Jesus caminha sobre as águas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jesus caminha sobre as águas"

Transcrição

1 Jesus caminha sobre as águas

2 [ ] quem crê em mim fará as obras que faço e fará até maiores do que elas, [ ]. (Jesus, em João 14,12)

3 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

4 Mar: Mar trata-se do lago de Genesaré ou Tiberíades, também o chamavam de Mar da Galileia.

5 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

6 As 4 vigílias da noite

7 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

8 Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro, caminhando sobre as águas. Jesus disse-lhe: Vem. E Pedro, descendo da barca, caminhava sobre a água ao encontro de Jesus, mas, vindo uma ventania, ele teve medo; e, como começasse a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Logo, Jesus, estendendo-lhe a mão, disse: Homem de pouca fé! Por que duvidaste? E, após subir para a barca, o vento cessou. Então, os que estavam na barca, aproximando-se dele, o adoraram, dizendo-lhe: És verdadeiramente o filho de Deus. (Mateus, XIV: 22 a 33.)

9 Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro, caminhando sobre as águas. Jesus disse-lhe: Vem. E Pedro, descendo da barca, caminhava sobre a água ao encontro de Jesus, mas, vindo uma ventania, ele teve medo; e, como começasse a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Logo, Jesus, estendendo-lhe a mão, disse: Homem de pouca fé! Por que duvidaste? E, após subir para a barca, o vento cessou. Então, os que estavam na barca, aproximando-se dele, o adoraram, dizendo-lhe: És verdadeiramente o filho de Deus. (Mateus, XIV: 22 a 33.)

10 A Gênese, cap. XIII, Caracteres dos milagres: Em sua acepção etimológica, o termo milagre (de mirari, admirar) significa: admirável, coisa extraordinária, surpreendente. A academia definiu essa palavra: Um ato do poder divino contrário às leis da natureza, conhecidas. Em sua acepção usual, esse termo perdeu, como tantos outros, seu significado primitivo. Deixando de ser geral, como era, ficou restrito a uma ordem particular de fatos. No pensamento das massas, um milagre implica a ideia de um fato sobrenatural. ]=>

11 No sentido litúrgico, é uma derrogação das leis da natureza pela qual Deus manifesta o seu poder. Essa é sua acepção vulgar, que se converteu em sentido próprio, de modo que só por comparação e por metáfora esse termo é utilizado nas circunstâncias comuns da vida.

12 Um dos caracteres do milagre propriamente dito é ser inexplicável, porque ocorre à revelia das leis naturais. Tanto essa é a ideia associada ao milagre que, se for encontrada uma explicação para um fato milagroso, dizse que não é mais um milagre, por mais surpreendente que ele seja. Outra característica do milagre é de ser insólito, isolado, excepcional. A partir do momento em que um fenômeno é reproduzido, seja espontaneamente, seja por um ato da vontade, é porque está submetido a uma lei, conhecida ou não, mas já não pode ser mais um milagre. (KARDEC, A Gênese)

13 Em A Gênese, cap. XV, item 41, Kardec analisa a passagem, tomando o caminhar de Jesus sobre as águas como fato natural, tece duas hipóteses para sua ocorrência: 1ª) Jesus, embora vivo, pôde aparecer sobre as águas sob uma forma tangível, enquanto seu corpo carnal estava em outro lugar; 2ª) Seu corpo poderia ser sustentado e seu peso ser neutralizado pela mesma força fluídica que mantém uma mesa no espaço, sem ponto de apoio. Para o Codificador a 1ª hipótese é a mais provável: manifestação do Espírito pessoa viva.

14 Em A Gênese, cap. XV, item 41, Kardec analisa a passagem, tomando o caminhar de Jesus sobre as águas como fato natural, tece duas hipóteses para sua ocorrência: 1ª) Jesus, embora vivo, pôde aparecer sobre as águas sob uma forma tangível, enquanto seu corpo carnal estava em outro lugar; 2ª) Seu corpo poderia ser sustentado e seu peso ser neutralizado pela mesma força fluídica que mantém uma mesa no espaço, sem ponto de apoio. Para o Codificador a 1ª hipótese é a mais provável: manifestação do Espírito pessoa viva.

