EDITAL nº 81 MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL nº 81 MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2012"

Transcrição

1 EDITAL nº 81 MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS SELEÇÃO PARA INGRESSO NO SEGUNDO SEMESTRE DE de abril de 2012 O Instituto de Bioquímica Médica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção ao seu programa de Pós-graduação em Química Biológica, nível Mestrado Profissional, nas áreas de: Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), com início no segundo semestre de PÚBLICO ALVO: Profissionais portadores de diploma de Graduação em cursos reconhecidos pelo MEC, os quais tenham interesse em desenvolver ações nas áreas afins ao Curso de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências. 2. NÚMERO DE VAGAS: São ofertadas 10 (dez) vagas no âmbito das Áreas de Educação, Gestão e Difusão em Biociências. 3. INSCRIÇÕES: 3.1 PERÍODO DE INSCRIÇÕES: DE 25 DE MAIO DE 2012 A 27 DE JUNHO DE A INSCRIÇÃO É GRATUITA 3.3 DOCUMENTOS EXIGIDOS: (a) Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível como anexo único) * ; (b) Original e cópia da Carta de intenção e Justificativa da candidatura, contendo a motivação para se inscrever no curso, o tema de interesse para desenvolvimento do Projeto e uma breve exposição de como o projeto poderá contribuir para a melhoria de sua área de atuação profissional; (c) 2 (duas) fotos 3x4; (d) 2 (duas) cópias do Currículo Vitae (preferencialmente o Currículo Lattes), devidamente documentado ** e atualizado; (e) 2 (duas) cópias do Memorial Descritivo sobre a formação e a atividade profissional do(a) candidato(a); (f) 2 (duas) cópias autenticadas ou acompanhadas do original para fins de autenticação do diploma de graduação ou certificado de conclusão de graduação; (g) 2 (duas) cópias do Histórico escolar oficial da graduação; (h) 2 (duas) cópias do título de eleitor; (i) 2 (duas) cópias do CPF; (j) 2 (duas) cópias do documento de identidade: Registro Geral (RG) ou Carteira de Órgão ou Conselho de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (com foto), expedida nos termos da Lei Federal n.º 9.503/97, ou Passaporte; (l) 2 (duas) cópias do certificado militar ou de dispensa do serviço militar.

2 (m) Termo de comprometimento assinado pelo candidato informando a disponibilidade de no mínimo 20 (vinte) horas por semana para dedicação às atividades do curso. * O formulário se encontra disponibilizado também na Secretaria da Pós-Graduação do Curso de Mestrado Profissional (local das inscrições). Aquele que declarar no Formulário de Inscrição ser portador de deficiência e requisitar condição especial para realização da prova, prevista no Decreto Federal Nº 3.298/99, art. 40 1º e 2º, deverá apresentar no momento da inscrição o respectivo Laudo Médico autenticado, constando a Classificação Internacional de Doença CID. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadram nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações. ** É obrigatório apresentar comprovante de toda informação constante no Currículo. OBS: Não serão aceitas inscrições contendo documentação incompleta. 3.4 LOCAL DAS INSCRIÇÕES: A documentação para inscrição deve ser entregue na Secretaria do MP-EGeD, localizada na Universidade Federal do Rio de Janeiro Cidade Universitária, Centro de Ciências da Saúde, Instituto de Bioquímica Médica, Bloco D, Subsolo, Sala DSS- 08, no período de 25 de maio de 2012 a 27 de junho de 2012, no horário de 10h às 16h. OBS: Nos dias 20,21 e 22 de junho de 2012 não haverá recebimento de inscrições por motivo de ter sido decretado feriado nos estabelecimentos educacionais na cidade do Rio de Janeiro, pelo evento Rio+20. OBS: Os(as) candidatos(as) que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do MP-EGeD poderão se inscrever por procuração. 4. PROCESSO DE SELEÇÃO 4.1 ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO A documentação dos(as) candidatos(as) será examinada pela Comissão de Seleção do Mestrado Profissional (CSMP), composta por 5 (cinco) membros, no período de 25 a 27 de junho de A CSMP poderá, nesta ocasião, não homologar a inscrição, caso a documentação não esteja de acordo com o exigido. Fica a critério da CSMP solicitar, em casos especiais, documentação extra. Esta solicitação será feita através do contato direto por , divulgação na página do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Bioquímica Médica e afixação no quadro de avisos da Pós-Graduação (local da inscrição). A data limite para apresentação da documentação extra solicitada será 29 de junho de A listagem de candidatos(as) com inscrição homologada será divulgada na página do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Bioquímica Médica (http://www.imbebb.org.br/posgrad/) e na secretaria do MP-EGeD (local da inscrição) no dia 2 de julho de 2012 A divulgação do local das provas da primeira e segunda etapas do processo de seleção também será feita no dia 2 de julho de 2012, na página do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Bioquímica Médica (http://www.imbebb.org.br/posgrad/) e na secretaria do MP-EGeD (local da inscrição)

