conhecimentos Técnicos A prova escrita de conhecimentos técnicos será realizada nas dependências do CDTN, no dia 13 de fevereiro de 2014, às 13:30 horas, com duração máxima de três horas. A prova constará de questões gerais referentes aos tópicos listados na Secretaria Acadêmica e na página da internet A prova de Conhecimentos Técnicos valerá cinquenta pontos e será contabilizada para a pontuação geral. A nota mínima para aprovação nesta avaliação é de 30 pontos. Não será permitida a consulta a material bibliográfico, nem a utilização de equipamentos eletrônicos durante as provas. 1.2 Proficiência em Línguas Os candidatos deverão apresentar, até a data da matrícula, um dos seguintes certificados: CENEX/FALE/UFMG (ver calendário de provas no site CENEX/FALE/UFMG), Test of English as Foreign Language TOEFL, International English Language Test da Universidade de Cambridge, Test of English for International Communication TOEIC Luziana Lanna Idiomas. Deverá ser observado a validade do certificado e, quando existir pontuação, o aproveitamento deverá ser maior que 60%.

4 No Anexo I são apresentados os períodos de inscrição, datas e horários das provas disponibilizados pelo CENEX/FALE/UFMG. Os candidatos estrangeiros deverão também apresentar, junto com a documentação para a inscrição, um certificado de proficiência em Língua Portuguesa. 1.3 Resultado Parcial A lista dos candidatos aprovados na Primeira Etapa, em ordem alfabética, será divulgada pela Secretaria Acadêmica e publicado na internet na página no dia 17 de fevereiro de Os candidatos reprovados poderão solicitar vistas ao seu processo e apresentar recursos até o dia 18 de fevereiro de O resultado da análise dos recursos será divulgado no dia 19 de fevereiro de Segunda Etapa - Análise do Curriculum Vitae, do Histórico Escolar, do Projeto de Dissertação e Entrevista 2.1 Análise do Curriculum Vitae e do Histórico Escolar As trajetórias acadêmica e profissional dos candidatos serão avaliadas pela Comissão de Seleção, com base nos documentos apresentados no ato da inscrição. Serão atribuídos, a cada candidato, até 30 (trinta) pontos. 2.2 Análise do Projeto de Dissertação Apenas os candidatos aprovados na Primeira Etapa deverão entregar o Projeto de Dissertação à Secretaria Acadêmica, até o dia 21 de fevereiro de O modelo para a elaboração do projeto se encontra disponível na internet na página O projeto apresentado pelo aluno deve ser formalmente endossado por um dos docentes orientadores, listados no item II deste Edital. Para essa etapa será atribuído até 05 (cinco) pontos. 2.3 Entrevista As entrevistas dos candidatos aprovados na Primeira Etapa acontecerão, no dia 24 de fevereiro de 2014, conforme horário a ser estabelecido e divulgado no endereço eletrônico Os candidatos que residirem fora do Estado de Minas Gerais, poderão encaminhar pedido para pgcdtn@cdtn.br para que a entrevista seja realizada ao vivo, porém à distância, utilizando meios de comunicação com imagem e voz. A entrevista individual visa verificar a aptidão do candidato para a pesquisa científica ou tecnológica, e a adequação de seus interesses e habilidades à Área de Concentração em Tecnologia de Reatores Nucleares. Esclarecimentos relativos às informações constantes na

5 documentação do candidato poderão ser solicitados. A esta etapa serão atribuídos até 15 (quinze) pontos. VIII. Do Resultado Final A nota final de cada candidato será a soma dos pontos obtidos na Primeira e na Segunda Etapas. O resultado final será divulgado em ordem decrescente de classificação, conforme a nota final de cada candidato, até o preenchimento das vagas disponíveis. Os demais candidatos com nota final igual ou superior a sessenta serão considerados excedentes e também classificados em ordem decrescente de pontos. O resultado final, homologado pelo Colegiado, será divulgado pela Secretaria Acadêmica e na internet na página no dia 25 de fevereiro de Os candidatos poderão solicitar vistas aos seus processos e terão um prazo para interposição de recursos até 26 de fevereiro de A resposta aos eventuais recursos será dada até 27 de fevereiro de Os candidatos excedentes poderão ser convocados a critério do Colegiado, obedecendo à ordem de classificação. Em caso de empate para a mesma vaga, o desempate será feito com base na pontuação, na seguinte ordem: 1) Curriculum Vitae e Histórico Escolar; 2) Entrevista. IX. Das Matrículas As matrículas dos candidatos selecionados serão feitas na Secretaria Acadêmica no dia 28 de fevereiro de X. Das Bolsas de Estudos Para este Edital existem 5 bolsas de estudo disponíveis apoiadas pela Eletronuclear/CAPES. XI. Das Disposições Gerais A documentação apresentada pelos candidatos selecionados não será devolvida. A documentação dos candidatos cujas matrículas não forem aceitas e dos candidatos não selecionados deverá ser requisitada dentro de sessenta dias após a divulgação do resultado final. Após esse prazo a documentação será destruída. As cartas de recomendação não serão devolvidas.

6 A Secretaria Acadêmica poderá solicitar a apresentação dos originais dos documentos apresentados pelos candidatos selecionados. Será eliminado do processo de seleção o candidato que não se apresentar nos dias e horários fixados para a prova, entrevista ou matrícula. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Belo Horizonte, 20 de dezembro de Prof. Emerson Giovani Rabello Presidente da Comissão de Seleção Prof. Fernando Soares Lameiras Coordenador do PGCDTN

7 Anexo I: Calendário CENEX/FALE/UFMG Anexo II: Cronograma do Processo Seletivo Atividade Inscrição Publicação da Homologação Prova de Conhecimentos Resultado Recursos Resultado da Análise de Recursos Entrega do Projeto de Dissertação Entrevista Resultado Final Vista ao Processo Resultado dos Recursos Matrícula Data 30/dez/2013 a 31/jan/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ /fev/ fev/2014 Anexo III: Distribuição dos Pontos Etapa Pontos Prova de Conhecimentos Técnicos 50 Entrevista 15 Curriculum Vitae e Histórico Escolar 30 Projeto de Dissertação 5 Nota Final 100

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO

PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ANO º SEMESTRE LETIVO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL DPPG N O 114/2011, de 09 de dezembro

Leia mais

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 34/2017 25 de abril de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO 2017

Leia mais

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 88/2017 20 de setembro de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 81, DE 16 DE SETEMBRO DE 2011 ANO º SEMESTRE LETIVO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA

Leia mais

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses.

1. LOCAL E DURAÇÃO DO CURSO O Curso será ministrado nas dependências do CEFET-MG em Belo Horizonte (MG) e tem duração prevista de 24 meses. EDITAL Nº 106 DE 11 DE AGOSTO DE 2015 DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O ANO DE 2016 O DIRETOR-GERAL DO CENTRO FEDERAL

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção 2015 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Edital de Seleção 2016 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 A Coordenação da Pós-Graduação Ciências Médicas (PGCM-MG) da Faculdade Ciências Médicas - MG (FCM-MG)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Edital de Seleção 2015 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Edital de Seleção 2013/ 2º. Semestre - Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE RISCO E DESASTRES NATURAIS NA TURMA 2016 A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Gestão de

Leia mais

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Edital de Seleção 2012- Doutorado A Coordenadora do Programa

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher Edital de Seleção 2017 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde

Leia mais

Edital de Seleção Mestrado

Edital de Seleção Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ppgep@dep.ufmg.br - http://www.dep.ufmg.br/pos Edital

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 140/2017 Doutorado em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais e estatutárias que

Leia mais

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/ Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2012 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Edital de Seleção Nº 001/2016 Mestrado 2017 A Coordenadora do Colegiado do Programa de

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA INTERUNIDADES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA INTERUNIDADES EDITAL 04/207-DTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA INTERUNIDADES EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES NO CURSO DE MESTRADO NO SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 208 O Instituto

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2013/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

1. Das inscrições.

1. Das inscrições. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DIREÇÃO GERAL

Leia mais

2. ESPECIFICAÇÃO, LOCAL, VALIDADE, REGIME E VAGAS DO CURSO

2. ESPECIFICAÇÃO, LOCAL, VALIDADE, REGIME E VAGAS DO CURSO Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Programa de Pós-Graduação em Ciências - Física de Materiais Campus Universitário Morro do Cruzeiro ICEB / DEFIS CEP 35.400-000 Fone: (031) 3559-1669

Leia mais

EDITAL Nº071/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

EDITAL Nº071/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO EDITAL Nº071/2013 PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPACIAL, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019

ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL EACH/CPG 010/2019 ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 Abertura de inscrições para ingresso

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2012/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2012/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2014/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2014/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química EDITAL 2016/03: PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES DE MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA ABRIL A JUNHO 2016 A Comissão Coordenadora do da Escola Politécnica

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2011/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2011/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015

Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas Mestrado EDITAL EXTERNO N O 02/2015 O Programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA TURMA MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Aprovado na 4ª Assembleia de Docentes do Posling de 2016, de 12 de dezembro de 2016

Aprovado na 4ª Assembleia de Docentes do Posling de 2016, de 12 de dezembro de 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS

Leia mais

Aprovado na 1ª Reunião do Colegiado de 2015, de 16 de janeiro de 2015

Aprovado na 1ª Reunião do Colegiado de 2015, de 16 de janeiro de 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PRPGI Nº 01, DE 02 DE JANEIRO DE 2019 Processo seletivo

Leia mais

Aprovado na 8ª REUNIÃO DO COLEGIADO DO POSLING, em 02 de outubro de 2017

Aprovado na 8ª REUNIÃO DO COLEGIADO DO POSLING, em 02 de outubro de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS

Leia mais

EDITAL 03/2016/PPGTIC

EDITAL 03/2016/PPGTIC EDITAL 03/2016/PPGTIC A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Araranguá, torna pública a abertura

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal Edital de Seleção 2017/ 1º. semestre Mestrado A Coordenação do do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 04 de outubro de 2016 a 18 de novembro

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Edital de Seleção para o Curso de Doutorado - 2017 Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social/PUCRS Torna-se público que, de 5 de setembro a 17 de outubro de 2016, estarão abertas as inscrições dos

Leia mais

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1

EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 Admissão EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA SEMESTRE 2018/1 A admissão no PPGEQ da UFRGS é feita em duas etapas: inscrição e seleção. 1 INSCRIÇÃO As inscrições para

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2008/2 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2008/2 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016 EDITAL N.º 77/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 141, de 02 de outubro de 2015

EDITAL DPPG Nº 141, de 02 de outubro de 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado POSLING, em

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 139/2017 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2014 Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2014 Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Edital de Seleção 2014 Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade

Leia mais

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO a MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Rodovia José Aurélio Vilela, 11.999,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte Edital de Seleção 2013 Mestrado - 2º semestre A Coordenadora

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2017 Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2017 Doutorado Telefone: (31) 3409-5923 Fax: (31) 3409-5924 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Edital de Seleção 2017 Doutorado O Coordenador do do Instituto de Ciências Exatas da Universidade

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Edital de Seleção 2013 - Doutorado A Coordenadora do Programa

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 27/03/2017 a 15/05/ /06/2017 a 25/07/2017

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 27/03/2017 a 15/05/ /06/2017 a 25/07/2017 EDITAL N.º 135/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA EDITAL ODONTOLOGIA 2015-1 O PRÓ-REITOR DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E O COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO FAZEM SABER QUE ESTARÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL DE SELEÇÃO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL DE SELEÇÃO 2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL MESTRADO PROFISSIONAL O Reitor do Centro Universitário Una, Ricardo Cançado Gonçalves de Souza, no uso

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Edital de Seleção 2017/1º semestre Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Edital de Seleção 2017/1º semestre Mestrado Edital de Seleção 2017/1º semestre Mestrado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da da Universidade Federal de Minas Gerais TORNA PÚBLICO que, a partir das 8 horas

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade

Leia mais

Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017

Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017 Edital ATAc/IFSC-12/2017, de 14/06/2017 ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA, NAS ÁREAS DE FÍSICA BÁSICA E FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Leia mais

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO LINHAS DE PESQUISA: a) Projeto do Ambiente Construído; b) Técnicas do Ambiente Construído; c) Gestão do Ambiente Construído.

Leia mais

EDITAL N. 004/POSECM/2017

EDITAL N. 004/POSECM/2017 EDITAL N. 004/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW

EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW EDITAL SUPLEMENTAR PPGL 03/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2014 MESTRADO EM LETRAS URI/FW A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões faz saber aos interessados que estão abertas, de 11/08/2014

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017

EDITAL DPPG Nº 81/17, DE 04 DE SETEMBRO DE 2017 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 81/17,

Leia mais

EDITAL Nº DE OUTUBRO DE 2010

EDITAL Nº DE OUTUBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS EDITAL

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2018 Mestrado

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2018 Mestrado Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2018 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Faculdade de Economia, torna

Leia mais

EDITAL Nº 207 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014

EDITAL Nº 207 DE 16 DE DEZEMBRO DE 2014 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS EDITAL

Leia mais

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado.

O Candidato que não entregar qualquer documentação solicitada no ato da inscrição será automaticamente desclassificado. Faculdade de Ciências Farmacêuticas Câmpus de Araraquara Comunicado Estarão abertas no período de 13/10 a 21/11/2014 na Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Câmpus de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVIDADES CRIATIVAS E CULTURAIS O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA no exercício da Reitoria,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES

Leia mais

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015)

EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) EDITAL PPGPCC nº 01/2014 Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Acadêmico (ingresso em março de 2015) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e Cultura, do Instituto de

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2017 Mestrado

Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2017 Mestrado Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Economia Edital de Seleção 2017 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), da Faculdade de Economia, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA EDITAL 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA EDITAL 02/2016 SELEÇÃO AO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE RISCOS E DESASTRES NATURAIS NA AMAZÔNIA TURMA 2016 A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 08 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais

1.3. Os alunos serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente edital;

1.3. Os alunos serão selecionados com base nos critérios estabelecidos no presente edital; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DECRETO 5.800/2006 Res. 012/2008 CONSU EDITAL Nº 025/2010 DE SELEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 MESTRADO EM PSICOLOGIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 O Programa de Pós-Graduação em Psicologia divulga esse Edital de ofertas de vagas para o curso de Mestrado em Psicologia, com início em 08 de abril de 2013. 1. DAS VAGAS

Leia mais

EDITAL Nº 104/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO

EDITAL Nº 104/ DO CURSO, DO NÚMERO DE VAGAS, DO TURNO DE FUNCIONAMENTO E DOS ATOS DE AUTORIZAÇÃO E CREDENCIAMENTO EDITAL Nº 104/2011 PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ESPACIAL, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

REALIZANDO QUALIDADE PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO CPG

REALIZANDO QUALIDADE PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO CPG REALIZANDO QUALIDADE PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PPG COORDENADORIA DE PÓS GRADUAÇÃO CPG Prorrogação do Período de seleção do Mestrado em Ciência Animal. EDITAL Nº. 28/2013 PPG/CPG/UEMA MESTRADO

Leia mais

EDITAL 01/ DAS VAGAS

EDITAL 01/ DAS VAGAS EDITAL 0/06 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática torna público o presente Edital, através do endereço eletrônico http://www.posgraduacao.ufs.br/npgecima, as normas

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 03 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2017/ 2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, no uso de suas

Leia mais

EDITAL Nº 149 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015

EDITAL Nº 149 DE 28 DE OUTUBRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016

Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016 Edital ATAc/IFSC-10/2016, de 08/07/2016 ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA, NAS ÁREAS DE FÍSICA BÁSICA E FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2014 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Leia mais

EDITAL N. 001/POSECM/2017

EDITAL N. 001/POSECM/2017 EDITAL N. 001/POSECM/2017 Torna público o processo de seleção para preenchimento de vagas remanescentes do processo de seleção para ingresso no Curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Engenharia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Edital de Seleção 2017 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Edital de Seleção 2017 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Construção Civil Edital de Seleção 2017 Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Construção Civil (PPGCC)

Leia mais

III Da Comissão Examinadora. IV Do Processo Seletivo. MESTRADO - 1ª etapa, língua estrangeira: 15 a 25 de outubro de 2012

III Da Comissão Examinadora. IV Do Processo Seletivo. MESTRADO - 1ª etapa, língua estrangeira: 15 a 25 de outubro de 2012 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geologia Edital de Seleção Nº 002/ 2012 Mestrado e Doutorado 2013 O Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL *

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * A Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MEDIAÇÃO EM ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO faz saber que estarão abertas as inscrições para admissão no curso. I Inscrição: As

Leia mais

Edital 2019/01: Processo seletivo para ingresso de alunos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica - 1º Período de 2019

Edital 2019/01: Processo seletivo para ingresso de alunos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica - 1º Período de 2019 Edital 2019/01: Processo seletivo para ingresso de alunos nos Programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Naval e Oceânica - 1º Período de 2019 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos EDITAL N o. 004/PGFAR/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais