RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008)"

Transcrição

1 RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES DA PROFESSORA ASSOCIADA DE NOMEAÇÃO DEFINITIVA LEONTINA DOMINGOS VENTURA (Janeiro 2003/Janeiro 2008) 1. Actividade docente disciplinas No âmbito da actividade docente, durante o referido período, leccionou as seguintes 1.1.Cursos de Licenciatura 2002/2003 História Medieval de Portugal (Cursos de História, História da Arte e Arqueologia) História da Cidade de Coimbra (aberta à Faculdade e à Universidade) 2003/2004 História Medieval de Portugal (Curso de História, História da Arte e Arqueologia) História da Cidade de Coimbra (aberta à Faculdade e à Universidade) 2004/2005 História Medieval de Portugal I (Curso de História) História Medieval de Portugal II (Curso de História) História da Cidade de Coimbra I (aberta à Faculdade e à Universidade)

2 2005/2006 História Medieval de Portugal I (Curso de História) História Medieval de Portugal II (Curso de História) História da Cidade de Coimbra I (aberta à Faculdade e à Universidade) História de Portugal (Curso de Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica) 2006/2007 História Medieval de Portugal I (Curso de História) História Medieval de Portugal II (Curso de História) História da Cidade de Coimbra I (aberta à Faculdade e à Universidade) História de Portugal (Curso de Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica) 2007/2008 (1º Semestre) História Medieval de Portugal (Cursos de Arqueologia e História da Arte) História da Cidade de Coimbra I (aberta à Faculdade e à Universidade) História da Administração Pública (Curso de Ciência da Informação Arquivística e Biblioteconómica) 1.2. Cursos de Mestrado em História da Idade Média 2002/2003 (1ª Semestre) Seminário Curricular: Nobreza e Aristocracias Locais 2004/2005 (1ª Semestre) Seminário Curricular: Nobreza e Aristocracias Locais

3 2006/2007 (2ª Semestre) Seminário Curricular: Nobreza e Aristocracias Locais 2. Actividade de gestão administrativa e científico-administrativa Membro do Instituto de História Económica e Social Membro do Centro de História da Sociedade e da Cultura Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais 3. Publicações 3. 1 Livros D. Afonso III, Colecção Reis de Portugal, vol. V, Lisboa, Círculo de Leitores, 2006 (320 pp.) 2007 A Chancelaria de D. Afonso III. Livro I (volumes I e II), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006 ( pp.), saída a lume já em 2007 (em colaboração com António Resende de Oliveira).

4 Livros (coordenação editorial) 2003 Coordenação da publicação do volume de homenagem ao Doutor Salvador Dias Arnaut, edição da Comissão Científica do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Editora Ausência, Coimbra, 2004 (e da correspondente publicação dos volumes LXXI, LXXII e LXXIII da Biblos) Artigos 2003 Os Briteiros (Séculos XII-XIV): 4. Produção trovadoresca, in Os Reinos Ibéricos na Idade Média. Livro de Homenagem ao Professor Doutor Humber Carlos Baquero Moreno, Porto 2003, vol. II, pp (em co-autoria com António Resende de Oliveira) Um Mestre. Um Amigo, in Economia, Sociedade e Poderes. Estudos em Homenagem a Salvador Dias Arnaut, Comissão Científica do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Editora Ausência, Coimbra, 2004, pp Coimbra medieval. 1. A gramática do território, in Economia, Sociedade e Poderes. Estudos em Homenagem a Salvador Dias Arnaut, Comissão Científica do Grupo de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Editora Ausência, Coimbra, 2004, pp Coimbra medieval: uma cidade em formação, Museu Nacional de Machado de Castro Inventário da colecção de ourivesaria medieval (séculos XII-XV, Lisboa, Ministério da Cultura- Instituto Português de Museus-Inventário do Património Cultural, 2004

5 O Elemento Franco na Coimbra do Século XII: a Família dos Rabaldes in Revista Portuguesa de História. Vol. 36, tomo 1, 2004 [Homenagem aos Professores Luís Ferrand de Almeida e António de Oliveira]. Coimbra: Instituto de História Económica e Social; Coimbra Editora, pp As cortes ou a instalação em Coimbra dos fideles de D. Sesnando, in Estudos de Homenagem ao Professor Doutor José Marques. Vol. 3. Porto: FLUP, 2006, pp A política governativa de D. Afonso III, in As Cortes e o Parlamento em Portugal. Actas do Congresso Internacional 750 anos das Cortes de Leiria de º vol., Lisboa: Divisão de Edições da Assembleia da República, Artigos entregues para publicação O Alcaide Cerveira ( ) Identificação, trajectória e património (a publicar pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em volume de homenagem à Professora Doutora Iria Gonçalves) 4. Participação em Congressos e Reuniões Científicas Conferências Proferidas 2003 La ville de Coimbra à l époque médievale (em Maio de 2003, na Faculdade de Letras de Coimbra, exclusivamente para um grupo de alunos mestrandos estrangeiros)

6 D. João Peres de Aboim: de "criado" a conselheiro e cortesão (conferência de abertura do Colóquio D. João de Portel Da Biografia ao Códice, realizado nos dias 19, 20 e 21 de Junho de 2003, em Portel. Da Feudalidade à Modernidade: Os aperfeiçoamentos político-administrativos, legislativos e culturais da segunda metade do século XIII Curso de Inverno Tradição e Modernidade. Portugal: Passado e Presente realizado pelo Instituto de História Económica e Social da Faculdade de Letras de Coimbra e pelo Ágora (Centro de Formação de Professores), nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2003 (cuja Comissão Organizadora integrava) O léxico da Nobreza conferência apresentada no dia 6 de Julho de 2204, no Seminário José Mattoso sobre A Nobreza Portuguesa na Hispânia Medieval, realizado pelo Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 6 e 7 de Julho de A política governativa de D. Afonso III, conferência apresentada em Leiria, Novembro de 2004, no Congresso Internacional dos 750º Aniversário da Cortes de Leiria de Montemor-o-Velho em Tempos de Reconquista Espaço e Sociedade, conferência pronunciada em 22 de Junho de 2006, no Colóquio Montemor-o-Velho, entre a História e a Lenda nos primórdios da Nacionalidade Os livros do Rei, comunicação apresentado (em colaboração com António Resende de Oliveira) ao colóquio Lugar, organizado pela Associação Hispânica de Literatura Medieval e realizado na Universidade de Coimbra em de Outubro de 2006.

7 2007 Da Porta de Almedina à Sé de Coimbra a organização social do espaço (séculos X- XIII), comunicação apresentada em Maio de 2007 na primeira das tertúlias do Ciclo Coimbra em Debate Tempos e Espaços, organizado pela Coimbra Editora. O papel da Nobreza na formação de Portugal, conferência integrante do Ciclo De Portucale a Portugal: o nascimento de um País, apresentada no Porto, em 06 de Julho de 2007 Pelas Ruas da Coimbra Medieval: a interpenetração do público e do privado, conferência apresentada no dia 12 de Outubro de 2007 no Colóquio Coimbra Medieval -Ciclo de Conferências 2007, organizado pelo Núcleo da Cidade Muralhada, da Câmara Municipal de Coimbra. Notáveis de Coimbra (séculos XII a XIV): residências, poderes e práticas sociais, conferência apresentada no dia 11 de Dezembro de 2007 no Colóquio MEMURBIS- Memórias Urbanas, organizado pelo Núcleo da Cidade Muralhada, da Câmara Municipal de Coimbra.Gabinete para o Centro Histórico Câmara Municipal de Coimbra 8. Orientação de teses e participação em júris académicos Orientação de Teses de Mestrado: 1. Luís Fernando Pallares de Vasconcelos A família dos Chancinhos (sécs. XII-XIV). A Corte e a Igreja na estruturação de uma linhagem (já concluída e entregue no dia 21 de Dezembro de 2007) 2. António José Pinto dos Santos O Mosteiro de Tarouquela: o entrecruzar do percurso de uma instituição com percursos de linhagens. 3. Maria Leonor Cruz Pontes A Sé Velha de Coimbra como espaço museológico (co-orientação). 4. Delfim Bismark A Terra do Vouga Território e Nobreza (sécs. XI-XIV) (já concluída e entregue no dia 21 de Dezembro de 2007)

8 Participação em júris (como arguente) de Provas de Mestrado 1. Provas de Mestrado de Maria Maria Guilhermina Perestrelo de Alarcão dos Santos, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 11 de Janeiro de Provas de Mestrado de Joana Catarina Sousa, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 10 de Janeiro de Trabalhos preparados para publicação: - Tem concluído, para publicação pela Imprensa da Universidade de Coimbra, os Livro II e III da Chancelaria de Afonso III (em colaboração com António Resende de Oliveira). - Tem concluído, para publicação pela Imprensa da Universidade de Coimbra, A Documentação da Sé de Viseu ( ) (documentação régia e capitular da referida Sé: conjunto constituído por 330 documentos, todos em latim, lidos, transcritos, sumariados, com estabelecimento de datas críticas, com localização actual de todas as localidades, acompanhados dos respectivos Índices Antroponímico e Toponímico) (em colaboração com João da Cunha Matos).

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Rui de Ascensão Ferreira Cascão RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2002-2007 Rui de Ascensão Ferreira Cascão 1. Serviço docente Ano lectivo de 2002-2003 História Económica e Social (Licenciatura em Geografia). Seminário Sociedade e

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2001-2006 Isabel Maria Henriques Ferreira da Mota Mónica de Oliveira Nos termos do nº 2 do Artº 25 do Decreto Lei 448/79 de 13 de Novembro, do Estatuto

Leia mais

Relatório quinquenal de actividades para nomeação definitiva Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes

Relatório quinquenal de actividades para nomeação definitiva Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes Relatório quinquenal de actividades para nomeação definitiva 2000-2005 Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes No dia 4 de Maio de 2000 Maria Antónia da Silva Figueiredo Lopes prestou provas públicas de

Leia mais

Tiago Pinto CURRICULUM VITAE

Tiago Pinto CURRICULUM VITAE Tiago Pinto CURRICULUM VITAE Junho, 2017 2 1. Identificação - Nome: Tiago Alexandre Palaré Barros Pinto - Telefone: 967741272 - E-mail: tiago300@gmail.com 2. Habilitações Literárias - Licenciatura em HISTÓRIA

Leia mais

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Vítor Manuel Parreira Neto

RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES Vítor Manuel Parreira Neto RELATÓRIO QUINQUENAL DE ACTIVIDADES 2001-2006 Vítor Manuel Parreira Neto 1. Serviço docente Leccionou, nos anos lectivos de 2001-2002, 2002-2003, 2003-2004 e 2004-2005 a cadeira de História da Época Contemporânea.

Leia mais

Obras expostas de Salvador Dias Arnaut

Obras expostas de Salvador Dias Arnaut Obras expostas de Salvador Dias Arnaut Penela: Notas acerca dum centenário. Pref. de Luís d Oliveira Guimarães. Coimbra: Atlântida, 1937. 5-30-27 Ladeia e Ladera : subsídios para o estudo do feito de Ourique.

Leia mais

NOME: Maria de Fátima Mendes Vieira Botão Salvador Marques. MORADA: Rua das Estrelícias, A, Birre, Cascais

NOME: Maria de Fátima Mendes Vieira Botão Salvador Marques. MORADA: Rua das Estrelícias, A, Birre, Cascais INFORMAÇÃO PESSOAL NOME: Maria de Fátima Mendes Vieira Botão Salvador Marques MORADA: Rua das Estrelícias, 86-86 A, Birre, 2750-228 Cascais DATA DE NASCIMENTO: 21 de Junho de 1960 HABILITAÇÕES ACADÉMICAS

Leia mais

CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA. (Versão Portuguesa)

CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA. (Versão Portuguesa) CURRICULUM VITAE DE ANA PEREIRA FERREIRA (Versão Portuguesa) NOME: ANA Cristina PEREIRA da Silva FERREIRA DATA DE NASCIMENTO: 06 de novembro de 1985 NATURALIDADE: S. Jorge de Arroios, Lisboa NACIONALIDADE:

Leia mais

Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças

Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças Susana Maria Loureiro Restier Grijó Poças PhD Candidate Former collaborator Research Line: Modern & Contemporary Philosophy Research Group: Aesthetics, Politics & Knowledge Email susanarestierpocas@gmail.com

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA Mestre em Património Cultural (Universidade Católica Portuguesa, 2005) Licenciado em Direito

Leia mais

António Carlos Martins Costa. 01/04/ /03/2015 Estagiário na área do Património Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Lisboa (Portugal)

António Carlos Martins Costa. 01/04/ /03/2015 Estagiário na área do Património Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, Lisboa (Portugal) CURRICULUM VITAE ANTÓNIO CARLOS MARTINS COSTA INVESTIGADOR DO CENTRO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA INFORMAÇÃO PESSOAL António Carlos Martins Costa Rua General da Silva Freire, nº 31 B, R/C Esqº,

Leia mais

Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História

Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História Sinopse curricular para divulgação na página do Centro de História José Brissos HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Licenciatura em História, com distinção (16 valores), pela Faculdade de Letras da Universidade de

Leia mais

JOSÉ MARIA MENDES Secretário pessoal de António Champalimaud, que acompanhou no México e em França.

JOSÉ MARIA MENDES Secretário pessoal de António Champalimaud, que acompanhou no México e em França. JOSÉ MARIA MENDES CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome - MENDES, José Maria Nacionalidade - Portuguesa Data de nascimento - 4 de Maio de 1936 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 1996-2006 Solicitador em escritório

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA LUSITANIA SACRA REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA RELIGIOSA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA SENTIMENTO, RELIGIÃO E POLÍTICA NA ÉPOCA MODERNA 2.ª SÉRIE 1 9 9 9 TOMO XI LISBOA ÍNDICE 2ª Série 1999

Leia mais

Rui Miguel Lourenço Batista dos Santos Rocha

Rui Miguel Lourenço Batista dos Santos Rocha Rui Miguel Lourenço Batista dos Santos Rocha Travessa das Marinhas 117 R/C 4405-664 Gulpilhares Vila Nova de Gaia Telemóvel: 912893436 E-MAIL: ruimrocha92@gmail.com Data de nascimento: 7 de Março de 1992

Leia mais

Curriculum Vitae Privatel.Com SGPS, S.A. Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração

Curriculum Vitae Privatel.Com SGPS, S.A. Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Conselho de Administração JOÃO BERNARDO CASSOLA DE SOUSA GALVÃO TELES Nascido em Lisboa em 1972, casado, três filhos Curriculum Vitae Habilitações literárias 1996 Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada de Lisboa Actividade

Leia mais

e

e 1.DADOS BIOGRÁFICOS Nome: Francisco Miguel Felgueiras Bairrão Ruivo Data de Nascimento: 20/08/1981 Email: francbairrao@yahoo.com e franciscobairraoruivo@gmail.com Investigador Integrado do Instituto de

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E

M O D E L O E U R O P E U D E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Correio eletrónico NUNO MANUEL CAMEJO CARRIÇO POUSINHO nunopousinho@gmail.com Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA (Maio) 2006 (Janeiro) Maria Helena Jacinto Santana

RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA (Maio) 2006 (Janeiro) Maria Helena Jacinto Santana RELATÓRIO DE ACTIVIDADES PARA NOMEAÇÃO DEFINITIVA 2001 (Maio) 2006 (Janeiro) Maria Helena Jacinto Santana Maria Helena Jacinto Santana obteve o grau de doutor em Literatura Portuguesa, pela Universidade

Leia mais

Luís Eloy Azevedo Investigador integrado Mestre História Política Comparada Regimes, Transições, Colonialismo e Memória Áreas de Investigação

Luís Eloy Azevedo Investigador integrado Mestre História Política Comparada Regimes, Transições, Colonialismo e Memória Áreas de Investigação CV Luís Eloy Azevedo Luís Eloy Azevedo Investigador integrado Mestre História Política Comparada Regimes, Transições, Colonialismo e Memória Áreas de Investigação História da Justiça e História da Magistratura

Leia mais

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES

ANA FILIPA MORAIS ANTUNES ANA FILIPA MORAIS ANTUNES FUNÇÃO Assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023

Leia mais

AS prdens MILITARES EM PORTUGAL E NO SUL DA EUROPA

AS prdens MILITARES EM PORTUGAL E NO SUL DA EUROPA AS prdens MILITARES EM PORTUGAL E NO SUL DA EUROPA Actas do II Encontro sobre Ordens Militares Palmeia, 2, 3 e 4 de Outubro de 1992 Edições Colibri Câmara Municipal de Palmeia ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História

Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História 1 Universidade Federal Fluminense Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de História Curso: GHT00548 - PROCESSO DE CENTRALIZAÇÃO MONÁRQUICA NA BAIXA IDADE MÉDIA Turma: A1 Horário: 3as e

Leia mais

TESOUROS DA JOALHARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL

TESOUROS DA JOALHARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL TESOUROS DA JOALHARIA EM PORTUGAL E NO BRASIL Prof. Doutor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa Professor Catedrático e Director CITAR/EA-UCP RESUMO O conhecimento da História da Joalharia em Portugal e no Brasil

Leia mais

Notas Biográficas de Autores

Notas Biográficas de Autores Notas Biográficas de Autores 239 Notas Biográficas de Autores História. Revista da FLUP. Porto, IV Série, vol. 5-2015, 237-241 Alice Duarte é doutora em Antropologia Social e Cultural, docente da Universidade

Leia mais

Palavras de Apresentação

Palavras de Apresentação Palavras de Apresentação Luís Adão da Fonseca O Prof. Doutor Humberto Carlos Baquero Moreno, licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Universidade de Lisboa em 1961, iniciou as suas actividades

Leia mais

Rui Pinto Duarte Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem

Rui Pinto Duarte Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem Estudos Jurídicos Portugueses em Comemoração e em Homenagem Recolhidos até dezembro de 2015, procurando cobrir uma percentagem elevada do universo em causa, mas sem pretender exaustão. Na recolha incluem-se

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Gabinete do Presidente NOTA INFORMATIVA

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL Gabinete do Presidente NOTA INFORMATIVA NOTA INFORMATIVA Para os efeitos tidos por convenientes, tenho a honra de informar esse órgão de Comunicação Social que, Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Dr. Fernando

Leia mais

Formação Profissional

Formação Profissional JOANA CARNEIRO - Advogada Associada Nasceu em 2 de Outubro de 1980 Em 2003, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto Fez estágio obrigatório na Ordem dos Advogados Portugueses

Leia mais

Curriculum Vitae. Identificação

Curriculum Vitae. Identificação Curriculum Vitae Identificação Nome: Joana Sofia Machado Carneiro Data de Nascimento: 02.10.1980 Cartão de cidadão n.º 117 261 00 Nacionalidade: Portuguesa Morada: Rua de Costa Cabral, n.º2199, 7º Esq.,

Leia mais

Curriculum Vitae. Graus académicos Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras Coimbra

Curriculum Vitae. Graus académicos Licenciatura em Geografia Faculdade de Letras Coimbra Curriculum Vitae Rui Manuel Missa Jacinto, Geógrafo. Técnico Assessor Principal na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, onde exerce as funções de Secretário Técnico do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

EMÍLIA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA CVRRICVLVM VITAE

EMÍLIA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA CVRRICVLVM VITAE EMÍLIA MARIA ROCHA DE OLIVEIRA CVRRICVLVM VITAE Setembro 2012 Emília Oliveira Curriculum Vitae 2 1. DADOS PESSOAIS Emília Oliveira Curriculum Vitae 3 1. DADOS PESSOAIS Nome: Emília Maria Rocha de Oliveira

Leia mais

CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES. Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde.

CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES. Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde. CURRICULUM VITAE ALBERTO DA MOTA GOMES 1. DADOS BIOGRÁFICOS Nome Alberto da Mota Gomes Naturalidade Cidade da Praia, Ilha Santiago, República de Cabo Verde. Data de Nascimento 6 de Março de 1935. Estado

Leia mais

PROGRAMA. Romanização da Península Ibérica; A reconquista; Modalidades do latim: clássico e vulgar;

PROGRAMA. Romanização da Península Ibérica; A reconquista; Modalidades do latim: clássico e vulgar; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VI PERÍODO: 98.1/99.1 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS-AULA

Leia mais

Curriculum Vitae. Ana Catarina Simões Mendonça Pinto

Curriculum Vitae. Ana Catarina Simões Mendonça Pinto Ana Catarina Simões Mendonça Pinto Curriculum Vitae Morada institucional Instituto de História Contemporânea Avenida de Berna, 26 C 1969-061 Lisboa Portugal Formação académica 2016 Doutoramento em História

Leia mais

CURRÍCULO ACADÉMICO, CIENTÍFICO E PROFISSIONAL Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira. Identificação

CURRÍCULO ACADÉMICO, CIENTÍFICO E PROFISSIONAL Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira. Identificação CURRÍCULO ACADÉMICO, CIENTÍFICO E PROFISSIONAL Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira Identificação Maria Teresa do Rosário Lopes da Cruz Moreira, nascida a 23 de Setembro de 1964, na freguesia

Leia mais

Exmo Senhor Presidente da Comissão Científica do Grupo de História

Exmo Senhor Presidente da Comissão Científica do Grupo de História Exmo Senhor Presidente da Comissão Científica do Grupo de História Junto se envia o Relatório de Actividades relativamente ao semestre do ano lectivo de 2007-2008, decorrente de 1 de Março de 2008 31 de

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, concluída em 1996.

CURRICULUM VITAE. Licenciatura em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, concluída em 1996. CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome João Manuel Salsinha Mendes Data de nascimento 03/10/1967, em Évora Residência Travessa dos Quintais, nº 4 2870-127 Montijo Telefone 210841621 Telemóvel 964143954 Bilhete

Leia mais

Folha de Actividades Junho 2011 SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL JUNHO FEVEREIRO

Folha de Actividades Junho 2011 SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL JUNHO FEVEREIRO Folha de 03.06.0 Actividades Junho 0 SOCIEDADE HISTÓRICA DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL JUNHO FEVEREIRO DIAS ACTIVIDADES ESPAÇOS HORAS Todos os dias úteis De a 30 Todos os dias úteis 3 (Sexta-feira) CAFETARIA/RESTAURANTE

Leia mais

MARIA DA GRAÇA TRIGO

MARIA DA GRAÇA TRIGO MARIA DA GRAÇA TRIGO FUNÇÃO Professora Auxiliar da Faculdade de Direito Professora Visitante da University of Illinois School of Law CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2015/2016

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2015/2016 Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2015/2016 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL (02308)

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 DIREITOS FUNDAMENTAIS (LL122) 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Jorge Bacelar Gouveia Regente: Jorge Bacelar Gouveia Ano letivo: 2014-2015 Curso (1.º ou 2.º Ciclo): 1º ciclo Semestre: 2º ECTS: 4 Contacto

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Diário da República, 2. a série N. o 189 29 de Setembro de 2006 20 503 GABINETE DO REPRESENTANTE DA REPÚBLICA PARA A REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Despacho n. o 19 848/2006 Foi a Elisabete da Silva Toledo

Leia mais

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007.

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007. CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Maria de Lurdes Viegas Marques Pereira Data de nascimento: 25/04/1969 Local de nascimento: Lisboa FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciada em Direito, em Julho de 1993, pela

Leia mais

P R O G R A M A III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

P R O G R A M A III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VI PERÍODO: 2000.1 a 2003.1 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS-AULA

Leia mais

Tem participado em inúmeras conferências e congressos, nacionais e internacionais e organizado cursos de pós- graduação, conferências e

Tem participado em inúmeras conferências e congressos, nacionais e internacionais e organizado cursos de pós- graduação, conferências e CURRICULUM VITAE Maria Regina Gomes Redinha nasceu em Hendon, Reino Unido da Grã- Bretanha e da Irlanda do Norte. É licenciada pela FDUC na variante de Ciências Jurídicas e na variante de Ciências Jurídico-

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Políticas de Segurança 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa

Curriculum vitae. Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa. 2. Percurso profissional na Faculdade de Direito de Lisboa MARIA RAQUEL ALEIXO ANTUNES REI Nascida a 13 de Julho de 1969, em Alvalade - Lisboa 1. Habilitações literárias - Licenciatura em Direito, na menção de Ciências Jurídicas, pela Faculdade de Direito de Lisboa,

Leia mais

RELATÓRIO DE LICENÇA SABÁTICA. Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre Professor Auxiliar do DLLC da FLUC

RELATÓRIO DE LICENÇA SABÁTICA. Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre Professor Auxiliar do DLLC da FLUC RELATÓRIO DE LICENÇA SABÁTICA Osvaldo Manuel Alves Pereira Silvestre Professor Auxiliar do DLLC da FLUC 14 de Setembro de 2015 1 O docente beneficiou de uma licença sabática no ano letivo de 2012-2013,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular INTRODUÇÃO AO DIREITO Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Recursos Humanos 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular HISTÓRIA DA CULTURA PORTUGUESA Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão de Empresa 3. Ciclo de Estudos 1º 4.

Leia mais

LUSITANIA SACRA. 2ª SÉRIE TOMO XXIV Julho Dezembro a República: resistências e acatamento a nível local

LUSITANIA SACRA. 2ª SÉRIE TOMO XXIV Julho Dezembro a República: resistências e acatamento a nível local LUSITANIA SACRA 2ª SÉRIE TOMO XXIV Julho Dezembro 2011 a República: resistências e acatamento a nível local Índice Apresentação............................................................ 9 Dossiê: A república:

Leia mais

DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS

DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE DIREITO DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS CURRICULUM VITAE LISBOA fevereiro 2018 CURRICULUM VITAE DANIEL DE BETTENCOURT RODRIGUES SILVA MORAIS, cujo nome

Leia mais

Américo da Costa Ramalho,

Américo da Costa Ramalho, Américo da Costa Ramalho, 1921-2013 Alguns aspectos do cómico vicentino. Coimbra : Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1973. (Sep. de "Biblos", 41). 6-19-6-137 Alguns aspectos da leitura camoniana

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Álvaro José Machado dos Penedos

CURRICULUM VITAE. Álvaro José Machado dos Penedos 11 12 Branca CURRICULUM VITAE DE Álvaro José Machado dos Penedos 13 14 Branca CURRICULUM VITAE 1.Nota introdutória Álvaro José Ferreira Machado dos Penedos, nasceu em Lisboa a 22 de Setembro de 1934 Fez

Leia mais

Curriculum Vitae. Nome completo: João Miguel Romero Chagas Viegas Aleixo. Documento de identificação (Cartão de Cidadão): ZZ6

Curriculum Vitae. Nome completo: João Miguel Romero Chagas Viegas Aleixo. Documento de identificação (Cartão de Cidadão): ZZ6 Curriculum Vitae 1. Dados pessoais Nome completo: João Miguel Romero Chagas Viegas Aleixo Nome sob o qual publica: João Romero Chagas Aleixo Número de identificação fiscal (NIF): 222186666 Documento de

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1

CURRICULUM VITAE. Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1 CURRICULUM VITAE 2012 Curriculum Vitae de Filipa Medeiros Página 1 INFORMAÇÃO PESSOAL Apelido, Nomes próprios: Medeiros, Filipa Maria Cristóvão Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Lisboa Data de nascimento:

Leia mais

Tem como principal área de investigação o Direito Fiscal nas suas diversas dimensões, substantiva e adjectiva.

Tem como principal área de investigação o Direito Fiscal nas suas diversas dimensões, substantiva e adjectiva. NOTA CURRICULAR é doutoranda em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e mestre em Direito menção de ciências jurídicoempresariais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Leia mais

Set.2006 DIGITRACE Portugal Empresa de marcação e identificação de obras de arte e objectos de valor Sócia-gerente

Set.2006 DIGITRACE Portugal Empresa de marcação e identificação de obras de arte e objectos de valor Sócia-gerente Marta Andrade NUNES FERREIRA Nascida a 2 de Março de 1974 em ALCANENA, Portugal Nacionalidade: Portuguesa Endereço : Rua 5 de Outubro, nº 74, 7000-854 Évora Email: martanferreira@sapo.pt Telemóvel: 965.460.231

Leia mais

ESBOÇO DO PROGRAMA DO XV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MARÍTIMA

ESBOÇO DO PROGRAMA DO XV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MARÍTIMA ESBOÇO DO PROGRAMA DO XV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA MARÍTIMA 1º DIA 14 de Novembro terça-feira 09:30 Recepção aos Participantes 10:15 Sessão de Abertura Palavras do Presidente da Academia de Marinha, do Vice-Presidente

Leia mais

Lisboa, 1 de Outubro de 1968.

Lisboa, 1 de Outubro de 1968. 1. Dados pessoais Nome completo João Miguel Furtado Ferreira d Almeida. Morada Avenida Rainha D. Leonor n.º 16, R/C Esq., 1600-684 LISBOA. Telefones 936 616 539 / 217 571 676. E-mail jm842ster@gmail.com.

Leia mais

COLÓQUIO EM HOMENAGEM A VIRGÍNIA RAU

COLÓQUIO EM HOMENAGEM A VIRGÍNIA RAU COLÓQUIO EM HOMENAGEM A VIRGÍNIA RAU Direito De Imagem: Arquivo Da Academia Portuguesa Da História IMAGEM DA CAPA Fotografia de Virgínia Rau Direitos de imagem: Arquivo da Academia Portuguesa da História

Leia mais

João Pedro da Fonseca Ferreira Vieira Data de nascimento:

João Pedro da Fonseca Ferreira Vieira Data de nascimento: CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome: João Pedro da Fonseca Ferreira Vieira Data de nascimento: 05-09-1985 Nacionalidade: Portuguesa EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL De Outubro de 2007 até Abril de 2008 Estagiário

Leia mais

CURRICULUM VITAE HABILITAÇÕES ACADÉMICAS. Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL).

CURRICULUM VITAE HABILITAÇÕES ACADÉMICAS. Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDL). CURRICULUM VITAE Pedro Miguel Correia Gonçalves Naturalidade: Loulé Data de nascimento: 14 de Outubro de 1979 E-mail: pedrocorreiagoncalves@fd.ul.pt HABILITAÇÕES ACADÉMICAS Doutorando em Ciências Histórico-Jurídicas,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2018/2019

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2018/2019 Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2018/2019 1. Unidade Orgânica Faculdade de Direito (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA RELIGIOSA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA PROTESTANTISMO E CATOLICISMO EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX

REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA RELIGIOSA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA PROTESTANTISMO E CATOLICISMO EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX L U S I T A N I A S A C R A REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA RELIGIOSA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA PROTESTANTISMO E CATOLICISMO EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX 2ª SÉRIE TOMO XII 2000 ÍNDICE

Leia mais

EDIÇÕES MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: Monografias

EDIÇÕES MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: Monografias TÍTULO: Abertura do Ano Judicial 2009: Discurso do Ministro da Justiça Alberto Costa 978-972-99025-5-0 TÍTULO: Espaço da Justiça Luís Vasconcelos, Bruno Rascão 978-972-99122-4-5 TÍTULO: Justiça 2009 Alberto

Leia mais

Morada: R. João Gonçalves Zarco, 1-1º C Santo António dos Cavaleiros

Morada: R. João Gonçalves Zarco, 1-1º C Santo António dos Cavaleiros CV ABREVIADO DE FLORBELA (MARIA BECO) ESTÊVÃO (OLIVEIRA JORGE) INVESTIGADOR INTEGRADO MESTRE Economia, Sociedade, Património e Inovação florestevao7@gmail.com Morada: R. João Gonçalves Zarco, 1-1º C 2660-443

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA DA GRAÇA ANTUNES SILVESTRE VICENTE

CURRICULUM VITAE MARIA DA GRAÇA ANTUNES SILVESTRE VICENTE CURRICULUM VITAE DE MARIA DA GRAÇA ANTUNES SILVESTRE VICENTE DADOS BIOGRÁFICOS NOME FILIAÇÃO MARIA DA GRAÇA ANTUNES SILVESTRE VICENTE ANTÓNIO SILVESTRE MARIA MARQUES ANTUNES DATA DE NASCIMENTO 20 DE JUNHO

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular DIREITO CONSTITUCIONAL Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Relações Internacionais 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

L I S B O A : O P R O J E T O P O L Í T I C O DE C O N S T R U Ç Ã O E A F I R M A Ç Ã O DE U M A C A P I T A L I D A D E

L I S B O A : O P R O J E T O P O L Í T I C O DE C O N S T R U Ç Ã O E A F I R M A Ç Ã O DE U M A C A P I T A L I D A D E BIBLIOGRAFIA FONTES EDITADAS E ESTUDOS L I S B O A : O P R O J E T O P O L Í T I C O DE C O N S T R U Ç Ã O E A F I R M A Ç Ã O DE U M A C A P I T A L I D A D E ( S É C S. XII- XV) Centro de História da

Leia mais

relatório de actividades do ano 2014 plano de actividades para o ano 2015

relatório de actividades do ano 2014 plano de actividades para o ano 2015 secção de história da aap relatório de actividades do ano 2014 plano de actividades para o ano 2015 João Marques 1, Teresa Marques 2, Carlos Boavida 3 1 Presidente 2 Vice -Presidente 3 Secretário Ao longo

Leia mais

SESSÃO DA 2ª SECÇÃO DE AVALIAÇÃO DO MÉRITO PROFISSIONAL DE 27 DE SETEMBRO DE 2011

SESSÃO DA 2ª SECÇÃO DE AVALIAÇÃO DO MÉRITO PROFISSIONAL DE 27 DE SETEMBRO DE 2011 S. R. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO BOLETIM INFORMATIVO Nº 211 SETEMBRO DE 2011 No mês de Setembro de 2011 realizaram-se duas sessões do plenário do Conselho Superior

Leia mais

FORMUL RIO DE PONTUA O DO CURRICULUM VITAE PPGSCA UFPR

FORMUL RIO DE PONTUA O DO CURRICULUM VITAE PPGSCA UFPR FORMUL RIO DE PONTUA O DO CURRICULUM VITAE PPGSCA UFPR GRUPO A Títulos Universitários e Formação Acadêmica Diploma/certificado de Especialização, fornecidos por instituição pública ou privada e válidos

Leia mais

CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO 2 - GRAUS ACADÉMICOS 3 CARREIRA PROFISSIONAL 4- DISCIPLINA LECCIONADAS

CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO 2 - GRAUS ACADÉMICOS 3 CARREIRA PROFISSIONAL 4- DISCIPLINA LECCIONADAS CURRICULUM VITAE 1 IDENTIFICAÇÃO NOME: MARIA CLEMENTINA PEREIRA NUNES TEIXEIRA DOS SANTOS NATURALIDADE: Estarreja - Aveiro E-Mail: tina@fep.up.pt 2 - GRAUS ACADÉMICOS Doutoramento em Economia, concluído

Leia mais

Maria da Glória Carriço de Santana Paula

Maria da Glória Carriço de Santana Paula 1. Dados pessoais Nome completo: Maria da Glória Carriço de Santana Paula Nome sob o qual publica: Glória de Santana Paula Morada institucional: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Alameda da

Leia mais

A Importância Das Origens CIDADANIA PORTUGUESA PARA DESCENDENTES DE COMUNIDADES JUDAICAS SEFARDITAS

A Importância Das Origens CIDADANIA PORTUGUESA PARA DESCENDENTES DE COMUNIDADES JUDAICAS SEFARDITAS A Importância Das Origens CIDADANIA PORTUGUESA PARA DESCENDENTES DE COMUNIDADES JUDAICAS SEFARDITAS ÍNDEX 1 Quem somos Lisbon Attorneys Corp. 2 Introdução 3 Quem pode requerer 4 Vantagens 5 Requisitos

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Teoria Geral do Direito Administrativo INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 30/3/2016 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 20/4/2016 Ficha de Unidade

Leia mais

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL

CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA BOLETIM Nº 1. www.geo2008.uc.pt DE 7 A 11 DE ABRIL 2008 COIMBRA, PORTUGAL BOLETIM Nº 1 Departamento de Engenharia Civil Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE GEOTECNIA DE 7 A 11 DE ABRIL 2008

Leia mais

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado CURRICULUM VITAE Informação pessoal Nome Correio electrónico Heloísa Duarte de Oliveira heloisaoliveira@fd.ulisboa.pt de nascimento 01/10/1984 Experiência profissional s 01/12/2015 Adjunta do Ministro

Leia mais

C O N V I T E EVENTO CULTURAL APCA EM COLABORAÇÃO COM O MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO. Coleccionismo - Encontro com a História

C O N V I T E EVENTO CULTURAL APCA EM COLABORAÇÃO COM O MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO. Coleccionismo - Encontro com a História C O N V I T E EVENTO CULTURAL APCA EM COLABORAÇÃO COM O MUSEU DO COMBATENTE E FORTE DO BOM SUCESSO Coleccionismo - Encontro com a História 19 de Setembro 2015 A realizar no Museu do Combatente e Forte

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE

INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INSTITUTO DE ESTUDOS MEDIEVAIS INDICADORES DE PRODUTIVIDADE INVESTIGADORES INTEGRADOS DOUTORADOS (IID) 1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA Critérios mínimos Cada investigador integrado deve cumprir, por triénio, três

Leia mais

Curriculum Vitae. 2012, desde sócio n.º 342 da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES).

Curriculum Vitae. 2012, desde sócio n.º 342 da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES). Nome: Bruno Alexandre Mareca Lopes Data de Nascimento: 13 de Maio de 1985 Nacionalidade: Portuguesa Naturalidade: Arraiolos, Évora, Portugal E-mail: bruno-lopes85@hotmail.com Curriculum Vitae Pertença

Leia mais

Doutoramento em Direito Público

Doutoramento em Direito Público Davide Argiolas Lisboa, 11 de janeiro de 2018 Habilitações académicas Doutoramento em Direito Público 2008-2015 Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Dissertação: «A Responsabilidade Civil Extracontratual

Leia mais

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação

CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Habilitações Académicas Experiência de investigação CURRICULUM VITAE Dados Pessoais Nome: Patrícia Gomes Lucas Morada: Rua Luís Monteiro, nº20 2º Dto, 1900-310 Lisboa Data de nascimento: 03/09/1989 Telemóvel: 963282187 Email: patricia.gomes.lucas@hotmail.com

Leia mais

Curso Livre Online. Gestão de Parques e Reservas Naturais e Culturais. Plano Modular. Centro Português de Geo-História e Pré-História

Curso Livre Online. Gestão de Parques e Reservas Naturais e Culturais. Plano Modular. Centro Português de Geo-História e Pré-História Curso Livre Online Gestão de Parques e Reservas Naturais e Culturais Plano Modular Centro Português de Geo-História e Pré-História Apresentação da entidade organizadora Centro Português de Geo História

Leia mais

FICHA DE APOIO À CARTOGRAFIA

FICHA DE APOIO À CARTOGRAFIA Designação: Cerca de Coimbra, designadamente, Arco e Torre de Almedina, Arco Pequeno de Almedina e Torre de Anto Outras designações: Muralhas de Coimbra incluindo o Arco Pequeno de Almedina Categoria /

Leia mais

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS. Ensino Primário HABILITAÇÕES LITERÁRIAS Ensino Primário Frequentou no Ensino Primário a Escola Primária de Figueira e Barros, tendo feito o exame da 4ª Classe na Escola Primária de Avís e o exame de admissão aos Liceus,

Leia mais

O m e d i e v a l i s m o p o r t u g u ê s d a d é c a d a d e 5 0 d o s é c u l o X X a o s n o s s o s días F i l i p a M e d e i r o s

O m e d i e v a l i s m o p o r t u g u ê s d a d é c a d a d e 5 0 d o s é c u l o X X a o s n o s s o s días F i l i p a M e d e i r o s F I C H A T É C N I C A O m e d i e v a l i s m o p o r t u g u ê s d a d é c a d a d e 5 0 d o s é c u l o X X a o s n o s s o s días F i l i p a M e d e i r o s Revista ISSN 1 6 4 6-740X online Número

Leia mais

V Colóquio Luso-Brasileiro de Direito De 8 a 12 de maio de 2017

V Colóquio Luso-Brasileiro de Direito De 8 a 12 de maio de 2017 V Colóquio Luso-Brasileiro de Direito *A confirmar 8 de maio de 2017 Local: Sala de Audiências (Sala 20.40) da Faculdade de Direito da 14h30 A sentença: interpretar a lei ou criar norma/solução Prof. Doutor

Leia mais

E D G A R T E L E S M A R Q U E S S A L G A D O L A M E I R A S

E D G A R T E L E S M A R Q U E S S A L G A D O L A M E I R A S E D G A R T E L E S M A R Q U E S S A L G A D O L A M E I R A S C U R R I C U L U M V I T A E I N F O R M A Ç Ã O P E S S O A L ENDEREÇO PROFISSIONAL Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/Instituto

Leia mais

A MÚSICA NA SÉ DE CASTELO BRANCO APONTAMENTO HISTÓRICO E CATÁLOGO DOS FUNDOS MUSICAIS

A MÚSICA NA SÉ DE CASTELO BRANCO APONTAMENTO HISTÓRICO E CATÁLOGO DOS FUNDOS MUSICAIS MARIA LUÍSA FARIA DE SOUSA CERQUEIRA CORREIA CASTILHO A MÚSICA NA SÉ DE CASTELO BRANCO APONTAMENTO HISTÓRICO E CATÁLOGO DOS FUNDOS MUSICAIS FACULDADEDE LETRAS COIMBRA, 1992 ÍNDICE Pag. Nota introdutória........

Leia mais

Serviços e Recursos da Biblioteca do C.A.M.

Serviços e Recursos da Biblioteca do C.A.M. TUTORIAL Serviços e Recursos da Biblioteca do C.A.M. biblioteca@camertola.pt Bibliotecárias Filipa Medeiros Maria Armanda Salgado Outubro de 2009 MISSÃO Serviço especializado em História e Arqueologia

Leia mais