3 4.2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção do Mestrado Profissional (CSMP), formada por membros da Comissão Deliberativa do Mestrado Profissional (CDMP) e por docentes credenciados(as) no curso e ocorrerá em três etapas eliminatórias, a saber: Primeira Etapa: Prova Escrita A prova escrita da 1ª Etapa ocorrerá em um único dia. Data: 7 de julho de 2012 (sábado) Não haverá, sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova da primeira etapa e não será permitida a entrada de candidatos(as) após o horário previsto para o início desta prova. As provas são anônimas. Cada prova será identificada por um número, que se tornará a partir dali o número de identificação do(a) candidato(a). Os(as) candidatos(as) receberão um texto em inglês, retirado de uma revista científica na área de Biociências, sobre o qual o(a) candidato(a) deverá responder 10 (dez) questões de múltipla escolha. Será permitido o uso de dicionários, sendo proibido o uso de qualquer dispositivo eletrônico durante a prova. Serão selecionados pela CSMP até 20 candidatos(as) que obtiverem pontuação maior ou igual a 6,0 (seis). Critérios de desempate: 1. Idade mais elevada (Lei Federal nº /2003, artigo 27, parágrafo único). 2. Análise da carta de intenção Segunda Etapa: Provas Escrita e Oral Da prova escrita A prova escrita desta etapa ocorrerá em dois dias. Datas: 23 e 24 de julho de 2012 Não haverá, sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova escrita da segunda etapa e não será permitida a entrada de candidatos(as) após o horário previsto para o início das provas. Os candidatos(as) selecionados (as) na Primeira Etapa receberão três artigos científicos, em inglês, suprimidos dos seus "resumos" e "discussão/conclusões". Dentre os 3 (três) artigos, abrangendo as áreas de Educação, Gestão e/ou Difusão em Biociências, cada candidato(a) selecionará um artigo por dia para analisar e comentar em português. Portanto, cada candidato(a) irá analisar e comentar dois artigos, entre os seis apresentados. Na avaliação da prova escrita desta etapa, a Comissão de Seleção observará os seguintes critérios: (a) Conhecimento teórico e capacidade de análise de resultados científicos; (b) Capacidade de contextualização teórica e metodológica; (c) Capacidade de expressão escrita (incluindo ordenamento lógico dos argumentos, coesão argumentativa, precisão conceitual e clareza). OBS.: Será permitido consultar livros, dicionários, artigos científicos ou anotações pessoais. Será proibido o uso de qualquer dispositivo eletrônico durante a prova.

4 Cada prova escrita (artigo científico analisado e comentado) será corrigida independentemente por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 (zero) a 10 (dez). A nota final da avaliação escrita resultará da média das quatro notas obtidas (duas notas por prova) Da prova oral A prova oral da Segunda Etapa ocorrerá em um único dia, com duração de 30 minutos para cada candidato(a). Data: 25 e 26 de julho de O horário e a ordem das arguições serão definidos pela CSMP, dependendo do número de candidatos(as) aprovados(as) na Primeira Etapa deste processo de seleção. Não haverá sob qualquer pretexto ou motivo, segunda chamada para a realização da prova oral da segunda etapa e não será permitida a entrada de candidatos(as) após o horário marcado para o início da prova. A prova oral será pública, vedada a presença de candidatos(as) concorrentes. Os(as) candidatos(as) serão arguidos pela CSMP, sendo defeso ao público arguir quaisquer dos(as) candidatos(as). Durante as arguições, a comissão irá considerar: (a) As informações descritas no formulário de inscrição e o potencial de crescimento do(a) candidato(a); (b) A capacidade de articulação de idéias e domínio acerca do projeto proposto; (c) A qualidade das trajetórias profissional e acadêmica, incluindo as publicações (artigos, comunicações em congresso, capítulos de livros, textos em jornais e revistas). (d) As perspectivas do(a) candidato(a) sobre o seu próprio desenvolvimento acadêmico e profissional; (e) A capacidade do(a) candidato(a) em discutir e abordar outros temas científicos relacionados às áreas de biociências e/ou de educação, gestão e difusão em ciências. A nota final da prova oral será a resultante da soma das notas atribuídas por cada um dos examinadores a cada candidato(a), dividida pelo número de avaliadores Da nota final A nota final da segunda etapa consistirá na média aritmética das notas obtidas nas provas escrita e oral desta etapa. Serão selecionados até, no máximo, 10 (dez) candidatos(as) que obtiverem média maior ou igual a seis (6,0). Os critérios de desempate serão os mesmos da primeira etapa Terceira Etapa Análise de projeto e perfil do orientador Entrega da documentação do(a) orientador(a) Período: de 27 de julho de 2012 a 28 de agosto de 2012 Documentos exigidos: (a) Carta de indicação do(a) candidato(a) por parte de orientador(a) credenciado(a) ou não no programa; (b) Currículo Lattes atualizado do(a) orientador(a);

5 (c) Projeto de trabalho proposto (formato obrigatório: máximo de 3 (três) páginas A4; fonte arial 12, espaçamento 1,5, margens 1,5 cm, contendo: titulo do projeto; introdução; objetivo; abordagem experimental e referências) Análise da documentação do(a) orientador(a) e do projeto Período: de 29 a 31 de agosto de 2012 Critérios a serem observados: Será exigido o grau de Doutor em Ciências, obtido em curso reconhecido pelo MEC. Serão avaliadas pela CSMP, as trajetórias profissional e acadêmica do(a) orientador(a), credenciado(a) ou não no programa, assim como a relação que estabelecem com o projeto proposto. A experiência prévia em orientação de estudantes de mestrado e doutorado será também avaliada. A qualidade do projeto a ser desenvolvido, devidamente avalizado pelo orientador, será avaliada pela CSMP Finalização da Terceira Etapa Aprovação final Uma vez aceito o projeto e homologada a orientação, o(a) candidato(a) será considerado(a) aprovado(a) no processo de seleção, podendo efetuar sua matrícula no curso MP-EGeD. OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O Curso de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências não indica orientadores para os candidatos. Cabe ao candidato a iniciativa de procurar e apresentar um orientador que o aceite para ser avaliado pela Comissão de Seleção. Estes orientadores podem ser do próprio Programa ou externos. 5. CALENDÁRIO DO PROCESSO DE SELEÇÃO DATA HORÁRIO ATIVIDADE 13/4/2012 Lançamento do Edital 25/5/ h Início das inscrições 27/6/ h Término das inscrições de 25/6/2012 a 27/6/ Análise das documentações Até 29/06/ Entrega de documentação extra 2/7/ Confirmação das inscrições 7/7/2012 das 9h às 13h 1ª Etapa - Prova Escrita 13/7/ h Divulgação do resultado da 1ª Etapa 23/7/2012 e 24/7/2012 das 9h às 13h 2ª Etapa - Provas escritas 25/7/2012 ou 26/7/2012 das 9h às 17h 2ª Etapa - Prova oral 27/7/ h Divulgação do resultado da 2ª Etapa 27/07/2012 a 28/08/2012 das 10h às 16h 3ª Etapa Entrega da documentação do(a) orientador(a) 29/08/2012 a 31/08/ ª Etapa - Análise da documentação e homologação da orientação 3/9/ h Resultado final Divulgação da lista de aprovados 3/9/2012 a 6/9/2012 das 10h às 16h Matrícula

6 Cada candidato(a) será arguido(a) individualmente, com duração de 30 minutos. A ordem das arguições e o horário definido para cada candidato(a) será divulgado no dia 13 de julho de 2012, por ocasião da divulgação do resultado da Primeira Etapa da seleção. 6. SOBRE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO O MP-EGeD não tem compromisso de conceder bolsas de estudo aos aprovados. Entretanto, de acordo com as Portarias do MEC Nº 289, de 21 de março de 2011 e Nº 478 de 29 de abril de 2011, publicadas no Diário Oficial da União nos dias 22 de março de 2011 e 02 de maio de 2011 respectivamente, somente professores(as) da Educação Básica, da rede pública de ensino, estão habilitados(as) a receber bolsas de estudo no Mestrado Profissional. Em caso de haver possibilidade de oferta de bolsas desta modalidade, será obedecida a ordem de classificação dos(as) candidatos(as). 7. INFORMAÇÕES Informações relacionadas à estrutura curricular do Curso de Mestrado Profissional, orientadores(as) credenciados(as) e respectivas linhas de pesquisa poderão ser obtidas na página do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Bioquímica Médica (http://www.imbebb.org.br/posgrad/) ou diretamente na secretaria do MP-EGeD. Maiores informações: 8. SOBRE A COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS E DATAS É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), acompanhar a publicação de todos os atos e comunicados referentes a esta seleção, os quais estarão disponibilizados na página do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Bioquímica Médica (http://www.imbebb.org.br/posgrad/) e afixados também nos quadros de aviso da Secretaria do MP-EGeD. 9. DISPOSIÇÕES FINAIS Cabe à Comissão Deliberativa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, do Instituto de Bioquímica Médica, a deliberação sobre casos não previstos neste edital. Ao inscrever-se na seleção, o(a) candidato(a) reconhece que aceita as normas estabelecidas neste edital. Atenciosamente, Denise Rocha Correa Lannes Coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado Profissional em Educação Gestão e Difusão em Biociências IBqM UFRJ Mario Alberto Cardoso da Silva Neto Diretor do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ

EDITAL 322 MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO

EDITAL 322 MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO EDITAL 322 MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 A Escola de Educação Física

Leia mais

EDITAL Nº. 02/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - UFJF CURSO DE DOUTORADO - TURMA 2015

EDITAL Nº. 02/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA - UFJF CURSO DE DOUTORADO - TURMA 2015 EDITAL Nº. 02/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM - CURSO DE DOUTORADO - TURMA 2015 O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora Área

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO DINTER PPGEFHC-IFBA 2015 CURSO DE DOUTORADO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO DINTER PPGEFHC-IFBA 2015 CURSO DE DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, FILOSOFIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS INSTITUTO DE FÍSICA Campus Universitário de Ondina 40210-340,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 207

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 207 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 207 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Edital N 01/2010 Processo Seletivo para o ingresso no

Leia mais

Edital nº 13/2014 PROPP-UEMS de 30 de abril de 2014.

Edital nº 13/2014 PROPP-UEMS de 30 de abril de 2014. Edital nº 13/2014 PROPP-UEMS de 30 de abril de 2014. ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E DE SISTEMAS PRODUTIVOS DA UEMS

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 367/UFFS/2013 - PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SEGURANÇA ALIMENTAR

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2015

AVISO DE EDITAL Nº 001/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MESTRADO EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA AVISO DE EDITAL Nº 001/2015 A Coordenadoria

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS. Edital Nº 02/2015 - Outubro de 2015

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS. Edital Nº 02/2015 - Outubro de 2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBM/UFRGS Edital Nº 02/2015 - Outubro de 2015 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre

Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre Calendário do Exame de Seleção do Doutorado do PPED/DINTER 2010 para ingresso em 2010 II semestre/ii bimestre 1. Inscrições: Secretaria do PPED/IE de 10:00 às 16:00 horas De 18 de junho de 2010 a 19 de

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ASTRONOMIA (MPAstro) EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2015

MESTRADO PROFISSIONAL EM ASTRONOMIA (MPAstro) EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2015 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO

Leia mais

seletivo para ingresso no 1 0 semestre de 2015 no curso de mestrado em Geotecnia, oferecido pela

seletivo para ingresso no 1 0 semestre de 2015 no curso de mestrado em Geotecnia, oferecido pela ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Edital de abertura do Processo Seletivo para ingresso na Pós-Graduação em Geotecnia A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL PROPEG Nº 013/2014 EXAME DE SELEÇÃO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação torna pública a abertura de processo

Leia mais

EDITAL Nº. 101/2014 1º SEMESTRE DE 2015. Mestrado 47. Doutorado 11 04 bolsas mensalidade. Mestrado 22. Doutorado 11

EDITAL Nº. 101/2014 1º SEMESTRE DE 2015. Mestrado 47. Doutorado 11 04 bolsas mensalidade. Mestrado 22. Doutorado 11 EDITAL Nº. 101/2014 PROCESSO SELETIVO DISCENTE dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, MESTRADO e DOUTORADO, das áreas Direito, Educação e Saúde Coletiva. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 156, de 25 de maio de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto de Química,

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016

EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 EDITAL DE SELEÇÃO 01-2016 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em da UFRB, para ingresso no semestre acadêmico 2016.1. A Universidade

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2014

AVISO DE EDITAL Nº 001/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGADM) AVISO DE EDITAL Nº 001/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA EDITAL DE SELEÇÃO DE MESTRADO ACADÊMICO 2016 1. PREÂMBULO 1.1. O Instituto

Leia mais

ANO 2014 2º SEMESTRE

ANO 2014 2º SEMESTRE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 095/2014, de 25/04/2014 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR APLICADA EDITAL DE SELEÇÃO 2015 1. PREÂMBULO 1.1. O Instituto de

Leia mais

ODiretor da FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI, credenciada

ODiretor da FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI, credenciada ODiretor da FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI, credenciada pelo parecer CNE/CES41/2009, publicado no D.O.U. nº.38 de 26/03/2009, e pela Portaria Nº260 MEC, publicada no D.O.U de 24/03/2009, torna público,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015

EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 EDITAL DE SELEÇÃO 03-2015 Estabelece as normas e condições para o Processo Seletivo nos Cursos de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da UFRB, para ingresso no semestre

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MEDICINA TROPICAL 2016 DOUTORADO

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MEDICINA TROPICAL 2016 DOUTORADO Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical Av. Brasil, 4365 Pavilhão Arthur Neiva Térreo Rio de Janeiro Cep: 21.040-360 Tel. / Fax: (021) 2562-1490 CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna público as Normas Complementares do Processo Seletivo Ano Letivo 2015, aos candidatos a discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA

CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA INSTITUTO DE QUÍMICA EDITAL Nº 155 (complementar), de 14 de agosto de 2015 A UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), por intermédio da Direção do Instituto

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFRJ N O 01/2014 PROCESSO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E PRECEPTOR 2015.2

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E PRECEPTOR 2015.2 CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR ASSISTENTE E PRECEPTOR 2015.2 O núcleo de Gente & Carreira do Centro Universitário Tiradentes, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

EDITAL Nº. 1/2015 1º SEMESTRE DE 2015. Programa Curso VAGAS. Mestrado 26. Doutorado 2. Mestrado 23. Doutorado 6. Educação Mestrado 12

EDITAL Nº. 1/2015 1º SEMESTRE DE 2015. Programa Curso VAGAS. Mestrado 26. Doutorado 2. Mestrado 23. Doutorado 6. Educação Mestrado 12 EDITAL Nº. 1/2015 PROCESSO SELETIVO DISCENTE dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, MESTRADO e DOUTORADO, das áreas de Direito, Educação e Saúde Coletiva A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Leia mais

2.4 Carta do professor ou pesquisador orientador do Estágio Probatório dirigida à Comissão de Seleção. Na carta devem constar:

2.4 Carta do professor ou pesquisador orientador do Estágio Probatório dirigida à Comissão de Seleção. Na carta devem constar: EDITAL Nº 470 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 1º SEMESTRE de 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 183/2009 AD REFERENDUM DO CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 183/2009 AD REFERENDUM DO CONEPE RESOLUÇÃO Nº 183/2009 AD REFERENDUM DO CONEPE Aprova o Edital 001/2009 para Seleção no Programa de Pósgraduação Stricto Sensu em Educação - Mestrado Acadêmico, da Universidade do Estado de Mato Grosso

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2011

AVISO DE EDITAL Nº 001/2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU - MESTRADO EM ENGENHARIA DO MEIO AMBIENTE AVISO DE EDITAL Nº 001/2011 A Coordenadoria

Leia mais

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 6 ª T u r m a 2014 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE

Leia mais

1. PREÂMBULO. 1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 1- UnB está disponível em: http://cifmc.fis.unb.br/mnpef/index.html

1. PREÂMBULO. 1.6. A página eletrônica do MNPEF Polo 1- UnB está disponível em: http://cifmc.fis.unb.br/mnpef/index.html UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO-1 UNB EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB - N O 01/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO- Fortaleza/Ceará. Edital do exame de seleção para ingresso no Mestrado no primeiro semestre de 2016

