UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 003/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) da Uergs torna pública e estabelece as normas para o processo seletivo para o preenchimento das vagas do Curso de Especialização intitulado Agricultura Familiar e Meio Ambiente para o primeiro semestre do ano de 2014, aprovado pelo CONEPE em 13 de dezembro de O Curso de Especialização acontecerá na Unidade da Uergs, em Vacaria/RS. 1. OBJETO Esta chamada visa selecionar candidatos para participação no Curso de Especialização, modalidade presencial, cujo objetivo geral é desenvolver as habilidades dos participantes para atuarem em planejamento, coordenação e assessoria de projetos que envolvam a agricultura familiar nas práticas de sustentabilidade no agronegócio. Além de servir de meio para fomentar valores e práticas individuais e comunitárias que sejam ecologicamente sustentáveis e viáveis social e economicamente. Os profissionais formados no curso poderão contribuir de forma significativa para o Desenvolvimento Regional com a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, a realização do curso tem ainda por objetivos específicos: a) Identificar e analisar situações (atuais e potenciais) relacionadas ao meio ambiente, agricultura familiar e desenvolvimento regional fundamentadas na realidade local, considerando as dimensões históricas, culturais, sociais, econômicas e política; b) Utilizar e/ou desenvolver técnicas e ferramentas didáticas aprendidas no curso; c) Atuar em equipe inter- e multidisciplinar; d) Propor alternativas para os problemas relacionados à agricultura familiar e meio ambiente nos Campos de Cima da Serra.

2 2. PÚBLICO ALVO Poderão se inscrever como candidatos os graduados, assim como prováveis formandos, em cursos superiores reconhecidos pelo MEC em todas as áreas do conhecimento, que preferencialmente atuem ou que tenham interesse em atuar na área de Ciências Agrárias sejam elas: ministrando aulas, ou prestando serviços de assistência técnica ou extensão rural. 3. NÚMERO DE VAGAS Serão ofertadas 40 (quarenta) vagas para início em abril de Em caso de não preenchimento de um número mínimo de vagas, o curso não será oferecido. O número mínimo de vagas preenchidas é de 20 (vinte). 4. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser realizadas de maneira presencial, no período de 11 de março de 2014 a 27 de março de 2014, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no horário das 13h30min às 17h30min e das 19h às 22h, na Secretaria da Unidade da Uergs, em Vacaria/RS, na Av. Antônio Ribeiro Branco, 1060, Bairro Parque dos Rodeios, Vacaria/RS RS, fone: (54) Será admitida a entrega de documentos por intermédio de um procurador com poderes específicos obtidos através de procuração simples registrada em cartório. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 5. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO As cópias de documentos devem ser acompanhadas dos documentos originais e receberão autenticação da secretaria do curso. Cópias de documentos autenticados em cartório também serão aceitos. Para inscrição, o(a) candidato(a) à vaga necessita entregar os seguintes documentos:

3 - Formulário de Inscrição no Processo Seletivo disponível na página da Uergs e fornecido pela Secretaria do Curso devidamente preenchido e assinado; - Cópia (frente e verso) do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); - Cópia (frente e verso) da Cédula de Identidade (RG ou RNE); - Cópia (frente e verso) do Título Eleitoral com comprovante de quitação da Justiça Eleitoral para brasileiros; - Cópia (frente e verso) da Certidão de Nascimento ou Casamento; - 02 (duas) fotografias 3x4 recentes; - Cópia do Curriculum Vitae (formato Currículo Lattes do CNPq) com documentação comprobatória; - Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação (preferencialmente na área de Ciências Agrárias) expedido por IES, reconhecido pelo MEC ou conselhos estaduais ou municipais de educação, atestado de formando ou atestado de provável formando, fornecido pela Instituição de Ensino Superior do Curso de Graduação em questão. No caso de aprovação no Curso de Especialização, os candidatos que apresentaram atestado de provável formando para a inscrição no processo de seleção do curso terão que entregar na Secretaria do Curso, até o primeiro dia de início do curso, documento que comprove a colação de grau. Os estudantes que apresentaram atestado de provável formando ou atestado de formando deverão apresentar à Secretaria do Curso, assim que pronto, ou no prazo de 90 dias após a matrícula, cópia do Diploma de Graduação. Os estudantes que não cumprirem o ordenamento acima perdem a vaga no curso, liberando-a para o suplente seguindo a ordem de seleção. Não serão homologadas inscrições com documentação incompleta. 6. DURAÇÃO DO CURSO O curso terá duração máxima de 18 (dezoito) meses, com início em 09 de maio de 2014 e término em 08 de novembro de Horário das aulas: sextas-feiras, das 18h40min às 23h; sábados, das 7h30min às 11h50min e das 13h30min às 17h50min. A carga horária de aulas presenciais do curso é de 372 horas e, para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso, é de 120 horas. O certificado de conclusão de curso será entregue a todos os alunos que atenderem às seguintes exigências:

