Projeto de Pesquisa. I. Autor Prof. Dr. João Américo Vilela Júnior

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto de Pesquisa. I. Autor Prof. Dr. João Américo Vilela Júnior"

Transcrição

1 Projeto de Pesquisa Titulo do projeto: Desenvolvimento de conversores estáticos para pequenas unidades geradoras interligadas ao sistema de distribuição. I. Autor Prof. Dr. João Américo Vilela Júnior II. Resumo A geração de energia através de pequenas unidades geradoras (microgeração) representa uma diluição do investimento em geração, e sua disseminação uma expansão do potencial energético do país. A instalação dessas unidades dentro dos grandes centros urbanos representa uma redução nas perdas por transmissão, além de minimizar o impacto ambiental presente de forma expressiva na operação das grandes centrais geradoras do Brasil. Essas unidades geradoras, em virtude da baixa potência, podem ser ligadas direto na rede de baixa tensão, representando uma redução das perdas na distribuição. Como é necessário para injeção dessa energia na rede um inversor, o mesmo pode ser utilizado para corrigir parcialmente o conteúdo harmônico de corrente, melhorando a qualidade da energia no sistema de distribuição. Quando adequadamente utilizadas, essas pequenas unidades geradoras proporcionam um aumento na confiabilidade e estabilidade do sistema de energia. O custo da energia gerada nessas pequenas unidades geradoras é alto, mas o desenvolvimento de conversores estáticos com maior eficiência e menor custo é um importante passo para viabilizar essa opção de geração. Agregar outras funções a esses conversores estáticos, por exemplo, a operação como filtro ativo, sem um significativo aumento do custo é um importante caminho de viabilização dessas fontes geradoras. Diante dos inúmeros atrativos da geração solar distribuída, a pesquisa para o desenvolvimento de topologias adequadas e uma correta técnica de controle dos conversores CC-CC e dos inversores é imprescindível.

2 III. Objetivos As pequenas unidades geradoras, normalmente são projetadas para trabalharem isoladas (com banco de baterias), sendo utilizadas em lugares remotos. Entretanto, a microgeração nos grandes centros urbanos é uma vertente importante na expansão do potencial energético do sistema brasileiro. Existem poucas pesquisas no Brasil quanto ao aspecto de desenvolver conversores para interligar essas pequenas unidades geradoras à rede elétrica, sendo a melhoria da eficiência, o aumento da confiabilidade, a redução dos custos de produção desses conversores e a utilização de um controle que opera de forma mais inteligente, alguns dos aspectos do projeto desses conversores que necessitam de uma pesquisa mais meticulosa. Para unidades de geração com painéis fotovoltaicos é necessário desenvolver conversores CC-CC que extraiam a máxima potência do painel fotovoltaico e adequem essa tensão ao nível necessário para a correta operação do estágio de saída (inversor). O inversor monofásico responsável por transferir a energia gerada para a rede de distribuição deve apresentar uma lógica de controle que permita a injeção da corrente na rede elétrica de forma a corrigir parcialmente o conteúdo harmônico de corrente presente nessa rede. Assim, esse projeto visa a desenvolver os dois conversores estáticos necessários para conexão de painéis fotovoltaicos à rede elétrica. O inversor supracitado pode ser utilizado para conectar pequenos geradores eólicos e outras pequenas fontes de energia a rede de baixa tensão. Grande quantidade desses equipamentos conectados a rede elétrica, alem de representar uma parcela significativa da energia gerada, proporcionam uma melhoria expressiva na qualidade da energia. Uma breve discussão sobre o impacto dessas pequenas unidades geradores no sistema de energia será desenvolvida. IV. Introdução Geradores eólicos e painéis fotovoltaicos podem ser instalados em vários locais nos grandes centros urbanos como na cobertura e na fachadas de edifícios, no telhado das residências e nos postes de distribuição de energia. É natural esperar que cada unidade geradora apresente um baixo potencial de

3 geração, em virtude da impossibilidade de colocar junto uma grande quantidade de painéis fotovoltaicos ou instalar grandes geradores eólicos nos centros urbanos. Entretanto, uma grande quantidade dessas unidades geradoras distribuídas ao longo de toda cidade, representa um elevado potencial de geração. Obviamente a instalação de várias pequenas unidades distribuídas representa um custo de implantação maior que o obtido com a concentração de todas essas unidades geradoras num único local. A geração eólica num local fora dos centros urbanos permite a construção de unidades maiores e, por conseqüência, com menor custo por kw. Os conversores e inversores necessários também irão apresentar menor custo por kw. Esse panorama inicial leva a acreditar que não é interessante uma geração distribuída dentro dos grandes centros urbanos. Contudo, colocar as unidades geradoras fora dos centros urbanos representa perdas na transmissão dessa energia, investimento em linhas de transmissão e em transformadores de potência, investimento em transformadores de distribuição e perdas nas redes de distribuição, pois a energia gerada nessas pequenas unidades é injetada direto na rede de baixa tensão. Nas perspectivas supracitadas fica a incógnita de qual das duas formas de geração apresentadas é a mais atrativa: geração distribuída ou a geração concentrada em um local fora dos grandes centros. O enfoque aqui não é fomentar essa discussão, mas desenvolver conversores e inversores de baixo custo viabilizando cada vez mais a implementação da geração distribuída de baixa potência dentro dos centros urbanos. Outro atrativo da geração distribuída é a possibilidade de aproveitar o inversor (necessário para injetar a energia na rede) para correção parcial do conteúdo harmônico de corrente presente na rede de distribuição. A operação do inversor também como filtro ativo não implica em um aumento significativo do custo desse dispositivo, mas no aumento da complexidade do controle que deve simultaneamente injetar potência ativa na rede conforme está sendo gerada e corrigir parcialmente o conteúdo harmônico de corrente.

4 V. Conversores estáticos Para que os painéis fotovoltaicos possam ser interligados à rede de energia é necessário, no primeiro estágio desse equipamento, um conversor elevador de tensão fornecendo energia para um barramento CC na sua saída. Essa tensão será utilizada num segundo estágio composto por um inversor que irá converter essa tensão CC numa tensão alternada de forma a permitir sua conexão a rede elétrica. A Fig. 1 apresenta os estágios necessários para o correto funcionamento do painel fotovoltaico conectado à rede elétrica. Fig. 1 Diagrama em blocos de uma pequena unidade geradora utilizando painéis fotovoltaicos. A corrente drenada de um painel fotovoltaico deve variar com o índice de radiação solar incidindo sobre o mesmo. Caso a corrente drenada seja elevada, a tensão da célula fotovoltaica cai e, por conseqüência, a potência fornecida. Caso a corrente seja muito baixa, não se aproveita toda a potência que o painel pode fornecer. Assim, a corrente que o conversor deve drenar das células, quando o controle está corretamente projetado, corresponde ao ponto de máxima potência. O conversor deve apresentar um controle que busca o ponto de máxima potência de operação MPP. A proposta inicial de conversor para esse primeiro estágio e a utilização do conversor Sepic isolado, que apresenta característica de fonte de corrente na entrada, desejável para drenar energia dos painéis fotovoltaicos, é naturalmente um elevador de tensão, o que é desejável devido à necessidade de elevação da tensão de saída. Esse conversor possibilita algumas simplificações no controle. A estrutura básica desse conversor é apresentada na Fig. 2.

5 Fig. 2 Estrutura básica do conversor CC-CC Sepic isolado. No segundo estágio desse equipamento temos um inversor monofásico para controle do fluxo de potência fluindo para a rede elétrica. Nessa etapa pretendemos utilizar um inversor em ponte completa, conforme apresentado na Fig. 3. O inversor em ponte completa pode, através de um controle adequado, injetar na rede elétrica uma corrente que cancele ou minimize componentes harmônicas presentes na corrente da rede, reduzindo assim, a presença dessas correntes harmônicas, o que melhora o fator de potência e a qualidade da energia do sistema. Fig. 3 Inversor monofásico em ponte completa. Uma elevada quantidade desses equipamentos pode representar uma substancial melhoria na qualidade de energia nesse local. Outras unidades geradoras, como pequenos geradores eólicos, podem também, utilizar no estágio de saída, o mesmo inversor supracitado. A Fig. 4 representa o inversor funcionando como um filtro ativo shunt para compensar a distorção da corrente e por consequência melhorar o fator de potência do sistema.

6 Fig. 4 - Representação do funcionamento de um filtro ativo shunt. VI. Cronograma As atividades que serão desenvolvidas estão divididas nas seguintes etapas: 1) Dimensionamento do inversor monofásico Dimensionamento dos elementos passivos indutores e capacitores, especificações dos interruptores e drives. 2) Projeto de controle do inversor Esse projeto apresenta uma elevada complexidade, pois não é possível fazer um cancelamento total das harmônicas em virtude da baixa potência do inversor, e o nível de cancelamento dessas harmônicas também será influenciado pela potência ativa que está sendo gerada. Toda a malha de controle terá que ser implementada de forma digital, devido à complexidade requerida. 3) Simulação do inversor A validação inicial do projeto do inversor será feita inicialmente através de simulação utilizando os softwares PSIN e MATLAB/Simulink. 4) Construção do protótipo do inversor Essa etapa consiste na confecção das placas, construção dos indutores e montagem do inversor.

7 5) Validação do protótipo através de resultados experimentais Validar a análise teórica e de simulação desenvolvida anteriormente. O inversor será submetido a diferentes condições de operação buscando avaliar sua estabilidade, robustez, eficiência e proteção. 6) Dimensionamento do conversor CC-CC Dimensionamento dos elementos passivos indutores e capacitores, especificações dos interruptores, diodos e drives. 7) Projeto de controle do conversor CC-CC de controle. Um controle de MPP (Maximum Power Point) será utilizado na malha 8) Simulação do conversor CC-CC A validação inicial do projeto do conversor CC-CC será feita inicialmente através de simulação utilizando o software PSIN. 9) Construção do protótipo do conversor CC-CC Essa etapa consiste na confecção das placas, construção dos indutores e montagem do conversor. 10) Validação do protótipo através de resultados experimentais Validar a análise teórica e de simulação desenvolvida anteriormente. 11) Conexão dos equipamentos Conectar o conversor CC-CC com os painéis fotovoltaicos ao inversor de saída. Fazer a análise da dinâmica do conjunto. 12) Extensão dos conceitos obtidos para outras pequenas unidades geradoras que podem ser interligada na rede de energia; A utilização do inversor de saída em outras unidades geradoras, como pequenos geradores eólicos.

8 VII. Revisão bibliográfica [1] BARBI, Ivo. Eletrônica de Potência. 4ª Edição, UFSC, [2] MUHAMMAD, Rashid. Eletrônica de Potência. Editora: Makron Books, [3] FENILI P. M., Estudo e implementação de um filtro ativo paralelo monofásico de 8kVA, Dissertação UFSC, [4] BARBI, Ivo. & MARTINS Denizar Cruz. Conversores CC-CC Básicos Não- Isolados. 3ª edição, UFSC, [5] AHMED, Ashfaq. Eletrônica de potência. São Paulo: Prentice Hall, [6] BARBI, Ivo. & MARTINS Denizar Cruz. Introdução ao Estudo dos Conversores CC-CA. 2ª edição, UFSC, 2008.