FACULDADE SETE DE SETEMBRO- Fortaleza/Ceará. Edital do exame de seleção para ingresso no Mestrado no primeiro semestre de 2016 FACULDADE SETE DE SETEMBRO- Fortaleza/Ceará MESTRADO EM DIREITO Edital do exame de seleção para ingresso no Mestrado no primeiro semestre de 2016 O Diretor da Faculdade Sete de Setembro, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 2/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 2/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 2/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA PARA

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. S e l e ç ã o d a 4 ª T u r m a 2012 E D I T A L

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA. S e l e ç ã o d a 4 ª T u r m a 2012 E D I T A L UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 4 ª T u r m a 2012 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE

Leia mais

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa

Edital 09/2011. 1. Local, período, documentação e pagamento de taxa Edital 09/2011 A Coordenação do Curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos desta Universidade, ouvido o Colegiado, TORNA PÚBLICA a divulgação do cronograma do processo de recrutamento, seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL 013/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E AGROECOLOGIA (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2015

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2015 UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO- MESTRADO PPGDir EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO 2015 Dispõe sobre as normas e os procedimentos

Leia mais

EDITAL PPGCTA/UFPEL 002/2012 EXAME DE SELEÇÃO MESTRADO PPGCTA INGRESSO MARÇO DE 2013

EDITAL PPGCTA/UFPEL 002/2012 EXAME DE SELEÇÃO MESTRADO PPGCTA INGRESSO MARÇO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS MESTRADO E DOUTORADO Curso recomendado pela

Leia mais

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015

EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 EDITAL DE EXAME DE SELEÇÃO DOUTORADO 2015 O PPGS realizará o exame de seleção para o Curso de Doutorado, para ingresso em março de 2015, segundo as condições e o calendário apresentados a seguir. O concurso

Leia mais

EDITAL 35/2015 2º SEMESTRE DE 2015. Programa Curso VAGAS. Mestrado 29. Doutorado 04. Mestrado 13. Doutorado 05. Educação Mestrado 30

EDITAL 35/2015 2º SEMESTRE DE 2015. Programa Curso VAGAS. Mestrado 29. Doutorado 04. Mestrado 13. Doutorado 05. Educação Mestrado 30 EDITAL 35/2015 PROCESSO SELETIVO DISCENTE dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, MESTRADO e DOUTORADO, das áreas Direito, Educação e Saúde Coletiva. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE EDITAL PROPEG Nº 010/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA A A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre em associação

Leia mais

EDITAL 040/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada

EDITAL 040/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada EDITAL 040/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, no uso

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM GENÉTICA E MELHORAMENTO DE LANTAS Aprova o edital 001/2014 PGMP do processo seletivo para o ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENERGIA IEE - USP 2º SEMESTRE 2014 Normas do Processo de Seleção para o Curso de Mestrado Ingresso: Junho de 2014. A Comissão Coordenadora do

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EXTRATO DO EDITAL Nº 99/2012-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA A Universidade do Estado do Pará UEPA, através do Centro de Ciências Sociais e da Educação,

Leia mais

EDITAL 104/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada

EDITAL 104/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada EDITAL 104/2015 Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL (PRODER) ADITIVO III AO EDITAL Nº 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL EDITAL Nº. 05/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL EDITAL Nº. 05/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA SOCIAL EDITAL Nº. 05/2015 SELEÇÃO PARA AS VAGAS DESTINADAS A CANDIDATOS INDÍGENAS PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 DO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

Leia mais

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física PROFIS - UNIRIO Curso de Mestrado Nacional Profissional

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO STRICTO SENSU EM GEOTECNIA, ESTRUTURAS E CONSTRUÇÃO CIVIL - MESTRADO - EDITAL No 002 / 2014 EDITAL

Leia mais

EDITAL Nº 010/2015-PPA

EDITAL Nº 010/2015-PPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UEM Centro de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Administração Av. Colombo, 5.790 Zona 07 87020-900 Maringá Pr. Fonefax:

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 93, DE 07 DE JUNHO DE 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 93, DE 07 DE JUNHO DE 2013. PUBLICADO NO D.O.U. De 3/06/203. Seção 3, Página 90. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL EDITAL Nº 93, DE 07 DE JUNHO DE 203. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

