PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS. Lara Cristina Pereira Gautério

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS. Lara Cristina Pereira Gautério"

Transcrição

1 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS Lara Cristina Pereira Gautério ANÁLISE DA DEFINIÇÃO DE ATIVIDADE JURÍDICA PARA FINS DE INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA E DO MINISTÉRIO PÚBLICO 1 Porto Alegre, 2006 No dia 08 de dezembro de 2004, após mais de 12 anos de tramitação no Congresso Nacional, foi promulgada a emenda Constitucional n 45, que realizou a reforma do Poder Judiciário no Brasil. O texto promulgado foi fruto de vários debates que mobilizaram o Congresso Nacional, toda a comunidade jurídica brasileira e a sociedade civil, resultando em um conjunto de medidas que objetivam dar maior agilidade aos tribunais e maior efetividade às suas decisões, em benefício do jurisdicionado. Essa emenda provocou uma série de alterações no texto constitucional, no sentido de renovar e reafirmar a importância do exercício da função jurisdicional. A reforma do Poder Judiciário acabou por promover mudanças tanto na estrutura do órgão, como no seu funcionamento. Entre outras mudanças, a Emenda Constitucional nº 45 inseriu no Texto Fundamental a exigência de no mínimo três 1 O presente artigo foi apresentado como trabalho de conclusão de curso na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo como orientadora a Professora Amélia Elisabeth Baldoino da Silva Stürmer, e como membros da banca avaliadora o Professor Marcus Vinicius M. Antunes e a Professora Cristiane F. de Oliveira.

2 anos de prática de atividade jurídica para o ingresso nas carreiras do Ministério Público 2 e da Magistratura 3. 2 O ingresso na carreira da Magistratura e do Ministério Público, após a EC n 45/04, continua sendo feito mediante concurso público de provas e títulos, com participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, incluindo a elaboração do edital, conforme o princípio contido no artigo 37, II da Constituição, que exige a necessidade de concurso para provimento em cargo no serviço público. O cargo inicial será o de juiz substituto ou promotor substituto, respectivamente. Estes serão submetidos a estágio probatório e somente poderão ser vitaliciados após dois anos de exercício, na forma do inciso I do artigo 95 e do inciso I do parágrafo 5 do artigo 128, ambos da CF. A novidade foi exigir do bacharel em direito, como requisito inexorável para o ingresso em tais carreiras, a comprovação do exercício de três anos de atividades jurídicas. Tal inovação prestigiou, além da idade, o critério da experiência profissional 4. A finalidade da Reforma do Judiciário nesta questão foi a de exigir dos novos membros do Ministério Público e da Magistratura um tempo mínimo de experiência no mundo jurídico. Seria um tempo de maturação, de sedimentação do conhecimento acumulado durante o Curso de Direito, servindo para que os bacharéis que tenham aspiração a tais carreiras jurídicas possam se preparar 2 Constituição Federal, "Artigo 129, 3º. O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á (...), exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica (...)." 3 Constituição Federal, "Artigo 93, I. Ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto (...) exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica (...)". 4 PEREIRA, Viviane Ruffeil Teixeira. Mudanças no Estatuto Constitucional da Magistratura. In: VELOSO, Zeno; SALGADO, Gustavo Vaz. Reforma do Judiciário Comentada. São Paulo: Saraiva, p

3 melhor para exercerem suas funções, acumulando vivência no mundo jurídico, a fim de lhes propiciar melhor desempenho na função 5. 3 Essa exigência assinala que, nos próximos concursos, os tribunais não só deverão questionar os candidatos sobre conhecimentos teóricos, mas também sobre aprendizados obtidos na prática diária, como operadores do direito. Fica evidente, portanto, que o constituinte reformador não quis apenas impor um limite de idade. Mais do que isso, a EC n 45/04 pretende que o ingresso na Magistratura e no Ministério Público venha precedido de experiência profissional. Segundo Walber de Moura Agra, tal restrição não padece de nenhum tipo de inconstitucionalidade, uma vez que não houve nenhum cerceamento discriminatório, seja por idade ou qualquer outro requisito. Ao contrário, seria compatível com a natureza dos referidos cargos devido à complexidade de exercício de suas funções e da necessidade de que seus membros realmente estejam preparados para o desempenho de tão relevantes múnus público 6. Deste entendimento também comunga André Ramos Tavares, com o fundamento de que a fixação da idade justifica-se pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido 7. Por outro lado há autores sustentando ser inconstitucional tal requisito para o ingresso nas carreiras, além de não atingir os objetivos para os quais foi apresentado, vale dizer, a busca por maior eficiência entre os integrantes da 5 SOUZA, Nelson Oscar de. Manual de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Forense, p AGRA, Walber de Moura (Org.) Comentários à Reforma do Poder Judiciário. Rio de Janeiro: Forense, p TAVARES, André Ramos. Reforma do Judiciário no Brasil Pós-88 (Des)estruturando a justiça. São Paulo: Saraiva, p. 67.

4 4 carreira. De acordo com Celso Spitzcovsky, não se conseguirá apurar a eficiência dos candidatos que desejarem ingressar nas carreiras, revelando-se como exigência desarrazoada, além de alijar do certame potenciais candidatos, os quais poderiam melhor atender ao interesse da coletividade 8. Salienta Viviane Pereira que as restrições para o ingresso nas carreiras públicas, para que sejam válidas, precisam ser pautadas em motivos razoáveis. Isso porque vigora o princípio da isonomia, ou seja, todos indistintamente podem disputar a vaga, e eventuais desequiparações só são autorizadas quando houver motivos suficientes que as justifiquem. Lembra, ainda, que os requisitos que promovem restrições aos candidatos só podem ser considerados legítimos quando previamente explicitados em lei 9. constitucional: Accácio Cambi enumera os aspectos positivos e negativos de tal inovação Positivos porque, demonstrando o candidato que já atuou, como operador do direito, nas várias áreas disponíveis, este estará melhor orientado na prática do dia-a-dia no trato das coisas da justiça, sempre, porém, pela ótica do advogado. Negativos a exigência não possibilitará ao vocacionado, ainda jovem e que, recentemente, concluiu o curso de direito, ingressar, desde logo, na carreira da Magistratura, obrigando-o a cumprir o prazo mínimo de 3 anos de atividade jurídica, que poderá afastá-lo daquela vocação, quer porque, atuando como advogado, possa ele obter sucesso pessoal e econômico, quer porque, decorrido o prazo exigido por lei, não mais tenha interesse em retomar os estudos, preparando-se para o concurso. Poderá ocorrer também que somente aqueles candidatos que não obtiveram sucesso na advocacia e não são vocacionados venham a interessar-se pela Magistratura com a finalidade tão-somente de conseguir uma aposentadoria mais vantajosa SPITZCOVSKY, Celso. A inconstitucionalidade do critério de prática de atividade jurídica para Concurso Público. Disponível em < Acesso em 30. Out PEREIRA, Op. cit., p CAMBI, Accácio. Reforma Constitucional do Judiciário. Exigência prévia de atividade jurídica para ingresso na Magistratura. Considerações. In: WAMBIER, Teresa Arruda Alvim; WAMBIER, Luiz Rodrigues; GOMES JR, Luiz Manoel; FISCHER, Octavio Campos; FERREIRA, William Santos (Orgs.). Reforma do Judiciário primeiras reflexões sobre a Emenda Constitucional n.45/04. São Paulo: RT, p.14.

