UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE DIREÇÃO GERAL. EDITAL n 04/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE DIREÇÃO GERAL. EDITAL n 04/2012"

Transcrição

1 1 EDITAL n 04/2012 INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA NO MESTRADO DE FISIOTERAPIA DO CEFID/UDESC O Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID, atendendo o que dispõe o Regimento do Programa de Pós- Graduação MESTRADO EM FISIOTERAPIA, aprovado pela Resolução n.º 007/ CONSUNI e, no uso de suas atribuições Resolve: Abrir inscrições e determinar procedimentos para seleção e matrícula no Programa de Pós Graduação Strictu Senso Curso de Mestrado em Fisioterapia: 1- DAS INSCRIÇÕES Serão admitidos à inscrição no Curso de Mestrado os portadores de diploma de curso de nível superior com duração plena. Período: 02 de abril a 31 de maio de Documentos: a) Formulário de inscrição devidamente preenchido; b) Histórico (s) escolar (es) do(s) curso(s) de graduação plena concluído(s); c) Diploma da graduação (1); d) Currículo Lattes comprovado, conforme modelo CNPq; e) Declaração da Justiça Eleitoral de estar em dia com as obrigações eleitorais, no caso de candidatos brasileiros; f) Prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos brasileiros; g) Cópia da Cédula de Identidade/RG e CPF. No caso de candidatos estrangeiros, os exigidos pela legislação específica; h) Pré-Projeto na linha de pesquisa escolhida; i) Comprovante do exame de proficiência no idioma inglês;

2 2 (1) Conforme Resolução 020/2005/CONSEPE, art. 3º, 1º: Na ausência do diploma, o candidato poderá apresentar declarações de conclusão do curso de graduação com a data de colação de grau. A declaração de conclusão deverá ser substituída pelo diploma devidamente registrado no prazo máximo de até seis meses da data do início do semestre letivo do curso, sob pena de, não o fazendo, ser desligado do curso, perdendo a vaga no mesmo. (2) Os candidatos que não obtiveram proficiência no idioma inglês, quando do processo de seleção, terão, segundo Regimento do Programa, o prazo de até um ano, a contar o dia da matrícula, para cumprirem este requisito. (3) Os candidatos devem procurar as instituições credenciadas para realização do exame de proficiência. Serão aceitos IELTS, TOEFL e o English Academic Proficiency elaborado pelo DLLE (Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC). (4) O programa poderá aceitar os resultados de testes de proficiência reconhecidos por Universidades Estrangeira. Obs.: As inscrições poderão ser feitas pessoalmente ou pelo CORREIO, com envio de toda a documentação por SEDEX, no endereço a seguir. Para efeito de prazo, será considerada a data da postagem. Local/Endereço: Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID. Coordenadoria do Programa de Mestrado em Fisioterapia Rua: Paschoal Simone, Coqueiros Florianópolis - SC Informações: Fone: (0XX48) e endereço eletrônico: mestradofisioterapia.cefid@udesc.br Página: 2. DAS VAGAS Linhas de Pesquisa: (1) Avaliação e intervenção fisioterapêutica no controle da postura e do movimento humano; (2) Avaliação e intervenção em fisioterapia cardiorrespiratória O Programa oferece as seguintes vagas para o mestrado, conforme distribuição a seguir:

3 3 ORIENTADORES/Linha de Pesquisa N. vagas Profª. Dr.ª Anamaria Fleig Mayer (2) 2 anamaria.mayer@udesc.br Profª. Dr.ª Camila Isabel Santos Schivinski (2) 2 camila.santos@udesc.br Profª. Dr.ª Elaine Paulin Ferrazeane (2) 2 elaine.paulin@udesc.br Profª. Dr.ª Fabiana Flores Sperandio (1) 2 fabiana.sperandio@udesc.br Prof. Dr. Gilmar Moraes Santos (1) 2 gilmar.santos@udesc.br Profª. Dr.ª Lílian Gerdi Kittel Ries (1) 2 lilian.ries@udesc.br Prof. Dr. Márcio José dos Santos (1) 2 marcio.santos@udesc.br Profª. Dr.ª Stella Maris Michaelsen (1) 2 stella.michaelsen@udesc.br Profª Drª Tatiana Godoy Bobbio (1) 1 tatiana.bobbio@udesc.br Prof. Dr. Jocemar Ilha (1) 1 jocemar.ilha@udesc.br Total de vagas 18 Obs.: O candidato deverá no ato da inscrição, indicar a primeira e segunda opção de orientadores de sua preferência, na ficha de inscrição. 3. DA SELEÇÃO Na seleção serão considerados os seguintes critérios: 3.1. Prova de inglês O candidato realizará uma prova descritiva com interpretação de texto. As respostas deverão ser em português. Essa prova é eliminatória, cuja nota mínima é sete (7,0). OBS: A prova de inglês não é válida como exame de proficiência no idioma. Tem caráter apenas eliminatório.

4 Análise curricular - produção intelectual (Qualis/CAPES) nas linhas de pesquisa do programa; - experiência profissional; - experiência acadêmica. A avaliação da produção intelectual será baseada nos últimos 3 (três) anos ( ). Na análise de títulos só serão computados pontos para as atividades devidamente comprovadas. A nota da prova de títulos de cada candidato, por professor orientador, será calculada proporcionalmente em razão da maior pontuação bruta dentre os candidatos, de cada professor orientador, pela expressão: Onde: NC Nota do Currículo PPC Pontos Currículo Candidato MPC Maior Pontuação Entre os Candidatos PPC x 10 NC = MPC 3.3. Análise do Pré-Projeto - Apresentação; - Relevância e originalidade; - Conteúdo (Introdução, Justificativa, Objetivos, Métodos e Referências Bibliográficas); - Coerência entre os tópicos supracitados Entrevista O candidato será avaliado de acordo com os seguintes critérios: - Postura, apresentação pessoal e desenvoltura; - Defesa do pré-projeto; - Defesa do currículo; - Disponibilidade de tempo para o Mestrado.

5 5 A nota final do candidato no Processo Seletivo será obtida mediante média aritmética simples, aplicando-se a seguinte equação: NI + NP + NC + NE NF = Onde: NF = Nota final; - NP = Nota do Pré-Projeto NI = Nota da prova de Inglês; - NC = Nota do Currículo - NE = Nota da Entrevista Será considerado aprovado no Processo de Seleção o candidato que alcançar na nota final (NF), média aritmética simples igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero). Após a análise, os pareceres serão aprovados no Colegiado do PPGFt. No parecer final, serão listados os alunos qualificados que terão direito de preencher as vagas deste edital e os primeiros suplentes que foram aprovados na seleção. Caso o número de alunos qualificados seja menor que o número de vagas, estas não serão preenchidas. 4. PERÍODO DE SELEÇÃO: - Análise documental: de 01 a 06 de junho de 2012; - Homologação das inscrições: 11 de junho de 2012; após a homologação das inscrições o candidato terá até 48 horas para apresentar recurso; - Processo de seleção: 18 a 22 de junho de 2012: Dia 18 de junho de 2012: prova de inglês (eliminatória) nota mínima: 7,0 (sete); com início às 14:00 e término às 17:00 horas no auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. A nota da prova de inglês será publicada, no sítio do Mestrado em Fisioterapia, até as 12:00h do dia 19 de março. Dia 19 a 22 de junho de 2012: análise curricular (sem presença do candidato), avaliação do préprojeto (sem presença do candidato) e entrevista. OBS.: Para a realização das entrevistas, os candidatos deverão contatar por telefone ou , a Secretaria do Mestrado em Fisioterapia. 5. DO RESULTADO A relação oficial dos aprovados será publicada no dia 25 de junho de 2012, a partir das 11:00 horas na Coordenadoria do Mestrado em Fisioterapia e também no sitio do programa.

6 6 6. DA MATRÍCULA - Para alunos regulares: Dias 28 e 29 de junho de Horário: das 10h00 às 15h00, na Secretaria do Programa Os candidatos qualificados e classificados até o limite das vagas oferecidas terão direito de matricular-se no Mestrado em Fisioterapia, obedecendo aos prazos e normas fixados neste Edital O candidato será imediatamente substituído pelo próximo classificado caso não se matricule no prazo estabelecido Além dos documentos solicitados para inscrição, os candidatos deverão apresentar por ocasião da matrícula, os seguintes documentos: a) Cópia da cédula de identidade/rg e CPF; b) 01 foto 3x4 recente; c) Cópia da certidão de nascimento ou casamento. 7. DISPOSIÇÕES FINAIS 7.1. O presente exame de seleção é válido somente para matrículas referentes ao segundo semestre letivo de 2012, desta Universidade Os candidatos não classificados deverão retirar sua documentação junto a Coordenadoria do Programa, de 02 a 30 de julho de O Programa não se responsabilizará pelos mesmos após esta data, bem como pela sua devolução por correio Os casos omissos, neste Edital, serão resolvidos, no que couber, pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação. Aprovado na reunião do Colegiado do Programa de Mestrado em Fisioterapia realizada no dia 21 de março de Florianópolis, 29 de março de 2012.

7 7 ANEXO I ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO CURRICULUM LATTES I - Organização Estrutural 1. O Currículo Lattes deverá ser preenchido diretamente na página do CNPq ( e impresso; e entregue no ato da inscrição juntamente com toda a documentação comprobatória. 2. Todas as informações registradas no Currículo Lattes deverão estar comprovadas. Informações não documentadas não serão consideradas. 3. Os documentos comprobatórios das informações registradas no Currículo Lattes deverão estar seqüencialmente organizados e numerados tomados por base a ordem e a numeração citada no texto do documento. II - Estruturação Estruturalmente existem diversas maneiras de organizar o Currículo Lattes, entretanto, o mais importante é que obedeça a uma lógica estrutural agrupando em tópicos os documentos de mesma natureza e dentro dos tópicos haja uma hierarquização temporal. Para este processo seletivo estamos sugerimos a seguinte estruturação: I - DADOS PESSOAIS II - FORMAÇÃO ACADÊMICA 2.1. Em nível de Graduação 2.2. Em nível de Pós-Graduação 2.3. Em nível de Extensão (somente os de grande relevância)

8 8 III - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 3.1. No ensino superior 3.2. No ensino de pós-graduação 3.3. Em cursos de extensão, atualização e/ou aperfeiçoamento Em atividades profissionais não relacionadas ao magistério 3.5. Em funções administrativas IV - PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA 4.1. Livros Publicados 4.2. Capítulos publicados em livros 4.3. Artigos publicados em periódicos com corpo editorial 4.4. Publicações de temas livres em anais de eventos científicos 4.5. Conferências, palestras ou similares 4.6. Outras produções técnicas ou científicas não contempladas nos itens anteriores.

9 9 ANEXO II FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO 1- CURSO DE MESTRADO EM: Fisioterapia 2- ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 3- NOME COMPLETO: 4- ORIENTADOR DE PREFERÊNCIA: 1ª. Opção: 2ª. Opção: 5- NATURALIDADE: DATA NASCIMENTO.../.../ ESTADO CIVIL CÉDULA IDENTIDADE Nº. ÓRGÃO EXPEDIDOR: 7- TÍTULO ELEITORAL Nº. ZONA: SEÇÃO: CPF

10 10 8- CERTIFICADO MILITAR No.: SÉRIE: CATEGORIA: CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO REALIZADOS TÍTULO OBTIDO A B C D I N S T I T U I Ç Ã O LOCAL INÍCIO TÉRMINO A - GRADUAÇÃO EM B - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: C - MESTRE: D - DOUTOR, PHD OU LIVRE - DOCENTE: ENDEREÇO DOMICILIAR: RUA: Nº APTO. CIDADE: ESTADO: CEP: FONE: ( ) ENDEREÇO PROFISSIONAL: RUA: Nº APTO. CIDADE: ESTADO: CEP: FONE: ( ) EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (DOCENTE E/OU ADMINISTRATIVA)

11 11 CARGO OU FUNÇÃO - INSTITUIÇÃO INÍCIO TÉRMINO 11- a) MANTERÁ VÍNCULO EMPREGATÍCIO DURANTE O CURSO? SIM ( ) NÃO ( ) b) CASO AFIRMATIVO, ANEXAR DOCUMENTO COMPROBATÓRIO DE CONCORDÂNCIA DA INSTITUIÇÃO PARA REALIZAR O CURSO 12- INDIQUE NOME, ENDEREÇO E CARGO DE 3 (TRÊS) PROFISSIONAIS LIGADOS À SUA ÁREA DE CONHECIMENTO: NOME CARGO ENDEREÇO COMPLETO 13- DENTRO DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO INDIQUE A LINHA DE PESQUISA DE PREFERÊNCIA.

12 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 15- DATA E ASSINATURA DO CANDIDATO ASS: FLORIANÓPOLIS, / / 2012.

13 13 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC COORDENADORIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO Nome do Candidato: Curso: Mestrado em Fisioterapia Linha de Pesquisa: Florianópolis, / / 2012.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 11 (onze) vagas.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 11 (onze) vagas. EDITAL PPGEC Nº 01/2016 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins.

Para entrada em 2010/02 O presente Edital foi aprovado pelo Colegiado do curso em Produção Vegetal da Universidade Federal do Tocantins. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO VEGETAL PROCESSO DE SELEÇÃO PARA CURSO DE MESTRADO EDITAL Nº 01/2010 PGPV/UFT Para entrada em 2010/02 O presente Edital

Leia mais

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016

Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências da Reabilitação DINTER UFMG - UFC para 2016. Edital N 03/ 2016 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado)

PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) EDITAL nº 01/2008 PROCESSO DE SELEÇÃO 2008 (mestrado) A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química e Biotecnologia (PPGQB), com área de concentração

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 003/2011/PEQ

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 003/2011/PEQ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 003/2011/PEQ Dispõe sobre os procedimentos para seleção

Leia mais

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso

O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 081/2015 SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ZOOTECNIA (PPZ),

Leia mais

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo:

DO CALENDÁRIO. Artigo 1º - O processo de seleção regulado por este edital observará o calendário abaixo: EDITAL Nº 018/2015 SELEÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES UNICESUMAR/2016 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento

Leia mais

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas.

1.2. No presente processo de seleção, serão disponibilizadas o preenchimento de até 15 (quinze) vagas. EDITAL PPGEC Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO E MATRÍCULA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL Nº. 01/2013 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE PPGC EDITAL Nº 017/2015-PPGC 1 PREAMBULO Estabelece as normas para o processo seletivo de alunos regulares no Programa

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM/ MESTRADO ACADÊMICO 1. FINALIDADE: 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 006/2015-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

2. Documentos Exigidos:

2. Documentos Exigidos: 1.1. Munido do boleto bancário gerado no site do CEPUERJ (http://www.cepuerj.uerj.br), através do link inscrições on line do Curso de Pós-Graduação em Ciência Política Doutorado, o candidato deverá efetuar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA EDITAL PG 08/2016/FMVZ/USP A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo comunica que, na secretaria

Leia mais

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO

EDITAL N.º 016/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM BIOLOGIA AMBIENTAL 2014-1 O Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental, do Campus de Bragança da UFPA, está abrindo inscrições relativas ao Exame de Seleção para

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 Dispõe sobre a Disciplina iniciação à docência no ensino

Leia mais

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente.

3.1. O processo de seleção será regido por este edital e executado pela Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Ciências do Ambiente. A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Veiga de Almeida, no uso de suas atribuições estatuárias e regimentais, e devidamente autorizada pelo Conselho Universitário, faz saber,

Leia mais

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015

Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação Edital N 04/ 2014 - Doutorado 2015 A Coordenadora

Leia mais

EDITAL Nº 005/2011 EXAME DE SELEÇÃO 2011/2 - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 005/2011 EXAME DE SELEÇÃO 2011/2 - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 005/2011 EXAME DE SELEÇÃO 2011/2 - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO EDITAL Nº 017/2012 EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016

Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação. EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 064/ Vice-Reitoria de Pós-Graduação / 2016 Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas - DOUTORADO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO - EACH/USP EDITAL EACH/CPG04/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA (PPGGER) - MESTRADO 1. Da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016 Página 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE - PPGAA EDITAL N 03-2016 Seleção de bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD, associado ao Programa

Leia mais

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO

EDITAL 97 - CONCURSO DE SELEÇÃO 2013.2 DOUTORADO ACADÊMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL pgbotufrj@gmail.com EDITAL

Leia mais

Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) tem por objetivo principal a formação de recursos humanos qualificados em nível de mestrado e doutorado na área Interdisciplinar.

Leia mais

REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Texto Aprovado CONSU Nº 2008-02 - Data:02/04/2008 Texto Revisado e Atualizado CONSU PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Nº 2011-05 - Data: 24/03/11 2012-29 de 29/11/2012 REGULAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CAPÍTULO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2015/2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia

LINHA DE PESQUISA 2 - Atenção Integral em Perinatologia Edital nº 01/2015 A Direção da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a pedido da Coordenação do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal, torna público que, no período compreendido

Leia mais

EDITAL 15/2015 PROCESSO SELETIVO DOCENTE

EDITAL 15/2015 PROCESSO SELETIVO DOCENTE EDITAL 15/2015 PROCESSO SELETIVO DOCENTE Artigo 1º. A FACULDADE GUANAMBI, mantida pelo, torna pública a abertura de inscrições para seleção de candidatos para o cargo de docente. Artigo 2. O regime de

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2015

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA TURMA 2015 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S E L E Ç Ã O D A 8 ª T U R M A 2 0 1 6 E D I T A L ABERTURA DE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO (CMAAD) DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UECE (PPGA/UECE) Nº 37 /2015 O Magnífico

Leia mais

EDITAL MESTRADO 2016

EDITAL MESTRADO 2016 EDITAL MESTRADO 2016 Edital do Exame de Seleção para ingresso no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo. A Coordenação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Doutorado Interinstitucional em Enfermagem DINTER UFMG/ UFCG Edital de Seleção 2015 O Coordenador do Colegiado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015

Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução N 0 01/2015 Edital de Ingresso 1º

Leia mais

Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas

Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas Autorização de Funcionamento: Portaria nº 287/80-MG - 04/07/1980 CNPJ: 20.491.718/0002-16 Inscrição Estadual: Isenta EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES

Leia mais

Edital N o. 11/2014 Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES PNPD/CAPES

Edital N o. 11/2014 Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado / CAPES PNPD/CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM SOCIOBIODIVERSIDADE E TECNOLOGIAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA SELEÇÃO ENGENHARIA AGRÍCOLA EDITAL N o 04/2015 16 de outubro

Leia mais

1. DO PERFIL DO PROGRAMA:

1. DO PERFIL DO PROGRAMA: EDITAL PPGECMT Nº 01/2015 ABRE INSCRIÇÃO, FIXA DATA, HORÁRIO E CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DO CENTRO

Leia mais

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL Nº 001/2013 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05

Divulgação do edital 26/03 Inscrições 29/03 a 29/04 Avaliação dos documentos 03/05 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - PGCS/UFT EDITAL DE SELEÇÃO N. 01/2010 O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UERGS EDITAL PROPPG 003/2014 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÂO EM AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE (Pós-Graduação lato sensu) A

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 002/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

CHAMADA PÚBLICA 002/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CHAMADA PÚBLICA 002/2016 PARA O PROCESSO SELETIVO DE CREDENCIAMENTO DE NOVOS DOCENTES PARA O PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE - NÍVEL MESTRADO ACADÊMICO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS EDITAL PROPPG 004/2013 EDITAL PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (Pós-Graduação lato sensu) A Pró-Reitoria

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL N 024/2016 Referente ao Aviso N 032/2016, publicado no D.O.E. de 16/03/2016.

EDITAL N 024/2016 Referente ao Aviso N 032/2016, publicado no D.O.E. de 16/03/2016. EDITAL N 024/2016 Referente ao Aviso N 032/2016, publicado no D.O.E. de 16/03/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, com fundamento na

Leia mais

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS

EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS EDITAL BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso como bolsista PNPD/CAPES no Programa

Leia mais

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM DIREITO TURMA 2016

ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE DOUTORADO EM DIREITO TURMA 2016 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOUTORADO EM DIREITO S E L E Ç Ã O DA 1ª T U R M A 2 0 1 6 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO 2013 DISCIPLINAS E DESENVOLVIMENTO

EDITAL SELEÇÃO 2013 DISCIPLINAS E DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM URBANISMO, HISTÓRIA E ARQUITETURA DA CIDADE PGAU-CIDADE FLORIANÓPOLIS - 88040-900

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA

SECRETARIA DO DESEVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA Programa de Mestrado Acadêmico Saúde e Envelhecimento da Famema EDITAL Nº 002/2014 Homologado pelo Conselho de Pós-graduação em 14 de fevereiro de 2014 Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico Saúde e

Leia mais

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA

EDITAL Nº 81/2014 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE LITERATURA A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL DE SELEÇÃO 2016 O Programa de Pós-Graduação Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 001/2014

AVISO DE EDITAL Nº 001/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO COORDENAÇÃO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU AVISO DE EDITAL Nº 001/2014 A

Leia mais

EDITAL N. 01, DE 28 DE AGOSTO DE 2013

EDITAL N. 01, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS PROJETO NÚCLEO DE LÍNGUAS NucLi EDITAL N. 01, DE 28 DE AGOSTO DE 2013 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM),

Leia mais

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008

E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 E D I T A L Nº 15/UNOESC - R/2008 Dispõe sobre a Seleção de Pessoal, para atuar junto ao quadro de funcionários da UNOESC/Joaçaba. A Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc, mantida pela Fundação

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG CÂMPUS SANTA HELENA DE GOIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias A UEG Câmpus Santa Helena de Goiás faz

Leia mais

EDITAL 02 / 2011. 1.3 - A inscrição poderá ser realizada por correspondência, via SEDEX, desde que recebida até a data de encerramento das inscrições.

EDITAL 02 / 2011. 1.3 - A inscrição poderá ser realizada por correspondência, via SEDEX, desde que recebida até a data de encerramento das inscrições. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E CIÊNCIA DE MATERIAIS (Aprovado em reunião da Coordenação

Leia mais

R E S O L V E Art.1º Aprovar, ad referendum do CONSEPE, Edital do Processo Seletivo Externo de Docentes para o segundo semestre do ano de 2015.

R E S O L V E Art.1º Aprovar, ad referendum do CONSEPE, Edital do Processo Seletivo Externo de Docentes para o segundo semestre do ano de 2015. REITORIA PORTARIA n.º 042/2015. Aprova, ad referendum do CONSEPE, Edital do Processo Seletivo Externo de Docentes para o segundo semestre do ano de 2015. O Reitor do Centro Universitário de Barra Mansa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação EDITAL Nº 021/2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação EDITAL Nº 021/2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Próreitoria de Pesquisa e Pósgraduação EDITAL Nº 021/2013 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTRATÉGIAS E DESENVOLVIMENTO PPED/IE/UFRJ EDITAL Nº 208 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS

Leia mais

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis.

1.3. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o título de Mestre em Planejamento e uso de Recursos Renováveis. EDITAL N o 001/2013/PPGPUR-So SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO E USO DE RECURSOS RENOVÁVEIS PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE/2014

Leia mais

EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO PPGEM 2016-01 CURSO: DOUTORADO EM ENGENHARIA MECÂNICA

EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO PPGEM 2016-01 CURSO: DOUTORADO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL 002/2016 PROCESSO SELETIVO DOUTORADO PPGEM 2016-01 CURSO: DOUTORADO EM ENGENHARIA MECÂNICA RESUMO DO EDITAL Ano: 2016 Semestre: 01 Coordenador do Programa: Edson José Soares Data do edital (por

Leia mais

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE

EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE EDITAL Nº1/2015 - BOLSA PNPD/CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE 1. FINALIDADE 1.1. Abrir as inscrições e estabelecer as condições de seleção para ingresso

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 001/2015 Aprovar ad referendum do Conselho Universitário- CONSUN, o Regulamento para a Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade do Contestado - UnC. A Presidente do Conselho Universitário

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua assinatura. São Bernardo do Campo, 14 de março de 2013 PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 04/2013 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2013 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ANEXO À RESOLUÇÃO 02/2010 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA 1 TÍTULO I DO OBJETIVO DO PROGRAMA Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Patologia tem por objetivo qualificar

Leia mais

EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL UESC Nº 009 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz UESC, no uso das suas atribuições,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL *** SELEÇÃO 2015. COLEGIADO DE COORDENAÇÃO DIDÁTICA DO *** SELEÇÃO 2015.2 *** Estabelece os critérios para seleção de candidatos para preenchimento de 6 vagas para o mestrado nas seguintes linhas de pesquisas: controle

Leia mais

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013

Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado EDITAL Nº 1/2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO DE CULTURA E ARTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA Universidade Federal do Ceará Instituto de Cultura e Arte Programa de Pós-Graduação em Filosofia Curso de Doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública EDITAL Nº 003/2015 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2015/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM EDITAL Nº 019/2016-UAB-UEM A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO: A abertura de inscrições do processo seletivo para contratação e formação de

Leia mais

EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ,, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Física Edital 2/2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Edital 2/2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA OS CURSOS DE MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO PARA O PRIMEIRO PERÍODO LETIVO DE 2016 1.

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Departamento de Letras Estrangeiras DLE EDITAL Nº 01/2009-PRPPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS DE TRADUÇÃO TURMA

Leia mais

REGULAMENTO. Capítulo I - Da Atribuição e Organização Geral

REGULAMENTO. Capítulo I - Da Atribuição e Organização Geral FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA REGULAMENTO Capítulo I - Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGFilo), vinculado

Leia mais

EDITAL Nº. 01/2015 SELEÇÃO DISCENTES BOLSISTAS - PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS

EDITAL Nº. 01/2015 SELEÇÃO DISCENTES BOLSISTAS - PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS EDITAL Nº. 01/2015 SELEÇÃO DISCENTES BOLSISTAS - PROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS A Coordenação do Curso Ciências da Natureza Licenciatura, curso de graduação da Universidade

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE FARMÁCIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO FARMACÊUTICA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 EDITAL

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura Gerência de Pós-Graduação EDITAL 060/2016 Mestrado Acadêmico em Administração O Vice-Reitor de Pós-Graduação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL Nº 034/PRPGP/UFSM, de 18 de julho de 2012 ABERTURA DE INSCRIÇÃO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA ELÉTRICA, EM NÍVEL DE DOUTORADO (CÓDIGO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 016/2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 016/2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 016/2016 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2016 PROCESSO SELETIVO PARA ALUNO ESPECIAL A Faculdade

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas Edital de Seleção 2016 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE - FACE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA EDITAL Nº05 /2015 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM

Leia mais

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN

MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS - PPGCN MESTRADO EM CIÊNCIAS NATURAIS - MCN EDITAL 02/2014

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE)

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia da Mundialização e do Desenvolvimento (PUC-SP / SORBONNE) EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 1/2013 Coordenador Prof. Dr. José Nicolau Pompeo Vice-Coordenador Prof. Dr. Jason T. Borba Estarão abertas, no período de 01/10/2012 a 30/10/2012, as inscrições para o processo

Leia mais

E D I T A L PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA

E D I T A L PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA E D I T A L Prot. FAJE 15/2015 PROGRAMA DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS EM TEOLOGIA Nos termos do presente Edital e de acordo com a Portaria de 01/12/2011 (Prot. 32/2011), torno público que estão abertas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC EDITAL UESC Nº 10 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA DISCIPLINA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PPGE, MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, OFERECIDA

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar

Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Universidade Federal do Rio Grande Instituto de Educação Curso de Educação Física Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar Edital N 01/2010 Processo Seletivo para o ingresso no

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (MESTRADO 2014/1)

EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (MESTRADO 2014/1) 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Química EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (MESTRADO 2014/1) O presente edital foi aprovado pelo

Leia mais