4 I 75% de frequência em cada disciplina; II Conceito mínimo C em cada disciplina; III Trabalho de Conclusão de Curso aprovado com conceito mínimo C. 7. SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÂO O processo de seleção ocorrerá em 02 (duas) etapas. A primeira etapa consistirá da análise do Curriculum Vitae (no formato Currículo Lattes). Os candidatos classificados na primeira etapa serão chamados para a segunda etapa do processo de seleção que corresponderá à realização de entrevistas. A cada uma destas etapas será atribuída uma avaliação em escala de 0 (zero) a 10 (dez). Na primeira etapa, de caráter eliminatório, os candidatos serão selecionados pela análise do Curriculum Vitae (no formato Currículo Lattes), sendo classificados os candidatos até o número correspondente a 1,5 vezes o número de vagas. Os candidatos classificados na primeira etapa serão chamados para a segunda etapa do processo de seleção que corresponderá à realização de entrevista, em que serão avaliados os seguintes critérios: - Comunicabilidade e desenvoltura na arguição Nota máxima 6,0 (seis) pontos; - Perspectivas em relação ao Curso de Pós-Graduação Nota máxima 4,0 (quatro) pontos; Para a classificação final será considerado o desempenho dos candidatos na primeira e segunda etapa. A análise do Curriculum Vitae e a análise do memorial descritivo / entrevista serão realizadas pela Comissão de Seleção, formada por professores do Colegiado do Curso. Para aprovação, os candidatos devem obter média final mínima de 7,0 (sete). Critérios de desempate: 1º Maior nota na primeira etapa análise do Curriculum Vitae (no formato Currículo Lattes). 2º Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade. ATENÇÃO: Para a análise curricular será utilizado o quadro de critérios de pontuação indicado no Anexo 1, sendo necessária sua entrega preenchida e assinada pelo candidato através do Quadro de Títulos (Anexo 2), apresentando-se os documentos comprobatórios no Curriculum Vitae (preferencialmente no formato Lattes), na mesma sequência dos itens apresentados no Anexo 2 (Quadro de Títulos).

5 As entrevistas dos candidatos aprovados na primeira etapa de seleção serão realizadas no período de 09 de abril a 14 de abril Os horários das entrevistas e a ordem dos candidatos na entrevista seguindo como critério a ordem alfabética dos candidatos serão publicados na página da Uergs, na internet, e na Secretaria da Unidade em Vacaria/RS no dia 08 de março de 2014, a partir das 16h. 8. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA SELEÇÃO O resultado da seleção, incluindo a lista dos suplentes por ordem de classificação, será divulgado na página da Uergs ( no dia 17 de abril de 2014 e, também, no mural da Secretaria do Curso, na Unidade em Vacaria/RS, a partir das 16 horas. 9. RECONSIDERAÇÃO DE RESULTADO DE SELEÇÃO O candidato que desejar pedir reconsideração sobre o resultado do processo seletivo (recurso) poderá realiza-lo para as duas diferentes etapas do processo de seleção: 1) divulgação dos resultados da analise de currículo; e 2) divulgação do resultado final. O candidato disporá das seguintes datas para fazê-lo a contar a data e horários de divulgação de cada etapa, conforme tabela abaixo: 1ª Etapa: Recurso referente a: Divulgação dos resultados da analise de currículo Início do período de recursos 02 de abril de 2014, a partir das 08h30 Término do período de recursos 04 de abril de 2014, às 14 h Divulgação após recurso 1ª etapa 07 de abril de 2014, às 16 h 2ª Etapa: Recurso referente a: Divulgação do resultado final Início do período de recursos 18 de abril de 2014, a partir das 08h30 Término do período de recursos 22 de abril de 2014, às 14h Divulgação após recurso 2ª etapa 23 de abril de 2014, às 16h Para requerer reconsideração, o interessado deverá encaminhar o Formulário de Reconsideração disponível na página da Uergs, na internet ( O formulário devidamente preenchido deverá ser enviado para o correio eletrônico especializacao@uergs.edu.br.

