LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES"

Transcrição

1 COMUNICADO Abertura de Processo Seletivo de Ingresso nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação Ciências Biológicas (Zoologia) do Instituto de Biociências da USP O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) do Instituto de Biociências da USP, que tem conceito 6 na CAPES, está oferecendo 20 vagas para o Mestrado e 25 vagas para o Doutorado. LOCAL E PERÍODO DE INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser feitas na Secretaria de Pós-Graduação, à Rua do Matão, Travessa 14, n o Cidade Universitária, CEP: São Paulo, no período de 06 a 24/07/2015, de segunda à sexta-feira, das 10h às 11h30 e das 14h às 16h. Serão aceitas inscrições enviadas via correio ao endereço acima, valendo a data da postagem. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS A inscrição será realizada mediante a apresentação do requerimento padrão disponível em (http://www.ib.usp.br/cpg/index.php/normas-de-ingresso-gerais) e cópias dos seguintes documentos: - RG (ou passaporte, se estrangeiro); - CPF; - Diploma de Bacharelado ou Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento, ou comprovante de que esteja cursando o último semestre do curso de graduação; - Histórico escolar da graduação; - Curriculum Vitae, preferencialmente no formato Lattes; - 4 vias do Projeto de dissertação ou tese, (verificar item I); - Certificado de Proficiência em Língua Estrangeira (verificar item II) Os candidatos ao Doutorado após o mestrado devem apresentar também: - Diploma ou documento que comprove o depósito ou agendamento da defesa pública da dissertação; - histórico escolar do mestrado. Atenção: candidatos portadores do título de mestre obtido no exterior deverão se inscrever como candidatos ao curso de doutorado direto e apenas após o processo de equivalência de título, terão seu curso alterado para doutorado.

2 Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou fora do prazo estipulado. I - DO PROJETO O projeto de dissertação ou tese deverá ser apresentado em 4 vias impressas, sendo elaborado de maneira clara e objetiva, ocupando no máximo 7 páginas (excetuando-se página de rosto, citações bibliográficas e anexos, estes últimos limitados às figuras e tabelas imprescindíveis para o julgamento da viabilidade do projeto). O espaçamento do texto deve ser de 1,5, as margens de 2,5 cm e a fonte Times New Roman tamanho 12 com espaçamento padrão entre os caracteres. O projeto poderá ser redigido em Língua Portuguesa ou Língua Inglesa. II CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA Todos os candidatos deverão apresentar Certificado de Proficiência em Língua Inglesa no momento da inscrição para o processo seletivo. A CCP emitirá Certificado de Proficiência em Língua Inglesa para fins de ingresso no programa, mediante solicitação acompanhada dos documentos comprobatórios, aos candidatos que comprovarem que seu idioma nativo seja o inglês, ou que tenham sido alfabetizados na língua inglesa ou que tenham residido por mais de seis meses em países cujo idioma oficial seja o inglês. O Certificado de Proficiência em Língua Inglesa deve ser um dos discriminados abaixo, com pontuação mínima indicada entre parênteses. Mestrado: TOEFL (ibt) (62), TOEFL (Computer-based) (190), TOEFL (Paper-based) (500), TOEFL ITP (450), TOEIC (600), IELTS (5,0), ESLAT (5,0), Cambridge (FCE First Certificate in English), Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil Estados Unidos (nível Mestrado área Zoologia). Doutorado: TOEFL (ibt) (82), TOEFL (Computer-based) (215), TOEFL (Paper-based) (550), TOEFL ITP (500), TOEIC (700), IELTS (6,0), ESLAT (6,0), Cambridge (CAE - Certificate in Advanced English), Teste de Proficiência em Inglês da União Cultural Brasil Estados Unidos (nível Doutorado área Zoologia). Não há prazo de validade para o Certificado de Proficiência em Língua Inglesa. O candidato estrangeiro também deverá apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS), demonstrando proficiência mínima no nível

3 intermediário. O certificado deve ser apresentado até o final do primeiro ano após o ingresso do aluno no programa. PROCESSO SELETIVO E PROVAS: Os candidatos ao curso de Mestrado serão submetidos à avaliação de aptidão científica e avaliação do projeto de dissertação/tese mediante arguição oral, devendo obter nota 7 (sete) ou superior. Os candidatos ao curso de Doutorado serão submetidos à avaliação de aptidão científica e avaliação do projeto de dissertação/tese mediante arguição oral, devendo obter nota 7 (sete) ou superior. Os candidatos ao curso de Doutorado Direto serão submetidos à avaliação de aptidão científica e avaliação do projeto de dissertação/tese mediante arguição oral, devendo obter nota 9 (nove) ou superior. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A prova de conhecimentos específicos, que dará direito ao certificado de proficiência em Zoologia é uma prova escrita que visa avaliar o candidato quanto a conhecimentos básicos da área Zoologia e abordará, com igual ênfase, os conteúdos previstos nos programas de disciplinas do curso de Ciências Biológicas do IBUSP, cujos programas podem ser consultados abaixo. Será efetuada na forma de uma prova teórica escrita e terá duração máxima de quatro horas. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a mesma prova poderá também ser aplicada em outras cidades do Brasil e do exterior. Nestes casos, o candidato deverá manifestar interesse no ato da inscrição. O Certificado de Proficiência em Zoologia é emitido pelo Coordenador do Programa de Ciências Biológicas (Zoologia) do Instituto de Biociências da USP e terá validade de 3 (três) anos. Caso o candidato tenha obtido o referido certificado em data anterior a fevereiro de 2015, permanece a validade de 10 (dez) anos da norma anterior. ARGUIÇÃO ORAL O Processo Seletivo de Ingresso contará com avaliação do projeto de dissertação/tese mediante arguição oral do candidato, considerando a pertinência com o curso pleiteado (mestrado, doutorado ou doutorado direto). Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem a aprovação de pelo menos dois dos três docentes que constituem a Comissão de Seleção.

4 A Comissão de Seleção julgará o projeto de dissertação ou tese quanto a (1) pertinência com as áreas de concentração associadas aos cursos de mestrado ou de doutorado, (2) exequibilidade dentro das condições oferecidas/descritas e suas propostas, e (3) duração, limitada por um prazo ideal (ou seja, equivalente à duração de uma bolsa de pós-graduação dos órgãos federais de fomento) para conclusão-depósito (24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado). A Comissão de Seleção avaliará, por meio de perguntas sobre o projeto de dissertação ou tese entregue no ato da inscrição ao exame de ingresso, a maturidade e o desempenho do candidato, que deverá demonstrar domínio do projeto, dos objetivos e da metodologia específicos ao estudo proposto e a adequação do projeto de dissertação ou tese na área de Zoologia. A critério da Comissão Coordenadora do Programa (CCP), a arguição oral poderá também ser aplicada por vídeo conferência para candidatos de outras cidades do Brasil e do exterior, mediante manifestação de interesse do candidato no ato da inscrição. MATRÍCULA Os candidatos aprovados poderão efetivar sua matrícula em até três períodos de matrícula subsequentes, desde que haja disponibilidade de vagas e aceite de um orientador credenciado no programa. PROVAS Ocorrerão nos dias 10/08/2015 Prova de Conhecimentos Específicos e 14/08/2015 Arguição Oral. PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA Vertebrados. Distribuição dos animais: ambiental e geográfica. Filogênese dos Chordata. Tunicata: morfologia, reprodução e classificação. Cephalochordata (Acrania): organização e biologia. Agnatha e Gnathostoma. Cyclostomata: morfologia, biologia, metamorfose e classificação. Chondrichthyes e Osteichthyes: morfologia, biologia e classificação. Tetrapoda: adaptações à vida terrestre. Amphibia: morfologia, reprodução, metamorfose e classificação. Amniota: características gerais. Reptilia: morfologia, biologia e classificação. Homeotermia e pecilotermia. Aves: morfologia, locomoção, biologia e classificação. Mammalia: morfologia, biologia e classificação. Invertebrados.

5 Introdução e Origem de Animalia (Metazoa); caracterização do reino e conceituação da condição parazoária e eumetazoária; introdução e diversidade dos Bilateria; condição protostômia e deuterostômia; condição de arquitetura corpórea acelomada, pseudocelomada e celomada e modos de formação do celoma; filogenia e diversificação de Metazoa. Morfologia, biologia, sistemática e filogenia dos seguintes táxons: Porifera; Cnidaria; Ctenophora; Platyhelminthes; Gnathifera [Syndermata (Rotifera e Acanthocephala) e Gnathostomulida]; Lophotrochozoa [Lophophorata (Bryozoa, Brachiopoda e Phoronida) e Eutrochozoa (Nemertea, Mollusca e Annelida)]; Ecdysozoa [Cicloneuralia (Gastrotricha, Kinorhyncha, Loricifera, Nematomorpha e Priapula) e Panarthropoda (Onychophora, Tardigrada, Chelicerata; Crustacea, Myriapoda e Hexapoda)]; Echinodermata e Chaetognatha. Princípios de Sistemática e Biogeografia. Diversidade biológica e Sistemática. Conceitos de indivíduo, população, raça e espécie. Caracteres; homologias e analogias. Plesiomorfias, apomorfias e homoplasias. Tipos de semelhanças e grupos mono-, para- e polifiléticos. Níveis de universalidade. Dendrogramas. Cladogramas. Árvores enraizadas e não-enraizadas. Parcimônia. História das classificações biológicas. Escolas de classificação: Tradicional, Evolutiva, Filogenética e Fenética. objetivos e metodologia de cada Escola. Nomenclatura biológica. Objetivos. Categorias Taxonômicas. Os códigos internacionais de nomenclatura biológica. Identificação. Métodos de identificação. Importância dos museus e herbários. As coleções sistemáticas. História da Biogeografia. Biogeografia Descritiva. Biogeografia Interpretativa: Histórica e Ecológica. Biotas e áreas de endemismo. Áreas de distribuição. Centros de origem, dispersão e vicariância. Principais Escolas de Biogeografia Histórica: Evolutiva, Filogenética, Pan- Biogeografia e Vicariância. Relações entre Sistemática, Ecologia e Biogeografia. Bibliografia Sugerida. ALEXANDER, R. M The chordates. London, Cambridge University Press. BARNES, R.S.K.; P. CALOW; P.J.W. OLIVE & D.W. GOLDING Os invertebrados. Uma síntese. Atheneu, São Paulo. 495 pp. BORROR, D. J. & D.M. DeLONG, Introdução ao Estudo dos Insetos. Edgar Blucher Ltda, São Paulo. 653 pp. BRUSCA, R.C. & G.J. BRUSCA, Invertebrados. Segunda edição. Editora Guanabara- Koogan, Rio de Janeiro. 968 pp.

6 COLBERT, E. H Evolution of the vertebrates: a history of the backbone animals through time. 2ª ed. New York, J. Wiley. CRACRAFT, J. & M.J. DONOGHUE, Assembling the Tree of Life. Oxford University Press, Oxford. 592 pp. GRASSÉ, P. P.; DEVILLERS, G Précis de Zoologie. Paris, Masson. v. 2: Vertebrés. GRASSÉ, P. P; R. A. POISSON; O. TUZET, Précis de Zoologie. v. 1. Invertebrés (Notions de cordés et de protocordés). GULLAN, P. J. & CRANSTON, P. S Os insetos: um resumo de entomologia. Editora Roca, São Paulo, 440. HICKMAN, C.P. Jr.; L.S. ROBERTS & L. LARSON, Princípios integrados de Zoologia. 11ª edição. Editora Guanabara-Koogan, Rio de Janeiro. 846 pp. HILDEBRAND, M Análise da estrutura dos vertebrados. São Paulo, Atheneu. HÖFLING, E.; OLIVEIRA, A. M. S.; RODRIGUES, M. T.; TRAJANO, E.; ROCHA, P. L. B Chordata: manual para um curso prático. São Paulo, Edusp. JOLLIE, M Chordate morphology. 3ª ed. Philadelphia, W. B. Saunders. JUNQUEIRA, L. C. V.; ZAGO, D Embriologia médica e comparada. 3ª ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. KARDONG, K. V Vertebrates: comparative anatomy, function, evolution. 2nd ed. WCB/McGraw-Hill. MATIOLI, S. R Biologia Molecular e Evolução. Editora Holos, Ribeirão Preto. NIELSEN, C., Animal evolution. Interrelationships of the living phyla. Oxford University Press, Oxford, 563 pp. ORR, R. T Vertebrate biology. 3ª ed. Philadelphia, W. B. Saunders. POUGH, F. H; JANIS, C. M.; HEISER; W. N A vida dos vertebrados. 3ª ed bras. São Paulo, Atheneu. RIBEIRO-COSTA, C. S. & ROCHA, R. M Invertebrados: Manual de aulas práticas. 2.ed. Holos Editora, Ribeirão Preto, 271p. ROMER, A. S; PARSONS, T. S Anatomia comparada dos vertebrados. São Paulo, Atheneu. RUPPERT, E.E., R.S. FOX & R.D. BARNES, Zoologia dos Invertebrados. Sétima edição. Editora Roca, São Paulo p.

7 YOUNG, J. Z The life of vertebrates. 3ª ed Oxford, Claredon Press. YOUNG, J. Z.; HOBBS, M. J The life of mammals: their anatomy and physiology. 2ª ed. Oxford, Claredon. ZISWILER, V Vertebrados. Tomo I: Anamniotas. 2ª ed. Barcelona, Omega. ZISWILER, V Vertebrados. Tomo II: Amniotas. 2ª ed. Barcelona, Omega. Os candidatos não aprovados deverão retirar a documentação apresentada até 60 dias após o encerramento do concurso. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação do IB/USP - fone: (0xx11) URL: Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Rodrigues de Carvalho - fone (0xx11) //

Comunicado. Local e Período de Inscrições

Comunicado. Local e Período de Inscrições Comunicado Abertura de Processo Seletivo de Ingresso no programa de Pós-Graduação em Ecologia, cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. O Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 1 Normas do Programa Ciências Biológicas (Zoologia) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa é constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

Área de Concentração em Comportamento e Biologia Animal. Seleção Turma 2016

Área de Concentração em Comportamento e Biologia Animal. Seleção Turma 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1. Inscrição Área de Concentração em Comportamento e Biologia Animal Seleção Turma 2016 Podem se candidatar graduados em Curso Superior em Ciências Biológicas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2º Processo Seletivo de 2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2º Processo Seletivo de 2013 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2º Processo Seletivo de 2013 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual de Feira de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 1º Processo Seletivo - Turma 2015

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 1º Processo Seletivo - Turma 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES 1º Processo Seletivo - Turma 2015 1. ABERTURA O Reitor da Universidade Estadual de Feira

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP 2º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Ingresso: Junho de 2014. A Comissão Coordenadora do

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem

Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Edital ATAc 24/2014 Processo Seletivo para o Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da da Universidade de São Paulo 2º semestre de 2014 A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2010 E PRIMEIRO DE 2011 EDITAL

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS EM 2016 EDITAL 02/2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO DE BIOLOGIA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - USP Edital IRI 02/2013, de 18.04.2013. Seleção em 2013 início dos cursos em 2014

Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - USP Edital IRI 02/2013, de 18.04.2013. Seleção em 2013 início dos cursos em 2014 Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - USP Edital IRI 02/2013, de 18.04.2013 Seleção em 2013 início dos cursos em 2014 Estarão abertas, no período de 15 a 31 de outubro de 2013, as inscrições

Leia mais

1.3. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las no ato da inscrição.

1.3. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las no ato da inscrição. ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Comunicado SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 023/2015 CPG ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE MESTRADO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia -

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia - Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia - Edital de Seleção - Doutorado O Coordenador do Programa

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 044/2013 PROGRAMAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 044/2013 PROGRAMAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM 044/2013 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes

Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes EDITAL Nº 03/2015 PTR/EPUSP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES PARA O ANO LETIVO DE 2016 O Programa de Pós Graduação

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

Edital Abertura de inscrições para 2015 no Programa de Pós-Graduação Interunidades em NUTRIÇÃO HUMANA APLICADA (PRONUT/USP) para os cursos de

Edital Abertura de inscrições para 2015 no Programa de Pós-Graduação Interunidades em NUTRIÇÃO HUMANA APLICADA (PRONUT/USP) para os cursos de Edital Abertura de inscrições para 2015 no Programa de Pós-Graduação Interunidades em NUTRIÇÃO HUMANA APLICADA (PRONUT/USP) para os cursos de Mestrado, Doutorado Direto e Doutorado com título de Mestre.

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA HIDRÁULICA E SANEAMENTO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO - EACH/USP EDITAL EACH/CPG04/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO 1. Da

Leia mais

1. REQUISITOS AOS CANDIDATOS: Atender os requisitos dos artigos 5º e 6º da Portaria CAPES nº. 086 de 03 de julho de 2013

1. REQUISITOS AOS CANDIDATOS: Atender os requisitos dos artigos 5º e 6º da Portaria CAPES nº. 086 de 03 de julho de 2013 ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA EEL/USP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS - PPGEM EDITAL PARA A SELEÇÃO DE PÓS DOUTORADO Encontram-se abertas na EEL-USP, inscrições para o Programa de

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE APOIO AOS PÓS-GRADUANDOS Comunicado Edital- SPG/FMRP-USP- SCA-17/2015 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS

Leia mais

Considerando as deliberações e aprovações nos Conselhos da Universidade Estadual

Considerando as deliberações e aprovações nos Conselhos da Universidade Estadual UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E SAÚDE - CELS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EM REGIÃO DE FRONTEIRA - NÍVEL MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Saúde

Leia mais

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2011 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - II - III IV - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2015/01

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2015/01 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA EDITAL 2015/01 O DIRETOR DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, CONSIDERANDO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1 O Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, do Campus de Bragança da UFPA, está abrindo inscrições relativas ao Exame de Seleção para

Leia mais

Edital de seleção para ingresso no Mestrado em Educação Física e Esporte da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP

Edital de seleção para ingresso no Mestrado em Educação Física e Esporte da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP Edital de seleção para ingresso no Mestrado em Educação Física e Esporte da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto/USP 1) Das inscrições As incrições para o processo de seleção de candidados

Leia mais

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição.

1.4. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição. ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Comunicado SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL 048/2014 CPG ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE MESTRADO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO 1º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para os Cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto do Programa de Pós-Graduação em Energia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Faculdade de de Ribeirão Preto Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Programa de Pós- Graduação em da Faculdade de de Ribeirão Preto-USP. I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

II.1 Proficiência em Língua Estrangeira

II.1 Proficiência em Língua Estrangeira Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina. Regulamento do Programa de Pós-Graduação de Oftalmologia

Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina. Regulamento do Programa de Pós-Graduação de Oftalmologia Regulamento do Programa de Pós-Graduação de Oftalmologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REPRODUÇÃO, SANIDADE E BEM-ESTAR ANIMAL. (MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO) SELEÇÃO TURMA 2014/2015 EDITAL DPPG N. 09/2013 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE USP EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM CIÊNCIAS (PROGRAMA: EDUCAÇÃO FÍSICA)

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE USP EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM CIÊNCIAS (PROGRAMA: EDUCAÇÃO FÍSICA) ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE USP EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM CIÊNCIAS (PROGRAMA: EDUCAÇÃO FÍSICA) 1 Das Inscrições No período de 18 a 22 de novembro de 2013, de segunda a sexta-feira,

Leia mais

2.1 O PPGBC está organizado em duas linhas de pesquisa:

2.1 O PPGBC está organizado em duas linhas de pesquisa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ!! EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO, MESTRADO ACADÊMICO, TURMA 2015 O Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biodiversidade

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão

Leia mais

a) Prova escrita dissertativa de caráter eliminatório, sem consulta, com base na bibliografia do Anexo 1. A prova terá duração máxima de 5 horas.

a) Prova escrita dissertativa de caráter eliminatório, sem consulta, com base na bibliografia do Anexo 1. A prova terá duração máxima de 5 horas. 1.4. Após efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição munido de uma via do boleto bancário e da ficha de inscrição anexa, devidamente preenchida, acompanhada,

Leia mais

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 O PPGS realizará o exame de seleção para o Curso de Doutorado, para ingresso em março de 2015, segundo as condições e o calendário apresentados a seguir. O concurso

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS REALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2010

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS REALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2010 CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS REALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 002/2010 MARIA INÊS UTZIG ZULKE, Diretora Executiva da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira

Leia mais

Saúde Coletiva: Profissionais da área da saúde ou de outras áreas que possam desenvolver projetos inseridos nas linhas de pesquisa do programa.

Saúde Coletiva: Profissionais da área da saúde ou de outras áreas que possam desenvolver projetos inseridos nas linhas de pesquisa do programa. Programa de Mestrado em Odontologia da Universidade do Sagrado Coração (USC) EDITAL 02/2015 Homologado pelo Conselho de Pós-Graduação em 27 de janeiro de 2015 A Universidade do Sagrado Coração (USC) por

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO NORMAS ESPECÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOPEDIATRIA DA FORP-USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1. A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em ODONTOPEDIATRIA,

Leia mais

COMPOSIÇAO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) DE PÓS-GRADUAÇÃO

COMPOSIÇAO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) DE PÓS-GRADUAÇÃO Normas da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo I COMPOSIÇAO DA COMISSÃO COORDENADORA DO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAÇÃO Faculdade de Educação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL (DINTER) EM EDUCAÇÃO FE-USP/UFPI

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (ESTRUTURAS) DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (ESTRUTURAS) DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) - EESC/USP 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (ESTRUTURAS) DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO

Leia mais

Oncologia Normas Específicas

Oncologia Normas Específicas Oncologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ONCOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente; mais 1

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA. EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ENERGIA EDITAL CPG-IEE005/2014 Abertura do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado para Ingresso no Programa de Pós-Graduação em Energia do Instituto de Energia

Leia mais

O exame de ingresso na Pós-Graduação terá validade de 1 ano tomando como base a publicação deste Edital no Diário Oficial.

O exame de ingresso na Pós-Graduação terá validade de 1 ano tomando como base a publicação deste Edital no Diário Oficial. INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA Edital de Abertura de Processo Seletivo ICB-USP/PG/BMF 002/2015 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia

Leia mais

Edital de Seleção para o Mestrado

Edital de Seleção para o Mestrado EDITAL 025/2012 Edital de Seleção para o Mestrado A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), através de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, faz saber que no período de 10 de dezembro de 2012

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Edital de Seleção Nº 001/2014 Mestrado 2015 A Coordenadora do Colegiado do Programa de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS. Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS. Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA, ÉTICA APLICADA E SAÚDE COLETIVA - PPGBIOS Edital nº27 Seleção para Doutorado - Turma 2011 A Coordenação do Programa em Associação Ampla de Pós Graduação em Bioética,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO, MESTRADO ACADÊMICO, TURMA 2016

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO, MESTRADO ACADÊMICO, TURMA 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO, MESTRADO ACADÊMICO, TURMA 2016 A Universidade Federal do Pará, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP)

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia Página 1 de 5 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Cirurgia e à Oftalmologia Edital de Seleção 2014 Mestrado e Doutorado O Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) comunica a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO. (Recomendado pela CAPES) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO. (Recomendado pela CAPES) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO (Recomendado pela CAPES) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2013

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 PROGRAMAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 PROGRAMAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 052/2015 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais

CRÉDITOS MÍNIMOS. 1. Do candidato ao grau de Mestre serão exigidos, no mínimo, 128 unidades de crédito, assim distribuídos:

CRÉDITOS MÍNIMOS. 1. Do candidato ao grau de Mestre serão exigidos, no mínimo, 128 unidades de crédito, assim distribuídos: NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - II - III IV - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo:

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo: 1 FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG XX/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na secretaria

Leia mais

EDITAL N 05/PPG-BB/2015

EDITAL N 05/PPG-BB/2015 EDITAL N 05/PPG-BB/2015 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina faz saber que, no período 15 de Outubro a 18 de Novembro estarão

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS AGROPECUÁRIAS - CCTA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL INFORMAÇÕES PARA PROCESSO DE SELEÇÃO DOUTORADO (SEGUNDO SEMESTRE DE 2012) (Credenciados pela CAPES desde

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia

Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Tecnologia Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM TECNOLOGIA 1 o SEMESTRE/2016 Implementado em 2009, o Programa de Pós-graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS FLUXO CONTÍNUO CURSO DE DOUTORADO E DE MESTRADO EM ENFERMAGEM

EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS FLUXO CONTÍNUO CURSO DE DOUTORADO E DE MESTRADO EM ENFERMAGEM EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS FLUXO CONTÍNUO CURSO DE DOUTORADO E DE MESTRADO EM ENFERMAGEM A Coordenadora do Programa da UFSC (PEN/UFSC), no uso de suas atribuições, declara

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA

EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA O Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com concentração na área de Gestão Urbana, torna

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2014/1 DOUTORADO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO TURMA 2014/1 DOUTORADO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO CURSO DE DOUTORADO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

/ / Título Eleitoral Zona Seção Município Estado

/ / Título Eleitoral Zona Seção Município Estado FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Inscrição Nº (Preenchido pela secretaria) Data da Inscrição LEIA ATENTAMENTE ANTES DE PREENCHER Nome completo Estado Civil NASCIMENTO Data Cidade Estado País Naturalidade Pai FILIAÇÃO

Leia mais

1.3. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição.

1.3. Candidatos com necessidades especiais deverão manifestá-las, no ato da inscrição. ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES Comunicado SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO EACH /USP EDITAL ATAC 074/2015 CPG ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) Mestrado PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2016 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa

Leia mais

EDITAL N 03/2014. 2.3.1- Preencher os formulários abaixo disponíveis on-line:

EDITAL N 03/2014. 2.3.1- Preencher os formulários abaixo disponíveis on-line: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL PPGEA Doutorado em Engenharia Ambiental EDITAL N 03/2014 O Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 01/2014 Mestrado Interinstitucional (MINTER) do Programa de Pós-Graduação Stricto

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2015 NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2015 NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO EM 2015 NOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 2/2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 2/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 2/ SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PPGE/UFRGS/UEMS PERÍODO LETIVO 2007

EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL PPGE/UFRGS/UEMS PERÍODO LETIVO 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL EDITAL Nº 02/2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF ESCOLA DE ENFERMAGEM AURORA DE AFONSO COSTA - EEAAC EDITAL 2011 A Coordenação do, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade

Leia mais

EDITAL N 01/PPGEA/2015

EDITAL N 01/PPGEA/2015 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL PPGEA Doutorado em Engenharia Ambiental EDITAL N 01/PPGEA/2015

Leia mais

Edital 004/2015. Processo de Seleção de Mestrado em Sociologia Política 2016

Edital 004/2015. Processo de Seleção de Mestrado em Sociologia Política 2016 Edital 004/2015 Processo de Seleção de Mestrado em Sociologia Política 2016 O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna pública a abertura

Leia mais

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 6 ª T u r m a 2014 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE

Leia mais

EDITAL CPG/FZEA 06/15

EDITAL CPG/FZEA 06/15 EDITAL CPG/FZEA 06/15 PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA OS CURSOS DE MESTRADO (ME), DOUTORADO (DO) E DOUTORADO DIRETO (DD) EM ZOOTECNIA PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 05/10/2015 a 23/10/2015 NÚMERO MÁXIMO

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA CIRÚRGICA

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CLÍNICA CIRÚRGICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE APOIO AOS PÓS-GRADUANDOS Comunicado Edital-SPG/FMRP-USP-CC/03/2016 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE

Leia mais

Até 20 vagas (de acordo com a disponibilidade dos orientadores) Apresentação. Objetivos. Bolsas. Número de Vagas

Até 20 vagas (de acordo com a disponibilidade dos orientadores) Apresentação. Objetivos. Bolsas. Número de Vagas Exame de Seleção para o Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados PUC Minas Área de Concentração: Zoologia de Vertebrados de Ambientes Impactados Nível: Mestrado strictu sensu Apresentação Início

Leia mais

Universidade de Itaúna

Universidade de Itaúna Universidade de Itaúna PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO (Recomendado pela CAPES) ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PROTEÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O SEGUNDO

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2016

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2016 Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2016 A Coordenação da Pós-Graduação Ciências Médicas (PGCM-MG) da Faculdade Ciências Médicas - MG (FCM-MG)

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - UFABC O curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia/Química da Universidade Federal do ABC (UFABC) está

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PPA

EDITAL Nº 010/2015-PPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr. Fonefax:

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA - ENSINO EM SAÚDE NÍVEL DE MESTRADO PROFISSIONAL SELEÇÃO TURMA 2016 EDITAL DPPG N. 06/2015 A DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG/09/2015/FMVZ/USP

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG/09/2015/FMVZ/USP FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG/09/2015/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, no Serviço

Leia mais

Pós-Graduação - Formulários. Clicar em Formulários e então em Formulário 8);

Pós-Graduação - Formulários. Clicar em Formulários e então em Formulário 8); EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO NA ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA USP 2 Quadrimestre de 2012 Encontram-se abertas na EEL-USP as inscrições para os Cursos de Pós-Graduação

Leia mais

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo:

As vagas serão distribuídas conforme a disponibilidade dos orientadores, conforme informado abaixo: 1 FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2015/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na Secretaria

Leia mais

EDITAL nº 81 MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012

EDITAL nº 81 MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 EDITAL nº 81 MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012 13 de abril de 2012 O Instituto de Bioquímica Médica, da Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM Regimento Interno do Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica Este programa de Pós-Graduação

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOTECNIA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL (PPGEC) Mestrado PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, por meio do seu Programa

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICO ALVO EDITAL DE SELEÇÃO O (ITV) abre inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais Turma de 2015, nas datas

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Relações Internacionais. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais

Universidade de São Paulo Instituto de Relações Internacionais. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) é a CPG Comissão de Pós-Graduação.

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE EDITAL DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO

Leia mais

Universidade de São Paulo ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ciências da Comunicação

Universidade de São Paulo ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ciências da Comunicação Universidade de São Paulo ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES Regulamento do Programa de Pós-Graduação Ciências da Comunicação I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Página1 EDITAL Nº 007/2013 Processo Seletivo para Doutorado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2013.3 (ano e quadrimestre) O Curso de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL PARA BOLSAS PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL

EDITAL PARA BOLSAS PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL EDITAL PARA BOLSAS PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso de bolsistas PNPD/CAPES no

Leia mais

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 A Coordenação do FAZ SABER que no período de 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições

Leia mais