Provas Finais de Ciclo 9. º A N O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Provas Finais de Ciclo 9. º A N O"

Transcrição

1 Provas Finais de Ciclo 9. º A N O

2 Afixação dos resultados da avaliação Afixação das pautas de avaliação final do 3.º período: 11 de junho Entrega de avaliações pelos diretores de turma e matrículas dos alunos: 11 junho ( )

3 Admitido à prova final ou Não Aprovação São admitidos à realização de provas finais no 9.º ano de escolaridade todos os alunos, exceto os que tenham obtido um conjunto de classificações na avaliação sumativa interna que já não lhes permita obter, após a realização das provas finais de Português e de Matemática, a menção de Aprovado.

4 Admitido à prova final ou Não Aprovação Alunos não aprovados: a) Classificação de frequência de nível 1 simultaneamente em Português e Matemática; b) Classificação de frequência inferior a nível 3 em três disciplinas, desde que nenhuma delas seja Português ou Matemática ou apenas uma delas seja Português ou Matemática e nela tenha obtido nível 1; c) Classificação de frequência inferior a nível 3 em quatro disciplinas, exceto se duas delas forem Português e Matemática e nelas tiver obtido classificação de nível 2; d) Classificação de frequência inferior a nível 3 em três ou mais disciplinas.

5 Exemplificação de situações de admissão à prova final Não Aprovado Admitido Port 1; Mat 1 Port 2; Mat 2 Port 2; Mat 2; e 3 ou mais negativas Port 3; Mat 2; e 3 ou mais negativas (e vice versa) Port 3; Mat 3 ; e 3 ou mais negativas Port 2; Mat 2; mais 1 ou 2 negativas Port 3; Mat 2; mais 1 ou 2 negativas (e vice versa) Port 3; Mat 3; mais 1 ou 2 negativas

6 Aluno admitidos à prova final Alunos admitidos à prova final realizam obrigatoriamente provas na 1ºfase. Realizam prova final de Matemática e de Português. Não realizam prova oral a Português. A inscrição deste alunos é automática. A não realização de qualquer prova ou componente de prova implica a não atribuição de classificação ou menção nessa disciplina e, consequentemente, a retenção do aluno no 9.º ano de escolaridade.

7 Calendário das provas finais 1.ª fase Prova Português Matemática Data segunda -feira 15 de junho sexta -feira 19 de junho Hora 9:30 9:30 Duração 90 minutos + 30 de tolerância Afixação de pautas da 1.ª Fase: 9 de julho de 2015

8 Classificação das provas finais As provas finais de ciclo são cotadas na escala percentual de 0 a 100, sendo a classificação final da prova convertida na escala de níveis de 1 a 5, de acordo com a seguinte tabela:

9 Classificação final das disciplinas A classificação final a atribuir às disciplinas de Matemática e Português é o resultado da média da classificação obtida na avaliação sumativa interna do 3.º período letivo e da classificação obtida pelo aluno na prova final, de acordo com a seguinte fórmula: CF = (7 Cf + 3Cp)/10 CF = classificação final da disciplina; Cf = classificação de frequência no final do 3.º período letivo; Cp = classificação da prova final. Cf Cp CF Cf Cp CF Cf Cp CF Cf Cp CF Cf Cp CF

10 Aprovação ou Não Aprovação No final do 9.º ano o aluno fica Não Aprovado, se estiver numa das seguintes condições: Tenha obtido simultaneamente classificação inferior a nível 3 nas disciplinas de Português e de Matemática; Tenha obtido classificação inferior a nível 3 em três ou mais disciplinas.

11 Alunos Não aprovados no conselho de turma (Não admitidos) Realizam provas de equivalência à frequência às disciplinas em que tenham obtido classificação final inferior a nível 3 na 1ºfase. Se após a saída das notas ainda mantiverem classificações inferiores a 3, podem realizar estas provas na 2ºfase de equivalência à frequência. Realizam as provas finais de Português e de Matemática apenas na 2ºfase. Nas disciplinas de Língua estrangeira I e II e Português realizam uma prova oral.

12 Alunos Não aprovados no conselho de turma (Não admitidos) Os encarregados de educação devem proceder à inscrição destes alunos (na secretaria) Data de inscrição: Para a 1ºfase de equivalência à frequência e 2ºfase das provas finais 2 dias úteis após a afixação das pautas do 3ºperíodo (até 12 de junho) Para as provas de equivalência à frequência da 2ºfase - 2 dias úteis após a afixação das pautas de exame da 1ºfase (até 10 de julho) Estão sujeitos a um pagamento de 5 no ato da sua inscrição.

13 Alunos Não aprovados no conselho de turma Provas de equivalência da 1ªfase SEGUNDA- 15 JUNHO TERÇA- 16 JUNHO QUARTA- 17 JUNHO QUINTA- 18 JUNHO SEXTA- 19 JUNHO SEGUNDA- 22 JUNHO TERÇA- 23 JUNHO QUARTA- 24 JUNHO 9.30 Inglês (21) Física e Química (11) Língua estrangeira II escrita (15)E,(16)F Ciências Naturais (10) História (19) Geografia (18) Inglês oral (21) Língua estrangeira II oral Educação Visual (14) Educação Física (26) Afixação de pautas da 1.ª Fase: 9 de julho de 2015

14 Alunos Não aprovados no conselho de turma Provas da 2ªfase Provas de equivalência à frequência: 15 a 24 de julho Provas finais de ciclo: Prova Português Matemática Data 25 de junho (quarta-feira) 27 de junho (sexta-feira) Hora 9:30 9:30 Duração 90 minutos + 30 de tolerância Afixação de pautas da 2.ª Fase: 4 de agosto de 2015

15 Classificação das provas de equivalência à frequência e provas finais Para os alunos não aprovados a classificação final de cada disciplina é a obtida na prova realizada. Nas provas de equivalência à frequência constituídas por duas componentes, a classificação das provas corresponde à média aritmética simples, arredondada às unidades, das classificações das duas componentes.

16 Alunos admitidos e Não aprovados após os exames na 1ºfase Realizam na 2ºfase, provas finais de ciclo e de equivalência à frequência apenas nas disciplinas em que tenham obtido classificação final inferior a nível 3. Nas disciplinas de Língua Estrangeira I e II e Português realizam uma prova oral. Os encarregados de educação devem proceder à inscrição destes alunos (na secretaria) Data de inscrição: 9 e 10 de julho Estão sujeitos a um pagamento de 5 no ato da sua inscrição.

17 Alunos aprovados, mas com classificação inferior a 3 nas disciplinas de Português ou Matemática Podem realizar a prova na 2.ª fase, correspondendo a classificação final da disciplina à obtida na prova da 2.ª fase. Não realizam prova oral a Português. Os encarregados de educação devem proceder à inscrição deste alunos (na secretaria) Data de inscrição: 9 e 10 de julho Estão sujeitos a um pagamento de 3 no ato da sua inscrição.

18 Aulas de apoio Objetivo: superar as dificuldades detetadas no percurso escolar dos alunos. Datas do período apoio para as provas finais: Entre 9 e 18 de junho o seu educando poderá usufruir de aulas de apoio e preparação para a prova final, de acordo com horário a definir.

19 Material para as provas Identificação do aluno: Os alunos não podem prestar provas sem serem portadores do seu cartão de cidadão/bilhete de identidade. O cartão de cidadão/bilhete de identidade deve estar em condições que não suscitem quaisquer dúvidas na identificação do aluno. Não são aceites os recibos de entrega de pedidos de emissão de cartão de cidadão. No caso de esquecimento será preenchido um auto de identificação, que deverá ser assinado pelo encarregado de educação.

20 Material para as provas O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica azul ou preta. Não é permitido o uso de corretor. Não é permitida a consulta de dicionário. Cada aluno pode utilizar apenas o seu material. As respostas são dadas em folha da EMEC fornecida pela escola. É fornecida ao aluno uma folha de rascunho que não será recolhida para classificação.

21 Material adicional para Matemática O aluno deve ser portador de material de desenho e de medição (lápis, borracha, régua graduada, esquadro, compasso e transferidor) e calculadora devidamente identificadas com o nome do aluno. O uso de lápis só é permitido nas construções que envolvam a utilização de material de desenho. As provas ou parte de provas realizadas a lápis, sem indicação expressa, não são consideradas para classificação;

22 Calculadoras Sempre que os alunos se apresentem com uma calculadora cujas características técnicas levantem dúvidas quanto à legitimidade da sua utilização, é lhes permitido o seu uso. Caso se venha a confirmar que a calculadora utilizada não é permitida, a prova é anulada. Os alunos só podem levar para a sala de exame uma única calculadora. Excecionalmente, a escola pode proceder ao empréstimo de uma calculadora, quando possível, na situação acima ou no caso de avaria.

23 Material não autorizado Os alunos não podem ter junto de si quaisquer suportes escritos não autorizados como, por exemplo, livros, cadernos, ou folhas nem quaisquer sistemas de comunicação móvel como computadores portáteis, aparelhos de vídeo ou áudio, telemóveis, relógios com comunicação wireless, bips,etc. Os objetos não necessários para a realização da prova como mochilas, carteiras, estojos, etc. são recolhidos por professores, sendo que os telemóveis deverão aí ser colocados devidamente desligados.

24 Material não autorizado telemóveis Qualquer telemóvel ou outro meio de comunicação móvel que seja detetado na posse de um aluno, quer esteja ligado ou desligado, determina a anulação da prova. Imediatamente antes da entrada na sala de prova, os professores solicitam aos alunos que efetuem uma auto verificação cuidada a fim de se assegurarem de que possuem o material necessário para a realização da prova, e que não possuem qualquer material ou equipamento não autorizado, em particular telemóveis.

25 Preenchimento das folhas de prova

26 Preenchimento das folhas de prova No cabeçalho das folhas de resposta, o aluno escreve: O seu nome completo, de forma legível e sem abreviaturas; Número do cartão de cidadão/bilhete de identidade; Local de emissão, no caso de ser portador de bilhete de identidade; Assinatura, conforme o cartão de cidadão/bilhete de identidade; A designação e código da prova a realizar; Ano de escolaridade e fase; As provas de exame não são substituídas, devendo, em caso de engano, os alunos riscar o que não interessa.

27 Prova de Matemática A prova de Matemática é constituída por duas partes: Na 1.ª parte da prova os alunos realizam o Caderno 1, no qual podem utilizar calculadora. A parte 1 tem uma duração de 35 minutos, a que acresce a tolerância de 10 minutos obrigatória; Na 2.ª parte da prova os alunos realizam o Caderno 2, no qual não é autorizada a utilização de calculadora. O caderno 2 tem uma duração 55 minutos, a que acresce a tolerância de 20 minutos de carácter facultativo. Entre as duas partes existe um intervalo para recolha das calculadoras, durante o qual os alunos não podem sair da sala.

28

29 DESISTÊNCIA DE REALIZAÇÃO DA PROVA Em caso de desistência de realização da prova não deve ser escrita pelo aluno qualquer declaração formal de desistência, nem no papel da prova nem noutro suporte qualquer. O aluno não pode abandonar a sala antes do final do tempo regulamentar da prova. A prova é enviada para classificação, ainda que tenha só os cabeçalhos preenchidos.

30 Informações prestadas pelo IAVE após a realização das provas Por regra, até 24 horas após a realização de cada uma das provas, serão disponibilizados na página do IAVE os enunciados e os respetivos critérios de classificação. Excecionalmente este prazo pode ser alargado até 72 horas.