6 Reconsiderações fora do prazo serão indeferidas incluindo pedidos não recebidos por problemas de envio por falha de conexão de internet. Se resultar alteração do resultado devido ao exame do pedido de reconsideração, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Todos os pedidos de reconsideração serão analisados pela Comissão de Seleção. A resposta ao pedido de reconsideração será remetida para o correio eletrônico de origem do pedido do mesmo. Não serão aceitos pedidos de reconsideração via postal, via fax ou para qualquer outro que não seja o disponibilizado para esse fim. Em nenhuma hipótese será aceito pedido de revisão de reconsideração. O resultado final da seleção, após a análise dos pedidos de reconsideração, será divulgado na página da Uergs ( no dia 23 de abril de 2014 e, também, no mural da secretaria do curso, na Unidade em Vacaria/RS, a partir das 16 horas. 10. MATRÍCULA Terão direito à matrícula no referido curso, os candidatos APROVADOS E CLASSIFICADOS, respeitados os limites das vagas. A matrícula será realizada de 24 a 29 de abril de 2014 para os candidatos classificados, e de 05 de maio de 2014 a 08 de maio de 2014 para os suplentes, caso houver vaga disponível, no horário das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min, na Secretaria da Unidade da Uergs em Vacaria/RS, na Av. Antônio Ribeiro Branco, 1060, Bairro Parque dos Rodeios, Vacaria RS, fone: (54) A matrícula dos candidatos selecionados poderá ser realizada pelo candidato ou por seu representante legal devidamente identificados. Nesta ocasião, o candidato deverá portar documento de identidade (com foto) válido em todo o território nacional para entrega do Formulário de Matrícula. 11. INÍCIO DO CURSO O curso terá seu início em 09 de maio de 2014, nas dependências da Unidade da Uergs, em Vacaria/RS.

7 12. DISPOSIÇÕES GERAIS A inscrição no Processo Seletivo implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e de seus anexos, não podendo o candidato alegar seu desconhecimento. A documentação dos candidatos não aprovados no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na secretaria do curso por um prazo de até 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da divulgação do Resultado Final da Seleção. Após esse prazo, os documentos restantes serão eliminados. O exame de seleção 2014 só terá validade para o Curso de Especialização em Agricultura Familiar e Meio Ambiente, que terá inicio em 09 de maio de 2014 em Vacaria/RS. No caso de candidato estrangeiro ou portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o candidato deverá apresentar protocolo de encaminhamento de processo de revalidação por instituições nacionais nos termos da Lei nº 9.394/96 (LDB), bem como nas Resoluções nº. 01/2001; 01/2002 e 02/2005 do Conselho Nacional de Educação CNE. Em caso de alunos estrangeiros é necessária a apresentação de visto válido de estudante. Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Curso de Pós-Graduação, através dos telefones (54) , para garantia de acessibilidade plena ao processo seletivo e à realização do curso. Será desclassificado o candidato que: - Deixar de cumprir ou atender qualquer um dos itens ou regras publicadas no presente Edital; - Usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a realização do processo seletivo; - Não apresentar a documentação exigida no prazo determinado. Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso em conjunto com a PROPPG. Porto Alegre, 11 de março de Carla Azambuja Centeno Bocchese Coordenação do Curso de Especialização Marc François Richter Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Fernando Guaragna Martins Reitor

