CORREIO ELETRÔNICO / CORREO ELECTRÓNICO: suelycardoso@usp.br, gfgattas@usp.br

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CORREIO ELETRÔNICO / CORREO ELECTRÓNICO: suelycardoso@usp.br, gfgattas@usp.br"

Transcrição

1 TÍTULO / TÍTULO: PANORAMA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA DOS PROFESSORES TITULARES DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NA BASE DE DADOS PUBMED/MEDLINE NO PERÍODO DE 2001 A 2006 AUTOR / AUTOR: Suely Campos Cardoso, Gilka Jorge Figaro Gattás INSTITUIÇÃO / INSTITUCIÓN: Universidade de São Paulo (USP) CORREIO ELETRÔNICO / CORREO ELECTRÓNICO: suelycardoso@usp.br, gfgattas@usp.br EIXO / EJE: Comunicação científica (Eixo 1) PALAVRAS-CHAVE / PALABRAS CLAVE: Comunicação científica, Indicadores de produção científica, Pesquisadores/estatística & dados numérico RESUMO / RESUMEN Este trabalho teve por objetivo traçar um panorama da produção científica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), de seus professores titulares (MS-6), ativos entre , usando como referência a base de dados Medline/PubMed. Dos registros encontrados, foram identificadas as revistas científicas, seu fator de impacto e as citações dos artigos. Após identificação dos 66 docentes (MS-6) foram recuperados artigos científicos em 630 títulos de revistas científicas, sendo 3,8% em revistas nacionais e 96,2% em internacionais. Nas revistas internacionais o fator de impacto variou de a (JCR/2006). As citações foram pesquisadas na base de dados Web of Science/ISI Thomson Reuters, sendo que 45% dos artigos foram citados por outros pesquisadores, totalizando citações. Os resultados desta pesquisa parecem indicar ser possível a análise da produção científica de uma Instituição a partir da contribuição dos professores titulares, não somente pela posição na carreira acadêmica como também pela chance maior desses docentes agregarem em seus projetos membros do mesmo departamento ou de outros da Instituição. O elevado número de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais com penetração na comunidade científica tem contribuído para a repercussão e maior visibilidade das publicações e pesquisas desenvolvidas nesta Instituição.

2 Panorama da Comunicação Científica dos Professores Titulares da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na Base de dados Pubmed/Medline no período de 2001 a 2006 INTRODUÇAO A atividade científica de um grupo de pesquisadores é materializada por meio dos trabalhos escritos que são publicados, validados e legitimados pelos seus pares, que servem também como indicadores do estágio de desenvolvimento da área do saber. Os canais formais de divulgação das publicações científicas, que refletem parte dos resultados das atividades de pesquisa de uma Instituição de ensino superior, são as revistas científicas nacionais e internacionais que estão indexadas nas bases de dados nas diversas áreas do conhecimento (Packer, Meneghini, 2006). As bases de dados nacionais e internacionais permitem a busca do artigo tanto por meio de palavras-chave quanto pelo sobrenome dos autores, independente da ordem de autoria no mesmo. Entretanto, em alguns casos a recuperação dos artigos e citações é dificultada pela variabilidade na entrada dos nomes dos autores bem como da Instituição (Guedes et al., 2006). Os sobrenomes compostos, com grau de parentesco (Neto, Junior, etc.) ou que incluem de e da muitas vezes são incluídos em publicações de forma não padronizada. Diferentes pesquisadores de um mesmo grupo incluem os respectivos nomes dos departamentos e da Instituição de forma não padronizada, dificultando aos pesquisadores na hora de localizar os artigos desejados, bem como as avaliações Institucionais realizadas por órgãos governamentais ou mesmo por seus pares (Carvalho, 2006; Guedes et al., 2006). As revistas selecionadas para publicação também refletem o nível de produtividade de um grupo de pesquisadores e consequentemente da Instituição a que pertencem. Revistas indexadas em bases de dados podem ter também o fator de impacto agregado. Esse valor é calculado a partir do número de citações dos artigos publicados por uma revista, no período de dois anos (Poblacion et al., 2006). Revistas com maior fator de impacto são aquelas que têm maior relevância ou influência no meio científico da área em questão (Lara, 2006). Poucas revistas brasileiras, indexadas em base de dados possuem fator de impacto agregado a elas. Entretanto, nos últimos anos este número tem aumentado, passando de 23 em 2006 para 30 em 2007 sendo que a exigência na publicação dos artigos em inglês tem favorecido a maior penetração das mesmas na comunidade internacional (ISI, 2007).

3 Além do número relevante de publicações as Instituições vêm sendo também avaliadas de forma qualitativa (indicadores bibliométricos) por meio do número de citações dos resultados de um artigo científico por seus pares (Spinak, 1998). A presente pesquisa teve como objetivo traçar o panorama de publicações da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a partir da análise da produção científica dos professores titulares (MS-6) da Unidade, no período de 2001 a MÉTODOS A pesquisa foi realizada na base de dados Medline/PubMed para identificar as publicações dos professores titulares da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, que estavam exercendo suas atividades no período de 2001 a A relação de nomes completos foi retirada no Serviço de Administração da FMUSP Assistência Técnica para Assuntos Administrativos (ATAAD, Os critérios para inclusão na pesquisa foram: ser professor titular e estar exercendo o cargo no período estabelecido. Desta forma, alguns titulares foram desligados neste período, principalmente por aposentadoria compulsória, enquanto que outros ingressaram na carreira por concurso, no mesmo período. O levantamento do número de publicações na base de dados foi feito primeiramente a partir do nome de cada autor. Uma vez identificado o artigo foram criadas planilhas do software Excell que permitissem identificar o tipo de autoria (autor único, autor principal, co-autor) a referência bibliográfica de cada artigo recuperado por ano de busca, o fator de impacto das revistas e as citações geradas por cada um dos artigos publicados. Na elaboração das planilhas identificamos homônimos cujos registros foram conferidos a partir de buscas no currículo Lattes dos docentes do grupo, confirmando também pela análise dos artigos completos. A partir da lista de artigos publicados pelos docentes, indexados na base de dados Medline/PubMed foi verificado o fator de impacto de cada uma das revistas científicas no Journal Citation Report - JCR, edição de O número de citações dos artigos publicados, por seus pares, foi verificado e os dados atualizados em março de 2009 na base de dados Web of Science/ISI Thomson Reuters. RESULTADOS No período entre 2001 a 2006 verificamos que dos 66 professores titulares da Faculdade de Medicina da USP, 57 (86,4%) eram do sexo masculino e 9 (13,6%) do sexo feminino, sendo

4 que 36,4% destes professores exerciam suas atividades em regime de tempo integral a docência e pesquisa (RDIDP), 60,6% em regime de turno completo (RTC) e apenas 3% em regime de turno parcial (RTP). Foram recuperados na base de dados Medline/PubMed registros bibliográficos indexados em 630 títulos de revistas científicas nacionais e internacionais. Na Tabela 1 estão especificados o total de artigos publicados em revistas nacionais (31,3%) e revistas internacionais (68,7%). Tabela 1 Total de artigos publicados pelos professores titulares (MS-6) em revistas nacionais e internacionais, indexadas na base de dados Medline/PubMed: 2001 a 2006 Revistas Nacionais Ano N o artigos N o títulos Revistas Total internacionais N o artigos N o títulos No artigos n N o títulos (%) , , , ,9 216 Total 613 (31,3%) (68,7%) Em relação à autoria dos artigos, em apenas 2% (31) os professores titulares eram autores únicos, em 5% (103) eram primeiros autores, e nas demais publicações (93%) como coautores, incluindo também parcerias entre pesquisadores do mesmo ou de outros departamentos da Unidade. Do total de artigos publicados em colaboração verificamos que 62,3% deles incluíam de 4 a 7 autores diferentes. Das 630 revistas, apenas em 103 (16,4%) não constava o fator de impacto (FI) no Journal Citation Report (JCR) edição de Se considerarmos apenas os artigos publicados em revistas internacionais (1347) somente 21,8% foram em revistas sem FI. Considerados então em conjunto, 47,8% (935) dos artigos foram publicados em revistas com fator de impacto maior que 1 e menor que 5, perfazendo o total de 62,9% (396) títulos de revistas, principalmente internacionais; 6,4% publicados em 8,2% das revistas com FI que variou de 5 a 10 e 1,5% dos artigos foram publicados em 1,7% das revistas com FI que variou de 10 a 52 (Tabela 2).

5 Tabela 2 - Total de artigos publicados e relação com fator de impacto das revistas FI Total Art. Rev. Art. Rev. Art. Rev. Art. Rev. Art. Rev. Art. Rev. Art. Rev. Sem (31,7%) (16,4%) < (12,7%) (10,8%) 1 e < (47,7%) (62,9%) 5 e < (6,4%) (8,2%) 10 e < (0,8%) (1,1%) (0,7%) (0,6%) Total Legenda: Art.: artigos; Rev.: revistas Em relação aos artigos publicados em revistas brasileiras (613) verificamos que 127 (20%) foram publicados em quatro revistas com FI no JCR/06: Brazilian Journal of Medical and Biological Research (FI = 1.075), Arquivos de Neuropsiquiatria (FI = 0.400), Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (FI = 1.209) e Revista de Saúde Pública (FI = 0.343). A revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia contabilizou a maior parte dos artigos publicados (90/613) seguidos pela Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP (65/613) até A partir de 2005, a Revista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP teve seu título alterado para Clinics (66/613), perfazendo em conjunto 21,4% dos artigos publicados no Brasil. A análise qualitativa, a partir do número de citações de cada artigo foi realizada na base de dados Web of Science/ISI Thomson Reuters. Considerando-se os registros bibliográficos avaliados, verificamos que praticamente metade deles (45%) foi citado perfazendo um total de citações, tanto de artigos publicados em revistas brasileiras (9% dos artigos geraram 367 citações) como internacionais (91% dos artigos geraram citações). Verificamos que 27 dos 1960 artigos publicados (1,4%) foram citados mais de 50 vezes por seus pares conforme apresentado na Tabela 3.

6 Tabela 3 - Artigos publicados em revistas internacionais que receberam acima de 50 citações Revista Ano Vol. Fasc Páginas JCR/06 Citações* American Journal of Obstetrics and Gynecology American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine American Journal of Respiratory andcritical Care Medicine Archives of Internal Medicine British Journal of Cancer Chest EMBO Journal EMBO Journal Environmental Health Perspectives FEBS Letter Free Radical Biology & Medicine Journal of the American College of Cardiology Journal of Biological Chemistry Journal of Clinical Investigation Journal of Experimental Medicine Journal of Infectious Diseases Journal of the National Cancer Institute Journal of Neurochemistry Journal of Thoracic and Cardiovascular Surgery Journal of Vascular Surgery Kidney International New England Journal of Medicine Nature Genetics Pediatrics Obstetrics and Gynecology Procceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology Legenda: Vol.: volume; Fasc.: fascículo; JCR: Journal Citation Report

7 DISCUSSÃO A presente investigação visou traçar um panorama da produção cientifica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo a partir de um grupo específico de docentes que representam o maior grau de titulação dentro da Universidade que são os professores Titulares. A escolha deste grupo como representativo dos demais docentes ocorreu principalmente pelo grau de maturidade científica alcançado, possibilidade de agregar demais membros do mesmo departamento ou de departamentos diferentes da mesma Unidade, bem como parcerias internacionais. A análise das publicações dos 66 professores titulares que exerciam suas funções acadêmicas no período de revelou um total de artigos publicados. Esse número representa 0,24% da publicação científica mundial, 14,57% da publicação nacional, 4,32% da Universidade de São Paulo e 12,33% da FMUSP, no mesmo período (Brasil, MCT, 2009; USP, ). Grande parte das publicações ocorreu em revistas internacionais (68,7%) sendo que 31,3% dos artigos foram publicados em revistas brasileiras. A inclusão da língua inglesa como obrigatória na maior parte das revistas brasileiras que abrigaram as publicações dos docentes aponta para uma maior visibilidade e divulgação das pesquisas realizadas. Embora poucas revistas brasileiras tenham fator de impacto como um valor agregado, entre os 24 títulos aqui representados apenas em quatro revistas o FI constava. Esse número, entretanto, representa 17,39% do número de revistas brasileiras que tem fator de impacto (JCR, 2006). Ao considerarmos o número de artigos publicados, pelo número de professores titulares verificamos que em média foram publicados cinco artigos/ano por docente. Os registros localizados por meio do Anuário Estatístico da USP (2008) indicam que a produtividade dos docentes e pesquisadores da FMUSP, no período de 2003 a 2007, em relação a todos da Universidade foi de 3,1 artigo/docente por ano. Se considerarmos que o número de publicações ano por docente se mantem praticamente constante, esta avaliação reflete um número superior de publicações ano/docente do que a esperada no grupo total de docentes da Unidade. Verificamos que aproximadamente 89% dos artigos foram publicados em revistas internacionais com fator de impacto e de grande penetração na literatura científica mundial. Se considerarmos em conjunto as publicações ocorreram em revistas com FI que variou de a sendo que em 5% (99) dos artigos o FI variou de (Nephrology, Dialysis, Transplantation) a (New England Journal of Medicine). Aparentemente esses valores variam de conformidade com as áreas.

8 Em relação às citações dos artigos publicados verificamos que 31,3% ocorreram em revistas brasileiras e 68,7% em internacionais totalizando citações. É interessante ressaltar que 16 dos artigos avaliados nesta pesquisa receberam acima de 70 citações. Em publicação recente a Universidade de São Paulo e as publicações do complexo HC-FMUSP foram incluídas entre as 100 mais citadas do mundo (King, 2004; Packer; Meneghini, 2006). O Quadro 1, apresenta um panorama dos resultados encontrados em termos de publicações, citações e fator de impacto das revistas utilizadas para divulgação das pesquisas científicas dos professores titulares da FMUSP, no período de 2001 a É importante ressaltar o expressivo número de publicações em revistas internacionais (68,7%) com fator de impacto (90,5%), além do número de citações (9.335) de 45% dos artigos publicados. Quadro 1 - Total de artigos publicados, relacionando artigos com FI e sem, citações e revistas Artigos publicados Total de artigos Total de revistas Revistas nacionais 613 (31,3%) 24 (3,8%) Revistas internacionais (68,7%) 606 (96,2%) Revistas com FI Nacionais 127 (9,5%) 4 (0,8%) Internacionais (90,5%) 523 (99,2%) Total (68,3%) 527 (83,6%) Revistas sem FI Nacionais 486 (78,2%) 20 (19,4%) Internacionais 135 (21,8%) 83 (80,6%) Total 621 (31,7%) 103 (16,4%) - Citações Rev. Nac. 77 (9%) 367 citações Rev. Int. 798 (91%) citações Total 875 (45%) citações N o artigos sem citações (55,4%) - Legenda: Rev. Nac.: revistas nacionais; Rev. Int.: revistas internacionas

9 CONCLUSÕES Pela metodologia sugerida, foi possível traçar um panorama da produção científica da FMUSP a partir de seus Professores Titulares. Entre , foram publicados artigos, com média de 5 artigos/docente, sendo 68,7% deles em revistas internacionais e 68,3% em revistas com fator de impacto. Um total de citações ocorreu a partir de 45% dos artigos publicados. O número de citações variou de 1 a 168 vezes, sendo 91% em revistas internacionais. A não padronização de nomes compostos bem como do nome da Instituição pode alterar a consistência dos dados de produção científica individual ou mesmo da Instituição. Medidas simples de padronização poderiam ser sugeridas pelas Unidades. Agradecimento: A Fabiola Rizzo Sanchez, pela revisão ortográfica. REFERÊNCIAS - Anuário estatístico da USP Produção científica. São Paulo: USP. - Anuário estatístico da USP Produção científica. São Paulo: USP. - Anuário estatístico da USP Produção científica. São Paulo: USP. - Anuário estatístico da USP Produção científica. São Paulo: USP. - Brasil. Ministério da Ciência e Tecnologia. Indicadores nacionais de ciência e tecnologia (C&T) [citado em 9 abr 2009]. Disponível em: - Carvalho T A produção científica brasileira em odontologia e sua visibilidade nacional e internacional [tese]. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. - Guedes JB, Andrade VS, Ribeiro MAS, Botelho MFC, Magalhães VCS, Machado AMB. Abreu SMR Indicadores da evolução da produção científica da Universidade Federal da Bahia: um estudo bibliométrico na web of Science. In: XIV SNBU Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Salvador, Bahia, Disponível em: soac/viewpaper.php?id=459 - ISI Web of Knowledge Journal Citation Report JCR, edition Philadelphia: ISI/Thomson. Available from:

10 - ISI Web of Knowledge Journal Citation Reports JCR, edition Philadelphia: Thomson Reuters; 2007 [cited 2009 April 10]. Available from: - King DA The scientific impact of nations. What different countries get for their research spending. Nature. 430(6997): Lara MLG de Glossário. Termos e conceitos da área de comunicação e produção científica. In: Población DA, Witter GP, Silva JFM. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara Editora. p Meadows AJ A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos Livros. - NLM National Library of Medicine Medline/PubMed [Cited 2008] Available from: - Packer AL, Meneghini R Articles with authors affiliated to Brazilian institutions published from 1994 to 2003 with 100 or more citations: I the weight of international collaboration and the role of the networks. An Acad Bras Cien. 78(4): Packer AL, Meneghini R Visibilidade da produção científica. In: Población DA, Witter GP, Silva JFM. Comunicação & produção científica: contexto, indicadores e avaliação. São Paulo: Angellara Editora. p Spinak E Indicadores cienciometricos. Ci Inf (Brasília). 27(2):141-8.

JCR e Fator de Impacto Chegaram Para Ficar. Como viver Com Eles

JCR e Fator de Impacto Chegaram Para Ficar. Como viver Com Eles JCR e Fator de Impacto Chegaram Para Ficar. Como viver Com Eles Rogerio Meneghini Programa SciELO FAP-Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo National International Periódicos de Editoras

Leia mais

Universidade Federal da Bahia:

Universidade Federal da Bahia: Indicadores da evolução da produção científica da Universidade Federal da Bahia: um estudo bibliométrico na Web of Science. Joana Barbosa Guedes Valdete Silva Andrade Maria Alice Santos Ribeiro Maria de

Leia mais

Produção científica dos mestres e doutores do programa de pós-graduação em ciências fisiopatologia experimental da FMUSP. Suely Campos Cardoso

Produção científica dos mestres e doutores do programa de pós-graduação em ciências fisiopatologia experimental da FMUSP. Suely Campos Cardoso Produção científica dos mestres e doutores do programa de pós-graduação em ciências fisiopatologia experimental da FMUSP Suely Campos Cardoso Bibliotecária do Serviço de Biblioteca e Documentação da Faculdade

Leia mais

Ciência em Radiologia: Uma Análise da Produção Nacional Helena Donato

Ciência em Radiologia: Uma Análise da Produção Nacional Helena Donato Ciência em Radiologia: Uma Análise da Produção Nacional Helena Donato helenadonato@chuc.min-saude.pt Sumário 1. Introdução O que é a Bibliometria 2. Metodologia de Pesquisa 3. Resultados Quantitativos

Leia mais

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO USANDO RECURSOS DO VANTAGEPOINT

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO USANDO RECURSOS DO VANTAGEPOINT Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO USANDO RECURSOS DO VANTAGEPOINT Marcia dos Santos (USP) - marciasantos@usp.br Rachel Lione (USP)

Leia mais

Agradecimento especial ao Prof. Dr. Valtencir Zucolotto. 350 anos de Publicação Científica: de Gutenberg ao smartphone uma viagem no tempo...