5 5 Houve várias críticas contra tal exigência, sendo uma delas no sentido de ter havido omissão de regras transitórias para a proteção das expectativas legítimas dos que se encontravam em preparação para concursos públicos para tais carreiras, quando da promulgação da Emenda. A inclusão do requisito da atividade jurídica no ordenamento constitucional, por abrupta, frustrou o planejamento de várias pessoas que não vinham se preocupando com a aquisição de experiência prática, em face do modelo de seleção anteriormente adotado. Para Rafael da Cás Maffini, estas pessoas mereciam mecanismos protetivos consubstanciada em regras transitórias inexistente no texto da Reforma do Judiciário, o que acabou por agredir os princípios da segurança jurídica e da boa fé 11. No tocante à natureza jurídica dos dispositivos que tratam da exigência de atividade jurídica, cumpre esclarecer que discorrer-se-á sobre a classificação de tais normas constitucionais, em relação à aplicabilidade e eficácia, baseado no conceito formal de Constituição e na divisão das normas em de eficácia plena, contida e limitada, criada por José Afonso da Silva. Para Walber de Moura Agra, os dispositivos possuem concretude imediata, sendo classificados como normas de eficácia contida. Refere que não poderiam ser classificados como norma de eficácia limitada porque estão prontos para ser utilizados, uma vez que a ausência de regulamentação não lhes retira tal concretude MAFFINI, Rafael da Cás. Emenda Constitucional n 45/04 e o conceito de atividade jurídica como requisito de ingresso nas carreiras da Magistratura e do Ministério Público. Revista da AJURIS. Porto Alegre, n. 98, p , jun AGRA, Op. cit.,. p

6 6 André Ramos Tavares sustenta que a nova exigência introduzida pela Reforma na CF pode ser considerada como auto-aplicável, ou seja, exigível imediatamente, independentemente de regulamentação por meio de lei. Para ele, não faz sentido ignorar as determinações claras do novo comando constitucional, que reúne todos os elementos necessários para sua imediata aplicação 13. Accácio Cambi entende diversamente, na medida em que, para ele, as novas exigências dependerão de regulamentação, que se dará pela atualização do Estatuto da Magistratura, por iniciativa do Supremo Tribunal Federal (artigo 93 da CF), de forma que seja viabilizada a sua aplicação imediata nos concursos mencionados. Sustenta que, pela mera referência à atividade jurídica, no texto constitucional, não é possível saber quais são as atividades jurídicas que poderiam atender àquela exigência legal 14. Outros autores, como Nelson Oscar de Souza 15 e Jaqueline Hertel, entendem do mesmo modo, esta última referindo expressamente serem tais normas de eficácia limitada 16. Hugo Nigro Mazzilli 17, Viviane Pereira, Luiz Fernando Moreira e William Junqueira Ramos 18 também defendem a necessidade de regulamentação, pela Lei Orgânica da Magistratura Nacional e pela Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, com uma definição objetiva acerca dessa exigência, ao aduzir serem tais 13 TAVARES, Op. cit., p CAMBI, Op. cit., p SOUZA, Op. cit., p HERTEL, Jaqueline Coutinho Saiter. A Emenda Constitucional nº 45 e a Reforma do Judiciário. Disponível em < Acesso em: 30 out MAZZILLI, Hugo Nigro. Concurso Público A prática de Atividade Jurídica nos concursos. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil, Porto Alegre, n. 33, p , jan-fev MOREIRA, Luiz Fernando; RAMOS, William Junqueira. O reconhecimento do exercício de atividade jurídica desenvolvida pelo estagiário de Direito em face da Emenda Constitucional n 45/04. Disponível em < em 30. Out

7 7 normas não auto-aplicáveis. Portanto, até que houvesse regulamentação, não poderia o requisito ser exigido nos concursos públicos para provimento dos cargos na Magistratura e MP. Inclusive, referem que a exigência da quarentena de início em editais de concurso, sem anterior regulamentação, poderia até ensejar a impetração de mandados de segurança. Percebe-se que Luiz Flávio Gomes, embora não classifique expressamente tais normas, também entende não ser elas auto-aplicáveis, porquanto entende que o requisito deve fazer parte de uma futura Lei Orgânica da Magistratura e do MP e que, sem a previsão expressa do tema nas referidas Leis Orgânicas, todos os respectivos concursos devem continuar sendo regidos pelos critérios hoje vigentes 19. Walber de Moura Agra sustenta que atividade jurídica (obrigatoriamente exercida por bacharel em direito) pode ser qualquer função desenvolvida em órgãos judiciais ou que tenha ligação com tais funções. Ainda, refere que a Constituição não fala de prática forense, que seria inerente ao exercício da função de advogado, observação também levantada por Viviane Pereira que refere ser a atividade jurídica um conceito mais amplo, sendo, na verdade, um gênero do qual a prática forense seria a espécie e Sérgio Bermudes, ao referir que não se pode confundir atividade jurídica com exercício da advocacia, sendo, na verdade, qualquer atividade ligada ao direito, como o exercício da advocacia, incluindo-se a atividade de procuradores e defensores, a carreira no Ministério Público ou, ainda, o magistério jurídico, a produção de doutrina e a conclusão de estágio profissional em órgão 19 GOMES, Luiz Flávio. Concurso Público Ingresso na Magistratura e no Ministério Público: a exigência de três anos de atividade jurídica garante profissionais experientes? Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil, Porto Alegre, n. 33, p , jan-fev 2005.

8 8 público, ou escritórios particulares 20. A amplitude conceitual da terminologia adotada permite que servidores públicos impedidos de advogar possam estar aptos a ingressar na Magistratura, desde que exerçam atividades jurídicas 21. Para Accácio Cambi, podem ser apontadas como atividades judiciárias (não utiliza o termo jurídica ), entre outras, as que forem exercidas no prazo de três anos, pelos seguintes operadores do direito: bacharel em direito, devidamente aprovado e inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil; assessor jurídico, que presta serviços nos diversos Órgãos Públicos; conciliador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, desde que seja bacharel em direito; juiz de direito, promotor de justiça (nestes casos, quando o candidato já exerceu uma daquelas atividades e concorre a novo concurso, em outro Estado); procurador da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, e delegado de polícia. Ou seja, percebe-se que ele vincula a expressão inicialmente apenas às atividades privativas de bacharel em Direito. No entanto, amplia seu entendimento, ao mencionar as palavras do ilustre jurista Walter Ceneviva, o qual dizia que a exigência de três anos de atividade jurídica abarcaria várias condutas, indo desde o estágio até qualquer trabalho amador ou profissional que seja qualificável como jurídico 22. André Ramos Tavares menciona que algumas leis qualificam algumas atividades ou profissões como inseridas no rótulo genérico de atividades ou carreiras jurídicas, tais como o próprio Estatuto da OAB, quando em seu artigo 1 define o que considera como exercício da advocacia. Ainda, há a Lei 8.935/91 que, em seu artigo 20 BERMUDES, Sérgio. A reforma do Judiciário pela Emenda Constitucional n 45. Rio de Janeiro: Forense, p AGRA, Op. cit., p CAMBI, Op. cit., p.14.

9 9 3, dispõe que Notário, ou tabelião, e oficial de registro, ou registrador, são profissionais do direito, dotados de fé pública, a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro. Se de profissional do direito se trata, conforme definido na Lei, logicamente devem-se incluir tais atividades no conceito de atividade jurídica 23. Nelson Oscar de Souza defende que a simples inscrição na OAB, após o exame da ordem, seria o suficiente para comprovar atividade jurídica, justificando da seguinte maneira: A uma, porque não se poderia exigir do advogado prova de efetivo trabalho profissional liberal, o que depende de clientela. E se esta não se apresentar? A duas, porque não se pode olvidar a situação daqueles que, após a inscrição no órgão classista, desejem e possam dedicar-se exclusivamente à preparação de concurso para ingresso na Magistratura. Por último, sabe-se da dificuldade de o novel profissional obter vaga em escritório de advocacia, indicação para assessoria legislativa ou judiciária, ou, mesmo, junto ao Executivo 24. Luciano Augusto de Toledo Coelho, ao estabelecer uma relação entre a definição de atividade jurídica e o princípio do livre acesso, aduz que o conceito de atividade jurídica não pode ser interpretado restritivamente, de forma a impedir o acesso de pessoas que tenham condições para o cargo, apesar de não exercerem atividades referentes a cargo exclusivo de bacharel em direito. Assim, defende que tal conceito deve ser amplo, de modo que abarque inclusive os servidores técnicos de Tribunais ou os empregados de empresas estatais ou privadas que comprovem ter exercido a atividade pelo prazo exigido constitucionalmente. Assim dispõe o magistrado ao falar sobre tais cargos: 23 TAVARES, Op. cit., p SOUZA, Op. cit., p. 237.

