EDITAL PPCV/UFPR Nº 01/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS NA UFPR (ESTÁGIO VOLUNTÁRIO - SEM BOLSA)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL PPCV/UFPR Nº 01/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS NA UFPR (ESTÁGIO VOLUNTÁRIO - SEM BOLSA)"

Transcrição

1 EDITAL PPCV/UFPR Nº 01/2019 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS NA UFPR (ESTÁGIO VOLUNTÁRIO - SEM BOLSA) O Colegiado do (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão ao Estágio de Pós-Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias, na forma deste Edital. 1 DA SELEÇÃO PARA O ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO 1.1. O presente edital regulamenta o Processo Seletivo para ingresso de pós-doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR (PPGCV/UFPR), e terá seu período de inscrições aberto nos meses de abril e/ou outubro de cada ano, com previsão do início das atividades para julho e janeiro respectivamente A admissão no estágio de pós-doutorado prevista por este edital não gera compromisso institucional com o fornecimento de bolsa de estudos O presente edital não se aplica à seleção de bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) ou a qualquer outro edital específico em conformidade com as normas definidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou outra agência de fomento A duração total do Pós-doutorado é de no mínimo 3 (três) e no máximo 48 (quarenta e oito) meses, podendo ser prorrogado sucessivas vezes, a critérios do colegiado do Programa de Pósgraduação até o limite de 60 (sessenta) meses. 2 DA COMISSÃO EXAMINADORA 2.1. Caberá ao colegiado do PPGCV a indicação dos membros que irão compor a Comissão Examinadora do Processo Seletivo. A comissão deverá ser composta por no mínimo 03 (três) professores do programa. 3 DAS INSCRIÇÕES 3.1. As inscrições poderão ser realizadas de 08 a 30 de abril de 2019 através do Sistema de Gerenciamento Acadêmico da Pós-graduação na UFPR (SIGA) pelo link abaixo: (ficha de inscrição)

2 4. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO 4.1. Para se candidatar ao estágio de pós-doutorado em Ciências Veterinárias nos termos do presente edital, o(a) interessado(a) deverá: (a) possuir o título de doutor; (b) não ser integrante do Quadro de Pessoal da UFPR; (c) ter capacidade para desenvolver atividades didáticas na graduação e na pós-graduação, a ser avaliada por meio da análise do currículo documentado No link do SIGA disponibilizado no site do Programa, o(a) candidato(a) deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição e anexar os documentos listados a seguir. Cada documento deverá ser carregado no sistema eletrônico na forma de um arquivo único em formato PDF, exceto no caso da fotografia, que deverá estar em formato JPG. a. Cópia frente e verso do diploma de doutorado, ou do certificado de conclusão de curso de doutoramento emitido pela Coordenação do Programa de Pós-graduação ou pela Unidade de Registro Acadêmico da Instituição de origem; b. Curriculum vitae no modelo da Plataforma Lattes do CNPq; c. Declaração de concordância com os termos e as condições estabelecidas no presente edital, conforme modelo disponibilizado no Anexo 1 ao final deste documento; Observação: inserir esta declaração no link Outros documentos conforme Edital do formulário eletrônico de inscrições. d. Uma foto recente, padrão documento com fundo branco (em formato quadrado, 3x3, 4x4,..., NxN); e. Cópia frente e verso da carteira de identidade e do CPF e, quando estrangeiro(a), da folha de identificação do passaporte; f. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), não reembolsáveis, na Conta Única da UFPR. Para emitir a Guia de Recolhimento da União acessar o endereço e seguir as instruções para preenchimento da guia disponíveis no site do programa. g. Projeto de pesquisa, com tema em conformidade com as linhas de pesquisa do PPGCV, contendo plano de trabalho e cronograma das atividades a serem desenvolvidas no pós-doutoramento, assinado pelo(a) candidato(a) e pelo(a) supervisor(a). A) Medicina Experimental & Comparada Ênfase em Cardiologia, Oftalmologia, Ortopedia, Cirurgia Minimamente Invasiva e Anestesiologia.

3 B) Bem-estar Animal & Alternativas para Ensino, Pesquisa e Testes com Animais C) Biologia Integrada Ênfase em Nutrição, Imunidade & Metabolismo Aplicados à Saúde Animal. D) Medicina Zoológica Ênfase em Animais Silvestres e Exóticos. E) Saúde Única Ênfase em Zoonoses, Doenças Infecciosas, Parasitárias, Políticas Públicas de Saúde Animal. F) Diagnóstico Ênfase em Técnicas Especiais de Diagnóstico Laboratorial, Morfológico & Diagnóstico por Imagens. h. Carta de aceite do supervisor na qual deverá aprovar o projeto de pesquisa proposto pelo(a) candidato(a) e atestar que o grupo de pesquisa que se propõe a acolher o(a) pós-doutorando(a) dispõe de espaço físico, infraestrutura laboratorial e condições de trabalho, incluindo material de consumo, para o desenvolvimento do projeto proposto, conforme modelo disponibilizado no Anexo 2 ao final deste documento Não serão aceitas inscrições de candidatos com pendências que obstem a emissão do diploma de doutorado Não serão aceitas inscrições que não apresentem a documentação completa especificada no item 4.2 acima O acolhimento de candidatos estrangeiros não implica em reconhecimento de diplomas expedidos no exterior Caso um(a) candidato(a) realize mais de uma inscrição no SIGA (por qualquer motivo), somente a última delas será avaliada para fins de homologação. Portanto, os candidatos devem certificar-se de que a última inscrição esteja correta e dentro dos critérios do Edital do Processo Seletivo. 5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES 5.1. As inscrições que estiverem em conformidade com os termos deste edital serão homologadas até o dia 10 de MAIO DE 2019 pela Coordenação do PPGCV A Secretaria do Programa divulgará o resultado da homologação das inscrições em edital e página do programa. 6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO 6.1. No Processo Seletivo para estágio de pós-doutoramento em Ciências Veterinárias, o(a) candidato(a) será avaliado(a) pela Comissão Examinadora através de: (a) Análise do Curriculum vitae documentado;

4 (b) Análise do projeto de pesquisa submetido no ato da inscrição Após a avaliação, a Comissão Examinadora emitirá parecer conclusivo recomendando ou não a aprovação dos candidatos no processo seletivo. Este parecer deverá ser emitido até o dia 24 de MAIO DE 2019, e será encaminhado para apreciação do Colegiado do PPGCV/UFPR Caberá ao Colegiado do PPCV homologar a lista de candidatos classificados no Processo Seletivo, a partir da análise do parecer final emitido, por escrito, pela Comissão Examinadora. 7. DA DIVULGAÇÃO DA LISTA DE CANDIDATOS APROVADOS 7.1 A lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo, uma vez homologada pelo Colegiado, será divulgada aos candidatos pela Secretaria do PPGCV até o dia 07 de JUNHO de A lista será divulgada no quadro de avisos e na página do programa. Havendo pedidos de recursos, o resultado após avaliação dos recursos será divulgado até o dia 14 de JUNHO de DA SUPERVISÃO DE PÓS-DOUTORAMENTO 8.1. Só poderá atuar como supervisor de pós-doutorado o docente permanente do PPGCV que, na data da candidatura normatizada por este edital, tenha orientado no mínimo 02 (duas) teses de doutorado defendidas. Quadro 1. Professores supervisores e linhas de pesquisa. O número de vagas será determinado pelo supervisor. Orientadores Linhas de Pesquisa Alex Maiorka amairorka@ufpr.br Biologia Integrada (41) Alexander Welker Biondo abiondo@ufpr.br (41) Saúde Única Diagnóstico Carla Forte Maiolinio Molento carlamolento@ufpr.br Bem-estar Animal (41)

5 Fabiano Montiani Ferreira Medicina Experimental e Comparada Medicina Zoológica (41) / 5724 Marcelo Beltrão Molento molento@ufpr.br (41) Rosangela Locatelli Dittrich roslocdi@ufpr.br (41) / 5740 Saúde Única Diagnóstico Medicina Zoológica Diagnóstico Romildo Romualdo Weiss rrweiss@bol.com.br Biologia Integrada (41) Tilde Rodrigues Froes tilde@ufpr.br (41) / 5731 Medicina Zoológica Diagnóstico 10. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS Recursos administrativos poderão ser interpostos pelos candidatos ao final do processo seletivo. A interposição de recurso deverá ser protocolada na Secretaria do Programa, pessoalmente ou através de procuração específica com assinatura reconhecida em cartório O prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias úteis a partir da data de divulgação do resultado Os recursos serão julgados pelo Colegiado do PPGCV, em prazo que não poderá exceder 07 (sete) dias úteis a contar da data do protocolo a que se refere o item MATRÍCULA A Matricula dos candidatos aprovados será realizada de 17 a 19 de junho de 2019, através de formulários específico disponibilizado na página do programa.

6 12. CRONOGRAMA GERAL Inscrições 08 a 30 de abril de 2019 Homologação das inscrições até 10 de maio de 2019 Recursos 2 dias úteis a contar da divulgação do resultado da homologação das inscrições Resultado Até 07 de junho de 2019 Recursos 2 dias úteis a contar da divulgação do resultado final Resultado final após recursos até 14 de junho de 2019 Matrícula dos aprovados 17 a 19 de junho de 2019 Início das atividades de pós-doutorado 01 de Julho de DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS Uma vez consolidada a admissão no estágio de pós-doutoramento em Ciências Veterinárias, as atividades do(a) pós-doutorando(a) serão regidas pela Resolução 16/18-CEPE/UFPR Casos omissos serão analisados pelo Colegiado do PPGCV/UFPR. Curitiba, 08 de Abril de 2019 Prof. Dr. Rafael Felipe da Costa Vieira Coordenador do da UFPR

7 ANEXO 1 DECLARAÇÃO Ao subscrever o presente documento, declaro que estou ciente e de acordo com os termos e as condições do Edital de Seleção número 01/2019 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da (UFPR), edital este destinado à seleção de pós-docs sem concessão de bolsas e elaborado conforme a Resolução 16/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR. Por ser verdade, firmo a presente declaração. Curitiba, de de 2019 Nome do candidato: CPF: Assinatura:

8 ANEXO II CARTA DE ACEITE Declaro que aceito e aprovo o projeto de pesquisa intitulado proposto pelo(a) candidato(a). Atesto que o grupo de pesquisa que se propõe a acolher o(a) pós-doutorando (a) dispõe de espaço físico, infraestrutura laboratorial e condições de trabalho, incluindo material de consumo, para o desenvolvimento do projeto proposto. Supervisor(a): Prof. Assinatura:

EDITAL PPGF/UFPR N O 05/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO EM FÍSICA NA UFPR

EDITAL PPGF/UFPR N O 05/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO EM FÍSICA NA UFPR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA EDITAL PPGF/UFPR N O 05/2018 SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PÓS-DOUTORADO EM FÍSICA NA UFPR

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM QUÍMICA NA UFPR EDITAL DE SELEÇÃO 12/2018 PPGQ

PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM QUÍMICA NA UFPR EDITAL DE SELEÇÃO 12/2018 PPGQ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM QUÍMICA NA UFPR EDITAL DE SELEÇÃO 12/2018 PPGQ

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM QUÍMICA NA UFPR BOLSAS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO 10/2018 PPGQ

PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM QUÍMICA NA UFPR BOLSAS DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) EDITAL DE SELEÇÃO 10/2018 PPGQ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM QUÍMICA NA UFPR BOLSAS DO PROGRAMA NACIONAL

Leia mais

EDITAL 02/2018 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 2018/2019

EDITAL 02/2018 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 2018/2019 EDITAL 0/08 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 08/09 O Colegiado do (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias EDITAL 0/208 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO 208/209 O Colegiado do (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão

Leia mais

de Bem-estar de peixes

de Bem-estar de peixes EDITAL 04/2019 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 2019 Específico para a área de Bem-estar de peixes O Colegiado do (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios

Leia mais

EDITAL 02/2017 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 2017/2018

EDITAL 02/2017 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 2017/2018 EDITAL 0/07 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO 07/08 O Colegiado do (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para a seleção e admissão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS (BIOQUÍMICA) NA UFPR

PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS (BIOQUÍMICA) NA UFPR Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências (Bioquímica) EDITAL PD 208- PROCESSO SELETIVO PARA O PÓS-DOUTORADO EM CIÊNCIAS (BIOQUÍMICA)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias EDITAL 02/2019 PPGCV PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO 2019/2 vagas remanescentes O Colegiado do (PPGCV), no uso das suas atribuições legais e regimentais, estabelece datas, critérios e procedimentos para

Leia mais

EDITAL Nº 13/2018 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 13/2018 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 13/2018 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOUDORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA MOLECULAR PPG-BIOMOL/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL Nº 15/2017 PPGEQ/UFPR PROCESSO SELETIVO MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA De acordo com a legislação vigente e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em ENGENHARIA QUÍMICA, faço público,

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA MOLECULAR - FACULDADE DE MEDICINA - UNB PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE PALMAS MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE PALMAS MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE PALMAS MESTRADO ACADÊMICO EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE Av: NS 15 ALC NO 14 Bloco II Sala 25-77020-210 Palmas/TO (63) 3232-8116

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 02/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 02/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL Nº 02/2018 PROCESSO SIMPLIFICADO SELETIVO PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL MODALIDADE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 0012015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL 008/2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O da UNIR - informa que estão reabertas as inscrições para candidatura à bolsa de estudo,

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOUDORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA MOLECULAR PPG-BIOMOL/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES" 2019

Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2019 Edital para Processo Seletivo de Bolsista de Pós-Doutorado do "Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES" 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO)

Leia mais

EDITAL PPG/DEHA/FAU/UFAL EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

EDITAL PPG/DEHA/FAU/UFAL EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES Universidade Federal de Alagoas UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia CTEC Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado DEHA /FAU/UFAL EDITAL 2014 - PPG/DEHA/FAU/UFAL EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital de Seleção PNPD/CAPES 2017

Edital de Seleção PNPD/CAPES 2017 PPG HISTÓRIA UFJF Edital de Seleção PNPD/CAPES 2017 O Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Juiz de Fora, torna público processo seletivo para uma bolsa no âmbito Programa Nacional

Leia mais

EDITAL Nº 06/2018 PPGB/UFPR

EDITAL Nº 06/2018 PPGB/UFPR EDITAL Nº 06/2018 PPGB/UFPR EDITAL Nº 06/2017 PPGB: ESTABELECE A ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENERGIA - UFPR. A Coordenação Local do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 003/PPGE/2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 003/PPGE/2019 EDITAL Nº 003/PPGE/2019 Abertura de Processo Seletivo para Bolsas de Pós-Doutorado PNPD/CAPES - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC/PPGE/UFSC. 1. O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2014 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS PIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS PIPE Edital n 003/2018-PIPE NORMAS QUE REGEM O PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO MESTRADO STRICTO SENSU DO PIPE 2019/1 O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da Universidade

Leia mais

Processo Seletivo para Doutorado e Mestrado (ingresso no primeiro semestre de 2019)

Processo Seletivo para Doutorado e Mestrado (ingresso no primeiro semestre de 2019) Processo Seletivo para Doutorado e Mestrado (ingresso no primeiro semestre de 2019) O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (4P), da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - PRPGP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM GERONTOLOGIA EDITAL Nº 04/2014 - PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

4. O candidato deve atender aos seguintes requisitos, conforme artigo 5º do Anexo I da Portaria nº 086 de 03/7/2013 que regulamenta o PNPD/CAPES:

4. O candidato deve atender aos seguintes requisitos, conforme artigo 5º do Anexo I da Portaria nº 086 de 03/7/2013 que regulamenta o PNPD/CAPES: EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO - CAPES (PNPD/CAPES) 2019, VINCULADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS (RECURSOS MINERAIS E HIDROGEOLOGIA PPG-RMH) DO INSTITUTO

Leia mais

EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL

EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL EDITAL - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UNESP CAMPUS DE JABOTICABAL O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista- UNESP campus de Jaboticabal no

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia EDITAL Nº09/2015-PPGAG

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco Programa de Pós-Graduação em Agronomia EDITAL Nº09/2015-PPGAG EDITAL Nº09/2015-PPGAG INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA, NÍVEL DOUTORADO, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS PATO BRANCO. CURSO DE DOUTORADO EM AGRONOMIA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL n.º 002/2019-PROPG BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JÚNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO-PNPD/CAPES

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO-PNPD/CAPES EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO-PNPD/CAPES Pós-Doutorado em Economia Doméstica Área de Concentração: Família e Sociedade 1. BOLSA DE PÓS-DOUTORADO JUNTO AO PROGRAMA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EDITAL 001/2019

PROCESSO SELETIVO DOUTORADO EDITAL 001/2019 PROCESSO SELETIVO 2019 - DOUTORADO EDITAL 001/2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado torna pública a abertura

Leia mais

/Nusau, de 16 de maio de 2017

/Nusau, de 16 de maio de 2017 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO PNPD/Capes Edital 002-2017/Nusau, de 16 de maio de 2017 PROGRAMAA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Fundação Universidade

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA RESTAURADORA EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES

Leia mais

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA

2. DAS MODALIDADES E DOS REQUISITOS PARA O CANDIDATO À BOLSA CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD- CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO MESTRADO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - UNOESTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / DOS DETALHES DA VAGA PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / DOS DETALHES DA VAGA PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO EDITAL PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2019 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público o Processo Seletivo de bolsista

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2014/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

RESOLUÇÃO N 16/18 CEPE

RESOLUÇÃO N 16/18 CEPE RESOLUÇÃO N 16/18 CEPE Estabelece normas para o Estágio de Pós-Doutorado no âmbito da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão normativo, consultivo e deliberativo

Leia mais

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO

EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO 1 EDITAL PPGBioexp 01/2019 SELEÇÃO DISCENTE PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOEXPERIMENTAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, no uso de suas atribuições

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília Faculdade UnB Planaltina

UnB/Universidade de Brasília Faculdade UnB Planaltina EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA PÓS-DOC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL (PPG-MADER/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2013 1. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

EDITAL 04/ PPGDTS EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD

EDITAL 04/ PPGDTS EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD EDITAL 04/2018 - PPGDTS EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2017

EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2017 EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES / PNPD / 2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público o Processo Seletivo

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO -PPGE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE)

Leia mais

2.2. Não podem se candidatar para realizar o estágio pós-doutoral, servidores com vínculo empregatício com a UFSM, docentes ou técnicos.

2.2. Não podem se candidatar para realizar o estágio pós-doutoral, servidores com vínculo empregatício com a UFSM, docentes ou técnicos. EDITAL Nº 01/2018 PPGECQVS/UFSM ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS- DOUTORADO/PNPD/CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: QUÍMICA DA VIDA E SAÚDE - UFSM A Coordenação do

Leia mais

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS Para a inscrição no presente processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos:

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS Para a inscrição no presente processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos: CÂMPUS DE ARAÇATUBA FACULDADE DE ODONTOLOGIA EDITAL 003/2015-DTA A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba,

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 09/2019

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 09/2019 EDITAL Nº 09/2019 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD/CAPES 2019 O Colegiado do (PPGEE) da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 08/2018

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 08/2018 EDITAL Nº 08/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD/CAPES 2018 O Colegiado do (PPGEE) da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES)

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC CDS/PNPD 01/2016 PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2013

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC CDS/PNPD 01/2016 PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES 2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOC CDS/PNPD 01/2016 PROGRAMA NACIONAL

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO EM FILOSOFIA 2015/1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

Normativa para o Programa de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFMT Faculdade de Enfermagem

Normativa para o Programa de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da UFMT Faculdade de Enfermagem UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATOGROSSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO EM ENFERMAGEM NORMAS PARA PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Normativa para o Programa de Pós-Doutoramento no Programa de

Leia mais

EDITAL Nº 03 - PPGZ/FCA/UFGD, DE 03 DE SETEMBRO DE 2015.

EDITAL Nº 03 - PPGZ/FCA/UFGD, DE 03 DE SETEMBRO DE 2015. EDITAL Nº 03 - PPGZ/FCA/UFGD, DE 03 DE SETEMBRO DE 2015. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Marco Antonio Previdelli Orrico Junior,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Programa de Pós-Graduação em Ciências s EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Ciências

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO Nº 295/2017-CEPE, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2017. Aprova o Regulamento de pós-doutorado da Unioeste. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),

Leia mais

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES

EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR PDSE/CAPES Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo PPGCOM Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA EDITAL PROGRAMA INSTITUCIONAL

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO DA CAPES 2018 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL n o 07/2017-PPGEC PROCESSO SELETIVO (MESTRADO) DO PROGRAMA DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Ciências (PPGCV) da Universidade Federal do Paraná informa que estarão abertas, no período de 16 de maio de 2016

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA Edital PPG-Música n. 02/2017 Edital de Seleção para bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES O Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EDITAL 01/2017 Processo Seletivo para Concessão de Bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado,

Leia mais

EDITAL PPGBAN 01/2015 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO

EDITAL PPGBAN 01/2015 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO - CCHN EDITAL PPGBAN 01/2015 BOLSA DE PÓS-DOUTORADO O (Biologia Animal) - PPGBAN da Universidade Federal do Espírito Santo convoca os interessados a se inscreverem no processo seletivo para concessão de

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

EDITAL SIMPLIFICADO PARA PROCESSO SELETIVO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD 2015

EDITAL SIMPLIFICADO PARA PROCESSO SELETIVO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ACADÊMICO DO AGRESTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA CURSO DE MESTRADO EDITAL SIMPLIFICADO PARA PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Edital PEQ PNPD 01/ Seleção de Bolsista PNPD. Programa de Engenharia Química/COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edital PEQ PNPD 01/ Seleção de Bolsista PNPD. Programa de Engenharia Química/COPPE. Universidade Federal do Rio de Janeiro Edital PEQ PNPD 01/2019 - Seleção de Bolsista PNPD /COPPE 1 - Objeto O presente edital tem o objetivo de anunciar e regular o processo de seleção de bolsista PNPD, em conformidade com o Programa Nacional

Leia mais

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DECANATO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE AGRONOMIA E MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Edital 02/2018 SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. PREÂMBULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU [Digite texto] UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas Edital para turma: ( ) 1º semestre ( ) 2º

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Edital de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado CAPES O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Leia mais

Edital PPG-FIL Nº 01/2018

Edital PPG-FIL Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO CAPES/PNPD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPG-FIL/UnB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES Edital PPG-FIL Nº 01/2018 1. DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) PPGBIO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - BOLSISTA PÓS-DOUTORADO PNPD 2013 A Coordenação

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS) EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSA DE PÓS-DOUTORADO DO PROGRAMA PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL Nº 02 - PPGZ/FCA/UFGD, DE 17 DE OUTUBRO DE 2016.

EDITAL Nº 02 - PPGZ/FCA/UFGD, DE 17 DE OUTUBRO DE 2016. EDITAL Nº 02 - PPGZ/FCA/UFGD, DE 17 DE OUTUBRO DE 2016. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados, Prof. Dr. Marco Antonio Previdelli Orrico Junior,

Leia mais

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde

1. Área de Concentração - Pesquisa e Monitoramento de Produtos para Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE 2016 A Coordenação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDEREAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL nº.002/2019-propg BOLSAS DE PROFESSOR VISITANTE SÊNIOR E JUNIOR NO EXTERIOR, PROFESSOR VISITANTE NO BRASIL, JOVEM

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ Instituto Gonçalo Moniz - IGM Pós-Graduação em Patologia - PgPAT

Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ Instituto Gonçalo Moniz - IGM Pós-Graduação em Patologia - PgPAT PROCESSO SELETIVO - PÓS-DOUTORADO EM PATOLOGIA HUMANA - PNPD/CAPES (PORTARIA Nº 086, DE 03 DE JULHO DE 2013) O Programa de Pós-Graduação em Patologia (PgPAT) torna público, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

Universidade Federal de Lavras Pró-reitoria de Pós-graduação Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada Cx. Postal Lavras MG BRASIL

Universidade Federal de Lavras Pró-reitoria de Pós-graduação Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada Cx. Postal Lavras MG BRASIL Universidade Federal de Lavras Pró-reitoria de Pós-graduação Programa de Pós-graduação em Botânica Aplicada Cx. Postal 37 37200-000 Lavras MG BRASIL EDITAL PPBA/UFLA 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES 2015 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM IMUNOLOGIA BÁSICA E APLICADA A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação Imunologia Básica

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEC A O TURMA 2018 DOUTORADO 1. DISPOSIC O ES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2019/CAPES março de 2019 a fevereiro de 2020)

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2019/CAPES março de 2019 a fevereiro de 2020) EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD 2019/CAPES março de 2019 a fevereiro de 2020) O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL/UFSC)

Leia mais

08/08/2016 Divulgação do Resultado 18/08/2016 Período de Matrícula 29/08/ /09/2016 Início das Aulas 12/09/2016

08/08/2016 Divulgação do Resultado 18/08/2016 Período de Matrícula 29/08/ /09/2016 Início das Aulas 12/09/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATO(A)S ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DE DOUTORADO PARA O TERCEIRO TRIMESTRE LETIVO DE 2016 1. PREÂMBULO A Coordenação

Leia mais

EDITAL Nº 01 PNPD/CAPES - PPGZ/FCA/UFGD, DE 04 DE JANEIRO DE 2016.

EDITAL Nº 01 PNPD/CAPES - PPGZ/FCA/UFGD, DE 04 DE JANEIRO DE 2016. EDITAL Nº 01 PNPD/CAPES - PPGZ/FCA/UFGD, DE 04 DE JANEIRO DE 2016. O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Grande Dourados, Dr. Marco Antonio Previdelli Orrico

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Universidade de São Paulo Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Edital de Seleção do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2018 O da Universidade de São Paulo torna público que estão abertas inscrições para o processo de seleção de 02 (dois) candidatos para

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2018 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Letras

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Letras EDITAL Nº 01/2019 PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Acham-se abertas as inscrições para

Leia mais

1. INFORMAÇÕES GERAIS

1. INFORMAÇÕES GERAIS CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PNPD-CAPES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL - UNOESTE 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL 3/ PPGCF

EDITAL 3/ PPGCF Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas EDITAL 3/2017 - PPGCF Abertura de Processo Seletivo para Concessão de Bolsa de Pós- Doutoramento em Ciências Fisiológicas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO E DOUTORADO UFPR EDITAL Nº 005/2014 PPGENF/UFPR - PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO E DOUTORADO UFPR EDITAL Nº 005/2014 PPGENF/UFPR - PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO Programa de Pós-Graduação em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO E DOUTORADO UFPR EDITAL Nº 005/2014 PPGENF/UFPR - PNPD/CAPES PROCESSO DE SELEÇÃO PARA PÓS-DOUTORADO A Coordenação do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS À BOLSA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD) DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DE MESTRADO E DOUTORADO

Leia mais

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOPATOLOGIA BUCAL

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOPATOLOGIA BUCAL INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CÂMPUS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOPATOLOGIA BUCAL EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES 2017 A

Leia mais