Agradecimento especial ao Prof. Dr. Valtencir Zucolotto. 350 anos de Publicação Científica: de Gutenberg ao smartphone uma viagem no tempo... Agradecimento especial ao Prof. Dr. Valtencir Zucolotto 350 anos de Publicação Científica: de Gutenberg ao smartphone uma viagem no tempo... Benedito Barraviera Professor Titular de Infectologia da UNESP

Leia mais

Usando a Bibliometria para a Avaliação de informação e Gestão de Pesquisa e Publicação Científica

Usando a Bibliometria para a Avaliação de informação e Gestão de Pesquisa e Publicação Científica Usando a Bibliometria para a Avaliação de informação e Gestão de Pesquisa e Publicação Científica Deborah Dias Gerente Treinamento e Suporte - Brasil Thomson Reuters Scientific & Health Care Division DEBORAH.DIAS@THOMSONREUTERS.COM

Leia mais

Em quais temas de pesquisa publicamos com impacto?

Em quais temas de pesquisa publicamos com impacto? 1 Em quais temas de pesquisa publicamos com impacto? Avaliação da produção científica dos Departamentos da Faculdade de Odontologia da USP a partir de citações de artigos publicados e indexados na Web

Leia mais

As citações, os índices de citações & outras histórias

As citações, os índices de citações & outras histórias As citações, os índices de citações & outras histórias Letícia Strehl Biblioteca Central UFRGS A importância dos índices de citações a partir da minha experiência como: Bibliotecária Usuária Pesquisadora

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA ANUÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA- 2010

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA ANUÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA- 2010 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA ANUÁRIO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA- 2010 Diretor do ICB: Rui Curi Vice Diretor: Benedito Correa Chefe do Departamento:

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA ONDE Publicar POR QUE Publicar Publicar é importante porque??? Atua na captação de recursos nas agências fomentadoras de pesquisa. Contribui com melhores posições nos rankings comparativos

Leia mais

The Challenge of Eight Years as Arquivos Brasileiros de Cardiologia Editor-in-Chief

The Challenge of Eight Years as Arquivos Brasileiros de Cardiologia Editor-in-Chief O Desafio de Oito Anos na Direção dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia The Challenge of Eight Years as Arquivos Brasileiros de Cardiologia Editor-in-Chief Luiz Felipe P. Moreira Instituto do Coração

Leia mais

Publish or perish: como prosperar no ambiente acadêmico. Odir Dellagostin, Ph.D. CDTec Biotecnologia UFPel

Publish or perish: como prosperar no ambiente acadêmico. Odir Dellagostin, Ph.D. CDTec Biotecnologia UFPel Publish or perish: como prosperar no ambiente acadêmico Odir Dellagostin, Ph.D. CDTec Biotecnologia UFPel Publish or Perish (Publique ou Pereça) Expressão cunhada na década de 1950 que refere-se a pressão

Leia mais

Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico

Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Comunicação científica - onde publicar? Quais as melhores revistas? Disciplina SCS-5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Vamos abordar Fluxo da informação científica Critérios para identificação

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO BALDACCI DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

REGULAMENTO PRÊMIO BALDACCI DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA REGULAMENTO PRÊMIO BALDACCI DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA PROJETO: Este projeto visa premiar autores de publicação médico científica, que tenham contribuído para a divulgação e o avanço da ciência. As publicações

Leia mais

Reflexão para novas decisões

Reflexão para novas decisões Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas EDITORIAL Reflexão para novas decisões A cada ano, em seu segundo

Leia mais

Desafios para a pesquisa em São Paulo

Desafios para a pesquisa em São Paulo Desafios para a pesquisa em São Paulo Carlos H Brito Cruz Diretor Científico, FAPESP fapesp12-20131115.pptx; C.H. Brito Cruz e Fapesp 1 Sumário INCOR na FAPESP Impacto da ciência brasileira e paulista

Leia mais

INTERNACIONALIDADE DAS REFERÊNCIAS E CITAÇÕES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA:

INTERNACIONALIDADE DAS REFERÊNCIAS E CITAÇÕES NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB) ISSN 2177-3688 GT7- Produção e Comunicação da Informação em Ciência, Tecnologia & Inovação Pôster INTERNACIONALIDADE DAS REFERÊNCIAS

Leia mais

Revistas de cirurgia e gastroenterologia: indexação em bases de dados e indicadores bibliométricos

Revistas de cirurgia e gastroenterologia: indexação em bases de dados e indicadores bibliométricos MESMO ARTIGO NO IDIOMA PORTUGUÊS Revistas de cirurgia e gastroenterologia: indexação em bases de dados e indicadores bibliométricos Introdução A redação de trabalhos científicos pode ser considerada a

Leia mais

Dispersão e produtividade da literatura brasileira sobre doença de Chagas

Dispersão e produtividade da literatura brasileira sobre doença de Chagas Dispersão e produtividade da literatura brasileira sobre doença de Chagas PAULO DA TERRA CALDEIRA Escola de Biblioteconomia Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte, MG Análise da produção científica

Leia mais

Produtividade em Pesquisa

Produtividade em Pesquisa Produtividade em Pesquisa Ferramentas de apoio e indicadores Elisabeth Dudziak Biblioteca - EP-USP Setembro 2010 Sumário Como avaliar a ciência e a pesquisa? Critérios CNPq / CAPES Autores Periódicos Por