10 Nos Tribunais existem uma série de cargos de direção, chefia, assistência e assessoramento que não são, por questões legais, privativos de bacharéis. O cargo público só pode ser criado por lei e a lei nem sempre acompanha a dinâmica funcional dos órgãos públicos, cujos servidores, aliás, são impedidos de exercer a advocacia. Muitas vezes determinado cargo exige conhecimentos jurídicos aprofundados, porém nos quadros do órgão é tido como cargo técnico ou de ocupação por qualquer curso superior. É evidente, assim, que um servidor técnico de um Tribunal, formado em direito, que por tal condição é alçado a um cargo de assistente de juiz, por exemplo, que em tese pode ser exercido por pessoa com segundo grau, estará exercendo atividade jurídica relevante. Aos olhos da lei, porém, tratase de servidor que exerce cargo meramente técnico para o qual não se exige o bacharelado em Direito. Da mesma forma, servidores que trabalham em gabinetes de juízes, ou nas secretarias das varas e cartórios judiciais, e são bacharéis em Direito, notoriamente adquirem experiência e utilizam conhecimento jurídico, embora não exerçam formalmente um cargo privativo. Mesmo em estatais e empresas privadas, nem sempre os quadros para cargo de advogado estão disponíveis, e não são raras as situações em que uma pessoa exerce, de fato, funções que exigem conhecimento jurídico pleno, mas não detém cargo privativo de bacharel Em relação à questão da computação de atividades realizadas antes do bacharelado para fins de comprovação da exigência, Walber de Moura Agra leva em consideração o teor literal do conteúdo da emenda, entendendo que o prazo de três anos é exigido do bacharel em Direito. Assim, somente quando o candidato conseguir concluir seu bacharelado é que começa a contar o referido prazo. Para ele, estágios supervisionados, mesmo que sejam em órgãos públicos, realizados por estudantes, não poderiam ser computados para completar o triênio legal 26. Deste modo, o estágio realizado durante o curso não poderia ser computado como atividade jurídica. Viviane Pereira refere que, como o constituinte reformador conjugou os critérios da idade e da experiência, o recém-saído da universidade, ainda que já tenha desenvolvido atividade jurídica, de modo geral não deve ser considerado apto para ingressar na Magistratura 27. Accácio Cambi percebe a questão do mesmo 25 COELHO, Luciano Augusto de Toledo. Atividade jurídica e o princípio do livre acesso. Justiça do Trabalho. Porto Alegre, n. 259, p , jul AGRA, Op. cit., p PEREIRA, Op. cit., p. 54.

11 modo, na medida em que, para ele, o estágio para efeito de concurso será cumprido depois da conclusão do curso e não antes Já André Ramos Tavares possui entendimento diverso. Para este, a contagem do interstício pode se iniciar antes da obtenção do bacharelado. Assim observa esta questão: (...) atente-se à circunstância de que o dispositivo está a exigir dois requisitos distintos: (i) contar com três anos de atividade reconhecida como jurídica; e (ii) possuir o diploma de bacharel. Ambos os requisitos são exigíveis no momento do ingresso na carreira, concomitantemente. Mas não há nada que exija a precedência do item (ii) em relação ao (i), ou a concomitância destes no tempo, ou seja, não está dito que necessário possuir o diploma de bacharel para que se inicie a contagem do prazo mínimo de três anos de experiência. Como ficou dito, são requisitos concomitantes no ato que determine o ingresso na carreira mas independentes entre si (qualquer deles pode realizar-se sem a realização do outro requisito, que se agregará supervenientemente) 29. Corroborando este pensamento, Hugo Nigro Mazzilli comenta que, quando a emenda exige "do bacharel em Direito" este prazo temporal, não está dizendo que ele há de ter três anos de atividade jurídica enquanto bacharel em Direito, e, sim, que ele precisa ser um bacharel em Direito com três anos de experiência jurídica 30. Luiz Moreira e William Ramos compartilham de tal teoria, na medida em que asseveram que tal período de atividade deve englobar, inclusive, o estágio acadêmico realizado por estudantes de Direito em escritórios de advocacia, procuradorias federais e estaduais, cartórios judiciais, Ministério Público, ou qualquer 28 CAMBI, Op. cit., p TAVARES, Op. cit., p MAZZILLI, Op. cit., p

12 outro órgão em que o docente exerça atividades eminentemente jurídicas, como ocorrem nos referidos institutos Quanto ao momento da comprovação, segundo Walber de Moura Agra, o período de três anos somente poderá ser exigido quando da posse, uma vez que a exigência é para o exercício do cargo e não para a inscrição no concurso público, de acordo com o entendimento contido na Súmula 266 do Superior Tribunal de Justiça, que assevera que o diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público 32. Possuem mesmo entendimento, Jaqueline Hertel, Hugo Nigro Mazzilli, Viviane Pereira e André Ramos Tavares, pois sustentam que a comprovação do cumprimento das exigências temporais deve ser exigida na data da posse, e não no momento da inscrição, também se baseando, os três últimos, no disposto na Súmula 266 do STJ. Além disso, este autor refere que a CF dispõe no artigo 37, I, sobre preenchimento de requisitos legais para o exercício do cargo, e não para o procedimento de concorrer ao mesmo 33. Já Accácio Cambi entende que foi acrescentada aos dispositivos a obrigação de o candidato ao ingresso na Magistratura comprovar, no ato da inscrição ao concurso, sua atividade jurídica 34, no que é acompanhado por Sérgio Bermudes ressalvando este, porém, a possibilidade de o edital do concurso 31 MOREIRA, Op. cit. 32 AGRA, Op. cit., p TAVARES, Op. cit., p CAMBI, Op. cit., p.13

13 13 prorrogar o termo final desse prazo para outra fase do concurso 35 - e Nelson Oscar de Souza, justificando este ao asseverar que, se aprovado um candidato, e não cumprido o referido prazo temporal, o feitio brasileiro acaba atropelando a exigência, abrindo-se exceções danosas aos candidatos legalmente habilitados 36. Apesar do fato de que ainda não havia uma regulamentação referente ao que poderia se considerar atividade jurídica, isso não impediu que concursos continuassem a ser realizados, em virtude da necessidade do contínuo preenchimento de pessoal pelos diversos órgãos públicos que, evidentemente, não poderiam esperar pela regulamentação. Em decorrência, passaram a exigir o requisito em seus editais de concurso, incluindo nos mesmos o que entendiam por atividade jurídica e seus aspectos, bem como o momento de sua comprovação. Através de um levantamento realizado ao pesquisarem-se sites de Tribunais de Justiça e de Ministérios Públicos de diversos estados, conseguiu-se ter acesso aos editais de concursos realizados após a promulgação da Emenda Constitucional 45 (anos de 2005 e 2006), em nível estadual, isto é, Justiça Comum Estadual e Ministério Público Estadual. Obteve-se um total de 31 editais, sendo dezenove referentes a concurso para ingresso na Magistratura estadual (seis publicados antes da Resolução nº 11/2006 do CNJ, e treze, após), e doze para o ingresso na carreira do Ministério Público estadual (nove publicados antes da Resolução 04/2006 do CNMP, e três, após). 35 BERMUDES, Op. cit., p SOUZA, Op. cit., p. 237.