8 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE AGRICULTURA FAMILIA E MEIO AMBIENTE ANEXO 1 l. CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE CURRÍCULO 1) A análise de currículo será realizada pela Comissão de Seleção do Curso de Pós- Graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos. 2) O Curriculum Vitae (no formato Currículo Lattes) deve ser entregue documentado de acordo com as datas indicadas neste edital, com os documentos comprobatórios seguindo a mesma sequência apresentada no item Atividades deste Anexo e do Anexo 2. 3) O Curriculum Vitae (no formato Currículo Lattes) poderá receber a pontuação máxima igual a 10 (dez) pontos. O Curriculum Vitae será analisado utilizando os critérios descritos no quadro abaixo: ATIVIDADES a- Graduação com formação na área de Ciências Agrárias. b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária como estudante colaborador de iniciação científica ou extensão universitária, ou monitoria. c- Publicação de resumos simples em anais de eventos científicos ou de extensão universitária a. d- Publicação de resumos expandidos em anais de eventos científicos ou de extensão universitária. e- Livro publicado ou artigos científicos publicados ou aceitos em periódicos especializados com classificação qualis A1, A2, ou B1. f- Capítulo de livros ou artigos científicos publicados ou aceitos em periódicos especializados com classificação qualis. PONTUAÇÃO Por Atividade Máximo 1,0 (por graduação) 1,0 0,25 (por semestre) 1,5 0,1 (por resumo) 1,0 0,25 (por resumo) 1,5 1,0 (por livro/artigo) 3,0 0,5 (por capítulo de livro/artigo) PONTUAÇÃO MÁXIMA 10,0 2,0

9 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE AGRICULTURA FAMILIA E MEIO AMBIENTE ANEXO 2 QUADRO DE TÍTULOS 1) Serão considerados apenas títulos comprovados, 2) A classificação dos títulos é de inteira responsabilidade do candidato. Serão considerados os títulos que forem indicados no Quadro de Títulos. A Comissão de Seleção do Curso de Pós- Graduação lato sensu em Educação de Jovens e Adultos, quando da avaliação do Curriculum Vitae (no formato Currículo Lattes), verificará a adequação, porém, não efetuará reclassificação de títulos. 3) Cada título pode ser classificado e computado em apenas um item da tabela. 4) O candidato deverá entregar o Quadro de Títulos preenchido e assinado, de acordo com o modelo aqui fornecido. ATIVIDADES Por atividade PONTUAÇÃO Máximo a - Graduação com formação na área de 1,0 (por Ciências Agrárias. graduação) 1,0 b- Participação como bolsista de iniciação científica ou extensão universitária 0,25 (por como estudante colaborador de semestre) iniciação científica ou extensão 1,5 universitária, ou monitoria. c- Publicação de resumos simples em anais de eventos científicos ou de 0,1 (por resumo) 1,0 extensão universitária a. d- Publicação de resumos expandidos em anais de eventos científicos ou de 0,25 (por resumo) 1,5 extensão universitária. e- Livro publicado ou artigos científicos publicados ou aceitos em periódicos 1,0 (por especializados com classificação qualis livro/artigo) 3,0 A1, A2, ou B1. f- Capítulo de livros ou artigos científicos 0,5 (por capítulo publicados ou aceitos em periódicos de livro/artigo) especializados com classificação qualis. 2,0 PONTUAÇÃO TOTAL OBTIDA PELO CANDIDATO Pontuação do Candidato

10 Assinatura do Candidato: Local e Data:, de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS EDITAL PROPPG 004/2013 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 005/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 002/2016 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LIDERANÇA E SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 010/2015 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TEORIA E PRÁTICA DA FORMAÇÃO DO LEITOR (Pós-Graduação lato sensu)

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital.

Serão oferecidas 35 vagas (trinta e cinco vagas) vagas, conforme os critérios definidos no presente edital. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ REITORIA DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UFBA FACULDADE DE FARMÁCIA NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA EM ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NEPAF EDITAL INTERNO Nº 01/2012

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG CÂMPUS SANTA HELENA DE GOIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias A UEG Câmpus Santa Helena de Goiás faz

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. EDITAL Aluno Especial

Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. EDITAL Aluno Especial EDITAL Aluno Especial Seleção de alunos especiais do (PPG-MAT) 2 Semestre de 2016 O (PPG-MAT) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 190/UFFS/2012 ABRE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO

Leia mais

EDITAL PROPPG 004/2016

EDITAL PROPPG 004/2016 PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPPG EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE GESTÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL (Pós-Graduação Lato Sensu) A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO INTERNO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO DOCENTE CAPÍTULO 1 DA ORGANIZAÇÃO GERAL Art. 1 - O curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE EDITAL Nº 01/2009-PRPPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE TRADUÇÃO TURMA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015. Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 3 2015 Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental Campus ofertante do Curso: Nova Venécia CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - TURMA 2010 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA

Leia mais

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA REITORIA PRÓ-REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - DIRED UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO

Leia mais

Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES

Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES Edital RETIFICADO n o 38/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: ENSINO DE HUMANIDADES O Diretor Geral do Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí (IF Goiano Câmpus Urutaí), no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

EDITAL N PROPPG 008-2016 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL N PROPPG 008-2016

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015.

EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. Pós-Graduação Lato Sensu em Politicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica EDITAL Nº 010/2015-PROPPG, de 16 de dezembro de 2015. A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG),

Leia mais

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO

EDITAL Nº 01/2010 - etec TORNA PÚBLICO EDITAL Nº 01/2010 - etec A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, através do Departamento de Ensino de Tecnologia e da Coordenação de Tecnologias na Educação do da, no uso das suas atribuições,

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR GABINETE DO REITOR E D I T A L EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 MESTRADO PROFISSIONAL EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL O REITOR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR UCSal, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2014

PROCESSO SELETIVO 2014 PROCESSO SELETIVO 2014 EDITAL N 47/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: GESTÃO E ATENÇÃO NO SUS - LATO SENSU O Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde Escola GHC e o Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 01/2010-PROPEP/CPG Lato Sensu CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO A Universidade Federal de Alagoas, por intermédio da Pró-Reitoria

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 15/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 2º semestre de 2015 O REITOR

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 011/2016 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS

EDITAL 01/2015 PPGCN SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS NATURAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 01/2015

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Edital Nº 09/ 2007 Estabelece normas do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização

Leia mais

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013

E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 E D I T A L 001 / EAD/ UFSC CSE-CCN / 2013 A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, através da FUNDAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICOS (FEPESE), torna pública as normas que regerão o Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo de Seleção para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de nível técnico (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014.

Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. Edital N.º 032/2014 CPV Boa Vista, 27 de fevereiro de 2014. A Universidade Federal de Roraima-UFRR, por meio da Comissão Permanente de Vestibular CPV, torna público o Processo Seletivo Simplificado, para

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UTFPR - Campo Mourão EDITAL N O 01/2015 - COMPLEMENTAR MNPEF- UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 056/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto UFC Virtual

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto UFC Virtual Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Instituto UFC Virtual EDITAL Nº. 03 / PRPPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR TURMA 2013 A Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM EDITAL Nº 059/2012-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação de TUTOR (PRESENCIAL)

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ

EDITAL Nº 02/2015/IT/DEQ/PPGEQ SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PPGEQ/UFRRJ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL 01/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL N o 032/2012 PROPESP/UFAM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,

Leia mais

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido:

EDITAL nº 02/2016. 2 DO CALENDÁRIO ACADÊMICO: 2.1 O curso de Especialização em Bioética será oferecido: EDITAL nº 02/2016 A Diretora Geral da Faculdade Canção Nova, no uso de suas atribuições legais, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o preenchimento

Leia mais

1. EDITAL N o 01/2007

1. EDITAL N o 01/2007 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO 1. EDITAL N o 01/2007 A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Coordenação do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO,

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EDITAL PROPPG 08/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO ANO 2016/2017 ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA/RS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 081/UFFS/2011 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - ESPECIALIZAÇÃO O REITOR PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES-TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA, REALIZADO PELO CONVÊNIO UNIRIO-CISBAF E OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ABERTA

Leia mais

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014.

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES.

EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. EDITAL 002/2015 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO RURAL E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS AGROALIMENTARES. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Leia mais

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO

CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SÃO GONÇALO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

Serão oferecidas 45 (quarenta e cinco vagas) para profissionais graduados em Educação Física, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado.

Serão oferecidas 45 (quarenta e cinco vagas) para profissionais graduados em Educação Física, nas modalidades de Licenciatura e Bacharelado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Futebol e Futsal Instituto de Educação Física e Esportes - IEFES EDITAL Nº 01/2011-PPG SELEÇÃO PARA O

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

Disciplina Duração Vagas

Disciplina Duração Vagas UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Edital 4 - Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Educação Especial Deficiência Auditiva/Surdez A Coordenação do Curso de

Leia mais

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL

Edital 09/2014 PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenadoria de Pós-Graduação Edital 09/2014 PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA

Leia mais

EDITAL Nº 098/UFFS/2011 ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITERATURAS DO CONE SUL

EDITAL Nº 098/UFFS/2011 ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITERATURAS DO CONE SUL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 098/UFFS/2011 ABRE INSCRIÇÕES PARA VAGAS REMANESCENTES DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LITERATURAS DO

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA EDITAL nº. 014/2015 Estabelece as normas do Processo Seletivo ao provimento de vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão de Empreendimentos e Destinos Turísticos Sustentáveis,

Leia mais

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE.