Leia mais

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013

EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 EDITAL N 001/2012 SELEÇÃO PARA O MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TURMA 2013 A Coordenação do FAZ SABER que no período de 10 de setembro a 19 de outubro de 2012 estarão abertas as inscrições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TERAPÊUTICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TERAPÊUTICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO TERAPÊUTICA Curso de Extensão à Distância UNINOVARTIS: universidade aberta

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 1/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 1/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL Nº 1/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA PARA

Leia mais

3.2 Fotocópia da Carteira de Identidade (RG) e do CPF, para candidatos brasileiros, ou do Passaporte, para candidatos estrangeiros;

3.2 Fotocópia da Carteira de Identidade (RG) e do CPF, para candidatos brasileiros, ou do Passaporte, para candidatos estrangeiros; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALÚRGICA DE VOLTA REDONDA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL EDITAL 001/2014 Seleção para o Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas. EDITAL PPGEC Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

EDITAL N 001/2015 PG-PV PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR ENTRADA NO 2º SEMESTRE DE 2015

EDITAL N 001/2015 PG-PV PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR ENTRADA NO 2º SEMESTRE DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE GURUPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL Rua Badejós, lote 7, chácaras 69 e 72 77402-970 Gurupi /TO (63) 3311-3513 www.uft.edu.br/producaovegetal

Leia mais

EDITAL Nº 006 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2014 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE

EDITAL Nº 006 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2014 CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM METROLOGIA E QUALIDADE Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - INMETRO EDITAL Nº 006 SELEÇÃO PÚBLICA Inmetro - 2014 CURSO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EDITAL PROPEG Nº 003/2015 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL PARA A SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA AMÉRICA DO SUL ANO ACADÊMICO 2010 O presente Edital foi aprovado em reunião

EDITAL PARA A SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA AMÉRICA DO SUL ANO ACADÊMICO 2010 O presente Edital foi aprovado em reunião EDITAL PARA A SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA AMÉRICA DO SUL ANO ACADÊMICO 2010 O presente Edital foi aprovado em reunião da Comissão de Coordenação do Mestrado de Pós- Graduação

Leia mais

EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014.

EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014. EDITAL N. 19/PROPP, DE 29 DE AGOSTO DE 2014. O Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Cláudio Alves de Vasconcelos, no uso de suas

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Bioética Edital 1/2013

Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde Programa de Pós-Graduação em Bioética Edital 1/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2014 1. PREÂMBULO 1.1 O Coordenador do, no uso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Humanas e Sociais Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Docência na Educação Infantil PROCESSO SELETIVO DISCENTE

Leia mais

Dispõe sobre o ingresso no Curso de Pós Graduação em Higiene Ocupacional, conforme Resolução nº 136/2015 do Conselho Superior IFPB.

Dispõe sobre o ingresso no Curso de Pós Graduação em Higiene Ocupacional, conforme Resolução nº 136/2015 do Conselho Superior IFPB. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL (PPGHO). EDITAL Nº 31/201 Dispõe sobre

Leia mais

EDITAL N 07/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

EDITAL N 07/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. EDITAL N 07/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. A SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ SESA, CNPJ: 76.416.866/000-40

Leia mais

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012.

EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. EDITAL Nº 001/2011/PGMP Processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Genética e Melhoramento de Plantas Turma 2012. A Coordenação do (PGMP), no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC Página1 EDITAL Nº 007/2013 Processo Seletivo para Doutorado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2013.3 (ano e quadrimestre) O Curso de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição da Universidade Federal

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO EESC-USP EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO - PPG-EE - 002/2015 PROGRAMA DE ENGENHARIA ELÉTRICA MESTRADO, DOUTORADO E DOUTORADO DIRETO A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL N 03/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GESTORES E EQUIPES GESTORAS DO SUS

EDITAL N 03/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GESTORES E EQUIPES GESTORAS DO SUS EDITAL N 03/2015 - ESPP/SESA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE GESTORES E EQUIPES GESTORAS DO SUS A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Escola de Saúde Pública

Leia mais

1.2 A inscrição dar-se-á mediante a entrega dos documentos listados abaixo:

1.2 A inscrição dar-se-á mediante a entrega dos documentos listados abaixo: Universidade Federal de Pelotas Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, nível de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA EDITAL N o. 1/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS QUÍMICA E BIOLÓGICA

Leia mais

Considerando as deliberações e aprovações nos Conselhos da Universidade Estadual

Considerando as deliberações e aprovações nos Conselhos da Universidade Estadual UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E SAÚDE - CELS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA EM REGIÃO DE FRONTEIRA - NÍVEL MESTRADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Saúde

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL

Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL Universidade Estadual de Londrina Centro de Ciências Exatas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO UEL EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEL Nº 048/2013 PROCESSO SELETIVO DE

Leia mais

EDITAL CELAES Nº 001/2013 Turma 2014 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS

EDITAL CELAES Nº 001/2013 Turma 2014 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS EDITAL CELAES Nº 001/2013 Turma 2014 INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS DA LINGUAGEM APLICADOS À EDUCAÇÃO DE SURDOS A Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto

Leia mais

Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Matemática do IFMG - Campus Ouro Preto, com início em 2014/2.

Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Matemática do IFMG - Campus Ouro Preto, com início em 2014/2. EDITAL Nº 011/2014 Processo Seletivo para o Curso de Especialização em Educação Matemática do IFMG - Campus Ouro Preto, com início em 2014/2. O Diretor Geral do Campus Ouro Preto do Instituto Federal Minas

Leia mais

EDITAL Nº 07/2013 I DO OBJETIVO

EDITAL Nº 07/2013 I DO OBJETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL MESTRADO E DOUTORADO EM PRODUÇÃO VEGETAL CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE GURUPI Rua Badejós, lote 07, chácaras 69 e 72 - CEP: 77402-970

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE POS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA TECNOLOGICA EDITAL 01/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM QUÍMICA

Leia mais

EDITAL N 05/PPG-BB/2015

EDITAL N 05/PPG-BB/2015 EDITAL N 05/PPG-BB/2015 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina faz saber que, no período 15 de Outubro a 18 de Novembro estarão

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) comunica a abertura de inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL (Aprovado pela Resolução CONSEPE Nº 732 em 23 de março de 2010) CHAMADA INTERNA PPPG Nº 10/2014 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA

Leia mais

EDITAL. 1. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser realizadas, no período de 25 a 29 de maio de 2015, nos seguintes horários e salas:

EDITAL. 1. INSCRIÇÕES As inscrições deverão ser realizadas, no período de 25 a 29 de maio de 2015, nos seguintes horários e salas: EDITAL PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE VOLTA REDONDA A coordenação do Programa

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Federal de Ouro Preto EDITAL Nº 03/2015

Leia mais

2. CRONOGRAMAS DO PROCESSO SELETIVO

2. CRONOGRAMAS DO PROCESSO SELETIVO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ INSTITUTO ALBERTO LUIZ COIMBRA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DE ENGENHARIA - COPPE PROGRAMA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - PEP ANEXO AO EDITAL UFRJ/COPPE/PEP/ 250/2014

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL N. 1/2014

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL N. 1/2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA EDITAL N. 1/2014 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOÉTICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC EDITAL DG / FAED N o. 023/2014 O Diretor Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenação de Pós-Graduação. Edital 30/2015 PROPEP/UFAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenação de Pós-Graduação. Edital 30/2015 PROPEP/UFAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Coordenação de Pós-Graduação Edital 30/2015 PROPEP/UFAL ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ENGENHARIA

Leia mais

Edital de Abertura de Inscrições PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS PPGEL

Edital de Abertura de Inscrições PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS PPGEL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 001/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 001/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 001/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS PPGCTA EDITAL EMERGENCIAL DE SELEÇÃO PARA DOUTORADO N 01/2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), nível de doutorado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),

Leia mais

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2014

EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2014 Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo EDITAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO TURMA 2014 O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da da Universidade Federal da

Leia mais

Edital nº 71 de 31 de março de 2015 Seleção ao Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde - Turma de 2015

Edital nº 71 de 31 de março de 2015 Seleção ao Curso de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde - Turma de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE MEDICINA INSTITUTO DE ATENÇÃO À SAÚDE SÃO FRANCISCO DE ASSIS/HESFA Edital nº 71 de 31 de março de 2015 Seleção ao Curso de

Leia mais

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 16 PRESIDENTE PRUDENTE

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 16 PRESIDENTE PRUDENTE Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Tecnologia Departamento de Física, Química e Biologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - POLO: Presidente Prudente

Leia mais