Leia mais

PROGRAMA DE TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES - 2009 PUC-MG 20 a 22 de maio. Editor / HORÁRIO DURAÇÃO PROGRAMA

PROGRAMA DE TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES - 2009 PUC-MG 20 a 22 de maio. Editor / HORÁRIO DURAÇÃO PROGRAMA PROGRAMA DE TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES - 2009 PUC-MG 20 a 22 de maio. Editor / HORÁRIO DURAÇÃO PROGRAMA Representante QUARTA-FEIRA - 20/05 Manhã - 8h30 às 12h 8h30-9h30 1h Apresentação

Leia mais

COMO REDIGIR UM TRABALHO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Prof. Anderson Cezar Prof. Vagner Sá

COMO REDIGIR UM TRABALHO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Prof. Anderson Cezar Prof. Vagner Sá COMO REDIGIR UM TRABALHO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE Prof. Anderson Cezar Prof. Vagner Sá CONHECIMENTO NÃO VEM DE ENCICLOPÉDIAS E BIBLIOTECAS NEM O LEITE VEM DA PADARIA. LEITE VEM DE VACAS

Leia mais

Professor Sérgio Luis Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia Instituto de Química

Professor Sérgio Luis Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia Instituto de Química Professor Sérgio Luis Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia Instituto de Química Ensino A Bahia vai bem? Pesquisa Pós-Graduação Discentes titulados no Brasil 2007-2010 Nível/ano 2007 2008 2009 Total

Leia mais

Produção científica em saúde coletiva: perfil dos periódicos e o processo de avaliação pela Capes. Aluísio J D Barros

Produção científica em saúde coletiva: perfil dos periódicos e o processo de avaliação pela Capes. Aluísio J D Barros Produção científica em saúde coletiva: perfil dos periódicos e o processo de avaliação pela Capes Aluísio J D Barros Centro de Pesquisas Epidemiológicas, UFPel Representante da Área de Saúde Coletiva,

Leia mais

Roteiro. Cienciometria. Indicadores cienciométricos. Estudos cienciométricos Considerações finais. Histórico da cienciometria

Roteiro. Cienciometria. Indicadores cienciométricos. Estudos cienciométricos Considerações finais. Histórico da cienciometria João Carlos Nabout Roteiro Cienciometria Histórico da cienciometria Coletando dados para cienciometria Banco de dados Web of Science Usando o Web of Science Indicadores cienciométricos Fator de impacto,

Leia mais

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon

Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais. 10/09/2015 Renan Hiagon Pesquisa Bibliográfica em Bases de Dados Nacionais e Internacionais 10/09/2015 Renan Hiagon Objetivo Geral Capacitar profissionais e estudantes para atender a demanda por competência informacional na área

Leia mais

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR será constituída pelo

Leia mais

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR

PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR PARTE 2 COMO E ONDE PUBLICAR * Avaliação da produção * A escolha da revista * O que é avaliado pelas revistas * Razões para rejeição dos artigos * Como fazer uma revisão Produção científica avaliada por

Leia mais

Caracterização da Investigação em ciências da saúde na CPLP

Caracterização da Investigação em ciências da saúde na CPLP Caracterização da Investigação em ciências da saúde na CPLP Paula Seguro-de-Carvalho Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa paula.carvalho@estesl.ipl.pt Objetivo o objetivo é apresentar uma caracterização

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR

EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR EDITAL INTERNO Nº 05/2015 PROGRAMA PUBLIQUE INCENTIVO À PUBLICAÇÃO NO EXTERIOR A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS COLEÇÕES DO SCIELO CITATION INDEX NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA

A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS COLEÇÕES DO SCIELO CITATION INDEX NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS COLEÇÕES DO SCIELO CITATION INDEX NA ÁREA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA Maria Simone de Menezes Alencar 1 ; Eloisa da Conceição Príncipe

Leia mais

Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran

Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran Estudo sobre a dependência espacial da dengue em Salvador no ano de 2002: Uma aplicação do Índice de Moran Camila Gomes de Souza Andrade 1 Denise Nunes Viola 2 Alexandro Teles de Oliveira 2 Florisneide

Leia mais

Sumário. 0 Qualidade, recuperação, visibilidade e acesso à informação científica

Sumário. 0 Qualidade, recuperação, visibilidade e acesso à informação científica Sumário 0 Qualidade, recuperação, visibilidade e acesso à informação científica 0 Conceitos 0 Ferramentas 0 Recuperação: 0 Cobertura das bases de dados 0 Recursos de indexação 0 Implicações na revisão

Leia mais

Efeito do SciELO Open Access nos Periódicos Científicos Brasileiros

Efeito do SciELO Open Access nos Periódicos Científicos Brasileiros Efeito do SciELO Open Access nos Periódicos Científicos Brasileiros Lewis Joel Greene Editor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto. Biologia Celular, Molecular

Leia mais

INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS ( )

INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS ( ) Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INDICADORES CIENTOMÉTRICOS DA PESQUISA BRASILEIRA EM FÍSICA DE ALTAS ENERGIAS (1983-2013) Gonzalo Rubén Alvarez 1 ; Samile Andréa de Souza Vanz 2 ALVAREZ, G. R. N.; VANZ,

Leia mais

O papel dos publishers e do acesso aberto no impacto dos periódicos emergentes

O papel dos publishers e do acesso aberto no impacto dos periódicos emergentes O papel dos publishers e do acesso aberto no impacto dos periódicos emergentes Rogerio Meneghini, coordenador científico do Programa SciELO XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, Gramado

Leia mais

Ambiente & Água no contexto dos indicadores de impacto das revistas científicas brasileiras

Ambiente & Água no contexto dos indicadores de impacto das revistas científicas brasileiras ISSN = 19-993X - doi:1.13/19-993x www.ambi-agua.net E-mail: ambi-agua@agro.unitau.br Phone.: + (1) 3-1 no contexto dos indicadores de impacto das revistas científicas brasileiras Nelson Wellausen Dias;

Leia mais

A VOZ DAS REVISTAS CIENTÍFICAS. Nuno Cardim, Editor Associado da RPC

A VOZ DAS REVISTAS CIENTÍFICAS. Nuno Cardim, Editor Associado da RPC A VOZ DAS REVISTAS CIENTÍFICAS Nuno Cardim, Editor Associado da RPC Como está a REVISTA PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA? Orgão oficial da Sociedade Portuguesa de Cardiologia REVISTA PORTUGUESA DE CARDIOLOGIA

Leia mais

Índices bibliométricos: Exemplos da sua aplicação em Pediatria

Índices bibliométricos: Exemplos da sua aplicação em Pediatria 0873-9781/07/38-1/39 Acta Pediátrica Portuguesa Sociedade Portuguesa de Pediatria EDUCAÇÃO MÉDICA Índices bibliométricos: Exemplos da sua aplicação em Pediatria Nuno C. Santos Instituto de Biopatologia

Leia mais

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science * * 2009: dados provisórios

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science * * 2009: dados provisórios Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science 2003-2009* * 2009: dados provisórios Universidade do Porto. Reitoria >> Serviço de Melhoria Contínua. 28 Jan. 2010 ÍNDICE Introdução:

Leia mais

PERFIL: ANÁLISE DOS TÍTULOS DE PERIÓDICOS DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

PERFIL: ANÁLISE DOS TÍTULOS DE PERIÓDICOS DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PERFIL: ANÁLISE DOS TÍTULOS DE PERIÓDICOS DO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Suely Campos Cardoso, Fabíola Rizzo Sanchez, Marinalva Souza Aragão,

Leia mais

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR

Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Revista de Saúde Pública: história e desempenho na base JCR Seminário sobre o desempenho dos periódicos brasileiros no JCR 2009 Setembro 2010 ANTECEDENTES Em 2010, a Revista de Saúde Pública, iniciada

Leia mais

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD

Bases de dados na literatura médica. Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Bases de dados na literatura médica Fernando M. Aarestrup, MD, PhD Index medicus Medline pubmed Descritores cabeçalhos oficiais MeSH SciELO - Scientific Electronic Library Online LILACS Fernando M. Aarestrup,

Leia mais

Publicações Científicas

Publicações Científicas Publicações Científicas Bases de Dados Métricas e Indicadores de Qualidade Gerenciadores de citações e referências Elisabeth Dudziak SIBiUSP Abril 2016 Bases de Dados Multidisciplinares Veja mais >>> Bases

Leia mais

A literatura em nutrição: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca

A literatura em nutrição: validade dos documentos e os sistemas de informação. Angela Maria Belloni Cuenca A literatura em nutrição: validade dos documentos e os sistemas de informação Angela Maria Belloni Cuenca abcuenca@usp.br 0060018 Comunicação e Informação Bibliográfica Atividade Integradora - 3o.sem.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores credenciados no Programa, sendo

Leia mais

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas

Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas Cirurgia Torácica e Cardiovascular Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIRURGIA TORÁCICA E CARDIOVASCULAR será constituída

Leia mais

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science 2010-2014 Universidade do Porto. Reitoria >> Gabinete de estudos estratégicos e melhoria contínua. 7 de março de 2016 Sumário Resumo...

Leia mais

INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS IN PUBLIC UNIVERSITIES OF SÃO PAULO STATE: CONTEXTS AND ACTIVITY INDICATORS

INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS IN PUBLIC UNIVERSITIES OF SÃO PAULO STATE: CONTEXTS AND ACTIVITY INDICATORS 20 POLÍTICAS E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE APOIO A PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS: CONTEXTUALIZAÇÃO E INDICADORES DE ATIVIDADE INSTITUTIONAL POLICIES TO SUPPORT SCIENTIFIC JOURNALS

Leia mais

IV Semana da escrita Científica do IFSC

IV Semana da escrita Científica do IFSC IV Semana da escrita Científica do IFSC Análise bibliométrica da produção científica: dos indicadores individuais aos rankings universitários Prof Leandro I. Lopes de Faria DCI e NIT/Materiais - UFSCar

Leia mais

Dimensões da qualidade para um editor de periódico em Saúde Publica

Dimensões da qualidade para um editor de periódico em Saúde Publica Network of Collaboration Between Europe and Latin American- Caribbean Countries (NECOBELAC) Dimensões da qualidade para um editor de periódico em Saúde Publica Mario Vianna Vettore Editor Adjunto Como

Leia mais

www. .org as perspectivas do movimento open access na América Latina e Caribe: a experiência SciELO

www. .org as perspectivas do movimento open access na América Latina e Caribe: a experiência SciELO as perspectivas do movimento open access na América Latina e Caribe: a experiência SciELO www..org Abel L. Packer SciELO, Coordenador Operacional Diretor BIREME/OPAS/OMS, Área de GIC da OPAS 9o Congresso

Leia mais

Bases de dados na área de Ciências da Saúde

Bases de dados na área de Ciências da Saúde Bases de dados na área de Ciências da Saúde PubMed Cochrane Lilacs Scielo Web of Science Portal da Capes: revistas eletrônicas Catálogos Athena CCN Catálogo Coletivo Nacional www.biblioteca.btu.unesp.br

Leia mais

MODELO PERIODICOS PARA O SITE

MODELO PERIODICOS PARA O SITE MODELO PERIODICOS PARA O SITE LINK PERIODICOS SIB/UNP APRESENTAÇÃO: Neste local estão dispostos as relações, em ordem alfabética, dos periódicos Nacionais e Internacionais assinados e vigentes pelas Unidades

Leia mais

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CARDIOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

Índices de impacto em comunicação científica: usos e limitações

Índices de impacto em comunicação científica: usos e limitações Índices de impacto em comunicação científica: usos e limitações Dr. Lilian N. Calò Comunicação Científica em Saúde BIREME/OPAS/OMS calolili@paho.org Instituto Adolpho Lutz - Secretaria da Saúde Governo

Leia mais

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia

I Encontro de Editores de Revistas Científicas da Área de Psicologia O processo de indexação de periódicos científicos: indexadores nacionais, internacionais e seus critérios Maria Imaculada Cardoso Sampaio Agosto de 2004 isampaio@usp.br Importância em publicar Onde publicar

Leia mais

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação

Sumário. 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação. 2. Fluxos da busca e recuperação da informação Sumário 1. Requisitos de Busca e Recuperação de Informação 1. Conhecimento sobre temas pesquisados 2. Padronização da Linguagem 3. Tesauros 4. Critérios de Confiabilidade da Informação Online 5. Bom Senso

Leia mais

Estado da Arte em Enfermagem de Saúde Mental

Estado da Arte em Enfermagem de Saúde Mental Estado da Arte em Enfermagem de Saúde Mental Aida Cruz Mendes acmendes@esenfc.pt Porquê investigar? Investigação em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica A experiência individual é necessariamente

Leia mais

Ensaio com membrana corioalantóide de galinhas: modelo robusto para responder diferentes problemas biológicos.

Ensaio com membrana corioalantóide de galinhas: modelo robusto para responder diferentes problemas biológicos. Ensaio com membrana corioalantóide de galinhas: modelo robusto para responder diferentes problemas biológicos. Angélica Daiane L. do Prado*(PG), Patrícia L. D Abadia(PG)², João Carlos Nabout (PQ)², Pablo

Leia mais

A Resolução GRU nº 002/2011 estabelece a Política de Aquisição de Acervo para as Bibliotecas quanto à aquisição de livros, periódicos e multimeios.

A Resolução GRU nº 002/2011 estabelece a Política de Aquisição de Acervo para as Bibliotecas quanto à aquisição de livros, periódicos e multimeios. Biblioteca Sistema Integrado de Biblioteca (SIBi) A UNIGRANRIO possui um Sistema Integrado de Bibliotecas composto por um Núcleo de Coordenação de Bibliotecas, 12 Bibliotecas e uma Unidade de Conservação

Leia mais

Como publicar artigos de qualidade em estatística e estatística aplicada

Como publicar artigos de qualidade em estatística e estatística aplicada Como publicar artigos de qualidade em estatística e estatística aplicada Eric B Ferreira Departamento de Estatística - DEst Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG 6 de outubro de 2017 Eric B Ferreira

Leia mais

Periódicos brasileiros em odontologia e a fuga dos artigos científicos de alto impacto

Periódicos brasileiros em odontologia e a fuga dos artigos científicos de alto impacto SHORT PAPER Periódicos brasileiros em odontologia e a fuga dos artigos Rubenildo Oliveira da Costa, Lúcia Maria Sebastiana Verônica Costa Ramos Resumo Introdução: O aumento de títulos de periódicos brasileiros

Leia mais

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP

Universidade de São Paulo. Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP Universidade de São Paulo Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A

Leia mais

Os periódicos científicos brasileiros e seus editores

Os periódicos científicos brasileiros e seus editores Os periódicos científicos brasileiros e seus editores Reunião da Área de Humanas-SciELO-Junho de 2013 Rogerio Meneghini Em 1665 surgem as duas primeiras revistas científicas, a francesajournal des Sçavanse

Leia mais

Consulta por Classificação / Área Avaliação

Consulta por Classificação / Área Avaliação Consulta por Classificação / Área Avaliação ISSN 0001-4842 Accounts of Chemical Research A1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II Atualizado 1554-8929 ACS Chemical Biology A1 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II Atualizado 0907-4449

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DAS CONTRIBUIÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA 1

CARACTERÍSTICAS DAS CONTRIBUIÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA 1 CARACTERÍSTICAS DAS CONTRIBUIÇÕES EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE SAÚDE PÚBLICA 1 Angela Maria Belloni Cuenca Daisy Pires Noronha Maria Teresinha Dias de Andrade Regina Célia F. Castro Helene Mariko

Leia mais

Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science

Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science Publicações da Universidade do Porto indexadas na Web of Science 2003-2007 Universidade do Porto. Reitoria >> Serviço de Melhoria Contínua. 28 Jan 2008 ÍNDICE Introdução: metodologia e definições... 3

Leia mais

A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto

A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias Gramado, 16-18 de Setembro de 2012 A evolução dos periódicos brasileiros e o acesso aberto Lewis Joel Greene Editor, Brazilian Journal of Medical and

Leia mais

Bibliotecários académicos no apoio à investigação: indicadores, métricas e visibilidade

Bibliotecários académicos no apoio à investigação: indicadores, métricas e visibilidade Bibliotecários académicos no apoio à investigação: indicadores, métricas e visibilidade Maria Antónia Correia (Information Management School-Universidade Nova de Lisboa) antonia.correia@novaims.unl.pt

Leia mais

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências

Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Biblioteca da Prefeitura do Campus USP de São Carlos Gerenciadores de referências Ana Paula Calabrez (PUSP-SC) Flávia Cassin (EESC) 1 2 É um software gerenciador de referências bibliográficas, que auxilia

Leia mais

Considerações sobre Qualis Periódicos

Considerações sobre Qualis Periódicos Considerações sobre Qualis Periódicos Medicina Veterinária Coordenador(a) da Área: Maria Angelica Miglino Coordenador(a) Adjunto(a): Eduardo Paulino da Costa Coordenador(a) Adjunto(a) de Mestrado Profissional:

Leia mais

Pôster INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA:

Pôster INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA: XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013) GT 7: Produção e Comunicação da Informação em CT&I Pôster INTERNACIONALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM BIOLOGIA EVOLUTIVA:

Leia mais

Padrões na normalização de referências

Padrões na normalização de referências Padrões na normalização de referências HSM121 Informação Bibliográfica em Saúde Pública FSP/USP 2015 Referências bibliográficas Conjunto de elementos descritivos e essenciais que permitem a identificação

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular)

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) Regulamento do Programa de Pós-Graduação Medicina (Cirurgia Torácica e Cardiovascular) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

Curso de Fisioterapia

Curso de Fisioterapia Curso de Fisioterapia Psicologia / Saúde Mental: Acta comportamentalia Aletheia http://www.editoradaulbra.com.br/catalogo/periodicos/periodicos2.html http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=1413-0394&lng=pt&nrm=iso

Leia mais

Uma publicação de 78 Anos. Desde 1932

Uma publicação de 78 Anos. Desde 1932 Uma publicação de 78 Anos Desde 1932 Annual Reviews - Síntese de importantes pesquisas em 37 diferentes disciplinas que envolvem Biomedicina, Ciências da Vida, Física e Ciências Sociais. - Os artigos são

Leia mais

90/1/14 : 89/11/15 : 1390 /134 / 1. :... : Excel. 1388. 2087 1388 :.. 40 828 : 5.. :. 1379.(1).... 1 Email: f.aminpour@gmail.com. : 367 1390 /134 / 29 ..(3) 1384 1976. 2003 Medline.(4) 2004.(5) ISI.(6-7).

Leia mais

PRÉMIOS CIENTÍFICOS UNIVERSIDADE DE LISBOA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS

PRÉMIOS CIENTÍFICOS UNIVERSIDADE DE LISBOA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS PRÉMIOS CIENTÍFICOS UNIVERSIDADE DE LISBOA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS FAQs A) QUESTÕES GERAIS 1) O QUE SÃO OS PRÉMIOS CIENTÍFICOS UNIVERSIDADE DE LISBOA/ CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS? São vinte prémios anuais,

Leia mais

Qualis da Área de Biodiversidade

Qualis da Área de Biodiversidade Qualis da Área de Biodiversidade Coordenador de Área Paulo J P Santos UFPE Coordenador Adjunto Denise M T Oliveira UFMG Coordenador Adjunto Mestrado Profissional Leandro Freitas - JBRJ 07.biod@capes.gov.br

Leia mais

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA. Martha Adaime e Renato Zanella

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA. Martha Adaime e Renato Zanella COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM CIENTÍFICA Martha Adaime e Renato Zanella 1 Evolução nas últimas décadas Artigos da Química Nova, por exemplo, não apresentavam formato uniforme Periódicos e Reuniões Científicas

Leia mais

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science 2012-2016 Universidade do Porto. Reitoria >> Gabinete de estudos estratégicos e melhoria contínua. 12 de março de 2018 Sumário Resumo...

Leia mais

Sumários Correntes. Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança. Volume 1 - n.3 Agosto de 2008

Sumários Correntes. Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança. Volume 1 - n.3 Agosto de 2008 Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança Rede de Bibliotecas da Fiocruz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde Sumários Correntes Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança

Leia mais

Características das revistas científicas da área de saúde pública

Características das revistas científicas da área de saúde pública Características das revistas científicas da área de saúde pública Fórum de Editores Científicos da Área de Saúde Pública 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva º Congresso Mundial de Saúde Pública Rio

Leia mais

O prestígio das revistas científicas: indicadores internacionais mais usados

O prestígio das revistas científicas: indicadores internacionais mais usados O prestígio das revistas científicas: indicadores internacionais mais usados Publicar em revistas internacionais -workshop para autores 17 abril 2012 Universidade de Aveiro Serviços de Biblioteca, Informação

Leia mais

INDICADORES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO INSTITUTO BUTANTAN.

INDICADORES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO INSTITUTO BUTANTAN. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E CULTURA Bruna Acylina Gallo INDICADORES DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DO INSTITUTO BUTANTAN. São Paulo 2018 Bruna

Leia mais

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science

Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science Produção científica da Universidade do Porto indexada na Web of Science 2013-2017 Universidade do Porto. Reitoria >> Gabinete de estudos estratégicos e melhoria contínua. 14 de maio de 2019 Sumário Resumo...

Leia mais

Qualis nas Engenharias III uma análise das novas regras de avaliação

Qualis nas Engenharias III uma análise das novas regras de avaliação Qualis nas Engenharias III uma análise das novas regras de avaliação Rafael Garcia Barbastefano Diretor Científico da ABEPRO Professor do DEPRO-CEFET/RJ Petrolina/Juazeiro, 2017 Estrutura da apresentação

Leia mais

Normas técnicas para elaboração de Projeto de Pesquisa

Normas técnicas para elaboração de Projeto de Pesquisa Normas técnicas para elaboração de Projeto de Pesquisa Ana Cláudia Moreira Melo Augusto Ricardo Andrighetto Ivete Aparecida de Mattias Sartori Robertoo Hideo Shimizu Sérgio Rocha Bernardes 4ª edição CURITIBA

Leia mais

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS DA ÁREA Brasília, 07 de Junho de 2012

COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS DA ÁREA Brasília, 07 de Junho de 2012 COMUNICADO n o 002/2012 ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II ATUALIZAÇÃO DO WEBQUALIS DA ÁREA Brasília, 07 de Junho de 2012 A comissão do Qualis da área Ciências Biológicas II foi composta pelos professores

Leia mais

GARDOC-2013 Instituto Politécnico de Setúbal

GARDOC-2013 Instituto Politécnico de Setúbal A PUBMED é a versão pública e gratuita da MEDLINE criada e mantida pela National Library of Medicine dos EUA PORQUE SE DEVE USAR A PUBMED? A PUBMED é o sistema mais importante de pesquisa de informação

Leia mais

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública

A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública A experiência da FSP/USP na utilização do DeCS para indexação LiLACS e na construção da categoria Saúde Pública Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da USP Biblioteca Virtual em Saúde Pública 27

Leia mais

Nefrologia Normas Específicas

Nefrologia Normas Específicas Nefrologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em NEFROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

Embase Base de dados Biomédicos da Elsevier

Embase Base de dados Biomédicos da Elsevier Embase Base de dados Biomédicos da Elsevier 2 Agenda do dia I. O que é Embase; II. Definição de Busca: Formulários, Busca por Medicamentos, Dispositivos e Doenças; III. Indexação de termos: Emtree e suas

Leia mais

Alexandre Matos Aramis Fernandes Leandro Nagano Pedro Henrique Rodrigo Ehresmann

Alexandre Matos Aramis Fernandes Leandro Nagano Pedro Henrique Rodrigo Ehresmann Alexandre Matos Aramis Fernandes Leandro Nagano Pedro Henrique Rodrigo Ehresmann Professor: Alexandre Direne Disciplina: Metodologia Científica - 2015 Introdução Objetivos Análise quantitativa Análise

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE CITALOPRAM NO MUNÍCIPIO DE CASTILHO/SP

AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE CITALOPRAM NO MUNÍCIPIO DE CASTILHO/SP AVALIAÇÃO DA PRESCRIÇÃO DE CITALOPRAM NO MUNÍCIPIO DE CASTILHO/SP Glaziely Jesus Freitas da Cruz Denise Cristina S. Takemoto Rodrigo Ferreira Corsato Graduando em Farmácia Juliana Gomes de Faria Silvana

Leia mais

Índices de Citação 1

Índices de Citação 1 Índices de Citação 1 Referências Bibliográficas e Citações. Origem dos Índices e Desenvolvimento. Funções dos Índices de Citação. Histórico e atuação do Institute for Scientific Information - ISI Novas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PESQUISA CLÍNICA EM DOENÇAS INFECCIOSAS PLANO DE CURSO DISCIPLINAS: SEMINÁRIOS CIENTÍFICOS DO MESTRADO I, II E III SEMINÁRI OS CIENTÍFICOS DO DOUTORADO I, II E III

Leia mais