EDITAL Nº 01/ 2012 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) INSTITUTO DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIA EM SAÚDE - IATS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 002 DE 30 DE ABRIL DE 2015

EDITAL Nº 002 DE 30 DE ABRIL DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA

Leia mais

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 Dispõe sobre a Seleção de Pessoal, para atuar junto ao quadro de funcionários da UNOESC/Joaçaba. A Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, mantida pela Fundação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES. No. 015/2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES. No. 015/2015 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSORES No. 015/2015 uso das atribuições, A Diretora Acadêmica da Faculdade Maria Milza no Faz saber que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores, que

Leia mais

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DOCENTE N.º 011/2005 Informações: 0** 49 33218181 http://www.unochapeco.edu.br

Leia mais

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE.

EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2008 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE. Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL-INMETRO. EDITAL Nº 001 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro

Leia mais

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO EM ODONTOLOGIA 2016 EDITAL N o 356 de 26/08/2015

UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO EM ODONTOLOGIA 2016 EDITAL N o 356 de 26/08/2015 UNIVERSIDADE POSITIVO COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO CPS MESTRADO EM ODONTOLOGIA 2016 EDITAL N o 356 de 26/08/2015 A UNIVERSIDADE POSITIVO (UP), por sua COMISSÃO DE PROCESSO SELETIVO, doravante referida

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB. EDITAL nº027/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB EDITAL nº07/0 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA PROVIMENTO DAS VAGAS EXISTENTES E PARA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL N 01/2014 A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através da Pró-Reitoria Ensino de Pós-Graduação, do Diretor do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Solos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO Campus São José dos Campos Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada EDITAL Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Bolsista Professor-Tutor para o Curso de Especialização em Saúde da Família A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde da Família,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE TURMA 2013 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Núcleo de Educação Aberta e a Distância Ne@ad EDITAL Nº 11/2013 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA PARA PROVIMENTO DAS

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 002/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores e Alfabetizadores - Coordenadores de Turma do Programa Brasil Alfabetizado ABERTURA A Secretaria Municipal da Educação torna público a realização

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PLANEJAMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS A universidade Estadual de Goiás - UEG, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - CEAD Nº 009/2013 Seleção Simplificada de Tutores Presenciais modalidade Educação

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2014 Coordenador: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira Vice-Coordenadora: Prof. Dra. Jeni Silva Turazza Estarão abertas, no período de U14/04/2014U a U05/05/2014U,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 132/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

TURMA 2014 EDITAL N. 01/2014

TURMA 2014 EDITAL N. 01/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU CÂMPUS POSSE CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS RESOLUÇÃO CsU N. 29 DE 22

Leia mais

EDITAL N.º 1/2015/PPGMGA/UFSC

EDITAL N.º 1/2015/PPGMGA/UFSC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÉTODOS E GESTÃO EM AVALIAÇÃO www.ppgmga.posgrad.ufsc.br / ppgmga@contato.ufsc.br

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO - TURMA

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2015 Aprova o Edital do Processo Seletivo dos Cursos Superiores na modalidade a Distância Vestibular 2º Semestre de 2015 O REITOR DA UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO,

Leia mais

EDITAL N.º 142/2015 3

EDITAL N.º 142/2015 3 PROCESSO SELETIVO ESPECIAL PARA INGRESSO NO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIPAMPA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu

EDITAL. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA Turma 2014 Pós-Graduação Lato Sensu 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA, DIABETES E METABOLOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social PROCESSO SELETIVO PARA TUTORES A DISTÂNCIA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Setor de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Serviço Social EDITAL 001/2013 A Universidade Estadual de Ponta Grossa,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010 Edital Nº 54, de 22 de julho de 2010 A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (Tutor

Leia mais

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA NA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA - RESIDÊNCIA AGRÁRIA

EDUCAÇÃO DO CAMPO E AGROECOLOGIA NA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA - RESIDÊNCIA AGRÁRIA Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Agrícola CEP 13.083-875, Campinas, SP Home Page: www.feagri.unicamp.br Fax: 55-19-3521-1066- Fone: 55-19-3521-1072 EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil EDITAL DE SELEÇÃO Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil A Diretora

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 A Faculdade São Paulo (FSP), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais