DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM REGULAÇÃO E DEONTOLOGIA DOS MEDIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DOCENTES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM REGULAÇÃO E DEONTOLOGIA DOS MEDIA"

Transcrição

1 COORDENADORES GUSTAVO CARDOSO Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL, investigador associado no CADIS (Centre d'analyse et d'interventions Sociologiques) e no College d'études Mondiales na FMSH em Paris. Membro do CIES-IUL e Diretor do OberCom - Observatório da Comunicação em Lisboa, foi também Professor visitante no IN3, em Barcelona. Dirige, atualmente, o Doutoramento de Ciências da Comunicação, o Mestrado em Gestão de Novos Media e a Pós-graduação em Jornalismo do ISCTE-IUL. Ainda no ISCTE-IUL, coordena o Laboratório de Ciências da Comunicação, o Barómetro de Notícias e a participação portuguesa no Observatório Europeu do Jornalismo. De 1996 a 2006 foi consultor da Casa Civil da Presidência da República para a Sociedade de Informação e Telecomunicações. De foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência de Notícias Lusa. É comentador semanal da TVI24 com a rúbrica Realidade Aumentada. TÂNIA SOARES É Socióloga e Directora do Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Docente do Mestrado em Comunicação, Cultura e Novas Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL. Membro dos Grupos de Trabalho sobre Proteção de Menores e sobre Pluralismo nos Media do ERGA (European Regulators Group for Audiovisual Media Services). Membro do International Working Group on Media Statistics da UNESCO. Colabora em representação da ERC, com as várias plataformas internacionais como a EPRA (European Platform of Regulatory Authorities) ou a PER (Plataforma das Entidades Reguladoras da Comunicação Social dos Países e Territórios de Língua Portuguesa). Foi membro do Comité de Peritos da Divisão de Media do Conselho da Europa. Estagiou na SIC.

2 SESSÕES DE ABERTURA ENCERRAMENTO DO CURSO SEBASTIÃO PÓVOAS É Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social desde 14 de dezembro de Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Delegado do Procurador da República em várias comarcas. Foi Juiz Desembargador em Macau e Secretário-Adjunto para a Justiça e Administração Autárquica. Director do Centro de Formação dos Magistrados; Director do Centro de Formação Jurídica e Judiciária de Macau. Foi ainda Conselheiro Jurídico na Missão Permanente de Portugal na Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque (EUA) e Chefe da Delegação Portuguesa da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos em Kingston (Jamaica).É membro permanente da World Jurist Association. Foi nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça, a 2 de março de 2002, onde foi Juiz Conselheiro e Presidente da 1.ª Secção e da Secção do Contencioso, sendo eleito, em outubro de 2013, Vice-Presidente. " MÁRIO MESQUITA É Vice-Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social desde 14 de dezembro de Professor-adjunto da Escola Superior de Comunicação Social. Professor convidado da Universidade Lusófona. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica de Lovaina. Foi jornalista do República, diretor e director-adjunto do Diário de Notícias; diretor do Diário de Lisboa e Provedor dos leitores do Diário de Notícias. Ajudou a fundar a licenciatura em Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi professor auxiliar da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Foramlhe atribuídos, entre vários outros, o Prémio Artur Portela da Casa de Imprensa, pela carreira profissional; e o Prémio Gazeta de Mérito do Clube dos Jornalistas, pela atividade desenvolvida na qualidade de provedor dos leitores.

3 ESPECIALISTAS CONVIDADOS ARONS DE CARVALHO Foi Vice-Presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social entre novembro de 2011 e novembro de É professor na Universidade Autónoma de Lisboa. Foi professor auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH da Universidade Nova; Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova. Foi membro da Comissão de Elaboração da Lei de Imprensa de 1975, e integrou a Comissão que elaborou um anteprojeto de Código Deontológico dos Jornalistas. Foi membro do Conselho de Imprensa e membro dos Conselhos de Informação para a Imprensa e para a RDP. Foi Secretário de Estado da Comunicação Social, nos XIII e XIV Governos Constitucionais. Integra o Conselho Científico Europeu e Internacional da Revue Européenne des Médias. CARLOS MAGNO É jornalista e foi Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social entre novembro de 2011 e novembro de Licenciou-se na Escola Superior de Jornalismo. Especializado em Filosofia da Comunicação, é professor desta área no Instituto Superior de Comunicação Empresarial em Lisboa. Começou a fazer jornalismo na Rádio Universidade mas foi na RDP que se especializou em política. Foi Diretor-Adjunto de Informação da Antena 1 e Editor do Expresso no Porto durante dez anos. Fundou a TSF no Porto, onde foi Administrador e Diretor. Esteve também na Direção do Diário de Notícias e fundou a atual RTPI. Nos últimos anos fez comentário político na RTP e dois programas semanais na Antena 1. CELESTE GRACIO É Coordenadora da Unidade de Supervisão da ERC, desde dezembro de Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduada em Regulação Pública e Concorrência pelo CEDIPRE e o Curso de Qualificação em Ciências da Educação, da Universidade Aberta. Foi Membro do "Grupo de Reflexão Media e Deficiência", como representante da ERC ( ), participou no Sub-grupo da ERGA (European Regulators Group for Audiovisual Media Services) sobre Auto e Corregulação (2017). Exerce funções, desde 2006, na ERC, ano em que transitou do Instituto da Comunicação Social onde exerceu funções de fiscalização e supervisão aplicáveis aos operadores de televisão e de rádio sob jurisdição do Estado Português.

4 FATIMA RESENDE É Vogal do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 14 de dezembro de Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Pós-graduada em Direito Comunitário e Defesa do Consumidor, pela Universidade Católica de Lovaina, e em Direito do Consumo, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Assessora e Adjunta em Gabinetes Ministeriais e Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Pertence aos quadros da Direção Geral do Consumidor desde Foi Membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. Desempenhou o cargo de Chefe de Gabinete do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata. Foi Directora Executiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. FRANCISCO AZEVEDO E SILVA* É membro do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 14 de dezembro de Jornalista, iniciou atividade na Rádio Renascença. Foi Diretor Adjunto e Subdiretor do jornal Diário de Notícias, Diretor de Informação da TVI e Diretor Adjunto da Rádio Renascença. Participou no projeto de fundação da TVI, com funções de Editor. Foi jornalista e Editor do Jornal Público. Participou na fundação do Jornal Independente, também como Editor. Foi jornalista e editor dos jornais Diário de Notícias, Correio da Manhã e Tempo. Integrou a Estrutura de Missão da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Foi técnico especialista no Gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e do Ministro da Presidência do Conselho de Ministros. JACINTO GODINHO É Membro do plenário da CCPJ desde 2015, lista proposta pelo Sindicato dos Jornalistas. Jornalista dos quadros da RTP desde Como repórter especial fez vários trabalhos de investigação premiados, como Tráfico de hormonas para a carne de vaca e Caça aos golfinhos nos Açores. Produziu e realizou e várias séries documentais, como é o caso de Memórias do Cinema Português 100 anos de história; Ei-los que Partem Uma história da Emigração Portuguesa; A PIDE Antes da PIDE e Quando a Tropa mandou na RTP. Foi duas vezes galardoado com o Prémio Gazeta do Clube de Jornalistas. Doutorado em Ciências da Comunicação pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. É professor auxiliar do Departamento de Ciências da Comunicação, da UNL onde lecciona desde Publicou os livros As origens da reportagem Imprensa e As origens da reportagem Televisão. C.P. 772 A

5 JOÃO NUNO CALVÃO DA SILVA Professor auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Doutor em Direito da União Europeia na FDUC; Mestre em Direito da União Europeia pela FDUC; docente em vários institutos da FDUC (CEDIPRE, AEEC, BBS, IJC, CDC); Sub-Diretor da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra; Vice- Presidente da Associação dos Estudos Europeus de Coimbra da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Diretor Executivo do Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; foi consultor jurídico da Ordem dos Notários; foi Adjunto do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros; foi Adjunto do Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional; Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Macau; Advogado (inscrição suspensa a seu pedido desde 2002). JOÃO PEDRO FIGUEIREDO É membro do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, desde 14 de dezembro de É quadro superior da RTP, onde integrou a direção jurídica e foi assessor jurídico do Conselho Geral Independente. Licenciado em Direito pela FDUC com Pós-Graduações em Direito da Comunicação Social (IJC/FDUC) e em Direito da Sociedade da Informação (Faculdade de Direito da UL). Publicou, em co-autoria, as obras Legislação da Comunicação Social, Direito da Comunicação Social e Legislação Anotada da Comunicação Social. Foi Professor Convidado em diversas universidades de Lisboa (Lusófona, ISCTE, ESCS), sendo actualmente responsável pela cadeira de Direito e Deontologia da Comunicação Social da FCSH da UNL. Exerceu os cargos de adjunto do Ministro dos Assuntos Parlamentares ( ) e do Secretário de Estado da Comunicação Social ( ), tendo sido relator de diversas propostas legislativas hoje vigentes no sector. LUÍSA ROSEIRA Foi membro do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social entre novembro de 2011 e novembro de É Diretora do Departamento Municipal de Proteção de Dados da Câmara Municipal do Porto e Encarregada da Proteção de Dados do Município do Porto, da GO Porto E.M. e da Porto Lazer E.M. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Pós graduada em Estudos Europeus e em Direito da Proteção de Dados Pessoais pela Universidade Católica Portuguesa com Especialização em Administração Pública - Gestão Pública pela Universidade do Minho. Foi deputada na Assembleia da República, e membro da delegação portuguesa à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, na Comissão de Cultura, Ciência e Educação e representante portuguesa na Sub-comissão dos Média.

6 NICOLAU SANTOS É Presidente do Conselho de Administração da Agência Lusa; foi Diretor-adjunto do jornal Expresso e Coapresentador do programa televisivo da SIC Notícias «Expresso da Meia-Noite». Comentador para assuntos económicos da RDP-Antena 1 e Colaborador dos Cadernos de Economia, revista da Ordem dos Economistas. É Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia (ISE) de Lisboa. Foi colaborador no «Jornal de Notícias»; Jornalista profissional do «JN»; Colaborador do semanário «O Jornal», responsável pelo suplemento de Exportação; Chefe da Secção de Economia da agência de notícias ANOP; Colaborador do programa económico televisivo «Contas Claras» (RTP2) e do Telejornal (RTP1) em 1985 e 1986; Co-fundador do «Semanário Económico» em 1987.Foi Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (grau de comendador) pelo Presidente da República, Jorge Sampaio em MARTA CARVALHO Jurista do Departamento Jurídico da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Lusíada. É pós-graduada em Direito da Comunicação Social pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito de Coimbra e tem diploma de especialização em Política da Concorrência, pelo INA. Curso de Direito das Contraordenações (INA); Curso de Revisão do Código do Procedimento Administrativo (Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa). Foi Diretora do Departamento Jurídico da ERC de 2014 a 2017 e Coordenadora da Unidade de Fiscalização da ERC de novembro de 2008 a outubro de Exerceu funções de representação da ERC em várias reuniões internacionais. PAULO SARAGOÇA DA MATA Fundador e sócio da Saragoça da Matta & Silveiro de Barros Sociedade de Advogados, RL 1993 a 2001 Prática de advocacia em Lisboa. Domínios de intervenção: Contencioso direito penal; direito das obrigações; direito administrativo e contraordenacional. Juiz ad-hoc do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem desde Docente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa de Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa em Mestrado em Ciências jurídico-criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 1998.

7 SOFIA BRANCO É jornalista há 20 anos e Presidente do Sindicato dos Jornalistas desde janeiro de Trabalha na Agência Lusa, onde é atualmente coordenadora de estágios e formação profissional. Com Mestrado em Direitos Humanos, é professora convidada de Ética e Deontologia no ISCTE-IUL desde 2016 e representante de Portugal na Rede Temática de Jornalistas do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. É autora dos livros Cicatrizes de Mulher, sobre a mutilação genital feminina, e As Mulheres e a Guerra Colonial. TELMO GONÇALVES É Chefe de Gabinete do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Foi Adjunto do Ministro da Defesa Nacional para a comunicação. Foi Coordenador da Unidade de Análise de Média e Sondagens da ERC e Assessor do Conselho Regulador. Coordenou o Programa de Comunicação Social da União Europeia em Timor-Leste. Foi professor e investigador na área dos estudos dos média e do jornalismo, tendo lecionado na Escola Superior de Comunicação Social e na Escola Superior de Educação de Portalegre. Foi jornalista e consultor de comunicação. É Licenciado em Ciências da Comunicação, especialização Jornalismo, pela Universidade Autónoma Luís de Camões; e mestre em Estratégia pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa. Mais informações sobre o curso em: curso-de-especializacao-em-regulacao-e-deontologia-dos-media IPPS-IUL Instituto para as Políticas Públicas e Sociais Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, Lisboa Horário de atendimento: De segunda a sexta feira das 10h00 13h00 14h30 18h00 Correio eletrónico: geral.ipps@iscte-iul.pt Telefone: / *a confirmar

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão deabertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração.

Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato. Mesa da Assembleia Geral. Simonetta Luz Afonso 18/07/ Conselho de Administração. Modelo de Governo Cargo Órgãos Sociais Eleição Mandato Mesa da Assembleia Geral Simonetta Luz Afonso 18/07/2012 2012-2015 Conselho de Administração Vogal (1) Vogal (2) Prof. António Lamas* Dr. Manuel Baptista**

Leia mais

Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO SEJA UM BOM COMUNICADOR A importância da comunicação institucional Dicas para a sua comunicação: o que fazer e o que não fazer A IMPRENSA ESCRITA As agências

Leia mais

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing

18 de outubro Comunicações Eletrónicas Segurança na Sociedade de Informação Cloud Computing PROGRAMA 17 de outubro Introdução Geral 09h30 10h00: Sessão de Abertura e Introdução (Dr. João Caboz Santana) 10h00 11h30: Comércio Eletrónico (Prof. Dr. Miguel Pupo Correia) 11h30 11h45: Intervalo 11h45

Leia mais

P O L I T I C A L I N S I G H T

P O L I T I C A L I N S I G H T CONHEÇA A REFORMULAÇÃO DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL P O L I T I C A L I N S I G H T 17 de outubro de 2018 QUATRO NOVOS MINISTROS E DEZ SECRETÁRIOS DE ESTADO JÁ TOMARAM POSSE Primeiro Ministro António

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC)

NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) NOTA BIOGRÁFICA Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar Eleito pela Coligação Juntos Pela Mudança (PPD/PSD.NC) Jorge Bruno da Silva Barbosa Gaspar, nascido a 30 de Março de 1970 em Caparica/Almada, casado,

Leia mais

2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS

2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: João António Romão Pereira Reis Domicílio Profissional: Rua Castilho, n.º 165 1070-050 Lisboa Telefone: 21.381.74.43 2. HABILITAÇÕES LITERÁRIAS - Licenciatura Licenciatura

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE

PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE PAULO PINTO DE ALBUQUERQUE Faculdade de Direito Universidade Católica Portuguesa Palma de Cima, Lisboa 1649-023 Portugal palbu@fd.lisboa.ucp.pt www.fd.lisboa.ucp.pt/~palbu PROFISSÃO: JUIZ do Tribunal Europeu

Leia mais

CURRICULUM VITAE de Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa (Junho/2016)

CURRICULUM VITAE de Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa (Junho/2016) CURRICULUM VITAE de Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa (Junho/2016) 0. Dados pessoais Joaquim Pedro Formigal Cardoso da Costa 1. Habilitações literárias Licenciado em Direito (Ciências Jurídico-Políticas),

Leia mais

Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de Das 14H00 18H30

Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de Das 14H00 18H30 Conferência - Fiscalidade Dia 21 de Janeiro de 2010 Das 14H00 18H30 Programa / oradores: Cláusula Geral Anti-Abuso, liberdade contratual e negócio indirecto (Mestre João Costa Andrade); Repercussões do

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Novembro de 2016 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento

Leia mais

Bernardo Gaivão. Susana Colaço

Bernardo Gaivão. Susana Colaço Bernardo Gaivão - Licenciado em Comunicação pela Universidade Lusíada de Lisboa - Mestre em Publicidade pelo IADE - Diretor da Academia Pordata desde Março 2010 - CEO da empresa D-Office - Formação profissional

Leia mais

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça

Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Imigração, migrantes e asilo no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça Coordenadores: Prof. Doutor Fausto de Quadros e Mestre Alice Feiteira Duração: 26 de Janeiro de 2012 a 15 de Março de 2012, às quintas

Leia mais

Formação Profissional

Formação Profissional JOÃO DE CASTRO BAPTISTA - Advogado Sócio - - Coordenador na área de Desporto - Nasceu em 25 de Setembro de 1975 Em 28 de Julho de 1998, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos.

CURRICULUM VITAE. 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 1 CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Vitalino José Ferreira Prova Canas Nascido em 14 de Julho de 1959, em Caldas da Rainha - Portugal Três filhos. 2. HABILITAÇÕES ACADÉMICAS 2.1. Licenciado em Ciências

Leia mais

Seminário Internacional

Seminário Internacional Correio da DGPJ Em Destaque Seminário Internacional Reforma Judiciária: as leis processuais e a reorganização dos tribunais O Ministério da Justiça vai organizar um Seminário Internacional subordinado

Leia mais

Governo das Sociedades e Mercado de Capitais

Governo das Sociedades e Mercado de Capitais Instituto de Formação Bancária IFB The Portuguese Bank Training Institute Associação Portuguesa de Bancos 28 Setembro 2006 Seminário Governo das Sociedades e Mercado de Capitais Reforma Legislativa DMIF

Leia mais

ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS COMISSÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM Programa

ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DAS COMISSÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM Programa Programa Dia 28 de novembro 2016 10h00 12h30m 14h00 14h30m Passeio Turístico Abertura do Secretariado Momento Cultural Sessão de Abertura Presidida por Miguel Albuquerque Presidente do Governo Regional

Leia mais

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO

IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO IN MEMORIAM E EVOCAÇÃO Capitão-de-mar-e-guerra Armando José Dias Correia Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro VICE-ALMIRANTE ANTÓNIO EMÍLIO DE ALMEIDA AZEVEDO BARRETO FERRAZ SACCHETTI ::

Leia mais

NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR

NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR NOTA BIOGRÁFICA E CURRICULAR DIOGO CAMPOS BARRADAS DE LACERDA MACHADO Natural de Lisboa, Nascido em 1961; Casado; Três filhos; Residente em Lisboa. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de

Leia mais

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO

CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO CURRICULUM VITAE RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Março 2011 I - IDENTIFICAÇÃO Nome - RAUL CARLOS VASQUES ARAÚJO Estado civil - Casado Naturalidade - Luanda Nacionalidade - Angolana Data de nascimento - 21 de

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E. Deliberação n.º 46/2019 de 10 de maio Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria

Leia mais

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA

DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA DIREITOS HUMANOS DA CRIANÇA Novas perspetivas e exigências de um sistema integrado para sua promoção e proteção ENCONTRO NACIONAL DE AVALIAÇÃO Programa Provisório 28 DE NOVEMBRO 10h00 12h30 14h00 14h30

Leia mais

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: 1 - Presidente da República 2 - Vice-Presidente da República (*1) Governador

Leia mais

COLÓQUIO SOBRE CONTRAORDENAÇÕES Reforma precisa-se?

COLÓQUIO SOBRE CONTRAORDENAÇÕES Reforma precisa-se? Versão provisória de 26.02.2017 COLÓQUIO SOBRE CONTRAORDENAÇÕES Reforma precisa-se? 10 e 17.03.2017 Assembleia da República Auditório António de Almeida Santos PROGRAMA PROVISÓRIO DIA 1: 14.00: Abertura

Leia mais

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E

M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome FERNANDES FERREIRA, ROGÉRIO M. Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 17 de Fevereiro de 1964 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Leia mais

MARIA JOÃO ESTORNINHO

MARIA JOÃO ESTORNINHO MARIA JOÃO ESTORNINHO FUNÇÃO Professora Catedrática Convidada CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 Fax +351 217 214 177 Palma de Cima, 1649-023 Lisboa Portugal mjestorninho@gmail.com www.fd.lisboa.ucp.pt ÁREAS

Leia mais

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo

Patrocínio Judiciário e Representação do Estado em Juízo Programa Patrocínio Judiciário e Representação do 1.ª Sessão (26 de maio) 18h15m - 19h00m: A representação do Estado nos tribunais administrativos Vasco Pereira da Silva (Professor da Faculdade de Direito

Leia mais

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES

CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES CURRICULUM VITAE MARIA CRISTINA FERNANDES RODRIGUES Maio 2017 1 DADOS PESSOAIS NOME: Maria Cristina Fernandes Rodrigues FILIAÇÃO: Jaime Frederico Rodrigues e Constança dos Reis Fernandes Rodrigues CARTÃO

Leia mais

V Curso de Formação Interparlamentar (ASG-PLP) 21 a 30 de maio de 2018 Funcionário Parlamentar: Saber, Competência e Ética PROGRAMA

V Curso de Formação Interparlamentar (ASG-PLP) 21 a 30 de maio de 2018 Funcionário Parlamentar: Saber, Competência e Ética PROGRAMA V Curso de Formação Interparlamentar (ASG-PLP) 21 a 30 de maio de 2018 Funcionário Parlamentar: Saber, Competência e Ética PROGRAMA Dia 21 de maio, segunda-feira Auditório António Almeida Santos 09:30h

Leia mais

Luís Eloy Azevedo Investigador integrado Mestre História Política Comparada Regimes, Transições, Colonialismo e Memória Áreas de Investigação

Luís Eloy Azevedo Investigador integrado Mestre História Política Comparada Regimes, Transições, Colonialismo e Memória Áreas de Investigação CV Luís Eloy Azevedo Luís Eloy Azevedo Investigador integrado Mestre História Política Comparada Regimes, Transições, Colonialismo e Memória Áreas de Investigação História da Justiça e História da Magistratura

Leia mais

P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O

P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O JOÃO MIRANDA P R O F E S S O R D E D I R E I T O J U R I S C O N S U L T O A D V O G A D O C URRÍC ULO I Dados Pessoais JOÃO PEDRO OLIVEIRA DE MIRANDA N asci do a 28 de Agosto de 1972 N atural de Lis boa

Leia mais

/ O meu FUTURO na Madeira!

/ O meu FUTURO na Madeira! 2 0 1 7 / 2 0 1 8 www.isal.pt O meu FUTURO na Madeira! Pós Graduação em Gestão e Políticas Públicas 2ªEdição O B J E T I V O S Criar valor para os decisores públicos e para os agentes privados, através

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Helena Mendonça. (Março de 2015)

CURRICULUM VITAE. Helena Mendonça. (Março de 2015) CURRICULUM VITAE Helena Mendonça (Março de 2015) Nome: Helena Teresa Bravo Sousa de Mendonça Data de nascimento: 15 de Julho de 1959 Residência: Rua da Venezuela, 238, 13º Esq. 4150-743 Porto Contactos:

Leia mais

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN

Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto Grupo de Trabalho Mercado Único Digital PEDRO WALLENSTEIN Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto PEDRO WALLENSTEIN Fez os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música, no Conservatório Nacional de Lisboa. Pós-graduou-se na Guildhall

Leia mais

PELA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO. Cobertura jornalística das campanhas eleitorais

PELA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO. Cobertura jornalística das campanhas eleitorais PELA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO Cobertura jornalística das campanhas eleitorais I. Enquadramento A liberdade de expressão integra o direito fundamental dos cidadãos a uma informação livre e pluralista, essencial

Leia mais

Sara Rodrigues, FCNAUP. Jorge Queiroz, Câmara Municipal de Tavira

Sara Rodrigues, FCNAUP. Jorge Queiroz, Câmara Municipal de Tavira CONHEÇA OS ORADORES Sara Rodrigues, FCNAUP Nutricionista. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Coimbra Doutorada em Nutrição Humana pela Universidade do Porto Professora Auxiliar da Faculdade de

Leia mais

Olga Maria Esteves Araújo Pereira, técnica superior jurista da Administração Regional do Norte.

Olga Maria Esteves Araújo Pereira, técnica superior jurista da Administração Regional do Norte. DESPACHO DE DESIGNAÇÃO DOS MEMBROS DOS GABINETES DE APOIO À PRESIDÊNCIA E VEREAÇÃO Para os devidos efeitos torna-se público que, nos termos do disposto na alínea c), n.º 1 e alínea d) do n.º 2 do artigo

Leia mais

Trindade, Carla Castelo. Portuguesa. 24 de Outubro de Cabo Verde. publicado);

Trindade, Carla Castelo. Portuguesa. 24 de Outubro de Cabo Verde. publicado); M O D E L O E U R O P E U D E C U R R I C U L U M V I T A E INFORMAÇÃO PESSOAL Nome Morada Telefone Fax Correio electrónico Trindade, Carla Castelo Nacionalidade Data de nascimento Portuguesa 24 de Outubro

Leia mais

Ciência da Legislação e Legística

Ciência da Legislação e Legística Ciência da Legislação e Legística Programa Ciência da Legislação e Legística 9 de abril sala 12.09 (piso 2) A Legística e o seu impacto no funcionamento do Estado, empresas e direitos dos cidadãos: linhas

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

FÓRUM DAS ONG DO PATRIMÓNIO 28 de setembro de 2018 Alcobaça Auditório da Biblioteca Municipal

FÓRUM DAS ONG DO PATRIMÓNIO 28 de setembro de 2018 Alcobaça Auditório da Biblioteca Municipal FÓRUM DAS ONG DO PATRIMÓNIO 28 de setembro de 2018 Alcobaça Auditório da Biblioteca Municipal PROGRAMA PROGRAMA PROVISÓRIO (o programa pode sofrer alterações) 08.00-09.30h Receção e registo dos participantes

Leia mais

Portuguesa

Portuguesa INFORMAÇÃO PESSOAL Nome DA FONSECA Pedro Morada Rua Jorge Álvares, n.º 1, 5.º D, 1400-227 Lisboa, PORTUGAL Telefone Telemóvel (+351) 91 230 16 59 Correio electrónico Nacionalidade Data de nascimento antoniodelicado@gmail.com

Leia mais

V Seminário Luso-Brasileiro de Direito - Constituição e Governança

V Seminário Luso-Brasileiro de Direito - Constituição e Governança V Seminário Luso-Brasileiro de Direito - Programa V Seminário Luso-Brasileiro de Direito - 18 de Abril de 2017 9h - 9h30 CREDENCIAMENTO E COFFEE BREAK 9h30-10h CERIMÔNIA DE ABERTURA SOLENE DO CONGRESSO

Leia mais

Direito da Comunicação Social

Direito da Comunicação Social Programa Direito da Comunicação Social 1.ª Sessão 2 Maio, Quinta-feira, 18h30m Apresentação do Curso Presidente ERC - Dr. Carlos Magno Presidente ICJP da FDUL - Prof. Doutor Jorge Miranda O Serviço Público

Leia mais

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado

Heloísa Duarte de Oliveira. Adjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros Governo de Portugal Datas 29/01/ /09/2015 Função ou cargo ocupado CURRICULUM VITAE Informação pessoal Nome Correio electrónico Heloísa Duarte de Oliveira heloisaoliveira@fd.ulisboa.pt de nascimento 01/10/1984 Experiência profissional s 01/12/2015 Adjunta do Ministro

Leia mais

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO

PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO PLANO NACIONAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE AUMENTAR A CULTURA DE SEGURANÇA EM AMBIENTE INTERNO 20 DE JANEIRO DE 2017 LISBOA AUDITÓRIO DO IPO LISBOA MODERAÇÃO FRANCISCO RAMOS Presidente do Conselho de Administração

Leia mais

11 OUTUBRO Trabalho Desportivo: Novas soluções, Novos atores Nova vida? O DIREITO EM PERSPECTIVA

11 OUTUBRO Trabalho Desportivo: Novas soluções, Novos atores Nova vida? O DIREITO EM PERSPECTIVA O DIREITO EM PERSPECTIVA 11 OUTUBRO Trabalho Desportivo: Novas soluções, Novos atores Nova vida? Local: Museu Nacional do Desporto Morada: Praça dos Restauradores 25, Lisboa ver mapa Horário: 09h30-13h00

Leia mais

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13

Remunerações 2009-Corpos Especiais Não Revistos 1 de 13 CORPOS ESPECIAIS NÃO REVISTOS BOMBEIROS MUNICIPAIS (1) Cargos de Comando (Corpo de Bombeiros tipos CB1 e CB2) Comandante de Bombeiros Municipais - (100% de Chefe de Divisão Municipal) 2.613,84 2º Comandante

Leia mais

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

ENCONTROS DE ARQUITECTURA, ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO. coimbra. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha ENCONTROS DE ARQUITECTURA, U R B A N I S M O E P A I S A G E M ENSINO, DESAFIOS, PERSPECTIVAS E COOPERAÇÃO coimbra Mosteiro de Santa Clara-a-Velha 14 de OUTUBRO de 2017 Este encontro nacional promove uma

Leia mais

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez. Nome completo: Pedro Abel Carvalho de Amaral Fernández Sánchez

Curriculum Vitae. Pedro Fernández Sánchez. Nome completo: Pedro Abel Carvalho de Amaral Fernández Sánchez Curriculum Vitae Pedro Fernández Sánchez SUMÁRIO 1.º Dados Pessoais 2.º Habilitações Académicas 3.º Experiência Docente 4.º Outras Habilitações Profissionais 5.º Obras e Artigos Científicos 6.º Conferências

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Estado Civil: Casado S/uso e Costumes e pai de três filhos.

CURRICULUM VITAE. Estado Civil: Casado S/uso e Costumes e pai de três filhos. CURRICULUM VITAE I. IDENTIFICAÇÃO Apelido: Naguelim Nome: Cipriano Filiação: Jorge Naguelim e Domingas da Silva. Data de Nascimento: 22/12/1964, Bissau. Estado Civil: Casado S/uso e Costumes e pai de três

Leia mais

SOFIA VENTURA Curriculum Vitae HABILITAÇÕES ACADÉMICAS:

SOFIA VENTURA Curriculum Vitae HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: SOFIA VENTURA Curriculum Vitae HABILITAÇÕES ACADÉMICAS: Pós-Graduação em Direito da Contratação Pública Direito Internacional e Europeu, Direito Nacional e Concorrência, edição de 2016 (março/maio), Instituto

Leia mais

CONFERÊNCIA SOBRE AUDITORIA PÚBLICA INDEPENDENTE, E SOBRE A PERMEABILIDADE DA LEI A RISCOS DE FRAUDE, CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

CONFERÊNCIA SOBRE AUDITORIA PÚBLICA INDEPENDENTE, E SOBRE A PERMEABILIDADE DA LEI A RISCOS DE FRAUDE, CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS CONFERÊNCIA SOBRE AUDITORIA PÚBLICA INDEPENDENTE, E SOBRE A PERMEABILIDADE DA LEI A RISCOS DE FRAUDE, CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS A Licenciatura em Contabilidade e Auditoria da Atlântica- Escola Universitária

Leia mais

PROGRAMA (ano letivo 2014/2015)

PROGRAMA (ano letivo 2014/2015) PROGRAMA (ano letivo 2014/2015) Out. 28 Requisitos de adequação ao exercício de funções em instituições de crédito e sociedades financeiras: o novo regime de controlo da idoneidade Professor Doutor Luís

Leia mais

Eleito para Vogal do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados no triénio 1984/86;

Eleito para Vogal do Conselho Distrital do Porto da Ordem dos Advogados no triénio 1984/86; IDENTIFICAÇÃO Fernando António Mota de Sousa Magalhães, nascido a 16 de Agosto de 1949, divorciado, com dois filhos, é licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, curso 1966/71 e está inscrito

Leia mais

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007.

A inscrição na Ordem dos Advogados foi suspensa, a seu pedido, de Outubro de 1995 a Novembro de 2007. CURRICULUM VITAE DADOS PESSOAIS Nome: Maria de Lurdes Viegas Marques Pereira Data de nascimento: 25/04/1969 Local de nascimento: Lisboa FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciada em Direito, em Julho de 1993, pela

Leia mais

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( )

PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA ( ) PROFESSOR PEDRO AUGUSTO LYNCE DE ABREU DE FARIA (1943 - ) Nasceu em Lisboa, a 06 de fevereiro de 1943. Professor Emérito da Universidade Técnica de Lisboa. Agregação em Ciências Agronómicas, Instituto

Leia mais

O Centro de Pareceres responde a consultas jurídicas, elabora estudos jurídicos e prepara reformas legislativas.

O Centro de Pareceres responde a consultas jurídicas, elabora estudos jurídicos e prepara reformas legislativas. O Católica Research Centre for the Future of Law desenvolve, através do seu Centro de Pareceres, uma atividade dedicada à análise e resolução de problemas jurídicos novos, particularmente complexos, suscitados

Leia mais

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO

CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO CURSO APROFUNDADO SOBRE O CÓDIGO DO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO Ano letivo 2016-2017 26 de maio a 5 de julho de 2017 Coordenação: Professor Doutor, Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Direito

Leia mais

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13)

Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) Plano de Actividades da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas Linhas gerais para a XI Legislatura (2009/13) I. Processo legislativo e outros: apreciação do Orçamento de Estado, de

Leia mais

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS

GABINETE DE COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS O novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Lisboa Norte no qual podemos ver, da esquerda para a direita, o Prof. Dr. Carlos Manuel Morais da Costa, a Profª. Doutora Maria do Céu Lourinho Soares

Leia mais

Curriculum Vitae JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LUCAS CARDOSO. 1. Doutor em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela

Curriculum Vitae JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LUCAS CARDOSO. 1. Doutor em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela Curriculum Vitae JOSÉ ANTÓNIO MARTINS LUCAS CARDOSO I. Habilitações Literárias 1. Doutor em Direito, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, pela Universidade de Coimbra, com tese intitulada A

Leia mais

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário

Iniciativas Legislativas de Reforma do Processo Administrativo e Tributário Programa Apresentação Objetivo: Análise das novidades das iniciativas legislativas de reforma da justiça administrativa e tributária, cujo procedimento legislativo está de momento em curso. O Instituto

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada(s) Correio(s) electrónico(s) Soromenho Gomes / Luís Filipe Telemóvel: Telefone(s) +351 281 510 000 Fax(es) +351 281 510

Leia mais

Formação Profissional

Formação Profissional PEDRO BOTELHO GOMES - Advogado Sócio - - Membro do Conselho de Administração da JPAB - - Coordenador nas áreas do Contencioso e do Trabalho - Nasceu em 22 de Junho de 1963 Em 29 de Julho de 1987, licenciou-se

Leia mais

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012

Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Assembleia Geral Anual da Portucel Empresa Produtora de Pasta e Papel, S.A. de 10 de Abril de 2012 Proposta relativa ao Ponto 8. da Ordem de Trabalhos Considerando que se encontra vago o cargo de Presidente

Leia mais

V CURSO DE FORMAÇÃO INTERPARLAMENTAR DE SECRETÁRIOS-GERAIS DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA [ASG-PLP]

V CURSO DE FORMAÇÃO INTERPARLAMENTAR DE SECRETÁRIOS-GERAIS DOS PARLAMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA [ASG-PLP] PARTICIPANTES CONTACTOS Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) Márcia Maria Dutra Figueiredo Pinto Técnica Superior - GREPCS marciadutra@alra.pt Maria Antónia Caldeira Dutra e Dias

Leia mais

Curriculum Vitae. Nasceu em Lisboa, no dia 28 de Agosto de

Curriculum Vitae. Nasceu em Lisboa, no dia 28 de Agosto de Curriculum Vitae Identificação Mariana França Gouveia Nasceu em Lisboa, no dia 28 de Agosto de 1974 E-mail: marianagouveia@fd.unl.pt Habilitações Académicas Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito

Leia mais

Durval Tiago Moreira Fonseca e Castro Ferreira. Profissão Advogado e Docente do Ensino Superior

Durval Tiago Moreira Fonseca e Castro Ferreira. Profissão Advogado e Docente do Ensino Superior Curriculum Vitae Informação pessoal Nome Durval Tiago Moreira Fonseca e Castro Ferreira Profissão Advogado e Docente do Ensino Superior Experiência profissional A partir de Janeiro de 2010 Advogado no

Leia mais

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS

AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS AS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS PARLAMENTO EUROPEU Composição: 732 deputados Organizados em grupos políticos Eleitos de 5 em 5 anos por sufrágio directo e universal Reuniões: Estrasburgo Sessões Plenárias mensais

Leia mais

Informação Curricular MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Informação Curricular MESA DA ASSEMBLEIA GERAL Informação Curricular MESA DA ASSEMBLEIA GERAL CURRICULUM VITAE JOSÉ PEDRO AGUIAR-BRANCO Nasceu em 18 de Julho de 1957 Em 25 de Novembro de 1980, licenciou-se em direito pela Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

II CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS

II CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS II CURSO DE FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA DIRIGENTES DESPORTIVOS LOCAIS 2ª edição 2019 Numa parceria com a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e a APOGESD - Associação Portuguesa de Gestão de Desporto,

Leia mais

Programa do Curso. 26 de abril a 24 de maio de 2016

Programa do Curso. 26 de abril a 24 de maio de 2016 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO E LEGÍSTICA Programa do Curso 26 de abril a 24 de maio de 2016 Coordenação:, Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, exconsultor jurídico

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA

A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA PE Episódio #65 Nível III Avançado (C1-C2) Texto: Rosário Carvalhosa Voz: Catarina Stichini A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA Celebra-se, em 2016, o 40º aniversário da nova e democrática Constituição Portuguesa

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

Curriculum Vitae. Jorge Pação

Curriculum Vitae. Jorge Pação Curriculum Vitae Jorge Pação Dados Pessoais Nacionalidade: Portuguesa Data de Nascimento: 07/05/1990 Correio eletrónico: jorgepacao@fd.ulisboa.pt; Habilitações académicas Licenciatura em Direito pela Faculdade

Leia mais

CURRICULUM BREVE. Desempenhou funções docentes no ensino secundário no Lubango (Angola).

CURRICULUM BREVE. Desempenhou funções docentes no ensino secundário no Lubango (Angola). CURRICULUM BREVE Prof. Dr. MÁRIO Ângelo Leitão FROTA, nasceu em Moçâmedes (Angola) em 21 de Agosto de 1941. Percurso escolar: Ensino Primário em Moçâmedes (Angola); Ensino Secundário no Lubango / Huíla

Leia mais

programa 7 FEV 18 HOTEL FLÔR DE SAL VIANA DO CASTELO FIXAÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

programa 7 FEV 18 HOTEL FLÔR DE SAL VIANA DO CASTELO FIXAÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL programa 7 FEV 18 HOTEL FLÔR DE SAL VIANA DO CASTELO FIXAÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL 9H15 APRESENTAÇÃO DA CONFERÊNCIA E INICIO DOS TRABALHOS Maria João Rauch Comissão

Leia mais

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos

Curso de Dirigentes Desportivos Associativos Curso de Dirigentes Desportivos Associativos : 27 de outubro a 25 de novembro de 2017 1. Justificação e Pertinência do curso: Nos dias de hoje o grau de responsabilidade e eficiência que se exige às entidades

Leia mais

III SEMINÁRIO INFRAÇÕES E SANÇÕES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS REGULADOS. Coordenadores Científicos

III SEMINÁRIO INFRAÇÕES E SANÇÕES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS REGULADOS. Coordenadores Científicos III SEMINÁRIO INFRAÇÕES E SANÇÕES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS REGULADOS Coordenadores Científicos Prof. Dr. Fábio Medina Osório e Prof. Dr. Jairo Gilberto Schafer (20 e 21 de novembro de 2012 ROYAL TULIP BRASÍLIA

Leia mais

programa 7 FEV 18 HOTEL FLÔR DE SAL VIANA DO CASTELO FIXAÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

programa 7 FEV 18 HOTEL FLÔR DE SAL VIANA DO CASTELO FIXAÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL programa 7 FEV 18 HOTEL FLÔR DE SAL VIANA DO CASTELO FIXAÇÃO E ATRAÇÃO DE TALENTOS COMO FACTOR DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL 9H15 APRESENTAÇÃO DA CONFERÊNCIA E INICIO DOS TRABALHOS Maria João Rauch Comissão

Leia mais

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico

INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. CURRICULUM VITAE. Telefone - Morada - Correio electrónico CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome NEUZA LOPES Telefone - Correio electrónico Morada - neuzalopes@fd.ul.pt Nacionalidade Portuguesa Data de nascimento 15/04/1982 EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 2005-2008

Leia mais

Amadeu Gomes de Araújo curriculum vitae

Amadeu Gomes de Araújo curriculum vitae Amadeu Gomes de Araújo curriculum vitae 1 - IDENTIFICAÇÃO : 1.1. Nome - Amadeu Gomes de Araújo. 1.2. Data de Nascimento - 29 de Março de 1947. 1.3. Naturalidade Remelhe - Barcelos. 1.4. Residência - Rua

Leia mais

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E.

Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. Personalidades indigitadas para o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, E.P.E. Deliberação n.º 58/2019 de 12/06/2019 Autores - Comissão Técnica Permanente Eng.ª Maria Júlia Ladeira;

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Europass curriculum vitae

Europass curriculum vitae Europass curriculum vitae Informação pessoal Apelido(s) - Nome(s) Morada(s) Telefone(s) Fax(es) Correio(s) electrónico(s) Nacionalidade(s) Telemóvel: Portuguesa Data de nascimento 05/11/1958 Sexo Masculino

Leia mais

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa

academy gestão de projetos e contratos públicos pós-graduação executiva bright Permite obter 12 ECTs atribuídos pela Universidade Autónoma de Lisboa gestão de projetos e contratos públicos Formação em Gestão de Projetos direcionada para o novo Código de Contratação Pública Inclui preparação para o exame de certificação em Gestão de Projetos IPMA-APOGEP

Leia mais

COMUNICADO. 15 e 16 de Abril Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa. Auditório Agostinho Silva

COMUNICADO. 15 e 16 de Abril Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa. Auditório Agostinho Silva COMUNICADO IIIª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL IGUALDADE PARENTAL SÉC XXI A INDISSOCIABILIDADE DA PARENTALIDADE 15 e 16 de Abril 2014 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa Auditório Agostinho

Leia mais

Curriculum Vitae. Tiago José Pires Duarte

Curriculum Vitae. Tiago José Pires Duarte Curriculum Vitae Tiago José Pires Duarte DADOS PESSOAIS Nome: Tiago José Pires Duarte Nascimento: Lisboa, 05/12/72 Nacionalidade: Portuguesa Morada: Av. Óscar Monteiro Torres, n.º 42 3.º esq. 1000-219

Leia mais

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA

CURRICULUM VITAE. (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO. Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA CURRICULUM VITAE (em Março de 2016) IDENTIFICAÇÃO Filipe Nuno Borges Mascarenhas Serra 56 anos FORMAÇÃO ACADÉMICA Mestre em Património Cultural (Universidade Católica Portuguesa, 2005) Licenciado em Direito

Leia mais

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018

Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 Programa CURSO DE ARBITRAGEM INTERNACIONAL E TRIBUTÁRIA 1 a 12 outubro 2018 1.º dia 01-10-2018 Segunda-feira 09h45 10h00 Abertura Direção do Centro de Estudos Judiciários Direção do Departamento de Relações

Leia mais

Formação Profissional

Formação Profissional MARIA FILOMENA NETO - Advogada Sócia - - Coordenadora nas áreas de Família e do Biomédico - Nasceu em 25 de Abril de 1954 Em 1981, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica

Leia mais

cm LV o /fáfl ACTA N. 241X111 Teve lugar no dia catorze de Dezembro do ano de dois mil e dez, a sessão

cm LV o /fáfl ACTA N. 241X111 Teve lugar no dia catorze de Dezembro do ano de dois mil e dez, a sessão Comissão Nacional de Eleições Teve lugar no dia catorze de Dezembro do ano de dois mil e dez, a sessão sita na Av. D. Carlos 1, n. 128 70 número vinte e quatro da Comissão Nacional de Eleições, na sala

Leia mais

RUI CARLOS PEREIRA CURRICULUM VITAE

RUI CARLOS PEREIRA CURRICULUM VITAE RUI CARLOS PEREIRA CURRICULUM VITAE - Nasceu em 24 de Março de 1956, em Duas Igrejas, Miranda do Douro. É filho de Arnaldo Augusto Pereira e de Maria da Conceição Marinho Pereira. Casou, em 11 de Setembro

Leia mais

Exmo. Senhor (Nome e morada)

Exmo. Senhor (Nome e morada) Exmo. Senhor (Nome e morada) Na sequência da reclamação apresentada em (data de apresentação da reclamação), do acto de processamento do seu vencimento, relativo ao mês de Janeiro de 2011, e em resposta

Leia mais

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores Provedor do Ouvinte Relatório estatístico 2016 Gabinete de Apoio aos Provedores Lisboa, RTP, 2017 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Relatório Estatístico complementa e completa o Relatório de Actividade apresentado

Leia mais