Núcleo de Inovação Tecnológica UECE-PROPLAN-NIT Fevereiro de Oportunidades ICT s (85)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Núcleo de Inovação Tecnológica UECE-PROPLAN-NIT Fevereiro de Oportunidades ICT s (85)"

Transcrição

1 Oportunidades ICT s (85)

2 EDITAL CNPq Nº 68/2008 CONVÊNIO BILATERAL DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL COM A ACADEMIA DA FINLÂNDIA INSCRIÇÕES: até 12 de fevereiro de OBJETIVOS: apoiar, de forma complementar, o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa científicas, tecnológicas e de inovação, por meio do financiamento a atividades de cooperação internacional, no âmbito do Convênio bilateral entre o CNPq e a Academia da Finlândia (AKA). PÚBLICO ALVO: pesquisadores e especialistas que tenham vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados, todos sem fins lucrativos. ÁREA: Energia. TEMAS: 1 - Sistemas terrestres sustentáveis de biomassa para geração de energia; 2 - Eficiência energética na produção de papel e polpa e 3 - Produção baseada em biomassa, em biorefinarias. VALOR: valor máximo de até R$ ,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) por projeto. MAIORES INFORMAÇÕES:

3 EDITAL CAPES Nº 14/2008 PROGRAMA DE BOLSA ESPECIAL PARA DOUTORADO EM PESQUISA MÉDICA PBE-DPM INSCRIÇÕES: até 13 de fevereiro de 2009 OBJETIVO: fomentar o desenvolvimento para a formação em pesquisa médica, com a finalidade de estimular a produção acadêmica e a formação de pesquisadores, em nível de doutorado, por meio de financiamento específico, consolidando e ampliando o pensamento crítico estratégico para o desenvolvimento científico do País. PÚBLICO ALVO: Alunos de Medicina em áreas de Biomedicina Experimental ou Epidemiologia, com elevado rendimento acadêmico e comprovado desempenho na iniciação científica; Profissionais em estágio de residência Médica que demonstrem aptidão e interesse na pesquisa básica, clínica ou cirúrgica. OBSERVAÇÃO: as bolsas terão por prazo máximo de 48 meses. VALOR: até R$ ,00 por ano. MAIORES INFORMAÇÕES:

4 PRÊMIO SER HUMANO OSWALDO CHECCHIA 2008 INSCRIÇÕES: até 13 de fevereiro de OBJETIVOS: reconhecer e certificar trabalhos ou cases sociais nas modalidade e categorias, abaixo especificadas. MODALIDADE E CATEGORIAS: Gestão de Pessoas empresarial; profissional; acadêmica Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social empresa, organizações do terceiro setor. PÚBLICO ALVO: um ou mais trabalhos/cases. MAIORES INFORMAÇÕES:

5 REVISTA ELETRÔNICA DE COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM SAÚDE - RECIIS INSCRIÇÕES: até 15 de fevereiro de OBJETIVOS: receber manuscritos em português ou inglês, sendo uma revista bilíngüe todos os artigos serão publicados em ambos os idiomas. PÚBLICO ALVO: graduados, especialistas, mestrados e doutores. SEÇÕES: Artigos originais; Artigos de revisão, Avanços Tecnológicos; Artigos sobre pesquisas em andamento; Ensaios e Resenhas MAIORES INFORMAÇÕES:

6 PROJETO SELEÇÃO FUTURE FIRST 2009 INSTITUTO HSBC SOLIDARIEDADE INSCRIÇÕES: até 17 de fevereiro de OBJETIVOS: seleção de projetos que ofereçam abrigo e educação formal ou informal a crianças em situação de rua ou moradoras em instituições de abrigamento (casas lares, repúblicas ou albergues). PÚBLICO ALVO: organizações governamentais (fundações e associações), não governamentais e comunitárias, legalmente constituídos no país, sem fins lucrativos, que atuem no Terceiro Setor. VALOR: até U$ 25 mil/ano por projeto de 01 a 03 anos de execução. OBSERVAÇÃO: o formulário de inscrição deve ser impreterivelmente escrito em inglês. MAIORES INFORMAÇÕES:

7 EDITAL PRONEX/FUNCAP/CNPq 08/2008 PROGRAMA DE APOIO A NÚCLEOS DE EXCELÊNCIA INSCRIÇÕES: prorrogado até 19 de fevereiro de OBJETIVOS: apoiar a execução de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, visando a dar suporte financeiro aos trabalhos dos grupos de pesquisas com excelência reconhecida, no Estado do Ceará. PÚBLICO ALVO: pesquisadores que tenham vinculo (empregatício ou funcional) permanente com instituições científicas e tecnológicas sediadas no Estado do Ceará. FAIXAS: A projetos que envolvam pesquisa experimental; B projetos de pesquisa de natureza não experimental. OBSERVAÇÃO: o prazo de execução dos projetos será no máximo de 36 (trinta e seis) meses. MAIORES INFORMAÇÕES:

8 PROGRAMA DE BECAS ROBERTO CARIRI MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DA ARGENTINA - ME INSCRIÇÕES: até 20 de fevereiro de OBJETIVOS: visa beneficiar graduados latino-americanos, que desejem desenvolver os programas de mestrado das Faculdades de Ciências Sociais e Humanas das universidades nacionais da Argentina. PÚBLICO ALVO: candidatos de países latino-americanos (exceto argentinos) e não residentes na Argentina no momento da solicitação da bolsa. Não ter iniciado estudos de pós-graduação na Argentina e ter idade até 35 (trinta e cinco) anos. BENEFÍCIOS: trinta (30) bolsas de estudos no valor de $1.700 (mil e setecentos pesos argentinos) durante dez meses por ano, além de cobertura médica assistencial também durante dez meses por ano e matrícula total anual. MAIORES INFORMAÇÕES:

9 EDITAL 01/2009 SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN INSCRIÇÕES: até 20 de fevereiro de OBJETIVOS: seleção de 08 (oito) candidatos ao curso de Mestrado em Física da UERN. PÚBLICO ALVO: graduados ou graduandos na área Física ou áreas correlatas. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Física da Matéria Condensada. LINHAS DE PESQUISA: Materiais Magnéticos e Propriedade Magnéticas; Matérias Dielétricos e Semicondutores; Física Estatística e Teoria Cinética OBSERVAÇÃO: O candidato poderá participar da seleção concorrendo a bolsa de estudos (CAPES, CNPq, FAPERN, UERN e outras) dentro da disponibilidade de oferta das mesmas. MAIORES INFORMAÇÕES:

10 PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NUCLEARES INSTITUTO DE ENGENHARIA NUCLEAR INSCRIÇÕES: até 20 de fevereiro de OBJETIVOS: seleção de 12 (doze) candidatos para a turma de 2009 do Mestrado Profissional em Engenharia de Reatores. PÚBLICO ALVO: graduados em Engenharias e Ciências Exatas. LINHAS DE PESQUISA: 1 mecânica computacional; 2 inteligência artificial aplicada; 3 segurança, termo-hidráulica e física de reatores; 4 aplicações de técnicas ultra-sônicas não convencionais. OBSERVAÇÃO: serão oferecidas até 5 (cinco) bolsas de estudos da Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN para candidatos aprovados/classificados que não possuam vínculo empregatício. MAIORES INFORMAÇÕES:

11 Fevereiro de 2008 PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO EXTERIOR PAEX CAPES INSCRIÇÕES: eventos prazos 01 a 30 de junho de de fevereiro de a 31 de julho de de março de 2009 OBJETIVO: apoiar a apresentação de trabalhos científicos em eventos no exterior, propiciando visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural brasileira. PÚBLICO ALVO: professores e pesquisadores, portadores de diploma de doutorado. APOIO: auxílio-deslocamento, que se destina às despesas com passagem. VALOR: será estabelecido pela CAPES de acordo com a localização geográfica do evento. MAIORES INFORMAÇÕES:

12 IX PRÊMIO CASA DE AMÉRICA DE POESÍA AMERICANA CASA AMÉRICA INSCRIÇÕES: até 28 de fevereiro de OBJETIVOS: aspira estimular a nova escrita poética no âmbito das Américas, com especial atenção a poemas que abordem ou explorem perspectivas inéditas e temáticas renovadoras. PÚBLICO ALVO: autores nacionais de qualquer dos países da América, com obras escritas em espanhol, rigorosamente inéditas, que não tenham sedo apresentadas a outro prêmio e cujos os direitos não tenham sido concedidos a nenhuma editora do mundo. TEMA: livre PRÊMIO: (seis mil euros). MAIORES INFORMAÇÕES:

13 6º CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE PSICOLOGIA - CONPSI INSCRIÇÕES: até 28 de fevereiro de OBJETIVOS: receber trabalhos na forma de Cursos (CR), Comunicações Científicas (CC), Mesas-Redondas (MR), Painéis (PN), Experiências em Debate (ED) e Temas em Debate (TD). ATIVIDADES E PÚBLICO ALVO: Conferências pesquisadores ou profissionais; CR professores, pesquisadores ou profissionais; CC profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de Psicologia e áreas afins; MR professores, profissionais ou pesquisadores em Psicologia e áreas afins; PN professores, pesquisadores, alunos e profissionais de Psicologia e áreas afins; ED profissionais em Psicologia e áreas afins; TD entidades científicas e/ou profissionais em Psicologia ou áreas afins. MAIORES INFORMAÇÕES:

14 CENTRO DE ESTUDOS PARA AMÉRICA LATINA E A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL - CEALCI FUNDAÇÃO CAROLINA INSCRIÇÕES: até março de 2009 OBJETIVO: oferecer bolsas a pesquisadores latino-americanos que contribuam no auxilio a pesquisa com vocação utilitária, de serviço à comunidade acadêmica, visando a inovação e o avanço no desenvolvimento social. PÚBLICO ALVO: grupos de investigação cujo investigador principal tenha título de licenciatura universitária, que esteja vinculado a um centro de investigação ou organização que desempenhe tarefas de investigação e análise nas áreas, abaixo citadas, que conte com experiência investigativa e profissional de excelência na sua área de atuação. LINHAS DE PESQUISA: Estudos sobre América Latina; Políticas Públicas; Cooperação Internacional; e Relações Econômicas Internacionais. BENEFÍCIOS: mensalidades de euros, passagem aérea de ida e volta (com limite de 1500 euros), seguro-saúde com duração de um a três meses. MAIORES INFORMAÇÕES:

15 PRÊMIO JUSCELINO KUBITSCHEK BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO- BID INSCRIÇÕES: até 1 de março de 2009 OBJETIVO: reconhecer através do Prêmio de Mérito ao Desenvolvimento Regional da América Latina e Caribe Juscelino Kubitschek, o trabalho de instituições da América Latina e do Caribe. PÚBLICO ALVO: pessoas, instituições acadêmicas ou centros culturais e de pesquisa. ÁREAS: Economia e Finanças; e Desenvolvimento Social, Cultural e Científico. OBSERVAÇÃO: As inscrições devem incluir uma descrição detalhada dos méritos e da importância regional da obra ou contribuição MAIORES INFORMAÇÕES:

16 BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO FUNDAÇÃO CAROLINA INSCRIÇÕES: até 1 de março de 2009 OBJETIVO: oferecer através de 261 programas, distribuídos em diversas áreas do conhecimento, formação de graduados de países membros da Comunidade Iberoamericana, com rendimento acadêmico ou profissional destacado. PÚBLICO ALVO: candidatos que tenham nacionalidade de algum país da Comunidade Ibero-americana, exceto a Espanha; que não residem na Espanha; disponham de um correio eletrônico e tenham formação na área do programa escolhido. PROGRAMAS: A ciências exatas e experimentais, física e química; B tecnologias da informação e das comunicações; C energia e abastecimento energético sustentável; D biotecnologia, ciências biomédicas, saúde e genética, tecnologia dos alimentos; E infra-estrutura territoriais; F meio ambiente, conservação da terra, ecologia, biodiversidade e qualidade da água; G economia e finanças, organização e inovação empresarial, desenvolvimento econômico e integração regional, cooperação internacional; H bem-estar social, desigualdade, inclusão social; I modernização jurídica e política, democracia, governabilidade, direitos humanos e relações internacionais; J sociedade do conhecimento, educação e desenvolvimento dos recursos humanos; K humanidades: cultura, artes, língua e história; L ciências sociais e da comunicação. MODALIDADES: Bolsas e Auxílios ao estudo OBSERVAÇÃO: É possível se candidatar a mais de um programa. MAIORES INFORMAÇÕES:

17 CHAMADA DE ARTIGOS ASSITÊNCIA TÉCNICA & EXTENSÃO RURAL POVOS INDÍGENAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA INSCRIÇÕES: até 1 de março de 2009 OBJETIVO: estimular uma reflexão crítica sobre a ação de assistência técnica e extensão rural desenvolvida pelos parceiros do MDA junto a diferentes povos indígenas. PÚBLICO ALVO: indígenas e não-indígenas que, individual e coletivamente, tenham participado e vivenciado a execução de um projeto de assistência técnica pelo MDA no período de 2004 a MAIORES INFORMAÇÕES:

18 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BITEC IEL/SEBRAE/CNPq INSCRIÇÕES: até 2 de março de OBJETIVOS: apoiar o desenvolvimento de pesquisas e estudos voltados para a melhoria da competitividade de micro e pequenas empresas. PÚBLICO ALVO: estudantes de graduação de bom desempenho acadêmico, cursando a partir do 3º período letivo em diante; micro e pequenas empresas da indústria, comércio ou serviços, de qualquer gênero ou ramo; professores universitários, do mesmo Departamento do estudante. BOLSA: duração de um seis meses com valor de R$ 300,00 mensais. MAIORES INFORMAÇÕES:

19 REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - UFSCAR INSCRIÇÕES: até 2 de março de 2009 OBJETIVO: seleção de artigos e resenhas para a publicação, em versão exclusivamente eletrônica da Revista que possui orientação pluralista. PÚBLICO ALVO: trabalhos que apresentem contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionados à área de CTS. MAIORES INFORMAÇÕES:

20 EDITAL PRÓ-ADMINISTRAÇÃO Nº 09/2008 INSCRIÇÕES: até 3 de março de 2009 OBJETIVO: estimular no País a realização de projetos conjuntos de pesquisa e apoio à capacitação docente utilizando-se de recursos humanos de infra-estrutura disponíveis em diferentes IES e/ou demais instituições possibilitando a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduação na área de Administração. PÚBLICO ALVO: instituições de ensino e/ou pesquisa brasileira, públicas e privadas, que possuam programas de Pós-Graduação stricto sensu reconhecidos pelo MEC, área(s) de concentração ou linha(s) de pesquisa em Administração e Gestão. ÁREAS: Modelos de ensino inovadores e desenhos curriculares na graduação e pósgraduação; Desenvolvimento de ensino, recursos e tecnologias para uso didático; Formação de professores na pós-graduação e estratégias de educação continuada; Construção e testagem de modelos de ensino; Estudos configuracionais sobre alunos, professores e comunidades de aprendizagem e Administração e Gestão; Criatividade e recursos estéticos em ensino; Formação - para empreendedorismo, inovação tecnológica e inovação social; para administração pública; para gestão social e ambiental; para gestão de infra-estrutura; para gestão internacional e para gestão de sistemas e instituições de ensino da educação básica ao ensino superior, de diferentes níveis. VALOR: máximo de até R$ ,00 por projeto. MAIORES INFORMAÇÕES:

21 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ DOUTORADO PLENO NO EXTERIOR - GDE INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: formar doutores no exterior em instituições de reconhecido nível de excelência, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científicatecnológica, naquelas em que a pós-graduação no país ainda seja deficiente ou áreas prioritárias definidas pelo Conselho Deliberativo do CNPq. PÚBLICO ALVO: brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil; residir no Brasil; possuir título de mestre ou formação equivalente; ter proficiência em idioma requerido para o curso; não ser aposentado. DURAÇÃO: até 36 (trinta e seis) meses, prorrogáveis, no máximo, por mais 12 (doze) meses. BENEFÍCIOS: mensalidades; auxílio-instalação; passagem aérea de ida e volta; seguro-saúde; taxas escolares exigidas pela instituição. MAIORES INFORMAÇÕES:

22 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ PÓS-DOUTORADO NO EXTERIOR - PDE INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: possibilitar ao pesquisador a capacitação e atualização de seus conhecimentos por meio de estágio e desenvolvimento de projetos com conteúdo científico ou tecnológico inovador e de vanguarda, em instituição no exterior de nível de excelência internacionalmente reconhecido. PÚBLICO ALVO: brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil; possuir título de doutor; ter vínculo empregatício no Brasil; não ser aposentado. DURAÇÃO: de 6(seis) a 12 (doze) meses, sendo permitida uma prorrogação de 6 (seis) meses de bolsa. BENEFÍCIOS: mensalidades; auxílio-instalação; passagem aérea de ida e volta; seguro-saúde. MAIORES INFORMAÇÕES:

23 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ DOUTORADO SANDWICH NO EXTERIOR - SWE INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: apoiar aluno formalmente matriculados em curso de doutorado no Brasil que comprove qualificação inequívoca para usufruir, no exterior, na oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados ou desenvolvimento parcial da parte experimental de sua tese a ser defendida no Brasil. PÚBLICO ALVO: estar formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil com conceito 6 ou 7 da Capes; estar matriculado há mais de um ano no curso de doutorado; não ser aposentado; ser bolsista do CNPq ou da Capes; ter conhecimento do idioma utilizado na instituição de destino; ter anuência do coordenador do curso e dos orientadores no País e no exterior; ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil. DURAÇÃO: de 3 (três) a 12 (doze) meses, prorrogável, limitada a um ano. BENEFÍCIOS: mensalidades; auxílio-instalação; passagem aérea de ida e volta; seguro-saúde. MAIORES INFORMAÇÕES:

24 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ ESTÁGIO SÊNIOR - ESN INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: propiciar ao pesquisador o desenvolvimento de projeto de pesquisa ou parte dele em instituição estrangeira de competência internacionalmente reconhecida. PÚBLICO ALVO: ser pesquisador nível 1 do CNPq ou equivalente; ter vínculo funcional/empregatício com instituição de pesquisa ou pesquisa/ensino no Brasil; cumprir interstício mínimo de 3 (três) anos entre um estágio e o subseqüente. DURAÇÃO: de 3 (três) a 6 (seis) meses. BENEFÍCIOS: mensalidades; auxílio-instalação; passagem aérea de ida e volta; seguro-saúde. MAIORES INFORMAÇÕES:

25 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ PESQUISADOR VISITANTE - PV INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: possibilitar ao pesquisador brasileiro ou estrangeiro, de reconhecida liderança científica, a colaboração com grupos de pesquisa emergentes ou consolidados, para o desenvolvimento de linhas de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico consideradas relevantes pelo Comitê de Assessoramento da área respectiva e pela Diretoria do CNPq. PÚBLICO ALVO: para o solicitante ser pesquisador e ter vínculo empregatício ou funcional com instituição nacional; para pesquisador visitante brasileiro ou estrangeiro com visto permanente (durante a vigência da bolsa) no Brasil, ter perfil equivalente a bolsista de Produtividade em Pesquisa categoria 1 nível A ou B do CNPq, ter perfil científico/tecnológico, dedicar-se integralmente às atividades programadas na instituição de execução. DURAÇÃO: de 3 (três) a 12 (doze) meses, prorrogáveis por até 12 (doze) meses. BENEFÍCIOS: mensalidades pagas ao pesquisador visitante; passagem aérea para deslocamento do pesquisador e retorno à instituição de origem; auxílio-instalação correspondente ao valor de uma mensalidade. MAIORES INFORMAÇÕES:

26 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ PÓS-DOUTORADO JÚNIOR - PDJ INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: possibilitar, no país, a consolidação e atualização dos conhecimentos ou o eventual redirecionamento da linha de pesquisa do candidato. Isto será feito por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a grupos e instituições de reconhecida excelência na área de especialização do candidato. PÚBLICO ALVO: doutor há menos de 7 anos; dedicar-se integralmente ás atividades programadas; caso tenha vínculo empregatício/funcional selecionar obrigatoriamente instituição distinta daquela onde esteja lotado. DURAÇÃO: de 6 (seis) a 12 (doze) meses, prorrogáveis por até 12 (doze) meses. BENEFÍCIOS: mensalidade; taxa de bancada mensal; passagem aérea de ida e volta; auxílio-instalação correspondente ao valor de uma mensalidade. OBSERVAÇÃO: O supervisor não poderá ser o orientador de doutorado do candidato. MAIORES INFORMAÇÕES:

27 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ PÓS-DOUTORADO SÊNIOR - PDS INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: possibilitar, no país, a consolidação e atualização dos conhecimentos e/ou redirecionamento da linha de pesquisa do candidato. Isto será feito por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de pesquisa junto a grupos e instituições de reconhecida nível de excelência na área de especialização do candidato. PÚBLICO ALVO: doutor há mais de 7 anos; ser proponente e responsável pelo encaminhamento da proposta; dedicar-se integralmente ás atividades programadas na instituição de destino; caso tenha vínculo empregatício/funcional selecionar obrigatoriamente instituição distinta daquela onde esteja lotado. DURAÇÃO: de 6 (seis) a 12 (doze) meses, prorrogáveis por até mais 12 (doze) meses. BENEFÍCIOS: mensalidade; taxa de bancada mensal; passagem aérea de ida e volta; auxílio-instalação correspondente ao valor de uma mensalidade. OBSERVAÇÃO: O supervisor não poderá ser o orientador de doutorado do candidato. MAIORES INFORMAÇÕES:

28 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ PÓS-DOUTORADO EMPRESARIAL - PDI INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: possibilitar ao pesquisador a consolidação e atualização de seus conhecimentos, assim como agregar competência às ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresa no país, com vistas à melhoria de sua competitividade. PÚBLICO ALVO: doutor com qualificação compatível com os setores de atuação da empresa; dedicar-se integralmente às atividades programas na empresa de destino; selecionar empresa cadastrada no sistema CNPq; caso tenha vínculo empregatício/funcional, selecionar empresa distante no mínimo 150 Km. DURAÇÃO: de 6 (seis) a 12 (doze) meses, prorrogáveis por até mais 12 (doze) meses. BENEFÍCIOS: mensalidade; auxílio-instalação correspondente ao valor de uma mensalidade; passagem aérea de ida e volta, em trecho nacional. MAIORES INFORMAÇÕES:

29 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ DOUTORADO-SANDUÍCHE NO PAÍS - SWP INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: apoiar aluno formalmente matriculado em curso de doutorado no Brasil para desenvolvimento parcial de sua tese junto a outro grupo de pesquisa nacional. PÚBLICO ALVO: candidatos formalmente matriculados há pelo menos 12(doze) meses, em curso de doutorado no Brasil, reconhecido pela Capes; não acumular a presente bolsa com quaisquer outras bolsas. DURAÇÃO: de 2 (dois) a 6 (seis) meses. BENEFÍCIOS: mensalidade; passagem aérea de ida e volta. MAIORES INFORMAÇÕES:

30 BOLSAS E AUXÍLIOS 2009 CNPQ DOUTORADO-SANDUÍCHE EMPRESARIAL - SWI INSCRIÇÕES: até 5 de março de 2009 OBJETIVO: apoiar aluno formalmente matriculado em cursos de doutorado no Brasil que necessite complementar a sua formação participando de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresa no País. PÚBLICO ALVO: candidatos formalmente matriculados em curso de doutorado no Brasil, recomendado pela CAPES; não ser aposentado; não acumular a presente bolsa com bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional. DURAÇÃO: de 3 (três) a 6 (seis) meses. BENEFÍCIOS: mensalidade; passagem de ida e volta, em trecho nacional. MAIORES INFORMAÇÕES:

31 PRÊMIO TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS EDIÇÃO2008 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA INSCRIÇÕES: até 6 de março de 2009 OBJETIVO: divulgar a produção de pesquisas, estudos e trabalhos nas áreas da Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas, Agrárias e Afins direcionados aos temas das comunidades quilombolas no Brasil, bem como valorizar a elaboração de relatos de experiências produzidos por pessoas das próprias comunidades. PÚBLICO ALVO: pesquisadores ligados ás áreas de Ciências Humanas, Sociais, Jurídicas, Agrárias e Afins, nas modalidades graduação, mestrado e doutorado; técnicos/ as que trabalham junto a comunidades quilombolas em atividades de assessoria, consultoria e extensão, dentre outras. CATEGIORIAS: Ensaio inédito; Experiências e memórias. TEMAS: Regularização fundiária; Movimentos sociais; Gênero; Produção, mercado e geração de renda; Saúde e segurança alimentar e nutricional; Etnodesenvolvimento; História e memória; Organização social; Relações étnico-raciais; Religiosidade; Meio ambiente; Educação; Comunicação e mídia; Aspectos geracionais; Aspectos jurídicos MAIORES INFORMAÇÕES:

32 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA SAÚDE INSCRIÇÕES: até 6 de março de 2009 OBJETIVO: oferecer formação profissional e acadêmica para o desenvolvimento da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde através da colaboração entre o Museu da Vida/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Fundação Cecierj. PÚBLICO ALVO: museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou acadêmico, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência pública da ciência e da popularização científica. MAIORES INFORMAÇÕES:

33 PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL 2008/2009 MÚSICA INSCRIÇÕES: prorrogado até 9 de março de 2009 OBJETIVO: contemplar ações de estímulo à produção de compositores e/ou intérpretes populares ou eruditos (trabalhos-solo ou coletivos) e a realização de shows/concertos itinerantes de música brasileira, em suas vertentes popular ou erudita. PÚBLICO ALVO: Pessoa jurídica que deverá ser responsável pelo projeto em Lei Federal de Incentivo à Cultura. ÁREA DE SELEÇÃO PÚBLICA E VALOR: Gravação e circulação de música em CD valor máximo de R$ ,00 por projeto Gravação e circulação de música na internet valor máximo de R$ ,00 por projeto Circulação de shows/concertos de música valor máximo de R$ ,00 por projeto MAIORES INFORMAÇÕES:

34 PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL 2008/2009 AUDIOVISUAL INSCRIÇÕES: prorrogado até 10 de março de 2009 OBJETIVO: contemplar projetos de produção de audiovisual, abrangendo uma variedade de formatos e segmentos, e estimulando a formação de platéias e do desenvolvimento do setor. PÚBLICO ALVO: Pessoa jurídica ou física, no caso da área de produção de filmes de curtametragem em 35 mm, e deverá ser também o Responsável pelo Projeto em Lei Federal de Incentivo à Cultura. ÁREAS DE SELEÇÃO PÚBLICA E VALORES: Produção de filmes: De longa-metragem em 35 mm p/ salas de cinema valor global de R$ ,00 De longa e curta-metragem p/ mídias digitais valor global de R$ ,00 De curta-metragem em 35 mm p/ salas de cinema valor global de R$ ,00 MAIORES INFORMAÇÕES:

35 PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL 2008/2009 CULTURA DIGITAL INSCRIÇÕES: prorrogado até 12 de março de 2009 OBJETIVO: conceder apoio para Projeto de ampliação, aprimoramento, otimização ou viabilização de websites já existentes, cujo foco seja a cultura e as artes produzidas no Brasil. PÚBLICO ALVO: Pessoa jurídica que deverá ser responsável pelo projeto em Lei Federal de Incentivo à Cultura. ÁREA DE SELEÇÃO PÚBLICA E VALOR: Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes valor total de R$ ,00. OBSERVAÇÕES: Os websites deverão existir há pelo menos 1 (um) ano e serem desenvolvidos por empresas brasileiras de produção cultural e/ou de Internet. MAIORES INFORMAÇÕES:

36 PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL 2008/2009 LITERATURA INSCRIÇÕES: prorrogado até 12 de março de 2009 OBJETIVO: contemplar, por meio de bolsa de criação literária, a manifestação de escritores de ficção e poesia, com inteira liberdade de formas e gêneros, que já tenham demonstrado consistência, originalidade e potência criativa em trabalhos anteriores. PÚBLICO ALVO: autor do livro que deverá ser Responsável pelo Projeto em Lei Federal de Incentivo à Cultura. ÁREA DE SELEÇÃO PÚBLICA E VALOR: Criação literária valor máximo de até R$ ,00 por projeto. OBSERVAÇÕES: O produto final é uma obra de ficção e/ou poesia, com sua conseqüente conversão e comercialização em forma de livro. O Projeto deve apresentar uma Carta-compromisso de Editora brasileira comprovando interesse em publicar o livro, garantindo distribuição comercial em pelo menos 3 (três) Estados brasileiros. MAIORES INFORMAÇÕES:

37 CHAMADA PÚBLICA DE APOIO A EVENTOS CIENTÍFICOS EM SAÚDE 2009 MINISTÉRIO DA SAÚDE - MS INSCRIÇÕES: até 13 de março de OBJETIVOS: viabilizar e facilitar a disseminação de novos conhecimentos e tecnologias que apresentem alto impacto nas soluções de saúde, garantir um maior intercâmbio científico entre pesquisadores e gestores na área da saúde e aumentar a visibilidade do ministério da Saúde, junto à comunidade Científica e à sociedade. PÚBLICO ALVO: instituições - Universidades com curso regular de graduação e pósgraduação na área da Saúde, associações ou sociedades científicas, brasileiras, todos sem fins lucrativos. CARACTERÍSTICAS DO EVENTO: relevância para o SUS e alto impacto para as políticas públicas de saúde; consonância com a Prioridades de pesquisa em Saúde; caráter regional, nacional ou internacional; alto conteúdo científico e/ou tecnológico. MAIORES INFORMAÇÕES:

38 PROCESSO SELETIVO 2009 BOLSAS DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO FUNDAÇÃO ESTUDAR INSCRIÇÕES: até 15 de março de OBJETIVOS: conceder ajuda financeira a estudantes ou profissionais de liderança para formação de alto nível dentro e fora do país. PÚBLICO ALVO: Graduação alunos brasileiros natos já aprovados no vestibular ou matriculados nos cursos de Administração, Economia Engenharia e Relações Internacionais; Pós-graduação alunos, brasileiros natos, das áreas de Finanças, Economia, tecnologia, Políticas Públicas, Educação, Governo, Direito e Administração. CATEGORIAS: Graduação; Pós-graduação e Intercâmbio. MAIORES INFORMAÇÕES:

39 EDITAL PPSUS-MS/CNPq/FUNCAP/SESA 01/2009 PESQUISA PARA O SUS: GESTÃO COMPARTILHADA EM SAÚDE INSCRIÇÕES: até 16 de março de OBJETIVOS: apoiar atividades de pesquisa científica na área da saúde em temas prioritários para o Estado do Ceará, mediante o financiamento de projetos de pesquisa, propostos por equipes de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e/ou pesquisa sediadas no Estado do Ceará. PÚBLICO ALVO: pesquisadores doutores; vinculados à instituição de ensino e/ou institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, pública ou privadas, sem fins lucrativos, empresas públicas, que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia ou Inovação. VALOR: R$ ,00 (trezentos e cinqüenta mil reais) por projeto. MAIORES INFORMAÇÕES:

40 CHAMADA PÚBLICA MCT/FINEP/CT-INFRA PROINFA 01/2008 INSCRIÇÕES: até 19 de março de OBJETIVOS: selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos institucionais de implantação, modernização e recuperação de infraestrutura física de pesquisa nas Instituições Públicas de Ensino Superior e/ou de Pesquisa. PÚBLICO ALVO: Órgão ou entidade da Administração Pública direta ou indireta de qualquer esfera de governo, ou entidade privada sem fins lucrativos, qualificada como instituição de apoio. VALOR: com até 100 (cem) doutores valor máximo de até R$ ,00 (um milhão e oitocentos mil reais); com mais de 100 (cem) doutores corresponde ao número de pesquisadores doutores multiplicados por R$ ,00 (dezoito mil), não podem ultrapassar R$ ,00 (dezoito milhões de reais). MAIORES INFORMAÇÕES:

41 SELEÇÃO PÚBLICA MCT/FINEP/FNDCT SUBVENÇÃO ECONÔMICA À INOVAÇÃO 01/2009 INSCRIÇÕES: até 27 de março de OBJETIVOS: apoiar o desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em empresas brasileiras através de subvenção econômica (recursos não-reembolsáveis). PÚBLICO ALVO: empresas brasileiras (sociedades empresárias individuais) de qualquer porte. TEMAS: 1 tecnologias da informação e comunicação; 2 biotecnologia; 3 saúde; 4 defesa nacional e segurança pública; 5 energia; 6 desenvolvimento social. VALOR: até ,00. MAIORES INFORMAÇÕES:

42 BOLSAS DE ESTUDO MASTER OF SCIENCE MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E EUROPÉIAS INSCRIÇÕES: até 27 de março de OBJETIVOS: selecionar candidatos para bolsas de estudos a estudantes estrangeiros interessados em estudar na França, por meio do programa Thales Academia para o ano acadêmico 2009/2010. PÚBLICO ALVO: estudantes de nacionalidade brasileira, chinesa, indiana ou russa que tenha no máximo 30 anos de idade, Ensino Superior completo e não ter participado de nenhum programa de bolsas do governo francês. ÁREAS: Engenharia, Economia e Administração. BOLSA: duração de um ano totalizando euros. MAIORES INFORMAÇÕES:

43 EDITAL CGCI Nº 027/2008 PROGRAMA DE PROFESSOR/PESQUISADOR VISITANTE NOS EUA 2009/2010 INSCRIÇÕES: até 31 de março de 2009 OBJETIVO: visa promover a divulgação da ciência, tecnologia e cultura brasileira, em especial, com o envolvimento de setores da academia que ainda não tiveram exposição àquele país. Possibilitar a inserção de professores e pesquisadores brasileiros, das diversas áreas do conhecimento, em renomadas instituições de ensino superior nos EUA para ministrar aulas, realizar pesquisas e desenvolver atividades de orientação técnica e científica. PÚBLICO ALVO: candidatos com nacionalidade brasileira, não acumulada com nacionalidade americana; ter concluído doutorado no Brasil ou em outro país, com exceção dos EUA, após 1994 e antes de 2005; estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES; ter proficiência em inglês. BENEFÍCIOS: CAPES - mensalidades no valor de US$ 1,500 (um mil e quinhentos dólares americanos); auxílio instalação no valor de US$ 1,500 (um mil e quinhentos dólares americanos); FULBRIGHT - mensalidades no valor de US$ 1,500 (um mil e quinhentos dólares americanos); auxílio instalação no valor de US$ 1,500 (um mil e quinhentos dólares americanos); seguro saúde; passagem aérea ida e volta (CAPES OU FULBRIGHT) MAIORES INFORMAÇÕES:

44 EDITAL Nº 07/2008 CAPES/MINC PROGRAMA PRÓ-CULTURA INSCRIÇÕES: até 31 de março de 2009 OBJETIVO: promover a articulação e o diálogo entre pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam no campo de estudos da cultura em instituições nacionais de ensino superior; fomentar novos estudos e pesquisas no campo da cultura; contribuir para o aperfeiçoamento de pessoal de nível superior na pesquisa sobre aspectos contemporâneos e interdisciplinares relacionados ao campo cultural. PÚBLICO ALVO: instituições públicas e privadas que possuam programas de Pós- Graduação stricto sensu reconhecidos pelo MEC, área(s) de concentração ou linha(s) de pesquisa relacionados ao campo cultural. ÁREAS: cultura arte e novas tecnologias; manifestações e conhecimentos tradicionais; memória e patrimônio; populações e territórios; cidadania e inclusão social; estado, legislação da área de cultura e políticas públicas; economia e desenvolvimento; globalização e diversidade. VALOR: por projeto - até R$ ,00 por ano MAIORES INFORMAÇÕES:

45 BOLSAS DE FORMAÇÃO PERMANENTE FUNDAÇÃO CAROLINA INSCRIÇÕES: de 1 de março a 5 de setembro de 2009 OBJETIVO: favorecer 100 bolsas de intercâmbio a profissionais para ano acadêmico 2009/2010, promover a cooperação cultural e científica entre Espanha e América Latina. PÚBLICO ALVO: especialistas, pesquisadores, profissionais latino-americanos ou espanhóis. BENEFÍCIOS: mensalidade de euros para alojamento e manutenção, passagem aérea de ida e volta, seguro médico não-farmacêutico. OBSERVAÇÃO: A estadia dura de (1) um a (3) três meses, no período compreendido entre 1º de março de 2009 e 28 de fevereiro de MAIORES INFORMAÇÕES:

46 CHAMADA PÚBLICA SEBRAE 03/2008 SELEÇÃO PÚBLICA DE PROPOSTAS PARA APOIO A PROJETOS DE CONSTITUIÇÃO DE SOCIEDADES DE GARANTIA DE CRÉDITO, PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS INSCRIÇÕES: até 30 de março de 2010 OBJETIVO: apoio técnico e/ou financeiro para a constituição de Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) voltadas para micro e pequenas empresas brasileiras. PÚBLICO ALVO: lideranças empresariais, entidades e organizações do segmento empresarial, empresas, empresários e demais interessados MAIORES INFORMAÇÕES:

47 CNPq- PRODUTIVIDADE EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA DT (Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora) INSCRIÇÕES: até o dia 05 de cada mês OBJETIVO: As bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora são destinadas à formação e capacitação de recursos humanos e à agregação de especialistas, que contribuam para a execução de projetos de pesquisa básica, aplicada ou de desenvolvimento tecnológico, assim como atividades de extensão inovadora e transferência de tecnologia. PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores Doutores ou com Perfil Equivalente. MODALIDADES DE BOLSAS: I) Bolsas de Longa Duração, Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI), Especialista Visitante (EV), Extensão no País (EXP) e Apoio Técnico em Extensão no País (ATP). II) Bolsa de Curta Duração: Especialista Visitante (BEV), Estágio/Treinamento no País (BEP) e Estágio/Treinamento no Exterior (BSP). MAIORES INFORMAÇÕES:

48 CNPq- BOLSAS POR QUOTA NO PAÍS INSCRIÇOES: até o dia 15 de cada mês OBJETIVO: As quotas de bolsas de Iniciação Científica, de Iniciação Tecnológica, de Mestrado e Doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduação. Os interessados devem solicitar as bolsas dessas modalidades diretamente às referidas instituições, não ao CNPq. PÚBLICO ALVO: Destinam-se a instituições, programas de pós-graduação ou pesquisadores individualmente para promover a formação de recursos humanos e/ou seu aperfeiçoamento. MODALIDADES DE BOLSAS POR QUOTA NO PAÍS: Apoio Técnico (AT); Iniciação Científica (IC); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Pós- Graduação, Mestrado (GM) e Doutorado (GD); Iniciação Científica Júnior (ICJ); Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). MAIORES INFORMAÇÕES:

49 CNPq- BOLSAS INDIVIDUAIS NO PAÍS INSCRIÇÕES: até o dia 15 de cada mês PÚBLICO-ALVO: Pesquisadores e estudantes. MODALIDADES DE BOLSAS INDIVIDUAIS NO PAÍS: - Produtividade em Pesquisa (PQ) - Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) - Pesquisador Visitante (PV) - Pós-doutorado Junior (PDJ) - Pós-doutorado Sênior (PDS) - Doutorado-Sanduíche no País (SWP) - Pós-Doutorado Empresarial (PDI) - Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI) - Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (DCR) MAIORES INFORMAÇÕES:

50 CNPq- BOLSAS INDIVIDUAIS NO EXTERIOR INSCRIÇÕES: até o dia 15 de cada mês PÚBLICO-ALVO: pesquisadores e estudantes. MODALIDADE DE BOLSAS INDIVIDUAIS NO EXTERIOR: - Estágio Sênior (ESN) - Pós-doutorado (PDE) - Doutorado Sanduíche (SWE) - Doutorado Pleno (GDE) - Treinamento no Exterior (SPE) MAIORES INFORMAÇÕES:

51 PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO PAÍS PAEP/CAPES INSCRIÇÕES: no mínimo 120 dias antes do evento OBJETIVO: apoiar a realização de eventos de caráter científico, tecnológico e cultural de curta duração, pelo período máximo de 7 (sete) dias, com abrangência nacional e/ou internacional. PÚBLICO ALVO: associações e sociedades científicas de pós-graduação e de pesquisa. RECURSOS FINANCEIROS: passagens aéreas nacionais e/ou internacionais para os conferencistas e/ou palestrantes convidados; material de consumo; aluguel de espaço físico e de equipamentos; editoração gráfica. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: carta de encaminhamento com exposição de motivos; formulário de solicitação; programação completa do evento; currículo dos convidados estrangeiros MAIORES INFORMAÇÕES:

52 EDITAL Nº 023/2006-CGCI/CAPES ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS INSCRIÇÕES: fluxo contínuo. OBJETIVOS: fomentar a cooperação acadêmica e o intercâmbio internacional em cursos e programas de pós-graduação stricto sensu de mestrado, doutorado e pósdoutorado. Trazer professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional para realização de cursos monográficos, a fim de fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras PÚBLICO ALVO: cursos e programas de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente com notas 5,6 e 7 da CAPES; sociedades de pesquisa científica credenciadas junto à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. BENEFÍCIOS: ao professor visitante passagens aéreas internacionais, diárias e bolsa de disseminação de estudos no valor de R$24.000,00 (vinte e quatro mil reais) por mês. VALOR: R$ ,00 (cento e cinqüenta mil reais) por projeto MAIORES INFORMAÇÕES:

53 BOLSA DE VALORES SOCIAIS E AMBIENTAIS (BVS&A) BOVESPA INSCRIÇÕES: fluxo contínuo. OBJETIVOS: criar espaços de aproximação entre as Organizações Sem Fins Lucrativos do Terceiro Setor (ONG s) que desenvolvam projetos sociais e ambientais e Investidores Institucionais ou Individuais que estarão apoiando tais projetos. PÚBLICO ALVO: ONG s nacionais com 3 anos de legalidade, Fundações e Associações mantidas com recursos públicos ou empresas privadas e Fundações empresariais. CATEGORIAS: Área Social educação cultural; educação para capacitação profissional; educação para a cidadania; educação especial; para competência em leitura e escrita; e educação para saúde. Área Ambiental educação para sustentabilidade; mudanças climáticas; recursos hídricos; biodiversidade e florestas; e cidades sustentáveis. MAIORES INFORMAÇÕES:

54 CHAMADA PÚBLICA MEC/MDIC/MCT - 01/2007 INSCRIÇÕES: fluxo contínuo OBJETIVO: incentivar a pesquisa, o desenvolvimento de processos e produtos inovadores no País por meio da associação entre instituições científicas e tecnológicas(icts) e empresas. Além disso, dinamizar a obtenção de direitos de propriedade industrial e intelectual pelas ICTs e pelas empresas nacionais, mediante concessão de incentivos fiscais a projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica. PÚBLICO-ALVO: instituições caracterizadas como ICT pela legislação vigente. MAIORES INFORMAÇÕES:

55 BOLSAS PARA FIXAÇÃO RH QUALIFICADOS DO PROGRAMA DE ESTÍMULO À FIXAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS DE INTERESSE DOS FUNDOS SETORIAIS PROSET INSCRIÇÕES: fluxo contínuo OBJETIVO: estimular a fixação no pais de recursos humanos com destacado desempenho acadêmico e/ou reconhecida competência profissional em áreas vinculadas aos Fundos Setoriais. PÚBLICO ALVO: doutor e mestre com experiência na execução de projetos cientifico- tecnológicos ou participação em projetos relevantes e Técnico qualificado com experiência mínima de 2 (dois) anos na implementação de processos gerenciais ou participação na execução de atividades em projetos de ciência, tecnologia e inovação C&I. MAIORES INFORMAÇÕES:

56 CENTRO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA - CIEGB/ICGEB MCT - PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO BOLSAS FLEXÍVEIS CURTA DURAÇÃO INSCRIÇÕES: fluxo contínuo OBJETIVO: promover treinamentos de curto prazo em pesquisa industrial e acadêmica na área de engenharia genética e biotecnologia. PÚBLICO ALVO: essas bolsas serão oferecidas somente para pesquisa colaborativa em andamento entre pesquisadores dos Países Membros do CIEGB e grupos de pesquisa dos laboratórios do CIEGB na Itália e na Índia MAIORES INFORMAÇÕES:

57 CENTRO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA - CIEGB/ICGEB MCT - PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO BOLSAS FLEXÍVEIS E PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE INSCRIÇÕES: fluxo contínuo OBJETIVO: ajudar alunos que estejam envolvidos num projeto de Doutorado em seus próprios países e estejam pesquisando assunto correlato à uma das áreas pesquisadas pelos grupos do CIEGB. Os estudantes serão capazes de desenvolver nos laboratórios do CIEGB da Itália e da Índia alguns dos experimentos previstos em seus projetos de Doutorado PÚBLICO ALVO: estudante matriculado no Doutorado em uma instituição de seu país e com projeto bem definido em andamento sob orientação de um pesquisador nacional MAIORES INFORMAÇÕES:

58 CREDENCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO(P&D) JUNTO A ANP INSCRIÇÕES: fluxo contínuo OBJETIVO: reconhecimento formal de que a instituição atua em áreas de relevante interesse para indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis e/ou segmentos correlatos, como meio ambiente, energia e formação de recursos humanos, com reconhecida idoneidade e competência tecnológica e posse de infra-estrutura e condições operacionais para a execução das atividades de pesquisa e :// desenvolvimento, relacionadas ao grupo de serviços credenciados. PÚBLICO ALVO: qualquer instituição (departamento, laboratório e outros) pertencente a entidades como universidades, institutos tecnológicos e centros de pesquisa, públicos ou privados estabelecidas no Brasil, de comprovada competência técnica e cientifica para prestação de serviços tecnológicos nas áreas de petróleo, gás natural e correlatas. MAIORES INFORMAÇÕES: http

59 PDA MATA ATLÂNTICA - CHAMADA PARA O COMPONENTE AÇÕES DE CONSERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA CHAMADA 5 - Projetos de Apoio a Processos de Geração de Conhecimento em Rede INSCRIÇÕES: até se esgotarem os recursos destinados a esta chamada. OBJETIVO: assegurar a conservação da Mata Atlântica, reduzindo perdas em sua biodiversidade, por meio da ampliação do número e da área de unidades de conservação, com melhoria na efetividade da sua gestão e redução do desmatamento ilegal.promover o desenvolvimento sustentável, assegurando a utilização dos recursos naturais de forma ecologicamente sustentável e socialmente justa, contribuindo para a redução do empobrecimento biológico e sócio-cultural na Mata Atlântica. Promover a recuperação de áreas degradadas na Mata Atlântica. PÚBLICO-ALVO: organizações sem fins lucrativos da sociedade civil brasileira, com atuação na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, preferencialmente em parceria com instituições públicas, interessadas em realizar ações na área de domínio do bioma Mata Atlântica, conforme definido pelo Decreto 750/93 MAIORES INFORMAÇÕES:

MANUAL DO PESQUISADOR FEA-RP / USP

MANUAL DO PESQUISADOR FEA-RP / USP MANUAL DO PESQUISADOR FEA-RP / USP SUMÁRIO Prof. Dr. Sílvio Hiroshi Nakao 1. Aspectos Gerais... 3 1.1. Objetivo... 3 1.2. Bolsas de Auxílio à Pesquisa... 3 1.3. A quem se Destina... 3 1.4. Órgão de Fomento...

Leia mais

Os caminhos da pesquisa na Pós-Graduação em Ciência da Informação: avaliação e qualificação de pesquisadores

Os caminhos da pesquisa na Pós-Graduação em Ciência da Informação: avaliação e qualificação de pesquisadores Os caminhos da pesquisa na Pós-Graduação em Ciência da Informação: avaliação e qualificação de pesquisadores Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita Representante Titular em Ciência da Informação no

Leia mais

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford

Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Processo de Inscrição 2006 Convênio CNPq/Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford Bolsas para estágios de pesquisa e ensino (júnior e sênior), no âmbito do Convênio de cooperação entre o

Leia mais

InformEditais. 02 de Outubro de Ano 6. N 65. Editais curto prazo

InformEditais. 02 de Outubro de Ano 6. N 65. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao SEPLAN Edital PRÊMIO SEPLAN DE MONOGRAFIAS Termino 31/10/2017 Direcionado a Mobilizar profissionais que podem e tenham interesse em contribuir para o debate sobre os

Leia mais

Editais Oportunidades de Fomento em Pesquisa

Editais Oportunidades de Fomento em Pesquisa SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO Editais Oportunidades de Fomento em Pesquisa Fevereiro 2016 Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) CAPES O

Leia mais

InformEditais. 06 de março de Ano 6. N 58. Editais curto prazo

InformEditais. 06 de março de Ano 6. N 58. Editais curto prazo ACRE Editais curto prazo Orgao FAPAC Edital EDITAL 001/2017 FAPAC/CNPq PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA FAPAC/CNPq Termino 20/3/2017 Direcionado a Despertar vocação e oportunizar experiência

Leia mais

InformEditais. 07 de Agosto de Ano 6. N 63. Editais curto prazo

InformEditais. 07 de Agosto de Ano 6. N 63. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao CAPES-JSPS Edital Diretrizes do Programa CAPES-PROBRAL Termino 6/9/2017 Direcionado a Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior ou Instituições de

Leia mais

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE 1 LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GRADUAÇÃO SANDUÍCHE O Reitor do Centro Universitário

Leia mais

InformEditais. 03 de Abril de Ano 7. N 59. Editais curto prazo

InformEditais. 03 de Abril de Ano 7. N 59. Editais curto prazo ACRE Editais curto prazo Orgao FAPAC Edital EDITAL 002/2017 FAPAC PROGRAMA DE APOIO A PESQUISAS ESTRATÉGICAS Termino 10/4/2017 Direcionado a Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES EDITAL n o 023/2006-CGCI/CAPES Chamada Pública de Projetos para a Escola de Altos Estudos Cooperação

Leia mais

NOVAS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO CNPq

NOVAS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO CNPq NOVAS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO CNPq Reinaldo Castro Souza (PUC-RIO) Maria Teresinha Arns Steiner (PUCPR) 16/Setembro/2016 Critérios de Julgamento de Bolsas no País e no Exterior (CA-PE)

Leia mais

FESURV- UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

FESURV- UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FESURV- UNIVERSIDADE DE RIO VERDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Campus Universitário Fazenda Fontes do Saber, Bloco I, Cx.p 104, 75.901-970, Rio Verde Goias EDITAL SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA

Leia mais

InformEditais. 05 de Março de Ano 7. N 70. Editais curto prazo

InformEditais. 05 de Março de Ano 7. N 70. Editais curto prazo CEARA Editais curto prazo Orgao FUNCAP Edital BOLSAS DE PESQUISADOR VISITANTE (BPV) Termino 20/3/2018 Direcionado a Possibilitar a estada nas instituições de pesquisa do estado o Ceará de pesquisadores

Leia mais

InformEditais. 09 de janeiro de Ano 6. Nº 56. Editais curto prazo

InformEditais. 09 de janeiro de Ano 6. Nº 56. Editais curto prazo NACIONAL InformEditais Editais curto prazo Orgao FINEP Edital EDITAL PÚBLICO DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA PATROCÍNIO FINEP (2º PERÍODO - 02 DE MAIO A 31 DE OUTUBRO DE 2017) Termino 12/1/2017 Direcionado

Leia mais

InformEditais. 04 de Junho de Ano 7. N 72. Editais curto prazo NACIONAL AMAZONAS. Página 1 de 10

InformEditais. 04 de Junho de Ano 7. N 72. Editais curto prazo NACIONAL AMAZONAS. Página 1 de 10 NACIONAL Editais curto prazo Orgao CAPES Edital PROGRAMA DE APOIO A EVENTOS NO EXTERIOR- PAEX 2018/2019 EDITAL Nº 15/2018 Termino 6/6/2018 Direcionado a Apoiar a participação em eventos científicos no

Leia mais

InformEditais. 08 de Janeiro de Ano 7. N 68. Editais curto prazo

InformEditais. 08 de Janeiro de Ano 7. N 68. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao CNPq Edital VII PRÊMIO DE FOTOGRAFIA - CIÊNCIA & ARTE Termino 19/1/2018 Direcionado a Fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação,

Leia mais

InformEditais. 01 de Abril de Ano 8. N 82. Editais medio prazo e fluxo continuo NACIONAL

InformEditais. 01 de Abril de Ano 8. N 82. Editais medio prazo e fluxo continuo NACIONAL Editais medio prazo e fluxo continuo NACIONAL Orgao CNPq Edital CNPq- Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - DCR Direcionado a Fixação doutores IES das regiões N, NE, CO (exceto Brasília)

Leia mais

1 de fevereiro de Ano 5. Nº 45

1 de fevereiro de Ano 5. Nº 45 1 de fevereiro de 2016. Ano 5. Nº 45 Editais curto prazo NACIONAL Orgao CNPq Edital 13º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - 2015 Termino 11/3/2016 Direcionado a Premiar bolsistas de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA

MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDEUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PARA

Leia mais

InformEditais. 03 de Setembro de Ano 7. N 75. Editais curto prazo

InformEditais. 03 de Setembro de Ano 7. N 75. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao CNPQ Edital CNPQ Nº 28/2018 - UNIVERSAL Termino 17/9/2018 Direcionado a A presente Chamada tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que

Leia mais

BOLSAS DE FOMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA

BOLSAS DE FOMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA BOLSAS DE FOMENTO TECNOLÓGICO E EXTENSÃO INOVADORA RN-015/2010 Revoga: RN-013/2009 RN-020/2008 RN-028/2007 O Presidente do CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

Leia mais

InformEditais. 04 de Setembro de Ano 6. N 64. Editais curto prazo

InformEditais. 04 de Setembro de Ano 6. N 64. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao CAPES-JSPS Edital Diretrizes do Programa CAPES-PROBRAL Termino 6/9/2017 Direcionado a Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior ou Instituições de

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2017/2018 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 21 a 25 de outubro de 2013

Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 21 a 25 de outubro de 2013 Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 21 a 25 de outubro de 2013 O Comitê Assessor de Química do CNPq (CA-QU) reuniu-se de 21 a 25 de outubro de 2013 no edifício sede do CNPq em Brasília

Leia mais

UNEB Universidade do Estado da Bahia. Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, Salvador Bahia. CEP: Tel.:

UNEB Universidade do Estado da Bahia. Rua Silveira Martins, nº 2555, Cabula, Salvador Bahia. CEP: Tel.: PROGRAMA O Programa de Apoio à Pós Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil PGPSE, constitui ação do governo brasileiro destinada a fomentar a cooperação

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 17/11 - PROPe

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 17/11 - PROPe PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EDITAL 17/11 - PROPe A PROPE torna público o presente Edital de abertura de inscrições, visando à seleção de candidatos às bolsas do Programa Graduação Sanduíche no Exterior

Leia mais

Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro

Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro Confira diversos editais vigentes! Inscrições até os meses de outubro, novembro e dezembro Prêmio MCTIC de Métodos Alternativos O Prêmio tem como objetivos revelar talentos, impulsionar a pesquisa científica

Leia mais

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Regulamento Interno PRINCÍPIOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Regulamento Interno Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá I. CONSIDERAÇÕES GERAIS ART. 1º - Este regulamento tem por objetivo orientar

Leia mais

InformEditais. 06 de Novembro de Ano 6. N 66. Editais curto prazo

InformEditais. 06 de Novembro de Ano 6. N 66. Editais curto prazo Orgao NACIONAL BNDES/FUNDO AMAZONIA Editais curto prazo Edital CHAMADA PÚBLICA DE PROJETOS FUNDO AMAZÔNIA Nº 01/2017 - CONSOLIDAÇÃO E FORTALECIMENTO DE CADEIAS DE VALOR SUSTENTÁVEIS E INCLUSIVAS Termino

Leia mais

InformEditais. 03 de Julho de Ano 6. N 62. Editais curto prazo

InformEditais. 03 de Julho de Ano 6. N 62. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao CAPES/FULBRIGHT Edital Programa CAPES/FULBRIGHT de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant - ETA) para Projetos Institucionais Termino 31/7/2017

Leia mais

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Seminários de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Eixo Pesquisa Roteiro: elaboramos, para cada pergunta, uma lista de sugestões para motivar o grupo na elaboração de suas respostas,

Leia mais

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015.

TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE. Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 25/02/2015. TABELA DE PONTUAÇÃO PROGRESSÃO/PROMOÇÃO DOCENTE Aprovada pela Congregação da Escola Politécnica em Sessão de 2/02/201. Itens de Avaliação para cada Grupo de Atividades COPPE e Politécnica Grupo I Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Ceilândia Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital POSDOC FAPDF/PPGCR/FCE n.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Ceilândia Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital POSDOC FAPDF/PPGCR/FCE n. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO POSDOC/FAPDF/PPGCR/FCE n. 001/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS À VAGA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

Leia mais

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA

1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/ CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA APOIO A INSTITUCIONAL 1. CHAMADA CNPQ/MCTIC/CBAB Nº 10/2016 - CENTRO BRASILEIRO-ARGENTINO DE BIOTECNOLOGIA PROJETOS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM BIOTECNOLOGIA Selecionar propostas em cooperação com a

Leia mais

InformEditais. 02 de Abril de Ano 7. N 71. Editais curto prazo

InformEditais. 02 de Abril de Ano 7. N 71. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao CNPQ Edital Prêmio Jovem Cientista - Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social Termino 31/7/2018 Direcionado a Revelar talentos, impulsionar a pesquisa

Leia mais

4 de abril de Ano 5. Nº 47. Editais curto prazo

4 de abril de Ano 5. Nº 47. Editais curto prazo 4 de abril de 2016. Ano 5. Nº 47 NACIONAL Editais curto prazo Orgao IPEA Edital CHAMADA PÚBLICA IPEA/PNPD Nº 037/2016 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS Termino 7/4/2016 Direcionado a Selecionar

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Coordenação de Iniciação Científica

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Coordenação de Iniciação Científica EDITAL 08/2016 - Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC Master - Combined Degree A vinculada à, no uso de suas atribuições, informa à comunidade universitária

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS /2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PIBITI/CNPq/UFRGS - 2018/2019 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL Nº 17/ DOS OBJETIVOS

EDITAL Nº 17/ DOS OBJETIVOS ESCOLA DE SAÚDE E MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PSICOLOGIA EDITAL Nº 17/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) Da

Leia mais

A FAPEMA atua em parceria com os diversos setores da sociedade a fim de inserir a Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento humano,

A FAPEMA atua em parceria com os diversos setores da sociedade a fim de inserir a Ciência, Tecnologia e Inovação no desenvolvimento humano, A importância das fundações de amparo à pesquisa na atuação dos NIT s Presidente: Dra. Rosane Nassar Meireles Guerra Assessora de planejamento: Márcia Maciel www.fapema.br A FAPEMA atua em parceria com

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PDSE CURSO DE DOUTORADO EM DESIGN

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PDSE CURSO DE DOUTORADO EM DESIGN SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PDSE CURSO DE DOUTORADO EM DESIGN EDITAL PGDesign N.º 01/2015 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN (PGDesign)

Leia mais

7 de março de Ano 5. Nº 46

7 de março de Ano 5. Nº 46 7 de março de 2016. Ano 5. Nº 46 Editais curto prazo NACIONAL Orgao CNPq Edital 13º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - 2015 Termino 11/3/2016 Direcionado a Premiar bolsistas de Iniciação

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa PROPG PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal

Leia mais

PROFESSOR VISITANTE ESTRANGEIRO PVE

PROFESSOR VISITANTE ESTRANGEIRO PVE 1 Do programa e objetivos PROFESSOR VISITANTE ESTRANGEIRO Edital CGCI nº 015/2007 1.1 O Programa Professor Visitante Estrangeiro, tem como objetivo incentivar a realização de visitas de média ou longa

Leia mais

3 de agosto de Ano 4. Nº 39. Os prêmios são de R$ 20 mil para o primeiro lugar e R$ 10 mil para o segundo lugar em cada uma das categorias

3 de agosto de Ano 4. Nº 39. Os prêmios são de R$ 20 mil para o primeiro lugar e R$ 10 mil para o segundo lugar em cada uma das categorias 3 de agosto de 2015. Ano 4. Nº 39 Editais curto prazo NACIONAL Orgao FAPESPA Edital Termino 18/8/2015 Direcionado a Link http://sigamazonia.fapespa.pa.gov.br/area_publica/index.php?edital=401&id=1 Orgao

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2018

CHAMADA PÚBLICA Nº 03/2018 SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO NA SAÚDE PET SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE

Leia mais

2 de maio de Ano 5. Nº 48. Editais curto prazo

2 de maio de Ano 5. Nº 48. Editais curto prazo 2 de maio de 2016. Ano 5. Nº 48 NACIONAL Editais curto prazo Orgao CAPES Edital Programa Geral de Cooperação Internacional- CAPES Termino 31/5/2016 Direcionado a intercâmbio entre Instituições de Ensino

Leia mais

3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 3.1 - Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP

REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC Jr/IFAP Julho/2012 REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU (UNIGUAÇU) CAPÍTULO I DO CONCEITO E OBJETIVOS

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU (UNIGUAÇU) CAPÍTULO I DO CONCEITO E OBJETIVOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU (UNIGUAÇU) CAPÍTULO I DO CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º. O Programa de Iniciação Científica visa propiciar aos

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC nas Ações Afirmativas PIBIC-AF/CNPq 2018/2019 (Resolução Normativa 017/2006-CNPq) A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por

Leia mais

EDITAL 09/2018 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC Mobilidade Nacional e Internacional

EDITAL 09/2018 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC Mobilidade Nacional e Internacional A Coordenação de Iniciação Científica, vinculada à Pro -Reitoria de Pesquisa, Po s-graduac a o e Inovação, no uso de suas atribuições, informa a comunidade Universitária da Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

Anexo VI da RN-017/ Bolsas por Quota no País

Anexo VI da RN-017/ Bolsas por Quota no País Anexo VI da RN-017/2006 - Bolsas por Quota no País 6. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI 6.1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de

Leia mais

EDITAL N o 027/2014 ASSUNTO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC-UNISOCIESC) 2014/2015

EDITAL N o 027/2014 ASSUNTO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC-UNISOCIESC) 2014/2015 EDITAL N o 027/2014 ASSUNTO: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC-UNISOCIESC) 2014/2015 (Em consonância com a Resolução Normativa CONSEPE N.º 206/2008, de 24 de junho de 2008),

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais

Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Universidade Federal do Ceará Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais REGIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS Novembro de 2015 DA

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2020 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2019/2020 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

EDITAL 32/2018 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

EDITAL 32/2018 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica EDITAL 32/2018 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica PIBIC Mobilidade Nacional e Internacional A Coordenação de Iniciação Científica, vinculada à Pro -Reitoria

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO AO EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO/CTIT/SEBRAE Edital PRPq 03/2012 A Pró-Reitoria de Pesquisa - PRPq da UFMG

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS /2014 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação BIT/UFRGS - 2013/2014 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

Núcleo de Inovação Tecnológica Faculdade Luciano Feijão

Núcleo de Inovação Tecnológica Faculdade Luciano Feijão Oportunidades ICT s NOVO! CONCURSO AA 01/2015 BNDES 35ª EDIÇÃO DO PRÊMIO BNDES DE ECONOMIA INSCRIÇÕES: até 24 de ; OBJETIVO: premiar trabalhos técnico-científicos na Área de Economia e estimular a pesquisa

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2015/2016 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011

Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011 Edital Conjunto Proppi/Prograd/DRI 01/2011 Dispõe sobre a candidatura de alunos da Universidade Federal Fluminense às Bolsas Sanduíche no Exterior para Graduação (SWG) da Capes e do CNPq no Programa Ciência

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017

FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 FACULDADE SUMARÉ COORDENAÇÃO DE PESQUISA PROGRAMA DE PESQUISA - INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL DE INSCRIÇÃO Nº 01/2017 A Coordenação de Pesquisa da Faculdade Sumaré torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

IINSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N o 01/2012 PROPI/ SELEÇÃO DE ESTUDANTES CANDIDATOS AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TECNÓLOGO SANDUÍCHE NO CANADÁ ACCC N 107/2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do

Leia mais

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq

EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq EDITAL Nº 074/2018 de 06 de julho de 2018 SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INICIAÇÃO TECNOLÓGICA - PIBIC E PIBITI CNPq A Faculdade Meridional / IMED, integrante do Sistema Federal de Ensino

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL 2012 1. PRINCÍPIOS NORTEADORES DO DEPARTAMENTO - Desenvolver a excelência no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB ASSESSORIA NA GESTÃO DE PROJETOS E CONVÊNIOS INSTITUCIONAIS - AGESPI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB ASSESSORIA NA GESTÃO DE PROJETOS E CONVÊNIOS INSTITUCIONAIS - AGESPI UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB ASSESSORIA NA GESTÃO DE PROJETOS E CONVÊNIOS INSTITUCIONAIS - AGESPI DATA LIMITE DE ENVIO OBJETO QUEM PODE PROPOR ÓRGÃO FINANCIADOR LINK DO EDITAL 20/5/2016

Leia mais

FAPEAL FUNOAÇ,~O DE AMPARO A PESQUIS/1. DO ESTADO DE ALAGOAS

FAPEAL FUNOAÇ,~O DE AMPARO A PESQUIS/1. DO ESTADO DE ALAGOAS " FAPEAL FUNOAÇ,~O DE AMPARO A PESQUIS/1. Fone: (82) 3315-2200- CNPJ.: 35.562.321/0001-64 CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 143, DE 24 DE AGOSTO DE 2015. REAJUSTA OS VALORES DA TABELA DE MODALIDADES DE BOLSAS

Leia mais

(Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP

(Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP (Anexo à Portaria CAPES nº 10 de 27/ 03/ 2002) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE À PÓS GRADUAÇÃO PROAP Capítulo I OBJETIVO DO PROGRAMA E CRITÉRIOS PARA A APLICAÇÃO DOS RECURSOS Art. 1º. O Programa de Apoio à

Leia mais

PROJETO CAPES-PRINT / UFPR CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE BOLSAS. 1. A seleção dos beneficiários será realizada por Área Temática.

PROJETO CAPES-PRINT / UFPR CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE BOLSAS. 1. A seleção dos beneficiários será realizada por Área Temática. PROJETO CAPES-PRINT / UFPR Critérios gerais: CRITÉRIOS PARA APLICAÇÃO DE BOLSAS 1. A seleção dos beneficiários será realizada por Área Temática. 2. Cada Área Temática irá constituir uma Comissão de Seleção

Leia mais

InformEditais. 06 de Agosto de Ano 7. N 74. Editais curto prazo NACIONAL MINAS GERAIS. Página 1 de 10

InformEditais. 06 de Agosto de Ano 7. N 74. Editais curto prazo NACIONAL MINAS GERAIS. Página 1 de 10 NACIONAL Editais curto prazo Orgao CONFAP/CNPq/ERC Edital ERC CONFAP CNPq Call Research opportunities in Europe for active PhD researchers from Brazil Termino 31/8/2018 Direcionado a Incentivar colaboração

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM

EDITAL Nº 01/2017 PROTEC/UFAM Poder Executivo Ministério da Educação Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI EDITAL Nº

Leia mais

InformEditais. 05 de Fevereiro de Ano 7. N 69. Editais curto prazo

InformEditais. 05 de Fevereiro de Ano 7. N 69. Editais curto prazo NACIONAL Editais curto prazo Orgao INSTITUO MRV Edital PROGRAMA EDUCAR PARA TRANSFORMAR - 3ª Chamada Pública de Projetos Instituto MRV Termino 23/2/2018 Direcionado a Apoiar projetos que promovam o desenvolvimento

Leia mais

DE PÓS-GRADUAÇÃO

DE PÓS-GRADUAÇÃO 6.2.2. DE PÓS-GRADUAÇÃO As áreas de abrangência da UFOB têm experimentado importante crescimento econômico e populacional nos últimos 30 anos, fato que tem ampliado significativamente a demanda por profissionais

Leia mais

EDITAL PRPI Nº 02/2019 BOLSAS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO 2019/2020

EDITAL PRPI Nº 02/2019 BOLSAS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO 2019/2020 Goiânia, 20 de maio de 2019. EDITAL PRPI Nº 02/2019 BOLSAS INSTITUCIONAIS PARA O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E EM INOVAÇÃO 2019/2020 A Universidade Federal de Goiás (UFG),

Leia mais

DIRETORIA DE PESQUISA InformEditais 2016 ESTÁCIO

DIRETORIA DE PESQUISA InformEditais 2016 ESTÁCIO DIRETORIA DE PESQUISA InformEditais 2016 ESTÁCIO JANEIRO 2016 1 INFORMEDITAIS Ano 4, N os 44 a 55 Diretoria de Pesquisa 2016 1 Diretoria de Pesquisa Rafael Mario Iorio Filho Renato Paes de Souza Valéria

Leia mais

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES SÚMULA: Seleção de candidatos à realização de estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, com bolsa

Leia mais

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018

Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS /2018 Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação PROBITI/FAPERGS/UFRGS - 2017/2018 A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS EDITAL No. 04/2018

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS EDITAL No. 04/2018 1 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS EDITAL No. 04/2018 SELEÇÃO INTERNA DE CANDIDATOS PARA CONCORRER AO PROGRAMA DE BOLSAS DE

Leia mais

Edital 002/2018 Processo Seletivo de Pós-Doutorado PRPPG/CPG/UBA

Edital 002/2018 Processo Seletivo de Pós-Doutorado PRPPG/CPG/UBA Edital 002/2018 Processo Seletivo de Pós-Doutorado PRPPG/CPG/UBA A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Zoologia, torna pública a abertura de inscrições do processo seletivo para seleção interna

Leia mais

EDITAL 28/2017 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Cientifica e Tecnológica PIBIC Master Combined Degree

EDITAL 28/2017 Processo de Seleção de Propostas para Bolsas de Iniciação Cientifica e Tecnológica PIBIC Master Combined Degree A Coordenação de Iniciação Científica, vinculada à Pro -Reitoria de Pesquisa e Po s-graduac a o, no uso de suas atribuições, informa a comunidade Universitária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Leia mais

PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA FOMENTO E BOLS JUNTO AO CNPQ

PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA FOMENTO E BOLS JUNTO AO CNPQ PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS PARA FOMENTO E BOLS OLSAS JUNTO AO CNPQ MARISA COTTA MANCINI 1 HELENICE JANE COTE GIL COURY 2 Em junho de 2007, assumimos a representação das áreas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Leia mais

EDITAL Nº 05/2015/PROCULT SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE CULTURA

EDITAL Nº 05/2015/PROCULT SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE CULTURA EDITAL Nº 05/2015/PROCULT SELEÇÃO DE AÇÕES CULTURAIS DE INICIATIVA DA COMUNIDADE ACADÊMICA PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE CULTURA - 2016 A Pró-Reitoria de Cultura torna pública a abertura das inscrições destinadas

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Edital 01/2018 Seleção de Projetos Temáticos para o Programa Institucional de Internacionalização Capes-PrInt (Edital no. 41/2017)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EDITAL PIBIC / CNPq/ MAST 2014-2015 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA A Coordenação do PIBIC/CNPq/MCTI/MAST comunica aos interessados que estão abertas as inscrições para a obtenção

Leia mais

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL

HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica EDITAL 2016-2017 1. Finalidade O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Hospital de Clínicas

Leia mais

N ú c l e o d e E x t e n s ã o BOLETIM INFORMATIVO

N ú c l e o d e E x t e n s ã o BOLETIM INFORMATIVO BOLETIM INFORMATIVO Oportunidades de fomento O NEXT disponibiliza, periodicamente, o Boletim Informativo: oportunidades de fomento, uma relação das principais fontes e oportunidades de fomento disponível

Leia mais

DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO (DPG), DECANATO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (DPI) E A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA

DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO (DPG), DECANATO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (DPI) E A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO (DPG), DECANATO DE PESQUISA E INOVAÇÃO (DPI) E A INTERNACIONALIZAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA DECANATO DE PÓS-GRADUAÇÃO A UnB é a oitava universidade com melhor desempenho

Leia mais

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018

EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 EDITAL CPPE Nº 02 DE 10 DE JULHO DE 2018 Dispõe sobre a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Toledo Prudente). O Centro de Pós-Graduação,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE FURG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2019 O Programa de

Leia mais

Núcleo de Inovação Tecnológica Faculdade Luciano Feijão

Núcleo de Inovação Tecnológica Faculdade Luciano Feijão Oportunidades ICT s CNPq lança 35 edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica INSCRIÇÕES: até 22 de maio de 2015; OBJETIVO: premiar a instituição ou veículo de comunicação coletivo

Leia mais

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO Aprovado na Reunião do Conselho Universitário em 22.09.2015 de acordo com a Resolução CONSU nº 41 / 2015. Gabinete da Reitoria setembro de 2015. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PARA O ENSINO MÉDIO EDITAL 2019-2020 O Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP) abre as inscrições

Leia mais

CAPÍTULO I DAS BOLSAS DE PESQUISA

CAPÍTULO I DAS BOLSAS DE PESQUISA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS GABINETE DA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais