IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA António Luís Maciel Pires Presidente Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA António Luís Maciel Pires Presidente Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira"

Transcrição

1

2 COMISSÃO DE HONRA Presidente de Honra Francisco Seixas da Costa IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA António Luís Maciel Pires Presidente Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Manuel Oliveira Fiúza Vice-presidente Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Dr. Melchior R. Pereira Moreira António José da Costa P. Morgado Tesoureiro Luís Maria Barreiros Secretário António Luís Martins Rodrigues Vogal Associação Empresarial Viana do Castelo Eng. José Luís Rocha Ceia Manuel Décio Barbosa Barroso Rocha Vogal Associação Grupos Folclóricos Alto Minho Prof. Alberto Pimenta Gomes Rego Pároco / Capelão Padre Dr. Vasco António da Cruz Gonçalves Mário Alves de Miranda Lima Vogal Câmara Municipal Viana do Castelo Dr.ª Maria José Guerreiro SECRETARIADO COMISSÃO EXECUTIVA Francisco Sampaio Presidente António J. R. Parente da Cruz Tesoureiro Sameiro Barreto Carla Ribeiro Isabel Carvalho Maria do Sameiro de Sousa Barreto Secretária Jorge Ferreira Martins Ilídio Matos Carvalho Manuel Augusto Lima António José Basto José Manuel R. Oliveira Valença Catarina Beatriz Barreto de Oliveira Lima Aníbal Guilherme Afonso Teixeira Ana Sofia Pereira Araújo Ricardo Viana Felgueiras Hermenegildo Lamas Viana Av. Cabo Verde Lote 18 Parque Empresarial da Praia Norte Viana do Castelo Postos de informação e venda da Vianafestas: T: No Jardim Marginal, em pavilhão próprio (JULHO E AGOSTO) E: vianafestas@vianafestas.com No rés-do-chão do edifício dos Antigos Paços do Concelho / Praça da República (AGOSTO)

3 Romaria de Nossa Senhora d Agonia, a rainha das romarias de Portugal. A Festa no seu esplendor máximo, a Fé na sua força e misticismo. Em 2016, destacamos os gigantones e cabeçudos como centro das festividades, pelo seu papel iconográfico ancestral e pelo seu poder de exorcizar os males do mundo. Estas figuras enormes e disformes rodopiam sob o sol ardente do meio-dia ao som dos bombos que ensurdecem o ar. Mas os trajes à vianesa, os maravilhosos trajes vermelhos, azuis, verdes estarão em evidência num ano em que se aguarda o reconhecimento e certificação da origem desta exuberante manifestação da etnografia de Viana do Castelo. E todos os trajes, de trabalho, de mordoma, da Ribeira, tão diversos, tão graciosos, tão nossos! Tal como a Nossa Senhora da Agonia, que nos contempla com o rosto de dor, e intercede por todos nós: pescadores intrépidos num mar imenso de calmarias e tempestades!

4 19 21h30 Apresentação da 5ª Edição 2ª Série da Revista A Falar de Viana JULHO TERÇA-FEIRA

5 06 AGOSTO SÁBADO 16h00 Abertura da XV Exposição/Feira de Artesanato da Romaria d Agonia Decorrerá, como habitualmente, no corredor central do Jardim Público Marginal, com cerca de 100 artesãos da nossa região, alguns a trabalhar ao vivo. Esta Exposição/Feira estará aberta até ao dia 21 de Agosto. (ver programa específico) 11 AGOSTO QUINTA-FEIRA Início das Festividades Religiosas em Honra de Nossa Senhora d Agonia (ver programa específico) Início da Novena em Honra de Nossa Senhora d Agonia, no Santuário de Nossa Senhora d Agonia, que terminará no dia 19 de Agosto. 15 AGOSTO SEGUNDA-FEIRA Festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Diocese (na Sé) 8h30 Eucaristia, no Santuário de Nossa Senhora d Agonia. 11h00 Solene celebração eucarística, na Sé, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese. 21h30 Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção (Santa Maria Maior), respectivamente, da Igreja da Ordem Terceira e da Sé Catedral para a Igreja de S. Domingos. 18 AGOSTO QUINTA-FEIRA 22h00 Espectáculo musical com o consagrado artista Augusto Canário e Amigos no Campo da Sra. d Agonia

6 19 AGOSTO SEXTA-FEIRA 08h30 ALVORADA Com o rebentar de 21 morteiros inicia-se aquela que é tida como A Rainha das Romarias de Portugal. E, de imediato, ouvem-se na Praça da República os Grupos de Bombos e Zés P reiras juntamente com os Gigantones e Cabeçudos saudando todos quantos assistem a esta abertura. Grande Feira Decorrerá no vasto recinto dos Campos do Castelo e da Agonia e na Praça General Barbosa. 09h30 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música de S. João da Madeira. 09h30 Abertura do Circuito do Feirão em vários locais da cidade 10h00 Desfile da Mordomia Os diversos trajes regionais do concelho de Viana do Castelo encerram um vasto leque de tradições e memórias. Se nos de mordoma vislumbramos todo o esplendor e requinte, com seus tecidos de casimira, baeta e astrakan, finamente bordados com pequenas centelhas de luar e decorados com a mais bela panóplia de joias populares, das quais emanam os mais puros raios de sol; já os alegres trajes à Vianesa, com sua vasta paleta de cores, exibem toda a mestria com que as lavradeiras desta região transformaram a lã de suas ovelhas e o linho do seu quintal, no exponente máximo do trajar em Portugal. Obedece-se assim, a mais uma rica tradição da romaria d Agonia, com o desfile de centenas de mulheres envergando os trajes mais ricos de cada aldeia, desde as jovens lavradeiras com os seus trajes à Vianesa, as mordomas da festa com o colo de seus peitos repleto de lindas peças em ouro, às mães e avós das famílias Vianenses, com seus trajes negros de cerimónia, luxar e de morgada.

7 12h45 Revista de Gigantones e Cabeçudos Na Praça da República terá lugar este atraente número, rico de movimento e esfuziante alegria. Todos os grupos de Bombos e Zés P reiras que tomam parte na Romaria prestam a sua vassalagem aos Gigantones e Cabeçudos. 14h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Banda de Música de S. João da Madeira, e no Jardim D. Fernando, pela Banda Escuteiros de Barroselas. 16h00 Oração de Vésperas No Santuário de Nossa Senhora d Agonia. 16h30 Procissão Solene da Senhora d Agonia Procissão Solene com quadros bíblicos, em honra de Nossa Senhora d Agonia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese, e organizada pela Confraria de Nossa Senhora d Agonia. (Ver programa específico). 21h00 Desfile Vamos para o Festival Zés P reiras e Bombos, Bandas de Música e Grupos Folclóricos que, partindo do Largo da Estação dos Caminhos de Ferro, descerão a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal. 21h30 Concerto Musical No coreto da Praça da República pela Banda de Música de S. João da Madeira. 22h00 Festival Exibições de Grupos Folclóricos No palco do Anfiteatro do Jardim da Marina, poderemos assistir ao encanto e beleza dos trajes, das danças e das músicas de Grupos Folclóricos. 22h00 4º Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Viana do Castelo Início do Concerto das 4 Bandas Filarmónicas do Concelho no palco da Praça da Liberdade Banda Escuteiros de Barroselas Banda Musical Velha de Barroselas Associação Musical de Vila Nova de Anha Filarmónica de Vila Nova de Anha 00h00 Fogo-de-artifício Sessão de fogo-de-artifício no Jardim Marginal o afamado fogo da Festa. Início da Confecção dos Tapetes Floridos nas ruas da Ribeira arraial Animação com DJ s. Junto ao Castelo Santiago da Barra.

8 20 AGOSTO SÁBADO Dia de Nossa Senhora d Agonia 08h30 Alvorada Nos mesmos moldes anteriores. Grande Feira Terá lugar nos mesmos locais. 09h00 Visita às ruas da Ribeira para admirar os Tapetes Floridos Confeccionados durante a noite com muita fé, amor e carinho. 09h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Filarmónica do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Filarmónica Ressurreição de Mira. 09h30 Circuito do Feirão em vários locais da Cidade 10h00 Remo Regata de Nossa Senhora d Agonia No Estuário do Rio Lima.

9 12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos De novo na Praça da República mais uma típica e ruidosa manifestação. 14h00 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, e no Jardim D. Fernando, pela Filarmónica Ressurreição de Mira.

10 14h30 Solene Celebração Eucarística seguida de Procissão ao Mar Solene celebração eucarística, no Adro do Santuário de Nossa Senhora d Agonia, presidida por Sua Excelência o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese, seguida pela tradicional Procissão dos Pescadores, com os andores de Nossa Senhora d Agonia, Nossa Senhora dos Mares e S. Pedro, até ao anteporto donde, depois de ser dada a bênção ao mar e às embarcações, partirá a Procissão ao mar e ao rio. O retorno ao Santuário será feito pelas ruas da Ribeira, devidamente engalanadas e com os acostumados tapetes. 21h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Filarmónica Ressurreição de Mira.

11 22h00 Festa do Traje (no Centro Cultural) Romeiros e Romarias Da promessa ao traje à Vianesa A Festa do Traje deste ano, anunciando a temática abordada no cortejo etnográfico, Romeiros e Romarias, principia assim, este evento, com um tema festivo, o qual carateriza fortemente as festas e romarias do concelho de Viana do Castelo. Desta forma, mostrando a forte relação entre a forma de trajar e os diversos locais de culto desta região, desde as pequenas ermidas no cimo dos montes, às grandes festas e romarias que o Vale do Lima encerra, a festa do traje, vai permitir conhecer e relembrar uma multitude de tradições, crenças e costumes, que as gentes das nossas aldeias observam, juntamente com os seus trajes regionais. Deste modo, a festa do traje vai explorar um vasto património cultural desta região, desde os grupos de romeiros com suas promessas, em cera, mortalhas, aos caixões, votos de silêncio e bênçãos do gado, mostrando assim o uso de diversos trajes regionais no seu contexto cultural. Mas ao falar de romeiros e romarias, devemos exultar os diversos trajes à Vianesa, os quais ainda hoje pontificam as diversas festividades do concelho de Viana do Castelo. Assim, explorando as particularidades que os subtipos do traje à Vianesa encerram, desde o litoral em Afife, Carreço e Areosa, à ribeira Lima, de Meadela a Lanheses e, de Outeiro a Vila Franca do Lima, à Serra d Arga com Freixieiro de Soutelo, Amonde, Vilar de Murteda e São Lourenço da Montaria, ao individual traje à Vianesa das terras de Geraz do Lima, vamos mostrar o que distingue e individualiza cada um destes tipos do traje à Vianesa. 00h00 Fogo-de-artifício Designado Fogo do Meio ou da Santa, um momento inesquecível do Arraial. arraial Animação com DJ s. Junto ao Castelo Santiago da Barra.

12 21 AGOSTO domingo 08h30 Alvorada Será a última; repete-se nos moldes habituais na Praça da República. 09h30 Celebração eucarística No Santuário de Nossa Senhora d Agonia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira, Bispo da Diocese. 09h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Associação Musical de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Banda Club Pardilhoense. 10h00 Festival de Concertinas e Cantares ao Desafio O castiço, autêntico e genuíno espectáculo de cantigas ao desafio estará, como habitualmente, na Praça da Liberdade para encantar aqueles que a ele assistam. 12h00 Revista de Gigantones e Cabeçudos A última revista novamente na Praça da República, o colorido e o mais castiço ribombar contagia todos. 14h00 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Associação Musical de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Banda Club Pardilhoense.

13 16h00 Cortejo Histórico-Etnográfico Cortejo Histórico Gigantone e Cabeçudos Património Cultural Europeu Os gigantones e cabeçudos, número essencial nos eventos profanos da romaria d Agonia, marcam uma forte tradição Alto-Minhota. Poderíamos dizer que esta tradição tão vibrante, que marca distintamente as festas do Alto-Minho, perde-se na colonização da nossa região na pré-história ou até mesmo devido à existência de seres sobrenaturais que habitavam as zonas mais recônditas desta região. No entanto, as figuras que hoje vemos nas típicas romarias e, em especial, na Romaria d Agonia, provêm de uma visita do ilustre Vianense Luís Valença a Santiago de Compostela em finais do século XIX e pelo trabalho de Zé Poteiro e Maria Taipeira de Darque. As figuras que hoje conhecemos como gigantones ou gigantes, resultantes de um processo cumulativo e evolutivo de tradições pagãs europeias, desde as tradicionalmente utilizadas na Bélgica, França, Espanha, Brasil às Portuguesas, as quais representam figuras locais, bíblicas ou mitológicas nas diversas festividades populares, possuindo uma forte ligação com as figuras gigantes que se diversificaram durante as celebrações do Corpo de Deus desde o século XIII ao século XVIII. Cortejo Etnográfico Romeiros e Romarias Desde os finais do século XX, contra uma forte secularização e industrialização das festas e romarias, as típicas festividades do Alto-Minho lutam por manter um cunho tradicional e regional. Deste modo, enquanto as simples festas, onde os tradicionais romeiros iam pagar as suas promessas, foram desaparecendo, as grandes romarias foramse afirmando, especialmente ao manterem as suas características únicas. Assim, o cortejo etnográfico deste ano permite-nos relembrar muitas das vibrantes tradições das romarias do concelho de Viana do Castelo, não deixando esquecer os momentos de carácter mais religioso, desde os romeiros às diversas promessas. Deste modo, a Romaria d Agonia, com o seu variado leque de momentos religiosos e profanos, transformou-se na maior festa popular portuguesa, evento este sempre associado aos típicos trajes à Vianesa, sem os quais as festas e romarias deste concelho perderiam a marca distinta que lhes confere cada subtipo deste traje icónico português.

14 21h00 Desfile Vamos para a Serenata Grupos de Zés P reiras e Bombos, Bandas de Música e Grupos Folclóricos saem do Largo da Estação dos Caminhos de Ferro, descem a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra em direcção ao Jardim Marginal, na companhia de enorme multidão que participa alegremente neste Desfile. 21h30 Concertos Musicais Nos coretos da Praça da República, pela Associação Musical de Vila Nova de Anha, e no Jardim Marginal, pela Banda Club Pardilhoense. 22h00 Festival Exibições de Grupos Folclóricos Nos palcos do Anfiteatro do Jardim da Marina e da Praça da Liberdade, poderemos assistir ao encanto e beleza dos trajes, das danças e das músicas de Grupos Folclóricos. 00h00 Serenata Monumental cachoeira luminosa É um rio de cor e luz que se despenha sobre as águas do lendário LETHES. Depois em silêncio e estaticamente aguarda-se o sinal do último morteiro, aquele que nos diz Até ao ano.fica a Saudade. 22 AGOSTO segunda-feira 21h30 Trasladação das imagens do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Assunção (Santa Maria Maior), da Igreja de S. Domingos para, a Igreja da Ordem Terceira e da Sé Catedral, respectivamente. 28 AGOSTO domingo Festa do Senhor (Santíssimo Sacramento), no Santuário de Nossa Senhora d Agonia. Encerramento das Festividades Religiosas em honra de Nossa Senhora d Agonia. arraial Animação com DJ s. Junto ao Castelo Santiago da Barra.