31 IRREGULARIDADES A indicação no papel de prova de elementos suscetíveis de identificarem o examinando implica a anulação da prova. O único local onde o aluno se pode identificar é o cabeçalho. A utilização de expressões despropositadas, desrespeitosas ou descontextualizadas no papel da prova de exame pode implicar a anulação da mesma. Compete aos professores suspender imediatamente as provas dos alunos e de eventuais cúmplices que, no decurso da sua realização, cometam ou tentem cometer inequivocamente qualquer fraude, não podendo esses alunos abandonar a sala até ao fim do tempo da sua duração. Se algum aluno abandonar a sala antes do final será retido pelo Diretor e a prova é anulada.

32 Pedido de reapreciação É admitida a reapreciação das provas de exame de cuja resolução haja registo escrito em suporte papel, A classificação que resultar do processo de reapreciação é aquela que passa a ser considerada para todos os efeitos, ainda que inferior à inicial, não podendo, no entanto, implicar em caso algum a reprovação do aluno quando este já tiver sido aprovado No processo de reapreciação há a considerar duas fases distintas: A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova; A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação.

33 Pedido de consulta das provas O encarregado de educação deve preencher o requerimento de consulta da prova, em duplicado no prazo de dois dias úteis, após a publicação da respetiva classificação. A fotocópia da prova é fornecida ao encarregado de educação do dia seguinte à entrega do pedido. Se, após a consulta da prova, o requerente considerar que existem motivos para a reapreciação da mesma, deve apresentar requerimento, nos dois dias úteis seguintes à data em que a prova lhe foi facultada, em impresso próprio dirigido ao Presidente do JNE. Os serviços administrativos procedem à recolha do depósito da quantia de 25 emitindo o correspondente recibo.

34 Pedido de reapreciação O pedido de reapreciação é acompanhado de alegação justificativa, a apresentar no Modelo 10/JNE, a qual descreve os motivos que justificam o pedido de reapreciação, podendo ainda o aluno anexar pareceres e relatórios que melhor o fundamentem, desde que seja assegurado o anonimato da sua autoria. A alegação deve indicar as razões que fundamentam o pedido de reapreciação, as quais só podem ser de natureza científica ou de juízo sobre a aplicação dos critérios de classificação ou a existência de vício processual. A alegação não pode conter elementos identificativos do aluno ou referências à sua situação escolar, nestes se incluindo a menção a qualquer escola frequentada, ao número de disciplinas em falta para completar a sua escolaridade, às classificações obtidas nas várias disciplinas, bem como à classificação necessária para conclusão de ciclo.

35 Resultados das reapreciações Afixação dos resultados dos processos de reapreciação: das provas da 1.ª Fase: 4 de agosto de 2015 das provas da 2.ª Fase: 26 de agosto de 2015

36 Recomendações ao aluno para a realização das provas Confirmar que tem 0 documento de identificação com fotografia (BI, Cartão de Cidadão, ou outro), que deve ser apresentado aos professores vigilantes no dia da realização de cada prova. Escrever o nome ou outros elementos identificativos apenas nos espaços reservados para esse efeito, não se identificando em qualquer outro local da prova (situação que pode implicar a anulação da prova). Preencher de forma clara, completa e legível o cabeçalho dos enunciados ou das folhas de resposta. Ler todo o enunciado antes de começar a responder. Consultar as cotações da prova, no final do enunciado. Ler cuidadosamente o enunciado de cada item.

37 Recomendações ao aluno para a realização das provas Responder de forma clara, respeitando o que é pedido. Utilizar caligrafia legível. Usar de forma diferenciada maiúsculas e minúsculas, de acordo com as normas de ortografia em vigor. Verificar regularmente o tempo disponível. Fazer uma leitura final, verificando se estão cumpridas todas as instruções de realização apresentadas (por exemplo, se todas as respostas estão corretamente identificadas, se não existe mais do que uma resposta ao mesmo item ou se há respostas que não tenham sido passadas da folha de rascunho para a folha de respostas).

LEGISLAÇÃO. A legislação referente aos exames encontra-se disponível na página Web do Agrupamento de escolas António Nobre.

LEGISLAÇÃO. A legislação referente aos exames encontra-se disponível na página Web do Agrupamento de escolas António Nobre. LEGISLAÇÃO A legislação referente aos exames encontra-se disponível na página Web do Agrupamento de escolas António Nobre www.ae-anobre.pt Secretariado de Exames 4º e 6º anos Ano letivo 2013 /2014 AVALIAÇÃO

Leia mais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais

http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais http://www3.esvilela.pt/exames-nacionais PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO 3º CICLO 2016 QUAL O OBJETIVO E A QUEM SE DESTINAM AS PROVAS FINAIS? As provas finais do 3.º ciclo destinam-se a todos os alunos

Leia mais

Provas Finais de Ciclo 6 º A N O

Provas Finais de Ciclo 6 º A N O Provas Finais de Ciclo 6 º A N O Calendário das provas finais 1.ª fase obrigatória para todos os alunos Prova Português Matemática Data 19 de maio (terça-feira) 21 de maio (quinta-feira) Hora 09:30 09:30

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -3º CICLO

INFORMAÇÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -3º CICLO INFORMAÇÃO PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA -3º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO 9º ANO -1ª Fase 9º ANO -2ª Fase Português (91) Matemática

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2016

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2016 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO EXAMES NACIONAIS/ 2016 Reunião com Encarregados de Educação 30/05/2016 18,00 Horas Auditório Joaquim de Carvalho ENSINO SECUNDÁRIO Quais as disciplinas em que

Leia mais

PROVA FINAL DE CICLO 3.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO

PROVA FINAL DE CICLO 3.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO PROVA FINAL DE CICLO 3.º CICLO ANO DE ESCOLARIDADE DISCIPLINA CALCALENDARIZAÇÃO 9º ANO -1ª Fase 9º ANO -2ª Fase Português 15 de junho às 9:30 h 11:00/11:30h Matemática 19 de junho às 9:30 h 11:15/11:35