14 14 Ao serem estudados os editais referentes à carreira da Magistratura publicados antes da resolução do CNJ, verificam-se grandes diferenças em relação à definição do conceito de atividade jurídica e o momento de sua comprovação. Observou-se um consenso somente no que compete à possibilidade de contagem do tempo de estágio, que é vedada nos editais (exceto no do Rio de Janeiro, que permite). As atividades compreendidas no conceito de atividade jurídica, segundo a maioria de tais editais, seriam a advocacia (sem contar o estágio, comprovada a participação mínima em cinco feitos por ano), e cargos, empregos ou funções públicas privativas de bacharel em Direito um conceito bem restritivo, portanto. O edital de Minas Gerais, para o concurso de 2005, também menciona a advocacia e cargos que exijam conhecimentos privativos de bacharel em direito. No entanto, o período exigido seria de quatro anos, e não três. Ainda, para os cargos de Escrivão Judicial, Contador-Tesoureiro Judicial, Oficial de Justiça Avaliador, Escrevente Judicial, Oficial Judiciário e Comissário de Menores, o prazo a ser cumprido seria de cinco anos, se o ocupante de tais cargos, no exercício dos mesmos, não utilizasse conhecimentos privativos de bacharel. Logo, verifica-se que foram ampliadas as hipóteses de certas atividades serem reconhecidas como atividade jurídica. Entretanto, concomitantemente, aumentou-se o interstício necessário à comprovação, que seria o de três anos previsto no texto constitucional. O edital do estado do Rio de Janeiro não fala em atividade jurídica, e sim em prática forense, compreendendo as seguintes funções: advogado, juiz de Direito,

15 15 membro do MP, Defensoria Pública, delegado, serventuário ou funcionário da Justiça, do MP ou da Defensoria Pública. Ainda, aceita a contagem do período de estágio. No entanto, o tempo exigido seria também de cinco anos, e não três, como exigido constitucionalmente. Quanto ao momento da comprovação, foram encontradas três hipóteses: no momento da posse (editais do Amazonas e Bahia, porquanto só tratam dos requisitos para a investidura no cargo), por ocasião da inscrição preliminar (edital do Mato Grosso), e por ocasião da inscrição definitiva (editais de Minas Gerais e Rio de Janeiro). Interessante verificar que, no caso do edital de concurso para juiz substituto no estado do Paraná, em nenhum momento se fez referência à novel exigência não se exige a atividade jurídica como requisito para a inscrição, tampouco são exigidos documentos que a comprovem por ocasião da inscrição preliminar ou da definitiva. Quanto aos editais publicados após a Resolução do CNJ, pôde-se ver que a maioria deles já estava adequada ao conteúdo da mesma, ou seja, utilizavam a mesma definição de atividade jurídica 37, e determinavam a comprovação por ocasião da inscrição definitiva. Verificaram-se, porém, pequenas diferenças em alguns editais. 37 Aquela exercida com exclusividade por bacharel em Direito, bem como o exercício de cargos, empregos ou funções, inclusive de magistério superior, que exija a utilização preponderante de conhecimento jurídico, vedada a contagem do estágio acadêmico ou qualquer outra atividade anterior à colação de grau, sendo admitidos, também, os cursos de pós-graduação na área jurídica reconhecidos pelas Escolas Nacionais de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, ou pelo Ministério da Educação, desde que integralmente concluídos com aprovação.

16 16 O edital de Mato Grosso do Sul enumera algumas atividades que estariam compreendidas naquelas mencionadas na Resolução (apesar de não fazer menção a ela). No entanto, considera como atividade jurídica somente a freqüência com aproveitamento em curso oficial de preparação à Magistratura, não mencionando outros cursos de pós-graduação na área jurídica. No mesmo sentido atua o edital de Santa Catarina, apesar de, no restante, adotar o mesmo texto da Resolução. O edital de Minas Gerais referente ao concurso de 2006 vale-se dos mesmos conceitos da Resolução. Entretanto, como realizado quando do edital de 2005, trata diferentemente os ocupantes dos cargos de Escrivão Judicial, Contador- Tesoureiro Judicial, Oficial de Justiça Avaliador, Escrevente Judicial, Oficial Judiciário e Comissário de Menores. Para estes, o prazo a ser cumprido seria de cinco anos, sendo pelo menos três após a colação de grau. Ou seja, admitiria indiretamente a atividade anterior à obtenção do diploma nesses casos, ao contrário do disposto na Resolução, em virtude de exigir um tempo maior de atividade jurídica aos mesmos. O edital do Pará adota um conceito mais restrito que o da Resolução, pois considera como atividade jurídica somente a advocacia (com participação anual mínima em 5 feitos), o magistério jurídico em nível superior, a assessoria ou consultoria jurídica e o exercício de cargo ou função pública privativos de bacharel em Direito. O edital do Espírito Santo é o que mais se diferencia, ao falar em prática forense, considerando esta como a prática da advocacia, judicatura, Ministério

17 17 Público ou funções correlatas, ou curso da Magistratura oficial que inclua em sua grade curricular a disciplina de estágio supervisionado de prática jurídica ou seja, admite o tempo de estágio no cômputo total. Ainda, a comprovação do requisito se daria por ocasião da posse, e não da inscrição definitiva, como nos outros editais. Infere-se que o edital de São Paulo também exige a comprovação quando da posse, pois seria neste momento que o diploma de bacharel em Direito seria exigido; no entanto, o edital não é claro neste aspecto. No restante, este adota o mesmo texto da Resolução. Diferentemente, ao serem estudados os editais referentes à carreira do Ministério Público publicados antes da Resolução nº 04/2006 do CNMP, verificam-se pequenas diferenças, vale dizer, uma maior harmonia entre os mesmos. Observouse, ainda, uma maior amplitude conceitual da expressão atividade jurídica, ao serem comparados com a maioria dos editais para concurso de Juiz substituto. Os editais para a carreira do Ministério Público publicados antes da resolução do CNMP (concursos dos estados do Amapá, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, e do Distrito Federal), compreendem o exercício da advocacia ou de cargo, emprego ou função pública privativos de bacharel em Direito no conceito de atividade jurídica. Alguns destes editais incluem, ainda, o magistério jurídico em nível superior (editais dos estados do Pará, Rondônia e Santa Catarina), a conclusão de cursos jurídicos realizados por escolas oficiais do Ministério Público, Magistratura ou Defensoria Pública (editais dos estados do Rio de janeiro e Santa Catarina), e exercício de outros cargos, empregos ou funções públicas que, embora não privativos de bacharel em Direito, exijam

18 18 conhecimento jurídico (editais de Minas Gerais, Rio de janeiro e Rondônia). Salientase, ainda, que a maioria dos editais pesquisados (Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e Santa Catarina) admite o período de estágio profissional no cômputo do período exigido. O momento da comprovação da atividade jurídica seria por ocasião da inscrição definitiva (entretanto, os editais de Goiás, Pará e Rio de Janeiro só a exigem como requisito para a posse). Quanto aos editais publicados após a Resolução nº 04/2006 do CNMP (dos estados de Roraima, São Paulo e Tocantins), observa-se que todos tinham seu conteúdo adequado aos termos da mesma, vale dizer, compreendiam as mesmas atividades e exigiam a comprovação da atividade jurídica quando da inscrição definitiva. Vários destes editais foram objeto de Mandado de Segurança, em vários estados, com a alegação principal de que a exigência de o candidato possuir atividade jurídica só poderia se dar por ocasião da posse. No estado do Mato Grosso verificou-se haver vários julgados acerca desta matéria (vinte e três, segundo dados encontrados no site do Tribunal), observandose que o egrégio Tribunal daquele estado considera legal a exigência no momento da inscrição (preliminar, como já se viu). Em relação à natureza jurídica das normas constitucionais, o entendimento é de que seriam normas de eficácia plena. Assim, observem-se as jurisprudências deste tribunal que tratam de tais assuntos: MANDADO DE SEGURANÇA - CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA - EDITAL QUE ESTABELECE A COMPROVAÇÃO DE ATIVIDADE JURÍDICA PELO CANDIDATO - EXIGÊNCIA AMPARADA