9 [7] JONES, A. E.; Irwin, M.; Izadian, A.; Incentives for microgeneration development in the U.S and Europe. IECON 2010 [8] LENTON, D.; Generation begins at home. IET Journals, volume 51 - pg , [9] SOUZA, Alexandre Ferrari: Retificadores Monofásicos de Alto Fator de Potência com Reduzidas Perdas de Condução e Comutação Suave, Tese de Doutorado, PPGEEL-UFSC, Florianópolis SC/1998; [10] SOUZA, Fabiana Pöttker: Correção do Fator de Potência para Instalações de Baixa Potência Empregando Filtros Ativos, Tese de Doutorado, PPGEEL- UFSC, Florianópolis SC/2000; [11] CHIANG, S.J.; Hsin-Jang Shieh; Ming-Chieh Chen; Modeling and control of PV charges system with SEPIC converter. Industrial Electronics IEEE Transactions Vol. 56, [12] Adar, D.; G. Rahav, and S. Ben-Yaakov, A unified behavioral average model of SEPIC converters with coupled inductors. in Proc. IEEE PESC, 1997, pp [13] RANGEL A. R; Queiroz D. L.; Oliveira Júnior D. S; Oliveira E. F.; Sousa G. J. M.; Santos L. P. C.; Fontenele L. F. A.; Martins P. A.; Conversores estático baixo custo e alto rendimento para sistemas eólicos de pequeno porte. COBENS 2008 [14] CARRASCO, J.M., L.G. Franquelo, J.T. Bialaziewicz, E. Galván, R.C.P. Guisado, M.A.M. Prats, J.I. León and N.M. Alfonso. Power-Electronic Systems for the Grid Integration of Renewable Energy Sources: A Survey. IEEE Transactions on Industrial Electronics, v. 53, n.4, pp , [15] FEMIA, N., G. Petrone, G. Spagnuolo and M. Vitelli. Optimization of Perturb and Observe Maximum Power Point Tracking Method. IEEE Transactions on Power Electronics, v. 20, n. 4, pp , 2005.

10 [16] JING, L., D. Wei, X. Zheng-guo, P. Yan-chang and X. Honghua. Evaluation on MPPT Methods of Photovoltaic Power Systems. International Photovoltaic Science & Engineering Conference, Shanghai, pp , 2005.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA. Plano de Ensino DISCIPLINA: Tópicos Especiais em Modelagem e Controle de Sistemas: Fontes Chaveadas CÓDIGO: MEE 017 Validade: Carga Horária: 45 horas-aula Créditos: 03 Área de Concentração / Módulo: Modelagem e Sistemas

Leia mais

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE CONVERSOR CC-CC PARA APLICAÇÃO EM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS Autores: Samuel PINHEIRO, Cleyton T. PAZ, Tiago DEQUIGIOVANI, Jessé de PELEGRIN, Marcos FIORIN. Identificação autores:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC Proposta de Tema de mestrado 2016 Título: Técnicas de Filtragem Ativa da Componente Alternada da Potência nos Inversores Monofásicos

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC. Proposta de Tema de mestrado 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E SISTEMAS- UFSC Proposta de Tema de mestrado 2016 Título: INVERSORES 12Vcc/220Vca DE BAIXO CUSTO E ALTA CONFIABILIDADE PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Leia mais

Título: Modelagem e controle de sistemas distribuídos de geração fotovoltaica com sistemas de armazenamento de energia

Título: Modelagem e controle de sistemas distribuídos de geração fotovoltaica com sistemas de armazenamento de energia Proposta de Tema de mestrado 2016 Título: Modelagem e controle de sistemas distribuídos de geração fotovoltaica com sistemas de armazenamento de energia Aluno: Orientador: Prof. Daniel J. Pagano Coorientador:

Leia mais

ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. RESUMO

ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. RESUMO ANÁLISE DO CONVERSOR CC-CC BOOST - ELEVADOR DE TENSÃO. Marcelo Vinicios Santos João Antonio Martins Ferreira Faculdades Ponta Grossa Ponta Grossa Brasil marvinpg@ig.com.br joaoantonio.jiv@hotmail.com RESUMO

Leia mais

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS Autores : Daniela Iagher DILDEY, Samuel dos Anjos PINHEIRO, Tiago DEQUIGIOVANI. Identificação autores: Bolsista Pesquisa/FAPESC;

Leia mais

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA

CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA CONVERSOR CC-CA NÃO ISOLADO COM ALTO GANHO DE TENSÃO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMAS AUTÔNOMOS DE ENERGIA ELÉTRICA GEORGE CAJAZEIRAS SILVEIRA¹ RENÉ P. TORRICO-BASCOPɲ MANUEL RANGEL BORGES NETO 3 ¹ Professor

Leia mais

Conversores CC-CA e CA-CA

Conversores CC-CA e CA-CA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Conversores

Leia mais

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1

Prof. Amauri Assef. UTFPR Campus Curitiba 1 UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B Aula 21 Conversores CC-CC, CC, Conversor

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ESTADO DE SANTA CATARINA Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - UDESC/CCT Curso: ELE-ELE - Bacharelado em Engenharia Elétrica Departamento: DEE - Engenharia Elétrica Disciplina: PROJETO DE CONVERSORES ESTÁTICOS Código: CA2PCE1 Carga horária: 90 Período letivo: 2017/1 Professor:

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CONVERSORES BOOST OPERANDO EM PARALELO EMPREGANDO A TÉCNICA INTERLEAVED E CONTROLADOS DIGITALMENTE

AVALIAÇÃO DE CONVERSORES BOOST OPERANDO EM PARALELO EMPREGANDO A TÉCNICA INTERLEAVED E CONTROLADOS DIGITALMENTE AVALIAÇÃO DE CONVERSORES BOOST OPERANDO EM PARALELO EMPREGANDO A TÉCNICA INTERLEAVED E CONTROLADOS DIGITALMENTE ANALISYS OF PARALLEL BOOST CONVERTERS THROUGH INTERLEAVED STRATEGY AND CONTROLLED DIGITALLY

Leia mais

EEE934 Impactode GD àsredes Elétricas (http://www.cpdee.ufmg.br/~selenios)

EEE934 Impactode GD àsredes Elétricas (http://www.cpdee.ufmg.br/~selenios) Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Área de Concentração: Engenharia de Potência EEE934 Impactode GD àsredes Elétricas (http://www.cpdee.ufmg.br/~selenios)

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Engenharia Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Filtros Ativos de Potência 1 Função Principal Filtros Ativos

Leia mais

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência

Aplicações de Conversores Estáticos de Potência Universidade Federal do ABC Pós-graduação em Engenharia Elétrica Aplicações de Conversores Estáticos de Potência José L. Azcue Puma, Prof. Dr. Conversores CC/CA Conectados à Rede Elétrica 1 Conversor Monofásico

Leia mais

PROJETO DO SISTEMA DE CONTROLE DE UM CONVERSOR MULTISTRING PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

PROJETO DO SISTEMA DE CONTROLE DE UM CONVERSOR MULTISTRING PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS PROJETO DO SISTEMA DE CONTROLE DE UM CONVERSOR MULTISTRING PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Philipe R. de Souza, Alexandre W. Preissler, Jumar L. Russi, Guilherme S. da Silva Universidade Federal do Pampa Alegrete,

Leia mais

Smart Grids e Microrredes: gestão da energia no campo

Smart Grids e Microrredes: gestão da energia no campo Smart Grids e Microrredes: gestão da energia no campo Edson H. Watanabe Professor Programa de Eng. Elétrica Diretor da COPPE / UFRJ watanabe@coe.ufrj.br 27/Setembro/2017-14h30 às 15h O Funcionamento da

Leia mais

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS PROJETO E DESENVOLVIMENTO DO CONVERSOR BUCK PARA CONTROLE DE CARGA EM BATERIAS Autores : Daniela Iagher DILDEY, Samuel dos Anjos PINHEIRO, Tiago DEQUIGIOVANI. Identificação autores: Bolsista IFC /FAPESC;

Leia mais

APLICAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARTE I

APLICAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARTE I UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA APLICAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARTE I PROF. Dr. RENÉ PASTOR TORRICO BASCOPÉ (PET-DEE-UFC) INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Efeito Fotovoltaico

Leia mais

PLANO DE ENSINO E EMENTA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA II

PLANO DE ENSINO E EMENTA ELETRÔNICA DE POTÊNCIA II INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica - Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 5119, CEP: 88.040-970 - Florianópolis - SC Tel. : (048)

Leia mais

Controle Digital do Conversor ZETA Alimentado por Painéis Fotovoltaicos Operando no MCD

Controle Digital do Conversor ZETA Alimentado por Painéis Fotovoltaicos Operando no MCD Controle Digital do Conversor ZETA Alimentado por Painéis Fotovoltaicos Operando no MCD Renan C. Viero, Henrique F. M. Lopez, Cesar A. Zollmann, Fenrnando S. dos Reis Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B

Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA Disciplina de Eletrônica de Potência ET66B amauriassef@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/amauriassef

Leia mais

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013

INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira. Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 INTEGRANTES: Pedro Alcantara Rafael Cunha Tadeu Cerqueira Professor e Avaliador: Eduardo Simas Data: 26/03/2013 1 Sumário Introdução Principais Topologias Derivação ou Paralelo (Shunt) Série Hibrido Princípios

Leia mais

Aulas anteriores. Conceitos fundamentais de fator de potência e distorção harmônica. Cargas não lineares. Correção passiva do fator de potência

Aulas anteriores. Conceitos fundamentais de fator de potência e distorção harmônica. Cargas não lineares. Correção passiva do fator de potência Aulas anteriores Conceitos fundamentais de fator de potência e distorção harmônica Cargas não lineares Correção passiva do fator de potência 1 Capítulo 4 Correção ativa do fator de potência Principais

Leia mais

DIMERIZAÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DA FREQÜÊNCIA EM REATOR ELETRÔNICO COM CONVERSOR BOOST INTEGRADO COM INVERSOR MEIA PONTE

DIMERIZAÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DA FREQÜÊNCIA EM REATOR ELETRÔNICO COM CONVERSOR BOOST INTEGRADO COM INVERSOR MEIA PONTE DIMERIZAÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DA FREQÜÊNCIA EM REATOR ELETRÔNICO COM CONVERSOR BOOST INTEGRADO COM INVERSOR MEIA PONTE Morais, J. S., Morais, A. S., Lodo, R. A., Custódio, A.

Leia mais

Conversores Estáticos Utilizados em Redes Ativas de Distribuição Situação dos semicondutores e conversores para controle de fontes distribuídas

Conversores Estáticos Utilizados em Redes Ativas de Distribuição Situação dos semicondutores e conversores para controle de fontes distribuídas Conversores Estáticos Utilizados em Redes Ativas de Distribuição Situação dos semicondutores e conversores para controle de fontes distribuídas Marcelo Lobo Heldwein, Dr. Sc. Refs.:

Leia mais

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01

PLANO DE ENSINO/SEMESTRE 2016/01 INSTITUTO DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica - Centro Tecnológico Universidade Federal de Santa Catarina Caixa Postal 5119, CEP: 88.040-970 - Florianópolis - SC

Leia mais

SISTEMA FOTOVOLTÁICO PARA ALIMENTAÇÃO DE PEQUENOS EQUIPAMENTOS EM CORRENTE CONTÍNUA UTILIZANDO UM CONVERSOR CC-CC: Extensão em andamento

SISTEMA FOTOVOLTÁICO PARA ALIMENTAÇÃO DE PEQUENOS EQUIPAMENTOS EM CORRENTE CONTÍNUA UTILIZANDO UM CONVERSOR CC-CC: Extensão em andamento SISTEMA FOTOVOLTÁICO PARA ALIMENTAÇÃO DE PEQUENOS EQUIPAMENTOS EM CORRENTE CONTÍNUA UTILIZANDO UM CONVERSOR CC-CC: Extensão em andamento Jean Henrique Olivo Piccinin 1 ; Thainan Benetti 1 ; Rafael de Borba

Leia mais

Estudo de retificadores SEPIC trifásicos com elevado fator de potência(1)

Estudo de retificadores SEPIC trifásicos com elevado fator de potência(1) Estudo de retificadores SEPIC trifásicos com elevado fator de potência(1) Flabio Alberto Bardemaker Batista(2); Jéssica Ramos Ribeiro (3) ; Marcos Vinícius Dutra (3) ; Roberto Vinicius Seidler (3) ; Carlos

Leia mais

Pré-reguladores de Fator de Potência

Pré-reguladores de Fator de Potência UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Departamento de Sistemas e Controle de Energia Pré-reguladores de Fator de Potência José Antenor Pomilio Publicação FEE

Leia mais

Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos. Prof. Cassiano Rech

Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos. Prof. Cassiano Rech Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos cassiano@ieee.org 1 Aula de hoje O que é um conversor estático de potência? Por que devemos controlar um conversor estático? Por que necessitamos

Leia mais

ESTUDO DE COMUTAÇÃO EM UM CONVERSOR CC-CC TRIFÁSICO ISOLADO BIDIRECIONAL ALIMENTADO EM CORRENTE

ESTUDO DE COMUTAÇÃO EM UM CONVERSOR CC-CC TRIFÁSICO ISOLADO BIDIRECIONAL ALIMENTADO EM CORRENTE ESTUDO DE COMUTAÇÃO EM UM CONVERSOR CC-CC TRIFÁSICO ISOLADO BIDIRECIONAL ALIMENTADO EM CORRENTE Antonio Daniel Miguel dos Santos 1, Gilmar Nunes dos Santos Costa 2, Herminio Miguel de Oliveira Filho 3

Leia mais

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc.

Inversores. Alexandre A. Kida, Msc. Inversores Alexandre A. Kida, Msc. professorkida@gmail.com 1 Plano de aula Inversor de ponte completa Inversor meia ponte Técnicas de controle Inversor trifásico 2 Introdução Os inversores são conversores

Leia mais

ANÁLISE DO PROBLEMA DE VARIAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC DE UM CONVERSOR MULTINÍVEL NPC TRIFÁSICO A QUATRO FIOS

ANÁLISE DO PROBLEMA DE VARIAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC DE UM CONVERSOR MULTINÍVEL NPC TRIFÁSICO A QUATRO FIOS ANÁLISE DO PROBLEMA DE VARIAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC DE UM CONVERSOR MULTINÍVEL NPC TRIFÁSICO A QUATRO FIOS Andressa R. Feyh, Cassiano Rech, Robinson F. de Camargo Universidade Regional do Noroeste

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Necessidade de conversores isolados

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA ENERGIA GERADA POR PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS EM SISTEMAS ISOLADOS DA REDE ELÉTRICA

OTIMIZAÇÃO DA ENERGIA GERADA POR PAINÉIS SOLARES FOTOVOLTAICOS EM SISTEMAS ISOLADOS DA REDE ELÉTRICA Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial www.cpgei.ct.utfpr.edu.br www.utfpr.edu.br I MAPP 2009 I Mostra Anual de Pesquisa e PósGraduação do CPGEI 01 a 04 de Dezembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/AUTOMAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/AUTOMAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/AUTOMAÇÃO GABRIELA PIMENTEL DE LARA GUSTAVO BOSCARDIN MICHELLY MIDOHI MIZUMA ESTUDO

Leia mais

Estudo de um conversor monofásico bridgeless com saída isolada.

Estudo de um conversor monofásico bridgeless com saída isolada. https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Estudo de um conversor monofásico bridgeless com saída isolada. RESUMO Salvador Garcia Neto sgneto.pr@gmail.com Universidade Tecnológica Federal do

Leia mais

SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza

SVC Static VAr Compensator. Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza SVC Static VAr Compensator Juliano Menezes Luis Gustavo Dias de Souza Introdução Excesso de reativo: Baixo FP; Aumento das correntes que percorrem os condutores, levando a maiores perdas; Punições, multas;

Leia mais

Retificadores monofásicos com elevado fator de potência do tipo Bridgeless. CFP Correção do Fator de Potência PPGEEL

Retificadores monofásicos com elevado fator de potência do tipo Bridgeless. CFP Correção do Fator de Potência PPGEEL UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA Retificadores monofásicos com elevado fator de potência

Leia mais

ANÁLISE, SIMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONTROLADOR MPPT APLICADO A UM SISTEMA FOTOVOLTAICO

ANÁLISE, SIMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM CONTROLADOR MPPT APLICADO A UM SISTEMA FOTOVOLTAICO ANÁLISE, SIMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM ONTROLADOR MPPT APLIADO A UM SISTEMA FOTOVOLTAIO João Victor Guimarães França 1 Palôma Azevedo osta Bruno Macedo Gonçalves 3 Emanuel Philipe P. Soares Ramos 4 PALAVRAS-HAVE:

Leia mais

ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DA ETAPA DE POTÊNCIA DE UM UPS UTILIZANDO UM CONVERSOR CC-CC BOOST DE 300W COM ESTÁGIO MULTIPLICADOR DE TENSÃO

ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DA ETAPA DE POTÊNCIA DE UM UPS UTILIZANDO UM CONVERSOR CC-CC BOOST DE 300W COM ESTÁGIO MULTIPLICADOR DE TENSÃO ANÁLISE E IMPLEMENTAÇÃO DA ETAPA DE POTÊNCIA DE UM UPS UTILIZANDO UM CONVERSOR CC-CC BOOST DE 3W COM ESTÁGIO MULTIPLICADOR DE TENSÃO Miranda, Rodrigo Alves.Graduando. E-mail: enge_pr@yahoo.com.br Borges,

Leia mais

Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência Conversores CC-CC Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Conversores CC-CC Não Isolados Buck (abaixador) Boost (elevador) Buck-boost (abaixador-elevador) Conversores em

Leia mais

TOE-50: Correção do fator de. Prof. Cassiano Rech

TOE-50: Correção do fator de. Prof. Cassiano Rech TOE-50: Correção do fator de potência para cargas não lineares cassiano@ieee.org 1 Capítulo 3 Correção passiva do fator de potência Circuitos monofásicos Indutor no lado CA (indutor a montante) Indutor

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Eletrônica de Potência Introdução à Eletrônica de Potência Prof. Clóvis Antônio Petry. Florianópolis,

Leia mais

SISTEMA DIDÁTICO DE PROCESSAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS

SISTEMA DIDÁTICO DE PROCESSAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS 04 a 06 dez 07 II Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica SISTEMA DIDÁTICO DE PROCESSAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS Luiz Henrique Pereira

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte cassiano@ieee.org 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CC-CC Conversor indireto de tensão Conversor indireto de freqüência Conversor

Leia mais

Controle de um conversor CC-CC para aplicação em geração fotovoltaica

Controle de um conversor CC-CC para aplicação em geração fotovoltaica https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Controle de um conversor CC-CC para aplicação em geração fotovoltaica Eduardo Spezia eduardospezia@alunos.utfpr.edu.br Universidade Tecnológica Federal

Leia mais

Métodos Avançados em Sistemas de Energia Eletrônica de Potência para Geração Distribuída

Métodos Avançados em Sistemas de Energia Eletrônica de Potência para Geração Distribuída Departamento de Engenharia Elétrica Métodos Avançados em Sistemas de Energia Microrrede Prof. João Américo Vilela vilela@eletrica.ufpr.br Microrrede Perfil de tensão ao longo da rede de distribuição secundária.

Leia mais

SISTEMA DE BOMBEAMENTO A PARTIR DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS UTILIZANDO CONVERSOR PUSH-PULL PARALELO RESSONANTE AUTO- OSCILANTE

SISTEMA DE BOMBEAMENTO A PARTIR DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS UTILIZANDO CONVERSOR PUSH-PULL PARALELO RESSONANTE AUTO- OSCILANTE Vazão (litros/hora) SEP 98 - INEP - UFSC 31 SISTEMA DE BOMBEAMENTO A PARTIR DE PAINÉIS FOTOVOLTAICOS UTILIZANDO CONVERSOR PUSH-PULL PARALELO RESSONANTE AUTO- OSCILANTE Marcello Mezaroba, Denizar Cruz Martins

Leia mais

FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA CONTROLADO PELA TEORIA P-Q PARA COMPENSAÇÃO HARMÔNICA EM SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO

FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA CONTROLADO PELA TEORIA P-Q PARA COMPENSAÇÃO HARMÔNICA EM SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO FILTRO ATIVO DE POTÊNCIA CONTROLADO PELA TEORIA P-Q PARA COMPENSAÇÃO HARMÔNICA EM SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO Rejanne Alves de Melo remelovieira@hotmail.com Rafael Rocha Matias rafaelrocha@ufpi.edu.br Universidade

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Na última aula: Revisão Condições Padrão de Teste (STC, NOTC) Massa de Ar Ângulos do

Leia mais

SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão

SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão SOLUÇÕES EM QUALIDADE DE ENERGIA Soluções em média e alta tensão 2 Moving together 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS DE CAPACITORES 1. PAINÉIS METÁLICOS, FILTROS DE HARMÔNICOS E BANCOS

Leia mais

Sistema de Processamento de Energia para Conexão de Painéis Fotovoltaicos à Rede Elétrica

Sistema de Processamento de Energia para Conexão de Painéis Fotovoltaicos à Rede Elétrica Sistema de Processamento de Energia para Conexão de Painéis Fotovoltaicos à Rede Elétrica Thiago Pires Gimenes, Bruna Cristina Cruz, Sérgio Vidal Garcia Oliveira & Adriano Péres FURB Universidade Regional

Leia mais

Condicionador Unificado para a Compensação Simultânea de Problemas de Tensão e Corrente

Condicionador Unificado para a Compensação Simultânea de Problemas de Tensão e Corrente XCLEEE X Portuguese-Spanish Conference in Electrical Engineering Madeira (Funchal), Portugal, 5th-7th of July 27, ISBN: 978-972-8822-9-5 Condicionador Unificado para a Compensação Simultânea de Problemas

Leia mais

Aplicações de Inversores

Aplicações de Inversores PEA2488 Eletrônica de Potência II Aplicações de Inversores Lourenço Matakas Junior Wilson Komatsu Versão outubro/2013 PEA Depto. Eng. Energia e Automação Elétricas Aplicações de Inversores Conversores

Leia mais

- Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Engenharia Elétrica, Uberlândia - MG. 2

- Universidade Federal de Uberlândia, Departamento de Engenharia Elétrica, Uberlândia - MG. 2 UTILIZAÇÃO DE ESTRUTURA RETIFICADORA HÍBRIDA MONOFÁSICA PARA IMPOSIÇÃO DE CORRENTE DE ENTRADA SENOIDAL, REGULAÇÃO DE TENSÃO NO BARRAMENTO CC E INJEÇÃO DE POTÊNCIA ATIVA NA REDE Bárbara M. A. Ribeiro 1,

Leia mais

A Energia Fotovoltaica

A Energia Fotovoltaica A Energia Fotovoltaica É o uso do sol para gerar eletricidade. Isso porque o efeito fotovoltaico consiste na conversão direta da luz solar em energia elétrica. As placas solares são responsáveis por essa

Leia mais

UM PROBLEMA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROF. AZAURI ALBANO DE OLIVEIRA JÚNIOR

UM PROBLEMA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROF. AZAURI ALBANO DE OLIVEIRA JÚNIOR UM PROBLEMA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA PROF. AZAURI ALBANO DE OLIVEIRA JÚNIOR OBJETIVOS DA AULA DISCUTIR E ENTENDER OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE CARACTERIZAM UM PROBLEMA DE DIMENSIONAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Análise dos Impactos de Sistemas Fotovoltaicos em Redes de Distribuição

Análise dos Impactos de Sistemas Fotovoltaicos em Redes de Distribuição 1 Análise dos Impactos de Sistemas Fotovoltaicos em Redes de Distribuição Pedro H. S. da Silveira Pinto, UNIFACS, Daniel Barbosa, UNIFACS - UFBA, Kleber Freire da Silva, UNIFACS - UFBA Resumo Há uma expectativa

Leia mais

Rastreamento de Máxima Potência em Sistemas Fotovoltaicos Baseado na Técnica One Cycle Control

Rastreamento de Máxima Potência em Sistemas Fotovoltaicos Baseado na Técnica One Cycle Control Rastreamento de Máxima Potência em Sistemas Fotovoltaicos Baseado na Técnica One Cycle Control João T. Neto, Thales B. Azevedo and Andres O. Salazar Resumo Um painel fotovoltaico alimenta um conversor

Leia mais

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA

INVERSORES DE FREQÜÊNCIA INVERSORES DE FREQÜÊNCIA 1. INTRODUÇÃO A eletrônica de potência, com o passar do tempo, vem tornando mais fácil (e mais barato) o acionamento em velocidade variável de motores elétricos. Com isto, sistemas

Leia mais

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2

PCE Projeto de Conversores Estáticos. Aula 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PCE Projeto de Conversores Estáticos Aula 2 Tópicos Introdução Estágio de entrada Retificadores

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA PARA ILUMINAÇÃO EFICIENTE E ENERGIA FOTOVOLTAICA

TÍTULO: QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA PARA ILUMINAÇÃO EFICIENTE E ENERGIA FOTOVOLTAICA TÍTULO: QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA PARA ILUMINAÇÃO EFICIENTE E ENERGIA FOTOVOLTAICA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE

Leia mais

CONVERSOR DE 12/18 PULSOS DE 10 KW E BAIXO VOLUME UTILIZANDO AUTOTRANSFORMADOR COM CONEXÃO Y-DIFERENCIAL FECHADA

CONVERSOR DE 12/18 PULSOS DE 10 KW E BAIXO VOLUME UTILIZANDO AUTOTRANSFORMADOR COM CONEXÃO Y-DIFERENCIAL FECHADA CONVERSOR DE 12/18 PULSOS DE 10 KW E BAIXO VOLUME UTILIZANDO AUTOTRANSFORMADOR COM CONEXÃO Y-DIFERENCIAL FECHADA Falcondes José Mendes de Seixas(*), Marcello Mezaroba e Ivo Barbi Universidade Federal de

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer

Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meia-ponte Prof. Alessandro Batschauer Eletrônica de Potência II Capítulo 4: Inversor meiaponte Prof. Alessandro Batschauer Prof. Cassiano Rech 1 Introdução E 1 (v 1, f 1 ) Retificador Conversor CCCC Conversor indireto de tensão Conversor indireto

Leia mais

Acionamento estático de um sistema de bombeamento de água em corrente alternada, através da energia solar fotovoltaica

Acionamento estático de um sistema de bombeamento de água em corrente alternada, através da energia solar fotovoltaica Acionamento estático de um sistema de bombeamento de água em corrente alternada, através da energia solar fotovoltaica Walmeran José Trindade Júnior 1, José Diniz Neto 2, José Artur Alves Dias 1, Eloise

Leia mais

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48)

Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Universidade Federal da Bahia Escola Politécnica Departamento de Engenharia Elétrica Disciplina: Eletrônica de Potência (ENGC48) Tema: Conversores CA-CC Trifásicos Controlados Prof.: Eduardo Simas eduardo.simas@ufba.br

Leia mais

Introdução a Retificadores e retificadores a diodo meia onda. Prof. Alceu André Badin

Introdução a Retificadores e retificadores a diodo meia onda. Prof. Alceu André Badin Introdução a etificadores e retificadores a diodo meia onda Prof. Alceu André Badin Conversores CACC ou etificadores Dispositivo usado no processamento de energia que converte uma entrada em corrente alternada

Leia mais

MODELAGEM PARA SIMULAÇÃO EM TEMPO REAL DE UM CONVERSOR CA-CC

MODELAGEM PARA SIMULAÇÃO EM TEMPO REAL DE UM CONVERSOR CA-CC MODELAGEM PARA SIMULAÇÃO EM TEMPO REAL DE UM CONVERSOR CA-CC Raoni de Araújo Pegado 1 ; Karcius Marcelus Colaço Dantas 2. 1 Aluno da Universidade Federal de Campina Grande, raoni.pegado@ee.ufcg.edu.br;

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA Energia Renováveis Luis Otávio de Sousa Furtado 1 Rayane de Nazaré Martins Sales 2 Soraia Brito Cordeiro

Leia mais

DIMERIZATION LAMPS FLUORESCENT THROUGH CHANGE OF TIME DRIVING THE "BOOST" IN ELECTRONIC BALLAST WITH BOOST CONVERTER INTEGRATED HALF BRIDGE INVERTER

DIMERIZATION LAMPS FLUORESCENT THROUGH CHANGE OF TIME DRIVING THE BOOST IN ELECTRONIC BALLAST WITH BOOST CONVERTER INTEGRATED HALF BRIDGE INVERTER DIMERIZAÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTE ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DO TEMPO DE CONDUÇÃO DO BOOST EM REATOR ELETRÔNICO COM CONVERSOR BOOST INTEGRADO AO INVERSOR MEIA PONTE Morais, J. S., Morais, A. S., Lodo, R. A.,

Leia mais

Aula 04 Conversores c.c./c.c. Conversores c.c./c.a.

