TEMAS DE TCC S EM CÊNCIAS CONTÁBEIS 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMAS DE TCC S EM CÊNCIAS CONTÁBEIS 1"

Transcrição

1 TEMAS DE TCC S EM CÊNCIAS CONTÁBEIS 1 Maria Margarete Baccin Brizolla 2, Lauri Basso 3, Caroline Keidann Soschinski 4. 1 Assessoria e Serviços de Contabilidade para Entidades Sem Fins Lucrativos e Empreendimentos da Economia Solidária 2 professora, mestre e coordenadora do Curso de graduação em Ciências Contábeis, marga.brizolla@unijui.edu.br 3 professor, mestre, laurib@unijui.edu.br., 4 aluna do Curso de Ciências Contábeis e bolsista Pibex, carolinesoschinski@yahoo.com.br. Introdução Na consecução de suas finalidades a Contabilidade tem o propósito de oferecer informações sobre a composição do patrimônio da entidade, suas variações, e ainda sobre a formação do resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Os serviços de contabilidade se constituem de procedimentos de registros das transações ocorridas na entidade. Esses serviços têm a função de registrar os atos e fatos de gestão de natureza econômico-financeira que afetam o patrimônio, possibilitando o controle e a avaliação, com a geração de informações para o processo de tomada de decisão. A Ciência Contábil possui técnicas específicas em seus procedimentos e até é considerada como arte diante das peculiaridades em seu fazer. A Ciência Contábil na visão de Medeiros (2012) tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios. O curso de Ciências Contábeis na Unijuí teve seu início no ano de Teve sua autorização para funcionamento pelo Decreto nº de 21/10/75, sendo que a primeira turma prestou vestibular no segundo semestre daquele mesmo ano e seu reconhecimento ocorreu em 21/09/79, pela Portaria Ministerial n. 929 de 14/09/79 sendo ministrado no regime regular noturno, com uma carga de horas/aula. O objetivo do curso é formar o bacharel em Ciências Contábeis com profundos conhecimentos da ciência, das técnicas e das práticas contábeis, capacitado a atuar técnica e eticamente responsável no gerenciamento e controle de empreendimentos e no processo de geração, análise e comunicação de informações contábeis gerenciais.

2 O Objetivo desse estudo é identificar quais são os temas preferidos pelos alunos concluintes do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí, realizado a partir do levantamento disponível na secretaria da Coordenação do Curso e que foram objetos do trabalho de conclusão do curso das turmas de concluintes dos últimos três anos. Metodologia O estudo foi realizado tendo como base a revisão da literatura sobre conceitos das Ciências Contábeis e características do Curso. O estudo pode ser categorizado como pesquisa bibliográfica e exploratória, pois se buscou conceitos de contabilidade e aqueles relacionados ao tema dos trabalhos de conclusão do curso. Também pode ser relacionado como uma pesquisa descritiva, pois se buscou evidenciar e descrever o número de trabalhos realizados no último triênio em cada uma das áreas prioritárias de atuação profissional. Pode o estudo também ser classificado como análise documental em razão de que os dados foram coletados junto a Secretaria de Coordenação do Curso e agrupados em tabelas, sendo uma onde os temas foram agrupados de acordo com os setores da Economia e outra pelas diferentes áreas de atuação profissional do Bacharel. Também se utilizou de uma abordagem quantitativa para responder aos procedimentos de estatística básica. O número de alunos que concluíram o curso com elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso no ano de 2011 foi de 43, no ano de 2012 foi de 46 e no ano de 2013 novamente foram 43 concluintes, perfazendo no triênio 142 trabalhos de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis na Unijuí. Resultados e discussão Os serviços contábeis utilizam metodologia própria para resumir e acumular os dados relacionados com o patrimônio das entidades. Fornecem informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos, contribuindo para o controle do patrimônio, bem como evidenciando o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade. A gestão de uma empresa é uma tarefa complexa e sempre envolve a movimentação de recursos financeiros, assim, necessita de uma adequada estrutura de informações confiáveis, e a contabilidade é a principal delas. A contabilidade alcança sua finalidade através do registro de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio da empresa, objetivando assegurar seu controle e fornecer aos seus administradores as informações necessárias à tomada de decisão. O registro de todas as ocorrências patrimoniais é feito pela contabilidade através da técnica que lhe é própria, chamada de escrituração (SEBRAE, 2012, p. 2).

3 Também o ato de fazer contabilidade pode contemplar uma dimensão de arte, pois é a arte de registrar as transações de uma companhia que possam ser expressas em termos monetários. É também a arte de informar os reflexos dessas transações na situação econômico-financeira dessa companhia (GOUVEIA, 1984, p. 01). Alguns autores afirmam que um único conjunto de normas contábeis não pode satisfazer as necessidades de informação de usuários internos e externos das empresas e ser consistentemente cumpridas em ambiente global diversificado (CARLSON, 1997 e BRADSHAW; MILLER, 2002). Nesse sentido faz-se necessário identificar as demandas de cada tipo de usuário, a fim de procurar atende-los de modo satisfatório, considerando que os serviços de contabilidade se constituem de procedimentos de registros das transações ocorridas na entidade. Considera-se que integram o currículo do curso de graduação em Ciências Contábeis todas as teorias, técnicas e procedimentos que objetivam a geração de informações sobre quaisquer entidades, em termos econômicos, financeiros, patrimoniais e também sócio-ambientais, com vistas a dar suporte às tomadas de decisão, no processo administrativo-gerencial. No curso de Ciências Contábeis desenvolvido na Unijuí, o ensino da Contabilidade tem por finalidade instrumentalizar teórica e tecnicamente o aluno, para que no exercício profissional possa desenvolver, com eficiência e eficácia, as atividades pertinentes ao conhecimento contábil. Busca-se a formação de um indivíduo técnico, porém com uma formação plena do homem como cidadão e agente na sociedade. Busca-se a formação integral do bacharel em Ciências Contábeis que é considerada por autores e pedagogos como requisito inalienável na educação superior. No desenvolvimento dos conteúdos dos componentes curriculares, dependendo de sua natureza, são, em geral, utilizados os diversos métodos e técnicas de aula, definidos pelo professor no planejamento de ensino como as aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, pesquisa bibliográfica, pesquisa empírica da realidade, produção de textos, trabalhos de grupos, seminários, exercícios de fixação de conteúdos sobre práticas simuladas, estudo e resolução de casos, trabalhos em laboratório, trabalhos extraclasse em escritórios de contabilidade e, ou junto a empresas, visitas, simpósios, palestras, jornadas de pesquisa e extensão. Na etapa final da graduação há a necessidade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, trabalho este que representa o resultado de um estudo experimental ou exposição de um relatório científico, como forma de expressar conhecimento de um tema único e bem delimitado em sua extensão, visando reunir, analisar e interpretar informações. O Trabalho deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do acadêmico, além disso, deve ser construído sob a coordenação de um professor orientador.

4 O artigo segundo do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Ciências Contábeis da Unijuí, explicita que são objetivos do TCC: a) oportunizar um momento de revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos, com a finalidade de levar o formando do curso de Ciências Contábeis a aprimorar o seu projeto de vida profissional; b) oportunizar momentos para que o acadêmico possa produzir um trabalho técnico-científico decorrente da teorização de sua prática profissional, de estudos e, ou pesquisas realizadas na literatura especializada do conhecimento contábil; ou ainda, decorrente de observações e análises de situações, hipóteses, dados e outros aspectos contemplados pela prática e pela teoria contábil; c) contribuir para o aperfeiçoamento técnico, profissional e cultural do formando do curso de Ciências Contábeis (Unijuí, PPC do Curso de Ciências Contábeis, 2010). Os trabalhos dos acadêmicos de conclusão do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí foram categorizados a partir de duas etapas: A primeira por critérios mais amplos classificada por ramos da economia, como Agropecuária, Agroindústria, Indústrias, Serviços, Comércio e Setor Público, e a segunda em critério mais específico, por áreas de Formação Profissional, que seriam a Análise da Viabilidade Econômica e Financeira, a Análise de Balanços, Auditoria, Contabilidade e Orçamento Público, Custos, Perícia Contábil, Planejamento Tributário, Plano de Negócios e Sistema de Informações Contábeis Gerenciais. Esse estudo evidencia inicialmente as áreas da Economia onde os estudos dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Ciências Contábeis foram realizados nos anos de 2011, de 2012 e de 2013, período em que 142 bacharéis foram diplomados. O quadro 1 apresenta o número de trabalhos de conclusão do curso de Ciências Contábeis nos últimos três anos realizados por área da economia.

5 Quadro 1 - Curso de Ciências Contábeis: TCC s por Setor da Economia de 2011 a 2013 Observa-se pela análise do quadro 1 que há uma distribuição entre seis áreas da economia, com concentração de estudos realizados entre o setor de serviços e o comércio que no conjunto abarcam 60% dos TCC nos últimos três anos, que corresponde a 80 trabalhos. O setor de serviços teve no período 44 trabalhos de conclusão e o comércio foi objeto de 36 estudos no triênio. O setor da agropecuária aparece com 15% dos trabalhos realizados no triênio, enquanto que o setor da indústria aparece com 13%. O setor público teve 17 trabalhos que representam 8% do total e ainda a agroindústria que teve 4% dos trabalhos de conclusão do Curso. O quadro 2 apresenta a distribuição dos temas abordados pelos Trabalhos de Conclusão do curso de Ciências Contábeis no período de 2011 a 2013 por área de formação do Bacharel. Quadro 2 - Curso de Ciências Contábeis: TCC s por Área de Formação Profissional Observa-se pela análise da distribuição dos TCC que a área de formação profissional em Custos concentra 33% dos trabalhos desenvolvidos no triênio, sendo realizados na área 44 TCC s com média de 15 trabalhos ao ano. Na sequência aparece a área de Sistema de Informações Contábeis

6 com 20 trabalhos no período e que representam 15% dos TCC s realizados no período com média de 7 trabalhos por ano, seguido da temática de Análise de Viabilidade Econômica e Financeira que abarca 11% dos estudos realizados no triênio. Seguem-se os trabalhos realizados nas áreas de Auditoria, Plano de Negócios, Planejamento Tributário, Análise de Balanços e Perícia e ainda os trabalhos relacionados com a temática da Contabilidade e do Orçamento Público. Conclusões O Curso de Ciências Contábeis na Unijuí está para comemorar 40 anos da realização de seu primeiro vestibular que ocorreu no segundo semestre do ano de Nesse período mais de bacharéis em ciências Contábeis foram diplomados pela Unijuí. Esse estudo teve como objetivo identificar e apresentar os temas dos Trabalhos de Conclusão do Curso realizados no triênio 2011/2013. Verificou-se que no período foram realizados 132 trabalhos, sendo que 60% deles foram desenvolvidos nas áreas de serviços e do comércio onde foram realizados 44 estudos. Observou-se também que á área de atuação profissional de Custos respondeu por 44 trabalhos no triênio e representa 33% dos trabalhos de conclusão de Curso, sendo que em média, são realizados 15 estudos na área por ano. Constata-se que as temáticas priorizadas como temas de realização dos Trabalhos de Conclusão do curso de Ciências Contábeis na Unijuí, no triênio 2011/2013 é a área Gerencial, mais especificamente de Custos. Palavras-Chave Contabilidade; Pesquisas; Formação; Atuação profissional. Referências Bibliográficas BRADSHAW, M.T. e G. S. MILLER. Accounting Standards são suficiente para Garantir o cumprimento das evidências de fora dos EUA. Harvard Business School CARLSON P. Avançando a harmonização das normas internacionais de contabilidade: Explorando um caminho alternativo. International Journal of Accounting. n. 32 (3), p CFC Conselho Federal de Contabilidade. NBC TG 27. Brasília: CFC, GOUVEIA, Nelson. Contabilidade Básica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, MEDEIROS, Valdeci. Contabilidade. Disponível em: ( s_servicos/contabilidade/conceitos.htm). Acesso em 3 de dezembro de 2012.

7 SEBRAE. Disponível em: Acesso em 20 de dezembro de UNIJUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis: versão Ijuí: Dacec, 2010.

DESEMPENHO ECONÔMICO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS 1

DESEMPENHO ECONÔMICO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS 1 DESEMPENHO ECONÔMICO DE ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS 1 Claudia Siqueira Reinaldo 2, Job Malanga Mafuco 3, Marcelo Luís Didoné 4, Lauri Basso 5 1 Projeto de Extensão Assessoria em Gestão Empresarial e Serviços

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 1 Prof. Cláudio Alves Tendo em vista o processo de internacionalização que está acontecendo com a Contabilidade

Leia mais

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse:

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse: INTRODUÇÃO AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado

Leia mais

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS EM ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR 1 ACCOUNTING AND ANALYSIS OF BALANCES IN A THIRD SECTOR ENTITY

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS EM ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR 1 ACCOUNTING AND ANALYSIS OF BALANCES IN A THIRD SECTOR ENTITY CONTABILIDADE E ANÁLISE DE BALANÇOS EM ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR 1 ACCOUNTING AND ANALYSIS OF BALANCES IN A THIRD SECTOR ENTITY Maria Margarete Baccin Brizolla 2, Roselaine Filipin 3, Lauri Basso 4, Nadia

Leia mais

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso;

a) oportunizar a revisão, aprofundamento, sistematização e integração de conteúdos adquiridos no Curso; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - BACHARELADO (DIURNO e NOTURNO) NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no de 04/07/01 DOU de 09/07/01. Componente Curricular: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: CONTABILIDADE DO TERCEIRO SETOR Código: CTB-306 Pré-requisito:... Período Letivo: 2014.2

Leia mais

FACAL - CALENDÁRIO DE PROVAS

FACAL - CALENDÁRIO DE PROVAS CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO 1º PERÍODO Disciplinas 1º EX 2º EX 2ª CH Final Teoria Geral da Administração I 03/04 29/05 05/06 12/06 Leitura e Produção textual 30/03 18/05 25/05 01/06 Métodos Quantitativos

Leia mais

110 - MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual. Administração Economia

110 - MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual. Administração Economia MATRIZ CURRICULAR UNIFICADA DO EM VIGOR A PARTIR DE 2009 Anual Teórica Prática CHT Matemática - Administração 2 55-55 Economia - Português 2 55-55 Instituições de Direito Público e Privado 2 55-55 Sociologia

Leia mais

Bacharelado em Administração/HORÁRIO

Bacharelado em Administração/HORÁRIO Bacharelado em /HORÁRIO 2016.1 7-8:50 Organizacionais I IDPP Organizacionais I (T01) (T01) IDPP 1º 8:50-10:40 Introdução à Filosofia Introdução à Filosofia Matemática I Iniciação Científica (T01) Matemática

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Lei n 10.180-2001 Parte 2 Prof. Cláudio Alves O Sistema de Contabilidade Federal visa a evidenciar a situação orçamentária, financeira e patrimonial da União. O Sistema

Leia mais

INBS - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. Conheça nossos cursos online, clique aqui.

INBS - Instituto Brasileiro de Sustentabilidade - Todos os direitos reservados. Conheça nossos cursos online, clique aqui. Capítulo 4. CONTABILIDADE EM SI CONCEITOS DE CONTABILIDADE A contabilidade vem buscando novas formas de comunicar os recursos que compõem o patrimônio das entidades e suas variações. Para isso, utiliza-se

Leia mais

EVIDENCIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO DE ENTIDADE SOCIAL 1

EVIDENCIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO DE ENTIDADE SOCIAL 1 EVIDENCIAÇÃO DO DESEMPENHO FINANCEIRO DE ENTIDADE SOCIAL 1 Roselaine Filipin 2, Lauri Basso 3, Caroline Keidann Soschinski 4, Marcelo Luís Didoné 5. 1 Projeto de Extensão Assessoria em Gestão Empresarial

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Administração Campus: Teresópolis Missão O curso de Graduação em Administração tem como missão formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora:

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Para isso contamos com a contabilidade essa que vamos conhecer agora: CONCEITO DE CONTABILIDADE O que vamos ver a seguir nos mostra que com o conhecimento do ciclo de vida da empresa, conseguimos tomar decisões que consistem em conduzi-la ao sucesso. Portanto, há duas preocupações

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 117, DE 29 DE MARÇO DE 2017 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1.2.4.3.1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES APRESENTAÇÃO Em conformidade com o Parecer CES/CNE 0146/2002, homologada em 13 de maio de 2002, os Cursos de Graduação devem privilegiar as competências intelectuais

Leia mais

Dissertação - Implicações da adequação da Contabilidade pública brasileira às normas internacionais de contabilidade

Dissertação - Implicações da adequação da Contabilidade pública brasileira às normas internacionais de contabilidade Acadêmica : Nara Cristina Elias Dissertação - Implicações da adequação da Contabilidade pública brasileira às normas internacionais de contabilidade A Contabilidade, na qualidade de metodologia especialmente

Leia mais

Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato

Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade. Contabilidade - Prof: Fernando Aprato Conceito, Campo, Objeto, Funções e Finalidade da Contabilidade Contabilidade - Prof: Fernando Aprato 1. Conceito de Contabilidade Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla, demonstra e interpreta

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Lançamento e Registro Contábil Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Resolução CFC nº 1.132/08, que aprova a NBC T 16.5 Registro Contábil estabelece critérios para o registro

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O currículo, ora alterado, será implantado no início do ano letivo de 2001, para os matriculados nas 3ª e 4ª séries.

R E S O L U Ç Ã O. Artigo 2º - O currículo, ora alterado, será implantado no início do ano letivo de 2001, para os matriculados nas 3ª e 4ª séries. RESOLUÇÃO CONSEPE 53/2000 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, REGIME SERIADO ANUAL, TURNO NOTURNO, DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA.

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO CONTÁBIL COM ÊNFASE EM AUDITORIA E PERÍCIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO CONTÁBIL COM ÊNFASE EM AUDITORIA E PERÍCIA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Autorizada pela Portaria nº 3.892 - MEC DOU 26.11.2004 CNPJ N 05.845.288/0001-19 A Missão da Faculdade Católica Santa Teresinha

Leia mais

GRENAL DAS CONTAS A PAGAR 1 GRANTS OF ACCOUNTS THE TO PAY

GRENAL DAS CONTAS A PAGAR 1 GRANTS OF ACCOUNTS THE TO PAY GRENAL DAS CONTAS A PAGAR 1 GRANTS OF ACCOUNTS THE TO PAY Job Malanga Mafuco 2, Nadia Dalla Rosa 3, Marcelo Luis Didoné 4, Lauri Basso 5 1 PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO: GESTÃO SOCIAL E CIDADANIA SUBPROJETO

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2000

RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2000 RESOLUÇÃO CONSEPE 55/2000 ALTERA O CURRÍCULO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, REGIME SERIADO SEMESTRAL, TURNO NOTURNO, DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, JURÍDICAS E ADMINISTRATIVAS, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA.

Leia mais

CONTABILIDADE RURAL E MEIO AMBIENTE 1

CONTABILIDADE RURAL E MEIO AMBIENTE 1 CONTABILIDADE RURAL E MEIO AMBIENTE 1 Lauri Basso 2, Maria Margarete Baccin Brizolla 3, Caroline Keidann Soschinski 4, Augusta Linassi Regasson 5. 1 Projeto de Extensão Assessoria e Serviços de Contabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Prof. Cláudio Alves De modo simplificado podemos dizer que o Subsistema de Contas é um elaborado banco de dados, organizado com o objetivo final de prestar informações

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO EXTENSÃO E. E. INDIA VANUÍRE Código: 9136 Município: Tupã Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnica

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão Curso Administração Campus: Angra dos Reis SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão Formar profissionais, éticos, criativos e empreendedores, com competências e habilidades técnicas, humanas e conceituais, visão

Leia mais

MENTORIA ESTRATÉGICA PARA O EXAME CFC

MENTORIA ESTRATÉGICA PARA O EXAME CFC 1 MENTORIA ESTRATÉGICA PARA O EXAME CFC 2019.1 1 - SIMULADO: Considerações: É com imensa alegria que iremos iniciar o primeiro Simulado da Mentoria Estratégica. O Simulado 01 abrangerá assuntos estudados

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO 15. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SEMESTRE DISCIPLINAS Créditos Total Teórica Carga Horária Total C.H. Crédito Teórico C.H. Crédito PRÉ-REQUISITO Introdução a Filosofia Leitura e Produção Textual Básica Geral

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº152/consepe de )

MATRIZ CURRICULAR (Anexo I Resolução nº152/consepe de ) Ingressantes: 2019/1 1º Semestre /A /R Administração 04 80 - Dimensões Políticas e Sociais nas Organizações 02 40 - Direito Empresarial 02 40 - Economia 04 80 - Psicologia do Trabalho (EAD) 04-80 2º Semestre

Leia mais

Bacharelado em Administração Horários º SEMESTRE

Bacharelado em Administração Horários º SEMESTRE Bacharelado em Horários 2017.2 1º SEMESTRE 1º ADM202 - Comunicação MAT013 - Matemática I ADMF54 - Estudos Organizacionais I DIR159 Instituição de Direito Público e Privado FCH001 - Introdução à Filosofia

Leia mais

CONTADOR: EMPREENDEDOR IMPRESCINDÍVEL

CONTADOR: EMPREENDEDOR IMPRESCINDÍVEL Código / Nome da Disciplina: CONT-0001 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA Carga Horária: 72 HORAS Período: 1º PERÍODO Professor: RANNIEL MARTINS SILVA Bacharelando (a): Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS Data: / /2013.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA - 7ª Edição

ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA - 7ª Edição ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA - 7ª Edição 1. Curso: Curso de Pós-Graduação em nível de ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA e AUDITORIA 7ª Edição 2. Justificativa

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO

Leia mais

Bacharelado em Administração/HORÁRIO º SEMESTRE

Bacharelado em Administração/HORÁRIO º SEMESTRE 1º Bacharelado em /HORÁRIO 2018.1 1º SEMESTRE DIR159 DIR159 Instituição ADM202 - Comunicação Instituição de ADM202 - Comunicação de Direito Público e Direito Público e MAT013 - Matemática I FCH001 - Introdução

Leia mais

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AUXÍLIO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO Solange Gaiardo Alves 1 INTRODUÇÃO Itacir Alves da Silva 2 Esta pesquisa apresenta como tema

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Matriz Curricular A matriz curricular é um referencial para as atividades em Ciências que fomenta a reflexão e orientação garantindo a coerência das políticas de melhoria da qualidade da educação bem como

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: DR. JOSÉ LUIZ VIANA COUTINHO Código: 073 Município: JALES/ SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público NBC T 16 Parte 2 Prof. Cláudio Alves NBC T 16.6 - RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.133/08 Demonstrações Contábeis. Entende-se por: Circulante:

Leia mais

Trabalho desenvolvido na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis I 2

Trabalho desenvolvido na disciplina de Análise das Demonstrações Contábeis I 2 ANÁLISE DE ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA LOJAS MARISA S.A. DOS ANOS (2014, 2015 E 2016) 1 ANALYSIS OF STRUCTURE OF THE FINANCIAL STATEMENTS OF THE LOJAS MARISA S.A. OF YEARS COMPANY

Leia mais

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica.