Leia mais

Provas Finais de Ciclo 4º e 6º ano 2014/2015

Provas Finais de Ciclo 4º e 6º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO ESCOLAS DE MIRANDA DO CORVO Provas Finais de Ciclo 4º e 6º ano 2014/2015 Reunião Pais e Encarregados de Educação 13 de maio de 2015 PROVAS FINAIS DE CICLO 4º e 6º ANO As provas finais de Português

Leia mais

19 de maio (2.ª feira) 21 de maio

19 de maio (2.ª feira) 21 de maio Prova 1.ª Fase 2.ª Fase Português 61 Matemática 62 19 de maio (2.ª feira) 21 de maio (4.ª feira) 9 de julho (4.ª feira) 14 de julho (2.ª feira) Horas 14:00h 09:30h A 2.ª fase é só para situações excecionais

Leia mais

COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES

COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames DESPACHO NORMATIVO N.º 13/2014,

Leia mais

PROVAS FINAIS 3º CICLO º ANO. PROVAS FINAIS de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA

PROVAS FINAIS 3º CICLO º ANO. PROVAS FINAIS de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA PROVAS FINAIS 3º CICLO 2017 9º ANO PROVAS FINAIS de PORTUGUÊS e MATEMÁTICA CALENDÁRIO e HORÁRIO 1ª FASE PORTUGUÊS - 22 de junho, às 9h30m. A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO PROVAS FINAIS/ Reunião com Encarregados de Educação. 24/05/ ,00 Horas.

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO PROVAS FINAIS/ Reunião com Encarregados de Educação. 24/05/ ,00 Horas. ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO PROVAS FINAIS/ 2017 Reunião com Encarregados de Educação 24/05/2017 18,00 Horas 9º ano Auditório Joaquim de Carvalho 4. Material específico autorizado 4.3. As

Leia mais

REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2016 Alunos 9º ano

REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2016 Alunos 9º ano Calendarização 1ª Fase REALIZAÇÃO DAS PROVAS FINAIS 2016 Alunos 9º ano Código Disciplina (Prova escrita) Data Horário 91 Português Português NE 17 de junho (6ª feira) 9:30 h 92 Matemática Matemática NE

Leia mais

Norma 02/EB/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS

Norma 02/EB/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS PROVAS FINAIS 2017 ENSINO BÁSICO Norma 02/EB/2017 INSTRUÇÕES ALUNOS PROCEDIMENTOS GERAIS 1. As pautas serão afixadas com a antecedência de 48 horas relativamente ao início das provas, contendo o dia, a

Leia mais

PROVAS FINAIS DE CICLO/EXAMES FINAIS NACIONAIS 2014

PROVAS FINAIS DE CICLO/EXAMES FINAIS NACIONAIS 2014 Modelo 08/JNE REQUERIMENTO PARA CONSULTA DA PROVA Exmº (a) Senhor(a) Diretor (a) da Escola, portador do Cartão de Cidadão/ Bilhete de Identidade nº, emitido pelo Arquivo de Identificação de, em / /, pretendendo

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (3.º Ciclo)

INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (3.º Ciclo) INFORMAÇÃO AOS DIRETORES DE TURMA, ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - 2016 (3.º Ciclo) Provas Finais do 3.º Ciclo Português (91) e Matemática (92) Calendário 1.ª Fase (obrigatória) Português - 17 de junho

Leia mais

RESUMO NORMA 02/JNE/2018 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação Provas e Exames do Ensino Básico

RESUMO NORMA 02/JNE/2018 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação Provas e Exames do Ensino Básico Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos RESUMO NORMA 02/JNE/2018 Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação Provas e Exames do Ensino Básico Avaliação A avaliação

Leia mais

EXAMES NACIONAIS - 2013 CALENDÁRIO. 10 de maio sexta-feira

EXAMES NACIONAIS - 2013 CALENDÁRIO. 10 de maio sexta-feira Provas finais do 1º Ciclo do Ensino Básico 1ª Fase (obrigatória) 2ª Fase Português (41) Matemática (42) Português (41) Matemática (42) 9.30 7 de maio 10 de maio 9 de julho 12 de julho - Não é permitida

Leia mais

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO (conforme Norma 02/JNE/2016) CALENDÁRIO DAS PROVAS NACIONAIS DE 9º ANO 2016 Dia Hora Prova Fase Afixação das

Leia mais

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2015/2016 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2015/2016 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2015/2016 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS 1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da 2. A chamada

Leia mais

Provas finais 1.º e 2. º ciclos. Informações relevantes para Encarregados de Educação

Provas finais 1.º e 2. º ciclos. Informações relevantes para Encarregados de Educação Provas finais 1.º e 2. º ciclos 2014 Informações relevantes para Encarregados de Educação 1.ª Fase (obrigatória) 19/05 (2.ªfeira) 21/05 (4.ªfeira) 09h30 (4.º ano) Português (41) Matemática (42) 14h00 (6.º

Leia mais

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro..

Deve ainda ser tido em consideração o Despacho Normativo n.º 24-A/2012, de 6 de dezembro, bem como o Despacho n.º 15971/2012, de 14 de dezembro.. PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova Escrita de Físico-Química 9º Ano de Escolaridade Prova 11 / 1ª Fase Duração da Prova: 90 minutos. Informações da prova INTRODUÇÃO

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO (2.º, 5.º e 8.º anos)

PROVAS DE AFERIÇÃO (2.º, 5.º e 8.º anos) Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Ano Letivo 2016/2017 PROVAS DE AFERIÇÃO (2.º, 5.º e 8.º anos) INFORMAÇÃO A ENCARREGADOS

Leia mais

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2016/2017 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2016/2017 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2016/2017 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS 1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova. 2.

Leia mais

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS

EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 INSTRUCÕES GERAIS PARA OS ALUNOS 1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início da prova. 2.

Leia mais

PROVAS FINAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º CICLO DO ENSINO BÁSICO

PROVAS FINAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA º CICLO DO ENSINO BÁSICO PROVAS FINAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2016 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO A informação contida neste documento não dispensa a leitura do resumo da norma 02/JNE/2016 que se encontra afixada no

Leia mais

1. DATA E HORA 1ª Fase 2ª Fase

1. DATA E HORA 1ª Fase 2ª Fase PROVAS FINAIS DO 4º ANO REUNIÃO COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 4º ANO 1. DATA E HORA 1ª Fase 2ª Fase segunda-feira quarta-feira segunda-feira quarta-feira 09h30 18 de maio 20 de maio 13 de julho 15 de

Leia mais

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação. Provas finais do 3.º ciclo do Ensino Básico. Cadaval, 29 de maio de 2015

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação. Provas finais do 3.º ciclo do Ensino Básico. Cadaval, 29 de maio de 2015 Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Provas finais do 3.º ciclo do Ensino Básico Cadaval, 29 de maio de 2015 1 Provas Finais do 3.º Ciclo Português (91) e Matemática (92) Calendário 1.ª Fase

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 5

NOTA INFORMATIVA Nº 5 NOTA INFORMATIVA Nº 5 Provas finais de Português e de Matemática INFORMAÇÕES PARA ALUNOS DE 9º ANO 1ª fase nos dias 15, 17 e 21 de junho, respetivamente PLNM, Português e Matemática; 2ª fase, só para as

Leia mais

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS DO 9.º ANO

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS DO 9.º ANO INFORMAÇÃO AOS ALUNOS DO 9.º ANO PROVAS FINAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Provas Finais As provas finais de ciclo realizam-se no 9.º ano de escolaridade, nas disciplinas de: a) ou (o nível de

Leia mais

Normas para os alunos

Normas para os alunos Normas para os alunos Material necessário PORTUGUÊS Canetas ou esferográficas de tinta indelével preta. 1.º Ciclo MATEMÁTICA Canetas e esferográficas de tinta indelével preta, lápis, borrachas, apara-lápis,

Leia mais

MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Ano Letivo 2015/2016

MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Ano Letivo 2015/2016 MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA Ano Letivo 2015/2016 A Considerações prévias 1. A renovação de matrícula tem lugar nos anos escolares seguintes ao da primeira matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino

Leia mais

PROVAS E EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 / 2017

PROVAS E EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 / 2017 PROVAS E EXAMES DO ENSINO SECUNDÁRIO 2016 / 2017 Calendário das provas / exames afixado nas escolas do Agrupamento. OS ALUNOS DEVEM: consultar, com a devida antecedência, a pauta de chamada e a sala onde

Leia mais

NOTA INFORMATIVA: DT s, Encarregados de Educação e Alunos do 9º ano PROVAS FINAIS NACIONAIS 2016

NOTA INFORMATIVA: DT s, Encarregados de Educação e Alunos do 9º ano PROVAS FINAIS NACIONAIS 2016 NOTA INFORMATIVA: DT s, Encarregados de Educação e Alunos do 9º ano PROVAS FINAIS NACIONAIS 2016 DATAS DAS PROVAS FINAIS NACIONAIS DO 9º ANO Português: 17 de junho 9:30 (1ª fase) / 15 de Julho 9:30 (2ª

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISEC

REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISEC REGULAMENTO DOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DO ISEC Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento estabelece o regime de funcionamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) ministrados

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES EXAMES 2010

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES EXAMES 2010 ESCOLA SECUNDÁRIA DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES EXAMES 2010 INFORMAÇÕES GERAIS As pautas de exame são afixadas na sala de convívio, e nelas consta a data, hora e sala onde cada candidato realiza o exame.

Leia mais

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação

Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Reunião com os Alunos/Encarregados de Educação Provas finais e Provas de Equivalência à Frequência do 3.º ciclo do Ensino Básico Cadaval, 29 de maio de 2018 1 Provas Finais do 3.º Ciclo Português (91)

Leia mais

Informações/Procedimentos. Provas finais de Português e Matemática 2015

Informações/Procedimentos. Provas finais de Português e Matemática 2015 Escola EB 2.3 de Atouguia da Baleia Reunião com encarregados de educação: 9º ano 02/06/2015 Informações/Procedimentos Provas finais de Português e Matemática 2015 Coordenadora dos diretores de turma do

Leia mais

Exames Nacionais 2007 Ensino Básico

Exames Nacionais 2007 Ensino Básico Exames Nacionais 2007 Ensino Básico Resumo NORMA 02/EB/2007 Nesse resumo devem ser inseridos na íntegra os pontos 4, 5.6, 8.1, 8.2, 9, 10, 12, 13, 19, 20, 21, 22, 23, 24.2 e 30 desta norma, bem como todo

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO 2017/2018

PROVAS DE AFERIÇÃO 2017/2018 PROVAS DE AFERIÇÃO 2017/2018 INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 1. CALENDARIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO 1.1. A realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos concretiza-se numa

Leia mais

ATENÇÃO: Serão desconsideradas as inscrições dos alunos cujo segmento/série não seja integrado à Rede Pitágoras.

ATENÇÃO: Serão desconsideradas as inscrições dos alunos cujo segmento/série não seja integrado à Rede Pitágoras. INFORMAÇÕES GERAIS Podem participar do Simulado ENEMVest 2013 todas as escolas parceiras da Rede Pitágoras, devidamente inscritas, cujos alunos estejam regularmente matriculados na 1.ª, 2.ª e 3.ª séries

Leia mais

2ª Fase. 1ª Fase. Português (PLNM) 19 junho. Português (PLNM) 19 julho. Português 22 de junho. Português 20 de julho. Matemática 23 de julho

2ª Fase. 1ª Fase. Português (PLNM) 19 junho. Português (PLNM) 19 julho. Português 22 de junho. Português 20 de julho. Matemática 23 de julho 1ª Fase (09.30h) Português (PLNM) 19 junho Português 22 de junho Matemática 27 de junho 2ª Fase (09.30h) Português (PLNM) 19 julho Português 20 de julho Matemática 23 de julho Afixação das pautas: 13 de

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO 2015/2016

PROVAS DE AFERIÇÃO 2015/2016 PROVAS DE AFERIÇÃO 2015/2016 INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 1. CALENDARIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO 1.1. A realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos concretiza-se numa

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA MELLO BREYNER ANO ESCOLAR 2013/2014. Instruções para ALUNOS. (Excertos da Norma 02/JNE/2014)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA MELLO BREYNER ANO ESCOLAR 2013/2014. Instruções para ALUNOS. (Excertos da Norma 02/JNE/2014) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA MELLO BREYNER ANO ESCOLAR 2013/2014 Instruções para ALUNOS (Excertos da Norma 02/JNE/2014) 2.º e 3.º Ciclos PROVAS FINAIS (Português e Matemática) PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À

Leia mais

Provas Finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Provas Finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico 4. MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO Provas Finais do 2.º Ciclo do Ensino Básico Informação aos Alunos e EE Português O aluno apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével,

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI PROVAS FINAIS DE 3º CICLO INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI PROVAS FINAIS DE 3º CICLO INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI PROVAS FINAIS DE 3º CICLO - 2016 INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS 1. Convocatória dos alunos 1.1. Os alunos devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes

Leia mais

PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO 3º CICLO 2017

PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO 3º CICLO 2017 PROVAS FINAIS DO ENSINO BÁSICO 3º CICLO 2017 QUAL O OBJETIVO E A QUEM SE DESTINAM AS PROVAS FINAIS? As provas finais do 3.º ciclo destinam-se a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade que pretendam

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO 2018/2019

PROVAS DE AFERIÇÃO 2018/2019 PROVAS DE AFERIÇÃO 2018/2019 INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 1. CALENDARIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO 1.1. A realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos concretiza-se numa

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO

EXAMES FINAIS NACIONAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA ENSINO SECUNDÁRIO EXAMES FINAIS NACIONAIS/PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - 2016 ENSINO SECUNDÁRIO A informação contida neste documento não dispensa a leitura do resumo da norma 02/JNE/2016 que se encontra afixada no

Leia mais

Provas finais 3. º ciclo. Informações relevantes para Encarregados de Educação

Provas finais 3. º ciclo. Informações relevantes para Encarregados de Educação Provas finais 3. º ciclo 2014 Informações relevantes para Encarregados de Educação 1.ª chamada (obrigatória) 17/06 (3.ªfeira) 23/06 (2.ªfeira) 09h30 Português (91) Matemática (92) 2.ª chamada* 25/06 (4.ªfeira)

Leia mais

Informação n.º 24.13. Data: 2012.12.19. Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação

Informação n.º 24.13. Data: 2012.12.19. Para: Direção-Geral da Educação. Inspeção-Geral da Educação e Ciência. Direções Regionais de Educação Prova Final de Ciclo de Matemática Prova 92 2013 3.º Ciclo do Ensino Básico Para: Direção-Geral da Educação Inspeção-Geral da Educação e Ciência Direções Regionais de Educação Secretaria Regional da Educação

Leia mais

Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPA. 2014Jul29. Documento. Data. Conselho Pedagógico. Científico.

Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPA. 2014Jul29. Documento. Data. Conselho Pedagógico. Científico. Documento Data Regulamento dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais do IPA 2014Jul29 Conselho Pedagógico Conselho Científico Conselho Direção Técnico- de REVISÃO DO DOCUMENTO Versão Alteração Por Data

Leia mais

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI EXAMES INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS - ENSINO SECUNDÁRIO

ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI EXAMES INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS - ENSINO SECUNDÁRIO 1. Convocatória dos alunos ESCOLA BÁSICA 2,3/S MICHEL GIACOMETTI EXAMES - 2016 INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS - ENSINO SECUNDÁRIO 1.1. Os estudantes devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos

Leia mais

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova:

O presente documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova: 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de simulação de exame nacional do ensino secundário da disciplina de Matemática A, a realizar no 2º período. O presente documento

Leia mais

Provas Finais 3º Ciclo. Orientações para alunos 2015/2016

Provas Finais 3º Ciclo. Orientações para alunos 2015/2016 Provas Finais 3º Ciclo Orientações para alunos 2015/2016 MATERIAL ESPECÍFICO AUTORIZADO - As folhas de prova a utilizar nas provas finais do 3.º ciclo de Português ou PLNM e de Matemática; - O papel de

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO 2016/2017

PROVAS DE AFERIÇÃO 2016/2017 PROVAS DE AFERIÇÃO 2016/2017 INFORMAÇÕES PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 1. CALENDARIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO 1.1. A realização das provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos concretiza-se numa

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

INFORMAÇÃO PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO INFORMAÇÃO PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROVAS FINAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO O presente documento visa informar os encarregados de educação

Leia mais

PROVAS E EXAMES º CEB COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES

PROVAS E EXAMES º CEB COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES PROVAS E EXAMES 2019 3.º CEB LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2019, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames LEGISLAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS (Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de Março, com as alterações produzidas pelo Decreto-Lei nª.

Leia mais

INFORMAÇÕES - EXAMES NACIONAIS - PEF - ENE 2016/2017

INFORMAÇÕES - EXAMES NACIONAIS - PEF - ENE 2016/2017 INFORMAÇÕES - EXAMES NACIONAIS - PEF - ENE 2016/2017 Os alunos têm de ter em conta que: Devem ler com muita atenção todas as informações relativas a exames e provas de equivalência à frequência (PEF) que

Leia mais

ESCLARECIMENTO AOS ALUNOS/ ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. Provas Finais de Ciclo de Português e Matemática do 2.º Ciclo

ESCLARECIMENTO AOS ALUNOS/ ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO. Provas Finais de Ciclo de Português e Matemática do 2.º Ciclo OSMMC Colégio Moderno de S. José Vila Real ESCLARECIMENTO AOS ALUNOS/ ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO (Norma 02/JNE/2015) O DOCUMENTO TEM DE SER LIDO E ESCLARECIDO PELA DIRETORA DE TURMA AOS ALUNOS DOS 6.ºS ANOS,

Leia mais

REUNIÃO DO(A) DIRETOR(A) DE TURMA com os EE COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES

REUNIÃO DO(A) DIRETOR(A) DE TURMA com os EE COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES 2015 REUNIÃO DO(A) DIRETOR(A) DE TURMA com os EE LEGISLAÇÃO: A informação relativa aos Exames 2015, encontra-se disponível na página eletrónica do agrupamento: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA GEOMETRIA DESCRITIVA A Novembro de 2016 Prova 708 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL VALLIS LONGUS ESCOLA BÁSICA VALLIS LONGUS. AVALIAÇÃO 6º Ano e 9º ANO. Provas Finais e Exames de Equivalência 2012

AGRUPAMENTO VERTICAL VALLIS LONGUS ESCOLA BÁSICA VALLIS LONGUS. AVALIAÇÃO 6º Ano e 9º ANO. Provas Finais e Exames de Equivalência 2012 AGRUPAMENTO VERTICAL VALLIS LONGUS ESCOLA BÁSICA VALLIS LONGUS AVALIAÇÃO 6º Ano e 9º ANO Provas Finais e Exames de Equivalência 2012 Legislação Despacho Normativo nº 1/2005 de 5 Janeiro com as alterações

Leia mais

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO E ACESSO AO ENSINO SUPERIOR FICHA TÉCNICA Título: Guia Geral de Exames 2016 Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior Composição: Direção-Geral do Ensino Superior e Direção-Geral da Educação Júri Nacional

Leia mais

NOTA INFORMATIVA Nº 1

NOTA INFORMATIVA Nº 1 NOTA INFORMATIVA Nº 1 Provas de Aferição Escritas INFORMAÇÕES PARA: Professores Titulares de Turma do 2º ano Diretores de Turma dos 5º e 8º anos Coordenadores de Estabelecimento do 1º Ciclo Secretariado

Leia mais

REUNIÃO DO PROFESSOR TITULAR DA TURMA com os EE COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES

REUNIÃO DO PROFESSOR TITULAR DA TURMA com os EE COORDENAÇÃO DO SECRETARIADO DE EXAMES 2015 REUNIÃO DO PROFESSOR TITULAR DA TURMA com os EE LEGISLAÇÃO A informação relativa aos Exames 2015, encontra-se disponível na página eletrónica do agrupamento: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-

Leia mais

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA OS ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA 醫療券的式樣 尺寸 210 毫米 74 毫米 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 ANEXO

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA OS ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA 醫療券的式樣 尺寸 210 毫米 74 毫米 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 ANEXO 澳門特別行政區公報 第一組 240 第 19 期 2014 年 5 月 12 日 附件 ANEXO 醫療券的式樣 Modelo do vale de saúde 正面 Frente 背面 Verso 尺寸 210 毫米 74 毫米 Dimensões: 210 mm 74 mm 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 GABINETE DO SECRETÁRIO

Leia mais

Síntese do Documento para informação e implementação das Provas de Aferição para Alunos e Encarregados de Educação.

Síntese do Documento para informação e implementação das Provas de Aferição para Alunos e Encarregados de Educação. Síntese do Documento para informação e implementação das Provas de Aferição para Alunos e Encarregados de Educação. Esta síntese não substitui a leitura de toda a documentação exposta e enviada electronicamente

Leia mais

ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS

ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS Norma JNE para Alunos Praticantes Desportivos Provas e Exames 2016 1 ÉPOCA ESPECIAL ALUNOS PRATICANTES DESPORTIVOS 1. Os alunos praticantes desportivos de alto rendimento e de seleções nacionais podem

Leia mais

Orientações Gerais para Provas de Aferição - Ensino Básico 2019

Orientações Gerais para Provas de Aferição - Ensino Básico 2019 Orientações Gerais para Provas de Aferição - Ensino Básico 2019 ALUNOS 1- As provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória por todos os alunos do ensino básico, numa única fase,

Leia mais

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO

PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO PROVAS E EXAMES DO ENSINO BÁSICO INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO 9º ANO (conforme Norma 02/JNE/2015) 1 CALENDÁRIO DAS PROVAS NACIONAIS DE 9º ANO 2015 Dia Hora Prova Fase Afixação das

Leia mais

Orientações para Provas de Aferição - Ensino Básico 2018

Orientações para Provas de Aferição - Ensino Básico 2018 Orientações para Provas de Aferição - Ensino Básico 2018 ALUNOS 1- As provas de aferição são de aplicação universal e de realização obrigatória por todos os alunos do ensino básico, numa única fase, nos

Leia mais

LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO:

LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: LEGISLAÇÃO A INFORMAÇÃO RELATIVA AOS EXAMES 2015, ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA PÁGINA ELETRÓNICA DO AGRUPAMENTO: http://www.ae-anobre.pt/index.php/2014-02-25-17-10-27/exames Os EFN têm lugar em duas fases,

Leia mais

PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO No sentido de melhorar as condições de realização das provas de avaliação externa, sugerimos aos encarregados de educação a leitura desta informação e a consulta dos diversos documentos disponíveis quer

Leia mais

EDITAL. Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos

EDITAL. Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos EDITAL Concurso de Acesso e Ingresso no mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos A Universidade dos Açores faz saber que está aberto concurso de acesso ao mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos,

Leia mais

15/05/2015. Informações/Procedimentos. Provas finais de Português e Matemática 2015

15/05/2015. Informações/Procedimentos. Provas finais de Português e Matemática 2015 Escola EB 2.3 de Atouguia da Baleia Reunião com encarregados de educação: 6º ano 15/05/2015 Informações/Procedimentos Provas finais de Português e Matemática 2015 Coordenadora dos diretores de turma do

Leia mais

NORMA 01/JNE/2016 Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 01/JNE/2016 Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário 1 FICHA TÉCNICA Título: NORMA 01/JNE/2016 Instruções para a Inscrição nas Provas e Exames do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Autores Júri Nacional de Exames: António Monteiro Dina Bonina Pereira Dominique

Leia mais

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas RESUMO DO GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO DIRETORES DE TURMA 2. ÂMBITO E DESTINATÁRIOS 2.1. As provas de aferição são de aplicação

Leia mais

Provas finais do 1.º CEB

Provas finais do 1.º CEB AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARINHA GRANDE NASCENTE Provas finais do 1.º CEB 2014/2015 Local de realização das provas As provas finais do 1.º Ciclo realizam-se na EB Prof. Alberto Nery Capucho. A vigilância

Leia mais

EXAMES º ANO. Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência

EXAMES º ANO. Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência 1 EXAMES 2014 4º ANO Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência Despacho normativo nº 24-A/2012, de 6 de dezembro Despacho nº 8248/2013, de 25 de junho Despacho normativo nº 5-A/2014,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA Este documento contempla as linhas gerais de orientação, para uniformização

Leia mais

D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014

D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 D e p a r t a m e n t o d e C i ê n c i a s E x p e r i m e n t a i s G r u p o 5 2 0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2013/2014 Os critérios específicos presentes neste documento constituem uma base

Leia mais

DESPACHO N.º 2015/R/14

DESPACHO N.º 2015/R/14 DESPACHO N.º 2015/R/14 Assunto: Regulamento do Concurso Especial de Acesso ao Ciclo de Estudo Integrado Conducente ao Grau de Mestre em Medicina Para Licenciados Artigo 1.º Objeto e âmbito O presente Regulamento

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O J A C Q U E S D E M A G A L H Ã E S

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S P E D R O J A C Q U E S D E M A G A L H Ã E S PROVAS FINAIS DO 1º CICLO 2013 INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO No sentido de melhorar as condições de realização das provas de avaliação externa, sugere se aos encarregados de educação

Leia mais

DIREÇÃO PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA /2017 INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

DIREÇÃO PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA /2017 INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro DIREÇÃO PROVAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA /2017 INFORMAÇÕES PARA ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO No sentido de melhorar as condições

Leia mais

Orientações para Provas de Aferição - Ensino Básico 2017

Orientações para Provas de Aferição - Ensino Básico 2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE V. N. DE POIARES Contribuinte nº.600074994 SEDE: Escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos Telefone 239 429 410 / 411 - Fax 239 422 602 Apartado 31. 3350-909 Vila Nova de Poiares

Leia mais

PROVA Expressões Artísticas Expressões Físico-Motoras. Português e Estudo do Meio Escrita 15/6 Matemática e Estudo do Meio Escrita 18/6

PROVA Expressões Artísticas Expressões Físico-Motoras. Português e Estudo do Meio Escrita 15/6 Matemática e Estudo do Meio Escrita 18/6 Agrupamento de Escolas D. Maria II, Sintra Escola Básica e Secundária de Gama Barros (Escola Sede) ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO No ano de 2018, o calendário de provas de aferição

Leia mais

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO

Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior Cód. 152900. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2014/2015 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016

GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO. EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016 GOVERNO DE SERGIPE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EDITAL Nº 06 /2016 De 18 De MAIO De 2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO/2016.1 CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL. Exames Norma 02/JNE - INFORMAÇÕES ALUNOS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM INÁCIO DA CRUZ SOBRAL. Exames Norma 02/JNE - INFORMAÇÕES ALUNOS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO Exames 2016 Norma 02/JNE - INFORMAÇÕES ALUNOS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO CONVOCATÓRIA DOS ALUNOS Os alunos devem apresentar-se no estabelecimento de ensino 30 minutos antes da hora marcada para o início

Leia mais

NORMA 02/JNE/2015. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário

NORMA 02/JNE/2015. INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário DGEstE - Direção de Serviços da Região Centro NORMA 02/JNE/2015 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, REAPRECIAÇÃO E RECLAMAÇÃO Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário ADAPTAÇÃO

Leia mais

PARTE C EDUCAÇÃO. 11576-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 67 6 de abril de 2016. Gabinete do Secretário de Estado da Educação

PARTE C EDUCAÇÃO. 11576-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 67 6 de abril de 2016. Gabinete do Secretário de Estado da Educação 11576-(2) Diário da República, 2.ª série N.º 67 6 de abril de 2016 PARTE C EDUCAÇÃO Gabinete do Secretário de Estado da Educação Despacho normativo n.º 1-G/2016 O Decreto -Lei n.º 17/2016, de 4 de abril,

Leia mais

INSTRUÇÕES Realização Classificação Reapreciação Reclamação NORMA 02/JNE/2015 (Madeira)

INSTRUÇÕES Realização Classificação Reapreciação Reclamação NORMA 02/JNE/2015 (Madeira) Provas e Exames do Ensino Secundário INSTRUÇÕES Realização Classificação Reapreciação Reclamação NORMA 02/JNE/2015 (Madeira) De acordo com a Norma 02/JNE/2015, a divulgação de informação relativa à realização

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO 2019

PROVAS DE AFERIÇÃO 2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FORNOS DE ALGODRES PROVAS DE AFERIÇÃO 2019 Informações gerais para alunos e encarregados e educação De acordo com o Guia para Realização das Provas de Aferição 2019: MATERIAL

Leia mais

Resumo do Guia para a realização das Provas de Aferição / JNE / 2018 para Encarregados de Educação e Alunos

Resumo do Guia para a realização das Provas de Aferição / JNE / 2018 para Encarregados de Educação e Alunos Resumo do Guia para a realização das Provas de Aferição / JNE / 2018 para Encarregados de Educação e Alunos Instruções para a Realização das Provas de Aferição 2018 Exmo Senhor Encarregado de Educação

Leia mais