REGULAMENTO DE USO DE MARCA COLETIVA VINHOS DO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DE USO DE MARCA COLETIVA VINHOS DO BRASIL"

Transcrição

1 1 REGULAMENTO DE USO DE MARCA COLETIVA VINHOS DO BRASIL Artigo 1 - Objeto do regulamento O presente regulamento tem por objeto fixar as condições de uso da marca coletiva Vinhos do Brasil, com distintivo gráfico do tipo misto, na classe 33, com o fim de regular as condições de uso desta marca pelas pessoas jurídicas que diretamente ou indiretamente por meio de suas instituições, seja associada ao Instituto Brasileiro do Vinho IBRAVIN, titular desta marca. Artigo 2 - Titularidade da marca A marca coletiva Vinhos do Brasil, com distintivo gráfico do tipo misto, é de titularidade do IBRAVIN, o qual fará o registro e será responsável pelo mesmo perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial INPI. Artigo 3 Pessoa jurídica solicitante A entidade solicitante se denomina Instituto Brasileiro do Vinho IBRAVIN, associação sem fins econômicos, com personalidade jurídica própria e plena capacidade de cumprimento de seus fins, cuja sede se encontra no município de Bento Gonçalves, Estado do Rio Grande do Sul, na Alameda Fenavinho, n. 481, Edificação n. 29, CEP Artigo 4 - Fins do IBRAVIN. De conformidade com o disposto no artigo 4 do Estatuto do IBRAVIN, seu objeto é o seguinte: 1 - o IBRAVIN tem por finalidade promover e ordenar institucionalmente o setor vitivinícola, notadamente nas questões concernentes à produção de uvas, de vinhos, de suco de uva e de qualquer outro produto derivado da uva e do vinho, em todos os seus âmbitos: agrícola, produtivo, de elaboração, técnico, comercial, de promoção, de consumo, estrutural, organizacional, cultural, ambiental, jurídico, legal e institucional. 2 - para alcançar seus fins, o IBRAVIN poderá realizar as seguintes ações:

2 2 a) Programar e executar campanhas institucionais de divulgação e promoção comercial, de consumo, cultural, dentre outros, do setor vitivinícola, em nível regional, nacional e internacional; b) Estabelecer sinais distintivos, dentre os quais selos, etiquetas e marcas de qualidade, genuinidade, controle, origem e procedência, a serem concedidos pelo IBRAVIN, que objetivem promover, proteger e certificar a origem, a identidade e a qualidade dos produtos vitivinícolas, dentre outros atributos, e assegurem sua compreensão pelo consumidor; c) Planejar, implementar, administrar e controlar a emissão e concessão dos sinais distintivos aos quais se refere a letra anterior; Artigo 5 - Representação do IBRAVIN. Os responsáveis legais pela representação do IBRAVIN, segundo o estabelecido nos artigos 31, alínea a, e 33, alínea i, do estatuto do IBRAVIN, são o Presidente do Conselho Deliberativo, juntamente com o Diretor Executivo do IBRAVIN, estando previsto no estatuto as substituições no caso de ausência ou vacância do cargo. Artigo 6 - Pessoas jurídicas autorizadas a usar a marca coletiva Estão autorizados ao uso da marca coletiva: A) o IBRAVIN, como representante do setor vitivinícola a nível estadual, nacional e internacional, segundo seu estatuto. B) as pessoas jurídicas que atuem na vitivinicultura. C) Entidades Assoiadas ao Ibravin Parágrafo único: É condição necessária para ser caracterizada a pessoa jurídica como atuante no setor vitivinícola, estar devidamente registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, de acordo com o estabelecido no artigo 27 da lei de 08 de novembro de 1988 Lei do Vinho, regulamentada pelo decreto n de 08 de março de Artigo 7 - Condições para aprovação do uso da marca coletiva. As pessoas jurídicas autorizadas ao uso da marca coletiva, com exceção do IBRAVIN, somente receberão a aprovação para o uso da marca coletiva Vinhos do Brasil mediante a comprovação do cumprimento das seguintes condições e requisitos: A) com relação ao produto: I utilizar a marca exclusivamente para os seguintes produtos, de acordo com a definição da Lei do Vinho:

3 3 a) vinho de mesa, b) vinho fino, c) vinho espumante, d) vinho moscatel espumante e) vinho frisante, f) vinho licoroso, g) suco de uva. II comercializar os produtos engarrafados ou acondiciodados em recipientes de até 5 litros; III comprovar que as uvas que deram origem ao produto são provenientes exclusivamente do território brasileiro; IV comprovar que os vinhos foram elaborados e engarrafados exclusivamente no Brasil; V comprovar que o produto está devidamente registrado no MAPA; VI utilizar somente o rótulo previamente aprovado ou cadastrado no MAPA; VII apresentar uma amostra do produto que irá utilizar a marca coletiva; B) Com relação à Pessoa Jurídica: I comprovar que seu registro junto ao MAPA encontra-se válido; II estar cadastrada no Cadastro Vinicola e comprovar que se encontra com os dados atualizados; III apresentar declaração de que conhece e cumpre integralmente a legislação brasileira vitivinícola; IV - pagar taxa anual por produto que utilizar a marca coletiva, a ser definida em regimento interno. Parágrafo primeiro: a taxa anual por produto será destinada à realização de laudo técnico do produto, elaborado por laboratório credenciado, cuja finalidade será verificar a conformidade do produto com a legislação vitivinícola brasileira. Parágrafo segundo: os produtos que, mediante comprovação do laudo técnico, não cumprirem a legislação brasileira, não poderão fazer uso da marca coletiva. Artigo 8 - Condições para o uso da marca coletiva O uso da marca coletiva Vinhos do Brasil somente poderá se dar mediante as seguintes condições:

4 4 I) a marca deve ser usada tal como se encontre registrada no INPI, de forma completa e integral, não podendo sofrer alteração alguma em sua composição nominativa ou gráfica; II) os usuários da marca coletiva não poderão solicitar o registro, em nenhum país ou instituição internacional, de um signo idêntico ou semelhante, ou que de qualquer forma possa induzir a erro, confusão ou aproveitamento da fama e reputação da marca coletiva, com exceção do titular, que, dentro das possibilidades e interesses de mercado, solicitará a inscrição da marca coletiva em tantos países quantos forem necessários e permitirem esta forma de proteção marcária; III) a marca coletiva não poderá ser utilizada de maneira que possa causar descrédito, prejudicar sua reputação ou induzir a erro os consumidores sobre os produtos aos quais se aplica; IV) a marca coletiva somente poderá ser utilizada pelas pessoas autorizadas no Artigo 6, não podendo nenhum destes conceder licenças ou sublicenças a terceiros; V) os usuários da marca coletiva poderão realizar atos publicitários ou promocionais da marca, desde que com o consentimento do titular. VI) é condição indispensável para o uso da marca, que o vinho sejam proveniente e elaborados integralmente no Brasil; VII) a pessoa jurídica só poderá utilizar a marca se obtiver a aprovação de seu uso perante o IBRAVIN; VIII) Periódica e aleatoriamente o grupo de Auto-Controle do IBRAVIN procederá a coletas e análises técnicas dos produtos que contiverem a marca coletiva Vinhos do Brasil. Artigo 9 - Defesa da marca coletiva. No caso de infração à marca coletiva, corresponderá unicamente a seu titular a legitimidade para o exercício das ações judiciais ou extrajuridicais para a defesa da marca, sendo expressamente proibido aos usuários exercitar qualquer tipo de ação em tal sentido. Parágrafo único: Se algum usuário de uma marca coletiva tiver conhecimento de uma infração ou utilização ilícita da marca coletiva, deverá comunicar imediatamente ao titular, repassando os dados precisos para que este possa exercitar as ações pertinentes. Artigo 10 - Responsabilidade por defeitos. Com relação à responsabilidade pelo uso da marca coletiva em produtos: I - O titular da marca só garantirá aos usuários da mesma o fato da própria existência da marca coletiva, assim como seu registro e vigência no INPI, não se estendendo esta garantia ao fato do produto ou defetio do produto perante o consumidor;

5 5 II - Os usuários da marca coletiva serão os únicos responsáveis por uma prestação defeituosa de seus produtos, de tal forma que não poderão, em nenhum caso, responsabilizar o titular da marca; III - Em todo caso, o usuário da marca deverá assumir por sua conta as indenizações e prejuízos ocasionados a terceiros e que se derivem de suas ações ou omissões. Artigo 11 - Proibição de uso da marca São motivos que, separada ou concomitantemente, desencadeiam a proibição imediata do uso da marca coletiva pelas pessoas jurídica referidas no artigo 7: a) A suspensão ou perda do registro de pessoa jurídica atuante no setor vitivinícola perante o MAPA; b) Deixar a pessoa jurídica de atuar no setor vitivinícola; c) O descumprimento das normas do presente regulamento de uso, inclusive com ulteriores e possíveis modificações que se realizem no mesmo; d) O descumprimento das normas estabelecidas pela legislação vitivinícola que impliquem de qualquer forma em possível dano à reputação da marca coletiva. e) O descumprimento do regimento interno da marca coletiva. Artigo 12 Sanções Caso haja descumprimento do presente regulamento: I - será revogada automaticamente a aprovação de uso da marca coletiva, sem que este usuário possa exigir do titular da mesma qualquer indenização, isso sem prejuízo das ações cíveis e criminais cabíveis especialmente no tocante à concorrência desleal e à ofensa aos direitos do consumidor; II - o usuário responderá, pelos danos que causar ao titular da marca coletiva ou a terceiros. III - o usuário deverá retirar imediatamente do mercado os produtos que ostentem a marca coletiva. Artigo 13 Casos omissos Os casos omissões serão tratados pelo grupo de Auto-Controle do IBRAVIN. Em caso de divergências, os casos serão diretamente resolvidos pelo Conselho Deliberativo do IBRAVIN.

REGULAMENTO DE USO DE MARCA COLETIVA 100% SUCO DE UVA DO BRASIL DO TIPO MISTA:

REGULAMENTO DE USO DE MARCA COLETIVA 100% SUCO DE UVA DO BRASIL DO TIPO MISTA: REGULAMENTO DE USO DE MARCA COLETIVA 100% SUCO DE UVA DO BRASIL DO TIPO MISTA: Artigo 1 - Objeto do regulamento O presente regulamento tem por objeto fixar as condições de uso da marca coletiva 100% SUCO

Leia mais

Projeto de Regulamento de Uso da Marca Lourinhã

Projeto de Regulamento de Uso da Marca Lourinhã Projeto de Regulamento de Uso da Marca Lourinhã Artigo 1.º Legitimidade e Titularidade 1. O Município da Lourinhã é o legítimo e único titular do logótipo da Marca Lourinhã, registada no INPI Instituto

Leia mais

ALTERAÇÕES NA COBRANÇA DA TAXA DO FUNDOVITIS

ALTERAÇÕES NA COBRANÇA DA TAXA DO FUNDOVITIS INFORME TÉCNICO 10/2016 ALTERAÇÕES NA COBRANÇA DA TAXA DO FUNDOVITIS As cobranças relativas à taxa do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura - Fundovitis, desde 2007 eram feitas em dois boletos mensais,

Leia mais

O REGULAMENTO DE USO DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA VALE DO SÃO FRANCISCO

O REGULAMENTO DE USO DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA VALE DO SÃO FRANCISCO O REGULAMENTO DE USO DA INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA VALE DO SÃO FRANCISCO - Vinhos Finos Tranquilos e Espumantes - Jorge Tonietto Pesquisador Embrapa Uva e Vinho 1991 Elaboração: Jorge Tonietto, Embrapa Uva

Leia mais

COBRANÇA DA TAXA DO FUNDOVITIS

COBRANÇA DA TAXA DO FUNDOVITIS INFORME TÉCNICO 07/2017 COBRANÇA DA TAXA DO FUNDOVITIS As cobranças relativas à taxa do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura - Fundovitis, desde 2007 eram feitas em dois boletos mensais, de agosto

Leia mais

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO 003/2010, DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Aprova criação da Comissão de Bolsas e critérios de concessão e manutenção de bolsas O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

Instrução Normativa MAPA nº 12 DE 02/02/2018

Instrução Normativa MAPA nº 12 DE 02/02/2018 Instrução Normativa MAPA nº 12 DE 02/02/2018 Norma Federal Publicado no DO em 27 fev 2018 Estabelece as entidades promotoras de provas zootécnicas as regras para emissão do Certificado Especial de Identificação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2018

RESOLUÇÃO Nº 02/2018 RESOLUÇÃO Nº 02/2018 Regulamenta o Credenciamento de Pessoas Fìsicas Executoras de ATER pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER. AGÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E

Leia mais

RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002.

RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002. RESOLUÇÃO CNSP N o 81, de 2002. Dispõe sobre a atividade dos corretores de seguros de ramos elementares e dos corretores de seguros de vida, capitalização e previdência, bem como seus prepostos. A SUPERINTENDÊNCIA

Leia mais

Regulamento de Adesão e Uso da Marca BEIRA BAIXA

Regulamento de Adesão e Uso da Marca BEIRA BAIXA Regulamento de Adesão e Uso da Marca BEIRA BAIXA Artigo 1º - Objetivo Este Regulamento tem por objetivo estabelecer e determinar as condições que regem a adesão e o uso da marca BEIRA BAIXA. Artigo 2º

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Capítulo I Natureza e Objetivos Art. 1 o O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar

Leia mais

PERGUNTA 1: ROPOSTA TÉCNICA (ANEXO II - REQUISITOS E AVALIAÇÃO PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL)

PERGUNTA 1: ROPOSTA TÉCNICA (ANEXO II - REQUISITOS E AVALIAÇÃO PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL) CE N FIESC/GEA 95458/18 Florianópolis, 17 de dezembro de 2018. Aos fornecedores licitantes, Assunto: CE - ESCLARECIMENTO 02 Referência: Concorrência 016/2018 Contratação de Empresa Especializada na prestação

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 153, DE 26 DE ABRIL DE 2017

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 153, DE 26 DE ABRIL DE 2017 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 153, DE 26 DE ABRIL DE 2017 Dispõe sobre a Classificação do Grau de Risco para as atividades econômicas sujeitas à vigilância sanitária, para fins de licenciamento,

Leia mais

RESOLUÇÃO ANVISA/RDC Nº 153, de 26/04/2017

RESOLUÇÃO ANVISA/RDC Nº 153, de 26/04/2017 RESOLUÇÃO ANVISA/RDC Nº 153, de 26/04/2017 Dispõe sobre a Classificação do Grau de Risco para as atividades econômicas sujeitas à vigilância sanitária, para fins de licenciamento, e dá outras providências.

Leia mais

PORTARIA DIR-275/08, DE 13 DE MAIO DE 2008.

PORTARIA DIR-275/08, DE 13 DE MAIO DE 2008. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PORTARIA DIR-275/08, DE 13 DE MAIO DE 2008. O DIRETOR GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS Regimento Nacional da Carteira de Identificação Estudantil

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS Regimento Nacional da Carteira de Identificação Estudantil ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS Regimento Nacional da Carteira de Identificação Estudantil Da definição e Finalidades O presente regimento tem como finalidade dispor sobre a emissão, custo, identidade

Leia mais

Certificação de alimentos orgânicos

Certificação de alimentos orgânicos Certificação de alimentos orgânicos Natália Salvate Brasil Doutoranda em Desenvolvimento Rural PGDR/UFRGS nataliasalvatebrasil@gmail.com Fonte: MAPA, Cartilha Título O Olho da palestra, do Consumidor.

Leia mais

PORTARIA DIR-276/08, DE 13 DE MAIO DE 2008.

PORTARIA DIR-276/08, DE 13 DE MAIO DE 2008. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PORTARIA DIR-276/08, DE 13 DE MAIO DE 2008. O DIRETOR GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

A Câmara Superior de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, regimentais e estatutárias,

A Câmara Superior de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, regimentais e estatutárias, RESOLUÇÃO Nº 06/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE PÓS-GRADUAÇÃO Aprova os critérios de concessão e suspensão de bolsas de estudo

Leia mais

Regulamento para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações

Regulamento para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações Regulamento para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações Versão 3.0 23/10/2015 Regulamento para concessão do Selo Procel de Economia de Energia para Edificações Sumário 1. Objetivo

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP)

Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG. Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP) Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba - MG Normas do Laboratório de Nutrição Experimental Curso de Nutrição (UFV/CRP) Rio Paranaíba Novembro 2012 1 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º. O Laboratório

Leia mais

As Marcas Coletivas e As Marcas de Certificação

As Marcas Coletivas e As Marcas de Certificação As Marcas Coletivas e As Marcas de Certificação Astrid Uzcátegui Doutora em Direito Especialista em Propriedade Intelectual Profa. Universidade dos Andes, Mérida - Venezuela E-mail: acuzcategui3@hotmail.com

Leia mais

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO

BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO BUREAU VERITAS CERTIFICATION MANUAL DE UTILIZAÇÃO DAS MARCAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTO Versão 4 Agosto de 2014 INDICE 1 Introdução 2 Utilização das Marcas de Conformidade no Produto 3 Utilização das Marcas

Leia mais

Escrito por Administrador Qui, 17 de Setembro de :27 - Última atualização Qui, 17 de Setembro de :41

Escrito por Administrador Qui, 17 de Setembro de :27 - Última atualização Qui, 17 de Setembro de :41 Roberta Züge O conceito de identificação geográfica se baseia na propriedade intelectual, que no âmbito da propriedade industrial é definido como direito relativo ao inventor e os atribuídos aos sinais

Leia mais

PROGRAMA DE VANTAGENS CLUBE UNIQ

PROGRAMA DE VANTAGENS CLUBE UNIQ PROGRAMA DE VANTAGENS CLUBE UNIQ REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO CLUBE UNIQ Estabelecimentos, Alunos e Funcionários 1 APRESENTAÇÃO O Programa de Vantagem denominado CLUBE UNIQ, tem como objetivo

Leia mais

I. DO OBJETIVO II. DO CONSELHO DELIBERATIVO

I. DO OBJETIVO II. DO CONSELHO DELIBERATIVO REGULAMENTO PARA A ELEIÇÃO DE CONSELHEIROS DELIBERATIVOS E FISCAIS, TITULARES E SUPLENTES, REPRESENTANTES DOS PARTICIPANTES E PENSIONISTAS DA DERMINAS SOCIEDADE CIVIL DE SEGURIDADE SOCIAL I. DO OBJETIVO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INDICAÇÃO GEOGRAFICA

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INDICAÇÃO GEOGRAFICA INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INDICAÇÃO GEOGRAFICA INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Indicação Geografica. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É INDICAÇÃO GEOGRÁFICA Indicação Geográfica

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E ATUAÇÃO DO ADVOGADO

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E ATUAÇÃO DO ADVOGADO INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS E ATUAÇÃO DO ADVOGADO LUIZ EDUARDO DE QUEIROZ CARDOSO JÚNIOR CO CORDENADOR DA COMISSÃO DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DA ABPI DE LIMA ASSAFIM ADVOGADOS ASSOCIADOS Introdução Ao longo

Leia mais

MINUTA DE CADERNO DE ENCARGOS

MINUTA DE CADERNO DE ENCARGOS MINUTA DE CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEL GASÓLEO A GRANEL (300.000 Litros) (Acordo Quadro de Combustíveis Rodoviários da Central de Compras da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa)

Leia mais

É o relatório. Passo a decidir.

É o relatório. Passo a decidir. Autos n 0024118-36.2005.8.02.0001 Ação: Procedimento Ordinário Autor: Missiato Industria e Comércio Ltda Réu: Refrishow Indústria e Comércio de Refrigerantes Ltda e outro SENTENÇA Trata-se de ação cominatória

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Conselho Regional de Enfermagem - Autarquia de fiscalização profissional = ÉTICA, APLICAÇÕES... - Órgão executivo = PENALIDADES

Leia mais

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1)

PROCON-MA Fiscal de Defesa do Consumidor. CONHECIMENTOS GERAIS (30 questões - Peso 1) Direito Administrativo (5 ) 1. Direito administrativo: Conceito, Objeto e Fontes. 2. Administração Pública: Conceito e Princípios. 3. Organização Administrativa Brasileira: Princípios; Espécies; Formas

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 565, DE 02 DE MAIO DE 2019.

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 565, DE 02 DE MAIO DE 2019. Publicada pelo DOU nº 84, Seção 1, de 03/05/2019, págs. 49 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 565, DE 02 DE MAIO DE 2019. Aprova o Regulamento do Clube de Vantagens do Sistema CFA/CRAs. O CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO. ANEXO VII - Remessa, bioprospecção ou desenvolvimento tecnológico sem exploração econômica.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO. ANEXO VII - Remessa, bioprospecção ou desenvolvimento tecnológico sem exploração econômica. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO ANEXO VII - Remessa, bioprospecção ou desenvolvimento tecnológico sem exploração econômica. Regularização das atividades em desacordo com a Medida Provisória

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO 2017 1. Este Regulamento define as regras adotadas pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social () para o Programa

Leia mais

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 13 DE MARÇO DE 2017. DECRETO Nº 19.700, DE 13 DE MARÇO DE 2017. Regulamenta a Lei Municipal nº 12.162, de 9 de dezembro de 2016, que dispõe sobre o serviço de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros. O PREFEITO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO REGULAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DOCENTE DA UPF TÍTULO I DO REGULAMENTO E SEUS OBJETIVOS Art. 1 - Este regulamento disciplina as condições de admissão, promoção na carreira

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE

DECRETO MUNICIPAL (SP) Nº , DE Altera o Decreto nº 56.981, de 10 de maio de 2016, dispondo sobre requisitos mínimos a serem exigidos dos condutores e veículos para a exploração de atividade econômica privada de transporte individual

Leia mais

MANUAL DE USO DA MARCA DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DO QUALINSTAL

MANUAL DE USO DA MARCA DE IDENTIFICAÇÃO DA CONFORMIDADE DO QUALINSTAL MANUAL DE USO DA MARCA DE CONFORMIDADE DO QUALINSTAL Art. 1º Este Manual contém as regras para utilização da marca de identificação da conformidade e de outras formas de comunicação do Programa QUALINSTAL,

Leia mais

Palavras-Chave: Moscatel; Vitivinicultura; Comercialização; Mercado vitivinícola.

Palavras-Chave: Moscatel; Vitivinicultura; Comercialização; Mercado vitivinícola. PANORAMA E PERSPECTIVAS DA COMERCIALIZAÇÃO DE ESPUMANTES NO BRASIL Douglas André Würz, José Luiz Marcon Filho, Betina Pereira De Bem, Ricardo Allebrandt, Marcus Outemane, Leo Rufato RESUMO: A vitivinicultura

Leia mais

Edital nº 29, de 7 de julho de Seleção de Bolsistas de Extensão 2017 para o Programa de Extensão Plantas Medicinais

Edital nº 29, de 7 de julho de Seleção de Bolsistas de Extensão 2017 para o Programa de Extensão Plantas Medicinais Edital nº 29, de 7 de julho de 2017 Seleção de Bolsistas de Extensão 2017 para o Programa de Extensão Plantas Medicinais A Diretora-Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Conselho Universitário - CONSU

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Conselho Universitário - CONSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI Conselho Universitário - CONSU RESOLUÇÃO N.º XXX CONSU, DE XXX DE XXX DE 2014. RESOLVE: Estabelece o Regimento Interno e

Leia mais

Complemento de Regra de Certificação

Complemento de Regra de Certificação Unidades Armazenadoras em Ambiente Natural Página: 1/6 Elaborado por: Dirceu Farias Ferreira Verificado por: João Gustavo Lopes Junqueira Aprovado por: Regina Célia Toscano Data Aprovação: 08/11/2012 1

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 436, de 22 de novembro de 2013

RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 436, de 22 de novembro de 2013 RESOLUÇÃO NORMATIVA CFA Nº 436, de 22 de novembro de 2013 Fixa os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Administração e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO ANEXO VI Acesso e exploração econômica realizados por usuário que se enquadre em um dos casos de isenção de repartição de benefícios previstos na Lei n

Leia mais

I. pagamento de mensalidade para manutenção, cujo valor será divulgado pela CAPES, observada a duração das bolsas, constante deste Regulamento;

I. pagamento de mensalidade para manutenção, cujo valor será divulgado pela CAPES, observada a duração das bolsas, constante deste Regulamento; NORMAS DO PROGRAMA PARA A CONCESSÃO DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL/CAPES (Aprovado em reunião ordinária da Comissão Deliberativa, de 10 de dezembro de 2012; revisão proposta pela Comissão de Bolsas do PPGM

Leia mais

A responsabilidade pela revisão desta Norma é da DINQP/DICEP. Critérios para o Credenciamento de Organismo de Certificação de Produto

A responsabilidade pela revisão desta Norma é da DINQP/DICEP. Critérios para o Credenciamento de Organismo de Certificação de Produto REGRA ESPECÍFICA PARA FÓSFOROS DE SEGURANÇA NORMA N o NIE-DINQP-094 APROVADA EM AGO/99 N o /10 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade 4 Documentos Complementares 5 Siglas e Abreviaturas

Leia mais

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios

INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DE VINHOS DO BRASIL Desenvolvendo Produtos e Territórios O QUE SÃO VINHOS COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA? A Lei da Propriedade Industrial (LPI) brasileira estabelece duas espécies de Indicação

Leia mais

esa redonda Marco Legal de Indicação Geográfic

esa redonda Marco Legal de Indicação Geográfic esa redonda Marco Legal de Indicação Geográfic Kelly Lissandra Bruch Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Consultora do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) PONTOS CRÍTICOS

Leia mais

INSTITUTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO FUNCIONALISMO AUTARQUIA MUNICIPAL CNPJ /

INSTITUTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO FUNCIONALISMO AUTARQUIA MUNICIPAL CNPJ / Página 1 de 7 RESOLUÇÃO IMASF Nº 728, DE 25 DE JULHO DE 2017 Dispõe sobre o regulamento do Processo Eleitoral para a composição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do Instituto Municipal

Leia mais

NORMATIVO Nº 001 Dispõe sobre normas e condições aplicáveis ao processo de concessão do Selo abecs de Boas Práticas e dá outras providências

NORMATIVO Nº 001 Dispõe sobre normas e condições aplicáveis ao processo de concessão do Selo abecs de Boas Práticas e dá outras providências O Conselho de Ética e Autorregulação, com base no Estatuto Social da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (abecs) e no Código de Ética e Autorregulação, sanciona as regras

Leia mais

RESOLUÇÃO N º 22, DE 09 DE JUNHO DE 2011.

RESOLUÇÃO N º 22, DE 09 DE JUNHO DE 2011. RESOLUÇÃO N º 22, DE 09 DE JUNHO DE 2011. ALTERA Resolução de nº. 01 de 30 de março de 2004, que estabelece critérios e documentação necessários á inscrição no Plano Fisco A Diretoria da CASSIND-CAIXA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO NORMA Nº 02/ DO REGULAMENTO ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELH0 FISCAL

REGIMENTO INTERNO NORMA Nº 02/ DO REGULAMENTO ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELH0 FISCAL REGIMENTO INTERNO NORMA Nº 02/2010 - DO REGULAMENTO ELEIÇÕES DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELH0 FISCAL Art. 1º - Este Regulamento fixa normas para eleição da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da, de

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2016

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2016 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 02/2016 ESTADO DO RIO DE JANEIRO CRF/RJ - CNPJ 33661414-0001-10, Autarquia Federal, criada pela Lei 3820, de 11.11.1960, dotada de personalidade jurídica de direito publico,

Leia mais

LEI Nº 896, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003.

LEI Nº 896, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003. LEI Nº 896, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2003. Dispõe sobre o Programa Bolsa Universitária e dá outras providências. O POVO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DOURADA-MG, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DE PROTEÇÃO A INFORMAÇÕES MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES

REGULAMENTO INTERNO DE PROTEÇÃO A INFORMAÇÕES MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES REGULAMENTO INTERNO DE PROTEÇÃO A INFORMAÇÕES MGI MINAS GERAIS PARTICIPAÇÕES 1 SUMÁRIO REGULAMENTO DE PROTEÇÃO À INFORMAÇÕES... 3 ANEXO AO REGULAMENTO DE PROTEÇÃO ÀS INFORMAÇÕES DE CUNHO ESTRATÉGICO, COMERCIAL

Leia mais

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS ANEXO V REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA À DISTÂNCIA CAPÍTULO I DA REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO

Leia mais

REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO DO PPGL DOS FUNDAMENTOS E DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO DO PPGL DOS FUNDAMENTOS E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO BOLSAS DE ESTUDO DO PPGL DOS FUNDAMENTOS E DOS OBJETIVOS Art. 1. Este Regulamento estabelece as normas para distribuição e acompanhamento de bolsa de estudo no Programa de Pós-graduação em

Leia mais

CÓDIGO DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS F8A CONSULTORIA FINANCEIRA EIRELI

CÓDIGO DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS F8A CONSULTORIA FINANCEIRA EIRELI CÓDIGO DE REGRAS, PROCEDIMENTOS E CONTROLES INTERNOS F8A CONSULTORIA FINANCEIRA EIRELI São Paulo 1ª versão - 2018 1. Destinatários do Código de Regras, Procedimentos e Controles Internos Este Código de

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADOS DECRETO N. 1.452, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2.014. "Dispõe sobre a política de benefícios tarifários no transporte coletivo às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no Município de Dourados,

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EDITORIAL DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA

REGULAMENTO DA COMISSÃO EDITORIAL DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA REGULAMENTO DA COMISSÃO EDITORIAL DO NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE - NUMA CAPÍTULO I - DA CARACTERIZAÇÃO Art 1.º - A Comissão Editorial é um órgão colegiado interdisciplinar e permanente, de natureza normativa,

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS

Sociedade Brasileira de Matemática. Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Sociedade Brasileira de Matemática Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1⁰ O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE TERMO DE COMPROMISSO ANEXO V Acesso e exploração econômica realizados por usuário com Contrato de Utilização do Patrimônio Genético e de Repartição de Benefícios - CURB ou Projeto

Leia mais

REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA

REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA 2016 1 1. Este Regulamento contém as regras adotadas pelo ICSS para a Certificação por Experiência de Profissionais, através do reconhecimento da sua capacitação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018. Considerando o teor dos artigos 1º, 1º da Resolução n /2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que

INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018. Considerando o teor dos artigos 1º, 1º da Resolução n /2017, do Tribunal Superior Eleitoral, que INSTRUÇÃO NORMATIVA CEESP 01/2018 Estabelece as diretrizes gerais e disciplina as regras de campanha das prévias partidárias para o cargo de Governador Considerando o disposto nos artigos 36, 1º e 36 A,

Leia mais

INSTITUTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO FUNCIONALISMO AUTARQUIA MUNICIPAL CNPJ / RESOLUÇÃO IMASF Nº 736 DE 26 DE JUNHO DE 2019

INSTITUTO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE DO FUNCIONALISMO AUTARQUIA MUNICIPAL CNPJ / RESOLUÇÃO IMASF Nº 736 DE 26 DE JUNHO DE 2019 RESOLUÇÃO IMASF Nº 736 DE 26 DE JUNHO DE 2019 Regulamenta o Processo Eleitoral para a composição do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal do Instituto Municipal de Assistência à Saúde do Funcionalismo

Leia mais

Regulamento do uso dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos

Regulamento do uso dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos Regulamento do uso dos Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos Versão 1.0 (2017-11-08) Enquadramento A atribuição do Prémio de Excelência e de Selos de Qualidade, nos termos do Regulamento dos

Leia mais

PORTARIA VEP 001 DE 14 DE MARÇO DE 2017

PORTARIA VEP 001 DE 14 DE MARÇO DE 2017 PORTARIA 001 DE 14 DE MARÇO DE 2017 Dispõe sobre o calendário e os requisitos para o gozo das Saídas Temporárias no ano de 2017, no âmbito do sistema penitenciário do Distrito Federal. A Doutora LEILA

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE LEI COMPLEMENTAR Nº 220, DE 10-06-1996 Institui a obrigatoriedade de limpeza e esgotamento das caixas de gordura, fossas sépticas e filtros anaeróbicos no município de Santos e dá outras providências.

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PEC REGULAMENTO Abril de 2016 CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA: REGULAMENTO DO PEC 1. Este Regulamento define as regras adotadas pelo Instituto de Certificação dos Profissionais

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÃO - RJPrev 2018/2019 DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º A COMISSÃO ELEITORAL DA FUNDAÇÃO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO RJPrev, constituída nos termos

Leia mais

PORTARIA Nº 240, DE 25 DE AGOSTO DE 2003

PORTARIA Nº 240, DE 25 DE AGOSTO DE 2003 AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO PORTARIA Nº 240, DE 25 DE AGOSTO DE 2003 Estabelece a regulamentação para a utilização de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos não especificados no País. O DIRETOR-GERAL

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO. Seguro-Desemprego Pescadores Artesanais - Considerações Gerais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO. Seguro-Desemprego Pescadores Artesanais - Considerações Gerais VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO Orientador Empresarial Seguro-Desemprego Pescadores Artesanais - Considerações Gerais Resolução CODEFAT nº 468/2005 DOU: 26.12.2005

Leia mais

Regulamento para Concessão do Selo de Compensação de CO2 Fundação SOS Mata Atlântica

Regulamento para Concessão do Selo de Compensação de CO2 Fundação SOS Mata Atlântica Controle de alterações 05 de março de 2008 emissão inicial 05 de junho de 2008 alteração no item 8.1 24 de junho de 2009 alteração no nome do selo Substituição do termo Neutralização pelo termo Compensação

Leia mais

LEI Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2010

LEI Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2010 LEI Nº 5.639 DE 06 DE JANEIRO DE 2010 DISPÕE SOBRE OS CONTRATOS DE GESTÃO ENTRE O ÓRGÃO GESTOR E EXECUTOR DA POLÍTICA ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS E ENTIDADES DELEGATÁRIAS DE FUNÇÕES DE AGÊNCIA DE ÁGUA

Leia mais

IV - a evolução do consumo nacional de combustíveis e das importações;

IV - a evolução do consumo nacional de combustíveis e das importações; DECRETO N o 9.308, DE 15 DE MARÇO DE 2018 Dispõe sobre a definição das metas compulsórias anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para a comercialização de combustíveis de que

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO COMISSÃO ELEITORAL PORTARIA Nº. 235/2015-SEHAB.G EDITAL Nº01 CADASTRAMENTO DOS REPRESENTANTES DE ENTIDADES COMUNITÁRIAS E ORGANIZAÇÕES

Leia mais

Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros - DICIG Indicação Geográfica

Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros - DICIG Indicação Geográfica Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros - DICIG Indicação Geográfica RPI 2094 de 22/02/2011 Despacho Código: 305 Pedido nº: IG201009 Data de depósito:18/08/2010 Depositante: ASSOCIAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA

REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA REGULAMENTO DA CERTIFICAÇÃO POR EXPERIÊNCIA 2017 1 1. Este Regulamento contém as regras adotadas pelo ICSS para a Certificação por Experiência de Profissionais, através do reconhecimento da sua capacitação

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGCS)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (PPGCS) REGULAMENTO DE BOLSAS CAPES/DEMANDA SOCIAL DO PPGCS I. DOS OBJETIVOS Art. 1. O Programa de Demanda Social (DS) tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País, proporcionando

Leia mais

As faixas e interstícios do sistema SKIF no Brasil se dividem conforme tabela abaixo:

As faixas e interstícios do sistema SKIF no Brasil se dividem conforme tabela abaixo: DAS FAIXAS Artigo 1 º. As faixas e interstícios do sistema SKIF no Brasil se dividem conforme tabela abaixo: KYU COR DA FAIXA Interstício (mínimo de treino para realização de exame) 10º BRANCA 4 MESES

Leia mais

BEM-VINDO AO PORTAL EUPRESCREVO PLATAFORMA DE PEDIDOS MÉDICOS ELETRÔNICOS

BEM-VINDO AO PORTAL EUPRESCREVO PLATAFORMA DE PEDIDOS MÉDICOS ELETRÔNICOS BEM-VINDO AO PORTAL EUPRESCREVO PLATAFORMA DE PEDIDOS MÉDICOS ELETRÔNICOS O portal EUPRESCREVO é uma plataforma segura que captura as instruções médicas para o atendimento de um paciente por via eletrônica

Leia mais

Sociedade Brasileira de Matemática Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT

Sociedade Brasileira de Matemática Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT Sociedade Brasileira de Matemática Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional- PROFMAT CAPÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1 o O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Leia mais

DECRETO Nº 9.864, DE 27 DE JUNHO DE 2019 Publ.: DOU de 28/06/19

DECRETO Nº 9.864, DE 27 DE JUNHO DE 2019 Publ.: DOU de 28/06/19 DECRETO Nº 9.864, DE 27 DE JUNHO DE 2019 Publ.: DOU de 28/06/19 Regulamenta a Lei nº 10.295, de 17 de outubro de 2001, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, e dispõe

Leia mais

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Regimento do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Capítulo I Natureza e Objetivos Artigo 1 - O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) tem como objetivo proporcionar

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016.

CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO PRESIDENTE RESOLUÇÃO INEA Nº 142 DE 06 DE SETEMBRO DE 2016. REGULAMENTA

Leia mais

ANEXO I TÍTULO I DAS DEFINIÇÕES

ANEXO I TÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Fls. 2 da Circular SUSEP N o 376, de 25 de novembro de 2008 ANEXO I TÍTULO I DAS DEFINIÇÕES Art.1 o Para fins desta Circular, define-se como: I empresa promotora do evento: a pessoa jurídica que adquire

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 06/2015, de 07 de julho de 2015.

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 06/2015, de 07 de julho de 2015. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário DELIBERAÇÃO Nº. 06/2015, de 07 de julho de 2015. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL do

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PORTARIA Nº 03 DE 19 DE NOVEMBRO DE Nome/Empresa: CLARO S. A. LICENÇA DE REGULARIZAÇÃO

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PORTARIA Nº 03 DE 19 DE NOVEMBRO DE Nome/Empresa: CLARO S. A. LICENÇA DE REGULARIZAÇÃO LICENCIAMENTO AMBIENTAL PORTARIA Nº 03 DE 19 DE NOVEMBRO DE 2018 Processo nº 03/2018/LR-003 CPF/CNPJ: 40.432.544/0081-21 Data da Publicação: 19/11/2018 Nome/Empresa: CLARO S. A. Endereço: Avenida Tancredo

Leia mais

OFERTA PROMOCIONAL PAI NOTA 10, PRESENTE NOTA 100. REGULAMENTO

OFERTA PROMOCIONAL PAI NOTA 10, PRESENTE NOTA 100. REGULAMENTO OFERTA PROMOCIONAL PAI NOTA 10, PRESENTE NOTA 100. REGULAMENTO A presente oferta promocional é instituída pelo GRUPO SEB DO BRASIL PRODUTOS DOMÉSTICOS LTDA., a seguir simplesmente denominado GRUPO SEB,

Leia mais

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA.

REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. REAG GESTORA DE RECURSOS LTDA. POLÍTICA DE SELEÇÃO, CONTRATAÇÃO E SUPERVISÃO DE GESTORES E FUNDOS DE TERCEIROS PARA ALOCAÇÃO MAIO DE 2017 Página 1 de 5 CAPÍTULO I INTRODUÇÃO APRESENTAÇÃO 1.1. A REAG Gestora

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As marcas no Brasil Diogo Dias Teixeira* Certamente uma das principais providências que devem ser tomadas antes de se iniciar um negócio, senão a principal, é proteger a marca e

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 251, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 251, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 251, DE 05 DE SETEMBRO DE 2018 Estabelece critérios mínimos para aplicação de Tarifa Residencial Social pelos prestadores dos serviços de saneamento, no âmbito dos municípios associados

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CASA DO ESTUDANTE

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CASA DO ESTUDANTE REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE CASA DO ESTUDANTE CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - A Biblioteca da Faculdade Casa do Estudante, através de suas instalações, do seu acervo, de seus recursos

Leia mais

MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados

MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados MINISTÉRIO DA FAZENDA Superintendência de Seguros Privados CIRCULAR SUSEP N o 376, de 25 de novembro de 2008. Regula a operacionalização, a emissão de autorizações e a fiscalização das operações de distribuição

Leia mais

CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS CIRCULAR SUSEP Nº 509, DE

CAPÍTULO III - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS CIRCULAR SUSEP Nº 509, DE CONTEÚDO CAPÍTULO I - DO REGISTRO DOS ATIVOS GARANTIDORES DAS PROVISÕES TÉCNICAS E DOS FUNDOS CAPÍTULO II - DA AUTORIZAÇÃO DE ACESSO A CARTEIRA DE INVESTIMENTOS DAS SOCIEDADES SUPERVISIONADAS CAPÍTULO

Leia mais

Patrícia Barbosa. MCs, MCEs e IGs: abordagens conceituais e suas aplicações no Agronegócio

Patrícia Barbosa. MCs, MCEs e IGs: abordagens conceituais e suas aplicações no Agronegócio Patrícia Barbosa MCs, MCEs e IGs: abordagens conceituais e suas aplicações no Agronegócio INPI GT Marcas Coletivas, de Certificação e contextos especiais O mercado atual Consumidores inversos a globalização:

Leia mais

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014

ANO 123 Nº PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 ANO 123 Nº 15 28 PÁG. - BELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2015 RESOLUÇÃO CONJUNTA SEMAD-IGAM Nº 2257 DE 31 DE DEZEMBRO DE 2014 Estabelece os procedimentos para o cadastro de barragem, barramento

Leia mais

REGIMENTO INTERNO FETRANSCOOP/MG COMITÊ DO TÁXI. 1 a EDIÇÃO

REGIMENTO INTERNO FETRANSCOOP/MG COMITÊ DO TÁXI. 1 a EDIÇÃO REGIMENTO INTERNO FETRANSCOOP/MG COMITÊ DO TÁXI 1 a EDIÇÃO JUNHO DE 2008 CAPITULO l - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART.1º O objetivo deste Regimento Interno é disciplinar o relacionamento organizacional

Leia mais