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica. 1ª Série 6ADM067 ADMINISTRAÇÃO Fundamentos da administração. A empresa como um sistema. As funções administrativas: planejamento, organização, direção e contro le. Sub-sistemas empresariais. Estruturas

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Ciências Contábeis Campus: Teresópolis Missão A missão do curso é formar profissionais em Ciências Contábeis com elevada competência técnica, crítica, ética e social,

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Prof. Régio Ferreira CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE. (PLT Páginas 15 a 33)

CONTABILIDADE GERAL. Prof. Régio Ferreira CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE. (PLT Páginas 15 a 33) CONTABILIDADE GERAL Prof. Régio Ferreira CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE (PLT Páginas 15 a 33) OBJETIVOS DO CAPÍTULO Entender a importância da contabilidade nos processos decisórios das organizações;

Leia mais

Pesquisa da Disciplina de Ciências Sociais Aplicada Do Curso de Ciências Contábeis 2

Pesquisa da Disciplina de Ciências Sociais Aplicada Do Curso de Ciências Contábeis 2 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E OS TEMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO: ANÁLISE DAS ÁREAS DE APLICAÇÃO DOS ESTUDOS 1 COURSE OF ACCOUNTING SCIENCES AND THE WORKING ISSUES OF CONCLUSION: ANALYSIS OF THE AREAS OF

Leia mais

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO

COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO ORGANIZAÇÃO DO CURSO COERÊNCIA DO CURRÍCULO COM O PERFIL DESEJADO DO EGRESSO O currículo do curso pretende manter coerência com o perfil profissional, pois além de conjugar as atividades teóricas e práticas,

Leia mais

Professor Claudio Zorzo

Professor Claudio Zorzo Professor Claudio Zorzo CONTABILIDADE Conceito, objeto, objetivo, finalidade, usuários, técnicas contábeis e campo de atuação da contabilidade CONCEITO O primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas,

Leia mais

Autores: Marcello Sartore de Oliveira Pâmela Silva de Azevedo

Autores: Marcello Sartore de Oliveira Pâmela Silva de Azevedo Autores: Marcello Sartore de Oliveira Pâmela Silva de Azevedo A Contabilidade está sendo ministrada pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e exigido o seu conhecimento pelo C.F.C., através do Exame

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO E CONTABILIDADE FISCAL

PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO TRIBUTÁRIO E CONTABILIDADE FISCAL PÓS-GRADUAÇÃO Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade e das pessoas. Trabalhamos para promover o desenvolvimento

Leia mais

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Conceito, objeto, objetivo, finalidade, usuários, técnicas contábeis e campo de atuação da contabilidade.

CONCEITO DE CONTABILIDADE. Conceito, objeto, objetivo, finalidade, usuários, técnicas contábeis e campo de atuação da contabilidade. CONCEITO DE Conceito, objeto, objetivo, finalidade, usuários, técnicas contábeis e campo de atuação da contabilidade. Conceito O primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado na cidade do Rio

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Contábeis

Currículo do Curso de Ciências Contábeis Currículo do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil é habilitado a desenvolver, analisar e efetivar

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADOR Vagner Alves Arantes

UFV Catálogo de Graduação CIÊNCIAS CONTÁBEIS. COORDENADOR Vagner Alves Arantes UFV Catálogo de Graduação 2015 67 CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENADOR Vagner Alves Arantes vagner.arantes@ufv.br 68 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Matriz Curricular A matriz curricular é um referencial para as atividades em Ciências Contábeis que fomenta a reflexão e orientação garantindo a coerência das políticas de melhoria da qualidade da educação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 2. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Teoria da Contabilidade Parte 2. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Teoria da Contabilidade Parte 2 Prof. Cláudio Alves PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE Teoria da Contabilidade - Parte 2 Conforme já estudamos em aulas anteriores, eles representam

Leia mais

Bacharelado em Administração/HORÁRIO º SEMESTRE

Bacharelado em Administração/HORÁRIO º SEMESTRE 1º Bacharelado em /HORÁRIO 2017.1 1º SEMESTRE DIR159 DIR159 Instituição ADM202 - Comunicação Instituição de ADM202 - Comunicação de Direito Público e Direito Público e Privado Privado (T03) (T03) MAT013

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS FINAIS 1º SEMESTRE/2018 TURMA FB1A-1BN E FB1C-1BN

CALENDÁRIO DE PROVAS FINAIS 1º SEMESTRE/2018 TURMA FB1A-1BN E FB1C-1BN TURMA FB1A-1BN E FB1C-1BN 19:00/20:40 TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO AULA 20:55/22:35 METODOS E TECNICAS DE PROVAS PROVA 19:00/20:40 METODOS E TECNICAS DE PROVAS AULA 20:55/22:35 FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado. Campo de

Matriz Curricular do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado. Campo de Matriz Curricular do Curso de Ciências Bacharelado 1º SEMESTRE Eixo Componentes Curriculares Campo de Carga Pré-requisito Formação Horária Introdutória FP - Leitura e Prática de Produção FB - Linguagens

Leia mais

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA ENTENDENDO AS PRINCIPAIS PEÇAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE DESCOMPLICADA O objeto contábil Accounting follows economics Captura Qual o papel da Contabilidade? Seria então o contador

Leia mais

Currículo do Curso de Ciências Contábeis

Currículo do Curso de Ciências Contábeis Currículo do Curso de Ciências Contábeis Bacharelado ATUAÇÃO O Contador, dotado de uma visão sistêmica, holística e interdisciplinar da atividade contábil é habilitado a desenvolver, analisar e efetivar

Leia mais

Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa

Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa Diretoria de Educação Continuada MBA - GESTÃO FINANCEIRA Auditoria Operacional e Contábil Prof. André Corrêa PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTA AULA: 1. Estudar as normas de auditoria, sendo elas: profissionais,

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte 2 Prof. Cláudio Alves Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN),

Leia mais

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU

Contabilidade Avançada. Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU Contabilidade Avançada Prof. Esp. Geovane Camilo dos Santos Mestrando em Contabilidade e Controladoria UFU E-mail: geovane_camilo@yahoo.com.br Questões Sala de aula Consolidação das Demonstrações Contábeis

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Prof. Cláudio Alves Tendo em vista as significativas transformações rumo à convergência aos padrões internacionais, a ciência contábil no Brasil vem passando por muitas

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Etec Plano de Curso N 288 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10.09.2015 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.

CONTABILIDADE. O OBJETO da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração. 1 CONTABILIDADE 1.1 CONCEITO É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação

Leia mais

CONCEITO CIÊNCIA SOCIAL OBJETO DA CONTABILIDADE PATRIMÔNIO

CONCEITO CIÊNCIA SOCIAL OBJETO DA CONTABILIDADE PATRIMÔNIO CONCEITO CIÊNCIA SOCIAL OBJETO DA PATRIMÔNIO Esta aula dará início ao bloco de estudos de Contabilidade. Nesse primeiro momento, serão abordados seus conceitos, objetivos, finalidade, usuários, técnicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CIÊNCIAS ECONÔMICAS 1ª SÉRIE - 2017/1 1. Curso: Curso: Missão do curso: Perfil profissiográfico: CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : CIÊNCIAS CONTÁBEIS. CRÉDITOS Obrigatórios: 136 Optativos: 16. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:28:06 Curso : CIÊNCIAS

Leia mais

ANEXO I - A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO

ANEXO I - A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO 33 ANEXO I - A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO, BACHARELADO Das Vagas: São oferecidas 125 (cento e vinte e cinco) vagas para o Curso de Graduação em Administração, divididas em duas turmas, uma diurna, com 50

Leia mais

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis

Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Curso: Bacharelado em Ciências Contábeis Módulo: Formação Humanística números de variáveis, com as respectivas abrangendo NF-301 Projeto Experimental de Grupo 40 2 CC-100 Contabilidade Básica 40 2 NF-119

Leia mais

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015

Ensino Técnico. PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Código: 0262 ETECANHANQUERA Município:Santana de Parnaíba Componente Curricular: Contabilidade Pública Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Módulo:

Leia mais

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada.

Coleção. Resumos para. Concursos. Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione. Alexandre Ogata. Contabilidade Geral 3 ª. revista atualizada. Coleção Resumos para 33 Concursos Organizadores Frederico Amado Lucas Pavione Alexandre Ogata Contabilidade Geral 3 ª edição revista atualizada 2019 Capítulo 1 CONCEITO DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO 1.

Leia mais

ENADE e a proposta curricular do CFC: um estudo em cursos de Ciências Contábeis brasileiros

ENADE e a proposta curricular do CFC: um estudo em cursos de Ciências Contábeis brasileiros ENADE e a proposta curricular do CFC: um estudo em cursos de Ciências Contábeis brasileiros Vanessa Ramos da Silva UFU (vanessaramossilva@hotmail.com) Gilberto José Miranda UFU (gilbertojm@ufu.br) Janser

Leia mais

AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2

AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2 AUDITORIA CONTÁBIL RAFAEL E. MAYER 1 RAFAEL GRUETZMANN¹ ODIR L. FANK 2 Palavras-Chave: Auditoria Contábil. Parecer do Auditor para uma boa Gestão. Organização. Auditoria Interna e Externa. 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes

AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL. NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes AGENTE DA POLÍCIA FEDERAL NOÇÕES DE CONTABILIDADE Profª. Camila Gomes Edital NOÇÕES DE CONTABILIDADE 1. Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2. Patrimônio: componentes, equação fundamental

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstrações Contábeis. Demonstração do Resultado Abrangente. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstrações Contábeis Demonstração do Resultado Abrangente Prof. Cláudio Alves Demonstração do Resultado do Exercício Parte 2 Demonstração do Resultado Abrangente Esta demonstração

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 2010

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 2010 1 REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS 2010 BARRA DO GARÇAS/2010 2 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 1.0. ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 3 1.1. REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES...

Leia mais

FLUXO DE CAIXA PARA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS 1

FLUXO DE CAIXA PARA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS 1 FLUXO DE CAIXA PARA ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS 1 Ivanildo Scheuer 2, Lauri Basso 3, Marcelo Luis Didoné 4. 1 Projeto de Extensão Assessoria em Gestão Empresarial e Serviços de Contabilidade para Entidades

Leia mais

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica

O Papel da Controladoria sob o Enfoque da Gestão Econômica O Papel da sob o Enfoque da Gestão Econômica Prof. Carlos Alberto Pereira : necessidade ou modismo??? Foco: para se alcançar os objetivos é preciso clarificá-los Sinergia: a otimização isolada das partes

Leia mais

G U I A D O T R I B U T A R I S T A

G U I A D O T R I B U T A R I S T A G U I A D O T R I B U T A R I S T A O que faz o tributarista: Garante que normas referentes à arrecadação de impostos e obrigações tributárias sejam cumpridas. Pode atuar como responsável por processos

Leia mais

No ano de 2009, a participação da FACHASUL no ENADE (Exame Nacional do Desempenho.

No ano de 2009, a participação da FACHASUL no ENADE (Exame Nacional do Desempenho. É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios de uma empresa (compras,

Leia mais

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.):

NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): NÚCLEO COMUM 2 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): USCS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR A PARTIR DE 2018 NÚCLEO COMUM 1 (ADM, COMEX, C.ECON., C.CONTÁB.): 1º. SEMESTRE Introdução à Microeconomia 40 Introdução ao Comércio Exterior 40 Introdução

Leia mais

A DINÂMICA DE ACUMULAÇÃO E DE REPRODUÇÃO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DE PANAMBI 1

A DINÂMICA DE ACUMULAÇÃO E DE REPRODUÇÃO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DE PANAMBI 1 A DINÂMICA DE ACUMULAÇÃO E DE REPRODUÇÃO DE EMPRESAS INDUSTRIAIS DE PANAMBI 1 Jose Valdemir Muenchen 2, Andressa Schneider Caetano Van Ass 3, Caroline De Morais 4, Martin Ledermann 5, Nelson José Thesing6

Leia mais

Fernanda Natalia Da Rosa 2, Professor Mestre Gustavo Arno Drews 3. Introdução

Fernanda Natalia Da Rosa 2, Professor Mestre Gustavo Arno Drews 3. Introdução COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE A NECESSIDADE DO MERCADO E A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIJUÍ CAMPUS IJUÍ 1 Fernanda Natalia Da Rosa 2, Professor

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Noções Gerais. Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Noções Gerais Conceito, Objeto, finalidade e usuários Parte 1 Prof. Cláudio Alves É a ciência que adota uma metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC Nº 751 de 29 de dezembro de 1993(1) Dispõe sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 234 aprovado pela portaria Cetec nº 177 de 26/09/2013 Etec Professora Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL CIÊNCIAS CONTÁBEIS BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

Modelo Conceitual de Custos no Setor Público Brasileiro. Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON

Modelo Conceitual de Custos no Setor Público Brasileiro. Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON Modelo Conceitual de Custos no Setor Público Brasileiro Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON Índice 1 2 Porque Utilizar Custos no Setor Público Contexto Econômico 3 Modelo de Custos no Setor

Leia mais

BREVE HISTÓRICO OBJETIVOS ESTRUTURA DO CURSO

BREVE HISTÓRICO OBJETIVOS ESTRUTURA DO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO PEDAGÓGICO PERÍCIA CONTÁBIL E AUDITORIA BREVE HISTÓRICO A Universidade Candido Mendes UCAM, criada e mantida pela Sociedade Brasileira de Instrução SBI, fundada em 1902,

Leia mais

EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS BIOLÓGICOS E MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO EM UMA PROPRIEDADE RURAL 1

EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS BIOLÓGICOS E MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO EM UMA PROPRIEDADE RURAL 1 EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS BIOLÓGICOS E MENSURAÇÃO A VALOR JUSTO EM UMA PROPRIEDADE RURAL 1 Caroline Keidann Soschinski 2, Josiane De Oliveira Schlotefeldt 3, Maria Margarete Baccin Brizolla 4. 1 Projeto de

Leia mais

Atividades complementares:

Atividades complementares: Atividades complementares: As Atividades Curriculares Complementares, Científicas e Culturais são um componente curricular obrigatório enriquecedor do perfil do formando e que deverão possibilitar o desenvolvimento

Leia mais

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE CARUARU

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE CARUARU a) INFORMAÇÕES GERAIS: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE CARUARU NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS (ANEXO 18 FLUXO DE CAIXA DA LEI Nº 4.320/64 - MCASP) Nome do

Leia mais

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU USJT REGULAMENTO INTERNO DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DO ENVELHECIMENTO CEPE 23/10/2013 I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O Curso de Mestrado

Leia mais