SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA"

Transcrição

1 TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEFROLOGIA EDITAL 2016 A Sociedade Brasileira de Nefrologia - SBN realizará no dia 11 de maio de 2016 o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto a Associação Médica Brasileira (AMB). Abaixo, seguem as regras constantes neste Edital, de acordo com a deliberação do Departamento de Ensino e Titulação (DET), em consonância com as normas da AMB. I. Disposições Gerais 1) Dos critérios para inscrição: Estarão aptos ao exame para obtenção do Título de Especialista: a) médicos com registro no Conselho Federal de Medicina, comprovado por fotocópia, formados há pelo menos 4 anos em relação à data de realização do exame e: a.1) candidatos que finalizaram o curso de Residência Médica em Nefrologia, credenciado pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), comprovado através de diploma ou declaração em papel timbrado da Instituição e assinado pelo coordenador do curso; ou a.2) candidatos que finalizaram Curso de Especialização em Nefrologia, credenciado pela SBN, comprovado através de diploma ou declaração em papel timbrado e assinado pelo coordenador do Curso e que seja comprovada a soma de 100 pontos, sendo 40 pontos no período de 5 anos anteriores a data do exame, de acordo com a pontuação da AMB (ver anexo 1); ou a.3) candidatos formados há menos de dezessete (17) anos e que comprovem o exercício da especialidade há mais de 8 anos. A comprovação somente será aceita quando através de declarações originais e em papel timbrado, assinado por Nefrologista portador do Título de Especialista concedido pela SBN, com firma reconhecida, especificando as competências que o candidato adquiriu neste período. Declarações que não respeitem estes pré-requisitos não serão aceitas. Adicionalmente, o candidato deverá comprovar a soma de 100 pontos, no período de 6 anos anteriores a data do exame, de acordo com a pontuação da AMB (anexo 1). II. Da inscrição 2) O candidato deverá encaminhar a documentação solicitada, impreterivelmente, até 25 de março de Após o prazo estipulado, não serão aceitas novas inscrições ou retificações da documentação enviada. a) Documentação a.1) Curriculum vitae com comprovação de eventos de educação médica continuada em Nefrologia, diploma de médico, diploma do curso de Residência Medica em Nefrologia (ou declaração de conclusão) ou do curso de Especialização em Nefrologia (ou declaração de conclusão), formulário de inscrição (anexo II) preenchido e assinado e questionário para o Candidato a Prova de Titulo de Especialista (anexo III), além do comprovante de pagamento da taxa de inscrição a secretaria da SBN. a.2) Endereço para envio da documentação: a.3) Rua Machado Bittencourt conjunto 53, Vila Clementino, São Paulo-SP, CEP Recomenda-se que a documentação seja enviada por SEDEX ou carta registrada, ou ainda, pessoalmente.

2 Taxas de inscrição a) Sócios quites com a SBN e/ou AMB: R$ 1.000,00 b) Não sócios ou sócios não quites com SBN e/ou AMB: R$ 1.800,00 c) O pagamento deverá ser realizado em favor da Sociedade Brasileira de Nefrologia, no Banco do Brasil, agência , conta corrente , CNPJ: / d) Em hipótese alguma o valor da taxa de inscrição será devolvido. 3. Da homologação da inscrição A homologação da inscrição dependerá exclusivamente da apresentação da documentação na forma e ordem estabelecidas. a) A SBN publicará no site em 10/04/2016 a lista preliminar de inscrições homologadas. Com base nela, os candidatos terão prazo até as 14:00h do dia 15/04/2016, impreterivelmente, para recorrer da não homologação de suas inscrições. b) Os recursos devem ser enviados por escrito, fundamentados e acompanhados de documentação, quando couber, para a SBN, pelo fax (11) ou pelo rosalina@sbn.org.br. As respostas da SBN aos recursos terão caráter definitivo, descabendo pedido de reconsideração. c) Em 25/04/2016 será disponibilizada no site a Lista Definitiva de Inscrições Homologadas. 4. Do conteúdo da prova O exame será realizado sob forma de: a) Prova escrita: com duração de três horas, contendo 60 (sessenta) perguntas na forma de teste de múltipla escolha com quatro alternativas cada. Realizada no período da manhã (9:00-12:00) b) Prova teórico-prática: com duração de 4 horas, constando de 20 questões dissertativas, incluindo casos clínicos e imagens em Nefrologia. Realizada no período da tarde (14:00 18:00) 5. Do local, data e horário das provas Local: Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150, São Paulo/SP , Tel: (11) Data e horário: prova teórica será realizada no dia 11/05/2016 com inicio as 08:30 e termino as 12:30h. A prova teórico prática será realizada no mesmo dia, com inicio as 14:00h e termino as 18:00h. 6. Dos critérios de aprovação Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 6.0 (seis). Peso de cada uma das provas: múltipla escolha (peso 4), prova teórico prática (peso 6). 7. Da divulgação dos resultados e recursos O resultado será divulgado no portal da SBN, no prazo de 20 dias úteis após a realização do exame. O resultado será divulgado pelo código de inscrição do candidato, e nem o nome nem a nota serão divulgados no site. Os candidatos reprovados no exame poderão solicitar recurso oficialmente a SBN, ao Departamento de Ensino e Titulação, no prazo de 5 dias úteis após a divulgação dos resultados.

3 8. Da emissão do certificado a) Aos candidatos aprovados será encaminhada, via correio, uma declaração provisória de aprovação expedida pela SBN no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o resultado da prova. b) O diploma de título de especialista definitivo será expedido pela AMB no prazo de até 120 dias após a divulgação dos aprovados, mediante pagamento de taxa específica, estipulada anualmente pela AMB. c) O Título de Especialista em Nefrologia obtido no presente concurso terá validade em todo o território nacional. 9. Conteúdo programático: Anatomia e embriologia renal Fisiologia e Biologia molecular em Nefrologia Patologia renal Farmacologia em Nefrologia Exames subsidiários em Nefrologia Lesão renal aguda Doença renal crônica, incluindo distúrbio do metabolismo mineral ósseo Terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal) Rim e doenças sistêmicas Rim e gestação Glomerulopatias primárias Tubulopatias Nefrites intersticiais Doença renal policística/ nefropatias hereditárias Litíase renal Infecção do trato urinário Hipertensão arterial sistêmica Legislação em Nefrologia Ética Médica 10. Bibliografia sugerida para a prova de título de especialista em Nefrologia da Sociedade Brasileira de Nefrologia (em ordem alfabética). a) Ética e Legislação na prática Nefrológica- portarias, decretos e leis de interesse. Em Portal da Sociedade Brasileira de Nefrologia. b) Fisiopatologia Renal. 2 a. Edição, Roberto Zatz, Editora Atheneu, São Paulo. c) KDIGO- Kidney Disease Improving Global Outcomes. In d) Manual de Diálise- Editores: Daurgidas JT, Blake PG, Ing TS. Editora Guanabara Koogan, RJ. e) Uptodate in Nephrology and Hypertension:

4 Anexo I: Sistema de créditos para a pontuação AMB Atividade Pontos Eventos Atividade Científica Atividade Acadêmica Congresso nacional da especialidade 20 Congresso da especialidade no exterior 05 Congresso/jornada regional/estadual da especialidade 15 Congresso relacionado à especialidade com apoio da sociedade 10 nacional da especialidade Outras jornadas, cursos e simpósios 0,5/h Programa de educação à distância por ciclo 0,5/h Artigo publicado em revista médica 05 Capítulo em livro nacional ou internacional 10 Edição completa de livro nacional ou internacional 10 Conferência em evento nacional apoiado pela sociedade de 05 especialidade Conferência em evento internacional 05 Conferência em evento regional ou estadual 02 Apresentação de tema livre ou pôster em congresso ou jornada da 02 especialidade Participação em banca examinadora (mestrado, doutorado, livre 05 docência, concurso, etc.) Mestrado na especialidade 15 Doutorado ou livre docência na especialidade 20 Coordenação de programa de residência médica 5/ano Dra. Carmen Tzanno Branco Martins Presidente da SBN Dra. Marilda Mazzali Diretora do Departamento de Ensino e Titulação

5 Anexo II: Formulário para inscrição na Prova de Título de Especialista em Nefrologia Nome completo e legível: Telefones: ( ) Celular ( ) 1) Diploma de Médico: Data: / / Escola: UF 2) CRM Definitivo: Número: Data: / / UF: 3) Residência ou Especialização em Clínica Médica Hospital_Cidade UF Período de / / a / / Serviço Reconhecido pelo MEC - SIM [ ] - NÃO [ ] 4) Residência Médica em Nefrologia Hospital_Cidade UF Período de / / a / / Serviço Reconhecido pelo MEC - SIM [ ] - NÃO [ ] Serviço Reconhecido pela SBN - SIM [ ] - NÃO [ ] 5) Curso de Especialização em Nefrologia HospitalCidade UF Período Integral de / / a / / Período Parcial de / / a / / Serviço Reconhecido pela SBN - SIM [ ] - NÃO [ ] 6) Prática em Nefrologia Comprovada Local Cidade UF Período de / / a / / Serviço Reconhecido pela SBN - SIM [ ] - NÃO [ ] Já fez a prova anteriormente - SIM [ ] - NÃO [ ] - Ano(s) Data: / / 2016 Assinatura:

6 Anexo III: Questionário para o Candidato à Prova de Título de Especialista em Nefrologia A Comissão de Provas que organiza a Prova do Título de Especialista em Nefrologia, gostaria de dispor de maiores detalhes sobre a formação dos nefrologistas no Brasil, com o objetivo de adequar cada vez mais a prova à nossa realidade.esses dados também servirão de subsídios para que se proponha um programa mínimo de Residência Médica em Nefrologia, a ser desenvolvido no Brasil. Por isso, pedimos sua colaboração no sentido de detalhar ao máximo possível a resposta. Tais informações, obviamente, não terão qualquer reflexo no tocante aos resultados da avaliação, cuja sistemática está expressa no Edital da prova. Na certeza de sua aquiescência, somos, de antemão, gratos. Nome completo Gênero: Feminino Masculino Data de Nascimento / / Formação Acadêmica Faculdade de Medicina Estado Ano de Formatura Residência em Clínica Médica (MEC) Hospital Período / / a / / Especialização em Clínica Médica (Não MEC) Hospital Período / / a / / Residência em Nefrologia (MEC) Preceptor Hospital Período / / a / / Especialização em Nefrologia (Não MEC) Preceptor Hospital / Serviço Período Integral / / a / / Período Parcial / / a / / Reconhecido pela SBN? Sim Não 1. Como foi realizada a seleção para seu treinamento em Nefrologia? entrevista entrevista + análise de currículo prova de conhecimentos prova de conhecimentos + entrevista e/ou análise de currículo outra forma. Especificar: _ Bolsas: Pelo Serviço Pela Indústria Farmacêutica Outra Forma Sem Bolsa Estágio em Clínica Médica Não MEC 1 Ano 2 Anos Seu Estágio foi em Tempo Integral Parcial 2. No Serviço, você fez plantões ficou de sobreaviso

7 3. Seu treinamento em Nefrologia incluiu ambulatório de Nefrologia clínica tratamento conservador da IRC transplante pacientes hospitalizados pacientesem terapia intensiva outra forma. Detalhar: 4. Quanto aos métodos de substituição da função renal, seu treinamento incluiu Diálise aguda diálise peritoneal aguda diálise contínua hemodiálise intermitente Diálise crônica CAPD APD DPI Hemodiálise Intermitente Número de pacientes/mês: Número de pacientes/mês: Você classifica seu treinamento como suficiente insuficiente Comentário adicional: Na equipe havia enfermeiro psicólogo assistente social nutricionista 5. Quantos Nefrologistas com Título de Especialista havia no Serviço onde você realizou o treinamento? um dois três ou mais 6. Havia atividades de ambulatório específicas para glomerulopatias litíase hipertensão arterial uropatias transplante insuficiência renal outras patologias. Especificar: Comentário adicional:

8 7. Durante seu treinamento, houve interface com departamento de Patologia sim não departamento de imagem sim não serviço de Urologia sim não serviço de Nefrologia Infantil sim não equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social, nutricionista) sim não outra interface. Especificar: Comentário adicional: 8. Durante seu treinamento em Nefrologia, você participou de seminários em outros Serviços participou de atividades de pesquisa participou de congressos de Nefrologia enviou temas-livres para congressos escreveu algum artigo/nota/diretriz clínica 9. Você fez algum curso formal de pós-graduação? Mestrado Curso: Dissertação: Orientador: Data da apresentação: Doutorado Curso: Tese: Orientador: Data da apresentação: 10. Em que outra área você atua? Clínica Médica Unidade de diálise de adultos Unidade de terapia intensiva Emergência hospitalar Hospitais Secundários Unidades Básicas de Saúde Outra área. Especificar:

Rua Machado Bittencourt, Conj. 53 Vila Clementino São Paulo - SP Fones: (11) / Fax: (11)

Rua Machado Bittencourt, Conj. 53 Vila Clementino São Paulo - SP Fones: (11) / Fax: (11) Título de Especialista em Nefrologia Edital 2018 A Sociedade Brasileira de Nefrologia- SBN realizará, no dia 08 de maio de 2018, o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto a Associação

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Fundada em 1960

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Fundada em 1960 TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEFROLOGIA Edital 2012 A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realizará nos dias 22 e 23 de março de 2012 o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto

Leia mais

Em hipótese alguma o valor da Taxa de Inscrição será devolvido.

Em hipótese alguma o valor da Taxa de Inscrição será devolvido. Certificado de Atuação na Área de Nefrologia Pediátrica EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROVA 2018 Conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2005/2012, a Sociedade Brasileira de Nefrologia

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Certificado de Atuação na Área de Nefrologia Pediátrica EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROVA 2014 Conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2005/2012, a Sociedade Brasileira de Nefrologia

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Certificado de Atuação na Área de Nefrologia Pediátrica EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROVA 2012 Conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1845/2008, a Sociedade Brasileira de Nefrologia

Leia mais

COMISSÃO DE SELEÇÃO E TÍTULO DE ESPECIALISTA EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA 2012 Edital nº 001/2012

COMISSÃO DE SELEÇÃO E TÍTULO DE ESPECIALISTA EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA 2012 Edital nº 001/2012 COMISSÃO DE SELEÇÃO E TÍTULO DE ESPECIALISTA EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA 2012 Edital nº 001/2012 A Sociedade Brasileira de Urologia comunica aos interessados que está aberta a inscrição

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE ATENDIMENTO AO QUEIMADO 2017

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE ATENDIMENTO AO QUEIMADO 2017 EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ATUAÇÃO NA ÁREA DE ATENDIMENTO AO QUEIMADO 2017 Pelo presente edital a Associação Médica Brasileira AMB e a Sociedade Brasileira

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Fundada em 1960

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Fundada em 1960 TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEFROLOGIA Edital 2014 A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) realizará nos dias 08 e 09 de maio de 2014 o exame para obtenção do Título de Especialista em Nefrologia junto

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA - 2017 Pelo presente edital a Associação Médica Brasileira (AMB), o Colégio Brasileiro

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA A solicitação do

Leia mais

CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM DOR

CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM DOR CERTIFICADO DE ATUAÇÃO EM DOR ANEXO II FICHA CADASTRAL E DE ANÁLISE CURRICULAR Nome: CRM Nº Ano de Formatura Endereço Residencial Cidade/UF CEP Email: Telefone Celular Título de Especialista: Ano: 4.4.3.1

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA 1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA EDITAL PARA O PROCESSO DE OBTENÇÃO DOS TÍTULOS DE ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E ESPECIALISTA

Leia mais

EDITAL PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA EDITAL 2017

EDITAL PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA EDITAL 2017 EDITAL PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA EDITAL 2017 CONVÊNIO: CBC - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES CBCD - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA DIGESTIVA SBCBM SOCIEDADE

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA Certificado de Atuação na Área de Nefrologia Pediátrica EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PROVA 2019 Conforme a Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 2005/2012, a Sociedade Brasileira de Nefrologia

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA - 2012 A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em convênio com a Associação Médica Brasileira

Leia mais

EDITAL PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA

EDITAL PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA AMB ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA EDITAL PARA PROVA DE CERTIFICAÇÃO NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA BARIÁTRICA EDITAL 2018 CONVÊNIO: CBC - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES CBCD - COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIA

Leia mais

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (CPEMI)

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (CPEMI) HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE TERAPIA INTENSIVA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA (CPEMI) Endereço: Rua Dr. Edilberto Luís Pereira da Silva, 929 - Cidade Universitária,

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA Novembro de 2013 Goiânia (GO)

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA Novembro de 2013 Goiânia (GO) EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM ENDOSCOPIA DIGESTIVA Novembro de 2013 Goiânia (GO) A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em convênio com a Associação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA VASCULAR

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA VASCULAR PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA VASCULAR O programa de Estágio em Cirurgia Vascular será oferecido na área de Angiologia e Cirurgia Vascular, com duração de 2 (dois) anos, dedicação exclusiva

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA 2018

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA 2018 EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA 2018 O Serviço de Endocrinologia do Hospital Nossa Senhora das Graças, vem por meio deste edital, tornar pública a abertura de processo seletivo para Curso

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM DOR

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM DOR EDITAL DE CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM DOR Pelo presente edital, a Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR), a Sociedade

Leia mais

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA. EDITAL N o 02/2018

HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA. EDITAL N o 02/2018 HOSPITAL CENTRO MÉDICO DE CAMPINAS SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CLÍNICA MÉDICA Endereço: Rua Dr. Edilberto Luiz Pereira da Silva, 929 - Cidade Universitária, Campinas

Leia mais

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT A Universidade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO E TREINAMENTO CETO/CRER EDITAL DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRÍ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA COM ÊNFASE EM SAÚDE FAMÍLIA Edital N0 01/2015 Pesc/FACISA/UFRN

Leia mais

EDITAL Nº 002/ PGFAR/ 2015

EDITAL Nº 002/ PGFAR/ 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail: contato@ppgfar.ufsc.br Tel.: +55 48 3721-4588 EDITAL Nº

Leia mais

CONCURSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CARDIOLOGIA 2018

CONCURSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CARDIOLOGIA 2018 CONCURSO SELETIVO PARA ESPECIALIZAÇÃO EM CARDIOLOGIA 2018 O diretor da Sociedade Hospitalar Angelina Caron torna público o edital que rege o processo para seleção e ingresso de médicos no programa de especialização

Leia mais

Processo seletivo 182/2018: Fisioterapeuta

Processo seletivo 182/2018: Fisioterapeuta Processo seletivo 182/2018: Fisioterapeuta Cargo Jornada semanal Remuneração Bruta 30h Fisioterapeuta (Segunda a segunda, (STI) com duas folgas por escala). Quantidade de Vagas R$ 3.702,73 01 1. Inscrições

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA 2017

EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA 2017 EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CLÍNICA MÉDICA 2017 A Sociedade Brasileira de Clínica Médica, de acordo com as normas para concessão do Título de Especialista em Clínica Médica

Leia mais

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC EDITAL SBMFC TEMFC Nº 15

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC EDITAL SBMFC TEMFC Nº 15 Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade - SBMFC EDITAL SBMFC TEMFC Nº 15 EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (TEMFC)

Leia mais

Concurso Residência Médica em Urologia e Cirurgia Vascular. Hospital Evangélico de Londrina

Concurso Residência Médica em Urologia e Cirurgia Vascular. Hospital Evangélico de Londrina Concurso Residência Médica em Urologia e Cirurgia Vascular. Hospital Evangélico de Londrina Programa Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) Número de Vagas UROLOGIA: 01 Número de

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA, CATEGORIA ESPECIAL, PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM PEDIATRIA 2015

CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA, CATEGORIA ESPECIAL, PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM PEDIATRIA 2015 EDITAL CONVOCAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA, CATEGORIA ESPECIAL, PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM PEDIATRIA 2015 Pelo presente edital a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) faz saber que estarão

Leia mais

EDITAL I - PÚBLICO-ALVO:

EDITAL I - PÚBLICO-ALVO: Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira DAAAc Divisão de Ensino EDITAL O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL 2017 Manual do Candidato

EDITAL 2017 Manual do Candidato PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA EDITAL 2017 Manual do Candidato Estarão abertas as inscrições para o PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA, no período e condições abaixo especificadas:

Leia mais

Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL

Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2012. O e Irmandade da Santa Casa de Vitória - HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VITORIA comunicam, através do presente Edital, a abertura

Leia mais

Pró-Reitoria de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Cursos de Pós-Graduação Lato sensu

Pró-Reitoria de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Cursos de Pós-Graduação Lato sensu Curso de Especialização: Cancerologia, com ênfase em Radioterapia, Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica 1. Objetivo do Curso: Formação com treinamento específico em cancerologia, geral, com preparo especial

Leia mais

NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO

NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO NORMATIVA DE REGULAMENTAÇÃO DO EXAME DE SUFICIÊNCIA PARA TITULAÇÃO DE ESPECIALISTA OU CERTIFICAÇÃO DE ÁREA DE ATUAÇÃO Em decorrência do disposto no Decreto nº 8.516, de 10 de setembro de 2015, que reconhece

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 002/2011 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA:

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 002/2011 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA: EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº. 002/2011 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA A CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO PARA: - ministrar aulas das seguintes disciplinas: Dietoterapia II,

Leia mais

ERRATA 02 EDITAL TÍTULO DE ESPECIALISTA CATEGORIA ESPECIAL

ERRATA 02 EDITAL TÍTULO DE ESPECIALISTA CATEGORIA ESPECIAL ERRATA 02 EDITAL TÍTULO DE ESPECIALISTA CATEGORIA ESPECIAL Onde se lê: 1.2. O período de inscrição tem início a partir da data de publicação do Edital e término no dia 30/10/2015. Não serão aceitas inscrições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORTODONTIA EDITAL

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORTODONTIA EDITAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ORTODONTIA EDITAL A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 56, de 16 de junho

Leia mais

Coordenador do Curso: Fábio Seichi Takeda Duração do curso: 03 anos (Radiologia) Quantidade de vagas disponíveis para o curso: Radiologia 04 Vagas.

Coordenador do Curso: Fábio Seichi Takeda Duração do curso: 03 anos (Radiologia) Quantidade de vagas disponíveis para o curso: Radiologia 04 Vagas. PROVA ANUAL DE SELEÇÃO PARA APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA ULTRAMED 2018 Coordenador do Curso: Fábio Seichi Takeda Duração do curso: 03 anos (Radiologia) Quantidade de vagas

Leia mais

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família

Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família Edital 03/2014 UNA-SUS/UFCSPA Seleção de Tutores à Distância para o Curso de Especialização em Saúde da Família O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES ESTÁGIO/ ESPECIALIZAÇÃO Leia atentamente este edital

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES ESTÁGIO/ ESPECIALIZAÇÃO Leia atentamente este edital EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES ESTÁGIO/ ESPECIALIZAÇÃO 018 Leia atentamente este edital O AngioCorpore Instituto de Medicina Cardiovascular faz saber que estão abertas as inscrições para a realização

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEC A O TURMA 2018 DOUTORADO 1. DISPOSIC O ES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

NORMAS PARA RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM BIOMEDICINA - TEBM Versão

NORMAS PARA RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM BIOMEDICINA - TEBM Versão NORMAS PARA RENOVAÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM BIOMEDICINA - TEBM Versão - 2018 A Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM) torna público que estão abertas as inscrições para renovação do Título

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00 (cem reais), em favor do CEPUERJ. (O valor pago da taxa de inscrição não será devolvido em nenhuma hipótese.) 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU [Digite texto] UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas Edital para turma: ( ) 1º semestre ( ) 2º

Leia mais

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO MÉDICA CARLOS CHAGAS/UNIVERSIDADE SANTA URSULA. Pós Graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL 2016

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO MÉDICA CARLOS CHAGAS/UNIVERSIDADE SANTA URSULA. Pós Graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL 2016 INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO MÉDICA CARLOS CHAGAS/UNIVERSIDADE SANTA URSULA. Pós Graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA PLÁSTICA EDITAL 2016 O INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO MÉDICA CARLOS CHAGAS/UNIVERSIDADE

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2017 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2018 O Programa de

Leia mais

COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MESTRADO E DOUTORADO)

COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MESTRADO E DOUTORADO) COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (MESTRADO E DOUTORADO) RESOLUÇÃO n. 10/2017/COLEGIADO DE COORDENAÇÃO PPGCS Aprova normas para seleção dos candidatos aos Cursos

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

E D I T A L SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE DOUTORADO E D I T A L SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PARA O ANO DE 2018 em conformidade com as regras do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) O serviço

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA - RIO

Leia mais

EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH

EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH EDITAL DO I CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA PROFISSIONAL EM FARMÁCIA CLÍNICA SBRAFH Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde Sbrafh faz saber

Leia mais

CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO

CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO CONCURSO DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2017 MANUAL DO CANDIDATO A Instituição Fundado em 2004, ampliado e em modernização desde 2012 com equipamentos de última geração, o Hospital Santa Helena atende 24 horas com

Leia mais

UTI ADULTO DO COMPLEXO DE SAÚDE SÃO JOÃO DE DEUS PROCESSO SELETIVO DA ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA 2019

UTI ADULTO DO COMPLEXO DE SAÚDE SÃO JOÃO DE DEUS PROCESSO SELETIVO DA ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA 2019 UTI ADULTO DO COMPLEXO DE SAÚDE SÃO JOÃO DE DEUS PROCESSO SELETIVO DA ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA 2019 A Unidade de Terapia Intensiva do Complexo de Saúde São João de Deus Divinópolis/MG comunica

Leia mais

Comissão de Residência Médica COREME/Acre 1. APRESENTAÇÃO

Comissão de Residência Médica COREME/Acre 1. APRESENTAÇÃO Atenção: recomenda-se a leitura de todo o Edital antes de realizar a inscrição COREME/Acre EDITAL DE CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES PARA OS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM MEDICINA

Leia mais

EDITAL 01/ PPGDCH-UFSM PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DO PPGDCH-UFSM

EDITAL 01/ PPGDCH-UFSM PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DO PPGDCH-UFSM Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde Programa de PG em Distúrbios da Comunicação Humana EDITAL 01/2017 PPGDCHUFSM PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DOUTORADO EDITAL 02/2011 TURMA 2011 DOUTORADO O Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Processo seletivo 151/2018: Enfermeiro (a)

Processo seletivo 151/2018: Enfermeiro (a) Processo seletivo 151/2018: Enfermeiro (a) Cargo Jornada semanal Remuneração Bruta 36h (Segunda a sexta das Enfermeiro (a) 13h às 19h15 e (STI) sábado das 7h às 13h15) Quantidade de Vagas R$ 3.855,59 01

Leia mais

UNIDADE DE NEFROLOGIA DO HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA 2017

UNIDADE DE NEFROLOGIA DO HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA 2017 UNIDADE DE NEFROLOGIA DO HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS PROCESSO SELETIVO ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA 2017 A Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus Divinópolis/MG comunica que estão abertas as inscrições

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC)

INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC) 1 INSTITUTO NACIONAL DE CARDIOLOGIA (INC) Edital para realização do concurso para ingresso no Curso de Especialização em Cardiologia COORDENADORA: Marcia Barbosa de Freitas. Coordenadora dos programas

Leia mais

II EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR

II EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR II EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E CIRURGIA ENDOVASCULAR O Centro de Neurorradiologia Terapêutica e Radiologia Intervencionista (Angioneuro) torna

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM TRAUMA ORTOPÉDICO 2012

EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM TRAUMA ORTOPÉDICO 2012 EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM TRAUMA ORTOPÉDICO 2012 O Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL comunica, através do presente Edital, a abertura das inscrições para o Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA Edital 2007 A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Vigilância em

Leia mais

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE JOVENS DOCENTES PERMANENTES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS

CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE JOVENS DOCENTES PERMANENTES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS CHAMADA DE CREDENCIAMENTO DE JOVENS DOCENTES PERMANENTES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS Caros pesquisadores, Estamos iniciando o processo de credenciamento

Leia mais

Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013

Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAU Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2013 O

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA: EDUCAÇÃO FÍSICA

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA: EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA: EDUCAÇÃO FÍSICA O CURSO Início do curso: 05/08/2017 Carga horária: 360 Número de créditos: 24 - Duração do curso: até 24 meses Unidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2011/01 A DIRETORA DO INSTITUTO DE SAÚDE DA COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE,

Leia mais

Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL CNPJ: / EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2017.

Centro Médico Hospitalar de Vila Velha S/A VILA VELHA HOSPITAL CNPJ: / EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2017. EDITAL DO CONCURSO SELEÇÃO PARA R4 EM COLUNA VERTEBRAL 2017. O e Irmandade da Santa Casa de Vitória - HOSPITAL DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE VITORIA comunicam, através do presente Edital, a abertura

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Unidade

Leia mais

EXAME DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM INFECTOLOGIA HOSPITALAR Edital de Abertura de Inscrições

EXAME DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM INFECTOLOGIA HOSPITALAR Edital de Abertura de Inscrições EXAME DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DE CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM INFECTOLOGIA HOSPITALAR - 2017 Edital de Abertura de Inscrições Pelo presente edital, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPGCV) da Universidade Federal do Paraná informa que estarão abertas, no período de 16 de maio de 2016

Leia mais

EDITAL 003/MPFMC/2016

EDITAL 003/MPFMC/2016 1 EDITAL 003/MPFMC/2016 A Coordenação do Mestrado Profissional em Farmacologia (MPFMC), do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina, faz saber que, no período de 12 de dezembro

Leia mais

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

2. DOS REQUISITOS, DAS INSCRIÇÕES E DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (PPGQ-UFF) PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

Leia mais

EDITAL PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR

EDITAL PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR EDITAL PARA OBTENÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR - 2018 Pelo presente edital, a Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia

Leia mais

Pró-Diretoria de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Pró-Diretoria de Extensão, Aperfeiçoamento e Especialização Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu 1. Curso de Especialização: Dermatologia 2. Objetivo do Curso: Desenvolver conteúdo prático e teórico para a formação de especialistas em Dermatologia 3. Ementa das disciplinas: Alergia e imunologia, metodologia

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018 EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO (PPGBioexp) CURSO DE MESTRADO - INGRESSO 2018 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (CPG), no uso

Leia mais

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 3,50

TOTAL MÁXIMO DE PONTOS 3,50 EDITAL Nº 001/2009 de 02 de Dezembro de 2009 CONCURSO PÚBLICO - Prefeitura Municipal de Curuçá/PA APRESENTAÇÃO DE RESULTADO E INSTRUÇÕES PARA PROVA DE A Comissão responsável pela administração do Concurso

Leia mais

Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA EDITAL Nº 010/2018

Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA EDITAL Nº 010/2018 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA EDITAL Nº 010/2018 SELEÇÃO PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO AVANÇADO EM OCULOPLÁSTICA - 2019 O CHEFE DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos

Linhas Gerais de Pesquisa. Desenvolvimento de formas farmacêuticas. Garantia de qualidade de insumos produtos e serviços farmacêuticos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO TRINDADE CEP: 88040-970 FLORIANÓPOLIS SC e-mail: pgfar@ccs.ufsc.br Tel.: (48)

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL- PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL- PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EDITAL- PROCESSO DE SELEÇÃO EXTERNA DE DOCENTES Por determinação do Diretor Geral da FEAD, a Coordenação Pedagógica torna público aos interessados que encontram-se abertas as inscrições

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - PPGECM E D I T A L Nº 01/2018 EDITAL PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA TURMA 2019 O Programa de

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 35 SELEÇÃO DE TUTORES

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB. Edital nº 35 SELEÇÃO DE TUTORES Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Sistema Universidade Aberta do Brasil UAB Edital nº 35 SELEÇÃO DE TUTORES QUÍMICA Licenciatura 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

INSTITUTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DE MINAS GERAIS LTDA

INSTITUTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DE MINAS GERAIS LTDA INSTITUTO DE OTORRINOLARINGOLOGIA DE MINAS GERAIS LTDA ESPECIALIZAÇÃO EM OTORRINOLARINGOLOGIA 2019-2021 O Coordenador do Curso de Especialização em Otorrinolaringologia do, Dr. Sérgio Edriane Rezende,

Leia mais

EDITAL 2018 Manual do Candidato

EDITAL 2018 Manual do Candidato PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA EDITAL 2018 Manual do Candidato Estarão abertas as inscrições para o PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRIA, no período e condições abaixo especificadas:

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAUDE COLETIVA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Santa

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

E D I T A L SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE BIOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO E D I T A L SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA

Leia mais

FUNDAÇÃO PIO XII PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS

FUNDAÇÃO PIO XII PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS FUNDAÇÃO PIO XII PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2019 EDITAL N.º 03/2019 - IEP/HCB A

Leia mais

RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL INTERNO Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO

RETIFICAÇÃO N 01 EDITAL INTERNO Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES POR TEMPO DETERMINADO Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Campus Anísio Teixeira IMS/UFBA, Pavilhão de Aulas - Rua Rio de Contas, 58 Quadra 17 Lote 58 Bairro Candeias Vitória da Conquista BA - CEP 45029.094.

Leia mais