IDENTIFICAÇÃO DE BASALTOS E DIABÁSIOS EM POÇOS EXPLORATÓRIOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO PERFIS DE DENSIDADE E FATOR FOTOELÉTRICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IDENTIFICAÇÃO DE BASALTOS E DIABÁSIOS EM POÇOS EXPLORATÓRIOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO PERFIS DE DENSIDADE E FATOR FOTOELÉTRICO"

Transcrição

1 IDENTIFICAÇÃO DE BASALTOS E DIABÁSIOS EM POÇOS EXPLORATÓRIOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO PERFIS DE DENSIDADE E FATOR FOTOELÉTRICO Filipe Vidal C. S. R. Soares de Oliveira Petrobras filipe.vidal@petrobras.com.br Ricardo Tepedino M. Gomes Petrobras ricardo.tepedino@petrobras.com.br Krishna Milani S. Silva Petrobras krishnamilani@petrobras.com.br

2 Introdução: dificuldade da identificação das amostras de calha

3 Introdução: dificuldade da identificação das amostras de calha Ígnea Intrusiva máfica Carbonatos

4 90 m Introdução: dificuldade de identificação das rochas ígneas por perfis LWD Escala Existe uma dificuldade para a identificação da litologia em amostra de calha devido à utilização de brocas impregnadas com turbina para a perfuração dos poços exploratórios.

5 90 m Introdução: dificuldade de identificação das rochas ígneas por perfis LWD Escala Existe uma dificuldade para a identificação da litologia em amostra de calha devido à utilização de brocas impregnadas com turbina para a perfuração dos poços exploratórios. Os perfis LWD utilizados em tempo real (perfil de raios gama e de resistividade) não são suficientes para caracterizar com segurança a presença ou o correto posicionamento de uma rocha ígnea no poço.

6 90 m Introdução: dificuldade de identificação das rochas ígneas por perfis LWD Escala Existe uma dificuldade para a identificação da litologia em amostra de calha devido à utilização de brocas impregnadas com turbina para a perfuração dos poços exploratórios. Os perfis LWD utilizados em tempo real (perfil de raios gama e de resistividade) não são suficientes para caracterizar com segurança a presença ou o correto posicionamento de uma rocha ígnea no poço. Em alguns poços é possível realizar análises de difração e fluorescência de raios-x, que caracterizam a presença de uma rocha ígnea, mas não o seu posicionamento correto no poço.

7 Introdução: princípio físico da ferramenta de densidade e fator fotoelétrico A ferramenta de densidade trabalha com fonte radioativa e normalmente utiliza um emissor de Cs137 de 662keV e 2 receptores (near e far ). Ela bombardeia a formação com radiação e mede quanto desta radiação emitida é retornada. Os dois fenômenos físicos mais importantes para a geração dos perfis de Densidade e Fator Fotoelétrico são: Espalhamento Compton : é o princípio que fornece a densidade física da rocha através da densidade eletrônica, a partir do choque, espalhamento e perda de energia do raios gama iniciais. Baker Atlas: Introduction to Wireline Log Analysis Absorção Fotoelétrica : fornece um valor (barn/elétron) que está relacionado ao número atômico do material analisado através dos raios gama de menor energia, remanescentes do espalhamento Compton. O choque, e transferência de energia, desse raio gama residual com o material gera raios-x. Petrophysics MSc Course Notes, Dr. Paul W.J Glover

8 90 m Feição de Igneabilidade: identifica rochas ígneas máficas Escala Criada a partir das curvas de DEN e PE.

9 90 m Feição de Igneabilidade: identifica rochas ígneas básicas Escala Criada a partir das curvas de DEN e PE. No mesmo track são colocados o perfil de densidade (DEN) aumentando seus valores para direita (escala 2 a 3) e o perfil de fator fotoelétrico (PE) aumentando seus valores para esquerda (escala 12 a 2).

10 90 m Feição de Igneabilidade: identifica rochas ígneas básicas Escala Criada a partir das curvas de DEN e PE. No mesmo track são colocados o perfil de densidade (DEN) aumentando seus valores para direita (escala 2 a 3) e o perfil de fator fotoelétrico (PE) aumentando seus valores para esquerda (escala 12 a 2). Nos trechos onde o PE fica a esquerda do DEN, são regiões com forte indicativos de ser rocha ígnea ou anidrita. Nestes trechos usamos a hachura vermelha para nos alertar da feição.

11 90 m Feição de Igneabilidade: identifica rochas ígneas básicas Escala Criada a partir das curvas de DEN e PE. No mesmo track são colocados o perfil de densidade (DEN) aumentando seus valores para direita (escala 2 a 3) e o perfil de fator fotoelétrico (PE) aumentando seus valores para esquerda (escala 12 a 2). Nos trechos onde o PE fica a esquerda do DEN, são regiões com forte indicativos de ser rocha ígnea ou anidrita. Nestes trechos usamos a hachura vermelha para nos alertar da feição. Ígnea Intrusiva máfica

12 90 m Feição de Igneabilidade: identifica rochas ígneas básicas Escala Criada a partir das curvas de DEN e PE. No mesmo track são colocados o perfil de densidade (DEN) aumentando seus valores para direita (escala 2 a 3) e o perfil de fator fotoelétrico (PE) aumentando seus valores para esquerda (escala 12 a 2). Nos trechos onde o PE fica a esquerda do DEN, são regiões com forte indicativos de ser rocha ígnea ou anidrita. Nestes trechos usamos a hachura vermelha para nos alertar da feição. Em zonas com grande porosidade ou com cáliper ruim, podem haver acúmulo de baritina e provocar uma falsa feição de igneabilidade, pois a baritina possui um PE=267.

13 90 m Feição de Igneabilidade: identifica rochas ígneas básicas Escala Criada a partir das curvas de DEN e PE. No mesmo track são colocados o perfil de densidade (DEN) aumentando seus valores para direita (escala 2 a 3) e o perfil de fator fotoelétrico (PE) aumentando seus valores para esquerda (escala 12 a 2). Nos trechos onde o PE fica a esquerda do DEN, são regiões com forte indicativos de ser rocha ígnea ou anidrita. Nestes trechos usamos a hachura vermelha para nos alertar da feição. Em zonas com grande porosidade ou com cáliper ruim, podem haver acúmulo de baritina e provocar uma falsa feição de igneabilidade, pois a baritina possui um PE=267. Em carbonatos que sofreram metamorfismo de contato observa-se uma queda nos valores de PE com relação aos valores de uma rocha ígnea, mas os valores de DEN se mantem, a ponto da curva de PE se manter a esquerda, indicando rocha ígnea.

14 50 m 90 m Feição de Igneabilidade: diferencia ígneas máficas intrusivas de extrusivas Escala Comparando a feição de Igneabilidade com o perfil de raios gama, podese observar se o topo e a base do corpo ígneo estão concordando entre ambos. Caso de mútua concordância, a ígnea é extrusiva (basalto). Caso a feição de Igneabilidade indique um corpo ígneo maior que o perfil de raios gama, significa que a rocha é uma intrusiva (diabásio). Pois a feição de Igneabilidade a ígnea do carbonato mais próximo afetado pelo metamorfismo de contato.

15 90 m Feição de Igneabilidade: equacionando a feição para comparar com outros perfis Escala Com a intensão de utilizar a feição de Igneabilidade em cross plots, foi desenvolvida uma equação matemática que a representa: Ig = 3,2 - Den 0,1.Pe Onde Den = densidade e Pe = fator fotoelétrico Com essa equação pode-se comparar as variações desta feição com diversos perfis, onde as zonas de hachura vermelha (que representam as rochas ígneas) serão indicadas com valores menores que zero (Ig < 0), as zonas não hachuradas (que representam outras rochas) serão indicadas com valores maiores que zero (Ig > 0).

16 Feição de Igneabilidade: cross plot GR x Ig Zona de diabásios Zona vulcânicas máficas Foram selecionados diversos pontos em distintos poços ondem haviam coleta de amostra lateral com lâmina petrográfica descrita pelo CENPES. Nesses pontos foram recuperados os valores lidos dos perfis básicos (GR, RES, SON, DEN, PE e NEU) e calculado o Ig para comparação. Esses pontos foram separados em 3 grupos: diabásios, extrusivas básicas com fenocristais e vidro na matriz, e hialoclastitos. Foi observado um trend bem alinhado nas extrusivas, onde o Ig aumenta proporcionalmente aos valores do perfil de raios gama.

17 Feição de Igneabilidade: cross plot RES x Ig O aumento do Ig também forma um trend que liga zona de resistividades típicas de ígneas intrusivas a zonas de resistividades características de argilitos e folhelhos. Esta variação de resistividade nas extrusivas, comparada a variação do perfil de raios gama, nos sugere altos valores de Ig para rochas com maior conteúdo de argilo-minerais.

18 Feição de Igneabilidade: cross plot NEU x Ig Foi observado um trend bem alinhado nas extrusivas, onde o Ig aumenta proporcionalmente aos valores do perfil de porosidade (Neutrão). Considerando a argilo-minerais possuem uma porosidade considerável, devida a sua estrutura cristalina, este cross plot corrobora com os trends de raios gama e resistividade.

19 Feição de Igneabilidade: cross plot SON x Ig Foi observado um trend bem alinhado nas extrusivas, onde o Ig aumenta proporcionalmente aos valores do perfil de Sônico. O Sônico apresenta valores maiores em zonas com mais argilo-minerais. Isso corrobora ao hipótese de os maiores valores de Ig corresponderam a zonas com mais argilo-minerais oriundos ao processo de desvitrificação na rocha.

20 100 m Feição de Igneabilidade: aplicação em poço da Petrobras Escala Ígnea máfica intrusiva em carbonatos apresentando sua feição de Igneabilidade se estendendo na zona de metamorfismo de contato. Ígnea máfica extrusiva com zonas de baixo Ig que foram descritos como hialoclastitos ou vulcânicas muito ricas em vidro vulcânico.

21 Conclusões e discussões A feição de Igneabilidade demonstrou muita eficiência na identificação de corpos ígneos máficos durante a perfuração de poço da Petrobras, e hoje é rotineiramente utilizada para este fim, economizando tempo de sonda e recursos para tomadas de decisão.

22 Conclusões e discussões A feição de Igneabilidade demonstrou muita eficiência na identificação de corpos ígneos máficos durante a perfuração de poço da Petrobras, e hoje é rotineiramente utilizada para este fim, economizando tempo de sonda e recursos para tomadas de decisão. Este método possibilita um uma distinção entre ígneas intrusivas e extrusivas no caso de suas encaixantes serem carbonatos.

23 Conclusões e discussões A feição de Igneabilidade demonstrou muita eficiência na identificação de corpos ígneos máficos durante a perfuração de poço da Petrobras, e hoje é rotineiramente utilizada para este fim, economizando tempo de sonda e recursos para tomadas de decisão. Este método possibilita um uma distinção entre ígneas intrusivas e extrusivas no caso de suas encaixantes serem carbonatos. O equacionamento desta feição possibilitou a comparação com diversos perfis e a melhor compreensão de suas variações dentro das sequências vulcânicas, sempre comparando com interpretações de lâminas petrográficas geradas pelo CENPES.

24 Conclusões e discussões A feição de Igneabilidade demonstrou muita eficiência na identificação de corpos ígneos máficos durante a perfuração de poço da Petrobras, e hoje é rotineiramente utilizada para este fim, economizando tempo de sonda e recursos para tomadas de decisão. Este método possibilita um uma distinção entre ígneas intrusivas e extrusivas no caso de suas encaixantes serem carbonatos. O equacionamento desta feição possibilitou a comparação com diversos perfis e a melhor compreensão de suas variações dentro das sequências vulcânicas, sempre comparando com interpretações de lâminas petrográficas geradas pelo CENPES. A associação dos dados petrofísicos à feição de Igneabilidade ainda está em fase de desenvolvimento e até o momento só foram estudados diabásios e derrames máficos subaquosos. Para continuidade do projeto está previsto o estudo em sequências de derrames vulcânicos subaéreos e vulcanoclásticas.

25 Conclusões e discussões A feição de Igneabilidade demonstrou muita eficiência na identificação de corpos ígneos máficos durante a perfuração de poço da Petrobras, e hoje é rotineiramente utilizada para este fim, economizando tempo de sonda e recursos para tomadas de decisão. Este método possibilita um uma distinção entre ígneas intrusivas e extrusivas no caso de suas encaixantes serem carbonatos. O equacionamento desta feição possibilitou a comparação com diversos perfis e a melhor compreensão de suas variações dentro das sequências vulcânicas, sempre comparando com interpretações de lâminas petrográficas geradas pelo CENPES. A associação dos dados petrofísicos à feição de Igneabilidade ainda está em fase de desenvolvimento e até o momento só foram estudados diabásios e derrames máficos subaquosos. Para continuidade do projeto está previsto o estudo em sequências de derrames vulcânicos subaéreos e vulcanoclásticas. A utilização de perfis mais avançados para a comparação com a feição de Igneabilidade, como o Ressonância e o litogeoquímico, podem melhorar a inferência de fácies nas sequências vulcânicas extrusivas por perfis a cabo.

26 Obrigado!!!

PERFILAGEM DE POÇOS DE PETRÓLEO. José Eduardo Ferreira Jesus Eng. de Petróleo Petrobras S.A.

PERFILAGEM DE POÇOS DE PETRÓLEO. José Eduardo Ferreira Jesus Eng. de Petróleo Petrobras S.A. PERFILAGEM DE POÇOS DE PETRÓLEO José Eduardo Ferreira Jesus Eng. de Petróleo Petrobras S.A. 1 Conceito É uma operação realizada após a perfuração, a cabo ou com coluna (toolpusher), ou durante a perfuração

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE ZONAS PRODUTIVAS E CORRELAÇÃO DE POÇOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS

CARACTERIZAÇÃO DE ZONAS PRODUTIVAS E CORRELAÇÃO DE POÇOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS CARACTERIZAÇÃO DE ZONAS PRODUTIVAS E CORRELAÇÃO DE POÇOS A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS Marcus Vinícius Nunes Lima Rocha; Larissa Rafaella Barbosa de Araújo; Fabrícia Medeiros Santandrea;

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA ARGILOSIDADE E POROSIDADE POR MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS

CARACTERIZAÇÃO DA ARGILOSIDADE E POROSIDADE POR MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS CRCTERIZÇÃO D RGILOSIDDE E POROSIDDE POR MÉTODOS DIRETOS E INDIRETOS Felipe Barreiros Gomes e Fernanda Silva Calixto; ntônio Jorge Vasconcellos Garcia. Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências

Leia mais

Revisão sobre Rochas e Minerais. Sheila R. Santos 1

Revisão sobre Rochas e Minerais. Sheila R. Santos 1 Revisão sobre Rochas e Minerais 1 Definição de rocha: Corpos sólidos naturais que contém um ou mais minerais. Uma determinada rocha é sempre composta de um agregado de minerais com padrão definido, formados

Leia mais

MODELAGEM DAS ZONAS DE FLUXO USANDO AS TÉCNICAS: ZONEAMENTO ESTATÍSTICO E FZI

MODELAGEM DAS ZONAS DE FLUXO USANDO AS TÉCNICAS: ZONEAMENTO ESTATÍSTICO E FZI MODELAGEM DAS ZONAS DE FLUXO USANDO AS TÉCNICAS: ZONEAMENTO ESTATÍSTICO E FZI Marcella Mayara Costa Araújo Aragão (1); José Agnelo Soares (Orientador) Universidade Federal de Campina Grande, marcella.may@hotmail.com

Leia mais

Caracterização litográfica de reservatório, Vera Cruz BA Kesia de Souza Braun* (UFVJM); Carlos Henrique Alexandrino (UFVJM)

Caracterização litográfica de reservatório, Vera Cruz BA Kesia de Souza Braun* (UFVJM); Carlos Henrique Alexandrino (UFVJM) Kesia de Souza Braun* (UFVJM); Carlos Henrique Alexandrino (UFVJM) Copyright 2016, SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica Este texto foi preparado para a apresentação no, Ouro Preto, 25 a 27 de outubro

Leia mais

COMPLETAÇÃO DO POÇO Z ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS

COMPLETAÇÃO DO POÇO Z ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS COMPLETAÇÃO DO POÇO Z ATRAVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE PERFIS ELÉTRICOS Ianara Bomfim da Luz (1); José Aldo Rodrigues da Silva Filho (2); Marcela Morgana Bonifácio Chaveiro (3); Vanessa Limeira Azevedo Gomes

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA POROSIDADE DAS ROCHAS

DETERMINAÇÃO DA POROSIDADE DAS ROCHAS Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo DETERMINAÇÃO DA POROSIDADE DAS ROCHAS PMI 1673 - Mecânica de Fluidos Aplicada a Reservatórios Prof. Eduardo

Leia mais

ESTIMATIVA DE RESERVA ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO BACIA DE CAMPOS

ESTIMATIVA DE RESERVA ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO BACIA DE CAMPOS ESTIMATIVA DE RESERVA ATRAVÉS DE PERFIS GEOFÍSICOS DE POÇOS DO CAMPO DE NAMORADO BACIA DE CAMPOS V. F. DORNELAS 1 e C. A. M. da SILVA 2 1 Universidade Federal do Espírito Santo, Engenharia de Petróleo

Leia mais

4 Analise de Pressão de Poros

4 Analise de Pressão de Poros 4 Analise de Pressão de Poros Este capítulo visa apresentar a análise de pressão de poros dos poços DB-3, DB-4, DB-5 e DB-11. Os poços foram escolhidos para a determinação da tendência de compactação normal

Leia mais

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios

1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios ROCHAS 1 ROCHAS Assembléia de minerais Rocha = mineral essencial (principal) + minerais assessórios Mineral essencial: sempre aparecem na rocha Minerais acessórios: aparecem ou não na rocha 2 CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

5 Discussão de resultados

5 Discussão de resultados 5 Discussão de resultados Neste capítulo são apresentados os resultados da estimativa das pressões de poros pelas duas metodologias aplicadas nesta pesquisa. Primeiro se apresentam os resultados da metodologia

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA PERFILAGEM ÓTICA E GEOFÍSICA NA FORMAÇÃO SERRA GERAL

ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA PERFILAGEM ÓTICA E GEOFÍSICA NA FORMAÇÃO SERRA GERAL ESTUDO DO COMPORTAMENTO DA PERFILAGEM ÓTICA E GEOFÍSICA NA FORMAÇÃO SERRA GERAL Geraldo Girão Nery (1) & Renato Macari (2) Resumo - A perfilagem geofísica de poços tubulares foi introduzida originalmente

Leia mais

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico

Efeito Fotoelétrico. Dosimetria e Proteção Radiológica. Efeito Fotoelétrico Dosimetria e Proteção Radiológica Prof. Dr. André L. C. Conceição Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (CPGEI) Universidade

Leia mais

6 Conclusões e Sugestões

6 Conclusões e Sugestões 6 Conclusões e Sugestões 6.1. Conclusões Este trabalho permitiu a modelagem e a avaliação do processo de corte em rocha bidimensional, através de um modelo numérico baseado no método dos elementos discretos.

Leia mais

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares E- mail: Site:

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares E- mail: Site: GEOLOGIA Professor: Adilson Soares E- mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.tk ROCHAS METAMÓRFICAS Introdução As rochas metamórficas são o resultado de uma ação de fatores como a pressão e

Leia mais

Detetores de Neutrons

Detetores de Neutrons Detetores de Neutrons Marcelo G Munhoz Técnicas Experimentais em Física de Partículas Elementares Detetores de Nêutrons Princípio básico de funcionamento: Conversão da energia do nêutron para uma partícula

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE LITOLOGIAS EM PERFIS ATRAVÉS DE MÉDIA-C FUZZY

DETERMINAÇÃO DE LITOLOGIAS EM PERFIS ATRAVÉS DE MÉDIA-C FUZZY UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE GEOFÍSICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIRO CLÍMACO RODRIGUES DETERMINAÇÃO DE LITOLOGIAS EM PERFIS ATRAVÉS DE MÉDIA-C FUZZY Belém -

Leia mais

CÁLCULO DA POROSIDADE DO RESERVATÓRIO DE NAMORADO UTILIZANDO A PERFILAGEM GEOFÍSICA. Claudia Benitez Logelo

CÁLCULO DA POROSIDADE DO RESERVATÓRIO DE NAMORADO UTILIZANDO A PERFILAGEM GEOFÍSICA. Claudia Benitez Logelo CÁLCULO DA POROSIDADE DO RESERVATÓRIO DE NAMORADO UTILIZANDO A PERFILAGEM GEOFÍSICA Claudia Benitez Logelo Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, COPPE, da

Leia mais

Aplicação da Modelagem Sísmica 1D para a Caracterização do Campo de Namorado

Aplicação da Modelagem Sísmica 1D para a Caracterização do Campo de Namorado Aplicação da Modelagem Sísmica 1D para a Caracterização do Campo de Namorado Caetano Pontes Costanzo 1 (IG DGRN), Alexandre Campane Vidal 2 (IG DGRN) Armando Zaupa Remacre 3 (IG DGRN), Sérgio Sacani Sancevero

Leia mais

2 Tomografia Computadorizada de Raios X

2 Tomografia Computadorizada de Raios X 2 Tomografia Computadorizada de Raios X 2.1 Fundamentos Teóricos de Tomografia Computadorizada de Raios X A Tomografia Computadorizada de Raios X é uma técnica que permite a avaliação de modo não destrutivo

Leia mais

PROPRIEDADES ESPECTRAIS DE MINERAIS E ROCHAS

PROPRIEDADES ESPECTRAIS DE MINERAIS E ROCHAS PROPRIEDADES ESPECTRAIS DE MINERAIS E ROCHAS Interação da Radiação Eletromagnética com os Minerais e Rochas; Origem das Bandas de Absorção; Processos Eletrônicos; Processos Vibracionais; Fatores que Afetam

Leia mais

Serviços de Perfilagem Geológica

Serviços de Perfilagem Geológica Serviços de Perfilagem Geológica Perfuração Avaliação Completação Serviços de wireline Mais opções. Mais serviço. Poço aberto Produção - Acústica Teste de formação Imagem Ressonância magnética nuclear

Leia mais

Comparação dos gráficos de controle Shewhart e Cusum na variável de perfilagem do caliper

Comparação dos gráficos de controle Shewhart e Cusum na variável de perfilagem do caliper Comparação dos gráficos de controle Shewhart e Cusum na variável de perfilagem do caliper Evelyn Souza Chagas 1 Lêda Valéria Ramos Santana 1 Hérica Santos da Silva 1 Dra. Suzana Leitão Russo 2 Msc. Vitor

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249)

INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249) INTRODUÇÃO À GEOTECNIA (TEC00249) Ciclo das Rochas e Tipos de Rochas Prof. Manoel Isidro de Miranda Neto Eng. Civil, DSc Estrutura da terra: a crosta e as rochas Ciclo das Rochas: Subducção de crosta oceânica

Leia mais

ESTIMATIVA DE QUALIDADE DE CARVÃO A PARTIR DE PERFILAGEM GEOFISICA E SEU USO NO PLANEJAMENTO DE LAVRA A CURTO PRAZO.

ESTIMATIVA DE QUALIDADE DE CARVÃO A PARTIR DE PERFILAGEM GEOFISICA E SEU USO NO PLANEJAMENTO DE LAVRA A CURTO PRAZO. ESTIMATIVA DE QUALIDADE DE CARVÃO A PARTIR DE PERFILAGEM GEOFISICA E SEU USO NO PLANEJAMENTO DE LAVRA A CURTO PRAZO. AUTORES: George Olufunmilayo Gasper, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto

Leia mais

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012

ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA. Prof. Patrício Pires 20/03/2012 ROCHAS ÍGNEAS ENG1202-LABORATÓRIO DE GEOLOGIA 20/03/2012 Prof. Patrício Pires patricio.pires@gmail.com Rochas Magmáticas O que é uma Rocha Magmática? O que acontece durante o arrefecimento e cristalização

Leia mais

4 Estudo de Caso - Perfuração no Campo

4 Estudo de Caso - Perfuração no Campo 4 Estudo de Caso - Perfuração no Campo Neste Capítulo, tendo em vista as conclusões obtidas a partir da análise dos ensaios de laboratório, as análises foram realizadas utilizando-se dados de 10 poços

Leia mais

4 Validação do uso do programa ABAQUS

4 Validação do uso do programa ABAQUS 4 Validação do uso do programa ABAQUS Os resultados de simulações do programa numérico de elementos finitos ABAQUS foram verificados por meio de três exercícios de simulação numérica de casos da literatura.

Leia mais

2 Perfuração de poços de petróleo

2 Perfuração de poços de petróleo 20 2 Perfuração de poços de petróleo A perfuração de poços de petróleo requer basicamente uma sonda de perfuração, tubos de perfuração, o BHA (Bottom hole assembly) e a broca. A broca se localiza no ponto

Leia mais

ESTUDO DA ALTERAÇÃO E DEGRADAÇÃO DE UM PISO REVESTIDO COM O CALCÁRIO CONHECIDO COMERCIALMENTE COMO MÁRMORE PERLINO BIANCO

ESTUDO DA ALTERAÇÃO E DEGRADAÇÃO DE UM PISO REVESTIDO COM O CALCÁRIO CONHECIDO COMERCIALMENTE COMO MÁRMORE PERLINO BIANCO ESTUDO DA ALTERAÇÃO E DEGRADAÇÃO DE UM PISO REVESTIDO COM O CALCÁRIO CONHECIDO COMERCIALMENTE COMO MÁRMORE PERLINO BIANCO 1R. E.C. da Silva, 1R. C. C. Ribeiro 1. Coordenação de Apoio Tecnológico a Micro

Leia mais

Agregados. Agregados: Rochas CAPÍTULO 16

Agregados. Agregados: Rochas CAPÍTULO 16 Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I AGREGADOS CAPÍTULO 16 Anápolis, 2017/1. Agregados são fragmentos de

Leia mais

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Estrutura geológica e formas de relevo. Professora: Jordana Costa Estrutura geológica e formas de relevo Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica O tipo de terreno de um lugar (sua origem e as rochas que o compõem) constitui a sua estrutura geológica. Sua importância

Leia mais

Difração de raios X. Ciência dos Materiais

Difração de raios X. Ciência dos Materiais Difração de raios X Ciência dos Materiais A descoberta dos raios X Roentgen 1895 Mão da Sra. Roentgen Mão do Von Kolliker 1ª radiografia da história Tubo de Crookes 3-99 DIFRAÇÃO DE RAIOS X Difração de

Leia mais

resumo Classificação de rochas ígneas em perfis elétricos Igneous rocks identification on well-log data

resumo Classificação de rochas ígneas em perfis elétricos Igneous rocks identification on well-log data Classificação de rochas ígneas em perfis elétricos Igneous rocks identification on well-log data Wagner Souza-Lima Gustavo de Carvalho Pinho Patrícia Martins Silva Paulo Lopes Brandão Paraizo Palavras-chave:

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS

CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS CONSOLIDAÇÃO DE MAGMAS Prof. Ana Rita Rainho Condições de Texturas das rochas magmáticas Consoante as condições de arrefecimento do magma, o grau de desenvolvimento dos cristais é diferente. Fanerítica

Leia mais

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte: c_minerals) Carvão (fonte:

Minerais e Rochas. Obsidiana (fonte:   c_minerals) Carvão (fonte: Mineral É um elemento ou composto químico, via de regra resultante de processos inorgânicos, de composição química geralmente definida e encontrado naturalmente na crosta terrestre. (Leinz & Amaral, 1978).

Leia mais

ZONEAMENTO ESTATÍSTICO APLICADO EM RESERVATÓRIOS PETROLÍFEROS, BACIA DE CAMPOS - RJ

ZONEAMENTO ESTATÍSTICO APLICADO EM RESERVATÓRIOS PETROLÍFEROS, BACIA DE CAMPOS - RJ ZONEAMENTO ESTATÍSTICO APLICADO EM RESERVATÓRIOS PETROLÍFEROS, BACIA DE CAMPOS - RJ Marcella Mayara C. A. Aragão 1 ; José Agnelo Soares 2 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de

Leia mais

Figura 1 Localização do pré-sal no Brasil Fonte: Petrobras (c2012).

Figura 1 Localização do pré-sal no Brasil Fonte: Petrobras (c2012). 1 Introdução As reservas mundiais de petróleo e gás em grande parte estão situadas em reservatórios constituídos por rochas carbonáticas. Essas rochas formadas principalmente de calcários e dolomitas (carbonatos

Leia mais

GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO:

GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO: GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO: Ciência que se dedica ao estudo do solo e de suas relações com as demais esferas geoquímicas (pedosfera, atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera). Nos ecossistemas terrestres...

Leia mais

1 Introdução 1.1 Definição do Problema

1 Introdução 1.1 Definição do Problema 1 Introdução 1.1 Definição do Problema A engenharia de perfuração é uma das áreas na indústria que envolve o estudo da iteração entre a rocha e o cortador. Muitos estudos nesta área têm sido desenvolvidos

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE PETRÓLEO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE PETRÓLEO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA E DE PETRÓLEO COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO AVALIAÇÃO DA POROSIDADE EM ROCHAS SEDIMENTARES ATRAVÉS DO USO

Leia mais

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo

A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características. Luiz Paulo Eng. Agrônomo A importância dos minerais de argila: Estrutura e Características Luiz Paulo Eng. Agrônomo Argilo-minerais O Quando se fala em minerais, normalmente vemnos à mente a imagem de substâncias sólidas, duras,

Leia mais

4 Metodologia para Determinar a Resistência das Rochas à Perfuração

4 Metodologia para Determinar a Resistência das Rochas à Perfuração 4 Metodologia para Determinar a Resistência das Rochas à Perfuração 54 Este capítulo tem por finalidade apresentar a metodologia usada com o modelo ROP de broca PDC para determinar a resistência das rochas

Leia mais

VII Simpósio Brasileiro de Geofísica. Copyright 2016, SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica

VII Simpósio Brasileiro de Geofísica. Copyright 2016, SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica Efeito da acidificação de matriz sobre a petrofísica de rochas carbonáticas Marianna Dantas da Silva¹, José Agnelo Soares¹, Analice Lima² ¹ UFCG, ² UFPE Copyright 2016, SBGf - Sociedade Brasileira de Geofísica

Leia mais

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA

QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA QUESTÕES DE FÍSICA MODERNA 1) Em diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emissão de luz ocorre quando elétrons passam de um nível de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO GEOFÍSICO DE ELETRORRESISTIVIDADE NA PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB

APLICAÇÃO DO MÉTODO GEOFÍSICO DE ELETRORRESISTIVIDADE NA PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB APLICAÇÃO DO MÉTODO GEOFÍSICO DE ELETRORRESISTIVIDADE NA PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NO CAMPUS DA UFCG EM POMBAL-PB Juliana T. Batista 1 ; Lucas E. B. Oliveira 1 ; Paula R. L. de Andrade 1 ; Francisco

Leia mais

COMPENSADORES SÓLIDOS E MULTILÂMINAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DUAS TÉCNICAS DE IMRT

COMPENSADORES SÓLIDOS E MULTILÂMINAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DUAS TÉCNICAS DE IMRT COMPENSADORES SÓLIDOS E MULTILÂMINAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE DUAS TÉCNICAS DE IMRT Ricardo Goulart da Silva RADIOTERAPIA E QUIMIOERAPIA INTRODUÇÃO CAT3D Entrega da dose com COMPENSADORES SÓLIDOS Compensadores

Leia mais

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas

As rochas plutónicas rochas ígneas rochas magmáticas solidificação do magma extrusivas e as intrusivas rochas intrusivas plutônicas fareníticas As rochas ígneas também chamadas de rochas magmáticas são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado

Leia mais

Tabela 5.1- Características e condições operacionais para a coluna de absorção. Altura, L Concentração de entrada de CO 2, C AG

Tabela 5.1- Características e condições operacionais para a coluna de absorção. Altura, L Concentração de entrada de CO 2, C AG 5 Resultados Neste capítulo, são apresentados sob forma de tabelas os dados operacionais e as propriedades físico-químicas utilizados no processo de absorção CO 2 -MEA. Em seguida são apresentados a comparação

Leia mais

Aplicações da RMN em baixo campo - Petrofísica

Aplicações da RMN em baixo campo - Petrofísica Aplicações da RMN em baixo campo - Petrofísica Rodrigo B. de V. Azeredo Instituto de Química - UFF Petrofísica 2 Termo cunhado por Archie em 950 De acordo com Peters 2, entende-se por petrofísica o estudo

Leia mais

ESTRUTURA DA TERRA. Descontinuidade de Mohorovicic Maior velocidade das ondas sísmicas abaixo do contato. Astenosfera

ESTRUTURA DA TERRA. Descontinuidade de Mohorovicic Maior velocidade das ondas sísmicas abaixo do contato. Astenosfera ESTRUTURA DA TERRA 5 km 100 km 30 km Espessura 600 km móvel 80 km em média granito Formação do campo magnético basalto 1200 o C 3000 kg/m 2700 kg/m 3350 kg/m3 3 3 Litosfera Astenosfera Descontinuidade

Leia mais

Adição de radônio por rochas ornamentais num ambiente indoor

Adição de radônio por rochas ornamentais num ambiente indoor Simpósio Latino-Americano sobre Radônio II Seminário sobre Radônio no Brasil Adição de radônio por rochas ornamentais num ambiente indoor P.G.Q. Amaral, D.M. Bonotto, A.C. Artur e E.P. Sichieri Introdução

Leia mais

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos 3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos Nos itens a seguir serão abordados os aspectos geológicos e geotécnicos de maior interesse na área da Barragem de Terra da Margem Esquerda. 3.1. Características Gerais

Leia mais

FÍSICA MODERNA I AULA 07

FÍSICA MODERNA I AULA 07 Universidade de São Paulo Instituto de Física FÍSICA MODERNA I AULA 07 Profa. Márcia de Almeida Rizzutto Pelletron sala 114 rizzutto@if.usp.br 1o. Semestre de 014 Monitor: Gabriel M. de Souza Santos Página

Leia mais

5 Análise para antenas em espiras inclinadas em relação ao eixo da ferramenta

5 Análise para antenas em espiras inclinadas em relação ao eixo da ferramenta 5 Análise para antenas em espiras inclinadas em relação ao eixo da ferramenta 5.1 Introdução A análise de ferramentas de perfilagem eletromagnética que incorporem antenas em espiras inclinadas em relação

Leia mais

Propriedades magnéticas de minerais e rochas

Propriedades magnéticas de minerais e rochas Propriedades magnéticas de minerais e rochas Magnetismo de rochas Associação do movimento do eletron ao redor do núcleo atômico com o movimento dos planetas ao redor do Sol. - carga orbitando forma uma

Leia mais

MODELAGEM DE RESERVATÓRIOS

MODELAGEM DE RESERVATÓRIOS Reyes-Pérez, Y.A. Tese de Doutorado 72 MODELAGEM DE RESERVATÓRIOS 5.1- INTRODUÇÃO De ciência eminentemente descritiva em suas origens, a Geologia transita por novos caminhos que demandam do profissional

Leia mais

2.1. Construção da Pista

2.1. Construção da Pista 2 Malha de Controle Para que se possa controlar um dado sistema é necessário observar e medir suas variáveis de saída para determinar o sinal de controle, que deve ser aplicado ao sistema a cada instante.

Leia mais

Petróleo Prof. Philipe Laboissière

Petróleo Prof. Philipe Laboissière Petróleo Prof. Philipe Laboissière Cap. 2-Prospecção de Petróleo Finalidade e métodos de prospecção Finalidade da prospecção de petróleo Visa fundamentalmente a dois objetivos: Localizar dentro de uma

Leia mais

Observando a imagem acima, cite dentro de cada grupo abaixo os equipamentos que fazem parte do mesmo.

Observando a imagem acima, cite dentro de cada grupo abaixo os equipamentos que fazem parte do mesmo. Nome: Data: 22/04/2013 Disciplina: Perfuração e Completação Professor: Delmárcio Gomes Curso: Técnico Petróleo e Gás Turma: Noite 3 Módulo: II ( X )01 ( )02 ( )03 ( )04 AVALIAÇÃO: Valor: 10 pontos Nota:

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE LITOLOGIAS EM PERFIS ATRAVÉS DE MÉDIA-C FUZZY

DETERMINAÇÃO DE LITOLOGIAS EM PERFIS ATRAVÉS DE MÉDIA-C FUZZY UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE GEOFÍSICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CIRO CLÍMACO RODRIGUES DETERMINAÇÃO DE LITOLOGIAS EM PERFIS ATRAVÉS DE MÉDIA-C FUZZY Belém -

Leia mais

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL TIPOS DE ROCHAS ROCHAS E MINERAIS

Marco G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL TIPOS DE ROCHAS ROCHAS E MINERAIS VEST Marco @vestmapamental G E O G R A F I A ESPAÇO NATURAL TIPOS DE ROCHAS ROCHAS E MINERAIS A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas podem ser definidas como um agrupamento de minerais que,

Leia mais

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012

Física IV Escola Politécnica GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Física IV - 4320402 Escola Politécnica - 2012 GABARITO DA P2 16 de outubro de 2012 Questão 1 Ondas longas de rádio, com comprimento de onda λ, de uma estação radioemissora E podem chegar a um receptor

Leia mais

Agrupamento de Escolas da Sertã

Agrupamento de Escolas da Sertã Agrupamento de Escolas da Sertã Direcção Regional de Educação do Centro Ficha de trabalho - Ciências Naturais Ano Lectivo: 2010/11 Ano de Escolaridade: 7 º Ano Aluno: N.º: Turma: Data: / / 1. Estabelece

Leia mais

6 Estudo de Casos Descrição do Campo para os Testes

6 Estudo de Casos Descrição do Campo para os Testes 6 Estudo de Casos O estudo de casos é realizado com perfis de poço do Campo de Namorado e divido, basicamente, em quatro seções: uma para a descrição do campo, duas seções para a previsão de perfis com

Leia mais

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil

Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Rochas Magmáticas 1 Rochas É um agregado natural de um ou mais minerais, ou vidro vulcânico, ou ainda matéria orgânica, e que faz parte importante da crosta sólida da Terra 2 1 Classificação das rochas

Leia mais

Procedimento de Pré-tratamento

Procedimento de Pré-tratamento Procedimento de Pré-tratamento (26 ª /27 a aula) Introdução A necessidade de precisão em RT Geometrias/magnificação Posicionamento e imobilização do Paciente Localização Radiográfica Contornos Bloqueios

Leia mais

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA

NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA NOTAS DE AULAS DE FÍSICA MODERNA Prof. Carlos R. A. Lima CAPÍTULO 16 PROCESSOS E REAÇÕES NUCLEARES Edição Agosto de 2007 CAPÍTULO 08 PROCESSOS E REAÇÕES NUCLEARES ÍNDICE 16.1- Introdução 16.2- Radioatividade

Leia mais

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese

Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Ficha de trabalho Biologia e Geologia - 10º Ano Rochas e a sua génese Nome: N º: Turma: Data: Professor: Encarregado(a) de Educação: Lê toda a informação com atenção e responde de forma objectiva. Grupo

Leia mais

Resumo. Figure 1. Albian carbonate reservoirs in Campos Basin (modify from Bruhn et al., 2003).

Resumo. Figure 1. Albian carbonate reservoirs in Campos Basin (modify from Bruhn et al., 2003). Determinação das propriedades petrofísicas que controlam o comportamento dinâmico de um reservatório carbonático Albiano do Campo A na Bacia de Campos Lucas Carvalho & Abel Carrasquilla, UENF, Macaé RJ,

Leia mais

Definições de Estabilidade

Definições de Estabilidade Radioquímica Definições de Estabilidade 1. Não se deteta radioatividade. Não há transformação em outro nuclídeo.. Sistema nuclear é estável em relação a outro quando a diferença de energia é negativa:

Leia mais

DESCRIÇÃO DE AMOSTRAS DE CALHA DO POÇO 7-CLB-1-RN PERFURADO PELA EMPRESA PARTEX BRASIL NO CAMPO COLIBRI, BACIA POTIGUAR/RN

DESCRIÇÃO DE AMOSTRAS DE CALHA DO POÇO 7-CLB-1-RN PERFURADO PELA EMPRESA PARTEX BRASIL NO CAMPO COLIBRI, BACIA POTIGUAR/RN DESCRIÇÃO DE AMOSTRAS DE CALHA DO POÇO 7-CLB-1-RN PERFURADO PELA EMPRESA PARTEX BRASIL NO CAMPO COLIBRI, BACIA POTIGUAR/RN Ailton Pereira da Costa júnior 1 ; Jairo Rodrigues de Souza 2; Marcos Henrique

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA. Claudio C. Conti

INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA. Claudio C. Conti INSTRUMENTAÇÃO NUCLEAR INTERAÇÃO DA RADIAÇÃO COM A MATÉRIA Claudio C. Conti 1 Interação da Radiação com a Matéria A operação de qualquer tipo de detector é baseada no tipo da interação da radiação com

Leia mais

5. Modelo de propagação ajustado

5. Modelo de propagação ajustado Modelo de propagação ajustado 77 5. Modelo de propagação ajustado Para determinar as constantes a serem utilizadas no modelo de propagação é necessário um bom volume de medidas, para que o ajuste do modelo

Leia mais

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares Site:

GEOLOGIA. Professor: Adilson Soares   Site: GEOLOGIA Professor: Adilson Soares E-mail: adilson.soares@unifesp.br Site: www.geologia.wiki.br Minerais e Rochas 1. Minerais e Rochas - conceito - propriedades dos minerais - tipos de rochas - ciclo das

Leia mais

Obsidiana ROCHAS ÍGNEAS. Jhon Wesley S. Gomes Igor Honorato Dutra

Obsidiana ROCHAS ÍGNEAS. Jhon Wesley S. Gomes Igor Honorato Dutra Obsidiana ROCHAS ÍGNEAS Jhon Wesley S. Gomes Igor Honorato Dutra ROCHAS ÍGNEAS - DEFINIÇÃO A palavra ígnea vem do latim ignis que significa fogo. Podem ser chamadas de rochas magmáticas ou rochas eruptivas

Leia mais

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA PORTÁTIL DE ESPECTROMETRIA DE RAIOS-X E RAIOS GAMA IN SITU

APLICABILIDADE DE UM SISTEMA PORTÁTIL DE ESPECTROMETRIA DE RAIOS-X E RAIOS GAMA IN SITU 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 APLICABILIDADE DE UM SISTEMA

Leia mais

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS

AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS AGG00209 INTRODUÇÃO A PETROFÍSICA QUESTIONÁRIO 1 MINERAIS E ROCHAS 1) Qual das sentenças abaixo é verdadeira? a) Os minerais originam-se e são destruídos por reações químicas. b) A maior parte dos minerais

Leia mais

METODOLOGIAS PARA ASSENTAMENTO DE SAPATAS DE REVESTIMENTO EM POÇO DE ÁGUAS PROFUNDAS DA FORMAÇÃO CALUMBI

METODOLOGIAS PARA ASSENTAMENTO DE SAPATAS DE REVESTIMENTO EM POÇO DE ÁGUAS PROFUNDAS DA FORMAÇÃO CALUMBI METODOLOGIAS PARA ASSENTAMENTO DE SAPATAS DE REVESTIMENTO EM POÇO DE ÁGUAS PROFUNDAS DA FORMAÇÃO CALUMBI Suellen Maria Santana Andrade; Alisson Vidal dos Anjos; Alex Viana Veloso (Orientador); Universidade

Leia mais

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II)

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) AS ROCHAS São agregados minerais ou de um mineral apenas, formados naturalmente na crosta terrestre. As rochas podem ser classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

Leia mais

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) GRUPO I COLUNA I COLUNA II RESPOSTAS. 1. Sistemas que raramente ocorrem na natureza

Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) GRUPO I COLUNA I COLUNA II RESPOSTAS. 1. Sistemas que raramente ocorrem na natureza Ficha de Trabalho de Biologia e Geologia (ano 1) Tema: Subsistemas terrestres Rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas Ciclo litológico GRUPO I 1. A Terra é um sistema constituído por diversos elementos

Leia mais

Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações

Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações Hidrogeologia: Conceitos e Aplicações Módulo 1 - A Água Subterrânea 3 5 Capítulo 1.1 - Evolução Histórica do Conhecimento 1.1.1 Introdução 5 1.1.2 A Hidrogeologia no Mundo 6 1.1.3 A Hidrogeologia no Brasil

Leia mais

ESTUDO DAS GEOPRESSÕES APLICADAS AO ASSENTAMENTO DAS SAPATAS DE REVESTIMENTO NA BACIA DO SOLIMÕES

ESTUDO DAS GEOPRESSÕES APLICADAS AO ASSENTAMENTO DAS SAPATAS DE REVESTIMENTO NA BACIA DO SOLIMÕES ESTUDO DAS GEOPRESSÕES APLICADAS AO ASSENTAMENTO DAS SAPATAS DE REVESTIMENTO NA BACIA DO SOLIMÕES R.P.CONTE¹, C.A.S PINTO² e S.R.M SARKIS³ 1 Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Tecnologia, Departamento

Leia mais

Modelagem simultânea do óptico e raios X de CP Tuc

Modelagem simultânea do óptico e raios X de CP Tuc Modelagem simultânea do óptico e raios X de CP Tuc Karleyne M. G. Silva C. V. Rodrigues (Orientadora), J. E. R. Costa, C. A. de Souza, D. Cieslinski e G. R. Hickel Resumo Polares são uma subclasse de variáveis

Leia mais

Métodos Reflectométricos. João Francisco Galera Monico Setembro 2016

Métodos Reflectométricos. João Francisco Galera Monico Setembro 2016 Métodos Reflectométricos João Francisco Galera Monico Setembro 2016 Introdução Nos métodos de ocultação, pode ocorrer do raio penetrar tão profundamente na atmosfera que ele toca na superfície terrestre,

Leia mais

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA

ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA Dinâmica da terra ESTRUTURA INTERNA DA TERRA CROSTA MANTO NÚCLEO EXTERNO NÚCLEO INTERNO CROSTA OU LITOSFERA: é a fina camada exterior que envolve o planeta. Tem consistência sólida e flutua sobre um material

Leia mais

5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução

5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução 5 Análises de estabilidade 5.1. Introdução Nos taludes de mineração a céu aberto é importante considerar não apenas a estabilidade em relação à vida útil da mina, mas também durante o processo de escavação,

Leia mais

ANÁLISE DA INJEÇÃO DE CO2 EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEOS LEVES COM CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO.

ANÁLISE DA INJEÇÃO DE CO2 EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEOS LEVES COM CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO. ANÁLISE DA INJEÇÃO DE CO2 EM RESERVATÓRIOS DE ÓLEOS LEVES COM CARACTERÍSTICAS DO NORDESTE BRASILEIRO. C. S. do N. GARCIA 1, J. L M. BARILLAS 2 1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento

Leia mais

Sensoriamento Remoto: Radiometria espectral e técnicas de análise de espectros. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho.

Sensoriamento Remoto: Radiometria espectral e técnicas de análise de espectros. Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Sensoriamento Remoto: Radiometria espectral e técnicas de análise de espectros Patricia M. P. Trindade; Douglas S. Facco; Waterloo Pereira Filho. Radiometria espectral A Radiometria é a medida quantitativa

Leia mais

A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores da crosta terrestre. Esta subdivide-se em:

A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores da crosta terrestre. Esta subdivide-se em: Colégio Henrique Hennry Curso: Técnico de operações em Sistemas de petróleo Disciplina: Princípio de Geologia Introdução -1 A geologia é uma ciência que estuda a composição, estruturas e movimentos formadores

Leia mais

ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Resumo: Introdução

ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR. Resumo: Introdução ENSAIOS TECNOLÓGICOS DE ARGILAS DA REGIÃO DE PRUDENTÓPOLIS-PR Patrick Antonio Morelo (UNICENTRO), Luiz Fernando Cótica,Fabio Luiz Melquíades e Ricardo Yoshimitsu Miyahara (Orientador), e-mail: rmiyahara@unicentro.br.

Leia mais

ESTIMATIVA DE POROSIDADE ATRAVÉS DE MEDIDAS DE LABORATÓRIO E PERFIS DE POÇOS TIAGO DE FREITAS TERÇO DIAS

ESTIMATIVA DE POROSIDADE ATRAVÉS DE MEDIDAS DE LABORATÓRIO E PERFIS DE POÇOS TIAGO DE FREITAS TERÇO DIAS ESTIMATIVA DE POROSIDADE ATRAVÉS DE MEDIDAS DE LABORATÓRIO E PERFIS DE POÇOS TIAGO DE FREITAS TERÇO DIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE LABORATÓRIO DE ENGENHARIA E EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO MACAÉ

Leia mais

Física Experimental C. Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama

Física Experimental C. Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama Carlos Ramos (Poli USP)-2016/Andrius Poškus (Vilnius University) - 2012 4323301 Física Experimental C Coeficiente de Atenuação dos Raios Gama Grupo: Nome No. USP No. Turma OBJETIVOS - Medir curvas de atenuação

Leia mais

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA

Proteção e higiene das Radiações II. Profª: Marina de Carvalho CETEA Proteção e higiene das Radiações II Profª: Marina de Carvalho CETEA Fatores que afetam a absorção dos raios-x Alguns fatores influenciam a absorção da radiação X, como: espessura do corpo densidade do

Leia mais

A Tabela 2 apresenta os valores médios de porosidade e o desvio padrão para as amostras dos Painéis de Fibra de Coco definidos nesta etapa.

A Tabela 2 apresenta os valores médios de porosidade e o desvio padrão para as amostras dos Painéis de Fibra de Coco definidos nesta etapa. Figura 5 Amostras do teste de Porosidade. A Tabela 2 apresenta os valores médios de porosidade e o desvio padrão para as amostras dos Painéis de Fibra de Coco definidos nesta etapa. Tabela 2 Valores medidos

Leia mais

As rochas metamórficas

As rochas metamórficas são rochas originadas de outros tipos de rochas que, longe de seus locais de formação e submetidas à pressão e temperaturas diferenciadas, transformaram-se e modificaram suas características em um processo

Leia mais

6 Discussão dos resultados

6 Discussão dos resultados 6 Discussão dos resultados Muitos autores já sugeriram que as propriedades químicas, mineralógicas, e estruturais de um perfil de solo tropical vão variar com a sua profundidade, muito embora aspectos

Leia mais

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma:

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Física Química A 11º Ano Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: 1 Os astrónomos identificaram uma nova estrela, cuja luz demora 200 anos, 300 dias e 6 horas

Leia mais