INSTRUÇÕES DE REGATA OCEANOS

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÕES DE REGATA OCEANOS"

Transcrição

1 INSTRUÇÕES DE REGATA OCEANOS

2 1. REGRAS 1.1. A regata será regida pelas regras tais como definidas nas Regras de Regata a Vela (RRV) Estará em vigor o Apêndice T Arbitragem De acordo com o art. 3º da Nota Oficial da CBVela 014/2016: Os atletas / praticantes do esporte a Vela deverão estar regularmente filiados à uma Entidade Náutica e à sua respectiva Federação Estadual de Vela. 2. PROPAGANDA 2.1. Os competidores poderão exibir propaganda no casco de acordo com o Regulamento 20 da World Sailing Código de Publicitário Durante o evento, os barcos participantes serão obrigados a exibir propaganda escolhida e fornecida pela autoridade organizadora, nas amuras de bombordo e boreste da embarcação O responsável pela embarcação deverá retirar os adesivos de publicidade na Secretaria Náutica do ICB até às 12h30 do dia 8 de setembro de Caso o adesivo soltar/cair, o velejador deverá solicitar novo adesivo na Secretaria Náutica Cada competidor receberá uma camiseta do evento, no qual solicitamos a gentileza de utilizála durante a cerimônia de encerramento do evento previsto na programação. 3. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES 3.1. São elegíveis barcos da Regra BRAVO (Grupo A, Grupo B e Grupo Regata), Regra Cruzeiro, flotilhas: Delta 26, Fast 230 e Ranger 22, e Bico de Proa Os competidores poderão efetuar a inscrição no endereço eletrônico: até às 13h00 do dia 8 de setembro de É imprescindível o correto e integral preenchimento do formulário de inscrição. 4. AVISO AOS COMPETIDORES 4.1. Avisos aos competidores serão afixados no Quadro Oficial de Avisos do evento, localizado no Espaço Gourmet da Náutica. 5. ALTERAÇÕES NAS INSTRUÇÕES DE REGATA 5.1. Qualquer alteração nas Instruções de Regata será afixada até 1 (uma) hora antes do horário de partida no dia em que entrará em vigor ou até 30 (trinta) minutos antes da sinalização RECON em terra ser arriada, exceto alteração na programação de regatas, que será afixada até as 18h00 do dia anterior ao dia em que terá efeito. 6. SINALIZAÇÃO EM TERRA 6.1. Sinalização em terra será exposta no mastro próximo a rampa de acesso ao lago Quando o galhardete RECON é içado em terra, o seu significado descrito em Sinais de Regata RECON é modificado de 1 minuto para não antes de 30 (trinta) minutos.

3 7. PROGRAMA DE REGATAS E SOCIAL Data Horário Atividades 1/set (sábado) 8h45 9h30 12h45 13h30 17h30 18h00 19h00 20h30 Reunião de competidores de Optimist (Espaço Gourmet da Náutica) Regatas de Optimist e Hansa Reunião de competidores Monotipos (Espaço Gourmet da Náutica) Regatas de Star, 420, Snipe, Finn, Laser e Dingue. Cerimônia de Abertura Oficial do evento no Restaurante do Farol Coquetel de confraternização Palestra Rumo Certo com a velejadora medalhista olímpica: Isabel Swan Jantar 2/set (domingo) 9h30 13h30 Regatas de Star, 420, Snipe, Finn, Laser e Dingue. Confraternização (Espaço Gourmet da Náutica) 5/set Palestra: Iniciação à vela com Allan Godoy (Secretaria Náutica) 19h00 (4ª feira) Público: Convidados BRB 6/set (5ª feira) 15h00 Aulas de iniciação à vela aos convidados do BRB com os professores do Iate. 9h30 Regatas de Optimist, Star, 420, Snipe, Finn, Laser e Dingue. 7/set 13h00 Confraternização e Premiação de Star, 420, Snipe, Finn, Laser e Dingue (6ª feira) 14h00 Clínica de Optimist com Ricardo Paranhos 9h30 Regatas de Optimist e Hansa 13h00 Confraternização e Premiação de Optimist e Hansa (Espaço Gourmet) 8/set 12h45 Reunião de competidores de Oceanos (Espaço Gourmet) (sábado) 14h00 Regatas de Oceanos 14h00 Clínica de Optimist com Ricardo Paranhos 10h00 Regatas Oceanos 9/set 13h00 Cerimônia de Encerramento: Confraternização e Premiação (Espaço Gourmet) (domingo) 14h00 Clínica de Optimist com Ricardo Paranhos 7.1. Estão programadas até 3 (três) regatas para cada grupo, podendo haver até 2 (duas) regatas por dia Para alertar aos competidores de uma sequência de regatas que terá início, a bandeira laranja da CR na linha de largada será exposta com um sinal sonoro, por pelo menos 5 (cinco) minutos antes que um sinal de atenção seja feito No dia 8/set (sábado) nenhum sinal de atenção será feito depois das 16h No dia 9/set (domingo) nenhum sinal de atenção será feito depois das 11h30.

4 8. BANDEIRA DOS GRUPOS 8.1. A bandeira de atenção do 1º procedimento de largada (Percurso Longo e Médio) será a bandeira F (FOXTROT) A bandeira de atenção do 2º procedimento de largada (Percurso Curto) será a bandeira E (ECHO). 9. PERCURSO 9.1. O anexo 1 mostra o percurso que será utilizado para cada grupo e a ordem em que as marcas devem ser contornadas. 10. MARCAS As cores e formatos das marcas estão descritas no anexo LARGADA As regatas terão as largadas conforme a RRV 26, com o sinal de atenção feito 5 (cinco) minutos antes do sinal de largada A sequência de largada para os Oceanos será a seguinte: 1º Procedimento de Largada: Percurso Longo: Regra BRAVO grupo Regata, Regra BRAVO grupo A e Bico de Proa = ou > 25 pés (veleiros com 25 pés ou mais, não medidos na Regra BRAVO e/ou não filiados à AVOB). Percurso Médio: Delta 26. 2º Procedimento de Largada: Percurso Curto: Regra BRAVO grupo B, Regra Cruzeiro, Fast 230, Ranger 22 e Bico de Proa < 25 pés (veleiros menores que 25 pés, não medidos na Regra BRAVO e/ou não filiados à AVOB) A linha de largada será entre o mastro expondo uma bandeira de cor laranja no barco da CR posicionado na extremidade de boreste da linha e uma boia na extremidade de bombordo Um barco que largar depois de decorridos 4 (quarto) minutos após seu sinal de largada será, sem audiência, considerado como não tendo partido DNS (isto altera a RRV A4 e A5) Os barcos para os quais o sinal de atenção ainda não foi dado devem deixar livre a área de largada durante o procedimento de largada dos outros grupos. 12. MUDANÇA DA PRÓXIMA PERNA DO PERCURSO Não haverá mudança da próxima perna do percurso (isso altera a regra 33). 13. CHEGADA A linha de chegada será entre o mastro expondo uma bandeira de cor laranja e uma bandeira de cor azul no barco da CR e uma marca na outra extremidade.

5 14. PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO Os formulários estarão disponíveis na Secretaria Náutica do ICB O prazo de entrega de protestos, pedidos de reparação e reaberturas devem ser entregues até 30 (trinta) minutos após a chegada da CR em terra Após encerrar o prazo de protestos, as partes e testemunhas serão informadas, assim que possível, do local e horário da audiência Uma audiência de arbitragem poderá ser feita antes da audiência de protesto, conforme apêndice T. 15. PREMIAÇÃO Apenas os barcos com adesivos de publicidade (fornecida pela organização do evento) nas amuras de bombordo e boreste da embarcação terão os resultados computados para o evento, conforme item Serão premiadas as seguintes classes/regras: a) 1º ao 3º Colocado Regra BRAVO Grupo Regata b) 1º ao 3º Colocado Regra BRAVO Grupo A c) 1º ao 3º Colocado Regra BRAVO Grupo B d) 1º ao 3º Colocado Regra Cruzeiro e) 1º ao 3º Colocado Delta 26 f) 1º ao 3º Colocado Fast 230 g) 1º ao 3º Colocado Ranger 22 h) 1º Colocado Bico de Proa (Percurso Curto) i) 1º Colocado Bico de Proa (Percurso Longo) 16. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE Os competidores participam da regata a seu próprio risco. A autoridade organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento (Ver RRV 4 - Decisão de Competir).

6 ANEXO 1 PERCURSO BARLASOTA Ordem de largada 1 Grupo LONGO DELTA 26 Sequência das montagens Largada 1c 2s/2p 1c Chegada Largada 1b 2s/2p 1b Chegada 2 CURTO Largada 1a 2s/2p 1a Chegada Marca cilíndrica Vermelha Marca cilíndrica Amarela c/ faixa Preta Marca cilíndrica Amarela Marcas cilíndricas Amarelas Marcas de Largada e Chegada Cilíndricas Vermelhas