15 Em A Gênese, cap. XV, item 41, Kardec analisa a passagem, tomando o caminhar de Jesus sobre as águas como fato natural, tece duas hipóteses para sua ocorrência: 1ª) Jesus, embora vivo, pôde aparecer sobre as águas sob uma forma tangível, enquanto seu corpo carnal estava em outro lugar; 2ª) Seu corpo poderia ser sustentado e seu peso ser neutralizado pela mesma força fluídica que mantém uma mesa no espaço, sem ponto de apoio. Para o Codificador a 1ª hipótese é a mais provável: manifestação do Espírito pessoa viva.

16 Atos 16,9: Ora, durante a noite, sobreveio a Paulo uma visão. Um macedônio, de pé diante dele, fazia-lhe este pedido: 'Vem para a Macedônia, e ajuda-nos!'.

17 Em O Livro dos Médiuns, cap. XVI, item 187, lemos: Podem dividir-se os médiuns em duas grandes categorias: Médiuns de efeitos físicos Os que têm o poder de provocar efeitos materiais ou manifestações ostensivas. Médiuns de efeitos intelectuais Os que são mais aptos a receber e a transmitir comunicações inteligentes.

18 Em O Livro dos Médiuns, no item em que se trata da Variedades especiais para os efeitos físicos, Kardec lista dez tipos, dentre os quais destacamos: Médiuns de translações e de suspensões Os que produzem a translação aérea e a suspensão dos corpos inertes no espaço, sem ponto de apoio. Entre eles há os que podem elevarse a si mesmos. [ ]. (KARDEC, O Livro dos Médiuns, cap. XVI, item 189)

19 Levitação é o fenômeno pelo qual pessoas, animais ou coisas erguem-se do solo, elevando-se no ar, a pequenas ou consideráveis alturas, com eventuais deslocamentos, sem evi dente causa física. [ ] Não só a literatura espírita, mas [ ] o próprio Hagiológico da Igreja Católica narram casos de médiuns, de profetas e de santos que se elevaram no ar, ou levitaram em ambientes fechados, templos e ao ar livre. (JOSÉ NÁUFEL, Do ABC ao Infinito, Vol. 2) Hagiológico ou hagiográfico: estudo relativo à biografia dos santos da Igreja Católica.

20 Santa Cristina, cognominada a Admirável, [ ] oferece-nos um notável exemplo de milagres de levitação. Na ocasião do Agnus Dei da missa que se celebrava por ela, viram-na de repente mexer-se, levantar-se no esquife e voar, como um pássaro, até à abóbada do templo. Os assistentes fugiram espantados, [ ]. Atendendo à ordem do sacerdote, Cristina desceu ilesa e voltou para casa, onde tomou a refeição com as suas irmãs. (site Breviário)

21 ( 19 nomes)

22 Médium: Daniel Dunglas Home

23 Mesas girantes Levitação de uma mesa na residência de Camille Flammarion em 25/11/1898, Médium Eusapia Paladino

24 Mesas girantes

25 Refletindo sobre a narrativa bíblica...

26 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

27 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

28

29 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

30 Logo, Jesus obrigou seus discípulos a entrar no barco e passar antes dele para a outra margem, enquanto ele se despedia do povo. Após terem feito as despedidas, ele subiu sozinho em uma montanha para orar. E chegan do a noite, ele se encontrou sozinho naquele lugar. Entretanto, o barco era fortemente açoitado pelas ondas no meio do mar, porque o vento estava contrário. Mas à quarta vigília da noite, Jesus foi até eles, caminhando sobre o mar. Quando o viram andando assim so bre o mar, se perturbaram e diziam: É um fantasma!, e gritavam de pavor. Mas Jesus logo lhes falou e disse: Tranquilizem-se, sou eu, não tenham medo.

31 Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro, caminhando sobre as águas. Jesus disse-lhe: Vem. E Pedro, descendo da barca, caminhava sobre a água ao encontro de Jesus, mas, vindo uma ventania, ele teve medo; e, como começasse a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Logo, Jesus, estendendo-lhe a mão, disse: Homem de pouca fé! Por que duvidaste? E, após subir para a barca, o vento cessou. Então, os que estavam na barca, aproximando-se dele, o adoraram, dizendo-lhe: És verdadeiramente o filho de Deus. (Mateus, XIV: 22 a 33.) Nota: Este trecho só consta no Evangelho Segundo Mateus (14,28-33), nenhum dos outros três evangelistas o menciona.

32 Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro, caminhando sobre as águas. Jesus disse-lhe: Vem. E Pedro, descendo da barca, caminhava sobre a água ao encontro de Jesus, mas, vindo uma ventania, ele teve medo; e, como começasse a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Logo, Jesus, estendendo-lhe a mão, disse: Homem de pouca fé! Por que duvidaste? E, após subir para a barca, o vento cessou. Então, os que estavam na barca, aproximando-se dele, o adoraram, dizendo-lhe: És verdadeiramente o filho de Deus. (Mateus, XIV: 22 a 33.)

33 Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro, caminhando sobre as águas. Jesus disse-lhe: Vem. E Pedro, descendo da barca, caminhava sobre a água ao encontro de Jesus, mas, vindo uma ventania, ele teve medo; e, como começasse a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Logo, Jesus, estendendo-lhe a mão, disse: Homem de pouca fé! Por que duvidaste? E, após subir para a barca, o vento cessou. Então, os que estavam na barca, aproximando-se dele, o adoraram, dizendo-lhe: És verdadeiramente o filho de Deus. (Mateus, XIV: 22 a 33.)

34 Pedro lhe respondeu: Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro, caminhando sobre as águas. Jesus disse-lhe: Vem. E Pedro, descendo da barca, caminhava sobre a água ao encontro de Jesus, mas, vindo uma ventania, ele teve medo; e, como começasse a afundar, clamou: Senhor, salva-me. Logo, Jesus, estendendo-lhe a mão, disse: Homem de pouca fé! Por que duvidaste? E, após subir para a barca, o vento cessou. Então, os que estavam na barca, aproximando-se dele, o adoraram, dizendo-lhe: És verdadeiramente o filho de Deus. (Mateus, XIV: 22 a 33.)

35 Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo, e a doutrina que ensinou é a mais pura expressão de Sua lei, porque, sendo Jesus o mais puro que já apareceu na Terra, o Espírito Divino o animava. [ ]. (KARDEC, LE, q. 625)

36 Efésios 4,13: A meta é que todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé e no conhe cimento do Filho de Deus, para chegarmos a ser o homem perfeito que, na maturidade do seu desenvolvimento, é a plenitude de Cristo.

37 Mateus 11,28: Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

38 Quaisquer que sejam a inferioridade e perversidade dos Espíritos, Deus jamais os aban dona. Todos têm seu anjo de guarda (guia) que por eles vela, na persuasão de suscitarlhes bons pensamentos, desejos de progredir e, bem assim, de espreitarlhes os movimentos da alma, como que se esforçam por reparar em uma nova existência o mal que praticaram. [ ]. (KARDEC, O Céu e o Inferno)

39 Referências bibliográficas: KARDEC, A. A Gênese. Brasília: FEB, KARDEC, A. O Céu e o Inferno. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. O Livro dos Espíritos: Brasília: FEB, KARDEC, A. O Livro dos Médiuns. Brasília: FEB, NÁUFEL, J. Do ABC ao Infinito. Rio de Janeiro: FEB, Imagens Capa: Lago/mar: Noite vigílias (adaptado): a%c3%a7%c3%a3o+24+horas+de+ora%c3%a7%c3%a3o.jpg Jesus caminha sobre as águas: /11/jesus_camina_sobre_el_agua.jpg Visão do Macedônio: Jw1tc8vrmo1_500.jpg Os voos de Santa Cristina: A Levitação dos Santos:

40 Home: lev7.jpg?width=912 e Mesas girantes: Jesus orando: s1600/jesus+rezando+%25286%2529.jpg Igreja de São José (BH): %C3%A9.jpg Tempo de Salomão (SP): templo-salomao.jpg O mar da vida: Fantasma: Jesus chama Pedro: Jesus segura Pedro: Anjo da guarda: Schutzengel.jpg

41 Site:

XIX Domingo do Tempo Comum

XIX Domingo do Tempo Comum XIX Domingo do Tempo Comum Perdão, Senhor. Confia no Senhor Leitura do Primeiro Livro dos Reis 1 Reis 19, 9a.11-13a Naqueles dias, o profeta Elias chegou ao monte de Deus, o Horeb, e passou a noite numa

Leia mais

Portanto, vão e façam discípulos nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

Portanto, vão e façam discípulos nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foime dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito

Leia mais

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros

ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros ACOLHIMENTO Incentivamos nossas crianças, jovens e adultos à descoberta de novas amizades e ao desenvolvimento de relacionamentos sadios, duradouros e de mútuo suporte. VIDA Comunicamos os ensinamentos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 18ª Semana do Tempo Comum Manifestai,

Leia mais

JESUS ACALMA A TEMPESTADE

JESUS ACALMA A TEMPESTADE Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010.

VENCER A MATÉRIA. Debate em 08/05/2010. VENCER A MATÉRIA Debate em 08/05/2010 http://grupo.gede.vilabol.com.br OBJETIVO Analisar a ação do espírito sobre a matéria física. PROCEDIMENTO a) Estudo da relação entre nível evolutivo e fenômenos de

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE Bíblia para crianças apresenta JESUS ACALMA A TEMPESTADE Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia

Leia mais

Lições Bíblicas Infantis

Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Lições Bíblicas Infantis Sumário Lição 1 Poder sobre os mares 3 Para adquirir o livro todo entre em contato com a autora: contato.nicolyteixeira@gmail.com Memorizando: Que homem

Leia mais

EVANGELHO Mt 14,22-33 «..Homem de pouca fé, porque duvidaste?...»

EVANGELHO Mt 14,22-33 «..Homem de pouca fé, porque duvidaste?...» Ambiente: O texto do Evangelho de hoje vem na sequência do Evangelho do último Domingo. Mateus começa por observar que, depois desses sucessos, Jesus obrigou os discípulos a subir para o barco e a esperá-l

Leia mais

[ ] As palavras que vos disse são espírito e vida. (Jesus, em João 6,63)

[ ] As palavras que vos disse são espírito e vida. (Jesus, em João 6,63) Bodas de Caná [ ] As palavras que vos disse são espírito e vida. (Jesus, em João 6,63) João 2,1-11: No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia a mãe de Jesus estava lá. Jesus foi convidado

Leia mais

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas»

«Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Perdão, Senhor. «Vi uma multidão imensa, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas» Leitura do Apocalipse de São João Ap 7, 2-4.9-14 Eu, João, vi um Anjo que subia do Nascente,

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA VINDE A MIM, VÓS QUE ESTAIS AFLITOS E EU VOS ALIVIAREI Mt 11, 28-30 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 15ª Semana

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

A Ciência é estimulada pela dúvida, e é no

A Ciência é estimulada pela dúvida, e é no FÉ A Ciência é estimulada pela dúvida, e é no sentido de dirimir as dúvidas é que vai se desenvolvendo e encontrando novos caminhos. Tia Neiva nos ensinou: A fé que ignora a Ciência é tão inútil quanto

Leia mais

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Em 2014 comemoramos os 150 anos de lançamento da obra que contém a essência do ensino moral de Jesus e serve de consolo para os adeptos de todas

Leia mais

JESUS E SUA VIDA DE ORAÇÃO

JESUS E SUA VIDA DE ORAÇÃO JESUS E SUA VIDA DE ORAÇÃO O QUE SÃO EVANGELHOS SINÓTICOS? MATEUS, MARCOS E LUCAS Lucas Médico, historiador, viajante Acompanhava o apóstolo Paulo em suas viagens O evangelho Lucas foi o que mais enfatizou

Leia mais

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO

PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO PLANEJAMENTO DAS AULAS CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA PRIMEIRO ANO Aula Conteúdo da Aula Referências 1 TEMA: O CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - Integração Ficha do aluno - preencher e entregar o programa - Objetivos,

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Jesus à luz da visão espírita. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita CEEFA.2017 Roberto S. Adam Jesus à luz da visão espírita Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões

Leia mais

Conduta, uma manifestação comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra.

Conduta, uma manifestação comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. CONDUTA ESPÍRITA CONCEITO DE CONDUTA Conduta, é uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra. CONCEITO DE

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS

ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS ESTUDO REFLEXIVO- SISTÊMICO DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC E DO EVANGELHO DE JESUS Conheça a www.espiritizar.com.br OBRAS COM FIDELIDADE DOUTRINÁRIA MÓDULO 1 A PRESENÇA AMOROSA DE DEUS EM NOSSAS VIDAS 6ª. ENCONTRO

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem de Hoje 1998 -

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

Desafios de Deus em meio as decepções

Desafios de Deus em meio as decepções Desafios de Deus em meio as decepções Evangelho de João Capítulo 21 Em algum momento entre 2006 e 2007 1 Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA

Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

«Simão, filho de João, tu amas-me?».

«Simão, filho de João, tu amas-me?». III Domingo da Páscoa «Simão, filho de João, tu amas-me?». Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 27-32.40-41 Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo: «Já vos proibimos formalmente

Leia mais

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus.

Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu entre os homens de forma visível, durante quarenta dias, e depois subiu aos Céus. Antes de falarmos em Ascensão, que Cristo subiu aos céus, devemos ter em mente que não poderia ter havido Ascensão, se não tivesse havido Ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e permaneceu

Leia mais

VIVENDO PARA O CRESCIMENTO Ef

VIVENDO PARA O CRESCIMENTO Ef VIVENDO PARA O CRESCIMENTO Ef 4.7-16 E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos

Leia mais

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20

O poder de Deus em Nós. Atos 3:1-20 O poder de Deus em Nós Atos 3:1-20 Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde. Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de

Leia mais

O NASCIMENTO DA IGREJA

O NASCIMENTO DA IGREJA Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DA IGREJA Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Janie Forest Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na

Leia mais

Razão da Série de Mensagens

Razão da Série de Mensagens Razão da Série de Mensagens Questionamentos interiores Pastor?? Líder Pregador? Razão da Série de Mensagens Troca de Mensagens Razão da Série de Mensagens Questionamentos interiores Resistência a Palavra

Leia mais

Nº 27 - B - Pentecostes

Nº 27 - B - Pentecostes Nº 27 - B - Pentecostes 24.5.2015 Hoje celebramos a festa de Pentecostes, ou seja, a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e Nossa Senhora. Antes de subir ao Céu, Jesus prometeu aos Apóstolos que

Leia mais

FILME 3 _ A ARTE DO IMPOSSÍVEL QUEM JESUS CHAMA E CAPACITA _

FILME 3 _ A ARTE DO IMPOSSÍVEL QUEM JESUS CHAMA E CAPACITA _ FILME 3 T E M A D O F I L M E QUEM JESUS CHAMA E CAPACITA _ "Jesus não nos escolhe por quem somos, mas por causa daquilo em que Ele nos transforma. Deus sempre gostou de capacitar gente comum para realizar

Leia mais

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46 COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE O DEUS DE NOSSO SENHOR

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam

Maior Mandamento. CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento CEEFA.2017 Roberto S. Adam Maior Mandamento Site: www.ceefa.org.br Face: www.fb.com/ceefacuritiba _ Estrutura _Definições _Reflexões _ Estrutura _Definições _Reflexões ESTRUTURA O EVANGELHO

Leia mais

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira

Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Deus cuida de Elias Por Ana Lúcia e Marina Mantovani de Oliveira Começando nosso encontro (5 min) Receba com alegria cada criança, converse com elas e pergunte como foi a semana, como foi na escola e na

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 24 de Agosto - São Bartolomeu - Apóstolo 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que:

Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: Há uma Grande Diferença em Ser Enviado, e Enviar-se a si mesmo. Com 47 Versículos, apresentamos que a Bíblia AFIRMA que: 1 Mateus 10:40 Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe

Leia mais

Avaliação de: A mulher Samaritana Vol.- dezenove- Valor: 10.0 Pontos-Data: / / Professor /a: Nota Aluno /a: Idade

Avaliação de: A mulher Samaritana Vol.- dezenove- Valor: 10.0 Pontos-Data: / / Professor /a: Nota Aluno /a: Idade Avaliação de: A mulher Samaritana Vol.- dezenove- Valor: 10.0 Pontos-Data: / / Professor /a: Nota Aluno /a: Idade Filhotinho leia atentamente as questões para que se saia bem! Deus te abençoe ricamente.

Leia mais

a entrada triunfal MATEUS

a entrada triunfal MATEUS domingo de ramos a entrada triunfal MATEUS 21.1-11 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: Vão ao povoado que está adiante

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 05 de Janeiro Deus eterno e todo-poderoso, pela vinda do vosso Filho, vos manifestastes em

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

O maravilhoso e o sobrenatural

O maravilhoso e o sobrenatural O maravilhoso e o sobrenatural 5. Segundo Kardec, o que é um fenômeno sobrenatural? LM, Parte 1, Cap. 2, item 7 Se a crença nos Espíritos e nas suas manifestações representasse uma concepção isolada, o

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Segunda-feira da 5ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Velai, ó Deus, sobre a vossa família, com incansável

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos...

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos... Fundamentação 2018 Ensinos e Mandamentos de Jesus Igreja em Gravataí Seguindo seus passos... Discípulos 1ª Edição 2018 by Igreja em Gravataí. 1ª Edição, Março de 2018 Este material é baseado nos textos

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar, à luz da Doutrina Espírita, o

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 05 de Janeiro Deus eterno e todo-poderoso,pela

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

Leitura: Is 6, 1 2 a, 3-8 Leitura do Livro de Isaías

Leitura: Is 6, 1 2 a, 3-8 Leitura do Livro de Isaías Senhor, deixarei a praia onde me instalei, a rotina das minhas atitudes de sempre, as minhas terras de moleza e preguiça, os meus territórios de indiferença. Senhor, escutarei o teu apelo e partirei. Irei

Leia mais

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, compartilhando a fé Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Compartilhar a fé Se alguém chegar para você e perguntar porquê você é cristão, o que você responde? Se estiver

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE OUTUBRO/2016 Dia 03/10/16 ALLAN KARDEC E O ESPIRITISMO 1) O Que é o Espiritismo.

Leia mais

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita.

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Roteiro 1 Objetivos Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Esclarecer por que a Doutrina Espírita é entendida como sendo o Consolador. Ideias principais

Leia mais

O EVANGELHO E NÓS.

O EVANGELHO E NÓS. O EVANGELHO E NÓS www.evangelho.info O QUE NOS ESCLARECE A DOUTRINA ESPÍRITA A RESPEITO DE JESUS? Existe uma Comunidade de Espíritos Puros e eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam

Leia mais

A Recompensa da fé. João Gilberto

A Recompensa da fé. João Gilberto João Gilberto João Gilberto A Recompensa da fé João Gilberto O que é fé? Confiança: Confiança: em Deus Confiança: em Deus em Jesus Confiança: em Deus em Jesus na sua Palavra 2 Timóteo 3:16-17 Nova Versão

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

Slide 1. Slide 2. Slide 3

Slide 1. Slide 2. Slide 3 Slide 1 Slide 2 Slide 3 Slide 3 e 4, 5, 6 - Já sabemos o que é ser testemunha. (visitar uma fazenda e ver animais... e chegar em casa contar o que viu) Slide 4 Slide 5 Slide 6 Slide 7 Slide 7- Nosso segundo

Leia mais

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO

A IGREJA BÍBLICA LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO LIÇÃO 5 TERMOS PARA DESIGNAR A IGREJA INTRODUÇÃO Por causa dos muitos erros religiosos que surgiram durante os séculos passados e a grande confusão que existe hoje entre as denominações e doutrinas, é

Leia mais

Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local

Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local Consolidação: Uma Responsabilidade da Igreja Local SEJA DESAFIADO A CONSOLIDAR Mateus 4:18 a 22 18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes

Leia mais

Filtro dos sonhos com salmos: inspire-se!

Filtro dos sonhos com salmos: inspire-se! Filtro dos sonhos com salmos: inspire-se! Receita exclusiva de filtro dos sonhos com salmos! A receita é simples: AFASTE OS PESADELOS E ATRAIA BONS PENSAMENTOS! Essa receita é exclusiva e usa a força de

Leia mais

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única

módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS Parte única sugerida I módulo FENÔMENOS ANÍMICOS E MEDIÚNICOS 2 1 Do maravilhoso e do sobrenatural O que é maravilhoso? O que é sobrenatural? Como se enquadra o Espiritismo a respeito? As proposições do Espiritismo.

Leia mais

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL:

ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ROTEIRO PGM INFANTIL KIDS ROTEIRO PGM INFANTIL DE 18 A 24 DE NOVEMBRO DE 2018 estação estação KIDS ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: ACONTECE NO MINISTÉRIO INFANTIL: 9h Espaço Baby (0 a 2 anos) Tempo Lúdico

Leia mais

VOCÊ ME AMA? Diego Fernandes

VOCÊ ME AMA? Diego Fernandes VOCÊ ME AMA? Diego Fernandes João 1:42 Jesus olhou para ele e disse: Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas (que traduzido é Pedro ). Mateus 14 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: Coragem!

Leia mais

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18

Conheça o Espiritismo Sex, 25 de Julho de :45 - Última atualização Sáb, 26 de Julho de :18 CONHEÇA O ESPIRITISMO O QUE É? É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - A Tempestade no mar acalmada por Jesus - Mateus 8,23-27 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM ELE TRANSFORMOU A TEMPESTADE EM

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12) 5º DOMINGO DA PÁSCOA (ANO A) 18 de Maio de 2014 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 14, 1-12) 1 «Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. 2 Na casa

Leia mais

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus.

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. 1 Capítulo 1 O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

Nº 20 C 3º Domingo da Páscoa

Nº 20 C 3º Domingo da Páscoa Nº 20 C 3º Domingo da Páscoa - 10.4.2016 És o novo Sol que não tem ocaso. És a luz que não se apaga. És vencedor da morte para sempre. És o homem primeiro do mundo novo. És o começo da nova criação. És

Leia mais

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei.

A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. A Atividade de Atendimento Fraterno Pelo Diálogo Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. (Jesus - Mateus 11: 28) Objetivo: Conhecer a atividade do Atendimento

Leia mais

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões.

Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. ATOS 10 Trata-se da primeira reunião entre os gentios. A reunião na casa de Cornélio serve de modelo para as nossas reuniões. Nem sempre as reuniões atuais são das melhores: As vezes deficiência do pregador.

Leia mais

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA * Roteiro 2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com Fatos Extraordinários * Interpretar, à luz do Espiritismo,

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Livro Terceiro Leis Morais Cap. II Lei do Trabalho Necessidade do trabalho q. 674 a 681 Senhor! [ ] concede-nos mais trabalho para sermos mais úteis [ ]. (Bezerra de Menezes, Oração

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

IGREJA CONSISTENTE Na Adoração Nos Grupos de Conexão Na Contribuição No Serviço Na Missão. 20.

IGREJA CONSISTENTE Na Adoração Nos Grupos de Conexão Na Contribuição No Serviço Na Missão. 20. O desafio de se tornar uma igreja relevante 14.02 Na Adoração 21.02 Nos Grupos de Conexão 28.02 Na Contribuição Temporada Início 14/02 06.03 13.03 Na Missão 20.03 Na Cidade O desafio de se tornar uma igreja

Leia mais

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos O Livro dos Espíritos Terceiro Livro Cap. II Lei de adoração Objetivos da adoração q. 649 a 652. Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20,3) 649. Em que consiste a adoração? Na elevação do pensamento

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR

FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR FUNDAÇÃO CULTURAL AVATAR Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. Jo, 6:35 Eu Sou o pão da vida (...) Eu Sou o pão vivo que desceu

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Nº34 A DomingoXXVIII do Tempo Comum Felizes os convidados

Nº34 A DomingoXXVIII do Tempo Comum Felizes os convidados Nº34 A DomingoXXVIII do Tempo Comum-9.10.2011 Felizes os convidados Todos os domingos, Deus convida-nos para virmos à festa do seu filho: a Eucaristia. Nós, às vezes, também fazemos festas, e convidamos

Leia mais

Atendimento Espiritual pela IRRADIAÇÃO.

Atendimento Espiritual pela IRRADIAÇÃO. Atendimento Espiritual pela IRRADIAÇÃO. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. (Mateus 11:28) Objetivo: Conhecer as as atividades do Atendimento Espiritual, com foco

Leia mais

Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados.

Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados. Oração Milagrosa de São Miguel Arcanjo Jesus amado, Jesus Crucificado, contemplo hoje as tuas Santas Chagas e peço-vos perdão pelos meus pecados. Sei que são muitos, sei que muitos deles o feriram profundamente.

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (13.04.2015) Ficaram cheios do espírito Santo Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Professor Paulo Silva Si+ Mi+ O Espírito de Deus está em mim Si+ Mi+ Enviou-me

Leia mais

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1)

CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO (1) EADE - LIVRO II - Parte 1 ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS MÓDULO I - METODOLOGIA PARA O ESTUDO DO EVANGELHO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA ROTEIRO 3 Objetivos CRITÉRIOS DE ESTUDO E INTERPRETAÇÃO DO EVANGELHO

Leia mais

Compungir. Picar, furar, penetra, trespassar, ferir com espada. Salvar

Compungir. Picar, furar, penetra, trespassar, ferir com espada. Salvar Atos 2: 37-41 ATOS 2: 37-41 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder.

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder. Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 conforme Seu poder. Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital:

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital: Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente OS OFÍCIOS DE CRISTO NA CRUZ O PROFETA vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Calvino Institutas, Livro II: Com efeito é preciso notar que o título Cristo diz respeito a estes três ofícios, pois sabemos

Leia mais