Aula 04 Conversores c.c./c.c. Conversores c.c./c.a. Aula 04 Conversores c.c./c.c. Conversores c.c./c.a. Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos

Leia mais

CFW500 Solar Drive. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

CFW500 Solar Drive. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas CFW500 Solar Drive Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas CONTROLE GARANTIDO Desenvolvido para acionamento de bombas centrífugas e submersas, o CFW500 Solar Drive transforma a energia

Leia mais

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle

Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. CT - UFSM. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle Técnicas de Comutação ZVT CC-CC. CC. GEPOC Grupo de Eletrônica de Potência e Controle CT - UFSM Tópicos Tópicos do Capítulo: Introdução; { Comutação Suave Técnica de Comutação ZVT Classificação; Classe

Leia mais

CONVERSOR PARA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICO À REDE ELÉTRICA

CONVERSOR PARA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICO À REDE ELÉTRICA CONVERSOR PARA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMA DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICO À REDE ELÉTRICA Heron Alves dos Santos santos.heron@gmail.com Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Elétrica Tatiane Carolyne

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução

Leia mais

Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer

Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer economicamente, sem trazer prejuízos ao meio ambiente

Leia mais

GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GEOMETRIA DE NÚCLEOS PARA ACOPLAMENTOS MAGNÉTICOS APLICADOS NA INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS DENIZAR CRUZ MARTINS Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Instituto de Eletrônica de Potência -

Leia mais

PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS IFSC (Última Atualização: 20/01/2017)

PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS IFSC (Última Atualização: 20/01/2017) PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS IFSC (Última Atualização: 20/01/2017) CONTRATO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA Processo IFSC de nº 23292.017294/2016-41 Máxima Indústria de Móveis Ltda.

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desen. de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução

Leia mais

Introdução à Eletrônica de Potência

Introdução à Eletrônica de Potência INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Departamento Acadêmico de Eletrônica Pós-Graduação em Desenvolvimento de Produtos Eletrônicos Conversores Estáticos e Fontes Chaveadas Introdução à Eletrônica de Potência

Leia mais

Semicondutores de Potência em Corrente Alternada

Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Semicondutores de Potência em Corrente Alternada Vamos no restringir a analisar o Retificador Controlado de Silicio, que é de longe o dispositivo mais utilizado em sistemas de controle de CA e em sistemas

Leia mais

Aula 01 Introdução. TEL: +55 (31)

Aula 01 Introdução.  TEL: +55 (31) Aula 01 Introdução Prof. Heverton Augusto Pereira Universidade Federal de Viçosa -UFV Departamento de Engenharia Elétrica -DEL Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência Gesep heverton.pereira@ufv.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PROJETO DE INVERSOR DE FREQUÊNCIA PARA INJEÇÃO DE POTÊNCIA ATIVA NA REDE DOMICILIAR DE BAIXA TENSÃO EM 127V Curitiba

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS Acadêmica Milena Paim da Silva Acadêmico Matheus Muller Borges Prof. Dr. Giuliano Arns Rampinelli

Leia mais

Eletrônica de Potência II Capítulo 3. Prof. Cassiano Rech

Eletrônica de Potência II Capítulo 3. Prof. Cassiano Rech Eletrônica de Potência II Capítulo 3 cassiano@ieee.org 1 Conversores CC-CC Isolados Flyback Forward Conversores em ponte isolados Meia-ponte Ponte completa Push-pull Conversor em meia-ponte (half-bridge):

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Dimensionamento orientações http://www.neosolar.com.br/aprenda/calculadora http://www.sunlab.com.br/dimensionamento_solar_fotovoltaic

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Dimensionamento orientações http://www.neosolar.com.br/aprenda/calculadora http://www.sunlab.com.br/dimensionamento_solar_fotovoltaic

Leia mais

RESUMO. https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index

RESUMO. https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Estudo comparativo de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica utilizando um conversor CC-CC boost clássico e um conversor CC-CC boost quadrático

Leia mais

APLICAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARTE II

APLICAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARTE II UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA APLICAÇÕES DE ENERGIA FOTOVOLTAICA PARTE II PROF. Dr. RENÉ PASTOR TORRICO BASCOPÉ (PET-DEE-UFC) INTRODUÇÃO Refrigeração Eletrificação rural

Leia mais

Sistemas de Alimentação Ininterrupta

Sistemas de Alimentação Ininterrupta Sistemas de Alimentação Ininterrupta (Uninterruptible Power Supplies UPS) Prof. Marcello Mezaroba Outubro 2012 DEFINIÇÃO: UPS são sistemas projetados para prover energia ininterrupta com alta qualidade

Leia mais

PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS IFSC (Última Atualização: 16/11/2017)

PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS IFSC (Última Atualização: 16/11/2017) PROJETOS INTERINSTITUCIONAIS IFSC (Última Atualização: 16/11/2017) CONTRATOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA TECNOLÓGICA Processo IFSC de nº 23292.017294/2016-41 Partícipes: Instituto Federal

Leia mais

Tópicos Avançados em Eletrônica II

Tópicos Avançados em Eletrônica II epartamento de ngenharia létrica Aula 1.2 Conversor CC-CC Prof. João Américo Vilela Bibliografia BARBI, Ivo. & MARTINS enizar Cruz. Conversores CC-CC Básicos Não-Isolados. 1ª edição, UFSC, 21. MOHAN Ned;

Leia mais

Área de Especialização de Energia

Área de Especialização de Energia Área de Especialização de Energia Rui Castro IST / DEEC / AC Energia rcastro@tecnico.ulisboa.pt https://sites.google.com/site/ruigameirocastro/ Grupos de disciplinas Eletromagnetismo Aplicado e Conversão

Leia mais

Eletrônica de Potência I

Eletrônica de Potência I Universidade Federal do ABC Eng. De Instrumentação, Automação e Robótica Eletrônica de Potência I Prof. José Azcue, Dr. Eng. Introdução Semicondutores de Potência 1 Introdução O que é eletrônica de potência?

Leia mais