15 Magazine #02

16

17 ITINERÁRIOS desfile da mordomia Dia 19, sexta-feira Jardim do antigo Governo Civil Rua de Aveiro Praça 1º de Maio Rua Nova de Santana Passeio das Mordomas da Romaria Av. Conde Carreira Av. Combatentes Grande Guerra Alameda João Alves Cerqueira Rua Góis Pinto Largo de S. Domingos Procissão Solene Dia 19, sexta-feira Campo d Agonia Campo do Castelo Largo de Santa Catarina Alameda João Alves Cerqueira Largo 5 de Outubro Av. Combatentes Grande Guerra Rua da Picota Rua Manuel Espregueira Largo de S. Domingos Rua General Barbosa Campo d Agonia Santuário Cortejo Histórico-Etnográfico Dia 21, domingo Jardim Marginal (formação) Rua Abel Viana Praça D. Afonso III Av. Afonso III Rua de Aveiro Praça 1º de Maio Rua Nova de Sant ana Passeio das Mordomas da Romaria Av. Conde Carreira Av. Combatentes Grande Guerra Largo 5 de Outubro Alameda João Alves Cerqueira Largo de Santa Catarina Av. Campo do Castelo até à Rotunda do Pescador Identificações no mapa A Igreja da Sª D Agonia B Campo do Castelo Feira de Diversões C Praça General Barbosa Animação Feiras Francas Concertos Musicais D Praça da Liberdade Concertinas e Cantares ao Desafio FESTIVAIS DE FOLCLORE IV ENCONTRO DE BANDAS FILARmÓNICAS E Centro Cultural Festa do Traje F Praça da República Revista de Gigantones e Cabeçudos Concertos Musicais G Jardim Marginal Exposição Venda de Artesanato Concertos Musicais Festivais de Folclore Serenata

18 Na memória descritiva de apoio apresentada para o Cartaz da Romaria d Agonia deste ano pode ler-se o seguinte: A proposta teve a sua inspiração nas técnicas manuais, das brumas da memória, dos pontos do bordado, da devoção à Santa e seus heróis que lançavam-se ao mar na esperança de voltar às famílias que deixavam. O amarelo para remeter ao sol, à alegria e ao colorido da Romaria. O azul do traje como cor complementar e também austera, no sentido do folclore e as tradições. cartaz da romaria 2016 A modelo é Bárbara Temporão Viana, uma jovem de sangue minhoto que está enraizada neste mundo desde miúda. Os elementos que compõem o cartaz: a modelo e seu próprio traje, a Nª Sr.ª d Agonia (de um ex-voto), o barco, as brumas, o santuário de Nª Sr.ª d Agonia e a tipografia do título foram todas confecionadas à mão. Foi utilizado lápis de cor, markers, guache, nanquim e, editado no Adobe Photoshop.

19 Os ex-votos expostos são promessas de mestres ou tripulantes de vários barcos que tinham a sua fé na Srª da Agonia e quando sobreviviam às tragédias do mar, acreditavam ter sido um milagre da sua padroeira. Por isso, mandavam pintar um quadro que ofereciam à Santa. Fonte da Confraria da Senhora d Agonia Ex-Voto que serviu de inspiração ao cartaz Na conceção do cartaz da Romaria d Agonia deste ano, da autoria de Anna Galvão, foi utilizado um Traje de Domingar, pertencente à jovem modelo Bárbara Temporão Viana. O Traje de Domingar era usado em diversas situações, tais como ir à missa, à cidade, ao mercado ou à feira, situações estas nas quais as mulheres queriam estar mais bem arranjadas. Logo, o Traje de Domingar situa-se entre o Traje de Trabalho e o de Festa, não possuindo um conjunto de regras muito fixas. Deste modo, não existe um modelo rígido de Traje de Domingar, mas sim um conjunto de padrões, os quais são habilmente utilizados pelas mulheres. A Comissão de Festas É a sequência lógica do traje de trabalho. Pela sua própria, designação significa o traje de domingos que não o dos Santos Patronos. (Francisco Sampaio, Festa do Traje, 1999)

20 exposições museu do traje museu de artes decorativas casa dos nichos antigos paços do concelho Rés-do-chão Exposição dos cartazes concorrentes ao concurso Cartaz Oficial da Romaria da Senhora d Agonia Posto de informação da VianaFestas Também poderá visitar os Núcleos Museológicos seguintes: Museu do Pão Outeiro Museu do Sargaço Castelo do Neiva Museu Agro-Maritimo Carreço Moinhos de Vento Carreço Moinhos de Água S. Lourenço da Montaria

21 Sem filas de trânsito, nem perdas de tempo à procura de estacionamento, os comboios da CP levam-no com toda a comodidade e segurança até à Romaria da Nossa Senhora D Agonia, emviana do Castelo. Comboios Especiais VIANA DO CASTELO - NINE dias 20 e 21 Estações dias 21 e 22 14:00 NINE 02:11 14:05 Carreira 02:05 14:08 Midões 02:01 14:13 BARCELOS 01:56 14:18 Silva 01:52 14:22 Carapeços 01:48 14:27 TAMEL 01:44 14:32 Durrães 01:38 14:36 BARROSELAS 01:35 14:39 Sra.Neves 01:31 14:42 Alvarães 01:29 14:47 DARQUE 01:23 14:50 Areia-Darque 01:20 14:56 VIANA CASTELO 01:15 Contatos: Telf /505 gruposlc-rg@cp.pt

22 Dá cor à tua romaria!

23

24

Sejam bem-vindos à Romaria d Agonia.

Sejam bem-vindos à Romaria d Agonia. DEVOÇÃO E Tradição Há quase 250 anos que, a cada mês de agosto, a cidade de Viana do Castelo entra em festa, por entre devoção e muita tradição, com a Rainha das Romarias de Portugal. Ainda hoje a Romaria

Leia mais

COMISSÃO DE HONRA MESA DA CONFRARIA DE NOSSA SENHORA D AGONIA (REAL IRMANDADE) COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO

COMISSÃO DE HONRA MESA DA CONFRARIA DE NOSSA SENHORA D AGONIA (REAL IRMANDADE) COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO COMISSÃO DE HONRA Presidente de Honra Augusto Oliveira Gonçalves Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Melchior R. Pereira Moreira Associação Empresarial Viana

Leia mais

COMISSÃO ADMINISTRATIVA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA D AGONIA COMISSÃO DE HONRA COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO

COMISSÃO ADMINISTRATIVA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA D AGONIA COMISSÃO DE HONRA COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO COMISSÃO DE HONRA Presidente de Honra Agostinho Ferreira dos Santos Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Melchior R. Pereira Moreira Associação Empresarial

Leia mais

Sameiro Barreto Carla Ribeiro Isabel Carvalho

Sameiro Barreto Carla Ribeiro Isabel Carvalho COMISSÃO DE HONRA Presidente de Honra Rosa de Jesus Dias da Silva e Agostinho Mendes Pereira Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Luís Pedro Martins Associação

Leia mais

EDITAL. Festival NEOPOP. Criação de praça de táxis na Rua de Santiago da Barra, junto ao entroncamento com a Rua dos Mareantes.

EDITAL. Festival NEOPOP. Criação de praça de táxis na Rua de Santiago da Barra, junto ao entroncamento com a Rua dos Mareantes. EDITAL JOSÉ MARIA DA CUNHA COSTA, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VIANA DO CASTELO: Faço público que, a Câmara Municipal em sua reunião de 2 de Agosto corrente, deliberou ao abrigo do disposto no artigo

Leia mais

A CAMINHO DO ANO JUBILAR - CAMINHO DA COSTA

A CAMINHO DO ANO JUBILAR - CAMINHO DA COSTA Festas em Honra de S. Tiago, Sto. António e S. José Vila Nova de Anha 9 a 25 de julho de 2017 (Organização da Confraria de Santiago e Fábrica da Igreja) A CAMINHO DO ANO JUBILAR - CAMINHO DA COSTA Domingo,

Leia mais

Comissão de honra. Secretariado Elisabete Ferreira Carla Ribeiro Isabel Carvalho. Comissão executiva

Comissão de honra. Secretariado Elisabete Ferreira Carla Ribeiro Isabel Carvalho. Comissão executiva Comissão de honra Presidente de Honra Embaixador do Brasil - Mário Vilalva Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Dr. Melchior R. Pereira Moreira Associação

Leia mais

COMISSÃO DE HONRA COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA. Presidente de Honra Joana Vasconcelos

COMISSÃO DE HONRA COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA. Presidente de Honra Joana Vasconcelos COMISSÃO DE HONRA Presidente de Honra Joana Vasconcelos Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Dr. Melchior R. Pereira Moreira Associação Empresarial Viana

Leia mais

Havemos de ir a Viana Da Foz do Lima De Caminha Da Ribeira Lima A Viana do Minho! Até Santa Luzia. Para nunca mais esquecer.

Havemos de ir a Viana Da Foz do Lima De Caminha Da Ribeira Lima A Viana do Minho! Até Santa Luzia. Para nunca mais esquecer. Havemos de ir a Viana Da Foz do Lima De Caminha Da Ribeira Lima A Viana do Minho! Até Santa Luzia. Para nunca mais esquecer. Para recordar aquele cenário único do Mundo! É o vale do Lima Meadela Santa

Leia mais

Festas do Barrete Verde e das Salinas

Festas do Barrete Verde e das Salinas Festas do Barrete Verde e das Salinas Entre os dias 7 e 13 de Agosto decorrem em Alcochete as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Programa Sexta feira, 7 de Agosto 17h00 Recepção aos convidados Local:

Leia mais

25 de Junho sexta-feira

25 de Junho sexta-feira 25 de Junho sexta-feira 19h00 - Abertura Oficial das Festas Populares de São Pedro com Hastear das Bandeiras e Salva de 21 Morteiros. Recepção às entidades oficiais no Edifício dos Paços do Concelho pela

Leia mais

ROTEIRO TURISMO ACESSÍVEL. viana do castelo

ROTEIRO TURISMO ACESSÍVEL. viana do castelo ROTEIRO TURISMO ACESSÍVEL viana do castelo Apresentação Viana do Castelo assume-se como uma cidade para todos. Sendo uma cidade turisticamente atrativa, Viana do Castelo apresenta agora um roteiro diferente,

Leia mais

M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA. Cultura Desporto Lazer Info mail. agosto AGENDA MUNICIPAL

M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA. Cultura Desporto Lazer Info mail. agosto AGENDA MUNICIPAL AGENDA MUNICIPAL 2012 Cultura Desporto Lazer Info mail M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA agosto Agosto 2012 Q 1 Q 2 S 3 S 4 D 5 S 6 T 7 Q 8 Q 9 S 10 S 11 D 12 S 13 T 14 Q 15 Q 16 S 17 S 18 D 19 S 20 T 21

Leia mais

Festas de São José 2013 Actualizado em Quarta, 06 Março :45

Festas de São José 2013 Actualizado em Quarta, 06 Março :45 De 9 a 19 de março decorrem, na Póvoa de Lanhoso, as Festas de São José e as ruas da Vila começam a engalanar-se para as festividades concelhias, que continuam a ser o principal cartaz turístico do concelho.

Leia mais

Salão Nobre da Câmara Municipal Sessão de Abertura:

Salão Nobre da Câmara Municipal Sessão de Abertura: SEXTA 13 Salão Nobre da Câmara Municipal Sessão de Abertura: 20h00: Abertura pelo Presidente da Câmara Municipal das Lajes das Flores, Luís Maciel 20h15: Apresentação do Livro Diário de um Náufrago nas

Leia mais

IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA COMISSÃO DE HONRA COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO

IRMÃOS DA REAL IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DA AGONIA COMISSÃO DE HONRA COMISSÃO EXECUTIVA SECRETARIADO COMISSÃO DE HONRA Presidente de Honra Carlos Manuel Benjamin Marques da Silva Diocese Monsenhor Sebastião Ferreira Entidade Região Turismo Porto e Norte Portugal Melchior R. Pereira Moreira Associação

Leia mais

AFIFE Terceiras Segundas-Feiras do mês Largo da Casa do Povo Largo da Vieira

AFIFE Terceiras Segundas-Feiras do mês Largo da Casa do Povo Largo da Vieira AFIFE Terceiras Segundas-Feiras do mês 16.40-17.40 - Largo da Casa do Povo 17.50-18.20 - Largo da Vieira ALVARÃES Primeiras Quartas-Feiras do mês 16.25-16.55 - Lugar de Sião (à Escola Primária) 17.05-17.35

Leia mais

PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2014

PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2014 PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2014 SEXTA-FEIRA, 29 DE AGOSTO 19.00 horas Abertura da FESTA GRANDE com uma salva de 21 morteiros, na presença das entidades oficiais convidadas, com a colaboração da Fanfarra

Leia mais

Programa. Organização: Câmara Municipal de Arouca

Programa. Organização: Câmara Municipal de Arouca Programa Organização: Câmara Municipal de Arouca DIA 27 - QUINTA-FEIRA 09h30 - Concurso Nacional da Raça Arouquesa (Cooperativa Agrícola de Arouca) Junto ao Bairro de S. Pedro A partir das 16h00, abertura:

Leia mais

Festas decorrem de 14 a 22 de março

Festas decorrem de 14 a 22 de março Festas decorrem de 14 a 22 de março A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apresentou o programa das Frestas de São José 2015, que irão decorrer de 14 a 22 de março, e que continuam a ser o principal cartaz

Leia mais

PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2015

PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2015 PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2015 SEXTA-FEIRA, 28 DE AGOSTO 19.00 horas Abertura da FESTA GRANDE com uma salva de 21 morteiros, na presença das entidades oficiais convidadas, com a colaboração da Fanfarra

Leia mais

Agosto AG NDA E MUNICIPAL PESO DA RÉGUA M U N I C I P I O. Cultura Desporto Lazer Inf o mail

Agosto AG NDA E MUNICIPAL PESO DA RÉGUA M U N I C I P I O. Cultura Desporto Lazer Inf o mail AG NDA E MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer Inf o mail M U N I C I P I O PESO DA RÉGUA 2010 Ago s to 20 1 0 D 1 S 2 T 3 Q 4 Q 5 S 6 S 7 D 8 S 9 T 10 Q 11 Q 12 S 13 S 14 D 15 S 16 T 17 Q 18 Q 19 S 20 S 21

Leia mais

PROGRAMA. Página 1 de 8

PROGRAMA. Página 1 de 8 PROGRAMA DATA INICIATIVA OBS. INAUGURAÇÃO DA FEIRA DA LUZ E DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA Stand da Junta de Freguesia, 18h 27 Agosto sábado 28 Agosto domingo 2 6ª feira 3 sábado INAUGURAÇÃO DA MOSTRA DE ARTESANATO

Leia mais

Programação. Sexta - feira 11 de Setembro

Programação. Sexta - feira 11 de Setembro Sexta - feira 11 de Setembro Recepção às entidades oficiais nos Paços do Concelho Abertura oficial das Festas com salva de morteiros e volta à vila pela 21:30 Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita

Leia mais

M U N I C I P I O. agosto

M U N I C I P I O. agosto 2013 AGENDA MUNICIPAL PESODARÉGUA agosto Cultura Desporto Lazer Info mail 2013 Q 1 S 2 S 3 D 4 S 5 T 6 Q 7 Q 8 S 9 S 10 D 11 S 12 T 13 Q 14 Q 15 S 16 S 17 D 18 S 19 T 20 Q 21 Q 22 S 23 S 24 D 25 S 26 T

Leia mais

GRANDIOSAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA. DIAS 11, 12, 13 e 14 ABRIL TERENA - ALANDROAL - ALENTEJO

GRANDIOSAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA. DIAS 11, 12, 13 e 14 ABRIL TERENA - ALANDROAL - ALENTEJO GRANDIOSAS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BOA NOVA DIAS 11, 12, 13 e 14 ABRIL - 2015 S E R ZE S S A R P DO TA IS Nossa Senhora da Boa Nova - Terena S E F Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova - Terena

Leia mais

FESTAS DE VAGOS 2017

FESTAS DE VAGOS 2017 FESTAS DE VAGOS 2017 Como já vem sendo tradição e no seguimento de uma aposta forte na promoção e divulgação do Município, na área da Cultura e do Turismo Religioso, a Câmara Municipal de Vagos realiza,

Leia mais

DIOCESE DE ANGRA Programa da visita da Imagem Peregrina à Ilha Terceira

DIOCESE DE ANGRA Programa da visita da Imagem Peregrina à Ilha Terceira DIOCESE DE ANGRA Programa da visita da Imagem Peregrina à Ilha Terceira Domingo, 21 de Fevereiro 16H30: Hora prevista da chegada da Imagem ao aeroporto das Lajes - Saudação à chegada à Ilha Terceira -

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2017

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2017 AÇORES Angra do Heroísmo Banca com Materiais Alusivos ao dia. Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio Musica Exposição / Concurso de MAIOS politico/ Praça Velha Horta Entrega dos prémios

Leia mais

ESE de Viana de Castelo. Lista dos Professores dos 1.º e 2.º ciclos selecionados para a frequência do Programa de Formação Contínua em Matemática

ESE de Viana de Castelo. Lista dos Professores dos 1.º e 2.º ciclos selecionados para a frequência do Programa de Formação Contínua em Matemática ESE de Viana de Castelo Lista dos Professores dos.º e 2.º ciclos selecionados para a frequência do Programa de Formação Contínua em Matemática Ano Letivo de 200/20 ESE de Viana do Castelo Grupo - Teresa

Leia mais

Festas de Nossa Senhora da Pena, Fontinhas

Festas de Nossa Senhora da Pena, Fontinhas SÉQUITO REAL AROMAS E PERFUMES Através do olfato podemos perder-nos em emoções e sentimentos tão profundos que nos levam a viajar para um mundo onde reinam imensas fragâncias. Fragâncias, estas, que abrangem

Leia mais

julho Info mail AGENDA MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer PESO DA RÉGUA M U N I C Í P I O

julho Info mail AGENDA MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer PESO DA RÉGUA M U N I C Í P I O 2014 AGENDA MUNICIPAL Cultura Desporto Lazer Info mail julho M U N I C Í P I O PESO DA RÉGUA julho2014 T 1 Q 2 Q 3 S 4 S 5 D 6 S 7 T 8 Q 9 Q 10 S 11 S 12 D 13 S 14 T 15 Q 16 Q 17 S 18 S 19 D 20 S 21 T

Leia mais

li 5 a 1 M U N I C Í P I O 0 julho PESODARÉGUA m 2 ofni L re A za P L I otr C o I pse N D U arutlu M C A D N E G A

li 5 a 1 M U N I C Í P I O 0 julho PESODARÉGUA m 2 ofni L re A za P L I otr C o I pse N D U arutlu M C A D N E G A 2015 AGENDA MUNICIPAL julho M U N I C Í P I O PESODARÉGUA Cultura Desporto Lazer Info mail julho2015 Q 1 Q 2 S 3 S 4 D 5 S 6 T 7 Q 8 Q 9 S 10 S 11 D 12 S 13 T 14 Q 15 Q 16 S 17 S 18 D 19 S 20 T 21 Q 22

Leia mais

S 1 D 2 S 3 T 4 Q 5 Q 6 S 7 S 8 D 9 S 10 T 11 Q 12 Q 13 S 14 S 15 D 16 S 17 T 18 Q 19 Q 20 S 21 S 22 D 23 S 24 T 25 Q 26 Q 27 S 28 S 29 D 30 S 31

S 1 D 2 S 3 T 4 Q 5 Q 6 S 7 S 8 D 9 S 10 T 11 Q 12 Q 13 S 14 S 15 D 16 S 17 T 18 Q 19 Q 20 S 21 S 22 D 23 S 24 T 25 Q 26 Q 27 S 28 S 29 D 30 S 31 2015 Setembro 2015 2007 S 1 D 2 S 3 T 4 Q 5 Q 6 S 7 S 8 D 9 S 10 10 T 11 11 Q 12 12 Q 13 13 S 14 14 S 15 15 D S 17 17 T 18 18 Q 19 19 Q 20 20 S S D S T 25 25 Q 26 26 Q 27 27 S 28 28 S 29 29 D 30 30 S 31

Leia mais

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 06/05/2016

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 06/05/2016 Grupo Desportivo Estoril Praia Jogos de Futebol Centro de Treino e Formação Desportiva, Rua Dom Bosco, Estoril 12-01/31-12-2016 Dias úteis - 17:00/23:00 Sábados, Domingos e Feriados 09:00/20:00 Milha Urbana

Leia mais

TRADICIONAIS FESTAS EM HONRA DE

TRADICIONAIS FESTAS EM HONRA DE PROGRAMA TRADICIONAIS FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA BOA NOVA Em riba d Aguadiana, a un logar muit onrrado, e Terena chamam i, logar mui sant aficado Afonso X cantigas de Santa Maria 22 a 25 ABRIL

Leia mais

20, 26 de abril e 4 de maio 15h00 Workshop de Bordado Madeira Praça do Povo

20, 26 de abril e 4 de maio 15h00 Workshop de Bordado Madeira Praça do Povo 19-13 abril maio 19 de abril a 13 de maio Placas centrais da Avenida Arriaga: - Tapetes e decorações florais - Mercado das Flores e dos Sabores Regionais - Valsas de Cores - Figuração de jovens vestidas

Leia mais

Sacerdotes de Santa Marta de Portuzelo

Sacerdotes de Santa Marta de Portuzelo Sacerdotes de Santa Marta de Portuzelo Párocos e os naturais desta freguesia Os párocos de 1905 a 2016: As famílias cristãs da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, tanto no passado como nos últimos anos,

Leia mais

PARÓQUIA DE N.ª S.ªde FÁTIMA 50 ANOS Esboço de um Programa

PARÓQUIA DE N.ª S.ªde FÁTIMA 50 ANOS Esboço de um Programa PARÓQUIA DE N.ª S.ªde FÁTIMA 50 ANOS Esboço de um Programa Depois de recolhidas informações da Comissão de Eventos, Cultura e Liturgia, preparei um esboço que apresentei ao Conselho de Pastoral e continua

Leia mais

De 15 de Julho a 10 de Setembro "O Verão (con)vida" na Póvoa de Lanhoso.

De 15 de Julho a 10 de Setembro O Verão (con)vida na Póvoa de Lanhoso. De 15 de Julho a 10 de Setembro "O Verão (con)vida" na Póvoa de Lanhoso. Conheça aqui o Programa. O Verão (con) Vida 2011 Julho 15- Sexta-feira 22h00 Música: Os Montes 16 Sábado 22h00 Música: G Popular

Leia mais

Programa Completo. Programa sujeito a alterações ou erro tipográfico. Confirme sempre o programa em São João de Braga

Programa Completo. Programa sujeito a alterações ou erro tipográfico. Confirme sempre o programa em   São João de Braga 40 A Maior Festa Popular de Portugal São João de Braga 2019 41 Programa Completo Programa sujeito a alterações ou erro tipográfico. Confirme sempre o programa em www.saojoaobraga.pt 42 A Maior Festa Popular

Leia mais

PROGRAMA COMPLETO DA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

PROGRAMA COMPLETO DA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PROGRAMA COMPLETO DA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DIOCESE DO FUNCHAL De 13 de fevereiro a 6 de março de 2016 Sábado, 13 fevereiro 18h Chegada ao Aeroporto

Leia mais

Actividades das Associações da Freguesia de Fátima 2011

Actividades das Associações da Freguesia de Fátima 2011 JUNTA DE FREGUESIA DE FÁTIMA Actividades das de Fátima 2011 Janeiro Associação Actividade Cantar as Boas Festas 1 a 6 Casa do Povo Cantar os Reis porta a porta 9 Casa do Povo 29 Fevereiro Montamora Encerramento

Leia mais

PROGRAMA. Página 1 de 8

PROGRAMA. Página 1 de 8 PROGRAMA DATA INICIATIVA OBS. INAUGURAÇÃO DA FEIRA DA LUZ E DA EXPOSIÇÃO TEMÁTICA Stand da Junta de Freguesia, 18h 27 Agosto sábado 28 Agosto domingo 2 6ª feira 3 sábado INAUGURAÇÃO DA MOSTRA DE ARTESANATO

Leia mais

PROGRAMA 13 DE ABRIL A 13 DE MAIO. liberdade

PROGRAMA 13 DE ABRIL A 13 DE MAIO. liberdade PROGRAMA 13 DE ABRIL A 13 DE MAIO 1974 2016 liberdade .13 ABRIL (ATÉ 8 DE MAIO) TORNEIO DE FUTSAL COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL E 1º DE MAIO Local: Pavilhão e Pavilhão do Samouco Escalões: Petizes e Traquinas

Leia mais

15 de Junho. Atelies para criancas. Sexta-feira. 22h00. 22h30. 23h00. 23h30. 00h00. TeATRO DO NOROesTe - CDV espetáculo de Abertura Praça da República

15 de Junho. Atelies para criancas. Sexta-feira. 22h00. 22h30. 23h00. 23h30. 00h00. TeATRO DO NOROesTe - CDV espetáculo de Abertura Praça da República Sexta-feira 15 de Junho 22h00 TeATRO DO NOROesTe - CDV espetáculo de Abertura 22h30 CANTADeiRAs DO VAle DO NeiVA Coral Medievo 23h00 23h30 Trovadores 00h00 Queimada Galega Atelies para criancas PeQUeNOs

Leia mais

Calendário Anual de Eventos Culturais- São Brás de Alportel

Calendário Anual de Eventos Culturais- São Brás de Alportel Calendário Anual de Eventos Culturais- São Brás de Alportel 1.º Trimestre Jan> Março CHAROLAS, A FORÇA DA TRADIÇÃO Início de Janeiro Actuação de Grupos de Charolas, em digressão pelos sítios do concelho,

Leia mais

ABRIL. Boletim Informativo 2º Trimestre de ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores. Rua de Serralves, Porto

ABRIL. Boletim Informativo 2º Trimestre de ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores. Rua de Serralves, Porto ABRIL ABRIL Ação de formação contínua aos colaboradores No âmbito da implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e HACCP Segurança Alimentar, conducente à Certificação da

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2018 LUTAR PELOS DIREITOS VALORIZAR OS TRABALHADORES

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2018 LUTAR PELOS DIREITOS VALORIZAR OS TRABALHADORES 1 COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2018 LUTAR PELOS DIREITOS VALORIZAR OS TRABALHADORES AÇORES Angra do Heroísmo 10,00 Banca com Materiais Alusivos ao dia Distribuição à população de documentos alusivos ao

Leia mais

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ FESTA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ DE 31 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO DE 2018. CACHOEIRA DO CAMPO-MG Em sintonia com o Ano Nacional dos leigos e leigas no Brasil (26/11/2017 a 28/11/2018), que tem como tema:

Leia mais

Maio. Info mail AGENDA MUNICIPAL PESO DA RÉGUA. Cultura Desporto Lazer

Maio. Info mail AGENDA MUNICIPAL PESO DA RÉGUA. Cultura Desporto Lazer AGENDA MUNICIPAL Info mail Cultura Desporto Lazer Maio M U N I C Í P I O PESO DA RÉGUA 2014 Maio 2014 Q 1 S 2 S 3 D 4 S 5 T 6 Q 7 Q 8 S 9 S 10 D 11 S 12 T 13 Q 14 Q 15 S 16 S 17 D 18 S 19 T 20 Q 21 Q 22

Leia mais

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016

VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 VILA REAL CAPITAL DA CULTURA DO EIXO ATLÂNTICO 2016 MAIO DIA EVENTO LOCAL OBERVAÇÕE 1 D Abertura Bienal de Pintura Eixo Atlântico 2 3 T 4 5 Abertura "alão Luso-Galaico de Caricatura" e "Festa da Caricatura"

Leia mais

PAROQUIA SANTA ISABEL Domingos Martins PROGRAMAÇÃO JUNHO - JULHO 2018 DATAS IMPORTANTES MÊS DE JUNHO 2018

PAROQUIA SANTA ISABEL Domingos Martins PROGRAMAÇÃO JUNHO - JULHO 2018 DATAS IMPORTANTES MÊS DE JUNHO 2018 PAROQUIA SANTA ISABEL Domingos Martins PROGRAMAÇÃO JUNHO - JULHO 2018 DATAS IMPORTANTES MÊS DE JUNHO 2018 02 DE JUNHO - 08:00hs Formação para Catequista em Santa Isabel 03 DE JUNHO - Festa de CORPUS CHRISTI

Leia mais

Agrupamento de Escolas Monsenhor Elísio Araújo recebeu delegações estrangeiras

Agrupamento de Escolas Monsenhor Elísio Araújo recebeu delegações estrangeiras Agrupamento de Escolas Monsenhor Elísio Araújo recebeu delegações estrangeiras A Escola Monsenhor Elísio Araújo teve a honra de receber delegações estrangeiras das escolas da Roménia, Lituânia, Polónia,

Leia mais

EDITAL IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA

EDITAL IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA EDITAL IDENTIFICAÇÃO ELECTRÓNICA Carlos Agrela Pinheiro, Director Geral de Veterinária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 313/2003, de 17 de Dezembro, e em conformidade com o determinado no Aviso n.º 4310/2007,

Leia mais

Celebrações de Santo Antônio de Pádua nas Paróquias da Arquidiocese de BH - 13 de junho

Celebrações de Santo Antônio de Pádua nas Paróquias da Arquidiocese de BH - 13 de junho Celebrações de Santo Antônio de Pádua nas Paróquias da Arquidiocese de BH - 13 de junho Santo Antônio de Pádua, o Santo casamenteiro e padroeiro dos pobres, é celebrado com grande alegria e devoção nas

Leia mais

PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2013

PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2013 PROGRAMA DAS FESTAS DE ATALAIA/2013 SEXTA-FEIRA, 23 DE AGOSTO 19.00 horas Abertura da FESTA GRANDE com uma salva de 21 morteiros, na presença das entidades oficiais convidadas, com a colaboração da Fanfarra

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA AÇORES Angra do Heroísmo 1/05 16,00 Banca com Materiais Alusivos ao dia Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio

Leia mais

ECOS DA MATRIZ BOLETIM PAROQUIAL DE CAMINHA E VILARELHO DOMINGO, 11 JUNHO 2017 ANO LVI BOLETIM N.º 1111

ECOS DA MATRIZ BOLETIM PAROQUIAL DE CAMINHA E VILARELHO DOMINGO, 11 JUNHO 2017 ANO LVI BOLETIM N.º 1111 ECOS DA BOLETIM PAROQUIAL DE CAMINHA E VILARELHO ANO LVI BOLETIM N.º 1111 DOMINGO, 11 JUNHO 2017 «Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.» SOLENIDADE

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM MAPA DE NOMEAÇÕES 26 a 27 de MAIO

CONSELHO DE ARBITRAGEM MAPA DE NOMEAÇÕES 26 a 27 de MAIO TAÇA CAMPEÕES DO MINHO FINAL 27/05/2018-17:00 A. D. OS LIMIANOS X S. C. MARIA DA FONTE CAMPO MUNICIPAL DA COUTADA ARCOS VALDEVEZ DIOGO PINTO TAÇA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE VIANA DO CASTELO 1/2 FINAL 246.05.001.0

Leia mais

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 18/04/2014-08:35 Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia Fieis participam de Bênção do Fogo Novo e do Círio e de procissões. Confira

Leia mais

CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EFECTUADOS NO ANO DE 2014

CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EFECTUADOS NO ANO DE 2014 CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EFECTUADOS NO ANO DE 2014 Contrato de Prestação de serviços, através de contrato de avença, na área de apoio á contratação pública adjudicado a Artur Oliveira Carvalho,

Leia mais

AGENDA CULTURAL 2010 VIANA DO CASTELO EXPOSIÇÕES MÚSICA DANÇA TEATRO CINEMA EXPO-FEIRAS CONFERÊNCIAS DESPORTO

AGENDA CULTURAL 2010 VIANA DO CASTELO EXPOSIÇÕES MÚSICA DANÇA TEATRO CINEMA EXPO-FEIRAS CONFERÊNCIAS DESPORTO AGENDA CULTURAL 2010 VIANA DO CASTELO EXPOSIÇÕES MÚSICA DANÇA TEATRO CINEMA EXPO-FEIRAS CONFERÊNCIAS DESPORTO A G O S T O EXPOSIÇÕES Até 5/09 Exposição A Razão das Coisas de Júlio Pomar. Fotografias de

Leia mais

RASGAR FRONTEIRAS, UNIR OS POVOS

RASGAR FRONTEIRAS, UNIR OS POVOS RASGAR FRONTEIRAS, UNIR OS POVOS Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha: 25.ª Festa Internacional da Petisqueira e Villarino de Manzanas Paços do Concelho, Junho de 2010 Durante vários séculos, as

Leia mais

JUNHO CORPUS CHRIST CORPUS CHRISTI CORPUS CHRISTI

JUNHO CORPUS CHRIST CORPUS CHRISTI CORPUS CHRISTI Página 1 de 6 JUNHO CORPUS CHRIST Local: Vários locais da Cidade. Município: Senador Modestino Gonçalves Prefeitura Municipal de Senador Modestino Gonçalves / Secretaria de Cultura e Turismo Telefone:

Leia mais

Índice Calendário Paroquial para o Ano Pastoral 2016/2017

Índice Calendário Paroquial para o Ano Pastoral 2016/2017 CALENDÁRIO PAROQUIAL PARA O ANO PASTORAL 2016/2017 Índice Outubro 2016... 3 Novembro 2016... 4 Dezembro 2016... 5 Janeiro 2017... 6 Fevereiro 2017... 7 Março 2017... 8 Abril 2017... 9 Maio 2017... 10 Junho

Leia mais

XV Semana Europeia de Folclore

XV Semana Europeia de Folclore PROGRAMA 26 29 AGOSTO Auditório do Jardim Municipal Funchal 21h00 23h00 XV Semana Europeia de Folclore com a participação de Grupos Folclóricos regionais, nacionais e internacionais Projeto do Grupo de

Leia mais

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima 10 dias / 9 noites Caminho de Fatima a pé Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima Fátima é um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, todos os anos milhares de pessoas fazem

Leia mais

Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf.

Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf. Grupo Pastoral Contacto Telemóvel/Telf. E-mail Setembro 2015 Dia Data Hora Ação qui 03-09-2015 9:30 Adoração ao Santíssimo das 09:30 às 19:00 21:30 Reunião do Grupo Bíblico sex 04-09-2015 21:15 Reunião

Leia mais

Boletim Informativo. Nesta edição ainda pode ver:

Boletim Informativo. Nesta edição ainda pode ver: Boletim Informativo da Junta de Freguesia de Água D Alto. N.º 9 Agosto de 2011. Noite de Santo António Dia Mundial das Florestas Curso Primeiros Socorros Viagem de idosos Dia Mundial da Saúde Nesta edição

Leia mais

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho

Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Celebrações de Corpus Christi - 19 de junho Atendimento à imprensa às 17h - Igreja São José - Contato: Marcos Aurélio 8819.8395 O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo,

Leia mais

Agosto 16 AGENDA CULTURAL

Agosto 16 AGENDA CULTURAL Agosto 16 AGENDA CULTURAL VIANA DO CASTELO Romaria de Nª Srª da Agonia Se é verdade que é em Maio, com a Festa das Rosas ou dos Cestos Floridos de Vila Franca do Lima, que começa o ciclo das Festas Vianenses

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 4 3 RESUMO DE ATIVIDADES ESCUTISTAS DO AGRUPAMENTO 5 4 CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO 6

1 - INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 4 3 RESUMO DE ATIVIDADES ESCUTISTAS DO AGRUPAMENTO 5 4 CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO 6 ÍNDICE PÁGINA 1 - INTRODUÇÃO 3 2 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 4 3 RESUMO DE ATIVIDADES ESCUTISTAS DO AGRUPAMENTO 5 4 CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES DO AGRUPAMENTO 6 5 ORÇAMENTO FINANCEIRO - 10 2 INTRODUÇÃO Viver

Leia mais

Até 29 de Agosto. Programa: De 11 a 18 de Julho Semana da Juventude. Dia 17 de Julho, sexta-feira, 21h30 Teatro: Eu Reino Castelo de Lanhoso

Até 29 de Agosto. Programa: De 11 a 18 de Julho Semana da Juventude. Dia 17 de Julho, sexta-feira, 21h30 Teatro: Eu Reino Castelo de Lanhoso Até 29 de Agosto. Já está a decorrer a proposta de animação para os meses de Verão. Até ao final de Agosto são diversas as sugestões: moda, música, teatro, cinema, folclore, dança e exposições. Programa:

Leia mais

16h00: Atividades na uticas organizadas pelo Clube Naval das Lajes das Flores

16h00: Atividades na uticas organizadas pelo Clube Naval das Lajes das Flores 15 SEXTA Na Baía das Lajes 16h00: Atividades na uticas organizadas pelo Clube Naval das Lajes das Flores No Museu Municipal Sessão de Abertura: 20h00: Abertura pelo Sr. Presidente da Ca mara Municipal

Leia mais

FESTIVIDADES VERÃO 2018 CONCELHO DE VIMIOSO

FESTIVIDADES VERÃO 2018 CONCELHO DE VIMIOSO FESTIVIDADES VERÃO 2018 CONCELHO DE VIMIOSO ALGOSO De 13 a 15 Festa em honra da Nossa Senhora do Castelo Dia 13 Dia do Emigrante 20h00 - Jantar convívio e arraial com o grupo musical tradicional L s Sorriagos

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL PARA O ANO PASTORAL 2015/2016

CALENDÁRIO PAROQUIAL PARA O ANO PASTORAL 2015/2016 0000 CALENDÁRIO PAROQUIAL PARA O ANO PASTORAL 2015/2016 Índice Outubro 2015... 3 Novembro 2015... 4 Dezembro 2015... 5 Janeiro 2016... 6 Fevereiro 2016... 7 Março 2016... 8 Abril 2016... 10 Maio 2016...

Leia mais

Festas do Lavradio em Honra de Santa Margarida. A Tradição está de volta!

Festas do Lavradio em Honra de Santa Margarida. A Tradição está de volta! Festas do Lavradio em Honra de Santa Margarida A Tradição está de volta! Lavradio, zona fér l, de história rica, feita de homens e mulheres que, através da extração do sal, foram construindo família e

Leia mais

PRAÇA DA REPÚBLICA jardim público

PRAÇA DA REPÚBLICA jardim público PRAÇA DA REPÚBLICA jardim público Com o objetivo de celebrar e promover as flores, os jardins e espaços verdes, a produção e o comércio locais de flores, assim como as tradições e festividades associadas

Leia mais

PROGRAMAÇÃO Horas Leitura do convite à participação dos Cidadãos de Lamego e seu Termo feita pelo Arauto Ruas da Cidade

PROGRAMAÇÃO Horas Leitura do convite à participação dos Cidadãos de Lamego e seu Termo feita pelo Arauto Ruas da Cidade PROGRAMAÇÃO 21 agosto - Quinta-feira 10.00 Horas Leitura do convite à participação dos Cidadãos de Lamego e seu Termo feita pelo Arauto Ruas da Cidade 21.30 Horas ABERTURA OFICIAL DAS FESTAS DA CIDADE

Leia mais

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA. Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas 2017/2018

PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA. Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas 2017/2018 Plano de Atividades Paroquiais e Diocesanas 2017/20 ESCOLHA O MÊS QUE PRETENDE CONSULTAR: Setembro, 2017 Outubro, 2017 Novembro, 2017 Dezembro, 2017 Janeiro, 20 Fevereiro, 20 Março, 20 Abril, 20 Maio,

Leia mais

1-7 dezembro janeiro

1-7 dezembro janeiro 1-7 dezembro janeiro www.visitmadeira.pt 1 de dezembro 2017 a 7 de janeiro de 2018 Iluminações na baixa citadina e anfiteatro do Funchal Exposições etnográficas e quadros vivos: Presépio de Natal 2017

Leia mais

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA

COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA COMEMORAÇÕES DO 1º DE MAIO DE 2019 GRANDIOSA JORNADA NACIONAL DE LUTA AÇORES Angra do Heroísmo 10,00 16,00 Banca com Materiais Alusivos ao dia Distribuição à população de documentos alusivos ao 1º Maio

Leia mais

Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz Figueira Cidade Natal 9 de dezembro de 2013 e 5 de janeiro de 2014 Iluminações de Natal

Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz Figueira Cidade Natal 9 de dezembro de 2013 e 5 de janeiro de 2014 Iluminações de Natal O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Dr. João Atáide, apresentou hoje o programa da Figueira Cidade Natal, que envolve um conjunto de iniciativas cujo principal objetivo é animar e dinamizar

Leia mais

@

@ @ www.cm-pvarzim.pt/spedro Festas de S.Pedro com prazer e alegria Festas de S.Pedro com prazer e alegria (continuação) Em Junho, celebram-se, por todo o país, os Santos Populares. Na Póvoa de Varzim, vive-

Leia mais

FEIRA DOS SANTOS 2018 ARRANCA ESTA SEXTA-FEIRA

FEIRA DOS SANTOS 2018 ARRANCA ESTA SEXTA-FEIRA Abertura Oficial: 2 de novembro, pelas 19h30, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado FEIRA DOS SANTOS 2018 ARRANCA ESTA SEXTA-FEIRA COM PRESENÇA DA MINISTRA DA PRESIDÊNCIA E DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA,

Leia mais

DIA SETEMBRO DOMINGO (XXII TC)

DIA SETEMBRO DOMINGO (XXII TC) PARÓQUIA DE SANTA CRISTINA DA MEADELA Plano de Actividades Paroquiais e Diocesanas para o ano de 01/01 DIA SETEMBRO - 01 1 DOMINGO (XXII TC) 7 º Aniv. Fundação Mundial da Legião de Maria 8 DOMINGO (XXIII

Leia mais

Património na nossa Escola

Património na nossa Escola Património na nossa Escola A Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Santo António promoveu a Semana da Europa entre os dias 6 e 11 de maio de 2018. A fim de participar nesta comemoração cujo tema foi o Património,

Leia mais

Programa. sujeito a confirmação

Programa. sujeito a confirmação PROGRAMA Programa sujeito a confirmação 2016 NOV. 17 Sessão inaugural Conferência por Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás da Silva Martins 23h00 Terreiro D. João V, Mafra

Leia mais

Setembro Dia Hora Actividade Local Aniversário da tomada de posse de D. António Moiteiro 14 15h-18h 19h

Setembro Dia Hora Actividade Local Aniversário da tomada de posse de D. António Moiteiro 14 15h-18h 19h Setembro 1 2 3 8 12 13 Aniversário da tomada de posse de D. António Moiteiro 1 h18h Formação para catequistas Missa de Aniversário da entrada de D. António Moiteiro na Diocese Fim dos horários de verão

Leia mais

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima

10 dias / 9 noites. Caminho de Fatima a pé. Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima 10 dias / 9 noites Caminho de Fatima a pé Pecurso pedestre, religioso e cultural de Lisboa até Fátima Fátima é um dos destinos religiosos mais importantes do mundo, todos os anos milhares de pessoas fazem

Leia mais

Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores

Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores Programa das Festas em Honra de Nossa Sr.ª das DoresMosteirô - Trofa 2013 2 Festas em Honra de Nossa Senhora das Dores Esperamos que este livro seja de grande utilidade e referência para a participação

Leia mais

ANIMAÇÃO, SOLIDARIEDADE E TRADIÇÃO JUNTAM-SE EM MANGUALDE PARA MAIS UM NATAL INESQUECÍVEL!

ANIMAÇÃO, SOLIDARIEDADE E TRADIÇÃO JUNTAM-SE EM MANGUALDE PARA MAIS UM NATAL INESQUECÍVEL! PROGRAMAÇÃO DE 1 A 21 DE DEZEMBRO ANIMAÇÃO, SOLIDARIEDADE E TRADIÇÃO JUNTAM-SE EM MANGUALDE PARA MAIS UM NATAL INESQUECÍVEL! Estão quase a arrancar as comemorações da época natalícia no concelho de Mangualde!

Leia mais

7-14. Programa ILHA TERCEIRA 32º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DOS AÇORES AGOSTO ANGRA DO HEROÍSMO XII FEIRA DE ARTESANATO E SABORES TRADICIONAIS

7-14. Programa ILHA TERCEIRA 32º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DOS AÇORES AGOSTO ANGRA DO HEROÍSMO XII FEIRA DE ARTESANATO E SABORES TRADICIONAIS ANGRA DO HEROÍSMO XII FEIRA DE ARTESANATO E SABORES TRADICIONAIS 32º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DOS AÇORES ILHA TERCEIRA 7-14 AGOSTO 2016 WWW.COFIT.ORG Programa 32 º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE

Leia mais

Fundo Diocesano do Clero Ano de 2016

Fundo Diocesano do Clero Ano de 2016 Fundo Diocesano do Clero Ano de 2016 CLERO DIOCESANO Abílio da Costa Oliveira Adão da Silva Lima 440,00 Adelino Vaz de Araújo 75,00 Agostinho de Araújo Pinto de Barros Incardinado em F Agostinho José Caldas

Leia mais

Estrela Vermelha Série geral - Associação Portuguesa de Cartofilia ( ) Pág. 1 de 20

Estrela Vermelha Série geral - Associação Portuguesa de Cartofilia ( ) Pág. 1 de 20 1 - - 4 - - 7 - - 2 - - 5 - - 8 - - 3 - - 6 - - 9 - Margens do Douro - Alameda de Massarelos - Estrela Vermelha Série geral - Associação Portuguesa de Cartofilia (30-03-2002) Pág. 1 de 20 10 - Margens

Leia mais

ACORDO DE EXECUÇÃO PARA CONCRETIZAÇÃO DA DELEGAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS DE FREGUESIA, PREVISTAS NAS ALÍNEAS B), E) E F) DO N.

ACORDO DE EXECUÇÃO PARA CONCRETIZAÇÃO DA DELEGAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS DE FREGUESIA, PREVISTAS NAS ALÍNEAS B), E) E F) DO N. ACORDO DE EXECUÇÃO PARA CONCRETIZAÇÃO DA DELEGAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NAS JUNTAS DE FREGUESIA, PREVISTAS NAS ALÍNEAS B), E) E F) DO N.º 1 DO ARTIGO 132.º DA LEI N.º 75/2013, DE 12/09 Considerando que o Município

Leia mais

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 17/06/2016

EMISSÃO DE LICENÇAS ESPECIAIS DE RUÍDO A 17/06/2016 Grupo Desportivo Estoril Praia Jogos de Futebol Centro de Treino e Formação Desportiva, Rua Dom Bosco, Estoril 12-01/31-12-2016 Dias úteis - 17:00/23:00 Sábados, Domingos e Feriados 09:00/20:00 Marginal

Leia mais