19 NO ART. 93, I, DA CF - NORMA DE EFICÁCIA PLENA - APLICABILIDADE INDEPENDENTE DE ELABORAÇÃO DE LEI COMPLEMENTAR POSTERIOR - APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS REFERENTES À HABILITAÇÃO AO CARGO NO ATO DA INSCRIÇÃO PRELIMINAR - REQUISITO PREVISTO NO EDITAL DE ABERTURA DO CONCURSO - CONTRARIEDADE À SÚMULA 266/STJ - INOCORRÊNCIA - FIXAÇÃO DO INTERSTÍCIO DE TRÊS ANOS DE ATIVIDADE JURÍDICA - ADOÇÃO DE CRITÉRIO OBJETIVO QUE NÃO CONTRARIA OS PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA, ISONOMIA E AMPLO ACESSO AO TRABALHO E AO CARGO PÚBLICO - DIREITO LÍQUIDO E CERTO NÃO DEMONSTRADO - SEGURANÇA DENEGADA. A exigência de que o candidato comprove o exercício de atividade jurídica por, no mínimo, três anos, prevista no edital de abertura do concurso para ingresso na carreira da Magistratura, decorre do disposto no art. 93, I, da Constituição Federal, com a nova redação dada pela Emenda Constitucional n 45/2004, que, embora contenha em seu bojo a expressão lei complementar (...) disporá, é norma de eficácia plena e, pode, por isso, ser aplicado, desde logo, independentemente da edição de lei complementar posterior. A imposição de que o candidato apresente a documentação necessária à habilitação ao cargo público, no ato da inscrição preliminar, deve ser rigorosamente cumprida, pois decorre de previsão contida no edital, que é a lei interna do concurso público, e, outrossim, não ofende a Carta Magna. Ademais, embora a Súmula 266 do Superior Tribunal de Justiça seja uma diretriz para o julgador na entrega da prestação jurisdicional, não impede que o mesmo perfilhe entendimento diverso MANDADO DE SEGURANÇA - CONCURSO PARA INGRESSO NA MAGISTRATURA - EDITAL - REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO - EXIGÊNCIA - INTELIGÊNCIA DO ART. 93, I, DA CF, ALTERADO PELA EC 45/04 - EFICÁCIA PLENA DA NORMA - INEXISTÊNCIA DE DIREITO LÍQUIDO E CERTO - SEGURANÇA DENEGADA. Para ingressar na carreira da Magistratura, a Emenda Constitucional n 45/2004, que introduziu a Reforma no Judiciário brasileiro, exige, no ato da inscrição no concurso público, que o candidato comprove ser bacharel em direito, com 03 (três) anos, no mínimo, de atividade jurídica 39. Colacionam-se outros julgados encontrados sobre esta matéria, a título de ilustração, haja vista que, como foram encontradas poucas ementas na MATO GROSSO. Tribunal de Justiça. Mandado de Segurança individual n 23728/2005. Impetrante: Eduardo Alexandre de Figueiredo. Impetrado: Exmo. Sr. Des. Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; Exmo. Sr. Des. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso para ingresso na Magistratura de carreira do Estado de Mato Grosso. Relator: Des. José Ferreira Leite. Cuiabá, 25 de agosto de Disponível em: < Acesso em: 20 set MATO GROSSO. Tribunal de Justiça. Mandado de Segurança individual n 23548/2005. Impetrante: Juliene Alini da Rocha da Silva. Impetrado: Exmo. Sr. Des. Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso; Exmo. Sr. Des. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e títulos para ingresso na Magistratura de carreira do Estado de Mato Grosso. Relator: Des. Benedito Pereira do Nascimento. Cuiabá, 13 de outubro de Disponível em: < 05_63257.pdf>. Acesso em: 28 ago

20 jurisprudência de outros estados, não se pode dizer que cada Tribunal firmou um entendimento sobre o assunto: 20 MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DE JUIZ DE DIREITO SUBSTITUTO DA JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS. REQUISITO EXIGIDO PELO EDITAL PARA INSCRIÇÃO DEFINITIVA. NO MÍNIMO TRÊS ANOS DE BACHARELADO EM DIREITO E DE ATIVIDADE JURÍDICA. REQUISITOS NÃO SATISFEITOS. MOMENTO CERTO PARA COMPROVAÇÃO: O INGRESSO NA CARREIRA. INTELIGÊNCIA DO ART. 93, I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45, DE 08/12/2004. SÚMULA 266 DO STF. CONCESSÃO DA SEGURANÇA. A exigência da comprovação de três anos de bacharelado em Direito e de atividade jurídica para a inscrição no concurso para provimento de cargos de Juiz de Direito Substituto da Justiça do Distrito Federal e Territórios, embora legítima, deve ser satisfeita por ocasião da posse no cargo. Essa a interpretação mais escorreita a ser conferida ao art. 93, inciso I da Constituição Federal, com as alterações introduzidas pela EC n 45, de 08/12/2004, que, em sua solar clareza, exige do candidato que tal requisito seja comprovado quando do ingresso na carreira. O ingresso na carreira, segundo a doutrina administrativista, se dá com a investidura no cargo e esta, por sua vez, se dá com a posse e não com a aprovação no concurso, daí se ter com desarrazoada a exigência no ato da inscrição do certame. Segurança que se concede, a fim de se conferir ao Impetrante o direito de prosseguir nas demais etapas do certame, caso aprovado na primeira 40. Concurso público. Inscrição. Comprovação atividade jurídica. A comprovação da atividade jurídica é pressuposto a ser exigido no ato de investidura do candidato, não no momento da inscrição no concurso público 41. Pesquisando-se a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, foi encontrado unicamente o seguinte julgado: RECURSO ORDINÁRIO EM MANDADO DE SEGURANÇA. CONCURSO PÚBLICO. MAGISTRATURA DO ESTADO DA BAHIA. EXERCÍCIO DE ATIVIDADE JURÍDICA POR TRÊS ANOS. COMPROVAÇÃO. 1. É legítima, legal e constitucional a exigência de tempo de exercício de atividade jurídica pelo período mínimo de três anos para o ingresso na Magistratura, mas o seu conceito deve ser interpretado de forma ampla, de 40 DISTRITO FEDERAL. Tribunal de Justiça. Mandado de Segurança n Impetrante: Elias Higino dos Santos Neto. Impetrado: Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Relator: Des. Natanael Caetano. Brasília, 18 de outubro de Disponível em: < Acesso em: 28 ago SANTA CATARINA. Tribunal de Justiça. Mandado de Segurança n Impetrante: Rogério Manke. Impetrado: Presidente do Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina. Relatora: Juíza Sônia Maria Schmitz. Florianópolis, 14 de dezembro de Disponível em: < >. Acesso em: 28 ago

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2014 (Do Sr. Moreira Mendes e outros) Altera o artigo 93, o artigo 129 e o artigo 144, da Constituição Federal, para exigir do bacharel em Direito, cumulativamente,

Leia mais

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO PARANÁ

ESCOLA DA MAGISTRATURA DO PARANÁ REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ATIVIDADES JURÍDICAS COMPLEMENTARES COMO COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PREPARAÇÃO À MAGISTRATURA, OFERTADO PELA 1 E PARA CONTAGEM DE TEMPO DE ATIVIDADE JURÍDICA PARA FINS

