Fases do ciclo celular

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fases do ciclo celular"

Transcrição

1 Fases do ciclo celular Introdução Alguma vez você viu uma lagarta se transformar em borboleta? Se viu, provavelmente você está familiarizado com a ideia de ciclo de vida. Borboletas passam por algumas transições bem espetaculares em seu ciclo de vida - transformando-se de alguma coisa que se assemelha a um humilde verme em uma criatura gloriosa que flutua ao vento. Outros organismos, de seres humanos a plantas e bactérias, também apresentam um ciclo de vida: uma série de etapas de desenvolvimento pelas quais um indivíduo passa desde quando nasce até o momento em que se reproduz. O ciclo celular pode ser considerado como um o ciclo de vida de uma célula. Isto é, é a série de estágios de crescimento e desenvolvimento que uma célula passa entre seu "nascimento" - formação pela divisão de uma célula mãe - e reprodução - divisão para gerar duas células filhas. Estágios do ciclo celular Para se dividir, uma célula deve completar várias tarefas importantes: ela precisa crescer, copiar seu material genético (DNA), e dividir-se fisicamente em duas células-filhas. As células realizam estas tarefas em uma série de etapas previsíveis e organizadas que constituem o ciclo celular. O ciclo celular é um ciclo e não um caminho linear, porque ao final de cada um, as duas células-filhas podem começar novamente mesmo processo, a partir do início. Em células eucarióticas, ou células com núcleo, os estágios do ciclo celular são divididos em duas fases principais: interfase e a fase mitótica (M). Durante a interfase, a célula cresce e faz uma cópia de seu DNA. Durante a fase mitótica (M), a célula separa seu DNA em dois conjuntos e divide seu citoplasma, formando duas novas células. Interfase Vamos entrar no ciclo celular assim que uma célula se forma, pela divisão de sua célula-mãe. O que esta célula recém-nascida deve fazer, em seguida, para crescer e se dividir? A preparação para a divisão acontece em três etapas:

2 Fase G1 Durante a fase G1, também chamada de primeira fase de intervalo, a célula cresce e torna-se fisicamente maior, produz RNA e proteínas. Fase S. Na fase S, a célula sintetiza uma cópia completa do DNA em seu núcleo. Ela também duplica uma estrutura organizadora de microtúbulos chamada de centrossomo. Os centrossomos ajudam a separar o DNA durante a fase de mitose. Fase G2 Durante a segunda fase de intervalo, ou fase G2, produz ATP e organelas, e começa a reorganizar seu conteúdo em preparação para a mitose. A fase G termina com o início da mitose. Crédito da Imagem: "The cell cycle: Figure 1" por OpenStax College, Biology (CC BY 3.0). Imagem do ciclo celular. A interfase é composta da fase G1 (crescimento da célula e produção de RNA e proteínas), seguida pela fase S (síntese de DNA), seguida pela fase G2 (produção de organelas). Ao final da interfase, vem à fase mitótica, que é composta de mitose e citocinese e leva à formação de duas células-filhas. A mitose precede a citocinese, apesar de que os dois processos normalmente se sobrepõem um pouco.

3 FASES DA MITOSE Introdução O que o seu intestino, o fermento da massa do pão e um sapo em desenvolvimento têm em comum? Entre outras coisas, todos eles possuem células que realizam mitose, dividindo-se para produzir mais células que são geneticamente idênticas a elas mesmas. Por que esses organismos e tecidos tão diferentes precisam de mitose? As células intestinais têm que ser substituídas à medida que se desgastam; as células da levedura precisam se reproduzir para manter a sua população crescendo; e um girino precisa gerar novas células à medida que cresce e se torna mais complexo. O que é mitose? Mitose é um tipo de divisão celular em que uma célula (a célula-mãe) se divide para produzir duas novas células (as filhas) que são geneticamente idênticas a ela. No contexto do ciclo celular, a mitose é a parte do processo de divisão em que o DNA do núcleo das células é dividido em dois conjuntos iguais de cromossomos. A grande maioria das divisões celulares que ocorrem no nosso corpo envolve a mitose. Durante o desenvolvimento e o crescimento, a mitose preenche o corpo do organismo com células e, ao longo da vida de um organismo, substitui células velhas e desgastadas por novas. Para eucariontes unicelulares como a levedura, as divisões mitóticas são, na verdade, a sua forma de reprodução, adicionando novos indivíduos à população. Em todos esses casos, o "objetivo" da mitose é assegurar que cada célula-filha receba um conjunto inteiro e perfeito de cromossomos. Células com quantidade excessiva ou insuficiente de cromossomos não costumam funcionar direito e podem, inclusive, não sobreviver ou até mesmo causar câncer. Então, quando as células sofrem mitose, elas não dividem seu DNA aleatoriamente e jogam-no em pilhas para as células-filhas. Em vez disso, elas separam seus cromossomos duplicados em uma série de etapas cuidadosamente organizadas. Fases da mitose A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase, telófase. Alguns livros-texto listam até cinco, dividindo a prófase em uma fase anterior (chamada

4 prófase) e uma fase posterior (chamada prometáfase). Essas fases ocorrem em uma ordem estritamente sequencial, sendo que a citocinese - o processo de divisão dos conteúdos das células para formar duas novas células - começa na anáfase ou na telófase. Estágios da mitose: prófase, metáfase, anáfase, telófase. A citocinese normalmente sobrepõe-se à anáfase e/ou telófase. Dá para lembrar a ordem das fases com o famoso mnemônico: [ProMETo] a Ana Telefonar. Mas não se preocupe tanto com nomes o mais importante é entender o que está acontecendo em cada estágio, e porque ele é importante para a divisão dos cromossomos. Estágio final da fase G2. A célula tem dois centrômeros, cada um com dois centríolos, e o DNA foi copiado. Neste estágio, o DNA está envolto por uma membrana nuclear intacta, e o nucléolo está presente no núcleo. Vamos começar observando uma célula um pouco antes de ela começar a mitose. Esta célula está na interfase (fase G2 tardia) e já copiou o seu DNA, de modo que cada cromossomo no núcleo consiste em duas cópias conectadas, chamadas cromátides irmãs.

5 Você não consegue ver os cromossomos muito claramente neste ponto porque eles ainda estão em sua forma longa, fibrosa e descondensada. Essa célula animal também fez uma cópia de seus centrômeros, uma organela que irá desempenhar um papel chave em orquestrar a mitose, então há dois centrômeros. (As células das plantas geralmente não tem centrossomos com centríolos, mas têm um tipo diferente de centro organizador de microtúbulos que tem um papel similar). Estágio inicial da prófase. O fuso mitótico começa a se formar, os cromossomos começam a se condensar, e o nucléolo desaparece. No estágio inicial da prófase, a célula começa a quebrar algumas estruturas e a formar outras, preparando o cenário para a divisão dos cromossomos. Os cromossomos começam a se condensar (o que facilita sua separação mais tarde). O fuso mitótico começa se formar. O fuso é uma estrutura feita de microtúbulos, fibras fortes que são parte do "esqueleto" da célula. Sua função é organizar os cromossomos e movê-los durante a mitose. O fuso cresce entre os centrossomos a medida que eles se separam. O nucléolo (ou nucléolos, no plural), uma parte do núcleo onde são formados os ribossomos, desaparece. Esse é um sinal de que o núcleo está prestes a se romper.

6 Estágio final da prófase (prometáfase). O envoltório nuclear se rompe e os cromossomos são condensados completamente. No final da prófase (chamada também de prometáfase), o fuso mitótico começa a capturar e organizar os cromossomos. Os cromossomos concluem a condensação e, por isso, ficam bastante compactos. O envoltório nuclear se rompe, liberando os cromossomos. O fuso mitótico cresce mais, e alguns microtúbulos começam a "capturar" os cromossomos. Anatomia do fuso mitótico. O Diagrama indica os microtúbulos cinetocóricos (vinculados aos cinetócoros) e o áster. O áster é um arranjo de microtúbulos que irradia a partir do centrossomo em direção à borda da célula. O diagrama também indica a região do centrômero de um cromossomo, a "cintura" fina onde as duas cromátides irmãs são mais firmemente ligadas e o cinetócoro, um bloco de proteínas encontradas no centrômero.

7 Os microtúbulos podem se ligar aos cromossomos através do cinetócoro, um arranjo de proteínas encontrado no centrômero de cada cromátide irmã. (Centrômeros são regiões do DNA onde as cromátides irmãs são mais firmemente conectadas). Os microtúbulos que ligam-se a um cromossomo são chamados de microtúbulos cinetocóricos. Os microtúbulos que não se ligam aos cinetócoros podem se ligar à microtúbulos do pólo oposto, estabilizando o fuso. Mais microtúbulos se estendem de cada centrossomo em direção à borda da célula, formando uma estrutura chamada de áster. Metáfase. Os cromossomos se alinham na placa metafásica, sob a tensão do fuso mitótico. As duas cromátides irmãs de cada cromossomo são capturadas por microtúbulos de pólos oposto do fuso. Na metáfase, o fuso já capturou todos os cromossomos e os alinhou no meio da célula, que está pronta para a divisão. Todos os cromossomos estão alinhados na placa metafásica (não se trata de uma estrutura física, é apenas um termo para o plano em que os cromossomos estão alinhados). Nesta fase, os dois cinetócoros (antes eram os centrômero, que depois de separado as cromátides-irmãs transformam-se em cinetócoros) de cada cromossomo devem se ligar a microtúbulos de pólos opostos do fuso. Antes de entrar na anáfase, a célula vai verificar se todos os cromossomos estão na placa metafásica com seus cinetócoros corretamente ligados aos microtúbulos. Isto é

8 chamado ponto de checagem do fuso e ajuda a garantir que as cromátides irmãs se dividam uniformemente entre as duas células-filhas quando se separarem na próxima etapa. Se um cromossomo não estiver adequadamente alinhado ou ligado, a célula para a divisão até que o problema seja resolvido. Anáfase. As cromátides irmãs se separam uma da outra e são puxadas em direção aos pólos opostos da célula. Os microtúbulos que não são conectados aos cromossomos separam os dois pólos do fuso, enquanto os microtúbulos cinetocóricos puxam os cromossomos para os pólos. Na anáfase, as cromátides irmãs se separam uma da outra e são empurradas em direção às extremidades opostas da célula. A proteína "cola" que mantém as cromátides irmãs unidas é quebrada, permitindo que elas se separem. Cada uma é agora um cromossomo único. Os cromossomos de cada par são empurrados em direção aos pólos opostos da célula. Os microtúbulos não ligados aos cromossomos se alongam e se empurram separando os pólos da célula, tornando-a mais longa. Todos esses processos são acionados por proteínas motoras, máquinas moleculares que podem caminhar pelas trilhas dos microtúbulos levando cargas. Na mitose, as proteínas motoras carregam cromossomos ou outros microtúbulos enquanto se deslocam.

9 Telófase. O fuso desaparece, forma-se novamente a membrana nuclear ao redor de cada conjunto de cromossomos, e o nucléolo reaparece em cada núcleo novo. Os cromossomos também começam a se descondensar. Na telófase, a célula está quase completamente dividida e começa a re-estabelecer sua estrutura normal a medida que a citocinese (divisão dos conteúdos da célula) toma lugar. O fuso mitótico é dividido em seus "blocos de construção". Dois novos núcleos são formados, um para cada conjunto de cromossomos. As membranas nucleares e os nucléolos reaparecem. "filamentosa". Os cromossomos começam a se descondensar e voltam a sua forma

10 Citocinese em células animais e vegetais. Citocinese em uma célula animal: um anel de actina ao redor do meio da célula realiza uma invaginação, criando um recuo chamado de sulco de clivagem. Citocinese em uma célula vegetal: a placa celular se forma no meio da célula, criando uma parede que separa a célula em duas. Citocinese, a divisão do citoplasma para formar duas células novas, sobrepõe-se aos estágios finais da mitose. Ela pode começar tanto na anáfase quanto na telófase, dependendo da célula, e termina logo depois da telófase. Nas células animais, a citocinese é contrátil, apertando a célula em duas, como uma bolsinha de moedas com um cordão. O "cordão" é um conjunto de filamentos feitos de uma proteína chamada actina e o vinco formado pelo aperto é conhecido como sulco de clivagem. As células das plantas não podem ser dividas desta forma porque elas possuem uma parede celular e são muito duras. Em vez disso, a estrutura chamada de placa celular se forma no meio da célula, dividindo-a em duas células-filhas, separadas por uma nova parede.

11 Quando a divisão estiver completa, ela produzirá duas células-filhas. Cada célula-filha possui um conjunto completo de cromossomos, idêntico ao de sua irmã (e da célula-mãe). As células-filhas entram no ciclo celular em G1. Quando a citocinese termina, temos duas células novas, cada uma com um conjunto completo de cromossomos idênticos aos da célula-mãe. As células-filhas podem agora começar suas próprias "vidas" celulares e - dependendo do que decidirem ser quando crescerem - podem, elas também, realizar mitose, repetindo o ciclo. MEIOSE Introdução Mitose é usada para quase todas as necessidades de divisão celular de seu corpo. Ela adiciona novas células durante o desenvolvimento e substitui células velhas e desgastadas ao longo de toda sua vida. O objetivo da mitose é produzir células filhas que são geneticamente idênticas às suas mães, com nenhum cromossomo a mais ou a menos.

12 A meiose, por outro lado, é utilizada apenas para um propósito no corpo humano: a produção de gametas - as células sexuais, ou espermatozoides e óvulos. Seu objetivo é fazer células filhas com exatamente metade dos cromossomos da célula inicial. Para explicar de outra forma, a meiose em humanos é o processo de divisão que nos leva de uma célula diploide - com dois conjuntos de cromossomos - a células haploides - com apenas um conjunto de cromossomos. Em humanos, as células haploides feitas a partir da meiose são os espermatozoides e os óvulos. Quando um espermatozoide e um óvulo se unem na fertilização, os dois conjuntos haploides de cromossomos formam um conjunto diploide completo: um novo genoma. Fases da meiose Em muitos aspectos, a meiose é muito semelhante à mitose. A célula passa por etapas similares e usa estratégias semelhantes para organizar e separar os cromossomos. Na meiose, contudo, a célula tem uma tarefa mais complexa. Ainda precisa separar as cromátidesirmãs (as duas metades de um cromossomo duplicado), como na mitose. Mas também deve separar os cromossomos homólogos, os pares de cromossomos similares, mas não-idênticos que um organismo recebe de seus dois genitores. Estes objetivos são alcançados na meiose através de um processo de divisão em duas etapas. Pares homólogos separam-se durante a primeira parte da divisão celular, chamada de meiose I. As cromátides-irmãs separam-se durante a segunda parte, chamada de meiose II. Uma vez que a divisão celular ocorre duas vezes durante a meiose, uma célula pode produzir quatro gametas (óvulos ou espermatozoides). Em cada parte da divisão, as células passam por quatro estágios: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Meiose I Antes de entrar na meiose I, a célula precisa primeiro passar pela interfase. Como na mitose, a célula cresce durante a fase G1, copia todos os seus cromossomos na fase S e se prepara para a divisão durante a fase G2. Durante a prófase I, diferenças com a mitose começam a aparecer. Como na mitose, os cromossomos começam a se condensar, mas na meiose I, eles também pareiam. Cada

13 cromossomo cuidadosamente se alinha com o seu par homólogo, de forma que os dois se combinem ao longo de suas porções correspondentes por todo seu comprimento. Por exemplo, na imagem abaixo, as letras A, B e C representam genes encontrados em pontos particulares no cromossomo, com letras maiúsculas e minúsculas representando diferentes formas, ou alelos, de cada gene. O DNA é quebrado no mesmo ponto em cada homólogo - aqui, entre os genes B e C - e reconecta-se em um padrão cruzado, de forma que os homólogos troquem parte de seu DNA um com o outro. Crédito da imagem: com base em "O processo da meiose: Figura 1", por OpenStax College, Biology, CC BY 3.0 Imagem do crossing-over. Dois cromossomos homólogos carregam diferentes versões de três genes. Um possui as versões A, B e C, enquanto o outro possui as versões a, b e c. Em um evento de crossover, no qual duas cromátides (uma de cada homólogo) trocam fragmentos, os genes C e c são trocados. Agora, cada homólogo possui duas cromátides diferentes: Uma tem A, B e C em uma cromátide e A, B e c na outra cromátide. O outro homólogo tem a, b, c em uma cromátide e a, b, C na outra cromátide. Este processo, no qual os cromossomos homólogos trocam partes, é chamado de crossing-over. Ele é facilitado por uma estrutura proteica, chamada de complexo sinaptonêmico, que mantém os homólogos juntos. Os cromossomos estariam na verdade posicionados um sobre o outro - como na imagem abaixo - durante o crossing-over; eles

14 somente são mostrados lado a lado na imagem acima para facilitar a visualização da troca de material genético. Crédito da imagem: com base em "O processo de meiose: Figura 1", por OpenStax College, Biology, CC BY 3.0 Imagem de dois cromossomos homólogos, colocados um em cima do outro, e ligados pelo complexo sinaptonêmico. Você pode ver sob microscópio os cromossomos em crossing-over como quiasmas, estruturas em forma de cruz onde os homólogos estão unidos. Os quiasmas mantem os homólogos conectados um ao outro após o rompimento do complexo sinaptonêmico, por isto cada par de homólogos precisa de pelo menos um. É comum acontecerem vários crossovers (até ) para cada par de homólogos. Os pontos onde acontecem crossovers são mais ou menos aleatórios, levando à formação de cromossomos novos e "remisturados" com combinações únicas de alelos. Após o crossing-over, o fuso começa a capturar os cromossomos e movê-los em direção ao centro da célula (placa metafásica). Isto pode parecer familiar em relação à mitose, mas há uma mudança. Cada cromossomo se prende a microtúbulos de apenas um dos pólos do fuso, e os dois homólogos de um par ligam-se a microtúbulos de pólos opostos. Assim,

15 durante a metáfase I, os pares de homólogos - não cromossomos individuais - se alinham na placa metafásica para a separação. As fases da meiose I. Prófase I: a célula inicial é diploide (2n = 4). Os cromossomos homólogos formam pares e trocam fragmentos no processo de crossing over. Metáfase I: os pares homólogos se alinham na placa metafásica. Anáfase I: os homólogos se separam e vão para extremidades opostas da célula. As cromátides-irmãs permanecem juntas. Telófase I: as células recém-formadas são haploides, n=2. Cada cromossomo ainda tem duas cromátides-irmãs, mas as cromátides de cada cromossomo não são mais idênticas entre si. Na anáfase I, os homólogos são separados e levados para pólos opostos da célula. Contudo, as cromátides-irmãs de cada cromossomo permanecem unidas uma a outra e não se separam. Finalmente, na telófase I, os cromossomos chegam aos pólos opostos da célula. Em alguns organismos, a membrana nuclear se reorganiza e os cromossomos se descondensam, mas em outros, esta etapa é pulada já que as células rapidamente vão entrar em outro ciclo

16 de divisão, a meiose II. A citocinese geralmente ocorre ao mesmo tempo que a telófase I, formando duas células-filhas haploides. Meiose II AS células passam da meiose I para a meiose II sem copiar o seu DNA. A meiose II é um processo mais curto e mais simples do que a meiose I, e pode ser que você ache mais útil pensar na meiose II como a "mitose das células haploides". As células que entram na meiose II são aquelas formadas na meiose I. Estas células são haploides têm apenas um cromossomo de cada par homólogo mas seus cromossomos ainda consistem de duas cromátides-irmãs. Na meioses II, as cromátides-irmãs se separam, formando células haploides com cromossomos não-duplicados.

17 Fases da meiose II Prófase II: as células iniciais são as células haploides produzidas na meiose I. Os cromossomos se condensam. Metáfase II: os cromossomos se alinham na placa metafásica. Anáfase II: cromátides-irmãs se separam para extremidades opostas da célula. Telófase II: os gametas recém formados são haploides, e cada cromossomo agora tem apenas uma cromátide. Durante a prófase II, os cromossomos condensam-se e o envelope nuclear é rompido, se necessário. Os centrossomos se separam, o fuso é formado entre eles, e os microtúbulos do fuso começam a capturar os cromossomos. As duas cromátides-irmãs de cada cromossomo são capturadas pelos microtúbulos dos pólos opostos do fuso. Na metáfase II, os cromossomos se alinham individualmente ao longo da placa metafásica. Na anáfase II, as cromátides-irmãs se separam e são levadas para pólos opostos da célula. Na telófase II, as membranas nucleares formam-se novamente em torno de cada conjunto de cromossomos, e estes se descondensam. A citocinese separa os conjuntos de cromossomos em novas células, formando os produtos finais da meiose: quatro células haploides nas quais cada cromossomo tem apenas uma cromátide. Em humanos, os produtos da meiose são os espermatozoides ou os óvulos. Como a meiose "mistura e combina" genes As duas razões principais para que possamos ter vários gametas geneticamente diferentes são: Crossing-over. Os pontos nos quais os homólogos se cruzam e trocam material genético são escolhidos mais ou menos ao acaso, e eles serão diferentes em cada célula que passa por meiose. Se a meiose ocorrer muitas vezes, como em humanos, os crossovers vão acontecer em muitos pontos diferentes. Orientação aleatória dos pares homólogos. A orientação aleatória dos pares de homólogos na metáfase I permite que a produção de gametas tenha muitas variedades diferentes de cromossomos homólogos.

18 Animações: Já pensou em aprender Mitose assim? Ciclo Celular e Mitose (3D Animation Legendado). Ciclo Celular Meiose. Paródia: Forrozão Meiótico. Mitose Referência: Este texto foi copiado na íntegra do site khanacademy. Link:

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Qual a importância

Leia mais

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose)

Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) Ciclo Celular e Divisão Celular (Mitose e Meiose) CICLO CELULAR Eventos que preparam e realizam a divisão celular Mecanismos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento Células somáticas célula duplica

Leia mais

Ciclo Celular 25/02/2014. Ciclo celular. O ciclo celular é todo o ciclo de vida da célula, dividido em duas fases principais - interfase e mitose

Ciclo Celular 25/02/2014. Ciclo celular. O ciclo celular é todo o ciclo de vida da célula, dividido em duas fases principais - interfase e mitose Vera Andrade http://histologiavvargas.wordpress.com/ Ciclo Celular G1 (Gap, lacuna) S (Síntese) G2 (Gap) Fase M Divisão Celular (Mitose) e Citocinese G1 (Gap) O ciclo celular é todo o ciclo de vida da

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Mitose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da mitose II Etapas da mitose Ciclo celular Fonte: Google. I Visão geral da mitose: Processo conservativo

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ DIVISÃO CELULAR - p. 158 Leitura

Leia mais

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE:

DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE: Genética Animal Divisão celular 1 DIVISÃO CELULAR A célula eucaritótica pode reproduzir-se por dois processos: mitose e meiose. O ciclo celular corresponde ao tempo de geração da célula, isto é, ao período

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Geral Aula 5 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4. Assuntos:

Leia mais

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Prof. Msc. Cleysyvan Macedo Ciclo Celular Fase Mitótica Fase Interfase MITOSE CITOCINESE Interfase É a fase em que a célula não está se dividindo. Os filamentos de cromatina duplicam-se nessa fase. Divide-se

Leia mais

Terceirão Biologia Professor João. Aulas 23 e 24 DIVISÃO CELULAR

Terceirão Biologia Professor João. Aulas 23 e 24 DIVISÃO CELULAR Terceirão Biologia Professor João DIVISÃO CELULAR Recapitulando: INTÉRFASE Fase G 1 : fase anterior a duplicação do DNA, onde ocorre intensa produção de RNA e proteínas diversas; Fase S: ocorre duplicação

Leia mais

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta;

NÚCLEO. Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; NÚCLEO ASPECTOS GERAIS DO NÚCLEO Presente apenas em células eucarióticas, sendo indispensável para a sobrevivência desta; Contém em seu interior DNA que forma os cromossomos, estruturas portadoras dos

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 1º EM Biologia Professor João NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular é a organela responsável pelo controle das atividades celulares. Nas células eucariontes o núcleo é separado do citoplasma por uma

Leia mais

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto

CROMOSSOMOS. Profa. Dra. Viviane Nogaroto CROMOSSOMOS Cromossomos EUCARIOTOS Cada cromossomo carrega um subconjunto de genes que são arranjados linearmente ao longo do DNA Tamanho: -DNA de cromossomo de E. coli: 1.200 µm -DNA de cromossomo humano:

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular:

DIVISÃO CELULAR. Multiplicação celular: DIVISÃO CELULAR Multiplicação celular: Para que uma célula se multiplique o genoma também precisa se multiplicar REPLICAÇÃO do DNA precede multiplicação celular DIVISÃO CELULAR MITOSE: divisão das células

Leia mais

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose

TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose TD de Revisão de Biologia- 9º ano- 4ª etapa Profa: Ana Gardênia Assunto: Mitose e Meiose 1. A interfase é definida como o período que antecede as divisões celulares. Sobre este processo, responda: a) Qual

Leia mais

DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA

DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA DIVISÃO CELULAR MÓDULO 2 CITOLOGIA DIVISÃO CELULAR DIVISÕES CELULARES são processos através dos quais uma célula-mãe dá origem a duas ou mais células-filhas. Elas são necessárias para o crescimento de

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado

Leia mais

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - DIVISÃO Lista II 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. Analise as figuras: Observando-se a figura acima, é correto afirmar que: a) 1 representa uma anáfase da mitose de uma

Leia mais

Apoptose e Ciclo Celular Nutrição

Apoptose e Ciclo Celular Nutrição Apoptose e Ciclo Celular Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 APOPTOSE Do grego declínio Citado em poema grego clássico referindose a folhas caindo da árvore. APOPTOSE Morte

Leia mais

Ciclo Celular: Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado

Ciclo Celular: Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado : Mitose & Meiose Prof. Dr. Philip Wolff Prof. Dr. Renato M. Salgado Onde surge uma célula, existia uma célula anteriormente, assim como os animais só podem surgir de animais, e as plantas, de plantas

Leia mais

Mitose. É realizada por células eucarióticas, tanto somáticas como germinativas;

Mitose. É realizada por células eucarióticas, tanto somáticas como germinativas; MITOSE É o processo de divisão celular através do qual uma célula eucariótica dá origem a duas outras células semelhantes entre si e, semelhantes à célula-mãe ; 2n=2 Mitose 2n=2 2n=2 É realizada por células

Leia mais

divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!)

divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!) divisão celular - mitose prof. fernando belan - biologia mais (E!) ciclo celular Intérfase x divisão celular Intérfase > Maior período da vida da célula Ela não se divide, mas está em intensa atividade

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Ciclo celular Divisão celular Interfase Mitose Meiose Crescimento e desenvolvimento Divisão celular Processo pelo qual uma célula se transforma em duas

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS Biologia- 3º trim- 1º anos Professora: Patrícia Perez INTÉRFASE MITOSE

DIVISÃO CELULAR. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS Biologia- 3º trim- 1º anos Professora: Patrícia Perez INTÉRFASE MITOSE DIVISÃO CELULAR Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas. Os mais simples, como os seres procariontes, apenas duplicam seu DNA, partem

Leia mais

Ciclo celular Interfase e divisão celular

Ciclo celular Interfase e divisão celular Ciclo celular Interfase e divisão celular Equipe de Biologia Ciclo Celular Consiste num conjunto de processos que ocorrem desde a formação de uma célula até a sua própria divisão em duas células-filhas,

Leia mais

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES

DIVISÃO CELULAR BIOLOGIA KEFFN ARANTES BIOLOGIA KEFFN ARANTES NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide)

Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) Óvulo ( ) + Espermatozóide ( ) formam um zigoto ( ) Óvulo (haplóide) + Espermatozóide (haplóide) formam um zigoto (diplóide) + + Óvulo ( ) Espermatozóide ( ) Óvulo (n=3) Espermatozóide (n=3) Zigoto ( )

Leia mais

Genética. Aula 10 Profº Ricardo Dalla Zanna

Genética. Aula 10 Profº Ricardo Dalla Zanna Genética Aula 10 Profº Ricardo Dalla Zanna Divisão Celular Dois tipos o Mitose o Uma célula dá origem a duas células-filhas o Mesmo número de cromossomos da célula-mãe Divisão Celular Dois tipos o Meiose

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Meiose. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Meiose. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem I Visão geral da meiose II Etapas da meiose Relembrado: Cromossomo - Estado em que o DNA se encontra em seu grau máximo

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Ciclo celular. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia. Ciclo celular. Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Ciclo celular Prof. Msc. Macks Wendhell Gonçalves Mitose e Meiose Conceitos: - Mitose e meiose é responsável pela continuidade genética

Leia mais

DIVISÃO CELULAR INTRODUÇÃO

DIVISÃO CELULAR INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE BAHIA UESB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DCB DISCIPLINA: GENÉTICA BÁSICA BACHARELADO EM FARMÁCIA I SEMESTRE DOCENTE: CAROLINE GARCIA DIVISÃO CELULAR LARISSA DIAS

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da célula. Delimitado pelo envoltório

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose

DIVISÃO CELULAR. Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano DIVISÃO CELULAR Existem dois tipos de divisão celular: - Mitose - Meiose MITOSE - Conservativa: O nº de cromossomos

Leia mais

ANEXO AULA 08. Figura 1. Figura 2

ANEXO AULA 08. Figura 1. Figura 2 ANEXO AULA 08 Figura 1 Figura 2 QUESTÃO 1 Sabemos que o ciclo celular pode ser dividido em duas etapas distintas: a interfase e a divisão celular. Sobre a interfase, marque a alternativa correta. a. Ela

Leia mais

PROFA. ROSE LOPES 1º ANO

PROFA. ROSE LOPES 1º ANO PROFA. ROSE LOPES 1º ANO - 2013 A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos o material interno de nossas células e, depois, as dividimos.

Leia mais

Ciclo celular. Ciclo celular 13/03/2017. Interfase. Interfase FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA DIVISÃO CELULAR. Ciclo de vida de uma célula.

Ciclo celular. Ciclo celular 13/03/2017. Interfase. Interfase FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA DIVISÃO CELULAR. Ciclo de vida de uma célula. FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA Ciclo celular Ciclo de vida de uma célula. Profª. Dra. Patrícia Bellon. Março/2017 Ciclo celular Interfase Precede a divisão celular. Interfase + Divisão Celular Fase

Leia mais

Tipos de divisão celular. Disponível em: <http://ghr.nlm.nih.gov/handbook/illustrations/mitosismeiosis.jpg>. Acesso em: 26 jun

Tipos de divisão celular. Disponível em: <http://ghr.nlm.nih.gov/handbook/illustrations/mitosismeiosis.jpg>. Acesso em: 26 jun Divisão celular Tipos de divisão celular Mitose Meiose Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2012. Mitose Disponível em: .

Leia mais

CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR

CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR CITOLOGIA II NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Prof. Francisco Sallas chicosallas@hotmail.com www.tapetedepedra.weebly.com NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura

Leia mais

Biologia. Divisão Celular. Professor Enrico Blota.

Biologia. Divisão Celular. Professor Enrico Blota. Biologia Divisão Celular Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia DIVISÃO CELULAR Os seres vivos precisam cumprir um ciclo de vida. Para isso, nascem, se desenvolvem e amadurecem

Leia mais

Divisão celular Meiose. Biologia Professora: Keffn Arantes

Divisão celular Meiose. Biologia Professora: Keffn Arantes Divisão celular Meiose Biologia Professora: Keffn Arantes GAMETAS E FECUNDAÇÃO *MEIOSE-significa diminuição. *Seres humanos têm 46 cromossomos nas células corporais. *Gametas apresentam 23 cromossomos.

Leia mais

DIVISÃO CELULAR (mitose e meiose)

DIVISÃO CELULAR (mitose e meiose) CENTRO UNIVERSITÁRIO RIO DO MARANHÃO- UNICEUMA DIVISÃO CELULAR (mitose e meiose) Prof.Fernando Luís Bacelar Lobato São Luís 2011 DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária

Leia mais

Ciclo Celular. Ciclo Celular 22/05/ ) Conceitos Prévios. 1) Conceitos Prévios

Ciclo Celular. Ciclo Celular 22/05/ ) Conceitos Prévios. 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células metafásicas. Cromossomo Cromossomo Simples 2 braços 1 centrômero Condensação

Leia mais

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação.

CICLO CELULAR. Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. CICLO CELULAR Conjunto de modificações por que passa uma célula, desde seu aparecimento até sua própria duplicação. DIVIDIDO EM: INTÉRFASE DIVISÃO CELULAR MITOSE MEIOSE Divisão Celular O Ciclo Celular

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Renata Coelho Disciplina: Biologia Série: 9º ano EF MEIOSE Profª Renata Coelho Rodrigues 2018 2 * Permite a manutenção das espécies, pois origina os gametas; * Células

Leia mais

Mitose Divisão Equacional

Mitose Divisão Equacional Mitose Divisão Equacional Mitose X Meiose Mitose = Divisão Equacional E! Velocidade da divisão celular Em seres pluricelulares: 1. Desenvolvimento diferenciação celular 2. Crescimento 3. Renovação 4. Regeneração

Leia mais

Divisão Celular MITOSE

Divisão Celular MITOSE Divisão Celular MITOSE O Ciclo Celular É a sequência de eventos que ocorre em células que dividem-se ativamente. O ciclo é dividido em interfase e divisão. Intérfase É a fase entre duas divisões sucessivas.

Leia mais

Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8

Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8 Divisão Celular Mitose e Meiose Cap. 8 Divisão celular - Mitose +/- 1 hora de duração Interfase Citocinese Período entre duas divisões celulares consecutivas Cromatina descondensada DNA cromossômico em

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre

NÚCLEO E MITOSE. 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre NÚCLEO E MITOSE 9º ANO BIOLOGIA LUCIANA ARAUJO 1º Bimestre I. Diferença entre célula procarionte e eucarionte. PROCARIONTE EUCARIONTE CARIOTECA Não Sim NÚCLEO Não Sim MATERIAL GENÉTICO Sim Sim ORGANELAS

Leia mais

Mecanismos da divisão celular: Mitose e meiose. Profa. Dra. Enilza M Espreafico

Mecanismos da divisão celular: Mitose e meiose. Profa. Dra. Enilza M Espreafico Mecanismos da divisão celular: Mitose e meiose Profa. Dra. Enilza M Espreafico Uma visão resumida da ciclo celular Fase M = Mitose + citocinese O Ciclo Celular: Intérfase (G1-S-G2) e Fase M (Mitose + Citocinese)

Leia mais

Ciclo e Divisão Celular

Ciclo e Divisão Celular Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Ambiental Ciclo e Divisão Celular Prof: Tatiane da Franca Silva tatianedafranca@usp.br 1 Herança

Leia mais

O que é um ciclo celular?

O que é um ciclo celular? O que é um ciclo celular? Divisão celular PORQUE É QUE OCORRE DIVISÃO CELULAR? 1- Para que todos os seres pluricelulares possam crescer. Se não vejamos... Todos nós começamos por ser uma única célula.

Leia mais

A célula em divisão. Meiose

A célula em divisão. Meiose A célula em divisão Meiose A meiose é a divisão celular que possibilitou a consolidação da reprodução sexuada entre os seres vivos......pois ela origina células com a metade do número de cromossomas presentes

Leia mais

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017

Ciclo de Vida Celular. Professora: Luciana Ramalho 2017 Ciclo de Vida Celular Professora: Luciana Ramalho 2017 Tipos de células Procarionte Sem núcleo Ex: Bactérias Eucarionte Com núcleo Ex: Vegetal, Protozoário, Animal e Fungos Exercício (FEI) Uma célula procarionte

Leia mais

Mitose. Fases da Mitose. Aparelho Mitótico. Prófase

Mitose. Fases da Mitose. Aparelho Mitótico. Prófase Mitose A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em 5 fases: Profáse, metáfase, anáfase,

Leia mais

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período

Engenharia Agronômica. Biologia Celular 1º Período Engenharia Agronômica Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos quais

Leia mais

BIOLOGIA DIVISÃO CELULAR

BIOLOGIA DIVISÃO CELULAR DIVISÃO CELULAR Módulo 8 Página 02 à 16 MITOSE MITOSE ü Evento complexo ü Divide célulaà núcleo à DNA ü Células somáticas de eucarionte e células procariontes ü Divisão conservativa ou equacional ü Célula-mãe

Leia mais

CICLO CELULAR INTERFASE

CICLO CELULAR INTERFASE ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS BIOLOGIA Professora Daniele Campos da Silva 1º ano CICLO CELULAR É o período de vida de uma célula. O ciclo celular é dividido em: - Interfase (G1, S, G2) - Divisão

Leia mais

Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro

Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro Cromatina material genético distendido Ao microscópio electrónico, o material genético apresenta-se como um fio de contas com cerca de 10nm de diâmetro Cromossoma material genético condensado Centrómero

Leia mais

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR

Equipe de Biologia. Biologia DIVISÃO CELULAR Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 8R Ensino Médio Equipe de Biologia Data: Biologia DIVISÃO CELULAR A Divisão Celular Os cromossomos são responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários, ou

Leia mais

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (

Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo ( Ciclo e divisão celular Prof. Fláudio Ciclo celular Um ser humano começa a vida a partir de um oócito fertilizado (zigoto), uma célula diplóide a partir da qual todas as células do corpo (estimadas em

Leia mais

Biologia SÉRIE: 9º ano. Meiose. Profª Luciana Barroso

Biologia SÉRIE: 9º ano. Meiose. Profª Luciana Barroso Biologia SÉRIE: 9º ano Meiose Profª Luciana Barroso DIVISÃO CELULAR MEIOSE 2 O QUE É? Processo de divisão celular em que o nº de cromossomos é reduzido à metade nas células-filhas. Acontece em duas etapas.

Leia mais

Principais eventos do ciclo celular eucarioto. G1+S+G2 = interfase M = mitose. Célulasfilha. Síntese de DNA. Cromátidesirmã.

Principais eventos do ciclo celular eucarioto. G1+S+G2 = interfase M = mitose. Célulasfilha. Síntese de DNA. Cromátidesirmã. Divisão celular Principais eventos do ciclo celular eucarioto Cromátidesirmã Célulasfilha Condensação dos cromossomos, envelope nuclear se desfaz, segregação. Descondensação dos cromossomos, formação do

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR LUCIANA SIMÕES RAFAGNIN MARINHO NÚCLEO Sua presença é a principal característica das células eucariontes Algumas células possuem mais de um (musculares estriadas esqueléticas)

Leia mais

Divisão celular processo através do qual cada célula, em regra,

Divisão celular processo através do qual cada célula, em regra, De que modo as células asseguram a sua continuidade? Divisão celular Divisão celular processo através do qual cada célula, em regra, origina duas células-filhas geneticamente iguais à célula-mãe. As células

Leia mais

Profa. MSc. Monyke Lucena

Profa. MSc. Monyke Lucena Profa. MSc. Monyke Lucena Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. Núcleo Interfásico - Intérfase 1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Ciclo e diferenciação celular DIVISÃO CELULAR A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Para fazê-lo, multiplicamos

Leia mais

CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR. Profa MSc. Luanna Fernandes

CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR. Profa MSc. Luanna Fernandes CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR Profa MSc. Luanna Fernandes DEFINIÇÃO: Células Filhas Consiste em uma cadeia de eventos que envolve a duplicação do conteúdo intracelular e culmina a sua divisão, gerando

Leia mais

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período

Engenharia de alimentos. Biologia Celular 1º Período Engenharia de alimentos Biologia Celular 1º Período Introdução Introdução Núcleo presente apenas em células eucarióticas. Localizam-se os cromossomos: estruturas filamentosas portadores dos genes, nos

Leia mais

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio

Núcleo e Divisão Celular. Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio Núcleo e Divisão Celular Professora: Emmanuelle Disciplina: Biologia Turma: 1º Médio São Paulo, 2013 Estrutura da Aula Núcleo Celular Cromatina e nucléolo Cromossomos Ciclo Celular Mitose Meiose I Meiose

Leia mais

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Divisão Reducional Divisão Equacional Divisão Equacional DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE Prof. Leonardo F. Stahnke CICLO CELULAR E SUAS FASES Em organismos unicelulares a divisão da célula é considerada

Leia mais

Assunto: Divisão celular. Mitose e meiose II. Exercício: Gametogênese nos seres humanos.

Assunto: Divisão celular. Mitose e meiose II. Exercício: Gametogênese nos seres humanos. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 6 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Aula Biologia Tema: Divisão celular: Mitose e Meiose 1) Conceitos Prévios Cromossomo: Estrutura que contém uma longa molécula de DNA associada a proteínas histonas, visível ao microscópio óptico em células

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA 11/08/2015 MITOSE

MEDICINA VETERINÁRIA 11/08/2015 MITOSE MEDICINA VETERINÁRIA O ciclo celular é o conjunto de fenômenos que ocorre numa célula viva durante um período entre divisões dessa célula, ou seja, num período de reprodução a reprodução. Genética Animal

Leia mais

Ciclo Celular. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( )

Ciclo Celular. Prof. Tiago Collares, Dr. (MSN) ( ) Ciclo Celular Prof. Tiago Collares, Dr. tiago_collares@hotmail.com (MSN) collares.t@gmail.com (e-mail ) O Ciclo Celular Toda célula se origina da divisão de uma célula preexistente; Nos eucariontes, o

Leia mais

INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E. Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO

INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E. Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO INTÉRFASE MITOSE EO, CROMOSSOMO E Prof.ª.: Luciana Prof.ª. Luciana Araújo CARIÓTIPO O CICLO CELULAR Eventos ordenados crescimento, duplicação dos genes, divisão propriamente dita - que ocorrem com a célula

Leia mais

DIVISÃO CELULAR MITOSE

DIVISÃO CELULAR MITOSE DIVISÃO CELULAR MITOSE Pela reprodução das células, a vida atravessa o tempo. Daniel Mazia, biólogo (1912-1996) Divisão equacional: E MITOSE Origina duas células genética e cromossomicamente iguais a célula

Leia mais

e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado.

e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. CICLO CELULAR Profª Ana Luisa Miranda Vilela CICLO CELULAR e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. grande número de células se dividem continuamente, substituindo

Leia mais

Genética Básica e Evolução (ZVM 0215)

Genética Básica e Evolução (ZVM 0215) Genética Básica e Evolução (ZVM 0215) Bases citológicas da herança: Divisão Celular Mitose, Meiose, Gametogênese e fecundação Francisco José de Novais- Mestrando Introdução Onde surge uma célula, existia

Leia mais

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1

NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR 18/07/2014 1 DEFINIÇÕES CROMATINA: É o DNA desespiralizado, desenrolado. CROMOSSOMOS: estrutura formada pelo DNA completamente compactado pelas proteínas histonas e por um grande

Leia mais

DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE

DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE BIOLOGIA FRENTE A SÉRIE: 9º ANO DUPLICAÇÃO DE DNA MITOSE LUCIANA ARAUJO DUPLICAÇÃO DE DNA DIVISÃO CELULAR MITOSE 04/04/2018 9º ANO - BIOLOGIA 2 ESTRUTURA DO GENE Segmentos (pedaços) da molécula de DNA,

Leia mais

Gláucia Rios dos Santos

Gláucia Rios dos Santos Gláucia Rios dos Santos Instruções Use o mouse para mudar os slides. Clique sempre nas ou botões. Não clique fora,pois os slides sairão da seqüência certa. Clique sobre as palavras em vermelho,para obter

Leia mais

BIOLOGIA E GEOLOGIA- 11º ANO. Reprodução sexuada - Meiose

BIOLOGIA E GEOLOGIA- 11º ANO. Reprodução sexuada - Meiose BIOLOGIA E GEOLOGIA- 11º ANO Reprodução sexuada - Meiose Ocorre a união de duas células sexuais para a formação de um ovo ou zigoto. A reprodução sexuada constitui um processo biológico comum a quase todos

Leia mais

A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função.

A capacidade de divisão celular é variado em relação ao tipo de célula e a sua função. Ana Beatriz Maselli A divisão celular é um processo pelo qual as célula(unidades básicas da vida)se reproduzem e não só, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula materna ou progenitora.

Leia mais

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE

Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE Professor: Altemar Santos. Exercícios de revisão sobre DIVISÃO CELULAR:MITOSE E MEIOSE 1. (Imed 2016) Suponha que uma determinada espécie de tartaruga possua 550 cromossomos no núcleo de uma célula do

Leia mais

Divisão Celular: Mitose e Meiose

Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular: Mitose e Meiose Divisão Celular as células originam-se de outras células preexistentes Virchow, 1858, médico alemão. 1 Divisão Celular - Base da continuidade e perpetuação das células

Leia mais

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular

Plano de Aulas. Biologia. Módulo 6 Núcleo e divisão celular Plano de Aulas Biologia Módulo 6 Núcleo e divisão celular Resolução dos exercícios propostos Retomada dos conceitos CAPÍTULO 1 1 d Nos nucléolos, ocorre a produção dos ribossomos. Os cromossomos só são

Leia mais

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Divisão Celular Ciclo Celular e Mitose; Meiose. 1. Aspectos Mantidos na Divisão Celular Constância do volume celular; Relação área x volume. Lei de Driesch

Leia mais

CICLO CELULAR. Profª Ana Luisa Miranda Vilela

CICLO CELULAR. Profª Ana Luisa Miranda Vilela CICLO CELULAR Profª www.bioloja.com CICLO CELULAR e adultos aproximadamente 100 trilhões de células, todas derivadas do ovo fertilizado. grande número de células se dividem continuamente, substituindo

Leia mais

Biologia. Ensino médio 1º ano

Biologia. Ensino médio 1º ano Biologia Ensino médio 1º ano Divisão celular Mitose Meiose Ciclo celular Divisão da célula que se inicia com o surgimento da célula, a partir da divisão de uma célula préexistente, e termina quando ela

Leia mais

CITOLOGIA - Mitose Lista III 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente

CITOLOGIA - Mitose Lista III 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente CITOLOGIA - Mitose Lista III 20 Questões Professor Charles Reis Curso Expoente 01. (VUNESP) A professora explicava aos alunos que alguns tecidos e/ou órgãos são mais indicados para se obter células nas

Leia mais

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges

Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges Apostila de Biologia 03 Ciclo Celular Matheus Borges 1.0 Interfase 1.1 G1 Dividida em 3 fases G1,S e G2 ; replicação do DNA e transcrição gênica. Cromatina simples. Cromossomos não são visíveis descondensados.

Leia mais

DIVISÃO CELULAR. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS Biologia- 3º trim- 1º anos Professora: Patrícia Perez INTÉRFASE MITOSE

DIVISÃO CELULAR. ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE REUS Biologia- 3º trim- 1º anos Professora: Patrícia Perez INTÉRFASE MITOSE DIVISÃO CELULAR Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas. Os mais simples, como os seres procariontes, apenas duplicam seu DNA, partem

Leia mais

MITOSE PROFASE INTERFASE

MITOSE PROFASE INTERFASE MITOSE Profa. Márcia Dois momentos: cariocinese mitose propriamente dita - corresponde a formação de dois núcleos-filhos citocinese divisão do citoplasma em dois completando o processo Preparação Interfase

Leia mais

Ciclo Celular. Dividido em: - Intérfase - Divisão celular: Dois tipos fundamentais. Mitose Meiose

Ciclo Celular. Dividido em: - Intérfase - Divisão celular: Dois tipos fundamentais. Mitose Meiose Meiose Ciclo Celular Dividido em: - Intérfase - Divisão celular: Dois tipos fundamentais Mitose Meiose Antes de qualquer divisão celular há duplicação do DNA durante a intérfase. Divisão Celular O Ciclo

Leia mais

Disciplina: Citologia e embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.j@gmail.com Ciclo celular Composto por duas fases, uma em que a célula se divide, formando duas células filhas

Leia mais

Superlista núcleo 1.

Superlista núcleo 1. Superlista núcleo 1. (Unicamp) Em relação a um organismo diploide, que apresenta 24 cromossomos em cada célula somática, pode-se afirmar que a) seu código genético é composto por 24 moléculas de DNA de

Leia mais

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE

BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE BIOLOGIA - 3 o ANO MÓDULO 35 NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: MITOSE eucromatina heterocromatina 1 cromossomo duplicado 1 cromossomo simples 2 cromátides 2 cromossomos simples Metacêntrico Centrômero localizado

Leia mais

Prof. Juliana -

Prof. Juliana - Mitose e Meiose CICLO CELULAR Célula encaminhada à progressão no ciclo por mecanismos de regulação relacionados a crescimento multiplicação diferenciação celular condição de latência. Falhas nos mecanismos

Leia mais

Final da Fase S. Cada cromossomo é um par de cromátides irmãs, firmemente associadas uma à outra.

Final da Fase S. Cada cromossomo é um par de cromátides irmãs, firmemente associadas uma à outra. Divisão Celular Final da Fase S Cada cromossomo é um par de cromátides irmãs, firmemente associadas uma à outra. A coesão organizada das cromátides depende de complexos denominados coesinas. Duplicação

Leia mais