4º - A comissão avaliadora será composta por três membros com titulação mínima de doutor, à escolha do discente e seu orientador.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4º - A comissão avaliadora será composta por três membros com titulação mínima de doutor, à escolha do discente e seu orientador."

Transcrição

1 Instrução Normativa nº 02, de 25/09/2018 Avaliação de Projeto de Pesquisa Dispõe sobre a avaliação de projetos de pesquisa, acompanhamento de desempenho e exame geral de qualificação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biodiversidade. Artigo 1º Todos(as) os(as) discentes de mestrado e doutorado do programa deverão apresentar projeto de pesquisa para análise e aprovação por uma comissão de avaliação. O requerimento para agendamento do exame de avaliação de projeto de pesquisa deverá ser protocolado junto à Seção Técnica de Pós Graduação num prazo máximo de 4 (quatro) meses após a data de matrícula. 1º - A avaliação do projeto deverá ocorrer num prazo máximo de 20 (vinte) dias após a entrega do requerimento. 2º - Os(as) discentes são responsáveis por enviar o projeto de pesquisa, em papel ou formato digital, para a comissão de avaliação, de acordo com a preferência de cada membro da comissão. 3º - O projeto deverá ser redigido no formato recomendado para projetos de Mestrado ou Doutorado a serem submetidos para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 4º - A comissão avaliadora será composta por três membros com titulação mínima de doutor, à escolha do discente e seu orientador. 5º - O(a) orientador(a) não participará da comissão examinadora. 6º - A avaliação do projeto consistirá em uma apresentação pública realizada pelo(a) discente, com duração entre 20 e 30 minutos, seguida de arguição do projeto em formato a ser decidido pela comissão. A participação dos membros da comissão poderá ser realizada remotamente, através de sistemas de videoconferência. Ao final da arguição, a comissão examinadora deverá emitir o conceito aprovado ou reprovado. 7º - Em caso de reprovação, uma nova avaliação de projeto deverá ser agendada dentro de um prazo máximo de 60 (sessenta) dias, cuja comissão deverá obrigatoriamente ser composta por pelo menos dois dos membros que participaram da primeira avaliação. Em caso de nova reprovação, o(a) discente será desligado do programa. Artigo 2º Discentes de mestrado e doutorado do programa passarão por avaliações semestrais de desempenho. Ao final de cada semestre, desde sua matrícula até a defesa de dissertação de mestrado ou tese de doutorado, os(as) discentes do programa e seus(suas) orientadores(as) apresentarão relatórios simplificados, utilizando os formulários específicos (Anexo 1).

2 1º - No formulário destinado aos discentes (Anexo 2), estes(estas) relatarão as atividades desenvolvidas no semestre anterior, e farão uma autoavaliação do andamento de seus projetos, além de um planejamento para o próximo semestre. 2º - O relatório preenchido pelo(a) orientador(a) deverá conter indicação de aprovação ou reprovação das atividades desenvolvidas pelo(a) discente, com justificativas claras em caso de reprovação. 3º - Duas reprovações sequenciais implicarão em desligamento do(a) discente do programa. O conselho do programa analisará todos os relatórios e decidirá pela aprovação ou reprovação final de cada relatório. Exame Geral de Qualificação Artigo 3º Discentes de mestrado deverão passar por exame geral de qualificação antes da defesa de dissertação. O requerimento do exame geral de qualificação de Mestrado deverá ser protocolado junto à Seção Técnica de Pós Graduação num prazo máximo de 21 (vinte e um) meses após a matrícula no programa. O exame geral de qualificação deverá ocorrer num prazo máximo de 20 (vinte) dias após a entrega do requerimento. O exame geral de qualificação de mestrado será composto por: I - uma apresentação dos resultados alcançados até então, com duração entre 20 e 30 minutos, somente para a comissão examinadora, sem participação de público externo; II - uma análise crítica, pela comissão de avaliação, do andamento do trabalho de pesquisa, do conteúdo e qualidade de um manuscrito, e da exequibilidade do cronograma de atividades previstas até a defesa. 1º - O manuscrito a ser entregue deverá conter os resultados obtidos até então, organizados na forma de um trabalho científico contendo introdução, material e métodos, resultados e discussão, tendo o discente como autor principal, e incluindo ao final um cronograma de atividades previstas até a data da defesa; 2º - Os(as) discentes são responsáveis por enviar o manuscrito, em papel ou formato digital, para a comissão examinadora, de acordo com a preferência de cada membro da comissão, em tempo hábil para análise. 3º - O(a) orientador(a) é membro presidente da comissão e decide o formato da arguição. Dois outros membros titulares, com titulação mínima de doutor, deverão ser indicados ao conselho do programa pelo(a) discente e orientador(a), assim como dois nomes de membros suplentes. 4º - Ao final da arguição, a comissão examinadora deverá emitir o conceito aprovado ou reprovado.

3 5º - Em caso de reprovação, um novo exame geral de qualificação deverá ser agendado dentro de um prazo máximo de 60 (sessenta) dias, cuja comissão deverá obrigatoriamente ser composta por pelo menos dois dos membros que participaram da primeira qualificação. Em caso de nova reprovação, o(a) discente será desligado do programa. Artigo 4º Discentes de doutorado do programa deverão passar por exame geral de qualificação antes da defesa de tese. O requerimento do exame geral de qualificação de Doutorado deverá ser protocolado junto à Seção Técnica de Pós Graduação num prazo máximo de 42 (quarenta e dois) meses após a matrícula. O exame deverá ocorrer em um prazo máximo de 20 (vinte) dias após a entrega do requerimento. O exame geral de qualificação de doutorado será composto por: I - uma análise crítica, pela comissão examinadora, de um manuscrito completo em formato de artigo, contendo resultados inéditos, não publicados, e relacionados ao projeto de tese. II - Os manuscritos deverão ser do tipo pesquisa original, revisão ou meta-análise, e não serão aceitos manuscritos nas categorias notas de opinião, registros de ocorrência, data papers, comentários, cartas-resposta ou similares. III - Sugere-se que o exame geral de qualificação seja realizado assim que o primeiro manuscrito resultante do projeto de tese esteja completo e próximo de submissão. IV - O manuscrito deverá estar formatado de acordo com as normas de um periódico à escolha do discente, o qual deverá estar indicado no documento. 1º - Os(as) discentes são responsáveis por enviar o manuscrito, em papel ou formato digital, para a comissão examinadora, de acordo com a preferência de cada membro da comissão, em tempo hábil para avaliação. 2º - O(a) orientador(a) é membro presidente da comissão examinadora. Dois outros membros titulares, com titulação mínima de doutor, deverão ser indicados ao conselho do programa pelo discente e orientador, assim como dois nomes de membros suplentes. 3º - A arguição será realizada em sessão privada e composta por duas partes: I - arguição sobre o conhecimento teórico do discente acerca do tema geral do manuscrito e temas gerais em Ecologia e Biodiversidade; II - análise crítica do conteúdo do manuscrito. 4º - Ao final da arguição, a banca deverá emitir o conceito aprovado ou reprovado. 5º - Em caso de reprovação, um novo exame geral de qualificação deverá ser agendado dentro de um prazo máximo de 60 (sessenta) dias, cuja comissão deverá obrigatoriamente ser composta por pelo menos dois dos membros que participaram da primeira qualificação. Em caso de nova reprovação, o(a) discente será desligado do programa.

4 Artigo 5º - Os(as) discentes que apresentaram plano de atividades conforme instrução normativa anterior e foram aprovados(as) em exame geral de qualificação antes da publicação dessa Instrução Normativa estarão dispensados de apresentar projeto de pesquisa conforme descrito no artigo primeiro, e de realizar um novo exame geral de qualificação. Artigo 6º - Os(as) demais discentes passam a seguir o previsto nessa Instrução Normativa, a partir da data de sua publicação. Instrução Normativa nº 02, de 31/03/2014 revogada pela Instrução Normativa nº 02, de 25/09/2018.

5 Anexo 1 Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biodiversidade - IB/UNESP Rio Claro Discente: Nível: Mestrado; Doutorado Orientador(a): Semestre: 1 / 2; Ano: Formulário de avaliação de desempenho discente (A ser preenchido pelo(a) orientador(a) responsável) Avaliação Objetiva Exc. M.Bom Bom Reg. Ins. Cumprimento do Cronograma Proposto Iniciativa e Compromisso com a Pesquisa Criatividade e Independência Intelectual Capacidade de buscar soluções independentes para os problemas de pesquisa encontrados Exc. = Excelente, M.Bom = Muito Bom, Bom = Bom, Reg. Regular, Ins. = Insatisfatório 1. O(a) discente tem tido iniciativa para redação de artigos para submissão em revistas, participação em congressos, envolvimento com atividades de suporte a docência, etc.? 2. Foram identificados problemas com relação ao desempenho do(a) discente no semestre? 3. Quais as soluções propostas para sanar estes problemas? 4. O(a) discente será capaz de concluir a sua dissertação/tese no prazo proposto? 5. Outras observações Assinatura:

6 Anexo 2 Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biodiversidade - IB/UNESP Rio Claro Discente: Nível: Mestrado; Doutorado Orientador(a): Semestre: 1 / 2; Ano: Título provisório da dissertação / tese: Tema da dissertação / tese: Relatório de auto-avaliação de desempenho (A ser preenchido pelo(a) discente) Cronograma atualizado do andamento e previsão de conclusão da dissertação/tese: Auto-avaliação: 1) Identifique a fase em que se encontra o seu projeto conforme cronograma aprovado na proposta de dissertação/tese: 2) Descreva as principais atividades executadas no período. 3) Justifique alterações de cronograma/ e ou mudanças na programação. 4) Descreva as principais atividades que serão executadas no próximo semestre 5) Há previsão de submissão de artigo científico para revista ou trabalho para apresentação em congresso? 6) Liste os artigos publicados, aceitos (deverão constar do currículo Lattes) ou submetidos no período 7) Liste a participação em congressos, palestras, cursos complementares e outras atividades acadêmicas no período (deverão constar do currículo Lattes) 8) Identifique possíveis dificuldades que possam levar ao atraso na entrega de sua dissertação/tese 9) Outros comentários, caso julgue ser necessário. Assinatura:

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estabelece Normas para a defesa de Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação

Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação Universidade de São Paulo Faculdade de Saúde Pública Comissão de Pós-Graduação DELIBERAÇÃO/CPG/8/13 A Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, no exercício

Leia mais

REGULAMENTO NOVO REGULAMENTO ANTIGO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

REGULAMENTO NOVO REGULAMENTO ANTIGO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA, FONOAUDIOLOGIA E TERAPIA OCUPACIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO REGULAMENTO ANTIGO Resolução CoPGr-6.042, de 18-1-2012 (Publicado no DOE, Executivo I, Pág. 51, em 28/01/2012) REGULAMENTO NOVO Resolução CoPGr-6884, de 25-08-2014 (Publicado no DOE Executivo I, Pág. 59

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR PPGEP-SO Nº 17 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018.

NORMA COMPLEMENTAR PPGEP-SO Nº 17 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018. NORMA COMPLEMENTAR PPGEP-SO Nº 17 DE 07 DE FEVEREIRO DE 2018. Regulamenta os procedimentos de exame de Qualificação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção do campus Sorocaba da Universidade

Leia mais

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015

Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015 Instrução Normativa do Conselho do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção nº 05, de 03 de agosto de 2015 Estabelece as normas para realização da Defesa de Dissertação ou Tese e os Procedimentos

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2014 - Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Artigo 1º - Apresentação do Projeto Todo discente ingressante

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA INSTRUÇÃO NORMATIVA DO PLANTERR N 01/2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA INSTRUÇÃO NORMATIVA DO PLANTERR N 01/2018 INSTRUÇÃO NORMATIVA DO PLANTERR N 01/2018 Estabelece normas internas para realização do Exame de Qualificação do Programa de Pós- Graduação em Planejamento Territorial. A Coordenação do Programa de Programa

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS PARA RELATÓRIO SEMESTRAL DE ALUNOS DE PÓS- GRADUAÇÃO

NORMAS ESPECÍFICAS PARA RELATÓRIO SEMESTRAL DE ALUNOS DE PÓS- GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO 001/2017 - PPGBEA EMENTA: Torna sem efeito a Resolução 002/2015 e estabelece relatório semestral para alunos do Programa de Pós- Graduação em Biometria e Estatística Aplicada. NORMAS ESPECÍFICAS

Leia mais

Normas do Programa Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares três orientadores permanentes credenciados no Programa de Meteorologia, sendo

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas)

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 6 (seis) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos Normas do Doutorado 1. Matrícula: A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após

Leia mais

3) Requerimento e formulário podem ser encontrados na página do programa e, em anexo.

3) Requerimento e formulário podem ser encontrados na página do programa e, em anexo. ! Instrução Normativa. 01/2015 reformulada em junho de 2017 ASSUNTO: ORIENTAÇÕES PARA AS ETAPAS DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA DE DISSERTAÇÃO DO PPG CIÊNCIAS BIOMÉDICAS COM ANEXOS PARA A ETAPA DE QUALIFICAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA

RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA RESOLUÇÃO ESPECÍFICA Nº 06/2018 PPGEA Estabelece procedimentos para Defesa da Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental -. O Colegiado do (PPGEA) da,, no uso de suas

Leia mais

SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO

SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO SEMINÁRIOS DE ACOMPANHAMENTO DOS PROJETOS DE MESTRADO E DOUTORADO Os Seminários Semestrais de Acompanhamento dos Projetos de Mestrado e Doutorado tem o intuito de auxiliar no desenvolvimento dos projetos

Leia mais

Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009)

Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009) Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia

Leia mais

ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO ROTEIRO PARA O EXAME DE QUALIFICAÇÃO 28/02/2018 MICROBIOLOGIA Conforme Regulamento de 05/05/2014 1. Exame de Qualificação 1) Verifique com antecedência em sua Ficha de aluno (Janus) qual o prazo máximo

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Veterinária - FAVET Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias PPGCV

Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Veterinária - FAVET Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias PPGCV Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Veterinária - FAVET Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias PPGCV NORMAS PARA QUALIFICAÇÃO - MESTRADO E DOUTORADO A qualificação consiste na

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina Instrução Normativa 06/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 03 de setembro de 2013. Dispõe sobre Dissertação de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Saúde. Art.

Leia mais

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geografia Física)

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geografia Física) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Geografia Física) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 9 (nove) orientadores plenos vinculados

Leia mais

CONSIDERANDO a Resolução no 01/2015 do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal;

CONSIDERANDO a Resolução no 01/2015 do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal; RESOLUÇÃO N o 1/2016 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DO PONTAL Delibera Diretrizes para realização do Exame de Qualificação no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal PPGEP.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO)

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO) ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO) A Defesa de Projeto de Dissertação consiste na elaboração e apresentação oral, perante banca examinadora, do projeto de pesquisa que será

Leia mais

Art. 1 - O Exame de Qualificação é obrigatório para o aluno de mestrado, de acordo com regras e critérios estabelecidos no regimento do PPG-CR.

Art. 1 - O Exame de Qualificação é obrigatório para o aluno de mestrado, de acordo com regras e critérios estabelecidos no regimento do PPG-CR. NORMA N o 03/PPGCR/2016 de 05 de outubro de 2016. Dispõe sobre o processo de qualificação do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA/UNIDADE EDUCACIONAL PENEDO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS CAMPUS ARAPIRACA/UNIDADE EDUCACIONAL PENEDO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Normativa interna N 04 /2017 CCLCB, de 06 de dezembro de 2017, atualizada em 01 de agosto de 2018. Estabelece normas e critérios para elaboração e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso para o Curso

Leia mais

Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (Análises Clínicas)

Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (Análises Clínicas) Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Farmácia (Análises Clínicas) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015

RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015 RESOLUÇÃO INTERNA 001/2015 Regulamentação de Exame de Qualificação de Mestrado O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais no uso de suas atribuições, relacionadas às

Leia mais

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas

Fisiopatologia Experimental Normas Específicas Fisiopatologia Experimental Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Fisiopatologia Experimental será constituída

Leia mais

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde no uso de suas atribuições e,

O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde no uso de suas atribuições e, INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2016/PPGCAS NORMAS PARA DEFESAS DO PPGCAS/UFS O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde no uso de suas atribuições e, Considerando a RESOLUÇÃO Nº

Leia mais

Instrução Normativa 10/2013. Aprovada pela Comissão de Ensino em 17 de setembro de 2013.

Instrução Normativa 10/2013. Aprovada pela Comissão de Ensino em 17 de setembro de 2013. Universidade Federal do Rio Grande FURG Faculdade de Medicina - FAMED Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Instrução Normativa 10/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 17 de setembro de 2013.

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2017 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

1- (*) Formulário para marcar a Banca de Qualificação, completamente preenchido e assinado pelo(a) orientador(a) e pelo(a) aluno(a).

1- (*) Formulário para marcar a Banca de Qualificação, completamente preenchido e assinado pelo(a) orientador(a) e pelo(a) aluno(a). QUALIFICAÇÃO é a apresentação e defesa pública da proposta de pesquisa para uma banca composta de professores com titulação mínima de doutor. Aprovada a proposta, O CANDIDATO inicia a elaboração do trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS CAMPUS CEDETEG, GUARAPUAVA, PR Procedimentos para exame de qualificação e defesa de tese O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, em reunião do dia 11 de abril de 2016, Ata nº 04/2016, no uso de suas atribuições e de acordo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM MESTRADO ACADÊMICO EM ENFERMAGEM INSTRUÇÃO NORMATIVA n o. 005/2012 do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, de 23 de fevereiro de 2012. Cria normas para Sustentação de Dissertação no MAENF/UFMA O Colegiado do Curso de

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas)

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (Estruturas) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá

Leia mais

Universidade de São Paulo ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ

Universidade de São Paulo ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Microbiologia Agrícola) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do PPG em Recursos Florestais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do PPG em Recursos Florestais ESALQ-USP (aprovado CCP em 26.05.2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais

Leia mais

Neurologia Normas Específicas

Neurologia Normas Específicas Neurologia Normas Específicas I-COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em NEUROLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP 1 NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia

Universidade de São Paulo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia Universidade de São Paulo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº01 - PPGCF, DE 07 DE MARÇO DE 2018

RESOLUÇÃO Nº01 - PPGCF, DE 07 DE MARÇO DE 2018 RESOLUÇÃO Nº01 - PPGCF, DE 07 DE MARÇO DE 2018 Estabelece os procedimentos e normas para a realização do Exame de Qualificação de discente de Doutorado do da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha

Leia mais

Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009)

Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009) Normas do PPG em Microbiologia Agrícola ESALQ-USP (aprovado CCP em 14/04/2009) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia

Leia mais

Resolução n 006/2016 UDESC/FAED/PPGInfo

Resolução n 006/2016 UDESC/FAED/PPGInfo Resolução n 006/2016 UDESC/FAED/PPGInfo Aprova os critérios de Exame de Qualificação e de Defesa Pública de Trabalho de Conclusão de Curso do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGInfo).

Leia mais

Universidade de São Paulo FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física

Universidade de São Paulo FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física Universidade de São Paulo FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP

Leia mais

REGULAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUEOLOGIA DO MUSEU NACIONAL (PPGArq)

REGULAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUEOLOGIA DO MUSEU NACIONAL (PPGArq) 1 REGULAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ARQUEOLOGIA DO MUSEU NACIONAL (PPGArq) Normatiza as atividades relacionadas ao exame de Qualificação. DO OBJETIVO Art.

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ODONTOLOGIA Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Formação Interdisciplinar em Saúde - FO/FSP/EE - USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP será constituída pelos

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INSTRUÇÕES NORMATIVAS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO RESOLUÇÃO Nº 01, de 31 de julho de 2018 Dispõe sobre a elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do

Leia mais

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade de São Paulo. Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá

Leia mais

REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE E BIOLÓGICAS FACULDADE DE BIOLOGIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS REGULAMENTO DE TCC DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MARABÁ PA 2017 SUMÁRIO CAPÍTULO 1. PREÂMBULO

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros

Leia mais

Edital 01 / 2016 HISTÓRIA

Edital 01 / 2016 HISTÓRIA Edital 01 / 2016 Define os procedimentos para inscrição e seleção de doutorandos(as) do PPGHIS- interessados na candidatura à Bolsa do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE da

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES

NORMAS COMPLEMENTARES NORMAS COMPLEMENTARES I Normas para Eleições da CPG A inscrição de candidatos, elaboração de cédulas, trabalhos de mesa e de apuração dos resultados serão feitos por uma Comissão eleitoral designada pela

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Matemática

Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Matemática Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Matemática I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) I.1 A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) terá como membros titulares 5 (cinco) orientadores

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE SÃO SEBASTIÃO - FASS EDITAL 2017/1 Abertura de Processo Seletivo para o Programa Institucional de Iniciação Científica da Faculdade São Sebastião

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ORIENTAÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO ORIENTAÇÕES PARA EXAME DE QUALIFICAÇÃO 1) DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO 1.1 O Exame de Qualificação tem por objetivo examinar se o mestrando desenvolveu fundamentos teórico-metodológicos sobre a pesquisa que

Leia mais

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia

Escola Paulista de Medicina Departamento de Cirurgia Disciplina de Urologia COMISSÃO DE ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM UROLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM UROLOGIA Visão: Sermos um grupo de excelência na formação de docentes e de pesquisadores, e na

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Toxicologia e Análises Toxicológicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade

Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá 5 (cinco)

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Letras (Língua e Literatura Alemã) I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Matemática. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Matemática. I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP-Mat terá como membros titulares 5 (cinco) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

INSTRUÇÕES NORMATIVAS Aprovada pelo Conselho do Programa em 09/09/2016 Aprovado pelo Conselho Deliberativo do CAUNESP em 07/10/2016

INSTRUÇÕES NORMATIVAS Aprovada pelo Conselho do Programa em 09/09/2016 Aprovado pelo Conselho Deliberativo do CAUNESP em 07/10/2016 INSTRUÇÕES NORMATIVAS Aprovada pelo Conselho do Programa em 09/09/2016 Aprovado pelo Conselho Deliberativo do CAUNESP em 07/10/2016 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura aprova as Instruções

Leia mais

CARTILHA PARA OS ESTUDANTES DO PROTEN

CARTILHA PARA OS ESTUDANTES DO PROTEN Universidade Federal de Pernambuco Comissão Nacional de Energia Nuclear Departamento de Energia Nuclear Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares P R O T E N / U F P E CRCN- N E

Leia mais

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS

Leia mais

Instrução Normativa 16/2015 PPGTA. Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA

Instrução Normativa 16/2015 PPGTA. Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA Instrução Normativa 16/2015 PPGTA Estabelece normas e procedimentos para o Exame de Qualificação e Defesa de Dissertações no PPGTA O Colegiado do (PPGTA), nível Mestrado Acadêmico, no uso de suas atribuições

Leia mais

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA será constituída pelo Coordenador do

Leia mais

III NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR ORIENTADOR

III NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR ORIENTADOR Maio de 2013 REGIMENTO DAS CPG s: ANTES: I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO - (CPG) II - TAXAS: III NÚMERO MÁXIMO DE ALUNOS POR ORIENTADOR IV PROCEDIMENTOS PARA DEFESA V CRITÉRIOS PARA TRANSFERÊNCIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia I-COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos credenciados no

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitopatologia)

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitopatologia) Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Fitopatologia) I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP)

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Instrução Normativa 05/2013 Aprovada pela Comissão de Ensino em 03 de setembro

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2/2014

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2/2014 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO MÓDULO EDITAL 2/2014 Abertura de Processo Seletivo para o Programa de Iniciação Científica Voluntária do Centro Universitário Módulo/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CARDIOVASCULARES MANUAL DO ALUNO Niterói 2014 1 APRESENTAÇÃO Prezado (a) aluno (a), visando o aperfeiçoamento

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 5 (cinco) orientadores plenos credenciados

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 02/2019 DEFESA

INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 02/2019 DEFESA INSTRUÇÃO NORMATIVA PPGCI Nº 02/2019 DEFESA Considerando o disposto no Regimento Geral de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em vigência. Considerando o Regulamento

Leia mais

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

EXAME DE QUALIFICAÇÃO MESTRADO EM GESTÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA EXAME DE QUALIFICAÇÃO ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO E DEFESA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO Nota: este guia não exclui o Regulamento

Leia mais

! ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DISCENTE

! ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DISCENTE ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DISCENTE 1. Identificação do Discente. Anexar uma declaração de vínculo com a rede de ensino da Educação Básica. (primeira parte do Anexo 1) 2. Relatório de Atividades

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA a) Ficha de matrícula preenchida e assinada pelo Pós-Graduando, Orientador e Coorientador (se houver); b) Cópia do diploma de

Leia mais

Resolução do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação n. 02/2017

Resolução do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação n. 02/2017 Resolução do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação n. 02/2017 Regulamenta os critérios para a defesa pública de mestrado dos discentes regulamente matriculados no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ

Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ Normas para a realização do Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química PPGMQ/UFSJ O aluno do Curso de Mestrado deverá realizar o Exame de Qualificação de Mestrado

Leia mais

II - atividades de pesquisa, incluindo a elaboração de trabalhos subsidiários tais como resenhas, artigos, comunicações em eventos científicos;

II - atividades de pesquisa, incluindo a elaboração de trabalhos subsidiários tais como resenhas, artigos, comunicações em eventos científicos; Instrução Normativa nº 04, de 09/12/2010 Dispõe sobre a apresentação do Plano de Atividades dos alunos matriculados no Programa de Pósgraduação em Ciências Biológicas (Zoologia), IB, UNESP, Rio Claro.

Leia mais

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução nº 12/2008, do Conselho de Pesquisa e Pós- Graduação da UFU;

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução nº 12/2008, do Conselho de Pesquisa e Pós- Graduação da UFU; NORMA REGULAMENTAR Nº 03/2013 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - PPQUI Estabelece critérios para Exames de Qualificação e Defesas de Dissertação de Mestrado e de Tese de Doutorado do Programa de

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA - FFCLRP 1 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é composta pelo Coordenador do Programa, pelo suplente do Coordenador e mais

Leia mais

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Nutrição Humana Aplicada PRONUT

Regulamento do Programa de Pós-Graduação Nutrição Humana Aplicada PRONUT Regulamento do Programa de Pós-Graduação Nutrição Humana Aplicada PRONUT I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 05 (cinco) Orientadores Plenos, dentre

Leia mais

Normas do Programa Biotecnologia Industrial

Normas do Programa Biotecnologia Industrial Normas do Programa Biotecnologia Industrial I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

Leia mais

NORMA REGIMENTAL N. 3

NORMA REGIMENTAL N. 3 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO HUMANA NORMA REGIMENTAL N. 3 Rio de Janeiro, 01 de março de 2007. Regulamentação das defesas de Dissertações,

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE MEDICINA Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Anestesiologia I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores plenos credenciados no Programa,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/2013 Dispõe sobre os critérios para CO-ORIENTAÇÃO do Programa de Pós-Graduação em Biometria

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 2/2013 Dispõe sobre os critérios para CO-ORIENTAÇÃO do Programa de Pós-Graduação em Biometria INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1/2013 Dispõe sobre os critérios para CREDENCIAMENTO DO CORPO DOCENTE do Programa de Pós- Graduação em Biometria, nível MESTRADO ACADÊMICO e DOUTORADO. ARTIGO 1º - O corpo docente

Leia mais