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014

PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 PROJETO DE LEI Nº, DE 2014 (Do Sr. Arthur Oliveira Maia) Altera a redação do art. 3º da Lei nº 8.650, de 20 de abril de 1993, para suprimir qualquer restrição ou preferência legal na contratação de treinador

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 5.054 DE 2005 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO REGIS DE OLIVEIRA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 5.054 DE 2005 VOTO EM SEPARADO DO DEPUTADO REGIS DE OLIVEIRA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 5.054 DE 2005 Torna obrigatório o exame de ordem para todos os que quiserem inscrever-se como advogado. Autor: Deputado Almir Moura Relator:

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Gestão Pública Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais de Pessoal Coordenação-Geral de Aplicação das Normas NOTA TÉCNICA Nº 140/2014/CGNOR/DENOP/SEGEP/MP

Leia mais

Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6)

Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6) Meritíssimo Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional R-1870/11 (A6) O Provedor de Justiça, no uso da competência prevista no artigo 281.º, n.º 2, alínea d), da Constituição da República Portuguesa,

Leia mais

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL

ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL 1 ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE MAGISTRADOS ENFAM FUNDAMENTAÇÃO CONSTITUCIONAL No tocante à composição e gestão da Enfam (art. 105, parágrafo único, I): Funcionarão junto ao Superior

Leia mais

QUEM É QUE ESTÁ DISPENSADO DO EXAME DE ORDEM DA OAB?

QUEM É QUE ESTÁ DISPENSADO DO EXAME DE ORDEM DA OAB? QUEM É QUE ESTÁ DISPENSADO DO EXAME DE ORDEM DA OAB? Autor: Joselito Alves Batista. Advogado atuante na Capital do Estado de São Paulo, graduado pela Universidade São Francisco, pós-graduado em Direito

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Quinto constitucional Antonio Pessoa Cardoso* Quinto constitucional é o mecanismo que confere vinte por cento dos assentos existentes nos tribunais aos advogados e promotores; portanto,

Leia mais

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES PROCESSO N. 515/08 PROTOCOLO N.º 5.673.675-1 PARECER N.º 883/08 APROVADO EM 05/12/08 CÂMARA DE LEGISLAÇÃO E NORMAS INTERESSADA: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES MUNICÍPIO: ITAIPULÂNDIA

Leia mais

Gabinete do Conselheiro Almino Afonso Fernandes

Gabinete do Conselheiro Almino Afonso Fernandes PROCESSO N 0.00.000.000237/2012-32 ASSUNTO: Pedido de Providências RELATOR: Conselheiro Almino Afonso Fernandes REQUERENTE: Associação Nacional dos Procuradores da República e outros EMENTA PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada

Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Regulamento dos Cursos da Diretoria de Educação Continuada Art. 1º Os Cursos ofertados pela Diretoria de Educação Continuada da Universidade Nove de Julho UNINOVE regem-se pela legislação vigente, pelo

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2012.0000468176 ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2012.0000468176 ACÓRDÃO Registro: 2012.0000468176 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 9066515-49.2009.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é apelante BANCO NOSSA CAIXA S A, é apelado SESVESP

Leia mais

Nº 11/CSMPF GAB/MC PROCESSO Nº : 1.00.001.000097/2006-99

Nº 11/CSMPF GAB/MC PROCESSO Nº : 1.00.001.000097/2006-99 Nº 11/CSMPF GAB/MC PROCESSO Nº : 1.00.001.000097/2006-99 INTERESSADO : Doutor Igor Nery Figueiredo RELATORA : Conselheira MARIA CAETANA CINTRA SANTOS ASSUNTO : 22º Concurso Público para Provimento de Cargos

Leia mais

12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais.

12. Assinale a opção correta a respeito da composição e do funcionamento das juntas eleitorais. TRE-MT ANALIS. JUD. ADM CESPE 9. Assinale a opção correta com relação aos órgãos da justiça eleitoral. a) A justiça eleitoral é composta pelo Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), pelo TRE, na capital de

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964

DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964 DECRETO nº 53.464 de 21-01-1964 Regulamenta a Lei nº 4.119, de agosto de 1962, que dispõe sobre a Profissão de Psicólogo. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o art.87, item

Leia mais

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ALVARO DIAS RELATOR AD HOC: Senador ANTONIO CARLOS JÚNIOR

PARECER Nº, DE 2010. RELATOR: Senador ALVARO DIAS RELATOR AD HOC: Senador ANTONIO CARLOS JÚNIOR PARECER Nº, DE 2010 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição nº 95, de 2003, primeiro signatário o Senador Paulo Paim, que dá nova redação ao inciso III,

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5.

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI Nº 3.405, DE 1997 (apensados os de nºs 2.204/1999, 3.503/2008 e 5. Autor: Dep. Celso Russomanno Relator: Dep. Ricardo Tripoli COMPLEMENTAÇÃO DE VOTO EM SEPARADO Li, com bastante atenção, o bem elaborado voto do Relator, Dep. RICARDO TRÍPOLI, que buscou dar ao tema tratado

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE PROCESSUS REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 0 ÍNDICE NATUREZA E FINALIDADE 2 COORDENAÇÃO DOS CURSOS 2 COORDENAÇÃO DIDÁTICA 2 COORDENADOR DE CURSO 2 ADMISSÃO AOS CURSOS 3 NÚMERO

Leia mais

Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia Procuradoria-Geral de Contas

Ministério Público de Contas do Estado de Rondônia Procuradoria-Geral de Contas NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA Nº 22/2012/PGMPC O MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA, por meio da, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, em especial as constantes no art. 129

Leia mais

<CABBCDAAADBCAADACBBCBACCBABCADCABDAAA DDABCAAD>

<CABBCDAAADBCAADACBBCBACCBABCADCABDAAA DDABCAAD> INCIDENTE DE ARGUIÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE ARTIGOS 3º, INCISO I, ALÍNEA E, E 10, INCISOS II E V, DA LEI COMPLEMENTAR 29/1997 ARTIGOS 1º. E 3º, INCISOS

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)

ASSESSORIA JURÍDICA. PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) ASSESSORIA JURÍDICA PARECER N 7/AJ/CAM/2002 Brasília (DF), 11 de junho de 2002. PARA: DA: REFERÊNCIA: Senhora Presidente do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) Assessoria Jurídica Expedientes Jurídicos

Leia mais

Nota Técnica nº 555 /2010/COGES/DENOP/SRH/MP. ASSUNTO: Adicional por Plantão Hospitalar. Referência: Documento nº 04500.

Nota Técnica nº 555 /2010/COGES/DENOP/SRH/MP. ASSUNTO: Adicional por Plantão Hospitalar. Referência: Documento nº 04500. MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Recursos Humanos Departamento de Normas e Procedimentos Judiciais Coordenação-Geral de Elaboração, Sistematização e Aplicação das Normas Nota

Leia mais

APOSENTADORIAS. Aposentadoria por invalidez permanente;

APOSENTADORIAS. Aposentadoria por invalidez permanente; APOSENTADORIAS Aposentadoria é o direito que o servidor tem à inatividade remunerada, em decorrência de invalidez, da idade, ou oriunda da conjugação de vários requisitos, quais sejam: tempo de exercício

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE RESOLUÇÃO Nº 003/2007 CONEPE Aprova o Regimento dos Cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade do Estado de Mato Grosso. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONEPE, da Universidade

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

PARECER ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS

PARECER ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS RELATÓRIO PARECER ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS Considerando a multiplicação de solicitações encaminhadas à Comissão de Fiscalização COFI do CRESS 17ª Região a respeito de acumulação de cargos públicos,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 18 de agosto de 2014. MENSAGEM Nº 032/2014 Exmo. Sr. Francisco Ricardo Gattini DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG Senhor Presidente, Com meus cordiais e respeitosos cumprimentos,

Leia mais

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE MONITORIA DO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, março de 2011 REGULAMENTO DE MONITORIA ACADÊMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA Capítulo I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º

Leia mais

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015.

RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. RESOLUÇÃO PGE Nº 3743 18 DE MARÇO DE 2015. ESTABELECE NORMAS SOBRE OS RELATÓRIOS DOS ÓRGÃOS LOCAIS E SETORIAIS DO SISTEMA JURÍDICO E REVOGA A RESOLUÇÃO PGE Nº 2.928, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011. A PROCURADORA-GERAL

Leia mais

Artigo jurídico para publicação. Classificação: parecer. Título:

Artigo jurídico para publicação. Classificação: parecer. Título: Dados pessoais: Autora: Alessandra Chaves Braga Guerra Procuradora Federal na Advocacia-Geral da União. Graduada em direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB e em Nutrição pela Universidade

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA GERAL DOS CONSELHOS SUPERIORES DELIBERAÇÃO Nº 044/2005 CONSELHO DEPARTAMENTAL EM 25 DE NOVEMBRO DE

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.962, DE 2012 Altera e inclui dispositivos na Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

PORTARIA CAPES Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011

PORTARIA CAPES Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011 PORTARIA CAPES Nº 193, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011 Fixa normas e procedimentos para a apresentação e avaliação de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado. O Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento

Leia mais

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS

DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA EMENTA: ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR POSSIBILIDADE DO PROFISSIONAL MÉDICO EXERCER A ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR RESOLUÇÃO CFM Nº 1441/94. Referência: Protocolo CFM nº 905/95 ORIGEM:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br A isenção da contribuição previdenciária dos servidores públicos (abono de permanência) Luís Carlos Lomba Júnior* O presente estudo tem como objetivo traçar breves considerações

Leia mais

CONSTITUIÇÃO FEDERAL

CONSTITUIÇÃO FEDERAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,

Leia mais

ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MILITARES

ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MILITARES ACUMULAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MILITARES 1. INTRODUÇÃO O presente estudo tem por finalidade analisar a possibilidade de um militar exercer, na ativa ou na reserva remunerada, outro cargo público e receber,

Leia mais

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013

DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 DECRETO Nº 713, DE 1º DE ABRIL DE 2013 Publicado no DOE(Pa) de 02.04.13. Institui o Programa de Parcerias Público-Privadas PPP/PA e regulamenta o Conselho Gestor de Parcerias Público- Privadas do Estado

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 24/6/2003 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 24/6/2003 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 24/6/2003 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: UF Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia

Leia mais

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015.

Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 510, de 13 de outubro de 2015. O PRESIDENTE

Leia mais

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria

Faculdade Marista Regulamento de Monitoria Faculdade Marista Regulamento de Monitoria INTRODUÇÃO Art. 1º - O presente Regulamento regula e disciplina a atividade acadêmica da MONITORIA para estudantes do Cursos de Graduação da Faculdade Marista,

Leia mais

S E N A D O F E D E R A L Gabinete do Senador RONALDO CAIADO PARECER Nº, DE 2015

S E N A D O F E D E R A L Gabinete do Senador RONALDO CAIADO PARECER Nº, DE 2015 PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 32 de 2015, que dispõe sobre a criação de cargos de provimento efetivo, de cargos em comissão e

Leia mais

12º CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CLASSE DE INGRESSO DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

12º CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE CARGOS NA CLASSE DE INGRESSO DA CARREIRA DE PROCURADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Expediente nº 028348-10.00/10-6 Mariana Schulter Vieceli pede, tempestivamente, reconsideração da nota obtida na Prova de Títulos do 12º Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos na

Leia mais

A legitimidade da CNseg

A legitimidade da CNseg 18 A legitimidade da CNseg Para provocar o controle abstrato de constitucionalidade pelo Supremo Tribunal Federal FELIPE MONNERAT 19 A Constituição Federal de 1988 prevê mecanismos de controle da compatibilidade

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2015 As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do 3º do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:

Leia mais

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público:

Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Excelentíssimo Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos, DD. Presidente do Conselho Nacional do Ministério Público: Venho à presença de Vossa Excelência, nos termos do Regimento Interno deste Conselho, apresentar

Leia mais

Questões Fundamentadas do Regimento Interno do TRT 5ª Região Art. 1º ao 72. Concurso 2013

Questões Fundamentadas do Regimento Interno do TRT 5ª Região Art. 1º ao 72. Concurso 2013 Para adquirir a apostila 160 Questões Fundamentadas Do Regimento Interno do TRT Bahia 5ª Região - Art. 1º ao 72 acesse o site www.odiferencialconcursos.com.br S U M Á R I O Apresentação...3 Questões...4

Leia mais

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013

COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO PROJETO DE LEI Nº 5.339, DE 2013 (Apenso: Projeto de Lei nº 4.865, de 2012) Altera o art. 20 da Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, para instituir

Leia mais

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO

Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO Curso de Especialização EM DIREITO ADMINISTRATIVO ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Administrativo. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer

Leia mais

Responsável (CPF): Nelson Monteiro da Rocha (549.133.147-34)

Responsável (CPF): Nelson Monteiro da Rocha (549.133.147-34) Tribunal de Contas da União Data DOU: 19/07/2004 Colegiado: Segunda Câmara Número da Ata: 25/2004 Texto do Documento: RELAÇÃO Nº 58/2004 - Segunda Câmara - TCU Gabinete do Ministro Benjamin Zymler Relação

Leia mais

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado

CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado CARTA DE OPINIÃO - IBGC 1 Comitê de Auditoria para Instituições Financeiras de Capital Fechado Em maio de 2004 foi publicada a Resolução 3.198 do Conselho Monetário Nacional, que trouxe, entre outras novidades,

Leia mais

2.6.2. Entidades fundacionais as fundações públicas 2.6.2.1. Conceito

2.6.2. Entidades fundacionais as fundações públicas 2.6.2.1. Conceito Esses consórcios, a fim de poder assumir obrigações e exercer seus direitos perante terceiros, precisam de personalidade jurídica, assim, a citada lei dispôs que eles serão pessoas jurídicas de direito

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 25/06/2007

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 25/06/2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Instituto Monte Horebe UF: DF ASSUNTO: Solicita manifestação quanto à legalidade da Resolução CFC nº 991/2003, de 11/12/2003, e a situação

Leia mais

Poderes Administrativos. Professora: Paloma Braga

Poderes Administrativos. Professora: Paloma Braga Poderes Administrativos Professora: Paloma Braga Poderes Administrativos - Conceito São os meios ou instrumentos através dos quais a Administração Pública exerce a atividade administrativa na gestão dos

Leia mais

JORNADA DE TRABALHO/PONTO ELETRÔNICO

JORNADA DE TRABALHO/PONTO ELETRÔNICO JORNADA DE TRABALHO/PONTO ELETRÔNICO 1 O art. 19 da Lei nº 8.112/90, com a redação dada pela Lei nº 8.270/91, estabelece que os servidores públicos deverão cumprir jornada de trabalho fixada em razão das

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS Compete à Coordenadoria de Estágios Supervisionados: promover, coordenar, supervisionar e avaliar o Estágio de Prática Forense. O Estágio

Leia mais

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA

O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA O REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TAQUARITINGA 1. INTRODUÇÃO A previdência social no Brasil pode ser divida em dois grandes segmentos, a saber: Regime Geral de Previdência Social (RGPS):

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado Controle de Ponto do Trabalhador terceirizado 13/11/2013 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

O DESPACHANTE, O AJUDANTE E A RFB. Domingos de Torre 13.11.2014

O DESPACHANTE, O AJUDANTE E A RFB. Domingos de Torre 13.11.2014 O DESPACHANTE, O AJUDANTE E A RFB. Domingos de Torre 13.11.2014 O artigo 5º, 3º do Decreto-lei nº 2.472/1988 dispõe que Para execução das atividades de que trata este artigo, o Poder Executivo disporá

Leia mais

Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014

Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014 Processo PGT/CCR/ICP/Nº 7698/2014 Câmara de Coordenação e Revisão Origem: PRT 8ª Região Interessados: 1. MPT PRT/8ª - PTM. 2. Elite Serviços de Segurança LTDA Assunto: Exploração do Trabalho da Criança

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS REGIONAL GOIÂNIA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA Regulamento Específico do Curso de Especialização em Homeopatia Veterinária CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA

CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA Instituto de Física Instituto de Geociências Instituto de Matemática Observatório do Valongo CURSO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA TERRA REGULAMENTO I DOS OBJETIVOS

Leia mais

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS)

CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) CURSO DE DIREITO REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA E DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO TÍTULO I DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Leia mais

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR

PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR PEDIDOS DE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDAS DAS ENTIDADES ORIENTAÇÕES TÉCNICAS DO CAOPCAE/PR 1 - A autorização para que crianças e adolescentes passem as festas de final de

Leia mais

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia.

1º Anexo a estas Normas haverá um conjunto de Resoluções de caráter transitório que legislarão sobre assuntos específicos do Programa em Astronomia. NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASTRONOMIA DO ON Capítulo 1 Das disposições gerais Capítulo 2 Da constituição do Corpo Docente Capítulo 3 Da orientação do aluno Capítulo 4 Da admissão e matrícula

Leia mais

(PROCESSO Nº 1.0000.12.121862-2/000 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO JUDICIÁRIAS)

(PROCESSO Nº 1.0000.12.121862-2/000 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO JUDICIÁRIAS) EMENDA Nº 01 AO ANTEPROJETO DE LEI QUE CRIA CARGOS NOS QUADROS DE PESSOAL DA SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA E DA JUSTIÇA DE PRIMEIRA INSTANCIA DO PODER JUDICIARIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. (PROCESSO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU R E G I M E N T O G E R A L PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Regimento Geral PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Este texto foi elaborado com as contribuições de um colegiado de representantes da Unidades Técnico-científicas,

Leia mais

Instrução Normativa xx de... 2014.

Instrução Normativa xx de... 2014. REGULAMENTO PARA AFASTAMENTO DE SERVIDORES DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA CAPACITAÇÃO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU E PÓS-DOUTORADO

Leia mais

LEI Nº 3.848, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1960

LEI Nº 3.848, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1960 LEI Nº 3.848, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1960 Cria a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. O Presidente da República, Faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a

Leia mais

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS.

www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. www.brunoklippel.com.br QUESTÕES COMENTADAS DE DIREITO DO TRABALHO PARTE 1 PRINCÍPIOS. 1. MEUS CURSOS NO ESTRATÉGIA CONCURSOS: Estão disponíveis no site do Estratégia Concursos (www.estrategiaconcursos.com.br),

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO

FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO FACULDADES INTEGRADAS BARROS MELO REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - DIREITO DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento disciplina o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e o Estágio

Leia mais

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e;

Considerando que as Faculdades Integradas Sévigné estão em plena reforma acadêmica que será implementada a partir de 2009 e; RESOLUÇÃO CSA 02/2009 REFERENDA A PORTARIA DG 02/2008 QUE APROVOU A INSERÇÃO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NÃO OBRIGATÓRIOS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS OFERTADOS PELAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ.

Leia mais

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT]

NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS. INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] NBA 10: INDEPENDÊNCIA DOS TRIBUNAIS DE CONTAS INTRODUÇÃO [Issai 10, Preâmbulo, e NAT] 1. Os Tribunais de Contas somente podem realizar suas tarefas quando são independentes da entidade auditada e são protegidos

Leia mais

PROVIMENTO Nº 116 DE 14 DE JULHO DE 1997

PROVIMENTO Nº 116 DE 14 DE JULHO DE 1997 CORREGEDORIA-GERAL PROVIMENTO Nº 116 DE 14 DE JULHO DE 1997 O Excelentíssimo Doutor ALBERTO NOGUEIRA, Vice-Presidente e Corregedor - Geral do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no uso de suas atribuições

Leia mais

JOVEM APRENDIZ. Resultado do Aprofundamento dos Estudos. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação

JOVEM APRENDIZ. Resultado do Aprofundamento dos Estudos. Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Resultado do Aprofundamento dos Estudos Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Introdução A formação técnico-profissional de jovens é de grande importância para sua inserção

Leia mais

ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014

ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 ATO GP/CR/EJ TRT5 Nº 0003, DE 19 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta provisoriamente a atividade do juizorientador no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. O PRESIDENTE, O CORREGEDOR REGIONAL

Leia mais

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will

Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will Aulas 1 e 2 de Direito Eleitoral Professor: Will 1) Mudanças que se sujeitam ao princípio da anualidade: a) mudança na lei partidária (filiação, convenção, coligações, número de candidatos etc). b) mudança

Leia mais

L E I LEI Nº. 691/2007 DE 27 DE JUNHO DE 2.007

L E I LEI Nº. 691/2007 DE 27 DE JUNHO DE 2.007 LEI Nº. 691/2007 DE 27 DE JUNHO DE 2.007 SUMULA: DISPOE SOBRE PROCESSO SELETIVO PUBLICO E A CRIAÇÃO DE EMPREGO OU CARGO PUBLICO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA MUNICIPAL O Senhor LUIZ CARLOS ZATTA,

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, de 2013.

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, de 2013. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº, de 2013. (Do Sr. DAMIÃO FELICIANO) Disciplina a fixação do número de Deputados, nos termos do art. 45, 1º, da Constituição Federal, e dá outras providências. O Congresso

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO EMENDA ADITIVA PROJETO DE LEI N.º 2.648, DE 2015

CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO EMENDA ADITIVA PROJETO DE LEI N.º 2.648, DE 2015 COMISSÃO DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO EMENDA ADITIVA ao PROJETO DE LEI N.º 2.648, DE 2015 Altera dispositivos da Lei n.º 11.416, de 15 de dezembro de 2006, Plano das Carreiras dos Servidores

Leia mais

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos

Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos Minuta do Regimento Geral de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal de São Carlos CapítuloI Dos Objetivos Art.1º - Os cursos de pós-graduação lato sensu da Universidade Federal de São

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO VIII DA ORDEM SOCIAL CAPÍTULO II DA SEGURIDADE SOCIAL Seção II Da Saúde Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007

RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização

Leia mais

www.concursovirual.com.br

www.concursovirual.com.br DIREITO ADMINISTRATIVO TEMA: CONHECIMENTOS GERAIS CORREIOS/2015 CONHECIMENTOS GERAIS ESTADO UNITÁRIO - PODER CENTRAL (França) ESTADO COMPOSTO ESTADO UNITÁRIO (Formação histórica) ESTADO REGIONAL MENOS

Leia mais

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO

Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Vedação de transferência voluntária em ano eleitoral INTRODUÇÃO Como se sabe, a legislação vigente prevê uma série de limitações referentes à realização de despesas em ano eleitoral, as quais serão a seguir

Leia mais

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC

Coordenação de Pós-Graduação e Extensão. Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Coordenação de Pós-Graduação e Extensão Legislação sobre cursos de Pós-graduação Lato Sensu e Credenciamento da FACEC Os cursos de especialização em nível de pós-graduação lato sensu presenciais (nos quais

Leia mais

MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL

MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL MÓDULO II PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL LEGISLAÇÃO BÁSICA LEI Nº 11.738, DE 16/07/2008 1 Profissionais têm direito ao piso piso. O art. 1º e o 2º do art. 2º definem quais profissionais têm direito

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA ESPACIAIS ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENGENHARIA E GERENCIAMENTO DE SISTEMAS ESPACIAIS TÍTULO I DOS OBJETIVOS DO CURSO Art. 1º A Área de Concentração

Leia mais